51 bio julho 1995

8
oletim nformativo de sasco Ano VI - n° 51 Julho - 1995 FAMÍLIA ESPAÇO DE AMOR E DE PERDÃO ••*•-. >*iu i_'.l_?— '. * V O amor puro entre marido e mulher f entra no circuito do amor da Santíssima Trindade: é o Espírito Santo que investe também as criaturas A figura da mulher se ressalta na maternidade entendida em sentido amplo, não como genitora, mas sobretudo como protetora da vida, com capacidade intransferível, com sensibilidade, emoção e intuição.

Upload: boletim-informativo-da-diocese-de-osasco

Post on 22-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

51. Boletim Informativo da Diocese de Osasco - bio - Ano VI - N º 51 - Bio Julho 1995.

TRANSCRIPT

Page 1: 51 bio julho 1995

oletimnformativo desasco Ano VI - n° 51

Julho - 1995

FAMÍLIA ESPAÇO DE AMOR E DE PERDÃO••*•- . >*iu i_'.l_?— '.

* V

O amor puroentre maridoe mulher f

entra nocircuito doamor daSantíssimaTrindade:é o EspíritoSanto queinvestetambém ascriaturas

A figura da mulher se ressalta na maternidadeentendida em sentido amplo,

não só como genitora, mas sobretudo comoprotetora da vida, com capacidade intransferível,

com sensibilidade, emoção e intuição.

Page 2: 51 bio julho 1995

BlQ.-.Página.-.2..

27a ASSEMBLEIA GERAL DA CRB

De 24 a 28 de julho acontecerá, no Li-ceu Coração de Jesus, em São Paulo(SP), a XXVII Assembleia Geral e Or-dinária da Conferência dos Religiososdo Brasil (CRB). O tema da Assembleiaé "Modernidade Brasileira e novosrostos da Missão". O tema é fruto deconsulta feita aos Superiores Provinci-ais e aos Regionais da CRB. Tem comosubtemas: 1) A Vida Religiosa à luz doSínodo, vista na perspectiva da moder-nidade e exclusão social; 2) A VidaReligiosa ante a modernidade; 3) AVida Religiosa e os novos rostos damissão. A Assembleia da CRB realiza-se a cada 3 anos e como de costume,será eletiva.

10 ANOS DE MORTE DO PE.EZEQUIEL RAMIN

No dia 23 de julho próximo, a Diocesede Ji-Paraná (RO/MT) estará celebran-do os 10 anos de morte do Pé. EzequielRamin, missionário comboniano, as-sassinado por jagunços na fazendaCatuva, Município de Aripuanã (MT),no dia 24 de julho de 1984. A Coorde-nação de Pastoral da Diocese está en-viando carta-convite às Dioceses paraque entrem em sintonia com essa ce-lebração.

INFORMANDOl1° ENCONTRO ESTADUAL

DAS CEBs

A Equipe Regional de CEBs já iniciouos preparativos para o próximo encon-tro estadual. A Equipe Regional vai pre-parar um dos mais significativos encon-tros que debaterá o tema: "CEBs, vidae esperança das massas". Será o 11°Encontro Estadual que busca celebraros passos da caminhada, dificuldadese lutas, conquistas e sonhos. Vai acon-tecer em Ribeirão Preto, nos dias 16 e17 de setembro, com possibilidades dereunir cerca de 1200 delegados de to-das as Dioceses de São Paulo.

NOTÍCIAS DO EPISCOPADO

Dom Severino Mariano de Aguiar - Bis-po Emérito de Pesqueira, faleceu dia07 de maio, de parada cardíaca, aos91 anos de idade.Dom Adalberto Paulo da Silva, OFCap- Bispo de Viana - MA, foi nomeado nodia 24 de maio Bispo Auxiliar de Forta-leza - CE.Dom Itamar Vian - Bispo de Barra - BA,assumiu, no dia 28 de maio a Diocesede Feira de Santana - BADom Francisco Prada Carrera, CMF -Bispo Emérito de Uruaçu - GO, fale-ceu dia 07 de junho de parada cardía-ca, com 102 anos.

3a ROMARIA DA TERRA

Neste ano de 1995 haverá a 3a Ro-maria da Terra do Estado de São Pau-lo. A Romaria tem como lema: "Ter-ra Partilhada, ninguém excluído" eserá realizada ern 23 de julho, na ci-dade de Guapiara, Região Sudeste doEstado.Nessa Região há grupos de assenta-dos e sem-terras. O que mais chamaa atenção é o grande número de pe-quenos produtores que cada vez maisestão perdendo suas terras para gran-des empresas, tais como Votorantim,Camargo Correia, Eucatex, etc.Com essa Romaria a CPT quer cele-brar as lutas da vida, renovar seucompromisso com a busca da justiçasocial e da fraternidade para que oReino de Deus comece a aconteceraqui na terra e também na RegiãoSudeste do Estado.

MÊS VOCACIONAL

Chamados para servir e ser a vozdos excluídos!

É o título do subsídio que está sendolançado para o Mês Vocacional peloCentro de Pastoral Popular de Brasí-lia. Contém 5 Encontros para que acomunidade possa refletir o sentido davocação junto aos excluídos.

IX/I U INI I

O Setor de Comunicação da CNBB,publicou um fascículo intitulado"PASTORAL DA COMUNICAÇÃO".Para que serve?Primeiro: serve de subsídio para sefazer o planejamento da Pastoral daComunicação: pgs 3 a 20Segundo: serve para ajudara realizaruma pesquisa sobre a situação e futu-ro da Pastoral da Comunicação na Igre-ja no Brasil: pgs 21 e 22.Terceiro: serve para fotocopiar e es-palhar para pessoas e grupos que es-tejam interessados.

1° ENCONTRO DE MÚSICA-Dia 02 de julho de 1995- Na Cúria Diocesana de Campo Lim-po - Rua Serra da Esperança, 85- Neste Encontro haverá ensaio de can-tos do Livrinho "Cantando a Libertação".- Haverá também apostilas e fitas comos cantos do encontro

IGREJA TEM DUASNOVAS EMISSORAS

- Rádio São JoséNo dia 18 de março a Diocese deErexim - RS inaugurou a Rádio SãoJosé - FM. Dom Girônimo Zanandrea,bispo de Erexim, destaca o esforço daspessoas que lutaram para conseguir aemissora. Vale ressaltar o projeto daprogramação da Rádio São José quepretende "ser moderna e atualizada,especialmente para a juventude, compequenas doses diárias de evangeliza-ção".- Rádio MauáEm 1° de maio, a Milícia da Imacula-da, vinculada ao movimento marianofundado por Maximiliano Kolbe, assu-miu a Rádio Mauá na grande São Pau-lo. Até agora a Milícia mantinha váriashoras de programação em emissorascomerciais. A nova rádio terá 24 horas

REDEV1DA DE TELEVISÃODesde 1° de maio a REDEVIDA DETELEVISÃO tornou-se uma realidadee vai ao ar todos os dias, com os pro-gramas: "Santa Missa", "Vida da Paró-quia, Vida da Comunidade" e o "O Ter-ço". Aos poucos, vai exibir outros pro-gramas, objetivando a evangelizaçãopromoção humana, programas educa-tivos, etc.A REDEVIDA é a televisão que está aserviço da Igreja e das comunidadesÉ necessário colaborar para que estegrande meio seja realmente um veícu-lo de evangelização e comunicação daPalavra de Deus, refletida e vivida pe-los cristãos. É a sua televisão: prestigiedivulgue, use-a para que Jesus Cristcseja anunciado.As Paróquias, Dioceses ou Congrega-ções Religiosas, que quiserem podermandar suas notícias: Rua Bento de

374- - C6D 04503-000 Sal

Page 3: 51 bio julho 1995

.3.- .Página,..-..BK)

CAMINHANDO COM O PASTOR

FAMÍLIA E MISSÃOACONTECIMENTOS DE JULHO

A Diocese de Osasco, neste mês de julho, viverá•nojentos de grande congraçamento com todas asIcceses do Brasil.

É a realização do 12° CONGRESSO NACIONAL;C ECC (Encontro de Casais com Cristo).

Ele terá lugar no Colégio de Nossa Senhora da^"ordia, gentilmente cedido pelas religiosas Fi-

- = = :e Nossa Senhora da Misericórdia, para sero local^ ^ de tão importante

evento, nos dias14,15 e 16.

O tema do12° Congresso érealmente opor-tuno para uma

Se as famílias se firmamno relacionamento fiel

que exige o amor,a sociedade seráa expressão da

civilização do amor. séria e profun-da avaliaçãoda situação

•=- a no Brasil e no mundo: "FAMÍLIA, CORA-tC DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR".

_£Tibremo-nos de que a "Família" é prioridadez^sri-3 e evangelizadora em nossa Diocese, comos~ =~ase todas as Dioceses do Brasil, porque:

*Coração" significa fundamental núcleo vital ei: ã - "Família" é a célula primeira da sociedade,-..; ~ ::-o o coração é o membro inceníivador da

-sca em nossos corpos. Sem o coração não hánossas artérias. Sem a "família" não há

ser da sociedade. Esta deve ser constituída:-;; •=- 35 para serviço pleno a cada uma e a

= : =5 - = ~í!ias de que se constitue.~ = a "civilização do amor". Se as famílias se•=- "a formação do amor e se firmam no- ^-e" to fiel que exige o amor, a sociedade que

- • - - :;~e":3emsólidasraizesdesolidariedadeeder"= 3 expressão da civilização do amor.

í;i<e'amos que a realização do 12° CongressoEl: r- -;ssa Diocese, venha trazeres famílias de

. :.;-:; Brasil o incentivo necessário à formação; : : = ~a:nmoniais na fidelidade, exigida pelo

ir. e assim, o Brasil se construa, feliz eré a "Civilização do Amor".

COLETA DE SÃO PEDRO

a 2 de julho - Festa Litúrgica deSão Pedro e São Paulo

a-a as necessidades do mundo inteiro.

O "COMUA 5"(5° Congresso

Missionário LatinoAmericano)

terá lugar tambémemjuiho, nos

dias 18a 23, emBelo Horizonte.

O espírito missionário é essencial, é funda-mental à Igreja. "Ide por todo o mundo..." "Pregai oevangelho a toda a criatura...é o mandato de Jesusaos seus discípulos. Não podemos nos omitir diantede tal mandato. Devemos ser missionários pelaoração e pela ação. Todos haveremos de rezar peloêxito do Congresso Missionário Latino Americano. Etodos haveremos de estar atentos às suas conclu-sões. Nossos representantes estarão presentes,não apenas às grandes celebrações populares, masprincipalmente aos momentos fortes e numerososde reflexão, de revisão e de programação da açãomissionária na América Latina.

Posteriormente vamos programar um encon-tro diocesano com esses nossos representantespara que possamostambém refletir aqui,em nossa Diocese, anossa ação missionáriajunto às periferias denossas cidades despro-vidas de evangelização,mas também vamos exa-

O espiritomissionárioé essencial,

é fundamentalà Igreja.

minar o que poderemos fazer, como solidariedademissionária, em regiões pobres do nosso país e atéem outros países.

Conduzidos pelos espírito de Jesus que veiopara que todos tenham vida e a tenham em abun-dância, confiamos a Deus, pela intercessão de Nos-sa Senhora, todas as famílias da terra e todos os queanseiam pelo conhecimento da Redenção.

+ FRANCISCO

COLETA - SEMINÁRIO SÃO JOSÉ

Dia 27 de agosto - Mês Vocacional.Coleta destinada à manutenção e

formação dos seminaristas diocesanos.

Page 4: 51 bio julho 1995

SEMANA NAFILHOS EXCLUÍDOS ANTES DO POASCIA/IENTO

Texto bíblico - João 10,7-10- As estatísticas referem-se aum altíssimo número de abor-tos praticados anualmente emnosso país. Esse é, então, o trá-gico número de filhos excluídospelos próprios pais, do sagra-do direito de viver!O aborto provocado é a expul-são deliberada do filho antesque ele tenha condições de vi-ver fora do útero materno. É aeliminação de um ser absolu-tamente desprovido de qual-quer capacidade de defender-se. Por isso, é uma iniquidade,um crime hediondo, uma afron-ta a um princípio fundamentaldo direito natural, bem como,

a um mandamento divino "não matarás". Na Instrução so-bre o respeito à vida humana nascente e à dignidade da

procriação a Igreja, fiel ao ensinamento de Cristo, adverte:'A vida humana é sagrada, porque desde a sua origem elaencerra a ação criadora de Deus, e permanece para semprenuma relação especial com o Criador, seu único fim. Só Deusé o dono da vida, do começo ao fim; ninguém em nenhumacircunstância pode reivindicar para si o direito de destruirdiretamente um ser humano inocente".A relação especial do ser humano com o Criador, ainda an-tes de seu nascimento, encontra-se expressa de muitasmaneiras nas Sagradas Escrituras. Em Jeremias 1,5 estáescrito: 'Antes mesmo de te formares no ventre materno, eute conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei". EmIsaías 49,1 lê-se: "Desde o seio materno Javé me chamou,desde o ventre de minha mãe pronunciou o meu nome".

DINÂMICAO que nossas famílias e nossa comunidade podem e de-vem fazer em favor de gestantes que tencionam abortar?

ORAÇÃO FINALOração partilhada sobre esta passagem bíblica:

"Eu vim para que todos tenham vidae a tenham em abundância" João 10,10.

FILHOS ABANDONADOS

Texto bíblico - Filipenses 4,6-8Nosso tempo é de inquietação. Existem mil problemas nocaminho. As drogas, por exemplo, que estão praticamenteem todo lugar, ameaçando em especial os jovens. A AIDS éuma realidade de morte. A violência que cresce cada vezmais. Hoje, andar na rua é perigoso, especialmente nas gran-des cidades.Muitas podem ser as causas de tudo isso. Uma delas seria oabandono da fé e do objetivo de vida.Outra causa é o individualismo. Marido e mulher curtindo opróprio mundo, fechados em si mesmos, sem diálogo, semafeio, sem amor de um para com o outro. Filhos abandona-dos, ou porque recebem tudo, ou porque não têm nem larpara se abrigarem. Sim, filhos abandonados porque rece-bem tudo. Dar tudo, permitir tudo, não exigir nada é umaforma disfarçada de abandono. Outros, pelo contrário, sãoabandonados porque sofrem injustiças, não têm trabalho,

não têm escola, não têm lazer; a comida épouca, conforto nenhum. Outros aindaexperimentam o abandono porque tra-balham muito: saem cedo e voltam tar-de demais do trabalho.

DINÂMICANo lugar onde você vive acontecem si-tuações de abandono dos filhos?Quais as causas que você constata?

ORAÇÃO FINALSenhor, fizeste o mundo para ser a

casa de todos. Ajuda-nos a transformá-lopara que realizemos vosso projeto de vidafamiliar e convivência fraterna. Fazei que,a exemplo da família de Nazaré, nossas famílias vivam o

amor, cresçam na fé, no perdão e na oração. Amém.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

Texto bíblico • Eclesiástico 3,12-13; 4,1-6- Marcos 10,46-52

Jesus Cristo encontrou em seu caminho, ce-gos, coxos, paralíticos e endemoniados, Sen-tiu compaixão por eles e curou-os. Anteci-pou o estado de perfeição que a humanida-de poderá reencontrar, finalmente, no Reinode Deus, conforme as profecias (Isaías 35,5s;25,8; 53,4).Os pais, ao nascer um filho portador de defi-ciência, quase sempre se interrogam: Porqueconosco? Que mal fizemos a Deus? E per-manecem nessas interrogações sem respos-ta, como forma de fuga e rejeição. Uma instituição que edu-ca pessoas especiais afixou um cartaz com estas palavras:

"Se Deus deixou em seu lar uma cri-ança diferente das outras é porqueEle confia em você".

DINÂMICA- O que você, como Igreja, pode fazer para

o acolhimento do portador de deficiência,reconhecendo os seus direitos de cidadaniae sua dignidade de filho de Deus? Você jáfoi a alguma instituição especializada?- Será que podemos dizer que o deficien-te, numa família, é uma bênção, traz algc

positivo? Você conhece famílias que sou-beram acolher filhos deficientes?

ORAÇÃO FINALRezar a Salve-Rainha, meditando cada palavra.

1995 - Julho

Page 5: 51 bio julho 1995

5-PágiiM-BIQ

L DA FAMÍLIAMENINOS DE RUA

bíblico- Mateus 18,1-5r ;ada vez maior, sobretudo nas grandes cidades,: -xmero de meninos e meninas perambulando pe-s£ --as, dormindo enrolados em jornal, sobrevi-vendo à custa de biscates, sendo usados crimi-tosamente por adultos. São excluídos do con-••vc da própria família, da escola, do nos-;•: i-r.ente.j-«-30 os vemos, tendemos a repeli-los,

ii: -turto sujos; cheiram cola; vivem à:• -à: estudam nem trabalham; pare-ce- pequenos delinquentes; fazem "•-••, »i-•r;:

que a origem desse problema-35 estruturas sociais, económicas,

jofccas. Muitos pregam mudanças no mode-=. aço- 3mico e estão à espera de que elas ocorram. Ou-r^s 3-eT que os problemas dos meninos de rua são de

;: lidade dos governantes municipais, estaduais,Poucos são capazes de perceber que a únicaentre eles e os nossos filhos está na oportunidade

i. perdida por seus pais ou por seus avós.

DINÂMICAO que você poderia fazer

- Procurar o seu pároco e oferecer-se para organizar•• ou apoiar um trabalho de promoção dos meninos de

rua?-Verificar se já está em funcionamento, no seu mu-nicípio, o Conselho de Defesa da Criança e do Ado-lescente, previsto em lei?- Planejar, com um grupo de amigos, uma açãoconjunta?- Fazer qualquer outra coisa pela promoção so-cial das crianças que estão nas ruas de seu bair-ro ou de sua cidade?

Se respondeu sim a qualquer desses quesitos,mãos à obra! Deus o abençoará!

ORAÇÃO FINALSenhor, meu Pai! Afastai de mim o preconceito, que

me impede de amar esses pequeninos e que me leva aexcluí -íos de minha presença. Dai-me um grande

coração para colocar à disposição, um pouco do meutempo, meus talentos, um pouco do que sei e do que

recebi, a serviço desses desfavorecidos.

OS IDOSOS EXCLUÍDOS PA FAMÍLIA

vado em consideração, de ser ob-jeío de atenções.Homens e mulheres anciãos nãodeveriam ser isolados de seus fa-miliares porque isto os faz se sen-tir excluídos e abandonados, o quenão é bom para a sua saúde men-tal.Para que uma pessoa possa vivermais e com saúde é necessárioque ela tenha amor, compreensão,e que se sinta valorizada como serhumano.

DINÂMICA- Como estamos agindo em relaçãoao idoso? Estamos acolhendo-o ouexcluindo-o de nossa família?

o - Eclesiástico 3,12-15 ' Procuramos valorizara sua experi-20 idoso na família e na ência de vida e a sua sabedoria?não é boa. A sociedade

=*.-; .a onza quem produz,- 7-sente; e cultiva o mito

-s -.e-,:jde. Conseqúente-- idoso é excluído e margi-

icarr os anciãos como pesso-as -.a Ss.a maneira de pensar- ~ — : -a^as na moral e men-e =• : eva o jovem a ver o:*e-e-:e dele, e é assim que— T - - e este deixa de ser lê-

ORAÇÃO FINALÓ Deus, tu me ensinaste desde aminha juventude, e até aqui eu

anuncio as tuas maravilhas.E agora, velho e encanecido,não me abandones, ó Deus,

até que eu anuncie teu braço àsgerações futuras,

teu poder e tua justiça,ó Deus, até as nuvens"

(Salmo 71,17-19).

ORAÇÃO DA FAMÍLIA

Olha, Senhor, uma vez maissobre nossa família.

Tu conhecesnossas alegrias e esperanças,

nossos temores e medos,nossos dramas e inquíetudes.

Queremos viverprofundamente unidos a

colhendo cada umcom suas diferenças.

Nossa casa precisa serespaço de acolhida de tua vontade,

lugar de encontro e de partilha,asilo para todos os que sofrem e

precisam de conforto.Prepara nossos corações

para viver o dom e o amor,a solidariedade e a justiça, paraacolher teus desígnios e apelos.Olha todas as famílias da terra:as bem constituídas e aquelas

que vivem na instabilidade;as famílias sem pai ou sem mãe eaquelas que vivem dramas e dores.

Queremos ser o sal da terra,a luz do mundo e

o fermento da massa!Que a Família de Nazarénos inspire e nos ajude.

Amém.

Julho - 1995

Page 6: 51 bio julho 1995

12° CONGRESSO DO ECCOSASCO SED/ARÁ O Xlí CONGRESSO NACIONAL DO ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

O ECC - Encontro de Casais com Cristo que é um serviçoda Igreja Católica, para a evangelização das famílias, reali-zará na cidade de Osasco - SP, seu XII Congresso Nacional,nos dias 14, 15 e 16 de julho de 1995, tendo por local oColégio Nossa Senhora da Misericórdia.O objetivo deste Congresso, cujo tema central é "FAMÍ-LIA, CORAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO DO AMOR" será refletirsobre o aprimoramento da evangelização das famílias, atra-vés desse instrumento que se constitui o ECC, objetivandoa transformação da sociedade através do amor, construindouma civilização mais humana, digna, justa e cristã.Serão abordados, também, temas como:+ Família: fronteira decisiva da nova evangelização.+ A família nos documentos do magistério da Igreja,^ A construção de uma ordem mundial.* Na família de Deus não poderá haver excluídos.+ Família e os Meios de Comunicação Social.4 Família, suas raízes e identidades à luz da Sagrada Família.+ Pastoral Familiar.+ Preparação para o Casamento e a Vida Familiar.4 Família e a Bioética.

* Pastoral dos Meninos e Meninas de Rua.+ Pastoral dos Dependentes Químicos.^ A Formação da Consciência Política,e outros temas ligados às três Etapas do ECC e a formaçãcdos seus dirigentes.Os Congressos do ECC acontecem a cada dois anos, tendepor objetivo refletir o aprimoramento de sua ação apostólicsatravés da evangelização das famílias e a melhor formaçãcde seus dirigentes.O Congresso que acontecerá em Osasco reunirá aproxima-damente 600 pessoas: casais, sacerdotes, religiosos e bis-pos, representantes diocesanos do Encontro de Casais comCristo de todos os Estados do Brasil.O Congresso terá início na sexta feira, dia 14 de julho às19:00 horas, e o encerramento no domingo dia 16 de julhoàs 19:00 horas.Os congressistas ficarão hospedados em casas de ca-sais das comunidades da Diocese de Osasco.Ao final deste evento, será escolhida a localidade queirá sediar o próximo Congresso Nacional do ECC. noano de 1997.

CATEQUESE

ASSEMBLEIA REG/ONAL

9a Asembléia de Catequese do Regio-nal Sul l acontecerá nos dias 28, 29 e30 de julho próximo, no Centro SantaFé (Via Anhanguera Km 25,5).Participarão cinco pessoas de cadaDiocese. O tema "A Catequese Mo-dernidade - O Processo de Empobre-cimento" foi estudado pelos participan-tes antecipadamente e na Assembleialevarão os resultados desse estudo.A Assembleia será assessorada porRubens Paulucci,Para o próximo ano o tema da 10a As-sembleia será: "O Surgimento de no-vas Religiões".

EDUCAÇÃO DA FEO Caderno Catequético n° 5 com o título:NOVA ETAPA "A Educação da Fé nafaixa etária de 11 aos 18 anos", apre-senta sugestões para a Catequese cha-mada "Perseverança"- nome dado, emmuitas comunidades, à catequese feitacom os adolescentes que fizeram a 1a Eu-caristia, mas que não têm idade para oCrisma: período decisivo para a vida hu-mana.O presente Caderno não faz esquemasde Encontros como os subsídios da 1a e2a etapas, mas abre caminhos para mai-or conhecimento dos adolescentes hoje,como ajudá-los nas suas dificuldades e

PARA ADOLESCENTESna educação permanente de sua fé.Os catequistas terão que aprofundar otexto, re-elaborando os temas a partir darealidade em que vivem os adolescentessob sua responsabilidade.Este subsídio foi elaborado pela equipeDiocesana de Catequese, após váriosencontros com grupos de adolescentes ecatequistas com as mesmas preocupa-ções. Tem a grande importância de fazercom que os catequistas descubram, nodecorrer dos encontros, uma catequesediferente para construir, com os adoles-centes uma Igreja participativa e liberta-dora e serem fermento de uma socieda-de justa e fraterna.

S>VLJJDE: E A/IESA/IO P»RIORID>\DEV

Na última reunião da equipe executi-va da prioridade saúde não faltarammotivos para questionamentos.Para começar, os presentes eram so-mente quatro, enquanto a equipe exe-

cutiva é formada por uma dúzia depessoas.As últimas iniciativas também não ti-veram grande êxito.A reunião dos agentes de pastoral dasaúde do Setor Barueri foi cancela-da na última hora. Qual o motivo?Falta de entrosamento? De comuni-cação? De respeito para com a co-ordenação setorial? Quanto a reu-nião do Setor São Roque brilhou pelaausência dos agentes da própria ci-dade de São Roque.A proposta de levar adiante o projetode alimentação e medicina alternati-vas não saíram do papel.

É mister que a Diocese, através daCoordenação responsável, se questi-one sobre o papel das prioridades, edecida levar à frente seriamente osprojetos aprovados em Assembleia,para que não se crie falsas expectati-vas nas pessoas de boa vontade.Mas nem tudo é negativo: para o se-gundo semestre há vários projetos errpauta, bem como a verba posta à dis-posição das prioridades, através degesto concreto da Campanha da Fra-ternidade. O desabafo não parte dedesânimo, mas sim do desejo de vê'as coisas do Reino caminharem corrmaior entusiasmo.

Page 7: 51 bio julho 1995

COMLA-57 - Páqina - BiO

OS COMLAsOs Congressos Missionários Latino-Americanos - COMLAs - são aconteci-•nentos eclesiais que expressam e ce-ecram a vida e as iniciativas de evan-gelização das Igrejas Locais da Amérí-:a Latina e do Caribe. Representamsassos marcantes no caminho missio-nário do "Continente da esperança- ssonária" (João Paulo II).Vunciar o Evangelho é missão essen-^a da Igreja. Ela não existe para si-esma, mas para a missão, como gra-;a e vocação própria, a sua mais pro-trtía identidade. Evangelizar é, pois,aever de todos os cristãos.Os COMLAs são, para todos os batiza-acs um incentivo para anunciar o Evan-JBÍXÍ, onde cada um está e vive e emDOC o mundo. Quem conhece Jesus e; se- Reino não aguenta ficar sem par-

essa alegria e tesouro com os ir-e irmãs, principalmente, para com

x sue ainda não conhecem Jesus.COMLA 5 NO BRASIL

%: encerramento do COMLA 4 (Lima"95" o Brasil foi escolhido para ser a

ao COMLA 5. Esta indicação foicom muita alegria, pela Presidên-

=3 33 CNBB, Dimensão Missionária,aj tr'3as Obras Missionárias e Congres-•G3S orasileiros presentes em Lima.

Os Bispos no Brasil acolheram estaescolha na Assembleia Geral de maiode 1991 e começaram encaminhar suapreparação. Em seguida, escolherama data de 18 a 23 de julho de 1995 e olocal: Belo Horizonte, MG.."Construir a Esperança" é o Projetopastoral planejado para responder àsexigências da evangelização incultura-da na realidade urbana da grande BeloHorizonte.

FINALIDADESSão finalidades do COMLA 5:+ Convocar as Igrejas locais da Amé-

rica Latina e Caribe para que,discernindo os caminhos da missãoe continuando a ação evangeliza-dora de Jesus, assumam a respon-sabilidade missionária, preparandoe enviando missionários e missio-nárias para além das próprias fron-teiras, "dando de sua pobreza".

+ Envolver, nesta missão, não apenasgrupos especializados de cristãos,mas todos os batizados, organiza-dos em suas Igrejas locais, para quese coloquem, com novo ardor, a ser-viço do Reino.

+ Animar, formar e organizar missio-nariamente as Igrejas locais, apro-fundando o sentido da evangeliza-ção como anúncio atual e libertador

do Reino.+ Incentivar iniciativas missionárias

para a evangelização inculturada enova espiritualidade.

4 Celebrar o ardor missionário, a ale-gria da fé, a religiosidade do povo,o testemunho dos mártires e a vita-lidade das comunidades eclesiais.

OBJETIVO GERALAprofundar a responsabilidade missio-nária universal das nossas Igrejas par-ticulares, mediante o intercâmbio deexperiências e testemunhos do Evan-gelho nas diferentes culturas, à luz daopção preferencial pelos pobres, parafortalecer o caminho de vida e espe-rança em todos os povos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS+ Ver como anda a evangelização na

América Latina e Caribe, sempre pe-dindo perdão pela dívida histórica,que aconteceu na evangelização.

4 Animar a missão "ad gentes", a par-tir de experiências vividas na incul-turação do Evangelho.

+ Dinamizar as atividades missionári-as, dando especial destaque aos lei-gos - protagonistas da evangelização- entre eles os jovens e as crianças.

4 Assumir a inculturação do Evangelhocomo caminho de libertação integraldos povos na construção do Reino.

AGOSTO MÊS VOCACIONAL

^3^3 que as paróquias e Comunidades celebrem e dina-o Mês de agosto dedicado às vocações, seguem al-

;u-.=s z tentações da Pastoral Vocacional da Diocese de

zrsersidade de vocações oferece oportunidade às co-para que sejam apresentados testemunhos e seja

rc -jmcação de valores de cada vocação.=:ca a cargo das Paróquias e Comunidades organizarem^*£*3es orações e atividades para cada domingo.T DOMINGO • 06 de agosto - Celebrar a vocação sa-

- : far nesse dia São João Maria Viannei, o Cura de:-r;-r'3 vila da França) que é o patrono do sacerdote

Motivar a comunidade a agradecer ao Padre e-ânsias que a ajudam pastoralmente no trabalho

7 3C4ÍWGO • 13 de agosto - Dia dos Paisesse dia com um grande agradecimento aos pais,

sacares e lutas que eles enfrentam para manter a'.-r: $~ o a tem início a Semana da Família (13 a 20)ar^carou subsídio para a reflexão sobre a Família e

e o BIO traz também pistas para essa reflexão

• JG4TVGO • 20 de agosto - Assunção de Maria -3 socaçào Religiosa

^e-ebraçêo desse dia, com a presença de reli-

giosas e religiosos, convidando-os a dar testemunho de suavida consagrada e agradecendo o trabalho que realizam nacomunidade.

4° DOMINGO • 27 de agosto - Dia do Catequista - Ce-lebrara Vocação do Leigo

Reunir nesse domingo os Catequistas e Ministros lem-brando e agradecendo as múltiplas atividades que realizamem favor da Comunidade junto às crianças e adultos, jo-vens, doentes, pobres, etc.

O cristão leigo é o fermento de vida agindo na sociedade.

/" NLembretes

1 'O folheto da Liturgia Diana da Editora Paulus n°44agosto 1995 das pgs 78 a 91 traz EncontrosVocacionais que podem ajudar a Comunidade.

2 - Os seminaristas do Seminário São José (Tel: 707-7197} se colocam à disposição das Comunidadespara participarem com palestras e reflexões.

3 - Exposição na Catedral de Osasco • As Congre-gações Religiosas farão painéis sobre a própriavida e carisma, para motivar os jovens vocacio-nados.

4-Coleta em favor do Seminário Diocesano. No do-mingo 27 de agosto a Coleta das celebrações se-rão destinadas ao Seminário São José.

Page 8: 51 bio julho 1995

1P U GS,;.J,,.,,,.™

iiliilw $ £' - ' Iflll;: CARTA DA TERRAUm dia, a vida surgiu na terra.

A terra tinha com a vidaum conflito umbilical.

A vida e a terraA terra era grande e a vida pequena.

Inicial.

A vida foi crescendo, e a terraficando menor, não pequena.

Cercada, a terra virou coisa dealguém, não de todos, não comum.

Virou a sorte de algunse a desgraça de tantos/

Na história, foi tema de revoltas,revoluções, transformações.

A terra e a cerca. A terra e o grande proprietário.A terra e o sem-terra. E a morte.

Muitas reformas se fizeram para dividir a terra,para torná-la de muitos e, quem sabe,

até de todas as pessoas.Mas isso não aconteceu em todos os lugares.

A democracia esbarrou na cercae se feriu nos seus arames farpados.

O mundo está evidentemente atrasado.Onde se fez a reforma, o progresso chegou.

Mas a verdade é que até agora a cerca venceu,e o que nasceu para todas as pessoas,

em poucas mãos ainda está.

No Brasil a terra, também cercada,está no centro da história.

Os pedaços que foram democratizadoscustaram muito sangue, dor e sofrimento.

Virou poder de Portugal, dos coronéis,dos grandes grupos, virou privilégio,poder político, base da exclusão,força de apartheid.Nas cidades, virou mansões e favelas.Virou absurdo sem limites, tabu.

Mas é tanta, é tão grande, tão produtiva,que a cerca treme, os limites se rompem,a história muda e ao longo do tempoo momento chega para pensar diferente:a terra é bem planetário,não pode ser privilégio de ninguém,é bem social e não privado,é património da humanidade,e não arma do egoísmo particular de ninguém.É para produzir, gerar alimentos, empregos, viver bem.É bem de todos para todos.Esse é o único destino possível para a terra.

Assinam esta carta os que desejam mudar a terra,querem democratizar a terra, querem democracia na terra.Mas ainda neste século.Já se esperou demais.A democracia na terra é condição de cidadania.Esta é uma tarefa fundamentaida Ação da Cidadania.

Que o novo presidente execute essa reforma.Que o novo Congresso legisle pela reforma.Que os novos governadores participem dessa mudança.E que a sociedade seja o verdadeiro atordessa nova peça para mudar a face da terra.A partir daí, a vida na terra será melhor.

Herbert de Souza - Betinho

ENCÍCLICA SOBRE O ECUMENISMO

No dia 30 de maio foi publicada a 12a

Carta Encíclica de João Paulo II: UTUNUM SINT! - para que todos sejamum, sobre o ecumenismo. Na introdu-ção, o Papa começa lembrando o ape-lo à unidade dos cristãos retomado peloConcílio Vaticano II. O desafio desteideal é grande pelas divergênciasdoutrinaisjncompreensões do passado,insuficiente conhecimento mútuo. No 1°capítulo, João Paulo II aborda o EM-

PENHO ECUMÉNICO DA IGREJA CA-TÓLICA. É vontade de Deus a unidadede toda a humanidade dispersa; Jesusrezou pela unidade dos seus; o Concí-lio deu andamento à restauração daunidade de todos os cristãos.No 2° capítulo fala dos FRUTOS DODIÁLOGO. Entre eles, cita: a "fraterni-dade universal" com nova linguagem enova forma de relacionamento; a soli-dariedade no serviço à humanidade,

assumindo posição conjunta face a pro-blemas relativos à liberdade, à justiça,à paz e ao futuro do mundo.No 3° capítulo o Papa convida a refle-tir sobre o que ainda falta "para aqueledia abençoado, em que será alcançadaa plena unidade na fé e pode concele-brar a santa Eucaristia do Senhor".Na exortação final, retoma a perspecti-va do grande Jubileu do ano 2000 apon-tando o esforço pela unidade.

•||J|JÍ CALENDÁRIO PASTORALj^ff^^^^^

JULHO - 1995 |

02 -D - FESTA LITÚRGICA S. PEDRO E S. PAULO- Coleta "Óbolo de S. Pedro"

9- D - 14° DOMINGO DO TEMPO COMUM- Encontro Dioc. de Liturgia - Centro de Pastoral

14 -S - 12° Congresso Nac. do ECC - Colégio da Misericórdiatema: Família, coração da civilização do amor.

15 -S - 12° Congresso Nac. do ECC - Colégio da Misericórdia16 -D - 15° DOMINGO - TEMPO COMUM

- 12° Congresso Nac. do ECC - Colégio da Misericórdia

18 -T - 5° Congresso Missionário Latino Americano (COMLA-5) l19 -Q - COMLA-5 - Belo Horizonte 120 -Q - COMLA-5 - Belo Horizonte l21 -S - COMLA-5 - Belo Horizonte

- Comissão Diocesana da Administração - CEO - 9 h22 -S - COMLA-5 - Belo Horizonte i23 -D - 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM

- COMLA-5 - Encerramento •30 -D - 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM 1