6ª lista revisão_sartre_geo_cadu_2015

11
5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO PROF. CADU 1- Com base na figura abaixo e nos conhecimentos sobre curvas de nível faça o que se pede: Sobre as curvas de nível da figura, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir: 1. ( ) As curvas de nível permitem uma representação cartográfica do modelado do relevo, o que atende a variadas finalidades. 2. ( ) A curva de nível caracteriza-se como uma linha que une todos os pontos de igual altitude, em uma dada região representada, ou seja, é uma isolinha. 3. ( ) As curvas de nível mostram que o terreno, entre os pontos A e B, é menos íngreme em relação aos pontos C e Y. 4. ( ) As curvas de nível mostram que o ponto B representa uma área de maior altitude do que a área indicada pelo ponto Y. 5. ( ) As curvas de nível quando estão muito próximas indicam que o relevo apresenta uma rápida mudança de altitude. 2- Observe as figuras a seguir: MAPA 1 escala 1:50.000

Upload: caducoc

Post on 08-Aug-2015

1.543 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

1- Com base na figura abaixo e nos conhecimentos sobre curvas de nível faça o que se pede:

Sobre as curvas de nível da figura, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir:

1. ( ) As curvas de nível permitem uma representação cartográfica do modelado do relevo, o que atende a variadas finalidades.

2. ( ) A curva de nível caracteriza-se como uma linha que une todos os pontos de igual altitude, em uma dada região representada, ou seja, é uma isolinha.

3. ( ) As curvas de nível mostram que o terreno, entre os pontos A e B, é menos íngreme em relação aos pontos C e Y.

4. ( ) As curvas de nível mostram que o ponto B representa uma área de maior altitude do que a área indicada pelo ponto Y.

5. ( ) As curvas de nível quando estão muito próximas indicam que o relevo apresenta uma rápida mudança de altitude.

2- Observe as figuras a seguir:

MAPA 1

escala 1:50.000

Page 2: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

MAPA 2

escala 1:1.000.000

FONTE: ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR. Rio de Janeiro: IBGE. 2002. p.29.

As duas figuras apresentam-se em diferentes escalas, sendo a escala o elemento cartográfico que permite representar áreas em diferentes proporções em relação ao seu tamanho real. Explique a diferença entre as escalas das figuras apresentadas.

a) Em relação ao mapa 1, o mapa 2 apresenta maior escala cartográfica, com isso é possível identificar maior representação do território no mapa 2.

b) Em relação ao mapa 2, o mapa 1 tem maior escala cartográfica, por isso é possível identificar no mapa 1 um maior número de detalhes.

c) O mapa 2, em relação ao mapa, 1 possui maior escala geográfica por isso é possível perceber no mapa 2 um menor número de detalhes do espaço representado.

d) Quando estabelecemos uma análise da escala cartográfica é possível afirmar que quanto maior o número de reduções do espaço representado maior será a escala.

e) Apesar dos mapas 1 e 2 possuírem escalas cartográficas diferentes, eles conseguem representar com o mesmo nível de detalhamento um determinado espaço que foi cartografado.

3- A escala se constitui um elemento indispensável na elaboração de mapas, porque indica a proporção entre a realidade e sua representação cartográfica. No caso de a distância real entre duas localidades hipotéticas A e B ser igual a 400 quilômetros e de a distância entre essas localidades no mapa estar representada por 10 centímetros, assinale a alternativa que indica corretamente a escala desse mapa:

a) 1:400.000

b) 1:4.000.000

c) 1:40.000.000

d) 1:4.000

e) 1:400

Page 3: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

4- O Airbus 330-200 da Air France, que fazia o voo 447 do Rio de Janeiro para Paris, desapareceu dos radares na madrugada de segunda-feira (01/06/2009). O último contato do voo da Air France foi a 1020km de Natal e 780km de Fernando de Noronha, no Oceano Atlântico.

(ÉPOCA, Acidente de Avião, Voo 447. Disponível em: http://colunas.epoca.globo.com/acidentedeaviao-voo447/. Acesso em 21 set. 2009).

Estas distâncias são representadas no mapa, respectivamente, por 10,2cm e 7,8cm. Sabendo-se que o mapa é uma redução do espaço real, determine a escala dessa representação.

a) 1:1.000

b) 1:10.000

c) 1:100.000

d) 1:1.000.000

e) 1:10.000.000

5- A globalização, que implica necessariamente uma relação dialética entre o local e o global, passando por uma ampla gama de estados intermediários (o regional, o nacional etc.), põe em destaque a importância do conceito de escala na Geografia.

(Adaptado de FONT, J. N.; RUFFÍ, J. V. Geopolítica, identidade e globalização. São Paulo: Annablume, 2006, p. 41).

- O fragmento do texto acima faz referência ao conceito de escala:

a) cartográfica, entendida como a relação numérica e de proporcionalidade entre a realidade e a sua representação nos mapas.

b) geográfica, mais ampla e global que a escala cartográfica, é entendida como uma hierarquia de níveis e âmbitos em cada um dos quais se manifestam fenômenos específicos e dinâmicas territoriais próprias, que interagem entre si em todos os níveis espaciais inferiores e superiores.

c) econômica, entendida como economias externas de escala ou economias de aglomeração (efeitos econômicos sobre as empresas que derivam de fatores que lhes são externos e que têm relação com a concentração urbana).

d) temporal, entendida como organização cronológica e linear da sucessão de acontecimentos e conjunturas, que considera o tempo como contínuo e desconsidera as relações entre os acontecimentos e as conjunturas com o espaço geográfico.

e) geológica, que, através do estudo das rochas e dos fósseis, possibilita estabelecer uma divisão cronológica da evolução do planeta Terra (as eras geológicas).

6- Os mapas a seguir mostram a região denominada de Baixada Santista, no litoral do Estado de São Paulo. As características físicas (principalmente hidrográficas) dessa região formam um grande mosaico com diversos compartimentos e notáveis heterogeneidades.

Page 4: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

Adaptado de: <http://www.maps.google.com.br> Acesso em: 12 ago. 2009.

Com base no exposto e nos mapas acima, identifique as afirmativas corretas:

I. O mapa A amplia o espaço representado, mas ao mesmo tempo as representações ficam reduzidas em relação ao mapa B, o que faz do primeiro ser um produto cartográfico com escala maior.

II. O mapa A mostra alguns contornos de maior fração dos recortes do litoral, sendo mais adequado que o mapa B para o entendimento do sistema hidrográfico da Baixada Santista.

Page 5: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

III. O mapa A, por abranger uma área maior da Baixada Santista, mostra um maior espaço litorâneo com contornos que não são cartografados totalmente no mapa B.

IV. O mapa A representa as planícies marinhas e as planícies fluviais, e o mapa B representa apenas as planícies marinhas por ser um produto cartográfico de escala menor.

V. O mapa A, assim como o mapa B, mesmo apresentando escalas e detalhes distintos, conseguem cartografar com o mesmo nível de detalhamento as áreas litorâneas da Baixada Santista.

- São corretas as afirmações:

a) II, III, V apenas.

b) II, IV e V apenas.

c) I, III e IV apenas.

d) II e V apenas.

e) II e III apenas.

7- (FGV/2007)

“No Afeganistão (país do hemisfério Norte), a yelda é a primeira noite do mês de jadi, a primeira noite do inverno, e a mais longa do ano. Como mandava a tradição, Hassan e eu ficávamos acordados até mais tarde, com os pés enfiados debaixo do kursi, enquanto Ali atirava cascas de maçã no fogareiro e nos contava velhas histórias de sultões e de ladrões para passar o tempo dessa noite que era a mais comprida de todas. Foi por meio de Ali que fiquei conhecendo a tradição de yelda, daqueles meses enfeitiçados, que se precipitam para as chamas das velas, e dos lobos que sobem ao alto das montanhas em busca do sol. Ali jurava que quem comesse melancia na noite de yelda não sentiria sede durante o verão seguinte.”

(Khaled Hosseini. O Caçador de Pipas. 2005)

Considerando os fenômenos registrados no texto, bem como a localização do Afeganistão, é correto afirmar que:

a) a data provável para o jadi é o dia 21 de junho, o solstício de inverno no Hemisfério Norte.

b) a noite mais comprida no Hemisfério Norte, que marca o equinócio de outono, é 23 de setembro.

c) a esfericidade do planeta Terra permite uma maior insolação nas regiões próximas ao Equador, portanto são inverossímeis as condições registradas nessa obra de ficção.

d) se as condições meteorológicas permitirem, a noite mais longa no Afeganistão será entre o dia 21 ou 22 de dezembro, pois depende do ano bissexto.

e) o solstício de inverno no Afeganistão é 21 de dezembro, quando o Trópico de Câncer recebe menor incidência dos raios solares.

Page 6: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

8 - (URCA CE/2007)

Abordando o Sistema de Localização Cartográfica e Fusos Horários, assinale a alternativa incorreta.

a) O equador (paralelo principal) divide a esfera terrestre em duas partes iguais; já os meridianos não circundam totalmente a esfera terrestre, só a dividem em duas partes iguais ou hemisférios, junto com seu meridiano oposto, chamado "anti-meridiano".

b) Cada fuso horário é delimitado por dois meridianos, e todas as localidades situadas dentro dos limites de um fuso tem o mesmo horário, a chamada "hora legal".

c) Como a Terra gira de leste para oeste, os fusos horários a leste de Greenwuich têm as horas adiantadas (+) em relação à hora desse fuso inicial. Já os fusos situados a oeste têm as horas atrasadas (-) em relação à hora de Greenwuich.

d) Apenas em dois dias do ano: 21 de março e 23 de setembro, os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz e calor, e esse fenômeno recebe nome de Equinócio (a duração do dia é igual à da noite).

e) O Brasil, devido à sua enorme extensão territorial no sentido leste-oeste apresenta quatro fusos horários diferentes, sendo a maior parte do território localizada no segundo fuso horário (três horas atrasadas em relação à Greenwuich), que corresponde à hora oficial do Brasil (ao horário de Brasília).

9- (UFPE/2007)

A ilustração a seguir mostra o planeta Terra realizando um dos seus movimentos principais e a velocidade com que o executa nas diversas latitudes.

Esse movimento é responsável pelo(a):

1. existência das estações do ano.

Page 7: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

2. desvio dos ventos alísios de Sudeste e de Nordeste.

3. ocorrência dos dias e das noites.

4. existência das latitudes e longitudes.

5. deslocamento das correntes oceânicas.

- Estão corretos apenas os itens:

a) 1 e 2

b) 2 e 4

c) 1, 3 e 5

d) 2, 3 e 5

e) 1, 3 e 4.

10- Observe o quadro:

O quadro acima apresenta o desenho da chuva do tipo convectiva, cuja sua formação resulta:

a) ( ) da condensação do vapor de água, transportado por uma massa de ar, motivada pela ascensão forçada do ar quando encontra a barreira de um acidente de relevo.

b) ( ) do encontro de duas massas de ar de qualidades diferentes (uma quente e úmida e a outra fria). É esse o caso do encontro da mPa e da mTa.

c) ( ) da ascensão vertical do vapor de água, o qual ao entrar em contato com as camadas de ar frio sofre condensação e precipita-se sob a forma de chuva.

d) ( ) da pressão dos Alísios de Açores, sujeita à freqüente condensação e instabilidade, produzindo precipitações abundantes sobre o território brasileiro.

e) ( ) da queda brusca de temperatura responsável pela ocorrência de friagem na Amazônia ocidental.

Page 8: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

11- A atmosfera é composta de diversas camadas, variáveis em função do afastamento da superfície terrestre. Com relação a algumas de suas características, assinale a alternativa correta.

a) A atmosfera é formada por quatro camadas denominadas Litosfera, Troposfera, Hidrosfera e Mesosfera.

b) Na Troposfera, a temperatura sofre diminuição com o aumento da altitude, a exemplo do que ocorre em algumas serras altas.

c) A pressão atmosférica sempre será maior quanto maiores forem a altitude e a temperatura.

d) Nas camadas atmosféricas mais baixas, o ar é mais rarefeito, condicionado pela baixa pressão atmosférica.

e) A circulação do ar na alta atmosfera (exosfera) é responsável pela estacionalidade e pela distribuição das chuvas nos continentes.

12- Os prognósticos elaborados pelos Centros Mundiais de Previsão de Clima divulgaram para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2002, a continuidade das condições normais de temperatura das águas do Oceano Pacífico equatorial. Indicam, portanto, condições de chuvas e de temperatura próximas à média climatológica em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Fórum Permanente de Monitoramento de Tempo e Clima no Rio Grande do Sul.

O monitoramento do clima em escala mundial é importante na escala regional e local em função:

a) das mudanças ocorridas no microclima, decorrentes das atividades humanas sobre o ambiente, como a indústria e a agricultura, tornando-se fatores que podem influenciar a dinâmica das massas de ar na escala local, com conseqüências globais.

b) da importância do comportamento climático para determinados setores da economia, como a agricultura, que buscam o conhecimento prévio dos fatores que podem influenciar a dinâmica das massas de ar como, por exemplo, a temperatura das águas oceânicas.

c) do aumento dos fluxos turísticos em todo o mundo nas últimas décadas, pois o conhecimento prévio das condições climáticas nos lugares de destino é um dos principais fatores que determinam a opção dos turistas.

d) dos fenômenos pontuais decorrentes do “efeito estufa”, como o aumento das queimadas e das secas, os quais só podem ser previstos através do acompanhamento da dinâmica das massas de ar em escala global e suas interações com o clima local.

e) do crescimento dos fluxos de mercadorias e pessoas decorrentes da globalização, o que influencia no planejamento local e regional dos mercados financeiros que dependem, para o seu bom funcionamento, de condições climáticas estáveis.

13- As massas de ar são partes ou volumes da atmosfera, que têm características próprias e diversas, conforme a região em que se formam. Considere V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ). As massas de ar formadas nos pólos Sul e Norte são sempre frias e secas, pois são formadas no continente.

Page 9: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

( ). As massas de ar formadas nos continentes são, em geral, secas, exceto quando estão sobre áreas de grandes bacias hidrográficas ou florestas equatoriais.

( ). As massas de ar formadas nos oceanos são sempre úmidas e frias, independentemente da latitude em que se originam.

( ). As massas de ar formadas em áreas de baixa umidade relativa do ar são secas.

( ). As massas de ar, nos pólos, onde a atmosfera apresenta baixas temperaturas, são frias e secas; no equador, ao contrário, são quentes e úmidas.

14 - Examine atentamente os mapas A e B apresentados a seguir. Neles, os números 1, 2, 3, 4 e 5 indicam sistemas atmosféricos que atuam na América do Sul. Sobre esse assunto, pode-se afirmar que:

( ). o mapa A, pela área ocupada pelo sistema atmosférico 3, representa uma situação meteorológica característica de inverno.

( ). o mapa B, que indica uma situação meteorológica de verão, está incorreto, pois o sistema atmosférico 2 não tem a abrangência indicada sobre o território brasileiro.

( ). o sistema atmosférico 4, que influencia consideravelmente as regiões Sudeste e Sul do Brasil, é denominado massa de ar Tropical Atlântica (TA).

( ). o sistema atmosférico 1, em seus avanços às áreas de baixas latitudes, não atinge o Nordeste brasileiro.

( ). o sistema atmosférico 5, denominado Frente Polar Pacífica, é impedido de entrar para o interior do Brasil, em face da Cordilheira dos Andes.

15- Sobre a circulação atmosférica e o clima, assinale o que for INCORRETO:

a) Os ventos alísios sopram das zonas subtropicais de alta pressão para o Equador. No hemisfério Sul, apresentam um trajeto basicamente de sudeste para noroeste.

b) A zona equatorial corresponde a uma área de baixa pressão e as regiões polares constituem áreas de altas pressões, varridas por ventos gelados que se espalham para fora dos pólos.

Page 10: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

c) Ciclone é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Evidencia-se quando ventos superam os 50 km/h..

d) As estações do ano estão associadas ao movimento de translação da Terra e à inclinação do eixo terrestre, que provocam um aquecimento desigual na superfície do Planeta, no decorrer do ano.

e) Mares e oceanos se aquecem e se resfriam mais rapidamente do que os continentes. Portanto, no interior dos continentes, os contrastes térmicos – relação entre as máximas e as mínimas de temperatura – tendem a ser menos acentuados do que nas regiões costeiras.

16- O estudo da Geografia ao longo de sua história se manifestou de diversas maneiras, evidenciando a formação de diversas correntes do pensamento geográfico a partir do século XIX. Sobre o conceito geográfico é correto afirmar:

a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento menos determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.

b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.

c) o estudo da Geografia não deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.

d) a Geografia tem, na paisagem, a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.

e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.

Page 11: 6ª lista revisão_Sartre_Geo_CADU_2015

5ª LISTA DE REVISÃO – 3° ANO

PROF. CADU

GABARITO:

1- Gab: V V F V V

2- Gab: B

3- Gab: B

4- Gab: E

5- Gab: B

6- Gab: E

7- Gab: E

8 - Gab: C

9- Gab: D

10- Gab: C

11- Gab: B

12- Gab: B

13- Gab: F V F V F

14 - Gab: FFVFV

15- Gab. E

16- Gab. B