3e beleza saÚde - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes...

21
em tratamentos magistrais Edição #03 ABRIL 2017 Distribuição Gratuita para Profissionais de Saúde www.aformulabr.com.br SAÚDE E BELEZA 3 Peeling químico e suas opções Palavra do especialista Individualidade

Upload: duongcong

Post on 16-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

SAÚDE E BELEZA 1

em tratamentos magistrais

Edição #03 ABRIL 2017 Distribuição Gratuita para Profissionais de Saúde www.aformulabr.com.br

SAÚDE E BELEZA3

Peeling químico e suas opçõesPalavra do especialista Individualidade

Page 2: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA2 3

EDITORIAL

Projeto Gráfico: Argolo Studio Design Diretor de Arte Edu Argolo [[email protected]]

ÍNDICE

EDIÇ

ÃO

3 SAÚDE E BELEZA

ABRIL/2017

Palavra do esPecialista

individualidade

Formas Farmacêuticas

Possibilidades da Farmácia magistral

Peeling

variações de Peelings

Peelings combinados

ProteçÃo solar

outras oPções de Formulações

04

05

06

09

10

14

22

28

30

Prezado(a) Prescritor(a),

Seja bem-vindo(a) à mais nova edição da Revista A Fórmula, que pretende levar até você novos conhecimentos e até mes-mo informações atualizadas, sempre específicas da sua área. Desta forma, vamos além do serviço em si, contribuindo para a evolução da área de saúde.

Esta iniciativa se reflete em credibilidade, colocando A Fórmula à frente do seu tempo, sendo hoje referência no país, com mais de 25 anos de existência e um crescimento pautado na ética e na valorização do ser humano, tendo mais de 60 lojas em 10 estados brasileiros, sendo a tendência de crescimento ainda maior, já que os investimentos para isso não param, com novas linhas de produtos e investimentos constantes em tecnologia sempre pautado no respaldo científico.

Tudo isso vai ser traduzido mais uma vez, e a partir de agora, em um conteúdo especial distribuído pelas próximas páginas. São diversos artigos, todos eles com embasamento científico e dados atuais, além das técnicas mais modernas para en-riquecer o seu dia a dia. Aproveite a leitura e seja um(a) multi-plicador(a) da beleza, saúde e bem-estar.

Equipe A Fórmula

Page 3: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA4 5

PALAVRA DO ESPECIALISTA

Professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e Pós Graduado em Dermatologia pelo ISMD (Mg), Pós Graduado em Nutrologia (Abran).Endereço: Hospital da Bahia, Salas 1001/1002, Bloco A.Contatos: (71) 2109-2100,2109-2101 e 99261-6006

CRM 15968-BADR CLAUDIO BACELAR

SAÚDE E BELEZA 5

Entre as técnicas existentes disponíveis para remoção de manchas, sinais e rugas, o peeling é um dos mais praticados em consultórios. Pensando nisso, sempre busco oferecer aos pacientes opções que incluam produtos manipulados, ou seja, aqueles que são desenvolvidos em farmácias magistrais com doses e ativos específicos, seja através de cremes, loções ou qualquer item para o cuidado diário de limpeza e proteção da pele. O acompanhamento ao paciente que vai se submeter ao peeling inicia no preparo da pele que vai receber os ácidos concentrados para combater, entre outras coisas, acne, envelhecimento e manchas. Além disso , procuro nutrir a pele de dentro pra fora, utilizando substâncias com poder de hidratação, proteção do DNA celular, com potencial antioxidante.A manipulação entra de forma providencial nessa fase, pois é possível recomendar uma combinação de itens que irão agir especificamente naquele tipo de pele.

Esse cuidado se mantém ainda após o procedimento, para que o resultado seja mais efetivo. Afinal, a escolha por essas formulações está diretamente relacionada à especificidade do

tratamento, da dose e ativos necessários para que o efeito desejado seja alcançado. Assim, o produto que deve ser usado após o procedimento irá agredir o menos possível a pele, a exemplo de filtros solares com menos químicos e sem conservantes. Da mesma forma, os itens encontrados em farmácias magistrais ainda podem ser usados visando à manutenção do resultado do peeling, tudo pensado especialmente para o caso de cada indivíduo. O fato de o produto ser único e formulado especificamente para aquele caso influencia também na adesão que o paciente terá, seja de um tratamento de curto ou longo prazo. Essa individualização só é possível quando avaliamos o tipo de pele, as condições em que a mesma se encontra e sabemos quais os objetivos pretendidos. Assim, a personalização anda junto com o desejo do paciente, que irá se beneficiar não apenas de um tratamento estético, como também do resgate da autoestima e bem estar. Por isso sempre penso no melhor que posso oferecer aos pacientes, para que a eficiência do resultado seja afetada positivamente, garantindo a satisfação do paciente.

ARTIGO

INDIVIDUALIDADEO ato de manipular conduz para o simbólico, remetendo ao que existe de insubstituível: o elemento humano. Cada produto é elaborado de um indivíduo para um indivíduo. A partir da prescrição feita por um profissional habilitado, elabora-se o produto manipulado, o qual respei-ta as individualidades orgânicas, detalha-se sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.

Isolar ou associar substâncias faz toda diferença no que tange ao início e continuidade do trata-mento, tendo em vista uma parte consi-derável da população que apresenta sensibilidades, alergias ou intolerâncias, onde todo esse processo é cuidadosa-mente supervisionado por um farmacêutico e uma equipe responsá-vel, gerando efetiva-mente o produto que o paciente fará uso.

Levando em conside-ração o que existe de particular em cada indiví-duo, um mesmo produto industrializado utilizado corriqueiramente por outra pessoa, pode não apresentar a mesma eficácia ou até mesmo apresentar um efeito distinto no mesmo. Somos sujeitos diferentes, logo, um só produto, seja medicamento ou até mes-mo cosmético, pode ter interações variadas em diferentes pessoas.

Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único produto com ação prolongada, facilitando a vida do paciente e aumentando à aderência ao tratamento. Destaca-se também a quantida-de produzida, exatamente aquela suficiente para o tempo de tratamento, evitando assim o desperdício.

Um produto personalizado possibilita uma variedade de formas farmacêuticas que vão desde cápsulas, gomas, transdérmicos, pastilhas, gotas sublinguais, óvulos, suposi-

tórios, cremes, géis e outras tantas possibilidades, faci-

litando assim, a aceitação de outras duas signi-

ficativas parcelas da população: crianças

e indivíduos com algum tipo de dé-ficit cognitivo.

Inúmeras justifica-tivas são dadas com

o intuito de eviden-ciar os benefícios de

produtos manipulados, representados primordial-

mente na busca por um maior conforto e bem-estar para a vida das pessoas, sendo que tudo leva a uma única consi-deração: respeito as individualidades, o medicamento manipulado reconhece o potencial único que habita em cada sujeito.

Page 4: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA6 7

SACHÊ

Forma farmacêutica que contém compo-nentes que liberam rapidamente o dióxido de carbono quando em contato com a água. A efervescência é obtida através da reação de um ácido com um carbonato ou bicar-bonato, que pode ser utilizado de uma ma-neira geral para minerais, oligoelementos, vitaminas e aminoácidos, além de alguns fitoterápicos e várias classes de fármacos, pode inclusive ser sugar – free (indicado para diabéticos ou pacientes submetidos a dietas hipocalóricas), fácil de administrar e boa palatabilidade.

BASE EFERVESCENTE

Forma farmacêutica que se desintegra rapida-mente na saliva sem necessidade de ingestão de água, onde a dissolução e absorção do fármaco, bem como o início do efeito clínico e biodispo-nibilidade, podem ser significativamente maio-res que o observado nas formas farmacêuticas convencionais. Além da facilidade na adminis-tração, inclusive para pacientes com dificuldade de deglutição, essa forma ocasiona a absorção pré-gástrica (bucal, faríngea e esofagiana) com redução do efeito de primeira passagem hepáti-ca tendo desintegração rápida na boca, podendo incorporar ativos em doses de até 250mg nor-malmente por unidade, sem a necessidade de serem mastigadas ou chupadas como acontece respectivamente com comprimidos mastigáveis e pastilhas, inclusive com a composição sugar-free.

TABLETE ORODISPERSÍVEL

SUGAR FREE

SHAkES

Forma farmacêutica que pode se apresentar em pote ou em sachê. Uma alternativa muito utilizada como veículo de ativos nutracêu-ticos, altas doses de ativos e constituído de base proteica (derivada ou não do leite ou até mesmo de vegetais, como o arroz e a er-vilha), ocasionando praticidade e facilidade na administração. Veículo ideal para idosos e crianças.

Forma farmacêutica: estado final em que se apresenta o medicamento a fim de facilitar a sua utilização por determinada via de adminis-tração e obter o efeito desejado.

Os veículos/excipientes não possuem atividade terapêutica, porém podem modificar a ativida-de terapêutica do fármaco, influenciando a sua biodisponibilidade, portanto estes se consti-tuem elementos habituais e imprescindíveis nas formulações magistrais.

A escolha da Forma Farmacêutica depende principalmente:

- da natureza físico-química do fármaco.

- do mecanismo de ação.

- do local de ação do medicamento.

- da dosagem.

As formas farmacêuticas, enfim, facilitam a administração dos medicamentos. A escolha da forma farmacêutica está diretamente rela-cionada com a via de administração que será utilizada.

Referências: As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman/organizadores, Laurence L. Brunton, Bruce A. Chabner, Björn C. Knollmann; [tradução: Augusto Langeloh et al.; revisão técnica: Almir Lourenço da Fonseca]. – 12 ed. – Porto Alegre: AM GH, 2012 cap. 40 pg 1163-1191.Formulário médico farmacêutico/José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Masayuki Itaya, Yukiko Eto – 5 ed. revista e ampliada– São Paulo: Atheneu Editora São Paulo, págs. 319 -327; 330-331 – 2015.International Journal Pharmaceutical Compounding – Edição Brasileira – Vol.5,Nº 1, janeiro/fevereiro pg. 14 – 16, 2003.

FORMAS FARMACÊUTICAS

ALGUMAS OPÇÕES DE FORMAS FARMACÊUTICAS

Referências: Brasil. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos, 1ª Edição / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.

Page 5: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA8 9SAÚDE E BELEZA9 9

FORMAS FARMACÊUTICAS

PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS SEMISSÓLIDAS

FORMAS FARMACÊUTICAS

A cada dia, novas composições e transformações de veículos antigos são realizadas e utilizadas na área de dermatologia. Nesse minucioso processo de desenvol-vimento ou adaptação ao tipo de pele do povo brasi-leiro deve ter significância ações como baixa irritabili-dade, ausência de substâncias tóxicas, cancerígenas e alergênicas mantendo a espalhabilidade e o sensorial, além do veículo adequado.

O conhecimento do tipo de veículo para uma indicação adequada é de fundamental importância e deve-se considerar, além da característica, mecanismo de ação e dose do fármaco, o tipo de pele e a forma de uso para promover a escolha correta para o tratamento. Veículo obtido da combinação de

silicones que dá origem a um gel não pegajoso, muito semelhante a pele e sem efeito sistêmico. Forne-ce a proteção ideal para uma boa cicatrização, com sensorial agra-dável, podendo ser usado como base para outros ativos ou puro, prevenindo e tratando assim as cicatrizes hipertróficas e queloides ocasionando uma boa aderência em superfície seca da pele.

Referências: BATISTUZZO, José Antônio de Oliveira; ETO, Yukiko .Formulário médico farmacêutico. 5 ed. revista e ampliada.-São Paulo: Atheneu Editora São Paulo,2015.PEREIRA, Maria de Fátima Lima. Cosmetologia. Série curso de estética.1ª ed.- São Caetano do Sul, SP: difusão editora, 2013.

POSSIBILIDADESFARMÁCIA MAGISTRAL:

INOVAÇÃOPossibilidade de conhecer e administrar as chamadas formas farmacêuticas con-temporâneas, como gomas medicamen-tosas, shakes, gloss labial, etc.

RESPEITOPermitir aos pacientes hospitalizados ou sob cuidados paliativos, principalmente nas terapias de patologias terminais, a manipulação de medicamentos variados e individualizados, com a finalidade de aumentar a sobrevida destes pacientes ou aliviar a dor e o desconforto com uma forma melhor de administração ao pa-ciente.

CIÊNCIAAuxiliar em alternativas de tratamento diferenciado e estudos clínicos, manipu-lando ativos que não estejam disponíveis a sua associação no mercado industrial farmacêutico

SAÚDE E BELEZA 9

BASE OPTIkEL

Base com associação de tensoativos suaves e glicerina, um excelente agente de umecta-ção da pele. Ideal para peles delicadas como de crianças e idosos, limpando e mantendo hidratação natural, conservando o pH fisio-lógico da pele, sendo inclusive o ideal para peles delicadas.

SABÃO GLICERINADO

Base com polímero de excelente consistência e sensorial além de seu toque agradável e estável em pH´s extre-mos, de alta estabilidade, principalmente com ativos di-ferenciados, e principalmente ativos em altas dosagens com perfil ácido.

ARISTOFLEX®

Referências: As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman/organizadores. Laurence L. Brunton, Bruce A. Chabner, Björn C. Knollmann; [tradução: Augusto Langeloh et al.; revisão técnica: Almir Lourenço da Fonseca]. – 12 ed.– Porto Alegre: AM GH, 2012.Formulário médico farmacêutico/José Antônio de Oliveira Batistuzzo, Masayuki Itaya, Yukiko Eto – 5 ed. revista e ampliada– São Paulo: Atheneu Editora São Paulo, 2015.

Page 6: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA10 11

PEELING

Existem diversos tipos de tratamento e cada um é adequado para um tipo de pele.

O peeling facial é um tratamento estético feito por profissionais por meio de ácidos e outros cremes manipulados. Durante o processo de peeling facial ocorre a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, com consequente descamação, eliminando células mortas, dando lugar a uma pele nova, mais sau-dável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições.

A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular através de alterações profundas na arquite-tura celular, tais como:

Aumento da espessura da epiderme.

Diminuição da quantidade de melanina de-positada.

Aumento na produção de fibras colágenas e na irrigação sanguínea.

Aumento na permeabilidade cutânea, favo-recendo a penetração de princípios ativos coad-juvantes no tratamento pós-peeling.

Baseado no tipo de pele e nos objetivos a se-rem alcançados pelo paciente, o profissional pode realizar o peeling dentro dos seguintes critérios:

Peeling facial superficial indicado para man-chas superficiais, poros dilatados e sardas, as-sim como pele sem brilho, secas ou cansadas.

11SAÚDE E BELEZA 11

Peeling facial médio ideal para manchas profundas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pelo sol. A descamação é mais espessa, necessitando de 7 a 15 dias para retorno a vida normal.

Peeling facial profundo perfeito para peles muito envelhecidas, com manchas, rugas ou cicatrizes profundas de acne.

Os resultados são mais aparentes quanto mais profundos, assim como aumentam tam-bém os riscos e desconforto durante o pee-ling e no pós-peeling. O peeling profundo só pode ser realizado sob sedação devido a dor durante o procedimento, enquanto que al-guns peelings superficiais são completamen-te indolores.

Bons resultados podem ser obtidos com vá-rios peelings superficiais seriados, realizados a pequenos intervalos.

O peeling pode ser de dois tipos: físico e laser. Obs: alguns autores consideram peeling me-cânico incluindo como peeling físico, inclusive o próprio laser.

Peeling químico Para realizar um peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias através do uso de um creme pré-peeling, pres-crito pelo especialista. O preparo da pele, per-mite a obtenção de melhores resultados além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings – como hiperpigmentação ou quei-maduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados.

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 310

Sua finalidade é rejuvenescer a pele, melhorar sua textura e cor, suavizar as rugas. Quanto maior a profundidade do peeling facial, maiores são riscos de ocorrerem complicações, devendo ser reali-zado com acompanhamento de um especialista.

Os peelings químicos utilizam substâncias que provocam o desprendimento das camadas superficiais da pele, permitin-do estímulo para a renovação celular e formação de colágeno, gerando assim uma pele macia, brilhante e uniforme.

Page 7: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA12 13

PEELING

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

Ácido pirúvico ...................................................................... 50%Etanol qsp.............................................................................. 30 ml+Peeling de Ácido salicílico 30% qsp ............................ 30 ml

Modo de uso: aplicar sobre a face após higienização, 5 camadas por vez, em intervalos de 2 semanas.Indicação: diminuição do nível de sebo.

Ácido pirúvico em solução a 70% qsp....................... 20 ml

Modo de uso: aplicar sobre as lesões, protegendo as áreas adjacentes com uma camada fina de vaselina. Indicação: acne inflamatória e verrugas.Opção de veículo: gel.Obs: pode ser associado ao 5 – Fluorouracil a 5% (5-FU) para ceratose actínica, usar 5-FU a 5% em creme 5-7 dias antes do peeling para reduzir a dermatite.

Opção no tratamento de peeling

DescriçãoExtrato obtido por biotecnologia a partir do microorganismo marinho Plâncton isolado da costa sudoeste de Tenefire (ilhas Canárias arquipélago, Espanha).

Ácido pirúvico

ESTUDOS CLÍNICOS

MecANisMo De Ação O ácido pirúvico é um agente químico que quando aplicado sobre a pele provoca a destruição contro-lada parcial ou total da epiderme, podendo atingir ou não a derme, ocasionando dessa forma a esfolia-ção e a remoção de lesões superficiais, seguida da regeneração e impulsionando a formação de novos tecidos epidérmicos e dérmicos, melhorando assim a aparência das rugas, da pele, a pigmentação irregular e as cicatrizes superficiais. O ácido pirúvico possui rápida e profunda penetração cutânea devido ao seu baixo pka e dimensão, apresentando ação queratolítica, antimicrobiana, propriedades seboestáticas, bem como a capacidade de estimular a produção de novos colágenos e a formação de fibras elásticas. Para sua neutralização deve ser usado produto à base de bicarbonato de sódio, com-posto ou não. O paciente deve fazer uso posterior de sabonete cremoso com iodopovidona, pomada vaselinada, talvez AAS ou ibuprofeno em cápsula, creme hidratante pós-peeling (drieline+ alfabisabo-lol + calêndula em base específica).

INDICAÇÕES:

Fotodano moderado; hiperpigmentação (pós-inflamatória e pós actínica, melasma, etc.)Acne inflamatória, acne ativa, rosácea, cicatriz, dermatite, queratose, etc.Rugas finas e queloides.

DOSE USUAL:Recomendação tópica de 40 a 70% em água ou etanol (peeling superficial a médio) de Ácido pirúvico - uso em consultório.

Sugestão de Protocolo:

FACEHigienização: Álcool 70%.Procedimento: deixar 1 a 5 minutos observando o eritema e o froust.neutralizante: solução de Bicarbonato de sódio a 5%, lavar com água e secar os locais.intervalos: 15 dias.

número de sessões: 4 a 6 sessões.

OLHOSPerfil: combinado Ácido pirúvico 50% (com cotonete por 5 minutos, depois neutralizar com solução de Bicarbonato de sódio 5% e água para só então secar) + Ácido tioglicólico associado (aplicar e deixar por 5 minutos removendo com água) + Ácido retinoico 5% (associado ou não, aplicar e orientar o paciente a retirar após 4hs de aplicação).Higienização: Álcool 70%.intervalos: 15 a 21 dias, dependendo da evolução.

número de sessões: 4 a 6 sessões.combinação: peeling associado com Ácido tioglicólico 5% + Bioskinup® 2% + Vivillume® 2% + Ácido hialurônico 1% em serum qsp 15ml. Modo de uso: embalagem fresh roller, aplicar na área dos olhos, deixar agir por 10 minutos, neutralizar com solução de Bicarbonato de sódio 5%, removendo com água. Aplicar pós peeling, bastão com Vitamina E 2% em FPS 30.intervalos : 15 dias.número de sessões: 4 a 6 sessões.Pós peeling: NOITE - Ácido tioglicólico desodorizado 2,5% + Ácido tranexâmico 1% + Drieline 2,5% + Vivillume® 3%+ Bioskinup® 2% em gel fluido (em embalagem fresh roller) qsp 15ml. Modo de uso: aplicar na área dos olhos, somente a noite, remover na manhã seguinte. Obs: interromper uma noite antes do peeling.DIA - Matrixyl 4% + Bioskinup® 2% + PCA-Na 0,5% + Cafeisilane C 2% + Vivillume® 3% em gel fluido (em embalagem fresh roller) qsp 15ml. Modo de uso: aplicar na área dos olhos, 2 a 3 vezes ao dia, e em seguida aplicar Vitamina E 2% + PCA-Na 1% + Avenolat 1% em bastão FPS 30 por cima do produto.

Referências: MARCZYK B.; MUCHA P.; BUDZISZ E.; ROTSZTEJN H. Comparative study of the effect of 50% pyruvic and 30% salicylic peels on the skin lipid film in patients with acne vulgaris. J Cosmet Dermatol. V.13, nº1, p.15-21. Mar; 2014. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24641601>. Acesso em: 25 de Julho de 2016, às 10:51.BERARDESCA E.; CAMELI N.; PRIMAVERA G.; CARRERA M. Clinical and instrumental evaluation of skin improvement after treat-ment with a new 50% pyruvic acid peel. Dermatol Surg. V.32, nº4, p.526-31. Apr; 2006. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16681660>. Acesso em: 13 de Julho de 2016, às 15:16.

http://aformulabr.com.br/qrcode/acidopiruvicoafv01.pdf

Page 8: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA14 15SAÚDE E BELEZA 15

VARIAÇÕES DE PEELINGS

O peeling de Ácido retinoico continua sendo uma das grandes armas no combate às estrias. O pee-ling de ácido retinoico promove uma descamação superficial e constante da pele, renovando e favo-recendo a formação de colágeno, levando a uma significativa melhora na aparência das estrias.

SUGESTÃO DE FÓRMULAÁcido retinoico .................................................................... 7%Veículo qsp ........................................................................... 15 ml

Modo de uso: aplicações semanais em consultório (segundo Cuccé e col.)indicação: peeling superficial (acne, seborreia facial, manchas solares, cicatrizes superficiais, queratose actínica, rugas finas, linhas de expressão e estrias).opções de veículo: propilenoglicol, propilenoglicol + álcool, gel, creme.

PEELING DE ÁCIDO RETINOICO

DIVERSIFICAÇÃO DE ATIVOS

Sugestão de Protocolo:

Perfil: com ou sem tonalizante, dourado ou não, em concentrações até 10%.

Higienização/remoção: sabonete sem lauril sulfato de sódio com extrato de Hamamelis a 5% e extra-

to de Aveia a 5% e p-Refinyl® 0,5% .

Procedimento: deixar por aproximadamente 6 horas.

intervalos: depende do tipo da pele, a exemplo quinzenal.

número de sessões: variável conforme resposta.

Pós-peeling: fórmulas despigmentantes e reepitelizantes.

Obs: queratite superficial como complicação.

SUGESTÕES DE FÓRMULAS Ácido glicólico............................................................ 35%Gel não-iônico qsp................................................... 30 g

indicação: peeling em consultório.opção de veículo: água destilada.

Ácido glicólico............................................................ 25%Gel não-iônico qsp................................................... 30 g indicação: peeling leve em domicílio.

Perfis de peeling:Peeling em consultório- moderado a severo- dose acima de 30%.Peeling domiciliar- dose até 30%.

O peeling de Ácido glicólico geralmente é utili-zado para tratamento da face, pescoço e mãos. O Ácido glicólico é cuidadosamente aplicado so-bre a pele deixando-a mais macia e com menos rugas após o tratamento com o peeling. O pee-ling de Ácido glicólico é excelente não só para o

PEELING DE ÁCIDO GLICÓLICOtratamento dos efeitos nocivos do sol – como aparecimento de rugas precoces e manchas na pele, mas também para o tratamento da pele com acne e estrias. Pode ser utilizado em con-jugação com ATA.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: Solução de Jessner e/ou sabonete sem lauril sulfato de sódio com extrato de

Hamamelis 5%. Procedimento: deixar 1 a 5 minutos observando o eritema e o froust.

neutralizante: solução ou gel de Bicarbonato de sódio 10-15-40%, seguido de água abundante,

removendo com água corrente.

intervalos: 15 dias.

número de sessões: 4 a 6 sessões.

Pós-peeling: fórmulas com ou sem antibiótico (Gentamicina 1%).

indicação: Peeling moderado a severo, depende da concentração e oleosidade da pele, pode ser

utilizado para queratose senil/actínica, cicatrizes superficiais, rugas e linha de expressão, seborreia

da face e acne comedogênica.

complicações: exsudação, usar no pós-peeling sistêmico prednisona; em caso de herpes, usar

antiviral e Azitromicina 200mg (antes e pós-peeling).

Page 9: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA16 17

VARIAÇÕES DE PEELINGS

SUGESTÃO DE FÓRMULAÁcido salicílico................................................................... 14%Ácido lático ........................................................................ 14%Resorcina............................................................................ 14%Álcool 95% qsp................................................................. 30 ml

indicação: peeling superficial (manchas da pele, rugas finas de expressão, hiperqueratoses e acne grau I e II).

Sugestão de Protocolo:

Higienização: Álcool ou Acetona.

remoção: água corrente.

intervalos: 15 dias a depender do perfil da pele e número de camadas aplicadas.

Pós-peeling imediato: Desonida ou Dexametasona a 0,1% em pomada.

combinação: associar ao Ácido retinoico (1-3%) ou ATA a 35%, em peeling de média profundida-

de. Após procedimento aplicar compressas de água gelada e eventualmente anti-inflamatório e/ou

analgésico.

Peeling desenvolvido por Max Jessner, possui como característica física diferenciada, a sua sensibilidade à luz e ao ar. É considerado um pee-ling considerado superficial, indicado para acne comedogênica, hiperpigmentação pós-infla-matória, hiperqueratose, melasma e fotoenve-lhecimento leve, tendo seu mecanismo de ação baseado na propriedade queratolítica do ácido

salicílico e da resorcina e na ação de epidermólise do ácido lático. A penetração depende do número de camadas, indo de 4 a 10 camadas, podendo-se chegar a peelings médios. Provoca ardência, podendo ser retirado com água; pode ser feito na face e no corpo (pescoço, dorso), porém para evi-tar risco de salicismo, deve ser feito em uma área a cada sessão.

PEELING DE JESSNER

SUGESTÃO DE FÓRMULAResorcina.................................................................... 40%Pasta qsp ................................................................... 30 g

Modo de uso: consultórios, aplicações semanais e quinzenais.indicação: peeling superficial de moderado a severo, dependendo da concentração. Particularmente indicado para manchas escuras e cicatrizes de acne.

O peeling de Resorcina é indicado para tratamento de acne, discromias e peles rugosas e hi-perpigmentação pós-inflamatória. É o mais indicado para peles mais escuras com tendência a hiperpigmentação, sendo considerado um peeling de moderado a profundo.observações: Opção de veículo: solução hidroalcoólica.Concentrações: de 20 a 70%.

O peeling de Ácido salicílico é utilizado em solu-ção alcoólica a 20-35% por cerca de 5 minutos, indicado para clareamento da pele, atenuação de rugas e tratamento de comedão inflama-tório e seborreico facial. A descamação inicia entre o 4º e o 5º dia, prolongando-se por cerca

de 10 dias, com eritema e edema mínimos. Há referências do peeling nível 1-2 (quando oclu-sivo) ser indicado também para efélides, rugas finas/perda de elasticidade da pele e melano-ses solares (principalmente do dorso das mãos e antebraços, usando a pasta a 50%.

PEELING DE RESORCINA

PEELING DE ÁCIDO SALICÍLICO

Sugestão de Protocolo:

Higienização: Ácido glicólico 15% + extrato de Hamamelis 5% em Álcool isopropílico qsp 50ml. Após a limpeza, aguardar 3-15 minutos e passar álcool ou acetona.Periodicidade: 5 a 10 sessões anuais.remoção: água corrente.Pós-peeling imediato: compressa de solução aquosa fria com Aveia e Camomila a 5%.recomendação: dose até 30%; pós peeling indica-se o uso de Óleo jojoba a 2% em bastão com Vitamina E 2% qsp 1 un.complicações: infecção secundária, salicismo e hiperpigmentação.

Page 10: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA18 19

Segundo Dra. Luciana Pepino, é considerado um ácido forte muitas vezes utilizado para rejuve-nescer o rosto ou remover verrugas. Dependendo da concentração é indicado para peeling de suave

a forte. Deverá ser usado em consultório sob su-pervisão médica no tratamento da acne comedo-gênica, seborreica da face, rugas finas e linhas de expressão.

PEELING DE ÁCIDO TRICLOROACÉTICO

VARIAÇÕES DE PEELINGS

Perfi:Peeling superficial - nível I - concentração de 10 a 25%.Peeling superficial a médio - nível II- concentração a 35%. Corticoide sistêmico pode ser usado no

caso do eritema pós - peeling no caso de pigmentação.Peeling médio - nível III- concentração de 35 a 50%, para alívio imediato da dor usar Álcool ou Pro-

pilenoglicol com extrato de Camomila 5% e Mucosave ®CG 2% sobre a pele coagulada.Peeling de alta profundidade - nível IV - concentração de 40 a 60%. Optikel pode ser usado no

caso de suspeita de queloide e Prednisona 10mg semanal quando existir probabilidade de hiperpig-mentação nos fototipos acima do IV.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: tintura de Hamamelis 2% em álcool 70% ou Solução de Jessner, este último em caso de máscara de ATA.Periodicidade: semanais ou quinzenais, conforme a concentração e o tempo de exposição, a critério médico.neutralização: solução de Bicarbonato de sódio 5 a 10%.remoção: água corrente.Pós-peeling imediato: solução de Bicarbonato de sódio 5 a 10% e/ou Desonida ou Hidrocortisona 0,1% em creme siliconizado em em base Optikel. Em caso de cicatrização hipertrófica usar creme de acetato de Triancinolona 0,4%.opção de veículos: solução aquosa, máscara, pasta (corpo).

SUGESTÃO DE FÓRMULAPeeling de Ácido salicílico a 20% qsp....................... 20 ml

Modo de uso: em consultório. Lavar em seguida, após procedimento, com água corrente.

SUGESTÕES DE FÓRMULASSolução ATA 20% qsp................................................................ 20 ml

indicação: acne comedogênica, seborreia da face, rugas finas e linhas de expressão.considerações: Efeito indesejável: pigmentações temporárias, algumas em fototipo acima de IV.Resultado final: nível epidérmico-camada córnea e malpighiana superficial.

Solução ATA 35% qsp................................................................. 20 ml

indicação: rugas ou cicatrizes superficiais, queratose actínica e discromias pigmentares.considerações:Efeito indesejável: pode existir eritema intenso ou pigmentação temporária.Condução: corticoide sistêmico no caso do eritema pós-peeling.Resultado final: nível da epiderme até a camada basal.

Solução ATA 40% qsp................................................................ 20 ml

considerações: • Alívio imediato da dor, usar álcool ou propilenoglicol gelado com extrato de Camomila 5% sobre a pele coagulada.• Concentração de 50% indicado também para cicatriz, sendo usado em um intervalo de 4 semanas para um total de 3 sessões.• Concentrações de 25 a 50%- rugas ou cicatrizes superficiais, queratose actínica e discromias pigmentares.Efeito indesejável: eritema persistente, pigmentação rebote após 3 semanas.

Solução ATA 50% qsp................................................................ 20 ml

considerações: • Hipercromia, cicatrizes e queloides podem ocorrer em algumas áreas mais profundas- peelings de ATA acima de 40%.• Rejuvenescimento cutâneo, remoção de tatuagens, verrugas e condiloma acuminado - peelings de ATA acima de 50 a 90% usadas em peeling profundos.• Limpeza: Álcool 70º GL• Prevenção: pomada de Dexametasona 0,1% e/ou vaselina pura e/ou solução de Ácido acético 0,5%.• Resultado final: nível da epiderme e derme papular.

Page 11: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA20 21

SUGESTÃO DE FÓRMULAÁcido lático................................................................. 10%Gel qsp......................................................................... 15 g

indicação: olheiras.

VARIAÇÕES DE PEELINGS

O peeling com Ácido lático é de moderado a severo dependendo da concentração e da oleosidade da pele. É indicado para queratose senil, queratose actínica, cicatrizes superficiais, rugas e linhas de ex-pressão, seborreia da face e acne comedoniana.

PEELING DE ÁCIDO LÁTICO

O peeling com Ácido mandélico é do tipo super-ficial utilizado para o tratamento de problemas comuns de pele com acne, fotoenvelhecimento e pigmentação irregular. Sua molécula é maior que

a do Ácido glicólico, o que permite uma penetra-ção mais lenta e uniforme na pele. É um princípio ativo mais seguro que outro para ser aplicado em peles negras ou morenas.

PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO

combinação: TCA 3,75% e Ácido lático 15% em alguns estudos demonstrou melhora da hiperpigmen-tação periorbital.

SUGESTÃO DE FÓRMULAÁcido mandélico....................................................... 45%Gel qsp......................................................................... 30 ml

indicação: peeling superficial (acne, fotoenvelhecimento e pigmento irregular). opção de veículo: álcool absoluto.

No peeling enzimático são usados ativos de base natural, no caso enzimas biológicas, que possuem efeito positivo sobre a camada mais externa da pele (camada córnea). Reduzem a espessura,

melhorando a textura e promovendo a renovação celular, funcionando como catalisadores de rea-ções químicas nos organismos vivos, acelerando as reações bioquímicas.

PEELING ENZIMÁTICO

SUGESTÃO DE FÓRMULARenew Zyme ............................................................ 20%Gel qsp ........................................................................ 30 g

Modo de uso: aplicações semanais em consultório.indicação: peeling superficial, com descamação suave, ideal para peles sensíveis.

ESTUDOS CLÍNICOS

Referências: COSTA, Adilson. Tratado internacional de cosmecêuticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.TAYLORr MB. Summary of Mandelic Acid for the improvement of Skin Conditions Cosmetic Dermatology.1999 Jun; 12:26-28MAGALHÃES, GM e et al Peeling de ácido láctico no tratamento do melasma: avaliação clínica e impacto na qualidade de vida. Surg Cosmet Dermatol.2010; 2(3): 173-9.BAUMANN, Leslie. Dermatologia cosmética -princípios e prática. Editora Revinter. 1993.THOMAS, H. Alt er al. Chemical peeling, resurfacing tecniques, chapter9.COLEMAN, WP; Future, JM.The glycolic, acid tricjloroacetic acid peel.1989.Chemical peeling with trichloroacetic acid and lactic acid for infraorbital dark circles. Journal of Cosmetic Dermatolo-gy.12.204-209.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: sabonete de glicerina com extrato de Aveia 5%.Procedimento: 20 minutos-pré peeling e 30 minutos ou mais no próprio peeling.Periodicidade: semanal.remoção: soro fisiológico.consideração: concentração até 30%.

http://aformulabr.com.br/qrcode/peelingafv01.pdf

Page 12: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA22 23

PEELINGS COMBINADOS

Visando obter resultados mais perceptíveis em menor tempo, muitos profissionais da área rea-lizam peelings combinados, proporcionando as-sim, os melhores efeitos, de forma mais eficiente e sem aprofundamento desnecessário. Pode-se combinar, por exemplo, solução de Jessner com ATA 20-35% ou ATA 10% com Ácido retinoico de 5 a 10% ou ainda Ácido glicólico 70% com Resorcina.

É possível, também utilizar diferentes tipos e con-centrações de ácidos de acordo com as alterações

de cada região da face. Pode-se utilizar peelin-gs de média profundidade apenas nos locais em que o fotoenvelhecimento se manifesta mais pronunciadamente, utilizando-se, nas áreas em que o dano for menor, ácidos menos potentes. Assim, os efeitos colaterais mais in-tensos ficam restritos aos locais em que foram utilizados os ácidos mais potentes, diminuindo o desconforto no período pós-peeling. A adap-tação da profundidade segue o conceito de unidades estéticas.

SINERGIA EM PROCEDIMENTO

ESTUDOS CLÍNICOS

Referências: YOKOMIZO,Vania Marta Figueiredo ; BENEMOND, Tania Maria Henneberg; CHISAKI, Chinobu ; BENEMOND, Paula Henneberg. Peelings químicos: revisão e aplicação prática. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(1):58¬68.

SUGESTÃO DE FÓRMULAPeeLiNG GLicoPeeL-s Ácido glicólico...................................................................... 15%Ácido lático........................................................................... 20%Ácido cítrico.......................................................................... 10%Ácido salicílico..................................................................... 10%Gel qsp.................................................................................... 30 g

indicação: fototipo I e II, acne rosácea pápulopustulosa, melasma e fotoenvelhecimento.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: loção tônica com extrato de Própolis 10% + Vitamina E 0,5%.remoção: água corrente, seguindo de leite de limpeza com Azuleno 0,01% + extrato de Calêndula 3%, seguindo de loção tônica de Camomila 15%+ extrato de Própolis 2%.Pós-peeling imediato: serum com Aloe vera 2% + Alantoína 0,5%+ Vitamina E 1,5%, sendo finalizado com gel de silicone FPS aproximadamente 45 com filtros físicos.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: acetona.

Pós-peeling imediato: Optikel ou creme siliconado com Alantoína 0,8%.

consideração: pós peeling final com aplicação de nitrogênio líquido.

Observação:

Periodicidade: resultado após 8 semanas.

Pós-peeling imediato: Optikel ou creme siliconado com Alantoína 0,8%.

PEELING DE PULSO FLÚOR-HIDRÓXIDO

SUGESTÕES DE FÓRMULASSolução de Jessner ................................................. 20 ml+Solução 5-Fluorouracil a 3%............................... 20 ml

indicação: queratose actínica, lentigo solar, telangiectasia e rugas.

SOLUÇÃO DE JESSNER + SOLUÇÃO 5 – FLUOROURACIL 2 A 5%

SOLUÇÃO DE ÁCIDO SALICíLICO 10% + SOLUÇÃO 5 – FLUOROURACIL 2 A 5%.

PEELING DE ÁCIDO SALICÍLICO + 5-FLUOROURACIL

SUGESTÕES DE FÓRMULASPeeling de Ácido salicílcio a 10% .................................. 20 ml

+Solução 5-Fluorouracil a 3%.......................................... 20 ml

indicação: acne inflamatória e não inflamatória, cicatrizes de acne, melasma, discromias, lentigo senil e fotoenvelhecimento facial.

http://aformulabr.com.br/qrcode/peelingafv01.pdf

Page 13: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA24 25

PEELINGS COMBINADOS

SUGESTÃO DE FÓRMULAS Ácido glicólico em gel a 40% ........................................ 30 g

+Peeling de Ácido salicílico 15%...................................... 20 ml

indicação: acne facial.

PEELING ÁCIDO GLICÓLICO + ÁCIDO SALICÍLICO

PEELING ÁCIDO TIOGLICÓLICO ASSOCIADO

Sugestão de Protocolo:

Higienização: loção tônica com extrato de Hamamelis 5%.consideração: Ácido glicólico concentração de 20 a 70% e o Ácido salicílico a 15%.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: loção tônica com extrato de Aveia 5%.Procedimento: 10 minutos.Periodicidade: quinzenal.neutralização: solução com Bicarbonato de sódio 5%.remoção: água corrente.Pós-peeling imediato: serum com Vitamina E 2% FPS aproximadamente 15.

Pré peeling:Ácido tioglicólico .....................................................1,5%Ácido tranexâmico .................................................. 1%LumineCense ............................................................ 2%Bioskinup® ................................................................. 2%Gel fluido qsp ............................................................ 15 g

Modo de uso: aplicar à noite, em dias alternados, e interromper o uso cinco dias antes do primeiro procedimento. A partir da segunda sessão, usar no dia que antecede ao peeling em consultório.+Ácido hialurônico..................................................... 2,5%Bioskinup® ................................................................ 2%Cafeisilane ................................................................ 2%Gel fluido qsp ........................................................... 15 g

Modo de uso: aplicar duas vezes ao dia seguido de FPS.

PEELINGS NÃO FACIAIS

Tipos de peelings:ATA 10-20-30%Ácido glicólico 30-50-70%Solução de JessnerPeeling de Ácido retinoico 1% Peeling de Ácido salicílico 20%

SUGESTÕES DE FÓRMULASÁcido tioglicólico .................................................... 5%Ácido tranexâmico ................................................. 1,5%Aveia coloidal ........................................................... 2%Bioskinup® ................................................................. 2%Gel fluido qsp ............................................................ 15 g

Modo de uso: aplicar e deixar agir por 10min.indicação: olheiras - peeling propriamente dito.

Preparo:Neve carbônicaATA localizadoEletrocoagulação, fulguração, alta frequência, laser, etc.

Sugestão de Protocolo:

Higienização: loção tônica com extrato de Aveia 5%.remoção: álcool e água (exceto para o Ácido retinoico, que é retirado com água e sabonete suave).

Page 14: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA26 27

PEELINGS COMBINADOS

SUGESTÃO DE FÓRMULAÁcido salicilico.................................................................. 10%Acido retinoico.................................................................. 5%Acido fítico.......................................................................... 10%Dipalmitato kójico............................................................ 3%Metimazol........................................................................... 5%Cerasomoside ................................................................. 2%Belides.................................................................................. 8%Alfa-bisabolol.................................................................... 1%Gel creme com pigmentante qsp................................ 30 g

Modo de uso: aplicação em consultório, com massagem local; orientar o paciente a remover após 6 horas por meio de sabonete de glicerina e água.obs: aplicar pós peeling duas vezes ao dia, e sempre que necessário. Número de sessões: 4 em intervalos quinzenais.

Protocolo Domiciliar:

USO DIURNO: LIMPEZA- sabonete líquido com AHA 6% e BHA 6% cada 60ml; COMPLEXO-serum de Vitamina C 10% qsp 30ml; FPS- loção FPS aproximadamente 30 com filtros físicos qsp 60ml;

USO NOTURNO: LIMPEZA- sabonete descrito acima; COMPLEXO-gel com Belides 5%+ Cerasomosi-des 2% + Absolue 3%.

PEELING DE MARGARIDA

SUGESTÃO DE FÓRMULASolução pré peeling:Ureia........................................................................................ 30%PP-2......................................................................................... 1%Solução hidroalcóolica qsp............................................ 150 ml

indicações: efélides, queratoses seborreicas maculares, degenerações actínicas como melanoses e queratoses e rugas.

NOSSOS PRODUTOS

LeNço UMeDeciDo DeMAQUiLANTe

LiNHA corPorAL sKiN sAVe oLiVA

Remove impurezas da poluição e maquiagem, mantendo a pele nutrida, hidratada e mais firme. Fórmula sem álcool etílico, podendo ser utilizado na região dos olhos.

A Linha Oliva, composta por Hidratante Corporal e Sabonete Líquido, são feitos com Acacia senegal gum extract. Um poderoso colágeno vegetal, que vai levar mais beleza e proteção para você. Além disso, ativa os mecanismos de autorregeneração da pele, possui ação antioxidante e é livre de parabenos. Sua pele com a suavidade e proteção que vem da natureza!

LINHA CORPORAL

Page 15: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA28 29

PROTEÇÃO SOLAR

AGENTES ORAIS E TÓPICOS NOCONTROLE DA AÇÃO DO SOL

SUGESTÕES DE FÓRMULASAscorbosilane ................................................................... 2%Vitamina E .......................................................................... 1%Gel de silicone com filtros FPS 30 ............................. 60 g

Modo de uso: aplicar levemente no rosto diariamente pelo menos 2 vezes ao dia após limpeza e hidratação.+Lactobacillus johnsonii.................................................. 1 bilhão UFCLactobacillus bulgaricus............................................... 500 milhões UFCLactobacillus rhaminosus.......................................... 500 milhões UFCBifidobacterium longum............................................... 500 milhões UFCStreptococcus thermophillus..................................... 500 milhões UFCInulina.................................................................................. 200 mgSachê qsp .......................................................................... 1 dose

Modo de uso: dissolver 01 dose em 250ml de água fria, ao dia, mínimo 3 meses. indicação: proteção contra aos UV.

Referências: YOKOMIZO,Vania Marta Figueiredo ; BENEMOND, Tania Maria Henneberg; CHISAKI, Chinobu ; BENEMOND, Paula Henneberg. Peelings químicos: revisão e aplicação prática. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(1):58¬68.

SAÚDE E BELEZA 29REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 328

com exceção de total privação de sol, o protetor solar é o melhor método isolado para proteção contra a lesão cutânea induzida por uv. contudo, há ne-cessidade de respostas mais definitivas para questões relacionadas com a eficácia dos protetores solares em reduzir o risco de câncerde pele.

as perspectivas para fotoproteção mais eficientes são excelentes, à medida que melhores composições são desenvolvidas para os protetores solares e que avaliações mais cuidadosas são relacionadas (rigel,2002).

ESTUDOS CLÍNICOS

A fotoproteção dos efeitos agudos e crônicos da exposição solar está prontamente disponível por meio de protetores solares. Os principais ingredientes ativos dos protetores solares dis-poníveis incluem agentes químicos que absor-vem a radiação solar incidente nas faixas UVB e/ou UVA e agentes físicos que contêm mate-riais particulados que podem bloquear ou refle-tir a energia incidente, bem como reduzir a sua transmissão para a pele. Muitos dos protetores solares disponíveis são misturas de absorven-tes químicos orgânicos e substâncias físicas particuladas. Os protetores solares ideais são os que resultam em amplo espectro de prote-ção e que são formulações fotoestáveis, per-manecendo intactos por longos períodos sobre a pele. Também devem ser invisíveis, não man-charem as roupas e não provocarem irritação. Não há um único protetor solar com todas es-tas propriedades desejáveis mas, não obstante, muitos, são bastante eficazes.

A principal medida de fotoproteção aplicada dos protetores solares é o fator de proteção solar (FPS), definido pela razão entre a dose mínima de luz solar incidente capaz de produzir erite-ma ou vermelhidão (queimadura solar) sobre a pele coberta pelo protetor solar (protegida) e a dose que provoca a mesma reação na pele sem o protetor solar (não protegido). O FPS fornece informações valiosas sobre a proteção contra UVB, mas é inútil para documentar a eficácia contra UVA. Em 2007, o FDA propôs um siste-ma de avaliação favorável ao consumidor para

produtos contra UVA que consistia em uma a quatro estrelas representando baixa, média, alta e mais alta proteção contra UVA disponível em um produto de proteção solar de venda livre, como um indicador da capacidade do produto de impedir o bronzeamento. O teste propos-to para determinar o índice de UVA é análogo ao do FPS usado para determinar à eficácia de protetores solares contra UVB. Estes protoco-los são necessários porque >85% da radiação solar que alcança a superfície da terra consiste em UVA, que penetra mais profundamente na pele humana do que a UVB e parece contribuir substancialmente para o fotoenvelhecimento e a fotocarcinogênese. Apesar da disponibilidade universal de protetores solares, um importante problema com eles é o fato de que as pessoas não os usam apropriadamente ou de modo re-gular. Um estudo populacional feito para avaliar o uso de protetores solares no norte da Ingla-terra mostrou que apenas 35% das mulheres e 8% dos homens os usam regularmente (Ling

e cols, 2003). Além disso, 22% dos indivíduos in-vestigados nunca usavam protetor solar e 34% se lembravam da ocorrência de pelo menos uma reação de queimadura solar nos dois anos anteriores. Há evidências de que o uso regular de protetores solares pode reduzir o risco de ceratoses actínicas e de carcinoma de células escamosas da pele. Um estudo registrou um decréscimo de 46% na incidência de carcinoma de células escamosas em pessoas que usaram regularmente protetores solares por 4,5 anos (Green e cols, 1999).

http://aformulabr.com.br/qrcode/fmfotoprotecaoralafv01.pdf

Page 16: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA30 31

OUTRAS OPÇÕES DE FORMULAÇÕES

Granactive retinoid...................................................................... 2 %Ácido glicirrízico............................................................................ 0,5%Creme Hydra Fresh® qsp.......................................................... 30 g

Modo de uso: aplicar à noite nas regiões afetadas. Recomenda-se o uso de fotopro-tetores (UVA + UVB) durante o dia.opção de veículo: loção Hydra Fresh® ou gel hidratante.+Collys®................... 150 mgCartidyss®........... 100 mgNutricolin ® ......... 100 mgVitamina C .......... 120 mgGlucosamina....... 200 mgGoma qsp............. 1 dose

Modo de uso: 01 dose, 3 vezes ao dia.

PRÉ-PEELING (estimular a renovação celular)

A associação de ativos farmacêuticos no tratamento cutâneo descrita como tema nessa edição, ocasiona sinergia de ações entre os mesmos, torna mais prática a administração do composto, além de outros benefícios como a melhoria na adesão ao tratamento.

Extrato de aloe vera................................................................... 4%Extrato de aveia ........................................................................... 2%Alfa bisabolol......................................................................... ........ 0,05%Sabonete gel hidra-reepitelizante qsp............................ 60 g

Modo de uso: higiene facial do rosto, massagear o local com um pouco de água, pela manhã e à noite.

Sulfato de zinco............................................................................. 0,5% Sulfato de cobre............................................................................ 0,25% Ácido hialurônico.......................................................................... 0,5% Azuleno ............................................................................................. 0,01%Extrato de camomila.................................................................. 3%Loção tônica qsp........................................................................... 120 ml

Modo de uso: tópico na face, pela manhã e à noite sem enxague.

LIMPEZA DE PELE

Ácido glicólico............................................................................... 7%Drieline............................................................................................. 0,8%Gel hidratante qsp..................................................................... 30 g

Modo de uso: aplicar à noite durante alguns minutos e remover em seguida com água corrente, aumentar o tempo de contato com a pele, de acordo com a sensibilidade individual. Recomenda-se o uso de fotoprotetores (UVA + UVB) durante o dia.opção de veículo: Hydra Fresh®. +Vitamina C ..................................................................................... 120 mgL Optizinc® ..................................................................................... 30 mgGlucosamina ................................................................................ 500 mgColágeno hidrolisado .............................................................. 5 gBase efervescente qsp............................................................ 1 dose

Modo de uso: dissolver 01 dose em ½ copo de água e tomar imediatamente após o preparo.obs.: estímulo de colágeno, principalmente 15 dias antes do procedimento, sendoopcional usar ômega 3, em dose de 2 a 3g ao dia.

SAÚDE E BELEZA 31REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 330

Ácido retinoico.............................................................................. 0,05%Acetonido de fluocinolona .................................................... 0,01%Synovea HR ................................................................................... 0,5%Cerasomosides®............................................................................ 2%Alfa arbutin .................................................................................... 1%Wonderlight® ............................................................................... 3%Creme Adimax® qsp .................................................................. 30 g

Modo de uso: aplicar à noite.obs.: Kligman modificado, despigmentante diferenciado.

Page 17: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA32 3332 SAÚDE E BELEZA 33

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Hidroquinona................................................................................. 3,5%Ácido glicólico................................................................................ 6%Ácido kójico...................................................................................... 2%Creme Hidrafresh® qsp............................................................. 30 g

Modo de uso: à noite nas regiões hiperpigmentadas. Durante o dia, usar fotopro-tetor (UVA+UVB) nas manchas hipercrômicas e nas regiões adjacentes.opção de veículo: gel hidratante ou creme gel

RENOVAÇÃO CELULAR E CLAREAMENTO

Hidroquinona................................................................................. 4%Ácido retinoico.............................................................................. 0,05%Dexametasona............................................................................. 0,04%Cerasomosides®......................................................................... 2,5%Gel creme hidratante qsp....................................................... 50 g

Modo de uso: à noite nas regiões hiperpigmentadas. Durante o dia, usar fotoprotetor (UVA+UVB) nas manchas hipercrômicas e nas regiões adjacentes.opção de veículo: gel hidratante ou Creme Hidrafresh®.obs: dexametasona pode ser substituído por hidrocortisona 1%.

Ácido tranexâmico ...................................................................... 3%Metimazol ....................................................................................... 5%Cerasomosides® .......................................................................... 2%LumineCense.................................................................................. 2%Vitamina E ........................................................................................ 0,5%Hydra Fresh® qsp.......................................................................... 30 g.

Modo de uso: aplicar na face, de preferência à noite, ou 2 vezes ao dia acompanhado de FPS físico.indicação: despigmentante hidroquinona-free.opção: pode ser adicionado ganactive retinoid 1%.

Ácido fítico..................................................................................... 2%Acetato de clostebol................................................................ 0,5%Sulfato de neomicina............................................................... 0,5%Extrato de camomila............................................................... 3%Alfa bisabolol............................................................................... 0,5%Tônico hidratante qsp.............................................................. 100 ml

Modo de uso: aplicar após a neutralização do peeling, deixando por 10 minutos.

Nafazolina HCl............................................................................... 0,1%D-Pantenol...................................................................................... 2%Alantoína.......................................................................................... 2%Extrato de hamamelis............................................................... 2%Extrato de Mimosa tenuiflora............................................... 2%Extrato de confrey....................................................................... 3%Máscara gel qsp........................................................................... 50 g

Modo de uso: aplicar após a loção pós-peeling, deixando por 10 minutos, como des-congestionante e hidratante.obs.: Pele mista ou oleosa.opção de veículo: loção Hydra Fresh® com hidrocortisona 0,5% por 2 vezes ao dia, por 7 a 10 dias.

PÓS-PEELING IMEDIATO - USO EM CONSULTÓRIO

Desonida........................................................................................... 0,05%Óleo de prímula............................................................................. 2%Alantoína.......................................................................................... 0,5%Creme hipoalergênico qsp ..................................................... 30 g

Modo de uso: aplicar após o procedimento, e 2 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.obs: desonida pode ser substituída por hidrocortisona 0,5%.opção de veículo: gel extrasseco hidratante.

Alfa bisabolol.................................................................................. 1%Óleo de cereja................................................................................. 2%Óleo de calêndula......................................................................... 2%D-Pantenol...................................................................................... 1%Óleo de prímula............................................................................. 3%Loção hidra-reepitelizante qsp............................................ 30 ml

Modo de uso: aplicar 3 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.

HIDRATANTE PÓS-PEELING

Extrato de calêndula.................................................................. 3%Ácido glicirrhízico......................................................................... 0,1%Leite de limpeza qsp.................................................................. 50 ml

Modo de uso: tópico na face, pela manhã e à noite, retirando com água.

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3

Page 18: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA34 3534

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

35SAÚDE E BELEZA

PÓS-PEELING TARDIO

Polypodium leucotomos extrato seco..................... ........ 200 mgVitamina C....................................................................................... 100 mgVitamina E....................................................................................... 200 UICacau (Thebroma cacao) pó.................................................. 100 mgPinus pinaster (95% procianidinas) .................................. 50 mgChocolate qsp................................................................................ 1 dose

Modo de uso: 01 dose ao dia.+Dióxido de titânio micronizado............................................. 5%Extrato de aloe vera................................................................... 2%Óleo de melaleuca...................................................................... 5%Gel extra seco FPS 15 oil free qsp........................................ 100 g

indicação: rejuvenescedor, fotoprotetor para pele acnéica.

Glisodim® (Cucumis melo L) ................................................. 150 mgMix tocoferois 30%..................................................................... 500 mgPolypodium leucotomos ext. seco..................................... 360 mgBioblanc ® (Olea europea fruit ext. hidroxitirol 6,5%) ....... 102 mg

Modo de uso: 01 dose (VCAPS®) pela manhã.indicação: preparação da pele a exposição solar redução das alterações de hiper-pigmentação pós-inflamatória e solar.+Vitamina E ...................................................................................... 0,5%Extrato de própolis .................................................................... 2%Base soft-skin color FPS 30 qsp.......................................... 100 g

Modo de uso: tópico 2 a 4 vezes ao dia.

Resveratrol 98%.......................................................................... 30 mgNiacinamida................................................................................... 200 mgPolypodium leucotomos ext. seco..................................... 200 mgPinus pinaster (95% procianidinas) .................................. 50 mg

Modo de uso: 01 dose (VCAPS®) pela manhã.indicação: antioxidante, prevenção de rugas, melasma, fotoprotetor.+Avenolat .......................................................................................... 1%Extrato de própolis..................................................................... 3%Vitamina E ....................................................................................... 1%Base mousse FPS 30 qsp........................................................ 60 ml

Modo de uso: aplicar levemente no rosto diariamente pelo menos 2 vezes ao dia após limpeza e hidratação.

FOTOPROTETOR

Ácido retrinoico............................................................................ 0,025%Cerasomosides®......................................................................... 0,5%Alfa bisabolol................................................................................ 1%Gel reepitelizante qsp............................................................... 30 g

Modo de uso: aplicar à noite nas regiões afetadas. Recomenda-se o uso de fotopro-tetor (UVA+UVB) durante o dia.

Ácido glicólico................................................................................ 10%PCA-Na.............................................................................................. 3%Ácido hialurônico.......................................................................... 2%Drieline............................................................................................... 1%Loção Hydra Fresh® oil free reepitelizante qsp............ 30 ml

Modo de uso: aplicar à noite nas regiões afetadas. Recomenda-se o uso de fotoprotetor (UVA+UVB) durante o dia.opção de veículo: gel hidra-reepitelizante oil free ou creme Hydra Fresh® qsp 30 g.

Dermatan sulfato........................................................................ 2%Extrato de calêndula ................................................................. 2%Óleo de macadâmia.................................................................... 3%Ácido hialurônico.......................................................................... 1%Aristoflex qsp................................................................................. 30 g

Modo de uso: aplicar pela manhã e sempre que necessário, após liberação pelo mé-dico para o uso de hidratantes.

Azuleno.............................................................................................. 0,02%Ácido glicirrhízico......................................................................... 0,2%Hydroxyprolisilane C.................................................................. 2%Gluconolactona ............................................................................ 1%Sulfato de condroitina............................................................... 1%Extrato de ginseng...................................................................... 2%Loção Hydra Fresh® oil free qsp........................................... 30 ml

Modo de uso: aplicar 2 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3

Page 19: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3 SAÚDE E BELEZA36 3736

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

37SAÚDE E BELEZA

Astragalus membranaceus extrato.................................. 300 mg Quercetina....................................................................................... 100 mg Nicotinamida................................................................................... 30 mg Camellia sinensis estrato seco............................................ 100 mg Bio-PQQ............................................................................................ 5 mg Manganês quelado..................................................................... 2 mg VCaps® qsp ..................................................................................... 1 dose+Resveratrol trans......................................................................... 50 mg Tablete sublingual qsp.............................................................. 1 dose

Modo de uso: 01 dose de cada, 2 vezes ao dia.indicação: estimulante da telomerase e das sirtuinas.

BOOSTERS

Bioblanc ® (Olea europea fruit ext. hidroxitirol 6,5%) ........ 150 mgCerasomosides® ......................................................................... 60 mgDNA Ecopur...................................................................................... 10 mg

Modo de uso: 02 doses (VCAPS®) , sendo 1 pela manhã após o café da manhã ou almoço, e 1 dose após o jantar.+Cerasomosides® ......................................................................... 0,5%Epiderfil ............................................................................................ 2%Gel de silicone FPS 30 qsp ...................................................... 50 g

Modo de uso: aplicar uma a três vezes ao dia nas áreas expostas ao sol e sempre que a transpiração for mais intensa.indicação: especial para pele acneica acima de 30 anos.

Glisodim® (Cucumis melo L)................................................... 250 mg Resveratrol trans.......................................................................... 50 mg Vitamina C....................................................................................... 250 mg Vitamina E........................................................................................ 200 UI Quercetina........................................................................................ 100 mg Pinus pinaster (95% procianidinas) .................................. 30 mg Betacaroteno................................................................................... 30 mg Manganês quelado...................................................................... 5 mg L Optizinc®........................................................................................ 20 mg Seleniometionina... ...................................................................... 100 mcg Ubiquinol............................................................................................ 80 mg Niacinamida......................................................................................80 mg Ácido ᾳ lipoico..................................................................................100 mg Shakeasy® qsp ................................................................................1 dose

Modo de uso: dissolver 01 dose em 250ml de água gelada , uma vez ao diaindicação: booster mitocondrial.

Nicotinamida .................................................................................. 150 mgLicopeno............................................................................................ 5 mgCurcumin complex C3................................................................ 150 mgBioperine .......................................................................................... 20 mgÁcido ferúlico................................................................................... 50 mgQuercetina......................................................................................... 50 mgBioblanc® (Olea europea fruit ext. hidroxitirol 6,5%) ..........80 mgChocolate qsp..................................................................................1 dose

Modo de uso: 01 dose , duas vezes ao dia.indicação: melhora do eritema provocado UVB.

Peptan® ........................................................................................... 2,5 gL Optizinc® ..................................................................................... 30 mgVitamina C ..................................................................................... 200 mgL Leucina ........................................................................................ 2 gL Arginina ..... ................................................................................. 2 gSachê (sabor laranja) qsp ...................................................... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 300ml de água gelada, duas vezes ao dia.indicação: cicatrização pós peeling.

D-Pantenol...................................................................................... 2%Creme Hydra Fresh® oil free tonalizado qsp................. 50 g

Modo de uso: aplicar uma a três vezes ao dia nas áreas expostas ao sol e sempre que a transpiração for mais intensa.indicação: fotoprotetor para as mãos.opção de veículo: loção Hydra Fresh® oil free FPS 30 UVA/B/IR qsp 100ml.

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3

Page 20: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

38 39SAÚDE E BELEZA

ONDE ESTAMOSBioblanc®(Olea europea fruit ext. hidroxitirol 6,5%) ......... 200 mg +Nutricolin® ..................................................................................... 50 mg Exselen®.......................................................................................... 12,5 mgGlutamina....................................................................................... 1 gGoma de colágeno hidrolisado (sabor uva) qsp ........ 1 dose

Modo de uso: 01 dose do Bioblanc® (VCaps®) ao dia e duas 2 gomas ao dia, ou a critério do prescritor.indicação: pré e pós procedimento, para cicatrização de feridas.opções: Bioblanc® pode ser substituído por Opextan®, 100 a 400mg/dia ; sabor da goma pode ser de laranja ou morango.

Cerasomosides® ........................................................................ 80 mg Vitamina C ...................................................................................... 100 mg Manganês (quelado) ................................................................ 1 mg Cobre (quelado)........................................................................... 1 mg Zinco (acetato).............................................................................. 20 mg L Prolina .......................................................................................... 250 mg Peptan ................... ......................................................................... 2,5 g Glucosamina sulfato ................................................................ 750 mg Niacinamida .................................................................................. 200 mg Shake qsp ....................................................................................... 1 dose

Modo de uso: 1 dose dissolvida em 300 ml de água gelada, uma a duas vezes ao dia. Usar antes do peeling, tomar duas doses ao dia nos 5 dias que antecedem o proce-dimento.indicação : melhora de rugas finas, hidratação e cicatrização.

Ácido glicólico............................................................................... 20%Sabão liquido neutro qsp ....................................................... 100 ml

Modo de uso: tópico em pele umedecida com massagem suave e tempo de aplicação dependente do tipo de pele. Pele sensível de 1 a 3 minutos; pele normal de 3 a 5 minu-tos; pele oleosa ou severo fotoenvelhecimento de 5 a 20 minutos.indicação: potencializador de peeling.

Referências: Fujimura T et al. A horse chestnut extract, which induces contraction forces in fiboblasts, is a porent anti-aging ingredient International Journal of Cosmetic Science. 2007; 29: 139-141 in BATISTUZZO, J.A. de Oliveira, Itaya M.; ETO, Y; Formulário Médico Farmacêutico, 5ª ed. Revisada e ampliada. Atheneu Editora São Paulo,2015.pg.597.

REVISTA A FÓRMULA # EDIÇÃO 3

BA

MG

SE

CE

PI

PARN

RR

PIAUÍ

CEARÁ

BAHIA

RORAIMA

RIO GRANDEDO NORTE

Picos

ALAGOAS

SERGIPE

ArapiracaMaceió

Aracajú

CratéusFortalezaJuazeiro do Norte

AlagoinhasCamaçariCandeiasEunápolisFeira de SantanaIlhéusIpiaúItabunaJacobinaJequiéJuazeiroLauro de FreitasPaulo AfonsoSalvadorSanto Antônio de JesusSenhor do BonfimVitória da Conquista

Boa Vista

Mossoró

AL

MINAS GERAIS

PARÁ

PERNAMBUCOCaruaruPetrolinaSalgueiro

Almenara

AnanindeuaBelém

Page 21: 3E BELEZA SAÚDE - aformulabr.com.braformulabr.com.br/qrcode/revdermato03.pdf · em diferentes pessoas. Manipulados permitem que várias substân-cias sejam agregadas em um único

www.aformulabr.com.br

SAÚDE E BELEZA

E D I Ç Ã O 3