4ºteste 10ºa

6
Leia atentamente todas as questões e responda de forma objetiva numa fol 1. A obtenção de energia pelas células é essencial para as suas atividades me ocorrer em diferentes condições. antendo condições anaeróbias, foram colocadas leveduras do género Saccharomyces !semelhantes "s usadas na aula e#perimental$ num meio contendo glicose. Ac longo do tempo, as concentrações das subst%ncias A e &, envolvidas no proc reali'ado por esses organismos, foi poss(vel obter os resultados e#pressos longo das *+ horas em decorreu a atividade. ara cada uma das questões seguintes, selecione a -nica opção que permite obteruma a)rmação correta. (4x5p) 1. 1 As subst%ncias representadas no gr )co pelas letras A e B são, respetivamente / A. glicose e lcool et(lico. B. lcool et(lico e glicose. C. dió#ido de carbono e o#igénio. D. o#igénio e dió#ido de carbono. 1. 2 A temperatura medida pelo termómetro ir previsivelmente 00000 ao longo porque 000000. A. aumentar !/$ aumenta a agitação das leveduras. B. aumentar !/$ o processo liberta energia na forma de calor. C. diminuir !/$ a energia libertada no processo ser usada na multiplica D. diminuir !/$ o processo não liberta energia na forma de calor. 1. 3 2 processo metabólico reali'ado pelas leveduras em questão é / A. a fermentação l tica. B. a fermentação alcoólica. C. a fotoss(ntese. D. a respiração celular. 1. 4 2 000000 da concentração de leveduras observado a partir das 34 horas é A. acréscimo !/$ aumentar a concentração da glicose dispon(vel no meio. B. acréscimo !/$ aumentar o teor de o#igénio no meio. C. decréscimo !/$ aumentar o teor de dió#ido de carbono no meio. D. decréscimo !/$ se esgotar a glicose dispon(vel no meio. 1. 5 5e, no in(cio da e#peri1ncia tivesse sido retirada a rolha do frasco, m outras condições e#perimentais, o n-mero de leveduras presentes no reci seria superior ao atingido com a montagem da )gura. 7#plique porqu1. (10p) 2. As a)rmações seguintes referem8se a processos industriais que util produção de determinados produtos alimentares. (5p) 5elecione a opção que as avalia corretamente. 1. 9a produção de iogurtes, a lactose do leite é transformada em cido l c de :2 *. 2. 2 fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae é utili'ado na produção de cerveja gr sua capacidade de reali'ar fermentação alcoólica. 3. As leveduras usadas na fermentação do pão apenas atuam quando os fornos atingem cerca de *;; <: de temperatura. 7scola 5ecund ria com => :iclo de António ?edeão @este de avaliação da disciplina de &iologia e ?eologia 3;> Ano *;33 3* 1

Upload: vanessa-madeira

Post on 05-Oct-2015

8 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

10º A

TRANSCRIPT

ESCOLA SECUNDRIA DE ANTNIO GEDEO

Escola Secundria com 3 Ciclo de Antnio Gedeo

Teste de avaliao da disciplina de Biologia e Geologia 10 Ano 2011/12

Leia atentamente todas as questes e responda de forma objetiva numa folha de teste.

1. A obteno de energia pelas clulas essencial para as suas atividades metablicas, podendo ocorrer em diferentes condies.

Mantendo condies anaerbias, foram colocadas leveduras do gnero Saccharomyces (semelhantes s usadas na aula experimental) num meio contendo glicose. Acompanhando, ao longo do tempo, as concentraes das substncias A e B, envolvidas no processo metablico realizado por esses organismos, foi possvel obter os resultados expressos na figura seguinte, ao longo das 24 horas em que decorreu a atividade.

Para cada uma das questes seguintes, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (4x5p)1. 1 As substncias representadas no grfico pelas letras A e B so, respetivamente

A. glicose e lcool etlico.

B. lcool etlico e glicose.

C. dixido de carbono e oxignio.

D. oxignio e dixido de carbono.

1. 2 A temperatura medida pelo termmetro ir previsivelmente _____ ao longo da experincia porque ______.

A. aumentar () aumenta a agitao das leveduras.

B. aumentar () o processo liberta energia na forma de calor. C. diminuir () a energia libertada no processo ser usada na multiplicao das leveduras.

D. diminuir () o processo no liberta energia na forma de calor.1. 3 O processo metablico realizado pelas leveduras em questo

A. a fermentao ltica.

B. a fermentao alcolica.C. a fotossntese.

D. a respirao celular.

1. 4 O ______ da concentrao de leveduras observado a partir das 17 horas justificado por

A. acrscimo () aumentar a concentrao da glicose disponvel no meio.

B. acrscimo () aumentar o teor de oxignio no meio. C. decrscimo () aumentar o teor de dixido de carbono no meio.

D. decrscimo () se esgotar a glicose disponvel no meio.1. 5 Se, no incio da experincia tivesse sido retirada a rolha do frasco, mantendo iguais todas as outras condies experimentais, o nmero de leveduras presentes no recipiente s 15 horas seria superior ao atingido com a montagem da figura. Explique porqu. (10p)2. As afirmaes seguintes referem-se a processos industriais que utilizam a fermentao na produo de determinados produtos alimentares. (5p)Selecione a opo que as avalia corretamente.

1. Na produo de iogurtes, a lactose do leite transformada em cido lctico com libertao de CO2.

2. O fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae utilizado na produo de cerveja graas sua capacidade de realizar fermentao alcolica.

3. As leveduras usadas na fermentao do po apenas atuam quando os fornos de cozedura atingem cerca de 200 C de temperatura.

A. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas.

B. 2 e 3 so verdadeiras; 1 falsa.C. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas.

D. 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa.

3. O processo de respirao celular pode dividir-se em 4 fases caracterizadas pela ocorrncia de determinadas reaes qumicas.

3. 1 Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (5p)As etapas I, II, III, IV designam-se, respetivamente por

A. gliclise, cadeia transportadora de eletres/fosforilao oxidativa, ciclo de Krebs e formao de acetilCoA. B. cadeia transportadora de eletres/fosforilao oxidativa, gliclise, ciclo de Krebs e formao de acetilCoA.

C. gliclise, formao de acetilCoA, ciclo de Krebs e cadeia transportadora de eletres/fosforilao oxidativa.

D. cadeia transportadora de eletres/fosforilao oxidativa, formao de acetilCoA, ciclo de Krebs e gliclise. Coluna XColuna Y

A

B

C

D

E

F

G1. FADH

2. ATP

3. ADP

4. H2O5. lcool Etlico6. CO27. cido Pirvico

8. O29. NAD+10. NADH

3. 2 Faa corresponder a cada uma das letras da figura representados na coluna X, a designao do composto que representa e que consta da coluna Y. (10p) Escreva, na folha de respostas, os nmeros e as letras correspondentes. Utilize cada nmero e cada letra apenas uma vez.

3. 3 Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (5p)As etapas II e III ocorrem ______ e a etapa IV _____.

A. na membrana interna da mitocndria () na matriz mitocondrial

B. na matriz mitocondrial () na membrana interna da mitocndria C. na membrana interna da mitocndria () tambm

D. na matriz mitocondrial () tambm4. Na figura seguinte esto representados dois processos metablicos alternativos de degradao da glicose.

Para cada uma das questes seguintes, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (2x5p)4. 1 O processo representado em A a ______ e o processo representado em B a ______.

1. respirao celular () fermentao ltica

2. fermentao ltica () respirao celular3. fermentao alcolica () fermentao ltica

4. fermentao ltica () fermentao alcolica

4. 2 A etapa comum aos dois processos metablicos

1. a formao do acetilCoA.

2. a gliclise.3. a cadeia transportadora de eletres.

4. o ciclo de Krebs.

5. Na figura seguinte est representado, de forma esquemtica, um fragmento da epiderme de uma folha e a ampliao de um dos seus estomas.

Para cada uma das questes seguintes, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (2x5p)5. 1 A entrada de ies K+ para as clulas guarda tem como consequncia

A. a diminuio da presso osmtica, a entrada de gua e a abertura dos ostolos.

B. o aumento da presso osmtica, a entrada de gua e a abertura dos ostolos.C. a diminuio da presso osmtica, a sada de gua e o fecho dos ostolos.

D. o aumento da presso osmtica, a entrada de gua e o fecho dos ostolos.5. 2 As clulas guarda so as nicas clulas da epiderme das plantas que tm cloroplastos e realizam a fotossntese, que na presena de luz torna possvel ...

A. a produo de protenas transportadoras membranares que permitem a difuso facilitada dos ies K+.

B. a produo de protenas transportadoras membranares que permitem o transporte ativo dos ies K+.

C. a produo de glcidos que degradados por respirao aerbia originam o ATP que ser usado no transporte ativo dos ies K+.

D. a produo de glcidos que degradados por fermentao originam o ATP que ser usado no transporte ativo dos ies K+.

6. Na figura seguinte esto representadas duas superfcies respiratrias, A e B presentes em alguns animais.

A BPara cada uma das questes seguintes, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (4x5p)6. 1 Na superfcie A ocorre difuso ______ dos gases e na superfcie B ______.1. direta () tambm

2. indireta () tambm 3. direta () indireta

4. indireta () direta

6. 2 Em A est representado um esquema ______ e em B ______.

1. das brnquias () dos pulmes

2. do tegumento () das brnquias3. dos pulmes () do tegumento

4. das brnquias () do tegumento

6. 3 Na difuso dos gases respiratrios, o fator que determina o sentido da difuso

A. o tipo de superfcie respiratria.

B. a grande vascularizao da superfcie respiratria.C. a presso parcial de cada um dos gases.

D. a grande rea da superfcie respiratria.

6. 4 Uma das caractersticas de uma superfcie respiratria a sua ______, que garante a ______ dos gases que a atravessam.

A. vascularizao () difuso direta

B. elevada superfcie () dissoluoC. pouca espessura () difuso direta

D. humidificao () dissoluo

7. Na figura seguinte est representado esquematicamente o mecanismo de contracorrente num peixe.

As afirmaes seguintes referem-se ao mecanismo de contracorrente que ocorre na hematose branquial. Selecione a opo que as avalia corretamente. (5p)1. A difuso de oxignio da gua para o sangue maior entrada do sangue nas lamelas branquiais do que sada.

2. No percurso ao longo das lamelas branquiais, o sangue vai encontrando gua cada vez menos rica em oxignio.

3. O sangue, sada das lamelas branquiais, encontra gua que ainda no libertou nenhum oxignio.

A. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas

B. 3 verdadeira; 1 e 2 so falsasC. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas

D. 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa

8. Na figura seguinte est representada a associao entre duas clulas nervosas, A e B.

Para cada uma das questes seguintes, selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (2x5p)1. nos dois sentidos, dependendo do estmulo.

2. nos dois sentidos, dependendo da resposta.3. de A para B.

4. de B para A.

8. 1 Nestas clulas nervosas o impulso nervoso propaga-se ... 8. 2 Nos neurnios que observa na figura, o impulso nervoso percorre cada neurnio

A. sob a forma de impulso eltrico e passa para o neurnio vizinho sob a forma de neurotransmissores.

B. quando o potencial de ao da membrana plasmtica se converte em potencial de repouso.C. sob a forma de impulso eltrico e passa para o neurnio vizinho devido alterao do potencial eltrico na zona de contacto.

D. sob a forma de neurotransmissores e passa para o neurnio vizinho pelo mesmo processo.

8. 3 As afirmaes seguintes referem-se ao mecanismo de conduo do impulso nervoso.

Selecione a opo que as avalia corretamente. (5p)1. Os ndulos de Ranvier ocorrem apenas nos neurnios mielinizados e so responsveis pelo aumento da velocidade de propagao do impulso.

2. Nos neurnios mielinizados, a despolarizao ocorre apenas a nvel das clulas de Schwann.

3. A mielina uma molcula lipdica branca fabricada pelas clulas de Schwann.

A. 2 verdadeira; 1 e 3 so falsas

B. 3 verdadeira; 1 e 2 so falsasC. 1 verdadeira; 2 e 3 so falsas

D. 1 e 3 so verdadeiras; 2 falsa

8. 4 Faa corresponder a cada uma das frases expressas na coluna A, a designao do componente do sistema nervoso nela referido e que consta da coluna B. (10p)Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.Coluna AColuna B

A. Unidade estrutural e funcional do sistema nervoso.

B. Inverso do potencial de membrana que progride ao longo dos neurnios.

C. Transmite mensagens nervosas, a partir de recetores sensoriais, at um centro de integrao.

D. Prolongamentos numerosos e ramificados dos neurnios, que recebem os impulsos nervosos.

E. Contacto entre dois neurnios.

1. Nervo sensorial

2. Axnio

3. Neurotransmissor

4. Sinapse 5. Dendrites

6. Neurnio

7. Impulso nervoso

8. Nervo motor

9. Existem diversas substncias que so capazes de interferir com o normal funcionamento do sistema nervoso. Algumas destas drogas so venenos capazes de causar a morte, enquanto outras, quando corretamente administradas, funcionam como importantes frmacos capazes de melhorar a condio de indivduos doentes. considere os dois exemplos seguintes:

A cocana atua nas sinapses, bloqueando a permeabilidade da membrana ao Na+.

As endorfinas so neurotransmissores que atuam no sistema nervoso central (SNC), inibindo a transmisso de alguns sinais nervosos. A morfina uma substncia cuja molcula semelhante s endorfinas.

9. 1 Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. (5p)A cocana , por vezes, utilizada como anestsico local. As suas propriedades anestsicas resultam do facto de

A. impedir a propagao do impulso nervoso.

B. estimular o funcionamento da bomba de sdio potssio.C. substituir os neurotransmissores que bloqueiam a dor.

D. destruir, rapidamente as sinapses.

9. 2 Formule uma hiptese para explicar o facto de a morfina ser usada como um potente analgsico do SNC.

(10p)10. A manuteno das condies do meio interno dentro de limites compatveis com a vida designa-se por homeostasia, que coordenada pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. Para este equilbrio contribuem todos os outros sistemas do organismo e, em particular, o sistema urinrio.10. 1 Analise a tabela seguinte onde est representada a variao do consumo de oxignio de um determinado animal para diferentes valores da temperatura ambiental.

Temperatura

(C)Consumo de O2/hora

(mm3/g)

5

10

15

20

25

30

35180

105

95

50

36

31

27

Comente a frase seguinte: (15p) O animal usado na experincia registada na tabela homeotrmico.

10. 2 A regulao da temperatura corporal no ser humano implica uma sequncia de processos que rapidamente a repem nos valores de referncia. Ordene as letras de A a F, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos relacionados com a regulao da temperatura corporal. Comece pela letra A e escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. (10p)

A. Diminuio da temperatura do meio exterior.

B. Tremuras (contrao muscular) e vasoconstrio.

C. Os nervos aferentes levam as mensagens ao hipotlamo.

D. Nervos eferentes conduzem as mensagens aos vasos sanguneos e msculos.

E. Estimulao dos termoreceptores da pele.

F. O hipotlamo integra as informaes recebidas.

10. 3 Faa corresponder a cada uma das frases expressas na coluna A, a designao da estrutura envolvida na osmorregulao humana nela referida e que consta da coluna B. (10p)Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.Coluna AColuna B

A. Zona do tubo urinfero onde ocorre o processo de filtrao.

B. Zona do rim onde lanada a urina.

C. Local que liberta para o sangue a hormona ADH.

D. Conjunto de capilares que resultam da ramificao da arterola aferente.

E. Tubo da zona cortical que recebe o lquido produzido em vrios nefrnios.

1. Zona cortical

2. Pirmides de Malpighi

3. Bacinete

4. Glomrulo de Malpighi5. Urter

6. Cpsula de Bowman

7. Hipfise

8. Tubo coletor

10. 4 Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas s aes atravs das quais se osmorregulam os organismos que vivem em gua salgada. (10p)A. Segregam sais para o meio exterior por transporte ativo.

B. Fazem elevada excreo de sais numa urina muito concentrada.

C. Tm nefrnios com glomrulos grandes e ansas de Henle pequenas.

D. Esto em ambiente hipertnico.

E. Ganham gua por osmose.

F. Absorvem sais por transporte ativo.

10. 5 Quando comemos alimentos muito salgados temos vontade de beber muita gua e, se no o fizermos, produzimos menor quantidade de urina nas horas seguintes. Explique por que razo isso acontece descrevendo, sucintamente, o mecanismo de osmorregulao envolvido. (15p)A Professora Slvia Palma

1