41.julho 2012 revista

19
41ª edição, julho de 2012 E AINDA: Saiba onde tomar deliciosos drinks na Capital Federal! Quedas em Idosos: Um problema com solução! CUBA – Muitas Viagens em um Só Lugar

Upload: posiatividade-brasilia

Post on 25-Jun-2015

195 views

Category:

Economy & Finance


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: 41.julho 2012 revista

41ª edição, julho de 2012

E AINDA: Saiba onde tomar deliciosos

drinks na Capital Federal!

Quedas em Idosos: Um problema com solução!

CUBA – Muitas Viagens em um Só Lugar

Page 2: 41.julho 2012 revista

2

Anunciar aqui é uma delas.

(61) 9261 [email protected]

Existem maneiras mais fáceis de conquistar alguém.

POSIATIVIDADE: um veículo apreciado que traz retorno.

Av. Parque Águas Claras - Qd. 301

Reservas: 3047-2444

R$ ,8024por pessoa

Válido de Segunda à Sexta até 31/08/2012

PROMOÇÃO

Deguste à vontade o tradicional galeto acompanhado de salada de maionese, polenta frita, talharim à bolonhesa, arroz carreteiro, salada e molho de ervas.

Page 3: 41.julho 2012 revista

Espaço reservado ao leitor para envio de sugestões, dúvidas e críticas através doe-mail: [email protected]

“Adorei A inserção dAs novAs colunAs! GAstronomiA e turismo é tudo de bom! PArAbéns!!!”JAne G.

Jornalista Responsável mel simõesColunistaAcácio tolentinoColunista “Eu no mundo“rafael AjuzColunista “Você na Moda”equipe FiníssimoColunista “Viver com Estilo”sandra tumeleroColunista “É o Bicho”ricardo AntônioColunista “Correndo +”renato AndréColaborou nesta edição: Karen moreno, elcio vieira e ronia AlvesFotografiaequipe PosiAtividAdeProjeto Gráfico e DiagramaçãoAzê marketingImpressãoAthalaia Gráfica e EditoraContato Comercial(61) 9261-2778revistaposiatividade@yahoo.com.brwww.posiatividade.com.brA revista PosiAtividAde não se responsabiliza pelos anúncios veiculados, como também não se responsabiliza pelas matérias publicadas, que são de responsabilidade de seus autores.

Página 20

Eu no mundo ..........................

..........................

..........................

..........................

..... 06

Correndo + ..........................

..........................

..........................

..........................

......... 11

Treinamento Personalizado ........................

..........................

..........................

.......... 12

Volta do Lago 2012 .........................

..........................

..........................

.........................

14

Alimentação positiva ........................

..........................

..........................

..................... 16

Pós Atividade..........................

..........................

..........................

..........................

........ 20

Sabor Gourmet .......................

..........................

..........................

..........................

........ 22

Passaporte .........................

..........................

..........................

..........................

............... 24

Viver com Estilo .........................

..........................

..........................

..........................

...... 26

Você na moda .........................

..........................

..........................

..........................

........ 28

Breve nos Cinemas..........................

..........................

..........................

.........................

30

É o Bicho..........................

..........................

..........................

..........................

................. 33

Acontece..........................

..........................

..........................

..........................

................. 34

Alceu Valença

Page 4: 41.julho 2012 revista

7

eu

no

mu

nd

o

AfinAL, o qUe é eConoMiA Verde?

Por Rafael Ajuz

em meio às discussões da rio +20, um tema está sendo recorrentemente aventa-do como uma das soluções para a crise ambiental que o mundo está passando: a

implantação de uma economia verde. o problema é que nem todos sabem o que realmente está por trás deste conceito, nem mesmo os chefes de estado que estavam reunidos no Rio de Janeiro, nem os profis-sionais de imprensa que cobriram o evento, e muito menos, o público em geral.

Existem várias definições sobre o que seria a eco-nomia verde, porém nenhuma delas pode fugir da questão principal, isto é, a inclusão do conceito de desenvolvimento sustentável no planejamento polí-tico e econômico dos países. Assim, o que se espera de uma economia verde são ações que privilegiem um desenvolvimento social e econômico, sem que se destruam os recursos naturais e, por consequência, preserve a biodiversidade como um patrimônio da humanidade.

o problema das pessoas que discutem este tema é que muitas delas esquecem do ponto central: não é possível continuar a ‘crescer’ eternamente, mesmo

que apliquemos os conceitos da sustentabilidade! entendam ‘crescimento’ no aspecto eco-nômico e demográfico. O PIB de um país não pode ser ava-liado de maneira absoluta, mas sim como uma relação entre o quanto o país cresceu em de-trimento de quanto dos seus recursos foi degradado (algo ainda mais elaborado do que o Índice de desenvolvimento Humano - idH).

Simplificando, não adianta o país crescer 10% em um ano se para isso ele degradou grande parte de seu patrimô-nio natural juntamente com os serviços ecológicos que ele representa, ou ainda, implicou em um custo social que resul-tará em mais gastos com saú-de, por exemplo. logo, esse mesmo país terá um enorme prejuízo com o agravamento das estiagens ou alagamentos e deslizamentos decorrentes das mudanças climáticas. isso sem falar no maior volume de agrotóxicos necessários para combater as pragas que agora proliferam sem seus concor-rentes naturais, ou ainda com a queda na produtividade de-corrente da falta de poliniza-dores silvestres, ambos causa-

Rafael Ajuz é biólogo, mestre em Biologia Animal pela UnB. Atua no Licenciamen-

to Ambiental de empreendimentos de infraestrutura de energia, com a análise do

componente biótico.

Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

dos pelo desmatamento da cobertura florestal. Outros exemplos podem facilmente ser citados, como o custo para tratar a água, que poderia ser encontrada potável e mais abundante caso suas nascentes fossem pre-servadas, ou ainda pensando-se na questão social, o desperdício de recursos humanos em nossos engarrafamentos diários e cada vez mais extensos. Qual é o valor des-tes preciosos minutos que poderiam ser utiliza-dos para um conví-vio familiar mais sa-dio, ou para uma produção mais criativa dos pro-fissionais? Sem falar no aumen-to nos gastos com saúde de-cor rentes de uma população estressada, que não tem tempo para se exercitar e se alimentar adequada-mente, além de respi-rar um ar extremamente poluído.

A implantação de uma economia verde não é uma tarefa fácil e demanda sé-rias reflexões e planejamentos de médio a longo prazo. Abaixar o iPi (imposto sobre propriedade industrializada) sobre auto-móveis simplesmente porque a economia está em crise não é uma solução inteligen-te para quem pensa a longo prazo. se o país realmente pretende atingir um nível de qualidade de vida digno para seus habi-tantes, e garantir um futuro saudável para

as próximas gerações, os governan-tes devem entender que as políticas devem ser coerentes com o cresci-mento relativo do país, isto é, Pib vs recursos ambientais/sociais.

o foco das políticas deve ser as ações que privilegiem empresas que investem em energia alternativa, trans-porte público, aumento da eficiência

dos aparelhos consu-midores de energia, preservação dos ser-

viços ecológicos, produção de ali-mentos aliada à recuperação de áreas já degra-dadas, aumento da produtivida-de das áreas já

cultivadas (com o uso de con-sórcios de cul-turas), tecno-

logia, inovação, educação, políticas

que inibam o cresci-mento demográfico

descontrolado e finalmente, assumir que os recursos naturais têm valor e não custo zero como a maio-ria dos economistas pensam.

enquanto esse conceito não for as-similado pelos tomadores de decisões e pela própria mídia/formadores de opinião, o Pib convencional continuará sendo o parâmetro de quanto o país é bem sucedido ou não, continuando e perpetuando a nossa atual economia ‘marrom’.

Page 5: 41.julho 2012 revista

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

possiatividadejulho.pdf 1 04/07/12 14:30

Page 6: 41.julho 2012 revista

1110

A história permite conhecermos nossas origens e como chega-mos a ser o que somos. tam-bém, a entender os costumes

de nossos antepassados e as origens de nossa civilização, dialogando com os acontecimen-tos atuais e prognosticando o futuro.

neste contexto, abordarei meu segundo texto sobre aspectos históricos relativos ao atle-tismo e a corrida. Pois, acredito piamente que o entrelaçamento entre o passado e o presente pode desenvolver e agigantar os corredores.

Foi em setembro de 490 a.c. que iniciou--se a saga da corrida e, consequentemente, do atletismo. A tropa ateniense se pôs a marchar contra as forças persas, contudo este exército estava em desvantagem numérica apesar do melhor armamento. ocorreu que a esquadra persa não aceitou a derrota e decidiu atacar pelo sul. nesta situação a cidade precisava ser avisada, foi aí que o soldado Feidípedes se ofereceu para este brado. correndo a passos largos o soldado percorreu os 36 km entre a cidade e o campo de batalha e após atingir sua meta pôs-se a morrer!

nos Jogos olímpicos o atletismo despon-tou para o mundo em Atenas (1896). de lá para cá firma-se como a modalidade mais gla-mourosa e prestigiada dos jogos. é dividido em provas que incluem saltos, velocidade, ar-remessos dentre outros. contudo, em todas as

modalidades do atletismo o ato de correr se expressa for-temente.

no brasil esta linda saga é marcada pela realização da primeira edição da corrida de são silvestre em 1924. em 2012 a prova chegará a 88ª edição.

na capital federal, em meados dos anos 70 um es-trelado professor de educação Física iniciou uma revolu-ção no atletismo local, seu nome – Mário Ribeiro Can-tarino Filho. ele defendia uma formação desportiva pautada na ética e formação humana. sob sua supervi-são surgiram para o mundo a atleta Aída dos santos (quarto lugar nos Jogos olímpicos de 1964) e Joaquim cruz (medalhista olímpico- 1964).

Atualmente, o contexto mudou bastante, por vezes em demasia, e o que vemos são megaeventos, serviços especiali-zados de treinamento, a ingestão de preparados dietéticos, uso de meias de compressão e o monitoramento dos treinos com um aparelho de pulso que se comunica com satélites.

Gostou? Corrida é para ler, escrever e praticar!

História e corrida – parte 2

Renato André Silva é graduado, mestre e doutorando em Educação Física (CREF

1114G/DF). Atua como fisiologista do exercício e coordenador de exames de

desempenho humano do Centro de Excelência em Medicina do Exercício (CEMEx/

Golden Spa) .

Contatos: 61 9261-2778 ou [email protected]

Por Renato André

Page 7: 41.julho 2012 revista

1312

O Personal Trainer Acácio Tolentino é especialista em programas de exercícios físicos para idosos. Pós graduado em reabilitação cardíaca e grupos especiais (obesidade, hipertensão, osteoporose e diabetes). Membro da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Palestrante sobre qualidade de vida, emagrecimento e exercícios físi-cos para idosos. Coach Profissional pela Academia Brasileira de Coaching. Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

o envelhecimento humano é um proces-so gradativo e inevitável, no qual os sis-temas que constituem o nosso corpo começam, por algum motivo, a enve-

lhecer, e neste percurso, algumas estruturas passam a funcionar de maneira alterada, provocando disfunções e processos patológicos em idosos. essas alterações de mobilidade dificultam a realização das atividades da vida diária, podendo conduzir às quedas.

As quedas nos idosos provocam uma série de da-nos físicos, como traumatismos de tendões e liga-mentos, fraturas ósseas, declínio funcional, e muitas vezes, podem levar a morte.

Quedas em Idosos: Um problema com solução!

Por Acácio Tolentino

mizar as capacidades e potencialidades, pois a restrição da atividade pode rela-cionar-se com as quedas, uma vez que a inatividade favorece a perda de força, flexibilidade e equilíbrio.

os idosos devem ser encorajados a an-dar, fazer suas atividades diárias, realizar um programa de exercício adequado, que melhore o equilíbrio e a flexibilidade, man-tendo, ou mesmo, aumentando, a força e a resistência, bem como a coordenação.

tanto o treinamento de equilíbrio, como o de ganho de força, devem ser estimulados para um melhor bem estar dos idosos, dimi-nuindo assim a taxa de morbidade e morta-lidade dos mesmos. uma pesquisa divulgada pela sociedade americana de gerontologia

com o avançar da idade, um indivíduo experimenta, durante este processo, um declínio contí-nuo de suas atividades e funções como por exemplo o das fun-ções nervosas, auditivas, visuais e musculares. com o envelheci-mento, o sistema nervoso passa a transmitir seus impulsos mais lentamente fazendo com que o idoso não tenha tempo hábil de defesa em casos de desequilí-brio, justificando o aumento de quedas nessa fase da vida.

Porém, o fato de o idoso ter algumas limitações físicas e funcionais, que aumentam o risco de quedas, não significa que o mesmo deva permane-cer o dia sentado e sem ativi-dade! de fato, o ideal é maxi-

mostrou que um dia de musculação por se-mana já é capaz de atenuar a perda de força muscular, contribuindo para um menor de-sequilíbrio do idoso e maior autossuficiência para suas atividades cotidianas. A atividade física deve ser precedida por uma avaliação médica e física, além de contemplar diferen-tes qualidades físicas como o exercício aeró-bio, o alongamento, os exercícios de equilí-brio e o trabalho de força muscular.

conhecendo estes aspectos, é funda-mental pensar preventivamente! não es-pere por uma queda para adotar tais me-didas, antecipe seus cuidados, afinal a prevenção sempre foi, e continua sendo, o melhor remédio! cuide-se hoje para viver melhor amanhã e assim sucessivamente!

Quedas em idosos

idosos mais saudáveis caem menos!!!

35% de que-das ocorrem em maiores de 70 anos

30 a 60% idosos caem anual-

mente

51% de que-das ocorrem em maiores de 85 anos

6ª causa de óbito em pa-

cientes acima de 65 anos

Page 8: 41.julho 2012 revista

1514

considerada uma das mais tradi-cionais provas de corrida de rua de

brasília, a volta do lago - 100Km – tem em seu percurso diferenciado que privilegia os pontos turísticos da capital Federal situados em torno do eixo monumental e do lago Paranoá, entre eles a Ponte JK, a ermida dom bosco e a con-cha Acústica. nessa prova os atletas percorrem diferentes tipos de terreno, que variam entre asfalto e o cross country.

desde 2009 a revista PosiA-tividAde leva uma equipe para participar deste desafio, e em 2012 não foi diferente. A 9ª edi-ção da volta do lago - 100Km - aconteceu no dia 17 de junho de 2012, e nós da revista Po-siAtividAde, levamos uma equipe de 8 atletas para partici-parem da 9ª volta do lago. os participantes da equipe revista PosiAtividAde foram: Acácio tolentino, melina simões, dar-lan Farias, natália caixeta, elias

equipe revista PoSiATiVidAde na 9ª Volta do Lago – 100Km - 2012

ram do que realmente é feita uma equipe. compreensão, apoio, com-panheirismo, força, paciência, garra, superação e perseverança foram as palavras que definiram a Volta do lago 2012! só quem estava lá sabe as pouca e boas que essas 8 pesso-as passaram, mas nem por isso de-sistiram e, merecidamente, alcança-ram o objetivo, conseguindo completar, com louvor, os 100Km da volta do lago! A verdade é que o espírito de equipe foi mais forte que o de competição, e a PosiAti-vidAde parabeniza essas 8 pessoas pelos valores ali demonstrados! te-mos muita honra em dizer que vo-cês fizeram parte da nossa equipe!!! Parabéns a todos, mas principal-mente, muito obrigada pela sua inesquecível participação!!!

A equipe PosiAtividAde, con-tou com uma estrutura única e

couto, Paulo Henrique bizanha, Jhonny viana e leonar-do ribeiro.

liderados pelo capitão da equipe e colunista da re-vista PosiAtividAde, Acácio tolentino, os atletas da Equipe tiveram como desafio a superação de seus limi-tes, já que não se tratam de atletas profissionais e sim cidadãos, com diferentes profissões, porém com carac-terísticas em comum: a busca pela qualidade de vida e o mais verdadeiro espírito de equipe! e é justamente por esse motivo que revista PosiAtividAde tem o or-gulho de dizer que a volt a do lago 2012 foi mais que especial... foi marcante! Principalmente pela equipe que levamos! essas 8 pessoas, que acordaram em plena ma-drugada para dar início a mais uma corrida de aventura, foram fundamentais na conquista de mais uma meda-lha dos 100Km. Porém, mais do que isso, elas mostra-

completa: um microônibus como transporte de apoio e uma bicicleta; Fotógrafos; Alimentação ba-lanceada e adequada para a prova, que além de ser proporcionada pela revista PosiAtividAde, tam-bém contou com o apoio do Pão de Açúcar e da Panificadora Pão Dourado; A suplementação ficou por conta da nutriwhey (que também forneceu brindes aos participantes). os 8 atletas da equipe foram presenteados pela revista PosiAtividAde com 1 par de ingressos para cinema e brindes da PosiAtividAde!

nós da revista PosiAtividAde agradecemos à organização da Prova e também aos participantes da equipe revista PosiAtividAde. nosso sincero agradecimento ao capitão da equipe Acácio tolen-tino que estruturou toda a logística da prova, com segurança e conforto para todos. nosso muito obrigada também vai para a própria revista PosiA-tividAde, pela organização e dedicação em levar a equipe com a melhor estrutura possível. Agradece-mos aos apoiadores e parceiros da revista PosiAti-VIDADE – Pão de Açúcar, Panificadora Pão Dourado e nutriwhey - pois todos vocês foram fundamen-tais para a realização deste desafio!

Km totais de cada atleta:

•Acácio Tolentino: 12,7Km

•Melina Simões: 10Km

•Darlan Farias: 15,4Km

•Natália Caixeta: 5Km

•Elias Couto: 8Km

•Paulo Henrique

•Bizanha:9,6Km

•Jhonny Viana: 22,3Km

•Leonardo Ribeiro: 17Km

Page 9: 41.julho 2012 revista

1716

Por Karen Moreno

Karen Moreno é nutricionista formada pela Universidade de Brasília, Especialista

em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho e Sócia-proprietária de

Clínica 449 – Nutrição esportiva - desde 2001.

Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

Hidratação no cerrado

uem mora em brasília sabe como o organismo pode ficar debilitado neste período de Julho à setembro. o inverno no cerrado parece real-mente ter clima de deserto: com

madrugadas frias e dias secos e quentes. essa alteração de temperatura faz com que nosso organismo sofra, piorando o rendimento e fra-gilizando a saúde.

Para amenizar os perigos da seca, é impor-tante se alimentar adequadamente, com ali-mentos leves que contenham alto percentual de água em sua composição: assim como sucos, leite, iogurte, chás, frutas e verduras. e, in-discutivelmente, deve-se abusar da água neste período. A água é o principal nutriente que precisamos consumir diariamente! Já que ape-nas 1(um) dia sem beber água já é suficiente para percebermos os efei-tos nocivos de sua falta, o que não acontece com outros nutrientes! Para enten-dermos a magnitude de sua importância, basta lembrar que 55 a 60% do peso de um adulto é composto por água.

uma desidratação

leve, de 1 a 2% do peso já afeta a temperatura cor-poral, provoca tontura, fraqueza e confusão. Já a combinação de desidratação e treino em um am-biente quente e seco aumenta e muito a situação de estresse que o corpo tem que enfrentar, afetan-do negativamente o rendimento, a capacidade e/ou motivação para se exercitar, sobrecarregando vários órgãos e sistemas do nosso organismo, e em casos mais graves podendo levar à morte.

A quantidade de água a ser ingerida durante o dia varia de acordo com o peso, idade, sexo, clima, nível de atividade e alimentação. sendo que cerca de 80% normalmente é proveniente de

bebidas (água, sucos, chás, leite) e 20% dos ali-mentos. não existe nível máximo seguro

estabelecido para ingestão de água por dia. os rins de um adulto conseguem ex-cretar em torno de 0,7 a 1 litro de líqui-dos por hora, e por isso a intoxicação por

água é rara.Para manter a saúde e conti-

nuar sua rotina de treinos nos próximos meses, é importan-te hidratar-se antes, durante e após exercício, e principal-mente durante todo o dia. mAnter um estAdo de HidrAtAção AdeQuAdo FAZ A diFerençA!

Page 10: 41.julho 2012 revista

1918

DENSE FILLERA CÁPSULA DO TEMPO COM EFEITO PREENCHEDOR PROLONGADO.

Dense Filler é o lançamento da ADCOS, que oferece inovação e praticidade no tratamento rejuvenescedor facial.

Contém ácido hialurônico em cápsulas* na medida certa para a sua aplicação. Promove efeito preenchedor e uma pele revitalizada, radiante e iluminada.

TAGUATINGA SHOPPING | 61 3033.5303BRASÍLIA SHOPPING | 61 3036.6262PARKSHOPPING | 61 3047.5678ASA SUL | 61 3244.2777 - SCLS 307, Bl. A - Lj 25

* Pr

odut

o pa

ra u

so e

xter

no, n

ão d

eve

ser i

nger

ido.

anuncio_brasília_dense-filler_30x21cm.indd 1 06/06/2012 11:09:19

Page 11: 41.julho 2012 revista

2120

o nordeste está em festa! não apenas pelas festas juninas, mas principal-mente pelo centenário de

luiz Gonzaga, o rei do baião! Há muito que comemorar, não só em Pernambuco, como em todo o brasil, e por que não di-zer, no mundo?! Alceu Valença que o diga, pois é justamente nesse ano que o cantor e compositor comemora os seus 40 anos de carreira, e esse foi um dos principais motivos que fez com que o ar-tista fosse um dos homenageados do carnaval pernambucano junto a luiz Gonzaga!

o fato é que 2012 tem sido um ano especial para Alceu valença. Além do que foi dito anteriormente, Alceu participou da “estória João Joana” (único cordel de drummond, com versos musicados por sérgio ricardo, que viraram um cordel sinfônico); irá gravar cd e dvd intitulado “lua e eu” em homenagem a Gonzagão, e pretende lançar, ainda esse ano, o seu filme, denominado “Luneta do Tempo”.

com tanta coisa boa acontecendo, o artista se sentiu lisonjeado ao retornar a brasília para uma festa junina que levou o seu nome, o “Arraiá do Alceu”. A festa

que aconteceu no dia 30 de junho, na AAbb, con-tou com muitas barraquinhas de comidas típicas, quadrilha e é claro, com a atração principal: Alceu valença, que além de cantar seus grandes suces-sos, não poupou palavras para interagir com o pú-blico. contou histórias, fez críticas e é claro, arran-cou sorrisos dos que estavam ali presentes! mas a música de Alceu não foi a única que botou o públi-co para dançar: clima de montanha, salve Jorge, balalaica e João Artur e daniel, foram as demais atrações da festa que teve início as 21h e foi até altas horas da madrugada! o sucesso do “Arraiá do Alceu” foi tão grande que a produtora do evento pretende repetir a dose ano que vem. Aguarde!

Arraiá do Alceu

Page 12: 41.julho 2012 revista

2322

BAnHo e ToSA ViGiAdoS

dois quadros da revista veja comer&beber pendurados na parede do Genaro Jazz burger café anunciam: lá

são preparados os melhores drinques de brasília. As premiações impulsionaram Genaro macedo, sócio da casa, a criar

uma nova carta de bebidas, unindo clássicos da coque-telaria internacional a co-quetéis que não saem dos copos dos brasileiros.

A primeira página etílica oferta criações autorais de Genaro e, também, releituras de bares mundo afora. no midori sour, por exemplo, sai o uísque e entra a angustura bitter combinada com licor de melão japonês, limão e açúcar.

uma seção masculina foi criada com bebidas no estilo bitter&sour. destaque para a cachaça old fashioned (aguar-dente de cana, chambord, angustura bitter e açúcar) e o negroni, moda deste verão entre os europeus. no copo, gim, campari, martini e an-gustura bitter.

em “cockatil classics”, o mojito – drinque favorito de ernest Hemingway, que che-gou a cunhar um quase poe-ma a respeito em “my mojito in la bodeguita” – leva o nome de mojito golden, por-

ALqUiMiAS ALCoóLiCAS

Ronia Christina Freire Alves é jornalista com especialização na área gastronômica (Cátedra Ferran Adrià de Cultura Gastronómica y Ciencias de la Alimentación). Sócia do site Brasília no Prato há 8 meses, Ronia possui vasta experiência no ramo.

Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

Por Ronia Alves

que foi aprimorado com açúcar demerara e rum ouro. o cosmopolitan tam-bém entra sem cena. A be-bida ganhou o público fe-minino depois do seriado sex in the city, mas há duas décadas é febre nos bares descolados dos estados unidos.

A experiência com as coqueteleiras – e com o preparo de hambúrgueres, outra atração da casa – Ge-naro adquiriu em londres. em solo inglês, trabalhou na hamburgueria Haché burger, onde aprendeu a modelar e temperar as car-nes e combiná-las com ou-tros ingredientes, entre fa-tias de pão. o menu da casa sugere 17 estilos com toque picante, agridoce e tradicional e, ainda, peque-ninos hambúrgueres espe-tados no palito (finger bur-gers) para acompanhar os drinques.

Genaro Jazz Burger Café114 Norte Bloco A Loja 60 – Asa Norte(61) 3273-1525

Page 13: 41.julho 2012 revista

2524

Por Elcio Vieira

passaporte

CUBA – Muitas Viagens em um Só Lugar

Elcio Vieira é formado em Pedagogia e Turismo, Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional, atua no mercado de turismo em Brasília há 26 anos, tendo vi-sitado mais de 15 paises. Morou 3 anos na itália e na França e atualmente trabalha

na Sanchat Tour operadora.

Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

madas essas pequenas ilhas, algumas quase desertas onde você pode deitar e rolar.

o verão começa em abril e termina em outubro, a temperatura média anual é de 24ºc. o sol esquenta 330 dias ao ano, por este motivo os cubanos falam que a ilha é um “eterno verão”.

são muitas as viagens que se faz em Ha-vana. você pode conferir em vôos partindo de brasília com as empresas aéreas copa Airlines (via Panamá) ou pela taca/lacsa (via bogotá) com conexões imediatas.

e teatros, na riqueza do casa-rio em estilos colonial, barro-co e art-noveau, na geografia de suas praias, e principal-mente com sua história.

sem forçar a barra, é numa viagem pelos cayos (cayo coco, cayo Guilher-mo, cayo largo, cayo santa maria) que se pode perceber com maior intensidade que a vida é a melhor coisa que já se inventou.

Ao primeiro olhar asso-ciamos a imagem dominante do mar caribenho de cuba, sob a vastidão do céu azul e de um sol sem cerimônia, á ideia liberdade.

o esplendor dos trópicos tornam belas e sedutoras as cenas, em razão de um pano de fundo de tons verdes e azuis do seu mar cristalino de águas mornas. em meio a esse panorama, a hospitalida-de nos resorts all inclusive, o que quer dizer, tudo incluído no preço, e a história do povo cubano, se tornam coadju-vantes do seu roteiro.

As praias são o maior atra-tivo dos cayos, como são cha-

não é o passado que nos domina em Havana, são as imagens do presente que nos fascinam.

Hoje é um tempo privilegia-do para conhecer a capital cubana. A cidade passa por um processo de revitalização, o que permite uma visão global das diferentes fases de cuba. lado a lado no centro histórico vê-em-se palacetes em ruínas; vários estão sen-do restaurados e outros já voltaram a exibir seu original esplendor.

estas construções, assim como as do bairro residencial vedado e as do malecón – o calçadão á beira-mar – foram edificadas com pedra porosa retirada dos recifes, pig-mentadas pela ação do tempo, pelos fun-gos, pela forte maresia, compondo uma cor muito particular.

A cidade flerta com o visitante nos museus

DICAS & inforMAÇÕeS:

moeda: peso convertible (cuc)cartões de crédito: são aceitos todos os cartões, ex-ceto American express e cartões emitidos por bancos americanos.documentação: necessário tarjetas de entrada, em brasília emitida pela embai-xada de cuba ou pela sanchat tour operadora.o que fazer: Para comemorar sua chegada ou sua despedida da ilha, vale o café del oriente no centro histórico, no hotel meliá cohiba, você curte mú-sica ao vivo – bolero,salsa e cha--cha-cha.o Jazz club la Zorra e el cuervo é considerado por muitos a melhor casa musical de havana, vale apena conferir.o que trazer: o rico artesa-nato cubano de máscaras, cerâ-mica, pinturas, pode ser encon-trado no mercado del seminário de san carlos e san Ambrosio na calle tacón em Havana vieja ou mercado de la Artesania.você logicamente não pode deixar de visitar as fábricas de charutos monte cristo, Parta-gas, cohiba e romeo Y Julieta e suas respectivas tabacarias onde, certamente você compra-rá o verdadeiro charuto.

Page 14: 41.julho 2012 revista

2726

por Sandra Tumelero

o conforto visual diz respeito à paisagem que vimos do mundo exterior a partir do interior da nossa casa e à ilu-

minação natural que nossos olhos captam. nossos olhos são receptores extremamen-te sensíveis e complexos que precisam de conforto para funcionar de forma eficiente. Apesar de nem toda radiação solar ser be-néfica ao ser humano, a luz emitida pelo sol é a melhor qualidade de luz que assimi-lamos e a que nos causa o menor cansaço quando trabalhamos. subcapítulo do con-forto ambiental, o conforto visual é uma condição importante para promover nosso

Sandra Tumelero é designer de interiores e engenheira eletricista gradu-ada pela Napier University, em Edinburgh UK, tendo realizado mostras como Morar Mais e Casa Cor, atua no mercado de design de interiores em Brasília.Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

ConforTo ViSUALbem-estar e saúde.

orientação Solar / fato-res Climáticos Locais

o dimensionamento adequado das áreas envidraçadas em função da varia-ção do percurso do sol contribui enor-memente para o conforto térmico e vi-sual dos interiores, resultando inclusive em considerável redução do consumo energético. esta capacidade de captar a energia do sol é um dos principais atri-butos para o conforto que os espaços interiores nos oferecem.

é importante que possamos ter o controle operacional dos vãos de luz, diminuindo ou aumentando a quan-tia de luz natural que entra no interior dos ambientes no decorrer do dia. o dimensionamento das áreas envidraça-das é, em geral, feito contemplando-se o mínimo de iluminação natural neces-sária nos dias encobertos. nos dias de céu aberto, a radiação solar disponível poderá ser muito superior à pretendida, aí a orientação das lâminas de uma per-siana, uso de cortinas ou até de toldos retráteis é bastante providencial. no in-verno desejamos que a luz solar entre com abundância em nossas casas e no verão desejamos estar com mais som-

bra possível.As clarabóias, vãos envidraçados no

teto, podem ter um papel bastante enri-quecedor para trazer iluminação natural. cuidado apenas para que a área ilumi-nada sob a claraboia seja bastante ven-tilada, para evitar o efeito estufa com os ganhos solares excessivos, pois se deseja o equilíbrio entre o aproveitamento da iluminação natural versus a proteção à insolação inadequada.

Vista para o exterioré importante para o nosso bem-estar

psíquico mantermos de forma regular o contato visual com elementos naturais. vis-tas para superfícies com água, vegetação e a linha do horizonte nos trazem a sensação de serenidade e equilíbrio, pois refletem nossa relação com a natureza. Quanto à decoração de interiores o uso de elemen-tos de paisagismo, jardim de inverno, pe-dra ou madeira em forma geométrica ou em composição de mosaicos são sempre bem-vindos.

Ao estudo da iluminação natural so-mam-se as técnicas de luminotécnica apropriada. não apenas estes aspectos de vista e de iluminação fazem parte da com-posição visual, o efeito final é também in-fluenciado pelo uso de cor, forma, volume-tria, proporção e de circulação apropriada, todos esses assuntos já abordados em artigos anteriores. O conforto visual é, afi-nal, um forte motivador para a melhoria da nossa produtividade e redução do stress.

Page 15: 41.julho 2012 revista

2928

´

W W W . F I N I S S I M O . C O M . B R

Por Redação do Finíssimo

AUrA: PriMeirA frAGânCiA SwAroVSKi CHeGA Ao BrASiL

em julho chega ao brasil o primeiro perfu-me da swarovski: “Aura”. A grife mal lançou o produto e ele já se transformou em objeto de desejo. basta dar uma olhada no frasco espe-cial, que lembra um altar para o cristal que dá nome à marca.

com uma mistura de âmbar, benjoim e al-míscar branco, a fragrância chega em três ta-

manhos, 30ml, 50ml e 75ml e custa r$169, r$279 e r$369, res-pectivamente.

os frascos maiores (de 50 e 75ml) também podem ser repos-tos a partir de um refil, o que dei-xa o produto até mais barato. Para compor o perfume foram feitas cerca de 2 mil experimentações.

campanha da fragrância foi lançada ano passado com a top russa vlada roslyakova em fotos de craig mcdean

Fragancia swarovski chega ao brasil em julho deste ano.

Foto

s : R

epro

duçã

o

Foto

s : R

epro

duçã

o

Page 16: 41.julho 2012 revista

3130

Confira aqui alguns filmes que estrearão em breve nos cinemas

VOU RIFAR MEU CORAÇÃOSinopse: documentário que trata do imaginário romântico, erótico e afe-tivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. letras de músicas de artistas como odair José, Agnaldo timóteo, Waldick soriano, evaldo braga, nel-son ned, Amado batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crô-nicas dos dramas da vida a dois.Gênero: dramaDireção: Ana rieperElenco: : Agnaldo timóteo, Amado batista, lindomar castilho, Wando, nelson ned e todos os personagens que abriram suas casas e corações.

VALENTESinopse: : desde os tempos antigos, as histórias de batalhas épicas e lendas místicas foram passadas através das gerações pelas montanhosas e misteriosas terras Altas da escócia. em ´valente´, um conto de fadas se une à uma sombria jornada quando a corajosa merida confronta os seus costumes, o destino e o mais feroz dos animais.Gênero: AventuraDireção: mark AndrewsElenco: vozes de Kelly macdonald, emma thompson, billy connolly, Kevin mcKi-dd, robbie coltraneDistribuidora: Walt disney

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGESinopse: : batman tornou-se um perseguido pela lei, após ter sido acusado de ter assassinado Harvey dent em uma busca liderada por seu amigo comissário Gor-don. então, ele precisa lidar rapidamente com a chegada do novo vilão bane, res-ponsável por uma onda de caos e destruição em Gotham city, enfrentar velhas feridas com a enigmática selina Kyle e salvar a cidade antes de que tudo seja per-dido para sempre.Gênero: AçãoDireção: christopher nolanElenco: christian bale, tom Hardy, michael caine, morgan Freeman, Gary oldman, Anne Hathaway, Joseph Gordon-levittDistribuidora: Warner bros

O ESPETACULAR HOMEM ARANHASinopse: : ´o espetacular Homem-Aranha´ serve como reboot. Peter Parker volta com uma história totalmente nova, sem levar em conta os três primeiros filmes da franquia. Neste, Parker é um estudante do ensino médio que terá de lidar com superpoderes.Gênero: AventuraDireção: marc WebbElenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Martin Sheen, Rhys Ifans, Sally Field, denis leary, chris ZylkaDistribuidora: columbia tristar

Page 17: 41.julho 2012 revista

3332

BAnHo e ToSA ViGiAdoS CondiCionAMenTo oU SofriMenTo

Por Ricardo Antônio Silva

Ricardo Antonio Silva é Médico Veterinário CRMV/GO Nº 5283, Especialista e

Mestrando em Ciência Animal. Atua como Fiscal Estadual Agropecuário da

Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA.

Contato: 61 9261-2778 ou [email protected]

e de repente eis que surge o en-cantador de serpentes. Para ele uma simples flauta é o su-ficiente. Apenas poucos se-

gundos de cortejo musical são necessários para deixar a cobra com-pletamente hipnotizada, seguindo cada movi-mento realizado pelo instrumento. Mágica? não, fome!

em outras palavras...é fácil evitar o ataque de uma

serpente quando a mesma não tem apoio para dar o bote, como no caso de ani-mais ‘’circenses’’ mantidos em pequenos cestos de pa-lha. e, da mesma forma, é sim-ples condicionar o animal a se-guir o movimento de um objeto embebido pro-positalmente em urina de rato, quando o mesmo está há semanas sem comer. difícil é fazer o ser humano en-tender que por mais fantástico que pareça não se trata de uma prática saudável.

o condicionamento animal deve ser entendido como um processo de aprendi-

zado no qual devem existir benefícios tanto para o animal quanto para aqueles que vi-

vem ao seu redor e não sofrimento, mesmo que em dadas situa-

ções a prática envolva ‘’punições’’ controla-

das. o princípio básico é o de reduzir o estresse, principalmente,

nos momentos de contenção ou treina-mento, induzindo o animal a manifestar de-

terminado comportamento fisiológico a partir da aquisição de uma recompensa. o que nada tem a ver com o desespero

provocado pela fome intensa - uma condi-ção que desestimula a atividade mental e a

capacidade de resposta a estímulos externos; além de, no geral, au-

mentar a agressividade do ani-mal.

se o alcance da capacida-de de aprendizado depende da

plena condição de saúde, o que no âmbito dos animais está associado, neces-sariamente, a uma condição nutricional mí-nima, fica claro que os acidentes com ani-mais, supostamente treinados em parques e zoológicos, não são por acaso.

é difícil assimilar as idéias de um livro com o estômago vazio.

Page 18: 41.julho 2012 revista

34

SeMenTe dA ViLA 17ª ediÇão

roUPA noVA

o semente da vila é um projeto cultural que visa valorizar a cultura popular e o samba nosso de cada dia, buscando na sua essência o que de mais importante se tem na vida: a alegria e a busca da felicidade! A roda de samba é descontraída, um verdadeiro encontro de amigos versado em música brasileira de primeira qualidade. dia 21 de julho, no rotary club com as seguintes atrações: moacyr luz, Gabriel cavalcante, nelson Felix, Helena Pinheiro, raphael Paulista, vinícius de oliveira e thiago viegas!

SEMENTE DA VILA 17ª EDIçãO

DATA: 21 de Julho, sábado.HORA: 19h.LOCAL: rotary club - setor de clubes esportivos sul, trecho 3.PONTOS DE VENDA: lanchonete Xis dos Pampas (104 norte)INFORMAçÕES: (61) 9267-1108

vem aí o show do roupa nova em brasília. dia 10 de agosto, a partir das 22h no opera Hall.

ROUPA NOVA

DATA: 10 de Agosto, sexta-feira.HORA: 22h.LOCAL: opera Hall.PONTOS DE VENDA: lojas mormaii (Pontão, Pátio brasil, brasília shopping) INFORMAçÕES: (61) 3342-2232.

acontece shows

A POSIATIVIDADE limita-se apenas à divulgação das informações fornecidas pelas empresas promotoras de eventos aos meios de comunicação.

TodoS oS SonS

em parceria com o cena contemporânea – Festival internacional de teatro de brasília, grande show reunirá a banda marakamundi, a cantora ellen oléria – ambos de brasília – e a cubana Yusa. o quarteto instrumental marakamundi apresenta seu novo trabalho, com influências das culturas ameríndias, africanas e europeias. ellen oléria mostra o repertório de seu disco de estreia. e Yusa, cantora e compositora cubana, vem pela primeira vez a brasília, trazendo sua música que funde os ritmos tradicionais cubanos, como son e filin, ao jazz, ao flamenco e ao rock.

TODOS OS SONS

DATA: 29 de Julho, domingo.HORA: 17h.LOCAL: teatro do ccbb - sces, tr. 2, conjunto 22ENTRADA FRANCA INFORMAçÕES: 3108-7600

VENHA QUEBRAR TODOS OS

RECORDES DA DIVERSÃO!

CIRCUITO DE BRINCADEIRAS DE 6 DE JULHO A 5 DE AGOSTO

VENHA QUEBRAR TODOS OS

RECORDES DA DIVERSÃO!

CIRCUITO DE BRINCADEIRAS CIRCUITO DE BRINCADEIRAS DE 6 DE JULHO A 5 DE AGOSTODE 6 DE JULHO A 5 DE AGOSTO

REALIZAÇÃO:@aguasclarasshop

/aguasclarasshopping

www.aguasclarashopping.com.br

Horário de funcionamento: segunda a sábado de 10h às 20h e domingo de 12h às 20h.

Mini GolfGolMesa de Air Game

Mini GolfGolMesa de Air Game

Mesa de TotóTrave de Basquete com BolaCama Elástica

anuncio-ACS-olimpiadas-14,8x21cm-VF.indd 1 13/07/2012 17:12:52

Page 19: 41.julho 2012 revista

Serviços ilimitados de Vivo para Vivo. Para DDD, use o 15. Roaming em toda a área de cobertura da Vivo. Consulte condições de compartilhamento.Oferta válida de 09/05/2012 a 31/07/2012. Para saber mais consulte o regulamento em www.vivo.com.br/chipavulsopos. Oferta sujeita a análise de crédito. Maior cobertura 3G, em número de municípios, conforme site www.teleco.com.br, em 19/04/2012

Traga seu aparelho e fale ilimitado com planos a partir de

3GIlimitadoCOM A MAIOR COBERTURA

/mêsPor 1 ano.

SEM

FIDEL

IZAÇÃ

O