document4

8
50 MONTAGEM todos os itens necessários são apresentados na Tabela 1. ESPECIFICAçÕES DO PROJETO Quando a Elektor e a Freescale decidiram publicar este artigo os objetivos eram ambiciosos. Vamos então apresentar esses objetivos em seguida: 1. O microcontrolador escolhido deve ser barato – se possível gratuito. Optou-se pelo MC9S08, do qual se conseguem amostras grátis a partir do site da Freescale. 2. O microcontrolador deve vir equipado com ferramentas de programação e depuração. O CodeWarrior e o SpYder USB BDM servem perfeitamente. 3. Deve existir ajuda on-line para os leitores. Os forums da Freescale e da Elektor estão à sua disposição. 4. O projeto deve ser educativo e numa plataforma aberta, de software livre. Todos os códigos fonte, folhas de características e notas de aplicação para o desenvolvimento estão disponíveis gratuitamente. 5. O projeto deve ter uma aplicação real. Um acelerômetro 2g de 2 eixos com um mostrador a LEDs. 6. O custo deve ser mínimo. Circuito integrado do acelerômetro e o MC9S08 gratuitos, placas de circuito impresso de baixo custo e o kit SpYder Discovery. Obedecer a esta extensa lista não foi uma tarefa simples. Se pretender entrar no mundo dos microcontroladores de 8 bits, esta é uma boa oportunidade, ainda por cima com um Medidor de força g Acelerômetro de 2 eixos até 2g com SpYder e microcontrolador da Freescale Jan Buiting e Luc Lemmens, em colaboração com Inga Harris (Freescale Semiconductor Inc.) Aqui está uma excelente aplicação para o microcontrolador MC9S08 da Freescale. Após o primeiro artigo sobre o SpYder, chegou agora a vez de transformar as suas idéias em hardware. Figura 1. O kit SpYder na sua versão final. Chegou a vez de juntar tudo: teoria, componentes e software, para construir este interessante projeto, que acabará certamente por fazer parte do seu automóvel, modelo telecomandado ou bicicleta. Além dos dois artigos sobre este assunto (note que este corresponde ao segundo artigo),

Upload: dayvson-leandro-araujo

Post on 01-Jan-2016

23 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Document4

50

MontageM

todos os itens necessários são apresentados na Tabela 1.

eSpecIFIcAçÕeS do projetoQuando a Elektor e a Freescale decidiram publicar este artigo os objetivos eram ambiciosos. Vamos então apresentar esses objetivos em seguida:

1. O microcontrolador escolhido deve ser barato – se possível g r a t u i t o . O p t o u - s e p e l o MC9S08, do qual se conseguem amostras grátis a partir do site da Freescale.

2. O microcontrolador deve vir equipado com ferramentas de programação e depuração. O CodeWarrior e o SpYder USB BDM servem perfeitamente.

3. Deve existir ajuda on-l ine para os leitores. Os forums da Freescale e da Elektor estão à

sua disposição.4. O projeto deve ser educativo

e numa plataforma aberta, de software livre. Todos os códigos fonte, folhas de características e notas de aplicação para o desenvo lv imento es tão disponíveis gratuitamente.

5. O p r o j e t o d e v e t e r u m a aplicação real. Um acelerômetro 2g de 2 eixos com um mostrador a LEDs.

6. O custo deve ser mínimo. C i r c u i t o i n t e g r a d o d o acelerômetro e o MC9S08 gratuitos, placas de circuito impresso de baixo custo e o kit SpYder Discovery.

Obedecer a esta extensa lista não foi uma tarefa simples. Se pretender entrar no mundo dos microcontroladores de 8 bits, esta é uma boa oportunidade, a i n d a p o r c i m a c o m u m

Medidor de força gAcelerômetro de 2 eixos até 2g com SpYder e microcontrolador da FreescaleJan Buiting e Luc Lemmens, em colaboração com Inga Harris (Freescale Semiconductor Inc.)

Aqui está uma excelente aplicação para o microcontrolador Mc9S08 da Freescale. Após o primeiro artigo sobre o SpYder, chegou agora a vez de transformar as suas idéias em hardware.

Figura 1. o kit SpYder na sua versão fi nal.

deve ser barato – se possível g r a t u i t o . O p t o u - s e p e l o MC9S08, do qual se conseguem amostras grátis a partir do site da Freescale.

2. O microcontrolador deve vir equipado com ferramentas de programação e depuração. O CodeWarrior e o SpYder USB BDM servem perfeitamente.

3. Deve existir ajuda on-l ine para os leitores. Os forums da Freescale e da Elektor estão à Figura 1. o kit SpYder na sua versão fi nal.

Chegou a vez de juntar tudo: teoria, componentes e software, para construir este interessante projeto, que acabará certamente por fazer parte do seu automóvel, m o d e l o t e l e c o m a n d a d o o u bicicleta. Além dos dois artigos sobre este assunto (note que este corresponde ao segundo artigo),

Medidor de Forca.indd 50 1/11/08 5:20:52 PM

Page 2: Document4

51

Medidor de força gAcelerômetro de 2 eixos até 2g com SpYder e microcontrolador da Freescale

microcontrolador que mostrou o seu valor em aplicações para automóveis (provavelmente o seu novo automóvel vem equipado com um).

AcelerôMetroUm acelerômetro é um dispositivo que mede a força exercida num corpo em movimento devido a aceleração (+g) ou desaceleração (-g). Este projeto pode medir forças até 2g em dois planos: frente/trás, esquerda/direita.O mostrador é constituído por LEDs coloridos, com os valores mais elevados indicados por LEDs vermelhos. O circuito é al imentado por baterias, de modo a poder ser colocado num automóvel, indicando a si e aos seus passageiros o seu estilo de condução.

SpYder: pASSo-A-pASSoAntes de começar a so ldar convém relembrar alguns fatos. O SpYder (Figura 1) utiliza a inter face BDC (Background Debug Controller) do HCS08 e RS08, que proporciona um modo fácil e rápido de programar a memória Flash e outras presentes no microcontrolador. Além disso, é também o acesso primário para depuração, permitindo acessar, de modo não intrusivo, aos dados da memória e às funcionalidades tradicionais de depuração dos registradores do CPU, para

modif icar pontos de parada no programa e instruções de acompanhamento do programa. Se você já ut i l izou o HC05, ou outros microcontroladores mais antigos da Freescale, vai certamente apreciar as vantagens desta interface.

O SpYder utiliza uma interface USB standard para comunicar-se com o PC, utilizando a tensão fornecida por este barramento para se alimentar a si próprio e ao microcontrolador, evitando os transformadores, o que o torna verdadeiramente portátil. Esta tensão pode também alimentar o circuito final, desde que este não consuma mais do que 100 mA.Como a ferramenta depende da alimentação do barramento USB, utiliza um microcontrolador M C 9 0 8 J B 1 6 , d a F r e e s c a l e . Este microcontrolador possui uma interface USB 2.0 de baixa velocidade e funciona com os 5 V do barramento. Dado que a ferramenta serve também para microcontroladores RS08, são necessár ios 12 V para programá-los. O MC908JB16 reconhece automat icamente c o m q u e m i c r o c o n t r o l a d o r está trabalhando e, através do sinal PTD0, ativa a tensão de 12 V, gerada pelo conversor DC-DC ST662.

passo um: montagem do SpYderAs partes principais já estão montadas, permitindo utilizar

o SpYder como uma ferramenta por si só, com o microcontrolador encaixado num suporte.S e q u i s e r u t i l i z a r o u t r o encapsulamento, ou uma placa externa, como é o caso do ace lerômetro , pode fazê- lo . Basta adicionar uma resistência de 0 Ω, ou um curto-circuito, no espaço marcado por R2, ligando efetivamente a alimentação ao conector BDM, de modo a poder utilizar uma placa externa. Deste modo o SpYder é transformado numa interface BDM, mas não se preocupe... pode continuar a ser utilizado como ferramenta independente. Se não possuir um cabo BDM pode-se construir um facilmente. Necessita-se apenas de dois conectores IDC de 6 vias (por exemplo, o código 1097021 da Farnell) e um cabo plano com um espaçamento de 1,27 mm (por exemplo, o código 9187111 da Farnell). Um pequeno torno permite prender facilmente o terminal ao cabo. O comprimento deste não deve ser superior a 30 cm.Tenha em mente que só se pode ter um microcontrolador ligado de cada vez: ou no suporte da placa SpYder ou na placa externa.

passo dois: instalação do software de desenvolvimento

A edição especial do CodeWarrior Development Studio para o Freescale HC(S)08/RS08 (versão 5.1) está disponível no CD que acompanha o SpYder. No endereço

Item Fornecedor descrição como obter custo

SpYder Discovery kit Vários fornecedores Contém uma interface USB-BDM, um microcontrolador MC9S08 e um CD com o CodeWarrior e outras utilidades

www.freescale.comFarnell InOne - http//pt.farnell.comAvnet Iberia - www.silica.com

MC9S08QG8CPBE Freescale Microcontrolador de 16 pinos PDIP da Freescale

Pedir amostra gratuita no site da Freescale

Grátis

Duas placas de circuito impresso Elektor Duas placas de circuito impresso para montagem dos componentes

Serviço Elektor (refª 060297-71) 14,50 dólares

MMA7260Q Elektor Sensor de aceleração da Freescale Duas amostras gratuitas, fornecidas em conjunto com as placas adquiridas através do Serviço Elektor (refª 060297-71)

Grátis

Demais componentes Fornecedores habituais Componentes diversos Componentes adquiridos no seu fornecedor habitual

O valor vai depender do fornecedor onde adquirir os restantes componentes

tabela 1. tudo o que precisa para montar o acelerómetro.

Medidor de Forca.indd 51 1/11/08 5:20:53 PM

Page 3: Document4

52

MontageM

Sensor de aceleração MMA7260QDada a forte presença da Freescale no mercado da eletrônica para automóveis, não é de se surpreender que produza também vários sensores de aceleração. Muito provavelmente, o controle de iluminação de travamento do seu próximo automóvel virá equipado com um.

As vantagens destes sensores foram rapidamente descobertas nos projetos de eletrônica (foguetes amadores, modelos telecomandados, etc.). Irá certamente ser utilizado também em projetos da Elektor, muito brevemente.O MMA7269Q é um sensor de aceleração capacitivo de baixo custo, com acondicionamento de sinal, um fi ltro passa-baixa de um pólo, compensação de temperatura e quatro níveis de sensibilidade distintos. A correção de desvio para 0g e o fi ltro são ajustados durante a produção, não sendo necessários componentes externos. Inclui um modo de baixo consumo, para utilização em dispositivos portáteis, alimentados por baterias.

Aceleração

060297 - 13

A célula g no interior do MMA7260Q é uma estrutura mecânica formada por materiais semicondutores (polisilício), conseguida com processos associados à produção de circuitos integrados. Pode ser modelado por um conjunto de barras presas a uma massa central, que se move entre duas barras fi xas. As barras presas à massa podem ser deslocadas sujeitando-se o sistema a uma aceleração.O movimento das barras provoca a alteração da sua distância em relação às barras fi xas, distância essa proporcional à aceleração. Estas barras formam dois condensadores. O valor destes condensadores altera-se em função da distância entre as barras, obedecendo à seguinte fórmula:

C = A ε / D

Em que A é a área das barras, ε a constante dielétrica e D a distância entre as barras. O circuito integrado utiliza técnicas de condensadores comutados para calcular a aceleração a partir da diferença entre os dois condensadores. Possui também circuitos de acondicionamento de sinal e fi ltros (também de condensadores comutados), permitindo obter uma saída em tensão, proporcional à aceleração.

São entregues dois sensores em conjunto com as placas de circuito impresso, sem pagar mais por isso. O preço destes sensores é de cerca de 5,95 dólares (USD) cada, para quantidades superiores a 1000 peças e vem sem a placa de circuito impresso. A folha de características do MMA7260 pode ser obtida na Internet.

Pode-se encontrar notas de aplicação e vídeos interessantes sobre este sensor em http://www.freescale.com/webapp/sps/site/prodsummary http://www.freescale.com/webapp/sps/site/prod_summary.

temperatura e quatro níveis de sensibilidade distintos. A correção de a produção, não um modo de portáteis,

060297 - 13

A célula g no interior do MMA7260Q é uma estrutura mecânica formada por materiais semicondutores (polisilício), conseguida com processos associados à produção de circuitos integrados. Pode ser modelado por

060297 - 13

www.freescale.com/codewarrior pode-se comparar a versão especial com a versão standard. Sem uma chave de ativação, o programa permite apenas trabalhar com um código inferior a 1 k b y t e , n a v e r s ã o d e demonstração. Para desbloquear completamente o programa tem-se duas opções:

1. Contatar a Freescale para solicitar uma licença de tempo i l im i tado para aumentar a dimensão do código máximo para 16 kbytes.2. Contatar a Freescale para solicitar uma licença de 30 dias para utilização do compilador sem limitações.

passo três: controladoresQuando estiver tudo pronto, e d e p o i s d e i n s t a l a d o o C o d e Wa r r i o r , é a v e z d e estabelecer uma ligação com o SpYder. Para isso tem de se instalar os controladores d isponíve is no CD. No seu interior pode-se encontrar as inst ruções para fazer i sso . Quando a ferramenta é ligada ao PC pela pr imeira vez , o Windows reconhece um novo d ispos i t ivo USB e pede os controladores adequados. Para completar a instalação basta selecionar a opção “Instalar automaticamente”.

Figura 2. no codeWarrior certifi que-se que a ligação selecionada é a correta.

Medidor de Forca.indd 52 1/11/08 5:21:00 PM

Page 4: Document4

53

os temporizadores, conversores A/D, módulos de comunicação série, etc, não são realizados por software ou dispositivos externos. A primeira vez que se entra numa sessão de depuração, é apresentada uma janela que permite selecionar a ligação de hardware ao PC. Certifique-se que o tipo de ligação “USBSPYDER08” é selecionado (Figura 2). Nessa ocasião, o CodeWarrior apaga e reprograma a memória , e conf igura o osc i lador, caso esta funcionalidade exista no microcontrolador em questão.Tem-se agora tudo o que é necessário para começar a depurar o código. O CodeWarrior permite analisar o fluxo do programa de muitas formas, através de pontos de parada, paradas condicionais ou através do registrador temporal das var iáve is . Todas estas funcionalidades tiram proveito do periférico de depuração do microcontrolador.

As janelas disponíveis são:- Código presente no

microcontrolador.

- Código assembly criado pelo compilador.

- Registradores da CPU.- Mapa de memória, onde pode-

se ver a localização e forçar valores.

- Outras janelas com dados, procedimentos e comandos.

O formato dos dados e a taxa de atualização podem ser altera-dos com o botão direito do mou-se. As configurações escolhidas podem depois ser gravadas com “File Save Configuration”. Per-ca algum tempo explorando as potencialidades de controlo de fluxo do programa, como Start/Continue, Single Step, Step Over, Step out, Assembly Step, Halt e Reset. Existem dois documen-tos importantes para perceber melhor o ambiente de desenvol-vimento: “AN3335 – Introduction to HCS08 Background Debug Mo-dule” e “AN2616 – Getting Star-ted with HCS08 and CodeWarrior Using C”.Estão previstos contatos perto o microcontrolador, onde pode-se colocar a ponta de prova de um osciloscópio para monitorar os

Figura 3. diagrama do circuito elétrico do acelerômetro de 2 eixos.

K1

K2

12

34

56

R1

10Ω

D1

18V

C6

100n

C7

100n

TS2950CT-3.3IC1

VCC

C2

100n

VCC

C1

100n

R2

4k7

R6

1k

S1

ON/OFF

R5

1k

S2

SENSITIVITY

VCC

D3

D8

D10

T1R13

1k

R11

100 Ω

R10

100 Ω

R8

100 ΩD2

D6

D9

T2

BC547

R7

1k

D4

D11

D12

T3R9

1k

D5

D7

D13

T4R12

1k

LEFT RIGHT FORWARD BACK

060297 - 12

GREEN

AMBER

RED

4x

MMA7260Q

IC3

C3

100n

VCCR4

1k

R3

1k

C4

100n

C5

100n

HC9S08QGC

RESET

SLEEP

IC2

BKGD

PB0

PA0

PB1

PB2

PB3

PB4

PB5

PB6

PB7

PA1

PA2

12

16

11

10

15

14

13

3

4

9

8

7

6

5

1

2

D12

D11

D4

D3 D8D2D6D9 D10

D5

D7

D13

LISTA DE COMPONENTES Resistores: R1= 10ΩR2= 4,7 kΩR3a R7;R9;R12;R13= 1 kΩR8;R10;R11= 100 Ω

Capacitores: C1 a C7 = 100nF

Semicondutores:D1= Diodo Zener, 18 V/500 mWD2a D5= LED verde de baixa corrente, 3mmD6;D7;D8;D11= LED âmbar ou ama-relo de baixa corrente, 3mmD9;D10;D12;D13= LED vermelho de baixa corrente, 3mmT1a T4= BC547IC1= TS2950CT-3.3IC2= MC9S08QG8CPBE (16 pinos, PDIP, amostra gratuita através do site da Freescale)IC3= MMA7260Q, sensor de acele-ração com placa de circuito impresso (amostra gratuita se adquirir as placas de circuito impresso através do Serviço Elektor)

Diversos:K1= Conector de 2 vias para a bateriaK2= Conector duplo de 6 viasK3= Barra de 9 pinosK4= Conector fêmea de 9 vias para encaixar em K3S1;S2= Interruptor de pressão

4 espaçadores de 10 mm

PCI (Ref.ª 060297-71), disponível na Guimocircuito (www.guimocircuito.com).

Software para o projeto e outra docu-mentação adicional (060297-11.zip) disponível no site da Elektor

tUdo pronto pArA coMeçArÉ importante perceber que o SpYder utiliza o microcontrolador alvo, não um emulador, sendo que tanto os periféricos como

Medidor de Forca.indd 53 1/11/08 5:21:01 PM

Page 5: Document4

54

MontageM

void Byte2LED(char Val, char Dir, char SenMode)

/* Positive Green */ if ((Val < PosA[SenMode])&&(Val >= PosG[SenMode])) //if (PosA[SenMode] > Val >= PosG[SenMode]) LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[NegYLED + Dir]); if(LEDMag[PosYLED + Dir] > LEDMax[PosYLED + Dir]) LEDMax[PosYLED + Dir] = LEDG; LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDG | LEDMax[PosYLED + Dir]); /* Positive Amber */ if ((Val < PosR[SenMode])&&(Val >= PosA[SenMode])) //if (PosR[SenMode] > Val >= PosA[SenMode]) LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[NegYLED + Dir]); if (LEDMag[PosYLED + Dir] > LEDMax[PosYLED + Dir]) LEDMax[PosYLED + Dir] = LEDA; LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDGA | LEDMax[PosYLED + Dir]); /* Positive Red */ if (Val >= PosR[SenMode]) LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[NegYLED + Dir]); LEDMag[PosYLED + Dir] = LEDGAR; LEDMax[PosYLED + Dir] = LEDR; /* Negative Green */ if ((Val < NegG[SenMode])&&(Val >= NegA[SenMode])) //if (NegG[SenMode] > Val >= NegA[SenMode]) LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[PosYLED + Dir]); if (LEDMag[NegYLED + Dir] > LEDMax[NegYLED + Dir]) LEDMax[NegYLED + Dir] = LEDG; LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDG | LEDMax[NegYLED + Dir]); /* Negative Amber */ if ((Val < NegA[SenMode])&&(Val >= NegR[SenMode])) //if (NegA[SenMode] > Val >= NegR[SenMode]) LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[PosYLED + Dir]); if (LEDMag[NegYLED + Dir] > LEDMax[NegYLED + Dir]) LEDMax[NegYLED + Dir] = LEDA; LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDGA | LEDMax[NegYLED + Dir]); /* Negative Red */ if (NegR[SenMode] >= Val) LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[PosYLED + Dir]); LEDMag[NegYLED + Dir] = LEDGAR; LEDMax[NegYLED + Dir] = LEDR; /* Neutral */ if ((Val < PosG[SenMode])&&(Val > NegG[SenMode])) //if (PosG[SenMode] > Val > NegG[SenMode]) LEDMag[PosYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[PosYLED + Dir]); LEDMag[NegYLED + Dir] = (LEDOFF | LEDMax[NegYLED + Dir]);

Modificações no acelerômetroO acelerômetro pode facilmente ser modificado para manter a leitura máxima obtida em cada eixo.Abra o projeto no CodeWarrior (versão 5.1).O código da aplicação está no arquivo ‘main.c’.A função a ser alterada é a ‘Byte2LED’.O código seguinte substitui a versão anterior.

O código utiliza o parâmetro Val para saber se a aceleração é positiva, negativa ou nula (G, A ou R). Assim que tiver o valor correto, apaga o eixo oposto, mas deixa aceso o LED correspondente à aceleração máxima. Verifica-se seguidamente se Val corresponde a um novo máximo, atualizando este caso seja necessário. No final, apresenta o valor da aceleração, juntamente com o máximo nesse eixo.

Não se esqueça de adicionar uma nova definição no arquivo header para o novo LED e uma variável global LEDMax no arquivo principal (main.c).

Pode-se agora gravar o arquivo num novo projeto, caso contrário, quando este for compilado, é sobreposto ao antigo. Também pode-se gravar os arquivos com o código individualmente.

Depois de modificar o código, tem de compilar. Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, pode-se começar a depurar o código usando o botão da direita (seta verde com um pequeno inseto).

Certifique-se de que o modelo de hardware selecionado corresponde ao USBSpYder08 e que o dispositivo é o MC9S08QG8. O CodeWarrior vai agora apagar e reprogramar o microcontrolador com o novo código.

Se colocar um ponto de parada na função Byte2LED, com o botão direito do mouse, o CodeWarrior suspende o programa quando lá chegar. Na janela com os dados pode-se ver o valor da variável Val e avançar passo-a-passo na execução do programa, verificando o seu comportamento. Pode-se adicionar mais pontos de parada, em outras partes do programa.

Medidor de Forca.indd 54 1/11/08 5:21:01 PM

Page 6: Document4

55

pinos em tempo real.

prIMeIro projeto: AcelerôMetroO circuito do acelerômetro (com o MC9S08) é apresentado na Figura 3. O microcontrolador (IC2) possui um encapsulamento do tipo PDIP de 16 pinos, que pode-se obter como amostra gratuita no site da Freescale. Claro que terá de ser programado, utilizando o SpYder, por exemplo.O sensor para o acelerômetro é do t ipo MMA7260Q, com encapsulamento SMA, que já vem soldado numa pequena placa de circuito impresso com 12x12 mm, especialmente para este projeto da Elektor. Recebe dois sensores destes, juntamente com as placas de circuito impresso adquiridas através do Serviço Elektor. O resto do circuito resume-se a pouco mais do que 12 LEDs, dispostos em quatro direções, que são controlados pelas linhas PB0-PB6 do microcontrolador.O circuito é al imentado por um conjunto de pi lhas com uma tensão mínima de 4,5 V (por exemplo, três pilhas AA ou AAA em série). O consumo é de cerca de 25 mA com três LEDs. O regulador TS2950CT-3.3 presente na placa fornece os 3,3V necessários para o circuito. Existem ainda dois botões: S1 para ligar e desligar e S2 para selecionar a sensibilidade do acelerômetro. Os dois botões estão l igados de um modo inteligente e econômico.O circuito é construído em duas

placas de circuito impresso, encaixadas uma sobre a outra utilizando espaçadores de 10 mm. Apesar do desenho das placas ser apresentado nas Figuras 4a e 4b, dificilmente valerá a pena fabricá-las em casa. A tentação para desenhar todo o circuito com componentes SMD era elevada, mas optou-se por fazê-lo com componentes convencionais, em duas placas de 55x55 mm, com furos metalizados.A pequena placa com o sensor é colocada na posição IC3. O conector K2 é a ligação BDM para o SpYder.A placa com os LEDs e com os botões é montada por cima da placa com o microcontrolador. A ligação elétrica entre as duas é realizada por uma barra de pinos em linha. A montagem completa é apresentada na foto ilustrativa do artigo. Na Figura 5 pode-se ver as duas placas separadas.

progrAMAçãoObviamente, os microcon tro-ladores têm de ser programados p a r a p o d e r e m f u n c i o n a r devidamente.Baixe o arquivo com a referência 060297-11.zip do site da Elektor e descomprima-o para uma pasta, por exemplo com o nome “Acelerômetro”.Prepare o SpYder, a placa do acelerômetro e o CodeWarrior. Abra o projeto “Accel Proj.mcp” no CodeWarrior e selecione o dispositivo adequado (MC9S08QG). Compile, crie o código objeto e programe-o na placa do acelerômetro, através

060297-1

060297-1

C1

C2

C3

C4

C5

C6

C7

D1

D2

D3

D4

D5

D6

D7

D8

D9

D10

D11D12 D13

IC1

IC2

IC3

K1

K2

K3

K4

R1

R2

R3

R4

R5

R6

R7

R8

R9

R10

R11

R12

R13

S1

S2

T1T2

T3T4

+T

060297-1

060297-1060297-1

060297-1C

1

C2

C3

C4

C5C

6

C7

D1

D2

D3

D4

D5

D6

D7

D8

D9

D10

D11D12 D13IC

1

IC2

IC3

K1

K2

K3

K4

R1

R2

R3

R4

R5

R6

R7

R8

R9

R10

R11

R12

R13

S1

S2

T1T2

T3T4

+T

060297-1

060297-1

Figura 4. posicionamento dos componentes nas duas placas. depois de montadas ficam uma sobre a outra.

Medidor de Forca.indd 55 1/11/08 5:21:03 PM

Page 7: Document4

56

MontageM

da interface BDM. Deste modo entra em contato com vários aspectos do ambiente de desenvolvimento para microcontroladores da Freescale. Não se preocupe, porque nada pode dar mal, sendo que é sempre possível voltar atrás e começar de novo.

UtIlIzAçãoPara ligar o circuito basta pressionar o botão S1 até que os LEDs se iluminem. Uma sequência inicial

Figura 5. As placas com os componentes já montados. repare nos espaçadores colocados nos quatro cantos.

permite verificar que a placa está ligada, que o programa está rodando e que todos os LEDs estão bons. Após esta sequência a placa fica pronta para funcionar. Movimente a placa bruscamente em ambas as direções para verificar o seu funcionamento.O botão de seleção de sensibilidade permite selecionar entre três sensibilidades diferentes:

Sensibilidade Min. Med. Max.LED verde aceso 0.45g 0.29g 0.15gLED amarelo aceso 0.80g 0.53g 0.27gLED vermelho aceso 1.15g 0.97g 0.39g

Para desligar o circuito basta manter pressionado o botão S1 até que os LEDs comecem a formar uma cruz.Na documentação que acompanha o projeto pode-se encontrar uma descri-ção mais detalhada do programa que roda no microcontrolador.

conclUSãoO kit SpYder é uma ferramenta surpreendentemente flexível, que preenche todos os requisitos de um sistema de desenvolvimento de bai-xo custo. Suporta diretamente os microcontroladores de 8 pinos da Freescale S08, permitindo aumen-tar o número de pinos através da opção ‘target’. O CodeWarrior é uma ferramenta poderosa, um pou-co intimidadora ao princípio, mas depois de perceber onde estão os comandos mais importantes rapi-damente se sentirá confortável em utilizá-la. A documentação é ex-tensa, permitindo explorar todas as suas capacidades.Brevemente serão publicados mais artigos utilizando o SpYder.

(060297-I)

Artigo original: g-Force on LEDs – April 2007

Central de AtendimentoAlameda Pucuruí, 51-59

1o andar __ Conjunto 1.030Tamboré __ Barueri __ SP

CEP: 06460-100Fone/Fax: (11) 4195-8591www.elektorbrasil.com.br

[email protected]

Não estrague sua revista.Faça uma cópia do cupom e

envie ao endereço abaixo,ou faça seu pedido por fax,

por e-mail, ou diretamente nosite www.elektorbrasil.com.br

Aqui vocênão corre o riscode ver seu projeto

se transformarnum choque.

PODE CONFIAR!

Elektor é a revista mais importante do segmento emtodo o mundo. Sucesso na Holanda, Inglaterra,

França, Alemanha, Grécia, Suécia, Índia, Espanha,Portugal e Brasil. É a revista perfeita para quem

anda com a cabeça em curto-circuito à procura deinformação com segurança e qualidade.

ASSINE!A18

Nome:Endereço:Bairro: CEP:Cidade: Estado: Telefone: ( )Tel. Celular: ( ) Tel. Comercial: ( )E-mail:

PEDIDO DE ASSINATURA

DEPÓSITO EM CONTA: Bradesco __ em nome de Editorial Bolina Brasil Ltda. __ Agência 1382-0 __ Conta-corrente 95110-2

Tipo de pagamento:

Forma de pagamento: Cheque Nominal Depósito Bancário (enviar comprovante) Cartão de CréditoCartão: Titular do cartão:No Validade: /

código de segurança

1 ANO À vista __ de R$ 169,90 por R$ 150,00 2 X de R$ 75,00 3 X de R$ 50,002 ANOS À vista __ de R$ 339,80 por R$ 270,00 2 X de R$ 135,00 3 X de R$ 90,00

A48

Medidor de Forca.indd 56 1/11/08 5:21:05 PM

Page 8: Document4

57

Central de AtendimentoAlameda Pucuruí, 51-59

1o andar __ Conjunto 1.030Tamboré __ Barueri __ SP

CEP: 06460-100Fone/Fax: (11) 4195-8591www.elektorbrasil.com.br

[email protected]

Não estrague sua revista.Faça uma cópia do cupom e

envie ao endereço abaixo,ou faça seu pedido por fax,

por e-mail, ou diretamente nosite www.elektorbrasil.com.br

Aqui vocênão corre o riscode ver seu projeto

se transformarnum choque.

PODE CONFIAR!

Elektor é a revista mais importante do segmento emtodo o mundo. Sucesso na Holanda, Inglaterra,

França, Alemanha, Grécia, Suécia, Índia, Espanha,Portugal e Brasil. É a revista perfeita para quem

anda com a cabeça em curto-circuito à procura deinformação com segurança e qualidade.

ASSINE!A18

Nome:Endereço:Bairro: CEP:Cidade: Estado: Telefone: ( )Tel. Celular: ( ) Tel. Comercial: ( )E-mail:

PEDIDO DE ASSINATURA

DEPÓSITO EM CONTA: Bradesco __ em nome de Editorial Bolina Brasil Ltda. __ Agência 1382-0 __ Conta-corrente 95110-2

Tipo de pagamento:

Forma de pagamento: Cheque Nominal Depósito Bancário (enviar comprovante) Cartão de CréditoCartão: Titular do cartão:No Validade: /

código de segurança

1 ANO À vista __ de R$ 169,90 por R$ 150,00 2 X de R$ 75,00 3 X de R$ 50,002 ANOS À vista __ de R$ 339,80 por R$ 270,00 2 X de R$ 135,00 3 X de R$ 90,00

A48

Medidor de Forca.indd 57 1/11/08 5:21:05 PM