47928361 manual modulo configurador protheus 10

Download 47928361 Manual Modulo Configurador Protheus 10

If you can't read please download the document

Upload: sergio-santos

Post on 14-Aug-2015

116 views

Category:

Documents


32 download

TRANSCRIPT

Educao Corporativa

Configurador

Matriz - Av. Braz Leme, 1.717 - 02511-000 - So Paulo - SP - Brasil. Tel.: 55 (11) 3981 - 7001 www.microsiga.com.brTodos os direitos reservados.

1

CONFIGURADOR INTRODUO CONFIGURAO EMPRESAS E FILIAIS ARQUIVOS, TABELAS E CAMPOS MENUS E SENHAS REPOSITRIO DE IMAGENS PARMETROS E LOGS SCHEDULE GATILHOS

3 4 5 8 18 58 71 73 81 86

2

Configurador

Sumrio

Todos os direitos reservados.

CONFIGURADORObjetivos instrucionais do cursoSo habilidades e competncias precisas e especficas que propiciam uma indicao clara e completa sobre os conhecimentos pretendidos. Compreendem: a) Conceitos a serem aprendidos: - princpio epistemolgico do Protheus; - nomenclatura Microsiga; b) Habilidades a serem dominadas: - domnio conceitual do Sistema; - capacidade de anlise e adequao: necessidades X soluo Microsiga; c) Tcnicas a serem aprendidas: - operacionalizao do ambiente; d) Atitudes a serem desenvolvidas: - capacidade para resoluo de problemas tcnico-operacionais do ambiente; - capacidade de execuo.

Objetivos especficos do cursoAo trmino do curso, o treinando dever ser capaz de: Dominar e articular com propriedade a linguagem prpria soluo Microsiga.

Todos os direitos reservados.

Configurador

3

INTRODUOViso Geral Do CursoEste curso foi elaborado para capacitar os usurios do Protheus a utilizarem os recursos do Mdulo Configurador de forma sistemtica e prtica, abordando os conceitos por ele utilizados e orientando-os na operao de cada uma de suas opes para que seja possvel a aplicao s rotinas de sua empresa.

Objetivos do CursoAo trmino deste curso, o aluno dever estar habilitado a: Identificar a estrutura dos diretrios e as famlias de arquivos; Criar e solicitar autorizao de uso de empresas; Fazer manuteno nos cadastros de: mapeamento dos arquivos (Sx2); criao de tabelas (Sx5); dicionrio de dados (Sx3); consulta padro (SxB). Configurar e tratar: menus; senhas e usurios; parmetros (Sx6); log de registros; gatilhos em campos (Sx7).

Anotaes

4

Configurador

Todos os direitos reservados.

CONFIGURAOO que voc ir aprender neste captuloNeste captulo, veremos os principais arquivos de configurao do sistema, chamados de Arquivos Customizadores, alm de outros arquivos de uso interno do Protheus. Tambm analisaremos os diretrios especficos de cada arquivo dentro da estrutura do sistema.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: estrutura dos diretrios; famlias de arquivos.

Estrutura dos DiretriosO Diretrio Base da instalao o \Protheus10, sendo definidos na instalao os sub-diretrios de acordo com as tabelas a seguir:\PROTHEUS10 \APO \BIN\SMARTCLIENTE_ACTIVEX \BIN\SMARTCLIENT \BIN\SERVER \BIN\APPSERVER\ACE_2.50 \BIN\APPSERVER\ACE_6.11 \BIN\APPSERVER\ACE_6.20 \BIN\APPSERVER\ACE_7.00 \BIN\TOOLS \CPROVA \CRYSTAL \DATA \HANDHELD \INCLUDE \MY PROJECTS\SAMPLES\SOURCE \SAMPLES\DOCUMENTS \SYSTEMLOAD \SPOOL \SEMAFORO \SYSTEM \SISCOMEX \PROFILE Raiz do sistema Repositrio de objetos (RPO). Destinado aos arquivos para acesso via Web Executveis, bibliotecas e arquivos de configurao (.INI) do sistema. Executveis, bibliotecas e arquivos de configurao (.INI) do sistema. Arquivos de configurao e bibliotecas para acesso aos arquivos SX's. Arquivos de configurao e bibliotecas para acesso aos arquivos SX's. Arquivos de configurao e bibliotecas para acesso aos arquivos SX's. Arquivos de configurao e bibliotecas para acesso aos arquivos SX's. Onde so encontrados as ferramentas para manuteno do sistema Destinado para a gravao dos lanamentos analticos do mdulo Contbil. Contm arquivos de bibliotecas e relatrios modelos do Crystal Report. Contm o Banco de dados do Protheus (Codebase ou ADS). Arquivos de biblioteca para integrao com Palm-OS e Pocket PC Contm as Bibliotecas (.CH) necessrias a execuo e compilao do AP7. Fontes para exemplos de funes ADVPL. Arquivos modelos para integrao com o pacote Microsoft Office. Arquivos de carga do Dic. de dados e Helps do Protheus, usado somente na inst. Destinado para a gravao de relatrios gerados em disco. Arquivos complementares para as sequncias de documentos. Contm os arquivos de Customizao, controle de Empresa e menus do Sistema. Contm arquivos especficos para uso dos mdulos de importao e exportao. Armazena o perfil de cada usurio

Todos os direitos reservados.

Configurador

5

Famlias de ArquivosA MICROSIGA criou uma identificao para tabelas e arquivos do sistema Protheus que consiste em codificar seus nomes seguindo um padro pr-estabelecido, para que os usurios e analistas possam identific-los com mais facilidade. Os nomes das tabelas e arquivos so formados por um conjunto de trs dgitos que os identificam. O quarto e quinto dgitos indicam o nmero da empresa e o sexto dgito sempre zero, que utilizado para identificao interna do sistema: 1 posio (S) de SIGA ou uma outra letra quando se trata de um arquivo especfico de um determinado mdulo/ambiente; 2 posio de (A a Z) ou (0 a 9), definindo a famlia do arquivo; 3 posio de (1 a Z), definindo a seqncia dentro da famlia. Como exemplo, vamos utilizar o Arquivo de Clientes SA1010.DBF no qual: S significa que este arquivo pertence aos Mdulos Genricos; A letra que representa a famlia que o Arquivo pertence; 1 seqncia do arquivo na famlia; 01 caracteres que representam a numerao da empresa; 0 dgito de uso exclusivo da MICROSIGA. Para as customizaes dos clientes, so reservadas as famlias SZ?(A...Z e 0...9), os usurios no devem utilizar as famlias reservadas para MICROSIGA, pois estas podero ser sobrepostas em uma futura atualizao de verso. A Famlia SX fica armazenada no diretrio \SYSTEM\ , e formada pelos arquivos customizadores do Protheus. Referem-se a todos os mdulos, pois so de uso Genrico:SX1 SX2 SX3 SX4 SX5 SX6 SX7 SX9 SXA SXB SXC SXD SXE SXF SXG SXK SXO SXP SIX SINDEX Perguntas e Respostas Mapeament o de Arquivos Dicionrio de Dados Agend a do Schedule de Processos Tabelas Parmetros Gatilhos Relacionamento entre arquivos Pastas Cadastrais Consulta Padro Control e de U surios Control e do Schedule de Processos Sequncia de Documento s (+1) Sequncia de Documentos (Prximo) Tamanho padro para campos Controle de Perguntas (SX1) Usurios Controle de Log's por Tabela Controle de Log's por Tabela ndice s dos Arquivos (1) ndice s dos Arquivos (2)

6

Configurador

Todos os direitos reservados.

H tambm arquivos que armazenam dados especiais, como script de planilhas, senhas, helps, menus, consultas etc., normalmente em formato texto. So eles:SIGAMAT.CFG SIGAADV.HLP SIGAADV.HPR SIGAMAT.EMP SIGAMAT.ALC SIGAFIS.MAG SIGAADV.PSS SIGAMAT.DEP SIGAMAT.ACS SIGAMAT.IND Nmero de Estaes Help de Campos Help de Programas Empresas Aladas e Solicitaes de Compras Livros Fiscais Magnticos Senhas Depurao Acessos ndice do SIGAMAT.EMP

Temos ainda outros arquivos com extenses que tambm fazem parte do Protheus, os quais esto relacionados a seguir:.#DB .REL .DUP .PDV .NF2 .PLN .RPG .DRV .REM .RET .FAT .IMP .LOG .PRW e .PRX Backup Relatrios Script de Duplicata Planilha de Custos Script da Nota Fiscal Planilhas Script do RPG Drivers de Impressoras Envio de Transmisso Bancria Recebimento de Transmisso Bancria Script de Fatura Configuraes de Importao de Dados Arquivo TTS Programas em ADVPL e RDMAKE

Os demais arquivos contendo os dados dos usurios propriamente ditos ficam armazenados no diretrio padro \DATA\ e podem ser analisados no arquivo Sx2 Drivers e Diretrios de Arquivos. O contedo de cada arquivo pode ser analisado no arquivo Sx3 Dicionrio de Dados. Caso os arquivos no existam no diretrio que foram indicados, sero criados na abertura do sistema. Para saber sobre Famlias de Arquivos, do Mdulo Configurador, posicione na opo e pressione a tecla . Ser apresentado o Help do Programa esclarecendo a sua finalidade e como execut-lo.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

7

EMPRESAS E FILIAISO Protheus possui um Mdulo Configurador que a sua principal ferramenta de apoio ao desenvolvimento e customizao dos mdulos administrativos integrados que ainda no necessitem de programas especficos. Este mdulo permite ao usurio adaptar o sistema s necessidades de sua empresa. Dada sua flexibilidade, possibilita a configurao da sua base estrutural de dados com incluso de novos campos, excluso e alterao dos j existentes, mudana de variveis padres do sistema, entre outros.

O que voc ir aprender neste captuloNeste captulo, veremos o Mdulo Configurador e seus componentes. Aprenderemos tambm a criar novas empresas, filiais e a valid-las.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: criao de empresas; autorizao de empresas; autorizao de emegncia.

Criao de EmpresasO usurio pode criar novas empresas/filiais numericamente at o limite de (99). Cada nova empresa equivale a um jogo de arquivos prprios. As empresas tambm podem ser criadas com cdigos alfa-numricos, extendendo o gerenciamento para at (1.296 empresas) e com at (1.296 filiais). O Protheus possibilita a sua utilizao em empresas de todos os portes com a garantia da integridade de seus dados. Em casos de grupos de empresas, os arquivos do sistema podem ser utilizados por uma ou mais empresas, conforme a definio disponvel em sua tela. Dessa forma, ser possvel acessar os menus mais rapidamente.

Anotaes

8

Configurador

Todos os direitos reservados.

Para Criar uma empresa, selecione as seguintes opes: Empresas + Arquivos + Criao de Empresa;

Clique na opo [+] de Empresas e Posicione o cursor sobre a outra opo Empresas , clique no boto Incluir ;

Todos os direitos reservados.

Configurador

9

Na pasta Dados Gerais , informe os dados a seguir:

Observao: Existem dados a serem preenchidos, nas diferentes pastas. Tais campos devem ser preenchidos com cautela, para a gerao correta das informaes Fiscais e de Folha de Pagamento. Ser apresentado tela para a escolha da gerao da Base de Dados da empresa que est sendo criada. A medida que se muda de campo exibido o alerta abaixo, confirme sempre.

Aps o preenchimento de toda a tela, confira os dados e confirme clicando no boto Gravar;

10

Configurador

Todos os direitos reservados.

Aps a confirmao, ser exibido a janela Criao de Base, marque a opo Com Registros Padro;

O sistema apresentar uma tela para seleo do Pas-sede da instalao do Sistema. muito importante a escolha do Pas, para que sejam calculados impostos corretamente. Selecionar o Pas e clique no boto OK;

O sistema apresentar uma tela para seleo do diretrio o qual sero armazenados os dados. Localize o diretrio \DATA\ e confirme, clicando no boto Abrir;

Todos os direitos reservados.

Configurador

11

Aguarde a criao dos arquivos e em seguida, clique na opo Imprimir . O sistema apresentar uma tela para preenchimento de alguns dados e seleo das empresas s quais devero ser autorizadas. Selecione a empresa a autorizar e em seguida preencha os seguintes dados:

Clique em imprimir e o sistema apresentar uma tela para ajuste da impresso do documento. Selecione impresso Em Disco e confirme.

12

Configurador

Todos os direitos reservados.

O Sistema apresentar a janela de Configurao de Impressoras. Seleo a opo de acordo com suas preferncias e confirme.

O resultado final ser a Janela abaixo.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

13

Exerccio 01 - Crie uma empresa de acordo com as informaes abaixoEmpresa: Filial: Nome Reduz.: Filial Reduz.: Nome: Telefone/Fax: Equipe: CNPJ: Inscrio: 01 01 Microsiga Matriz Microsiga Software 011011-3981-7000 S 12122221344 33223112

No se esquea de gerar o termo de autorizao de empresas.

Para este curso, as demais informaes contidas em outras pastas no so importantes, porm em situaes reais, esses dados so imprescindveis tambm para a correta criao da empresa, j que estas informaes faroparte dos cabealhos de relatrios;Dica

O Protheus traz uma empresa Teste/Matriz , Cdigo 99 , para acesso imediato e sem limites de registros por arquivo, porm com limitao deacessos por usurios;

Autorizao de EmpresasAps a criao da empresa, necessrio que tenhamos a senha de autorizao para o seu uso, para isso necessrio imprimir o relatrio de criao de empresas como j foi visto. Para autorizar a Liberao da Empresa, selecione as seguintes opes: Usurios + Senhas + Autoriz. Empresa;

14

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique na opo [+] de Empresas posicione o cursor sobre a outra opo Empresas e clique na opo [+] novamente; Posicione o cursor sobre a opo [+] da Empresa , que foi criada anteriormente e sobre a opo (Liberao de Uso) e clique no boto Editar;

O campo para a digitao da senha ser liberado e devem ser digitados os cdigos de liberao fornecidos pela Microsiga. Exerccio 02 Simule o processo de Autorizao da Empresa que foi criada anteriormente.

Autorizao de EmergnciaCaso a liberao para o uso da empresa no possa ser efetuada imediatamente, pode se recorrer senha de emergncia. Esta senha apenas temporria e ter validade apenas durante o dia em que foi digitada, ou seja, 24 horas.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

15

Para utilizar a Autorizao de Emergncia, selecione Senhas + Autoriz. Emergncia; Clique na opo [+] da opo Empresas;

Posicione o cursor sobre a opo Inf. Corporativas e clique no boto (Lmpada Vermelha) que ser habilitado na barra de ferramentas.

16

Configurador

Todos os direitos reservados.

Ser exibida uma tela na qual deve-se digitar a senha para a autorizao da empresa. Digite a senha que ser utilizada em curso. Exerccio 03 Simule o processo de Autorizao da Emergncia que foi criada anteriormente.

Essa liberao somente ter efeito se for utilizada uma senha vlida concedida pelo Departamento de Liberao de Senhas da MICROSIGA .Dica

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

17

ARQUIVOS, TABELAS E CAMPOSO que voc ir aprender no prximo captuloNo prximo captulo, aprenderemos a criao de novos arquivos no sistema, a alterao de suas estruturas e a criao de novos campos. Tambm veremos a criao de Tabelas e sua utilizao dentro dos campos.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: Arquivo de Perguntas (SX1); Mapeamento de Arquivos (Sx2); Criao de Tabelas (Sx5); Dicionrio de Dados (Sx3); Consulta Padro (SxB).

Arquivo de Perguntas (Sx1)Quando da necessidade de Customizaes prprias que envolvam o desenvolvimento de relatrios ou processos prprios, os mesmos podero ter parametrizaes diferenciadas, de acordo com as necessidades especficas dos usurios ou da Empresa. Para tanto, possvel atravs das Perguntas, criar filtros , que tenham por principal objetivo selecionar registros a serem impressos ou processados. Tais filtros, geralmente so: por cdigo incio/fim, por perodo inicial/final, por filial, etc. Em sntese, cada processo ou filtros de um relatrio, ter seu prprio grupo de perguntas, que sero chamadas , todas as vezes em que se processem esses relatrios ou processos.

Para incluir Novas Perguntas:Selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Bases de Dados; O sistema apresentar uma tela contendo todas as opes disponveis para configurao;

Anotaes

18

Configurador

Todos os direitos reservados.

Selecione a opo Perguntas e clique no boto Incluir;

Todos os direitos reservados.

Configurador

19

Incluindo um novo grupo de perguntas;

Para criar o Help da pergunta, posicione na coluna Help da mesma e informe o texto desejado.

20

Configurador

Todos os direitos reservados.

Confira os dados e confirme; Aps a confirmao, clique em Pesquisar e digite o nome da pergunta criado recentemente;

Posicionado nesse grupo de perguntas, clique no boto Preview , para checar se as configuraes esto de acordo com o desejado.

Todos os direitos reservados.

Configurador

21

O Campo Objeto , permite criar um combo ou listbox , fazendo com que o usurio tenha que selecionar a opo desejada. Suponhamos: Analtico ou Sinttico . Para isto, devemos tambm atualizar os campos: Pr-seleo (Combo) - item selecionado, como default; Item 1 (Combo) ... Item 5 (Combo) - se referem s opes 1 a 5, que devem ser preenchidos, de acordo com a necessidade. Exerccio 04 Inclua um novo grupo de perguntas de acordo com as informaes abaixo:

GRUPO:TSTSZ1 Tipo Ordem Pergunta Tamanho Formato 01 Codigo de? Caracter 6 @! 02 Codigo At? Caracter 6 @!Crie um help para cada pergunta Assim como o Exemplo: Data da Criao: XX/XX/XX. Rotina: . Informe o Intervalo inicial de Cdigo. Caso seja necessrio a seleo de todos os registros, deixe o contedo em branco. Depois de criado e confirmado o grupo de perguntas, Posicionado no mesmo e visualize atravs do Preview .

Mapeamento de Arquivos (Sx2)O objetivo do Mapeamento permitir que os arquivos do Protheus sejam distribudos em diversos drivers/diretrios selecionados pelo usurio e tambm definir se ele poder ou no ser acessado por outras empresas e filiais existentes no sistema. A localizao dos arquivos determinada no (Arquivo Sx2). Cada empresa possui arquivos prprios, como: clientes, produtos, movimentaes, etc. Mas pode haver o uso comum de qualquer um deles, via mapeamento.

Anotaes

22

Configurador

Todos os direitos reservados.

Para compartilhar arquivos entre filiais, selecione Base de Dados + Dicionrio + Arquivos; O sistema apresentar uma tela contendo todos os arquivos utilizados pelos mdulos.

Clique no boto Pesquisar , informe o nome do Arquivo SB1 e confirme; O sistema apresentar o arquivo solicitado, posteriormente clique no boto Editar;

Todos os direitos reservados.

Configurador

23

No campo Modo Acesso , altere o seu contedo para Compartilhado , ou seja, disponibilize seus registros para que qualquer filial possa ter acesso;

Confirme e clique no boto Atualizar Base de Dados , para a Atualizao das Modificaes; Avance de acordo como proposto na janela e finalize

24

Configurador

Todos os direitos reservados.

Saia do cadastro clicando no boto Sair . Exerccio 05 Altere o modo de acesso do arquivo SA1990.

Para usufruir do compartilhamento entre empresas, basta alterar o campo Nome , informando o arquivo a ser compartilhado. Exemplo: selecionando a Empresa 01 , acessamos qualquer arquivo da mesma (SB1010) e modificamos para SB1020;Dica

necessrio muita cautela nesse tipo de configurao, pois ao compartilharmos um arquivo, talvez seja necessrio compartilhar-se outros ao mesmo tempo, por uma necessidade do Sistema.

Criando Novos Arquivos (Sx2)Como criar Novos Arquivos, utilizando Ambiente Configurador, selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Arquivos e clique no boto Incluir; Informe Prefixo, Path, Nome, Descrio, Modo Acesso e confirme

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

25

Para inserir os campos, selecione a tabela que foi inserida e clique no boto Editar .

Posicione o cursor sobre a opo Campos do lado esquerdo da tela, clique no boto Incluir .

26

Configurador

Todos os direitos reservados.

Na pasta Campo , informe os dados referente a criao do campo.

Na pasta Informaes , preencha os dados referentes Ttulo, Descrio e Help.

Todos os direitos reservados.

Configurador

27

Na pasta Opes , informe Inic. Padro Observao: A validao GETSXENUM(SZ7 ,Z7_CODIGO) utilizada para gerar a auto-numerao do campo em questo.

Nesta mesma pasta tambm possvel criar campos que possuam Lista de Opes, ou seja, combo e campos que tenham a opo de busca em uma Consulta Padro. Na pasta Uso , existe as opes Usado , Obrigatrio e Browse;Usado Obrigatrio Browse usado quando o campo deve ficar visvel na janela de cadastro. Opo que j vem assinalada por default usado quando o preenchimento do campo deve ser obrigatrio usado o campo em questo deve aparecer no Browse

Anotaes

28

Configurador

Todos os direitos reservados.

Na pasta Mdulos , deixe a opo Utilizado por todos os Mdulos marcada e confirme;

Todos os direitos reservados.

Configurador

29

default do Sistema que a opo Todos os mdulos fique marcada e isto deve ser observado com critrio, pelos analistas de T.I., quanto necessidade ou no de restringir a visualizao de campos em mdulos que no tenham relao com o objetivo do campo em questo.

Incluindo ndicesOs ndices so utilizados como chaves de pesquisa nas consultas que so efetuadas no sistema. Para incluir um ndice posicione o cursor sobre a Opo - ndices , e em seguida, clique emIncluir ;

Anotaes

30

Configurador

Todos os direitos reservados.

possvel digitar o nome do campo que ser o novo ndice ou selecionar a opo Campos .

Selecione o campo FILIAL e pressione OK; Repita o procedimento anterior e selecione o campo CODIGO e pressione OK;

Todos os direitos reservados.

Configurador

31

Confirmar a incluso do Novo ndice no boto OK;

Confirme a tela de incluso/edio do ndice, clique no boto Atualizar

32

Configurador

Todos os direitos reservados.

Ser exibida a janela abaixo

Ser apresentado um wizard com o resumo das alteraes efetuadas. Tais modificaes, nesse momento, dizem respeito ao SX2 e SX3, bem como SIX ou SINDEX, porm podem ser relativas a outros SXs.

Todos os direitos reservados.

Configurador

33

Clique em Avanar para acompanhamento das alteraes realizadas.

Pressione a opo Finalizar;

34

Configurador

Todos os direitos reservados.

Selecione o arquivo em questo e clique na opo Preview e informe os dados segundo descrito abaixo:

Confira os dados e confirme. Ser apresentado a tela de edio de dados, como se estivssemos visualizando-a, de acordo com as condies selecionadas acima.

Todos os direitos reservados.

Configurador

35

Exerccio 06 Criando Novos Arquivos 1- Crie um novo arquivo de acordo com as dados a seguir:Prefixo: Path: Nome: Descrio: Modo Acesso: SZ8 \ DATA \ SZ8990 CADASTRO TESTE EXCLUSIVO

2- Agora crie os campos de acordo com os dados a seguir:

Campo Z8_CODIGOCampo: Tipo: Tamanho: Formato: Contexto: Propriedade: Ttulo/Ttulo Esp. /Ttulo Ingls Descrio/Descr. Esp. /Descr. Ing ls Z8_CODIGO Caracter 6 @! Real Alterar Codigo Prod. Cdigo do Produto Criao: Campo criado por necessidade especfica - Cadastro de Produtos. Informe o cdigo do produto, que deve ser de acordo com uma sequncia lgica.GETSXENUM("SZ8","Z8_CODIGO") Usado, Obrigatrio e Browse

Help:

Inic . Padro : Uso:

Campo Z8_ DescCampo: Tipo: Tamanho: Formato: Contexto: Propriedade: Ttulo/Ttulo Esp. /Ttulo Ingls Descrio/Descr. Esp. /Descr. Ingls Help: Z_DESC Caracter 30 @! Real Alterar Desc. Produto Especificao do Produto Criao: Campo criado por necessidade especfica - Cadastro de Produtos. Especificao resumida do produto,quanto sua cor ou expessura. Usado e Browse

Uso:

Anotaes

36

Configurador

Todos os direitos reservados.

Campo Z8_ EspessCampo: Tipo: Tamanho: Formato: Contexto: Propriedade: Ttul o/Ttulo Esp. /Ttulo Ingls Descrio/Descr. Esp. /Descr. Ingls Z1_ESPESS Caracter 1 @! Real Alterar Espessura Espessura do Produto Criao : Campo criad o por necessidade especfica - Cadastro de Produtos. Selecione, dentre a lista de opes, a Espessur a do Produto. 1=2pol;2=4pol;3=6pol "1" !Vazio() Usado e Browse

Help:

Lista Opes Inicializador Pa dro Validao de Usuri o: Uso:

3- Crie um ndice que utilize os Campos Filial e Cdigo 4- Atravs da opo Preview visualize o resultado final da criao deste arquivo.

Ao criarmos novos arquivos no sistema, devemos ter cuidado para no faz-lo com nomes que podero ser utilizados futuramente em Nas Versesdo Protheus;Dica

Os novos arquivos devem ser criados dentro da FamliaSZ , pois assim teremos a certeza de que durante uma atualizao de verso, no ocorrero problemas entre nossos arquivos e os da MICROSIGA.

Criao de Tabelas Tabelas Genricas (SX5)O Protheus dispe de um arquivo de tabelas que permite a padronizao de algumas informaes utilizadas pelo sistema, normalmente do tipo (de/para), e tem como finalidade facilitar a validao e a digitao de campos informados sob a forma de cdigos. As tabelas utilizadas pelo sistema so identificadas por cdigos e relacionam as possveis informaes que um campo pode conter. Durante as operaes de atualizao, as tabelas podem ser acessadas, pressionando a tecla sobre o campo a ela associado, seguido da tecla ou clicando no boto apresentado direita do campo. Para criar Tabelas, Selecione as seguintes opes: Ambiente + Cadastros + Tabelas; Clique no boto Incluir ;

Todos os direitos reservados.

Configurador

37

Informe chave e descries em Portugus, Ingls e Espanhol

38

Configurador

Todos os direitos reservados.

Na opo Itens , localizado do lado esquerdo da Tela informe Chave Descries em Portugus, Ingls e Espanhol.

Nunca poderemos confirmar a criao de uma tabela, caso exista alguma linha no preenchida. Se isso ocorrer, basta pressionar a tecla sobre a linha desejada, assim ela ficar marcada para a excluso, bastando confirmar. Exerccio 07 Criando tabelas genricas: 1- Crie uma Tabela Genrica de acordo com as descries a seguir:Tabela: Chave: Descrio: Desc. English: Desc. Spanish: 00 90 Cores Colors Colores

2- Cadastre os itens para a tabela genrica:Chave Descrio Desc. Spanish Desc. English 01 Vermelho Rojo Red 02 Azul Azul Blue 03 Amarelo Amarillo Yellow

Todos os direitos reservados.

Configurador

39

Dicionrio de Dados (Sx3)O Protheus foi desenvolvido considerando que cada empresa trabalha de uma maneira, o que torna suas necessidades administrativas diferentes umas das outras. O Dicionrio de Dados um arquivo que contm as caractersticas dos campos dos arquivos/tabelas de uso do sistema. O objetivo principal permitir que o usurio inclua campos, retire de uso ou modifique certas caractersticas dos campos quanto a seu tamanho, descrio, mscara, validao, preenchimento, propriedades, ordem de apresentao na tela, apresentao no browser e uso, sem ter que alterar os programas-fontes ou recompilar o sistema. A nica restrio encontrada para os campos-chave e campos obrigatrios do sistema que no podem ser alterados, tampouco excludos. Para Criar Novos Campo, selecione Base de dados + Dicionrio + Bases de dados; Posicione o cursor sobre a opo Dicionrio de Dados do lado esquerdo da tela;

Anotaes

40

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique no boto "Pesquisar", informe SB1 no campo Procurar por: e confirme clicando no boto Procurar;

Clique no boto Editar , clique na opo Campos do lado esquerdo da tela;

Todos os direitos reservados.

Configurador

41

Clique no boto Incluir para incluir o novo campo

Pasta Campo

Pasta Informaes

42

Configurador

Todos os direitos reservados.

Pasta Opes

Pasta Validaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

43

Pasta Uso

Pasta Mdulos

44

Configurador

Todos os direitos reservados.

Encontre o campo criado no browser do lado direito, posicione o cursor sobre ele e clique nos botes de Ordenao (setas azuis para cima e para baixo);

Clique na opo Pastas , localizada no lado esquerdo da tela, clique na linha Cadastrais e em seguida no boto Editar;

Todos os direitos reservados.

Configurador

45

14. Posicione o cursor sobre a opo Campos e clique no boto Adicionar; Marque com um X o campo desejado, atravs de um duplo clique e confirme at voltar tela que contenha a opo de Pastas Cadastrais;

Confirme a tela de Edio Tabela de Dados . Clique no boto (Atualizar Base de Dados) e confirme; Assim que o sistema encerrar a atualizao, clique no boto Sair para encerrar a criao do campo. Exerccio 08 Criando Novos Campos: 1-Na tabela SB1990, inclua um novo campo chamado B1_COR, de acordo com os dados baixo:Campo: Tipo: Tamanho: Formato: Contexto: Propriedade: Ttulo: Descrio: Help: Inic. Padro: Cons. Padr o:Val. Usurio: Uso:

B1_COR Caracter 2 @! Real Alterar Cor Cor do Produto Digite a cor do produto "01" 90 - CoresEXISTCPO("SX5","90"+M ->B1_COR) Usado, Obrigatrio e Browse

46

Configurador

Todos os direitos reservados.

2 - Ordene o Campo criado 5 posies acima do que ele se encontra 3 - Adicione o campo criado na Pasta Cadastrais Exerccio 09 Criando Novos Campos, utilizando a lista de opes e uma validao: 1- Na tabela SA1990, inclua um novo campo chamado A1_FIDELI, de acordo com os dados baixo:Campo: Tipo: Tamanho: Formato: Contexto: Propriedade: Ttulo: Descrio: Help: A1 FIDELI Caracter 1 @! Real Alterar Prom.Fidel.? Promoo Fidelidade? Criado em: XX/XX/X X Projeto: Faturamento Indique se o cliente faz ou no parte da promoo Fidelidade.

Inic. Padro: "N" Cons. Padr o: N=No;S=Sim Val.Usurio: Pertence(SN) Uso: Usado e Browse

2- Ordene o Campo criado para a posio 166. 3- Crie uma Pasta chamada Especficos e adicione o campo A1_FIDELI na mesma. 4- Crie um ndice cuja chave deve ser A1_FILIAL+A1_FIDELI Exerccio 10 Como efetuar testes relativos aos campos criados: 1- Acesse o Mdulo de Faturamento; 2- Selecione as seguintes opes: Atualizaes + Cadastros + Produtos; 3- Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir: 4- Confira os dados e confirme o cadastro de Produtos .Cdigo: Descrio: Tipo: Cor: Unidade: Armazm Pad.: Preo Venda: 10020001 Caixa de Madeira P A (F 3 Disponvel) 02 (F 3 Disponvel) UN (F 3 Disponvel) 01 25,00

Todos os direitos reservados.

Configurador

47

Exerccio 11 - Como verificar campos criados, utilizando a lista de opes: 1- Selecione as seguintes opes: Atualizaes + Cadastros + Clientes; 2- Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir:Cdigo: Loja: Nome: N. Fantasia: Tipo: Endereo: Municpio: Estado: Prom.Fidel.? 000001 01 Cliente Padro 01 Padro 01 R = Revendedor R. Catracas, 241 So Paulo SP (F3 Disponvel) S=Sim

3- Confira os dados e confirme o cadastro de Clientes .

Sempre que a cpia finalizada, pode-se consultar todo o processo realizado pela atualizao da base atravs da opo Log , localizada na barra de ferramentas, durante a movimentao de Atualizao dos Dados;Dica

Consultas-padro (SxB)Por meio desta opo pode-se criar as consultas-padro utilizadas nas telas de cadastros de movimentaes, para que seja possvel a consulta e incluso de registros em campos atravs da tecla ou do boto em que o campo estiver relacionado. Para Incluir Consultas-padro, selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Base de Dados;

Anotaes

48

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique em Consultas Padro e em seguida, clique na opo Incluir , no topo da tela; Ser apresentado um wizard para seleo da consulta a ser includa.

Na tela a seguir, mantenha marcada a opo Consulta Padro e do lado direito da tela preencha os campos referentes ao nome e a descrio da consulta;

Todos os direitos reservados.

Configurador

49

Clique no boto Avanar e no campo procurar, informe o nome da tabela que deseja fazer a consulta; Marque a opo Habilitar Incluso e clique em Avanar;

Na tela de ndices, clique no boto (Adicionar ndice); Escolha mais adequado e confirme;

50

Configurador

Todos os direitos reservados.

Posicione sobre a linha do ndice e, do lado direito da tela, clique no boto Adicionar Coluna; Clique no cone Consultar Campos e em seguida, selecione o campo desejado, confirmando a operao;

Repita os passos para cada campo que desejar incluir Clique em Avanar; Na rea de seleo do Retorno clique no icone Adicionar Retorno para preenchimento do campo expresso;

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

51

Clique no cone Consultar Campos , posicione sobre o campo que desejar e confirme em seguida em Finalizar;

Posicionado na ltima consulta (ser a que criamos recentemente) e em seguinda clique em "Preview", localizado na barra de ferramentas. Ser apresentado a tela com a Consulta que criamos, para verificao de como ser a interface com o usurio. Exerccio 12 Incluindo Consultas-padro: 1- Crie uma consulta padro para a Tabela SA1de acordo com os dados abaixo:Consulta ESPSA1 Descrio Portugus/Ingls/Espanhol Cliente Fidelidade

2- Habilite a opo Habilitar Incluso e clique em Avanar; 3- Adicione o ndice A1_FILIAL+A1_FIDELI 4- Adicione os Campos A1_COD , A1_NOME e A1_FIDELI; 5- Como Retorno selecione SA1->A1_FIDELIe finalize; 6- Localize consulta criada e selecione Preview .

Como criar Consultas-padro para Arquivos de UsuriosPara Incluir Consultas-padro para Arquivos de Usurios, selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Base de Dados; Clique em Consultas Padro e em seguida, clique na opo Incluir , no topo da tela;

52

Configurador

Todos os direitos reservados.

Ser apresentado um wizard para seleo da consulta a ser includa.

Na tela a seguir, mantenha marcada a opo Consulta Usurios e do lado direito da tela preencha os campos referentes ao nome e a descrio da consulta;

Todos os direitos reservados.

Configurador

53

Clique no boto Avanar e na prxima tela, adicione ao lado direito os campos ID , Nome e Nome Completo , utilizando o boto Adicionar (seta para a direita) e clique no boto Finalizar .

Clique no boto "Pesquisar", no campo Procurar por: , informe USU e confirme clicando no boto Procurar; Em seguida, clique no boto Preview", localizado na barra de ferramentas, para verificar os contedos dos campos;

54

Configurador

Todos os direitos reservados.

Depois de criado a consulta, devemos relacion-la a um campo do Dicionrio de Dados. Exerccio 13 Criando Consultas-padro para Arquivos de Usurios: 1 - Crie um Consulta-padro para Arquivos de Usurios nomeada USU e com descrio Usurios: 2 - Adicione os campos ID , Nome e Nome Completo 3 - Utilize o Preview para visualizar o resultado da consulta. 4 - Utilizando o dicionrio de dados, adicione esta consulta criada ao campo H6_OPERADO da Tabela SH6990 . 5 - Acesse o Mdulo Planejamento e Controle da Produo e selecione as seguintes opes:Atualizaes + Movmtos. Produo + Produo PCP Mod. 2; 6 - Clique na opo Incluir e verifique o campo Operador . Este contm uma Consulta Padro . Pressione ou clique na lupa. Verifique a tela intitulada Consulta Padro , com os dados dos Usurios cadastrados no Sistema.

Como criar Consultas-padro para grupos de usuriosPara Incluir Consultas-padro para Arquivos de Usurios, selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Base de Dados; Clique em Consultas Padro e em seguida, clique na opo Incluir , no topo da tela; Ser apresentado um wizard para seleo da consulta a ser includa.

Todos os direitos reservados.

Configurador

55

Na tela a seguir, mantenha marcada a opo Consulta Grupos de Usurios e do lado direito da tela preencha os campos referentes ao nome e a descrio da consulta;

Clique no boto Avanar e na prxima tela, adicione ao lado direito os campos ID e Nome , utilizando o boto Adicionar (seta para a direita) e clique no boto Finalizar .

56

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique no boto "Pesquisar", no campo Procurar por: , informe GUP e confirme clicando no boto Procurar; Em seguida, clique no boto Preview", localizado na barra de ferramentas, para verificar os contedos dos campos;

Depois de criado a consulta, devemos relacion-la a um campo do Dicionrio de Dados. Exerccio 14 Criando Consultas-padro para Grupos de Usurios: 1- Crie um Consulta-padro para Arquivos de Usurios nomeada GUP e com descrio Grupo de Usurios: 2- Adicione os campos IDe Nome; 3- Utilize o Preview para visualizar o resultado da consulta.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

57

MENUS E SENHASAprenderemos a configurar novos menus a partir de arquivos padres j existentes. Tambm iremos verificar como devem ser criados os usurios, configurar seus acessos e restries, grupos e as relaes entre eles.

O que voc ir aprender neste captuloNeste captulo, veremos como devem ser configurados os menus para os usurios e tambm suas respectivas senhas com as devidas restries de acessos.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: Menus; Senhas e Restries; Criao de Usurios; Criao de Grupos de Usurios.

MenusOs Menus do sistema podem ter suas opes reformuladas de maneira que cada Usurio possa ter um menu de acesso prprio, de acordo com o tipo de trabalho por ele desenvolvido. Neste programa, deve ser definido um menu para cada usurio e na configurao de senhas, associa-se o menu senha do usurio que determinar quais mdulos, movimentaes, empresas e filiais ele poder acessar. Para criar Menus para os Usurios, selecione as seguintes opes: Ambiente + Cadastros + Menus;

58

Configurador

Todos os direitos reservados.

Como default so selecionados todos os menus, pois o objetivo demonstrar que podemos utilizar opes de outros menus e gerarmos um menu totalmente modificado. Desmarque a opo Todos os Menus e marque apenas a opo Faturamento com um duplo;

A opo Configurar permite a criao de menus de usurios em diretrios especficos, para facilitar a manuteno dos mesmos e preservar os menus padres do Protheus. Os diretrios devem ser previamente criados abaixo da raiz do Protheus, para que possam ser visualizados pelo Sistema. Confirme, clicando em Ok;

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

59

Teremos dois lados de menus: esquerda, teremos o menu origem e direita, teremos o menu destino , isto , com as modificaes j efetuadas; No lado esquerdo, posicione sobre a opo Faturamento e, no lado direito, posicione em Atualizaes , clique em Adicionar e aguarde;

60

Configurador

Todos os direitos reservados.

No lado direito, selecione Atualizaes e em seguida, clique em Novo Grupo , digite o nome do novo grupo e confirme.

Para inserir um novo Item, selecione um grupo j existente ou um criando e pressione Novo Item Preencha com o Nome do Novo Menu, qual Modulo usar o mesmo, qual tipo de Funo ele Executar e o nome da funo a ser executada, o Status e as Rotina do Browse e confirme

Todos os direitos reservados.

Configurador

61

Alem de adicionar Grupos e Itens ao menu, tambm excluir ou alterar Grupos e Itens. Para Remover basta selecionar o grupo ou item desejado e clicar no boto Remover Para Alterar, basta selecionar o Item desejado e clicar em Detalhes e alterar o que for necessrio.

Para finalizar o menu clique em Gerar e informe o nome do novo menu ou mantenha o nome j existente e confirme, clicando em Gerar novamente;

62

Configurador

Todos os direitos reservados.

Ser apresentada a mensagem abaixo, basta confirmar clicando em Sim

Retornando tela de seleo de menus, clique em Cancelar . Exerccio 15 Criando Menus para os Usurios: 1- Crie um Backup do arquivo SigaFat.XNU que se localiza no diretrio \System\ 2- Adicione ao menu do Mdulo de Faturamento(SigaFat.XNU), um novo grupo chamado Especficos 3- Adicione um item chamado NovoFat e que execute a funo de usurio TSTSZ1 4- Desabilite os direitos de Incluso, Excluso e Alterao do item criado 5- Ainda em Faturamento, no Grupo Cadastro, remova Bancos , Moedas e Naturezas 6- Remova os seguintes grupos: Cenrio de Vendas , CRM - Adm de Vendas , CRM - Contratos e Diversos; 7- No Item Produtos, desabilite as permisses de Incluir , Alterar e Excluir 8- Gere dois Menus, um menu com o nome original SigaFat.XNU e no outro informe MENUFAT.XNU .

Note que na tela onde se encontram todos os Menus, o Menufat acaba de ser criado como ltima opo, pronto para ser utilizado;Dica

Os arquivos de menu passam a ser em formato XML, e sua extenso XNU convertidos automaticamentes, isto permite que a subdiviso dos menus seja ampliada possibilitando diversos nveis hierrquicos.

Senhas e UsuriosO Protheus trabalha com o conceito de senhas de usurio, ou seja, a senha servalidada pelo (Nome + Senha do Usurio), e no apenas pela sua senha. A opo Senhas de Usurio deve ser utilizada para restringir o acesso s movimentaes do sistema, direcionar a gravao dos relatrios em disco e configurar drivers de impresso especfico para um usurio/grupo. O Protheus permite reunir usurios em grupos, para facilitar a atribuio de direitos e restries. Neste caso, o acesso ser sempre verificado de acordo com o maior nvel de direito, ou seja, se um grupo no tiver acesso a um determinado mdulo, mas o usurio sim, ir prevalecer o acesso do usurio.Todos os direitos reservados. Configurador

63

Caso o usurio no tenha acesso a um mdulo, mas seu grupo possua, prevalecer o direito de acesso do grupo e o mesmo ter o acesso permitido. Para cadastrar usurios, selecione as seguintes opes: Usurio + Senhas + Senhas de Usurio; Posicione o cursor sobre a opo Usurios e clique no boto Incluir;

Preencha os dados da pasta Identificao com as informaes relacionadas ao Usurio de acordo com a tela abaixo;

64

Configurador

Todos os direitos reservados.

Na pasta Restries , marque a opo Autorizado a Alterar Senha e as outras opes que julgar conveniente;

Na pasta Outras informaes , informe os dados solicitados;

Todos os direitos reservados.

Configurador

65

Clique sobre o boto Detalhes e marque Todas as Empresas e Filiais no rodap da tela; Agora, desmarque todos o mdulos no rodap da tela, d um duplo clique no mdulo Faturamento , ative o item Acesso e confirme; Na tela de Mdulos , d um duplo clique na opo Faturamento , ser apresentada uma tela de configurao de menus e nvel de usurio. Habilite a opo Acesso , pressione a tecla e, em seguida, configure a linha de diretrio como por exemplo: System\menufat.xnu ou deixe o diretrio original, altere o nvel se for necessrio e confirme;

Anotaes

66

Configurador

Todos os direitos reservados.

Na pasta Impresso , defina o tipo de impresso e clique no boto Ok;

importante lembrar que as outras pastas e outras opes devem ser utilizadas de acordo a necessidade e perfil de usurio que esteja sendo criado. Encerrada a configurao do novo usurio, confirme a sua criao. Faa u teste com este usurio, acessando o Mdulo de Faturamento com o novo usurio. Exerccio 16 Criando usurios: 1- Crie um usurio. A Identificao e Informaes relacionadas ao usurio ficam por sua conta. 2 - Configure para que o mesmo seja Autorizado a Alterar Senha; 3 - Este Usurio deve ter acesso a Todas as Empresas e Filiais e aos mdulos de Faturamento, Contabilidade e Compras. 4 - Libere acesso para cada mdulo 5 - O Mdulo de Faturamento deve acessar MenuFat.XNU criado anteriormente. 6 - Confirme a incluso e faa o teste entrando no sistema com o usurio criado.

Podemos imprimir todos os detalhes da configurao dos Usurios, clicando no boto Relatrio de Configuraes dos Usurios, existente na barra de ferramentas do cadastro;Dica

Todos os direitos reservados.

Configurador

67

Na pastaSegurana , tem-se a opo de configurar o Log de operaes no sistema, mas lembre-se de que se trabalhar em conjunto com o parmetro MV_LOGSIGA, no qual o padro de aplicao determinado; A utilizao de qualquer um destes LOGs pode acarretar a perda de performace, especialmente nos LOGs de INCLUSO. Utilize-o apenas em anlise especfica.

Grupos de UsuriosA criao de Grupos de Usurios tem a finalidade de facilitar a administrao de um determinado nmero de usurios que possuam as mesmas caractersticas dentro do Sistema, ou seja, que possuam o mesmo perfil de acesso. Para cadastrar Grupos de Usurios, selecione as seguintes opes: Usurio + Senhas + Senhas de Usurio; Posicione o cursor sobre a opo Grupos e clique no boto Incluir . Informe o novo grupo como Faturamento por exemplo;

Anotaes

68

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique na opo Detalhes , marque Todas as Empresas e confira os dados e confirme clicando no boto Ok;

Clique na opo Usurios adicione o(s) usurio(s) ao grupo;

Todos os direitos reservados.

Configurador

69

Confira os dados e confirme o cadastro de Grupos de Usurios , clicando no boto Ok e confirmando duas vezes; Clique no boto Salvar , para gravar as configuraes. Exerccio 17 Criando Grupos de Usurios 1- Crie um grupo de usurios chamado Novo Grupo 2- Inclua ao mesmo o usurio criado anteriormente 3- Confirme a Criao e teste.

Para saber quantos usurios cada grupo possui, basta selecionar o grupo desejado e clicar na opo Alterar , localizada na barra de ferramentas. Note que existe um espao reservado para os nomes de cada usurio adicionadodentro dos grupos;Dica

Lembre-se que para incluir usurios em um determinado grupo, deve-se acessar o Cadastro de Usurios e informar o grupo ao qual ele ir pertencer.

Anotaes

70

Configurador

Todos os direitos reservados.

REPOSITRIO DE IMAGENSO que voc ir aprender neste captuloVeremos como incluir uma nova imagem dentro do configurador com extenses (*.JPEG) e (*.BMP). Rotinas Abordadas Mdulo Configurador: Repositrio de Imagens.

Repositrio de ImagensEsta opo tem por finalidade selecionar imagens existentes em diretrios especficos e associ-las ao repositrio de imagens do Protheus, para que futuramente seja relacionado aos produtos cadastrados e tambm ao cadastro de funcionrio do Mdulo de Gesto de Pessoal. Para cadastrar Imagens no Repositrio de Imagens, selecione as seguintes opes:Ambiente+Cadastros + Reposit. Imagens; Clique no boto Incluir e localize um diretrio que possua os arquivos do tipo .JPEG ou .BMP; Como exemplo, poderemos utilizar o diretrio \SIGAADV\ que se localiza na pasta raiz do Protheus; Confira os dados e confirme clicando no boto Abrir .

Todos os direitos reservados.

Configurador

71

Note que o sistema ir trazer uma tela que possui cones de auxlio para que se possa disponibilizar os arquivos .BMP ou .JPEG .

Selecione a(s) imagem(s) que desejar e clique no OK Na prxima tela que exibida confirme no OK tambm. Exerccio 18 Cadastrando Imagens no Repositrio de Imagens: 1- Inclua no Repositrio de Imagens uma nova imagem. A imagem que ser utilizada fica a seu critrio. 2- Acesse o Mdulo de Faturamento; 3- Selecione as seguintes opes: Atualizaes + Cadastros + Produtos; 4- Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir:Cdigo: Descrio: Tipo: Unidade: Armazm Pad.: 11.11000 Borracha P A (F3 Disponvel) UN (F3 Disponvel) 01

5- Na pasta Atendimento , clique no boto Imagem , realize a associao da imagem cadastrada ao registro corrente e confirme.

Crie um diretrio no qual possam ser localizadas todas as imagens disponveis para sua configurao.Dica

72

Configurador

Todos os direitos reservados.

PARMETROS E LOGSO que voc ir aprender neste captuloVeremos como devem ser configurados os parmetros do sistema e quando eles devem ser criados ou alterados. Conheceremos tambm o controle de LOGs que o Protheus possibilita, ajudando o administrador do sistema a controlar todos os acessos e movimentaes realizadas pelos usurios.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: Parmetros (Sx6); Log de Registros.

Parmetros (Sx6)Um parmetro uma varivel que atua como elemento-chave na execuo de um determinado processamento. De acordo com o seu contedo, ser possvel modificar vrios processos e, consequentemente obter diferentes resultados. Para Cadastrar Novos Parmetros, selecione as seguintes opes: Ambiente + Cadastros + Parmetros . Clique no boto Incluir , e informe os dados do parmetro:

Todos os direitos reservados.

Configurador

73

Para Editar Parmetros, selecione as seguintes opes: Ambiente + Cadastros + Parmetros . Clique no boto Pesquisar , e informe nome do parmetro. Selecione o Parmetro encontrado e clique em Editar . Faa as alteraes necessrias e confirme.

Exerccio 19 Cadastrando Novos Parmetros: 1- Inclua um novo parmetro de acordo os dados a seguir:Filial: Nome da Var.: Tipo: Contedo: 01 MV_CFGMBRW Caracter 2 1 - Exibe Browse e Resp. PROFILE, 2 - No exibe o Browse e Resp. PROFILE, 3 - Exibe o Browse e no Resp. o PROFILE, 4 - No exibe o Browse e no Resp. O PROFILE.

Descrio:

Anotaes

74

Configurador

Todos os direitos reservados.

2 Confira os dados e confirme o cadastro de Parmetros .

Dica

Antes de alterar algum Parmetro, se campo X6_FILIAL estiver sem contedo, tal mudana ir influenciar em toda a Empresa e no apenas naquela Filial.Lembre-se sempre antes de alterar algum Parmetro e campo X6_FILIAL estiver sem contedo, que tal mudana ir influenciar em toda a Empresa e no apenas naquela Filial. Este parmetro que estamos criando,far diferena apenas para a empresa SX6??0 e a filial 01 .

Log de RegistrosEsta opo permite a visualizao do campo de LOG e contm informaes sobre o usurio que realizou a incluso, alterao ou excluso de determinados registros. Ser registrada a data da operao e o status do registro (excludo ou ativo). Para que o arquivo passe a ter este controle, necessrio que sejam criados no Mdulo Configurador os campos (XX_USERLGI) e (XX_USERLGA), que indicam, respectivamente, a incluso, alterao ou excluso de determinados campos. Observao: As duas primeiras posies do campo XX representam as iniciais utilizadas para todos os campos do arquivo. Para criar Campos para a Consulta de Log de Registros, selecione as seguintes opes: Base de dados + Dicionrio + Base de Dados; Posicione na pasta (Dicionrio de Dados) , clique no boto "Pesquisar", informe no campo Procurar por Arquivo SA1 e clique no boto Procurar; Assim que o arquivo for encontrado, clique no boto Editar , posicione na opo Campos , clique no icone Campos Reservados;

Todos os direitos reservados.

Configurador

75

Na tela que se apresenta deixe o campo Log de Incluso marcado e pressione Finalizar , o campo A1_ USERLGI foi criado automaticamente. Confira os dados, confirme a tela de Manuteno da Estrutura e assim que o processo estiver encerrrado, saia do cadastro. Exerccio 20 Criando Campos para a Consulta de Log de Registros: 1 - Crie os campos para Log de Incluso e Alterao para o arquivo SA1990; 2 - Acesse o Mdulo de Faturamento; 3 - Inclua dois clientes;Cdigo: Loja: Nome: N. Fantasia: Tipo: Endereo: Municpio: Estado: Cdigo: Loja: Nome: N. Fantasia: Tipo: Endereo: Municpio: Estado: 100000 01 Cliente 10000 Cliente 10000 R = Revendedor Av. Braz Leme, 1369 So Paulo SP (F3 Disponvel) 20000 01 Cliente 20000 Cliente 20000 R = Revendedor Rua Cndido de Assis, 51 So Paulo SP ( F3 Disponvel)

4- Posicione o cursor sobre o cliente 2 e clique no boto Excluir; 5- Confira os dados e confirme a Excluso; 6- Acesse o Mdulo Configurador; 7- Selecione as seguintes opes: Usurio + Senhas + Log de Registros; 8- Selecione o arquivo SA1 e confirme; 9- Posicione o cursor sobre os registros e clique no boto Visualizar , para verificar os contedos dos campos.

Note que o registro cadastrado est com o seu status na cor verde e o que foi excludo, est com o status na cor vermelha;Dica

Quando clicamos na opo Visualizar , conseguimos obter as informaes sobre o usurio que realizou a ltima alterao no registro selecionado.

76

Configurador

Todos os direitos reservados.

Consultas aos Arquivos LogO Protheus controla o nmero de acessos, incluses, alteraes em arquivos, pginas de relatrios impressos e transaes por usurio, gerando um arquivo texto dirio que ir conter todas as informaes quanto a essas movimentaes. Para que o Controle de Log seja acionado, devem ser configurados os seguintes Parmetros: MV_DIRLOG: indica o diretrio no qual ser gerado o Arquivo de Log; MV_LOGSIGA: indica quais operaes sero tratadas pelo Controle de Log. O padro do Protheus (N)O. Para ativar essa opo, deve-se colocar a letra (S)IM, de acordo com as seguintes posies: S 1 Acesso a funes; S 2 Incluses; S 3 Alteraes; S 4 Relatrios; S 5 Transaes (TTS); S 6 Envio de e-mail; S 7 Parmetros. Observao: No tipo 6 , o Sistema ir realizar o controle de e-mails enviados e no 7 o Sistema ir gravar toda alterao dos parmetros dos relatrios. Esta consulta poder ser realizada atravs do Mdulo Configurador , na opo Log do Usurio . Para configurar a gerao da Consulta de Arquivo Log, edite MV_DIRLOG e no campo Contedo , informe \SPOOL\;

Todos os direitos reservados.

Configurador

77

Confira os dados e confirme a Alterao; Altere tambm o parmetro MV_LOGSIGA e no campo Contedo , informe SSSSSSS;

Confira os dados, confirme a Alterao . Saia do Mdulo Configurador e acesse outro mdulo qualquer e execute algumas movimentaes, incluses, alteraes ou excluses; Retorne ao Mdulo Configurador; Selecione as seguintes opes: Empresas + Arquivos + Consulta Arq. LOG; O sistema apresentar uma tela para consultas ao arquivo de Log.

Anotaes

78

Configurador

Todos os direitos reservados.

Clique no boto Visualizar no lado direito da tela e analise o resultado da consulta. Em seguida, selecione o boto Imprimir , marque a opo em disco e confirme; Analise o relatrio gerado com base nos dados a seguir:

Todos os direitos reservados.

Configurador

79

Nmero de Posies InformaoNmero de Posies 01 O C S F B E I A R 99 01 03 15 08 06 10 03 14 08 08 Informao Tipo de Registro: Incio de Operao de um Mdulo Fim de Operao de um Mdulo Incio de Operao de uma Funo Fim de Operao de uma Funo Incio de Transao (Begin Transaction) Fim de Transao (End Transaction) Incluso de um Registro em Arquivo Alterao de um Registro em Arquivo Emisso de Relatrio Cdigo da Empresa Cdigo da Filial Sigla do Mdulo Identificao do Usurio Nome do Programa (Opo no Menu de Acesso) Horrio Incio ou Final do Processo Nmero de Registro utilizado ou se for relatrio, informa o Nmero de Pginas Alias do Arquivo alterado Cdigo de Identificao Interna do Protheus Dispositivo de Sada (LPT1, COM1, etc...) Reservado para uso futuro

O arquivo gerado localiza-se no diretrio informado no parmetro MV_DIRLOG e apresenta a estrutura a seguir: SL+.LOG .

Anotaes

80

Configurador

Todos os direitos reservados.

SCHEDULEO que voc ir aprender neste captuloNo prximo captulo, iremos aprender a configurar os recursos da ferramenta Schedule.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: Schedule de Processos.

Schedule de ProcessosEsta rotina dever ser utilizada sempre que precisarmos utilizar recursos de disparos automticos de relatrios, processos em Batch e processos especiais sem a necessidade de interveno direta do usurio. Ser disponibilizada a visualizao de relatrios, atravs do envio de e-mails aos usurios, ou via Web atravs dos recursos de WebSpool. Para configurar o Schedule de Processos, selecione as seguintes opes: Ambiente + Schedule + Schedule; Clique na opo [+] da opo Schedule , ao lado esquerdo da tela ; Clique na opo [+] da opo Administrador que ser apresentada em seguida; Clique na opo [+] da opo Filial que ser apresentada; Por fim, clique em [+] da opo Relatrios , posicionando o cursor sobre o item Dirio e clique no boto Incluir; Ser apresentada uma tela para que possamos definir o relatrio a ser utilizado para este processo. No campo Procurar por: , selecione a opo Programa . No campo abaixo informe o Programa e pressione a tecla .

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

81

Assim que o programa for localizado, clique na opo [+] de Relatrios ao lado esquerdo da tela e posicione o cursor sobre a opo Freqncia , para definir com que freqncia este relatrio ser emitido pelo sistema; Do lado direito da tela, na opo Frequncia , selecione a opo Diria . Na opo Iniciar em informe , no campo Incio e clique no boto Execues logo abaixo, para verificar os horrios das prximas execues;

Anotaes

82

Configurador

Todos os direitos reservados.

Posicione o cursor sobre a opo Dispositivo , do lado esquerdo da tela; Do lado direito, na opo Tipo de Sada , marque a opo WebSpool;

Todos os direitos reservados.

Configurador

83

Do lado esquerdo da tela, posicione o cursor sobre a opo Configuraes; Do lado direito, clique no boto Atualizar Parmetros e informe os dados a seguir:

Acesse a opo Usurio(s) no lado esquerdo da tela; Na opo Grupo(s) , posicione o cursor grupo que desejar e clique no boto Adicionar logo abaixo da tela;

84

Configurador

Todos os direitos reservados.

Confira os dados, confirme o Schedule de Relatrios e saia do cadastro. Esta opo tambm poder ser utilizada atravs do envio de e-mail aos usurios, bastando para isso definir que o tipo de sada na opo Dispositivo durante a configurao da rotina. Para o Scheduler funcionar, tambm necessrio que no arquivo TotvsAppServer.ini esteja as seguintes sees: [ONSTART] JOBS=SCHEDULEJOB [ScheduleJob] ENVIRONMENT=ENVIRONMENT NPARMS=2 PARM1=99 PARM2=01

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

85

GATILHOSO que voc ir aprender neste captuloNeste captulo, iremos criar Gatilhos, verificando quais as regras para essa criao e sua aplicao na utilizao dos cadastros e movimentaes do sistema.

Rotinas AbordadasMdulo Configurador: Gatilhos em Campos (Sx7);

Gatilhos em Campos (Sx7)O Gatilho uma atualizao disparada a partir de um determinado evento previamente definido. No caso do Protheus, a definio deste evento a digitao de determinados campos. O Gatilho permite ao usurio estabelecer uma atualizao dinmica dos dados atravs da definio de critrios, isto , a partir da digitao de um dado possvel atualizar automaticamente outros campos pertencentes ao mesmo arquivo ou no. Essa movimentao aceita Sintaxes Xbase, isto , funes Clipper ou funes ADVPL, incluindo user functions. Para criar Gatilhos, Selecione as seguintes opes: Base de dados + Dicionrio + Gatilhos; Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir:

86

Configurador

Todos os direitos reservados.

Confira os dados, confirme o cadastro de Gatilhos O Prximo passo testar o Gatilho. Exerccio 21 Criando Campos para utilizao em Gatilhos: 1- Primeiramente criar um campo virtual no SD1, para utiliz-lo no gatilho.Campo: Tipo: Tamanho: Contexto: Propriedade: Ttulo: Descrio: D1_NOME Caracter 30 Virtual Visualizar Descricao Descrio do Produto

2- O Campo deve ser utilizado em todos os mdulos. 3- Ordene o campo para a posio 4. 4- Finalize a criao do Campo. Exerccio 22 Criando Gatilhos: 1- Crie dois gatilhos de acordo com os dados abaixo:Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona: Alias: Ordem: Chave: Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona: D1_COD 002 D1_NOME Primrio SB1->B1_DESC SIM SB1 1 XFILIAL("SB1")+M->D1_COD

D1_VUNIT 001 D1_TOTAL Primrio ROUND(M->D1_QUANT*M->D1_VUNIT,2) NO

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

87

Exerccio 23 Testando o novo Gatilho: 1- Acesse o Mdulo de Compras; 2- Selecione as seguintes opes Atualizaes + Movimentos + Documento Entrada; 3- Clique no boto Incluir e informe os dados a seguir:Tipo: Formulrio Prprio: Documento: Srie: Emisso: Fornecedor/Loja: Tipo de Documento: Produto: Quantidade: Vlr. U nitrio: Vlr. T otal Tipo Entrada: (N)ormal (N)ao 000001 UNI Data de hoje 000001/01 NF ( F3 Disponvel) 10020001 ( F3 Disponvel) 1 150,00 150,00 001 (F3 Disponvel)

4- Confira os dados e confirme o cadastro de Documentos de Entradas; 5- Saia do Cadastro e do Mdulo de Compras . Exerccio 24 Criando Campos, para utilizao em Novos Gatilhos: 1- Primeiramente criar dois campos virtuais no SC4, para utiliz-lo no gatilho.Campo: Tipo: Tamanho: Contexto: Propriedade: Ttulo: Descrio: Campo: Tipo: Tamanho: Contexto: Propriedade: Ttulo: Descrio: C4_COR Caracter 2 Virtual Visualizar Cor Cor do Produto C4_DESCOR Caracter 15 Virtual Visualizar Desc. Cor Descrio da Cor

88

Configurador

Todos os direitos reservados.

2- Os Campos devem ser utilizadom em todos os mdulos. 4- Finalize a criao dos Campos. Exerccio 25 Criando Novos Gatilhos: 1- Crie gatilhos de acordo com os dados abaixo:Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona: Alias: Ordem: Chave: C4_PRODUTO 001 C4_COR Primrio SB1->B1_COR SIM SB1 1 XFILIAL("SB1")+M->C4_PRODUTO C4_PRODUTO 002 C4_DESCOR Primrio TABELA("90",M->C4_COR) NO C4_PRODUTO 003 C4_LOCAL Primrio SB1->B1_LOCPAD NO

Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona: Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona: Campo: Sequncia: Cnt. Domnio: Tipo: Regra: Posiciona:

C4_QUANT 001 C4_VALOR Primrio ROUND(M->C4_QUANT*SB1->B1_PRV1,2) NO

Anotaes

Todos os direitos reservados.

Configurador

89

Exerccio 26 Como Testar os Gatilhos em Cadastros: 1- Acesse o Mdulo de Faturamento; 2- Selecione as seguintes opes: Atualizaes + Cenrios de Vendas + Previso de Vendas; 3- Clique na opo Incluir e informe os dados a seguir:Produto: Armazm: Quantidade: 10020001 (F3 Disponvel) 01 1

4- Confira os dados e confirme o cadastro de Previso de Vendas .

Atualizao programada dos dicionrios de dadosCom o objetivo de facilitar o processo de atualizao dos dicionrios de dados, o administrador poder programar o horrio da atualizao automtica, utilizando o boto Agendar . Ressalta-se que o processo de atualizao deve ser utilizado em modo exclusivo; ou seja, nenhum usurio poder utilizar o sistema durante a realizao do processo. Se no momento agendado, o sistema estiver sendo utilizado, a atualizao automtica no ser efetuada e outra data dever ser agendada. Quando o usurio estiver com o sistema aberto, porm sem processos em uso por inatividade - time out, o processo se realizar normalmente. Para Testar o Agendamento, selecione as seguintes opes: Base de Dados + Dicionrio + Arquivos; O sistema apresentar uma tela contendo todos os arquivos utilizados pelos mdulos. Clique no boto " Pesquisar", informe o nome do Arquivo e confirme; O sistema apresentar o arquivo solicitado; Clique no boto Editar; No campo Modo Acesso , altere o seu contedo para Compartilhado , ou seja, disponibilize seus registros para que qualquer filial possa ter acesso; Clique no boto Agendar Atualizao , para a Agendar Atualizao das Modificaes; Saia do cadastro clicando no boto (Sair) . Nmero de Registro: P10150780

90

Configurador

Todos os direitos reservados.