54616693 apostila jean adm

143
APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio Introdução ao estudo da Administração 1- Teorias da Administração O princípio básico da Administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa (empresa) ou não lucrativa (igreja, clube). A Administração pode ser compreendida como: Ciência: enquanto ciência, a Administração é conjunto de postulados teóricos acerca da técnica de administrar as organizações. Técnica: é conjunto de atividades que integram o processo de administração das organizações. Podemos dizer, a grosso modo, que a Administração enquanto ciência é a teoria, a técnica é a prática; pela ciência são construídos os conceitos; pela técnica eles são concretizados, postos em prática. Como exemplo, podemos dizer que nesse momento estamos produzindo Administração como ciência ao passo que o executivo em seu cotidiano à frente da empresa estará realizando Administração como técnica. Arte: enquanto arte a administração exige certas habilidades relacionadas com profissão, ofício ou área de atuação humana. O desempenho dos gerentes está profundamente ligado às competências que incluem diversos tipos de habilidades. É o que salienta Robert Katz, ao afirmar que pelo menos três tipos de habilidades são necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo: Habilidade Técnica – diz respeito aos conhecimentos técnicos adquiridos pelo indivíduo em sua capacitação profissional. A título de exemplo podemos citar um contador tem habilidade técnica para registros contábeis; um advogado, para postular em juízo, dar entrada numa ação judicial. Habilidade Humana – trata-se da habilidade relacionada com a capacidade de relacionamento interpessoal, consistente na capacidade de trabalhar com pessoas, liderando-as e compreendendo suas atitudes e motivações. Habilidade Conceitual – é a aquela em que o líder estabelece estratégias organizacionais que alcançam a organização inteira, e não apenas um departamento. É a capacidade de compreender as complexidades da organização e do seu ambiente, bem como promover o ajustamento do comportamento das pessoas dentro dela. Para Katz, à medida que o gerente se eleva na estrutura organizacional, a importância da habilidade técnica diminui, enquanto que a da habilidade conceitual eleva-se. Para um supervisor ou gerente de primeira linha, que está diretamente ligado ao trabalho operacional, o conhecimento técnico é muito mais importante do que para um executivo da alta administração. Este, por sua vez, necessita utilizar muito mais suas competências na formulação de objetivos e adequação da empresa aos cenários desenhados para o futuro. Várias são as teorias acerca da Administração enquanto ciência: Teoria Clássica Teoria Científica Teoria das Reações Humanas Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Teoria Geral da Administração Estudaremos cada uma delas.

Upload: edilma-rocha

Post on 28-Dec-2015

89 views

Category:

Documents


48 download

TRANSCRIPT

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Introdução ao estudo da Administração

1- Teorias da Administração

O princípio básico da Administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa (empresa) ou não lucrativa (igreja, clube).

A Administração pode ser compreendida como:

Ciência: enquanto ciência, a Administração é conjunto de postulados teóricos acerca da técnica de administrar as organizações.

Técnica: é conjunto de atividades que integram o processo de administração das organizações. Podemos dizer, a grosso modo, que a Administração enquanto ciência é a teoria, a técnica é a prática; pela ciência são construídos os conceitos; pela técnica eles são concretizados, postos em prática. Como exemplo, podemos dizer que nesse momento estamos produzindo Administração como ciência ao passo que o executivo em seu cotidiano à frente da empresa estará realizando Administração como técnica.

Arte: enquanto arte a administração exige certas habilidades relacionadas com profissão, ofício ou área de atuação humana. O desempenho dos gerentes está profundamente ligado às competências que incluem diversos tipos de habilidades. É o que salienta Robert Katz, ao afirmar que pelo menos três tipos de habilidades são necessárias para que o administrador possa executar eficazmente o processo administrativo:

Habilidade Técnica – diz respeito aos conhecimentos técnicos adquiridos pelo indivíduo em sua capacitação profissional. A título de exemplo podemos citar um contador tem habilidade técnica para registros contábeis; um advogado, para postular em juízo, dar entrada numa ação judicial.

Habilidade Humana – trata-se da habilidade relacionada com a capacidade de relacionamento interpessoal, consistente na capacidade de trabalhar com pessoas, liderando-as e compreendendo suas atitudes e motivações.

Habilidade Conceitual – é a aquela em que o líder estabelece estratégias organizacionais que alcançam a organização inteira, e não apenas um departamento. É a capacidade de compreender as complexidades da organização e do seu ambiente, bem como promover o ajustamento do comportamento das pessoas dentro dela. Para Katz, à medida que o gerente se eleva na estrutura organizacional, a importância da habilidade técnica diminui, enquanto que a da habilidade conceitual eleva-se. Para um supervisor ou gerente de primeira linha, que está diretamente ligado ao trabalho operacional, o conhecimento técnico é muito mais importante do que para um executivo da alta administração. Este, por sua vez, necessita utilizar muito mais suas competências na formulação de objetivos e adequação da empresa aos cenários desenhados para o futuro.

Várias são as teorias acerca da Administração enquanto ciência:

Teoria Clássica Teoria Científica Teoria das Reações Humanas Teoria Neoclássica Teoria Comportamental Teoria Geral da Administração Estudaremos cada uma delas.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

1.1- Teoria Clássica

Esta teoria tem por base a Administração enquanto ciência e enxerga a organização a partir do conjunto de órgãos que a constituem, desconhecendo qualquer outra estrutura que não seja a organização formal. Mais à frente teremos oportunidade de diferenciarmos organização formal de informal, por hora, todavia, convém salientar que a primeira é o conjunto de órgãos que integram a organização e que podem ser visualizados pelo organograma, ao passo que a segunda se constitui como sendo o conjunto de relações interpessoais não previstas no organograma, mas que estão presentes e atuantes, como a significar as interações entre as diversas pessoas que fazem parte da estrutura formal.

Esta teoria tem como principal representante Henry Fayol (França, 1916) e se caracteriza também pela ausência de trabalhos científicos para dar base a suas experimentações, afirmações e

princípios. O homem nesta teoria é vista de um ponto de vista econômico (homo economicus).

Segundo Fayol existem 14 princípios que regem a Administração, os quais denominou de Princípios Gerais:

Divisão do Trabalho

Autoridade e responsabilidade

Disciplina

Unidade de comando

Unidade de direção

Subordinação dos interesses individuais aos gerais.

Remuneração de pessoal

Centralização

Cadeia escalar

Ordem

Eqüidade

Estabilidade do pessoal

Iniciativa

Espírito de equipe

Para ele, administrar é o ato de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Constituindo cada um desses elementos as funções básicas do administrador. O tema será melhor desenvolvido no capítulo referente ao processo organizacional.

1.2- Teoria Científica

“A preocupação com a estrutura da organização como um todo constitui, sem dúvida, uma substancial

ampliação do objeto de estudo da TGA. Fayol, um engenheiro

francês, fundador da

Teoria Clássica da

Administração, partiu de uma

abordagem sintética, global e universal da

empresa, inaugurando

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

A ausência de fundamentação científica da teoria anterior é o que busca Taylor ao desenvolver a teoria científica, ou seja, propunha criar uma Ciência da Administração. Neste sentido, surge uma mudança no objeto maior da Administração que sai das tarefas para dar maior ênfase à estrutura, segundo um aspecto científico.

Com ela, buscava-se a eliminação dos desperdícios, da ociosidade dos operários e a redução dos custos de produção. Com atividades simples e repetitivas, padronização de condições de trabalho e de procedimentos garantia-se maior eficiência. A sua principal crítica consiste na superespecialização e robotização dos operários.

Taylor observando o trabalho realizado pelos operários de sua época, constatou que os mesmos despendiam quantidade excessiva de tempo em movimentos inúteis e desnecessários, o que também, obviamente conduzia a um cansaço natural que poderia ser evitado. Buscando tornar o trabalho mais produtivo e o trabalhador menos cansado (fatigado) ele criou um método científico que ficou conhecido na história como Organização Racional do Trabalho. Esse método baseia-se em nove aspectos básicos.

I- Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos

Esse aspecto resulta da constatação, que aliás já data desde de Adam Smith, de que se cada operário fizer apenas uma etapa do processo, e especialmente aquela que ele faz melhor, estaremos superando deficiências individuais por meio da especialização. Para tanto foram estudados todos os movimentos dos operários de modo a lhes criar um padrão de conduta no exercício das tarefas que reduzisse o tempo gasto e, de forma inversa, aumentasse a produtividade. Esse método levaria às seguintes vantagens:

Eliminação do desperdício de esforço humano e dos movimentos inúteis.

Racionalização da seleção e adaptação dos operários à tarefa.

Facilidade no treinamento dos operários e melhoria da eficiência e rendimento da produção pela especialização das atividades.

Distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta ou de excesso de trabalho.

Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho.

Estabelecer uma base uniforme para salários eqüitativos e prêmios de produção.

II- Estudo da fadiga

O estudo da fadiga resultou da observação da perda de tempo dos operário com movimentos que além de inúteis os deixavam, desnecessariamente, cansados. Daí a ênfase dada por essa teoria à tarefa. O referido estudo, segundo muito bem ressalta Chiavenato, tem tripla finalidade:

a) Evitar movimentos inúteis na execução da tarefa, como já salientamos.

“Henry Ford

Homem de mentalidade

orientada para o mercado,

imaginava que seu cliente médio era o fazendeiro que tinha uma

caixa de ferramentas e

sabia manejá-la. O manual do

proprietário do Ford T, lançado em 1908, já em

formato de perguntas e respostas,

explicava em 64 páginas como

usar ferramentas simples para

resolver os 140 prováveis

problemas que o carro poderia ter. À medida que se

evidenciavam suas vantagens, o

modelo Ford atraía uma

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Execução econômica dos movimentos úteis do ponto de vista fisiológico.

c) Seriação apropriada aos movimentos (princípios de economia de movimentos).

III- Divisão do Trabalho e especialização do operário

A partir do surgimento da ORT cada operário se ocupar apenas de uma específica etapa do processo produtivo, alienando-se do que acontece no restante. Aos poucos, começa a ganhar espaço a idéia de especialização.

IV- Desenho de cargo

O desenho de cargo é atividade de relacionar quais as tarefas a serem desempenhadas pelo seu ocupante. Mas o que é cargo? Consoante expresso no art. 3º da Lei nº 8.112/1990, cargo é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstos na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor. Do ponto de vista da TGA, I. Chiavenato, no seu excelente Administração Geral e Pública, o conceitua como sendo o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica e repetitiva, sendo que a tarefa, segundo a mesma voz abalizada, é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização.

V- Incentivos salariais e prêmios por produção

Taylor compreendia que o salário definido a partir do fator tempo (mês, quinzena, semana) não estimulava o aumento da produção, o só seria alcançado com a criação de uma remuneração proporcional à produção do empregado.

VI- Homus economicus

Para a Teoria da Administração Científica o homem só é estimulado por fatores externos. São as chamadas recompensas materiais, que se opõem às simbólicas. Enquanto estas são marcadas por estímulos que provocam mudanças de natureza subjetiva, como orgulho e realização profissional, as primeiras são responsáveis pela elevação dos fatores relativos

às condições de trabalho, como aumentos salariais, estabilidade e segurança no emprego etc. Para Taylor, ao contrário do que vai dizer Herzberg, como veremos adiante, somente estas recompensas motivam.

VII- Condições de TrabalhoO aumento da produtividade passa por diversos fatores, entre eles a melhoria nas condições

de trabalho. Máquinas e equipamentos adequados à produção e que estejam de acordo com as características físicas dos empregados.

VIII- Padronização

Observação Inesquecível: Tipo de organização criada por Taylor

“Para Taylor, a organização e a

Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não

empiricamente. A improvisação deve ser

ceder lugar ao planejamento e o

empirismo à ciência: a Ciência da Administração. Como pioneiro, o mérito

de reside em sua contribuição para encarar

sistematicamente o estudo da organização. O fato de ter sido o primeiro

a fazer uma análise completa do trabalho,

incluindo tempos e movimentos, a

estabelecer padrões de execução, treinar os

operários, especializar o pessoal, inclusive o de

direção, instalar uma sala de planejamento, em resumo, assumir uma

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

A Organização Racional do Trabalho não apenas verificou o que não poderia ser feito no sistema produtivo, mas determinou uma padronização adequada à produção tanto no que tange aos equipamentos, máquinas e instalações, como também no que diz respeito às atividades desempenhadas pelos operários.

IX- Supervisão Funcional

Taylor defendia que a chefia devia ser especializada, isto é, responsável apenas pela supervisão de sua área de atuação funcional.

1.3- Teoria das Relações Humanas

A partir da experiência de Elton Mayol em Howthorne (bairro da cidade de Chicago, EUA), desenvolveu-se uma nova concepção da natureza humana: surge o homem social. Aqui, surgem os primeiros estudos sobre motivação humana, acerca do ciclo motivacional e da importância, até inexistente, de elementos como liderança, comunicação e organizações informais.

I- Características

a) Homem como ser social

b) O convívio como fator de motivação

c) Influência do tipo de supervisão no comportamento do grupo

d) normas sociais como mecanismos reguladores do comportamento das pessoas nas organizações

1.4- Teoria Neoclássica

Nesta teoria há ênfase na prática administrativa (administração enquanto técnica), para ela a administração é considerada uma técnica social básica. Daí surgir a necessidade de conhecimento sobre as técnicas de seu trabalho juntamente com aspectos relacionados coma direção de pessoas dentro das organizações. Com o aumento exacerbado das organizações seus grande dilema passou a ser: centralização x descentralização.

A teoria neoclássica enfatiza as funções do administrador: planejar, organizar, dirigir e controlar.

I-Características

Ênfase na prática da Administração

Reafirmação dos postulados clássicos

Ênfase nos princípios gerais de administração

Obs. Inesquecível: Principal objetivo da Administração para Taylor

Experiência de Howthorne

O experimento foi realizado no período de 1927 a 1933 e fez parte de um programa mais amplo, orientado pelo

professor Elton Mayo, de Harvard, e que durou até 1947. Esse experimento faz nascer a chamada das relações humanas, porque demonstrou que

entre os fatores mais importantes para o

desempenho individual estão as relações com os

colegas e os administradores. Hoje

isso pode parecer óbvio demais, mas foi revolucionário e

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Ecletismo nos conceitos

II- Princípios Básicos

Divisão do Trabalho

Especialização

Hierarquia

Amplitude Administrativa

1.5- Teoria Comportamental

Esta teoria, também conhecida como Teoria Behaviorista, que se assenta na motivação, marca a mais profunda influência da ciência da administração dada a forte presença e aplicação da psicologia organizacional.

Teoria:_____ Teoria:_____ Teoria:_____ Teoria:_____

Nela é enfatizado o Processo Decisorial e o homo economicus (teoria clássica) e homo social (teria das relações humanas) cedem lugar ao homem administrativo, que se comporta buscando, não mais a excelência, mas sim, soluções satisfatórias. A ênfase, portanto, é dada no comportamento organizacional, mostrando a interação entre pessoas, organização e sociedade.

Exercício Inesquecível01 - (ESAF) - A motivação é um tema que perpassa as diferentes escolas da administração, cada uma encontrando uma explicação e/ou prescrevendo uma forma de motivar o empregado a produzir mais. Na coluna da direita se identificam diferentes escolas da administração e na da esquerda os pressupostos destas sobre motivação.a) Ênfase em recompensas sociais.b) Ênfase em recompensas financeiras.c) Crença na satisfação de uma hierarquia de necessidades.

d) Crença na definição de objetivos para conjugar interesses organizacionais e individuais.I. Escola Clássica.II. Escola Comportamental.III. Escola das Relações Humanas.IV. Escola Neoclássica.Assinale a opção que apresenta a correlação correta entre as colunas:a) a - II; b - I; c - IV; d - III.b) a - I; b - III; c - II; d - IV.c) a - III; b - I; c - II; d - IV.d) a - III; b - IV; c - II; d - I.e) a - IV; b - I; c- II; d - III.

Obs. Inesquecível: APO

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Homo econom

Homo social

Homo holístico

Homo administra

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

02 - (AFC-STN/2000) “A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência ” (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.a) A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.b) A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.c) A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.d) A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.e) A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.

03 - (Gestor Federal/2001) - A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal como a organização informal. a) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.b) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social

dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.c) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação vertical.d) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.e) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, normas claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo.04 - (Unicamp) A Teoria Clássica formulou uma teoria da organização, tendo por base a administração como ciência. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que não se relaciona com os princípios e ênfases dadas na Teoria da Organização:a) Ênfase na adaptação do homem à organização. c) Ênfase na organização formal.b) Ênfase na estrutura. d) Ênfase na divisão do trabalho.e) Ênfase na especialização das partes.

05 - (ESAF) A administração é uma ciência relativamente recente, consolidando-se como disciplina específica somente no início do século XX. Sem dúvida, dois dos autores mais importantes para a constituição da disciplina foram Henry Fayol e Frederick Taylor. Sobre estes autores é correto afirmar que:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) o primeiro foi o fundador da Administração Científica, enquanto o segundo foi um dos fundadores da Teoria Clássica da Administração;b) enquanto o primeiro concentrou-se na análise dos tempos e movimentos dos operários de fábrica, o segundo preocupou-se em definir princípios gerais para a gerência das organizações; c) ambos são famosos pela clareza na exposição de suas idéias, seja na comunicação oral ou escrita;d) ambos construíram suas teorias a partir de pesquisas acadêmicas nas respectivas instituições que coordenavam;e) enquanto o primeiro era adepto do comando único na administração, o segundo propôs a chefia funcional múltipla.

06- (INIP) A partir do século XX, a organização eficiente do trabalho tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração, dando origem à chamada escola clássica da administração, quando:a) o desempenho das pessoas passou a ser determinado não apenas pelos métodos de trabalho, mas também pelo comportamento;b) as pessoas deixaram de ser consideradas como recursos de produção;c) se deu ênfase na linha de montagem, com a fixação do trabalhador no posto de trabalho;d) se passou a verificar que a qualidade do tratamento dispensado pela gerência influenciava o desempenho dos trabalhadores;e) passou a predominar a idéia de elementos que interagem e influenciam-se para realizar objetivos – o enfoque sistêmico.

07 - (Carlos Chagas) O “pai fundador” da Administração Científica é:a) Frederick Taylor; b) Henry Ford; c) Max Weber; d) Woodrow Wilson.

08 - (Unicamp) Assinale o principal elemento que caracteriza a obra de Taylor na Administração Científica.a) A empresa não pode ser desenvolvida em torno das pessoas, mas sim de sua organização.b) A necessidade de o organizador utilizar sua experiência e sua intuição, assim como

generalização interdisciplinar, para orientar-se quanto às decisões a tomar.c) A constatação de que a organização é um sistema social.d) Aplicação de metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.e) Conceito de organização como sistema composto de múltiplos subsistemas, sua interação e reciprocidade.

09- (Unicamp) Estudo da fadiga humana, conceito de homo economicus, supervisão funcional, desempenho de cargos e tarefas são características da:a) Teoria das Relações Humanas – Administração Formal;b) Teoria Clássica – Informação Centralizada e Descentralizada;c) Administração Neoclássica – Organização Linear;d) Teoria Estruturalista – Cadeias e Hierarquias;e) Administração Científica – Organização Racional do Trabalho.

10- (ESAF) O livro de Frederick Taylor, Princípios de Administração Científica, inicia-se com a seguinte frase: “O principal objetivo da administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado”. Tendo como base esta afirmação, assinale a opção incorreta.a) O pensamento de Taylor era o de lograr maior eficiência de modo a produzir mais com menor custo, possibilitando dividendos ao empregador e ganhos salariais adicionais ao empregado em função de sua produção.b) A maioria acredita que os interesses dos empregados e empregadores são antagônicos; ao contrário, a administração científica tem como fundamento que o interesse de ambos é único: prosperidade para o empregador e para o empregado.c) O pensamento de Taylor apontava no sentido de aumentar a produção e diminuir o custo de modo a vender mais, possibilitando que o empregador obtivesse mais lucro que seu concorrente e pagasse mais a seu empregado.d) O princípio preconizado por Taylor concretizou-se no sentido de aumentar de produtividade, o que representou ganhos

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

proporcionalmente iguais para o empregador e para os empregados.e) O máximo de prosperidade somente pode existir como resultado do máximo de produção, obtida da aplicação do método científico de administração.

11 - (ESAF) A Teoria Clássica das Organizações caracterizava-se por possuir um visão mecanicista das organizações, tendo como principais representantes Taylor e Fayol. Assinale a seguir se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas.( ) A principal preocupação de Taylor era produzir com menos recursos, buscando reduzir os desperdícios.( ) Fayol estudou a organização de cima para baixo, dando ênfase à estrutura organizacional.( ) Taylor definiu as funções da organização identificando a administração como função comum às demais.( ) Fayol empreendeu o estudo de tempos e movimentos de modo a evitar desperdícios e fadiga dos operários.

12 – Fayol, em sua obra, identifica seis funções inerentes à operação de um empresa, seja ela simples ou complexa, grande ou pequena. Assinale a opção que descreve corretamente uma dessas funções, denominada de função administrativa:a) prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.b) governar, remunerar, coordenar, controlar e fiscalizar.c) planejar, comunicar, liderar, coordenar e avaliar.d) prever, estruturar, liderar, negociar e fiscalizar.e) organizar, negociar, comandar, coordenar e avaliar.

13 – (ESAF) Assinale a opção correta tendo em vista a visão mecanicista das organizações:a) os detentores de funções operacionais possuem visão sistêmica da organização.b) cada unidade e processo podem e devem ser cabalmente planejados e controlados.c) o padrão de racionalidade em questão é predominantemente substantivo.

d) o ritmo da máquina deve-se subordinar ao ritmo das pessoas.e) organizações são um conjunto desordenado de normas, poder, pessoas e tecnologia.

14- (UFMA/2004) O modelo mecanicista de organização possui as seguintes características, exceto:

a) Tarefas com baixo nível de interdependênciab) A fonte da autoridade é a competênciac) A hierarquia é observada com rigidezd) O estilo de liderança é autocráticoe) As relações humanas tendem a ser formais

15 – (UNICAMP) Uma das alternativas abaixo não pode ser considerada uma característica da Teoria das Relações Humanas. Identifique-a:a) Inspirada em sistemas de psicologia.b) Trata a organização como um grupo de pessoas. c) Delegação plena de autoridade.d) Confiança nas pessoas.e) Linhas claras de autoridade.

16- (UFMA/2004) Inauguralmente abordado por Adam Smith, em A Riqueza das Nações, a divisão do trabalho é um dos princípios básicos da administração, significando:a) O processo que garante que uma pessoa possa fazer todo o trabalhob) O processo que dificulta a formação de equipes de trabalhoc) A técnica que separa as tarefas especializadasd) A técnica que elimina a supervisão funcionale) O processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização

17- (Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Luís Agente Administrativo 2007) A Administração Científica teve início no começo do século XX, em decorrência das idéias apresentadas pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, as quais revolucionaram o pensamento administrativo no mundo industrial da época. Taylor iniciou sua vida

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

profissional como operário, passando a chefe de turma, chefe de oficina e engenheiro. Assim, pôde constatar que o modo como os operários da época executavam suas tarefas tinha por base o que observavam do trabalho dos seus companheiros mais antigos, fato que conduzia a diferentes maneiras e métodos para a execução de uma mesma tarefa. Preocupado com isso, Taylor se debruçou em estudos científicos sobre o assunto em busca de um meio mais eficaz e adequado para realização do trabalho. Esses estudos levaram à introdução de um conceito até hoje vigente denominado:a) Princípio da Redução dos Esforços.b) Ordenação Seletiva de Tarefas.c) Custo Padrão.d) Princípio do Planejamento Detalhado.e) Organização Racional do Trabalho.

18- (Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Luís Agente Administrativo 2007) A evolução das teorias da Administração levou à abordagem humanística da Administração. Com isso, a ênfase que antes recaía nas tarefas e estruturas, se voltou para as “pessoas”.Um dos fatores que contribuiu para a abordagem humanística da Administração foi o desenvolvimento das chamadas ciências humanas, em especial a psicologia, a sociologia e as teorias das relações humanas, que se consagram até o final da década de 1950. Nos anos seguintes, essas teorias passaram a receber críticas e dividir espaços com novas teorias e abordagens, como a neoclássica. Uma das opções abaixo destaca uma contribuição da abordagem humanística

da Administração às teorias que a sucederam, assinale-a.a) Visão do homem como ser social, que reage como membro de um grupo no qual, muitas vezes, seu prestígio e influência são superiores àqueles ocupados na organização formal.b) Prevalência dos objetivos da organização sobre os objetivos dos indivíduos. c) Busca da máxima eficiência e de incentivos materiais e salariais aos trabalhadores.d) Necessidade de manutenção de uma estrutura formal, baseada em cargos e tarefas bem estruturadas.e) Visão do homem como ser isolado, que reage com base no cargo e na posição que ocupa na organização.

19- (Concurso Público para Prefeitura Municipal de São Luís Técnico Municipal de Nível Superior - Área: Administração)

Assinale a alternativa CORRETA que indique as teorias administrativas que estão sendo comparadas:a) Teoria A: Matemática; Teoria B: Sistêmicab) Teoria A: Estruturalista; Teoria B: Contingencialc) Teoria A: Sistêmica; Teoria B: Estruturalistad) Teoria A: Clássica; Teoria B: Contingenciale) Teoria A: Clássica; Teoria B: Relações Humanas

Após o estudo dessas diferentes teorias parece ficar claro que a Administração, conforme a abordagem utilizada, alcança um especial elemento das organizações:

ORG

TAREFA

PESSOAS

TECNO LOGIA AMBIENTE

ESTRUTURA

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

1.6- Abordagem Sistêmica da Administração (Teoria de Sistemas)

A teoria de sistemas foi criada por volta de 1950 pelo biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy com o propósito de construir uma teoria geral que fosse capaz de superar as deficiências que marcam individualismo de cada ramo do saber.

Segundo ela, um sistema é mecanismo composto basicamente de uma entrada, de um processamento e de uma saída. Para melhor visualizarmos o tema, nós utilizaremos exemplos muito úteis em sala de aula: um computador é um sistema, veja se não, nele há periféricos de entrada, por onde enviamos os dados, há uma central de processamento, chamada sugestivamente de CPU, onde esse mesmos dados são processados depois enviados para o meio sob a forma de informação através de periféricos de saída; o ser humano também um sistema, veja, alimentos entram no seu corpo (entradas), no aparelho digestivo são digeridos (processamento) e parte é aproveitada sob a forma de energia e parte é expelida para o meio sob a forma de dejetos (saídas); a organização também é um sistema, imagine-se uma fábrica de roupas, nela entram tecidos, energia e recursos (input); eles serão processados, cortados, costurados e encaixados para formar as peças a serem vendidas sob a forma de roupas, e estas, o produto final, são enviadas do sistema para o meio (output). Por essa teoria, portanto, a preocupação maior não está com as partes, e sim com o todo, com o processo, com o sistema.

À essa transferência da visão voltada aos elementos fundamentais, enfatizando o individualismo, para uma visão mais voltada para o todo, dá-se o nome de Abordagem Sistêmica da administração. A organização que leva em consideração a administração como um todo/administração sistêmica está mais interessada em juntar/somar do que em separar/particionar.

A lógica sistêmica procura entender as inter-relações entre as diversas variáveis a partir de uma visão de um campo dinâmico de forças que atuam entre si; tal campo diz: o todo é diferente da soma das partes (behaviorismo).

1.6.1 Conceito de Sistemas

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Esse “todo” apresenta características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados; é o que se chama de emergente sistêmico.

I- Características dos Sistemas

a) propósito é o objetivo do sistema, o fim para o qual ele se destina;

b) globalismo a mudança em um sistema afeta todo o sistema maior, daí a sua natureza global, já que qualquer alteração precisa ser avaliada em seu conjunto;

E é dessas alterações e dos ajustamentos contínuos do sistema que decorrem dois fenômenos que logo veremos: a entropia e a homeostasia.

Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados de subsistemas que, por sua vez, são formados pela união de novos subsistemas mais detalhados.

Obs. Inesquecível: Sistemas dentro de sistemas

__________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

II- Sistemas Abertos e Sistemas Fechados

São fechados os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente. Logo, não recebem influência do meio e tampouco o influenciam.

Os sistemas fechados não recebem recurso externo e nada produzem para fora. Como exemplo podemos citar os sistemas mecânicos. Os sistemas abertos, por sua vez, apresentam relação de intercâmbio com o ambiente através de entradas (inputs) e saídas (outputs).

Ambiente Ambiente

Aqui se busca a eficiência

Aqui se busca a eficácia

RETROAÇÃO (FEEDBACK)

III- Parâmetros do Sistema

São cinco os processos que formam os parâmetros de um sistema: Entradas (insumos ou input), é tudo aquilo que o meio fornece para o sistema, como material, energia e informação; Saída (output), são aquilo que o sistema fornece para o meio, os resultados do sistema são finais, conclusivos, já os resultados dos subsistemas são intermediários; Processo ou transformador (throughput), é o mecanismo de conversão das entradas em saídas, pode ser representado pela “caixa negra” ou black box; Retroação (feedback), é a função do sistema que compara a saída com um critério ou padrão previamente estabelecido. Ambiente, é o meio que envolve externamente o sistema, ocasionando um inter-relação e uma interdependência entre eles, a sobrevivência de um sistema depende de sua capacidade de adaptar-se, mudar e responder às exigências e demandas do ambiente externo.

IV- Conceitos importantes

a) eficiência: é na fase de processamento dos insumos recebidos que se mede a eficiência de um sistema. Ela se refere ao quanto de insumos entrou na organização e é absorvido pelo seu próprio sistema.

b) energia: Parte da entrada absorvida é consumida pela própria organização, isto porque para fazer o trabalho de transformação, isto é, para funcionar, ela precisa produzir e consumir energia.

c) retroação: a retroação tem por objetivo o controle, ou seja, ela é um subsistema planejado para “sentir” a saída, registrando sua intensidade ou qualidade.

d) ambiente: o ambiente serve como fonte de energia, materiais e informação.

1.6.2 Principais conceitos utilizados na abordagem sistêmica

ProcessaEntradaInforma

çãoEnergia

SaídaInforma

çãoEnergia

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Entrada (input) processo (eficiência) saída (out put, eficácia) retroação (feedback) caixa negra (black box) homeostasia informação

I- Entrada/input

Entradas são insumos que o sistema recebe para operar. É tudo aquilo que o sistema recebe de seu mundo exterior: informações, energia e materiais.

a) Informações: permitem planejamento e programação do comportamento ou funcionamento do sistema – reduzindo as incertezas.

b) Energia: capacidade utilizada para movimentar o sistema, fazendo-o funcionar de maneira efetiva.

c) Materiais: são os recursos a serem utilizados pelo sistema como meio de produzir as saídas – produtos ou serviços. Os materiais podem ser:

operacionais, usados para transformar outros recursos – são as máquinas, ferramentas etc.;

produtivos ou matérias-primas, quando são transformados em saídas.

II- Saída/output

É o resultado final. Há a exportação, pelo sistema, dos resultados obtidos através do processamento para o meio ambiente.

III- Caixa Negra/Black Box

Refere-se a um sistema cujo interior não pode ser desvendado. Só pode ser conhecido por for a. conceito de Caixa Negra é utilizado em duas situações: primeira, quando o sistema é impenetrável ou inacessível, a exemplo podemos citar o cérebro humano; ou quando o sistema é complexo, é o caso do computador eletrônico ou da economia nacional.

Muitos problemas científicos ou administrativos são tratados inicialmente pelo método da Caixa Negra, isto é, atuando apenas na periferia (entradas e saídas).

IV- Retroação

Também chamada de retroalimentação ou realimentação, é um subsistema de comunicação de retorno proporcionado pela saída do sistema à sua entrada, no sentido de alterá-la de alguma maneira, de acordo com as informações recebidas. Parte da energia da saída volta pra a entrada.

A retroalimentação serve para comparar a maneira como o sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar. Quando há alguma alteração/diferença entre ambos, a retroalimentação incumbe-se de regular a entrada para que a saída se aproxime do padrão estabelecido.

Obs. Inesquecível: retroalimentação positiva e negativa

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

V- Homeostasia

É um equilíbrio dinâmico obtido através da auto-regulação. Esse equilíbrio ocorre quando o sistema dispõe de mecanismos de retroação capaz de restaurar o equilíbrio. Todo mecanismo homeostático é um dispositivo de controle para manter certa variável dentro de limites desejados.

A homeostase é um equilíbrio dinâmico que ocorre quando o sistema dispõe de mecanismos de retroação capazes de restaurarem o equilíbrio perturbado por estímulos externos. A base desse equilíbrio é, portanto, a comunicação e a conseqüente retroação – positiva ou negativa.

VI- Informação

Envolve um processo de redução de incertezas. Para se chegar ao conceito de informação, necessário se faz diferenciar dados de comunicação.

a) dados: são a anotação ou registro de uma ocorrência. Quando um conjunto de dados possui um significado (um conjunto de letras ao formar uma palavra, por exemplo) temos, então, uma informação, que é um conjunto de dados com um significado lógico.

b) comunicação: ocorre quando uma informação é transmitida a alguém. Para que haja comunicação é necessário que o destinatário a receba e a compreenda. Logo, só há comunicação com a compreensão da informação, ou seja, com a decodificação daquilo que foi codificado pelo transmissor.

Assim temos que o transmissor da mensagem a codifica e somente haverá a comunicação quando o receptor decodificá-la gerando, assim, a comunicação. Às perturbações e alterações que ocorrem de maneira imprevisível sobre as mensagens transmitidas dá-se o nome de ruídos de comunicação.

1.6.3 Conceito de entropia e de sinergia

I- Entropia: significa que as partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que esse sistema se decomponha, perca energia e informação. Entropia é a perda de energia e de informação que abastecem um sistema. Se a entropia leva um sistema à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim, à morte, para sobreviver, é necessário um reabastecimento de energia e de informação. A tal processo de reação dá-se o nome de negentropia ou entropia negativa.

informação

Processo de Negentropia

Obs. Inesquecível: à medida que aumenta a informação, a entropia

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

entropia

Assim, a negentropia utiliza a informação como meio de ordenação do sistema.

II- Sinergia: significa trabalho conjunto. Há sinergia quando duas ou mais causas produzem um efeito maior (atuando conjuntamente) do que a soma dos efeitos que produziria cada uma delas trabalhando individualmente (o todo é maior que a soma das partes). Exemplo, a água H2O é diferente daquilo que H e o O2 formariam sozinhos, como partículas individuais. Quando se juntam, o resultado é um bem muito mais elevado que a soma de suas individualidades. Veja os seguintes exemplos:

2+2 = 4 organização em equilíbrio. Sem sinergia.

2+2 = 3 organização mal-sucedida por não haver sinergia.

2+2 = 5 organização bem-sucedida, pois a saída é maior que seu custo, há sinergia, porquanto, neste caso, o todo é maior que a soma das partes.

1.6.4 Visão Sistêmica nas Organizações

A TGS – Teoria Geral de Sistemas – afirma que se deve estudar o sistema de maneira global, abrangendo todas as interdependências de suas partes. Três premissas em que se baseia a TGS: os sistemas existem dentro de sistemas; os sistemas são abertos; e as funções do sistema dependem de sua estrutura. Na primeira, tem-se que cada sistema é constituído de subsistemas e, ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, que é o supra-sistema. Exemplo:

A segunda, diz que cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados pelo infinito intercâmbio com o seu ambiente para trocar energia e informação.

Já a terceira, afirma que cada sistema possui seu objetivo que constitui seu papel no intercâmbio com o ambiente.

Exercício Inesquecível

20- (PROVÃO 1999) Existe um consenso crescente de que a tomada de decisão deve levar em consideração a natureza complexa dos negócios, resultante de ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações. Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar o pensamento:

(A) linear, supondo que cada problema tem uma solução única, e que esta afetará basicamente a área do problema e não o restante da organização.

(B) linear, buscando a simplicidade no tratamento das questões e considerando que o essencial é que os problemas sejam definidos, e as soluções, implementadas.

(C) sistêmico, supondo que, uma vez implementada uma solução, esta permanecerá válida e deverá ser avaliada apenas em termos de quão bem resolve o problema.

(D) sistêmico, focalizando os problemas como singulares, e abordando isoladamente cada área do problema independente dos inter-relacionamentos entre os elementos organizacionais.

moléculas células tecidos órgão

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

(E) sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.

21- (PROVÃO 1999) Considere que o ambiente do sistema é o conjunto dos elementos situados "fora" dele e que: 1 - uma mudança nos atributos desses elementos afeta o sistema; 2 - esses atributos podem ser mudados pelo funcionamento do sistema. Assim, considerando uma empresa do setor de bens de consumo, qual é o único elemento que faz parte exclusivamente do ambiente do sistema?

(A) Estrutura organizacional.

(B) Demanda dos produtos.

(C) Processo de produção.

(D) Produtos fabricados.

(E) Preço de oferta de produtos.

22- (Exame Nacional de Cursos 2003) Uma revista de negócios de circulação nacional apresenta o modelo de "produção enxuta" abaixo, adotado por uma empresa transnacional. Considerando que o modelo está inserido no ambiente e com ele interage, este sistema é do tipo

a) estático.b) independente.c) autodeterminado.d) fechado.e) aberto.23- (Provão 2000) Analise os fatores condicionantes do Desenho Organizacional acima e identifique aquele cujo enfoque parte simultaneamente da análise e mapeamento ambiental (avaliação externa) e das decisões tomadas.

a) Objetivos.b) Estratégia.c) Tecnologia.d) Ambiente Geral.e) Ambiente de Tarefa.

2. Organização

A Administração pode ser definida, a grosso modo, como a ciência que estuda as organizações. Mas, o que são organizações? Bom, assim como a expressão Administração, a palavra organização abrange dois sentidos:

I - Organização-Entidade: As organizações são formadas para que o homem consiga alcançar objetivos que ele, individualmente, não conseguiria ou, até os conseguiria, mas como muito maior esforço. Para tanto, em processo eminentemente solidário os seres humanos se unem para formar um todo, uma coletividade a quem a ordem jurídica deu direitos e obrigações próprios e distintos de cada um de seus membros. É a organização como entidade, como pessoa jurídica.

II - Organização-Função: Enquanto função a organização é uma atividade, a atividade de organizar, isto é, de buscar os meios necessários para pôr em prática os objetivos traçados pelo planejamento estratégico. Para que esses conceitos fiquem claros duas perguntas e suas respostas nos ajudarão a melhor compreender: o hospital Sarah é uma organização? Perceba que aqui se está indagando de sua natureza jurídica, se esse hospital é ou não uma entidade e, ao se responder afirmativamente estamos dizendo que ele é uma organização, uma instituição. Todavia, poderíamos perguntar também: esse hospital é organizado? Bom, neste caso, não estamos buscando saber se ele é uma instituição, e sim se ele, enquanto instituição, atende aos requisitos mínimos de ordem e de bom funcionamento, se ele é organizado.

Obs. Inesquecível: Finalidades das Organizações

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

2.1 Organização (entidade)

2.1.1 Níveis Hierárquicos

A organização, via de regra, apresenta em sua estrutura básica formal níveis hierárquicos que permitem a definição da linha de comunicação, de responsabilidades e de autoridade entre os seus diversos órgãos.

São eles:

Nível Institucional ou Estratégico: é onde se encontra o mais alto escalão, a diretoria. Por evidente, aqui se encontra o mais elevado nível de qualificação profissional. Trata-se do setor em que o há maior comprometimento com os objetivos globais da organização, porquanto as decisões tomadas costumam alcançar a organização como um todo e se estendem por longos prazos.

Nível Intermediário, Gerencial ou Tático: é o nível da gerência e dos chefes de departamento. Aqui o compromisso costuma ser maior com o departamento. Trata-se de nível hierárquico responsável pela implementação daquilo que foi planejado ao nível institucional, preocupam-se com o presente.

Nível Operacional ou Executório: trata-se do nível que se ocupa da execução do que foi planejado e implementado. Os objetivos estão mais ligados às tarefas cotidianas, preocupação maior é com o presente, aqui se encontram os supervisores e os operários. Se membros possuem, via de regra, menor qualificação profissional, lidam com o público em geral, são os que se deparam com o maior número de problemas.

ESTRATÉGICO

TÁTICO/INTERMEDIÁRIO/GERENCIA

L

Nível Operacional

Obs. Inesquecível: Organização enquanto atividade de organizar é uma das etapas da administração como técnica (Função Administrativa).

Obs. Inesquecível: Abrangência e especificidade dos planos

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

2.1.2 Estruturas Organizacionais

Nível Abrangência Qualificação Tempo Compromisso Generalidade

Estratégico

Tático

Operacional

No que tange às estruturas a organização pode ser formal ou informal.

Organização Formal: é a estrutura oficial que está representada no organograma da organização. Possui caráter essencialmente lógico, definindo de forma clara e objetiva as linhas de comunicação e de responsabilidade que agregam superiores e subordinados. Dita estrutura está assentada nos seguintes princípios: divisão do trabalho, horizontalização, verticalização e amplitude administrativa.

Organização Informal: são as interações relacionamentos interpessoais que escampam ao controle da organização formal e, obviamente, não aparece na estrutura formal do organograma. Ela resulta, portanto, da constatação evidente de que onde quer que existam seres humanos sempre haverá simpatias e antipatias, afinidades e desafetos que dão a tônicos dos relacionamentos e fazem de todos nós os seres privilegiados da criação. Podemos dizer que toda organização formal possui em sua tessitura uma organização informal que lhe é inevitável e sempre presente. Ao líder, portanto, não cabe buscar anulá-la, e sim trabalhar os conflitos e afinidades que dela derivam a fim de moldá-los aos objetivos da organização.

2.1.2 Princípios da Organização Formal

I- Divisão do Trabalho

É a técnica administrativa por meio da qual supera-se as deficiências individuais ao se decompor uma tarefa maior em tarefas menores, atribuindo-as aos que melhor as desempenham.

Num exemplo corriqueiro, mas bastante ilustrativo, costumamos comentar com nossos alunos, no exercício do magistério, que se uma pessoa decide realizar uma tarefa complexa sozinha ele gastará um certo tempo. Digamos que ela resolva lavar, enxugar e guardar toda a louça do jantar. Seguramente, se ela convocar mais duas pessoas para ajudá-la dando a cada uma apenas uma dessas etapas do processo (um lava, o outro enxuga e o outro guarda) a economia de tempo será evidente.

Mas não é só isso. Nesse pequeno processo, provavelmente, há aquele que lava bem, mas enxuga e guarda mal; enxuga bem, lava e guarda mal; guarda bem, lava e enxuga mal, ora se um desses sujeitos realizar as três etapas, num momento a sua deficiência aparecerá, mas se ele fizer apenas uma das etapas, exatamente a que faz melhor, sua produção aumentará e o tempo gasto reduzirá de forma inversamente proporcional – estará, portanto, superada a sua deficiência ao lhe ser entregue um trabalho dividido e especializado. A divisão do trabalho leva a dois sub-princípios:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Escalar: refere-se às cadeias de relações diretas entre superior e subordinado, provocando o aumento dos níveis hierárquicos do organograma. Há linhas formais de comunicação e é usado quando se quer aumentar o comando.

b) Funcional: refere-se à especialização de todos os órgãos, usada quando se quer aumentar a perícia. Aqui as linhas de comunicação são diretas, mais rápidas e mais baratas, porquanto, cada subordinado reporta-se a diversos chefes. O princípio funcional faz surgir o

II- Verticalização

Orienta-se pelo sub-princípio escalar já mencionado, fazendo surgir a linha de comando ou de autoridade. A linha ou comando é o órgão responsável por decidir, ao passo que o de staff ou assessoria apenas presta as informações para que com base nelas sejam fundamentadas aquelas mesmas decisões. Os objetivos são definidos pelos órgãos de linha ou de comando.

III- Horizontalização

Orienta-se pelo sub-princípio funcional já tratado, fazendo surgir órgãos de staff ou de assessoria a quem compete prestar as informações e o suporte técnico para o exercício da direção. Se na verticalização ocorre o aumento dos níveis hierárquicos, na horizontalização surgem órgãos dentro do mesmo nível hierárquico. O amigo leitor atento se perguntaria: se é no mesmo nível hierárquico porque então aumentar a quantidade de órgão? É que, dessa forma, estaremos aumentando a especialização na organização, com a criação de órgãos especializados (departamentalização).

IV- Amplitude Administrativa

É o âmbito de autoridade exercido pelo superior sobre um certo número de subordinados. Assim, quanto maior a amplitude administrativa maior será o número de subordinados que estão sob a influência de um mesmo chefe. Na contramão deste processo, todavia, quanto maior a amplitude administrativa, isto é, quanto mais subordinados por um único chefe, menos níveis hierárquicos a organização tende a possuir. Daí se dizer acertadamente que organizações baixas (com poucos níveis hierárquicos) são aquelas que possuem grande amplitude administrativa ao passo que organizações altas (com muitos níveis hierárquicos) são aquelas que apresentam baixa amplitude administrativa. Para melhor visualização deste fenômeno observe os gráficos abaixo:

Há esse momento de nossos estudos perguntaríamos: qual a tendência atual das organizações? Tendem a ser mais altas ou mais baixas? Pode-se dizer, acompanhando a mais moderna doutrina acerca do tema, que as organizações buscam, atualmente, uma aproximação cada vez maior do nível estratégico com o nível operacional. A lógica do processo é reduzir os muitos, e às vezes, desnecessários, níveis hierárquicos da organização, deixando-a mais enxuta, menor, mais flexível e com capacidade de responder aos estímulos do meio com maior rapidez.

Obs. Inesquecível: Delegação e descentralização

Obs. Inesquecível: delegação e empowerment

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

É aí que entra o downsizing, técnica gerencial por meio da qual é feita uma redução planejada do tamanho da empresa, especialmente do número de empregados e do de níveis hierárquicos. O downsizing não se confunde com a reengenharia que é por meio da qual ocorre uma reestruturação radical dos processos da empresa, abandonando procedimentos antigos e criando outros absolutamente novos. Via de regra, todavia, essas são duas faces de uma mesma moeda, a reengenharia, ou seja, o “começar do zero” conduz quase sempre a repensar o número de níveis hierárquicos e de empregados na organização. Em outras palavras, ao reconstruí-la, a fazemos menor, mais enxuta, mais dinâmica e ágil.

2.1.3 Centralização

A organização quanto à centralização pode ser definida como centralizada (Fayol) e descentralizada (Taylor), ambos os conceitos se referem ao nível hierárquico no qual se deve concentrar as decisões a serem tomadas. Nos dois casos haverá vantagens e desvantagens.

I- Centralizadas: são as organizações em que o maior volume das decisões se encontra no ápice de sua pirâmide, isto é, no nível estratégico.

a) vantagens:

há uniformidade de decisões: de fato, se as decisões estão concentradas nas mão de único ou de poucos diretores haverá, obviamente, menor probabilidade de contradições ou de divergências no processo decisório.

maior comprometimento: as decisões são tomadas por aqueles que, ao menos em tese, estão mais comprometidos com os objetivos organizacionais. Como acima afirmamos, os diretores (nível estratégico) representam os interesses organizacionais num nível global, e não apenas departamental, como ocorre com os gerentes e chefes de departamentos.

maior qualificação: as decisões serão tomadas por aqueles que possuem maior qualificação profissional o quê, ao menos a princípio, os torna mais capazes para o processo decisório, dando maior segurança aos rumos traçados.

b) desvantagens:

comunicação: linhas formais e demoradas de comunicação.

distância do problema: ocorre que a maior parte dos problemas de uma organização tende a surgir no nível operacional e sendo ela centralizada a decisão quanto a este mesmo problema será tomada por quem, embora melhor qualificado, está distante do problema.

generalização: o líder, neste tipo de organização, é um generalista, e não um especialista, porquanto todos os diversos e variados problemas são ele endereçados reclamando solução.

dependência: causa dependência nos subordinados que não se sentem estimulados a criar soluções para os problemas com se deparam, esperando do chefe (diretor) as respostas a todas às indagações.

II- Descentralizadas:

Org. Descentralizada comunicação proximidade do problema

motivação

Vantagens

Desvantagens

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

O tema descentralização está muito em voga no mundo atual, refletindo também nas questões de diversos concursos públicos nos quais este tipo de conhecimento é exigido. A tendência das organizações modernas é serem cada vez mais enxutas (downsizing), reformulando convenientemente seus processos (reengenharia) e, não se pode esquecer, a cada dia mais descentralizadas. A grosso modo, pode-se dizer que a descentralização é indicada para organizações grandes e para situações de instabilidade, já a centralização é adequada para organizações pequenas e para momentos de estabilidade e de segurança. Assim, pode-se dizer que à medida que a organização cresce surge a necessidade de descentralizar decisões.

2.1.4 Tipos de Organização

I- Linear

A organização linear é a estrutura mais simples e antiga, sua origem remonta aos antigos exércitos, daí sua natureza centralizadora, defendida por Fayol (teoria clássica). Trata-se de estrutura de fácil implementação e compreensão, porquanto, apresenta poucos órgãos, ideal para pequenas organizações. É preciso dizer ainda que mantém a autoridade de linha (centralização de comando). Seguem abaixo vantagens e desvantagens dessa estrutura organizacional, tal como defendido por I. Chiavenato:

II- FuncionalEstrutura proposta por Taylor, na qual o princípio funcional prevalece sobre o escalar, ou

seja, cada chefe (e são vários) é um especialista, e não um generalista. Assim, o subordinado se reporta a diversos chefes para tratar do assunto da especialidade de cada um. Neste caso, a autoridade é proveniente do conhecimento, e não da experiência.

III- Linha-Staff

É a combinação dos tipos de estrutura já estudados: a linear e a funcional. Foi inicialmente proposta Dale e Urwick. Nela, podemos dizer, há um conjugação da autoridade de linha com a especialização da assessoria, uma junção do comando com o conhecimento. Desse modo, busca-se agregar o que há de melhor na organização linear (o comando) com que o que existe de mais proveitoso na organização funcional, a saber, a especialização (staff).

Obs. Inesquecível: Vantagens

Obs. Inesquecível: Desvantagens

____________________________________________________________________________________________________________________________________

Obs. Inesquecível: Vantagens

Obs. Inesquecível: Desvantagens

____________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Deve-se, todavia, atentar para alguns aspectos relevantes desse tipo de organização: mesmo coexistindo os dois tipos de órgão, o de linha e o de assessoria, os papéis devem ser bem definidos, cabendo ao primeiro a decisão e ao segundo as informações para que, com base nelas, aquele possa melhor decidir; convivem ambas as linhas de comunicação, a formal e a direta; o órgão de linha está relacionado com as atividades-fim, ao passo que o de assessoria (staff) está relacionado com as atividades-meio.

O grande dilema deste tipo de organização é o provável conflito entre os órgãos de linha e os de assessoria. Este ocorre quando, por exemplo, o diretor diz: - faça desse jeito, porque muito já vivi e posso lhe garantir que assim dará certo! (experiência).O assessor retruca: - não, faça daquele outro, tenho desde há muito estudado casos como esse, siga este caminho! (conhecimento técnico).

IV- Matricial

Trata-se de um tipo de organização que combina a departamentalização funcional com a por produto. (Veja a seguir o tema departamentalização). Ela é utilizada quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária cujos integrantes poderão dedicar-se simultaneamente a diversos projetos. Embora às vezes pouco mencionado, este tipo de estrutura organizacional tem sido tema recorrente em provas de concursos.V- Comissões

Embora assim definidas em boa parte dos livros de Teoria Geral da Administração, as comissões não são bem um tipo de organizações, mas sim grupos de tarefas dentro de uma organização.

Não se confundem também com os órgãos, pois, enquanto estes possuem objetivos específicos, aquelas possuem objetivos que podem abranger diversos órgãos; o primeiro tem pessoal próprio, enquanto o segundo engloba participantes de vários órgãos; os órgãos são permanentes, as comissões, esporádicas.

As comissões custam caro, sobretudo quando nelas devam ingressar especialistas e podem demandar um certo tempo para conclusão de suas atividades, todavia, é ideal para quando se quer um julgamento grupal ou, quando a divergência é essencial para alcançar os objetivos traçados. Imagine-se, por exemplo, que se queira avaliar a viabilidade de uma nova filial em outro mercado com o lançamento de um novo produto. Aqui a comissão, composta de especialistas de múltiplas áreas irão verificar sob diversos pontos de vista esta viabilidade.

No âmbito da Administração Pública esse fenômeno ocorre com as comissões que conduzem o processo administrativo disciplinar e o processo licitatório. O trabalho realizado por uma comissão e sua natureza efêmera ficam claros quando se fala, por exemplo, em comissões parlamentares de inquérito.

Exercício Inesquecível

24 - (UFRJ) - O fortalecimento do poder decisório pode se dar através do empowerment, que possui os seguintes requisitos para implementação:

a) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, capacidade de delegação e supervisão e tolerância a erros.

Obs. Inesquecível: Vantagens

Desvantagens____________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Capacidade de delegação e supervisão, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.c) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, capacidade de delegação e supervisão, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.d) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.e) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e capacidade de delegação e supervisão.25 - (CESPE) - O objetivo imediato e fundamental de cada e qualquer organização formal é produzir algo. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho processo pelo qual o trabalho de produção de bens e serviços é decomposto em uma série de pequenas tarefas, executadas coordenadamente por trabalhadores especializados. A divisão e a especialização do trabalho são as peças-chave da moderna administração de organizações formais e apresentam as seguintes vantagens:( ) Padronização e simplificação das atividades em todos os níveis.( ) Fragmentação e automatização dos processos produtivos.( ) Melhor aproveitamento da força de trabalho pela organização.( ) Aumento da eficiência e diminuição dos custos de produção.( ) Eliminação do desgaste e desperdício de recursos humanos e materiais.a) C, C, E, E, Cb) E, C, E, C, Ec) C, E, C, C, Ed) E, E, C, C, Ee) C, C, E, C, C

26 - (ESAF) - "Estrutura formal, objeto de grande parte de estudos das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela

estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma." (Trecho extraído do livro Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial, de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 82). Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como uma das características da organização formal:a) Divisão do trabalho.b) Especialização.c) Hierarquia.d) Distribuição da autoridade e de responsabilidade.e) Ênfase nas relações entre pessoas no trabalho.

27 - (Proderj) - No preenchimento da lacuna da frase "A estrutura ____________, baseada na idéia de projetos, consiste na reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa", tem de ser usado o termo:a) Piramidal. b) Matricial. c) Circular. d) Informal.e) Funcional.

28 - (ESAF) - Relacione as colunas a seguir e identifique qual das opções melhor representa a seqüência de definições da segunda coluna:I. OrganizaçãoII. EficáciaIII. EficiênciaIV. PlanejamentoV. Burocracia( ) Relação entre objetivos realizados e resultados pretendidos.( ) Processo que objetiva orientar o sistema de decisões que afetam o futuro visando reduzir suaincerteza.( ) Grupo secundário ou sociedade que se identifica por seus elementos: impessoalidade, formalidadee profissionalismo.( ) Relação entre resultados alcançados e recursos utilizados.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( ) Grupo secundário ou sociedade que se caracteriza pela combinação de esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos.a) II - IV - I - III – Vb) V - III - I - IV – IIc) II - IV - V - III – Id) IV - III - V- II – Ie) I - III – V - II - IV

29 - (lBGE) - Quando os administradores concentram a autoridade e as decisões no topo da organização, esse processo chama-se:a) Planejamento.b) Centralização. c) Controle. d) Descentralização. e) Organização

30 - (lBGE) - Nos seus primeiros estágios, muitas organizações usam a estrutura organizacional funcional, adicionando eventualmente departamentos de assessoria e dando ênfase a um controle:a) Departamental. b) Estrutural. c) Centralizado.d) Descentralizado e) Matricial

31 - (AFC-STN/2000) - Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.a) Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados.A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.b) Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.c) Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar

os impactos de uma ação organizacional na comunidade.d) Por eficiência se entende a relação entre necessidades da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.e) Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.

32 - (AFC-STN/2000) - “Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias” (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.a) concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir aespecialização de tarefas.b) pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final.c) concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas.d) concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas.e) pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final.

33 - (ESAF) - Mudanças de grande intensidade aparecem em todos os ambientes competitivo, tecnológico, econômico, social provocando o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar organizações. Muitas dessas novidades eram idéias antigas, que já vinham evoluindo ao longo do tempo, e outras são ou foram autênticas inovações trazidas especialmente pela evolução da

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

tecnologia. Uma dessas técnicas refere-se à busca das melhores práticas da administração, isso como forma de ganhar vantagens competitivas. Essa técnica, que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócio ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita, denomina-se:a) Brainstorming b) Benchmarking c) Downsizingd) Balanced scorecard e) Brainwriting

34 - (FUNESP) - No último ano, o gerente de operações de uma grande empresa do setor automobilístico recebeu a incumbência de encontrar um método que trouxesse drásticas melhorias para alguns indicadores críticos da empresa, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Desta forma, decidiu repensar fundamental e reestruturar radicalmente os processos da empresa, abandonando procedimentos antigos e criando outros absolutamente novos. Desta forma, ele optou por:a) Automaçãob) Downsizingc) Reorganização e nivelamentod) Reengenhariae) Gestão pela qualidade total.

35 - (ESAF) - É princípio basilar do conceito original da reengenharia:a) Drástico enxugamento de pessoal.b) Terceirização.c) Fusão e eliminação de redundâncias.d) Radical redefinição dos processos em base zero (princípio da "folha em branco").e) Estabelecimento de alianças estratégicas para resegmentação do mercado.

36 - Quando se quer aproximar o topo da base em um organização, realizando uma redução planejada no tamanho da empresa, tem-se:a) Empowermentb) O princípio escalar c) Brainstormingd) Dowsinzing

e) Benchimarking

37 - (UFMA/2004) Um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo recebe o nome de :a) Administração b) Ambiente c) Organizaçãod) Decisão e) Tecnologia

38 - (UFMA/2004) Qual das características abaixo não tem relação com uma organização eficiente:a) Ausência de desperdíciob) Uso econômico dos recursosc) Redução dos custos operacionaisd) Menos quantidade de recursos para produzir mais resultadose) Capacidade de realizar resultados

39 - Quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão realizar outros projetos, recomenda-se a estrutura:a) Linear b) Linha-staff c) Funcional d) Matriciale ) Mista

40- (UFMA/2004) O modelo mecanicista de organização possui as seguintes características, exceto:a) Tarefas com baixo nível de interdependênciab) A fonte da autoridade é a competênciac) A hierarquia é observada com rigidezd) O estilo de liderança é autocráticoe) As relações humanas tendem a ser formais

41 - São desvantagens de uma organização descentralizada:a) Ineficiência no uso dos recursos, comunicação dispersa e dependência da hierarquia para tomar decisõesb) Perda de uniformidade, desestímulo à criatividade e ineficiência no uso dos recursosc) Perda de uniformidade, comunicação dispersa e dificuldade de localizar responsáveisd) Dificuldade de localizar responsáveis, dependência da hierarquia para tomar decisões e tendência à duplicidadese) Tendência à duplicidade, comunicação dispersa e ineficiência no uso dos recursos

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

________________________Marcos________________________2.2 Processo Administrativo

O que é um processo? Antes de iniciarmos o estudo a respeito do processo administrativo, necessário se faz que saibamos, primeiramente, o que vem a ser um processo. Um processo:

O Processo Administrativo representa o conjunto de ações contínuas que o administrador terá que realizar para que as finalidades organizacionais sejam atingidas. Assim, ele (processo) nos é apresentado como um processo cíclico formado por 4 (quatro) partes bem definidas: Planejamento, Organização, Direção, e o Controle.

O Processo Administrativo é considerado um processo cíclico por estar constantemente gerando respostas (feedback) sobre tudo aquilo que está sendo executado, para que o administrador possa se embasar e comparar o que está em conformidade com o planejado e o que está fora do padrão preestabelecido.

Planejamento

Controle Organização

Direção

2.2.1 PLANEJAMENTO:

O futuro é inevitável e, dependedo do tipo de evento, é possível antever com clareza algumas situações como: a data do pagamento de uma conta; a reunião escolar de pais e mestres; o encontro regional de chefes do Departamento de Pessoal.

Já em outras situações/eventos o futuro não é tão previsível assim: não se tem como saber com certeza qual será o comportamento dos pais e dos professores na reunião escolar; se

Obs. Inesquecível: Processo

____________________________________________________________________________________________________________________________________

PROCESSO

ADMINISTRATIVO

Ações do Administrador

- Planejar

- Organizar

Administrar

- PessoasOBJETIV

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

todos os chefes dos Departamentos de Pessoal irão comparecer ao encontro; se a confeiteira conseguirá atender todas as encomendas de doces em tempo.

O que se tem de certo é que, sendo o futuro algo previsível ou não previsível, toda e qualquer organização precisa está preparada para enfrentá-lo, de tal modo que se possa reduzir o grau de incertezas e de decisões arriscadas, aproveitando as oportunidades que ele oferece.

O planejamento surge dentro de todo esse contexto como sendo a função que define antecipadamente quais os objetivos da organização (entidade social) e como se darão os procedimentos para que se possa alcançar tais finalidades.

Planejar, mais que um processo, corresponde a uma habilidade que faz com que os adminitradores passem a refletir de tal maneira que qualquer forma de improvisação se torne secundária. Dentro disso, o planejamento corresponde a uma das principais ferramentas do administrador para lidar com o futuro. A capacidade de lidar com o futuro através do planejamento caracteriza um aspecto de suprema inteligencia.

Alguns conceitos de Planejamento: É definir um objetivo e realizar ações, de maneira antecipada, para alcançá-los. Definir onde se pretende chegar, aquilo que deverá ser feito, quando e como fazer para atingir a finalidade. É visualizar onde as coisas estão hoje e desenvolver premissas sobre ações futuras. É o processo de interferir na realidade, com o propósito de passar de um estágio já conhecido para outro que se deseja alcaçar, num dado espaço de tempo.

É tomar no futuro decisões que podem afetar o futuro, reduzindo a maior parcela possível de incertezas.

I- O que gera a necessidade de planejar?

Planejar tem como finalidades precípuas: a antecipação a situações previsíveis (fatos que certamente ocorrerão); predeterminação de acontecimentos (criar o futuro desejável); e preservar a lógica entre os eventos (coordenação de fatos entre si).

Situações previsíveisÉ a preparação para lidar com o conhecido: o recebimento daquilo que foi encomendado;

prazos para a empresa pagar seus impostos; o quantitativo de cartões de natal que serão distribuídos para os funcionários.

Predeterminação de acontecimentosÉ a definição de uma situação desejada que será alcançada no futuro. Como exemplo,

temos os percentuais de lucro que a empresa pretende atingir; a redução da fome, quando lula “cria/planeja” o fome zero. Enfim, são pontos terminais daquilo que se pretende alcançar.

Coordenação de fatosÉ não considerar apenas parte de um processo, mas sim vê-lo de maneira holística (que

privilegia o todo). Deve-se entender e perceber a organização como um todo, coordenando-se os esforços para que as partes que compõem esse todo possam alcançar o mesmo objetivo.

As organizações podem seguir dois tipos de modelos que dependem da forma de como elas se preparam para situações futuras (planejamento). Todo tipo de organização está sujeito a mudanças, tais mudanças podem se dar de forma positiva ou negaiva, dependendo de como essa preparação é concebida. Dentro dessa perspectiva, temos: a Organização Proativa e a Organização Reativa.

“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo” (Alan Kay).

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Organizações ProativasSão assim chamadas aquelas organizações que realizam seu planejamento levando em

consideração possíveis alterações no ambiente (interno ou externo). Há uma preparação/planejamento mais flexível, que se dá de maneira positiva e moderna.

BUROCRACIA ADHOCRACIA

As pessoas devem seguir regras

Formalização do controle, da hierarquia

Amplitude alta ou aguda

Recompensas baseadas no desempenho do funcionário

Enfase na organização formal

b) Organizações Reativas

São organizações que procuram preservar o estado em que se encontram. As mudanças, quando ocorrem, são uma reação ao que acontece no ambiente e não uma antecipação aos eventos. A estabilidade é preservada, há uma certa comodidade com o status quo.

O que se tem em todas as organizações é a manutenção dos dois modelos acima: a atitude proativa é necessária para impulsinar mudanças, auxiliar no crecimento organizacional; já a atitude reativa tem sua importancia no sentido de não deixar que mudanças desnecessárias ocorram no processo gerencial da organização. Cabe ao(s) administrador(es) encontrar(em) o ponto de equilíbrio desses dois processos para que os objetivos sejam atingidos de maneira efetiva.

II – Etapas de um planejamento

As organizações deparam-se continuamente com uma série de pressões, de mudanças, de inovações como: tecnologias mais complexas; regulamentações do governo; economia globalizada. Tais fatores oferecem constantemente uma série de desafios aos administradores, que precisam planejar de maneira adequada de forma que a instituição possa se tornar cada vez mais flexível e extrair as vantagens percebidas nessas circunstancias de constante mutação.

Para lidar com esse tipo de situação é que se procura planejar as ações, a fim de que as decisões a serem tomadas se tornem cada vez mais condizentes com o que se pretende alcançar. Assim, o planejamento perpassa por 4 (quatro) passos importantes que irão auxiliar esse processo de tomada de decisão: análise dos insumos (entradas); estabelecimento de objetivos; tomada de decisões; elaboração de planos.

a) Análise dos insumos

É tudo aquilo que a organização recebe de informação a respeito de tecnologia, de legislação, de problemas ou soluções que surgem no ambiente, ameaças, oportunidades, satisfação ou insatisfação com algo.

Elaboração de

Tomada de

Estabelecer

Análise das

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Estabelecimento de Objetivos

São pontos terminais os quais a organização pretende alcançar. Os objetivos devem servir de direção ás ações organizacionais, servindo de norte ás ações de todas as partes quem compõem a instituição (Departamentos, setores, gerencias, operações etc.).

c) Tomada de Decisões

É selecionar o curso de ação a ser tomado para o alcance dos objetivos propostos. Tomar decisões para se alcançar algo corresponde a realização ações racionais, que consiste em fazer as opções mais adequadas para o atendimento daquilo que foi predefinido como alvo a ser alcançado.

C1) Decisões Programadas/Decisões não ProgramadasTomar decisões é um processo inerente ás responsabilidades gerenciais, importante tanto

na resolução de problemas quanto no aproveitamento de oportunidades. Quando as organizações criam um leque de opções/decisões que servirão para resolver

problemas corriqueiros, já conhecidos dos administradores, tem-se a chamada decisão programada (que serve para a resolução de dificuldades que vem se comportando sempre do mesmo modo ou de maneira muito semelhante). Quando esses problemas já conhecidos ocorrem, não é necessário pensar muito em novas soluções, basta aplicar alguma ou algumas das decisões já padronizadas pela organização para determinado tipo de problema.

No entanto, se a organização precisa lidar com situações novas, que necessitam de soluções que não fazem parte do acervo de decisões da empresa, tem-se as chamadas decisões não programadas (utilizadas justamente para resolver problemas, pelos quais a instituição ainda não havia passado, problemas esses que escapam de regras preestabelecidas e que pedem soluções muitas vezes pautadas no improviso).

C2) Brainstorming/BrainwritingO Brainstorming é um processo em que as pessoas interagem de maneira verbal na

busca de sugestões para que a organização possa ter uma gama maior de alternativas na solução de problemas.

Já o Brainwriting é um processo através do qual as pessoas também interagem, só que de maneira escrita, sem comunicação verbal, visando solucionar algo que está em desacordo com o objetivo estabelecido pela organização.

Há a formulação dessas idéias e, a partir do esgotamento delas, tudo é comparado e analisado tentando-se extrair o máximo de vantagem e diminuir o número de desvantagens.

C3) Método de Delineamento de Problemas Organizacionais (MDBO) ou Paradigma de Rubinstein.

Processo que permite ao administrador relacionar as causas e os efeitos existentes num dado problema. Esse processo começa com um “como” acerca do assunto a ser melhorado; considerando o que pode ser manipulado e aquilo que não pode ser mudado, para, daí, atingir-se o efeito desejado na resolução do problema.

*

Anális

O que se quer

alcançar

O que pode ser mudado

“As grandes decisões da vida têm como regra muito mais que ver com os instintos e o inconsciente do que com fatos razoáveis e plenos de significado.” Carl Gustav Jung, O homem em busca de uma alma

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Elaboração de Planos

É o resultado imediato produzido pelo planejamento. Todo planejamento conduz a elaboração de planos. O plano corresponde ao processo intermediário entre aquilo que foi planejado e o que será feito de maneira concreta, mostrando o curso de ação que será tomado pelos administradores.

Quanto á temporalidade, os planos podem ser considerados como permanentes ou temporários. O primeiros são tipos planos que não possuem uma terminalidade,não se extinguem quando há o alcance dos objetivos e são pautados em decisões programadas. No entanto, os planos temporários, também chamados planos de finalidade singular, como o próprio nome já sugere, são tipos de planos extinguíveis, que possuem uma terminalidade com a consecução dos objetivos.

Exemplos

“comprar apenas produtos que possuam selo de qualidade”. Exemplo de: ______________________

“ao chegar na empresa, o novo funcionário deverá encaminhar-se ao DRH, apresentar todos os documentos necessários para a nomeação; em seguida deverá comparecer ao setor médico levando seus exames para, no prazo máximo de 15 dias, tomar posse”. Exemplo de: _________________________

“atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes. (Petrobrás)”. Exemplo de:______________

“as despesas que a organização terá com a campanha publicitária”.Exemplo de:_______________________

Acabamento de uma casa:

O que não se pode mexer

d1) Planos Permanentes: _______________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d2) Planos Temporários: ________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Exemplo de:_______________________________

“o curso terá início no dia 15/02 e terminará em 25/05/2009”. Exemplo de:______________________

“fazer inscrição em cursos da empresa apenas de pessoas que possuem, em seu ambiente organizacional, tarefas condizentes com o conteúdo do que será ministrado”. Exemplo de: ________________

ATIVIDADE 1ª sem

2ª sem

3ª sem

4ª sem

Reboco

Gesso ----- --

Pintura ----- ----- ---

Atividades / Períodos

Jan Fev Mar Abril Maio

1 Levantamento de literatura

X

2 Montagem do Projeto

X

3 Coleta de dados

X X

4 Tratamento dos dados

X X

5 Elaboração do Reletório Final

X

6 Revisão do texto

X

7 Entrega do trabalho

X

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Exemplo de: __________________________________

III- Níveis de Planejamento

Todo planejamento culmina em planos. Estes, dependendo de sua abrangência ou do nível organizacional em que são planejados, podem ser criados e incluírem períodos de longo a curto prazo, abranger a instituição como um todo ou apenas os departamentos ou, ainda, uma simples tarefa. Enfim, o planejamento é conduzido de maneira diferente nos vários níveis organizacionais, criando-se, conseqüentemente, uma hierarquia de planos.

a) Planejamento Estratégico/Institucional

O que é uma estratégia? Arte do planejamento que envolve pessoas, material e ambiente, para garantir posição vantajosa sobre concorrentes, possibilitando empreender da melhor maneira as ações táticas. Em suma, estratégia significa superar um concorrente, buscar a vitória em cima do adversário.

Nível Institu

c.

Nível Interm

.

Nível Interm

.

Nível Operac

.

Nível Operac

.

Nível Operac

.

Nível Operac

.

Planejamento

Estratégico

Planejamento

Tático

Planejamento

Operacional

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

O planejamento estratégico é definido na cúpula e envolve toda a organização. É ele o responsável pelo estabelecimento da missão da empresa, tratando de dar as respostas a respeito do por que a organização existe; cuida do futuro e das formas de atuar no ambiente. É um tipo de planejamento macroorientado, com objetivos projetados a longo prazo, voltado à eficácia organizacional no alcance de seus objetivos globais.

- Pontos fortes e fracos da

-

Quanto

de

recurso

- Qual a capacidade / habilidade/motivação

-

O

que

Estabelecimento dos Objetivos

Análise Externa do Ambiente

O que há no

ambiente?

Analisar Internamente a

organização

O que nós temos?

Criar Estratégicas

O QUE FAZER?

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

de

ameaça

- O que há de oportunidade

- Quais os desafios

a.1) Modelos de Estratégias

Modelo de Igor Ansoff

Cria um modelo que considera 4 (quatro) processos: Penetração no Mercado; Desenvolvimento de Mercado; Desenvolvimento de Produto; e Diversificação.

Penetração no Mercado

Introdução de produtos já tradicionais em mercados tradicionais

Desenvolvimento de Mercado

Introdução de produtos tradicionais em novos mercados

Desenvolvimento de Produto

Introdução de produtos novos em mercados tradicionais

Diversificação Introdução de novos produtos em novos mercados

Modelo de PorterConsiderado um especialista em administração estratégica, Porter diz que a

competitividade entre organizações baseia-se em 3 (três) processo: Diferenciação; Liderança de Custo; e Focalização.

Diferenciação O diferencial é o produto. Estes são considerados únicos em termo de qualidade. Os clientes, ao co mparar com os da concorrência, irão perceber a diferença.

Liderança de Custo A estratégia é produzir produtos mais

Obs. Inesquecível: Benchmarking

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

baratos que os da concorrência.

Focalização É a concentração em um consumidor específico.

Modelo de Miles e Snow

Miles e Snow, ao desenvolverem seus modelos, consideraram a estratégia sob a ótica situacional. As estratégias são consideradas/entendidas como padrões de adaptação. Dentro dessa perspectiva, eles criaram 4 (quatro) tipos de comportamentos estratégicos: Comportamento Defensivo (Defenders); Comportamento Prospectivo (prospectors); Comportamento Analítico (Analyzers); e o Comportamento de Reação (Reactors).

Comportamento Defensivo

(Defenders)

Tipo de estratégia que não procura a diversificação de mercado. Toma uma postura conservadora, que não procuram novidades/mudanças. Segue o modelo reativo de organização (já comentado acima).

Comportamento Prospectivo

(prospectors)

As organizações buscam, em suas estratégias, a diversificação de mercado e de produtos. Não temem as novidades e as inovações.

Comportamento Analítico

(Analyzers)

É o tipo de comportamento estratégico que une o comportamento defensivo e o prospectivo. Há a atuação nos dois tipos de mercado: o conservador e o inovador.

Comportamento de Reação (Reactors)

São estratégias que não buscam a proatividade, ou seja, não se planejam pesando mudanças; não consideram os fatores ambientais. Quando há algum tipo de mudança, esta é uma reação às pressões ambientais, o que gera respostas cada vez mais ineficazes.

Modelo de Samuel CertoEstabelece 3 (três) modelos de estratégias baseadas em: Estabilidade; Crescimento; e

Redução de CustosModelo da

EstabilidadeSegue os princípios do Comportamento Defensivo (Defenders) de Miles e Snow.

Modelo do Crescimento

Segue os princípios do Comportamento Prospectivo (Prospectors) de Miles e Snow.

Modelo da Redução de Custos

Busca a eliminação dos desperdícios, ou seja, é um tipo de estratégia utilizada quando a eficiência organizacional está em risco.

b) Planejamento Tático/Intermediário/Departamental

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

É um tipo de planejamento que busca a coordenação e a integração entre o que foi planejado no nível estratégico e o que será efetivado no nível operacional. É feito no nível departamental, abrangendo cada unidade organizacional. Os planejamentos táticos formarão os planos que serão executados nos níveis operacionais, subordinados aos seus respectivos Departamentos.

Há uma preocupação com o alcance dos objetivos departamentais, que são projetados a médio prazo e geralmente desenvolvidos para as áreas de finanças, marketing, contabilidade, produção, pessoal.

c) Planejamento Operacional/Executório

Tipo de planejamento baseado nas tarefas, nas operações que serão realizadas na organização para que ela possa alcançar seus objetivos. Enquanto o planejamento estratégico é voltado para a eficácia (resultados) e o tático para a coordenação, o planejamento operacional conduz a planos voltados para a eficiência, ou seja, há uma preocupação maior com os meios, com a ausência de desperdícios nas operações realizadas. Como é um tipo de planejamento voltado para a tarefa/operação/atividade. Como todo planejamento leva, necessariamente, à elaboração de planos, seguem abaixo alguns tipos de planos operacionais:

C1)Procedimentos: conjunto de etapas que devem ser seguidas. São as rotinas a serem executadas, rotinas essas normalmente expressas através de fluxogramas (gráficos que mostram o fluxo/seqüência de ações ou rotinas a serem obedecidas).

Fluxogramas: representa uma seqüência de trabalho qualquer, e forma detalhada (pode ser também sintética), onde as operações ou os responsáveis e os departamentos envolvidos são visualizados nos processo. Uma padronização na representação dos métodos e os procedimentos administrativos. Pode-se descrever com maior rapidez os métodos administrativos. Pode facilitar a leitura e o entendimento das rotinas administrativas.

Alguns símbolos inerentes/relacionados aos fluxogramas:

Início/fim Processo/Operação Decisão

Observação: os símbolos acima mostrados não são os únicos existentes na composição de um fluxograma.

“ É importante ressaltar que os fluxogramas procuram mostrar o modo pelo qual as coisas são feitas, e não o modo pelo qual o chefe diz aos funcionários que a façam; não a maneira segundo o qual o chefe pensa que são feitas, mas a forma pela qual o Manual de normas e procedimentos manda que sejam feitas.” Eles são, portanto, uma fotografia real de uma situação estudada.” OLIVEIRA

Receber solicitação

Verificar no

Início

Quer a peça

Ver o tempo de espera e informar ao

cliente

Entregar ao solicitante

DISPONÍVEL

FIMPedir e

aguardar a entrada no

Dar baixa no estoque

FIM

F

S

S

N

NS

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

C2) Programação/Programas: tipo de plano relacionado com o tempo, geralmente associado a um calendário. Assim, temos os principais tipos de gráficos que expressão um programa ou uma programação:

Cronogramas: mostram as tarefas a serem executadas e o tempo/período (dias, semanas ou meses) estimado para a conclusão.

Gráfico de Gantt: semelhante ao cronograma, a diferença é que as colunas (que são destinadas ao tempo) são divididas em 4 (quatro) partes, destinadas às semanas.

AT

IVID

AD

E MAIO JUNHO

SEMANAS SEMANAS

1ª 2ª 3ª 4ª 1ª 2ª 3ª 4ª

Instalação Elétrica

Instalação Hidráulica

Reboco

PERT (Técnica de Revisão e Avaliação de Programas) ajuda o administrador a focalizar a atenção sobre problemas em potencial que requeiram desisões e/ou soluções providências e alterações com referência a emprego de tempo, recursos ou a atuação para aumentar as probabilidades de conclusão das atividades projetadas na data pré-estabelecida. Um evento ou acontecimento, mencionado em PERT é o início ou a conclusão de uma tarefa. É importante lembrar que não significa a execução da tarefa. Assim sendo:

Obs. 2. Numa rede PERT, as setas indicam o sentido e os números nos círculos identificam os eventos Considere os eventos a seguir e projete uma rede PERT: evento 1: exame final de português terminado; evento 2: exame final de história terminado; evento 3: completada a matrícula em português, história e matemática; evento 4: exame final de matemática terminado; evento 5: recebimento das notas finais das 3 disciplinas pelo correio

1

2

4

53

"escrever um relatório"- não é um evento PERT "o relatório está pronto"- é um evento PERT "a planta foi começada"- é um evento PERT

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Considere os eventos a seguir e projete uma rede PERT: evento 1 - iniciada a redação da peça; evento 2 - terminado o ensaio final; evento 3 - iniciada a propaganda da peça; evento 4 - estréia da peça na Broadway; evento 5 - ensaios terminados; evento 6 - terminada a redação da peça; evento 7 - terminada a modificação no elenco; evento 8 - iniciado o primeiro ensaio; evento 9 - cenário concluído; evento 10 - fim da venda dos bilhetes da estréia.

1- (ESAF) Sobre o planejamento estratégico, indique C para certo e E para errado, marcando opção que representa a seqüência correta.

( ) Os objetivos são considerados operacionais, táticos e estratégicos quando se relacionam com o plano institucional, com a gerencia média e com resultados específicos, respectivamente.

( ) As políticas refletem um objetivo e têm a função de aumentar as chances de acerto quando a situação requer julgamento. Podem ser explícitas – quando escritas ou orais e fornecem informações para a tomada de decisões – ou implícitas – quando subentendidas e consideradas de conhecimento geral.

( ) No planejamento estratégico, a análise ambiental tem o propósito de identificar os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo podem influenciar a organização direta ou indiretamente identificando seus pontos fortes e fracos.

( ) A análise organizacional é um exame das condições internas das organizações e auxilia na identificação de seus pontos fortes e fracos.

a) C-C-E-C

b) E-C-E-C

c) E-C-C-E

d) E-C-C-C

e) C-C-C-E

2- (CEFET/RN) As estratégias genéricas básicas para aumentar o poder competitivo, segundo Michael Porter são:

a) Produto, Preço, Ponto, Pagamento

b) Mercado, produto, preço

c) Liderança em custos, diferenciação e foco

d) Ativos fixos, estoques e contas a receber

3- (Sec.Plan./Mato Grosso) Há várias explicações para as flutuações na capacidade de resposta aos desafios externos e internos. Uma delas é a atitude dos administradores em relação ao futuro. A atitude pode ser proativa ou reativa. Um exemplo de atitude reativa é:

a) O espírito renovador

b) O apego `as tradições

c) A antecipação de novas situações

d) A capacidade de adaptação a novas situações

1 6

9

8

3

5

10

7 2 4

Exercícios - Planejamento

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) A existência de forças que impulsionam e desejam mudanças.

4- (UFRJ) Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:

a) Direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações

b) Organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los

c) Planejamento é definir objetivos, atividades e recursos

d) Controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério

e) Organização é definir objetivos, atividades e recursos

5- (ESAF) Assinale a opção correta sobre o conceito de gestão estratégica.

a) Uns planejam, outros implementam, quem planeja não implementa e quem implementa não planeja

b) O planejamento está baseado no plano

c) A estratégia emerge das interações entre o planejado e o realizado

d) As estratégias tendem a reproduzir o status quo

6- (Proderj) Simon distingue dois tipos de decisões: programadas e não programadas. Para lidar com as decisões não programadas, ele indica que os gerentes devem desenvolver sua capacidade de:

a) Lealdade, pensamento e intuição

b) Decisão, julgamento e responsabilidade

c) Criatividade, lógica e responsabilidade

d) Julgamento, intuição e criatividade

e) Lógica, responsabilidade e decisão

7- (IBGE) Quando o processo decisório está voltado ao relacionamento entre a empresa e o meio ambiente, diz-se que a decisão é:

a) Administrativa

b) Operacional

c) Gerencial

d) Econômica

e) Estratégica

8- (CESPE) Assinale como V para verdadeiro ou com F para falso as frases relacionadas com o planejamento e objetivos das organizações.

( ) o trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicos chama-se administração.

( ) uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo.

( ) o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro está associado ao conceito de planejamento

( ) o processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro está associado ao conceito de controle

a) V-V-V-F

b) V-F-F-F

c) F-V-F-V

d) F-F-V-V

9- (IBGE) O processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro está associado ao conceito de:

a) planejamento

b) contabilidade

c) controle

d) fluxo de caixa

e) orçamento

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

10- (FCC) Na elaboração do planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico apresenta determinados componentes que relacionam a empresa com variáveis controláveis e variáveis não-controláveis contidas no ambiente que a envolve. As variáveis não-controláveis se encontram no ambiente:

a) interno e no ambiente externo da organização

b) externo da organização, indicando suas oportunidades de negócios e os riscos de investimento

c) interno da organização, indicando as oportunidades de novos negócios

d) interno da organização, indicado seus pontos fortes e fracos

e) externo da organização, indicando as oportunidades, pontos fortes e os riscos de investimentos.

11- Todo plano estratégico contém um requisito essencial.

a) Uma declaração de intenções

b) Um enunciado da filosofia da organização

c) Uma declaração das bases nas quais a organização deseja diferenciar-se das demais

d) Uma descrição sucinta da estrutura organizacional

e) Um mapeamento do ambiente onde a organização se insere

12- “... É a própria razão de ser da

empresa/organização e perdura em

caráter permanente”. Tal conceito está

relacionado com:

a) Política

b) Missão

c) Cronograma

d) Procedimentos

e) Projetos organizcioais

13- São características do planejamento operacional, exceto:

a) Detalhado e específico

b) Visa á eficiência

c) Compreende a coordenação e a integração das atividades da organização

d) É definido no nível operacional

e) Aborda as tarefas e/ou operações

14 - Técnica utilizada no processo de planejamento a qual se fundamenta na escolha de um assunto específico, na união de especialistas respondendo rodadas de questionários a respeito desse assunto específico,assegurando o anonimato:

a) Construção de cenáriosb) Método delfosc) Projeção derivadad) Análise das séries temporais

15 - (ESAF) - Mudanças de grande

intensidade aparecem em todos os

ambientes competitivo, tecnológico,

econômico, social provocando o

surgimento de novos conceitos e

técnicas para administrar organizações.

Muitas dessas novidades eram idéias

antigas, que já vinham evoluindo ao

longo do tempo, e outras são ou foram

autênticas inovações trazidas

especialmente pela evolução da

tecnologia. Uma dessas técnicas refere-

se à busca das melhores práticas da

administração, isso como forma de

ganhar vantagens competitivas. Essa

técnica, que consiste em fazer

comparações e procurar imitar as

organizações, concorrentes ou não, do

mesmo ramo de negócio ou de outros,

que façam algo de maneira

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

particularmente bem feita, denomina-

se:

a) Brainstorming

b) Benchmarking

c) Dowsinzing

d) Balanced Scorecard

e) brainwrinting

16- Quanto ao planejamento estratégico

de uma organização, marque V ou F:

a) O planejamento estratégico tem início

com a elaboração do diagnóstico

estratégico, e posteriormente a

organização estabelece sua missão,

seus valores, seus objetivos, suas

estratégias e metas

b) É fundamental a definição dos

objetivos da organização no

planejamento estratégico, os quais

devem ser, sempre que possível,

hierárquicos bem como realistas,

consistentes e motivadores

c) No planejamento estratégico, são

definidos apenas dois mecanismos de

controle e de avaliação, a serem

empregados em momentos

específicos: o controle preliminar,

efetuado antes da ocorrência do

evento que se pretende controlar, e o

controle corrente, efetuado ao mesmo

tempo em que ocorre o evento

d) A missão, que é a razão de ser da empresa, exerce função orientadora e delimitadora da ação empresarial, devendo sempre ser realista motivadora e quantitativa

17- Analise as opções.

I- O Processo de

planejamento deve

identificar os custos e

benefícios daquilo que se

pretende fazer e os

recursos necessários para

tal finalidade

II- O planejamento é feito com

o estabelecimento de

objetivos, tomada de

decisões sobre ações

futuras e elaboração de

planos

III- A técnica benchmarking é

um alvo a ser atingido a

longo prazo

IV- O planejamento estratégico

é amplo e abrange toda a

organização, tendo seu

início com o diagnóstico

organizacional

Marque V ou F, respectivamente:

a) V,V,F,V

b) V,F,V,F

c) V,V,V,F

d) F,F,F,V

e) F,F,V,F

18- Marque a falsa:

a) O planejamento estratégico visa

colocar a empresa em situação de

vantagem sobre qualquer outra

empresa

b) O processo que rege o planejamento

estratégico é composto por:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

diagnóstico, missão, objetivos,

estratégias/benchmarking e metas

c) O planejamento que trata

especificamente do que fazer e do

como fazer, sendo feito num nível

departamental e subordinado ao

planejamento estratégico, é o

planejamento tático

d) O planejamento que oferece

cronogramas mais ou menos

específicos das tarefas ou atividades

realizadas na organização é o

planejamento operacional

e) O planejamento estratégico visa à

eficácia, e o planejamento operacional

visa à eficiência

19- “É uma técnica de se avaliar e

adequar a organização com o que

melhor for feito por outras

organizações, sem, com isso,

meramente copiar as ações dessas

outras organizações“. Tal conceito é

relativo à(o):

a) Downsizing

b) Objetivo

c) Meta

d) Reestruturação organizacional

e) Benchmarking

20- (UFMA/2004) O Processo de definir

objetivos, atividades e recursos recebe

o nome de :

a) Planejamento

b) Organização

c) Direção

d) Controle

e) Execução

21- (UFMA/2004) O critério de

permanência refere-se à duração de um

plano. De acordo com esse critério, são

exemplos de planos permanentes:

a) Orçamentos, políticas e calendário

b) Missão, orçamentos e projetos

c) Projetos, procedimentos e calendário

d) Missão, procedimentos e políticas

e) Políticas, projetos e orçamentos

22- Quanto ao processo administrativo

marque a correta:

a) Os objetivos das organizações são a

sua própria razão de ser e de existir,

possuindo assim um caráter

permanente dentro da empresa

b) As estratégias estabelecidas por uma

organização deverão estar

subordinadas aos objetivos da mesma

c) Um planejamento deve ser feito

levando-se em conta o

estabelecimento dos objetivos, as

tomadas de decisões sobre ações

futuras (claro que sem se eliminar os

riscos) e sem a necessidade

obrigatória de se elaborar planos

d) Os objetivos são alvos futuros os quais

se pretende atingir e, uma vez

alcançados, continuam sendo objetos

a serem atingidos, comparando-se

assim à missão da empresa

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) A missão, os procedimentos, a política

e as metas são exemplos de planos

permanentes

23- - A partir do estabelecimento dos

objetivos, a organização pode iniciar

diversas ações também voltadas ao

planejamento. Assim, a ação que

“coloca os objetivos como guias

orientadores da ação administrativa e

que é considerada de caráter

permanente” é a/o __________ da

organização:

a) A política

b) Programa

c) Procedimento

d) Método

24- Analise os conceitos e marque a

opção correta

a) O plano constitui um elemento

intermediário entre o planejamento e

a implementação desse planejamento

b) Estabelecidos os objetivos a serem

alcançados e efetuada a tomada de

decisão a respeito de alternativas de

ações futuras, o terceiro

procedimento é a elaboração de

novos objetivos

c) A técnica de planejamento utilizada

para a prospecção de futuro e que

consiste na consulta de especialistas a

respeito de determinado assunto,

através de questionários, cujas

respostas são anônimas, é chamada

de construção de cenário

d) O cronograma é um exemplo de plano

permanente

25- O Planejamento Operacional é um dos tipos de planejamento existentes. Seu conteúdo e sua amplitude compreendem, respectivamente:

a) Conteúdo genérico e analítico e amplitude microorientada, isto é, aborda a empresa como uma totalidade.

b) Conteúdo genérico e sintético e amplitude macroorientada, isto é, aborda a empresa como uma totalidade.

c) Conteúdo menos genérico e mais detalhado e amplitude microorientada, isto é, aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

d) Conteúdo detalhado e analítico e amplitude macroorientada, isto é, aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente.

e) Conteúdo detalhado e analítico e amplitude microorientada, isto é, aborda cada tarefa ou operação separadamente.

26- Planejamento é o instrumento utilizado pelas organizações para gerenciar o futuro. Estudar o futuro, então, é um grande desafio para os administradores e várias técnicas são usadas para tal fim. A que diz respeito a associações entre o comportamento entre duas variáveis é conhecida como:

a) Construção de cenários

b) pesquisa de opiniões.

c) projeções derivadas.

d) método Delphi.

27- Em relação aos níveis de planejamento de uma organização, é correto afirmar que os planos que definem os objetivos para toda a organização e sua relação com o ambiente são os:

a) estratégicos. B) operacionais. C) táticos.

d) departamentais. E) funcionais.

28- No mundo contemporâneo, técnicas e teorias administrativas são desenvolvidas para melhorar o desempenho das organizações. Mudanças no modo de ver e administrar as organizações ocorreram no final do

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

século passado e continuam a ocorrer. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara o seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A idéia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá-las. Essa abordagem é conhecida por:

a) reengenharia.

b) outsourcing.

c) empowerment.

d) benchmarking

29- Em relação aos conceitos associados ao planejamento estratégico, classifique em certas (C) ou erradas (E) as assertivas a seguir, marcando abaixo a opção que corresponde à seqüência CORRETA.

( ) A missão é uma declaração sobre o que a

organização é; deve corresponder à razão de ser

da organização, explicitando o porquê de sua

existência.

( ) A visão define o que a organização pretende ser

no futuro. Ela incorpora as ambições da

organização e descreve o estado futuro que

pretende atingir.

( ) No contexto do planejamento estratégico, o

enunciado a seguir representa claramente um

exemplo de visão de futuro: “Atuar de forma

segura e rentável, com responsabilidade social e

ambiental, nos mercados nacional e internacional,

fornecendo produtos e serviços adequados às

necessidades dos clientes e contribuindo para o

desenvolvimento do Brasil e dos países onde

atua.” (Petrobras).

( ) São características do planejamento estratégico:

ser realizado no nível institucional, utilizar

horizonte de longo prazo e abranger toda a

organização.

( ) Políticas institucionais são orientações utilizadas

no processo de tomada de decisão; devem refletir

os objetivos organizacionais e orientar os

gerentes em direção a esses objetivos.

a) C, C, E, E, C.

b) E, E, E, C, E.

c) E, C, C, E, C.

d) C, E, C, E, E.

e) C, C, E, C, C

30- (Hosp.Univers./UFMA) A tomada de

decisões faz parte das

responsabilidades gerenciais. Quanto à

forma, existem dois tipos de decisões:

programáveis (de acordo com métodos e

técnicas estabelecidos) e não

programáveis (que constituem

novidades e tendem a ser tomadas

dentro de regras improvisadas). Com

base nesta classificação, assinale o

único exemplo que não está de acordo

com o tipo de decisão.

a) Programável. Número de pacientes

atendidos na emergência

b) Programável. Organização da

confraternização de natal

c) Programável. Organização da escala

de férias dos funcionários

d) Não programável. Dobrar o plantão

porque o colega de trabalho se

acidentou

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) Programável. Elaboração da escala de

trabalho dos recepcionistas

31- (MPE/AM) O planejamento é a função administrativa que determina quais são os objetivos que devem ser atingidos e como fazer para alcançá-los. No desdobramento dos objetivos, os alvos a atingir a curto prazo em cada órgão denominam-se:

a) políticasb) calendáriosc) procedimentosd) programase) metas

32- (MPE/AM) O planejamento produz como resultado imediato o plano. O tipo de plano, relacionado com os métodos de trabalho ou de execução, que é representado por fluxograma denomina-se:

a) procedimentob) orçamentoc) programad) regrae) regulamento

33- (Sec.Est.Planej./Mato Grosso) A técnica para estudar possibilidades futuras, em apoio a decisões administrativas, que se baseia numa forma de pesquisa de opiniões focalizada num assunto específico em que se fazem perguntas a um grupo de especialistas, é denominada:

a) método delfos

b) projeções derivadas

c) análise de séries temporais

d) análise de séries atemporais

34- (TJ/RR) Acerca do planejamento no processo organizacional, assinale a opção correta.

a) Previsão, resolução de problemas e plano são sinônimos de planejamento.

b) Após a elaboração do planejamento estratégico, as

organizações devem elaborar a análise dos ambientes externo e interno, quando identificarão seus pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades.

c) Para que o processo de planejamento tenha foco claro nas necessidades da organização, deve-se restringir ao máximo a participação de unidades organizacionais de níveis hierárquicos inferiores.

d) Contribuição para o alcance dos objetivos, precedência sobre as outras funções administrativas, maximização dos resultados positivos e minimização das deficiências são princípios gerais do planejamento.

35- Em relação aos conceitos de planejamento, assinale a opção incorreta.

a) O conceito central de planejamento consiste na racionalização das ações, na antecipação de situações organizacionais, na coordenação de atividades e na maximização dos resultados.

b) O ciclo clássico e amplo de planejamento constituiu-se de planejamento, implementação, controle e avaliação e realimentação/replanejamento.

c) A análise ambiental interna é o elemento mais importante da etapa de coleta de dados.

d) O planejamento se divide em estratégico, tático e operacional

36- A sobrevivência das empresas,

públicas ou privadas, está diretamente

relacionada à capacidade de reagir aos

desafios dos ambientes internos e

externos. Empresas proativas

conseguem melhor reagir, e, portanto,

são empresas que:

a) lutam para preservar a manutenção do status quo.

b) configuram um espírito conservador.

c) têm capacidade de adaptação a novas situações.

d) preservam a tradição dos seus fundadores.

e) processam negativamente o feedback ambiental.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

2.2.2 – Organização (função administrativa)

Conforme vimos acima, toda organização, enquanto entidade social, é um conjunto de recursos (humanos e/ou materiais) em que as pessoas trabalham com vista a alcançar objetivos (lucrativos ou não-lucrativos). Assim, sob essa ótica de entidade social, são organizações: a igreja, as faculdades, os hospitais, as instituições públicas, os clubes etc.

Ainda sob esse prisma social, as organizações podem ser formais ou informais. Estas são o resultado das interações, dos relacionamentos que surgem de maneira espontânea entre os indivíduos que compõem a instituição. Aquelas, por sua vez, são assim chamadas justamente por representar, de maneira lógica e predeterminada, toda a estrutura organizacional, baseando-se na divisão de trabalho, na horizontalização, na verticalização e numa amplitude administrativa/de controle, sintetizando, assim, os princípios que as regem.

No entanto, o termo organização pode possuir outro significado diferente daquele explicitado acima. Sob a ótica do processo administrativo, o termo organização significa o ato de organizar, a ação de colocar as coisas nos seus devidos lugares. É através da organização (função) que se estabelece a estrutura organizacional (que mostra como as coisas estão divididas, articuladas, integradas dentro da organização - entidade).

Assim, organizar consiste em dividir o trabalho, estabelecer a hierarquia – cadeia de comando - e as linhas de comunicação, delinear as delegações de autoridade e de responsabilidade, a amplitude administrativa ou de controle, o nível de centralização e de descentralização, distribuir recursos e designar as pessoas para executar as atividades; enfim, organização, enquanto função, representa a estruturação de toda a instituição, baseada num processo regido por todos esses princípios citados acima.

a) Níveis de Organização

Nível Institucional

Assim como no planejamento, a função de organizar também é desenvolvida nos diversos níveis organizacionais. Quando ela ocorre no nível institucional, que é o mais abrangente (macroorientado), a organização (função) engloba toda a empresa, criando assim o desenho organizacional que a instituição irá possuir. É nesse nível que será definido o tipo de estrutura a ser implantado: Linear; Funcional; Linha-Staff; Matricial.

ORGANIZAÇÃO (FUNÇÃO)

HIERAQUIA, LINHAS DE

COMUNICAÇÃO

AMPLITUDE DE CONTROLE, DELEGAÇÃO

DISTRIBUIR RECURSOS, DESIGNAR

CENTRAZILAÇÃO E

DESCENTRALIZAÇ

ESTRUTURA ORGANIZACIO

NAL

- LINEAR

- FUNCIONAL

- LINHA-STAFF

- MATRICIAL

- TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÕES

DIVIDIR O TRABALHO

(HORIZONTALIZAÇÃO E

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Nível Operacional

No nível intermediário, serão criadas as estruturas departamentais. Cada unidade organizacional terá, dentro de si, atividades similares que serão unidas seguindo-se o critério da homogeneidade de tarefas. Tem-se, portanto, nesse nível, a chamada Departamentalização.

Nível Operacional

Já no nível operacional ou executório, que é o nível no qual as tarefas são desempenhadas, a ação de organizar enfatiza cada atividade, cada operação de maneira específica, tendo-se assim a chamada descrição e análise dos cargos.

b) Técnicas que auxiliam o processo de organizar

Há várias técnicas que auxiliam os administradores no processo de organizar, na ação de estruturar a organização (entidade), fazendo com que cada componente seja visualizado, seja alocado de maneira lógica, para que haja um efetivo cumprimento de seu papel no processo administrativo.

Entre as principais técnicas, temos: o Organograma e o Funcionograma.

Organograma

É uma representação gráfica que mostra de maneira simplificada o “esqueleto” da organização, seus órgãos, os níveis hierárquicos, as relações de autoridade e de responsabilidade e as linhas de comunicação existentes dentro da estrutura formal da entidade. Todo organograma deve se dar de maneira simples (de fácil entendimento)

de forma que não haja nenhuma distorção na compreensão estrutural da empresa.

No organograma, os retângulos representam, basicamente, os órgãos que compõem a estrutura; já as linhas nos faz visualizar as relações de hierarquia e de comunicação que ocorrem dentro da organização.

Funcionograma

É uma variação do organograma em que são incluídas as principais responsabilidades de cada órgão dentro do retângulo que o representa.

O funcionograma representa de forma concisa e objetiva as principais atividades ou funções do órgão, tornando-se assim um excelente instrumento informativo dentro da instituição.

GERÊNCIA GERAL

DEPARTAMENTO DE PESSOAL

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO

DEPARTAMENTO DE MARKETING

ASSESSORIA JURÍDICA

AUDITORIA

DEPARTAMETO DE FINANÇAS

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

1- (PCI/Concursos) O agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir os objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz é o conceito de:

a) Contabilidade administrativab) Departamentalizaçãoc) Centros de responsabilidadesd) Controle gerencial

2- (IBGE) O conceito básico de organização (função) é:

a) Identificar e analisar os princípios gerais da empresa

b) Coordenar e definir as funções de planejamento e controle dos ativos

c) Atribuir e coordenar poderes aos diversos segmentos administrativos

d) Analisar, identificar e definir o trabalho a ser feito para realizar os objetivos da empresa

e) Definir as tarefas rotineiras e não rotineiras no âmbito empresarial

3- (Unicamp) para representar a estrutura organizacional e seus departamentos, utiliza-se o organograma. Assinale a alternativa que não compreende uma finalidade do organograma.

a) Os órgãos componentes dentro da empresa

b) Detalhamento das atividades que compõem o cargo

c) De forma genérica, as funções desenvolvidas pelos órgãos

d) Os níveis hierárquicos que compõem a organização.

4- A finalidade principal de um organograma é representar:a) detalhamento das atividades de um órgão;b) a autoridade e sua ligação funcional;c) as vinculações e os fluxos de atividades;d) a via hierárquica e os níveis administrativos;

e) o fluxograma e a hierarquia das atividades

5- (NCE/UFRJ) A representação gráfica e

abreviada da estrutura organizacional

de uma empresa, representando seus

órgãos, funções e níveis

administrativos, é feita através do:

a) mapogramab) fluxogramac) cronogramad) funcionograma

e) organograma.6- Assinale a afirmação que identifica a

função administrativa de organização.

a) Dividir o trabalho que precisa ser

feito, colocar as pessoas certas no

lugar certo, providenciar todos os

recursos necessários para a realização

do trabalho.

b) Planejar o que já foi realizado

c) Elaborar planos

d) O processo de dividir o trabalho da

equipe para atingir os objetivos

e) Controlar a execução das atividades

7- (CEFET-RN) No processo administrativo, dividir o trabalho, agrupar atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução e alocar recursos referem-se `a função:

a) Organizarb) Controlarc) Planejard) dirigir

Diretoria Comercial- Aprovar os preços

- Elaborar a política comercial

Gerencia de Vendas- Executar os planos de vendas - gerir o pessoal de vendas

Gerencia de Marketing- Análise de oportunidades de mercado - Definir a publicidade

Exercícios de Organização (função)

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

2.2.3 – Direção (3ª Função do Processo Administrativo)

A Direção, terceira fase do processo administrativo, é a função responsável por fazer as coisas andarem dentro da organização. Depois de estabelecidos os planos em seus diversos níveis, após a alocação dos recursos institucionais por meio do processo de organização, a fase seguinte é a execução daquilo que foi planejado e organizado; tal execução só acontece quando há um direcionamento dos membros da organização com vista alcançar os objetivos pretendidos.

Toda organização é composta por pessoas, que é o principal recurso de que ela dispõe. O processo de colocar tais pessoas numa direção previamente planejada remete ao administrador uma responsabilidade que não é considerada das mais fáceis. Para lidar com os indivíduos é necessário um aprofundado interesse pela área de relacionamento interpessoal. Para que o administrador conduza de maneira efetiva os trabalhos e os membros que compõem a organização, faz-se necessário que ele conheça temas como: liderança, motivação e comunicação.

A) LIDERANÇA

A liderança é o processo por meio do qual um indivíduo “A” consegue conduzir as ações ou influenciar com sucesso o comportamento dos outros membros organizacionais “B,C,D...”

Portanto, liderança pode ser definida como a capacidade que um líder possui de influenciar outras pessoas para que, de forma conjunta, líder e liderados consigam alcançar os objetivos pretendidos.

Dentro desse contexto, podemos distinguir três conceitos que estão intimamente relacionado com o processo de liderança.

Influência: O processo de influencia pode ser entendido como sendo a habilidade de fazer com que outras pessoas mudem de comportamento para alcançar determinados objetivos.

Poder: Ter poder significa possuir a faculdade, as qualidades, a autorização ou a habilidade de influenciar outras pessoas. É saber exercer de maneira efetiva o processo de causar mudança de comportamento sobre os indivíduos.

Existem, basicamente, 5 (cinco) tipos de poder, são eles:

• Poder de RecompensaO superior proporciona aos seus subordinados vários tipos de recompensas, de gratificações. As pessoas mudam de comportamento na expectativa de receberem a contrapartida desejada e/ou prometida.

“Liderança é a realização de uma meta por meio da

direção de colaboradores

humanos. O homem que comanda com

sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades

específicas é um líder. Um grande líder é

aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano,

“Nós temos hoje uma economia baseada no

conhecimento ... O que importa é a inovação. O fator de competitividade

que sobrou para as empresas chama-se i-no-

va-ção; e inovação só vem de gente, inovação não vem de máquina. O

ser humano passou a ser a chave da estratégia

das empresas. O empresário ‘bacana’

sabe que a única coisa que presta dentro de sua

empresa são seus funcionários. Não

adianta ter o melhor equipamento do mundo se você não colocar teu

funcionário em primeiríssimo lugar.”

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

• Poder CoercitvoAs pessoas são influenciadas a mudarem e seguirem o comportamento desejado, pelo líder por verem nele um indivíduo que pode aplicar punições, dar advertências, suspensões, demissões. Aqui, as medidas disciplinares são o ponto-chave para o exercício do poder.• Poder LegítimoÉ o poder conferido pela posição ocupada na organização. Ocorre quando as pessoas vêem a necessidade de aceitar a influencia de determinada pessoa ou grupo por acreditar que ela é justificável e legítima. O indivíduo A aceita as normas que dizem que ele deve aceitar a influência de B; B tem poder legitimado sobre A. • Poder ReferenteÉ resultado do respeito e/ou da admiração que o grupo tem sobre o líder. As pessoas o seguem por verem nele uma referencia e, cada vez mais, tentam assemelhar-se a ele. • Poder de PeritoAs pessoas se deixam influenciar por perceberem no líder um alto grau de conhecimento, uma elevada capacidade e perícia em determinado assunto ou tarefa, que podem ser decorrentes de sua experiência, de seu treinamento, de sua aptidão.

- De recompensa: _____________________

Derivado da Posição - De coerção: _________________________

- Legítimo: __________________________

- Referente: _________________________

Derivado da Pessoa - De perito:

_________________________

Autoridade: É o direito ou o poder de dar ordens, de fazer-se obedecer. Decorre da posição hierárquica em que o indivíduo se encontra na estrutura organizacional. O líder que tem autoridade causa mudança de comportamento não necessariamente por possuir a habilidade de influenciar (poder), mas, primordialmente, por ser o superior hierárquico dos liderados.

a.1) Teorias relacionadas à liderançaDo ponto de vista da administração, liderar significa conduzir pessoas, de forma a influenciar seus comportamentos e ações, para o alcance de objetivos. O líder é a pessoa capaz de fazer com que as pessoas que estão ao seu redor entendam que há um alvo comum a ser atingido. Dentro desse contexto passaremos a estudar algumas teorias que tentam explicar esse processo tão complexo que é o processo de liderança.

Obs. Inesquecível: Poder VS Autoridade _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PODERES

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

I- Teoria das Qualidades Inatas ou dos TraçosDe acordo com essa teoria o líder já nasce líder. Um traço é uma característica derivada da personalidade do indivíduo. O líder apresenta características únicas por meio das quais é capaz de mudar o comportamento de outras pessoas, tais características podem ser: traços intelecto-cognitivos; traços físicos; traços que o tornam habilidosos nos relacionamentos interpessoais; traços sociais; traços de iniciativa, de persistência.

II- Teoria dos Estilos de LiderançaEnquanto a teoria das qualidades inatas nos mostra aquilo que o líder “é”, ou seja, a essência intrapessoal do porquê uma pessoa se torna um líder, na teoria dos Estilos de liderança, será observado aquilo que a pessoa “faz” para ser considerada um líder. Será mostrado aqui o comportamento desses indivíduos centrados em três processo distintos de lidar com os subordinados, processos esses que caracterizarão os chamados estilos de liderança: Liderança Autocrática; Liderança Democrática; e Liderança Liberal (ou, do francês, Laisses-Faire).

• II.1- Liderança AutocráticaA liderança autocrática é um estilo de liderança em que todas as decisões a serem tomadas dentro da organização estão concentradas no líder. Ao tomar essas decisões o líder não consulta a equipe, não considera a opinião do grupo. O que importa é o cumprimento das metas é a superação da concorrência, sempre dando ênfase aos prazos, `a economia de custos; enfim, quando se tem na organização esse estilo de liderar diz-se que há uma liderança orientada para as tarefas.Como existe essa forte dependência da presença do líder, dando ordens, decidindo pelos subordinados, o grupo fica bitolado a esse tipo de situação, acomodando-se, sem desenvolver sua criatividade individual, dependendo estritamente da presença física do superior hierárquico.

Ênfase no líder

• II.2- Liderança DemocráticaNesse estilo de liderança, há um incentivo `a participação do grupo, `a participação da equipe na tomada de decisões. O líder incentiva a participação dos subordinados, pois percebe na forma democrática de decidir que ele pode atingir, de uma só vez, dois resultados:1-uma gama maior de idéias capazes de resolver determinada situação que está em desconformidade dentro da empresa; e 2-gerar um moral elevado nos participantes da equipe, aumentado, por conseqüência, seu grau de motivação. Diferentemente do que ocorre no estilo autocrático de liderar, na liderança democrática, a orientação para as tarefas fica num segundo plano; diz-se, portanto, que esse é um estilo orientado para as pessoas.

Ênfase no Líder

Ênfase nos subordinados

líder

Subordinados

Líder

Subordinados

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

• III.3- Liderança Liberal ou Laisses-FaireÉ um estilo de liderança em que o líder delega/descentraliza totalmente as decisões ao grupo, `a equipe, aos subordinados. A divisão das tarefas e a tomada de decisões ficam a cargo do grupo, o líder não avalia nem controla as atividades dos subordinados, tendo uma participação muito limitada, esclarecendo apenas algumas possíveis dúvidas durante o processo laboral.

Ênfase nos subordinados

III- Liderança Situacional/ContigencialÉ um estilo de liderança mais abrangente que os outros dois vistos acima. Sua essência está na premissa de que, para ser efetivo, o estilo de liderança deve se adequar a cada situação. Para o administrador, esse é o modelo mais convergente com suas idéias para liderar uma equipe, pois, ou ele pode mudar as situações para adequá-las a um estilo de liderança ou pode variar o estilo de liderança de acordo com a situação.

ou

a.2) Tipos de LíderesA gestão organizacional está intimamente relacionada com o a forma de como os gestores lideram seus subordinados, com a forma com que ele exerce sua autoridade, a maneira como ele provoca a mudança no comportamento dos indivíduos dentro da organização. É dentro desse contexto que trataremos agora de três tipos de autoridades: a autoridade negociadora/transacional; a autoridade carismática/transformacional; e a autoridade racional-legal.

Líder negociador ou transacional

“Administrar e liderar são duas atividades complementares... Um líder forte com poucas habilidades para administrar é muito pior que um bom administrador com poucas habilidades para liderar. O desafio é combinar as duas coisas... O chefe tem o poder legítimo, sua influência é baseada na autoridade formal. Em contraste, o líder pode tanto ser apontado ou

Líder

Subordinados

Situação

Democrática

Liberal

Situação

Autocrática

Democrática

Liberal

Autocrática

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

O líder negociador é um tipo de líder que se preocupa com a relação desempenho/recompensa. Ele esclarece qual será o papel do subordinado e quais serão os requisitos básicos para o desempenho da tarefa. O líder transacional, ao estabelecer as metas, oferece recompensas de ordem material (recompensas extrínsecas), que apelam ao interesse dos liderados, que serão dadas a medida que as metas vão sendo alcançadas.Segue agora uma lista de algumas recompensas oferecidas pelo líder negociador: promoções, aumentos salariais, prêmios, liberdade no uso do tempo.

Líder carismático ou transformacionalÉ um tipo de líder que inspira o funcionário e faz com que ele realize muito além daquilo que normalmente ele poderia. Os líderes transformacionais são encorajadores, são extremamente incentivadores, sempre enfatizando as potencialidades que cada indivíduo possui. Ele tem o dom de afetar o emocional de seus liderados, apelando a essas emoções para a consecução dos objetivos pretendidos. Diferentemente do líder negociador, que oferece recompensas de cunho material, o líder carismático estimula seus seguidores oferecendo-lhes recompensas imateriais/simbólicas, de cunho moral, as chamadas recompensas intrínsecas. Veja algumas: agradecimentos,reconhecimento, prestígio, satisfação pelo bom desempenho da atividade, oportunidade realizar atividades que poderão provocar um crescimento pessoal do indivíduo, promessa de participação em outros projetos mais desafiadores.

Líder Racional-legalA autoridade racional-legal corresponde a um tipo de líder cujo comportamento é baseado em normas, regulamentos, registros, na rigidez das rotinas e dos procedimentos padronizados. É um tipo de autoridade burocrática, ou seja, que segue modelos de procedimentos detalhadamente explicados, o que causa um grau de impessoalidade cada vez mais acentuado dentro da organização. Ele segue, rigidamente, o caráter formal de comunicação, a hierarquia da autoridade, as rotinas e normatizações que regulamentam o andamento de todo o processo que ocorre dentro da organização.

a.3) A Teoria “X” e a Teoria “Y”Douglas McGregor, ao iniciar os estudos sobre o comportamento dos chefes e de seus subordinados, levou em consideração o grau de influência que aqueles têm sobre estes e o grau de autoridade exercida pelos gerentes em cima de seus liderados. No decorrer do processo, MacGregor notou casos em que há uma completa dependência dos subordinados para com o líder, o que gerava, conseqüentemente, uma autoridade que era exercida de maneira integral, de forma rígida. Em outros casos, ao contrário, ele percebeu uma quase-independência desses subordinados para com o líder; o grau de subordinação `a hierarquia era quase nulo; os empregados estavam se tornando cada vez mais independentes, cada vez mais proativos e autodirigidos.E, dentro de todo esse contexto, baseado em seus estudos, foi que Douglas MacGregor formulou duas teorias opostas e antagônicas que são pautadas em pressuposições que os chefes têm acerca de seus subordinados: Uma (a teoria X) mais conservadora, mais mecanicista; e outra (a teoria Y) mais moderna, mais flexível, mais orgânica.

As pressuposições Teoria XSegundo MacGregor, as pressuposições dos gerentes que seguem a linha da teoria X são que o ser humano não gosta de trabalhar, tem aversão ao

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

trabalho e, justamente por isso, precisa ser controlado, ser dirigido. As pessoas, segundo a teoria X, não procuram e não assumem responsabilidades, pois se sentem mais seguras e cômodas dessa forma. Elas sempre esperam as ordens serem dadas de maneira descendente (de cima para baixo) e só procuram se esforçar caso sofram alguma ameaça de punição ou quando são ou vivem a expectativa de serem premiadas materialmente.

As pressuposições da Teoria YOs seguidores da teoria Y têm uma visão contrária; para eles, o ser humano gosta de trabalhar, encara seu trabalho como uma atividade natural como brincar, jogar, praticar um esporte. Inversamente do que ocorre na teoria X, na teoria Y as pessoas são vistas como indivíduos que procuram e aceitam responsabilidades, comprometidas em atingir os objetivos. O fato de aceitarem responsabilidades tornam essas pessoas automotivadas e autodirigidas, capazes de serem altamente competentes e criativas. De acordo com essa teoria, se há pessoas que não gostam de trabalhar, essa ojeriza foi resultado de outras experiências mal-sucedidas em empresas pelas quais elas passaram. Há ainda o entendimento de que, na vida laboral moderna, as potencialidades intelecto-cognitivas do ser humano são usadas apenas de maneira parcial, o que significa que as pessoas sempre têm muito ainda a dar em nível de contribuição dentro das organizações.

a.4) Sistemas de Administração – Estudos e Rensis LikertA iniciar seus estudos sobre como as pessoas se comportam dentro das organizações, Rensis Likert procurava explicações sobre os estilos de gestão exercidos nas empresas. Para isso, ele levou em consideração as percepções que cada indivíduo que compõe a organização tem a respeito de seus chefes, dos grupos, dos colegas e dos subordinados. Para Likert, não há uma única forma de administrar ou de gerir. A ação administrativa nunca é igual em todas as organizações, há sempre uma infinidade de variáveis, internas e externas `as empresas, que fazem com que as práticas de gestão estejam sempre em constante mudança, adequando-se `as situações emergentes (verbo emergir). Assim, considerando essas situações contingenciais de administração que Rensis Likert formulou o que ele chamou de Sistemas de Administração. Tal processo é composto por 4 (quatro) sistemas e cada um desses sistemas segue as premissas de outras 4 (quatro) variáveis.

Os 4 (quatro) sistemas são: Autoritário-Coercitivo; Autoritário-Benevolente; Consultivo; e o Participativo.

As 4 (quatro) variáveis são: Processo de Decisão; Processo de Comunicação; Relacionamentos Interpessoais; e Sistema de Recompensas e de Punições.

• 1º Sistema (Autoritário-Coercitivo)

Sistemas de Administração

Autoritário-Coercitivo

Autoritário-Benevolente

Consultivo

Participativo

- Processo de Decisão- Processo de Comunicação- Relacionamento Interpessoal- Sistema de Recompensas e de Punições

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Um sistema altamente centralizador e arbitrário; as empresas que o seguem são extremamente controladoras e rígidas quanto aos funcionamentos.

o Quanto ao processo decisório, as decisões são todas

tomadas por pessoas localizadas no topo da organização (centralização de decisões), seguindo, de maneira rígida, o princípio da cadeia escalar, típico de organizações lineares.

o O sistema de comunicação, por ser a empresa

centralizadora, é bastante formal e precário; é demorado e suscetível a distorções. O sentido da comunicação se dá sempre de maneira vertical e de maneira descendente (de cima para baixo).

o Com relação ao relacionamento interpessoal em organizações autoritário-coercitivas, temos uma ênfase na estrutura formal, ou seja, naquilo que pode ser previsto, naquilo que pode ser controlado. A organização informal (relacionamentos das pessoas) é considerada prejudicial para esse tipo de empresa, justamente por seu caráter de imprevisibilidade.

o Considerando a variável “recompensas e punições”, esse tipo de sistema enfatiza as medidas disciplinares rígidas. O indivíduo precisa obedecer a todos os procedimentos predeterminados como normas, padrões de conduta, enfim, obedecer fidedignamente `as regras e os regulamentos organizacionais. As recompensas são, em sua grande maioria, de cunho material, monetário; nada de recompensas simbólicas ou de conotação emocional.

• 2º Sistema (Autoritário-Benevolente)O sistema Autoritário-Benevolente possui um sentido mais eufêmico, mais atenuado quando comparado ao Sistema Coercitivo. Apesar de também ser um sistema autoritário, centralizador, tal rigidez se dá de maneira mais branda, mais tolerante.

o Com relação ao processo de tomar decisões,

esse sistema continua sendo centralizador, assim como o coercitivo; a diferença é que aqui já se percebe algum grau de descentralização nas decisões. Porém, tal delegação de autoridade e de responsabilidade ocorre apenas para tarefas rotineiras, simples e repetitivas as quais não exigem tanto raciocínio e inovação ao tomar as decisões.o O sistema de comunicação ainda possui um grau elevado de precariedade, prevalecendo o sentido descendente. Porém o alto escalão já aceita algumas orientações dos níveis mais baixos na hierarquia, ou seja, já se percebe aqui, de maneira tímida, alguns aspectos da comunicação ascendente (de baixo para cima).o Quanto aos relacionamentos interpessoais, há

uma certa tolerância `a organização informal (aquela

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

que surge das interações entre as pessoas). Porém, tal tolerância aos relacionamentos entre as pessoas ainda é considerado prejudicial e ainda é visto como uma ameaça aos interesses organizacionais.o As medidas disciplinares ainda são o carro-chefe

do sistema de punições; mas tais medidas se dão de maneira menos rígida em comparação ao sistema 1. Quanto ao tipo de recompensa, ainda há uma prevalência de recompensas salariais/materiais, mas, contudo, já se percebe raros momentos em que as recompensas deixam o campo material e passam a ter um conteúdo mais simbólico.

• 3º Sistema (Consultivo)É um sistema mais brando que os outros dois acima. Possui uma tendência `a flexibilização de seus processos, superando a rigidez excessiva vista nos sistemas coercitivo e benenvolente. Os seus aspectos convergem na direção de uma organização mais humanizada.

o Quanto ao processo decisório, esse sistema

possui um índice elevado de decisões descentralizadas. A delegação já ocorre com maior freqüência e não apenas para resoluções de tarefas simples, burocráticas. A opinião do pessoal localizado nos níveis mais baixos da hierarquia é considerada na formulação das políticas organizacionais. O que se percebe aqui é uma maior relevância nas concepções das pessoas que compõem a empresa, mas, ainda assim, mesmo com um grau maior de descentralização, todas as decisões passam pelo crivo da cúpula organizacional para serem aprovadas.o O processo de comunicação, nesse sistema consultivo, já ocorre nos três sentidos (descendentes, ascendentes e lateral). As informações vindas no sentido descendente têm um teor muito mais informativo/de orientação que impositivo. Os subordinados são ouvidos com grande freqüência e há uma maior interligação de informações entre departamentos.o No que se refere ao relacionamento entre as pessoas, a organização que segue esse tipo de sistema procura facilitar uma existência positiva da organização informal. Mesmo não se dando de maneira absoluta, no sistema consultivo, o processo de criação de grupos e de equipes tem extrema relevância na ação organizacional para o alcance dos objetivos. o As punições ocorrem raríssimas vezes e, quando

acontecem, são leves, brandas. Quanto `as recompensas, o salário e os benefícios materiais ainda são bastante acentuados, mas já se percebe, não mais de maneira rara, mas sim com uma regularidade maior,

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a presença de recompensas sociais, simbólicas, imateriais.

• 4º Sistema (Participativo)Tipo de sistema administrativo mais flexível, mais aberto, mais orgânico e democrático dos quatro propostos por Rensis Likert.

o O processo decisorial que ocorre dentro de organizações que seguem esse tipo de sistema é um processo totalmente descentralizado. A técnica de delegação de autoridade e de responsabilidade aos indivíduos que não fazem parte da cúpula organizacional é altamente enfatizada e de suma importância para o bom andamento das ações dentro da empresa. O alto escalão, a cúpula organizacional possui um papel apenas de controle de resultados, intervindo apenas em situações emergenciais, mas sem abrir mão da participação do grupo na tomada de decisões.o A comunicação tem papel decisivo para o bom andamento das atividades. É considerada de suma importância para que a organização se torne cada vez mais efetiva (eficiente e eficaz). Os investimentos feitos em cima dos sistemas de comunicação são extremamente altos, porém imprescindíveis para sua fluência em todos os sentidos (descendente, ascendente e horizontal) e âmbitos da organização.o A formação de grupos e o trabalho em equipe

correspondem ao ponto alto desse tipo de sistema. As relações de mútuo envolvimento e de mútua confiança nas pessoas é o que diferencia o 4º sistema dos demais. Cada um sabe de seus deveres e de suas responsabilidades e procuram sempre uma integração para que os objetivos (organizacionais e pessoais) sejam alcançados. o As recompensas são salariais “e” sociais, ou seja, materiais e imateriais, intrínsecas e extrínsecas. Raramente ocorrem punições e, quando acontecem, estão longe da rigidez vista principalmente no sistema coercitivo. Quando algo sai errado, o grupo é que decide qual será a punição, ou seja, no sistema participativo, não há mais punições impostas pelos superiores hierárquicos.

Observação: Fazendo-se uma comparação ou estabelecendo-se uma relação entre os quatro sistemas propostos por Likert e as pressuposições das Teorias X e Y, propostas por MacGregor, podemos chegar `a seguinte conclusão:

Quanto mais uma organização se aproximar, no seu estilo de gerir seus recursos humanos, do Sistema Autoritário-Coercitivo (primeiro sistema proposto por Likert), mais teremos gerentes com a mentalidade, com as pressuposições

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

mecanicistas, centralizadoras, rígidas e rígidas propostas por MacGregor na Teoria X.

Já se a forma de gerir seu pessoal se der de maneira democrática, participativa, flexível; se se entender a importância da existência de grupos e de equipes, ou seja, a relevância que a organização informal tem sobre vários aspectos da organização formal, ter-se-á uma convergência entre aquilo que Likert propõe em seu quarto sistema (Participativo) e o que MacGregor estabelece como pressuposições da Teoria Y.

Sistem. Administraçao Teorias de MacGregor

4 Participativo Teoria Y

Consultivo 3 Benevolente 2

1 Coercitivo Teoria X

B) COMUNIÇÃO NAS ORGANIZAÇÕESToda organização necessita de um sistema de comunicação capaz de harmonizar as

informações proporcionando uma eficácia nos relacionamentos internos e externos. Etimologicamente, o termo comunicação significa troca de conteúdo (mensagem), interação, participação. A comunicação é uma condição fundamental da existência humana, pois as pessoas não vivem isoladas do mundo;e, por isso, ela envolve o relacionamento entre os indivíduos.

Eficácia na comunicaçãoA eficácia no processo de comunicação é atingida quando se tem a compreensão daquilo que se quer passar. Se o emissor transmitir a mensagem e esta não for entendida pelo receptor não há comunicação.

O que pode atrapalhar a comunicação Para que haja comunicação não basta apenas transmitir a mensagem, é preciso saber ouvir. A eficácia ou a não-eficácia de uma comunicação depende da quebra de preconceitos, tabus, incorreção da linguagem, codificação incorreta, complexidade, pressa, falta de disposição para ouvir, desatenção, as perturbações, interferências, percepções diferentes, diferenças de linguagem.

b.1) Elementos básicos do processo de comunicação

Exercícios de Direção

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

codifica decodifica a mensagem a mensagem

código: exemplo: a língua portuguesa

Feedback, Retroação, Retroalimentação

MensagemÉ o que se obtém do processo de codificação. É uma seqüência de signos que o emissor transmite ao receptor. É o que se espera comunicar ao receptor. É o conteúdo que é dito num texto, num discurso, num olhar, numa expressão corporal.

EmissorÉ o responsável pela emissão, transmissão da mensagem. Aquele que manda a mensagem para um receptor ou destinatário. É ele quem elabora a mensagem por meio de um código (codificação) ou de regras preestabelecidas e a transmite, através de um cana, ao receptor-decodificador.

Código e CanalO código representa um conjunto de signos que são relacionados e formam ou transmitem a mensagem, representando um conjunto de regras preestabelecidas dispostas a efetivar o processo de comunicação.

• Código FechadoAquele que não abre margem para mais de uma interpretação, evitando, com isso, as imprecisões, expressões vagas.Exemplo: “Ana, mande o relatório sobre o consumo da empresa aos acionistas da filial de Imperatriz/MA, amanhã, segunda-feira, 30/05/2009”

• Código AbertoAquele que abre margem a várias interpretações devido ao uso de expressões vagas.Exemplo: “Ana, mande relatório aos acionistas”. Relatório sobre o quê? Para quais acionistas?

Comunicar significa transmitir algo, logo o conteúdo da mensagem deve representar um processo com algum significado, para que haja a compreensão do que está sendo transmitido; daí a necessidade de se diferenciar três conceitos a respeito da comunicação: Dado; Informação; e Comunicação.

• DadoTemos o chamado dado quando se efetua o registro de algo, de alguma ocorrência; formando-se, com isso, um conjunto de dados. Quando esse conjunto de dados passa a ser integrado, concatenado de modo a possuir algum significado, temos a chamada informação.Assim, por exemplo, um agrupamento de letras que, quando agrupadas, passam a se integrar até o ponto de formar uma frase, uma oração ou um período, representa o citado DADO.

Receptor

Emissor

Canal de Comunicação (carta, telefone, fax,e-mail etc.)

´[)Ruídos de Comunicação:Qualquer tipo de interferência, distorção.

MSG

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Quando esses dados são agrupados e passam a ter significado, tem-se a informação.

• InformaçãoÉ representada pelo conjunto de dados agrupados de modo a possuir algum significado.

• ComunicaçãoÉ o resultado da soma entre o agrupamento de dados e seu significado. Quando a informação é transmitida e o destinatário a compreende a decodifica, tem-se a comunicação. O simples ato de transmitir a mensagem, sem que esta seja comum também ao destinatário, não significa que houve o processo de comunicação.

Já o canal representa o meio pelo qual se transporta a mensagem. É o suporte material/físico que permite a veiculação da mensagem do emissor ao receptor.

ReceptorRepresenta o destinatário da mensagem, a pessoa a quem dirigimos o conteúdo de algo a ser transmitido. É aquele que recebe a informação e a decodifica, formalizando, assim, o processo de comunicação, que tem como exigência precípua a decodificação da mensagem de forma a permitir a compreensão do receptor.

Ruídos de ComunicaçãoÉ todo tipo de interferência que ocorre na transmissão de uma mensagem por meio de um canal. Tais ruídos ou distorções podem dificultar ou até mesmo impedir que o conteúdo seja transmitido

FeedbackRepresenta o retorno dado do receptor ao emissor a respeito da mensagem. É através dessa realimentação que, embasado nos erros verificados, podem ser feitas as correções devidas na elaboração do que será transmitido. Quando, num processo de comunicação, o feedback não é estabelecido, diz-se que a comunicação se deu de maneira unilateral. Já se houver essa realimentação, esse feedback na comunicação entre emissor e receptor, diz-se que a comunicação se deu de maneira bilateral. Em suma:

Sem feedback: Unilateral

Com feedback: Bilateral

b.2) Comunicação centralizada/Comunicação descentralizadaQuanto à centralização ou à descentralização na comunicação organizacional, conclui-se

que não existe um único meio de se alcançar a eficácia nesse processo tão importante dentro das organizações. Existem vários tipos de redes de comunicação e cada um deve ser usado conforme sua característica, considerando sua eficácia, rapidez, relacionamento etc.

Nas redes de comunicação centralizadas, todos os componentes da equipe comunicam-se através de um membro central, a pessoa que resolve os problemas e que toma as decisões. Com essa centralização no processo de comunicação há uma maior rapidez de influencia, o moral do grupo é pobre, a ênfase no líder é grande e há uma baixa flexibilidade para a ocorrência de mudanças dentro da organização.

Nas redes de comunicação descentralizadas, há importância que o grupo tem é muito grande. São os indivíduos que fazem parte da equipe que tomam as decisões, que resolvem os problemas que estão ocorrendo ou podem ocorrer. As pessoas se comunicam livremente umas com as outras. Com relação a suas características pode-se dizer que o processo de influenciação se dá de maneira lenta, mas, em contrapartida, o moral do grupo é elevadíssimo, pois a ênfase no líder é quase nula e, além disso, há uma maior flexibilidade com relação a mudanças dentro da organização.

Comunicação

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Observação: como as rede centralizada é um tipo de sistema mais rígido, mais formal, mais conservador, por possuir um caráter centralizador, pode-se concluir que, quando o problema a ser resolvido dentro da organização envolver tarefas simples, tarefas rotineiras, esse tipo de rede é a mais indicada. Já se as tarefas, as operações, a resolução de problemas evolver processos mais complexos, que exijam um número maior de soluções, a rede de comunicação mais indicada é a descentralizada.

b.3) Fluxo das comunicações organizacionaisO fluxo direcional das mensagens e informações, dentro de uma estrutura organizacional,

pode ser classificado em comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (as que fluem no sentido horizontal).

As comunicações para baixo ou descendentes podem ser caracterizadas por ordens, políticas, reclamações dos chefes sobre o desempenho dos subordinados, implantação de procedimentos, informação quanto à missão da empresa.

A via de comunicação que flui de baixo para cima ou ascendente pode ser caracterizada por reclamações dos funcionários sobre a escala do plantão, sugestões dos empregados quanto a algum processo na produção, relatórios feitos pelos subordinados referentes aos danos da empresa em determinada operação.

Já o sentido horizontal ou lateral de comunicação corresponde é uma via que flui tanto entre setores de mesmo nível, de mesmo patamar, como entre setores pertencentes a níveis diferentes, mas que não fazem parte do mesmo nível hierárquico. Tem-se como exemplo de comunicação lateral: as requisições feitas pelo setor de operações ao setor de suprimentos; o intercâmbio de informações no setor de trabalho; informações pedidas pelo departamento de Recursos Humanos (RH) ao departamento financeiro quanto à disponibilidade orçamentária para contratação de novos funcionários.

b.4) Janela de Johari

C) Comportamento organizacional e a MotivaçãoAntes de tudo, temos que entender o que vem a ser um comportamento: é o que

representa a maneira pela qual uma pessoa/grupo de pessoas ou uma organização age e/ou reage em seus relacionamentos, em suas interações com o ambiente que lhes circunscreve.

Assim, o estudo sobre o comportamento organizacional visa entender esse processo dinâmico que ocorre entre uma dada organização e o grupo de indivíduos que a compõe. O comportamento organizacional nada mais é que a relação entre as expectativas que a organização cria acerca dos indivíduos, aquilo que ela espera das pessoas que trabalham nela (cumprimento das atividades/tarefas) e as expectativas que cada indivíduo tem acerca da organização, ou seja, a satisfação de suas necessidades pessoais, através de seu trabalho.

Portanto, sob o ponto de vista da organização, esta oferece investimentos (incentivos, alicientes) às pessoas e espera como retorno (trabalho/atividades); já sob o ponto de vista das pessoas, estas contribuem através de seu trabalho, do cumprimento de suas tarefas e esperam como retorno os incentivos e alicientes oferecidos pela organização. Dessa relação (organização X pessoas) é que se desenvolveu a chamada Teoria do Equilíbrio.

Dentro dessa conjuntura que envolve o significado que o comportamento organizacional representa tanto para a organização quanto para as pessoas dentro dela, faz-se necessária a

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

conceituação e a distinção de dois processos: o de Cultura Organizacional e o de Clima Organizacional.

Cultura OrganizacionalA cultura organizacional representa os valores, o conjunto de padrões de conduta que a organização adquiriu ao longo de sua existência e que servem de guias orientadores do comportamento tanto dos indivíduos que já fazem parte, como daqueles que estão entrando na organização. Cada organização possui sua cultura própria, cultura essa que reflete a mentalidade predominante da empresa. Assim, pode-se dizer que cultura organizacional é um processo que se dá na seguinte via: da organização para o indivíduo.

Clima OrganizacionalO clima organizacional, ao contrário da cultura, reflete a maneira pela qual o indivíduo enxerga, a maneira como ele percebe e se sente dentro da organização. Portanto, enquanto a cultura organizacional segue a via (organizaçãoindivíduo), o clima organizacional representa uma relação que se dá: do indivíduo para a organização.

c.1) Aspectos motivacionais

____________Marcos_____________Exercícios

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

2.2 Organização (função)Aqui estudaremos a Administração como uma técnica por meio da qual a organização significará uma função administrativa, parte integrante de um processo cíclico e muito maior chamado de processo administrativo. Este representa as funções básicas de um administrador no desempenho normal de suas funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Como o referido processo é contínuo a cada vez que o ciclo se fecha, ou ainda, a cada nova etapa sua há a possibilidade de permanente correção e ajustamento por meio do que a TGA chama de retroação ou feedback. O que faremos agora é estudar cada uma dessas etapas. Antes de avançarmos todavia, é preciso que tenhamos em mente o que é realizado em cada uma delas: no planejamento, são definidos o hoje e o amanhã da organização, ou seja, onde ela está e onde ela quer chegar bem como plano que a fará sair de onde estar e chegar onde quer; na organização, que é sempre atividade posterior ao planejamento, são buscados os meios necessários a alcançar os objetivos traçados, diz-se, nesta etapa, são reunidos os recursos (materiais, financeiros e humanos) no propósito de concretizar os fins

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

colimados; na direção, também chamada de coordenação, depois de definidos os objetivos, reunidos os meios, são os planos postos em prática, começa a atividade de concretização, de realização, é, também, nela que o líder irá motivar seus subordinados através de uma ferramenta gerencial (talvez uma das mais importantes) chamada comunicação; no controle, por fim será feita uma atividade de comparação entre o que se planejou fazer e o que de fato se fez, entre o previsto e o realizado, como veremos adiante, é nessa etapa que são dimensionadas eficiência, eficácia e efetividade.

Ao enforcarmos o processo administrativo, nos acompanharão dois exemplos muito utilizados em nossas aulas de TGA, o concursando no início de suas atividades e a criação de uma organização simples e pequena, digamos, uma locadora.

Apresentadas as personagens vamos ao ato principal.

2.2.1 Planejamento

O planejamento é atividade do processo administrativo (Administração enquanto técnica) em que antecipadamente são definidos os objetivos e a missão da organização (entidade social) bem como o que se deve fazer para alcançá-los. Daí se dizer que um modelo teórico para ação futura. Todavia, desse conceito não deve resulta um equívoco: planejamento não são decisões futuras, isso não existe. Frise-se: planejar é definir um modelo teórico para ações futuras. Por ele, repise-se, são definidos missão e objetivos da organização e detalhados planos para atingi-los.

Presente Futuro

Onde estamos Onde queremos chegar

Situação atual Objetivos pretendidos

I- os custos e benefícios do que deve ser feito;

O planejamento deve ser capaz de identificar

II- os recursos necessários para fazer o que se deseja;

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Como se faz um planejamento? Primeiro, estabelecimento dos objetivos a alcançar; a seguir, tomada de decisão sobre ações futuras e, por fim, elaboração dos planos.

I- Fases do Planejamento

a) Diagnóstico

A primeira etapa do planejamento é uma atividade introspectiva, de natureza subjetiva. Nela, é observado o hoje, é feito um reconhecimento de nossa atual situação. Recorrendo a um dos exemplos mencionados, diríamos que esse é o momento em que o concurseiro diante de uma nova empreitada (novo concurso) procede a uma auto-avaliação. As perguntas assumirão o seguinte sentido: quais as minhas deficiências? Do quê eu preciso? Matemática ou informática, básicas ou específicas? Tenho tempo? Aqueles que comigo convivem compreendem o meu isolamento necessário à meditação do estudo? Disponho de algum dinheiro, imprescindível aos gastos que farei? É o diagnóstico, onde estamos. Trata-se como se vê atividade abstrata e de introspecção.

b) Prognóstico

Reconhecido onde estamos, é hora de projetarmos onde queremos chegar. Definido o hoje, determinaremos agora o que esperamos do futuro. É o momento em que aquele mesmo concursando pergunta-se: onde que chegar? Qual o meu objetivo? Concurso federal, estadual ou municipal? Nível médio ou superior? Pretendo alcançar minha aprovação em um ano? Mais ou menos? Espero trabalhar na carreira jurídica ou em funções administrativas? Área fiscal, executiva ou judicial? É o momento de definirmos o que queremos de nosso futuro.

c) Plano

Bom, se já sabemos onde estamos e já definimos onde queremos chegar, é preciso agora estudarmos como sairemos de onde estamos e chegamos onde queremos. Via de regra, entre o hoje e o amanhã, entre o diagnóstico e o prognóstico, existe um certo abismo que, para superá-lo, é necessário construir um ponte que aqui chamamos de estratégia ou plano. Este, portanto, é o conjunto de ações que nos permitirão concretizar os objetivos, obter êxito em nossos propósitos, atingir a tão sonhada aprovação no concurso. Aqui, vale a pena, realçar a observação implícita: passar no concurso público é uma questão de estratégia. A melhor estratégia é, sem sombra de dúvidas, a que fará do concurseiro um vencedor.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Poder-se-ia questionar: esses exemplos também valem para um ambiente organizacional? A resposta é: claro que sim. Imagine-se, a propósito, que em certo bairro da nossa capital existam duas locadoras de DVD’s. Ambas são muito boas, com grande quantidade de filmes e todos de boa qualidade. Mas, pecam, por serem, digamos, intransigentes. Seus filmes tem preço inflexível, qualquer que seja o gênero e mesmo a idade, o valor do aluguel seja sempre o mesmo (R$ 6,00, por exemplo). O atraso, ainda que mínimo no prazo de entrega dos filmes determina a automática relocação, fazendo com que o cliente que pagaria seis reais por um filme tenha que pagar doze.

Um terceira locadora de outro bairro da cidade resolve disputa o mercado com essas duas existentes e, para isso, estabelecem diferenciais em seu atendimento. O valor mais alto do aluguel de um filme passa a ser de R$ 5,00, sendo que a depender do gênero e da data de lançamento do DVD ele será progressivamente mais barato. Às quartas-feiras o aluguel de todos os filmes será mais barato, digamos R$ 3,00. O atraso na entrega não determinará de pronto a relocação, porquanto, quem chegar atrasado poderá depositar o filme em uma urna até a abertura da loja no dia seguinte ao marcado para devolução e nada mais pagará pelo aluguel. A loja ainda poderá desenvolver um sistema de entrega de filmes acompanhado de pizza e refrigerante para os cliente que queiram desfrutar de uma maior comodidade.

Ora, caro leitor, nesse exemplo ficam claras todas as etapas do planejamento antes mencionadas. O locadora de nosso caso (fictício) reconheceu onde estava: apenas no seu bairro; projetou onde queria chegar, em outro; percebeu que de onde estava para onde queria chegar havia um grande abismo e uma barreira, a saber, a concorrência das duas que exerciam naquele mercado a hegemonia e, para superá-la, estabeleceu um programa de ações visando a alcançar os objetivos traçados – a estratégia.

II- Elementos do Planejamento

a) Missão

É mais que um simples objetivos, a missão é a razão de ser da organização, é o motivo pelo qual ela foi criada, daí sua natureza permanente. Pode-se dizer que a missão de hospital é proporcionar qualidade de vida a seus paciente; que a missão de uma instituição de ensino seja sensibilizar o alunado para a importância do concurso público.

b) Visão

É um panorama construído acerca do futuro, uma projeção do amanhã não vislumbrada por mais ninguém. Na expressão feliz do Prof. Carlos Ramos, visão “é uma imagem projetada para uma situação futura, desejável pela alta administração, e geralmente

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

estabelecida de forma ambiciosa. É uma declaração que busca essencialmente motivar e inspirar”.

c) Objetivos

Os objetivos são alvos a serem alcançados num intervalo de tempo. Nos exemplos acima mencionados, o hospital por ter objetivos atual se tornar o maior do Maranhão, em quatro anos, e o cursinho preparatório para concursos se tornar o maior do norte/nordeste dentro de cinco anos. Perceba a diferença entre missão e objetivo: na primeira, sensibilizar o alunado para importância do concurso público é o próprio sentido de existência da dessa organização, por isso, tem natureza permanente; no segundo, se tornar o maior do norte/nordeste em cinco anos é um alvo que, uma vez alcançado, faz surgir, indubitavelmente, outro ainda mais ousado ou, se não alcançado, outro mais condizente com a realidade, donde se extrai sua natureza temporária e flexível.

d) Metas

São alvos a atingir em curto prazo. Se os objetivos são os fins, pode-se dizer, as metas são os meios para alcançá-los. A diferença entre ambos fica, portanto, na sua finalidade e no fator tempo.

e) Estratégia

A estratégia, já o dissemos, é plano ou programa de ações que nos fará atingir os objetivos. Sua essência está: nas atividades diferentes ou na execução das atividades de forma diferenciada em relação aos concorrentes. Nesse sentido, um plano estratégico é conjunto de ações que nos fará ser líder de mercado ou, se já o somos, nos manter na liderança. É neste ponto que surge uma importante ferramenta gerencial: benchmarking. Este, pode ser definido como uma técnica de se avaliar e adequar à organização o que há de melhor no mercado.

Obs. Inesquecível: o benchmarking não é uma mera cópia, e sim uma adequação de processos que atingiram a excelência em outras organizações.

1. Gestão de Pessoas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Conforme vimos acima, a organização é uma composição de diversas variáveis: estrutura, ambiente, tarefas, tecnologia e de pessoas. Estudamos também que conforme a teoria adotada a ênfase será dada num desses elementos especificamente considerado. Foi a partir da teoria das Relações Humanas e da Comportamental que o ser humano passou a ser considerado como peça fundamental do quebra-cabeça chamado organização. Daí o surgimento de um campo específico na Ciência da Administração e de um setor no ambiente organizacional encarregados de gerir os recursos humanos – é a administração de RH ou Gestão de Pessoas.

Em nossas aulas de TGA comentamos, a título de esclarecimento, que quando nos dirigimos para trabalhar numa organização queremos saber o que faremos para conseguir a vaga, quanto ganharemos, quais os nossos direitos, quais as formas de promoção e de sanção, enfim queremos nos informar acerca do novo ambiente em que passaremos boa parte de nossos dias. Pois bem, é isso que passamos a estudar a partir de agora.

A Administração de Recursos Humanos está hoje, segundo I. Chiavenato, é vista hoje como sendo um grande processo integrado por diversos subsistemas, que doravante estudaremos.

1.1 Provisão

Este é o subsistema da Administração de RH encarregado do planejamento, recrutamento e seleção de pessoas para trabalhar na organização. Em termos práticos, quem irá trabalhar na organização e em que quantidade, qual o perfil profissional, essas são questões respondidas pela provisão de RH. Nela veremos três atividades hoje fundamentais para o sucesso de uma organização.

I- Planejamento de RH

a) Conceitos

Todos os aspectos já estudados acima no planejamento estratégico são aqui úteis. O planejamento de RH deve suceder o estratégico pela razão óbvia de que só poderemos definir o perfil profissional ideal que estamos buscando se antes e previamente já houvermos determinado quais os objetivos organizacionais.

Assim, por exemplo, se o nosso objetivo para este ano é aumentar a produção, precisaremos de mais operários; se o que queremos é aumentar a qualidade de nossos produtos devemos apostar em profissionais mais qualificados; se o que buscamos é a melhoria do atendimento o profissional a ser contrato deve possuir as características que se encaixem nesse fim proposto.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Segundo I. Chiavenato, “o planejamento de recursos humanos é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinados período de tempo. Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização de ação organizacional futura”.

Como acima afirmamos toda atividade de planejamento começa pelo diagnóstico, ou seja, por uma minuciosa pesquisa de como estamos, é aí que conceitos como de mercado de trabalho e de recursos humanos assumem grande relevância.

Mercado de RH: é o conjunto de pessoas à disposição do trabalho; dispostas a trabalhar. Segundo Chiavenato, o “mercado de recursos humanos é constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho, em determinado lugar e em determinada época”.

Mercado de Trabalho: é o conjunto de cargos e postos de trabalho vagos. Constitui-se, portanto, das ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações.

A mencionada distinção é importante para se efetuar um planejamento de RH seguro, porquanto, as expectativas de boas contratações dependem fundamentalmente do oferecido pelo mercado de recursos humanos. Daí a necessidade, às vezes, de gastos elevados com treinamento e desenvolvimento de pessoas, antes mesmo que estas iniciem suas atividades na organização. Em termos mais simples estamos dizendo que nosso planejamento de RH deve levar em consideração o que o mercado tem a oferecer em termos de recursos humanos, a fim de que saibamos se é preciso trazer profissionais de outras localidades ou se faremos investimentos nos na mão-de-obra ao nosso redor existente.

Deve-se recordar, ainda acerca desse tema, que quanto maior o mercado de trabalho, isto é, quanto mais cargos estiverem à disposição, melhor para o trabalhador que busca emprego; ao passo que, no sentido inverso, quanto mais trabalhadores estiverem a procura de emprego, melhor poderá a organização selecionar seus empregados e remunerar de acordo com as suas possibilidades financeiras. Via de regra, é desnecessário falar, o mercado de recursos humanos está em maior disponibilidade do que o de trabalho, ou seja, geralmente há mais pessoas à procura de emprego do cargos à disposição de empregados. Todavia, mesmo em países como o nosso, certas profissões, pelo seu elevado grau de especialização, encontram um amplo e bem remunerado mercado de trabalho, é o que ocorre com as profissões ligadas, por exemplo, com a engenharia genética, ciência da computação, análise de sistemas etc.

Fazer gráfico

Parece claro, então, que o planejamento de

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Arquivologia e Protocolo

Administração de Materiais e Patrimônio

1. LOGÍSTICA

I – Conceito:

É o conjunto de atividades que se inicia quando se recebe um pedido de fornecimento de

um determinado produto, passando a seguir pela empresa que fornece a matéria-prima

até o momento em que tal produto é colocado na mão do cliente, terminando com o pós-

venda. Cuida da movimentação e de armazenagem do produto, da aquisição ao produto

final. O objetivo é a redução do lead time entre o pedido, a produção e a demanda.

Obs. Inesquecível: a logística trata das atividades de movimentação e armazenagem de

produto, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo final.

Ela tem como escopo principal prover ao mercado e ao cliente os serviços desejados,

providenciando: bens e serviços adequados, no momento certo, no local exato, nas

condições estabelecidas, tudo isso com o menor custo possível.

II – Das atividades:

As atividades podem ser:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Primárias

Atividades que têm uma maior parcela de custo, mas são consideradas essenciais para o

bom andamento do trabalho. As atividades primárias se subdividem em três: transporte,

manutenção de estoques e processamento de pedidos.

Transporte: Atividade primária que absorve de 1/3 a 2/3 dos custos do produto.

Adiciona o valor de lugar ao produto.

Manutenção de Estoques: Age como “amortecedor” entre a oferta do produto e

a procura por ele. Acrescenta valor de tempo ao produto. A Manutenção de

Estoques possui como objetivos básicos: manter o estoque no nível mais baixo

possível e, ao mesmo tempo, prover a disponibilidade desejada pelo cliente.

Processamento de Pedidos: É a prática ou processo que se responsabiliza da

partida, ou seja, do pedido de determinado produto, até à movimentação daquilo

que foi o objeto de demanda.

b) Atividades de Apoio

São atividades que cuidam dos meios para que todo o processo de logística aconteça de

maneira efetiva (eficiente e eficaz). As principais atividades são: armazenagem,

manuseio de materiais, embalagem suprimentos, planejamento, sistema de informação

etc.

2. ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES

O termo controle de estoque, dentro da logística, se deu em função da necessidade de

estipular diversos níveis de materiais e produtos que a organização deve manter e isso

dentro dos parâmetros econômicos da empresa.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Ao controlar o estoque, o administrador, nesse momento, depara-se com um

dilema: por um lado, ele procura manter um volume de materiais e produtos em estoque

para atender a demanda de mercado e suas variações; por outro lado, busca minimizar

os investimentos nos estoques, para aumentar o capital de giro.

Manutenção

dos Estoques

- manutenção de - Obtenção

- informação - armazenagem

Processamento Transporte

de pedidos - Manuseio de materiais

- Embalagem de proteção

Tem-se, no exemplo acima, a demonstração do ciclo da administração de estoques,

componente primordial em todo o processo que compõe a logística.

2.1 AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESTOQUE

MMMMM. VER CONCEITO

Para que a empresa tenha a devida avaliação de seus níveis de estoque, o administrador

dispõe da técnica SISTEMA MÁXIMO – MÍNIMO.

FAZER GRÁFICO

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

A empresa deve possuir um Estoque Mínimo (E.mín) que deseja manter. Há o momento

para se fazer o pedido (P.P). O tempo para repor a peça (T.R). A quantidade de peças,

ou lote de compras (L.C). E quando esse lote chega na fábrica, temos o Estoque Máximo

(E.máx.). Assim, temos:

Est. Máximo = Est. De Segurança (ou mínimo) + L.C.

O Estoque de Segurança é também conhecido por E.mín. ou estoque de reserva.

I – Métodos para atingir o estoque mínimo

São três: Método de Grau de Risco (MGR); Método com Variação de Consumo (MVC); e

Método com Grau de Atendimento Definido (MEAD).

a) MGR: Mede o fator de risco por percentagem, usando a sensibilidade do

administrador para definir o Estoque Mínimo.

b) MVC: Usado somente quando houver atrasos na entrega do pedido e/ou aumento nas

vendas.

c) MGAD: Visa manter um Est. Segurança com base num consumo médio do produto

durante certo período.

II- ARMAZENAGEM E CONTROLE

A armazenagem e o controle dos produtos são componentes importantes do sistema

logístico. Há, pelo menos, 4 razões para que uma empresa mantenha um espaço físico

para a armazenagem, são elas: reduzir custo com transporte e produção; coordenar o

suprimento e a demanda; auxiliar o processo de produção e auxiliar o processo de

marketing.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Avaliação de Estoques

O valor real do estoque de que uma empresa dispõe é feito por dois processos: por meio

de fichas de controle de cada item do estoque; e por meio de inventário físico. São eles:

Método FIFO (firstin, firstout) ou PEPS (primeiro a entrar, primeiro a

sair): Método baseado na cronologia das entradas e saídas. O procedimento

de “baixa” do estoque é feito para ordem de entrada de material na empresa – o

primeiro que entrou será o primeiro que sairá.

Método LIFO (last in, first out) ou UEPS (ultimo a entrar, primeiro a sair):

Também é baseado na cronologia das entradas e saídas. O primeiro a sair deve

ser o último que entrou no estoque. Assim, sempre se terá uma valorização do

saldo baseado nos últimos preços.

Método do Custo Médio: Age como um moderador de preços, eliminando as

flutuações que possam ocorrer. Tem por metodologia a fixação de preço médio

entre todas as entradas e saídas.

Método da Curva ABC: Elaborado por Vilfredo Pareto. Há a classificação dos

itens do estoque em critérios ou classes A,B e C, em vista de seus custos e

quantidades. Os itens mais importantes são em pequenos números e de alto valor,

devendo ser controlados rigidamente. Controla-se mais rigidamente os itens de

classe A e, mais superficialmente, os de classe C.

2.2 RECURSOS PATRIMONIAIS

São as edificações, equipamentos, maquinários e veículos utilizados por uma organização

para desenvolver suas atividades.

I – Conceito de Patrimônio

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa jurídica. Os bens de um

organização podem ser: tangíveis – máquinas, edifício, o carro; e intangíveis – a marca

da empresa, o logotipo.

II – Depreciação

A depreciação de um bem qualquer da empresa é a perda de seu valor em decorrência

de seu uso e de sua deterioração.

2.3. JIT (JUST IN TIME) NA PRODUÇÃO

O JIT é o resultado do emprego de conceitos simples para eliminar as perdas e elevar o

moral e a dignidade dos funcionários. É uma ação integrada de todos os funcionários

para a melhora continuada do desempenho operacional, mantendo a qualidade e

redução do desperdício. Quando o JIT é aplicado adequadamente, ele reduz ou elimina a

maior parte dos desperdícios que ocorrem nas compras, produção, distribuição e

atividades de apoio à produção e de qualquer atividade produtiva.

Obs. Inesquecível: o JIT é uma filosofia de produção voltada para a eliminação de

desperdício no processo total de fabricação, das compras à distribuição.

Obs. Inesquecível: o JIT é um conjunto de hipóteses básicas sobre modos de produção

corretos e a maneira certa de conduzir negócios com fornecedores e clientes que leve a

uma fabricação eficiente e produtiva.

Parte do sistema de produção do JIT diz respeito à eliminação de estoques.

I – Os sete elementos do JIT

São eles: 1- a própria filosofia JIT; 2- a qualidade da fonte; 3- a engenharia de

produção; 4- o estabelecimento de um ritmo uniforme de produção; 5- tecnologia de

grupo e o tempo de preparação; 6- processo de produção chamado de tração ou kaban;

7- as compras JIT.

Os seis primeiros elementos dizem respeito aos aspectos internos à organização; já o

último elemento focaliza o campo externo à empresa.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

3 COMPRAS

Há distinção entre as atividades relacionadas com compras e as chamadas “obtenções”.

A obtenção está relacionada diretamente com o processo de movimentação e

armazenagem de mercadorias, já as compras são processos mais extensos e envolvem

mais atividades do que as relacionadas com movimentação e armazenagem.

Assim, o termo obtenção é utilizado para referir-se aos aspectos de compras que têm

algum impacto nas atividades de movimentação e armazenagem.

4 DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE

Transporte refere-se aos vários métodos para movimentar produtos. Enquanto o

transporte adiciona valor de lugar ao produto, o estoque agrega valor de tempo. O

estoque deve ser posicionado próximo aos consumidores ou aos pontos de manufatura.

A administração de estoques envolve manter seus níveis tão baixos quanto possível, ao

mesmo tempo em que providencia a disponibilidade desejada pelo cliente.

Exercício Inesquecível

50. (UFRJ) - O fortalecimento do poder decisório pode se dar através do empowerment, que possui os seguintes requisitos para implementação:

a) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, capacidade de delegação e supervisão e tolerância a erros.

b) Capacidade de delegação e supervisão, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.

c) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, capacidade de delegação e supervisão, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e tolerância a erros.

e) Competência e experiência dos envolvidos, boa circulação de informações, recompensas adequadas, conhecimento da missão organizacional e capacidade de delegação e supervisão.

66. (CESPE) - O objetivo imediato e fundamental de cada e qualquer organização formal é produzir algo. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho processo pelo qual o trabalho de produção de bens e serviços é decomposto em uma série de pequenas tarefas, executadas coordenadamente por trabalhadores especializados. A divisão e a especialização do trabalho são as peças-chave da moderna administração de organizações formais e apresentam as seguintes vantagens:

( ) Padronização e simplificação das atividades em todos os níveis.

( ) Fragmentação e automatização dos processos produtivos.

( ) Melhor aproveitamento da força de trabalho pela organização.

( ) Aumento da eficiência e diminuição dos custos de produção.

( ) Eliminação do desgaste e desperdício de recursos humanos e materiais.

a) C, C, E, E, C

b) E, C, E, C, E

c) C, E, C, C, E

d) E, E, C, C, E

e) C, C, E, C, C

Exercício Inesquecível

22. (Unicamp) - Para representar a estrutura organizacional e seus departamentos, utiliza-se o organograma. Assinale a alternativa que não compreende uma finalidade do organograma:

a) Os órgãos componentes dentro da empresa.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Detalhamento das atividades que compõe o cargo.

c) De forma genérica, as funções desenvolvidas pelos órgãos.

d) As vinculações e/ou relações de interdependência entre órgãos.

e) Os níveis hierárquicos que compõem a organização.

33. (Gestor Federal/2001) - A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal como a organização informal.

a) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

b) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

c) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação vertical.

d) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.

e) A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, normas claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo.

32. (ESAF) - "Estrutura formal, objeto de grande parte de estudos das organizações empresariais, é aquela deliberadamente planejada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma." (Trecho extraído do livro Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial, de Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 82). Indique, nas opções abaixo, aquela que não se apresenta como uma das características da organização formal:

a) Divisão do trabalho.

b) Especialização.

c) Hierarquia.

d) Distribuição da autoridade e de responsabilidade.

e) Ênfase nas relações entre pessoas no trabalho.

Exercício Inesquecível

01. (Eletrobrás/2002) Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:

a) direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações;

b) organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los;

c) planejamento é definir objetivos, atividades e recursos;

d) controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério;

e) organização é definir objetivos, atividades e recursos.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

07. (AFC-STN/2000) “A burocracia não tem o significado pejorativo de uso popular, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência ” (Chiavenato). A seguir apresentam-se características do modelo ideal weberiano voltado para a eficiência. Identifique a opção que descreve corretamente duas disfunções da burocracia.

a) A organização burocrática caracteriza-se pela divisão do trabalho e pela profissionalização.

b) A organização burocrática caracteriza-se pela impessoalidade e pelo formalismo.

c) A organização burocrática caracteriza-se pela competência técnica e pelo princípio da hierarquia.

d) A organização burocrática caracteriza-se pela normatização e pelo respeito à autoridade.

e) A organização burocrática caracteriza-se pelo conformismo e pela exibição de sinais de autoridade.

23. (ESAF) - Uma das funções básicas da administração é a organização ou estruturação, que consiste na reunião e coordenação de atividades e de recursos necessários para o alcance dos objetivos organizacionais. Para o exercício adequado desta função, diversos modelos de estrutura vêm sendo propostos, implementados e combinados de acordo com os objetivos, as estratégias, preferências e necessidades de cada organização. Entre os modelos abaixo, indique aqueles que mais enfatizam a descentralização e o trabalho em equipe:

a) Funcional e por cliente.

b) Matricial e por projeto.

c) Por processo e por produto.

d) Por processo e por projeto.

e) Funcional e por área geográfica.

24. (Proderj) - No preenchimento da lacuna da frase "A estrutura ____________, baseada na idéia de projetos, consiste na reunião temporária de especialistas lotados em diferentes unidades para a realização de determinada tarefa", tem de ser usado o termo:

a) Piramidal.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Matricial.

c) Circular.

d) Informal.

e) Funcional.

25. (ESAF) - Sobre o planejamento estratégico, indique C para certo e E para errado, marcando a opção que representa a seqüência correta:

( ) Os objetivos são considerados operacionais, táticos e estratégicos quando se relacionam com o plano institucional, com a gerência média e com resultados específicos, respectivamente.

( ) As políticas refletem um objetivo e têm a função de aumentar as chances de acerto quando a situação requer julgamento. Podem ser explícitas - quando escritas ou orais e fornecem informações para a tomada de decisões - ou implícitas - quando subentendidas e consideradas de conhecimento geral.

() No planejamento estratégico, a análise ambiental tem o propósito de identificar os modos pelos quais as mudanças no ambiente externo podem influenciar a organização direta ou indiretamente identificando seus pontos fortes e fracos.

() A análise organizacional é um exame das condições internas das organizações e auxilia na identificação de seus pontos fortes e fracos.

a) C - C - E – C

b) E – C – E – C

c) E - C - C – E

d) E - C - C – C

e) C – C – C - E

26. (ESAF) - Relacione as colunas a seguir e identifique qual das opções melhor representa a seqüência de definições da segunda coluna:

I. Organização

II. Eficácia

III. Eficiência

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

IV. Planejamento

V. Burocracia

( ) Relação entre objetivos realizados e resultados pretendidos.

( ) Processo que objetiva orientar o sistema de decisões que afetam o futuro visando reduzir sua

incerteza.

( ) Grupo secundário ou sociedade que se identifica por seus elementos: impessoalidade, formalidade

e profissionalismo.

( ) Relação entre resultados alcançados e recursos utilizados.

( ) Grupo secundário ou sociedade que se caracteriza pela combinação de esforços individuais com a finalidade de realizar propósitos coletivos.

a) II - IV - I - III – V

b) V - III - I - IV – II

c) II - IV - V - III – I

d) IV - III - V- II – I

e) I - III – V - II - IV

27. (lBGE) - Quando os administradores concentram a autoridade e as decisões no topo da organização, esse processo chama-se:

a) Planejamento.

b) Centralização.

c) Controle.

d) Descentralização.

e) Organização

28. (lBGE) - Nos seus primeiros estágios, muitas organizações usam a estrutura organizacional funcional, adicionando eventualmente departamentos de assessoria e dando ênfase a um controle:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Departamental.

b) Estrutural.

c) Centralizado.

d) Descentralizado

e) Matricial

31. (Carlos Chagas) - Uma organização em crise, que busca reestruturar sua forma de divisão do trabalho e de autoridade, procurando uma nova estrutura organizacional voltada para as necessidades e anseios do seu mercado consumidor, deveria privilegiar o critério de departamentalização:

a) Funcional.

b) Geográfico.

c) Por produto.

d) Por processo.

e) Por cliente.

34. (AFC-STN/2000) - Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Assinale a opção que define corretamente cada uma das medidas citadas.

a) Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados.

A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.

b) Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.

c) Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Por eficiência se entende a relação entre necessidades da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.

e) Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.

35. (AFC-STN/2000) - Planejar é o ato de escolher, entre diferentes opções, por aquelas que proporcionem o alcance de uma determinada finalidade. Esta função, inerente ao trabalho de qualquer gerente, foi evoluindo no tempo, adaptando-se às exigências de uma ambiência cada vez mais turbulenta. Assinale a opção que melhor contempla elementos que, ao serem considerados, denotam visão estratégica da empresa.

a) Ambiência estável, sujeita à escassez. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Visão reativa do futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva centralizadora do planejamento com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

b) Ambiente sujeito à descontinuidade. Dificuldade em exercer um controle sobre os fatores externos. Futuro encarado como imprevisível. Gerências inovadoras e adaptáveis. Perspectiva descentralizadora e não burocrática do planejamento.

c) Ambiente externo relativamente estável. Possibilidade de domínio sobre os fatores externos. Previsibilidade sobre o futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva voltada para a análise racional e o prognóstico sobre produtos e serviços a serem postos no mercado.

d) Ambiente sujeito à continuidade. Possibilidade de exercer um controle sobre os fatores externos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com a definição clara de objetivos. Perspectiva de desconcentração e normatização do planejamento.

e) Ambiente instável sujeito à turbulência. Impossibilidade de exercer um controle sobre os fatores internos. Visão reativa com relação ao futuro. Gerências preocupadas com alternativas de ação. Perspectiva de concentração, com foco em instrumentos racionais e analíticos de decisão.

38 - Uma organização pode ser estruturada segundo diferentes critérios de departamentalização. Se a intenção da organização é estruturar-se para o atendimento das necessidades do seu público-alvo, ela deve optar pelo critério de departamentalização

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) funcional em todos os níveis da hierarquia organizacional.

b) matricial no nível operacional da hierarquia organizacional.

c) por produto em todos os níveis da hierarquia organizacional.

d) por cliente nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

e) por projeto nos níveis estratégicos da hierarquia organizacional.

39 - Tomando por base o processo de controle, identifique a opção que apresenta, de forma seqüencial, as fases deste processo.

a) Definição da meta; padrão de medida; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

b) Identificação do problema; medidas corretivas; padrão de medida; e comparação entre planejado e executado.

c) Definição da meta; identificação do problema; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e decisão e ação.

d) Identificação do problema; padrão de medida; medidas corretivas; e decisão e ação.

e) Padrão de medida; medidas corretivas; comparação entre planejado e executado; e identificação do problema.

40. (CESPE) - Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as frases relacionadas com o planejamento e objetivos das organizações:

( ) O trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicos chama-se administração.

( ) Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo.

( ) O processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro está associado ao conceito de planejamento.

( ) O processo de decidir que curso de ação deverá ser tomado para o futuro está associado ao conceito de controle.

a) V, V, V, F

b) V, F, F, F

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) F, V, F, V

d) F, F, V, V

e) F, F, F, V

41. (AFC-STN/2000) - “Reengenharia significa o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais com vista a alcançar drásticas melhorias” (Michael Hammer). Esse conceito possui quatro dimensões: fundamental, radical, drástica e de processo. Assinale a opção a seguir que melhor expressa o significado de cada uma dessas dimensões, na seqüência indicada.

a) concentrar-se nos objetivos - reinventar - jogar fora o que existe - imprimir a

especialização de tarefas.

b) pensar nos objetivos - jogar fora o que existe - atuar de forma gradual e incremental - rever a forma de chegar ao produto final.

c) concentrar-se no que existe - reinventar - agir de forma incremental - rever o como fazer segundo a visão de sistemas.

d) concentrar-se nos objetivos - reinventar - destruir o antigo - fazer segundo a visão de sistemas.

e) pensar nos objetivos - agir de forma incremental - concentrar-se no que existe - rever a forma de chegar ao produto final.

42. (Analista de RH Júnior - Campinas/2001) - A “onda” das reestruturações e reorganizações tem um pressuposto importante:

a) a tecnologia deve estar sempre acima das pessoas.

b) as pessoas devem ser os agentes passivos das organizações.

c) as organizações atingem resultados independente das pessoas.

d) as pessoas devem ser os agentes proativos das organizações.

e) o grande número de níveis hierárquicos garante o sucesso da organização.

49. (ESAF) - Mudanças de grande intensidade aparecem em todos os ambientes competitivo, tecnológico, econômico, social provocando o surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar organizações. Muitas dessas novidades eram idéias antigas, que já vinham evoluindo ao longo do tempo, e outras são ou foram autênticas inovações

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

trazidas especialmente pela evolução da tecnologia. Uma dessas técnicas refere-se à busca das melhores práticas da administração, isso como forma de ganhar vantagens competitivas. Essa técnica, que consiste em fazer comparações e procurar imitar as organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócio ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem feita, denomina-se:

a) Brainstorming

b) Benchmarking

c) Downsizing

d) Balanced scorecard

e) Brainwriting

51. (FUNESP) - No último ano, o gerente de operações de uma grande empresa do setor automobilístico recebeu a incumbência de encontrar um método que trouxesse drásticas melhorias para alguns indicadores críticos da empresa, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Desta forma, decidiu repensar fundamental e reestruturar radicalmente os processos da empresa, abandonando procedimentos antigos e criando outros absolutamente novos. Desta forma, ele optou por:

a) Automação

b) Downsizing

c) Reorganização e nivelamento

d) Reengenharia

e) Gestão pela qualidade total.

53. (ESAF) - É princípio basilar do conceito original da reengenharia:

a) Drástico enxugamento de pessoal.

b) Terceirização.

c) Fusão e eliminação de redundâncias.

d) Radical redefinição dos processos em base zero (princípio da "folha em branco").

e) Estabelecimento de alianças estratégicas para resegmentação do mercado.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

57. (COMPERVE/RN) - O planejamento para a qualidade envolve a adoção de estratégias básicas como:

a) Tomar decisões sobre ações preventivas, eliminando as improvisações e intuições surgidas no dia-a-dia da organização.

b) Tomar decisões sobre os altos índices de desperdícios detectados nos relatórios gerenciais e que requerem ações imediatas.

c) Tomar decisões imediatas sobre o elevado índice de reclamação dos clientes.

d) Tomar decisões sobre avaliação de desempenho dos colaboradores.

e) Nenhuma das anteriores.

60. (Unicamp) - Segundo Maslow, o homem tem uma série de necessidades que são classificadas e expostas sob a forma de pirâmide. Considerando a teoria das necessidades de Maslow, assinale a alternativa incorreta:

a) Não é necessário satisfazer um nível inferior de necessidade para que imediatamente surja um nível mais elevado no comportamento.

b) Nem todas as pessoas conseguem chegar ao topo da pirâmide das necessidades.

c) Cada indivíduo possui mais que uma motivação.

d) Qualquer comportamento motivado é como um canal pelo qual muitas necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas conjuntamente.

e) Qualquer frustração ou possibilidade dessas necessidades não serem satisfeitas, passam a ser consideradas ameaças psicológicas.

61. (Unicamp) - A teoria de Maslow defende que o homem possui uma cadeia de necessidades que pode ser dividida em necessidades primárias e necessidades secundárias. Assinale o que não é necessidade secundária:

a) Integração com a sociedade.

b) Sucesso na profissão.

c) Estabilidade na empresa.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Prazer no trabalho.

e) "Status" e conquista de estabilidade financeira.

62. (UFRJ) - O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa é influenciado por forças chamadas motivos, as quais produzem a motivação. Podemos citar como exemplos de motivos internos:

a) Discurso de exortação feito por líder político.

b) Valores e habilidades das pessoas.

c) Desafio proposto pelo gerente de vendas.

d) Escala de progressão salarial.

e) Perspectiva de receber gratificações.

63. (FUNESP) - Relativamente à liderança e motivação, pode-se dizer que:

a) A liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.

b) A técnica do job enrichment consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo através da ampliação de tarefas (job enlargement), do aumento da variedade das tarefas e da melhoria dos fatores higiênicos dentro dos quais o trabalho é realizado.

c) A partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre sua motivação.

d) Segundo as teorias situacionais de liderança, não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar a eficácia dos subordinados.

e) Um estilo de liderança democrática implica em: liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, participação mínima do líder, divisão de tarefas e escolha dos companheiros totalmente a cargo do grupo e o líder não avalia o curso dos acontecimentos.

65. (COMPERVE/RN) - Podemos definir liderança como:

a) Combinação de recursos, conhecimentos e técnicas que criam e produzem um produto ou serviço.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana, para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

c) Função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los.

d) O processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar suas relações com o futuro.

68. (Carlos Chagas) - As teorias sobre estilos de liderança estudam estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidade é a que se refere a três estilos de liderança, a saber:

a) Dominante, consultiva e laissez-faire.

b) Autocrática, liberal e democrática.

c) Autocrática, democrática e circunstancial.

d) Liberal, moderadora e coercitiva.

69. (Carlos Chagas) - Nas organizações podem ser encontrados diferentes estilos de liderança, desde o modelo autocrático até o modelo democrático. Indique se as características abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida assinale a opção correta.

( ) O modelo democrático de liderança caracteriza-se por ordens vindas de cima para baixo.

( ) O modelo autocrático de liderança caracteriza-se pela centralização das decisões na cúpula da organização.

( ) O modelo democrático de liderança caracteriza-se pela participação dos empregados nas decisões da organização.

( ) O modelo autocrático de liderança caracteriza-se pela institucionalização do processo representativo.

a) V, V, F, F.

b) F, V, V, F.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) V, F, F, V.

d) F, V, F, F.

e) F, V, F, V.

70. (ESAF) - Julgue os itens a respeito das características da liderança contemporânea:

I. Baseia-se na autoridade do cargo.

II. Baseia-se na supervisão.

III. Baseia-se na capacidade do líder em conduzir a equipe na direção de objetivos preestabelecidos.

IV. Baseia-se na participação.

V. Baseia-se na capacidade do líder de construir uma visão compartilhada.

Estão corretos os itens:

a) I – II - III

b) I - II - IV

c) II - III - V

d) II - IV - V

e) III - IV - V

71. Assinale se falsa (F) ou verdadeira (V) as seguintes afirmações sobre a Administração de Recursos Humanos e marque a alternativa correta:

( ) O órgão de ARH tem total autonomia para desenvolver suas atividades.

( ) A ARH não é um fim em si mesma, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações através das pessoas.

( ) A responsabilidade pela ARH deve ser compartilhada por toda a organização.

( ) Os critérios de remuneração fazem parte da política de manutenção de recursos humanos.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( ) Dentre os aspectos da política de suprimento destaca-se: recrutar, selecionar e remunerar o pessoal.

a) V, V, F, V, F.

b) F, F, V, F, V.

c) F, V, V, V, F.

d) V, F, V, F, V.

e) V, F, F, V, F.

72. Assinale a alternativa que corresponde seqüencialmente ao processo de gestão de recursos humanos:

a) Suprimento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração.

b) Contratação, remuneração, desenvolvimento, controle de freqüência e plano de cargos.

c) Avaliação, remuneração, benefícios, controle e treinamento.

d) Manutenção, aplicação, monitoração, desenvolvimento e suprimento.

e) Plano de cargos, controle, seleção, treinamento e desenvolvimento.

EXERCÍCIOS ATÉ AGORA, 102 QUESTÕES.

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

1- Qual o conceito básico de organização?

a) Atribuir e coordenar poderes aos diversos segmentos administrativos

b) Coordenar e definir as funções de planejamento e controle dos ativos

c) Identificar e analisar os princípios gerais das empresas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Analisar, identificar e definir o trabalho a ser feito para realizar os objetivos das empresas

2- Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um(a) determinado(a):

a) Planejamento

b) Objetivo

c) Meta

d) Tarefa

e) Missão

3- (UFMA/2004)Inauguralmente abordado por Adam Smith, em As Riquezas das Nações, a divisão do trabalho é um dos princípios básicos da administração, significando:

a) O processo que garante que uma pessoa possa fazer todo o trabalho

b) O processo que dificulta a formação de equipes de trabalho

c) A técnica que separa as tarefas especializadas

d) A técnica que elimina a supervisão funcional

e) O processo que permite superar as limitações individuais por meio da especialização

4- A linha de autoridade contínua, que une toda as pessoas da organização, demonstrando quem se reporta a quem, é:

a) Estrutura plana

b) Prestação de contas

c) Responsabilidade social

d) Cadeia de comando

e) Estrutura por processo

5- Cadeia formal de comando composta por um gerente e seus subordinados representa uma equipe:

a) De resolução de problemas

b) Com propósito especial

c) Horizontal

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Vertical

e) Autodirigida

6- O processo de divisão de trabalho é baseado:

a) Na homogeneidade da atividade desempenhada

b) Na automatização e na repetição constante da mesma atividade

c) No desempenho individual de uma tarefa complexa

d) Não sei

7- A centralização, numa organização, é caracterizada quando:

a) Pratica-se o tipo de liderança lassez-faire

b) O processo decisório é repassado na maioria para o grupo interessado

c) A maior parte das decisões ocorre no topo da organização

d) Não há definição de quem toma a decisão

8- Sobre o processo de delegação podemos afirmar:

a) A delegação de autoridade abre espaço para o trabalhador agir, criar, enfim, contribuir mais e melhor para o alcance das metas organizacionais

b) A delegação de autoridade leva necessariamente à centralização da administração

c) Delegando autoridade, a pessoa que detém o poder fica com menos tempo para outras atividades, como orientar e motivar o grupo, bem como planejar ações estratégicas

d) Um profissional que ocupa um cargo de direção tem uma autoridade informal, porque sua posição lhe dá esse direito

9- Marque V ou F?

a) A especialização pode ser vertical e horizontal

b) A especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão/chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos

c) A especialização horizontal ocorre sempre que se quer aumentar a perícia nas atividades desempenhadas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) A departamentalização ocorre com a especialização horizontal, proporcionando um crescimento horizontal no organograma

10- Analise os dois organogramas:

ESQUEMA 1 ESQUEMA 2

a) o esquema 1 indica que a organização é descentralizada e o 2 que ela é centralizada

b) o esquema 1 indica a centralização da organização

c) o esquema 1 indica uma especialização baseada no princípio funcional e o 2 um especialização baseada no princípio escalar

d) ambos os esquemas demonstram, simultaneam ente, as estruturas formais e informais de uma organização

e) o esquema 2 demonstra que as decisões são tomadas pela autoridade maior da instituição

11- Marque a incorreta

a) Com a especialização temos a distribuição de tarefas mais simples e repetitivas nos órgãos

b) A especialização horizontal ocorre à medida que os órgãos se desenvolvem e se dividem, criando níveis hierárquicos

c) Com a especialização horizontal temos a departamentalização

d) A especialização vertical é a criação de níveis hierárquicos criados para aumentar a linha de comando e de autoridade

e) Preciso estudar mais um pouquinho

12- O significado de hierarquia está de acordo em:

a) O princípio funcional conduz à hierarquização

b) Apesar de ela criar níveis hierárquicos, o processo de delegação não decorre da hierarquia

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) Há uma pluralidade de chefes que podem ser consultados (princípio escalar)

d) Cada subordinado sabe exatamente quem lhe delega autoridade e para quem ele deve responsabilidade, isso graças ao princípio funcional

13- ???? Sobre delegação é falso afirmar

a) É o ato de transferir autoridade e responsabilidade

b) O delegante deve delegar a tarefa inteira e escolher a pessoa certa para desempenhá-la

c) Quanto mais se sobe no organograma, maior é o grau de autoridade

d) Sei lá

14- A estrutura organizacional que possui um maior número de níveis hierárquicos e que tem uma amplitude estreita apresenta em seu organograma uma organização, exceto:

a) Alta

b) Que obedece ao princípio funcional

c) Alongada

d) Que obedece ao princípio escalar

e) Estava com sono e não estudei isso

15- Marque V ou F:

a) A amplitude adm. Diz respeito ao número de subordinados que um administrador pode supervisionar (unidade de comando-princípio escalar)

b) Uma amplitude larga produz uma organização achatada e dispersada horinzontalmente

c) Uma organização baixa e de amplitude alongada é decorrência do princípio linear/escalar

d) Quando se tenta aproximar a cúpula da base e reduzir os níveis hierárquicos, temos um achatamento na amplitude organizacional

16- São desvantagens de uma organização descentralizada:

a) Ineficiência no uso dos recursos, comunicação dispersa e dependência da hierarquia para tomar decisão

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Perda de uniformidade, desestímulo à criatividade e ineficiência no uso dos recursos

c) Perda de uniformidade, comunicação dispersa e dificuldade de localizar responsáveis

d) Dificuldade de localizar responsáveis, dependência hierárquica para tomar decisões e tendência à duplicidade

e) Tendência à duplicidade, comunicação dispersa e ineficiência no uso de recursos

17- Quanto ao planejamento estratégico de uma organização, marque V ou F:

a) O planejamento estratégico tem início com a elaboração do diagnóstico estratégico, e posteriormente a organização estabelece sua missão, seus valores, seus objetivos, suas estratégias e metas

b) É fundamental a definição dos objetivos da organização no planejamento estratégico, os quais devem ser, sempre que possível, hierárquicos bem como realistas, consistentes e motivadores

c) No planejamento estratégico, são definidos apenas dois mecanismos de controle e de avaliação, a serem empregados em momentos específicos: o controle preliminar, efetuado antes da ocorrência do evento que se pretende controlar, e o controle corrente, efetuado ao mesmo tempo em que ocorre o evento

d) A missão, que é a razão de ser da empresa, exerce função orientadora e delimitadora da ação empresarial, devendo sempre ser realista motivadora e quantitativa

18- Marque a incorreta:

a) O princípio básico da administração é a condução racional das atividades dentro de uma determinada organização

b) A administração, em quanto ciência, pode ser entendida como o estudo das técnicas de administrar

c) A organização que possui personalidade jurídica e visa a um determinado objetivo é considerada uma entidade social

d) No nível institucional ou estratégico é onde o objetivos da organizações têm um caráter mais específico e um planejamento voltado ao médio prazo

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) À medida que se desce o nível organizacional, os objetivos vão se tornando mais específicos

19- Quanto à organização formal marque a correta:

a) Não representa a estrutura oficial de uma organização

b) Segue o princípio da divisão de trabalho

c) É o resultado das interações e do relacionamento entre as pessoas dentro da organização

d) Escapa de um planejamento mais formal

e) Não é prevista no organograma

20- Assinale a alternativa falsa:

a) Toda organização formal possui uma organização informal

b) A organização formal segue os princípios da divisão de trabalho, da horizontalização, da verticalização e da amplitude administrativa

c) A div. Trab. Baseia-se na automatização da atividade humana por meio do cumprimento repetitivo da mesma atividade

d) A verticalização e a horizontalização resultam do processo de divisão de trabalho

e) A verticalização segue o princípio funcional

21- Quanto ao princípio escalar, marque a correta:

a) Refere-se à relação entre superior e subordinado

b) Com esse princípio, o subordinado pode se reportar a vários chefes

c) Há linhas diretas de comunicação em organizações que seguem tal princípio

d) Usado quando se que aumentar a perícia em seus trabalhos

e) Tem relação com o processo de horizontalização da empresa

22- Marque V ou F:

( ) o princípio funcional é usado quando se quer aumentar a linha de comando na empresa

( ) a verticalização segue o princípio escalar – que é usado quando se precisa aumentar a perícia das atividades organizacionais

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( ) com o processo de verticalização em uma dada organização surgirá o comando de linha-comando da autoridade

( ) no processo de horizontalização, a quantidade de órgãos aumentam no mesmo nível hierárquico

Assinale a correta:

a) VVFF

b) FFVV

c) VFVF

d) VVVV

e) FFFF

23- Numa organização que tende à verticalização – princípio escalar – ocorrerá:

a) uma centralização de poder

b) O chefe maior terá mais tempo para se realizar outras atividades dentro da organização

c) As decisões tomadas estarão mais próximas de onde o problema ocorre

d) Uma comunicação direta entre subordinado e a pessoa capaz de tomar a decisão para resolver o problema

e) Vou estudar mais um pouco

24- O aumento de órgãos num mesmo nível hierárquico é resultado de:

a) Empowerment

b) Princípio funcional

c) Dowsinzing

d) Uma delegação de poderes e responsabilidades

e) Verticalização

25- Quando se quer aproximar o topo da base em um organização, realizando uma redução planejada no tamanho da empresa, tem-se:

f) Empowerment

g) O princípio escalar

h) Brainstorming

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

i) Dowsinzing

j) Benchimarking

26- Quanto à amplitude administrativa marque a alternativa incorreta:

a) Uma organização que segue o princípio escalar possui uma baixa amplitude

b) Uma organização baixa é aquela que possui uma baixa amplitude

c) Quando se utiliza o processo dowsinzing tenta-se deixar a organização com uma alta amplitude

d) Amplitude administrativa significa o nº de subordinados que um administrador pode supervisionar

e) Não sei mais é nada

27- São vantagens de uma organização centralizada, exceto:

a) Linhas diretas e rápidas de comunicação

b) Uniformidade das decisões

c) As decisões tomadas são mais relacionadas com o objetivo global da empresa

d) Os custos com esforços duplicados são reduzidos

e) Não sei mais o que escrever por isso botei essa gracinha ass: Marcos

28- São desvantagens de uma organização descentralizada, exceto:

a) Perda de uniformidade nas decisões

b) Perda de tempo e dinheiro com o treinamento de pessoal

c) As decisões tendem a ser mais direcionadas aos respectivos departamentos, em detrimento do objetivo global da empresa

d) Causa dependência nos subordinados dificultando a iniciativa e a criatividade

e) Risco de delegar autoridade e responsabilidade à pessoa errada

29- Com relação ao processo de delegação marque a incorreta:

a) Delegar é atribuir responsabilidades adicionais a um subordinado, transferindo-lhe autoridade e recursos necessários a execução da tarefa

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) Quando há o processo de delegação ocorre a descentralização, ou seja, há a mudança de nível hierárquico onde a decisão será tomada

c) Descentralizar significa delegar as decisões para níveis mais baixos da organização

d) O princípio que rege a descentralização/delegação é o princípio da cadeia escalar de comando

e) A descentralização, juntamente com a delegação dá aos subordinados uma autonomia relativa e independência para a tomada de decisões

30- Esse tipo de organização segue o princípio escalar, foi defendida por Fayol, é de fácil implementação e apresenta decisões pautadas na autoridade hierárquica. Está-se falando de que tipo de organização:

a) Linha-staff

b) Linear

c) Funcional

d) Matricial

e) Comissões

31- São características de uma organização linha-staff:

a) O pessoal de linha é o responsável pela atividade-fim da empresa, já o pessoal de staff é o responsável pela atividade-meio

b) Presença de linhas formais e diretas de comunicação

c) A autoridade é a do conhecimento

d) Possui autoridade de comando e de conhecimento

e) Enquanto o staff planeja, a linha executa

32- Marque L, F, LS, M, C:

( ) combina autoridade hierárquica com autoridade de conhecimento

( ) a autoridade é a funcional

( ) ideal para pequenas empresas e se baseia na centralização do poder

( ) utilizada quando se precisa de uma equipe multidisciplinar temporária

( ) ideal quando não se que delegar decisões a uma só pessoa, primando por decisões grupais

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( ) combina a departamentalização funcional com a por projetos

( ) utiliza o princípio em que a autoridade é a do conhecimento

( ) utiliza o principio que busca aumentar a perícia em suas atividades

( ) há um índice maior de delegação dentro da organização

( ) os subordinados se reportam a um único chefe

( ) delimita a criatividade dos subordinados e os torna dependentes e bitolados

( ) torna o chefe um generalista

( ) quem toma a decisão não está próximo de onde o problema ocorre

33- Quanto ao modelo mecanicista de organização, marque a correta:

a) Há pouca autonomia e as decisões são tomadas em conjunto

b) A autoridade é centralizada e as relações tendem a ser formais

c) A fonte da autoridade é a competência

d) Aguça a criatividade dos subordinados

e) Enfatiza o sistema social e procura reduzir a formalidade e a impessoalidade

34- (UFMA/2004) Um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo recebe o nome de :

b) Administração

c) Ambiente

d) Organização

e) Decisão

f) Tecnologia

35- (UFMA/2004) Qual das características abaixo não tem relação com uma organização eficiente:

f) Ausência de desperdício

g) Uso econômico dos recursos

h) Redução dos custos operacionais

i) Menos quantidade de recursos para produzir mais resultados

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

j) Capacidade de realizar resultados

36- Quando o projeto precisa de uma equipe multidisciplinar temporária, cujos integrantes poderão realizar outros projetos, recomenda-se a estrutura:

b) Linear

c) Linha-staff

d) Funcional

e) Matricial

f) Mista

37- (UFMA/2004) O modelo mecanicista de organização possui as seguintes características, exceto:

f) Tarefas com baixo nível de interdependência

g) A fonte da autoridade é a competência

h) A hierarquia é observada com rigidez

i) O estilo de liderança é autocrático

j) As relações humanas tendem a ser formais

38- São desvantagens de uma organização descentralizada:

f) Ineficiência no uso dos recursos, comunicação dispersa e dependência da hierarquia para tomar decisões

g) Perda de uniformidade, desestímulo à criatividade e ineficiência no uso dos recursos

h) Perda de uniformidade, comunicação dispersa e dificuldade de localizar responsáveis

i) Dificuldade de localizar responsáveis, dependência da hierarquia para tomar decisões e tendência à duplicidades

j) Tendência à duplicidade, comunicação dispersa e ineficiência no uso dos recursos

PROCESSO ADMINISTRATIVO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

1- Marque a alternativa falsa:

a) O termo administração pode ser entendido como uma técnica que se baseia num processo administrativo

b) O processo administrativo contém o planejamento, a organização, a direção e o controle

c) Organização, enquanto função administrativa é entendido como o ato de organizar, estruturar recursos e órgãos

d) Planejamentos são considerados decisões futuras

e) Planejamento são modelos teóricos para ações futuras

2- “... É a própria razão de ser da empresa/organização e perdura em caráter permanente”. Tal conceito está relacionado com:

a) Objetivos

b) Missão

c) Estratégias

d) Benchmarking

e) Metas

3- Analise as opções.

V- O Processo de planejamento deve identificar os custos e benefícios daquilo que se pretende fazer e os recursos necessários para tal finalidade

VI- O planejamento é feito com o estabelecimento de objetivos, tomada de decisões sobre ações futuras e elaboração de planos

VII- A técnica benchmarking é um alvo a ser atingido a longo prazo

VIII- O planejamento estratégico é amplo e abrange toda a organização, tendo seu início com o diagnóstico da organização

marque V ou F, respectivamente:

a) V,V,F,V

b) V,F,V,F

c) V,V,V,F

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) F,F,F,V

e) F,F,V,F

4- Marque a falsa:

a) O planejamento estratégico visa colocar a empresa em situação de vantagem sobre qualquer outra empresa

b) O processo que rege o planejamento estratégico é composto por: diagnóstico, missão, objetivos, estratégias/benchmarking e metas

c) O planejamento que trata especificamente do que fazer e do como fazer, sendo feito num nível departamental e subordinado ao planejamento estratégico, é o planejamento tático

d) O planejamento que oferece cronogramas mais ou menos específicos das tarefas ou atividades realizadas na organização é o planejamento operacional

e) O planejamento tático visa à eficácia, e o planejamento operacional visa à eficiência

5- São características do planejamento operacional:

a) Detalhado e específico

b) Visa à eficiência

c) É definido no nível operacional

d) Compreende a coordenação e a integração das atividades da organização

e) Aborda apenas a tarefa ou operação

6- “É uma técnica de se avaliar e adequar a organização com o que melhor for feito por outras organizações, sem, com isso, meramente copiar as ações dessas outras orgnizações“. Tal conceito é relativo à(o):

a) Downsizing

b) Objetivo

c) Meta

d) Reestruturação organizacional

e) Benchmarking

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

7- O planejamento estratégico ocupa, entre outros, papel importante na definição dos cursos de ação a serem seguidos por uma empresa. Com relação ao planejamento estratégico, marque a correta.

a) O planejamento estratégico tem início com a elaboração do diagnóstico estratégico, e posteriormente a organização estabelece sua missão, seus valores, seus objetivos, suas estratégias e metas

b) Não é fundamental a definição dos objetivos da organização no planejamento estratégico, os quais devem ser, sempre que possível, hierárquico bem como realista, consistentes e motivadores

c) No planejamento estratégico, são definidos apenas dois mecanismos de controle e de avaliação, a seguirem empregados em momentos específicos: controle preliminar, efetuado antes da ocorrência do evento que se pretende controlar, e o controle concorrente, efetuado ao mesmo tempo da ocorrência do evento que se pretende controlar

d) A missão, a razão de ser da empresa, exerce função orientadora d ação empresarial, devendo sempre ser realista, motivadora e quantitativa

8- No que se refere aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens e marque a correta:

a) O planejamento está intimamente relacionado com o processo racional de tomada de decisão, estruturando-se as escolhas que são feitas e eliminando-se o risco ou decisões arriscadas

b) As redes de comunicação descentralizadas são mais rápidas tanto em tarefas simples quanto em tarefas complexas

c) A descentralização tende a aumentar a necessidade de controle por resultado

d) As estruturas funcionais são menos burocratizadas, exigem menor número de analistas para a formalização do trabalho e requer um maior número de níveis na hierarquia da organização

9- A função administrativa, pela qual se determinam, adiantadamente, os objetivos, as funções e as metas a serem obtidas por um grupo organizado, denomina-se:

a) Direção

b) Controle

c) Planejamento

d) Todas corretas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) Não sei

10- A função administrativa que conduz a organização ou parte dela, no sentido dos objetivos propostos em um plano prévio, é:

a) A direção

b) O controle

c) O planejamento

d) A avaliação

11- Tipo de controle em que os recursos materiais e humanos são analisados e orientados para a perfeita execução do plano traçado, é:

a) Controle concorrente

b) Controle prévio

c) Pós-controle

d) Todas corretas

12- Tipo de controle que se estabelece ao mesmo tempo em que as ações acontecem, é:

a) Controle concorrente

b) Controle prévio

c) Pós-controle

d) Todas corretas

13- O controle realizado por quem está mais próximo dos subordinados cujos trabalhos são controlados, é um elemento de:

a) Controle de unidade

b) Controle externo

c) Assessoria de controle

d) Controle geral

14- A criação de unidade para o desempenho específico das funções de controle, mercê do tamanho da empresa ou complexidade dos trabalhos executados, é elemento de:

a) Controle de unidade

b) Controle externo

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) Assessoria de controle

d) Controle geral

15- Decisões judiciais envolvendo a administração de uma empresa é um elemento de:

a) Controle externo

b) Controle de unidade

c) Controle geral

d) Controle assessorado

16- A eficácia organizacional deve ser verificada a partir das seguintes variáveis intervenientes:

a) Vendas e faturamento

b) Nível de confiança e interesse

c) Lucro sobre vendas e interesse

d) Motivação e faturamento

17- (UFMA/2004) O Processo de definir objetivos, atividades e recursos recebe o nome de :

a) Planejamento

b) Organização

c) Direção

d) Controle

e) Execução

18- O critério de permanência refere-se à duração de um plano. De acordo com esse critério, são exemplos de planos permanentes:

a) Orçamentos, políticas e calendário

b) Missão, orçamentos e projetos

c) Projetos, procedimentos e calendário

d) Missão, procedimentos e políticas

e) Políticas, projetos e orçamentos

a)

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

19- Para montar um sistema de controle é preciso definir os procedimentos e as ferramentas para produção, processamento e apresentação de informações. Os sistemas de informação são sistemas de controle. Assim, são requisitos para um sistema de controle eficaz:

a) Precisão, aceitação e sistematização

b) Objetividade, aceitação e previsibilidade

c) Objetividade, precisão e rapidez

d) Subjetividade, precisão e rapidez

e) Subjetividade, aceitação e rapidez

20- (UFMA/2004) O líder transacional ou negociador é aquele que oferece aos seus liderados, exceto:

a) Prêmios e recompensas

b) Aumento salarial

c) Promoções

d) Demonstração de consideração pelo subordinado

e) Autonomia e liberdade no uso do tempo

21- (UFMA/2004) Uma das disposições mais conhecidas de apresentação gráfica é aquela formada por um conjunto de retângulos justapostos, de forma que a área de cada retângulo seja proporcional à freqüência da classe que ele representa, fazendo com que a soma dos valores correspondentes às áreas dos retângulos seja igual à freqüência total. Esse gráfico é chamado de:

a) Funcionograma

b) Cronograma

c) Histograma

d) Organograma

e) Fluxograma

22- Quanto ao processo administrativo marque a correta:

a) Os objetivos das organizações são a sua própria razão de ser e de existir, possuindo assim um caráter permanente dentro da empresa

b) As estratégias estabelecidas por uma organização deverão estar subordinadas aos objetivos da mesma

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) Um planejamento deve ser feito levando-se em conta o estabelecimento dos objetivos, as tomadas de decisões sobre ações futuras (claro que sem se eliminar os riscos) e sem a necessidade obrigatória de se elaborar planos

d) Os objetivos são alvos futuros os quais se pretende atingir e, uma vez alcançados, continuam sendo objetos a serem atingidos, comparando-se assim à missão da empresa

e) A missão, os procedimentos, a política e as metas são exemplos de planos permanentes

23- A partir do estabelecimento dos objetivos, a organização pode iniciar diversas ações também voltadas ao planejamento. Assim, a ação que “coloca os objetivos como guias orientadores da ação administrativa e que é considerada de caráter permanente” é a/o __________ da organização:

a) A política

b) Diretriz

c) Programa

d) Procedimento

e) Método

24- Ações que são consideradas como princípios que auxiliam no alcance dos objetivos, são chamadas:

a) Métodos

b) Diretrizes

c) Programas

d) Procedimentos

e) Políticas

25- Descrevem como os programas deverão ser executados e prescreve a seqüência cronológica das tarefas. Está-se tratando de :

a) Programas

b) Métodos

c) Diretrizes

d) Procedimentos

e) Políticas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

26- Indicam exatamente como desempenhar a tarefa, utilizando, geralmente, fluxogramas para demonstrá-las. Esse é um conceito de:

a) Missão

b) Objetivo

c) Método

d) Programa

e) Não me lembro

27- Analise os conceitos e marque a opção correta

a) O plano constitui um elemento intermediário entre o planejamento e a implementação desse planejamento

b) Estabelecidos os objetivos a serem alcançados e efetuada a tomada de decisão a respeito de alternativas de ações futuras, o terceiro procedimento é a elaboração de novos objetivos

c) A técnica de planejamento utilizada para a prospecção de futuro e que consiste na consulta de especialistas a respeito de determinado assunto, através de questionários, cujas respostas são anônimas, é chamada de construção de cenário

d)

CONTINUAÇÃO: DAS ORGANIZAÇÕES

39- “Originada no modelo eclesiástico e militar, existência de linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado, possui um formato piramidal, as linhas de comunicação são formais e feitas em duas vias – do topo para a base e vice-versa”. As características descritas acima estão relacionadas com que estrutura organizacional?

a) Matricial

b) Funcional

c) Linear

d) Linha-staff

e) Um cheirinho em Fernanda

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

40- São vantagens de uma estrutura linear, exceto:

a) Proporciona uma estrutura simples e de fácil compreensão

b) Clara definição e delimitação de responsabilidades dos órgãos internos

c) Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos

d) É estável e indicada para pequenas empresas

e) Biel e Biela

41- “Ela possui autoridade dividida, os subordinados se reportam a muitos superiores, as linhas de comunicação são diretas, não é a hierarquia, mas a especialidade que promove a decisão”. Está-se tratando de que tipo de organização?

a) Funcional

b) Linear

c) Linha-staff

d) Matricial

e) Seu bobô

42- São desvantagens da estrutura funcional, exceto:

a) Dificulta a inovação e a adaptação da empresa a realidades mutáveis e que exijam mudança ou quando a empresa cresce

b) Diluição e conseqüente perda de autoridade e de comando

c) Quebra da unidade e disciplina, causando problemas quanto à delimitação de responsabilidades

d) Pode gerar concorrência entre especialistas

e) Bizibizi

43- Não corresponde a uma característica de uma organização linha-staff

a) Fusão da estrutura linear com a estrutura funcional

b) Presença da unidade de comando (linha) sendo assessorada por serviços especializados (staff)

c) As decisões são descentralizadas nos órgãos e cargos especializados que possuam o maior conhecimento necessário para melhor implementá-las

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

d) Há forte predomínio dos aspectos lineares, que mantêm o princípio da hierarquia (linha), que assegura o comando e a disciplina, sem abrir mão da especialização (staff), que fornece os serviços de consultoria e assessoria

e) Lá lá lá

44- Com relação à estrutura linha-staff, marque a incorreta:

a) O pessoal de linha está diretamente relacionado com os objetivos da organização, isto é, cuidam dos objetivos básicos

b) Os órgãos de linha são os responsáveis pela produção dos resultados para a org.

c) Os órgãos de staff servem para dar apoio, assessoria, consultoria e serviços especializados aos órgãos de linha

d) Quem decide/toma a decisão numa organização que possui uma estrutura linha-staff são os órgãos de staff

e) Tô quase dormindo

45- São princípios básicos das comissões, exceto:

a) Elas devem estar assentadas em necessidades reconhecidas pelos diversos departamentos e por todo pessoal

b) Sua autoridade, responsabilidade e objetivos devem ser claramente definidos: devem compensar seu custo operacional

c) O êxito do cumprimento das decisões independe da compreensão de todos os seus aspectos e detalhes

d) Seu tamanho deve ser cuidadosamente e definido na quantidade correta de membros para obtenção do menor custo operacional

e) Fui dormis bem nesta hora: 23:50 - tchau

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

PROVAS

26 “É um período de grande mobilidade e de grandes deslocamentos sociais. A burguesia

dá um salto em sua trajetória ascendente, e grandes massas populacionais dirigem-se

para os centros industriais,

onde a extrema miséria convive com a riqueza” (MOTTA Apud MANTOUX, 2001). O texto

citado relata alguns aspectos socioeconômicos da Revolução Industrial. Diante disso, assinale a

alternativa que

caracteriza o referido período.

a) Para Morgan as pessoas têm imagens mentais das

organizações em que trabalham.

b) Maslow destacou-se com a Teoria da Hierarquia

das Necessidades Humanas.

c) Taylor conduziu experiências destinadas a

aumentar a produtividade do trabalho.

d) Segundo Bertalanffy, a tecnologia e a sociedade

tornaram-se tão complexas que as soluções

tradicionais não são mais suficientes.

e) Etzioni procurou definir tipos de organizações

conforme as atividades executad

27

Analise o quadro abaixo:

Teoria A

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

- Inspirada em sistemas de engenharia

- Autoridade centralizada

- Acentuada divisão do trabalho

Teoria B

- Inspirada em sistemas de psicologia

- Delegação de autoridade

- Ênfase nas relações entre as pessoas

Assinale a alternativa CORRETA que indique as teorias

administrativas que estão sendo comparadas:

a) Teoria A: Matemática; Teoria B: Sistêmica

b) Teoria A: Estruturalista; Teoria B: Contingencial

c) Teoria A: Sistêmica; Teoria B: Estruturalista

d) Teoria A: Clássica; Teoria B: Contingencial

e) Teoria A: Clássica; Teoria B: Relações Humanas

28

As teorias da liderança tratam do comportamento do

líder em relação a seus subordinados. São três os

estilos de liderança que se destacam nesses estudos:

autocrático, democrático e liberal. O estilo liberal de

liderança é aquele em que o líder:

a) não avalia o grupo nem controla os acontecimentos.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

b) procura ser um membro normal do grupo.

c) fixa as diretrizes, sem qualquer participação do

grupo.

d) determina a tarefa que cada um deve executar.

e) estabelece as providências para a execução das

tarefas de modo imprevisível.

29

A administração das organizações em geral é

condicionada pelos estilos com que os administradores

“dirigem”, dentro delas, o comportamento das pessoas.

Nesse contexto, são pressuposições da Teoria Y de

McGregor em relação ao estilo de administração:

I. As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que

fazer.

II. As pessoas evitam a responsabilidade para se

sentirem seguras.

III. As pessoas podem ser automotivadas e

autodirigidas.

IV. As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.

As pessoas são criativas e competentes.

Pode-se afirmar:

a) Apenas as assertivas II, III e V estão corretas

b) Apenas as assertivas I, III e V estão corretas

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas

d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas

e) Apenas as assertivas IV e V estão corretas

30

A respeito da descentralização, é certo que:

a) as linhas de comunicação da cadeia escalar

provocam demoras na tomada de decisão.

b) as decisões são tomadas na cúpula que está

distanciada dos fatos e das circunstâncias.

c) os tomadores de decisão no topo têm pouco

contato com as pessoas e situações envolvidas.

d) melhora a qualidade das decisões à medida que

seu volume e complexidade se reduzem.

e) as decisões envolvem pessoas intermediárias,

possibilitando distorções no processo de

comunicação.

31

Observe a figura abaixo:

O critério de departamentalização utilizado no

organograma apresentado acima é do tipo:

a) por processo.

b) por produto ou serviço.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

c) por cliente.

d) por área geográfica.

e) funcional.

32

“O homem que está habituado e estruturado na

burocracia ao integrar essa nova organização –

adhocracia – encontrará um clima inteiramente novo e

uma pauta diferenciada de problemas...” (CURY, 2006).

O texto faz referência à Adhocracia. Assinale a

alternativa que contenha somente suas características:

a) flexível, informal e temporária

b) previsível, rotineira e inovadora

c) horizontal, detalhada e abrangente

d) especializada, formal e descentralizada

e) participativa, formal e centralizada

33

Sobre a avaliação do desempenho, julgue os itens,

colocando C (para Certo); E (para Errado) e, em

seguida, marque a alternativa CORRETA:

( ) A avaliação do desempenho deve concentrar-se

apenas na análise subjetiva do desempenho no

cargo.

( ) A avaliação do desempenho deve ser utilizada

para melhorar a produtividade da pessoa dentro

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

da organização.

( ) A avaliação do desempenho proporciona um

julgamento sistemático para fundamentar

possíveis promoções.

a) C-C-C

b) E-C-E

c) C-E-E

d) E-C-C

e) E-E-C

34

“Empresas também têm seus Tulius Detritus, incapazes

de doar um grama de boa vontade para a criação de

um bom ambiente de trabalho. Suas ferramentas são a

desconfiança, a indiferença, a ironia e o mau humor”

(MUSSAK, Eugenio. Abaixo a intriga. Você S.A, São

Paulo, ano 10, n. 2, p. 106, fev. 2007)

A citação acima caracteriza uma situação presente nas

organizações em que influencia predominantemente

o (a):

a) absenteísmo

b) cultura organizacional

c) rotatividade

d) socialização

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) clima organizacional

35

Considere as seguintes etapas:

I. Diagnóstico

II. Reforço

III. Desenho

IV. Avaliação

Dentre as etapas acima citadas, fazem parte do

processo de treinamento somente:

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) II, III e IV

d) I e II

e) II e IV

36

“________________consiste no processo de

estabelecer normas e procedimentos sobre a maneira

correta de execução das tarefas, rotinas e trabalhos

relacionados com as necessidades de itens materiais

para a organização empresarial” (POZO, 2002). O

termo que preenche corretamente o espaço acima é:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a) Padronização

b) Especificação

c) Normatização

d) Classificação

e) Curva ABC

37

Analise a figura abaixo:

Figura: Sistema dos máximos-mínimo (CHIAVENATO, 2005)

A partir do Sistema de Reposição de Estoque descrito

acima é correto afirmar:

a) Tem como principal vantagem a simplificação dos

procedimentos burocráticos de reposição de

materiais.

b) É utilizado quando há dificuldade para determinar o

consumo ou quando ocorre variação no tempo de

reposição.

c) É um sistema que consiste em fazer pedidos para

reposição dos estoques em intervalos de tempo

estabelecidos para cada item.

d) Envolve programas complexos e é

necessariamente operado por computador.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

e) O estoque não deverá oscilar entre os limites

máximo e mínimo

38

“Análise de valor é a aplicação sistemática de técnicas

comprovadas para apuração das funções de um

produto ou de um serviço, para avaliação das funções

e para encontrar caminhos, a fim de cumprir as funções

necessárias com segurança e com o menor custo total

possível” (SOCIETY OF AMERICAN VALUE

ENGINEERS – S.A.V.E.). Sobre a Análise de Valor é

CORRETO afirmar:

a) Procura-se atuar com uma equipe interdisciplinar

para valorizar o processo de análise do objeto e de

criação de alternativas.

b) Os valores são tarefas ou atributos que um produto

desempenha.

c) É um método que pode ser aplicado somente nas

fases inicial e final do ciclo de vida de um produto

ou serviço.

d) Um produto não representa um conjunto de funções

de uso e de estima.

e) A função é representada pelo mínimo que se deve

gastar para produzir ou comprar um produto, com

uma utilidade garantida e uma estima adequada.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

39

“A necessidade de comprar cada vez melhor é

enfatizada por todos os empresários juntamente com

as necessidades de estocar em níveis adequados e de

racionalizar o processo produtivo” (DIAS, 1993). Sobre

Compras, é CORRETO afirmar:

a) A solicitação de compras é o registro do preço

obtido da oferta de diversos fornecedores em

relação ao material cuja compra foi solicitada.

b) Desenvolvimento de novos materiais é o

procedimento que possibilita à empresa selecionar

os futuros fornecedores que farão parte do catálogo

de fornecedores qualificados.

c) A análise de preços tem como essência e finalidade

evitar atrasos ou problemas para o cliente do

pedido.

d) A área de Compras não é um fim em si própria,

mas uma atividade de apoio fundamental ao

processo produtivo, suprindo-o com todas as

necessidades de materiais.

e) O pedido de compras é um documento que dá a

autorização para o comprador executar uma

compra.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

QUESTÃO 26

O termo arquivologia é utilizado para definir estudos

acerca de arquivos da Antiguidade, bem como para expressar o

conjunto de determinações e conhecimentos para instalação,

organização e administração de arquivos. O arquivo é o

instrumento principal que serve de controle à ação administrativa

de qualquer organização pública ou privada, consistindo em um

centro ativo de informações. Acerca desse assunto, assinale a

opção incorreta.

A O arquivo deve adaptar-se à instituição, obedecendo a um

plano racional e tecnicamente orientado.

B A tabela de periodicidade de um arquivo é definida

exclusivamente pelo arquivista responsável da empresa.

C Quanto à temporalidade, os arquivos podem ser classificados

como passivos ou históricos e ativos ou administrativos.

D Quando bem organizado, o arquivo transmite ordens, evita

repetições desnecessárias de experiências e diminui a

duplicidade de trabalho.

E A escolha do método de arquivamento a ser adotado pela

organização deve ser feita pelo arquivista, ouvidos os

responsáveis pelos diversos setores daquela organização.

QUESTÃO 27

Na administração financeira, o critério de maximização do lucro

é geralmente bastante aceito, embora apresente algumas

deficiências. Com relação às deficiências desse critério, assinale

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

a opção incorreta.

A Desconsidera os riscos ou as incertezas do mercado.

B Ignora a variação do valor do dinheiro com o passar do

tempo.

C É insuficiente para garantir a eficácia do processo decisório.

D Apresenta ambigüidade no cálculo do que vem a ser o lucro.

E Conduz à igualdade na distribuição dos benefícios

econômicos.

QUESTÃO 28

Para se manter competitiva no mercado, a empresa deve

minimizar custos e gerar lucros satisfatórios. Assim, a função de

compras consiste em um elemento essencial da administração de

materiais. Nesse sentido, assinale a opção que não constitui

objetivo da área de compras.

A Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos

programas de produção da empresa.

B Coordenar um fluxo de suplementação de maneira que seja

aplicado um mínimo possível de investimento.

C Comprar materiais e insumos aos menores preços, mantendo

a qualidade do produto em níveis desejados.

D Envolver um grande contingente de pessoal no processo de

compra.

E Procurar, por meio de uma negociação honesta, as melhores

condições para a empresa.

QUESTÃO 29

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

A administração de recursos humanos (ARH) é uma área

interdisciplinar e relativamente nova. Envolve conceitos de áreas

de conhecimento como Psicologia Organizacional, Engenharia

Industrial, Direito, Engenharia de Segurança, Medicina do

Trabalho etc.

Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos

internos da organização (abordagem introversiva), como a

aspectos externos (abordagem extroversiva).

A ARH faz uso de técnicas que são aplicadas diretamente

ou indiretamente às pessoas, visando obter e fornecer dados ou

subsídios para a tomada de decisões organizacionais.

Com relação a esse tema, é correto afirmar que as técnicas de

ARH de abordagem introversiva incluem

A plano de carreiras, plano de cargos e salários e política de

incentivo ao bom desempenho.

B análise e descrição de cargos, treinamento operacional,

recrutamento e seleção de pessoal.

C acompanhamento e avaliação de desempenho, pesquisa de

benefícios e remuneração variável.

D higiene e segurança no trabalho, relações sindicais e

legislação trabalhista.

E pesquisa de salários e benefícios, relações com entidades de

formação profissional e seleção de pessoal.

QUESTÃO 30

A eficiência e a eficácia da ARH de uma organização dependem

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

da ação conjunta de todos os empregados, mas é de

responsabilidade gerencial. Cabe ao gerente a missão de

comando; ele deve ser um líder a fim de conseguir a colaboração

de sua equipe, em benefício da organização e da coletividade.

Nesse âmbito, ao desempenhar suas atividades, o gerente de

recursos humanos deve

A distribuir o trabalho, comprar novos equipamentos,

acompanhar e avaliar o desempenho.

B emitir opinião pessoal acerca de aspectos do trabalho e do

funcionamento da organização a terceiros.

C reconhecer a individualidade manifestada por meio de

características herdadas ou adquiridas e dispensar tratamento

particularizado aos empregados da organização.

D proferir em público reações de apreço a grupos religiosos ou

comunitários que compartilhem de suas crenças.

E oferecer feedback aos empregados, bem como promover o

bem-estar das equipes, concedendo remuneração variável

como diferencial para os mais competentes.

32

Considerando as ações associadas à organização,

avalie os enunciados a seguir e, ao final, marque a

opção VERDADEIRA.

I. A divisão do trabalho, alicerce da organização,

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

consiste em relacionar, na ordem lógica em que

devem ser implementadas, as tarefas globais que

precisam ser desempenhadas para alcançar os

objetivos institucionais.

II. A divisão do trabalho conduz ao aumento da

produtividade, pois leva à generalização, ou seja,

os trabalhadores serão mais produtivos à medida

que estiverem capacitados para atuar em todas as

etapas do processo produtivo.

III. A departamentalização corresponde ao

agrupamento de tarefas segundo um critério

determinado, criando unidades específicas e

definindo o desenho organizacional mais adequado

ao alcance dos objetivos institucionais.

IV. O estabelecimento da cadeia de comando em uma

instituição, por meio da qual se estabelecem as

relações de subordinação entre os vários setores

organizacionais, deve estar baseado no princípio

da hierarquia.

a) I e II estão errados.

b) II e III estão corretos.

c) I, III e IV estão errados.

d) I, II e IV estão corretos.

e) IV está errado.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

33

Em relação aos conceitos associados ao planejamento

estratégico, classifique em certas (C) ou erradas (E) as

assertivas a seguir, marcando abaixo a opção que

corresponde à seqüência CORRETA.

( ) A missão é uma declaração sobre o que a

organização é; deve corresponder à razão de ser

da organização, explicitando o porquê de sua

existência.

( ) A visão define o que a organização pretende ser

no futuro. Ela incorpora as ambições da

organização e descreve o estado futuro que

pretende atingir.

( ) No contexto do planejamento estratégico, o

enunciado a seguir representa claramente um

exemplo de visão de futuro: “Atuar de forma

segura e rentável, com responsabilidade social e

ambiental, nos mercados nacional e internacional,

fornecendo produtos e serviços adequados às

necessidades dos clientes e contribuindo para o

desenvolvimento do Brasil e dos países onde

atua.” (Petrobras).

( ) São características do planejamento estratégico:

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

ser realizado no nível institucional, utilizar

horizonte de longo prazo e abranger toda a

organização.

( ) Políticas institucionais são orientações utilizadas

no processo de tomada de decisão; devem refletir

os objetivos organizacionais e orientar os

gerentes em direção a esses objetivos.

a) C, C, E, E, C.

b) E, E, E, C, E.

c) E, C, C, E, C.

d) C, E, C, E, E.

e) C, C, E, C, C.

35

Comunicação é um processo de mútua influência,

caracterizado pela circulação de informações, idéias e

emoções entre emissor e receptor, que se utilizam de

códigos compartilhados.

Partindo do conceito de comunicação sugerido acima,

marque a alternativa CORRETA.

a) Para que exista efetividade no processo de

comunicação, o emissor deve estar em situação

privilegiada em relação ao receptor, ou seja, o

emissor é o único responsável pela condução do

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

processo, enquanto o receptor só atua de forma

passiva, recebendo a mensagem.

b) Para ser aceita e assimilada, a mensagem deve se

utilizar de códigos acessíveis ao emissor e ao

receptor; a simples transmissão da mensagem, sem

compartilhamento de significados, não caracteriza o

processo de comunicação.

c) No contexto da comunicação, o feedback

representa qualquer tipo de barreira à livre

transmissão da mensagem, seja de natureza física

ou psicológica.

d) Os receptores que já têm opinião formada sobre o

assunto objeto da comunicação, sobretudo se

discordarem do conteúdo da mensagem, são mais

suscetíveis a serem influenciados.

e) Preconceitos, valores pessoais divergentes do

conteúdo da mensagem e desinteresse pessoal

pelo assunto atuam como catalisadores do

processo de comunicação.

36

No contexto do serviço de protocolo de um órgão

público, a autuação corresponde à ação de:

a) unir definitivamente um processo a outro, passando

ambos, deste momento em diante, a constituírem

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

um só documento.

b) proferir uma decisão no processo sobre assunto

submetido à apreciação de autoridade

administrativa.

c) retirar documentos e peças já juntados ao

processo, mediante autorização expressa da

autoridade competente.

d) formalizar um processo, atribuindo-lhe numeração

única, fazendo os registros devidos em sistema

informatizado ou em livro de controle e entregando

o número de protocolo ao interessado.

e) arquivar processo que já tenha alcançado o objetivo

para o qual foi constituído.

37

Partindo dos seus conhecimentos sobre liderança,

avalie as afirmativas a seguir:

( 1 ) Segundo a teoria dos traços, o líder já nasce com

características físicas, intelectuais e sociais para

exercer influência sobre outras pessoas. O fato

de já nascer com essas características é que

define se determinada pessoa será líder ou

liderado.

( 3 ) A teoria dos estilos, fundada no estudo do

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

comportamento dos líderes, identifica três estilos

básicos de liderança: democrático, autocrático e

liberal.

( 5 ) O estilo liberal corresponde ao líder centralizador,

que toma decisões sozinho e não aceita

questionamentos de seus liderados.

( 7 ) O fenômeno da liderança, sob a ótica da teoria

dos traços, está baseado na observação de três

aspectos de relevância: o comportamento do

líder, a situação dos liderados e o contexto

situacional em que ocorre a liderança.

( 9 ) Segundo a teoria da liderança situacional, o fator

que determina no que deve concentrar sua

atuação - se na tarefa, no relacionamento ou em

ambos - é o nível de preparo e de maturidade.

Marque a opção que contém somente números

relacionados a afirmativas CORRETAS.

a) 1, 3, 9.

b) 3, 5, 7.

c) 1, 3, 5.

d) 5, 7, 9.

e) 1, 3, 7.

38

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

A Administração Científica teve início no começo do

século XX, em decorrência das idéias apresentadas

pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor,

as quais revolucionaram o pensamento administrativo

no mundo industrial da época.

Taylor iniciou sua vida profissional como operário,

passando a chefe de turma, chefe de oficina e

engenheiro. Assim, pôde constatar que o modo como

os operários da época executavam suas tarefas tinha

por base o que observavam do trabalho dos seus

companheiros mais antigos, fato que conduzia a

diferentes maneiras e métodos para a execução de

uma mesma tarefa. Preocupado com isso, Taylor se

debruçou em estudos científicos sobre o assunto em

busca de um meio mais eficaz e adequado para

realização do trabalho. Esses estudos levaram à

introdução de um conceito até hoje vigente

denominado:

a) Princípio da Redução dos Esforços.

b) Ordenação Seletiva de Tarefas.

c) Custo Padrão.

d) Princípio do Planejamento Detalhado.

e) Organização Racional do Trabalho.

40

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Os arquivos têm por finalidade servir à Administração e

aos usuários de seus serviços. Suas principais funções

estão associadas à guarda, conservação e

disponibilização para consulta e pesquisa da

documentação produzida na entidade. Com relação

aos arquivos e às técnicas de arquivamento, são

apresentados abaixo cinco itens. Analise-os,

classifique-os em verdadeiros (V) ou falsos (F) e

assinale a opção que apresenta a seqüência

CORRETA.

( ) Quanto ao acesso, os arquivos podem ser

classificados como franqueados, de uso restrito

ou confidenciais.

( ) Se o arquivamento for feito de forma correta,

então não será necessária a adoção de um

sistema de fichário auxiliar ou de um outro meio

que dê suporte à busca e à localização dos

documentos arquivados.

( ) Pode-se organizar um arquivo em ordem

alfabética, cronológica, de assuntos ou em outra

ordem que favoreça as operações de guarda,

localização e busca de informações.

( ) É de suma importância o controle da retirada de

documentos arquivados, pois isso resultará em

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

dificuldade para obter de volta documentos

retirados para empréstimos ou consulta.

( ) Em regra, um lote de documentos, para ser

arquivado, deve passar por uma operação de

ordenação, que inclui separação e agrupamento

de conjuntos de documentos, de acordo com as

codificações adotadas.

a) V - F - V - F - V

b) V - V - V - V - V

c) V - V - F - V - F

d) F - V - V - F - F

e) V - F - V - F – F

41

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira,

associando os requisitos necessários ao bom

funcionamento de uma equipe ao significado que cada

um deles assume para a manutenção e

desenvolvimento do grupo. Após numerar a segunda

coluna, marque a opção que apresenta a seqüência

CORRETA.

1ª Coluna - Requisitos

( 1 ) Comunicação aberta

( 2 ) Aceitação das diferenças individuais

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( 3 ) Disposição para aprender e compartilhar

( 4 ) Postura ética

( 5 ) Flexibilidade

2ª Coluna – Significados

( ) A riqueza das equipes está centrada na

diversidade dos traços individuais e valores de

seus integrantes. As diferenças devem servir para

ampliar as habilidades e competências coletivas

da equipe.

( ) É recomendável incentivar a troca de papéis e até

mesmo a alternância dos postos de comando

dentro da equipe, a fim de dar oportunidade a

todos e aproveitar ao máximo as qualidades

pessoais de cada um.

( ) O desenvolvimento profissional deve ser

compreendido como um processo coletivo; os

conhecimentos e habilidades pessoais devem ser

compartilhados para engrandecimento da

capacidade de trabalho da equipe.

( ) Deve prevalecer a liberdade de expressão e o

livre acesso às informações, a fim de que todos

se sintam responsáveis e tenham condições de

propor melhorias ao trabalho.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

( ) As relações entre as pessoas devem se fundar

nos compromissos assumidos, na lealdade, na

confiança e no respeito mútuo, sob pena de se

ver ameaçada a coesão da equipe.

a) 5, 1, 4, 3, 2.

b) 3, 2, 1, 5, 4.

c) 2, 5, 3, 1, 4.

d) 1, 5, 2, 4, 3.

e) 4, 3, 5, 2, 1

42 Dentre as funções do administrador, a que trata da

necessidade de verificação constante do trabalho

executado, com o propósito de aferir se está de acordo

com as normas e os planos previstos pela

administração, recebe a denominação de:

a) planejamento.

b) controle.

c) direção.

d) organização.

e) coordenação.

44

As Teorias Administrativas revelam que nas

organizações, sejam elas privadas ou públicas, em

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

geral, encontramos três níveis organizacionais: o

estratégico; o intermediário e o operacional. Assinale,

dentre as opções a seguir, aquela que se relaciona

com o nível operacional.

a) Nível composto por proprietários, acionistas ou

executivos de alto escalão, responsáveis pelas

operações mais delicadas, como planejamento,

conferência de caixa, autorização de compras etc.

b) Nível formado por um corpo técnico, situado na

área inferior da organização, responsável pela

execução diária e eficiente das tarefas e operações.

c) Nível mais alto da organização, o qual responde

pela tomada de decisões e pelo estabelecimento de

diretrizes e objetivos.

d) Nível que centraliza todas as operações de

execução, controle e avaliação dos processos, com

vistas à elaboração dos planos institucionais.

e) Nível mais gerencial, responsável pela articulação

entre os demais níveis.

46

A evolução das teorias da Administração levou à

abordagem humanística da Administração. Com isso, a

ênfase que antes recaía nas tarefas e estruturas, se

voltou para as “pessoas”.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio

Um dos fatores que contribuiu para a abordagem

humanística da Administração foi o desenvolvimento

das chamadas ciências humanas, em especial a

psicologia, a sociologia e as teorias das relações

humanas, que se consagram até o final da década de

1950. Nos anos seguintes, essas teorias passaram a

receber críticas e dividir espaços com novas teorias e

abordagens, como a neoclássica.

Uma das opções abaixo destaca uma contribuição da

abordagem humanística da Administração às teorias

que a sucederam, assinale-a.

a) Visão do homem como ser social, que reage como

membro de um grupo no qual, muitas vezes, seu

prestígio e influência são superiores àqueles

ocupados na organização formal.

b) Prevalência dos objetivos da organização sobre os

objetivos dos indivíduos.

c) Busca da máxima eficiência e de incentivos

materiais e salariais aos trabalhadores.

d) Necessidade de manutenção de uma estrutura

formal, baseada em cargos e tarefas bem

estruturadas.

e) Visão do homem como ser isolado, que reage com

base no cargo e na posição que ocupa na

organização.

APOSTILA DE TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOProf. Jean Carlos & Prof. Marcos Aurélio