45557771 apostila de hidraulica docol

38

Upload: carlos-gomes-araujo

Post on 30-Nov-2015

79 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol
Page 2: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

1

NOÇÕES DE HIDRÁULICA

HIDRÁULICA PREDIAL

É a matéria que trata da condução d’água através de canalizações, equipamentos e dispositivos para atender necessidades de higiene, consumo e aplicações sanitárias.

Page 3: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

2

SISTEMA DE ABASTECIMENTO

A instalação predial de água fria pode ser alimentada por:

Rede pública de abastecimento. Ex. cidades.

Rede privada (quando não ocorre caso anterior). Ex. área rural.

Page 4: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

3

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO

A instalação predial de água fria pode ser alimentada por:

Indireto, sem bombeamento:

Indireto, com bombeamento:

Direto:

Page 5: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

4

No manômetro teremos 10mca = 1Kgf/cm2 de pressão estática

Page 6: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

5

PRESSÃO ESTÁTICA X ALTURA DA COLUNA:

Pergunta-se: Onde temos mais Pressão Estática?

Pressão hidráulica: é uma determinada força (altura de ponto de caixa d’água) exercida sobre uma determinada área (altura do tubo). Na hidráulica temos dois tipos de pressão:

A Pressão Estática é a pressão medida quando a água está parada, sem se movimentar nas tubu-lações, portanto a pressão é igual nas duas ilustrações, pois temos a mesma altura de coluna (A=B).Ela é função da altura da coluna e não função do peso da água existente no recipiente, isto é, quanto maior for a altura da coluna, maior será a pressão estática e vice - versa.

ASSIM,PODEMOS AFIRMAR QUE NÃO É POSSÍVEL AUMENTAR A PRESSÃOESTÁTICA SEM AUMENTAR A ALTURA

DA COLUNA

“A Classe de Pressão indicada nos folhetos da instalação de nossos

produtos, refere-se a Pressão Estática.”

LEMBRETE

Page 7: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

6

PRESSÃO DINÂMICA (PD)

“Entende-se neste trabalho a pressão dinâmica como a pressão de uso”. É a pressão d’água quando está em movimento. Esta pressão é determinada pela forma construtiva do projeto hidráulico Isto quer dizer que o diâmetro (Ø) da tubulação, desvios, as peças de utilização são responsáveis pela maior e ou menor pressão dinâmica.

A pressão de uso é a resultante da pressão estática menos a perda de carga (PD=PE-AP).

Vejamos o exemplo:

Pergunta-se: Onde temos maior Pressão Dinâmica? Mesmo a altura sendo igual nos 3 casos (portanto, a Pressão Estática inicial é igual),a maior Pressão Dinâmicalocaliza-se na fi g.1, pois a bitola da tubulação é maior e possui menor número de desvios (menor perda de carga).Ver item Perda de Carga.NOTA – Para se conhecer o valor das pressões Estática e Dinâmica no ponto de utilização do produto pode-se utilizar cálculos apropriados ou efetuar medições no local com manômetro.

IMPORTANTE: Recomenda-se seguir sempre o projeto hidráulico feito por profi ssional habilitado, pois o mesmo prevê estas variáveis.

Page 8: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

7

PERDA DE CARGA (AP)

É o atrito sofrido pelo fl uxo d’água na tubulação, conexões e peças de utilização.

PERDA DE CARGA = PRESSÃO ESTÁTICA - PRESSÃO DINÂMICA (AP = PE – PD)

Page 9: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

8

Perda de carga localizada

Perda de carga ao longo da tubulação

Page 10: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

9

Vazão

É o volume de água que fl ui nem determinado período de tempo. Os valores podem ser expressos em litros por segundo (l/s); litros por minuto (l/min); metros cúbicos por hora (m3/h).

Velocidade

É a distância percorrida pela água em um determinado período de tempo. Normalmente expresso em metros por segundo (m/s).

Obs.: Alta velocidade é prejudicial para a pressão dinâmica, por aumentar a perda de carga e níveis de ruído.

Page 11: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

10

Pergunta-se: Onde temos maior vazão (Q’)? Onde temos maior velocidade (V)?

Volume de descarga

É a quantidade de água descarregada por um produto, durante um ciclo de operação. Sua unidade de medida é litro (l) ou metro cúbico (m3).

Retrossifonagem

É o retorno casual para a rede hidráulica de águas servidas, pelo efeito de diferença de pressão,provocando a contaminação.

Page 12: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

11

Golpe de Aríete

O nome “Golpe de Aríete” provém de uma antiga arma de guerra, formada por um tronco com uma peça de bronze semelhante a uma cabeça de carneiro numa das extremidades, que era usado para golpear portas e muralhas, arrombando-as.

Fenômeno semelhante ocorre nas instalações hidráulicas quando a água ao descer em velocidade pela tubulação, é bruscamente interrompida. Os equipamentos de instalação fi cam sujeitos a golpes de grande intensidade (elevação súbita da pressão).

Explicando: Se um liquido, ao passar por uma calha, tiver sua corrente bruscamente interrompida, seu nível subirá rapidamente passando a escorrer pelos lados. Se tal fenômeno for observado dentro de um tubo, o líquido, não tendo por onde sair provocará um aumento rápido e excessivo da pressão contra as paredes do tubo, causando sérias conseqüências na instalação.

Page 13: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

12

VÁLVULA DE DESCARGA

Defi nição

Aparelho hidráulico destinado a permitir a descarga de água na vazão adequada para promover a limpeza de bacias sanitárias, mediante acionamento manual e fechamento automático.

Histórico

Porque foi desenvolvida

Por necessidade do mercado brasileiro, nasceu a primeira Solução para o Planeta Água. Na década de 70 os modelos existentes no mercado apresentavam o golpe de aríete - fechamento brusco do fl uxo de água. Não podendo vender tubos de PVC para a instalação com aquelas válvulas de descarga, a Tigre procurou a Docol para em parceria desenvolver uma válvula que não apresentasse este problema. Começa aí o excepcional trabalho de desenvolvimento da válvula de descarga Docol.

Quando foi lançada

A Docol em parceria com uma empresa alemã desenvolve e lança em 1976 a primeira Válvula de Descarga (VD) do mercado nacional isenta do Golpe de Aríete, possibilitando a expansão do PVC no mercado nacional.

Prêmio Inovações Tecnológicas - Na primeira edição do Prêmio Inovações Tecnológicas concedido pela ANAMACO (Associação Nacional dos Revendedores de Material de Construção). As revendas de todo o Brasil escolheram a Válvula de Descarga Docol, lançada no mercado há mais de 20 anos, tamanha a importância, qualidade e inovação da tecnologia Docol.

Page 14: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

13

Características Técnicas

VDBitolas Classe de Pressão

(m.c.a)Tempo de

FechamentoVolume de Descarga

1” 1/2 1,5 a 154 a 8 seg. Ajustável

1” 1/4 10 a 40

Aplicação

Válvula de Descarga 1½ - Dentro das classes de pressão 1,5 mca até 15 mca, ou seja, casas térreas, sobrados e os três últimos pavimentos de um edifício.

Válvula de Descarga 1 ¼ - Dentro das classes de pressão 10 mca até 40 mca, ou seja, edifícios exceto os três últimos pavimentos.

Instalação

As válvulas de descarga Docol podem ser instaladas em qualquer tipo de tubulação normatizada (PVC, F.F., Galvanizada, etc.). Observar se a tubulação e reservatórios estão limpos, verifi cando as prumadas (coluna de água) em todas as direções para então fazer a instalação do produto.

Edifícios,exceto os 3 últimos

andares

Casas térreas,sobrados

e os últimos 3pavimentos de edifícios.

Page 15: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

14

Quando a válvula estiver instalada em ramal derivado de coluna que distribui água em diversos andares, a coluna deve ser provida de tubo de ventilação, de mesma bitola, ligado após o registro geral.

Instalação da Válvula de Descarga

Na seqüência apresentaremos os componentes da válvula de descarga Docol e sua instalação passo a passo.

Capa de Proteção

Componente plástico descartável com a fi nalidade de:

1. Proteção contra a entrada de detritos ou massas na regiãoda tampa frontal.

2. Orientar a profundidade de instalação. O revestimento fi nalda parede deverá fi car sobre as faces laterais da capa.

3. Orientar o recorte dos revestimentos fi nal da parede ao redorda mesma.

Tubo de Ventilação

Válvula de Descarga

Registro de Gaveta

Page 16: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

15

Registro Integrado

Fechamento para manutenção:

Na VD Docol não é necessário a instalação do registro de gaveta acima da válvula, pois o registro integrado é quem faz o fechamento para se realizar a manutenção, reduzindo peças e custo na hora da instalação e facilitando a manutenção.

Regulagem do volume de água na descarga:

Girando-se a chave de regulagem do registro integrado, obtem-se a vazão ideal de acordo com a pressão hidráulica existente e o tipo de louça, resultando em uma boa performance e economia de água.

Após a regulagem, mantenha a chave na posição horizontal.

Para a esquerda – Maior volume de água.Para a direita – Menor volume de água.

OBS.: O registro integrado vem fechado de fábrica

Regulagem da Vazão

Transcrição da norma: Bacia sanitária – Verifi cação de funcionamento.

Cortar sete tiras de papel higiênico, tendo cada uma delas o comprimento de 87 cm. O papel higiênico deverá ser do tipo comum com aproximadamente 5mm de largura, com tempo de absorção de água igual a 5 segundos.Preparar a carga de ensaio amassando cada uma as tiras de modo a formar sete bolas de papel de aproximadamente 3 cm de diâmetro.Verifi car se o fecho hídrico está completo.Com o fecho hídrico completo, colocar a carga de ensaio no poço da bacia e acionar o aparelho de descarga.Deverão ser removidas cinco bolas de papel, fi cando na bacia apenas duas (NBR6452).

••

•••

Page 17: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

16

OBS: Este ensaio realizado com tiras de papel higiênico tem como fi nalidade regular a vazão de um sistema de descarga, tornando-o efi ciente e evitando o uso excessivo da água. É importante ressaltar que para o perfeito funcionamento de qualquer sistema de descarga, não se deve levar em consideração apenas o produto que é acionado (válvulas ou caixas de descarga), mas sim todo o sistema hidráulico ao qual ele está ligado.

Deve ser observado:

Se os produtos estão instalados dentro da classe de pressões previstas pelo fabricante.Bitolas, instalações e dimensionamento das tubulações e conexões.A correta regulagem da vazão para a Válvula de Descarga.Utilização de vasos sanitários de descarga reduzidos ou econômicos já comercializados no mercado nacionais.

Alguns modelos possuem uma descrição do tipo 1.6 gpf/6 lpf (1.6 galões por fl uxo ou 6 litros por fl uxo), ou seja, para executarmos a limpeza destes vasos, só necessitamos de no máximo 6 litros de água.

Verifi car se foi previsto ventilação do tubo de alimentação e do esgoto para favorecer a sifonagem do vaso sanitário.Verifi car se foi prevista a ventilação do esgoto, favorecendo a sifonagem do vaso sanitário. (verifi car instalação).

••••

••

Page 18: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

17

Instalação Passo a Passo

1º Passo:

Verifi car ferramentas necessárias para instalação da válvulade descarga.

1. Válvula de descarga2. Vedante3. Fita veda-rosca4. Caneta ou lápis5. Lixa6. Chave de cano7. Serra8. Trena9. Tubo de descarga

2º Passo:

Deixar a extremidade do tubo livre para a instalação da válvula de descarga antes de embutir (fi xar)o tubo.

3º Passo:

Deve-se selar a rosca com fi taveda-rosca aplicada na roscado adaptador.

12

3

5

98

4 6

7

Page 19: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

18

4º Passo:

Fixar o adaptador já com fi ta veda-rosca na válvula de descarga apertando-a posteriormente com a chave de cano.

5º Passo:

No intuito de preencher os requisitos ergonômicos, a válvula de descarga deve ser instalada a uma altura de aproximadamente 1,10m do chão ao centro da mesma (verifi car altura em que o piso irá fi car depois de pronto). Utilize uma fi ta métrica (trena) e uma caneta para marcar a altura correta no tubo. Depois de realizado a marcação, com o auxilio da serra corte o excesso de tubo.

6º Passo:

Use adesivo plástico para tubo de PVC para unir o adaptador com a válvula de descarga, tendo certeza de que eles estejam alinhados com a parede.

Page 20: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

19

7º Passo:

O tubo está pronto para receber o reboco e ser fi xado junto com a válvula de descarga. A parte inferior da válvula de descarga deverá permanecer com o tampão de proteção que acompanha o produto e livre para depois ser instalado o tubo de descarga.

8º Passo:

Agora a válvula de descarga está fi xa e rebocada deixando um espaço aberto para instalar o tubo de descarga.

9º Passo:

Com o vaso sanitário devidamente alinhado, marque onde o tubo de descida deve ser cortado. Corte o tubo onde foi marcado anteriormente.

Page 21: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

20

10º Passo:

Una e cole o cotovelo azul no fi nal do tubo. Não esqueça de colocar primeiro a porca de acoplamento que acompanha a válvula de descarga Docol entre o encaixe do cotovelo e o fi nal do tubo.

11º Passo:

Introduza o tubo na saída da válvula de descarga e parafuse a porca, apertando até o fi nal.

12º Passo:

Introduza o tubo cromado no cotovelo azul e depois no vaso sanitário (para facilitar, pode-se usar um pouco de vaselina).

Page 22: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

21

13º Passo:

Antes de colocar o acabamento, recomendamos um acionamento para limpeza da tubulação:

Com o registro integrado fechado, acione a válvula.Mantendo acionada, gire a chave da VD no sentido anti-horário até a abertura total.Continue acionando por alguns segundos para que todaa sujeira saia da tubulação.

14º Passo:

A instalação está completa. Antes de fechar a parede com cimento e azulejo, teste o sistema para checar se não existe nenhum vazamento.

15º Passo:

Ajuste da vazão conforme item Regulagem de Vazão.

••

Esta regulagem evita dois problemas.1. Muito folgado – pouca vazão.2. Muito justo – vazamento para o vaso.OBS.: Importante o aperto da contra-porca do parafuso de ajustagem para que não haja a desregulagem do parafuso.

Parafuso deajustagem

e contra porca

Instalação de Acabamentos

A Docol possui uma grande variedade em acabamentos atendendo as diversas necessidades do mercado. Todos os acabamentos para VD Docol se adaptam as bases de 1½” e 1¼”.

E para iniciarmos a instalação dos acabamentos precisamos ajustar o parafuso fi xado na extremidade do eixo como podemos ver na fi gura abaixo.

Page 23: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

22

Acabamentos

Acabamento para Válvula de Descarga Clássica Salvágua

Para economizar ainda mais água a Docol desenvolveu o acabamento Salvágua:Proporciona uma redução de até 30 % no consumo de água, quando utilizada para líquidos.Pode ser instalado em qualquer VD Docol já instalada, não necessitando a troca de reparo ou a desmontagem da VD, somente é necessária a troca de acabamentos. Não é necessário quebrar a parede.Economia de água, material e mão-de-obra.

Fabricada em latão e plásticos de engenharia, proporcionando resistência e beleza ao produto.

Acabamentos disponíveis:

Chrome/Chrome Chrome/Bege Chrome/Black

Instalação do Acabamento:

••

••

1º Passo:

Retire a fi ta adesiva do batente e fi xe-o na parede. Conforme fi gura ao lado.

Atenção: O batente deve fi car alinhado com o furo existente na válvula.

O batente deve ser instalado sempre no lado equerdo, olhando de frente para a válvula. Se utilizar do lado direito, não terá os dois tipos de acionamento, será apenas o acionamento parcial.

2º Passo:

Rosqueie os prisioneiros no corpo da válvula.

3º Passo:

Assente e fi xe a canopla sobre os azulejos,rosqueando os nipels.

Page 24: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

23

Acabamento para Válvula de Descarga Especial Salvágua

Para que o preço não seja um obstáculo para a economia de água a Docol lançou as opções de Acabamento Especial que proporcionam também até 30% de economia podendo ser instalado em qualquer VD Docol já instalada, não necessitando a troca de reparo ou a desmontagem da VD, somente é necessária a troca de acabamentos.

Fabricada em latão e plásticos de engenharia, proporcionando resistência e beleza ao produto.

Acabamentos disponíveis:

Amarelo Terra Gelo Polar Cinza Pérola Marfi m

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Retire a fi ta adesiva do batente e fi xe-o na parede. Conforme fi gura ao lado. O batente deve fi car alinhado com o furo existente na válvula.

2º Passo:

Assente a canopla sobre os azulejos.

3º Passo:

Fixe-a rosqueando os parafusos de fi xação no corpo da válvula.

4º Passo:

Coloque os botões.

Page 25: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

24

Acabamento para Válvula de Descarga Square Salvágua

Acabamento que também possui dois acionamentos como os acabamentos Clássico e Especial Salvágua proporcionando economia em dois toques, aliando funcionalidade e desenho diferenciado em um único acabamento. Este é o acabamento Square, novo design, moderno e elegante. Pode ser utilizado em todas as bases VD Docol já existentes.

Acabamentos disponíveis:

Chrome/Chrome

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Fixe a base na válvula com os parafusos.

2º Passo:

Encaixe a tecla na base. Veja detalhe.

3º Passo:

Monte a canopla na base até encaixar as travas laterais e da parte inferior.

Page 26: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

25

Instalação do Acabamento Clássico

Acabamento fabricado em latão e plásticos de engenharia (ABS), proporcionando qualidade e resistência ao produto. Desenvolvida para combinar com os metais do ambiente. Possui 4 opções de acabamento para sua escolha.

Acabamentos disponíveis:

Chrome/Chrome Chrome/Bege Chrome/Black Dourado/Dourado

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Rosquear os prisioneiros(A) no corpo da válvula.

2º Passo:

Assente a canopla(C) sobre os azulejos.

3º Passo:

Encaixe os niples(B) na canopla(C) e aperte os mesmos nos prisioneiros(A) até que a canopla(C) esteja fi xada.

Page 27: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

26

Instalação do Acabamento Especial

Canopla de plástico de engenharia de excelente qualidade, com cores que combinam com louças e revestimentos, possui 4 opções de acabamentos.

Acabamentos disponíveis:

Amarelo Terra Gelo Polar Cinza Pérola Marfi m

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Assente a canopla(C) sobre os azulejos.

2º Passo:

Rosquear os parafusos(A) no corpo da válvula até que a canopla(C) esteja fi xada corretamente.

3º Passo:

Encaixe os tampões(B) na canopla(C) para esconder os parafusos(A).

Page 28: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

27

Instalação do Acabamento Luxus

Com um design arredondado, que integra canopla e tecla de acionamento numa única peça dando maior harmonia visual. Esta linha possui 2 opções de acabamentos que combinam com toda linha de metais Docol.

Acabamentos disponíveis:

Chrome Dourado

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Assente o suporte(A) sobre os azulejos.

2º Passo:

Rosquear os parafusos(B) no corpo da válvula até que o suporte esteja fi xado corretamente.

3º Passo:

Fixar a tecla(C) no suporte(A).

Page 29: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

28

Instalação do Acabamento Antivandalismo

Acabamento Antivandalismo para válvula de descarga Docol, pode ser instalada em qualquer válvula de descarga Docol existente no mercado. Desenvolvido para a instalação em locais com grande fl uxo de pessoas e têm como pontos fortes a durabilidade, robustez e grande resistência a depredações.

Primeira opção no mercado de acabamento para válvula de descarga apropriado para ambientes públicos.Resistente e durável.Componentes totalmente embutidos, difi cultando a depredação e o furto de peças.Aplicação: banheiros públicos, escolas, estádios de futebol, clubes, indústrias e áreas comuns de condomínios.

Acabamentos disponíveis:

Chrome

••••

Page 30: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

29

Instalação do Acabamento:

1º Passo:

Remover a chave do registro integrado da válvula de descarga e colocar a chave(B) que acompanha o acabamento.

2º Passo:

Ajustar a altura do parafuso de ajustagem com a ajuda do gabarito.

3º Passo:

Assentar fl ange(E) sobre os azulejos e fi xá-lo ao corpo da válvula com os parafusos(C).

4º Passo:

Encaixar parafusos(D) na lateral do fl ange(E).

5º Passo:

Assentar canopla e botão(A) no fl ange(E) e com a chave(F) apertar os parafusos(D) para fi xação da canopla e botão(A).

Page 31: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

30

Instalação do Acabamento Benefi t

Pensando em facilitar o dia-a-dia de pessoas com difi culdades motoras, idosos e crianças, a Docol desenvolveu o acabamento para a válvula de descarga. O acabamento apresenta soluções inovadoras que, com certeza, vão proporcionar muita praticidade aos usuários.

Design inovador que oferece muita praticidade e mais higiene aos usuários.A alavanca facilita o acionamento do produto.Ideal para portadores de difi culdades motoras, idosos e crianças. Acabamento para VD, serve em qualquer VD Docol.

Acabamentos disponíveis:

Chrome

Instalação do Acabamento:

Este acabamento é instalado conforme orientações de instalação do acabamento Antivandalismo.

••••

Page 32: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

31

Características e Benefícios da VD Docol

Características Benefícios

Sistema Hidromecânico

Fechamento suave que evita o golpe de aríete. VD Docol é a primeira VD do mercado nacional isenta deste problema.

Em casos de falta d’água nas residências, a VD mantêm-se fechada, evitando o desperdício.

Suavidade no acionamento.

Fechamento da VD no sentido do fl uxoda água Maior durabilidade dos componentes.

Registro Integrado

Permite o fechamento para realizar eventuais manutenções.

Regula o volume de água por acionamento de acordo com o consumo do vaso sanitário proporcionando economia de água.

Bitolas de 1½” e 1¼” Cada bitola está adequada às classes de pressões existentes, proporcionando maior durabilidade.

Dois tipos de reparos 1½” e 1¼” Facilita a compra do reparo, pois o consumidor apenas tem que saber se a válvula é de 1½” ou de 1¼”.

Possui capa de proteção Orientar a instalação e proteger a VD.

Variedade de acabamento Maior opção de escolha, utilizando à mesma base de VD Docol.

Page 33: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

32

Sistema Hidromecânico

Este sistema atua com duas forças, a “hidro”, da pressão da água e a “mecânica”, da mola inox, localizada na parte externa do produto. Desta forma o produto permanecerá sempre fechado, mesmo que a válvula seja acionada com falta de água.

A válvula de descarga Docol funciona em 3 estágios:

Estágio 1- V.D. fechada

A água na câmara de compensação pressiona o pistão contraa sede mantendo a válvula fechada. A água na câmara é mantida através do anel de vedação do eixo puxandopela mola contra o pistão.

Estágio 2 - Início da Abertura

No início do movimento de abertura ocorre o “alívio” na câmara pelo deslocamento do eixo e conseqüente recuo do anel de vedação fi xado a ele. A água da câmara começa a sair entre o pistão e o eixo, possibilitando o recuo do pistão. Este sistema de abertura é denominado por acionamento hidromecânico, que permite a abertura da válvula através de duas forças simultâneas:

Força hidráulica (Pressão da água)Força mecânica (Pressão manual)

Este sistema garante a abertura total da válvula, independente da pressão de trabalho, e o fechamento suave, isentando o produto do Golpe de Aríete.

Estágio 3 - Fechamento

Ao liberar a tecla de acionamento, a mola que se encontra pressionada puxará o eixo para frente, fechando o alívio. A água passará pelo interior da válvula de descarga e simultaneamente realimenta a câmara de compensação, através dos canais injetores para o retorno do pistão. O fechamento processa-se de forma suave, eliminando “o golpe de aríete, através do dispositivo em borracha de silicone, montado no pistão, chamado anel de silicone”.

••

Page 34: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

33

Componentes do Produto

# Componente1 Tampa Frontal

2 Chave

3 Mola

4 Parafuso de Ajuste

5 Nipel

6 Porca

7 Corpo

8 Cilindro

9 Eixo

10 Pistão

11 Sede

CorpoÉ a parte externa do produto.

Registro IntegradoCilindro de plástico de engenharia que tem a função de regular a vazão e bloquear o fl uxo de água, dispensando o uso do registro de gaveta na linha de alimentação.

Câmara de Compensação de PressãoÉ o espaço formado pela parte posterior do pistão e o interior do cilindro.

PistãoElemento que pelo seu movimento alternativo comanda a abertura e o fechamento do fl uxo de água através da Válvula de Descarga.

Tampa FrontalElemento fi xado no corpo que possibilita a montagem e desmontagem dos componentes internos da Válvula de Descarga, como: pistão, sede, eixo, vedantes, etc.

Retentor Bilabial - Tem a função de vedação entre a tampa frontal e o eixo.Nipel - Suporte do retentor.

SedeComponente substituível responsável pela vedação da Válvula, quando o pistão encontra-se na posição de repouso.

••

7

1

5

4

2

3

8

6

1110

9

Page 35: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

34

Manutenção

Antes de iniciar a desmontagem do acabamento deve-se tampar o vaso sanitário (baixar a tampa) para evitar que as peças caiam em seu interior.

1º Passo:

Retire o acabamento da válvula de descargaremovendo os parafusos.

2º Passo:

Soltar os dois prisioneiros das orelhas da válvulae o parafuso de ajustagem.

3º Passo:

Fechar manualmente o registro integrado, girando a chave de regulagem para a direita até o seu fechamento total(não force). Acione a válvula de descarga para verifi cara existência de possíveis detritos que difi cultema completa vedação.

4º Passo:

Retirar a chave e a mola. Para desencaixar a chavede regulagem do eixo, pressione e desloque a mesmapara o lado.

Page 36: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

35

5º Passo:

Retirar a tampa frontal da válvula de descarga utilizando ferramenta adequada. Com a tampa frontal solta, retire o conjunto interno puxando-o pelo eixo, com movimentos laterais.

6º Passo:

Para trocar o pistão:Retire a tampa frontal e a sede, do eixo.Solte o anel de pressão.Retire o pistão do eixo e realize a troca do mesmo.

Importante: Nunca tente consertar o pistão e sim o substitua por um novo.

7º Passo:

Para trocar o retentor:Retire a tampa frontal do eixo.Utilizando a chave da válvula, solte o nipel da tampa.Com a ajuda de uma pinça retire o retentor e procedaa troca do mesmo.Para realizar a montagem do produto, executar o processo inverso ao da desmontagem.

Obs.: Na montagem do retentor, introduza primeiro o eixo na tampa frontal e depois coloque o retentor direcionando suas aletas para o interior da válvula. Isto evita danos ao retentor.

Pistão

Eixo

Sede Tampa

RetentorBilabial

Nipel

Page 37: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol

36

Dicas

Ocorrência Causas Possíveis Soluções

Pouca água na descarga

Tecla batendo no revestimentoda parede.Registro integrado muito fechado.Muita folga na tecla.Tubulação mal dimensionada.

Recortar o revestimento ao redorda capa.Regular o registro integrado.Regular a tecla.Verifi car sempre o projeto hidráulico.

Muita água na descarga Registro integrado muito aberto. Fechar mais o registro integrado.

Vazamento na bacia sanitária Tecla pressionando o eixo.Sujeira entre o pistão e a sede.

Regular a tecla.Limpeza.

Vazamento pelo eixoNipel solto.Sujeira no retentor.Retentor danifi cado.

Apertar o nipel.Limpeza.Trocar retentor.

“GLU-GLU” Defeito no vaso sanitário.Instalação inadequada.

Verifi car instalação da louça ou trocá-la.Refazê-la.

Utilize peças de reposição genuínas encontradas nas Assistências Técnicas Autorizadas.

Page 38: 45557771 Apostila de Hidraulica Docol