68031489 manual de construcao de casa

22
Coloque a construção no esquadro Muito bem, você já escolheu o modelo de sua casa, já sabe em que posição pretende construí- la. O terreno já terá sido limpo e aplainado na área de construção. Então, chegou o momento de passar sua casa da planta para o terreno, a fim de marcar os locais onde serão feitas as fundações. Há vários processos de marcação ou locação da obra; alguns mais complexos, utilizados em obras de grande porte, incluindo até o uso de instrumentos especiais; outros, mais simples e adequados para pequenas obras. De uma forma ou de outra, é necessário fazer a marcação. Você tem de marcar no terreno os locais onde fará os buracos para as fundações, bem como a linha dos alicerces, sobre os quais as paredes serão levantadas. É grande o risco de fazer linhas fora do esquadro: os cómodos ficarão disformes. Piquetagem Direta Primeiro, determine um ponto qualquer, a uma distância de pelo menos 4 metros da linha do muro (tal distância varia de um local para outro e estará com certeza determinada na planta). Crave os piquetes A e B, como é mostrado na figura 3, tomando por base a línha-Iirnite; Agora, crave o piquete C, na extensão da construção; se a construção for muito grande, use piquetes intermediários. Estenda a linha de A até C; com o metro, marque exatamente 3 metros na linha A-B; marque exatamente 4 metros na linha A-C; um fio colocado no ponto de 3 metros de A-B, até o ponto de 4 metros de A-C medirá 5 metros. Trata-se simplesmente da aplicação do teorema que o quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa para tornar as paredes da casa retas.

Upload: ricardo-de-souza

Post on 06-Nov-2015

30 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

.......

TRANSCRIPT

  • Coloque a construo no esquadro

    Muito bem, voc j escolheu o modelo de sua casa, j sabe em que posio pretende constru-la. O terreno j ter sido limpo e aplainado na rea de construo. Ento, chegou o momento de passar sua casa da planta para o terreno, a fim de marcar os locais onde sero feitas as fundaes.

    H vrios processos de marcao ou locao da obra; alguns mais complexos, utilizados em obras de grande porte, incluindo at o uso de instrumentos especiais; outros, mais simples e adequados para pequenas obras. De uma forma ou de outra, necessrio fazer a marcao.

    Voc tem de marcar no terreno os locais onde far os buracos para as fundaes, bem como a linha dos alicerces, sobre os quais as paredes sero levantadas. grande o risco de fazer linhas fora do esquadro: os cmodos ficaro disformes.

    Piquetagem DiretaPrimeiro, determine um ponto qualquer, a uma distncia de pelo menos 4 metros da linha do muro (tal distncia varia de um local para outro e estar com certeza determinada na planta). Crave os piquetes A e B, como mostrado na figura 3, tomando por base a lnha-Iirnite;

    Agora, crave o piquete C, na extenso da construo; se a construo for muito grande, use piquetes intermedirios. Estenda a linha de A at C; com o metro, marque exatamente 3 metros na linha A-B; marque exatamente 4 metros na linha A-C; um fio colocado no ponto de 3 metros de A-B, at o ponto de 4 metros de A-C medir 5 metros.

    Trata-se simplesmente da aplicao do teorema que o quadrado dos catetos igual ao quadrado da hipotenusa para tornar as paredes da casa retas.

  • Fundaes ou sapatas

    Fundaes ou sapatas so o que fica sob a terra para manter a construo firme, sem o risco de inclinar-se, rachando as paredes em virtude de variaesno terreno.

    A profundidade e a largura das sapatas, dependem da obra a ser levantada sobre elas. Dependero, tambm, do tipo de terreno. Voc tem duas perguntas a fazer:

    1 - Quantas sapatas so necessrias?

    Naturalmente, vai depender do tamanho da obra

    ; em mdia, para cada 60 m2 de construo, aconselhamos pelo menos 9 sapatas, como mostrado na FIGURA 5.

    2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?Como j dissemos, depende da construo e do tipo do terreno. Neste site, para servir de exemplo, estamos considerando uma casa padro, sobre a qual se poder erguer um pavimento extra, mantendo-se as mesmas funes e alicerces. Assim,estes so os valores:

    Tipo de terreno Dimenses Profundidade Rochoso (muito firme) 40 x 40 cms 50 centmetro sArenoso (compacto) 40 x 40 cms 60 centmetros mido (de boa resistncia) 100 x 100 cms 80 centmetros

    AtenoQuando mencionamos terrenos midos estamos nos refereindo a reas com lenol de gua no nvel das fundaes. Se voc comear a cavar e surgir gua facilmente, precisar drenar o local utilizando bombas especiais para esgotar totalmente o lenol de gua

  • Confeco das Sapatas

    Uma boa sapata depende de dois pontos fundamentais: o concreto e a ferragem. O interior da sapata constitudo da malha de ferro, conforme mostrado na figura 6. A malha ser feita fora do buraco, nas medidas informadas na tabela j fornecida. Use um ferro na vertical para cada 20 cms de malha; assim, em uma sapata de 40 x 40 cms, teremos 9 ferros de 1/4" na vertical, com estribos de 3/16", tambm colocados a cada 20 cms O buraco ser um pouco maior que a malha, de forma que o concreto envolva os ferros por completo.

    Antes da malha ser colocada no buraco, deve-se espalhar uma camada de concreto no fundo, onde ela assentar.

    A amarrao dos ferros feita com arame cozido. H vrias formas de amarrao, mas a mais simples a mostrada na figura 7. Passe o arame conforme indicado; depois, junte as duas pontas para torc-la, com o alicate, da esquerda para a direita. A amarrao muito importante, pois evita que os ferros fiquem escorregando e saindo da posio desejada. Com um mnimo de treino, voc aprender a amarrar os ferros rapidamente.

    Partindo do fundo da malha, amarrados nos ferros centrais, ficaro os ferros para a coluna. Eles se projetaram S cm acima da malha e suas dimenses dependero da largura do tijolo a ser usado (sero sempre um pouco menores que a largura do tijolo utilizado para erguer a

  • parede). Sobre o assunto, importante ler os alicerces, paredes e vigas/ colunas. A figura 8 mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata. Para a nossa casa padro, pode usar para estes ferros a bitola 3/16", inclusive nos estribos. Estribos, como voc j sabe, so os ferros menores, que neste caso esto colocados na horizontal. Embora as dimenses variem, deve-se usar a mesma proporo, ou seja, um ferro para cada 20 cms, seja na vertical ou na horizontal

    A Colocao das Malhas das Fundaes

    Recapitulando: voc j tem prontos os buracos e as malhas; os buracos, um pouco maior que as malhas, nas quais esto os ferros para as colunas (80 cms acima das malhas).

    Prepare agora o concreto, que ser na proporo 1:3:3 (1 de cimento, 3 de areia e 3 de pedra no 1). Coloque um pouco de concreto no buraco antes de assentar a malha. Depois, preencha todo o buraco com concreto.

    AtenoEm terrenos midos, aconselhvel colocar uma camada de pedra de mo antes do concreto sobre o qual ficar assentada a malha, a fim de afastar a umidade.

    Para ficar bem acomodado, o concreto precisa ser vibrado; em obras de grande porte, utilizam-se vibradores elricos. Em uma obra pequena, voc deve "socar" o concreto com um tubo de ferro, assegurando-se de que no ficaram falhas. O concreto colocado sem esse cuidado pode produzir rachaduras no futuro.

    ResumoA dimenso das sapatas depende do tipo de terreno, e do tamanho da construo. Para uma casa comum, com o mximo de um pavimento extra, voc usar ferros de 1/4", com estribos de 3/16", os ferros das colunas, colocados com uma sobra de 80 cms da malha das sapatas, sero de 3/16'., inclusive para os estribos. No caso de construes com vrios andares, os valores estaro especificados nos clculos do engenheiro.

    Os alicerces

    Os alicerces so cordes de concreto e ferro, que servem de base para as paredes e colunas. O ferro usado pode ser da mesma bitola do utilizado nas colunas. Assim, se voc deixou nas sapatas os ferros (que se projetam 80 cms alm da malha) ferros com a bitola de 3/16", far os alicerces idnticos, usando a mesma medida: 3/16" para os ferros e estribos

    Os alicerces ficam ao nvel do solo, como na figura 9, subindo 30 centmetros alm das sapatas. A largura dos alicerces ser igual a dos tijolos usados para as paredes. A esse respeito importante ler o tpico as paredes.

    Veja tambm: bombas de concreto

  • Se a largura dos alicerces a mesma dos tijolos, a malha ser um pouco menor... Em ferro 3/16", a malha possuir estribos na mesma medida, amarrados a cada 20 cms. Veja detalhes na figura 10.Os alicerces tm a sua malha amarrada nos ferros das sapatas, conforme indicado na figura 10.

    Voc pode fazer as malhas por etapa, ou de uma nica vez, em toda a rea a ser construda, obedecendo criteriosamente s linhas demarcadas. Isso depende do material que possua, pois para colocar o concreto necessita de madeira para fazer a forma em toda a extenso da obra. Depois de a madeira ser colocada, hora de encher o vo com concreto na proporo 1:3:3 (1 cimento para 3 de areia e 3 de pedra no. 1).

    AtenoSe voc for fazer parede de 10 cms ( com tijolos em p), os estribos tero de ser colocados, no mnimo, a cada 15 cms, em virtude da pequena largura da malha. No esquea de tirar o nvel

    importantssimo que os alicerces fiquem absolutamente no nvel a fim de que as paredes, ao serem levantadas, tambm fiquem no nvel correto, evitando acabamentos tortos.

    So muitos os processos de nivelamento. Se voc tiver bastante experincia no uso do nvel de pedreiro, poder usar uma ripa de madeira completa-mente reta e ir nivelando as formas, mantendo uma altura de 30 cm acima das sapatas.

  • O mtodo mais simples, porm , o nivelamento com nvel de tubo. Conforme mostrado na figura 11, use uma mangueira de tubo plstico transparente com gua. Procure o nvel da gua na altura de 30 cms acima de uma das sapatas; estenda a mangueira (sem estic-la claro) e use o nvel da outra ponta para marcar a altura certa. Cuidado para que o nvel da primeira ponta no saia do lugar.

    O nvel marcado na parte superior das tbuas da forma. Por isso, a parte de cima das madeiras deve ser uniforme para o nivelamento sair correto. Em menos tempodo que imagina, voc aprender a usar com rapidez este tipo de nvel. l

    As paredes em uma construo

    Recapitulando, sua casa est com as fundaes prontas; as sapatas foram construdas; ao longo de toda a casa, os alicerces j foram concludos. Conforme mostra a figura 12, ficaram os ferros para as colunas, sobressaindo-se 50 cms acima dos alicerces. Voc no esqueceu das passagens dos tubos do esgoto. Voc vai colocar o primeiro tijolo. Tijolo em p ou tijolo deitado? Esta coluna tem de ser feita antes de voc iniciar a sua construo, pois colunas e alicerces precisaro possuir medidas idnticas.

    ImportanteA deciso de usar tijolo deitado ou em p deve ser tomada na planta, pois vai influenciar todas as medidas da casa.

    O correto seria usar tijolo deitado nas paredes externas e tijolo em p nas paredes internas. Voc ter que decidir.

    Tendo usado o mtodo do nvel de tubo para nivelar o concreto do alicerce, voc no ter problemas para assentar os tijolos usando apenas o prumo. Apronte a massa: cimento e areia

  • de emboo ou terra preta no trao 1:6. Faa somente uma quantidade para um dia de trabalho ou se arriscar a perder material.

    Veja a figura 12. Voc colocar o tijolo a pelo menos 10 cms do ferro da coluna. Este cuidado necessrio para que o concreto da coluna envolva a ferragem por completo, aderindo tambm ao tijolo para proporcionar firmeza s paredes. Assente o tijolo com uma forte presso; a massa comprimida dever ficar em torno de 2 cms de largura. Retire o excesso.

    Voc vai levantar uma fiada de tijolos em cada canto, para que possam servir de guia. claro que voc j sabe, mas vamos repetir que os tijolos so colocados desencontrados; nunca deixe de colocar uma camada de massa na cabea do tijolo. Ao levantar estas fiadas-mestras, use constantemente o prumo para certificar-se de que a parede est subindo nivelada. Depois, estenda uma linha de uma fiada a outra; assim, ter facilidade para completar o meio da parede, mudando a Unha toda vez que subir mais uma carreira de tijolos. No esquea de que os tijolos devem ficar a pelo menos 10 cms das ferragens (mesmo que voc para isso tenha de usar metade de um tijolo).

    Como voc observou, estamos tratando de uma construo tpica, na qual voc construiu uma coluna em cada quina. As paredes sero construdas at a altura de l ,50 m, quando ento se tornar necessrio preencher as colunas com conc reto, conforme tratado no prximo tpico, vigas/ colunas As paredes em uma construo

    parte 2

    Anterior

    Um cuidado especial ao se levantar as paredes com os vo de portas e janelas. medida que as paredes forem subindo, devem-se deixar os tacos de assento das portas e janelas, quando estas forem de madeiras.

    A figura abaixo mostra o detalhe da deixada do taco para a fixao de uma porta. Sobre o assunto, leia com ateno o tpico vo de portas/ janelas para no cometer enganos. Ainda com relao s paredes, podemos dizer o seguinte: seria conveniente que todas as paredes ao redor da casa fossem feitas com tijolos deitados. Isto daria maior firmeza a toda a construo, favorecendo-a em caso de acrscimo de novos andares.

    Contudo, este um detalhe a considerar ainda na planta, visto que implicar na largura das colunas e dos alicerces. Ento, os ferros tero que ser dispostos em malhas com dimenses

  • inferiores, para permitir uma camada de concreto sua volta. A camada de concreto ter pelo menos 3 cms sobre os ferros. A esse respeito, o tpico vigas/ colunas dar maiores detalhes.

    Vigas ou Colunas na construo

    A cada 1,50 m de parede levantada, deve-se colocar os ferros das vigas ou colunas. O comprimento das ferragens deve ser tal que ultrapasse em 30 a 40 cms da laje a ser construda. Como voc tem a planta com as dimenses da casa, nada mais fcil que fazer o clculo. Estes ferros sero amarrados naqueles que voc deixou na sapata, ultrapassando-a em 80 cms; aps a confeco dos alicerces, eles continuaram com mais de 50 cms para cima (menos os 30 cms dos alicerces). Em caso de dvida, reveja o tpico alicerces. A ferragem deve ser bem amarrada com arame cozido, observando-se um intervalo de 20 em 20 cms para os estribos. Como estamos construindo uma casa simples, que ter no mximo mais um pavimento, voc usar ferros 3/16", tanto na vertical como nos estribos. Normalmente, a medida da ferragem das vias a mesma utilizada nos alicerces. A figura 14 mostra o detalhe da ferragem entre duas partes das paredes.

  • A largura da malha deve ser tal que permita sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cms. Por exemplo, se utilizar tijolo em p, de 30 cms de comprimento por 12 cms de largura, ter de fazer a malha com 24 x 6 cms. Se utilizar tijolo deitado, com as dimenses de 20 x 30 cms, a malha ser de 14 x 24 cms. As madeiras sero colocadas conforme mostra a figura 15.

    Vo de porta

    As paredes, conforme projeto e planta, deixaro espaos para as portas e janelas. Por certo, voc iniciou as paredes em uma das quinas da casa, conforme sugerimos, mas chegar o momento de se preocupar com portas e janelas.

    Voc j ter decidido, antes de iniciar a construo, se usar portas e janelas de madeira ou de ferro. Na planta, estar especificado o vo necessrio.

    No caso de portas e janelas de ferro, estas tero extremidades apropriadas para fixao no tijolo, o que ser feito aps o erguimento de todas as paredes e colocao da laje ou telhado.

    Porm, para janelas e portas de madeira voc poder deixar fixados os tacos de madeira para prend-las. Os tacos so colocados durante o trabalho de levantar as paredes, j ficando por completo nas posies ideais. muito importante prever estes detalhes, para evitar depois a quebra de tijolos e colocao de tacos que ficaro frouxos e imperfeitos.

    A figura 17 esclarecedora a esse respeito. Usualmente, as portas tm 2,10 m de altura, mas o vo a ser deixado, a partir do alicerce, de 2,15 m, dando-se um desconto de 5 cms para o piso. A largura da porta pode variar nos cmodos internos, sendo que a da porta da frente normalmente de 80 cms.

  • Estes valores no so absolutos, dependem exclusivamente do tipo de porta que voc escolheu, o que ter de ser feito antes mesmo de iniciar a construo! Como voc pode ver, os tacos da porta, em nmero de 3 de cada lado, so divididos em distncias regulares, a partir de uma altura de 40 cms. Os tacos podem ser comprados nas casas de construo e ser ideal cravar alguns pregos em sua volta para que fiquem firme na parede.

    AtenoA massa de fixao dos tacos no deve ser a mesma usada para levantar as paredes; ser mais forte, na proporo de l de cimento por 3 de areia lavada.

    No se esquea que logo que as paredes atingirem a altura da porta ser necessrio uma viga protetora. A esse respeito consulte o tpico vo de janelas.

    Vo de janela

    Para as janelas, que comeam a 100 m de altura, e que tm, na mdia 1,50 m, use pelo menos dois tacos de cada lado. Embora no estejam mostra dos na figura, voc ir dividi-lo para que fiquem a distncias iguais. To logo as paredes atinjam a altura das portas e janelas, ser necessra uma viga protetora, conforme mostra claramente a figura abaixo. Para esta viga, voc usar ferros 3/16, fazendo a malha um pouco menor que a largura do tijolo, para que o concreto envolva completamente a ferragem. O concreto desta vigp ser o mesmo dos alicerces e colunas.

  • Este item no necessitaria de maiores esclarecimentos, pois a figura elucidativa e voc capaz de ir em frente. Contudo, vale alertar para um pequeno detalhe: as diferenas entre os pisos dos vrios cmodos.

    Voc sabe a altura da porta que vai usar; logicamente, dar um desconto de 5 cms para o piso. Porm, tal desconto poder ser maior ou menor, em funo do nvel do piso em relao aos demais cmodos. O piso da cozinha, por exemplo, deve ser mais baixo que o dos quartos e da sala; o mesmo ocorre com o piso do banheiro. Assim, fique atento para este detalhe e evite srios problemas futuros com o nivelamento dos pisos de sua casa.

    AtenoDecida, antes de iniciar a construo, os tipos de por-tas e janelas que pretende usar, bem como os nveis dos vrios pisos, para evitar remendos futuros, com a definio antecipada , sua obra ser rpida e perfeita !

    Cintas protetoras

    As cintas protetoras so importantssimas para manter a firmeza de todo o conjunto construdo. Colocadas antes da ltima fileira de tijolos, so indispensveis para casas com mais de um pavimento. Confeccionadas com os alicerces, elas formam um cordo de concreto por toda a obra, como se v na figura abaixo, na figura 18

  • As cintas protetoras devem ser corretamente niveladas; se as paredes foram levantadas no nvel, no haver maiores dificuldades. As formas de madeira sero colocadas como na figura 19:

    Tarugos de madeira so postos sobre os tijolos; nos tarugos (pontilhados na figura) so fixadas as tbuas. Despeja-se uma camada de concreto, igual ao dos alicerces (cimento, areia e pedra, na proporo 1:3:3), coloca-se a ferragem (malha de ferro 3/16") e completa-se com concreto at a altura das tbuas (que estaro niveladas com o nvel de tubo veja Use o nvel).

    O nvel ser tirado durante a colocao das tbuas, que tero o lado mais reto para cima. Pregando-se as tbuas nos tarugos (as Unhas pontilhadas na figura 19), obtm-se o nvel com facilidade, bastando subir ou descer as tbuas.

    Quanto aos tarugos, eles podem ser retirados posteriormente bastando-se bat-los de um lado para o outro, enchendo-se os buracos com massa forte.

    Lajes

    A maioria das construes brasileiras coberta com uma estrutura de concreto chamada laje. Este tipo de cobertura ganhou a preferncia dos contrutores, pela facilidade de se levantar mais tarde um novo pavimento, ficando a laje como piso.

    Atualmente, existem dois tipos de laje: a pr-moldada e a de concreto batido. Escolha a que lhe for mais conveniente.

    Laje pr-moldadaLajes pr-moldadas, ou pr-fabricadas, so vigas de concreto, coin seco em "T", permitindo a montagerm de tijolos de barro cozido. Depois de montar a laje, aplica-se uma camada de concreto de aproximadamente 4 centmetros. A abaixo fornece maiores esclarecimentos:

    Veja tambm: bombas de concreto

  • As vigas tm tamanhos padronizados; escolha a ideal para o cmodo a ser coberto. Em cmodos pequenos, at 3 x 3 m, usa-se uma nica escora, composta de uma tbua em p, vista no detalhe da figura anterior, com 3 caibros de sustentao firmados com calos em cunha. Para cmodos maiores, use uma escora a cada 2 metros. A escora fica no sentido contrrio ao das vigas, conforme detalhe na figura 20.

    O concreto a ser utilizado ser na proporo de 1:3:3, ou seja, 1 parte de cimento, 3 de areia lavada (grossa) e 3 de pedra ou brita. Ao colocar a laje, voc dever ter previsto a tubulao da instalao eltrca. As lajes pr-mol-dadas possuem tijolos prprios que ficaro no cmodo, para acondicionar a caixa de luz.

    AtenoH diferena entre a caixa de luz usada nas lajes pr-moldadas e as utilizadas nas lajes de concreto batido. Por isso, s adquira o material eltrico aps determinar como ser a sua obra.

    Para obter a perfeita amarrao da laje, so necessrios os negativos. Por negativos, entende-se os ferros colocados no sentido transversal das paredes internas; na mesma bitola da ferragem da laje (3/16" para a nossa casa padro), com 1,5 a 2 metros de comprimento, eles reforam a cobertura. No item seguinte, quando falamos das lajes de concreto batido, daremos maiores informaes sobre os negativos.

    O concreto deve ser espalhado a partir de um dos cantos ! Laje de concreto batido

    o tipo mais comum nas construes populares, exigindo o uso de madeiramento para a sua colocao. A forma de madeira conhecida como taipal, e na realidade no passa de um tabuleiro de madeira, como ilustra a figura 21.

    O concreto espalhado sobre a forma de madeira, a qual tem tbuas laterais (linhas pontilhadas na figura 21).

    Veja tambm: bombas de concreto

  • Assim, o primeiro trabalho a forma de madeira, de cuja perfeio depender o melhor acabamento da laje. Considere se vai querer que a laje se proteje alm da paredes, formando os beirais. A forma dos beirais fixada na forma interna, atravs de madeiras que passam por dentro da ltima fileira de tijolos, conforme pode ser observado na figura 22.

    Depois da confeco da laje de tijolos sero enchidos com massa. Observe bem a figura 22 para eliminar qualquer dvida sobre a colocao das madeiras dos beirais. Muita ateno com o nivelamento das madeiras, para que os berais no fiquem tortos, dando um pssimo acabamento ao seu trabalho.

    Executada a forma de madeira, com as respectivas madeiras de escoramento, posicione os condutores eltricos e caixa de luz nas devidas posies. Instalao sanitria - rede de esgoto

    Ao construir o alicerce, voc deixou passagens para as tubulaes de esgoto, conforme indicado na planta. Agora chegado o momento de providenciar as ligaes e armar o restante do esgoto.

  • Tenha em mente que voc deve procurar usar produtos da melhor qualidade que seu oramento permitir nessa etapa da construo. Material de m qualidade, com problemas em emendas e acabamento, pode deixar escapar mau cheiro para sua casa.

    Observe a figura abaixo para compreender melhor como deve ser feita a instalao sanitria.

    A sada do vaso sanitrio direta na caixa de inspeao (Cl), de onde parte o encanamento para o esgoto da rua. A sada da pia da cozinha vai direto para a caixa de gordura (CGS). A sada do tanque vai para a caixa sifonada (CS); um ralo na cozinha poder ir direto para a caixa sifonada (CS).

    Anote as medidas dos tubos-vaso sanitrio: tubo de ferro fundido, manilha de barro vibrado ou pvc, com 100 mm-pia de cozinha: tubo pvc, com 50 mm-lavatrio: tubo pvc, com 40 mm-bid: tubo pvc, com 30 mm-banheira: tubo pvc, com 40 mm-tanque de lavar roupa: tubo pvc, com 40 mm-ralo do chuveiro (at o ralo sifonado): tubo pvc, com 30 mm-trecho do ralo sifonado do banheiro at a CI: tubo pvc, com 50 mm-ralo da cozinha (at a cs): tubo pvc, com 30 mm-ligaes CS-CI e CGS-CI: manilha de barro ou tubo pvc, com 75 mm A Ligao da caixa de Inspeao (Cl) com o coletor pblico, na rua, feita com manilha de barro vibrado ou tubo de pvc, de dimetro nunca inferior a 100 mm (4 polegadas).

    Quando no existe rede pblica de esgotos, normalmente se faz um simidouro, onde a gua resultante da instalao sanitria infiltra-se na terra.

    Porm, no se permite que os esgotos sejam levados para a terra direta-mente, havendo necessidade de trat-los. Para este fim, preciso construir uma fossa sptica, um sistema que permite a fermentao das fezes depositadas, ocorrendo a digesto atravs das bactrias que no local se desenvolvem.

    A gua que deixa a fossa, para se infiltrar na terra, estar relativamente tratada e

  • com um nmero mnimo de germes nocivos. A figura da prxima pgina mostra o desenho de uma fossa. Emboo e tetos falsos

    O emboo a cobertura das paredes, etapa necessria antes de qualquer outro acabamento. Aps o emboo, caso se queira fazer uma superfcie totalmente lisa, h necessidade de emassamento, sobre o que falaremos mais adiante. O emboo preparado com cimento e saibro, conforme as seguintes propores: paredes internas: 1:4:4 paredes externas: 1:3:3 (sujeitos chuva).

    Tambm pode-se usar apenas o cimento e areia de emboo, de acordo com estas medidas: paredes internas: 1:8 pare ds externas: 1:6

    O emboo comea na parte superior das paredes; h vrios mtodos para manter a massa por igual em toda a superfcie, mas daremos aqui o que julgamos mais prtico. Voc precisar de quatro taliscas de madeira apropriadas (calos) para a marcao correia. Veja a figura abaixo

    Com as 4 taliscas, voc vai delimitar a rea do trabalho. Um pouco de massa, para a talisca ficar fixada; mais abaixo, no comprimento do seu brao, coloque a outra; faa o mesmo com as duas do prumo para certificar-se que esto correias. Agora, o seu trabalho preencher o espao entre as 4 taliscas, usando a massa e a rgua de pedreiro. Com a rgua, voc sarrafeia a massa fazendo-a ficar toda por igual. Deve-se esperar um pouco, para que a massa "puxe", antes de utilizar a desempenadeira para proporcionar um acabamento por igual. Um pouco de gua, borrifada com uma broxa, vai ajudar em muito no trabalho com a desempenadeira. Com cuidado, voc retira as taliscas, colocando-as em outra posio para prosseguk o trabalho; os buracos so preenchidos com massa e desempenados cuidadosamente. Este trabalho exige um pouco de prtica, mas o acabamento das paredes dar o aspecto da construo. O emboo ficar spero, mas totalmente plano, portanto para receber a pintura ou um outro tipo de acabamento. As quinas no devem ser muito vivas para no se quebrarem com facilidade. Um grande cuidado necessrio no acabamento no encontro com portas e janelas. No interior da construo, o teto emboado antes das paredes. Emboar o teto requer grande habilidade e um principiante ter de se esforar bastante. No pense em faz-lo do alto de uma escada... Providencie andaimes firmes e com altura suficiente para o trabalho, cujo processo idntico aos das paredes. Para que a massa possa aderir mais facilmente ao teto, aconselhvel chapisc-lo com uma mistura mole de cimento, gua e areia (use uma peneira).

    Para se obter um acabamento totalmente liso, em especial nas paredes internas, aplica-se massa corrida (massa plstica PVA). Para faz-lo necessrio lixar as paredes com lixa

  • grossa para madeira (no. 60); depois, limpa-se o local lixado e aplica-se a massa com desempenadeira de ao ou esptula

    Aps a secagem, uma lixa fina para madeira (no. 150) ser usada para as imperfeies, colocando-se nova camada de massa se for necessrio.

    O emassamento somente ser feito por ocasio dos trabalhos de pintura.

    Aviso importanteNo se usa emassamento nas paredes externas; para que o aspecto das paredes externas, sujeiras s intempries, seja liso e uniforme, utiliza-se o produto "reboquit" sobre o emboo, sendo a desempenadeira comum o instrumento para o acabamento final.

    Os trabalhos de acabamento so feitos pelo pintor, j que o pedreiro se limita a colocar o emboo. Porm, da qualidade do trabalho do pedreiro depender a rapidez de execuo por parte do pintor. Se o emboo tiver grandes falhas, defeitos no nivelamento da massa, o pintor encontrar dificuldades para a aplicao da massa corrida ou do "reboquit". Alm do acabamento tradicional, existe o rstico, que pode ser subdivido em vrios tipos. Os mais conhecidos e utilizados so o chapiscado, o penteado e o grafitex.

    No chapiscado, a massa jogada com a colher de pedreiro atravs de uma peneira; embora parea um trabalho fcil, ficar com aspecto horrvel se o profissional for inexperiente. Nas grandes obras, o chapiscado feito com uma mquina, o que facilita de fato o trabalho, embora no dispense boa dose de habilidade. No sendo bem feito, o chapiscado apresentar seus defeitos.

    O penteado executado com uma escova ou pente sobre o emboo j desempenado, permitindo um aspecto de riscado. Os riscos podem ser na horizontal ou na vertical.

    O grafitex feito com uma broxa de caiao, que tendo sido amarrada para deixar apenas uma pequena parte da ponta livre, serve para aplicar a massa de emboo. A massa colocada na parede com um rpido movimento giratrio da broxa; em seguida, utilizando-se a desempenadeira para achatar a superfcie da massa.

    Tetos falsosOs tetos falsos so feitos com a colocao de placas de gesso na altura desejada; tais placas j so preparadas para encaixe umas nas outras. Acabamentos apropriados, lisos ou com desenhos, formam o arremate final junto das paredes.

    A primeira etapa a marcao da altura desejada do teto falso, o que se faz com o auxlio de uma linha ou barbante de linho. A medio feita a par-lir do piso. O barbante de linho colocado em um recipiente com p (gesso ou xadrez); suas pontas so presas na altura desejada (por duas pessoas), uma ponta em canto a canto da parede. Com um puxo rpido, o profissional faz com que a linha trace um risco em toda a extenso da parede, marcando exatamente a altura do teto falso. O processo repetido nas quatro paredes do aposento, de forma que haver ento uma linha guia da altura que se deseja para colocao do teto falso.

    Escolhido um dos cantos, inicia-se a colocao das placas de gesso; a primeira placa ser apoiada na parede e presa ao teto por meio de um arame, o qual estar fixado em pino de ao. Os pinos de ao so enfiados no concreto do teto com uma pistola prpria. Cada placa tem um encaixe adequado para o arame. Veja a figura abaixo:

  • Azulejos

    Para a colocao dos azulejos, a primeira providncia a marcao de uma linha 15 cms acima do piso acabado; os azulejos comearo a subir a partir deste ponto, deixando-se os 15 cms para o acabamento, quando ser possvel eliminar pequenas diferenas na altura das paredes, bem como eventuais desnveis do piso.

    O nvel pode ser tirado coma mangueira, como se explicou anteriormente. Antes de serem aplicados, os azulejos devem ficar imersos em gua durante um mnimo de 24 horas para a saturao, pois do contrrio retirariam gua da massa quando da aplicao.

    Veja tambm:

    Ferramentas necessrias para colocao de azulejosClculo da quantidade de azulejos necessriosComo asentar azulejos que precisaro ser cortados

    Faz-se a argamassa de cimento, areia e saibro, na proporo de 1:2:3, espalhando-a e sarrafeando-a em toda a rea a ser coberta de azulejos no trabalho de um dia. No preciso desempenar a massa, mas deve-se procurar sarrafe-la o melhor possvel.

    Coloca-se a rgua, na altura de 15 cms, onde ser iniciada a colocao; os azulejos da primeira fileira se apoiaro na rgua, que tambm servir para mante-los certos. O azulejo fixado sobre a massa ainda fresca, que receber nata de cimento ou cola especial. Inicia-se o trabalho sempre com um azulejo inteiro, ficando os acabamentos para os cantos das portas.

  • Veja tambm:

    Acerto das superfcies revestidas com azulejo

    Deve-se tomar um cuidado especial para que os espaos entre os azulejos sejam uniformes. Caso eles subam at o teto, torna-se necessrio o arremate. Aps a aplicao total dos azulejos, estes podem ser limpos com uma vassourinha de piaava, retirando-se as possveis sobras de massa ou nata de cimento.

    A ltima etapa o rejuntamento, que ser feito no dia seguinte ao da colocao.

    O rejuntamento a colocao de massa (bem lquida) de cimento branco nas juntas entre os azulejos. Com um pedao de madeira, acerta-sea massa de cimento branco nas juntas, removendo-se o excesso com um papel. Piso - confeccionado a base de concreto para assent-lo

  • A primeira etapa, para a colocao dos pisos, a confeco de uma base de concreto, de cimento, areia lavada e brita, com as propores 1:3:3 em toda a casa.

    Nesta altura, voc vai determinar as diferenas entre os pisos da cozinha e do banheiro, que devem ser mais baixos que os demais.

    As soleiras tambm sero definidas, assentadas sobre o concreto dos alicerces. A colocao dos pisos deve se iniciada na porta, deixando-se os arremates provveis para os cantos no sentido contrrio, onde ficaro pouco visveis. A figura abaixo mostra como fazer isso:

    Telhado

    Telhados sempre foram um das partes mais difceis de fazer em uma contruo. No era a toa que custavam to caro. Hoje pouco usado, o telhado convencional era no passado uma verdadeira arte, com estruturas complexas e difceis de instalar.

    Nos dias de hoje, com o uso da cobertura de laje, o telhado ficou restrito ao mnimo indtipensvel.

    O elevado custo do madeiramento tambm contribui para sua pouca utiliza atualmente. Em muitas casas, com grandes telhados, todo o custo da construo ligeiramente inferior ao da cobertura ...

    Para utilizao simples, o telhado exige um tipo de estrutura quando se quer apenas cobrir a laje, a fim de proteg-Ia e amenizar as mudanas de temperatura dentro da casa.

  • Os tirantes se apiam sobre a laje. So presos firmemente para total segurana da cobertura. Quando a residncia no possui laje, h necessidade de um apoio de madeira para os tirantes. Veja a figura abaixo:

    O ripamento depender do tipo de telha que voc pretende utilizar na cobertura.

    comum vermos lajes protegidas com telhas de cimento-amianto (onduladas). Este tipo de telha, fornecido em vrias medidas, tem a vantagem de exigir um mnimo de madeiramento para a sua colocao.

    No entanto a telha de cimento-amianto tem no amenizar as altas temperaturas. Uma casa sem a laje, coberta exclusivamente com telhas de cimento-amianto, certamente ser muito quente nos dias de vero. Alm

    disso hoje sabe-se que o amianto cancergeno. Poeira que cai dessas telhas pode prejudicar seriamente a sade das pessoas que moram nessa casa.

    A chamada telha francesa (plana de barro) d um acabamento muito mais bonito. Porm, o custo de sua colocao elevado, visto que exige um complicado madeiramento. Se voc quiser um belo efeito decorativo, as telhas francesas so as indicadas. Estas telhas medem em tomo de 41 x 24 cms, com o peso aproximado de 2 a 2,7 kg. Para se cobrir um metro quadrado so

    necessrias de 15 a 16 telhas francesas.

    As telhas canal de barro (chamadas colonais) so muito bonitas e permitem um acabamento primoroso. So mais seguras que as francesas quanto a vazamentos. So utilizadas como calha e capa: uma para cima e outra para baixo. Medem em torno de 41 x 17 cms, pesando de 1,7 a 2 Kg cada uma; para se cobrir um metro quadrado, so necessrias de 30 a 32 telhas.

  • Porm, como as telhas francesas, esta tambm possui o inconveniente de usar um madeiramento excessivamente caro.

    Inclinao do telhado conforme o tipo de telhaCimento-aminato Francesa Colonial

    10% 35% 25%

    AtenoSe voc for fazer parede de 10 cms ( com tijolos em p), os estribos tero de ser colocados, no mnimo, a cada 15 cms, em virtude da pequena largura da malha. No esquea de tirar o nvelComo voc observou, estamos tratando de uma construo tpica, na qual voc construiu uma coluna em cada quina. As paredes sero construdas at a altura de l ,50 m, quando ento se tornar necessrio preencher as colunas com conc reto, conforme tratado no prximo tpico, vigas/ colunas As paredes em uma construoO concreto deve ser espalhado a partir de um dos cantos ! Laje de concreto batidoExecutada a forma de madeira, com as respectivas madeiras de escoramento, posicione os condutores eltricos e caixa de luz nas devidas posies. Instalao sanitria - rede de esgotoQuando no existe rede pblica de esgotos, normalmente se faz um simidouro, onde a gua resultante da instalao sanitria infiltra-se na terra.

    Porm, no se permite que os esgotos sejam levados para a terra direta-mente, havendo necessidade de trat-los. Para este fim, preciso construir uma fossa sptica, um sistema que permite a fermentao das fezes depositadas, ocorrendo a digesto atravs das bactrias que no local se desenvolvem.

    A gua que deixa a fossa, para se infiltrar na terra, estar relativamente tratada e com um nmero mnimo de germes nocivos. A figura da prxima pgina mostra o desenho de uma fossa. Emboo e tetos falsosAzulejosFerramentas necessrias para colocao de azulejosClculo da quantidade de azulejos necessriosComo asentar azulejos que precisaro ser cortadosAcerto das superfcies revestidas com azulejo

    O rejuntamento a colocao de massa (bem lquida) de cimento branco nas juntas entre os azulejos. Com um pedao de madeira, acerta-sea massa de cimento branco nas juntas, removendo-se o excesso com um papel. Piso - confeccionado a base de concreto para assent-lo