51161222 tipologia-textual

22
Língua Portuguesa Tipologia Textual

Upload: eric-santos

Post on 07-Jul-2015

2.143 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 51161222 tipologia-textual

Língua

Portuguesa

Tipologia Textual

Page 2: 51161222 tipologia-textual

Basicamente, existem três tipos de texto:

– (1) NARRATIVO

– (2) DESCRITIVO

– (3) DISSERTATIVO.

Ressalte-se, contudo, que pode haver, em um único texto, a combinação de tipos diversos (narração com a descrição do lugar em que ocorreram os fatos, por exemplo). Assim, é comum, em prova, afirmar-se que tal texto é “predominantemente” narrativo ou “essencialmente” descritivo.

Tipologia Textual

Page 3: 51161222 tipologia-textual

1) NARRAÇÃO

O texto narrativo é um dos primeiros que a pessoa aprende a produzir. A narração enuncia FATOS e envolve os seguintes elementos: quem, onde, quando, como.

Tipologia Textual

Page 4: 51161222 tipologia-textual

A maioria dos verbos que compõem esse tipo de texto são VERBOS DE AÇÃO (“Fizemos isso, encontramos aquilo...”).

ENREDO

PERSONAGENS

ESPAÇO

TEMPO

Tipologia Textual

Page 5: 51161222 tipologia-textual

• Tragédia brasileira

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.

Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa.

Tipologia Textual

Page 6: 51161222 tipologia-textual

Viveram três anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência , matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontra-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

Manuel Bandeira

Page 7: 51161222 tipologia-textual

2) DESCRIÇÃO

Descrever é enumerar as características das pessoas ou dos lugares, particularizando-os em relação aos demais elementos de mesma espécie.

Ao contrário da narração, em que os fatos são apresentados sucessivamente, na descrição o relato é estanque, podendo até promover uma interrupção na narrativa para apresentar os detalhes físicos do lugar e das pessoas.

Tipologia Textual

Page 8: 51161222 tipologia-textual

• Segundo Othon M. Garcia (1973), "Descrição é a representação verbal de um objecto sensível (ser, coisa, paisagem), através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem.“

• Diferentemente da narração, que faz uma história progredir, a descrição faz interrupções na história, para apresentar melhor um personagem, um lugar, um objeto, enfim, o que o autor julgar necessário para dar mais consistência ao texto.

Tipologia Textual

Page 9: 51161222 tipologia-textual

Exemplo:

"Ao lado do meu prédio construíram um enorme edifício de apartamentos. Onde antes eram cinco românticas casinhas geminadas, hoje instalaram-se mais de 20 andares. Da minha sala vejo a varandas (estilo mediterrâneo) do novo monstro. Devem distar uns 30 metros, não mais. E foi numa dessas varandas que o fato se deu."

(Mário Prata. 100 Crónicas. São Paulo, Cartaz Editorial, 1997)

Tipologia Textual

Page 10: 51161222 tipologia-textual

3) DISSERTAÇÃO

Neste tipo de texto, o foco é a IDÉIA. A função da dissertação é discutir, debater, questionar, apresentar pontos de vista ou teses do autor. Pode ser dividido em categorias: argumentativo ou expositivo.

– A argumentação : apresentar ou defender uma tese.

– A exposição: expõem-se conceitos.

Tipologia Textual

Page 11: 51161222 tipologia-textual

Na elaboração de uma dissertação, o autor deve ter em mente quatro aspectos:

– OBJETIVIDADE

– CLAREZA

– PRECISÃO.

Tipologia Textual

Page 12: 51161222 tipologia-textual

Exemplo de texto expositivo

O telefone celular

A história do celular é recente, mas remonta ao passado –– e às telas de cinema. A mãe do telefone móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).

Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista

fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia

Tipologia Textual

Page 13: 51161222 tipologia-textual

Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados

da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a idéia:

um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.

Tipologia Textual

Page 14: 51161222 tipologia-textual

Exemplo de texto argumentativo

Afinal, mais que torcedores somos cidadãos, embora sempre nos esqueçamos disso. Essa “gente bronzeada”, como é sabido, tem memória fraca. Tão fraca que se esquece do hino, ou das poucas partes de que dele tenha aprendido, e em quem votou na última eleição. E assim, cegos e amestrados, vibramos com a seleção que não escolhemos e criticamos o país que não ajudamos a melhorar.

Tipologia Textual

Page 15: 51161222 tipologia-textual

Porém, acredita-se que o brasileiro seja, sobretudo, um guerreiro munido de fé. Trabalha-se de sol a sol sem se questionar a ordem pública, pois, afinal, seu governo lhe dá o pão e a seleção o espetáculo. Todo o país é um Coliseu em que a elite assiste de camarote, a classe média ovaciona na platéia enquanto o proletariado é atirado aos leões.

Tipologia Textual

Page 16: 51161222 tipologia-textual

Texto injuntivo

É aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a tender a vontade do emissor(quem fala).

O "texto injuntivo" usa função da linguagem chamada conativa ou apelativa. Visa a convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), seja ordenando ou pedindo gentilmente.

Os verbos imperativos são amplamente utilizados no texto injuntivo.

Tipologia Textual

Page 17: 51161222 tipologia-textual

Exemplo de texto injuntivo

Instalando os cartuchos HP na impressora. • Verifique o conteúdo da caixa. • Após conectar o cabo de instalação, ligue a impressora. • Carregue papel branco comum. • Pressione o botão ligar. • Abra a porta dos cartuchos e verifique se o carro de

impressão está no centro. • Remova as fitas adesivas dos cartuchos. • Segure os cartuchos com o logotipo para cima.

Tipologia Textual

Page 18: 51161222 tipologia-textual

• Insira-os nos slots, certificando-se de empurrá-los até

ouvir um “clic”. • Feche a porta dos cartuchos de impressão. • Aguarde alguns instantes até que a página de

alinhamento seja impressa. • Coloque-a voltada para baixo no vidro da impressora e

feche a tampa. • Pressione o botão “digitalizar”. • Aguarde até que a luz verde pare de piscar. A

impressora está pronta para o uso!

Tipologia Textual

Page 19: 51161222 tipologia-textual

Texto

Para que a democracia seja efetiva, é necessário que as pessoas se sintam ligadas aos seus concidadãos e que essa ligação se manifeste por meio de um conjunto de organizações e instituições extramercado. Uma cultura política atuante precisa de grupos comunitários, bibliotecas, escolas públicas, associações de moradores, cooperativas, locais para reuniões públicas, associações voluntárias e sindicatos que propiciem formas de comunicação, encontro e interação entre os concidadãos.

Tipologia Textual

Page 20: 51161222 tipologia-textual

Texto

A democracia neoliberal, com sua idéia de mercado über alles, nunca leva em conta essa atuação. Em vez de cidadãos, ela produz consumidores. Em vez de comunidades, produz shopping centers. O que sobra é uma sociedade atomizada, de pessoas sem compromisso, desmoralizadas e socialmente impotentes. Em suma, o neoliberalismo é o inimigo primeiro e imediato da verdadeira democracia participativa, não apenas nos 16 Estados Unidos, mas em todo o planeta, e assim continuará no futuro previsível.

Tipologia Textual

Page 21: 51161222 tipologia-textual

Assinale a opção correta com referência à tipologia do texto.

A) O produtor do texto apresenta, em narrativa concisa, a trajetória contemporânea da democracia neoliberal em direção a um futuro previsível.

B) O texto caracteriza-se como dissertativo-argumentativo, no qual o autor, contrapondo dois tipos de sistema político, manifesta-se contra os efeitos nocivos de um sobre o outro.

C) Em um texto eminentemente descritivo, o autor estabelece, de modo subjetivo, um paralelo entre dois tipos de democracia cujas ações atendem, de modo diferenciado, aos interesses populares.

D) No texto, identifica-se uma parte narrativa, em que o autor relata o surgimento da democracia neoliberal, e outra descritiva, por meio da qual o produtor enumera, objetivamente, as características da democracia participativa.

E) Trata-se de texto expositivo, de caráter intimista, em que o autor apresenta suas impressões pessoais a respeito do neoliberalismo e da influência norte-americana sobre o futuro da humanidade.

Tipologia Textual

Page 22: 51161222 tipologia-textual

Assinale a opção correta com referência à tipologia do texto.

A) O produtor do texto apresenta, em narrativa concisa, a trajetória contemporânea da democracia neoliberal em direção a um futuro previsível.

B) O texto caracteriza-se como dissertativo-argumentativo, no qual o autor, contrapondo dois tipos de sistema político, manifesta-se contra os efeitos nocivos de um sobre o outro.

C) Em um texto eminentemente descritivo, o autor estabelece, de modo subjetivo, um paralelo entre dois tipos de democracia cujas ações atendem, de modo diferenciado, aos interesses populares.

D) No texto, identifica-se uma parte narrativa, em que o autor relata o surgimento da democracia neoliberal, e outra descritiva, por meio da qual o produtor enumera, objetivamente, as características da democracia participativa.

E) Trata-se de texto expositivo, de caráter intimista, em que o autor apresenta suas impressões pessoais a respeito do neoliberalismo e da influência norte-americana sobre o futuro da humanidade.

Tipologia Textual