43307 jornalusp 42x29 - telemedicina | disciplina de telemedicina da...

10
Tele Tele Inovação e Interação Tecnológica ano 1 | out/2005 Faculdade de Medicina da USP apoio | São Paulo 23 a 26 out. 2005 Congresso Nacional e Internacional de Telemedicina e Telessaúde Conheça as tecnologias e ações em educação e assistência médica Educação Interativa - pág. 6 Recursos para a atualização científica Teleodontologia - pág. 7 Encontro Brasileiro mostra iniciativas

Upload: phamnhan

Post on 01-Jan-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Estação Digital Médica

Estratégia de Implementação eAmpliação da Telemedicina no Brasil

Instituições Participantes

• Faculdade de Medicina da USP

• Faculdade de Odontologia de Bauru e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

• Faculdade de Saúde Pública da USP

• Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

• Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

• Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

• Hospital das Clínicas de Porto Alegre

• Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Amazonas

• Hospital Sírio-Libanês de São Paulo - Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL)

Governo libera verba para

expansão da TelemedicinaProjeto coordenado pela Faculdade de Medicina da USP éaprovado pelo CNPq e receberá quase cinco milhões de reais

8 Inovação e Interação tecnológica

estação digital médicaIn

TeleTeleInovação e Interação Tecnológica ano 1 | out/2005

F a c u l d a d e d e M e d i c i n a d a U S P

apoio|

São Paulo

23 a 26 out. 2005

Congresso

Nacional e

Internacional

de Telemedicina

e Telessaúde

Conheça as tecnologias eações em educação eassistência médica

Educação Interativa - pág. 6Recursos para a atualizaçãocientífica

Teleodontologia - pág. 7Encontro Brasileiro

mostra iniciativas

Rede para levar saúde a todo o país

Recursos do CNPq - Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico - impulsionarão o crescimento da Telemedicinano país. O projeto “Estação Digital Médica - Estratégia deImplementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil”, coordena-do pela Faculdade de Medicina da USP, receberá quase cinco milhões dereais nos próximos três anos.

O projeto foi um dos 34 aprovados pelo Programa Institutos doMilênio, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que visa finan-ciar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em temasespecíficos considerados prioridades estratégicas nacionais, entre eles aTelemedicina. Concorreram 236 projetos com enfoque em diversasáreas, analisados por uma comissão de 22 especialistas.

O consórcio liderado pela Faculdade de Medicina da USP reúne noverenomadas instituições dos setores de saúde e tecnologia em diferentesregiões do país. Foram destinados R$ 4 milhões e 987 mil à proposta, queestá sob a coordenação de Eduardo Massad, professor titular daDisciplina de Informática Médica da FMUSP e pesquisador 1A do CNPq.

A Estação Digital Médica é uma ação em Telemedicina iniciada em2003, pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina daUSP. O projeto aprovado pelo CNPq prevê sua expansão e fortaleci-mento, unindo hospitais, universidades, empresas, órgãos governa-mentais e outras instituições por meio das telecomunicações, infor-mática e demais soluções tecnológicas.

O projeto está de acordo com os propósitos do Programa Institutosdo Milênio, desde a criação de redes nacionais de instituições epesquisadores até a elevação do desempenho do país nos campos daciência, inovação e tecnologia. Mas o grande diferencial da EstaçãoDigital Médica está no impacto das pesquisas e ações propostas, cujafinalidade principal é o resgate social das populações carentes.

Conheça as ações e os pesquisadoresdo Projeto Estação Digital Médicadurante a abertura do CongressoInternacional de Telemedicina, no pró-ximo dia 23 de outubro, no Centro deConvenções Rebouças, em São Paulo(veja página 5)

Interessa!

!

www.estacaodigitalmedica.com.br

43307_jornalUSP_42x29 10/8/05 3:55 PM Page 1

A Telemedicina consiste nas tecnologias quepossibilitam a prática da medicina a distância.O termo Telemedicina, porém, restringe-se à ativi-dade praticada pelos médicos e o termo Telessaúdetem âmbito maior, incluindo todos os profissionaisrelacionados à área da saúde. Uma Liga tem comoprincípios ser uma atividade de extensão e pro-mover um ambiente de ensino e pesquisa.

A LT-FMUSP foi inaugurada em 9 de Agosto de2005. Com o espírito de não ficarmos restritos ape-nas aos médicos, a Liga tem caráter multiprofis-sional e multicêntrico e conta com alunos daEnfermagem e da Fisioterapia também, per-manecendo o convite para o ingresso de qualqueraluno da área da saúde ou de outras unidades deensino correlatas.

As reuniões ocorrem semanalmente às terças-feiras, das 18 às 20 horas nos laboratórios daDisciplina de Telemedicina da FMUSP. Os primeirosencontros foram sobre pesquisa em bases de dadosorientadas para a Telemedicina e discussões deartigos relevantes. Para ampliar a oportunidade departicipação ativa dos alunos da Liga, foram mon-tados quatro grupos de trabalho: 1. Teleassistência;2. Iconografia; 3. Videoconferência e 4. Teledu-cação. Os alunos foram distribuídos pelos quatrogrupos, todos supervisionados pela equipe daDisciplina de Telemedicina.

Um objetivo marcante desta Liga é a de pro-mover a integração entre as outras Ligas da FMUSP,além da interação com novas Ligas de Telemedicinaque venham a ser constituídas pelo Brasil.

No momento, a LT-FMUSP está se preparandopara realizar um experimento de teleassistênciacom uma iniciativa tradicional dos estudantes daFMUSP – a Bandeira Científica – que este ano seráno Rio Grande do Norte. Com esta integração,abre-se uma perspectiva promissora para as açõesda Bandeira, qual seja a de implantar núcleos deTelemedicina nos locais por onde passar, dandocontinuidade ao trabalho iniciado durante a visita.

Prof. Dr. Sergio Daré Jr.

Prof. Dr. Raymundo Soares de Azevedo Neto

Coordenadores da Liga de Telemedicina da FMUSP

A Teleodontologia trilha seus primeiros passos a fim de consolidar sua presençacomo uma realidade nacional. Hoje, estudantes, docentes e dentistas clínicos podemusufruir dos benefícios da tecnologia em prol da melhoria da qualidade dos serviçosprestados à população e do aprimoramento profissional.

Parcerias acadêmico-científicas com a Disciplina de Telemedicina da USP têm leva-do novas ferramentas educacionais a instituições e universidades como a Faculdade deOdontologia da USP - campus Ribeirão Preto e São Paulo, a Universidade do SagradoCoração - Bauru - e a Associação Brasileira de Odontologia - SP.

Entre os recursos adotados para um aprendizado mais rápido e eficaz está oCybertutor - ambiente para teleducação por meio da internet - no qual estão inseridosconteúdos de graduação e pós-graduação. O Cybertutor permite o estudo de acordocom a disponibilidade de tempo e local de cada pessoa.

Em conjunto, o aluno pode visualizar asestruturas anatômicas descritas nas aulas.Para isso, tem acesso ao Projeto HomemVirtual: imagens em 3D com movimentosfisiológicos, que permitem a transmissão degrandes quantidades de informações emcurto espaço de tempo, aumentando a efi-ciência educacional.

A Teleodontologia também busca o aprimoramento profissional por meio da práti-ca clínica. O Cyberambulatório - ambiente virtual para segunda opinião ou interconsul-ta a distância - viabiliza este processo. Ele fornece questionários clínicos especialmenteformulados para contemplar as necessidades propedêuticas odontológicas, além deaulas didáticas, guia de interação medicamentosa, CID, referências bibliográficas, entreoutras ferramentas.

Entidades de ensino Odontológico podem fazer parte desta modernização, criandoum Núcleo de Teleodontologia, com assessoria da Disciplina de Telemedicina/FMUSP. Osinteressados estão convidados a participar do II Encontro Brasileiro de Teleodontologia,que acontece no dia 24 de outubro de 2005, dentro do Congresso Internacional deTelemedicina organizado pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde(www.cbtms.org.br).

Inovação e Interação tecnológica 7

teleodontologiaIn

Iniciativas e aplicações da

Teleodontologia no Brasil

Homem Virtual na Odontologia: icono-grafias explicam a estrutura dental earticulação têmporo-mandibular

Alunos da Universidade do SagradoCoração utilizam o Homem Virtual eCybertutor

�Érika Sequeira

Coordenadora da Teleodontologia da Disciplina de Telemedicina da [email protected]

integração acadêmicaIn

Liga de Telemedicina da Faculdade

de Medicina da USP - LT-FMUSP

2 Inovação e Interação tecnológica

tegração

impressãoIn

Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Usp

responsável Prof. Dr. György Miklós Böhm [[email protected] coordenador geral Prof. Dr. Chao Lung Wen [[email protected] 11 3062.8784 [[email protected] netsim.fm.usp.br/telemedicina | www.estacaodigitalmedica.com.br | www.projetohomemvirtual.com.brInformativo Telemedicina e Saúde | tiragem 10.000editora e jornalista responsável Vanessa Haddad mtb 27728 [[email protected]

projeto gráfico sambureau&publicidade [www.sambureau.com.brdesign Sueli Marques impressão Laborprint

O Banco Alfa apoia o Projeto de

Modernização da infra-estrutura de

Telemedicina da Faculdade de Medicina

da USP. E como forma de incentivo à uti-

lização dessas tecnologias, oferece aos

médicos e funcionários uma linha de

crédito para aquisição de equipamentos.

Para mais informações ligue:

0800-553355

II Encontro deTeleodontologia

mostrará benefíciosda Teleducação eTeleassistência

[ ]

www.estacaodigitalmedica.com.br

MAIS APOIO PARA A TELEMEDICINA E A TELESSAÚDE

É interessante que as grandes mudanças são percebidas apenasséculos depois de ocorrerem. Assim foi com a Era dos DescobrimentosMarítimos e a Revolução Industrial. O empreendimento de Colomboque abriu as portas do Novo Continente e as máquinas de vapor deSavery e Newcomen não foram saudadas como grandes marcos dahumanidade nos seus tempos. Da mesma forma a revolução trazidapelas telecomunicações e a ciência da computação escapa à com-preensão das populações. Entretanto, jamais tivemos transformaçõestão rápidas e radicais como estas causadas pela tecnologia eletrônica.A telemedicina e a telessaúde, filhas desta tecnologia, tiveram umcrescimento geométrico no mundo, porém o Brasil recém está acor-dando para a nova realidade.

Elas constituem as ferramentas mais eficientes para servir popu-lações geograficamente isoladas, idosas e pobres e deveriam merecermais atenção e apoio da parte dos responsáveis pela saúde em nossopaís. Não nos falta tecnologia. É interessante observar que 20 anosatrás a Amazônia Legal já estava coberta por instituições bancárias:em um mapa de 1985 conta-se mais de 450 delas.

Alguém pode imaginar uma agência bancária sem comunicações esem ser informatizada? Pois bem, duas décadas após, se trocarmos osestabelecimentos financeiros por hospitais e postos de saúde informa-tizados e ligados por telecomunicações, teremos um mapa vazio. Faltaé vontade política. Fizeram-se redes com finalidade de proteção e vi-gilância (de eficiência duvidosa), mas esqueceram a saúde e a edu-cação. Recentemente a imprensa noticiou que o Governo gestou emsegredo um projeto que gastará 1,5 bilhões em 3 satélites que terão afinalidade de vigiar a segurança brasileira.

Porque tanto segredo, eu não sei. Contudo, há um triste contraste:desde o ano 2000 se acumula uma fortuna proveniente da lei queinstituiu o FUST: Fundo de Universalização das Telecomunicações.Um por cento do lucro bruto das companhias telefônicas é deposita-

do para esta finalidade e já temos mais de4 bilhões em caixa. Quanto se gastou até hojepara a universalização pretendida? Nada,nenhum centavo. Necessitamos urgente-mente mais apoio para a telemedicina e atelessaúde no Brasil.

Prof. Dr. György Miklós Böhm

Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP

43307_jornalUSP_42x29 10/8/05 3:55 PM Page 2

Inovação e Interação tecnológica 3

cbtms | informaIn

Congresso

Internacional

mostra as

aplicações da

Telemedicina

Sistemas integrados

para educação a

distância

6 Inovação e Interação tecnológica

teletecnologiaIn

Soluções da Faculdade de Medicina da USP ajudaminstituições a promover atualização científica

Evento, que acontece pela primeira vezno Brasil, é oportunidade para conheceriniciativas recentes, gerar novos negóciose participar de ações que promovammelhorias sociais e econômicas

Videoconferência

para Educação

em Saúde

A Disciplina de Telemedicina daFaculdade de Medicina da USP coloca seuparque tecnológico e programas educa-cionais à disposição das instituições inte-ressadas em promover aprimoramento emmedicina e saúde. São estratégias queenvolvem recursos de videoconferência,wireless, voz sobre IP, videostreaming,Internet, entre outros.

Entre as soluções desenvolvidas está oCentro de Educação Interativa - conjuntode sistemas baseados na Internet quegarantem a educação continuada, comsegurança no armazenamento de dados.Além das tecnologias e soluções, a Disciplinade Telemedicina/FMUSP oferece suporte noplanejamento educacional. Conheça cadaferramenta:

Sala de aula do Futuro - possibilita atransmissão, em tempo real, de cursos pelaInternet, com a utilização de videostreaming.Quem assiste consegue interagir com oprofessor, e visualiza todos os recursosempregados durante a aula (power-point,videoconferência, entre outros). O alunotambém pode consultar eventos gravados.

Cybertutor - ambiente desenvolvidona Internet para aprendizado. Caracte-rizado pela interatividade com professores,colegas e com o próprio sistema (por meioda realização de provas com questões demúltipla escolha, seguidas de avaliações e

comentários automáticos). Estatísticas dedesempenho garantem aos coordenadoresdos cursos o acompanhamento dos resul-tados de cada aluno, em relação às provase à constância nos estudos.

Tutor On-Line - permite o uso derecursos multimídia - imagens 3D,áudios e vídeos - durante discussões on-line pela Internet, sem a necessidade debanda larga. Os debates são gravados edisponibilizados como material de apoiopara estudos posteriores. Pode ser usadocomo complemento ao Cybertutor.

Os recursos do Centro deEducação Interativa podemser usados em conjunto comvideoconferências, importan-tes ferramentas para a trans-missão on-line de eventos(cursos, aulas, discussões,cirurgias e autópsias) para umou mais locais simultanea-mente, com interatividadeentre os pontos.

As videoconferências pro-porcionam comodidade evisão mais detalhada dos pro-cedimentos médicos. Alémdisso, possibilitam maior con-forto aos pacientes nas de-monstrações de casos paraplatéias médicas.

A Disciplina de Teleme-dicina oferece um curso espe-cial de treinamento para uti-lização da videoconferênciapara educação e assistênciaem medicina e saúde.

Aulas práticas e dinâmicasensinam como utilizar oequipamento e seus recursos,como portar-se diante dacâmera e como adequar aulase apresentações para melhorcomunicação com as platéias.

Treinamento prático

O Conselho Brasileiro de Telemedicina eTelessaúde realiza, nos próximos dias 23 a 26 deoutubro, em São Paulo, um grande eventointernacional para discutir a aplicação das tec-nologias atuais na prática da medicina e me-lhoria da saúde. São três acontecimentos para-lelos: o II Congresso do CBTms, a II Reunião doCapítulo Latino-Americano da AssociaçãoAmericana de Telemedicina e o X Congresso daSociedade Internacional para Telemedicina, queocorre pela primeira vez no país.

Esta é uma grande oportunidade para médi-cos e profissionais de saúde brasileiros encon-trarem conferencistas internacionais, incluindoos principais dirigentes das entidades deTelemedicina da América Latina. Também sãoconvidados a participar os representantesgovernamentais, empresários, dirigentes dehospitais e seguradoras de saúde, professores,estudantes universitários e comunicadores.

Cada um desses segmentos pode contribuir para a melhoria dascondições de vida das populações, por meio de ações sustentáveis envol-vendo tecnologia. O objetivo do evento é integrá-los, gerando parcerias enegócios que viabilizem pesquisas multicêntricas e uma cadeia produtivana área da saúde. O produto final desta cadeia é educação e assistênciapara prevenção e melhoria da qualidade do atendimento médico.

Debates, simpósios e fóruns discutirão como utilizar as telecomu-nicações e informática para proporcionar educação de qualidade eassistência aos locais mais distantes e carentes. Casos de sucesso irãodemonstrar que a teleducação e teleassistência podem otimizar processosem hospitais, universidades, órgãos públicos e demais instituições ligadasà saúde, gerando maior eficiência e economia de recursos.

www.cbtms.org.brwww.estacaodigitalmedica.com.br

Interessa!

!

2º Congresso do Conselho Brasileiro

de Telemedicina e Telessaúde

10º Congresso da Sociedade

Internacional para Telemedicina

23-26 de outubro de 2005

Centro de Convenções Rebouças - CCR

Av. Enéas de Carvalho Aguiar 23 São Paulo/SP | entrada 1

http://www.convencoesreboucas.com.br | [email protected]@terra.com.brInformações: tel. 11 3758.4428 | 3758.3821

Centro de EducaçãoInterativa fornece soluçõespara Instituições de Ensino,

Hospitais, Sociedades deEspecialidades Médicas eÓrgãos Governamentais

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 1

4 Inovação e Interação tecnológica

In

Inovação e Interação tecnológica 5

cbtms | informaIn

Congresso Internacional em São Paulo

p r o g r a m a c i e n t í f i c o

www.cbtms.org.br

Domingo, 23 de outubro de 2005

18:00 - 19:45 Auditório Principal• Cerimônia de abertura• Implantação e Ampliação da Telemedicina no

Brasil: Programa Institutos do milênio do CNPq• Show brasileiro com Aura Tropical• Coquetel

Segunda-feira, 24 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Apresentação de caso: Complexo FMUSP e

Hospital das Clínicas da FMUSP09:00 - 10:00 Sala Coral

• Discussão especial: Informática e Telemedicina: Sociedades separadas, unidas ou únicas?

10:30 - 11:30 Auditório Principal• Experiências Internacionais em TelemedicinaAuditório Vermelho• Simpósio: Telerradiologia

11:30 - 12:30 • Conferência: Nivelando o terreno do jogo - O papel da telessaúde global ao tratar desigualdades e iniqüidades - Richard E. Scott (Calgary, Canadá)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• Simpósio: Urgências e Traumas em Telemedicina

13:30 - 19:00 Auditório Coral• II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

16:00 - 18:00 Auditório Principal• Simpósio: Telecardiologia

Terça-feira, 25 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Bom dia com International Society for

Telemedicine and e-HealthSala Coral• Workshop: Como utilizar os equipamentos e

como fazer teleconferências10:00 - 10:30 Coffee break. Visita aos expositores.

Oportunidade de negócios.10:30 - 11:30 Auditório Principal

• Bom dia com ISfTeH (continuação)Auditório Vermelho• Flashes de TelemedicinaSala Coral• Workshop (continuação)

11:30 - 12:30 Auditório Principal• Conferência:

Implicações globais da telessaúde:uma ferramenta de transformação para a saúde do século 21Ricky J. Richardson (Reino Unido)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• II Encontro do ATALACCAuditório Vermelho• Telenfermagem

16:00 - 17:00 Auditório Magno• Conferência:

Integrando telenfermagem e telessaúde com informática: necessidade de padronização para obter interoperabilidade semântica e aumentar a segurança do pacienteEvelyn J. S. Hovenga (Austrália)

17:00 - 17:20 • Teleconferência:Examining the Impact of a Global Telemedicine & Teaching Network Frank Brady (Medical Missions for Children worldwide network, USA)

17:00 - 18:00 Auditório Vermelho• II Encontro do ATALACC

Análise e Discussão de Políticas Futuras

20:00 - Jantar de Confraternização noRestaurante Rubayat

Quarta-feira, 26 de outubro de 2005

08:00 - 09:30 Auditório Principal• Apresentação de casos:

Pólo de Telemedicina da Amazônia (PTA)Sala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências09:30 - 10:00 Auditório Principal

Rede Catarinense de Telemedicina -Resultados, Tecnologia e Perspectivas

Auditório Vermelho• Apresentação de casosSala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências10:30 - 12:00 Auditório Principal

• Um encontro com a Associação Americanade Telemedicina

Auditório Vermelho• Telemedicina: projeção futuras

12:00 - 13:00 Auditório Principal• Conferência:

O Papel da Telemedicina na Prevenção e Auto-tratamento de Doenças Crônicas -Paul Johnson (Oxford, Reino Unido)

14:00 - 16:00 Auditório Principal• Progressos em Telemedicina e TelessaúdeSala Vermelha• Mesa redonda:

Telenfermagem no Brasil: aplicações eperspectivas à Enfermagem

Sala Coral• Apreciação de posteres: Os melhores trabalhos

16:30 - 17:30 Auditório Principal• Conferência:

O Mundo Virtual é Realmente Virtual? György M. Böhm Premiações e Encerramento

17:30 - 19:00 • Assembléia do CBTms

Saiba o que acontece em Telemedicina

e Telessaúde no Brasil e no mundo

Veja as principais atividades do evento:

Apresentação de casos

• Uso da Telemedicina no Complexo doHospital das Clínicas e Faculdade deMedicina da USP – Experiências em teleas-sistência e teleducação, sob coordenação daDisciplina de Telemedicina da Faculdade deMedicina da USP, viabilizadas pelo apoio doBanco Alfa. Cursos, discussões clínicas, segun-da opinião especializada e transmissões decirurgias e autópsias. No Hospital das Clínicas,as ações envolvem o Instituto Central,Instituto da Criança, Instituto de Psiquiatria,Instituto do Coração, Instituto de Radiologiae Instituto de Ortopedia. Na Faculdade deMedicina da USP, abrangem praticamentetodos os Departamentos e Disciplinas.

• Pólo de Telemedicina da Amazônia –Perspectivas, importância do pólo no contex-to geopolítico do Amazonas, participação doConselho Federal de Medicina e do SIPAM –Sistema de Proteção da Amazônia.

II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

Palestras e apresentações de casos darãoum panorama do desenvolvimento dateleodontologia no país, bem como as pers-pectivas e limites do uso da teletecnologiano ensino e na prática odontológica. Umfórum com os participantes discutirá a legis-lação para utilização da teletecnologia naodontologia.

Simpósios

• Urgências e Traumas em Telemedicina – Aborda, entre outrostemas, o uso no Brasil da educação a distância e da educação baseadaem tecnologia para capacitação no salvamento de vidas em casos detrauma. Palestrantes e trabalhos internacionais mostram o sistema deteletrauma nos Estados Unidos, Alemanha e França, incluindo trans-missão de imagens, protocolos operacionais e planos de negócio paraassegurar a sustentabilidade dos programas.

• Telecardiologia – Serão apresentadas as experiências brasileirasem tele-eletrocardiograma, telerradiografia, tele-eletrocardiografia,tele-Ecg, PACs para cardiologia intervencional e no uso deTelemedicina para outras situações específicas em cardiologia.Experiência inglesa sobre atendimento a pacientes com insuficiênciacardíaca em casa e no hospital.

• Telenfermagem – Experiências brasileiras no uso da teleducaçãoe tecnologias para treinamento de profissionais e ensino da enfer-magem, bem como na prática da enfermagem com utilização de Tele-ECG. Entre outros temas, será discutida a integração da telenfermagemcom informática para padronização de bancos de dados e aumento dasegurança do paciente.

Workshop

Como utilizar equipamentos e fazer videoconferências –treinamento prático sobre as características e aplicação dos diversostipos de equipamentos para videoconferências, com possibilidade demanuseio destes. Capacitação em como portar-se em videoconferên-cias e organizar eventos com utilização deste recurso.

Apresentações orais e pôsteres

Trabalhos científicos nestes formatos permitirão a atualização como que vem sendo realizado no Brasil e no exterior.

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 2

4 Inovação e Interação tecnológica

In

Inovação e Interação tecnológica 5

cbtms | informaIn

Congresso Internacional em São Paulo

p r o g r a m a c i e n t í f i c o

www.cbtms.org.br

Domingo, 23 de outubro de 2005

18:00 - 19:45 Auditório Principal• Cerimônia de abertura• Implantação e Ampliação da Telemedicina no

Brasil: Programa Institutos do milênio do CNPq• Show brasileiro com Aura Tropical• Coquetel

Segunda-feira, 24 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Apresentação de caso: Complexo FMUSP e

Hospital das Clínicas da FMUSP09:00 - 10:00 Sala Coral

• Discussão especial: Informática e Telemedicina: Sociedades separadas, unidas ou únicas?

10:30 - 11:30 Auditório Principal• Experiências Internacionais em TelemedicinaAuditório Vermelho• Simpósio: Telerradiologia

11:30 - 12:30 • Conferência: Nivelando o terreno do jogo - O papel da telessaúde global ao tratar desigualdades e iniqüidades - Richard E. Scott (Calgary, Canadá)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• Simpósio: Urgências e Traumas em Telemedicina

13:30 - 19:00 Auditório Coral• II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

16:00 - 18:00 Auditório Principal• Simpósio: Telecardiologia

Terça-feira, 25 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Bom dia com International Society for

Telemedicine and e-HealthSala Coral• Workshop: Como utilizar os equipamentos e

como fazer teleconferências10:00 - 10:30 Coffee break. Visita aos expositores.

Oportunidade de negócios.10:30 - 11:30 Auditório Principal

• Bom dia com ISfTeH (continuação)Auditório Vermelho• Flashes de TelemedicinaSala Coral• Workshop (continuação)

11:30 - 12:30 Auditório Principal• Conferência:

Implicações globais da telessaúde:uma ferramenta de transformação para a saúde do século 21Ricky J. Richardson (Reino Unido)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• II Encontro do ATALACCAuditório Vermelho• Telenfermagem

16:00 - 17:00 Auditório Magno• Conferência:

Integrando telenfermagem e telessaúde com informática: necessidade de padronização para obter interoperabilidade semântica e aumentar a segurança do pacienteEvelyn J. S. Hovenga (Austrália)

17:00 - 17:20 • Teleconferência:Examining the Impact of a Global Telemedicine & Teaching Network Frank Brady (Medical Missions for Children worldwide network, USA)

17:00 - 18:00 Auditório Vermelho• II Encontro do ATALACC

Análise e Discussão de Políticas Futuras

20:00 - Jantar de Confraternização noRestaurante Rubayat

Quarta-feira, 26 de outubro de 2005

08:00 - 09:30 Auditório Principal• Apresentação de casos:

Pólo de Telemedicina da Amazônia (PTA)Sala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências09:30 - 10:00 Auditório Principal

Rede Catarinense de Telemedicina -Resultados, Tecnologia e Perspectivas

Auditório Vermelho• Apresentação de casosSala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências10:30 - 12:00 Auditório Principal

• Um encontro com a Associação Americanade Telemedicina

Auditório Vermelho• Telemedicina: projeção futuras

12:00 - 13:00 Auditório Principal• Conferência:

O Papel da Telemedicina na Prevenção e Auto-tratamento de Doenças Crônicas -Paul Johnson (Oxford, Reino Unido)

14:00 - 16:00 Auditório Principal• Progressos em Telemedicina e TelessaúdeSala Vermelha• Mesa redonda:

Telenfermagem no Brasil: aplicações eperspectivas à Enfermagem

Sala Coral• Apreciação de posteres: Os melhores trabalhos

16:30 - 17:30 Auditório Principal• Conferência:

O Mundo Virtual é Realmente Virtual? György M. Böhm Premiações e Encerramento

17:30 - 19:00 • Assembléia do CBTms

Saiba o que acontece em Telemedicina

e Telessaúde no Brasil e no mundo

Veja as principais atividades do evento:

Apresentação de casos

• Uso da Telemedicina no Complexo doHospital das Clínicas e Faculdade deMedicina da USP – Experiências em teleas-sistência e teleducação, sob coordenação daDisciplina de Telemedicina da Faculdade deMedicina da USP, viabilizadas pelo apoio doBanco Alfa. Cursos, discussões clínicas, segun-da opinião especializada e transmissões decirurgias e autópsias. No Hospital das Clínicas,as ações envolvem o Instituto Central,Instituto da Criança, Instituto de Psiquiatria,Instituto do Coração, Instituto de Radiologiae Instituto de Ortopedia. Na Faculdade deMedicina da USP, abrangem praticamentetodos os Departamentos e Disciplinas.

• Pólo de Telemedicina da Amazônia –Perspectivas, importância do pólo no contex-to geopolítico do Amazonas, participação doConselho Federal de Medicina e do SIPAM –Sistema de Proteção da Amazônia.

II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

Palestras e apresentações de casos darãoum panorama do desenvolvimento dateleodontologia no país, bem como as pers-pectivas e limites do uso da teletecnologiano ensino e na prática odontológica. Umfórum com os participantes discutirá a legis-lação para utilização da teletecnologia naodontologia.

Simpósios

• Urgências e Traumas em Telemedicina – Aborda, entre outrostemas, o uso no Brasil da educação a distância e da educação baseadaem tecnologia para capacitação no salvamento de vidas em casos detrauma. Palestrantes e trabalhos internacionais mostram o sistema deteletrauma nos Estados Unidos, Alemanha e França, incluindo trans-missão de imagens, protocolos operacionais e planos de negócio paraassegurar a sustentabilidade dos programas.

• Telecardiologia – Serão apresentadas as experiências brasileirasem tele-eletrocardiograma, telerradiografia, tele-eletrocardiografia,tele-Ecg, PACs para cardiologia intervencional e no uso deTelemedicina para outras situações específicas em cardiologia.Experiência inglesa sobre atendimento a pacientes com insuficiênciacardíaca em casa e no hospital.

• Telenfermagem – Experiências brasileiras no uso da teleducaçãoe tecnologias para treinamento de profissionais e ensino da enfer-magem, bem como na prática da enfermagem com utilização de Tele-ECG. Entre outros temas, será discutida a integração da telenfermagemcom informática para padronização de bancos de dados e aumento dasegurança do paciente.

Workshop

Como utilizar equipamentos e fazer videoconferências –treinamento prático sobre as características e aplicação dos diversostipos de equipamentos para videoconferências, com possibilidade demanuseio destes. Capacitação em como portar-se em videoconferên-cias e organizar eventos com utilização deste recurso.

Apresentações orais e pôsteres

Trabalhos científicos nestes formatos permitirão a atualização como que vem sendo realizado no Brasil e no exterior.

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 2

Inovação e Interação tecnológica 3

cbtms | informaIn

Congresso

Internacional

mostra as

aplicações da

Telemedicina

Sistemas integrados

para educação a

distância

6 Inovação e Interação tecnológica

teletecnologiaIn

Soluções da Faculdade de Medicina da USP ajudaminstituições a promover atualização científica

Evento, que acontece pela primeira vezno Brasil, é oportunidade para conheceriniciativas recentes, gerar novos negóciose participar de ações que promovammelhorias sociais e econômicas

Videoconferência

para Educação

em Saúde

A Disciplina de Telemedicina daFaculdade de Medicina da USP coloca seuparque tecnológico e programas educa-cionais à disposição das instituições inte-ressadas em promover aprimoramento emmedicina e saúde. São estratégias queenvolvem recursos de videoconferência,wireless, voz sobre IP, videostreaming,Internet, entre outros.

Entre as soluções desenvolvidas está oCentro de Educação Interativa - conjuntode sistemas baseados na Internet quegarantem a educação continuada, comsegurança no armazenamento de dados.Além das tecnologias e soluções, a Disciplinade Telemedicina/FMUSP oferece suporte noplanejamento educacional. Conheça cadaferramenta:

Sala de aula do Futuro - possibilita atransmissão, em tempo real, de cursos pelaInternet, com a utilização de videostreaming.Quem assiste consegue interagir com oprofessor, e visualiza todos os recursosempregados durante a aula (power-point,videoconferência, entre outros). O alunotambém pode consultar eventos gravados.

Cybertutor - ambiente desenvolvidona Internet para aprendizado. Caracte-rizado pela interatividade com professores,colegas e com o próprio sistema (por meioda realização de provas com questões demúltipla escolha, seguidas de avaliações e

comentários automáticos). Estatísticas dedesempenho garantem aos coordenadoresdos cursos o acompanhamento dos resul-tados de cada aluno, em relação às provase à constância nos estudos.

Tutor On-Line - permite o uso derecursos multimídia - imagens 3D,áudios e vídeos - durante discussões on-line pela Internet, sem a necessidade debanda larga. Os debates são gravados edisponibilizados como material de apoiopara estudos posteriores. Pode ser usadocomo complemento ao Cybertutor.

Os recursos do Centro deEducação Interativa podemser usados em conjunto comvideoconferências, importan-tes ferramentas para a trans-missão on-line de eventos(cursos, aulas, discussões,cirurgias e autópsias) para umou mais locais simultanea-mente, com interatividadeentre os pontos.

As videoconferências pro-porcionam comodidade evisão mais detalhada dos pro-cedimentos médicos. Alémdisso, possibilitam maior con-forto aos pacientes nas de-monstrações de casos paraplatéias médicas.

A Disciplina de Teleme-dicina oferece um curso espe-cial de treinamento para uti-lização da videoconferênciapara educação e assistênciaem medicina e saúde.

Aulas práticas e dinâmicasensinam como utilizar oequipamento e seus recursos,como portar-se diante dacâmera e como adequar aulase apresentações para melhorcomunicação com as platéias.

Treinamento prático

O Conselho Brasileiro de Telemedicina eTelessaúde realiza, nos próximos dias 23 a 26 deoutubro, em São Paulo, um grande eventointernacional para discutir a aplicação das tec-nologias atuais na prática da medicina e me-lhoria da saúde. São três acontecimentos para-lelos: o II Congresso do CBTms, a II Reunião doCapítulo Latino-Americano da AssociaçãoAmericana de Telemedicina e o X Congresso daSociedade Internacional para Telemedicina, queocorre pela primeira vez no país.

Esta é uma grande oportunidade para médi-cos e profissionais de saúde brasileiros encon-trarem conferencistas internacionais, incluindoos principais dirigentes das entidades deTelemedicina da América Latina. Também sãoconvidados a participar os representantesgovernamentais, empresários, dirigentes dehospitais e seguradoras de saúde, professores,estudantes universitários e comunicadores.

Cada um desses segmentos pode contribuir para a melhoria dascondições de vida das populações, por meio de ações sustentáveis envol-vendo tecnologia. O objetivo do evento é integrá-los, gerando parcerias enegócios que viabilizem pesquisas multicêntricas e uma cadeia produtivana área da saúde. O produto final desta cadeia é educação e assistênciapara prevenção e melhoria da qualidade do atendimento médico.

Debates, simpósios e fóruns discutirão como utilizar as telecomu-nicações e informática para proporcionar educação de qualidade eassistência aos locais mais distantes e carentes. Casos de sucesso irãodemonstrar que a teleducação e teleassistência podem otimizar processosem hospitais, universidades, órgãos públicos e demais instituições ligadasà saúde, gerando maior eficiência e economia de recursos.

www.cbtms.org.brwww.estacaodigitalmedica.com.br

Interessa!

!

2º Congresso do Conselho Brasileiro

de Telemedicina e Telessaúde

10º Congresso da Sociedade

Internacional para Telemedicina

23-26 de outubro de 2005

Centro de Convenções Rebouças - CCR

Av. Enéas de Carvalho Aguiar 23 São Paulo/SP | entrada 1

http://www.convencoesreboucas.com.br | [email protected]@terra.com.brInformações: tel. 11 3758.4428 | 3758.3821

Centro de EducaçãoInterativa fornece soluçõespara Instituições de Ensino,

Hospitais, Sociedades deEspecialidades Médicas eÓrgãos Governamentais

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 1

A Telemedicina consiste nas tecnologias quepossibilitam a prática da medicina a distância.O termo Telemedicina, porém, restringe-se à ativi-dade praticada pelos médicos e o termo Telessaúdetem âmbito maior, incluindo todos os profissionaisrelacionados à área da saúde. Uma Liga tem comoprincípios ser uma atividade de extensão e pro-mover um ambiente de ensino e pesquisa.

A LT-FMUSP foi inaugurada em 9 de Agosto de2005. Com o espírito de não ficarmos restritos ape-nas aos médicos, a Liga tem caráter multiprofis-sional e multicêntrico e conta com alunos daEnfermagem e da Fisioterapia também, per-manecendo o convite para o ingresso de qualqueraluno da área da saúde ou de outras unidades deensino correlatas.

As reuniões ocorrem semanalmente às terças-feiras, das 18 às 20 horas nos laboratórios daDisciplina de Telemedicina da FMUSP. Os primeirosencontros foram sobre pesquisa em bases de dadosorientadas para a Telemedicina e discussões deartigos relevantes. Para ampliar a oportunidade departicipação ativa dos alunos da Liga, foram mon-tados quatro grupos de trabalho: 1. Teleassistência;2. Iconografia; 3. Videoconferência e 4. Teledu-cação. Os alunos foram distribuídos pelos quatrogrupos, todos supervisionados pela equipe daDisciplina de Telemedicina.

Um objetivo marcante desta Liga é a de pro-mover a integração entre as outras Ligas da FMUSP,além da interação com novas Ligas de Telemedicinaque venham a ser constituídas pelo Brasil.

No momento, a LT-FMUSP está se preparandopara realizar um experimento de teleassistênciacom uma iniciativa tradicional dos estudantes daFMUSP – a Bandeira Científica – que este ano seráno Rio Grande do Norte. Com esta integração,abre-se uma perspectiva promissora para as açõesda Bandeira, qual seja a de implantar núcleos deTelemedicina nos locais por onde passar, dandocontinuidade ao trabalho iniciado durante a visita.

Prof. Dr. Sergio Daré Jr.

Prof. Dr. Raymundo Soares de Azevedo Neto

Coordenadores da Liga de Telemedicina da FMUSP

A Teleodontologia trilha seus primeiros passos a fim de consolidar sua presençacomo uma realidade nacional. Hoje, estudantes, docentes e dentistas clínicos podemusufruir dos benefícios da tecnologia em prol da melhoria da qualidade dos serviçosprestados à população e do aprimoramento profissional.

Parcerias acadêmico-científicas com a Disciplina de Telemedicina da USP têm leva-do novas ferramentas educacionais a instituições e universidades como a Faculdade deOdontologia da USP - campus Ribeirão Preto e São Paulo, a Universidade do SagradoCoração - Bauru - e a Associação Brasileira de Odontologia - SP.

Entre os recursos adotados para um aprendizado mais rápido e eficaz está oCybertutor - ambiente para teleducação por meio da internet - no qual estão inseridosconteúdos de graduação e pós-graduação. O Cybertutor permite o estudo de acordocom a disponibilidade de tempo e local de cada pessoa.

Em conjunto, o aluno pode visualizar asestruturas anatômicas descritas nas aulas.Para isso, tem acesso ao Projeto HomemVirtual: imagens em 3D com movimentosfisiológicos, que permitem a transmissão degrandes quantidades de informações emcurto espaço de tempo, aumentando a efi-ciência educacional.

A Teleodontologia também busca o aprimoramento profissional por meio da práti-ca clínica. O Cyberambulatório - ambiente virtual para segunda opinião ou interconsul-ta a distância - viabiliza este processo. Ele fornece questionários clínicos especialmenteformulados para contemplar as necessidades propedêuticas odontológicas, além deaulas didáticas, guia de interação medicamentosa, CID, referências bibliográficas, entreoutras ferramentas.

Entidades de ensino Odontológico podem fazer parte desta modernização, criandoum Núcleo de Teleodontologia, com assessoria da Disciplina de Telemedicina/FMUSP. Osinteressados estão convidados a participar do II Encontro Brasileiro de Teleodontologia,que acontece no dia 24 de outubro de 2005, dentro do Congresso Internacional deTelemedicina organizado pelo Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde(www.cbtms.org.br).

Inovação e Interação tecnológica 7

teleodontologiaIn

Iniciativas e aplicações da

Teleodontologia no Brasil

Homem Virtual na Odontologia: icono-grafias explicam a estrutura dental earticulação têmporo-mandibular

Alunos da Universidade do SagradoCoração utilizam o Homem Virtual eCybertutor

�Érika Sequeira

Coordenadora da Teleodontologia da Disciplina de Telemedicina da [email protected]

integração acadêmicaIn

Liga de Telemedicina da Faculdade

de Medicina da USP - LT-FMUSP

2 Inovação e Interação tecnológica

tegração

impressãoIn

Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Usp

responsável Prof. Dr. György Miklós Böhm [[email protected] coordenador geral Prof. Dr. Chao Lung Wen [[email protected] 11 3062.8784 [[email protected] netsim.fm.usp.br/telemedicina | www.estacaodigitalmedica.com.br | www.projetohomemvirtual.com.brInformativo Telemedicina e Saúde | tiragem 10.000editora e jornalista responsável Vanessa Haddad mtb 27728 [[email protected]

projeto gráfico sambureau&publicidade [www.sambureau.com.brdesign Sueli Marques impressão Laborprint

O Banco Alfa apoia o Projeto de

Modernização da infra-estrutura de

Telemedicina da Faculdade de Medicina

da USP. E como forma de incentivo à uti-

lização dessas tecnologias, oferece aos

médicos e funcionários uma linha de

crédito para aquisição de equipamentos.

Para mais informações ligue:

0800-553355

II Encontro deTeleodontologia

mostrará benefíciosda Teleducação eTeleassistência

[ ]

www.estacaodigitalmedica.com.br

MAIS APOIO PARA A TELEMEDICINA E A TELESSAÚDE

É interessante que as grandes mudanças são percebidas apenasséculos depois de ocorrerem. Assim foi com a Era dos DescobrimentosMarítimos e a Revolução Industrial. O empreendimento de Colomboque abriu as portas do Novo Continente e as máquinas de vapor deSavery e Newcomen não foram saudadas como grandes marcos dahumanidade nos seus tempos. Da mesma forma a revolução trazidapelas telecomunicações e a ciência da computação escapa à com-preensão das populações. Entretanto, jamais tivemos transformaçõestão rápidas e radicais como estas causadas pela tecnologia eletrônica.A telemedicina e a telessaúde, filhas desta tecnologia, tiveram umcrescimento geométrico no mundo, porém o Brasil recém está acor-dando para a nova realidade.

Elas constituem as ferramentas mais eficientes para servir popu-lações geograficamente isoladas, idosas e pobres e deveriam merecermais atenção e apoio da parte dos responsáveis pela saúde em nossopaís. Não nos falta tecnologia. É interessante observar que 20 anosatrás a Amazônia Legal já estava coberta por instituições bancárias:em um mapa de 1985 conta-se mais de 450 delas.

Alguém pode imaginar uma agência bancária sem comunicações esem ser informatizada? Pois bem, duas décadas após, se trocarmos osestabelecimentos financeiros por hospitais e postos de saúde informa-tizados e ligados por telecomunicações, teremos um mapa vazio. Faltaé vontade política. Fizeram-se redes com finalidade de proteção e vi-gilância (de eficiência duvidosa), mas esqueceram a saúde e a edu-cação. Recentemente a imprensa noticiou que o Governo gestou emsegredo um projeto que gastará 1,5 bilhões em 3 satélites que terão afinalidade de vigiar a segurança brasileira.

Porque tanto segredo, eu não sei. Contudo, há um triste contraste:desde o ano 2000 se acumula uma fortuna proveniente da lei queinstituiu o FUST: Fundo de Universalização das Telecomunicações.Um por cento do lucro bruto das companhias telefônicas é deposita-

do para esta finalidade e já temos mais de4 bilhões em caixa. Quanto se gastou até hojepara a universalização pretendida? Nada,nenhum centavo. Necessitamos urgente-mente mais apoio para a telemedicina e atelessaúde no Brasil.

Prof. Dr. György Miklós Böhm

Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP

43307_jornalUSP_42x29 10/8/05 3:55 PM Page 2

Estação Digital Médica

Estratégia de Implementação eAmpliação da Telemedicina no Brasil

Instituições Participantes

• Faculdade de Medicina da USP

• Faculdade de Odontologia de Bauru e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais

• Faculdade de Saúde Pública da USP

• Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

• Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

• Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro

• Hospital das Clínicas de Porto Alegre

• Faculdade de Medicina da Universidade do Estado de Amazonas

• Hospital Sírio-Libanês de São Paulo - Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL)

Governo libera verba para

expansão da TelemedicinaProjeto coordenado pela Faculdade de Medicina da USP éaprovado pelo CNPq e receberá quase cinco milhões de reais

8 Inovação e Interação tecnológica

estação digital médicaIn

TeleTeleInovação e Interação Tecnológica ano 1 | out/2005

F a c u l d a d e d e M e d i c i n a d a U S P

apoio|

São Paulo

23 a 26 out. 2005

Congresso

Nacional e

Internacional

de Telemedicina

e Telessaúde

Conheça as tecnologias eações em educação eassistência médica

Educação Interativa - pág. 6Recursos para a atualizaçãocientífica

Teleodontologia - pág. 7Encontro Brasileiro

mostra iniciativas

Rede para levar saúde a todo o país

Recursos do CNPq - Conselho Nacional de DesenvolvimentoCientífico e Tecnológico - impulsionarão o crescimento da Telemedicinano país. O projeto “Estação Digital Médica - Estratégia deImplementação e Ampliação da Telemedicina no Brasil”, coordena-do pela Faculdade de Medicina da USP, receberá quase cinco milhões dereais nos próximos três anos.

O projeto foi um dos 34 aprovados pelo Programa Institutos doMilênio, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, que visa finan-ciar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico em temasespecíficos considerados prioridades estratégicas nacionais, entre eles aTelemedicina. Concorreram 236 projetos com enfoque em diversasáreas, analisados por uma comissão de 22 especialistas.

O consórcio liderado pela Faculdade de Medicina da USP reúne noverenomadas instituições dos setores de saúde e tecnologia em diferentesregiões do país. Foram destinados R$ 4 milhões e 987 mil à proposta, queestá sob a coordenação de Eduardo Massad, professor titular daDisciplina de Informática Médica da FMUSP e pesquisador 1A do CNPq.

A Estação Digital Médica é uma ação em Telemedicina iniciada em2003, pela Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina daUSP. O projeto aprovado pelo CNPq prevê sua expansão e fortaleci-mento, unindo hospitais, universidades, empresas, órgãos governa-mentais e outras instituições por meio das telecomunicações, infor-mática e demais soluções tecnológicas.

O projeto está de acordo com os propósitos do Programa Institutosdo Milênio, desde a criação de redes nacionais de instituições epesquisadores até a elevação do desempenho do país nos campos daciência, inovação e tecnologia. Mas o grande diferencial da EstaçãoDigital Médica está no impacto das pesquisas e ações propostas, cujafinalidade principal é o resgate social das populações carentes.

Conheça as ações e os pesquisadoresdo Projeto Estação Digital Médicadurante a abertura do CongressoInternacional de Telemedicina, no pró-ximo dia 23 de outubro, no Centro deConvenções Rebouças, em São Paulo(veja página 5)

Interessa!

!

www.estacaodigitalmedica.com.br

43307_jornalUSP_42x29 10/8/05 3:55 PM Page 1

Inovação e Interação tecnológica 3

cbtms | informaIn

Congresso

Internacional

mostra as

aplicações da

Telemedicina

Sistemas integrados

para educação a

distância

6 Inovação e Interação tecnológica

teletecnologiaIn

Soluções da Faculdade de Medicina da USP ajudaminstituições a promover atualização científica

Evento, que acontece pela primeira vezno Brasil, é oportunidade para conheceriniciativas recentes, gerar novos negóciose participar de ações que promovammelhorias sociais e econômicas

Videoconferência

para Educação

em Saúde

A Disciplina de Telemedicina daFaculdade de Medicina da USP coloca seuparque tecnológico e programas educa-cionais à disposição das instituições inte-ressadas em promover aprimoramento emmedicina e saúde. São estratégias queenvolvem recursos de videoconferência,wireless, voz sobre IP, videostreaming,Internet, entre outros.

Entre as soluções desenvolvidas está oCentro de Educação Interativa - conjuntode sistemas baseados na Internet quegarantem a educação continuada, comsegurança no armazenamento de dados.Além das tecnologias e soluções, a Disciplinade Telemedicina/FMUSP oferece suporte noplanejamento educacional. Conheça cadaferramenta:

Sala de aula do Futuro - possibilita atransmissão, em tempo real, de cursos pelaInternet, com a utilização de videostreaming.Quem assiste consegue interagir com oprofessor, e visualiza todos os recursosempregados durante a aula (power-point,videoconferência, entre outros). O alunotambém pode consultar eventos gravados.

Cybertutor - ambiente desenvolvidona Internet para aprendizado. Caracte-rizado pela interatividade com professores,colegas e com o próprio sistema (por meioda realização de provas com questões demúltipla escolha, seguidas de avaliações e

comentários automáticos). Estatísticas dedesempenho garantem aos coordenadoresdos cursos o acompanhamento dos resul-tados de cada aluno, em relação às provase à constância nos estudos.

Tutor On-Line - permite o uso derecursos multimídia - imagens 3D,áudios e vídeos - durante discussões on-line pela Internet, sem a necessidade debanda larga. Os debates são gravados edisponibilizados como material de apoiopara estudos posteriores. Pode ser usadocomo complemento ao Cybertutor.

Os recursos do Centro deEducação Interativa podemser usados em conjunto comvideoconferências, importan-tes ferramentas para a trans-missão on-line de eventos(cursos, aulas, discussões,cirurgias e autópsias) para umou mais locais simultanea-mente, com interatividadeentre os pontos.

As videoconferências pro-porcionam comodidade evisão mais detalhada dos pro-cedimentos médicos. Alémdisso, possibilitam maior con-forto aos pacientes nas de-monstrações de casos paraplatéias médicas.

A Disciplina de Teleme-dicina oferece um curso espe-cial de treinamento para uti-lização da videoconferênciapara educação e assistênciaem medicina e saúde.

Aulas práticas e dinâmicasensinam como utilizar oequipamento e seus recursos,como portar-se diante dacâmera e como adequar aulase apresentações para melhorcomunicação com as platéias.

Treinamento prático

O Conselho Brasileiro de Telemedicina eTelessaúde realiza, nos próximos dias 23 a 26 deoutubro, em São Paulo, um grande eventointernacional para discutir a aplicação das tec-nologias atuais na prática da medicina e me-lhoria da saúde. São três acontecimentos para-lelos: o II Congresso do CBTms, a II Reunião doCapítulo Latino-Americano da AssociaçãoAmericana de Telemedicina e o X Congresso daSociedade Internacional para Telemedicina, queocorre pela primeira vez no país.

Esta é uma grande oportunidade para médi-cos e profissionais de saúde brasileiros encon-trarem conferencistas internacionais, incluindoos principais dirigentes das entidades deTelemedicina da América Latina. Também sãoconvidados a participar os representantesgovernamentais, empresários, dirigentes dehospitais e seguradoras de saúde, professores,estudantes universitários e comunicadores.

Cada um desses segmentos pode contribuir para a melhoria dascondições de vida das populações, por meio de ações sustentáveis envol-vendo tecnologia. O objetivo do evento é integrá-los, gerando parcerias enegócios que viabilizem pesquisas multicêntricas e uma cadeia produtivana área da saúde. O produto final desta cadeia é educação e assistênciapara prevenção e melhoria da qualidade do atendimento médico.

Debates, simpósios e fóruns discutirão como utilizar as telecomu-nicações e informática para proporcionar educação de qualidade eassistência aos locais mais distantes e carentes. Casos de sucesso irãodemonstrar que a teleducação e teleassistência podem otimizar processosem hospitais, universidades, órgãos públicos e demais instituições ligadasà saúde, gerando maior eficiência e economia de recursos.

www.cbtms.org.brwww.estacaodigitalmedica.com.br

Interessa!

!

2º Congresso do Conselho Brasileiro

de Telemedicina e Telessaúde

10º Congresso da Sociedade

Internacional para Telemedicina

23-26 de outubro de 2005

Centro de Convenções Rebouças - CCR

Av. Enéas de Carvalho Aguiar 23 São Paulo/SP | entrada 1

http://www.convencoesreboucas.com.br | [email protected]@terra.com.brInformações: tel. 11 3758.4428 | 3758.3821

Centro de EducaçãoInterativa fornece soluçõespara Instituições de Ensino,

Hospitais, Sociedades deEspecialidades Médicas eÓrgãos Governamentais

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 1

4 Inovação e Interação tecnológica

In

Inovação e Interação tecnológica 5

cbtms | informaIn

Congresso Internacional em São Paulo

p r o g r a m a c i e n t í f i c o

www.cbtms.org.br

Domingo, 23 de outubro de 2005

18:00 - 19:45 Auditório Principal• Cerimônia de abertura• Implantação e Ampliação da Telemedicina no

Brasil: Programa Institutos do milênio do CNPq• Show brasileiro com Aura Tropical• Coquetel

Segunda-feira, 24 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Apresentação de caso: Complexo FMUSP e

Hospital das Clínicas da FMUSP09:00 - 10:00 Sala Coral

• Discussão especial: Informática e Telemedicina: Sociedades separadas, unidas ou únicas?

10:30 - 11:30 Auditório Principal• Experiências Internacionais em TelemedicinaAuditório Vermelho• Simpósio: Telerradiologia

11:30 - 12:30 • Conferência: Nivelando o terreno do jogo - O papel da telessaúde global ao tratar desigualdades e iniqüidades - Richard E. Scott (Calgary, Canadá)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• Simpósio: Urgências e Traumas em Telemedicina

13:30 - 19:00 Auditório Coral• II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

16:00 - 18:00 Auditório Principal• Simpósio: Telecardiologia

Terça-feira, 25 de outubro de 2005

08:00 - 10:00 Auditório Principal• Bom dia com International Society for

Telemedicine and e-HealthSala Coral• Workshop: Como utilizar os equipamentos e

como fazer teleconferências10:00 - 10:30 Coffee break. Visita aos expositores.

Oportunidade de negócios.10:30 - 11:30 Auditório Principal

• Bom dia com ISfTeH (continuação)Auditório Vermelho• Flashes de TelemedicinaSala Coral• Workshop (continuação)

11:30 - 12:30 Auditório Principal• Conferência:

Implicações globais da telessaúde:uma ferramenta de transformação para a saúde do século 21Ricky J. Richardson (Reino Unido)

13:30 - 15:30 Auditório Principal• II Encontro do ATALACCAuditório Vermelho• Telenfermagem

16:00 - 17:00 Auditório Magno• Conferência:

Integrando telenfermagem e telessaúde com informática: necessidade de padronização para obter interoperabilidade semântica e aumentar a segurança do pacienteEvelyn J. S. Hovenga (Austrália)

17:00 - 17:20 • Teleconferência:Examining the Impact of a Global Telemedicine & Teaching Network Frank Brady (Medical Missions for Children worldwide network, USA)

17:00 - 18:00 Auditório Vermelho• II Encontro do ATALACC

Análise e Discussão de Políticas Futuras

20:00 - Jantar de Confraternização noRestaurante Rubayat

Quarta-feira, 26 de outubro de 2005

08:00 - 09:30 Auditório Principal• Apresentação de casos:

Pólo de Telemedicina da Amazônia (PTA)Sala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências09:30 - 10:00 Auditório Principal

Rede Catarinense de Telemedicina -Resultados, Tecnologia e Perspectivas

Auditório Vermelho• Apresentação de casosSala Coral• Workshop: Como utilizar equipamentos e

fazer teleconferências10:30 - 12:00 Auditório Principal

• Um encontro com a Associação Americanade Telemedicina

Auditório Vermelho• Telemedicina: projeção futuras

12:00 - 13:00 Auditório Principal• Conferência:

O Papel da Telemedicina na Prevenção e Auto-tratamento de Doenças Crônicas -Paul Johnson (Oxford, Reino Unido)

14:00 - 16:00 Auditório Principal• Progressos em Telemedicina e TelessaúdeSala Vermelha• Mesa redonda:

Telenfermagem no Brasil: aplicações eperspectivas à Enfermagem

Sala Coral• Apreciação de posteres: Os melhores trabalhos

16:30 - 17:30 Auditório Principal• Conferência:

O Mundo Virtual é Realmente Virtual? György M. Böhm Premiações e Encerramento

17:30 - 19:00 • Assembléia do CBTms

Saiba o que acontece em Telemedicina

e Telessaúde no Brasil e no mundo

Veja as principais atividades do evento:

Apresentação de casos

• Uso da Telemedicina no Complexo doHospital das Clínicas e Faculdade deMedicina da USP – Experiências em teleas-sistência e teleducação, sob coordenação daDisciplina de Telemedicina da Faculdade deMedicina da USP, viabilizadas pelo apoio doBanco Alfa. Cursos, discussões clínicas, segun-da opinião especializada e transmissões decirurgias e autópsias. No Hospital das Clínicas,as ações envolvem o Instituto Central,Instituto da Criança, Instituto de Psiquiatria,Instituto do Coração, Instituto de Radiologiae Instituto de Ortopedia. Na Faculdade deMedicina da USP, abrangem praticamentetodos os Departamentos e Disciplinas.

• Pólo de Telemedicina da Amazônia –Perspectivas, importância do pólo no contex-to geopolítico do Amazonas, participação doConselho Federal de Medicina e do SIPAM –Sistema de Proteção da Amazônia.

II Encontro Brasileiro de Teleodontologia

Palestras e apresentações de casos darãoum panorama do desenvolvimento dateleodontologia no país, bem como as pers-pectivas e limites do uso da teletecnologiano ensino e na prática odontológica. Umfórum com os participantes discutirá a legis-lação para utilização da teletecnologia naodontologia.

Simpósios

• Urgências e Traumas em Telemedicina – Aborda, entre outrostemas, o uso no Brasil da educação a distância e da educação baseadaem tecnologia para capacitação no salvamento de vidas em casos detrauma. Palestrantes e trabalhos internacionais mostram o sistema deteletrauma nos Estados Unidos, Alemanha e França, incluindo trans-missão de imagens, protocolos operacionais e planos de negócio paraassegurar a sustentabilidade dos programas.

• Telecardiologia – Serão apresentadas as experiências brasileirasem tele-eletrocardiograma, telerradiografia, tele-eletrocardiografia,tele-Ecg, PACs para cardiologia intervencional e no uso deTelemedicina para outras situações específicas em cardiologia.Experiência inglesa sobre atendimento a pacientes com insuficiênciacardíaca em casa e no hospital.

• Telenfermagem – Experiências brasileiras no uso da teleducaçãoe tecnologias para treinamento de profissionais e ensino da enfer-magem, bem como na prática da enfermagem com utilização de Tele-ECG. Entre outros temas, será discutida a integração da telenfermagemcom informática para padronização de bancos de dados e aumento dasegurança do paciente.

Workshop

Como utilizar equipamentos e fazer videoconferências –treinamento prático sobre as características e aplicação dos diversostipos de equipamentos para videoconferências, com possibilidade demanuseio destes. Capacitação em como portar-se em videoconferên-cias e organizar eventos com utilização deste recurso.

Apresentações orais e pôsteres

Trabalhos científicos nestes formatos permitirão a atualização como que vem sendo realizado no Brasil e no exterior.

43307_jornalUSP_50x292 10/8/05 3:57 PM Page 2