55497620 burns dermatologia

Upload: jtjimmy

Post on 18-Jul-2015

282 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Dermatologia ~

By Burnsinc

1

Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo

Dermatologia

s minhas amigas Raquel Quiles e Leila Bloch, pelas fontes de matria, incentivo, amizade e constncia

By Burnsinc

Dermatologia ~

By Burnsinc

2

DERMATOLOGIASEMIOLOGIA DERMATOLGICANos Estados Unidos cerca de 1/3 dos pacientes apresentam alguma queixa dermatolgica sem contar aqueles que apresentam leses mas no tm queixa!!! Se considerarmos a sade pblica, o principal problema dermatolgico envolvido ainda so as DSTs que, com exceo da uretrite, tm grandes implicaes dermatolgicas. Outros problemas, em especial no nosso meio, so a Leishmaniose, o Fogo Selvagem (endmico no Brasil) e a Hansenase.

Observao dermatolgica:Identificao idade, procedncia, raa Queixa e Durao os aspectos importantes so os mesmos da clnica Exame Dermatolgico realizado antes da HPMA porque o exame dermatolgico extremamente objetivo (diferentemente da clnica) e por isso facilita a integrao e a colheita adequada de dados da histria do paciente. Nessa fase a descrio do exame dermatolgico deve levar em conta a pele (com descries especficas das Leses Elementares), bem como os anexos (unhas, fneros, etc.) e os linfonodos regionais envolvidos. Histria Pregressa da Molstia Atual Observar sempre as caractersticas iniciais das leses, seu modo de disseminao, tempo de disseminao, alterao de cor e textura, entre outros. Explorar tambm a presena ou ausncia de sintomatologia e, quando presente, caracteriz-la dor, ardor, prurido, etc. Antecedentes Pessoais So importantes em especial em alguns casos varicela-zoster, alergias, etc. Antecedentes Familiares Importantes na avaliao de doenas que tenham fatores genticamente determinados envolvidos, ou mesmo doenas multifatoriais. Interrogatrio Sobre os Diversos Aparelhos Fundamental na avaliao geral do paciente, observao de comprometimento sistmico como causa e/ou conseqncia da doena dermatolgica. Exame Fsico Geral e Especial para concluses finais e observao dos outros aspectos do estado de sade do paciente.

Correlaes Pele:OrganismoAlteraes da pele podem traduzir manifestaes sistmicas assim a pele apresenta-se como uma janela da sade. Alteraes da pele podem provocar alteraes sistmicas por exemplo nos casos de afeces crnicas (prurido que no deixa o indivduo dormir o que repercute intensamente na sua qualidade de vida). Manchas angiomatosas quando h aumento do nmero de vasos em determinadas regies da pele. Nesse caso no h alterao funcional, mas h um importante componente social. Lquen simples crnico associado ao enfisema associado a prurido, espessamento, vermelhido e descamao. Leishmaniose cutneo-mucosa H desfiguramento e alterao funcional grave, podendo haver inclusive alteraes da ingesto alimentar e da fonao devido ao acometimento da regio facial. Eritrodermia eritema difuso associado a descamao (ictiose) Essa descamao leva a um aumento da perda de protenas (via aumento da perda de queratina). Associa-se ao quadro uma diminuio da circulao esplncnica podendo levar a problemas de m-absoro. Esse desvio de circulao principalmente devido vasodilatao cutnea (eritema). Otite estafiloccica pode disseminar levando liberao de grandes quantidades de toxina dermoltica culminando com acometimento da pele em diversas reiges do corpo e o indivduo fica semelhante a um grande queimado. Acantose nigricante hiperpigmentao e alteraes papilomatosas com espessamento da pele. indicativo de cncer visceral (exemplo da pele como janela da sade) pode ser inclusive a primeira manifestao de um cncer visceral.

Dermatologia ~

By Burnsinc

3

LESES ELEMENTARESA pele importante na homeostase do corpo e constitu tambm uma importante barreira s infeces e outros agentes lesivos. A epiderme dividida em trs camadas a saber: Camada Basal geralmente uma nica camada com as clulas responsveis pela proliferao so clulas fonte para a renovao epitelial. Entre as clulas da basal esto os melancitos responsveis pela produo da melanina. Camada Espinhosa ou Malpighiana Maior parte da epiderme as clulas so bem unidas entre si atravs dos desmossomos (da o nome de espinhosa) Isso importante na formao da barreira. Camada Granulosa Camada fina que fica superficialmente espinhosa participa no acmulo de pigmentos. Camada Crnea Composta por clulas anucleadas compostas nicamente de queratina So e etapa final do amadurecimento da clula epitelial da pele. Tem tendncia descamao e tambm so importantes na proteo da pele formando uma espcie de envoltrio protetor do epitlio propriamente dito. Na pele h uma integrao adesiva entre a epiderme e a derme. Partes da derme formam uma espcie de projeo que penetra na epiderme e constituem as papilas drmicas. Entre duas papilas drmicas adjacentes encontra-se epiderme que forma um cone e chamado portanto de cone epitelial. A derme tem como principal constituinte o tecido conjuntivo com seus vasos e tambm contm os anexos da pele, a saber os folculos pilo-sebceos e as glndulas sudorparas (crinas). Quando h penetrao de microorganismos na derme h uma resposta com vasodilatao e acmulo de leuccitos. Com isso h um acmulo regional de citocinas que estimulam a proliferao das clulas epiteliais levando assim a espessamento da epiderme com diminuio do pigmento produzido pelos melancitos na regio da base No s diminuio da produo como tambm maior espalhamento devido ao grande nmero de clulas sobra menos pigmento para as clulas individualmente. As leses elementares so uma espcie de classificao geral das leses da pele e ela que d do diagnstico sindrmico de determinado paciente. A partir disso podemos passar a utilizar outros mtodos para fazer o diagnstico nosolgico e etiolgico desse paciente. Essas leses elementares so classificadas em 5 grandes grupos: Alteraes da cor Formaes slidas Colees lquidas Alteraes da espessura Perdas Teciduais

Alteraes da CorPodemos definir basicamente 3 grupos:

ALTERAES VSCULO-SANGNEASPodem ocorrer principalmente duas situaes: Eritema - Quando h vasodilatao a h uma vermelhido na regio. Essa mancha desaparece vitropresso (VP) ou dgito-presso (DP). Mancha Purprica - Se o processo de vasodiltao muito intenso ou quando h leso da parede vascular e as hemcias invadem a derme, h uma mancha mais escura (purprica). Diferentemente do processo anterior essa mancha no some VP ou DP.

ERITEMASO eritema uma vermelhido universal Ao avaliarmos a maior parte das leses eritematosas percebemos a presena de 3 fatores comuns: Vasodilatao Congesto Hiperemia

Dermatologia ~

By Burnsinc

4

Exantemas = eritemas disseminados - o apangio das doenas virais. Ocorre por exemplo no sarampo e rubola. Exantema Morbiliforme quando as regies eritematosas disseminadas so intermeadas por regies de pele normal Exantema Escarlatiniforme quando o processo difuso e no h pele normal intermediria. Enantemas = leses eritematosas disseminadas nas mucosas = exantema de mucosa Eritema figurado = um eritema especfico que apresenta forma definida (geomtrica, um desenho, etc) delimitando uma figura, da o nome. No caso h bastante hiperemia e h ativao endotelial importante com uma grande participao de processo inflamatrio perivascular que d as caractersticas especficas de forma e contorno (figurao). Normalmente esse processo inflamatrio mediado por clulas mononucleares. Eritrodermia = Quando o eritema vem acompannhado por descamao difusa. Normalmente um processo crnico Em alguns casos pode ser indicativo de linfoma. H importante alterao epidrmica, hiperemia e processo inflamatrio. No caso da psorase os neutrfilos presentes podem ser importantes na determinao de alteraes no crescimento da pele Algumas leses mais claras que o normal podem se dever a alteraes vasculares (ausncia de vasos) No exame dermatolgico, uma medida atritar a regio e observar sua colorao. No caso de falta de vasos observar-se- que a regio perifrica fica mais vermelha que a regio central da leso indicando a descolorao por menor vascularizao. Nesses casos, a compresso da regio perifrica a leso faz com que ela fique da mesma cor porque compresso h diminuio da vascularizao (semelhante ao que acontece na leso). Esses processos de diminuio de vascularizao podem ou no ser genticos. Quando apresentam este fundo gentico so denominados Nevus anmico uma agenesia vascular localizada. Mancha Angiomatosa = Proliferao de pequenos vasos da pele decorrentes da neoformao de capilares. Angioma M formao vascular com dilataes excessivas dos vasos ocorre em crianas e pode se mostrar como pequenas manchas de nascena que podem ou no sumir com o tempo. Teleangectasia - processo de dilatao do capilar que passa a ficar visvel. Ocorre especialmente em idosos que tomam muito sol e apresentam pele clara e tambm em algumas doenas especficas, como por exemplo na hipertenso portal. Cianose leses arrouxeadas nas extremidades devido a aumento da saturao da quantidade de hemoglobina reduzida acima de um determinado valor (5g).

MANCHAS PURPRICASSo manchas escuras (mais que as do eritema) decorrentes do extravasamento e presena de hemcias na derme. Podem ocorrer devido a alteraes da coagulao ou por leso vascular direta ou indireta. So caracterizadas por no sumirem VP ou DP. So classificadas em dois tipos principais: Petquias leso purprica pequena de at 1 a 1,5 cm de formato lenticular Equimoses leses grandes resultantes de grande extravasamento de sangue ocorre em traumas contusos e distrbios da coagulao. O processo pode se desenvolver sem vasculite nesse caso no h alterao da parede do vaso e sim da sua permeabilidade. Contrariamente, quando h vasculite, o processo decorre das alteraes sofridas pela parede vascular e, nesse caso o processo pode ser sistmico, idioptico ou leucocitoplstico sendo este ltimo o mais comum de ocorrer uma reao de hipersensibilidade. Essas manchas purpricas ocorrem em processos inflamatrios em que h aumento da permeabilidade vascular com conseqente extravasamento de hemcias e formao de prpura.

ALTERAES DA PIGMENTAO LOCAL MANCHAS PIGMENTARES MELNICASAs alteraes da melanina normalmente no so decorrentes da alterao do nmero de melancitos, mas sim da quantidade de mielina produzida. Podem caracterizar-se: Manchas marron-enegrecidas Ocorre quando h alterao pigmentar superficial Manchas azuladas Quando h alterao pigmentar profunda na pele.

Dermatologia ~

By Burnsinc

5

Mcula Hipocrmica - Diminuio da cor da pele por diminuio da melanina. (Mculas so manchas pequenas menores que 1,5 cm e sem alteraes de relevo). A mancha hipocrmica pode ser de dois tipos: Melanocitopnica quando h diminuio da melanina por diminuio do nmero de melancitos Melanopnica quando h diminuio da melanina por diminuio de produo nos melancitos. Mcula Acrmica Diminuio da cor da pele por ausncia de melanina totalmente branca ocorre no Vitiligo. Mancha hiperpigmentar / Cloasma Ocorre quando h escurecimento da pele por aumento da melanina na epiderme, derme ou outros depsitos. Microscopicamente a melanina que cai na pele. Ocorre mais comumente em mulheres grvidas. Melasma Aumento da melanina epidrmica ou derrame de melanina na regio mais profunda na derme. Mancha senil uma alterao dermatolgica que acomete principalmente a derme uma leso plidoacinzentada decorrente, no s do processo de envelhecimento, mas tambm do processo de elastose que caracterizado por um efeito especfico da radiao solar UV-A sobre as fibras elsticas que causam alteraes diversas nessas fibras, incluindo seu agrupamento, e aumentam o envelhecimento da pele contribuindo na formao dessas manchas. Assim, a exposio luz solar um importante fator no desenvolvimento de manchas senis sempre lembrar que essas manchas normalmente esto localizadas em regies espostas ao sol: dorso da mo, pescoo, etc. Degenerao hidrpica As alteraes das clulas epiteliais levam liberao de melanina que fagocitada pelo macrfago com isso forma-se uma rea de pigmentao irregular (mantida) um processo comum no Lues. Derrame Pigmentar Melnico processo de acmulo de melanina na derme com fagocitose pelos macrfagos parte fundamental do Melasma sendo uma de suas principais causas.

OUTRAS ALTERAESAcmulo de bile devido s ictercias importante em patologias hepticas e hemolticas. Caroteno hipercarotenemia por ingesto exagerada. Tatuagens devido fixao do pigmento na derme devido ao de macrfagos que fagocitam esse pigmento e ficam a residentes levando manuteno da colorao da pele. Hemossiderina fagocitada pelo siderfago e corada especificamente pelo Azul da Prssia Ocronose Acmulo de pigmento castanho na articulao resultado de alteraes do metabolismo do cido homogentsico. Nesses casos h uma alterao de pigmentao cutnea semelhante ao que ocorre no melasma Na diferenciao entre a hemossiderose e a hemocromatose temos basicamente que a hemossiderose um processo local bem delimitado ao contrrio da cromatose que um processo mais sistmico.

Formaes SlidasPodem ocorrer por: Hiperplasia do epitlio Depsito de substncias como por exemplo amilide, mucina, lquido no edema Infiltrado inflamatrio importante. As formaes slidas so classificadas em: Ppulas formaes slidas de at 1 cm Ndulos formaes slidas de 1 a 3 cm Nodosidades ou tumores formaes slidas com mais de 3 cm

PROCESSO INFLAMATRIONa sfilis secundria h o alojamento de treponemas na pele o que gera um grande infiltrado inflamatrio nessa regio com uma leso dermatolgica com ndulos e ppulas eritematosas devido ao acmulo de clulas inflamatrias. Placa papulosa eritemato-descamativa uma leso caracterizada por uma ppula extensa formando uma placa que se apresenta avermelhada e com descamao e esfoliao. As clulas da camada crnea da pele pode apresentar ainda alguns ncleos o que evidencia a sua imaturidade. Por isso tambm h pouca adesividade e h descamao. O espessamento caracterstico da placa dado especialmente pelo aumento da camada espinhosa e tambm (e conseqentemente) dos cones epiteliais.

Dermatologia ~

By Burnsinc

6

Outro caso importante das leses slidas por processos inflamatrios na Hansenase, onde o Micobacterium leprae tambm gera um processo inflamatrio cutneo.

HIPERPLASIA EPITELIALVegetaes (papilomas) leses pigmentares em couve flor so leses amolecidas (decorrentes da proliferao da derme e epiderme mais profunda). So leses exofticas que podem ocorrer em doenas virais. So os condilomas. Normalmente h aumento da camada espinhosa com formao de cristas epiteliais e papilas dermicas aumentadas papilomatose. Ocorre em regies de pele fina e mucosas. Nas vegetaes NO h aumento da queratina. Verrucosidade So leses semelhantes s vegetaes porm mais endurecidas porque devida ao aumento da camada crnea da epiderme forma uma leso papilomatosa exoftica. Pode ocorrer em algumas regies e formas especficas: por exemplo as linhas de Blash (nevum verrucoso) so leses unilaterais acompanhando os dermtomos (ocorre especialmente no trax) em que se evidencia a degenerao da camada granular e um aumento da camada crnea. Um tipo especfico a Verruga viral que caracterizada por um papiloma com queratinizao em crista.

DEPSITOSO mais comum o depsito de lquido de edema. Quando por edema, a formao slida apresenta-se bastante pruriginosa. Nesse caso no h infiltrado. Urticria o exemplo tpico uma leso em que h edema (por vasodilatao abrupta) e eritema e que clinicamente fugaz e coa bastante. Um infiltrado inflamatrio perivascular bem discreto pode estar presente

Colees LquidasPode ocorrer por agentes externos que ocasionam necrose e, nesse caso a coleo lquida o resduo desse processo ou ento pode ocorrer tambm por edema nesse caso na epiderme (diferenciando das leses slidas). Podem ser classificadas em: Vesculas = colees lquidas com menos de 1 cm Bolhas = colees lquidas com 1 cm ou mais. As vesculas e bolhas podem ser processos intra-epidrmicos ou dermo-epidrmicos. Dentro dos intra-epidrmicos podemos definir trs classes: Espongiose Ocorre quando h ruptuda das junes intercelulares (Desmossomos) especialmente na espinhosa. Assim, h formao de vesculas espongiticas comuns no eczema. Acantlise uma alterao da juno do queratincito (desmossomos e tight junctions) mas com o diferencial que ela ocorre especialmente na regio suprabasal. H com isso alterao do citoesquelecto celular formando a clula acantoltica com caractersticas prprias devido falta de integrao direta com suas clulas vizinhas. Pode ser tambm por doena auto-imune contra o desmossomo (fogo selvagem pnfigo foliceo). Citlise Necrose celular da camada basal. Ocorre em doenas estruturais por alterao da citoqueratina, a h desabamento desta camada com alterao da estrutura de toda a epiderme. Nos processos dermo-epidrmicos caracterizamos especialmente as alteraes vacuolares e necrose das clulas da camada basal. Com isso h alterao conjunta dos elementos da membrana basal da epiderme levando aos processos de formao de bolhas na transio entre a epiderme e a derme. Eczema leso eritematosa com ou sem descamao em que h exsudao importante o tpico o de contato A inflamao leva a vasodilatao com formao de edema. O lquido de edema pode ento alojar-se na epiderme ficando difusamente espalhado entre as clulas, especialmente da camada espinhosa (espongioses) ou formando colees bem delimitadas e definidas (vesculas). Essas vesculas estouram bem facilmente uma vez que s a camada crnea que forma sua delimitao superficial nesses casos h processo exsudativo difuso. Quando a leso localizada ela pode estar entre as camadas da epiderme (entre a crnea e a granulosa a regio mais frgil; pode estar tambm entre a basal e a espinhosa como ocorre no pnfigo nesse caso mais resistente) ou ento entre a epiderme e a derme (ficando assim bem melhor delimitada). O contedo dessas colees lquidas pode ser: Seroso

Dermatologia ~

By Burnsinc

7

Purulento Hemorrgico Pstulas = coleo de leuccitos com neutrfilos ou clulas PMN, alm de pilcitos em degenerao caracterizada por uma coleo circunscrita de contedo purulento com eritema perifrico. Podem estar associadas, em alguns casos, com sudorese excessiva. No penfigide bolhoso h uma reao auto-imune contra o hemi-desmossomo com presena de clulas inflamatrias especialmente eosinfilos e serosite. A pstula caracteriza-se por ser uma bolha amarelada com espongiose importante. Abscessos = so grandes pstulas que podem ou no conter tambm bactrias no seu interior. Furnculos = Acmulos purulentos que envolvem todo um folculo piloso normalmente esto associados com edema na periferia e pode haver sada (drenagem) de partes das glndulas sebceas relacionadas ao folculo piloso especfico.

Alteraes da EspessuraQueratose Leso espessa, endurecida, inelstica e esbranquiada resultante do aumento da quantidade de queratina na epiderme. H assim um importante aumento da camada crnea. Ortoqueratose Ocorre no stio dos folculos pilosos com formao de escama espiculata As clulas so anucleadas revelando um processo de maturidade normal. Rolha crnea So formaes que se projetam para o stio folicular ocorrem no Lues Cesta de vime Leso tpica do HPV devido ao formato e aparncia. Displasia epitelial trata-se de uma queratose atpica que pode levar a desenvolvimento de neoplasia. Paraqueratose Quando h maturao inadequada h queratinizao das clulas ainda nucleadas esses ncleos apresentam-se picnticos e deslocados para a periferia ocorre na psorase. Queratodermia queratose especfica na mo e p associada a diversos fatores como uso excessivo, fatores genticos, etc. Liquenificao Espessamento da pele em razo do aumento da camada espinhosa. H tambm aumento e proeminncia dos sulcos normais da regio afetada. Essas leses coam muito e, quando o indivduo coa leva formao de leses. O espessamento da pele pode ocorrer, alm de pela acantose, pela hipergranulocitose (aumento da camada granulosa aumento este que bastante proeminente passando de 3 para aproximadamente 8 a 10 camadas de clulas nessa poro da epiderme) Edema aumento da espessura devido a um acmulo lquido difuso uma leso depressvel identificvel pelo sinal de Godett. O edema intercelular difuso na epiderme chama-se espongiose. Infiltrao resultante de infiltrao de clulas inflamatrias ou tumorais especialmente na derme. So leses no redutveis que, dependendo da extenso podem levar at formao de placas. So encontradas na Hansenase, linfomas e leucemias. Esclerose Leses resultantes da alterao do colgeno podendo haver reaes cicatriciais concomitantes. Clinicamente a alterao do colgeno impede o examinador de preguear a pele no local da leso porque o colgeno da regio forma feixes grossos hialinizados. Essas leses so caractersticas da esclerodermia que pode ser cutnea ou sistmica. Atrofia Diminuio do nmero e do volume dos componentes da pele podendo ser resultante de processo cicatricial com retrao. Essa leso ocorre caracteristicamente no Lues onde h, na leso, uma depresso central com descamao (resultante da atrofia central por processo cicatricial) e uma regio mais perifrica que apresenta-se como uma elevao eritematosa. Nos processos atrficos no h formao de cones epidrmicos e a epiderme apresenta-se com um nmero de camadas celulares bastante diminuda. H tambm vasodilatao e infiltrao local. A camada crnea nesses casos apresenta-se normal. Um exemplo de processo atrfico um pouco diferente a marca resultante da vacina da Varola que caracterizada por um processo de fibrose local. Vibissis ou Estrias so leses resultantes da ruptura do tecido. Inicialmente essas leses apresentam-se purpricas devido hemorragia local. Depois o sangue reabsorvido e a leso fica esbranquiada. Essas leses ocorrem quando h aumento do volume corporal (obesidade, gravidez, alteraes endcrinas por exemplo sndrome de Cushing etc.).

Dermatologia ~

By Burnsinc

8

Perdas TeciduaisSoluo de Continuidade Superficial so eroses ou exulceraes superficiais. Um exemplo tpico o cancro duro. Nesses casos a leso resultante da obstruo capilar com necrose da poro superficial da pele. H reparo total. Soluo de Continuidade Profunda so ulceraes. Ocorrem quando a derme atingida pelo processo ulcerativo. Um processo ulcerativo crnico chamado de lcera. A borda dessas leses apresenta-se como moldura (elevada) devido infiltrao um exemplo tpico a Leishmaniose cutnea. Nesses processos h formao de um calo conjuntivo, alm de neoformao vascular e formao de pseudomembranas. Carcinoma baso celular Ndulo com proliferao intensa da camada basal e invaso da derme. Com isso h compresso dos capilares locais com necrose e epiderme e conseqente eroso. Leso perolcea - Processos ndulo-ulcerativos em que a ulcerao secundria formao do ndulo e fica na sua poro central. Soluo de Continuidade Linear Fissuras so leses tpicas de algumas regies especficas com dobras de pele, espessamentos e proximidades de orifcios No caso dos espessamentos as fissuras aparecem devido ao enrijecimento da pele pelo aumento da camada crnea. Fstulas So pertuitos que drenam solues da profundidade. Podem ocorrer entre cavidades, vsceras ou entre qualquer parte do corpo e a pele. Um exemplo onde ocorre fstula no micetoma onde h um aumento fistulizante do p devido presena de abscesso na profundidade. Leso caduca denominao dada a leses que apresentam clulas epiteliais imaturas na superfcie. Escamas furfurceas So descamaes porulentas descamao em p essa descamao se processa aos poucos. Escamas micceas Tambm chamadas de escamas laminares quando o processo descamativo feito atravs de placas ou verdadeiras escamas ocorre na Psorase. Essas descamaes so tpicas de processos em que h acmulos de secreo sendo assim um evento secundrio nessas doenas. Crosta So Placas dissecadas que contm, alm do aumento da queratina outros elementos novos como exsudato fibrinoso, fibrina, secreo fibrinoleucocitria e fibrinohemorrgica. Elas podem ser basicamente de 3 tipos de acordo com suas caractersticas e componentes: Serosa ou melicrica Purulenta Hemorrgica Escaras Constitudas por um pedao de pele necrosado e enegrecido que tende a se desprender. Ocorre em algumas situaes especficas como picadas de aranha e stress contnuo em determinadas regies no caso das escaras de decbito. No tratamento costuma-se fazer debridamento para manter a ferida limpa e facilitar a cura. Leso Circinada Apresentam aspecto circular, da o nome. Leso Serpiginosa a que ocorre no bicho geogrfico formao de serpentina ondulada Leso Carimbiforme Ndulo central com ppulas satlites Leso Zosteriforme Leses em um hemicorpo acompanhando os metmeros Leso Gotada (gutadus) Forma semelhante de gotas ocorre na psorase Leso Gomosa (goma) Ndulo com necrose central ocorre na Esporotricose Leso Sarcodea Colorao semelhante a gelia de maa ocorre em doenas granulomatosas ou inespecficas.

DERMATOSES ERITMATO-ESCAMOSAS um grupo de doenas em sua maioria de etiologia desconhecida cujas leses so caracterizadas por eritema e descamao. So 5 doenas principais: Dermatite Seborrica Psorase

Dermatologia ~

By Burnsinc

9

Ptiriase Rubra Pilar (Pouco freqente) Ptirase Rsea de Gibert Eritrodermia

Dermatite SeborricaTrata-se de uma doena crnica de Etiologia desconhecida, caracterizada pela presena de eritema e escamas amareladas, graxentas em reas ricas em glndulas sebceas. A oleosidade excessiva uma manifestao caracterstica desta doena. Acomete mais indivduos do sexo masculino Dentre os fatores que podem estar envolvidos podemos destacar: Produo de andrgenos -? Aumento do pool de sebo como ocorre no parkinson e algumas outras doenas neurolgicas devido pouca movimentao da pele que leva a um aumento e concentrao das secrees sebceas. Causa infecciosa: Ptyrosporum ovale (levedura) Isso apoiado pelas seguintes evidncias: A levedura encontrada nas escamas Nistatina e Imidazol (anti-fngicos) so ativos nesses pacientes Ocorrem mais em indivduos HIV positivos importncia da deficincia imune Caspa com aumento dos anticorpos contra o fungo. As leses eritemato-descamativas ocorrem mais comumente no couro cabeludo, regies centrais da face e reas retro-auriculares, alm de, em alguns casos poder se evidenciar na axila e pescoo (especialmente na puberdade). Essa doena costuma ocorrer mais comumente no inverdo quando a pele permanece mais seca. Quando ocorre nas dobras da pele a leso apresenta-se mida e no h uma descamao seca e sim uma macerao local nesses casos deve-se proceder sempre o diagnstico diferencial entre dermatite seborrica e dermatite de contato (avaliar a histria) Dermatites de dobras em crianas tem um diagnstico diferencial importante entre a dermatite seborrica e o eczema, com a diferena de que na dermatite seborrica a leso desaparece em 4 a 8 semanas, diferente do que ocorre no eczema. Em crianas a DS ocorre na faixa de 2 a 10 semanas de vida com resoluo do quadro em 2 a 4 semanas. H leses descamativas do couro cabeludo que, nesse caso, deve ser feito o diagnstico diferencial com micose (primeira hiptese) assim importante fazer uma delicada avaliao do quadro de descamao do couro cabeludo nessas crianas. A dermatite seborrica pode levar a eczemao secundria e, nesse caso, comea a haver a formao de crostas Esse processo bastante comum e, por isso alguns autores classificam a dermatite seborrica como uma doena eczematosa. Nas leses do centro da face os sulcos nasolabiais e nasogenianos podem se apresentar hipocrmicos resultantes da descamao e da falta de fixao do pigmento ao queratincito (pela descamao). A dermatite seborrica pode tambm levar a complicaes infecciosas como a infeco bacteriana secundria tambm chamada de impetiginizao devido semelhana do quadro com o impetigo. Pode tambm estar associada formao de pstulas e exudao nesse caso de exudao deve-se fazer diagnstico diferencial com micose, eczema de contato e psorase. Dermatite Seborrica Figurada leses principalmente torcicas de caractersticas arciformes com marginao evidade (devido maior atividade das bordas). Doena de Leiner Doena autossmica dominante ligada deficincia quantitativa do componente C5 do complemento que cursa com um tipo especfico de dermatite seborrica a Dermatite seborrica eritrodrmica caracterizada pela presena de leses difusas por todo o corpo. H tambm diarria, infeces bacterianas e fngicas (Candida sp.). Tratamento No contagiosa Controle mas sem cura Exposio solar melhora no vero Medicao Sulfeto de selnio Ketoconazol (imidazlico) Piridionato de zinco

Dermatologia ~

By Burnsinc

10

Corticide tpico usar associado com antibitico ou antifngico. Deve-se fazer em doses baixas devido possibilidade de efeito rebote que far com que as leses retornem quando o indivduo interromper o tratamento. Creme Couro cabeludo em xanpu

PsoraseDoena crnica bastante freqente que acomete cerca de 1% da populao. de muito fcil diagnstico porm de difcil tratamento. Caracterizada pela presena de placas uniformes de tamanhos variveis com processo eritematoso associado a escamas estratificadas branco-prateadas. Acomete indivduos em qualquer idade, mas principalmente em adultos maiores de 40 anos. A incidncia igual para ambos os sexos. Dentre os Fatores Etiolgicos postulados, encontramos: Gentico Ligao ao HLA B13, B17 e CW6 Estudos de populaes e concordncia em gmeos (k=70%) d evidncia adicional Heranas Multifatorias poligncias associadas a fatores desencadeantes e, entre estes: Trauma cutneo fenmeno isomrfico ou de Koebner trata-se de uma leso sobre o trauma (fsico ou qumico). Ocorre na Psorase, Vitiligo, Lquen plano, entre outros Infeces: estreptoccicas e AIDS Drogas: Ltio, Beta-bloqueadores, AINEs, Corticides Stress emocional Outros As leses so mais comuns em reas de atrito constante como: sacro, cotovelo, joelho, couro cabeludo, etc. e respondem bem exposio solar. Essas leses so caracterizadas por: Hiperplasia de queratincitos Inflamao Aumento do nmero de clulas em proliferao e diminuio do termpo de turnover celular (passa de 21 dias para apenas 3 dias). Quanto fisiopatologia, cogita-se a existncia de anormalidade gentica do queratincito. Estudos tm sido feitos na inteno de identificar defeitos bioqumicos especficos ou ento para detectar a alterao do cido aracdnico e seus derivados bem como em proteases especficas, cAMP, etc. Se bem que atualmente se tem observado que essas alteraes so muito mais conseqncias do que causas dessa doena. O mecanismo imunolgico atualmente aceito para o desenvolvimento das leses na psorase esquematizado a seguir: Linfcito T ativado Resposta Cicloxigenase A Antgeno APC Linfonodo Linfocina inflamao e proliferao celular. Em 70% dos indivduos essas leses no so pruriginosas. J em 20% deles essas leses tem alto grau de pruriginosidade. Quando a leso muito pruriginosa, devido freqncia com que o paciente coa, ela apresenta-se quase sem escamas pode haver tambm processo de liquenificao. Quando h acometimento do couro cabeludo, a diferenciao entre a psorase e a dermatite seborrica se d pelo fato de nesta o processo mais difuso e intenso nas bordas e naquela h leses bem delimitadas. Em processos generalizados pode haver manifestaes sistmicas secundrias. Cerca de 50% dos casos de psorase cursam com leses ungueais caracterizando a unha em dedal depresso cumpuniforme. H tambm descolamento a partir da borda livre daunha (onicomicose). 5 a 10% dos pacientes apresentam artropatia mono ou oligo articular nesse caso a patologia donominada Psorase Artroptica. No processo de curetagem, inicialmente saem as escamas formando o sinal da vela. Prosseguindo-se a curetagem comeam a aparecer pontos hemorrgicos sinal do orvalho sangrande ou sinal de Auspitz. Psorase invertida diagnstico diferencial de dermatite seborrica. Trata-se de um processo uniforme, melhor delimitado e de descamao seca. invertida porque ocorre tambm nas regies de dobras.

Dermatologia ~

By Burnsinc

11

Psorase Pustulosa Generalizada decorrente do efeito rebote pelo uso de corticides sistmicos aps a interrupo do tratamento. Psorases localizadas especialmente em mo e ps devem fazer diagnstico diferencial com eczemas infectados. Tratamento Esclarecimento ao paciente: doena no-contagiosa e possibilidade de comprometimento sistmico Ao benfica do sol Possibilidade de controle Extenso do quadro, idade, condio geral de sade e Nvel Scio-econmico e intelectual tambm influenciam bastante. Leses Localizadas At 10% da pele afetada Corticide tpico Coaltar Antramina Calcipotriol derivado da vitamina D (calcitriol) Leses Sistmicas Mais de 20% da pele tomada (de 10 a 20% so leses intermedirias) Puva soralnico (sensibiliza a pele radiao) + UV-A Metrotexalte Etretinato, Acetretin derivados da vitamina A Ciclosporina A

Ptirase Rubra PilarDoena rara, caracterizada por uma trade importante: Ppulas queratcicas foliculares Tendncia a evoluo eritrodermia Progresso hiperqueratose palmo-plantar Tipos: Espordica ps-infeco O quadro regride em meses ou anos Ppula Desordem ictiosiforme As leses so pequenas ppulas secas e speras que ficam nos stios foliculares. Ocorrem mais classicamente no dorso das falanges proximais. Essas leses evoluem eritrodermia de cor salmo com algumas reas mais levemente acometidas pode afetar at 90% da pele.

EritrodermiaQuadro caracterizado por eritema e descamao crnicos (o que diferencia do exantema) com afeco de rea de pela maior que 90%. Etiologicamente pode ser devido a: Agravamento de condio prvia como ocorre no eczema (h tambm exsudao), dermatite seborrica no neonato (fazer diagnstico diferencial com dermatite congnita), psorase e escabiose Evoluo natural das dermatoses como ocorre na ptirase rubra pilar, penfigus foliado (fogo selvagem) e dermatite congnita. Drogas como xenical, penicilina, barbitricos Fase inicial de linfoma de clulas T quando o linfoma acomete a pele comum haver liquenificao associada. Para fazer o diagnstico alguns fatores so importantes: Histria prvia de leso Uso de medicamentos

Dermatologia ~

By Burnsinc

12

Exame e seguimento histopatolgico de 6 em 6 meses em casos idiopticos.

Ptirase Rsea de GibertDoena aguda e auto-limitada (4 a 6 semanas) sem sintomas constitucionais e de incidncia sazonal ocorrendo mais ao final do inverno e do vero. Acomete principalmente crianas e jovens A etiologia viral e as leses grandes resultantes permanecem por cerca de 2 semanas aps o que comeam a diminuir progressivamente e dar lugar a outro tipo de leso (leso em rvore de natal). O carter sazonal tambm um importante indicativo de processo viral. A leso ovalada e grande com descamao fina que no chega at a borda do processo. O maior eixo da leso normalmente paralelo s linhas de fora da pele permanecendo por cerca de 1 a 2 semanas especialmente em reas cobertas (dobras). Aps essa leso inicial h outras leses caracterizadas pela rvore de natal no dorso. Deve-se proceder diagnstico diferencial com sfilis secundria (tem gnglios) e Erupes medicamentosas. Tratamento A doena auto-limitada e o tratamento tem mais valor psicolgico e um pouco sintomtico Corticide fraco e indicao de exposio solar Deve-se esclarecer o paciente sobre a piora do quadro que ocorre no surgimento das leses em rvore de natal mas importante deixar claro que o processo vai sumir em, no mximo 8 semanas.

ERUPES MEDICAMENTOSASCerca de 2,2% dos indivduos que tomam algum medicamento vo desenvolver reao adversa. Os processos que mediam essas reaes podem ser de dois tipos: No Imunolgicos Superdosagem Efeitos Colaterais Efeito cumulativo Antibiticos Distrbio ecolgico Biotropismo Interao medicamentosa Alterao metablica Ativao de vias efetoras Imunolgicos Reaes de hipersensibilidade: I mediada por IgE II efeito citotxico III deposio de complexo antgeno-anticorpo IV Reao celular clulas T As mais freqentes so as tipo I, III e IV Sonolncia pode ocorrem em indivduos que estejam fazendo uso de anti-histamnico Ltio em indivduos com depresso se ele tem psorase pode exacerbar este quadro. Pigmentao em rea exposta ao sol pelo uso de antiarrtmicos Antibiticos por longos perodos candidase Clinicamente encontramos como distrbios principais os seguintes: Eritema fixo 34,2% Exantema 31,6% Urticria 20% Dermatite por ouro 6,7% Eritema Polimorfo 1,8% Sndrome de Lyell 1,8%

Dermatologia ~

By Burnsinc

13

Sndrome de Steven-Johnson 0,9% Necrose epidrmica Txica Eritema Nodoso Eritrodermia Erupo eczemtica Reao por fotossensibilidade Alterao pigmentar

As reaes adversas a medicamentos podem mimetizar qualquer alterao dermatolgica: Bolhas com exsudao por peroxican (antiifnlamatrio) ocorre devido fotossensibilizao solar Nododerme Halogenados e iodados aspecto da leso pustuloso e posteriormente vegetante Leses Ppulo-pustulosas Erupes acneiformes (semelhantes acne vulgar ocorre pelo uso de corticosterides sistmicos e inazida Etiologia: Antimicrobianos 42,2% Antipirtico, antiinflamatrio e analgsico 27,1% Ao sobre o SNC 10,2% - barbitrico e anticonvulsivante Ouro 6,7% Outras 3,8%

ExantemaErupo macular ou mculo-papular aguda, auto-limitada em que h eritema generalizado. E dividida em dois grupos conforme j visto: Morbiliforme ou rubeoliforme quando h regies de pele normal prottipo da rubola e sarambo. Escarlatiniforme sem ilhotas normais. O tempo de latncia das drogas nesse caso varia de poucas horas a alguns dias (at 7). As leses so bastante pruriginosas o que o diferencia dos exantemas virais. Drogas: Ampicilina e Penicilina AINE pirazolona e Fenil Butazona Sulfonamida Fenito[ina Carbamazepina Ouro Gentamicina Diagnstico Diferencial Virais Cocksackie A-16 Echovrus 9 Rubola e Sarampo Mononucleose Eritema Infeccioso Bacteriano Escarlatina e Sfilis

Urticria e AngiodermaPode ser por mecanismo imunolgico ou no. As reaes imunes mais comuns so a I e III. Anafilaxia e reaes anafilactides

Dermatologia ~

By Burnsinc

14

Urticria pode ser uma manifestao de distrbios do sono Etiologia Drogas causa principal Alimentos camaro e frutos do mar Inalantes Infeces Agente fsico Doenas internas Drogas Soros de animais Dextrans Enzimas Hormnios peptdeos Penicilinas Cefalosporinas Benzoatos Pirazolonas Urticria - As leses consistem em placas eritemato-edematosas que perduram por cerca de 1 a 2 horas no mesmo local sendo assim, bastante efmeras esse tempo de durao bastante importante para diferenci-la das picadas de insetos que persistem por mais de um dia. Ambas so muito pruriginosas. Angioderme Edema profundo da derme e hipoderme [e mais importante em partes moles por exemplo regies palpebral e labial. Pode haver broncoespasmo com alteraes respiratrias ocorre quando h choque anafiltico o processo bastante raro. Tratamento com corticide sistmico. Se o broncoespasmo importante deve-se internar o paciente para medidas de observao e suporte e fazer adrenalina subcutnea para tentar combater o broncoespasmo. Se no for suficiente processa-se a entubao orotraqueal.

Eritema FixoLeso unica e exclusivamente causada por medicamento. Etiologias Tetraciclinas Sulfonas Barbitricos Fenilbutazonas Metimazol H um quadro inflamatrio inicial com leses so nicas ou pouco numerosas com bastante prurido ou ardor em queimao. So leses eritemato-edematosas com tendncia hiperpigmentao. O nome fixo vem do fato de que cada vez que o indivduo se expe ao medicamento o quadro se exacerba no mesmo local com aumento e estabelecimento de pigmentao residual essa uma caracterstica peculiar desta patologia.

Eritema Polimorfo (multiforme)Sndrome aguda, auto-limitada, com leso cutnea distinsta, com ou sem acometimento mucoso. O quadro heterogneo com diversos agentes etiologias e amplo espectro de gravidade Pode ser classificada em: Minor Major (ou Sndrome de Steven-Johnson) Sndrome de Lyell

Dermatologia ~

By Burnsinc

15

ERITEMA POLIMORFO MINOR H um acometimento preferencial dos membros em relao ao tronco, em especial na superfcie extensora e na palma/planta. No h acometimento de mucosas ou fica restrita a apenas uma delas (normalmente bucal) Alteraes e sintomatologia sistmica ausente Tendncia recorrncia Leses em alvo (ou Herpes-ris) com centro ciantico purprico. So leses bastante doloridas. Pode haver dessas leses tambm na variante major, mas so mais caracteristicamente visualizadas no EP minor.

ERITEMA POLIMORFO MAJOR SNDROME DE STEVEN-JOHNSON (SSJ) mais grave que a anterior. Acomete no mnimo 2 superfcies mucosas levando a alteraes especficas, por exemplo alteraes de deglutio. So leses polimrficas no to definidas como na patologia anterior Apresentam-se recobertas por crostas crosta hemtica. Curso aproximado de 1 a 6 semanas (mais longo que da minor) Acometimento ocular Conjuntivite Ceratite Eroso da crnea Panolftalmite Mortalidade da ordem de 6 a 10%. Agentes etiolgicos Sulfonamida trinoxazil Anticonvulsivantes fentona, barbitricos, carbamazepina Antiinflamatrios Pirazolona Outros Essa doena pode ocorrer tambm por reao imune tipo IV. Causas no-medicamentosas Herpes Simplex Micoplasma pneumoniae

SNDROME DE LYELL NECRLISE EPIDRMICA TXICAMortalidade muito alta, da ordem de 25 a 40% importante fazer o diagnstico diferencial com sndrome da pele escaldada estafiloccica (mais comum em lactentes como suposta toxina causada por Stafilococos tipo II fagotipo 55 a 70. Apresenta duas fases: Eruptiva Pico De 1 a 3 dias at uma semana de latncia (a latncia menor que na SSJ que de 1 a 3 semanas com pico em 2 semanas) Inicialmente h exantema generalizado com sinais prodrmicos com generalizao desse exantema em cpoucas horas. Depois dessa generalizao (algumas horas) h desprendimento da pele em grandes retalhos (muito caracterstico) e o paciente fica semelhante a um grande queimado. Esse desprendimento dado como conseqncia da formao de bolhas confluentes. Assim, h formao de grandes exulceraes. Pouca afeco das mucosas em comparao com a SSJ. Como sintomatologia h grande ardor e fadiga (prodrmico) Como conduta devemos internar e dar condies de suporte para evitar a falncia cutnea aguda Alterao do balano hidroeletroltico - % AC > 50 = perda de 3 a 4 l de gua Infeco Regulao trmica evitar hiportermia Funo imunolgica Estado hipermetablico aumento do aporte nutricional Afeces sistmicas

Dermatologia ~

By Burnsinc

16

Febre TGI Eroso esofagiana, pancreatite (com aumento de amilase) e hepatite (com aumento de transaminase) TResp eroso de traquia e brnqui e edema pulmonar Hemato Anemia microctica hipocrmica (80%), Leucopenia (90%), neutropenia (30%) e plaquetomenia (1%) alm de CID. Renal Insuficincia renal pr-renal progressiva at necrose tubular aguda. Tambm glomerulonefrite. A inteno do suporte tentar manter o indivduo por mais de 3 semanas, porque a partir da a reverso do quadro quase certa em cerca de 3 ou 4 semanas. Seqelas Cutneas: discromia, distrofia ungueal e hiperhidrose Mucosas: eroso crnica (cicatrizes atrficas), sinquias e xerostomia Oculares 40 a 50%: Sndrome do olho seco, Alteraes palpebrais e de acuidade visual Na sndrome de Lyell h necrose na camada granulosa da epiderme regio mais superficial do que ocorre nos queimados e, por isso, no h retrao da pele e volta perfeitamente ao normal. H um aumento bastante grande na incidncia de sndrome de Lyell em indivduos com AIDS 1:1000. Causa de Morte: Infeces Septicemia Agentes S. aureus P. aeruginosa Polimicrobioma Candida sp. Fonte: pulmo pele cateter CAV Edema pulmonar Embolia pulmonar Uso de corticosterides nesse caso contra-indicado porque aumenta a mortalidade, a gravidade e a sintomatologia do paciente. Tambm contra-indicado na SSJ.

DOENAS ECZEMATOSASSo doenas muito freqntes, sendo a doena dermatolgica mais freqnte. O segundo lugar ocupado pelas dermatomicoses (micoses superficiais). O eczema pode ser iatrognico por exemplo quando ocorre em decorrncia do uso de determinados medicamentos. A etiopatogenia mltipla por isso chamamos de Sndrome Eczemtica Conceito: Os processos so caracterizados pelos seguintes tens, que podem estar presentes isoladamente ou no e concomitantes ou no. Eritema Edema Infiltrao Vesiculao Secreo Crosta Escama Liquenificao Prurido Todos os processos eczematosos SEMPRE so acompanhados de prurido.

Dermatologia ~

By Burnsinc

17

Classificao A classificao feita pelas caractersticas clnicas e morfolgicas: Agudo caracterizado por Eritema Edema Infiltrao Vesiculao Secreo Sub-agudo fase intermediria Crnico caracterizado por Crosta Escama Liquenificao (acentuao das pregas naturais da pele)

Sndromes EczematosasDermatite Atpica Lquen simples cronico (neurodermite) Disidrose Eczema numular Eczema de estase Eczema de contato

Exposio Deposio / Predisposio

Dermatite AtpicaPredisposio alrgica a alguma coisa asma, bronquite, rinite, dermatite 1923 Coca e Cooke Conceito de Atopia 1933 Suzember Conceito de Dermatite Atpica

Etiopatogenia No-Imunolgicos Herana Ambiente Prurido e Hiperatividade cutnea Vsculo-reatividade anmala Sequido da pele (aumenta o prurido) Bloqueio Beta-adrengico Deficincia de quimiotticos

Imunolgicos Aumento de IgE Eosinofilia cutnea Clulas T alterao em nmero e funo Deficincia da imunidade cleular Associao com quadro de imunodeficincias

Clinica Quadro eczematoso Lactente muito agudo e exsudativo H um quadro vesiculoso disseminado. difuso, mas poupa o macio central da face (rea maxilar, nariz, bochecha) diferencia da dermatite seborrica. Um critrio diagnstico importante a presena da prega de Doment a presena de uma prega dupla na regio ocular (na poro medial da plpebra inferior) esse sinal patognomnico de atopia.

Dermatologia ~

By Burnsinc

18

Infantil Tende a cronificar quadro subagudo As leses limitam-se s dobras. So semelhantes s leses da piodermite e das infeces herpticas (com exsudao e formao de crostas). Adulto quadro crnico tpico. Leses liquenificadas em grandes dobras acomete especialmente pescoo, joelho (cavo popleteo) e axila. Diagnsticos diferenciais Lactente com dermatite seborrica e doena de falti Infantil Ptirase Rsea e Micoses superficiais Adulto outros eczemas e Psorase Critrios de diferenciao: Sempre Prurido Morfologia e distribuio tpica (ext face e dobras) Eczema recidivante crnico Dois ou mais Histria familiar ou individual Reatividade imediata a teste cutneo Dermografismo branco (teste com risco) verificao vsculo-cutnea Catarata sub-capsular Quatro ou mais Xerose Ictiose secura nos membros inferiores com formao de escamas Excesso de pregas Ptirase alba crianas pardas Queratose pilar (face posterior do brao) Palidez facial Aumento da IgE Ceratose Alteraes cutneas inflamatrias Pregas nos olhos Doena do molusco contagioso tem ligao com atopia. Tambm a tinea. Laboratorial Eosinofilia Aumento de IgE Teste intradrmico RAST Bipsia de pele confirma a dermatite, mas no d pra ver que atpica porque as caractersticas histolgicas so semelhantes. Complicaes Infeces bacterianas Infeces virais Doena do molusco contagioso e Herpes Simplex Infeces fngicas Catarata Tratamento Cuidados gerais Tpicos secativos (para diminuir a exsudao) associados a corticides Sistmicos Antipruriginosos (anti-histamnicos) Outros

Dermatologia ~

By Burnsinc

19

Permaganato de Potssio utilizado como secativo e como anti-bacteriano Amido para diminuir a coceira Evoluo varivel A fase aguda some conforme a criana cresce (meses a anos) Em 10 a 15% dos indivduos h cronificao No adulto, quando ocorre, um processo crnicos.

Dermatite de ContatoDermatite causada pela ao de agressores externos da pele. Pode ser por: Irritao primria Sensibilizao Fototoxicidade (irritao por substncia ps exposio solar) Fotoalergia

IRRITANTES PRIMRIOSLevam doena na primeira exposio Sem pr-sensibilizao Depende de: Concentrao Tempo de exposio por exemplo lavar loua, roupa, etc. Tolerncia individual depende de cada um e de quanto a pele de cada um agenta a agresso Clnica Pele seca Eczema Descamaes e vesculas podem estar presentes Tratamento Antiinflamatrios tpicos e corticides Protetores luvas (qumicas [silicone] ou comuns) que funcionam como barreira direta.

SENSIBILIZAODoena mediada por Hipersensibilidade tipo IV (gel cambala) Sensibilizao prvia necessria Independe da Concentrao do agente Histria e topografia importantes para identificar o agente Clnica quadro eczematoso agudo ou tendendo cronicidade. Diagnstico teste de contato semelhante ao PPD Tratamento Afastar o agente Antiinflamatrios tpicos ou sistmicos. Patogenia segue o seguinte esquema: Antgeno Pele Clula de Langerhans Clula T da pele ou gnglio Sensibilizao nova exposio Processo inflamtrio contra o antgeno via clulas de memria Agentes importantes: culos Meiolate Escabicida Brinco nquel Bota processo crnico piora Pulseira de relgio Sandlia

Dermatologia ~

By Burnsinc

20

Desodorante, Gilete, Roupas (pelo tecido ou pelo corante) Maquiagem, colrio, esmalte Ps-barba Testes contato por exemplo cimento (micromar) Fazer os testes para substncias especficas de acordo com os hbitos ou ambiente de trabalho do indivduo, por exemplo: Pedreiro, pintor, ceramistas Calados, sapateiro, couro

Eczema NumularEtiologia Xerose pele seca Processos infecciosos Fatores climticos Atopia Clnica Leses em forma de moedas Acomete principalmente as faces extensoras dos membros So bastante recidivantes e pruriginosas Podem ser leses mltiplas Tratamento Corticide tpico ou sistmico

DisidroseEtilogia Atopia Focos infecciosos: Bacteride ou tricofitide) Contactantes Medicamentos Idioptica muito freqente

Clnica Leses vesiculosas na face lateral dos dedos As vesculas como ficam na parte externa (superficial) da epiderme estouram muito facilmente por isso quando o paciente chega, s vemos a descamo. As ides (bacterides e tricofitides) so focos infecciosos de bactrias ou fungos que podem dar fenmeno eczematoso distncia. Por exemplo uma tnea no p com presena de disidrose na mo. Deve-se tratar o p se sumir a disidrose da mo significa o processo era uma alergia distncia. Pode ser difcil a diferenciao com tnea pedis para diferenciar temos que fazer o micolgico que sempre positivo nos casos de tnea. Tratamento Corticide tpico ou sistmico

Neurodermite (Lquen Simples Crnico)Etiopatogenia. Estmulo agressor pode ser externo ou interno e, ambos do muito prurido (deixam o indivduo neurtico). Esse prurido leva a uma intensa coadura e processo de liqunificao que aumenta ainda mais o prurido e assim fecha o ciclo que s tente a aumentar e cronificar a liquenificao presente..

Dermatologia ~

By Burnsinc

21

Clnica Leses papulosas pouco visveis que seguem at a formao de placas importante facer o diferencial de Psorase e lquen plano.

Tratamento Diminuio do prurido: Anti-histamnico Calmante / sedante Corticide tpico NO resolve, a no ser que se use infiltrao ou cobertura com plstico ps-aplicao para aumentar a absoro. Isso porque as grandes placas liquenificadas formam uma barreira maior para a passagem da substncia tpica.

Dermatite de EstaseDermatite ocre depsito de pigmento com estase venosa Pode formar lcera de estase variam de pequenas a leses bem grandes O eczema vem dos fenmenos circulatrios que ocorrem na regio Pode haver linfedema O tratamento reside na tentativa de regularizar os fenmenos circulatrios.

PIODERMITESPiodermites so processos infecciosos que acomentem a pele podendo ser primrios ou secundrios. Flora normal Flora Transitria Proveniente do ambiente No se proliferam Rpida reduo (banho, antisspticos, etc) Flora Residente Multiplicam-se na pele e a vivem Reduo no fcil e no totalmente redutvel Pequeno nmero de espcies Contaminao bactria se instala na pele Colonizao multiplicao das bactrias in vivo Infeco quando a bactria causa doena. Na piodermite a bactria j se multiplicou (colonizou) e a passa a causar doena. Flora Residente Microcaccuccae Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus Micrococcus Gram positivos e catalase positivos Sarcina Gram positivos e catalase positivos Corinebacteria Corynebacterium acnes Anaerbio difteriide que acomete o folculo piloso Outras Escherichis coli em pequeno nmero, afeta reas especficas como adjacncias do TGI Pseudomonas sp. Staphylococcus aureus coagulase positivos Fatores modificadores Banho diminui a flora temporria

Dermatologia ~

By Burnsinc

22

Estao do ano Efeito pequeno Aumento da gua da pele quem sua mais tem mais bactrias Ocluso (aumento do nmero) roupas de nylon, sinttica, etc Atmosfera com aumento da umidade principalmente Pseudomonas sp. Idade: Crianas e velhos principalmente Streptococcus Crianas mais bactrias gram negativas Sexo masculino principalmente Staphylococcus aureus Antisspticos Diminuem a flora transitria e um pouco da residente. Resistncia natural pH baixo Sequido relativa das reas expostas Substncias anti-bacterianas naturais cidos graxos insaturados de cadeia longa diminui a proliferao Ig circulante e imunidade celular Interferncia das bactrias da flora residente normal competio por espao e nutrientes Quando h rompimento da barreira qualquer um desses fatores podem estar envolvidos. A infeco pode atingir s a camada superficial ou at camadas mais profundas. Quanto mais superficial o processo, menor e a chance de disseminao. J leses mais profundas tm alto potencial de disseminao. Acometimento da epiderme NO deixa cicatriz aps a resoluo, diferente do que ocorre quando o acometimento da derme para baixo em que h cicatriz com atrofia e/ou alterao de pigmentao.

ImpertigoDefinio Piodermite superficial contagiosa (por contato) que atinge s a epiderme Etiologia S. aureus e/ou Streptococcus (grupo A) Tipos: Bolhoso: S Staphylococcus Crianas e adultos Inicialmente h uma bolha superficial serosa essa a principal diferena. Quando h produo de pus a bolha torna-se sero-purulenta e se rompe (2-3 dias), seca e h formao de crosta (melicrica ou purulenta). Essa crosta aumenta perifericamente de forma que a poro central tem uma aparncia de cura com a poro externa ativa (leso circinada). Ocorrem em qualquer localizao (incluindo palma e planta) Pode haver mais de um tipo de leso concomitante assim, em um local h crosta, no outro h bolha, pstula, etc. Proliferao Centrfuga No Bolhoso Causada tanto por Staphylococcus como por Streptococcus Afeta principalmente crianas Atopia e escabiose So vesculas ou ppulas eritematosas (no h bolhas) h ruptura, exulcerao e formao de crosta melicrica ou purulenta. H extenso perifrica, porm sem cura central. As leses coalescem. Localizam-se especialmente na face (em torno de orifcios naturais) e membros (mas NO afetam palmas e plantas). Impertiginizao Quando h uma leso qualquer na pele e o indivduo coa levando infeco assim uma infeco secundria, decorrente da auto-contaminao (ele mesmo joga as bactrias para dentro do ferimento). Assim, sempre h uma patologia de base. Ocorre comumente em doenas pruriginosas como escabiose, eczema e pediculose.

Dermatologia ~

By Burnsinc

23

Complicaes As complicaes so raras, mas podem ocorrer em alguns casos especiais de indivduos que apresentam outra patologia de base ou em indivduos que so mal-tratados. Assim essas compicaes ocorrem mais em indivduos desnutridos, diabticos ou com imunodeficincias. Nesse caso h aumento da disseminao bacteriana. No caso de Streptococcus pode haver Glomerulonefrite difusa aguda (GNDA), sendo que 33,8% dos casos de GNDA so resultantes de impertigo. Ectima leso complicada do impertigo que se aprofunda e atinge a derme. Quando sai a crosta faz uma ulcerao importante. Evoluo A cura normalmente no acompanhada de seqelas, eritema, hipo ou hiperpigmentao No h cicatriz. Resoluo em 7 a 10 dias para leses grandes e disseminadas e de 3 a 5 dias para quadros mais localizados. Tratamento Remoo da crosta essa remoo a conduta mais importante. Ela feita atravs de uma gase. importante porque as bactrias ficam abaixo das crostas e, se no removermos, no conseguiremos fazer um debridamento importante. Porm, essas placas so aderentes e temos que amolec-las. Banhos e compressas secativas de permaganato de potssio (KMnO4), lquido de Dakin e gua boricada. Tambm sabes antisspticos Esse passo importante para o amolecimento da crosta. Antibiticos locais neomicina ou gentamicina utilizados nos casos de ulceraes Antibiticos sistmicos Eritromicina, cefalosporina e penicilina em casos disseminados ou com sintomas gerais de linfadenopatia, MEG e desnutrio.

ErisipelaDefinio Infeco superficial que atinge o tecido conjuntivo (derme) Etiologia Streptococcus (grupo A) porta de entrada atravs de solues de continuidade, cortes, etc. Abrupto, eritema, edema, calor e extenso com limites definidos e dor; pode haver vesculas e bolhas. Os sintomas so mais importantes que no impertigo. Sintomas gerais: febre, cefalia, adenomegalia. Acomete especialmente: Face, couro cabeludo e membros (mais tpico) - crianas Pernas (50%), face (35%), orelha (3%) adultos Abdome recm nascidos afeco do cordo umbilical Quando acomete a face h edema palpebral e leses semelhantes a estouro de espinha. Pode haver tambm sangramento na bolha (quando envolve a derme). As bolhas (erisipelas bolhosas) podem surgir pelo edema no caso h acmulo de lquido na regio epidrmica separando camadas e formando as bolhas. Clinicamente a erisipela DI muito, independentemente do tamanho da leso, diferentemente do que ocorre no impertigo que quase no di. Complicaes Nefrite, glomerulonetrife, abscessos subcutneos, celulites (infeces do tecido celulas sub-cutneo), sepse, recorrncia com linfedema. Evoluo 1 a 3 semanas Diagnstico: Clnico pelas caractersticas da leso Isolamento de Streptococcus procurar tambm na garganta, nariz e olhos quando no estiverem na leso. Aumento da Anti-estreptolisina O aps 1 semana Tratamento Penicilina, sulfas, eritromicina e cefalosporina

Dermatologia ~

By Burnsinc

24

A penicilina pode ser a benzatina (benzetacil) ou a Cristalina, utilizada em casos mais graves nessas casos tem-se que internar o indivduo para medicar no hospital. Repouso com membros elevados Antiinflamatrios Recorrncia manifestao em meses tratar com penicilina. Recorrncia mais comum nos membros Ocorre quando a porta de entrada no tratada porque a a bactria entra e infecta novamente que leva a aumento do linfedema e aumento conseqente da predisposio infeco que novamente aumenta o linfedema at que se forme a elefantase nostra caracterizada tambm pela presena de verrugas devido ao aumento de proliferao da pele (disparado pelo prprio linfedema).

FoliculitesDefinio infeco aguda ou crnica do folculo piloso Estrutura do folculo piloso:

stio do folculo piloso

Pelo

Bulbo raiz do pelo Parte viva

Gld Sebcea

Foliculites Superficiais Afetam o stio dos folculso Podem ser primrias ou secundrias Etilogia Fsica ocluo, calor (plstico, roupas [lycra]) Qumica substncias oleosas Agentes Staphylococcus coagulase positivos Quadro Clnico Pstulas foliculares centrais. Mais persistentes coxas e ndegas podem formar crostas foliculares (quando a pstula seca). H cura sem presena de cicatriz. Diferenciao da miliria (nesse caso o indivduo sua muito) feita porque h alterao da glndula sudorpara e no do pelo.. Foliculite Profunda Sicose da barba Staphylococcus aureus (ocorre tambm nas mulheres na regio da virlia) Furnculo e Antraz Staphylococcus aureus no s afeta o pelo mas tambm a glndula sebcea pode haver presena de carnego parte da glndula sebcea que expelida na leso uma massa enegrecida que sai da leso.

Dermatologia ~

By Burnsinc

25

Hordolo (tersol) Atinge o clio Clinicamente h formao de ppulas e ndulos. Foliculite decalvante quando h perda de pelos Pode haver tambm leso cicatricial Foliculite Queloidiana da Nuca Mais comum em indivduos pardos e negros e indivduos de cabelos crespos Trata-se de uma foliculose profunda quando o indivduo tem tendncia formao de quelide Furnculos / Antraz Staphylococcus aureus fagotipo 80/81 Fatores predisponentes: Macerao Diminuio de gama globulina Ferimentos Diabetes melito Anemia Histria familiar (no por ser gentico mas sim pela disseminao) Deficincia de funo neutroflica Doenas que afetem o sistema imune Linfomas e leucemias Furunculose Surtos de furnculos. Nesse caso so vrios furnculos em locais diferentes que podem aparecer ao mesmo tempo ou alterandamente, i.e., quando aparece um desaparece o outro e assim por diante. Afeta principalmente as narinas, pregas inguino-crurais, genitais externos e perneo Antrax So vrios furnculos que crescem simultaneamente e no MESMO local (diferencia da furunculose) Tratamento Antibiticos orais Drenagem Desinfeco Higiente Antibiticos tpicos para leses pequenas e localizadas.

ECTOPARASITOSESSo dermatoses produzidas na pele por ao de parasitas grandes. Alguns autores adotam tambm o termo zooparazitoses Esse grupo de doenas inclui tambm a Leishmaniose. Antigamente essas patologias eram muito comuns e sua incidncia diminuiu bastante aps o aparecimento do Benzeno Hexa-Clorado (BHC). Porm, atualmente, novamente observa-se um crescimento na incidncia destas patologias.

EscabioseDoena cuja freqncia vem aumentando bastante atualmente. Causada por um caro Sarcopitis scabieis que um parasita exclusivamente humano. Parasita humano obrigatrio Distribuio caracterstica das leses Prurido noturno ou quando o indivduo tira a roupa esta a primeira queixa Casos familiares

Dermatologia ~

By Burnsinc

26

Durante o ciclo de vida do animal, o macho e a fmea acasalam-se na superfcie da pele. Aps o acasalamento o macho morre e a fmea permanece. Esta penetra na pele atravs de um tnel de aproximadamente 0,8mm de dimetro e pe seus ovos. Estes eclodem e as ninfas passam a alocar-se nos fmites (roupas) devido ao contato com a superfcie, ou ento se aprofundam na pele. Assim, a roupa constitui um importante contaminante. O perodo de incubao varia de 20 a 30 dias, mas a extenso da patologia no indivduo depende no s do tempo de incubao mas tambm da quantidade de organismos infectantes. As leses so caracterizadas por: Ppulas com iminncia acariana (virgulide) muito caracterstica pode haver tambm formao de microvesculas adjacentes ao tnel virgulide. H tambm eritema e descamao alm de formao de microcrostas pela escoriao resultante da coadura. Atinge preferencialmente partes mais quentes e moles da pele. Diagnstico Sintomatologia Prurido noturno ou quando o indivduo tira a roupa Tipo de Leso Virgulide Topografia Mais comumente na mama e pnis Tratamento de prova no caso o tratamento bastante incuo e no h problemas em se realizar esta prova.

A distribuio topogrfica diferente no homem e na mulher bem como entre os adultos e crianas h diferenas: Adultos: Punhos Interdgitos da mo Regies latero-anterior e latero-posterior da axila Abdome, em faixa Genitais Face externa da coxa Dobra do p Fossa popltea Crianas H tambm acometimento da face e da palma da mo porque essas regies apresentam ainda pele fina. Idosos Devido flacidez da pele h leses descamativas que podem formar bolhas. No caso de haver processo disseminado importante diferenciar a escabiose da miliria. Esta ltima causada pelo entupimento da glndula sudorpara de forma que sua presso normal de 3 a 5 mm sofre grande aumento podendo levar ruptura da glndula e derrame de secreo no interior da derme com gerao de prurido e processo inflamatrio. Sarna nodular Ocorre preferencialmente na bolsa escrotal e no corpo do pnis. So leses bastante pruriginosas e que cursam com espessamento nervoso ao exame histopatolgico pode haver um processo cclico de espessamento semelhante ao que ocorre no lquen simples plano. Sarna Norueguesa (Sarna Crostosa) Caracterizada por leses que parecem recobertas de farinha. Ocorre mais comumente em indivduos desnutridos, marginalizados e com doenas conceptivas (AIDS e cncer). um processo generalizado que afeta principalmente as reas comuns de escabiose, mas tambm pode se estender para a regio da face e orelha. Essas leses so ricas em parasitas sendo portanto, altamente contaminantes. Como testes podemos citar: Jarbas-Porto Fixao de fita adesiva (durex) sobre a leso e fixao do caro.

Dermatologia ~

By Burnsinc

27

Curetagem com bisturi afiado coleta de material para observao direta em lmina (acrescer gua ou soro fisiolgico). Tratamento Benzoato de Benzila + vaselina ou sabo de coco Estender tratamento a todos os contactantes Monossulpiran (derivado do Antabuzi medicamento utilizado no tratamento do alcoolismo). Deve-se tormar cuidado com sua indicao porque apresenta grandes efeitos adversos quando misturado com lcool, com formao de reao alrgica eritematosa. Assim, deve-se advertir o paciente que no faa uso de lcool durante o tratamento. Lindano BHC a 2% - Pode levar a leso renal em alguns pacientes. Permetina Derivada da Deltametina (0,025%). Trata-se de um piretide sinttico com importante ao escabicida. Todos esses tratamentos devem seguir o seguinte esquema: tratar por 3 a 5 dias, parar por 7 dias (para haver a ecloso dos ovos) e voltar a tratar por mais 3 a 5 dias. Tratamento da roupa Exposio ao ar ou aquecer (secadora ou sol) uma vez que aps sete dias fora do corpo o caro morre. Formal em spray nos armrios cuidado pois mancha as roupas escuras ou nylon. Nesses casos colocar esse tipo de roupa numa caixa fechada contendo naftalina. Enxofre a 25% Glicerina, gua, talco e xido de zinco, tudo a 25% associado ao enxofre Vaselina a 5%

Pediculose Pediculosis humans capitis piolho da cabea Pediculosis humans corporus piolho do corpo Pediculosis Ptiriasis (pubiana) chato Os ovos desses organismos so depositados localmente. O piolho um hematfago e fica na fibra da roupa por isso colocar a roupa fora do corpo. Mucopolissacride Substncia responsvel pela aderncia do piolho de cabea ao pelo. No couro cabeludo evidencia-se especialmente na nuca. Pontos brancos nos pelos podem Ter duas caractersticas: Aderentes so as lndias ovos de piolho que se fixam ao pelo. Concomitante na pele h formao de mancha cerlea arrouxeada semelhante a um chupo. No-aderentes Ptirius capitis a caspa, um tipo especfico de dermatite seborrica um importante diagnstico diferencial. Chato Apresentam-se como pontos marrons mculas que andam ao toque. Se apertar faz clect. Doena contagiosa Normalmente possvel observar a presena de pontos hemorrgicos nas roupas ntimas que so microhemorragias. Tratamento Permitrina a 5% Benzoato de Benzila BHC lindano Monossulpiran Deve-se matar tambm a lndia e o piolho. Os escabicidas comuns no matam o piolho. Para tal necessrio utilizar um medicamento que dissolva o mucopolissacardeo que confere a aderncia. Para isso podemos usar: gua e vinagre aquecidos Pente fino

Dermatologia ~

By Burnsinc

28

A lndia aloja-se no stio folicular com o crescimento do cabelo ela segue junto porque permanece aderida ao fio diferente da caspa que fica por l devido pouca aderncia. Sulfatremetropin 1g/dia age no piolho mas no na lncia. 50 gotas de xilol em 50 ml de vaselina l[iquida e pente fino para as lndias.

Miase

Infestao da pele e mucosa normal ou ulcerada e dos orifcios naturais do corpo por larvas de mosca Primria (biontfago) miase furunculide (berne). Ocorrem em tecido sadio. Causada por Calitroga americana. Secundrio Larva Calitroga macelana (varegeira) sobre as ulceraes e passa comendo a ferida.

As larvas apresentam na sua superfcie espculas que a prendem. Quando se aloja, de tempos em tempos vai para a superfcie da pele para respirar e depois volta. Nesses momentos de sada ela solta uma secreo com odor de queratina molhada (cachorro molhado). As leses so quentes e dolorosas caracterizando-se por ser tumoraes eritemato-edematosas por onde, de quando em quando, protui um ponto enegrecido que a larva. No ciclo, h presena de moscas hematfagas que levam as larvas na barriga. Quando essas moscas picam o indivduo abre-se o sculo e as cerca de 50 larvas saem. Apenas uma destas atuar sobre a pele formando o berne as larvas levam de 10 a 15 dias para crescer a ponto de ser extraveis. Tratamento Vaselina e Toucinho porque tampa a respirao da larva surpreende-se a larva e faz-se a extrao. Outra maneira fazer anestesia circular em volta e comprimir continuamente a regio perifrica da leso. Nesse instante a larva vai sair, a, com um Kelly ou um mosquito deve-se pegar o nariz da larva. No deve-se esmagar a larva porque seno pode haver infeco secundria. Com a exciso da larva h remisso total do quadro.

Tungase Tunga penetrans (pulga) Zonas rurais em chiqueiros e currais (bicho de p[e). Parasitam o porco, co, gato e o homem H formao de ppulas amareladas com um ponto escuro central Localizao predominante nas extremidades especialmente no p. Extrao das pulgas feita com agulha estril e aplicao de iodo h remisso completa do quadro. Deve-se fazer diagnstico diferencial com verruga plantar (olho de peixe)

Larva Migrans CutneaDermatite serpiginosa (bicho geogrfico) Penetrao na pele de larva do Ancilostoma brasiliensis este ancilostomdeo no ultrapassa a pele (diferente do Ancilostoma duodenale responsvel pela ancilostomose). Os vermes habitam o intestino de ces e gatos. Contaminao especialmente na areia de praia e terra de jardim a passagem se d principalmente atravs do calor que favorece a alocao. Erupes lineares, serpiginosas e muito pruriginosas. Acometes especialmente ps, ndegas e dorso. As leses parecem um tnel pode haver tambm formaes vesiculosas nesse caso importante diferenciar de Tnea pedis. Leses disseminadas quadro semelhante aos eczematosos a diferena que mesmo a pode-se notar o aspecto serpiginoso. Tratamento Tiomedazol 4 a 6 vezes ao dia Nos casos disseminados Tiabedazol 20 mg/kg e Abemindazol na mesma concentrao.

Dermatologia ~

By Burnsinc

29

Gelo e crio com N2 lquido.

Erupes por carrapatos (Ixdidas) o popular Biqi Acomete indivduos que andam no mato seco em pocas de frio Dermatite dos prados. H intenso prurido desde o tornozelo at o abdome podendo atingir at mesmo regies mais altas.

Na seqncia h: carrapato ninfas (hexapodos ou octopodos) ciclo por outros animais homem. No homem, quando ataca injeta anticoagulante que causa o prurido. H formao de uma ppula com prolongamentos (em pseudpodos) na verdade uma urtica. Diagnstico diferencial com escabiose e Intoxicao por drogas. Os principais stios de acometimento so: perna, coxa, partes quentes, tornozelo. Pode haver tambm infeco secundria. Tratamento Corticide oral 1mg/kg exceto em casos de HAS, DM, lcera gstrica e Alteraes da tireide. Anti-histamnicos no apresentam efeitos.

ERUPES PPULO-PRURIGINOSASLquen plano Ppulas pruriginosas de causa desconhecida Afeta pele e mucosas cronicamente Agravada por fatores emocionais (semelhante ao que ocorre na psorase) Etiologia Infeco local ou generelizada Auto-imunidade Hereditariedade Deficincia de G6PD Coexistncia com viroses especialmente hepatite B e C associao ainda em estudo. Drogas Antimalricos (utilizados para o tratamento de colagenoses) Reveladores Fotogrficos Clnica Erupes liquenides lquen plano de causa conhecida Ppulas eritematosas violceas, com estrias de Wickam (colorao escurecida) brilhante, de forma poligonal, podendo ser isoladas ou mltiplas. Fenmeno de Koebner isomorfismo A leso pela tentativa de reepitelizao e a forma a leso. Essas alteraes normalmente so lineares. 10% dos casos h alteraes ungueais no muito chamativas so leses puntiformes, pequenas e sem uma alterao morfolgica muito importante essas leses assemelham-se s da psorase. 30% dos casos observam-se leses esbranquiadas nas mucosas so importantes achados para o diagnstico. Pode haver tambm exulceraes da lngua. H espessamento da camada granulosa (camada imediatamente superior Malpighiana). As leses pequenas podem ser confluentes Pode haver leses isoladas na glande. Pigmentao residual um achado importante que ocorre como conseqncia da progresso e desenvolvimento da leso. Ocorre aps o fim do processo inflamatrio. H assim derrame de pigmento na derme, o que confere a cor acinzentada da leso.

Dermatologia ~

By Burnsinc

30

Diagnstico, Histopatologia e Diagnstico Diferencial Antimalricos, arsenicais, mercurais, reveladores fotogrficos. Lquen ntido, espinhoso. Lquen estriado nevus unilateral em casos de leses lineares Ptirase rsea e granuloma anular em casos de leses anulares Lquen Escavado atrfico em casos de leses atrficas Psorase em casos em que h fenmeno de Koebner evidente Onicomicose, Psorase ungueal em casos que afetem a unha Leucoplasia, Cndida e sfilis em casos de afeco da mucosa. Infiltrado inflamatrio em faixa (infiltrado liquenide) na regio dermo-epidrmica. Afeco da camada basal o melancito manda o pigmento pelos dendritos para a camada espinhosa. Com o dano h ruptura do macrfago e h derrame do pigmento na derme. Dentre os tipos de lquen podemos definir: Hipertrfico estimulado pela coceira aumenta a proliferao celular em placa Verrucoso uma variante do hipertrfico em que no h placas as leses so menores. Pilar Linear Anelar forma anis Bolhoso quando h formao de bolhas Atrfico Pequenas ppulas em reas expostas ao sol acontece mais comumente em mo e V do decote associado exposio solar. Maculoso Agudo Actnico Quando ocorre nas dobras com mecerao h hipertrofia e pigmentao. Leso anular pigmentada Diagnstico diferencial com interao medicamentosa fixa Cresce centrifugamente A pigmentao residual atpico Tratamento Sintomtico Sedante (anti-histamnicos) prurido Corticide sistmico Corticide Intralesional Corticide Oclusivo aumenta a sudorese Corticide Tpico Obrigatrio Etretinato Pasta Dgua com mentol funciona como antipruriginoso. A pasta um meio espesso. Reninide oral e Griseofulvina quando o resto no funciona Apoio Psicolgico

Lquen NtidoDoena rara, com ppulas menores que no lquen plano. Normalmente so ppulas individuais sem prurido de etiologia desconhecida (variante do lquen plano ou granuloma anular) Clnica Qualquer idade e raa sem predileo Ppulas de 2 a 5 mm, lisas, brilhantes, com formao de umbilicao central (achatamento superficial) Localiza-se preferencialmente em reas de extenso e convexidade por exemplo no antebrao, pnis, trax, abdome e ndegas. Podem se colocar linearmente Koebner indicando que realmente pode ser uma variante do lquen plano.

Dermatologia ~

By Burnsinc

31

No corpo do pnis tem aspecto hitopatolgico bastante especfico H um importante infiltrado circunscrito na papila drmica. Esse infiltrado pega apenas uma das papilas drmicas diferentemente do que ocorre no plano (que afeta vrias papilas adjacentes) Diagnstico diferencial Verruga plana Queratose pilar Molusco contagioso Lquen plano pilar Psorase Tratamento Corticide tpico, oclusivo ou sistmico

Lquen EstriadoDoena rara que afeta preferencialmente crianas. Mais freqentemente em mulheres. Leso liquenide sbita em que h pequenas ppulas eritematosas em faixa (sentido longitudinal) afetando preferencialmente membros superiores, inferiores com reas prximas, tambm abdome e ndegas. As leses so discretamente pruriginosas. Involuo espontnea at meses ou um ano com hipocromia residual Diagnstico diferencial Lquen plano linear Tratamento corticides fraco tpico ou oclusivo Na evoluo a leso fica esbranquiada lembra micose e vitiligo pode haver formao de redemoinho hipocrmico ou acrmico.

Urticria Aguda Leso eritemato-edematosas no endurecidas Prurido evidente, sbita, efmera ( muito rpida vem e some rapidamente) Gerada pela liberao de histamina e outros

Etiologia Imune Reao imune tipo I (IgE), III (complexos imunes) e, mais raramente IV (contato) No-Imune Inibio do AMPcclico com liberao de histamina Fator modulador aumento da vasodilatao por exemplo pelo lcool, por isso deve ser evitados nesses pacientes. Algumas bebidas tambm tm outras substncias que tambm disparam respostas imunes corantes por exemplo. Fatores genticos problemas no sistema do complemento. Clnica Leses de tamanhos variveis e formas bizarras, com subida fugaz, intermitente e sem seqelas. H bastante prurigo (prurido + ppulas) Fase Aguda Surgimento a menos de 2 meses Afeta qualquer raa, sexo ou idade Angioderma hereditrio Urticria colinrgica no exerccio fsico, nervoso, etc Dermografismo nesse tipo de indivduo no se pode fazer presso

Dermatologia ~

By Burnsinc

32

Fase Crnica 3 ou mais meses Sem elucidao etiolgica Urticria vasculite em casos de colagenose Urticria por agentes fsicos por exemplo gua fria, calor ou sol Dermografismo positivo quando se faz presso em risco, h uma leso avermelhada linear que fica elevada. Palidez marginal reflexa Edema angioneurtico importante diferenciar de angioderma hereditrio (por falta de complemento) ou angioderma por drogas (pode dar edema de glote com quadro bastante grave necessitando de interveno cirrgica imediata [traqueostomia]) As placas esto mais localizadas em reas de atrito ou presso Os fatores emocionais tambm desempenham importante papel. Causas Medicamentos antibiticos, sulfas, analgsicos, barbitricos, salicilatos, contrastes Alimentos corantes, conservantes, frutos do mar, chocolares, leite, ovos, morango, lcool nesses casos importante a presena de substncia corante, conservantes ou que contenham alguma substncia farmacolgica ativa como por exemplo a penicilina e os hormnios no leite de vaca. Infecciosas Bactrias, fungos, vrus, protozorios e helmintos Inalantes Ps-perfumes, inseticidas, desodorantes. Agentes Fsicos Frio, calor, presso, gua Doenas Sistmicas Colagenoses, neoplasias e doenas hematolgicas e adrenais Outros Hereditariedade e fatores emocionais Diagnstico Etiolgico Anamnese minuciosa Exame fsico Exames laboratoriais HMG, RSS, FAN, Micolgico, Urina, Protoparasitolgico e raioX Excluso de fatores Diagnstico diferencial picada de inseto, escabiose, dermatite de contato, eritema polimorto. Tratamento Corticide em casos agudos s quando necessrio Adrenalina Em casos de edema angioneurtico para levar vasoconstrico Anti-histamnicos Anti H1 e anti H2 para combater o prurido (tem menos efeitos colaterais que os corticides) Dieta Proteo contra agentes fsicos Andrgenos (danazol metil testosterona) nas formas hereditrias Prognstico varivel

Picadas Estrfulos

Principalmente insetos Fatores ambientais alimentares e infecciosos Parasitas A leso semelhante da urticria prom mais isoladas e com formao de vesculas. a Seroppula de Tomazoli. Diagnstico diferencial com escabiose e leso local de picada de animais (incluindo insetos)

Tratamento Anti-histamnico Corticide tpico Repelente Afastar os insetos

Dermatologia ~

By Burnsinc

33

Evoluo Com o tempo, h diminuio da intensidade e freqncia dos surtos quando h picadas. Diferenciar do prurido simples do adulto quando s o processo local Leses distncia podem ocorrem no estrfulo. Estas podem apresentar tambm certo grau de hiperqueratose. Formao de pequenas ppulas que podem dar reaes residuais importantes Infeco secundria por estreptococos podendo levar GNDA pode ocorrer nos casos em que o indivduo coloca o dedo no nariz e depois na leso.

TUMORES DE PELEEsto muito relacionados cor da pele e exposio ao sol Tipos de Pele quanto exposio ao sol. I Queima sempre e no bronzeia albino II Queima sempre mas bronzeia pouco III Queima pouco e bronzeia sempre IV No Queima e bronzeia sempre. Os Carcinomas de pele esto mais envolvidos com os tipos de pele I e II. Miscigenao tumores em indivduos mistos de II e III

Leses Pr-CancerosasQueratose Actnica Alteraes celulares na epiderme prximo camada basa com desorganizao celular dos queratincitos. Tambm h atipia. Pode ficar assim pelo resto da vida. Quando ultrapassa a Membrana Basal e vai para a derme, vira um Carcinoma Espino Celular (CEC) Tambm chamada de CEC grau 0,5. So leses eritemato-acastanhadas, com textura seca e spera e de aspecto escamoso. Quielite actnica Quando a queratose actnica atinge os lbios Queratose Arsenical Quando h presena de fator endotactante (no caso o arsnico). No geral a leso semelhante ao que ocorre na queratose actnica Disqueratose de Bowen Leses eritemato-escamosas no tronco. Afetam a epiderme com desorganizao e anaplasia. Tambm pode afetar os folculos na regio da derme fator importante, especialmente em questes de tratamento se formos relacionar queratose actnica. Assim, no caso da disqueratose, no possvel realizar tratamento simples com retirada da epiderme, porque o folculo est afetado mais abaixo, na derme. um CA in situ Grau 1 porque afeta toda a espessura epiderme Diagnstico diferencial com: Queratose actnica, CBC superficial, placa de Tnea. Radiodermite Cronica Ocorre secundariamente a processos de radioterapia com formao de leses eritemato-hipocrmicas com atrofia. Pode evoluir para CA basocelular (CBC), CEC e sarcoma. Leses hipocrmicas, atrficas, com presena de teleangectasias e regies acastanhadas.

Dermatologia ~

By Burnsinc

34

Eritroplasia de Queyrat um processo semelhante queratose de Bowen quando afeta os rgos genitais masculinos. Assim, uma patologia eritmato-escamosa genital. CA espinocelular para os quais esses casos evoluem, normalmente so mais graves. Leucoplasia Leses hipocrmicas com displasia H tambm hiperqueratose que em contato com a umidade fica branca dando a caracterstica da leso. Cicatrizes e lceras Crnicas No caso de cicatrizes ressalta-se os processos de queimadura por metal. Para lceras vale o preceito de que toda irritao crnica pode levar ao desenvolvimento de cncer. H, nesses casos, crescimento vegetante da borda que pode implicar em transformao maligna. O sol importante fator determinante em diversas leses pr-malignas, malignas e no envelhecimento. Corno cutneo Camada de hiperqueratose espiculada. Sua principal causa a queratose actnica, alm de verruga por HPV importante examinar a base destas leses. Xeroderma Pigmentoso Vrias leses pequenas. So mculas acastanhadas, confluentes. Podem progredir para CBC ou melanoma maligno (MM) tambm pode ser secundrio a Nevus melanoctico congnito. A fisiopatologia a dificuldade gentica do reparo do DNA aps a exposio aos raios ultra-violeta.

Carcinoma Basocelular (CBC) o mais freqente. Tumor maligno que raramente metastatiza, cujas clulas so semelhantes s da camada basal e dos anexos cutneos. Estroma fundamental importante para a diviso celular, uma vez que em cultura na ausncia do estroma, no h crescimento das clulas tumorais nesse caso a relao de contato desempenha importante papel. Crescimento lento Fatores predisponentes Pele clara + UV Cicatriz de Queimadura Ingesto de arsnico em indivduos que trabalham com agricultura Radiodermite Diagnstico - Incidncia Indivduos maiores que 40 anos (pelo tempo de exposio ao sol) Mais homens que mulheres (pode inverter especialmente atualmente em que h maior exposio feminina ao sol) Brasil 71,3% dos tumores de pele (estatstica semelhante mundial)

Tipos Clnicos So leses nodulares circulares de aspecto perlceo (brilhante) e com teleangectasia Nodular / ndulo ulcerativo caracterizado pela presena de ppula perlcea brilhante com teleangectasias Superficial (Semelhante ao Bowen Microppula discreta. Diagnstico diferencial com eczema, tnea e ndulos Esclerodermiforme mais agrecivo com processos de fibrose importante ppulas nas bordas do processo. Pigmentado variante nodular de fibrose Diagnstico diferencial com nevus melanoctico (pinta) e melanoma.

Dermatologia ~

By Burnsinc

35

Tenebrante processo ulcerativo no ndulo Os CBCs podem apresentar mais de 1 aspecto concomitante Pode atingir o perineuro das fibras locais Tratamento Cirurgia Excisional Curetagem e eletrocoagulao: raspagem de 2 a 3 vezes com coagulao Criocirurgia com nitrognio lquido a 196 Neste caso o frio destrutivo porque o congelamento muito rpido e o descongelamento lento. Radioterapia Cirurgia microgrfica de Mones As duas primeiras so usadas em tumores pequenos, no agressivos e no recidivados. A tcnica de Mones, que consiste na cirurgia com exciso e execuo simultnea de exame anatomo-patolgico com criofratura para observar a margem de resseco e fazer a retirada com segurana... Assim, s para de extrair quando acabar o tumor das margens. Utilizado em locais onde o tumor grande. Na lmina, devido ao componente histolgico, o CBC tem as mesmas caractersticas dos anexos epidrmicos, por isso preciso cuidado para no haver confuso.

Carcinoma Espinocelular (CEC)Segundo tumor de pele em freqncia. Originrio de queratincitos da epiderme D bastante metstase primeiramente ganglionar Crescimento mais rpido que o CBC Invaso de tecidos adjacentes comum. Diagnstico

Idade: 55 a 59 anos Acomete mais homens que mulheres na razo 2:1 Frequncia no Brasil 20,6% dos tumores de pele Pele Clara + exposio solar.

Afeta preferencialmente o lbio inferior, orelha, face, dorso da mo, mucosa oral, genitlia externa e reas expostas ao sol. Afeces no pnis maior em indivduos que no so postectomizados (circuncidados) Pode evoluir de uma queratose actnica nesse caso mais lento que aqueles que aparecem na mucosa. Dentre as leses, pode haver placas, ndulos, processos ulcerativos e leses verrucoas e vegetantes. Quando h leso ulcerada deve-se fazer diagnstico diferencial com blastomicose Quando a leso em ppula o diagnstico diferencial com CBC A dor maior quando h afeco de nervos. Tratamento Semelhante ao CBC, mas com as seguintes diferenas: Mais Agressivo Estadiamento mais cuidadoso necessrio. O procedimento mais utilizado a cirurgia excisional.

Leses Pigmentadas Pr-Cancerosas Nevo Melanoctico Congnito (em 1% dos neonatos) maior que 20 cm. Nevo Melanoctico Adquirido at a adolescncia Nevo Displstico adultos jovens Lentigo Maligno Idosos

Dermatologia ~

By Burnsinc

36

Nevo Melanoctico Congnito e Adquirido Nevos gigantes maiores que 20 cm nesse caso, pode-se fazer desde criana expanso de pele normal para a retirada do nevo aos poucos. Para os nevos melanocticos adquiridos, estes podem ser juncionais (epiderme-derme), intradrmicos, ou compostos quando englobam os dois. macroscopia as leses benignas so caracterizadas por organizao e uniformidade tanto da leso como de sua cor. Fatores que sugerem transformao maligna Rpido crescimento Alterao de cor Leses satlites pigmentadas Pruridos e dor Halo inflamatrio Ulcerao com sangramento Conduta nos casos de Nevo Melanoctico Congnito e Adquirido Observao Fatores de Risco Orientao UV Fotografias para comparao Exrese Histria Familiar de MM Raa Branca Pele tipo I e II Dermatoscopia dermatoscpio d aumento de cerca de 10 vezes importante na observao da regularidade da forma ou colorao.

Nevo Displsico Leso pigmentada de 5 a 12 mm Tronco, mama, cabea, regio inguinal centripeta Mltiplos Forma e colorao irregulares Infncia tardia, adolescncias e em adultos jovens Conduta Orientao Filtros solares Acompanhamento Exame de familiares Fotografias para comparao Exrese Dermatoscopia

Lentigo Maligno Mcula irregular castanho-enegrecida Face, fronte Crescimento lento demora para malignizar Mais comum em idosos. Quando h crescimento vertical evolui para melanoma

Melanoma Maligno (MM) o mais agressivo dos tumores de pele um dos mais agressivos do corpo. Normalmente precedidos por leses pigmentadas pr-cancerosas. Mas tambm podem surgir direto

Dermatologia ~

By Burnsinc

37

O melanoma maligno (MM) uma neoplasia maligna oriunda da proliferao de melancitos atpicos principalmente na pele. Grande capacidade de metastatizao Podem aparecer tambm na retina. Nas variantes precoces no h leso pr-maligna precedente. Clnica Leso cutnea pigmentada, plana e/ou elevada com colorao varivel Tecido Superficial azulado, acinzentado, esbranquiado em tons de rosa e vermelho essas alteraes de cor so mais comuns no tipo extensivo superficial. Leses acastanhadas a enegrecidas. Bordas irregulares. H um tipo especfico de melanoma despigmentado o melanoma amelantico no h pigmentao porque as clulas so muito pouco diferenciadas. Classificao Lentigo Maligno Melanoma - LMM Melanoma Lentiginoso Acral (extremidade) - MLA Melanoma Extensivo Superficial - MES Melanoma Nodular MN Freqncia MES > MN > LMM > MLA Melhor rognstico LMM > MS > MLA > MN A grande diferena no prognstico reside no tipo de crescimento. O LMM cresce primeiro horizontalmente indo se aprofundando (verticalmente) com o tempo. J o MN j comea crescendo verticalmente e atinge os vasos e linfticos mais rapidamente e, conseqentemente metastatiza mais rpido. Relao com o tamanho at 0,78mm tem grande chance de curar. Diferenciao do CBC pigmentado que o crescimento do melanoma bem mais rpido Condutas Nvel de Clark I Intra-epidrmico II Derme papilar III Derme papilar at a interface com a derme reticular IV Derme reticular V Tecido Subcutneo Tratamento Cirrgico dependente do nvel de Clark Margem Gnglio Bresl