4 aula - dureza vickers.pdf

12
1 ENSAIOS MECÂNICOS Prof. MSc. Gemierson Valois da Mota Candido [email protected]

Upload: anderson-talles-dos-santos

Post on 08-Aug-2015

158 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

1

ENSAIOS MECÂNICOS

Prof. MSc. Gemierson Valois da Mota Candido [email protected]

Page 2: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

2

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

Coube a Smith e Sandland, em 1925, o mérito de desenvolver um método de ensaio que ficou conhecido como ensaio de dureza Vickers. Este método leva em conta a relação ideal entre o diâmetro da esfera do penetrador Brinell e o diâmetro da calota esférica obtida, e vai além porque utiliza outro tipo de penetrador, que possibilita medir qualquer valor de dureza, incluindo desde os materiais mais duros até os mais moles. Isso não quer dizer que o ensaio Vickers resolva todos os problemas de avaliação de dureza dos materiais. Mas, somado aos outros dois métodos já estudados, é um bom caminho para atender às necessidades de processos industriais cada vez mais exigentes e sofisticados.

Page 3: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

3

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

O teste de dureza Vickers consiste em endentar o material sob teste com um endentador de diamante, na forma de uma pirâmide reta de base quadrada e um ângulo de 136° entre as faces opostas, utilizando uma carga de 1 a 100 kgf.

DESCRIÇÃO

A carga plena é aplicada normalmente durante um tempo de 10 a 15 segundos.

Page 4: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

4

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

A máquina que faz o ensaio Vickers não fornece o valor da área de impressão da pirâmide, mas permite obter, por meio de um microscópio acoplado, as medidas das diagonais (d1 e d2) formadas pelos vértices opostos da base da pirâmide.

LEITURA

O valor de dureza Vickers (HV) é o quociente da carga aplicada (F) pela área de impressão (A) deixada no corpo ensaiado.

Page 5: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

5

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

Por exemplo, para encontrar o valor de dureza Vickers de um material que apresentou 0,24mm e 0,26mm de medida de diagonal da impressão, após aplicação de uma força de 10 kgf, basta utilizar as fórmulas apresentadas. Primeiro, é preciso calcular o valor da diagonal média, que corresponde a:

Substituindo os valores na fórmula do cálculo da dureza temos:

Assim, ficamos sabendo que o valor de dureza Vickers (HV) para o material ensaiado é 296,7. Outra forma de obter os valores de dureza Vickers é consultar tabelas montadas para determinadas cargas, em função da diagonal média.

CALCULO DA LEITURA

Page 6: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

6

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

A dureza Vickers é representada pelo valor de dureza, seguido do símbolo HV e de um número que indica o valor da carga aplicada. A representação 440 HV 30 indica que o valor da dureza Vickers é 440 e que a carga aplicada foi de 30 kgf. Esse tipo de dureza fornece, assim, uma escala continua HV=5 até HV= 1000 Kgf/mm2 para cada carga usada.

LEITURA/Representação da dureza Rockwell

Page 7: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

7

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

Uma impressão perfeita, no ensaio Vickers, deve apresentar os lados retos. Entretanto, podem ocorrer defeitos de impressão, devidos ao afundamento

ou à aderência do metal em volta das faces do penetrador.

DEFEITOS DE IMPRESSÃO

Page 8: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

8

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

Neste caso ocorre em metais recozidos e é devido ao afundamento do metal em torno das faces do penetrador, resultando num valor medido maior que o real.

DEFEITOS DE IMPRESSÃO

Neste caso ocorre em metais encruados, é causado por uma aderencia do metal em volta das faces do penetrador, resultando num valor medido menor que o real.

Page 9: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

9

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

Quando ocorrem esses defeitos, embora as medidas das diagonais sejam iguais, as áreas de impressão são diferentes.

DEFEITOS DE IMPRESSÃO

Page 10: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

10

Ensaios Mecânicos/DUREZA VICKERS

O ensaio Vickers fornece uma escala contínua de dureza, medindo todas as gamas de valores de dureza numa única escala.

As impressões são extremamente pequenas e, na maioria dos casos, não inutilizam as peças, mesmo as acabadas.

O penetrador, por ser de diamante, é praticamente indeformável.

Este ensaio aplica-se a materiais de qualquer espessura, e pode também ser usado para medir durezas superficiais.

A máquina de dureza Vickers requer aferição constante, pois qualquer erro na velocidade de aplicação da carga traz grandes diferenças nos valores de dureza.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Page 11: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

11

Ensaios Mecânicos/DUREZA BRINELL

ABNT NBRNM188-(05/1999) Materiais metálicos - Dureza Vickers - Parte 1: Medição da dureza Vickers - Parte 2: Calibração de máquinas de medir dureza Vickers - Parte 3: Calibração de blocos padrão a serem usados na calibração de máquinas de medir dureza Vickers; ASTM C1327-03 Standard Test Method for Vickers Indentation Hardness of Advanced Ceramics E92-82(2003)e2 Standard Test Method for Vickers Hardness of Metallic Materials revisão da E92-82(2003)e2 : WK7683 Standard Test Method for Vickers Hardness of Metallic Materials; ISSO ISO 6507 (1997) Metallic materials - Vickers hardness test - Part 1: Test method - Part 2: Verification of testing machines - Part 3: Calibration of reference block;

PRINCIOPAIS NORMAS PARA O TESTE

Page 12: 4 AULA - Dureza Vickers.pdf

12