3º ano gramÁtica 2º simulado

4
1º)Leia o poema Questão de pontuação, de João Cabral de Melo Neto, e responda à questão. Questão de pontuação Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca); viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política): o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal: que use, na frase que ele vive o inevitável ponto final. João Cabral de Melo Neto. Agrestes – Poesia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. Vocabulário Dionisíaco: de natureza vibrante, por alusão a Dioniso (deus do vinho e das festas, entre os gregos). A partir da leitura do poema, é possível afirmar que: a) ao longo do poema, são citados três sinais de pontuação; dentre eles, apenas o ponto de interrogação está relacionado à vida humana. b) os três primeiros sinais de pontuação mencionados no texto representam diferentes formas de viver, e a escolha fica a critério do homem. c) usando diferentes metáforas, o eu lírico aconselha ao homem que viva de diferentes maneiras. d) a pontuação é um recurso gráfico que ajuda a organizar sintaticamente o texto; no poema, os sinais de pontuação mencionados, em sentido conotativo, aparecem como elementos que atrapalham o entendimento da vida. e) por meio dos versos “todo mundo aceita que ao homem/ cabe pontuar a própria vida”, percebe- se que a sociedade não aceita que as pessoas façam escolhas individuais. 6º)Indique a alternativa em que, retirando-se a(s) vírgula(s), não se altera o sentido da frase: a)São muito tensas as relações entre mim e a professora, Isabel. b)A velhinha caminhava pela praça, silenciosa.

Upload: marcos-ferreira-stifler

Post on 02-Jan-2016

170 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3º ANO GRAMÁTICA 2º SIMULADO

1º)Leia o poema Questão de pontuação, de João Cabral de Melo Neto, e responda à questão.

Questão de pontuação

Todo mundo aceita que ao homem

cabe pontuar a própria vida:

que viva em ponto de exclamação

(dizem: tem alma dionisíaca);

viva em ponto de interrogação

(foi filosofia, ora é poesia);

viva equilibrando-se entre vírgulas

e sem pontuação (na política):

o homem só não aceita do homem

que use a só pontuação fatal:

que use, na frase que ele vive

o inevitável ponto final.

João Cabral de Melo Neto. Agrestes – Poesia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Vocabulário

Dionisíaco: de natureza vibrante, por alusão a Dioniso (deus do vinho e das festas, entre os gregos).

A partir da leitura do poema, é possível afirmar que:

a) ao longo do poema, são citados três sinais de pontuação; dentre eles, apenas o ponto de interrogação está relacionado à vida humana.

b) os três primeiros sinais de pontuação mencionados no texto representam diferentes formas de viver, e a escolha fica a critério do homem.

c) usando diferentes metáforas, o eu lírico aconselha ao homem que viva de diferentes maneiras.

d) a pontuação é um recurso gráfico que ajuda a organizar sintaticamente o texto; no poema, os sinais de pontuação mencionados, em sentido conotativo, aparecem como elementos que atrapalham o entendimento da vida.

e) por meio dos versos “todo mundo aceita que ao homem/ cabe pontuar a própria vida”, percebe-se que a sociedade não aceita que as pessoas façam escolhas individuais.

6º)Indique a alternativa em que, retirando-se a(s) vírgula(s), não se altera o sentido da frase:

a)São muito tensas as relações entre mim e a professora, Isabel.

b)A velhinha caminhava pela praça, silenciosa.

c)O rapaz, revoltado, começou a xingar os funcionários do hospital.

d)Os petroleiros, que fizeram uma greve por melhores condições de trabalho, foram atendidos em suas reivindicações.

e)As antigas casas do centro vão, gradativamente, dando lugar a edifícios modernos e coloridos.

Page 2: 3º ANO GRAMÁTICA 2º SIMULADO
Page 3: 3º ANO GRAMÁTICA 2º SIMULADO

1. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do anunciado:

a) os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados;b) alguns pesquisadores, que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos;c) torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico;d) a atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica;e) por duas razões diferentes podem surgir, da

interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência.

2. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando se trata de trabalho científico ___ duas coisas devem ser consideradas ____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece ___ a outra é o valor prático que possa ter.

a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgulab) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula;c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula;e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula.

7. Assinale o item em que as vírgulas estão empregadas corretamente:

I - Foi ao fundo da farmácia, abriu um vidro, fez um pequeno embrulho e entregou ao homem.II - A sua fisionomia estava serena, o seu aspecto tranquilo.III - E o farmacêutico, sentindo-se aliviado do seu gesto, sentira-se feliz diante de suas lembranças.IV - Quando, vi que não servia, dei às formigas, e nenhuma morreu.

a) I - IV;b) II - III;c) II - IV;d) I - II;e) I - III.