6- fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

82
Você sabe quando os primeiros laptops foram desenvolvidos? Quem você acha que usou os primeiros laptops? Um dos laptops originais foi o GRiD Compass 1101. Ele foi usado por astronautas em missões no espaço no início dos anos 80. Ele pesava 5 kg e custava de 8 a 10 mil dólares! Os laptops hoje muitas vezes pesam menos da metade do peso e custam menos de um terço do preço do GRiD. O design compacto, a conveniência e a tecnologia em desenvolvimento dos laptops os tornaram tão populares quanto os computadores de mesa. Os laptops, PDAs e smartphones estão se tornando mais populares à medida que seus preços diminuem e a tecnologia continua a avançar. Como técnico de computador, você precisa conhecer os dispositivos portáteis de todos os tipos. Este capítulo se concentra nas diferenças entre laptops e computadores de mesa e descreve os recursos dos PDAs e smartphones. Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a: Descrição de laptops e outros dispositivos portáteis. Identificação e descrição dos componentes de um laptop. Comparação e contraste dos componentes de computadores de mesa e laptops. Explicar como configurar laptops. Comparação dos diferentes padrões de telefones celulares. Identificação das técnicas comuns de manutenção preventiva para laptops e dispositivos portáteis. Descrição de como solucionar os problemas de laptops e dispositivos portáteis.

Upload: cledson-lopes

Post on 01-Jan-2016

260 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Você sabe quando os primeiros laptops foram desenvolvidos? Quem você acha que usou os primeiros laptops?

Um dos laptops originais foi o GRiD Compass 1101. Ele foi usado por astronautas em missões no espaço no início dos anos 80. Ele pesava 5 kg e custava de 8 a 10 mil dólares! Os laptops hoje muitas vezes pesam menos da metade do peso e custam menos de um terço do preço do GRiD. O design compacto, a conveniência e a tecnologia em desenvolvimento dos laptops os tornaram tão populares quanto os computadores de mesa.

Os laptops, PDAs e smartphones estão se tornando mais populares à medida que seus preços diminuem e a tecnologia continua a avançar. Como técnico de computador, você precisa conhecer os dispositivos portáteis de todos os tipos. Este capítulo se concentra nas diferenças entre laptops e computadores de mesa e descreve os recursos dos PDAs e smartphones.

Após a conclusão deste capítulo, você estará apto a:

Descrição de laptops e outros dispositivos portáteis.

Identificação e descrição dos componentes de um laptop.

Comparação e contraste dos componentes de computadores de mesa e laptops.

Explicar como configurar laptops.

Comparação dos diferentes padrões de telefones celulares.

Identificação das técnicas comuns de manutenção preventiva para laptops e dispositivos portáteis.

Descrição de como solucionar os problemas de laptops e dispositivos portáteis.

Page 2: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 3: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 4: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

OBSERVAÇÃO: Notebooks, laptops e tablets são tipos de computadores portáteis. Para clareza e consistência, neste curso, todos os computadores portáteis serão chamados de laptops.

Laptops Os primeiros laptops eram pesados e caros. Hoje, os laptops são muito populares porque os avanços na tecnologia resultaram em laptops que custam menos, pesam menos e possuem melhores recursos. Muitos laptops podem ser configurados com uma porta de vídeo adicional, uma porta FireWire, uma porta de infravermelho ou uma câmera integrada.

PDAs e smartphones Os PDAs e smartphones são exemplos de dispositivos de mão portáteis que estão se tornando cada vez mais populares. Os PDAs oferecem recursos como jogos, navegação na Web, e-mail, mensagens instantâneas e muitos outros recursos oferecidos por PCs. Os smartphones são telefones celulares com vários recursos de PDA incorporados. PDAs e smartphones podem executar alguns dos mesmos softwares de laptops.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Identificação de algumas utilizações comuns de laptops.

Identificação de algumas utilizações comuns de PDAs e smartphones.

Page 5: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

O recurso mais significativo de um laptop é seu tamanho compacto. O design do laptop coloca o teclado, a tela e os componentes internos em um estojo pequeno e portátil.

Outro recurso popular do laptop é sua portabilidade. Uma bateria recarregável permite que o laptop funcione quando ele está desconectado da fonte de alimentação CA.

Os primeiros laptops foram usados principalmente por pessoas de negócios que precisavam acessar e inserir dados quando estavam longe do escritório. O uso de laptops era limitado devido ao custo, ao peso e aos recursos limitados em comparação com os computadores de mesa menos caros.

Hoje, os laptops têm preços menores e mais recursos. Um laptop é agora uma alternativa real a um computador de mesa.

Veja alguns usos comuns para laptops:

Fazer anotações na escola ou pesquisar documentos

Apresentar informações em reuniões de negócios

Acessar dados longe de casa ou do escritório

Jogar enquanto estiver viajando

Assistir a filmes enquanto estiver viajando

Acessar a Internet em locais públicos

Enviar e receber e-mails em locais públicos

Você pode pensar em outros usos para os laptops?

Page 6: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

O conceito do PDA existe desde os anos 70. Os primeiros modelos eram organizadores pessoais computadorizados projetados para terem uma tela sensível ao toque ou um teclado. Hoje, alguns modelos possuem tanto uma tela sensível ao toque como um teclado e usam um sistema operacional semelhante a sistemas operacionais usados em computadores de mesa.

O PDA é um organizador pessoal eletrônico com ferramentas para ajudar a organizar as informações:

Catálogo de endereços

Calculadora

Despertador

Acesso à Internet

E-mail

Posicionamento global

Os smartphones são telefones celulares com recursos de PDA. Eles combinam funções de celular e computador em um único dispositivo portátil. A tecnologia do PDA e a tecnologia do smartphone continuam a se fundir.

Os smartphones podem incluir essas opções adicionais:

Câmera incorporada

Acesso a documentos

E-mail

Recurso de abreviar entrada de anotações

Televisão

A conectividade do smartphone e do PDA inclui conexões regulares via cabo USB e Bluetooth.

Page 7: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Você pode pensar em outros usos para os PDAs e os smartphones?

Quais são alguns dos recursos comuns de um laptop?

São pequenos e portáteis.

Possuem uma tela de monitor integrada na tampa.

Possuem um teclado integrado na base.

Funcionam com alimentação CA ou com uma bateria recarregável.

Suportam unidades intercambiáveis e periféricos.

A maioria dos laptops pode usar bases multifuncionais e replicadores de porta para conectar periféricos.

Nesta seção, você verá de perto os componentes de um laptop. Você também irá examinar uma base multifuncional. Lembre que os laptops e as bases multifuncionais existem em vários modelos. Os componentes podem estar localizados em diferentes lugares em diferentes modelos.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Descrição dos componentes encontrados na parte externa do laptop.

Descrição dos componentes encontrados na parte interna do laptop.

Descrição dos componentes encontrados na base multifuncional do laptop.

Page 8: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Os laptops e os computadores de mesa usam os mesmos tipos de portas para que os periféricos possam ser intercambiáveis. Essas portas são especificamente projetadas para conectar periféricos, fornecer conectividade de rede e fornecer acesso a áudio.

As portas, as conexões e as unidades estão localizadas na frente, na traseira e nas laterais do laptop devido ao design compacto. Os laptops contêm slots para PC Card ou ExpressCard para adicionar funcionalidades como mais memória, um modem ou uma conexão de rede.

Os laptops requerem uma porta para alimentação externa. Eles podem operar usando tanto uma bateria como um adaptador para alimentação CA. Essa porta pode ser usada para alimentar o computador ou carregar a bateria.

Existem indicadores de status, portas, slots, conectores, compartimentos, entradas, respiradouros e uma entrada para chave no exterior do laptop. Clique nas áreas realçadas nas Figuras de 1 a 7 para descobrir mais informações sobre cada um desses componentes.

A Figura 1 mostra três LEDs no topo do laptop. Clique nas três áreas realçadas para obter mais informações sobre o que os LEDs indicam:

1. Bluetooth 2. Bateria 3. Modo de espera

OBSERVAÇÃO: As exibições do LED variam entre laptops. Os técnicos devem consultar o manual do laptop para obter uma lista de exibições de status específicas.

A Figura 2 mostra três componentes na traseira do laptop. Clique nas três áreas realçadas para obter mais informações sobre os componentes:

1. Porta paralela 2. Conector de alimentação CA 3. Compartimento da bateria

Page 9: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Um laptop opera usando tanto uma bateria como um adaptador para alimentação CA. As baterias do laptop são fabricadas em várias formas e tamanhos. Elas usam diferentes tipos de substâncias químicas e metais para armazenar a energia. Consulte a Figura 3 para comparar baterias recarregáveis.

O lado esquerdo do laptop mostrado na Figura 4 possui dez componentes. Clique nas dez áreas realçadas para obter mais informações sobre os componentes:

1. Ponto para chave de segurança 2. USB 3. Conector S-video 4. Modem 5. Ethernet 6. LEDs de rede 7. Entrada para fone de ouvido estéreo 8. Entrada para microfone 9. Ventilação 10. Slot de expansão combo de PC

A frente do laptop mostrada na Figura 5 possui os componentes listados aqui. Clique nas quatro áreas realçadas para obter mais informações sobre os componentes:

1. Ventilação 2. Alto-falantes 3. Porta de infravermelho 4. Trava do laptop

O lado direito do laptop mostrado na Figura 6 contém quatro componentes. Clique nas quatro áreas realçadas para obter mais informações sobre os componentes:

1. Porta VGA 2. Indicador de status do compartimento da unidade 3. Indicador de status óptico 4. Unidade óptica

A parte de baixo do laptop mostrada na Figura 7 possui os componentes listados aqui. Clique nas quatro áreas realçadas para obter mais informações sobre os componentes:

1. Conector da base multifuncional 2. Travas da bateria 3. Painel de acesso à RAM 4. Painel de acesso ao disco rígido

Page 10: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 11: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 12: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 13: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 14: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 15: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 16: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 17: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 18: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 19: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 20: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 21: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 22: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 23: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 24: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 25: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Os laptops possuem um design de "casca de ostra". Normalmente, o laptop é fechado quando não está em uso. Abrindo a tampa do laptop, você pode acessar uma variedade de dispositivos de entrada, LEDs e uma tela.

Existem vários dispositivos de entrada disponíveis quando a tampa do laptop está aberta. Clique nas cinco áreas realçadas na Figura 1 para obter mais informações sobre os dispositivos de entrada:

1. Teclado 2. Dispositivos de entrada 3. Leitor de impressão digital 4. Controles de volume 5. Botão liga/desliga

Consulte a Figura 1. Você sabe quais desses dispositivos executam as seguintes funções?

Mover o ponteiro

Aumentar o volume

Fazer logon no laptop

Digitar um documento

Ligar o laptop

Mudar para monitor externo

Você pode pensar em outras informações que pode inserir?

Na parte inferior da tela há uma fileira de LEDs que mostram o status de funções específicas. Clique nas oito áreas realçadas na Figura 2 para obter mais informações sobre esses LEDs:

1. Sem fio 2. Bluetooth 3. Num Lock 4. Caps Lock 5. Atividade do disco rígido 6. Ligado 7. Status da bateria 8. Hibernar/Modo de espera

OBSERVAÇÃO: Os indicadores podem variar de acordo com o laptop.

Um monitor de laptop é um LCD incorporado. Ele é semelhante a um monitor LCD de mesa, exceto pela resolução, pelo brilho e pelas configurações de contraste que podem ser ajustados usando software ou controles por botão. O monitor do laptop não pode ser ajustado para altura e distância porque ele é integrado à tampa do estojo. Um monitor de mesa pode ser conectado ao laptop. Uma tecla de função no teclado do laptop alterna entre a tela do laptop e o monitor de mesa, conforme exibido na Figura 3.

Em vários laptops, um pequeno pino na tampa do laptop entra em contato com uma chave quando o estojo é fechado, chamado de chave de desligamento do LCD. A chave de desligamento do LCD informa à CPU que ela conserve energia apagando a luz de fundo e desligando o LCD. Se essa chave quebrar ou estiver suja, o LCD permanecerá escuro enquanto o laptop estiver aberto. Limpe cuidadosamente essa chave para restaurar a operação normal.

Page 26: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 27: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 28: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 29: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 30: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 31: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 32: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Uma estação base é um dispositivo que conecta a alimentação CA e periféricos de mesa. Ao conectar o laptop à estação base, você tem acesso conveniente à alimentação e aos periféricos conectados.

Existem dois tipos de estações base: bases multifuncionais e replicadores de porta. As bases multifuncionais e os replicadores de porta são usados para o mesmo objetivo. Os replicadores de porta são normalmente menores que as bases multifuncionais e não possuem alto-falantes ou slots para PCI. As Figuras de 1 a 3 ilustram uma base multifuncional.

Clique nas três áreas realçadas na Figura 1 para obter mais informações sobre os componentes da parte superior da base multifuncional:

1. Botão liga/desliga 2. Botão ejetar 3. Conector do laptop

Algumas bases multifuncionais incluem os seguintes compartimentos de unidades e portas para fornecer uma maior funcionalidade:

Paralela

USB

Ethernet

Vídeo

Áudio

A parte de trás da base multifuncional contém portas e conectores usados para conectarem periféricos de mesa, como um mouse, um monitor ou uma impressora. Uma abertura para ventilação também é necessária para expelir o ar quente da base multifuncional. Clique nas 15 áreas realçadas na Figura 2 para obter mais informações sobre os componentes localizados na parte traseira da base multifuncional:

1. Abertura de exaustão 2. Conector de alimentação CA 3. Slot para PC Card/ExpressCard 4. Porta VGA 5. Porta DVI

Page 33: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

6. Conector de entrada de linha 7. Conector do fone de ouvido 8. Porta USB 9. Porta do mouse 10. Porta para teclado 11. Conector de unidade de disquete externa 12. Porta paralela 13. Porta serial 14. Porta do modem 15. Porta Ethernet

Prenda o laptop à base multifuncional com uma trava. Clique nas áreas realçadas na Figura 3 para obter mais informações sobre a trava localizada no lado direito da base multifuncional.

Page 34: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 35: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 36: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 37: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 38: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 39: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 40: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 41: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 42: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 43: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

A maioria das funções que um computador de mesa pode executar também podem ser executadas por um laptop. No entanto, esses dois tipos de computadores são criados de forma muito diferente e as peças não são intercambiáveis. Como exemplo, um avião e um helicóptero podem viajar para o mesmo destino, mas não podem ser reparados com as mesmas peças sobressalentes. Isso também é verdade para os laptops e computadores de mesa. Poucos componentes podem ser compartilhados entre laptops e computadores de mesa.

Os componentes do computador de mesa tendem a ser padronizados. Eles normalmente atendem a formatos universais. Os computadores de mesa feitos por diferentes fabricantes podem muitas vezes usar os mesmos componentes. Uma unidade de DVD/CD-RW é um exemplo de um componente de computador de mesa que possui um formato padrão.

Os componentes do laptop são muito mais específicos do que os do computador de mesa. Essa diferença ocorre porque os fabricantes de laptop se concentram em refinar os componentes do laptop para torná-los mais eficientes e compactos. Como resultado, os fabricantes projetam componentes de laptop para seguirem seus próprios formatos específicos. Os componentes do laptop são proprietários. Como resultado, você não pode usar componentes feitos por um fabricante de laptop para consertar um laptop feito por outro fabricante.

OBSERVAÇÃO: Pode ser necessário que os técnicos obtenham certificação para cada fabricante de laptop para o qual oferecem suporte.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Comparação e contraste das placas-mãe de computadores de mesa e laptops.

Comparação e contraste dos processadores de computadores de mesa e laptops.

Comparação e contraste do gerenciamento de energia de computadores de mesa e laptops.

Comparação e contraste dos recursos de expansão de computadores de mesa e laptops.

Page 44: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

As placas-mãe dos computadores de mesa possuem formatos padrão. O formato padrão permite que placas-mãe de diferentes fabricantes sejam intercambiáveis.

As placas-mãe de laptops variam de acordo com o fabricante e são proprietárias. Quando você conserta um laptop, é altamente recomendável que você obtenha uma placa-mãe de substituição do fabricante do laptop. A Figura 1 mostra uma placa-mãe de um computador de mesa e uma placa-mãe de um laptop.

As placas-mãe dos laptops e as placas-mãe dos computadores de mesa são projetadas de

maneira diferente. Os componentes projetados para um laptop geralmente não podem ser

usados em um computador de mesa. A Figura 2 mostra alguns exemplos das diferenças no

design.

Page 45: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

A CPU (central processing unit, unidade de processamento central), ou o processador, é o cérebro do computador. Ela interpreta e processa instruções usadas para manipular dados.

Os processadores dos laptops são projetados para usarem menos energia e criarem menos calor do que os processadores dos computadores de mesa. Como resultado, não exigem dispositivos de resfriamento grandes como os encontrados em computadores de mesa. Eles usam também otimização da CPU para modificar a velocidade de clock conforme necessário a fim de reduzir o consumo de energia e o calor. Isso resulta em uma leve diminuição no desempenho. Ela também aumenta o tempo de vida de alguns componentes. Esses processadores especialmente projetados permitem que os laptops funcionem por um período maior de tempo ao usar uma fonte de alimentação de bateria. A Figura 1 mostra as especificações do processador de um laptop.

OBSERVAÇÃO: Os técnicos devem consultar o manual do laptop para saberem os processadores que podem ser usados como substituição e obterem as instruções para substituição do processador.

Page 46: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

O gerenciamento de energia controla o fluxo de eletricidade aos componentes de um computador.

Os computadores de mesa são normalmente montados em um local onde permanecem conectados a uma fonte de alimentação. O gerenciamento de energia do computador de mesa distribui eletricidade da fonte aos componentes do computador de mesa. Há também uma pequena bateria no computador de mesa que fornece eletricidade para manter o relógio interno e as configurações do BIOS quando o computador de mesa é desligado.

Os laptops são pequenos e portáteis. Esse recurso de portabilidade é atingido pela combinação do tamanho pequeno e o peso de laptop com a habilidade de funcionar com uma bateria. Quando o laptop é conectado, o gerenciamento de energia do laptop envia a eletricidade da fonte de alimentação CA aos componentes do laptop. O gerenciamento de energia do laptop também recarrega a bateria. Quando o laptop é desconectado, o gerenciamento de energia do laptop leva a eletricidade da bateria e a envia aos componentes do laptop.

Existem dois métodos de gerenciamento de energia:

APM (Advanced Power Management, gerenciamento avançado de energia)

ACPI (Advanced Configuration and Power Interface, interface de energia e configuração avançada)

O APM é uma versão antiga do gerenciamento de energia. Com o APM, a BIOS era usada para controlar as configurações do gerenciamento de energia.

O ACPI substituiu o APM. O ACPI oferece mais recursos de gerenciamento de energia. Com o ACPI, o sistema operacional controla o gerenciamento de energia.

Page 47: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 48: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 49: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 50: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 51: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Os recursos de expansão agregam funcionalidade a um computador. Vários dispositivos de expansão podem ser usados com laptops e computadores de mesa:

Unidades externas

Modems

Placas de rede

Adaptadores sem fio

Impressoras

Outros periféricos

Os dispositivos de expansão são conectados aos laptops e computadores de mesa de maneira diferente. Um computador de mesa conecta esses dispositivos com portas seriais, paralelas, USB e FireWire. Um laptop conecta esses dispositivos com as mesmas portas e PC Cards.

O uso padronizado de portas USB e FireWire possibilita conectar vários tipos de componentes externos a laptops, bases multifuncionais, replicadores de porta e computadores de mesa. Os padrões USB e FireWire possibilitam conectar e remover componentes externos sem a necessidade de desligar o sistema. Portas USB e FireWire são usadas para conectar uma variedade de componentes externos:

Impressoras

Scanners

Unidades de disquete

Mouses

Câmeras

Teclados

Discos rígidos

Page 52: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Unidades flash

Unidades ópticas

MP3 players

Os laptops e os computadores de mesa possuem recursos de expansão semelhantes. É a diferença no formato entre os computadores que determina que tipo de dispositivo de expansão é usado. Os computadores de mesa possuem compartimentos internos que suportam unidades de 5,25" e 3,5". Além disso, há espaço para instalar outras unidades de expansão permanentes. Os laptops possuem um espaço limitado; portanto, os compartimentos de expansão nos laptops são projetados para permitir tipos diferentes de unidades no mesmo compartimento. As unidades são intercambiáveis e são inseridas ou removidas conforme necessário. A Figura 1 mostra uma comparação entre os componentes de expansão de um computador de mesa e um laptop.

Os laptops usam o slot para PC Card para uma maior funcionalidade. O slot para PC Card usa uma interface padrão aberta para conectar a dispositivos periféricos usando o padrão CardBus. Veja alguns exemplos de dispositivos que se conectam usando PC Cards:

Memória

Modems

Discos rígidos

Placas de rede

As PC Cards seguem o padrão PCMCIA. Elas existem em três tipos: Tipo I, Tipo II e Tipo III. Cada tipo de PC Card é diferente em tamanho e pode se conectar a diferentes dispositivos. Um tipo mais novo de PC Card é chamado de PC ExpressCard. A Figura 2 mostra uma comparação entre PC Cards e PC ExpressCards. A PC ExpressCard possui configurações de 34 pinos e 54 pinos. A Figura 3 mostra um exemplo de PC Card e PC ExpressCard.

Suponha que você precise adquirir uma NIC sem fio para um laptop. Que tipo de PC Card você selecionaria?

Page 53: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 54: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Para permitir que os aplicativos e processos sejam executados corretamente, pode ser necessário configurar e alocar os recursos do sistema, instalar componentes adicionais e plug-ins ou alterar as configurações do ambiente para corresponderem aos requisitos do software. Adicionar componentes externos é normalmente atingido pelo uso de Plug and Play, mas ocasionalmente a instalação do driver e mais configurações podem ser necessárias. A definição adequada das configurações de energia o ajudará a obter o desempenho máximo de um laptop, como aumentar o tempo em que ele pode ser usado na bateria.

Com laptops, pode ser preciso trocar os componentes conforme necessário para realizar tarefas diferentes e responder a situações de mudança e necessidades. Um laptop pode ser personalizado para fins específicos pela adição de componentes externos. Por exemplo, um segundo disco rígido pode ser instalado em um laptop para fornecer uma capacidade maior de armazenamento. Os componentes precisam ser cuidadosamente inseridos ou conectados aos compartimentos, conectores e área de expansão proprietárias para evitar danos ao equipamento. É importante seguir os procedimentos de remoção segura ao desconectar dispositivos intercambiáveis e não intercambiáveis.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Descrição de como configurar as definições de energia.

Descrição da instalação e da remoção segura de componentes do laptop.

Page 55: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Um dos recursos mais populares de um laptop é o funcionamento com baterias. Essa função permite que os laptops operem em locais onde a alimentação CA não está disponível ou não é adequada. Avanços no gerenciamento de energia e na tecnologia de bateria estão aumentando o tempo em que os usuários de laptop podem permanecer desconectados da alimentação CA. As baterias atuais podem durar entre 2 e 10 horas sem recarregar em qualquer lugar. Gerenciar a energia definindo as configurações de energia do laptop é importante para garantir que a carga da bateria seja usada com eficiência.

Os padrões ACPI (Advanced Configuration and Power Interface, interface de energia e configuração avançada) criam uma ponte entre o hardware e o SO e permitem que os técnicos criem esquemas de gerenciamento de energia para obter o melhor desempenho do computador. Os padrões ACPI podem ser aplicáveis à maioria dos computadores, mas eles são particularmente importantes ao gerenciar a energia em laptops. Clique nos estados de energia na Figura 1 para exibir mais informações sobre cada estado de energia.

Os técnicos freqüentemente precisam definir as configurações de energia alterando as configurações encontradas no BIOS. Definir as configurações de energia no BIOS afeta as seguintes condições:

Estados do sistema

Bateria e modos CA

Gerenciamento térmico

Gerenciamento de energia de barramento PCI da CPU

A Figura 2 mostra um exemplo de configurações de energia no BIOS.

OBSERVAÇÃO: Quando se trabalha no Windows XP, o modo de gerenciamento de energia ACPI deve ser ativado no BIOS para permitir que o SO configure todos os estados de gerenciamento de energia.

OBSERVAÇÃO: Não há nomes padronizados para cada estado de gerenciamento de energia. Os fabricantes podem usar nomes diferentes para o mesmo estado.

Estas são as etapas para verificar as configurações de ACPI no BIOS:

1. Entre na configuração do BIOS pressionando a tecla ou combinação de teclas apropriada enquanto o computador está sendo inicializado. Normalmente é a tecla Delete ou a teclaF2, mas existem várias outras opções.

2. Localize e entre no item de menu de configurações de gerenciamento de energia.

3. Use as teclas apropriadas para ativar o modo ACPI. 4. Salve e saia da configuração do BIOS.

OBSERVAÇÃO: Essas etapas são comuns para a maioria dos laptops e devem ser usadas apenas como uma orientação. Certifique-se de conferir o manual do seu laptop para obter as configurações específicas.

O recurso de Opções de energia do Windows XP permite que você reduza o consumo de energia de vários dispositivos ou do sistema inteiro. Use as opções de energia para controlar os recursos de gerenciamento de energia dos seguintes itens:

Disco rígido

Vídeo

Modos desligar, hibernar e de espera

Page 56: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Avisos de bateria fraca

Definindo as configurações de energia no Windows XP Você pode ajustar o gerenciamento de energia usando as Opções de energia no Painel de controle. As Opções de energia exibem apenas as opções que podem ser controladas.

OBSERVAÇÃO: As Opções de energia irão detectar automaticamente dispositivos que podem ser únicos para o seu computador. Portanto, as janelas de Opções de energia podem variar de acordo com o hardware detectado.

Para definir suas configurações de energia, clique em: Iniciar > Painel de controle > Opções de energia

Esquemas de energia Os esquemas de energia são uma coleção de configurações que gerenciam o uso da energia do computador. Tanto o disco rígido como o monitor consomem uma grande quantidade de energia. Eles podem ser configurados na guia Esquemas de energia.

Quando você abrir as Opções de energia, notará que o Windows XP possui esquemas de energia predefinidos, configurações padrão, e foram criados quando o Windows XP foi instalado. Você pode usar os Esquemas de energia padrão ou criar esquemas personalizados baseados em requisitos específicos de trabalho. A Figura 3 mostra o conjunto de Esquema de energia para um laptop.

Personalize a configuração de energia do monitor e do disco rígido Neste cenário, o estudante precisa de acesso ao monitor, mas raramente acessa o disco rígido. Por exemplo; um estudante que usa um laptop para pesquisa na Internet, mas não cria ou salva arquivos com freqüência.

Gerenciamento de energia para o disco rígido Um dos itens que mais consome energia em um laptop é o disco rígido. Em nosso exemplo, o disco rígido não é acessado muitas vezes. O tempo de “Desativar os discos rígidos” é definido para 1 hora quando o laptop está conectado e 3 minutos quando o laptop está “Usando baterias”.

Você decide se as configurações padrão para os modos de Espera e Hibernar são aceitáveis e nenhuma alteração é feita. Os Esquemas de energia podem ser salvos com um nome personalizado. Salvar o Esquema de energia com um nome personalizado permite ao usuário voltar facilmente para as configurações padrão. Neste exemplo, salve as configurações de Esquema de energia como “Pesquisa”, conforme exibido na Figura 4.

Configurando o laptop para o estado de suspensão de espera ou hibernar Se você não deseja desligar completamente o laptop, existem duas opções: Modo de espera e hibernar.

Modo de espera – Documentos e aplicativos são salvos na RAM, permitindo que o computador ligue rapidamente.

Hibernar – Documentos e aplicativos são salvos em um arquivo temporário no disco rígido e levará um pouco mais de tempo do que no Modo de espera para ligar.

A Figura 5 mostra o modo Hibernar ativado nas propriedades das Opções de energia.

Ajustando os avisos de bateria fraca No Windows XP, você pode configurar os avisos de bateria fraca. Existem dois níveis: Alarme de bateria fraca e alarme de bateria em nível crítico. O alarme de bateria fraca

Page 57: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

o avisará se a bateria estiver fraca. O alarme de bateria em nível crítico iniciará um modo de espera forçado, uma hibernação ou um desligamento, conforme exibido na Figura 6.

Page 58: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 59: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 60: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 61: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 62: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Existem vários componentes em um laptop que podem precisar ser substituídos. Lembre sempre de certificar-se de que possui o componente de substituição correto e as ferramentas recomendadas pelo fabricante. Alguns componentes suportam hot-swap, o que significa que eles podem ser removidos e substituídos enquanto o computador está ligado. Estes são alguns dos componentes que podem precisar ser substituídos:

Bateria

Unidade óptica

Disco rígido

Memória

PC cards

A Figura 1 mostra um exemplo de laptop.

OBSERVAÇÃO: Cada fabricante de laptop usa procedimentos únicos de instalação e remoção de hardware. Verifique o manual do laptop para obter informações de instalação específicas e siga as precauções de ESD e instalação segura.

CUIDADO: Sempre desconecte a alimentação e remova a bateria antes de instalar ou remover os componentes do laptop que não suportam hot-swap.

Etapas para substituição da bateria [Figura 2] Remova a bateria do seu compartimento:

1. Mova a trava da bateria para a posição destravada. 2. Segure a alavanca de liberação na posição de destravar e remova a bateria.

Instale a bateria no seu compartimento:

1. Insira a bateria.

Page 63: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

2. Verifique se as duas alavancas da bateria estão travadas.

Etapas para substituição da unidade óptica [Figura 3] Remova a unidade de DVD/CD-RW:

1. Pressione o botão para abrir a unidade e remova qualquer mídia da unidade. Feche a bandeja.

2. Deslize a trava para liberar a alavanca que prende a unidade. 3. Puxe a alavanca para expor a unidade. Remova a unidade.

Instale a unidade de DVD/CD-RW:

1. Insira a unidade com segurança. 2. Empurre a alavanca para a frente.

Etapas para substituição de disco rígido [Figura 4] Remova o disco rígido:

1. Na parte inferior do laptop, remova o parafuso que segura o disco rígido no lugar. 2. Deslize o conjunto para fora. Remova o conjunto do disco rígido. 3. Remova a face de vidro do disco rígido.

Instale o disco rígido:

1. Conecte a face de vidro ao disco rígido. 2. Deslize o disco rígido em seu compartimento. 3. Na parte inferior do laptop, instale o parafuso que segura o disco rígido no lugar.

Etapas para substituição da memória de expansão [Figura 5] A memória de expansão do laptop também é chamada de SODIMM. Remova a SODIMM existente se não existirem mais slots disponíveis para a nova SODIMM:

1. Remova o parafuso para expor a SODIMM. 2. Pressione para fora os clipes que seguram as laterais da SODIMM. 3. Erga para soltar a SODIMM do slot e remova a SODIMM.

Instale a SODIMM:

1. Alinhe o entalhe a um ângulo de 45 graus. 2. Pressione cuidadosamente para baixo até os clipes travarem. 3. Recoloque a tampa e instale o parafuso.

Etapas para substituição da placa de expansão do PC [Figura 6] Remova a placa de expansão do PC:

1. Pressione o botão ejetar superior para liberar a placa de expansão do PC.

OBSERVAÇÃO: Existem dois botões: O botão azul inferior ejeta a PC card Tipo II.

Instale a placa de expansão do PC:

1. Pressione o botão azul para frente. 2. Insira a placa de expansão do PC no slot expresso.

CUIDADO: Em alguns laptops, a PC Card, a unidade óptica e os dispositivos USB suportam hot-swap. No entanto, o disco rígido interno, a RAM e a bateria NÃO suportam hot-swap.

Page 64: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Etapas para remoção de dispositivo que suporta hot-swap

1. Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone Remover hardware com segurança na bandeja de sistema do Windows para verificar se o dispositivo não está em uso.

2. Clique com o botão esquerdo no dispositivo que deseja remover. Uma mensagem é exibida informando a você que é seguro remover o dispositivo.

3. Remova o dispositivo do laptop.

Page 65: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 66: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 67: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Quando as pessoas começaram a usar celulares, existiam poucos padrões da indústria aplicados à tecnologia celular. Sem padrões, era difícil e caro fazer ligações a pessoas que se encontravam em outra rede. Hoje, os provedores de celulares usam padrões da indústria, o que facilita o uso dos celulares para fazer ligações.

Quando a indústria começou, a maioria dos padrões de celulares era analógica. Hoje, os padrões são na maioria digitais.

OBSERVAÇÃO: Os padrões de celulares não foram adotados uniformemente pelo mundo. Alguns celulares são capazes de usar vários padrões, ao passo que outros podem usar apenas um padrão. Como resultado, alguns celulares podem operar em vários países e outros podem apenas ser usados localmente.

A primeira geração (1G) de celulares começou a funcionar nos anos 80. Os telefones da primeira geração usavam principalmente padrões analógicos, incluindo AMPS (Advanced Mobile Phone System, sistema de telefonia móvel avançado) e NMT (Nordic Mobile Telephone, telefonia móvel nórdica). Em um sistema analógico, as informações de voz são enviadas variando os sinais de rádio usados pelo telefone no mesmo padrão das vozes dos locutores. Infelizmente, isso significa que interferências e barulhos, que também variam o sinal, não podem facilmente ser separados da voz no sinal. Esse fator limita a utilidade de sistemas analógicos.

Os sinais digitais convertem as vozes dos locutores em uma série de uns e zeros. Essa tecnologia degrada um pouco o sinal, porque uns e zeros não são uma representação fiel da sua voz. No entanto, o sinal digital é robusto. Ele pode ser corrigido usando rotinas de correção de erro se houver interferência. Além disso, os sinais digitais podem ser compactados, tornando os sistemas muito mais eficientes do que os analógicos.

Nos anos 90, a segunda geração (2G) de celulares foi marcada por uma mudança do padrão analógico para o digital. Os padrões de celular da segunda geração incluíam GSM (Global System for Mobile, sistema global para comunicação móvel), iDEN (Integrated Digital Enhanced Network, rede aprimorada digital integrada) e CDMA (Code Division Multiple Access, acesso multiplo por divisão de código).

Os padrões da terceira geração permitem que os celulares avancem além das comunicações simples de voz e dados. Agora, é comum que os celulares enviem e recebam texto, fotos e vídeo. Também é comum que os celulares 3G acessem a Internet e usem GPS (Global Positioning System, sistema de posicionamento global).

OBSERVAÇÃO: À medida que os padrões de celulares 3G estavam sendo desenvolvidos, extensões aos padrões 2G existentes eram adicionadas. Esses padrões transicionais eram conhecidos como padrões 2.5G.

Os padrões da quarta geração (4G) têm sido defendidos por muitos usuários, em resposta à disponibilidade de maiores taxas de dados. As taxas de dados mais altas permitirão que os usuários baixem arquivos, como vídeo e música, mais rápido do que era disponível com os padrões das gerações anteriores.

Clique nas guias das cinco gerações na Figura 1 para exibir mais informações sobre os diferentes padrões de celulares.

Novas tecnologias que agregam funcionalidades multimídia e de rede podem ser incorporadas aos padrões de celulares. A Figura 2 lista tecnologias comuns que podem ser adicionadas ao conjunto de serviços do celular. A maioria das provedoras de celular cobra taxas extras para adicionar esses recursos.

Page 68: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 69: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 70: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 71: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Como os laptops são móveis, eles são usados em diferentes tipos de ambientes. Alguns ambientes podem ser perigosos para um laptop. Até mesmo comer ou beber perto de um laptop cria uma condição potencialmente perigosa.

Pense no que aconteceria se uma bebida espirrasse no teclado de um laptop. Vários componentes são colocados em uma área muito pequena diretamente abaixo do teclado. Derramar líquidos ou deixar detritos caírem no teclado pode resultar em danos internos graves.

É importante manter um laptop limpo e garantir que ele esteja sendo usado no ambiente mais ideal possível. Esta seção abrange técnicas de manutenção preventiva para o laptop.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Identificação dos procedimentos apropriados de limpeza.

Identificação dos melhores ambientes operacionais.

A limpeza de rotina adequada é a maneira mais fácil e menos cara de proteger e prolongar a vida de um laptop. É muito importante usar os produtos e procedimentos corretos ao limpar um laptop. Sempre leia todos os rótulos nos produtos de limpeza. Os componentes são muito sensíveis e devem ser manuseados com cuidado. Consulte o manual do laptop para obter informações adicionais e sugestões de limpeza.

Procedimentos de limpeza do teclado do laptop

1. Desligue o laptop. 2. Desconecte todos os dispositivos conectados a ele. 3. Desconecte o laptop da tomada elétrica. 4. Remova todas as baterias instaladas. 5. Limpe o laptop e o teclado com um pano macio e sem fiapos levemente umedecido

com água ou limpador para tela de computador.

Page 72: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Procedimentos de limpeza da ventilação

1. Desligue o laptop. 2. Desconecte todos os dispositivos conectados a ele. 3. Desconecte o laptop da tomada elétrica. 4. Remova todas as baterias instaladas. 5. Use ar comprimido ou um aspirador não eletrostático para limpar a poeira das

ventilações e da ventoinha atrás da ventilação. 6. Use uma pinça para remover qualquer detrito.

Procedimentos de limpeza do LCD

1. Desligue o laptop. 2. Desconecte todos os dispositivos conectados a ele. 3. Desconecte o laptop da tomada elétrica. 4. Remova todas as baterias instaladas. 5. Limpe a tela com um pano macio e sem fiapos levemente umedecido com uma solução

de limpeza suave.

CUIDADO: Não borrife a solução de limpeza diretamente na tela de LCD. Use produtos especificamente projetados para a limpeza de telas de LCD.

Procedimentos de limpeza do touch pad

1. Desligue o laptop. 2. Desconecte todos os dispositivos conectados a ele. 3. Desconecte o laptop da tomada elétrica. 4. Remova todas as baterias instaladas. 5. Limpe a superfície do touch pad suavemente com um pano macio e sem fiapos

umedecido com um limpador aprovado. Nunca use um pano úmido.

A pequena tela de um PDA ou smartphone requer um cuidado especial. O usuário opera esses dispositivos tocando na tela com uma caneta. Se houver alguma sujeira, o PDA pode não detectar com precisão a posição ou o movimento da caneta. A sujeira pode também arranhar a tela. Limpe a tela com uma pequena quantidade de solução de limpeza não abrasiva em um pano macio. Para proteger a superfície da tela de uma caneta, use capas para tela auto-adesivas.

CUIDADO: Use um pano macio e sem fiapos com uma solução de limpeza aprovada para evitar danificar as superfícies do laptop. Aplique a solução de limpeza ao pano sem fiapos, e não diretamente no laptop.

Procedimentos de limpeza da unidade de disquete Use um kit de limpeza disponível para a venda para limpar uma unidade de disquete. Os kits de limpeza da unidade de disquete incluem disquetes pré-tratados que removem resíduos contaminadores das cabeças da unidade de disquete acumulados durante a operação normal.

1. Remova qualquer mídia da unidade de disquete. 2. Insira o disco de limpeza e deixe-o girar pela quantidade de tempo sugerida.

Procedimentos de limpeza da unidade óptica Sujeira, poeira e outros resíduos contaminadores podem ser coletados nas unidades ópticas. As unidades contaminadas podem causar malfuncionamentos, perda de dados, mensagens de erros e perda da produtividade.

1. Use um disco de limpeza da unidade de CD ou DVD disponível para a venda. Vários kits de limpeza de disquete incluem um limpador de disco óptico. Como o limpador de

Page 73: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

disquete, os kits de limpeza do disco óptico contêm uma solução de limpeza e um disco não-abrasivo que é inserido na unidade óptica.

2. Remova qualquer mídia da unidade óptica. 3. Insira o disco de limpeza e deixe-o girar pela quantidade de tempo sugerida para limpar

todas as áreas de contato.

Limpando um disco de CD ou DVD Inspecione o disco em busca de arranhões. Substitua os discos que contêm arranhões profundos, pois eles podem causar erros de dados. Se você observar problemas como pulos ou uma qualidade inferior na reprodução dos seus CDs ou DVDs, limpe os discos. Há produtos disponíveis para a venda que limpam discos e fornecem proteção contra poeira, impressões digitais e arranhões. Produtos de limpeza de CDs podem ser usados com segurança em DVDs.

1. Segure o disco pela borda externa ou pela borda interna. 2. Limpe suavemente o disco com um pano de algodão sem fiapos. Nunca use papel ou

qualquer outro material que possa arranhar o disco ou deixar riscos. 3. Limpe do centro do disco para fora. Nunca use um movimento circular. 4. Aplique uma solução de limpeza de CD ou DVD encontrada para venda no pano de

algodão sem fiapos e limpe novamente se algum resíduo contaminador permanecer no disco.

5. Deixe o disco secar antes de inseri-lo na unidade.

Page 74: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Um ambiente operacional ideal para um laptop é limpo, livre de possíveis resíduos contaminadores e dentro do intervalo de temperatura e umidade especificado pelo fabricante. A Figura 1 mostra exemplos de ambientes operacionais. Com a maioria dos computadores de mesa, o ambiente operacional pode ser controlado. No entanto, devido à natureza portátil dos laptops, nem sempre é possível controlar a temperatura, a umidade e as condições de trabalho. Os laptops são criados para resistirem em ambientes adversos, mas os técnicos devem sempre tomar precauções para proteger o equipamento de danos e perda de dados.

É importante transportar ou embarcar os laptops com cuidado. Use uma pasta almofadada para armazenar seu laptop. Ao carregá-lo, use uma bolsa para computador aprovada. Se o laptop for embarcado, use material para embalar suficiente. A Figura 2 mostra exemplos de bolsas para carregar o laptop e caixas de embalagem.

CUIDADO: Certifique-se de embalar os laptops e todos os acessórios com segurança para impedir danos durante o transporte.

Os laptops são transportados para vários tipos de ambientes. Partículas de poeira, temperatura e umidade podem afetar o desempenho de um laptop.

Siga estas orientação para ajudar a garantir um desempenho operacional ideal do laptop:

Limpe o laptop com freqüência para remover poeira e possíveis contaminadores.

Não obstrua as ventilações ou o fluxo de ar para os componentes internos. Um laptop pode superaquecer se a circulação de ar for obstruída.

Mantenha a temperatura ambiente entre 7 a 32° Celsius (45 a 90° Fahrenheit).

Mantenha o nível de umidade entre 10 a 80%.

CUIDADO: Use um pano macio e sem fiapos com uma solução de limpeza aprovada para evitar danificar as superfícies do laptop. Aplique a solução de limpeza ao pano sem fiapos, e não diretamente no laptop.

As recomendações de temperatura e umidade irão variar de acordo com o fabricante do laptop. Você deve pesquisar esses valores recomendados, especialmente se planeja usar o laptop em condições extremas. Consulte a Figura 3 para exemplos de umidade e temperatura.

Page 75: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 76: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Ao solucionar problemas com laptops ou dispositivos portáteis, você deve determinar se um reparo tem uma boa relação custo-benefício. Para determinar o melhor curso de ação, compare o custo do reparo com o custo da substituição do laptop ou dispositivo portátil menos o valor residual.

Como muitos dispositivos portáteis mudam rapidamente no design e na funcionalidade, freqüentemente é mais caro repará-los do que substituí-los. Por essa razão, os dispositivos portáteis são normalmente substituídos, enquanto que os laptops podem ser substituídos ou reparados.

Siga as etapas indicadas nesta seção para identificar, reparar e documentar com precisão o problema em questão. O processo de solução de problemas é ilustrado na Figura 1.

Após a conclusão desta seção, você estará apto a:

Revisão do processo de solução de problemas.

Identificação de problemas e soluções comuns.

Page 77: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Os problemas de computadores podem ser resultado de uma combinação de problemas de hardware, software e rede. Os técnicos de computador devem estar aptos a analisar o problema e determinar a causa do erro para reparar o computador. Este processo é chamado de solução de problemas.

A primeira etapa no processo de solução de problemas é obter as informações necessárias do cliente. As Figuras 1 e 2 listam as perguntas iniciais e finais que devem ser feitas ao cliente.

Durante a conversa com o cliente, verifique os problemas óbvios. A Figura 3 lista alguns problemas dos laptops.

Depois de verificar os problemas óbvios, tente aplicar as soluções rápidas. A Figura 4 lista soluções rápidas para os laptops.

Se as soluções rápidas não corrigirem o problema, aplique a etapa 4 do processo de solução de problemas para obter dados sobre o computador. A Figura 5 mostra as diferentes maneiras de obter informações sobre o problema do computador.

Neste ponto, você terá informações suficientes para avaliar o problema, pesquisar e implementar as possíveis soluções. A Figura 6 mostra os recursos das possíveis soluções.

Depois que o problema do laptop for solucionado, encerre a questão com o cliente. A Figura 7 é uma lista das tarefas obrigatórias para concluir esta etapa.

Page 78: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 79: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 80: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis
Page 81: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Os problemas do computador podem estar relacionados a hardware, software, redes ou

alguma combinação desses três itens. Alguns tipos de problemas do computador serão

solucionados com mais freqüência que outros. A Figura 1 é um gráfico de problemas e

soluções comuns de laptop.

Este capítulo discutiu os recursos de laptops, dispositivos portáteis (PDAs) e smartphones. É importante lembrar os seguintes conceitos deste capítulo:

Os laptops e PDAs estão se tornando cada vez mais populares devido aos custos reduzidos, pesos menores, recursos aprimorados e alimentação por bateria para portabilidade.

Os PDAs e smartphones são dispositivos de mão pequenos com vários dos recursos de um computador, como catálogo de endereços, calendário, e-mail e acesso à Internet.

Os laptops e os computadores de mesa possuem portas virtualmente iguais, portanto os periféricos são intercambiáveis. Os laptops podem usar bases multifuncionais ou replicadores de porta para se conectarem rapidamente a periféricos de mesa e à alimentação CA.

Componentes de computadores de mesa e laptops, como placas-mãe, não são intercambiáveis. Além disso, os componentes do laptop tendem a ser proprietários para cada fabricante e projetados com formatos únicos.

A CPU do laptop é projetada para usar menos energia e criar menos calor do que o computador de mesa. Ela usa otimização de CPU para reduzir o consumo de energia e o calor.

A funcionalidade do laptop pode ser expandida pela adição de componentes via slots para PC Card ou ExpressCard e portas USB, FireWire ou paralelas.

Page 82: 6- Fundamentos de laptops e dispositivos portáteis

Um componente importante da portabilidade do laptop é a capacidade que ele possui de funcionar com energia da bateria. O método atual de gerenciar a energia é pelo sistema operacional com a ACPI (Advanced Configuration and Power Interface, interface de energia e configuração avançada). O padrão ACPI define seis estados de gerenciamento de energia.

Existem vários componentes em um laptop que podem precisar ser substituídos. São definidas etapas para substituir a bateria, a unidade ótica, o disco rígido, a memória e as PC Cards.

Os padrões de celulares foram desenvolvidos nos anos 80. Os padrões atuais da terceira geração permitem que os celulares compartilhem algumas das mesmas funções dos laptops, como e-mail, acesso à Internet, funções de catálogo de endereços e calendário. Os padrões não foram adotados pelo mundo todo.

A manutenção preventiva garantirá uma operação ideal do laptop. É importante manter o laptop limpo e em ambientes seguros. É importante usar os materiais e as técnicas corretas ao limpar os vários componentes de um laptop. Os procedimentos para limpar os componentes são apresentados.

A poeira, a temperatura e a umidade podem afetar o desempenho do laptop. Orientações básicas são manter o laptop limpo, com boa ventilação e em temperatura ambiente entre 7 a 32° C (45 e 90° F) e os níveis de umidade entre 10 e 80%.

Sempre verifique se o reparo do laptop tem uma boa relação custo-benefício.

Solucionar problemas do laptop requer que o técnico identifique, repare e documente o problema. As etapas de solução de problemas incluem: Coletar dados do cliente, verificar os problemas óbvios, tentar primeiro soluções rápidas, coletar dados do computador, avaliar o problema, implementar a solução e encerrar a questão com o cliente.

Ao solucionar problemas de dispositivos com recurso sem fio, verifique todos os LEDs de status e os indicadores de intensidade de sinal. Remova todos os periféricos desnecessários para isolar o problema.

Verifique problemas externos, como erros de conexão, erros de alimentação e erros das teclas de função. Erros de conexão podem muitas vezes ser resolvidos pela remoção e reinserção de componentes. Verifique o Gerenciador de dispositivos em busca de erros. Os erros de alimentação podem ser causados pelo uso de adaptadores incorretos, baterias danificadas, adaptadores de CA danificados ou tomadas sem corrente. Verifique os componentes controlados pelas teclas de função.

Tente soluções rápidas primeiro para resolver os problemas do laptop. Reinicialize e verifique as configurações do BIOS, inicie o laptop em modo seguro e use a última opção de configuração correta.

Para solucionar o problema, colete informações do computador a partir das opções Gerenciador de dispositivos, Configurações de rede, Opções de energia, Visualizar eventos e Configuração do sistema.

Os recursos para solucionar problemas devem incluir outros técnicos, recursos da Internet, perguntas freqüentes dos fabricantes e fóruns online.

As etapas finais do processo de solução de problemas são testar o laptop em todos os cenários, discutir a solução com o cliente, preencher toda a documentação necessária e documentos de cobrança e documentar a solução.

O capítulo Laptops e dispositivos portáteis avançados irá se concentrar na solução de problemas mais difíceis.