5 diferentes visões

8
Diferentes visões 04 02 05 03 06 01 Intro Cadastrada por Raquel Faria Material - onde encontrar na mata Material - quanto custa até 10 reais Tempo de apresentação até 10 minutos Dificuldade fácil Segurança seguro Materiais Necessários Apesar de não podermos enxergar através dos olhos das aves ou mesmo dos olhos de outros animais, os resultados de investigações científicas nos permitem fazer algumas inferências sobre o tema. Algumas investigações são feitas através de análises microscópicas ou moleculares, o que requer a utilização de um laboratório de pesquisa altamente especializado. No entanto, simples comparações da morfologia dos olhos e dos comportamentos apresentados entre animais diferentes, como aves de mamíferos, podem nos levar a fazer especulações interessantes sobre a visão desses indivíduos. * Observação de aves e mamíferos; * Duas pessoas Beija-flor. Introdução

Upload: giselly2

Post on 10-Jul-2015

71 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 5 diferentes visões

Diferentes visões

0402 0503 0601Intro

Cadastrada por Raquel Faria

Material - onde encontrarna mata

Material - quanto custaaté 10 reais

Tempo de apresentaçãoaté 10 minutos

Dificuldadefácil

Segurançaseguro

Materiais Necessários

Apesar de não podermos enxergar através dos olhos das aves ou mesmo dos olhos de outros animais, os resultados de investigações científicas nos permitem fazer algumas inferências sobre o tema. Algumas investigações são feitas através de análises microscópicas ou moleculares, o que requer a utilização de um laboratório de pesquisa altamente especializado. No entanto, simples comparações da morfologia dos olhos e dos comportamentos apresentados entre animais diferentes, como aves de mamíferos, podem nos levar a fazer especulações interessantes sobre a visão desses indivíduos.

* Observação de aves e mamíferos;* Duas pessoas

Beija-flor.

Introdução

Page 2: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 0402 0503 06

Passo 1

01

Atividade 1

Leve seus alunos para uma aula de campo em um local onde existam aves. Pode ser realizado inclusive um passeio ao zoológico mais próximo. Eles devem reparar como são os olhos das aves e onde eles estão posicionados.

O mesmo procedimento descrito anteriormente deve ser realizado para os mamíferos. Os alunos devem, então, comparar as duas classes (aves e mamíferos) com relação ao formato e posição dos olhos na face.

Se não for possível uma saída de campo para a observação de aves e mamíferos, é aconselhável passar um vídeo para os alunos, como o disponível abaixo:

Flamingos. Patos.

Pavão fêmea.

Vídeo ilustrativo de aves e mamíferos.

Elefante africano.Tigre siberiano.

Page 3: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 04 0503 0601

Passo 2

02

Atividade 2 - Dinâmica em dupla

Peça aos seus alunos que façam duplas e se posicionem um de frente para o outro. Um deve estender o braço com a mão fechada e o dedo indicador deve ser dobrado perpendicularmente, como ilustrado no vídeo. Enquanto isso, o outro deve fechar um olho e, com uma das mãos, tentar encostar o dedo indicador na ponta do dedo do seu colega, com movimentos rápidos. Provavelmente alguns terão dificuldades para acertar o alvo. Depois, eles devem repetir o procedimento com os olhos abertos. Os resultados foram os mesmos? O professor poderá pedir aos alunos que elaborem hipóteses que expliquem o porquê dos fatos ocorridos e discutir com eles o que acontece.

Observe no vídeo abaixo como a atividade de ve ser feita:

Page 4: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 0402 05 0601

Passo 3

03

O que acontece

A visão das aves

Quando as aves voam, se movimentam nas três dimensões do espaço com muita rapidez e, por isso, precisam constantemente captar informações sensoriais sobre sua posição e possíveis obstáculos no meio do caminho. Assim, as aves possuem uma excelente visão e audição e, como conseqüência, a região do cérebro responsável por esses sentidos é bastante desenvolvida.

Os olhos das aves são considerados grandes em relação a seus corpos. Alguns gaviões, águias e corujas possuem olhos tão grandes quanto os dos seres humanos. A estrutura básica do olho das aves é semelhante à de qualquer vertebrado, mas sua forma varia de uma esfera achatada a algo semelhante a um tubo essas formas variadas são o resultado das aves possuírem olhos grandes encaixados em crânios proporcionalmente pequenos.

A visão dos mamíferos

Os mamíferos possuem como sentidos mais importantes e mais desenvolvidos a audição e o olfato, sendo menos dependentes da visão. Isso ocorre porque os mamíferos evoluíram como animais noturnos. Portanto, a visão não seria a melhor estratégia para perceber o ambiente.

Tucano e Mutum (ave toda preta). Avestruz.

Gorila.Hipopótamo.Harpia ou Gavião Real.

Page 5: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 02 0503 0601

Passo 4

04

A noção de profundidade e a localização dos olhos

Os olhos das aves são localizados nas laterais de suas cabeças. Isso traz uma dificuldade com relação à percepção de profundidade. Quando os alunos tamparam um dos olhos e tentaram colocar a ponta do dedo no dedo do colega estavam enxergando de forma semelhante às aves e, assim, alguns erraram a mira!

Os mamíferos, entretanto, possuem dois olhos localizados na frente da face, um do lado do outro. Essa disposição dos olhos traz uma ótima noção de profundidade. Por isso, quando a atividade 3 é feita com os dois olhos abertos a pessoa consegue tocar a ponta do dedo da outra sem dificuldades.

Por possuírem apenas um olho de cada lado da face, as aves poderiam ter a visão prejudicada, mas elas compensam a falta de noção de profundidade com a realização de movimentos rápidos com a cabeça de um lado para o outro. Algumas aves de rapina, como o gavião, possuem os olhos menos laterais que as outras aves. Essa característica do gavião é o que lhe habilita a pegar uma presa em pleno vôo!

Chimpamzé.Filhote de Beija-flor.araras.

Page 6: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 0402 03 0601

Passo 5

05

Para saber mais

Os olhos dos mamíferos possuem lentes esféricas com foco ajustável que são chamadas de cristalinos. Existem músculos que se contraem ou relaxam para alterar a forma dos cristalinos. Assim, eles ajustam o foco se tornando mais esféricos para uma visão mais próxima ou mais achatados para uma visão de objetos distantes.

Nas aves, o cristalino contribui para a focalização, assim como nos mamíferos, mas também a córnea auxilia nesse processo, pois a acomodação para objetos próximos ou distantes é feita pela alteração das duas estruturas por meio de músculos associados a elas. As aves, então, possuem um maior poder de acomodação, ou seja, conseguem focalizar um objeto perto ou longe com maior rapidez e facilidade que um mamífero.

Além disso, as aves possuem uma excelente acuidade visual, ou seja, formam imagens muito precisas e focadas, o que é importante para detectar uma presa em pleno vôo. Isso se deve à grande quantidade de cones (estruturas presentes no fundo da retina que são sensíveis a alguma cor) na retina, que também geram uma visão colorida. Já os mamíferos não conseguem formar imagens tão precisas ou com uma resolução tão boa quanto as das aves, mas possuem a capacidade de formar imagens mesmo com pouca luz no ambiente. Essa sensibilidade grande é devida à grande quantidade de bastonetes (estruturas responsáveis pela percepção de luz no ambiente) na retina dos mamíferos. As aves, portanto, possuem uma resolução e uma visão colorida superior à dos mamíferos, mas não enxergam tão bem durante a noite como eles.

Page 7: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 0402 0503 0601

Passo 5

A maioria dos mamíferos possui dois cones de recepção de cor. Entretanto, os primatas, incluindo o homem, são uma exceção a essa regra geral, pois possuem três tipos de cones receptores de cor e, por isso, percebem três cores primárias (vermelho, verde e azul) e possuem uma visão colorida bem refinada. Essa característica é importante para os primatas, pois apresentam hábitos diurnos e um olfato relativamente fraco.

Apesar disso, nossa visão colorida é fraca se comparada com a das aves, pois elas possuem quatro tipos de cones receptores de cor e uma faixa de visão em cores mais ampla.

Enfim, aves e mamíferos possuem bastonetes e cones em suas retinas, mas em proporções diferentes. Como vimos, também apresentam outras semelhanças em relação à estrutura dos olhos. Algumas características, entretanto, distinguem as capacidades das visões desses dois grupos e lhes permitem utilizar o ambiente de maneiras diferentes também, de forma que cada espécie está mais adaptada a viver nos locais que costumeiramente habitam e a se alimentar do que está adaptado a comer.

Page 8: 5 diferentes visões

Diferentes visões

Intro 0402 050301

Passo 6

06

Veja Também

Evolução da Visão em Coreshttp://www.biociencia.org/index.php?option=content&task=view&id=106

O sistema nervoso das aveshttp://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/sistema-nervoso-das-aves.php