3ed. revista eu e eu realidade rasta

16
Porto Alegre, Maio e Junho, 2005 – 3ª ed E E u u & & E E u u R R e e a a l l i i d d a a d d e e R R a a s s t t a a Apresenta: Projeto Volta às Raízes

Upload: danilo-soares

Post on 21-Dec-2015

23 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

TRANSCRIPT

Page 1: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

Porto Alegre, Maio e Junho, 2005 – 3ª ed

EEuu&&EEuu

RReeaalliiddaaddee RRaassttaa

Apresenta:

Projeto Volta às Raízes

Page 2: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

2

EEddiittoorriiaall

Saudações em Nome de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I, Rei Saudações em Nome de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I, Rei Saudações em Nome de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I, Rei Saudações em Nome de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá, dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá, dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá, dos Reis, Senhor dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Judá,

Eleito de Deus e Luz do Mundo!Eleito de Deus e Luz do Mundo!Eleito de Deus e Luz do Mundo!Eleito de Deus e Luz do Mundo!

ÉÉÉÉ com com com com grande alegria grande alegria grande alegria grande alegria eeee a a a ammmmor or or or quequequeque traze traze traze trazemmmmos a tos a tos a tos a terceira erceira erceira erceira ediçãoediçãoediçãoedição do do do do EuEuEuEu&E&E&E&Euuuu RRRRealidade ealidade ealidade ealidade Rasta. Agradecemos a JAHRasta. Agradecemos a JAHRasta. Agradecemos a JAHRasta. Agradecemos a JAH RASTAFARIRASTAFARIRASTAFARIRASTAFARI pela pela pela pela benção ebenção ebenção ebenção e inspiraçãoinspiraçãoinspiraçãoinspiração para para para para espalharmosespalharmosespalharmosespalharmos pelo mundopelo mundopelo mundopelo mundo sua palavra sua palavra sua palavra sua palavra eeee seu amor. seu amor. seu amor. seu amor.

Nesta Nesta Nesta Nesta ediçãoediçãoediçãoedição, vamos , vamos , vamos , vamos ffffalar alar alar alar umumumum pouco sobre o Dia da Li pouco sobre o Dia da Li pouco sobre o Dia da Li pouco sobre o Dia da Libbbbertaertaertaertaçãoçãoçãoção Africana Africana Africana Africana eeee so so so sobbbbre a re a re a re a invasãoinvasãoinvasãoinvasão italiana italiana italiana italiana na na na na Etiópia. EstEtiópia. EstEtiópia. EstEtiópia. Este foi ume foi ume foi ume foi um triste cap triste cap triste cap triste capíííítulo tulo tulo tulo da históriada históriada históriada história da da da da teteteterrrrrrrra de nossos paa de nossos paa de nossos paa de nossos paiiiis, us, us, us, ummmma brutal a brutal a brutal a brutal violência contra nossos violência contra nossos violência contra nossos violência contra nossos irmirmirmirmããããos. os. os. os. FFFFelizmente, o Leelizmente, o Leelizmente, o Leelizmente, o Leãoãoãoão de Jud de Jud de Jud de Judáááá qqqquebrou todas as correntes e uebrou todas as correntes e uebrou todas as correntes e uebrou todas as correntes e ddddeu a eu a eu a eu a vitóriavitóriavitóriavitória para seu ama para seu ama para seu ama para seu amaddddo o o o povopovopovopovo....

EEEE para comemorar esta vitpara comemorar esta vitpara comemorar esta vitpara comemorar esta vitóóóória mais uma veria mais uma veria mais uma veria mais uma vezzzz, trazemos a boa , trazemos a boa , trazemos a boa , trazemos a boa notínotínotínotícia cia cia cia de que o obelisco de Axum, que foi de que o obelisco de Axum, que foi de que o obelisco de Axum, que foi de que o obelisco de Axum, que foi roubaroubaroubaroubaddddo pelos italianos o pelos italianos o pelos italianos o pelos italianos durantedurantedurantedurante a a a a invasão, estáinvasão, estáinvasão, estáinvasão, está de de de de volta ao svolta ao svolta ao svolta ao seeeeu lu lu lu lugar, depois de 70 anos na Itália.ugar, depois de 70 anos na Itália.ugar, depois de 70 anos na Itália.ugar, depois de 70 anos na Itália.

Ainda ternos nesta ediçãoAinda ternos nesta ediçãoAinda ternos nesta ediçãoAinda ternos nesta edição o teste o teste o teste o testemunhomunhomunhomunho ddddo iro iro iro irmãmãmãmão o o o RubemRubemRubemRubem, que vive , que vive , que vive , que vive em Sanem Sanem Sanem San Diego, Diego, Diego, Diego, nos E nos E nos E nos Estados stados stados stados UUUUnidos. nidos. nidos. nidos. O IrmãoO IrmãoO IrmãoO Irmão nos conta c nos conta c nos conta c nos conta coma oma oma oma Rastafari Rastafari Rastafari Rastafari entrou na vida delentrou na vida delentrou na vida delentrou na vida deleeee eeee com com com comoooo ele est ele est ele est ele estáááá vivendo vivendo vivendo vivendo hhhhoje, ajudanoje, ajudanoje, ajudanoje, ajudanddddo aos o aos o aos o aos necessitados e levando a panecessitados e levando a panecessitados e levando a panecessitados e levando a pallllavra de avra de avra de avra de JAH RASTAFARI JAH RASTAFARI JAH RASTAFARI JAH RASTAFARI a ta ta ta tooooddddosososos os os os os quequequeque necessitam. necessitam. necessitam. necessitam.

Abrindo essa edição, temos uma meditaçãoAbrindo essa edição, temos uma meditaçãoAbrindo essa edição, temos uma meditaçãoAbrindo essa edição, temos uma meditação do nosso amado profeta do nosso amado profeta do nosso amado profeta do nosso amado profeta Marcus Garvey sobre Marcus Garvey sobre Marcus Garvey sobre Marcus Garvey sobre nossa relação comnossa relação comnossa relação comnossa relação com JAH Todo Poderoso. JAH Todo Poderoso. JAH Todo Poderoso. JAH Todo Poderoso.

ManManManManddddananananddddo oceanos o oceanos o oceanos o oceanos de de de de amor e amor e amor e amor e lulululuz z z z ppppara todos, noara todos, noara todos, noara todos, nossss eeeencontramos na ncontramos na ncontramos na ncontramos na prprprpróóóóximaximaximaxima edição. edição. edição. edição.

SELASSIE I VIVE E REINA PARA SEMPRE!SELASSIE I VIVE E REINA PARA SEMPRE!SELASSIE I VIVE E REINA PARA SEMPRE!SELASSIE I VIVE E REINA PARA SEMPRE! Sista Nanda Sista Nanda Sista Nanda Sista Nanda

Editora Editora Editora Editora –––– Eu&Eu Realidade Rasta Eu&Eu Realidade Rasta Eu&Eu Realidade Rasta Eu&Eu Realidade Rasta

Page 3: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

3

MMaarrccuuss GGaarrvveeyy –– VViiddaa ee LLiiççõõeess

“A vida é a existência dada ao Homem para ser vivida com

algum objetivo, que ele viva para sua própria satisfação e prazer. Sendo que ele não se esqueça do Deus que o criou e que espera dele uma obediência espiritual e uma consciência das Leis morais que ele criou.”

“Existe um Deus e nós acreditamos Nele. Não é uma

pessoa, nem um ser físico. Ele é um espírito e Ele é a inteligência universal. Nunca neguem a existência de Deus. Deus sendo a inteligência universal criou o universo a partir dessa inteligência. É a inteligência que cria. O homem faz parte da criação da inteligência universal e foi criado à imagem e semelhança de Deus, apenas por essa inteligência. É a inteligência do homem que é como Deus, mas a sua inteligência é apenas uma partícula unitária da inteligência universal de Deus.

Deus, a partir da sua inteligência universal, fez a matéria e fez a mente. Essa matéria é feita por Deus e o homem é matéria e também mente, portanto o homem deve ser à imagem de Deus, pois nada pode existir sem Deus. Tal como Deus fez o universo com sua inteligência universal ou conhecimento, também o homem, com a sua inteligência unitária pode fazer máquinas de escrever, automóveis ou cadeiras, mas não pode fazer o universo, pois a sua inteligência unitária não é tanta nem tão grande quanto a inteligência universal. Todas as inteligências unitárias do universo compõem Deus que é o conjunto de toda a inteligência, portanto, nenhum homem pode ser tão grande quanto Deus, pois ele é apenas uma unidade e Deus é o todo.

Nenhum homem pode, pois, medir ou questionar Deus, uma vez que ele não é tão inteligente quanto Deus e, conseqüentemente, não pode compreendê-lo. É presunçoso o questionamento de Deus pelo homem, a partir de sua inteligência unitária.

Page 4: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

4

O homem nunca morre. Nada morre. O homem é feito de corpo e espírito. O espírito é Deus. É a inteligência. O corpo do homem é a matéria. Este muda de matéria viva no homem para outra matéria no solo. É sempre a mesma matéria. Não morre no sentido no qual nós entendemos a morte. Altera-se. Quando uma pessoa adormece e nos deixa, ela vai para a terra que perdura e donde irão ser formados outros homens e outras coisas. Toda a matéria está relacionada, portanto, o homem está relacionado à Terra e a Terra ao homem. Nós comemos a nós próprios vezes sem conta. Quando comemos a maçã, a banana, o figo, a uva, quando bebemos a água, estamo a comer-nos e a bebermo-nos eternamente. Isto significa que nada se perde e nada morre. Deste modo, não tenham medo da morte, pois aquilo a que designamos de “morte” é apenas “mudança” e todos continuamos no universo, quer seja no espírito em Deus, para onde nossos espíritos vão depois da mudança, ou como matéria que perdura para sempre.

Estamos relacionados com a flor, com a bonita rosa, com as árvores, com os peixes e com os outros animais, tal como estamos relacionados com Deus.

Todos nós surgimos de Deus, que é a inteligência universal. Não sejam mais covardes do que a rosa, a maçã, o coco, a ovelha, o peixe ou a vaca que fazem aquilo que todos devem, aquilo a que chamamos de morte, morrer. Se forem chorar pela morte, então a rosa devia chorar pela morte. Se chorarem, serão covardes. Morram como homens, pois não estão de todo perdidos, aqui ainda estão. Apenas choram porque são glutões, porque pensam que não vão ter mais nada para comer e beber, nem tempos alegres. Tal como se têm vindo a alimentar das coisas e de outros seres que vieram aqui perante vocês, também outro alguém tem de se alimentar de vocês para que a criação seja verdadeira. Caso contrário, Deus não seria justo para tudo e todos, e Deus é justo e imparcial e não olha a pessoas ou coisas.”

Marcus Garvey “Life and Lessons”

pgs. 221-222

Page 5: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

5

2255 ddee MMaaiioo

DDiiaa ddaa LLiibbeerrttaaççããoo AAffrriiccaannaa

Em 15 de Abril de 1958 na cidade de Accra, em Gana, líderes africanos e ativistas políticos se reuniram na primeira Conferência dos Estados Africanos Independentes. Compareceram representantes dos governos da Etiópia, Gana, Libéria, Líbia, Marrocos, Sudão, Tunísia, República Árabe Unida (que era a federação do Egito com a Síria) e representantes da Frente de Libertação Nacional da Argélia e a União dos Povos Camaroneses. Esta conferência foi importante porque foi a primeira Conferência Pan Africana que aconteceu em solo africano. Também foi importante porque representou a expressão coletiva de repulsa do povo africano ao sistema de colonialismo e imperialismo que trouxe tanto sofrimento aos africanos. Além disso, representou a vontade coletiva de ver o sistema colonialista permanentemente acabado.

Depois de 500 anos do mais brutal sofrimento conhecido pela humanidade, o estupro da África e o tráfico de milhões de escravos que foram levados da África, as massas dos povos africanos têm gritado “Basta!”. Mas em 1958, na conferência de Accra, isto foi dito de modo a enfatizar ações articuladas, coordenadas e unificadas. Esta conferência deu nítida clareza e definição ao Pan-Africanismo, à total libertação e unificação da África através do socialismo científico. A conferência também assentou a fundação e estratégias para avançar na intensificação e coordenação do próximo estágio da Revolução Africana, para a libertação do resto da África e uma completa e final unificação. A Conferência chamou atenção para a fundação do Dia da Liberdade Africana, um dia para “marcar todos os anos o avançado progresso do movimento de libertação, e para simbolizar a determinação do Povo da África para libertar a si próprios da dominação e exploração estrangeiras”.

Cinco anos depois da Primeira Conferência dos Estados Africanos Independentes, outro encontro histórico aconteceu, desta vez em Addis Abeba. A Organização da Unidade Africana (OAU, sigla em Inglês) foi fundada em Addis Abeba, Etiópia, em 25 de Maio de 1963. Comparecendo mais de 110 pessoas representando mais 31 países Africanos, 21 movimentos de Liberação Africana e centenas de partidários internacionais e observadores. A OAU tinha originalmente a intenção de trazer força, unidade e coordenação para a Revolução Africana. A OAU proclamou que o dia da Liberdade Africana deveria ser dali em diante o Dia da Libertação

Page 6: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

6

Africana e ser celebrado anualmente para marcar o dia da fundação histórica da OAU para propagar os propósitos e desejos do Dia da Liberdade Africana. Desde então, o Dia da Libertação Africana é lembrado no dia ou por volta de 25 de Maio na África e em todo o mundo.

O Dia da Libertação Africana, como uma instituição do Movimento Pan-Africano, reflete o desenvolvimento e o crescimento do Pan-Africanismo. Quando o Pan-Africanismo encarava a luta contra o colonialismo o foco do Dia da Libertação Africana era a luta anticolonial e pela independência. Assim como o Pan-Africanismo crescia forte e se desenvolvia com um objetivo mais maduro, as atividades do Dia da Libertação Africana refletiam essa maturidade. O Dia da Libertação Africana tem contribuído com a luta para aumentar o nível de consciência política e organização nas comunidades africanas em todo o mundo. Este dia também tem sido usado para sustentar uma plataforma para muitos africanos e outros povos oprimidos, para informar às massas africanas sobre suas respectivas lutas por verdadeira libertação e desenvolvimento. Particularmente na África do Sul, o Dia da Libertação Africana teve um grande papel na derrota do colonialismo e do apartheid.

A Etiópia é o único país africano que nunca foi colonizado, com exceção

de um breve período de invasão italiana. A seguir um pouco mais sobre esta guerra vencida com glória pelo povo etíope e Sua Majestade Imperial Haile Selassie I!

As conseqüências da campanha do fascismo na Etiópia foram muito

maiores do que a mera anexação de um país por outro. Elas afetariam a vida de milhões de pessoas na Etiópia. Muitos dos italianos nunca tinham ouvido falar daquele país que era um império milenar, onde a linhagem do Rei Davi foi perpetuada através do reinado do Imperador Haile Selassie I. Também não há duvidas que a tentativa de expansão colonial feita pelos italianos foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial. Nascida nos delírios de Mussolini, a idéia da criação de um novo império romano e de vingança italiana para os etíopes na Batalha de Adowa em 1896, foi uma campanha constituída de agressão mais flagrante, na qual somente desculpas esfarrapadas foram apresentadas para a mobilização do exército italiano e, depois, para a invasão da fronteira etíope.

A Liga das Nações Unidas (atual ONU), órgão para o qual o Imperador Haile Selassie I pessoalmente pediu satisfações, não quis tomar providências

Page 7: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

7

militares diretas para ajudar a Etiópia em sua busca pela liberdade. Os Estados-membros, guiados pelo egoísmo, concordaram apenas em impor pequenas sanções econômicas à Itália, deixando de restringir dois produtos que poderiam enfraquecer as forças italianas. O embargo do petróleo e do carvão poderia ter impossibilitado Mussolini de prosseguir com sua política de expansão territorial pela força das armas.

Fazendo pouco caso da fraca oposição da Liga das Nações à sua visão de império, Mussolini encorajou seus líderes militares a travar uma campanha de grande brutalidade na Etiópia, usando todas as armas de guerras modernas (inclusive gás venenoso) contra etíopes armados de lanças, pedras e no máximo com um fuzil. Os aviões italianos foram abençoados pelo papa na preparação da invasão, com direito a sinal da cruz e água benta, com a disfarçada pretensão da Igreja de resgatar a Arca de Aliança de Jah com Moisés, trazida de Jerusalém para a Etiópia por Menelik l, filho do Rei Salomão

e da Rainha de Sabá. Depois esses aviões atacaram aldeias e cidades indiscriminadamente, lançando bombas e metralhando civis e soldados.

O sucesso das armas italianas na Etiópia levou Mussolini a pensar que poderia vencer facilmente qualquer guerra que quisesse empreender. Isso foi um engano, pois o espírito guerreiro do povo etíope não deixou nada fácil aos colonizadores. Começada a batalha que duraria anos, os militares italianos temiam que o Negus Haile Selassie I preferisse a guerra de guerrilha em lugar da batalha. Em 03 de Outubro de 1935 inicia a invasão e o Imperador Haile Selassie I denuncia ao Secretário Geral das Nações Unidas que as tropas italianas já haviam violado a fronteira etíope. Além disso, ele mandara que o Ras Seyom, comandante do exército Tigre Etíope se afastasse um dia de marcha do Rio Mareb, antes que os italianos o cruzassem. O Imperador estava disposto a mostrar ao mundo quem era o agressor.

Embora o Mareb tivesse o status de rio, aquele pequeno curso d’água que corre entre as colinas não poderia ser considerado um obstáculo. Mas para os 100.000 homens que o alcançaram ele tinha um significado vergonhoso. Esta era a fronteira imposta por Menelik II depois da arrasadora derrota imposta aos italianos em Adowa. (A Batalha de Adowa aconteceu em 1896 na Etiópia,

Page 8: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

8

quando o Imperador Menelik II defendeu suas terras da tentativa de invasão dos italianos, que saíram derrotados principalmente por não conhecerem o campo de batalha, pois a Etiópia é uma região montanhosa!)

A invasão fascista que começou em Outubro de 1935 durou, com muitas memoráveis batalhas, até 1941 quando Haile Selassie I conseguiu organizar no exílio seu exército, com apoio da Inglaterra. Depois da última batalha para recuperar a capital Addis Abeba, Sua Majestade Imperial entra na cidade, vitorioso e triunfante. Esta foi mais uma dura luta em sua vida, onde para salvar sua própria vida e de seu povo, teve que se retirar primeiro para Jerusalém, depois para Londres. Mas a sua terra era a sua vida e o Negusa Negast não deixou de perseverar e ter confiança na vitória do bem contra o mal. A Etiópia sempre vencerá.

João Paulo morreu. SELASSIE I ESTÁ VIVO! (colaboração de Deblandir Benjahmin)

OO OObbeelliissccoo ddee AAxxuumm RReettoorrnnaa

A primeira parte de um antigo obelisco de pedra de 1700 anos, roubado pela Itália há quase 70 anos, voltou à Etiópia. O obelisco de Axum é considerado um dos tesouros religiosos nacionais da Etiópia.

Um avião Antonov aterrizou na terça-feira, 19 de Abril de 2005, com a parte do meio do obelisco; o topo e a base devem seguir em uma semana. Tropas italianas roubaram o obelisco em 1937 e o levaram para Roma, onde permaneceu desde então, apesar de um acordo feito na ONU em 1947 de levá-lo de volta à Etiópia.

O avião carregando a primeira parte do obelisco apareceu no horizonte pouco antes da aurora. Uma multidão formada por ministros Etíopes, sacerdotes e outros VIPs saudavam e aplaudiam enquanto o avião aterrizava.

“Eu estou emocionado, radiante e encantado”, disse o ministro da Cultura Etíope, Teshome Toga. “Este é um momento histórico para nós, nós esperamos tanto tempo para termos o obelisco de volta”, disse ele. Sinos tocando e monges cantando em uma catedral próxima ao aeroporto podiam ser ouvidos.

A decoração rebuscada do obelisco de 24 metros é Considerada um notável exemplo da arquitetura da antiga cidade de Axum, cidade esta que é vista como um dos quatro grandes reinos da antigüidade. Ele permaneceu por anos no lado de fora da Organização para Alimentação e Agricultura da ONU em Roma, apesar do compromisso italiano de devolvê-lo à Etiópia.

Page 9: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

9

O obelisco foi finalmente desmontado por especialistas italianos em 2004, agilizando sua jornada de volta para casa. A operação está custando à Itália 6 milhões de Euros (cerca de 18 milhões de reais).

O retorno do obelisco foi dificultado por “problemas técnicos” e adiado várias vezes. O mais recente atraso aconteceu quando o retorno foi adiado por tempo indeterminado uma semana antes da volta do obelisco, em meio a discussão que a pista de pouso em Axum não agüentaria o avião de carga. O monumento de 160 toneladas teve que ser quebrado em três partes.

O atraso foi uma decepção para os Etíopes e para o governo do país, que havia planejado uma celebração nacional para marcar o retorno do obelisco.

Logo após o retorno do obelisco, dançarinos tradicionais tomaram as ruas de Axum para celebrar.

O obelisco será reerguido depois das chuvas, em Setembro. Muitos Etíopes vêem o obelisco como um símbolo nacional vital, e a

perspectiva de sua volta causou grandes emoções. Abebe Alenayehu, de 81 anos, assistiu as tropas italianas levarem o

obelisco de Axum, mas nunca imaginou que estaria vivo para testemunhar o seu retorno.

“A memória ainda deixa um gosto amargo na minha boca”, disse ele, “Todos os dias nos últimos 67 anos eu tenho pensado neste obelisco”.

Lattanzi, a companhia aérea responsável pelo transporte do obelisco até Axum, o descreveu como o maior e mais pesado objeto transportado por ar.

Aquecedores foram instalados no avião para proteger o monumento das congelantes temperaturas aéreas. O obelisco foi envolvido em barras de ferro para estabilizá-lo em caso de turbulência durante o vôo de seis horas.

Além disso, a pista de vôo em Axum teve que ser restaurada e um radar foi instalado para receber a enorme aeronave Antonov-124.

(Artigo da BBC NewsOnline)

O obelisco de 160 toneladas foi cortado em três partes iguais

Tamanho de uma pessoa

Antonov – 124, um dos únicos aviões que consegue carregar o obelisco

Page 10: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

10

SSuuaa MMaajjeessttaaddee IImmppeerriiaall FFaallaa

Homenageando os mártires Etíopes: “Nós nos encontramos hoje para comemorar pela nossa

presença o martírio de um patriota etíope que consagrou com seu sangue o lugar no qual nós agora estamos em defesa dos princípios da religião e de comprometida resistência contra as forças de agressão. O monumento, o qual nós desvendamos, distingue o lugar, no qual o líder da igreja, Abuna Petros, foi baleado por agressores italianos em Julho de 1936.

Seu crime foi ser um etíope e um líder da igreja etíope, um líder que não se retraiu por condenar diante do mundo a imoralidade do regime fascista de Graziani. Sua morte marcou a importância na qual o agressor atacou as bases da cultura etíope e os estatutos de conduta. Também marcou um ponto culminante na luta contra o inimigo que queimava e destruía igrejas por todo o Império.

A Liga das Nações e a Cruz Vermelha Internacional, assim como as nações civilizadas foram testemunhas da destruição de igrejas e os saques de objetos religiosos na Etiópia. Eles também foram testemunhas da confissão daquelas mesmas atrocidades por aquele criminoso de guerra Badoglio, em janeiro de 1936.

...Nossa própria igreja é tão antiga quanto nossa fé, e sua história é repleta de provas do serviço da fé para nosso povo, o heroísmo inspirado de nosso mártires, a bondade de nossos santos.

A história de nossa nação sempre esteve proximamente relacionada com a história de nossa igreja, e a igreja tem sido o ponto de encontro e a inspiradora de nossa unidade nacional.”

Page 11: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

11

Sobre a paz: “A paz universalmente proclamada pelos anjos no

nascimento do Senhor se tornou mais necessária à humanidade do que jamais foi. As alternativas confrontadas pelos governos de hoje não são mais guerra ou paz, mas sim paz ou a aniquilação

completa de toda a humanidade. Portanto, se tornou a nobre responsabilidade dos cristãos e povos de outras crenças e seus líderes, ao redor do mundo, orarmos e trabalharmos duro pela preservação da paz mundial.

Os problemas que nos confrontam hoje, não têm precedentes. Eles não fazem parte da experiência humana. Os homens procuram por soluções nas páginas da história, por precedentes, mas eles não existem.

Este então é o último desafio. Aonde estamos para procurarmos por nossa sobrevivência, por respostas às questões que nunca foram feitas antes?

Nós devemos olhar primeiro para o Todo Poderoso Deus, que criou o homem acima dos outros animais e o presenteou com a inteligência e a razão. Nós devemos por nossa fé Nele, para que Ele não nos deixe e nem permita que destruamos a humanidade que Ele criou à Sua imagem.

Nós devemos olhar para dentro de nós mesmos, nas profundezas de nossas almas. Nós devemos nos tornar algo que jamais fomos e para o qual nossa educação, experiência e ambiente nos prepararam.

Nós temos que nos tornar maiores do que jamais fomos. Mais corajosos, maiores em espírito e mais largos no olhar. Nós devemos nos tornar membros de uma nova raça, superando o preconceito e obedecendo não as nações, mas os nossos companheiros homens na comunidade humana.“

Page 12: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

12

“Inspiradora, amável, e com a grandeza de uma rainha – estas são

as qualidades que a mulher Rastafari carrega. Quando encontrar e saudar uma irmã que leva Sua Majestade em seu coração, você notará que há força em seu silêncio e sabedoria em suas palavras escolhidas.

Com seus dreadlocks cobertos com uma coroa de humildade, a cabeça erguida com graça e olhos francos, examinando a babilônia com dignidade: esta irmã está mesmo segura de si. Ela não tem dúvidas ao agir ou tem interesses escusos.

É verdade, a irmã está coberta, mas perceba que ela não esconde nada porque o seu coração está aberto para a compreensão e o discernimento. Mas seja consciente de que sua mente está fechada para bobagens e para os que fazem tolices, e seus pés não andam na trilha dos maus.

De fato, ela aprendeu bem as lições e reconhece que a dor e o sofrimento são uma rota “escolhida”. Não mais encontrando conforto na (des)educação do sistema, esta irmã escolheu a estrada menos viajada.

Ela nunca vai mentir e dizer que tem sido fácil esta caminhada, mas hoje ela floresce com os frutos do seu trabalho. Assim fazendo, aos seus filhos ela deixa um legado de triunfo ao invés de derrota; inspiração ao invés de vergonha; orgulho ao invés de presunção e o alegre amor ao invés do doloroso medo.

O seu encanto e obediência à Palavra estão escritos em sua face. Com um sorriso pacífico, permite que ela divida seu testemunho dos benefícios da VIDA – porque ela é fértil e multiplica a bondade em abundância.

Ela é o conforto para seu marido, já que ela caminha ao seu lado. Sim, ela celebra a sua presença e a sua grandeza de rei!

Uma caminhada de Rainha, para uma verdadeira boa mulher!”

(Sistren Ites! Volume 2, Edição 04)

Com um especial agradecimento à Irmã Leah Bayaka Selassie, pelo

amor, exemplo e inspiração.

Page 13: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

13

TTeesstteemmuunnhhoo RRaassttaa

Caros irmãos, Nesta edição estamos publicando o testemunho do

irmão Rubem, que é de Porto Rico e vive em San Diego, nos contando um pouco de como Rastafari tocou seu coração.

Em nome da fé da Igreja Ortodoxa, eu gostaria de saudar Eu&Eu, que

tem a verdadeira função de um só coração, que inqueri uma mística incorporação do milagre de Deus.

Eu gostaria de saudar a todos em nome da Família Real da Etiópia. Meus irmãos e irmãs no Brasil, eu sou Rubem Orthodox, aqui de San

Diego, Califórnia, mandando saudações de amor de Nossa Majestade Haile Selassie I. Eu&Eu também tenho a esperança que esta mensagem alcance Eu&Eu com amor, saúde e força.

Sou de Porto Rico, que é uma nação muito católica e comecei a me envolver com Rastafari quando tinha 18 anos, quando fui para a prisão por 8 meses. Meu envolvimento com Rastafari vem dos ensinamentos de Jesus Cristo, o qual o Rastafari defende as testemunhas de Jesus Cristo de Nazaré.

Meu envolvimento físico começou em Nova Jersey na costa leste dos Estados Unidos, quando estava na prisão. No tempo que fiquei preso, me dediquei aos estudos da Bíblia, filosofia budista, filosofia Hare Krishna.

Na prisão comecei a conviver com os irmãos que estavam no mesmo caminho, vivendo 24 horas juntos. Era corno uma comunidade e foi lá que pela primeira vez na minha vida pude ver uma luz vindo de dentro de mim. Meu envolvimento Rastafari vem do coração, da alma e também da manifestação física dos dreadlocks, e do Nyahbinghi.

RASTAFARI É POSITIVO! Antes do meu envolvimento com Rastafari, eu estava vivendo

negativamente, roubando, desrespeitando, destruindo as pessoas mentalmente, fazendo tudo aquilo contra a função natural de Deus. Paguei por isso, vendo meus irmãos morrendo em meus braços, indo para a cadeia e vendo a minha família em sofrimento.

Rastafari mudou a minha vida, me tirou do fundo do inferno e trouxe todo o meu espírito e chacras mentais. Me mostrou que eu tinha um propósito positivo nesta vida e a partir deste momento eu dediquei minha fé e orações à Nossa Majestade Haile Selassie I com toda minha alma e espírito e eu sei que Jah está com Eu&Eu. E eu sei que Jah pode somente me fazer melhorar. Jah pode

Page 14: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

14

me fazer positivo, Eu&Eu é que podemos fazer negativo. Jah cria o bem, o homem cria o mal.

Ser Rastafari nos Estados Unidos eu diria que é como ser Rastafari em qualquer lugar do mundo, porque você está conectado pelo espírito Irie Eu&Eu de Sua Majestade Haile Seiassie I. Eu&Eu estamos conectados pelo contexto espiritual do mundo, onde for que você estiver, no Brasil, Cuba, Alasca, Jamaica, se você é Rastafari e está cantando os sons, fazendo Nyahbinghi, ajudando os pobres, alimentando os irmãos com fome, dando roupa para os que têm frio, cuidando das crianças e dos idosos, então este sentimento Irie é o mesmo.

Viver como um Rastafari eu diria que é trazer luz para os Estados Unidos; também diria que é mais fácil do que viver em Porto Rico, viver nos guetos do Brasil ou da Jamaica. É muito fácil viver aqui nos Estados Unidos, eu não tenho do que reclamar.

Eu&Eu somos abençoados em San Diego, por fazermos parte da grande casa que chamamos House of One (Casa de Um), que é uma organização Rastafari, a única oficial nos Estados Unidos. Com essa organização podemos ajudar os que necessitam, as crianças, os idosos e os irmãos que estão na cadeia. Nós mandamos Bíblias, tambores Nyahbinghi, mas ainda precisamos que San Diego, a Califórnia e os Estados Unidos se conscientizem.

Precisamos da ajuda dos irmãos de todo o mundo para falarmos e compartilharmos o amor, é por isso que começamos a fazer o nosso jornal, que é grátis, para espalhar nossa mensagem de amor em nome de Sua Majestade Imperial Haile Selassie I.

Irmãos e irmãs, a partir deste momento, cantaremos as canções todos os dias, isto significa que estamos em uma só mística incorporação com o mais alto Jah Rastafari. Eu&Eu temos que amar todos os povos.

Meus irmãos e irmãs, a batalha ainda continua, e a recompensa está na casa do nosso Pai. Nós sofremos aqui por que a carne é muito fraca, mas o espírito, a alma, o coração e a mente têm que estar perfeitos, temos que estar em perfeita harmonia com os animais, insetos e pessoas. Temos que orar e cantar em nome do nosso mais alto JAH RASTAFARI, que é a rocha da salvação de toda a terra.

RASTAFARI VIVE!!!!!!!!!!

Agradecemos Irmã Sheila Flores que também vive em San Diego, que entrevistou o Irmão Rubem e nos enviou seu testemunho. RASTAFARI!

Se você quiser enviar o seu testemunho, críticas ou sugestões o nosso contato é: [email protected] ou [email protected]. Estamos aguardando as manifestações de todos! SELASSIE I!

Page 15: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

15

MMeeddiittaaççããoo RRaassttaa

“Seis coisas detesta o Senhor e uma sétima aborrece sua alma: olhos

arrogantes, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina iniqüidades, pés correndo apressados para o mal, testemunha falsa que diz mentiras, e o que semeia discórdias entre os irmãos.” Pr. 6: 16-19

“Raça de víboras! Como podeis dizer coisas boas sendo maus? Por

que a boca fala do que o coração esta cheio. A pessoa boa tira coisas boas do seu bom tesouro, mas a pessoa má tira coisas más do seu mau tesouro”. Mt. 12: 34-35

Toda a palavra tem o poder de transformar, de atingir o mais fundo

dos pensamentos, dos sentimentos e das idéias de uma pessoa. A palavra quando falada se transforma em som, que tem o poder de modificar tudo o que está ao seu redor.

Por isso, existe uma grande diferença entre o que se faz contra você e o que se faz em você, que pode ser para o bem ou para o mal.

Nossos sentimentos podem ser atingidos tanto por uma palavra má ou falsa, que pode nos desviar de nossa caminhada, quanto por uma boa e amável, que nos fortalece em tempos difíceis. A atitude de alguém para com outra pessoa pode ser profundamente afetada por um mero sussurro de maledicência, inesquecível depois de ter sido proferido. Assim crenças e convicções se constroem por palavras, e elas ou destroem ou edificam as pessoas.

As palavras do homem e da mulher Rasta devem ser honestas, poucas e calmas. A calma permite escolher as palavras, para que o seu poder seja grande e direcionado para o bem. Assim, se você não tem palavras boas para falar, que possam ajudar e consolar um irmão e glorificar a nome de JAH RASTAFARI, é melhor permanecer em silêncio.

Mas se o seu coração estiver cheio de amor e fé, então a sua língua também saberá falar do poder e da grandeza daquele que reina eternamente sobre Sião. Não podemos esquecer: palavra+som=poder.

Use o poder de suas palavras para espalhar o fogo e o amor em nome de RASTAFARI!

“Não saia de vossas bocas palavra má, senão somente palavras

boas, oportunas e edificantes, para fazer bem aos ouvintes”. Ef 4:29

Page 16: 3ed. Revista EU e EU Realidade Rasta

16

“Eu estava com Daniel na cova dos leões; Eu estava com Jonas na

barriga do grande peixe; e Eu estava com José no buraco; e Eu estava com Jeremias no poço. Eu permaneço embaixo do mais fundo dos profundos para que as montanhas não afundem embaixo d’água; e Eu estou embaixo das águas para que elas não se acabem com o fogo e o enxofre; Eu permaneço embaixo do fogo e do enxofre para que eles não desapareçam com os ventos e a ferrugem. E Eu estou embaixo dos ventos e da névoa enferrujada para que eles não sumam com a escuridão. E Eu permaneço na mais profunda escuridão e nos abismos; e toda a coisa

criada apóia-se em Mim, e todas as coisas que Eu criei vêm a Mim como um lugar de refúgio.

Eu estou acima da terra, e Eu estou nos confins do mundo, e Eu sou Mestre de tudo. Eu estou no ar, Meu lugar de morada, e Eu estou acima da carruagem do Querubim, e Eu sou louvado perpetuamente por todos os anjos e pelos homens santos. Eu estou acima das alturas dos céus, e Eu completo tudo. Eu estou acima dos Sete Céus. Eu vejo tudo e testo todas as coisas, e não há nada que se esconda de Mim. Eu estou em

todos os lugares, e não há nenhum outro Deus além de Mim, nem acima do céu, nem embaixo da terra; não há ninguém como Eu, diz JAH, Minha mão estabeleceu a fundação da terra, e Minha mão direita fez os céus fortes; Eu, Meu Filho e o Espírito Santo”.

Extraído do Kebra Negast