5176999 instrumento de planejamento e controle financeiro

19
Instrumento de Planejamento Instrumento de Planejamento e Controle Financeiro e Controle Financeiro Ø Sistema de Informações Gerenciais Sistema de Informações Gerenciais ü No mundo Globalizado, sem um sistema de informação gerencial ágil que produza informações confiáveis, uma empresa perde competitividade. ü Sistemas de informações gerencial pode ser entendido como um conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer subsídios ao processo de gestão de uma empresa.

Upload: berg-silva

Post on 07-Nov-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

d

TRANSCRIPT

  • Instrumento de Planejamento Instrumento de Planejamento e Controle Financeiroe Controle Financeiro

    Sistema de Informaes GerenciaisSistema de Informaes Gerenciais No mundo Globalizado, sem um sistema de

    informao gerencial gil que produza informaes confiveis, uma empresa perde competitividade.

    Sistemas de informaes gerencial pode ser entendido como um conjunto de subsistemas de informaes que processam dados e informaes para fornecer subsdios ao processo de gesto de uma empresa.

  • As decises financeiras devem ser tomadas com base em informaes geradas por sistema de informaes contbeis e financeiras adequadamente estruturado.

    Um dos instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decises financeiras o oramento empresarial, que representado pelo oramento geral que, por sua vez, composto pelo oramento especfico.

    Oramento EmpresarialOramento Empresarial

  • Oramento GeralOramento Geral Um conjunto de planos e polticas que,

    formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite administrao conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessrios para que esses resultados sejam alcanados e os possveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos Segundo Moeira (1989:15).

  • Oramento GeralOramento Geral

    Podemos resumir tal conceito: O oramento geral retrata a estratgia da empresa e demonstra, por meio de um conjunto integrado por oramentos especficos, onde so observamos quantitativamente as aes e polticas da empresa, relativas a determinados perodos futuros.

  • Oramentos EspecficosOramentos Especficos

    A. Oramento de Vendas;B. Oramento de ProduoC. Oramento de Matrias-primas;D. Oramento de mo-de-obra direta;E. Oramento de custos indiretos de

    fabricao;F. Oramento de custo de produo;

  • G. Oramento de Despesas gerais, administrativas e de vendas;

    H. Oramento de Capital (investimentos);I. Oramento de aplicaes financeiras e

    financiamentos;J. Oramento de caixa;K. Oramento de resultado.

  • Sistemas de OramentoSistemas de Oramento

    Uma empresa um sistema que aumenta os recursos nela investidos. Os recursos tm um valor econmico e, portanto, os resultados esperados em relao s atividades exercidas devem ser expressos em valores.

  • O sistema oramentrio um instrumento de planejamento e controle de resultados econmicos e financeiros. um modelo de mensurao que avalia e demonstra, por meio de projees, os desempenhos econmicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compem.

  • Planejamento e Controle por Planejamento e Controle por meio do oramentomeio do oramento

    Administrar sem um guia como andar no escuro, sem nenhum tipo de apoio. O planejamento oramentrio visa ao conhecimento antecipado de resultados e serve de guia aes a serem executadas pelas unidades da empresa, definem as responsabilidades pela gesto dos recursos e gerao dos resultados de determinado perodo futuro.

  • Alm de ser um instrumento de planejamento, o oramento , tambm, um importante instrumento de controle. Mesmo que seja muito bem elaborado, um oramento no ter utilidade se no for possvel exercer adequado controle sobre os resultados projetados.

    O sistema oramentrio deve possibilitar o controle das atividades projetadas, pois o planejamento oramentrio elaborado com base

  • Inter-relacionamento dos Inter-relacionamento dos oramentos especficosoramentos especficos

    Os oramentos especficos podem ser agrupados por natureza das atividades. O oramento de vendas e o oramento de despesas de vendas fazem parte do plano e oramento de marketing. O oramento de produo, o oramento de matrias-primas, o oramento de mo-de-obra, o oramento de custo

  • O oramento de produo, o oramento de matrias-primas, o oramento de mo-de-obra, o oramento de custo indiretos de fabricao e o oramento de custos de fabricao fazem parte do plano e oramento de produo.

    O fluxo de dados de um sistema oramentrio parece complexo. Mas ele torna-se bastante simples, se forem compreendidos os inter-relacionamento entre os diversos oramentos especficos.

  • Vantagens e limitaes do Vantagens e limitaes do sistema oramentriosistema oramentrio

    Vantagens:

    C.Com a fixao de objetivos e polticas para a empresa e suas unidades, e por meio da sistematizao do processo de planejamento e controle, introduz-se o hbito do exame prvio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decises importantes;

  • B. Com base em resultados econmicos e financeiros projetados, importantes decises financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto;

    D.Aumenta o grau de participao de todos os membros administrao na fixao dos objetivos;

  • D.Os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais so responsveis, o que os obriga a tomar decises mais consistentes;

    F. Facilita a delegao de poderes;

    H. Identifica os pontos de eficincia ou ineficincia do desempenho das unidades;

  • G.Tende a melhorar a utilizao dos recursos, bem como ajust-los s atividades prioritrias;

    I. Os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.

  • Limitaes:

    C.Os oramentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticao do processo de estimao;

    E. O plano de resultados, por si s, no garante o resultado planejado; deve ser continuamente monitorado e adaptado s circunstncias.

  • C.O curso da implantao e manuteno do sistema no permite sua utilizao plena por todas as empresas;

    E. Os atrasos na emisso de dados realizados prejudicam significativamente a implementao de ajustes em tempo hbil;

  • E. As dificuldades de implementao de ajustes geram desconfianas em relao a resultados projetados;

    G.Quando existe alta volatilidade das variveis econmicas e financeiras, os resultados projetados sofrem fortes distores.