50º edição revista interativa (maio/ 2010)

72

Upload: revista-interativa

Post on 29-Mar-2016

274 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

50º Edição Revista Interativa (Maio/ 2010)

TRANSCRIPT

Shopping Center um orgulho de

O Shopping Center Fernandópolis, o maior centro de compras e entretenimento da região, está investindo pesado em sua infraestrutura de aten-dimento ao público. E isto já vem surtindo efeito direto no empreendimento, que, mesmo antes de completar o primeiro semestre de 2010, já come-mora seis novas lojas.

Entre as novidades estão a instalação de portas automáticas nas entradas do público, a pintura das colmeias do sistema de ar-condicionado e a mudan-ça do projeto paisagístico, que deve ser finalizada no início de junho. Toda a cobertura do estacionamento também foi trocada, oferecendo mais proteção aos veículos contra o sol e mais conforto aos clientes.

Segundo o empresário Waldemar de Mathias, socioproprietário do Shopping, os investimentos fazem parte de um processo de revitalização do empreendimento. “Já temos 13 anos atendendo a região. Estamos fortalecidos e buscamos novos investimentos, por isso, estamos investindo ainda mais, para atrair novos clientes e lojistas”, explica Waldemar.

noVAS loJASApós um período de crise financeira mundial,

que atingiu todos os setores, este ano promete ser um ano muito melhor. Assim, as melhorias do Sho-pping já começam a atrair novos investidores. Três novas lojas foram inauguradas em abril, inclusive uma loja da CVC Turismo. Ainda em abril, uma loja de moda infantil e uma de móveis finos se somaram ao variado mix do Shopping.

Para o início do segundo semestre, a abertura de um novo restaurante self-service inaugurará a ampliação da praça de alimentação e a reforma do parque de jogos eletrônicos. E por falar em reforma, quatro outras lojas devem passar por melhorias ain-da este ano.

Além desses, novos investimentos e novas lojas estão programados para 2010. Um shopping ainda melhor está sendo preparado para a região.

prestes a completar 14 anos, o Shopping comemora novos in-vestimentos e a abertura de seis

novas lojas este ano

FernAndópoliS,todA A região

Fotos: Jorge Fernandes

Diretor: Marcos Roberto Silvério | Jornalista: Ana Carla Bologna - MTB 47.862/SP | Publicidade/diagramação/web de-

sign/fotografia: Wendel Ribeiro Lucas de Lima | Colaboradores: Pedro Manoel Callado Moraes, Alison Rodrigo Limoni

e Alessandro Martins Prado | Impressão e acabamento: Gráfica A Moderna | Revisão: Evany Aun

As pessoas que não constarem do expediente não têm autorização para falar em nome da Revista Interativa ou

para retirar qualquer tipo de material se não tiver em seu poder carta em papel timbrado assinada pela diretoria |

A Revista Interativa não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados | OS ANÚNCIOS e informes

publicitários são espaços adquiridos pelos anunciantes e seu conteúdo é de inteira responsabilidade de cada um

deles, cabendo à Revista Interativa apenas reproduzi-los nos espaços comercializados.

Editorial:Marcos Roberto Silvério

Diretor

Assine a Revista Interativa!www.revistainterativajales.com.br

Dúvidas e sugestões: [email protected] adquirir edições anteriores, entre em contato

com nosso departamento de marketing.À venda nas melhores bancas e livrarias da região

A Revista Interativa é reproduzida mensalmenteRua 02, 2372 - Centro Jales/SP

CEP 15703-240 - Fone: 17 3621-4430site: www.revistainterativajales.com.br

email: [email protected]

Representante Comercial:

Fábio Henrique SilvérioCelular: 17 8116-5869

Tem políticos incansáveis na prática imbecil de somente aparecer em período eleitoral. É incrível como agora são acessíveis, respondem a requerimentos, estão loucos para ministrar palestras e discursos em todo lugar. Disparam demago-gias e falsas delicadezas para todo mundo, conhecem a todos, sabem o nome de todos, visitam a todos. Uma vez eleitos, esquecem das bases eleitorais, não são acessíveis, nunca podem e ou têm tempo para ouvir e analisar reivindicações dos eleitores. Uma grande ala cerca-se de assessores “garotos de recado” que nada sabem resolver efetivamente, se não dar e receber recados, com desculpas esfar-rapadas de estar representando a cidade e região. Viva a imbecilidade hipócrita, que ainda em pleno século XXl reina fortemente em nosso meio, renden-do votos a diversos oportunistas cujo único compromisso que detém é com ele mesmo e seus interesses pessoais. É tempo de rever os conceitos e analisar de maneira mais criteriosa os candida-tos políticos que nos rodeiam e saber distinguir as raras exceções que mere-cem o nosso voto de confiança para nos representar nos poderes executivos e legislativos dos estados e nação. É tempo de reflexão e evolução na sele-ção eleitoral.

A imbecilidade política

Foto de capa: Sandro/Foto Excelcior

10 História e Memória.................................................

20 Coisas de Criança.................................................

22 Artigo.................................................

24 Saúde.................................................

26 Níver.................................................

30 Evento “Destaques do ano”.................................................

36 Matéria de Capa.................................................

40 Artigo.................................................

42 Níver.................................................

44 Papo-Cabeça.................................................

48 Dicas de livros.................................................

50 Região.................................................

56 Entrevista.................................................

50INTERATIVA

#

08 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

JALES FASHION DAY

O maior evento de moda da cidade e região

17 VEZES MÃE!no mês das mães, co-nheça a história desta

mãezona

BOTECO DOS AMIGOSSabadão de solidariedade

e animação

14

40

18

52

FACIPConfira as personalidades

que marcaram presença nos camarotes da festa

68

08 | REVISTA INTERATIVA | ABRIL 2010

Oswaldo Soler chegou a Jales em 1960 com o encargo de ser gerente de uma agência bancária. Porém, trazia consigo o sonho de abrir uma escola, sonho que realizou em 1967, quando o Instituto de Educação Dona Leonor Mendes de Barros fundiu-se à Associação Educacional de Jales. Posteriormen-te, foi criada a FAFICLE (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) e, depois, a FACICA (Faculdade de Ciências Contábeis e Administração). A junção de ambas deu origem a que depois disso tornou-se a FAI-Jales (Faculdades Integradas de Jales e, atu-alamente, tornou-se Unijales (Centro Universitário de Jales).

Sr. Oswaldo Soler e sua família chegaram a morar nas dependências da escola por um bom tempo suas crianças brincavam e eram conhecidas pelos funcionários devido a esse contato. A inten-

sa vida de trabalho na instituição levou os filhos a assumirem cargos na escola, como no caso de Maria Christina que, aos 17 anos, começou a trabalhar na secretaria. Nessa época, Dona Ivone, que sempre foi conhecida como a companheira de todos os momen-tos e como “a mãe de família” dedicada, trabalhava na parte pedagógica, enquanto o Sr. Oswaldo traba-lhava no administrativo da faculdade recém-criada.

Antes da década de 70, a população da região recorria a outras instituições de ensino superior, bem distantes, como a da cidade de Batatais, onde havia o curso de Matemática. Embora os Cursos de Peda-gogia, Biologia, Letras, História e Geografia, já esti-vessem em funcionamento, ainda não era suficiente: a instituição enfrentava muitos entraves burocráticos para criar e agregar Cursos, além da seleção de pro-fessores, que era feita sob aprovação do Ministério

história e memória unijales 40 anos

A fundação da instituição

Em uma das atividades da Institui-ção de Educação Dona Leonor Mendes de Barros, dona Ivone aparece, no centro da foto, com os filhos Junior e Christina; a es-querda aparece ainda o professor João Soler

10 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

09 | REVISTA INTERATIVA | ABRIL 2010

da Educação.Contudo, já era grande a incidência de alunos que

procuravam cursos de ensino superior na FAI-Jales, mui-tos dos quais eram professores que já atuavam na área do ensino público. Eles vinham de cidades do estado de Minas Gerais como Carneirinho, Estrela da Barra, Fru-tal, Iturama, São Francisco de Sales e União de Minas. Já

de Jales foi quando a maioria dos alunos que vinha de outras localidades se hos-pedava nas casas de moradores de Jales, oferecendo, como eles mesmos chama-vam, “pensões”. Cada “pensionista” chegava a hospedar até 21 pessoas por um período de mais ou menos quatro anos. Esses alunos também vinham ao centro comercial de Jales e adquiriam a maior variedade de objetos: desde bicicletas e tapetes até pneus de carro, todos sendo carregados nos ônibus que levavam os alunos de volta às suas cida-des. Esses alunos, em relatos, revelaram que, na época, não existiam esses itens em seus municípios para a compra, e ,caso encontravam, o preço era muito alto. Assim, o que podemos chamar de “uma via econômica de mão dupla”, es-ses alunos que vinham estudar em Jales levavam um grande número de artigos comprados aqui, alimentando o comér-cio de nossa cidade. Portanto, a econo-mia e o desenvolvimento de Jales deve-se ao número de consumidores atraídos à cidade pela Unijales, que trouxeram grande avivamento para a economia, fortalecendo-a como centro regional.

Vale ainda ressaltar as famílias que

têm, direta ou indiretamente, suas rendas baseadas nas atividades empregatícias da faculdade, princi-palmente após o reconhecimento como Centro Universitário, que trouxe muitos profissionais con-tratados para que o centro funcione e cresça com qualidade.

O projeto inicial de fundar uma Instituição do estado do Mato Grosso do Sul vinham alunos de Aparecida do Taboado e Paranaíba, além de várias cidades do estado de São Paulo. Ao longo das déca-das de 80 e 90, outros cur-sos começaram a funcionar, totalizando 18 de gradua-ção, 25 de pós-graduação e 13 cursos de extensão.

Essa migração de alunos para a cidade de Jales pro-duziu impactos significativos como o grande número de professores de toda a região que já passaram pela UniJa-les, seja pelos cursos de graduação ou de pós-graduação. Diretores de ensino, professores, secretários de educação, enfim, uma gama de profissionais de educação formados pela Unijales tem hoje, e desde a década de 80, um papel significativo no ensino de nossa região.

Outro reflexo dessa migração de alunos para a cidade

de Ensino Superior está, mais do que nunca, consolidado e o momento atual é de ampliação: novos cursos, novos profes-sores, atendimento às necessidades do mer-cado. O Sr. Oswal-

do Soler e a Dona Ivoni realizaram um sonho. No entanto, a Unijales vem realizando os sonhos de muitas pessoas: o sonho de concluir o ensino su-perior, o de galgar novos degraus profissionais, de antigos alunos, que agora veem seus próprios filhos formados pela mesma instituição, que, há quarenta anos, forma profissionais de qualidade, em todas as áreas.

Rodrigo Bianchini Cracco - professor da Unijales

Rafael de Paula Oliveira - aluno do curso de História da Unijales

e membro do Projeto Historia e Memória da Unijales: 40 anos

“Diretores de ensino, professores, secretá-rios de educação; enfim, uma gama de profis-sionais de educação formados pela Unijales tem hoje, e desde a década de 80, um papel

significativo no ensino de nossa região”

No quintal de casa: os irmãos Maria Christina Fuster Soler Bernardo e Oswaldo Soler Junior brincam nas dependências da faculdade

11 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Com o objetivo de divulgar a belíssima coleção Outono/Inverno das marcas Calvin Klein, Iódice, Carmim, Letage, Caos, Empório Machine e De Puta Madre 69, Michele Franco Ferreira da Silva, proprietária da Versátil Bou-tique promoveu no mês de abril o Jales Fashion Day, um dos maiores eventos de moda da re-gião.

O evento contou com a parceria da Pi-râmide Calçados, Fátima Barbosa Cabelei-reira, Studio Fotográfico Marcos Oliveira, Arca de Noé, Aneethun Cosmética Pro-fissional, Natura, Lava-Rápido do Negão, Skol e sushiman Rogerinho.

Jales Fashion day

MO

DA

Walter Ferreira da Silva Junior e a esposa Michele, anfitriões do evento

14 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

O desfile realizado à beira da piscina da Mansão dos Amigos, reuniu belíssimos modelos pro-duzidos pela equipe da cabelei-reira Fátima Barbosa.

Foto

s: M

arc

os

Oliv

eira

15 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Além da apresentação dos modelos, as pessoas que prestigiaram o evento puderam se divertir até altas horas na boate e também saborear a culinária japonesa comandada pelo sushiman Rogerinho, de São Paulo.

1 Regis Forti e a namorada Elmara Fernandes de Matos | 2 As funcionárias da Versátil boutique: Márcia, Maristela e Cristiane | 3 Michele, a cabeleireira Fátima

Barbosa, responsável pela make-up das modelos | 4 Mary Malagó e a filha Kim | 5 Cássia e Ricardo Tanios e Flavio Fernandes e Keila | 6 Luciana Lourenção

e Alexandre | 7 Vania Nogueira, Roberta Prandi e Rose Nogueira | 8 Sentadas: Juliana, Lara e Alice Rodrigues, de pé: Isabela e Letícia | 9 Gabriela Rossafa,

Lidiane Conde, Cidinha Rossafa, Luciana Oliveira e Alziane Rossafa | 10 Eduardo, Janine,Gustavo e Ana Letícia | 11 Após o desfile, as pessoas aproveitaram

para provar o cardápio oriental | 12 Silvia, Marcinha, Vera Cavenagui e Tânia | 13 Nilton Jardim e Luana Rossafa com Mirela, Érica e Sérgio de Paula

16 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

MA

TÉRI

A

Ela engravidou pela primeira aos 18 anos e só foi parar de ter filhos aos 42. Dona Joaquina Maria Perei-ra (77) casada há 61 anos com José Francisco Pereira (86), deu à luz 17 filhos, todos em sua casa. Dois nas-ceram sozinhos e os outros 15 deles com a ajuda da parteira.

Natural de Botuporã, na Bahia, ela casou-se aos 16 anos e, mesmo diante das dificuldades da vida, ao lado do marido, nunca abandonou e desamparou os filhos: Ademar, Alcides, Amado, Ademir, Aparecido, Geni, Ju-dite, Maria, Julio, Alaíde, Mauro, Vani, Roseli e Rose-nei (gêmeas), Ivone, Rita e Valdeir.

Em sua humilde residência, no Jardim São Francis-co, em Jales, ela contou que engravidou ao todo 19 vezes, teve dois abortos e que nenhum dos filhos foi planejado.

Sentados em velhas cadeiras de corda, o casal re-

cordou com dificuldade a data de nascimento do primeiro filho, 1951, e a ordem de chegada. Com a ajuda da sobrinha Teresa, eles conseguiram chegar ao acordo e totalizar a ordem dos nascimentos dos filhos vivos, a quantidade de netos: 33 netos e 8 bisnetos.

Seu José brincou que, na época, como não havia televisão em casa, a diversão era fazer filho. Dona Joaquina disse que, naquele tempo, nem se fala-va em método de prevenção. “Não tinha remédio, não tinha nada. Quando ficava grávida, ficava feliz, era nova, né”.

“Sentia muita dor na hora do parto, mas não podia chorar, nem reclamar, né, fazer o quê. Era muito doído e muito rapidinho. Tinha vez que, até quando a parteira chegava, já tinha nascido sozi-nho”, contou.

17 vezes mãe!

Depois de ter criado 17 filhos, o casal, mesmo com a idade avançada, é feliz e saudável

18 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Segundo a matriarca, todos os filhos nasceram sau-dáveis. Aquele tempo quase não tinha doença, por isso iam muito pouco ao médico. Uma de suas tristezas foi quando a filha mais velha, Geni, faleceu, aos nove meses, segundo dona Joaquina, de tosse comprida e pneumonia.

Indagada de como conseguiu cuidar de tantos fi-lhos ela disse que os mais velhos ajudavam a criar os mais novos e que eles não deram trabalho, diferente dos netos. “Meus filhos até que não deram trabalho, não. Sempre me trataram bem. Hoje, os netos dão mais”.

Todos os seus filhos estudaram pouco e nenhum se formou. Seu José e dona Joaquina, que sempre traba-lharam na roça, passaram dificuldades na vida, mas o pão de cada dia nunca deixaram faltar. “A única sau-dade que eu tenho é de morar no sítio. Fazer horta, criar galinha, fiz muito isso na vida”, lembrou dona

Joaquina. Hoje, ela mora com o esposo, uma filha e

dois netos, mas a casa fica cheia mesmo é em finais de semana, no Natal e no Dia das Mães. “Graças a Deus, tenho contato com todos os filhos, só dois que moram mais longe, um em Campinas e outro em Mato Grosso que demora mais para vim me ver, mas eles sempre me telefonam. A minha maior felicidade é quando tá todo mundo junto”, relatou a grande mãe.

Mesmo com a idade avançada, dona Joaquina não deixa de cozinhar, lavar e passar e se preocupar com o companheiro. Enquanto muitos casais vivem em pé de guerra, eles ainda vivem, após 61 anos de casados, em clima de romance: “Nossa natureza parece que é uma só. Um tem paciência com o outro. Graças a Deus, sou muito feliz”, finalizou a esposa.

“Quando ficava grávida fica feliz, era nova, né ”

“A minha maior felicidade é quando tá todo mundo

junto ”

Seu José e dona Joaquina com os filhos: Ademar, Alcides, Amado, Ademir, Aparecido, Judite, Maria, Júlio, Alaíde, Mauro, Vani, Roseli e Rosenei (gêmeas), Ivone, Rita e Valdeir

19 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Isabela Ferreira Prado é a entrevistada especial do mês de maio. A linda e carismática garotinha tem 6 aninhos, estuda no 1º ano do Colégio Ferreira Prado e é filha de Pery Prado Neto e Raquel Aparecida Ferreira Prado.

o que mais gosta em você?isabela: Tudo, tudinho.

o que quer ser quando crescer?isabela: Quero cuidar de animais.

Qual o lugar em que mais gosta de passear?

isabela: No meu sítio.

de que animal você mais gosta?isabela: Da minha égua sininho.

o que você ama comer?isabela: Creme de milho.

o que você não troca por dinheiro algum?

isabela: Minha “mamy”, meu “papy” e o Gu.

o que gosta de fazer nas horas li-vres?

isabela: Brincar, brincar, brincar...

Qual seu grande sonho?isabela: Ter um monte de cavalos... um haras.

A história que você mais gosta:isabela: Gosto de todas que meu pai conta à

noite.

Sua música preferida:isabela: Todas que ouço com minha mãe.

Qual o melhor presente que você já ganhou?

isabela: Claro que a Sininho, né?

COISAS DE CRIANÇA

Foto

: mar

cos

oliv

eira

Mãe é o anjo a quem Deus confiou os filhos Dele. Por causa dessa missão di-

é o que mais se aproxima do amor de Deus. Por isso é que elas são abençoadas e, porque abençoadas, corajosas no cumprimento da preciosa missão que lhes foi confiada, são merecedoras de toda homenagem.

Quando buscamos a origem da comemoração do DIA DAS MÃES, imediatamente nos lembramos de Anna Jarvis, que, em 1904, diante do falecimento de sua mãe, chamou a atenção na Igreja de Grafton para que se dedicasse um dia em especial para as mães serem homenageadas. Mas, a história registra antigas celebrações para a homenagem ao anjo chamado

MÃE.Na Grécia Antiga já se homenageavam as mães nas comemorações da

primavera, em honra de Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Da mes-

ma forma durante o Império Romano, quando Roma comemorava o Dia das Mães homenageando Cybele, a mãe dos deuses romanos. Essas ceri-mônias romanas tiveram início por volta de 250 anos antes do nasci-mento de Jesus.

Durante o século XVII, a Inglaterra, para homenagear todas as mães, reservava o quarto domingo de quaresma (40 dias antes da Pás-coa), chamado de “ Domingo da Mãe ”. Esse dia era muito respeitado pelos ingleses, tanto que os patrões dispensavam seus empregados do trabalho para os festejos com suas respectivas mães.

Nos Estados Unidos, em 1872, sob a liderança de Julia Ward Howe, autora do “Hino da República” americano, passou-se a considerar a pos-sibilidade de uma data específica para homenagear as mães. Em 1904 é que Anna Jarvis liderou um movimento para, diante do óbito de sua mãe Anna Reeves Jarvis, que sempre sonhou com um feriado para homenagear as mães, ser designada uma data oficial por ato gover-namental para essa finalidade. Em 10 de maio de 1907, ou seja, três anos depois, é que, naquela Igreja de Grafton, foi celebrado o primeiro DIA DAS MÃES nos moldes como hoje conhecemos. Anna Jarvis, naquele dia 10 de maio de 1907, enviou para a Igre-ja 500 cravos brancos, que deveriam ser usados por todos como símbolo das virtudes da maternidade. Até os dias de hoje, o cravo é considerado mundialmente como sendo o símbolo de pureza, força e resistência das mães.

Houve uma aceitação geral à iniciativa de Anna Jarvis a ponto de, já em 1911, praticamente todos os Estados da Confederação Norte-Americana terem instituído um dia especial para homenagear as mães. E, por causa disso, é que o Presidente Woodrow Wilson, em 1914, declarou oficialmente em nível nacional naquele país o segundo do-mingo de maio como o DIA DAS MÃES.

No Brasil, a introdução da data comemorativa do DIA DAS MÃES deu-se em 12 de maio de 1918 no Rio Grande do Sul e, depois, em 05 de maio de 1932, o então Presidente da Re-pública Getúlio Vargas, que era gaúcho, pelo Decreto 21.366, de 1932, oficializou o segundo domingo de maio como o DIA DAS MÃES. Ainda aqui no Brasil, em 1947, a data foi incluí-da no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara.

Parabéns a todas as mães.

vina é que as mães conseguem ver e sentir o coração dos filhos. O amor de mãe

BreVe hiStóriA SoBre o diA dAS mãeS

- Pedro Manoel Callado Moraes – - Juiz de Direito em Jales e

Professor de Direito Civilna UNICASTELO-Fernandópolis –

22 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

A sociedade brasileira, no decorrer dos últi-mos anos, tem sofrido um processo de transição demográfica caracterizado por um aumento no número de idosos. Esse fato tem contribuído para uma inversão na pirâmide etária brasileira, que, ao invés de uma base larga, apresenta hoje uma base afunilada (composta por jovens) e um ápice alar-gado (representado por idosos). Tal inversão tem ocorrido graças aos grandes avanços tecnológicos e científicos experimentados nas últimas décadas, aliados à ampliação das possibilidades de acesso aos serviços de saneamento básico, alteração nos hábitos alimentares e de higiene.

Neste novo contexto vivenciado pelo Brasil, no qual a população idosa tem crescido acentua-damente, tem também ocorrido uma modificação nas causas de morte, que, até então, eram decor-

SAÚD

EpopulAção idoSA

CreSCe e gAnhA noVAS CAuSAS de morte

- Dr. Anderson Barbosa de Carvalho -- Especialista em Geriatria -

Foto

: Lau

ra L

ima

24 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

“A doença de Alzheimer é a forma de demência mais comum em 50% a 70%

dos casos

doença de Alzheimer ou outra demência?

Demência é o nome usado para descrever mais de 100 doenças que provocam o declínio progressivo da função cognitiva. É mais comum depois de 65 anos, mas também pode afetar pessoas desde os 40 anos.

A doença de Alzheimer é a forma de demência mais comum em 50% a 70% dos casos.

Outras formas de demência são: a vascular, provo-cada por problemas de circulação sanguínea do cére-bro; a demência, por corpúsculos de Lewy, causada por estruturas anormais dentro dos neurônios; e a degene-ração lobar frontotemporal, em que há a degeneração de um ou dos dois lobos frontais ou temporais.

rentes de doenças infectocontagiosas e são agora con-sequentes de doenças crônico-degenerativas.

Costa Neto (1999) considera que, entre os idosos,

recursos para Alzheimer

Desde que os tratamentos para a doença de Al-zheimer passaram a ser disponibilizados na lista de medicamentos excepcionais do Ministério da Saúde, em 2003, o valor gasto com esses remédios aumentou mais de sete vezes. E a quantidade de atendimentos aumentou quatro vezes desde 2004. Entre os medica-mentos oferecidos pelo Ministério da Saúde estão a Donezepila, a Rivastigmina e a Galantamina. Para ter acesso, o paciente deve procurar os centros de atenção ao idoso. Para saber onde há um centro de referência em seu Estado, ou como ter acesso aos medicamen-tos, ligue para o Disque Saúde: 0800-61-1997.

Consulte seu geriatra regularmenteAtendimento: convênios e particularesJales – Rua 03, nº. 2451 – Centro. Fone: (17) 3632-2291 / 8132-6121Fernandópolis – Rua Rio Grande do Sul, nº. 1449 – Centro. Fone (17) 3442-3929 / 3442-2338

a queda, principalmen-te entre os maiores de 75 anos, classifica-se entre as principais causas de morte.

As quedas são de-

correntes das instabilidades posturais decorrentes de fatores intrínsecos e extrínsecos, e devem ser sempre motivo de preocupação.

Dessa forma, a adequada abordagem da pessoa idosa requer a compreensão do envelhecimento com um processo essencialmente benigno, não patológi-

co, sem perder de vista que o estresse de agra-vos físicos, emo-cionais e sociais, com o passar do

tempo e, consequentemente, com o aumento da ida-de, representa uma efetiva e progressiva ameaça para o equilíbrio dinâmico do idoso.

previna-se

25 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

NÍV

ERData de aniversário tem que ser lembrada,

festejada e nada melhor que comemorar ao lado dos amigos. Com o intuito de celebrar a data “querida” e ajudar quem ajuda o próxi-mo, um grupo de amigos, aniversariantes do mês de abril, formado por Silvano Viana, José Devanir Rodrigues (Garça), Toninho Cruz, João Nogueira, Marcos Poletto, Edmilson Lázaro e Caio Aydar resolveu se reunir no Clube dos Médicos na noite do dia 09 de abril. Ao invés dos convidados levarem pre-sentes, os aniversariantes preferiram caixas de óleo para doarem à Santa Casa de Jales.

1 Os aniversariantes: Silvano Viana, José Devanir Rodrigues (Garça), Toninho Cruz, João Nogueira, Marcos Poletto, Edmilson Lázaro e Caio Aydar | 2 Os

amigos ao lado das caixas de óleo arrecadadas | 3 Os aniversariantes com amigos de longa data | 4 Edmilson Lázaro, Martini e Nebom | 5 Fabrício

Fuga, Juninho Viana, Pedrinho Dias e Flávio Prandi | 6 Toninho Cruz, em pé, ao centro, com os amigos Alessandro Botton, Luiz Carlos Pupim e Luis Carlos

Cervantes | 7 Martini, Marcos Poleto, Cervantes e Garça | 8 Familiares e amigos dos aniversariantes | 9 Luiz Carlos Pupim, Franley Machado e José

Pedro Venturini

Amigos comemoram aniversário

Foto

s: M

arco

s Silv

ério

26 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

o eVento “deStAQueS do Ano” Foi um SuCeSSo

A empresa de Pesquisas Max Vision conquis-tou o seu espaço. Isso foi constatado mais uma vez pelos participantes de um luxuoso jantar, que, li-teralmente, lotaram o Clube do Ipê no dia 25 de março. Empresas, personalidades e imprensa, após serem homenageados, saborearam um delicioso jan-tar acompanhado de uma boa música ao vivo.

Para as diretoras Josefina e Franciele, o sucesso é consequência de 11 anos de um minucioso tra-balho que, por sua vez, é reconhecido em toda a região de Jales “Agradecemos aos participantes, colaboradores e à população que nos auxiliaram, respondendo nossa enquete” disse Josefina diretora da Max Vision Pesquisas. As fotos são do Studio Marcos Oliveira.

Josefina Moreira e Franciele de Souza Diretoras da Max Vision Pesquisas

Inês Salionerecepcionou os premiados da noite

Wando Peixotode Palmeira d´Oeste, respon-

sável pela filmagemClaudinei Antônio

Mestre de cerimôniaWilson Flumenau

Realizou a abertura do eventoBanda Nostra Filha de Votuporangaapresentou repertório diversificado

Happy Day, responsável pela decoração, foi muito elogiada pelos convidados. Sandra e sua equipe do Buffet Eremita Franco serviram os convidados com requinte e saboroso cardápio.

PREM

IAÇ

ÃO

30 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

MAROCADistribuidora de doces10º ano consecutivo

Valdemar Xavier e Márcia

Pharmadiun - Farmácia de manipulação

10º ano consecutivoCarlos Augusto e Adriana

Vanusa Filtros e Lubrifi-cantes

10º ano consecutivoValdelice

CDI - RVCSuprimentos para informática

5º ano consecutivoRogério Veronezi

S.O.S CalhasEmpresa de calhas5º ano consecutivo

Cláudio e Larissa

Look SportArtigos esportivos

5º ano consecutivoMarcos e Bianca

Wilson FlumenauMelhor locutor de rádio AM

Melhor programa de rádio AM5º ano consecutivo

Rosana e Wilson Flumenau

Visual BoxEmpresa de box

João Carlos e Ilda

VidrospelArtigos para decoração

Sandro e Cleber

Móveis VenezaMelhor fábrica de móveis

Denilson, Cláudio, Diego e Juan

Tropical EscapamentosComércio de escapamentos

Ricardo e Neia

Tornearia 2000 - Tornearia e alinhamento de cardan

Ademir e Olinda

Tem PizzaDisk Pizza

Taime, Larissa e Marcelo

Tele AlarmeEmpresa de alarmes

Sílvia

Tapeçaria São JoãoTapeçaria para estofadosMariane, Roberto e Kelly

Super Feirão do AlumínioLoja de utilidades domésticas

Edivaldo e Meire

Simone MissioArtista plástica destaque

do anoSimone e Mair

Rossafa VeículosConcessionária de

veículos novosClaudemir Rossafa

RipautoAutopeças

Paulo, Ricardo, Eber, Juninho, Japonês, Willian e Ricardinho

Supermercado MassonMinimercado

Domingos Masson

Rádio Antena 102Melhor Emissora FMAlexandre Garcia

RDO Drª Débora Guimarães ChammaRadiologia odontológica (RX odontológico)

Drª Débora,Daniela, Marluci, Aline e Ana Beatriz

Buffet Eremita Franco10º ano consecutivo

Sandra

Sorveteria Pingo de mel10º ano consecutivo

Wando

Escritório São José-Contabilidade10º ano consecutivo

Fabiano, Natália e Josi

31 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Residence VídeoVídeolocadora

Emerson, Danilo e Júlia

Revista InterativaMelhor revista regionalWendel e Ana Carla

Rossafa VeículosConcessionária de veículos

SeminovosJean Carlos

Pirâmide CalçadosLoja de calçados

Maria e Edson Maemori

Portal do Verde PaisagismoPaisagismo e Jardinagem

Helder e Vitor

Oswaldo Polízio Jr., Heitor e Paulo Cesar da Silva

Escritório de Arquitetura desta-que do ano

Neide SanoEmpresária destaque do ano

Representante: Elen

Nova ImpressãoEmpresa de brindes

Marcos, Edimilson e Pedro Henrique

Mila Brinquedos e PresentesMelhor loja de brinquedos

Nelson e Henrique

Mudanças LeãoEmpresa de mudançasMatheus e Moisés Leão

Marcos OliveiraMelhor fotógrafo

Lilian, Marcos e Sérgio

Molina GessoEmpresa de Gesso

Molina e Edna

Móveis SimioliLoja de móveis

Marcel

Maroca AcessóriosBijuterias e Acessórios de moda

Juele, Márcia e Ariane

Mineira ModasButique

Elen e Sandra

MartecLoja de telefonia celular

Vinicius e Valquíria

Mila CosméticosLoja de Cosméticos

Henrique

DellacyLoja de colchões

Wesley, Rodrigo, Danilo, Sigmar, Dellacy e Beto

LocalizaLocadora de carros

Vilma Rossafa

Mair MotosOficina de motos

Simone e Mair

Livraria SamartinoMelhor xérox

Franciele, Carlos e Josefina

LandelImobiliária

Márcia Araújo e Márcia Carvalho

Kiyoto FerragensLoja de ferragens e ferramentas

Miguel Viola

Kidelys Ice CreamMilk Shake

Sidney e Heloiza

32 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Jornal de JalesMelhor jornal

Fauzer e Fábio Fiorani

J.B. Barzi GásDistribuidora de gás

José Bastos, Elvis e Roberto

Jales Mega ShoppingLoja de 1,99

Tiago e Ana Cecilia

Inovação TacógrafosEmpresa de tacógrafos

André e Érica

Hospital da BocaClínica odontológica

Dr. Ricardo e Dra. Cássia

Dedetizadora GuizzoCélio - Gerente de execução

Carlos - Sócioproprietário

Dr. José Carlos GuizzoVeterinário destaque

Representado p/Carlos Villa

Drª Débora Guimarães Chammas Batista

Endodontista (tratamento de canal)

Julio Cezar e Drª Débora

Dog ClinClínica veterinária e pet shop

Alexandre e Ana Eduarda

Dery CrysLoja de lingerie

João Dimas, Angela, Camila e Gabriel

Uniloja BR ManiaLoja de conveniência

Maria Pimentel

Comercial JaLoja de materiais elétricos e hidráulicos

Donizete, Adriano, Fábio, Endreo,Jonata e Marcos

Informa Cursos Pós-Graduação

Escola de informáticaGlaucio Claudio

CooperJales ObjetivoEscola particular - ensino

fundamental e médio - melhor cursinho pré-vestibular

João Laércio e Jeferson

Autoescola RealAutoescola

Glauber Cavenagui

Colégio Ferreira PradoEscola de educação infantil

Maria José e Karla

Center CarLavagem de automóveis

Paulo e Fernando

CelesMelhor Relojoaria e ótica

Magali e Maira

Café AporéPedro Pupim e

Conceição

Celma Giraldelle - CabeleireiraRealce - Salão de belezaTainá e Celma Giraldelle

Happy DayDecoração infantil

Luciana e Beto

HL CartuchosRecarga de cartuchos

Andreia e Edilson

Folha RegionalMelhor jornal regional

Renato

Fátima NoivasArtigos para noivas e locadora de

trajes finosFátima Domenegheti e Cláudia

33 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Bom ComeçoMelhor programa FM

Márcio Pelozi

Quitanda Bom PastorMelhor quitandaHelena e João

Planeta ÁguaEscola de natação

Juciene e Arthur

Castelão das tintasLoja de tintas

José Carlos e Lucilene

Mila Brinquedos e PresentesMelhor loja de presentes

Nelson e Henrique

Anderson CabeleireiroRepresentantes: Laís, Jaine e

Jaqueline

Auto Posto PupimPosto de abastecimento

Pedro Pupim e Conceição

Água Mineral Natural YanniMelhor água mineral

Ricardo Samartino

Nova OndaMelhor fábrica de uniformes e

confecçõesVânia e Eurides

Amauri MadeirasMadeireira

Neuza e João

Almeida PneusComércio de PneusLudieni, Jair e Jean

A.A.F. LajesEmpresa de Lajes

Lucas, Cristina, Cezar e Beatriz

Edison David da SilvaEngenheiro civíl destaque do ano

Gustavo, Edison e Bruno

AgromecMelhor comércio de produtos

agropecuáriosValdir

Alexandra Martins da SilvaPodóloga destaque

do ano

Autoelétrico DohoGerente EdenilsonProprietário Akira

Claudinei AntônioMelhor Locutor FM

34 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

CApA Pelo segundo ano consecutivo, o empresário Nelson

de Souza Lima Júnior, o Noka, está no comando de uma das maiores festas da região, a 37ª FICCAP- Feira Industrial, Comercial, Agrícola e Pecuária da Estância Turística de Santa Fé do Sul, que será realizada de 19 a 27 de junho.

No ano passado, Noka, juntamente com a comissão organizadora, promoveu algumas mudanças no recinto e, em 2010, promete novas reformas, como também res-gatar o agronegócio, a essência da feira.

Em visita à redação da Interativa, o presidente da festa falou sobre os grandes atrativos e tam-bém do desafio de fazer uma feira de portões

abertas voltada para as famílias de Santa Fé do Sul e região. Confira:

Como era o recinto de exposi-ções da Ficcap antes de você as-sumir a presidência da festa e como ficou?

noka: Antes de assumirmos o coman-do da Ficcap, a feira era realizada na parte

superior do recinto. Na parte de baixo, havia uma arena antiga que estava desa-tivada. Quando assumi a presidência da festa, um dos meus objetivos foi retor-nar o rodeio para a arena desativada, até porque o local é bem maior. Ninguém ti-nha pensado em construir uma estrutura definitiva na feira. Os banheiros, todos os anos tinham que ser locados, entre ou-tras coisas. Resolvi montar esta estrutura

para proteger o meio ambiente e também deixar o recinto pronto para os próximos organizadores não precisarem ficar gastan-do com locação, um dinheiro que não tem retorno. Além de reformar a antiga arena, fizemos uma praça de alimentação adequa-da, redirecionamos para um único local

todas as barracas que estavam espalhadas pela feira. No recinto havia também um grave proble-ma de esgoto que ficava escorrendo pelas ruas. Organizamos isso tudo e aumentamos o espaço do expositor em quase 30%. Enfim, mudamos toda a estrutura da festa, para que possa ser man-tida nos próximos anos.

FurACão FiCCAp 2010:noka moderniza e inova a estrutura da grande festa

36 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Foto: Laura Lima

29 | REVISTA INTERATIVA | ABRIL 2010

em 2010, a festa contará com novas mo-dificações?

noka: Sim. Este ano o prefeito Toninho conseguiu verba para a construção de banheiros de alvenaria, para evitar o problema de ficar locando banheiro químico. Va-mos retirar os alambrados e construir muros para não precisar mais locar as estruturas de fechamento do recin-to e vamos adequar a entrada principal da feira.

Sabemos que você é um empresário atuante em Santa Fé do Sul. o que o mo-tiva a dedicar tempo e comprometimento, ou seja, comandar, pelo segundo ano con-secutivo, uma feira deste porte?

noka: O primeiro motivo é o amor pela cidade. Gosto muito de Santa Fé do Sul. Via a maneira em que era organizada a Ficcap e tinha uma outra visão. Acabei colocando essa visão em prática e acredito que acerta-mos, pois tivemos a aprovação popular. A Ficcap é uma festa de todos. Se a festa vai bem, Santa Fé vai bem. Como eu gosto da cidade, tento fazer minha parte.

em que você pretende transformar a Ficcap?

noka: As grandes feiras acabaram perdendo a sua essência. Transformaram-se exclusivamente em um en-tretenimento noturno. Santa Fé, desde o ano passado, vem trabalhando para resgatar o agronegócio. A família que vai à festa quer ver novidades, por isso damos a oportunidade de o expositor local, o pequeno artesão exporem seus produtos na feira, até porque muita gente trabalha em Santa Fé informalmente.

o que diferencia a Ficcap, hoje, das demais festas da região?

noka: O que diferencia é que a festa é de portões abertos, além disso, temos uma grade de shows mui-to boa. É uma festa voltada para a família. Existe uma regra nos horários do rodeio e dos shows. O fato de os shows terminarem por volta de meia noite e meia, acaba diminuindo a violência e o uso excessivo de be-bidas. A questão da segurança é outro ponto forte. No ano passado, tivemos mais de 200 vigilantes no recinto, além das polícias Civil e Militar e da guarda municipal. Portanto, não tivemos nenhuma ocorrência de depre-dação do patrimônio público. Com isso, a festa ganha dimensões regionais.

37 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

“O que diferencia é que a festa é de portões abertos”

Fotos: Sandro / Foto Excelcior

Qual será o valor da premiação do rodeio?

noka: A premiação será de R$50 mil em dinheiro. O primeiro colocado nas mon-tarias em touro e cavalos receberá R$10 mil cada. Ano passado, o rodeio foi muito bem organizado na questão dos horários. Come-çava por volta das 19 horas e terminava às 10h30. Os shows também começavam pon-tualmente as 10h30, um dos pontos posi-tivos da festa. Foi um rodeio de qualidade com peões que estavam em circuitos nacio-nais. Em time que está ganhando, acho que não se mexe. Este ano vamos dar continuida-

de e vamos direcionar o rodeio para um circuito nacional. A comissão do rodeio já está visitando as festas e apresentando o convite aos peões.

Que tipo de expositores participará da festa?

noka: Além de expositores voltados para o agronegócio, teremos exposição de animais, veícu-los, lanchas, roupas, artigos de couro e teremos a exposição do comércio local nos pavilhões da Associação Comercial.

Você espera receber um público de quantas pessoas nos nove dias de festa?

noka: Acreditamos que ultrapassará 250 mil pessoas durante os dias da festa.

Como a comissão organizadora consegue fazer uma festa de portões abertos ser lucrativa?

noka: No ano passado, conseguimos obter um saldo positivo. Por ter portões abertos, garan-timos um grande fluxo de pessoas na festa e con-seguimos locar todos os terrenos e trazer vários patrocinadores. A questão é saber elaborar a festa, ter um controle dos custos e ter pulso firme na questão de gastos. Fora isso, contamos com a ver-ba do Ministério do Turismo, com verbas federais e auxílio da Prefeitura Municipal, que nos ajuda com a mão de obra. O segredo é saber organizar, planejar e direcionar a festa.

38 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

o prefeito municipal, toninho Favaleça, em entrevista, fala dos 62 anos da cidade:

o que a cidade tem a comemorar em 2010, ano em que completa 62 anos?

Favaleça: A nossa população tem muito a comemorar em 2010. Vamos terminar o ano com todas as estradas vicinais reca-peadas, mais de 30 quilômetros de vicinais. Temos inúmeros pro-jetos como a revitalização do pavilhão da Ficcap, a revitalização das praças e do centro da cidade. Na área da saúde, conseguimos recursos para recuperar a nossa Santa Casa. Na área da Educação, tivemos a construção de mais uma escola de Ensino Infantil e vamos terminar 2010 com todas as nossas creches revitalizadas. No âmbito do Meio Ambiente, estamos fazendo um projeto inédito, que é de recuperação das nascentes, fizemos também um projeto de doação de mudas para os agricultores. Até o final do ano, vamos melhorar nossa frota municipal e vamos iniciar um trabalho forte no sentido de busca de empresas e empregos na área do Distrito Industrial. Construiremos ainda o Portal do Mu-nicípio Verde, em comemoração aos dois anos em que a cidade ficou como primeira colocada no ranking dos municípios verdes e vamos criar o parque Ecoturístico da Terceira Idade. Além disso, vamos melhorar a área de lazer do parque das Águas Claras. Os 62 anos desta cidade serão comemorados com muitas realizações.

Além da grande Feira, quais serão as come-morações de aniversário da cidade?

Favaleça: A festa maior de aniversário é a Ficcap, mas te-mos o tradicional desfile cívico pelas ruas da cidade e este ano todas as escolas do município, juntamente com a Associação Co-mercial, nossa grande parceira, e comerciantes, estarão fazendo as festividades do dia 24 de junho. A população merece esta grande festa.

Como o senhor analisa as mudanças ocorri-das na estrutura da Ficcap?

Favaleça: Analiso positivamente. Este ano a estrutura da festa estará muito mais preparada para receber o público que de-verá ser muito maior. Gostaria de deixar um agradecimento ao presidente Noka e a toda equipe que organiza a Ficcap, são pes-soas que têm trabalhado diuturnamente e têm feito a festa com competência. Organizar uma feira deste porte, com uma excelente grade de shows e de portões abertos não é fácil, tem que ter por trás uma equipe muito competente.

o que a população da estância turística de Santa Fé do Sul e região podem esperar da 37ª Ficcap?

Favaleça: A população da cidade e região podem esperar uma festa organizada, com grandes shows, mon-tarias, excelente praça de alimentação e isto a gente deve a quem está na organização, aos nossos patrocinadores, colaboradores e à participação do Governo Federal, atra-vés do Ministério do Turismo. A festa trará benefícios para a cidade, em especial, para o comércio. É a festa que mais divulga nosso turismo, por isso precisa ser tratada com muito carinho.

39 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Toninho Favaleça, prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul

Foto

: Asc

om

“Projeto de Lei”, como o próprio nome diz, é um projeto, ou seja, uma proposta de criação de lei, ou de modificação de uma lei já existente. Quando essa proposta de criação ou modificação de lei é feita pela população e não por membros do Poder Executivo ou Legislativo, recebe o nome de “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”.

Existe um projeto de lei de iniciativa popular denominado “Ficha Limpa” que vem provocando enorme polêmica. Referido Projeto, em pouquíssimo tempo, conseguiu recolher 1,3 milhões de assinatu-ras, sendo que, hoje, já são computadas mais de 1,6 milhões de assinaturas.

O que despertou apoio maciço de parcela tão grande da população é a proposta de modificação da Lei Complementar n° 64/90, que, resumidamente, tornaria inelegível o candidato condenado em Pri-meira Instância pela Justiça brasileira em determina-dos tipos de ações (Crimes contra a Administração

em discussão, da forma como se encontra, é mais uma ver-dadeira “Aberração Jurídica” e sua aprovação não pode ser admitida sob pena de criarmos um problema ainda mais complexo do que o problema que se pretende resolver. Explico melhor, os Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão foram cunhados em um longo período histórico. Dessa forma, por volta do Século XIII, tivemos a Mag-na Charta Libertatum, de 1215, firmada pelo Rei “João Sem –Terra”. Esse foi o marco inicial dos nossos direitos fundamentais. Para encurtarmos nossa exposição, vamos direto ao assunto. Foram necessários oito séculos – mais de oitocentos anos, na verdade - de evolução dos Direitos Fundamentais, para que se respeitasse, por exemplo, o direi-to previsto no artigo 5°, inciso LVII de nossa Constituição Federal que dispõe : “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”. Esse Direito Fundamental da presunção de inocência é parte integrante das cláusulas pétreas de nossa Carta Mag-na, ou seja, não pode ser alterado sequer por uma Emenda

Pública, a Fé Pública, o Patrimônio Público, o Meio Ambiente, Crimes Eleitorais etc).

Numa análise rápi-da, a proposta se apre-senta de forma bem sedutora. Não obstante, temos que tomar muito cuidado com as “soluções milagrosas”. Neste quesito de tentar apresentar so-luções milagrosas, nosso Poder Legislativo é bem prodigioso. Lembro de uma época em que estavam ocorrendo muitos crimes com armas de brinquedo. Nossos representantes legisladores, em uma fantásti-ca demonstração de “inteligência”, agiram rápido na criação de uma “lei milagrosa”. Hoje, um assaltante que pratica um crime com arma de brinquedo tem uma pena maior que o que pratica o mesmo crime com uma arma de verdade, ou seja, a lei fala para o bandido, “deixa de ser ignorante” use uma arma de verdade, porque, se você for pego com uma arma inofensiva, de brinquedo, a sua pena será maior. Não é uma verdadeira aberração jurídica?

Bem, estou dizendo tudo isso, porque o projeto

Constitucional. Além de não poder ser alterado, O Bra-sil é signatário de inúmeros Tratados Internacionais que o obrigam a preservar esse direito (Declaração Univer-sal dos Direitos do Homem (1948), Pacto de São José da

Costa Rica (1969), Pacto Internacional Sobre Direitos Ci-vis e Políticos (1966), dentro outros).

Assim, para finalizar nossa posição, é bom deixar claro que o problema não está na Lei Complementar n° 64/90, que o Projeto de Lei em discussão pretende modificar. Principalmente porque, a modificação iria retirar do povo brasileiro um direito fundamental, o que é inadmissível e nem é possível legalmente, por isso que se trata de uma “Aberração Jurídica”. O problema na verdade está localiza-do na morosidade do Poder Judiciário. Veja, se um político já tiver sido condenado com o trânsito em julgado de sua condenação, ele não poderá se candidatar. Logo, temos é que exigir um Poder Judiciário mais rápido e eficaz e não propor a extinção de um direito fundamental que mais tar-de, poderá ser utilizado até mesmo contra nós, cidadãos de bem.

ART

IGO

- Alessandro Martins Prado -- Advogado -

- Mestre em Direito na área de concentração “Tutela Jurisdicio-nal do Estado Democrático de

Direito”; Professor Universitário efe-tivo do curso de Direito da UEMS; Professor da Faculdade Aldete Maria Alves de Iturama/MG e

coordenador da Revista Jurídica de referida faculdade; Professor da FUNDAP – Fundação Para o Desenvolvimento Administrativo

do Estado de São Paulo

“Hoje, um assaltante que pratica um crime com arma de brinquedo tem uma pena maior que o que pratica o mesmo

crime com uma arma de verdade”

projeto “Ficha limpa”: uma verdadeira aberração jurídica

40 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

A comemoração dos 40 anos do empresário Ivanio Rodrigues foi marcada por uma longa e divertida festa na tarde do dia 24 de abril na chácara Luis Móveis.

O aniversariante, juntamente com a esposa Regiane e a filha Eduarda prepararam um gran-de almoço com boi no rolet, preparado pela equipe Stafuzza e buffet Tereza Gazola com muita cerveja gelada para os amigos, que vesti-ram até camiseta com a imagem do quarentão para homenageá-lo.

A festa contou também com o animado show da dupla sertaneja Alex & Mansueli. A decora-ção do ambiente ficou por conta da Happy Day e os registros fotográficos são de Vilma Bio.

40 AnoS Com muito eStilo

1 O aniversariante Ivanio Rodrigues e a esposa Regiane | 2 Ivanio com a sobrinha Larissa, a filha Eduarda e a esposa Regiane | 3 O anfitrião da festa

posou ao lado do bolo e da sua miniatura | 4 O show da dupla Alex & Mansueli agitou a festa | 5 O boi e o porco no rolet preparados pela equipe

Stafuzza agradaram a todos os convidados

NÍV

ER

42 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

6 O aniversariante com a esposa Regiane, o cunhado Fabrício, Tuniko Fernandes, a filha Talita e a irmã Ivani | 7 Ligia, Júnior Botton, Ivanio, Regiane,

Welton e Nágila | 8 Familiares e amigos foram só carinhos com o dono da festa | 9 Amigos e familiares homenagearam o quarentão com uniformes

| 10 Ivanio com a mulherada que foi prestigiá-lo | 11 Regiane e Ivanio com Carlos, Rose, Railda, Luzia e José | 12 Sentados: Mateus, Simar, Michele,

Márcia e Cris. De pé: Regiane, Junior, Ivanio e Kazuite | 13 O aniversariante e convidados | 14 Ivânio com os vários amigos que foram cumprimentá-lo

| 15 Emoção na hora do parabéns | 16 Cláudia, Regiane, Talita, Ivanio e Flauzina | 17 Susy Kelly, Laininha, Alessandro Botton, Adriano e Júnior Botton

| 18 Leovalde Sangaleto, Zeca, Regiane, Ivanio, Edivaldo e Cristina

Fotos: Vilma Bio

43 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

A bela teenager do mês de maio, Kelly Sca-pin Viola, acabou de completar 16 aninhos no último dia 11. Além de linda, a jovem estu-dante do 2º ano do Ensino Médio da Cooper-jales Objetivo é inteligente e cheia de atitude. Confira o bate-papo.

o que mais gosta de fazer no inverno?

Kelly: No inverno, nada melhor do que assistir a um bom filme enrolada no cober-tor, comendo pipoca e bebendo um chocolate quente.

Qual seu grande sonho?Kelly: Alcançar os meus objetivos, viajar

pelo mundo e vê-lo com menos desigualdade.

Que tipo de música você mais curte?

Kelly: Geralmente as que mais ouço são

pop/rock e sertanejo.

um hábito saudável:Kelly: Tenho uma alimentação balanceada.

um filme especial:Kelly: Patch Adams - O amor é contagioso.

um prato irresistível:Kelly: Panquecas da minha mãe.

o que tira você do sério?Kelly: Mentira, falsidade e indiferença não

dá pra suportar.

uma carreira que pretende se-guir:

Kelly: Medicina

para você quem é sinônimo de beleza?

Kelly: As mães, em especial a minha, uma bela mulher de grande caráter, imensa bondade, amor, síntese de toda a beleza do mundo!

um lugar que você tem curiosi-dade de conhecer:

Kelly: A Itália.

uma frase:Kelly: “O mundo é um lugar perigoso de

se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.” (Albert Einstein)

um ídolo: meu pai.

PAPOCABEÇA

Kelly Scapin ViolaFoto: Laura Lima

44 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

48 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Amanda Carneiro Gutierrez, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Harry PotterAutor: J.K. Rowling

Amanda Sabatin Nunes da Silva, 15 anos2ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: A CabanaAutor: William P. Young

Beatriz Masson Francisco, 16 anos3ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: O Símbolo PerdidoAutor: Dan Brown

Thais Cristina Alfo Rossi, 16 anos3ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Anjos e DemôniosAutor: Dan Brown

Daniel Pigari, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Harry Potter e o Enig-ma do PríncipeAutor: J. K. Rowling

Isadora Portelinha Tonin, 16 anos 2ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: The SecretAutor: Rhonda Byrne

Jonathan Caíres, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Estação Carandiru Autor: Drauzio Varella

Se você pensa que os jovens do século XXI só pen-sam em navegar na Internet, em salas de bate-papo, na-morar, ir à academia e às baladas, está enganado. Há mui-tos adolescentes que se dedicam à leitura, não só porque estão próximos dos vestibulares, mas porque gostam e reconhecem que ela proporciona um conhecimento mais amplo e diversificado, um mundo novo, repleto de coisas desconhecidas. Pratique o hábito destes jovens abaixo, dedicando algumas horinhas do dia ou da noite à leitura. Abaixo vão algumas dicas!

O que os jovensandam lendo?

49 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Mariani Guilhen, 17 anos3ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: A Menina que Rou-bava LivrosAutor: Markus Zusak

Claudia Maria Bigoto Ro-drigues, 17 anos3ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: História de um Rei TransparenteAutor: Rosa Monteiro

Lidiane Pires, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: A hospedeiraAutor: Stephanie Meyer

Natalia Romeiro Soler, 16 anos2ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: Depois Daquela ViagemAutor: Valeria Piassa Polizzi

Samara Garcia Ruiz, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Harry PotterAutor: J.K. Rowling

Thais Zuchi Marques, 16 anos2ª série do ensino médioEscola: Anglo de JalesLivro: O Caçador de PipasAutor: Khaled Hosseini

Mateus Saldanha, 17 anos3ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: O Símbolo PerdidoAutor: Dan Brown

Natalia Gabriela Rós Marques de Oliveira, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Os homens que não amavam as mulheresAutor: Stieg Larsson

Christian Wagner Maurencio, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: Harry Potter e as Relí-quias da MorteAutor: J.K. Rowling

Gabrielle Munhoz, 14 anos1ª série do ensino médioEscola: Cooperjales ObjetivoLivro: O Símbolo PerdidoAutor: Dan Brown

No dia 17 de abril, moradores de Aspásia foram contemplados com a inauguração da reforma do Gi-násio de Esportes e do Telecentro Municipal. O evento contou com a presença ilustre do deputado estadual Rodrigo Garcia (DEM), responsável pela liberação de recursos para a reforma e adequação do local.

O prefeito Elias Roz Canos, o vice Donizete Gonçalves Domingues e os vereadores da Câmara Municipal fizeram as honras da casa e recepcionaram as autoridades que participaram da festa.

REG

IÃO

Participantes da Gincana Cultural

ASpÁSiA reinAugurA ginÁSio de eSporteS

O deputado estadual Rodrigo Garcia descerrando a placa de reinauguração do Ginásio de Esportes, ao lado do prefeito Elias Roz Canos e do vice Donizete

Domingues

O prefeito Lia falou do desenvolvimento da cidade e das melhorias na qualidade de vida da população

O deputado Rodrigo Garcia, na quadra do Ginásio de Esportes, com autoridades municipais

Integrantes da equipe da Terceira Idade também parti-ciparam das comemorações de aniversário de Aspásia

A corrida de Kart foi outra atração de sucessoA banda Jafferson fez animada apresentação no aniversário da cidade

Fotos: divulgação

ComemorAçõeS mArCAm o AniVerSÁrio dA CidAde

Aspásia esteve em festa no mês de março. A cidade completou 51 anos de emancipação política com grandes festi-vidades. Teve grandiosa gincana cultural, partidas de futebol amador envolvendo equipes da cidade e região, show com a Banda Jafferson e corrida de Kart na Ave-nida Brasil.

50 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

1 Prestigiando a festa: Dario de Carvalho e a esposa Raquel, Fabiano e Márcia, Júnior e Michele, Marcelo Oliveira e Luciana e Flaviane e Gibão e as crianças: Neto,

Ana Júlia e Luís Eduardo | 2 Valdemar Xavier e a esposa Márcia dividiram o camarote com casais amigos | 3 Luís Especiato, a esposa Vera e o vice-prefeito Clóvis

Viola | 4 O prefeito Parini e a esposa Rosângela recepcionaram autoridades e amigos em seu camarote | 5 Camila Samartino Costa, Osvaldo Costa, Cleide e

Andréa Mandarini | 6 Bia Guisso e Eduardo Shintani e José Antônio Guisso e a esposa Rose | 7 A cabeleireira Fátima Barbosa também curtiu a festa ao lado dos

familiares | 8 Silvinha Simioli, primeira à direita, e amigas curtindo o show de João Carrero & Capataz | 9 Voluntários da Casa da Sopa “Benedita Fernandes”

FAC

IPConfira as personalidades que marcaram presença

nos camarotes da festa

FACip 2010!

52 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

10 Alexandre Roldão C. do Amaral e a esposa Daniela, Everson Faça Moura e a esposa Fabiana, Elaine Murta e Alva e Alex Kitayama | 11 Fernando e Sorocaba

com o vice-prefeito Clovis Viola e a esposa Eliana | 12 As irmãs Joyce e Ane Priscila Pimentel | 13 O camarote do cirurgião-dentista Ricardo Tanios e da esposa

Cássia, ao centro, foi um dos mais animados | 14 Isa Munhoz, Frederico Zocca, Fernando Viola e Rafael Cisto | 15 A dupla João Carrero & Capataz com fãs no

camarim da festa | 16 Alessandro Rossafa e Talita Minela em clima de love story | 17 O peão jalesense Júlio César Camargo, campeão na montaria em cavalos

| 18 A Loja Maçônica 3º Milênio também fez sucesso na feira | 19 Gente bonita e animada não faltou nos camarotes da festa | 20 O prefeito Parini também

foi prestigiar a dupla Luiz Guilherme & Gabriel no camarim momentos antes do show | 21 O cantor sensação da facip 2010, Luan Santana posou ao lado das fãs

| 22 Luiz Carlos Pressuto e a esposa Ana Cláudia dividiram o camarote com Sérgio de Marqui e a esposa Ana Carla e respectivos filhos | 23 Galera animada nas

mesas | 24 O grupo Roupa Nova também recebeu fãs antes de se apresentarem

53 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Fotos: Revista Interativa / Ass. com. Facip

Maria Christina Fuster Soler Ber-nardo assistiu de perto ao nascimento e crescimento da Unijales – Centro Uni-versitário de Jales, fundada pelos seus pais, os empreendedores Oswaldo Soler e Ivone Corby Soler.

Maria Christina, reitora acadêmi-ca do Centro Universitário, comanda o funcionamento das três unidades da Unijales - que está completando 40 anos de trabalhos ininterruptos.

Casada com Alcebíades Bernardo Ju-nior, mãe de Mariana e Neto, a entre-vistada especial do mês de maio, abaixo, fala da paixão pelo trabalho e dos pro-jetos futuros do Centro Universitário. Confira:

Como é ser reitora de um centro universitário que com-pleta 40 anos?

Christina: É muito gratificante. Comecei a trabalhar na UNIJALES com 17 anos, na secretaria, juntamente com a minha mãe. Ela foi me ensinando vá-rios ofícios, a “dona Ivoni” foi minha mentora, me ensinou tudo que sei. Com o tempo, fui exercendo outros cargos, crescendo e aprendendo cada vez mais e, hoje, estou na Reitoria. Sinto-me re-alizada profissionalmente e muito feliz por fazer parte desta história, destes 40 anos.

Qual a importância dos seus pais na sua carreira pro-fissional?

Christina: Eles foram imprescin-díveis para a minha formação profissio-nal, principalmente a minha mãe. Com ela, aprendi a valorizar nossos funcio-nários, que nos ajudaram a crescer e a

uniJAleS 40 AnoS:“Sinto-me realizada profissionalmente e muito feliz por fazer parte desta história”

ENTR

EVIST

A

conquistar o Centro Universitário. Minha mãe também me ensinou a amar a UNIJALES e foi por ela que escolhi trabalhar com a educação. E isso foi tão significante que ensino aos meus filhos tudo que aprendi e passo diaria-mente a eles, o que herdei dos meus pais: o amor pela UNIJALES.

56 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Até alguns anos atrás, a unijales era exclusiva na oferta do ensino superior em Jales, depois, chegou a universida-

para Jales. Nossos jovens agora têm várias opções na cidade e, com essa expansão, eles também terão um futuro profissional cada vez melhor.

ria muito fazer Odontologia, cheguei até a prestar vesti-bular. Foi quando minha mãe me perguntou “filha quem vai ocupar meu lugar na faculdade? Eu preciso de você ao meu lado!”. Foi aí que decidi ficar em Jales e fiz Ciências com Habilitação em Biologia e Pedagogia e Habilitações e fiquei muito feliz com essa decisão, as coisas não acon-tecem por acaso...

Quais os projetos da unijales para os

de Aberta do Brasil, em seguida, a Fatec. Como você tem visto a expansão universi-tária de Jales?

Christina: Todas es-sas conquistas foram boas

Se não fosse vice-reitora, o que seria profissionalmente?

Christina: Essa per-gunta fez-me recordar a minha adolescência. Que-

próximos anos?Christina: Vamos trazer novos cursos, ampliar

a estrutura e, cada vez mais, investiremos na qualidade de nossos professores, funcionários, para que nossos alunos tenham um futuro profissional e que se orgu-lhem de dizer: Eu me fiz aqui, na Unijales, afinal de contas, neste ano, completamos 40 anos e todos faze-mos parte dessa história.

“Minha mãe também me ensinou a amar a UNIJALES e foi por ela que

escolhi trabalhar com a educação”

57 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Fotos: Ana Lúcia Caparroz

76 | REVISTA INTERATIVA | FEVEREIRO 2010

Seis pessoas foram homenageadas em sessão solene comemo-rativa ao aniversário de Jales, na Câmara Municipal, no dia13 de abril.

O deputado federal Vadão Gomes recebeu a “Medalha XV de Abril”, de autoria do ex-vereador Gilberto Alexandre de Mora-es pelos relevantes serviços prestados ao município de Jales, prin-cipalmente em reconhecimento à sua atuação para a instalação do Ambulatório Regional de Prevenção e Tratamento do Câncer de Jales em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos.

Além de Vadão, outras pessoas também foram homenagea-das pelos vereadores e receberam a “Medalha XV de Abril”: o ex-gerente do Banco HSBC de Jales, Pedro Gentile Junior, que, enquanto gerente da agência bancária, contribuiu com entidades assistenciais e filantrópicas do município, uma homenagem de todos os vereadores da Legislatura 2005-2008; o Capitão da 2ª Cia. da Polícia Militar de Jales, Luis Carlos Cobacho Presutto, ho-menageado pelo ex-vereador Jediel Zacarias, pelo seu importante trabalho no Corpo de Bombeiros de Jales; Durvalino Fernandes Gouveia, em reconhecimento à sua atuação para a instalação do Hospital de Câncer de Jales, bem como a aquisição de instrumen-tos médicos, uma homenagem de autoria do ex-vereador Mauro Hélio Lopes.

Foram ainda homenageados com títulos de “Cidadão Jale-sense”: o médico Mário Soiti Okanobo, presidente da Unimed de Jales, em reconhecimento ao seu trabalho na implantação do RE

CO

NHE

CIM

ENTO

60 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

1 Autoridades municipais cantando o hino nacional | 2 Os homenageados exibindo suas honrarias em comemoração ao aniversário de Jales | 3 O

capitão Presutto ao lado da esposa Ana Claudia e do amigo Jediel Zacarias | 4 O homenageado com a amiga Amélia de Matos, a esposa Ana Clau-

dia, a cunhada Ana Carla e a sogra Silma | 5 O capitão da Polícia Militar, Luis Carlos Cobacho Presutto, ao centro, homenageado por Jediel Zacarias

e Salatiel Souza de Oliveira | 6 Durvalino Fernandes Gouveia e familiares | 7 O empresário Durvalino Fernandes Gouveia recebeu a “Medalha XV de

Abril” das mãos de Mauro Hélio Lopes e Claudir Aranda | 8 O homenageado com a esposa Silvana | 9 O comerciante Alessandro Ramalho Flausino

também recebeu título de “Cidadão Jalesense”, outorgado pelo vereador Osmar Rezende | 10 A vereadora Pérola Fonseca Cardoso entregou título de

“Cidadão Jalesense” ao presidente da Unimed de Jales, Dr. Mario Soiti Okanobo | 11 O vereador Sergio Nishimoto entregou a “Medalha XV de Abril” ao

deputado Vadão Gomes | 12 O homenageado Pedro Gentile Jr. com sua família, exibindo a honraria | 13 A vereadora Aracy Murari Cardoso outorgou

a “Medalha XV de Abril” ao ex-gerente do banco HSBC de Jales, Pedro Gentile Junior

Personalidades são homenageadas na Câmara Municipal de Jales

Ambulatório Regional de Combate ao Câncer, da Fundação Masaru Kitayama, no prédio da UNIMED de Jales, de autoria do vereador Rivelino Rodrigues; e Alessandro Ramalho Flausino, também em reconhe-cimento à sua batalha na implantação do Hospital.

61 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

O Shopping Center Fernandópolis inova mais uma vez e realiza uma super campanha para o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados. A promoção “Amor em Dobro” vai pre-miar dois clientes do shopping com viagens para o Nordes-te, através de pacotes da CVC Turismo. São duas viagens com acompanhante para Porto Seguro, Bahia, um dos destinos mais procurados por quem quer aproveitar as maravilhas do litoral nordeste brasileiro.

Segundo o diretor de marketing do Shopping, o publicitá-rio Jorge Fernandes, a parceria com a CVC, que acaba de inau-gurar sua loja no centro de compras, possibilitou essa grande promoção. “Nosso clientes sorteados poderão contar com toda a estrutura de atendimento que só a CVC oferece quando o assunto é turismo”, destacou Fernandes.

Shopping Center Fernandópolis vai dar 2 viagens ao nordeste

A campanha teve início no último dia 2º de abril e vai até 14 de junho, quando acontece o último sorteio, após o Dia dos Namorados. O sorteio do Dia das Mães acontece em 10 de maio. Para participar basta retirar seu cupom, em qualquer loja do Shopping Center Fernan-dópolis, preencher corretamente e depositar na urna. Depois, é só torcer e programar as suas próximas férias.

Fernandópolis

Tradicional em promover eventos bene-ficentes em Jales, a Casa da Sopa proporcio-nou aos amantes da boa comida e da cerveja gelada uma tarde recheada de petiscos de botequim, rotulada de “Boteco dos Ami-gos”.

Gente bonita, elegante e solidária não faltou no salão de eventos do Jales Clube. As fotos por si só mostram a descontração do público, embalada pelo som contagiante dos pagodeiros do grupo Jeito Nosso. EV

ENTO

BoteCo doS AmigoS

2 Integrantes da equipe organizadora do evento | 3 Prestigiando o evento: Flávio Prandi Franco e a esposa Glauciane, Itamar Borges e Magali Prandi |

4 José Antonio Guisso, Pedro Manoel Callado Moraes e Aislan Queiroga Trigo | 5 Dividindo a mesa: Armindo Cruz, Sandra, Tereza e Aparecido Samartino

| 6 Garça, ao centro, com Nora e Justino | 7 Luiz Especiato e Vera com Rosangela e Humberto Parini | 8 Vivi dividiu a mesa com Moacir Lungato e

amigos | 9 O casal Vanessa e Ellensandro e o amigo Henrique Alberto Vieri e a esposa | 10 O grupo Jeito Nosso contagiou o evento beneficente

68 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

11 Letícia Sangaleto, Luciana Lourenção e Ligia Sangaleto | 12 As amigas Yara Machado e Maria Izabel | 13 Luiza Elizabeth e a filha Luana | 14 Dario,

Eduardo Chammas e Kika | 15 Mesa animada: Ricardo Tanios, Licinha Ramires, Cássia, Flavio, Keila, Luana e Milton | 16 José Willian, ao centro, e amigos |

17 Eunice, Edvaldo Paz Landim, Magali e amigas | 18 Guilherme Soncini em família curtindo o evento | 19 Norton Bechtlfft e Daliana | 20 Vany Moura,

Vera Cavenagui, Rosa Nishiama e Aracy Cardozo | 21 Betto, Carlos Eduardo e Dr. Baitello | 22 Mariana, Isabela, Emilio Altomari e a esposa Marlene | 23

Mulherada reunida: Madalena, Evany, Leonor, Angélica e Rose | 24 Niltinho Suetugo e família | 25 Zezé, ao centro, e familiares prestigiando o almoço

Fotos: Wendel Lima

69 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

70 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Enfim uma esperança para os futuros aposentados: o plenário da Câmara, no último dia 4 de maio, aprovou por 323 votos a 80 e 2 abstenções, emenda à Me-dida Provisória (MP n.º 475/2009, a qual reajustou os benefícios previdenciá-rios em 7,72%) e, que poderá acabar com o fator previdenciário a partir de 1º de ja-neiro de 2011. A discussão, segue, agora, para votação no Senado.

O fator previ-denciário é uma fórmula que re-duz, na maioria das vezes, os va-lores dos benefí-cios da Previdên-

cia em relação ao salário de contribuição. Referido fator, criado pela Lei n.º 9876, de 26 de novembro de 1999, visa “incen-tivar” o trabalhador a contribuir por mais tempo para a Previdência, com o fim espe-cífico de reduzir o déficit do setor. O fator previdenciário, em resumo, é inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado. De maneira que, quanto menor a idade no momento da aposentadoria, maior será a redução em seu benefício e,

por óbvio, menor será o valor recebido mensalmente pelo aposentado.

Caso o Senado aprove, também, re-ferida emenda à Medida Provisória n.º 475/2009 e, enfim, se torne realidade o fim da aplicação do Fator Previdenciário, milhões de trabalhadores brasileiros es-tarão na seguinte situação: terão direito de pleitear o recálculo de seus benefícios

em que sofreram a aplicação do men-cionado Fator?

Essa indagação somente a Justiça poderá responder e pôr, de uma vez por todas, uma pá de cal sobre o

assunto. Por enquanto, trata-se de um indicativo positivo, uma expectativa de direito, em que pese algumas decisões judiciais que caminham nesse sentido. Cabe, pois, à sociedade, continuar lutan-do, por intermédio de seus Deputados, Senadores e órgãos de classe, por melho-rias nas condições dos aposentados, os quais, na maioria das vezes, não conse-guem manter o padrão de qualidade de vida enquanto na ativa.

- Alison Rodrigo Limoni -- Professor e Mestre em Direito pela UNIMEP (Univer-

sidade Metodista de Piracicaba) -

FAtor preVidenCiÁrio: trABAlhAdoreS versus inSSA

RTIG

O

“Cabe, pois, à sociedade, continu-ar lutando, por intermédio de seus Deputados, Senadores e órgãos de classe, por melhorias nas condições

dos aposentados”

24 anos de uniãoO gerente administrativo da Fuga Couros, Sal-

vador Silva de Oliveira e a diretora de escola Sirlei Zambon Oliveira, no dia 24 de maio, celebram 24 anos de matrimônio. A festa maior virá no próximo ano quando eles festejam bodas de prata. Os filhos Lucas e Rafaela também serão responsáveis pelos comemorativos.

AC

ON

TEC

EU Festa para dudaNo mês de abril, o casal Regiane e Ivânio Rodri-

gues preparou uma bela festa no Buffet Tralalá para comemorar os cinco anos da filha Eduarda Rodri-gues. Com o tema “Branca de Neve”, a festa pro-duzida pela equipe Happy Day reuniu familiares e amigos de Duda. A fotógrafa Vilma Bio registrou os momentos significativos do badalado niver.

Voando altoDiretórios do PMDB de toda a região, em com-

panhia do pré-candidato a deputado estadual, Itamar Borges, participaram em Araraquara do lançamento oficial da pré-candidatura de Orestes Quércia, presi-dente estadual do PMDB, ao senado. O evento contou com aliados peemedebistas e de outros partidos, como o pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

dupla comemoraçãoO Dia das Mães foi mais que especial para a ad-

vogada recém-formada Márcia Regina de Oliveira Fantozzi. Depois de 16 anos, ela deu à luz o segundo filho, a linda garotinha Geovana. O marido Carlos Alberto Fantozzi (Beto Pop Som) e o filho Eduardo Felipe Fantozzi estão pisando nas nuvens. Eles são só carinhos com a nova integrante da família.

Foto

: Lau

ra L

ima

72 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

Foto

: Mar

islei

Fer

nand

a

ministro do turismo em JalesEstiveram presentes em Jales, no mês de abril, o Ministro

de Estado do Turismo Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho, acompanhado dos deputados federais Arlindo Chinaglia e José Mentor na inauguração do complexo do Pórtico da ci-dade, que abrange, além do portal de entrada da cidade, um centro de informação aos turistas, a academia ao ar livre e um centro de exposição dos produtos artesanais feitos na cidade.

Foto

: Vilm

a Bi

o

Foto

: Alin

e Ba

rnos

a

protegendo os animaisO deputado estadual Feliciano Filho (PV), durante pa-

lestra na Câmara Municipal de Jales, sobre a Nova Era da Proteção Animal, anunciou a instalação de um programa de identificação e castração animal na cidade. “Através desse programa será possível identificar e contabilizar a quanti-dade de animais em cada bairro e quantos são castrados. O pedido de emenda para inclusão do programa em Jales foi uma iniciativa da advogada e membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB de Jales, Alzira Mara de Azevedo Novaes. Na ocasião, o deputado e as advogadas Maria Vir-ginia e Alzira Mara entregaram placa de prata aos primeiros protetores de animais de Jales, Apio Anselmo e sua esposa Maria Sivia Salles Anselmo (foto).

dia de negócios Cerca de 300 clientes das concessionárias Massey Fer-

guson do Grupo Arakaki participaram do Dia de Negócios organizado nas cidades de Fernandópolis, Jales, Iturama e Frutal, que aconteceu nos dias 14 e 15 de abril. Tradicional evento comercial, o Dia de Negócios viabilizou a aquisição de máquinas Massey Ferguson com condições especiais e facilidade de crédito pré-aprovado.

AperfeiçoamentoAs esteticistas Maira Cristina Marques Pereira, Adriana Leite de

Carvalho e a fisioterapeuta Monise Trevisan Alves, da Clínica M. A. Estética e Beleza, estiveram presentes na última feira Hair Brasil, em São Paulo, ampliando e buscando novos conhecimentos, para melhor atender a seus clientes. “Inovar e se reciclar é sempre necessário”, informaram as profissionais.

revelação sertaneja

73 | REVISTA INTERATIVA | MAIO 2010

João Henrique e Vinicius, estudantes do Ensino Médio da Cooperjales Objetivo, resolveram unir os talentos e investir na carreira sertaneja. A jovem dupla deu uma “palinha” na Boate Armazém, um dos pontos mais animados da 41ª Facip.

encontro pSolVárias autoridades regionais e estaduais do partido PSOL,

dentre elas o deputado federal Ivan Valente e o Presidente Es-tadual do Partido, Miguel Carvalho, estiveram em Jales no mês de abril. De acordo com o pré-candidato a deputado federal, Juliano Matos, vários assuntos foram abordados nesse encontro, como a CPI da dívida pública, o projeto Ficha Limpa e outros projetos encabeçados pelo PSOL na Câmara dos Deputados.

destaque profissionalA jalesense Débora Gas-

ques, cada vez mais, vem des-pontando na carreira jurídica. A bela advogada tributarista faz parte do time de profes-sores da Fundação Getúlio Vargas FGV-SP. No último dia 30 de abril, ela comple-tou mais um ano de vida. Os paparicos certamente ficaram por conta dos pais “corujas”, Eloína e Benedito Gasques (Pantanal Madeiras).

Foto: Patrícia Gasques