4 fases para fazer um texto expositivo

27
4 fases para fazer um texto expositivo

Upload: jaicinha

Post on 09-Aug-2015

104 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4 fases para fazer um  texto expositivo

4 fases para fazer um texto expositivo

Page 2: 4 fases para fazer um  texto expositivo

Como Escrever um Texto Expositivo

Um texto expositivo é razoavelmente simples de se escrever e fornece meios para que o escritor explique ou defina um assunto para o leitor. Aqui está o que precisa saber para escrever um texto expositivo.

Page 3: 4 fases para fazer um  texto expositivo

Fase 1: Antes de Escrever

Page 4: 4 fases para fazer um  texto expositivo
Page 5: 4 fases para fazer um  texto expositivo

1. Entenda o propósito de um texto expositivo.

Esse tipo de texto deve explicar um assunto para o leitor. Você precisará apresentar um fato específico sobre um assunto e explicar mais sobre ele usando evidências.Esse é um dos tipos mais fáceis de textos que você poderá escrever. Você não precisa ter um argumento, como seria em um texto persuasivo. Você precisará somente descrever algo.

Por exemplo, o assunto de um texto expositivo pode ser a carreira de escritora de Jane Austen. Com esse assunto, você poderia escrever sobre as fases da carreira dela sem precisar tirar nenhuma conclusão sobre a carreira ou argumentar sobre temas literários que ela incluiu ou não nos livros dela.

Page 6: 4 fases para fazer um  texto expositivo

2. Escolha um bom assunto.

Um assunto bom deve ser específico o suficiente para conseguir escrever algumas páginas, mas não tanto a ponto de não conseguir encontrar informações suficientes. Leve em consideração as sugestões de seu professor. Normalmente, quando um professor dá sugestões de temas, ele escolhe alguns temas genéricos para você escolher algum ponto específico deles.

Por exemplo, se um professor dá o tema Segunda Guerra Mundial, você não precisará escrever sobre a guerra toda. Você pode focar em um elemento dela, ou seja, poderá escolher um momento específico da guerra como o Dia D ou Pearl Harbor, ou algum aspecto da guerra que permaneceu durante todo o período em que ela ocorreu, como o uso de cachorros ou outros animais para ajudar os soldados.

Page 7: 4 fases para fazer um  texto expositivo

3. Encontre fontes adequadas.

Suas fontes precisam cobrir bem o tema e devem ser confiáveis. Livros conhecidos e textos acadêmicos são as melhores fontes, seguidas pelos sites acadêmicos e do governo. Você também poderá utilizar outros sites confiáveis, artigos de jornais e revistas.

Alguns professores permitirão o uso de enciclopédias, mas quando chegar a níveis mais avançados de textos, essas fontes ficarão mais restritas porque são consideradas muito genéricas.

Page 8: 4 fases para fazer um  texto expositivo

4. Pesquise e faça anotações.

Leia suas fontes e pegue os fatos mais significativos de cada uma anotando-os em um caderno. Você também pode anotar os números das páginas relacionadas aos dados que anotar.

Anote os dados da publicação para sua parte de “Referências Bibliográficas” ou “Bibliografia”. Essa parte deve ser formatada de acordo com as instruções de seu professor.

Anote datas importantes, estatísticas e citações.

Page 9: 4 fases para fazer um  texto expositivo

5. Entenda bem o assunto.

Antes de começar a escrever, precisará formar suas próprias conclusões. Apesar de não precisar argumentar, ainda precisa entender quais são as partes mais importantes de tudo o que leu e se é o que precisa para escrever. O foco que escolher será refinado em sua tese.

Page 10: 4 fases para fazer um  texto expositivo

Fase 2: Parágrafo de Introdução

Page 11: 4 fases para fazer um  texto expositivo
Page 12: 4 fases para fazer um  texto expositivo

1. Na introdução, é necessário atrair a atenção do leitor.

A primeira frase ou as primeiras frases de sua introdução precisam prender a atenção do leitor. Isso normalmente é chamado de gancho.Há muitas formas de se fazer isso. Você pode apresentar uma citação que tenha relação com seu tema, contar um fato ou uma estatística interessante, apresentar uma definição ou fazer uma pergunta retórica. Você também pode fazer uma brincadeira, uma analogia ou uma observação genérica sobre o assunto.

Page 13: 4 fases para fazer um  texto expositivo

2. Apresente o contexto para o leitor.

Introduza o assunto apresentando o contexto para que o leitor tenha uma ideia do que você planeja escrever. Por exemplo, se estiver escrevendo sobre um livro, pode fornecer o nome do livro, o autor e um breve resumo do enredo.

Se estiver escrevendo sobre um dia específico na história, poderia resumir os eventos do dia e explicar como eles encaixam-se em um escopo maior da história.

Se estiver escrevendo sobre uma pessoa, pode informar seu nome e comentar resumidamente sobre sua biografia.

O contexto deve caminhar para sua tese. Explique tudo o que o leitor precisa saber para entender seu tema. Você deve afunilar as informações até chegar no próprio assunto do seu texto.

Page 14: 4 fases para fazer um  texto expositivo

3. Apresente sua tese, ela deve ser uma única frase que defina de forma clara e concisa o assunto sobre o qual está escrevendo.

Elabore uma tese a partir da conclusão que chegou no final de sua pesquisa.

Uma tese de um texto expositivo não deve argumentar ou apresentar uma ideia controversa.

Por exemplo, se decidiu escrever sobre o uso de caninos na Segunda Guerra Mundial, uma boa tese poderia ser algo como “Os cachorros usados pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial tiveram um papel importante no Pacífico”.

◦ Por outro lado, uma tese ruim seria “Os Estados Unidos nunca deveriam ter usado cachorros na Segunda Guerra Mundial”.

Page 15: 4 fases para fazer um  texto expositivo

4. Apresente brevemente suas ideias principais.

Essa parte pode ser considerada opcional, mas normalmente ajuda a fazer uma transição para os parágrafos de desenvolvimento. Sua tese deve ser seguida por uma frase que resuma brevemente os pontos principais do desenvolvimento de seu texto. Os pontos principais devem estar diretamente relacionados aos tópicos frasais de cada parágrafo do desenvolvimento.

Page 16: 4 fases para fazer um  texto expositivo

Fase 3: Parágrafos de Desenvolvimento

Page 17: 4 fases para fazer um  texto expositivo
Page 18: 4 fases para fazer um  texto expositivo

1. É importante saber quantos parágrafos incluir.

Um texto expositivo normalmente tem cinco parágrafos, mas eles podem ser bem mais longos do que isso. Em um texto com cinco parágrafos, você deve ter três parágrafos para o desenvolvimento e, portanto, três evidências relacionadas à sua tese.

Mesmo que seu texto tenha mais que cinco parágrafos, você deve usar estes mesmos princípios.

Page 19: 4 fases para fazer um  texto expositivo

2. Cada parágrafo deve ter um tópico frasal.

Ele apresenta a ideia principal do parágrafo e deve fornecer apenas uma evidência relacionada à tese e, se você mencionou as ideias principais na introdução, pode relacionar diretamente a uma dessas ideias principais. Por exemplo, se estiver escrevendo um texto expositivo sobre o uso de cachorros na Segunda Guerra Mundial, suas ideias principais e tópicos frasais podem ser algo como:

◦ "Os cachorros tiveram um papel ativo nas missões das Forças Armadas no Pacífico".◦ "O Doberman Pinscher foi o cachorro oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda

Guerra Mundial, mas todas as raças poderiam ser treinadas como cachorros de guerra."◦ "Os cachorros de guerra eram até elegíveis para receber prêmios militares por seus serviços."

Page 20: 4 fases para fazer um  texto expositivo

3. Prepare suas evidências.

Forneça evidências específicas a partir de suas pesquisas para explicar o tópico frasal de cada parágrafo do desenvolvimento de seu texto. A cadeia de apoio dentro de um texto expositivo é assim: a tese é confirmada pelos tópicos frasais de cada parágrafo e cada um deles é confirmado pelas evidências contidas em cada parágrafo.

As evidências podem ser citações e resumos de sua pesquisa.

Elas também podem vir de entrevistas, anedotas ou experiências pessoais.

Tente fornecer pelo menos duas ou três evidências para confirmar seu tópico frasal.

Por exemplo, se um parágrafo começar com “Os cachorros de Guerra eram até elegíveis a receber prêmios militares por seus serviços”, a evidência pode ser uma lista de cachorros que ganharam prêmios e quais foram os prêmios.

Page 21: 4 fases para fazer um  texto expositivo

4. Analise a importância de cada ponto.

Use uma ou duas frases em cada parágrafo explicando como a ideia principal de cada um deles comprova a tese. Normalmente, isso pode ser explicado por meio das evidências.

No entanto, sua análise não deve ser subjetiva ou ser usada para formar uma opinião sobre o assunto.

Page 22: 4 fases para fazer um  texto expositivo

5. Conclua e faça uma transição para o próximo parágrafo, isso é o ideal.

A conclusão de cada parágrafo de desenvolvimento deve resumir o ponto principal e ilustrar como está relacionada com o próximo ponto.Por exemplo, se estiver fazendo uma transição de um parágrafo que começar com “O Doberman Pinshcer era o cachorro oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, mas todas as raças poderia ser treinadas como cachorros de guerra” para um parágrafo que começar com a frase “Na verdade, os cachorros de guerra eram elegíveis para receber prêmios de guerra por seus serviços”, sua frase de conclusão deve misturar a ideia das raças de cães com a ideia de os cachorros receberem prêmios militares.

◦ Uma possibilidade pode ser algo como “Embora os Dobermans fossem a raça mais comum usada na Segunda Guerra Mundial, certamente não era a única e nem os únicos a serem reconhecidos por seus serviços”.

Page 23: 4 fases para fazer um  texto expositivo

Fase 4: Parágrafo de Conclusão

Page 24: 4 fases para fazer um  texto expositivo
Page 25: 4 fases para fazer um  texto expositivo

1. Reafirme e reformule sua tese.

A primeira frase de seu parágrafo de conclusão deve reafirmar sua tese com as evidências apresentadas. Sua tese não deve ser repetida palavra por palavra. Reafirme usando outras palavras, mas lembre-se de que deve ter a mesma ideia.

Por exemplo, se sua tese original era “Os cachorros usados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial tiverem um papel significativo no Pacífico”, a reafirmação de sua tese poderia ser “Os cachorros de todas as raças e tamanhos tiveram um papel importante e honroso na Segunda Guerra Mundial, especialmente no Pacífico”.

◦ Veja que você repete a informação da tese original, mas de uma nova forma, utilizando a informação que inclui em seu desenvolvimento.

Page 26: 4 fases para fazer um  texto expositivo

2. Resuma e revise suas ideias principais.

Pegue uma frase para resumir cada evidência apresentada no desenvolvimento. Se a primeira frase de sua conclusão for a reafirmação de sua tese, você pode fazer com que as próximas três frases seja reafirmações das ideias principais ou as primeiras frases de cada parágrafo do desenvolvimento.

Page 27: 4 fases para fazer um  texto expositivo

3. Faça um pensamento final ou um convite ao leitor.

A última frase de sua conclusão, e de seu texto expositivo como um todo, deve ter uma ideia final sobre o assunto de seu texto. Para seu pensamento final, considere:

◦ Explicar como os assuntos afetam o leitor◦ Explicar como seus subtópicos encaixam-se em um tema mais genérico◦ Chamar a atenção do leitor ou para explorar mais o assunto◦ Apresentar novas perguntas que seu texto introduziu