3º festa junina da igreja nossa senhora mÃe do … junhoct.pdf · poder de elias” (lc 1,17),...

4
BOLETIM PAROQUIAL - JUNHO 2017 - ANO III - Nº XIV PALAVRA DO PÁROCO Em oração e esperança, Côn. Severino Martins Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente em sua vida e em sua família. Junho é mês de festa! Festa Junina, como dizemos. De norte a sul do país há algum tipo de comemoração – por aqui há quermesses em praticamente todas as escolas! Com frequência vemos as mães com suas crianças vestidinhas com trajes ditos “caipiras” – crianças e pais felizes – é festa na escola: danças, comidas típicas... As paróquias, praticamente todas, comemoram com festas na rua, pátios enfeitados de bandeirinhas e as mais animadas com sanfoneiro e tudo mais que se tem direito... A nossa festa, e já convido todos a participar, será no próximo dia 24 – traga sua família e convide seus amigos! Lá na minha terra dia de São João é até feriado! Há concursos, especialmente nas cidades menores, que premiam a rua mais enfeitada. Não falta em nenhuma casa – mesmo as muito pobres, pamonha, canjica, milho assado – e por todo canto muito forró. Algumas cidades até disputam pra si o título de melhor São João do mundo (assim mesmo com essa modéstia) e as fogueiras, então, cada casa prepara a sua – é sinal de alegria e serve também até pra assar o milho. As moças fazem suas simpatias para arranjar bom casamento e o que não falta é motivo para festejar os santos mais populares deste mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. A festa – seja ela qual for é expressão de nossa alegria de viver, de juntar os amigos e celebrar nossas lutas e vitórias e até mesmo momento de mandar a tristeza embora! Que não somente este mês – mas toda nossa vida seja sempre marcada pela alegria cristã – que não se trata de alegria passageira, mas um permanente estado de felicidade por se saber amado por Deus e ter a segurança de caminhar sempre amparados pelo Bom Pastor: Jesus Cristo. ATENÇÃO Tome Nota < Dia 03 das 08h30 às 11h00 Preparação para o Batismo Dias 07 e 08 a partir das 09h00 Bazar - Brechó Dia 15 Feriado de Corpus Christi Missa somente às 18h00 DIA 24 DE JUNHO DE 2017 (SÁBADO) DAS 16H00 ÀS 23H00 (RUA VUPABUSSÚ, 290) 3º FESTA JUNINA DA IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR (CRUZ TORTA) EM PROL DAS OBRAS DA PARÓQUIA PERNIL, CACHORRO QUENTE E OUTRAS COMIDINHAS DELICIOSAS... QUENTÃO, REFRIGERANTES, DOCES E MUITO MAIS! BRINCADEIRAS, MÚSICA AO VIVO E PRENDAS CONVITES À VENDA NA SECRETARIA DA IGREJA OU NA ENTRADA DA FESTA (R$ 5,00) NÃO PERCA! CHAME OS AMIGOS E VENHA SE DIVERTIR!!!

Upload: ngokhanh

Post on 09-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3º FESTA JUNINA DA IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO … JUNHOCT.pdf · poder de Elias” (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”

BOLETIM PAROQUIAL - JUNHO 2017 - ANO III - Nº XIV

PALAVRA DO PÁROCO

Em oração e esperança,Côn. Severino Martins

Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça e a pazde nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente emsua vida e em sua família.

Junho é mês de festa! Festa Junina, comodizemos. De norte a sul do país há algum tipo decomemoração – por aqui há quermesses empraticamente todas as escolas! Com frequência vemosas mães com suas crianças vestidinhas com trajes ditos“caipiras” – crianças e pais felizes – é festa na escola:danças, comidas típicas... As paróquias, praticamentetodas, comemoram com festas na rua, pátios enfeitadosde bandeirinhas e as mais animadas com sanfoneiro etudo mais que se tem direito... A nossa festa, e já convidotodos a participar, será no próximo dia 24 – traga suafamília e convide seus amigos!

Lá na minha terra dia de São João é até feriado!Há concursos, especialmente nas cidades menores, quepremiam a rua mais enfeitada. Não falta em nenhumacasa – mesmo as muito pobres, pamonha, canjica, milhoassado – e por todo canto muito forró. Algumas cidadesaté disputam pra si o título de melhor São João do mundo(assim mesmo com essa modéstia) e as fogueiras, então,cada casa prepara a sua – é sinal de alegria e servetambém até pra assar o milho. As moças fazem suassimpatias para arranjar bom casamento e o que não faltaé motivo para festejar os santos mais populares destemês: SantoAntônio, São João e São Pedro.A festa – seja ela qual for é expressão de nossa alegria deviver, de juntar os amigos e celebrar nossas lutas evitórias e até mesmo momento de mandar a tristezaembora!

Que não somente este mês – mas toda nossavida seja sempre marcada pela alegria cristã – que não setrata de alegria passageira, mas um permanente estadode felicidade por se saber amado por Deus e ter asegurança de caminhar sempre amparados pelo BomPastor: Jesus Cristo.

ATENÇÃOTome Nota<Dia 03 das 08h30 às 11h00Preparação para o Batismo

Dias 07 e 08 a partir das 09h00Bazar - Brechó

Dia 15Feriado de Corpus ChristiMissa somente às 18h00

DIA 24 DE JUNHO DE 2017 (SÁBADO)DAS 16H00 ÀS 23H00

(RUA VUPABUSSÚ, 290)

3º FESTA JUNINA DA IGREJANOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR

(CRUZ TORTA) EM PROL DASOBRAS DA PARÓQUIA

• PERNIL, CACHORRO QUENTEE OUTRAS COMIDINHAS DELICIOSAS...

QUENTÃO, REFRIGERANTES,•DOCES E MUITO MAIS!

BRINCADEIRAS, MÚSICA AO VIVO•E PRENDAS

CONVITES À VENDA NA SECRETARIA DA IGREJAOU NA ENTRADA DA FESTA (R$ 5,00)

NÃO PERCA!

CHAME OS AMIGOS E

VENHA SE DIVERTIR!!!

Page 2: 3º FESTA JUNINA DA IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO … JUNHOCT.pdf · poder de Elias” (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”

O fogo. Enquanto a água significa o nascimento e afecundidade da Vida dada no Espírito Santo o fogo simbolizaa energia transformadora dos atos do Espírito Santo Oprofeta Elias, que “surgiu como um fogo cuja palavraqueimava como uma tocha” (Eclo 48,1), por sua oração atraio fogo do céu sobre o sacrifício do monte Carmelo, figura dofogo do Espírito Santo que transforma o que toca. JoãoBatista, que caminha diante do Senhor com o espírito e opoder de Elias” (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que“batizará com o Espírito Santo e com o fogo” (Lc 3,16), esseEspírito do qual Jesus dirá “Vim trazer fogo à terra, e quantodesejaria que já estivesse acesso (Lc 12,49). É sob a formade línguas “que se diriam de fogo” o Espírito Santo pousasobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche deSi. A tradição espiritual manterá este simbolismo do fogocomo um dos mais expressivos da ação do Espírito SantoNão extingais o Espírito” (1Ts 5,19) – (§696).

No dia de Pentecostes (no fim das sete semanaspascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do EspíritoSanto, que é manifestado, dado e comunicado como PessoaDivina: de sua plenitude, Cristo, Senhor, derrama emprofusão o Espírito(.§731).

Ora, esta plenitude do Espírito não devia ser apenasa do Messias; devia ser comunicada a todo o povomessiânico. Por várias vezes Cristo prometeu esta efusãodo Espírito, promessa que realizou primeiramente no dia daPáscoa. E em seguida, de maneira mais marcante, no dia dePentecostes. Repletos do Espírito Santo, os Apóstoloscomeçam a proclamar “as maravilhas de Deus” (At 2,11), ePedro começa a declarar que esta efusão do Espírito é osinal dos tempos messiânicos. Os que então creram napregação apostólica e que se fizeram batizar tambémreceberam o dom do Espírito Santo (§1287).

NO TEMPO DAIGREJANo dia de Pentecostes, o Espírito da promessa foiderramado sobre os discípulos, “reunidos no mesmo lugar”(At 2,1), esperando-o, “todos unânimes, perseverando naoração” (At 1,14). O Espírito, que ensina a Igreja e lherecorda tudo o que Jesus disse, vai também formá-la para avida de oração (§2623).

PENTECOSTES DIA DA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DEJESUS

“Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filhopara realizará na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia dePentecostes para santificar a Igreja permanentemente.” Foientão que “a Igreja se manifestou publicamente diante damultidão e começou a difusão do Evangelho com apregação”. Por ser “convocação” de todos os homens para asalvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionáriaenviada por Cristo a todos os povos para fazer delesdiscípulos(.§1076).

A ECONOMIA SACRAMENTAL No dia de Pentecostes,pela efusão do Espírito Santo, a Igreja é manifestada aomundo. O dom do Espírito inaugura um tempo novo na“dispensação do mistério”: o tempo da Igreja, durante o qualCristo manifesta, toma presente e comunica sua obra desalvação pela liturgia de sua Igreja, “até que ele venha” (1Cor 11,26). Durante este tempo da Igreja, Cristo vive e ageem sua Igreja e com ela de forma nova, própria deste temponovo. Age pelos sacramentos; é isto que a Tradição comumdo Oriente e do Ocidente chama de “economiasacramental”; esta consiste na comunicação (ou“dispensação”) dos frutos do Mistério Pascal de Cristo nacelebração da liturgia “sacramental” da Igreja. Por isso,importa ilustrar primeiro esta “dispensação sacramental”(Capítulo I). Assim aparecerão com mais clareza a naturezae os aspectos essenciais da celebração litúrgica (CapítuloII.) – (§1076).P.37.3 Pentecostes dia da plena revelação da Trindade

Nesse dia é revelada plenamente a SantíssimaTrindade. A partir desse dia, o Reino anunciado por Cristoestá aberto aos que crêem nele; na humildade da carne e nafé, eles participam já da comunhão da Santíssima Trindade.Por sua vinda e ela não cessa, o Espírito Santo faz o mundoentrar nos “últimos tempos”, o tempo da Igreja, o Reino járecebido em herança, mas ainda não consumado:Vimos averdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramosa verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível, pois foi elaquem nos salvou(CIC §732).

Pentecostes no Catecismo da Igreja Católica

Pentecostes dia da efusão do Espírito Santo

A liturgia quis reunir numa só festa os doismaiores santos da nossa Igreja, os pilares daevangelização cristã.

PEDRO, um simples pescador, era"fraco na fé" (Mt 14,31) e chegou a ser uma

"pedra de tropeço" (Mt 16,23) para Jesus. O que importa,porém, é que foi amado pelo Mestre, que lhe confiou o fardoduro, mas feliz, que é o fundamento da unidade. Ai do mundose ele perder esta pedra (Mt 16,18) sobre a qual se apóia aação visível do Cristo sobre a Terra! Mas o Senhor "ora porPedro para que sua fé não desfaleça" (cfLc 22,32).

Pedro é o Vigário de Cristo: não só representa o nossoSenhor, mas indica a "Via" (Vicarius), o caminho que nosconduz até Ele. Por isso a Igreja será tanto mais universal(católica) quanto mais estiver unida à pessoa de Pedro, cujamissão é confessar ao mundo: "Tu és o Cristo, o filho do Deusvivo!" (Mt 16,16).

PAULO, um refinado intelectual, abandonou ojudaísmo rabínico quando reconheceu, nos irmãosperseguidos (cfGl 1, 3;At 22,4), a pessoa do Messias por quemseu povo tanto esperava: a imagem e a plenitude do Deusinvisível (cf Cl 1, 15-20). Libertando-se da escravidão da lei(judaica, romana, grega), experimentou a liberdade e a vidanova que vem do Espírito (Rm 8). Tornou-se o missionário daverdade libertadora do Evangelho, levando a mensagemtransformadora de Jesus a todo o mundo habitado. Não ficouembasbacado pelas glórias do mundo. Não se vergou diantedos ouropéis da ciência e do poder. Preferiu ver a aparência darealidade do lado do avesso, do lado da sabedoria dosofendidos e humilhados e, do cais de Corinto ao areópago deAtenas, tornou-se o arauto do amor-caridade que - dentretodos os excelentes dons que nos bafejam - é a únicarealidade realmente imorredoura (cf 1Cor 13).

É da linhagem de cristãos como esses que nossascomunidades são herdeiras.

Domingos Zamagna

São Pedro e São Paulo

Domingos Zamagna

Page 3: 3º FESTA JUNINA DA IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO … JUNHOCT.pdf · poder de Elias” (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de vivera esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida emcomunidade.

Caríssimo(a) irmão(ã) paroquiano(a), contamos com sua colaboração para o bem de nossa comunidade – faça suainscrição e retire seu carnê na secretaria paroquial e comece a expressar sua fé e gratidão a Deus através da oferta doDízimo – como lembra oApóstolo Paulo: “Deus ama ao que dá com alegria (2Cor 9,7). Retire seu carnê na secretaria ou

faça sua contribuição mensal em nome de Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, CNPJ 63.089.825/0015-40, Banco Itaú - Ag. 0300 /Conta Corrente 29746-2. Mande-nos o comprovante para controle de sua ficha de dizimista.

DÍZIMO #

Entra semana, termina semana, e as denúncias decorrupção espantosa e gravíssima no âmbito daadministração pública continuam... E cada vez mais graves!Tudo leva a crer que ainda teremos muito para ouvir nascenas dos próximos capítulos. Como foi possível tantaapropriação indevida do bem público?

É absolutamente necessário que se investigueseriamente e sem entraves ao trabalho da Justiça! A CNBBjá se pronunciou em diversas ocasiões recentes sobre essasituação vergonhosa na vida pública brasileira, incluindomais uma Nota no último dia 18 de maio. Sinto-merepresentado nas palavras da Presidência da Conferência.Além da perplexidade e da indignação, o que mais podemosfazer neste grave momento da vida do nosso País?

As crises podem levar ao abismo; mas tambémpodem ser ocasião para decisões sábias e para ajustar osrumos, se elas forem bem conduzidas. Na base dessa criseatual, há velhos vícios políticos, como a promiscuidadeentre público e privado, o financiamento de campanhaseleitorais por empresas, a infinidade de partidos pouco ounada representativos de interesses públicos, o conflito deinteresses na gestão dos poderes, a complacência econivência em relação à má gestão do bem público, aimpunida- de conseguida mediante o foro privilegiadoestendido ampla- mente a mandatários de poderes públicosTudo isso, e muito mais, precisa receber um basta, para secomeçar uma nova etapa vida política brasileira.

Mas a crise também revela a grave questão moralde uma consciência viciada e calejada, que já não se dámais conta do tamanho dos males cometidos e segue pra-ticando atos imorais e insensatos. Como é possívelempregar ou desviar para fins indevidos tanto dinheiropúblico, sem sentir do- res na consciência, e até continuarfalando de ética em público, ou acusando outros de falta deética? Como é possível ter sono tranquilo e voltar, no dia

seguinte, a encenar publicamente, sem sentir vergonha aoolhar para as pessoas pobres e humildes, as mãoscalejadas dos trabalhadores, para os doentes malassistidos, as crianças sem escola digna, os desemprega-dos e tantas vítimas de tamanha desonestidade?

Que a crise não deixe ninguém indiferente, ouapenas com o dedo em riste, apontando contra oscorruptos. Que nesta hora dramática, acorde a consciência,o senso ético e moral e a vergonha de se sentir ladrão, emquem pratica desonestidades. Não basta uma moralbaseada em proibições ou na ameaça de castigos. Não sepode ser honesto apenas por medo da polícia e da cadeia;não está liberada a prática da desonestidade na calada danoite, quando ninguém vê; nem nos conchavos ardilosos,para burlar a lei e fugir do rigor dos tribunais. Não se deveser honesto, só por temor da repreensão. A advertência e ador precisam ser sentidas dentro de nós mesmos; aotribunal da consciência moral devem ser dados ouvidosbem atentos.

Que podemos fazer, além de protestar nas ruas edenunciar os males? Comecemos por afirmar de novo queexiste o certo e o errado na conduta moral pessoal e no tratoda coisa pública. E levemos isso bem a sério. O relativismomoral nas pequenas coisas dá suporte ao relaxamentomoral para a prática de grandes males. Quem começaroubando uma caneta e se justifica, está se preparandopara cometer maiores roubos e encontrará justificativaspara fazê-lo. Retomemos a prática sincera e perseverantedo res- peito às pessoas, à sua dignidade, sua vida e seuslegítimos bens. O respeito ao próximo será um freiopoderoso contra a tentação da ganância e da busca de bensa qualquer preço.

E nunca devemos esquecer que o sétimomandamento da Lei de Deus refere-se, justamente, àhonestidade no trato com os bens: “não roubarás” (Ex20,15; Dt 5,19). Isso vale para os bens privados e para opatrimônio público! É dever de justiça e caridade, do qualninguém pode se considerar dispensado. Vale para asrelações interpessoais e também para as relaçõescomunitárias e políticas. Vale para os impostos a pagar epara a administração dos mesmos, em favor do bemcomum. E vale para as relações com o meio ambiente,“casa comum” de todos os viventes, da qual ninguém devese apossar de maneira prepotente, a ponto de lesar o direitoque outros também possuem. E se a polícia não vê nemdescobre, é preciso saber que para Deus não existemsegredos nem coisas ocultas, das quais não sejam pedidascontas!

Cardeal Odilo Pedro SchererArcebispo metropolitano de São Paulo

Artigo publicado no Jornal "O SÃO PAULO"Ed. 24 de maio de 2017

Corrupção:Não Roubarás!

Corrupção:Não Roubarás!

Page 4: 3º FESTA JUNINA DA IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DO … JUNHOCT.pdf · poder de Elias” (Lc 1,17), anuncia o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo”

Nome: ______________________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________________

CEP: _________________ Tel.: ____________________________________________ Aniv.: ________________

E-mail.: ____________________________________________________ Data: _____/ ______/ _______________

FICHA DE INSCRIÇÃO DE DIZIMISTA#

Expediente: De segunda-feira a sábado: das 09h00 às 11h30 e das13h00 às 18h00. Aos Domingos: das 09h00 às 12h00.

Impressão: A.N. Gráfica / Tiragem: 1.000 exemplaresparoquianossasenhoramaedosalvador

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR (CRUZ TORTA)

www.cruztorta.org.br

CRUZ TORTA

Av. Professor Frederico Herrmann Júnior, 105 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SPCEP: 05.459-010 - Fones: (11) 3031-8554 / 3032-2336 - e-mail: [email protected]

MISSA DA RENOVAÇÃOCARISMÁTICA E GRUPO DE ORAÇÃO

Encontros de oração às terças-feiras as 20h00 e missatoda quarta segunda-feira de cada mês às 20h30!

NARS

APARELHOS AUDITIVOSR. dos Macunis, 614

Vila MadalenaSão Paulo - SPwww.sonaraparelhosauditivos.com.br

Fones: (11) 3097-9368 / 3661-3223

MISSASDomingos: às 09h00, 12h00 (meio-dia) e às 18h30,Segundas-feiras: às 12h00 (Missa da Esperança)

e às 18h00.Terças-feiras a sextas-feiras: às 18h00.

Aos sábados: às 15h00.

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES02 - Ivan Queiroz Barros

03 - Mariana Harumi Cruz Tsukamoto19 - Sylvio F. Bochini

BATIZADOS REALIZADOS EM MAIOAlice Chiummo Kogawa Lanza

Ana Clara Santos de Lion

Antonella Brognoli Mendes

Beatriz Del Favero Zapparoli

Betina Penteado de Proença Macedo

Cauê Magnanini Caiubi

Clara Saurin Torres

João Pedro Pereira Barbosa de Castro

Laura Eboli-Bugelli

Livia Diniz Nasi

Marcelo Martino Beloto

Pedro Ignacio de Melo Silva Ortúzar

Ricardo Paloschi Santos

Theo Vestri Berdu

Victor Monteiro Bolfane

CASAMENTOS REALIZADOS EM MAIO

Tiago Macedo Melo e Grasieli dos Reis Silva Macedo

Felipe Cerqueira Sanchez e Leslie Gabriela Morais de Oliveira

Carlos Eduardo Eliziario de Lima e Natália Pimenta Brito

Jeferson Eduardo de Araujo e Natália Lodi

Rodrigo Marson e Driely Duarte Pereira

SANTOS DO MÊS DE MAIO01- São Justino

02- S. Marcelino e São Pedro

03- S. Carlos Lwanga e

21 Companheiros

04- Sta Clotilde

05- S. Bonifácio

06- S. Norberto

07- Sto Antônio Maria Gianelli

08- StoEfrém

09- S. José de Anchieta

10- Sta Olívia

11- S. Barnabé

12- Sto Onofre

13- Sto Antônio de Lisboa

14- Sto Eliseu

15- S. Vito

16- Sta Julita e São Ciro

17- S. Ranieri de Pisa

18- S. Gregório Barbarigo

19- S. Romualdo Abade

20- Sto Adalberto de Magdeburgo

21- S. Luís Gonzaga

22- S. João Fisher e S. Tomás Morus

23- S. José Cafasso

24- Nascimento de São João Batista

25- S. Próspero de Aquitânia

26- S. Pelágio

27- S. Cirilo de Alexandria

28- Sto Ireneu

29- São Pedro e São Paulo

30- Primeiros Mártires da Igreja de Roma

BAZAR DAPECHINCHA - BRECHÓ

Dias 07 e 08 de junho a partir das 09h00 até a s 16h30 estaremosrealizando mais um bazar, aceitamos doações de roupas usadas,

sapatos, brinquedos e outras doações que podem serentregues na secretaria paroquial. Desde já, nossa gratidão!

50% DO VALOR DE VENDA FICARÁ PARA A PARÓQUIA

José Domingos Lima PezzaConvida para o lançamento de seu livro

‘‘ O TRIGAL DOURADO’’

Local:Endereço: Alameda Lorena, 1.731Dia 07/06/2017 Das 18h30 às 21h30