3998131 sax artigo embocadura palheta e superagudos no saxofone

Upload: roger2

Post on 30-May-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    1/14

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    2/14

    As diferentes embocadur as do Sax

    Ol leitor. Meu nome Ivan Meyer, e a partir de hoje serei responsvel por esta coluna deSax aqui no Cifra Club. Espero poder trazer muitas novidades e conhecimento, divulgar astcnicas sobre este instrumento com toda segurana pra vocs!

    Vamos falar nesta Dica Tcnica de um dos assuntos mais polmicos para os saxofonistas: atal da "embocadura certa". Cada msico possui boca, arcada dentria, cavidade bucal elbios diferentes, alm da variedade de boquilhas e palhetas. Tudo isso influencia nasembocaduras. Tentamos encaixar a boquilha em nossa boca e, dependendo de nossoslbios, arcada dentria e cavidade bucal, vamos ter respostas diferentes, de acordo com aposio da boquilha na boca.

    H vrias maneiras de se colocar a boquilha na boca. Essa maneira especfica por nschamada de embocadura. Existem vrios tipos de embocaduras, como tambm hdiferentes boquilhas e palhetas. Temos que formar um conjunto equilibrado e nico paranosso prprio uso. O mesmo conjunto (embocadura, boquilha e palheta) no funciona bemcom outro saxofonista e vice-versa, justamente pela diversificao de lbios, arcadasdentrias e cavidade bucal.

    A confuso sobre qual a melhor palheta, boquilha ou embocadura a ser usada pelosaxofonista tambm comum em outros instrumentos de sopro, como o clarinete, flautatransversal, trompete, trombone, obo, etc. Isso porque somos diferentes e temosrespostas diferentes ao que somos expostos.

    Podemos classificar a embocadura do sax em dois grupos bsicos: alguns saxofonistasadotam o apoio dos dentes superiores na boquilha e outros no, sendo que cada um dosestilos tem suas prprias variantes.

    No estou afirmando que devemos ter maneiras diferentes de fazer a embocadura, mas simfalando que, em minha experincia como professor aqui e fora do Brasil, pude observar asdiversas embocaduras adotadas pelos saxofonistas, profissionais ou amadores, e cada tipotem suas qualidades.

    A diferena bsica entre os dois tipos de embocadura : O apoio dos dentessuperiores na boquilha

    Uma corrente de saxofonistas adota e usa o apoio dos dentes. Outros, em vez de usar odente, utilizam o lbio para dar firmeza embocadura, o que no acontece, pois o lbio notem a consistncia de um dente.

    Voc deve estar se perguntando: qual a melhor embocadura? Se voc tem essa dvida, porque ainda est usando o lbio. Quem usa o apoio dos dentes no tem essa dvida! Veja

    a figura abaixo.

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    3/14

    A grande confuso

    A confuso comeou h muito tempo, quando o Brasil era escasso em mtodos e bonsprofessores. Havia (e existe at hoje) um mtodo importado que eu no vou citar, claro ,um dos mais conhecido para saxofone, adotado pelas escolas , conservatrios e igrejasevanglicas. Sua explicao de como se fazer a embocadura um absurdo, uma aberraomusical, embora tenha exerccios escritos que so gostosos de executar.

    Quantos msicos tiveram arruinada a sua carreira pelo uso deste "mtodo" de se fazer aembocadura sem o uso dos dentes superiores no apoio da boquilha? Ele indica somente oapoio dos lbios superiores e inferiores voltados para dentro, seguido de um golpe seco coma lngua para fazer vibrar a palheta e produzir o som com a slaba "tu". Que falta deinformao! Veja a Figura 2.

    Professores que confiaram nesse mtodo no tiveram e nunca teriam a inteno de ensinarerrado. Simplesmente, eles no conhecem outra maneira de fazer embocadura, e isso muito triste.

    Que fique claro que minha inteno ajudar a mudar esse quadro em nosso pas. Para isso,precisamos se conscientizar do problema e, principalmente, como trat-lo. Posso afirmar,

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    4/14

    porm, que crescente o nmero de saxofonistas que adotam e mudam sua embocadurapara o apoio dos dentes. Prova disso so os novos saxofonistas evanglicos, com destaqueem bandas gospel, todos eles donos de uma tima tcnica e sonoridade.

    Como deve ser a embocadura?

    O uso dos lbios aconselhvel somente para quem no tem os dentes superiores oupossui algum tipo de ponte mvel ou algum outro problema com a raiz do dente. Consulteum dentista e mostre o seu problema em relao boquilha. Se necessrio, pea ao seuprofessor para conversar com o dentista para expor como feito esse apoio dos dentes naboquilha ou mostre esta matria com os desenhos das embocaduras, pois isto pode ajud-lo a encontrar uma soluo para seu problema. No necessrio morder a boquilha e,mesmo que voc use uma dentadura, ponte mvel ou dente postio, isso no impedimento para o uso da embocadura de apoio com os dentes. Esse apoio s dever serevitado caso venha trazer algum dano sua sade. Sem esses sintomas, voc deve usar oapoio dos dentes superiores na boquilha.

    Caso venha sentir algum tipo de dor, consulte seu dentista pois isso no normal, e vocpode estar com algum problema.

    Posio da boquilha na boca

    Repare que vrios saxofonistas conhecidos tm a boquilha mais para a esquerda ou direitae no necessariamente no centro, onde sentem mais firmeza no apoio dos dentes. Muitasvezes, essa sensao ocasionada pela diferena de altura entre os dentes frontaissuperiores.

    Uma seo de limagem no dentista, para tirar a diferena de altura, pode ser a soluo paraapoiar a boquilha em ambos. Contudo, sabido que us-la mais para um lado ou para ooutro no traz conseqncias para o saxofonista. O que no pode acontecer o saxofonistaficar trocando de lado a toda hora. Devemos encontrar o melhor apoio, aquele com o qualvoc se sinta confortvel. Assim, seu organismo cuidar de desenvolver os msculos maisusados na embocadura, como mostra a Figura 3.

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    5/14

    dentes superiores, a afinao fica seriamente comprometida em passagens rpidas ou deintervalos distantes, e o msico no tem domnio dos graves e tampouco dos agudos, poisno trabalha os harmnicos, que necessitam da preciso de abertura feita com o apoio dosdentes (tanto para os graves como para os agudos). Desse modo, a sonoridade pequenae a resistncia superbaixa. Se, ainda assim, o msico tira um som bonito, no se engane! Oefeito dura pouco, pois o lbio no tem resistncia para manter o som ou segurar aafinao.

    O atrito com os dentes

    Repare naquelas boquilhas de massa ou metal em que, no lugar de contato da boquilha como dente, existe outro material (geralmente uma resina prottica). Isso evita que o atrito dodente com a boquilha origine um furo no local de apoio. As boquilhas de massa que seguemessa corrente de embocadura tm uma resina diferente, de vez em quando com cordiferente tambm, que garante a vida til do acessrio. O processo o mesmo para asboquilhas de metal, caso contrrio o atrito entre o metal e o dente destruiria o dente. Nessecaso, melhor substituir a resina da boquilha do que perder o dente; o desgaste do denteem contato com o metal pode chegar at a raiz e danific-lo.

    No tenha medo de mudar ou experimentar. Voc s vai crescer se tentar novos caminhos.Sei que, no comeo, saxofonistas que usam somente o lbio tm receio de colocar osdentes superiores na boquilha. Geralmente, sentem ccegas ou arrepios. Pode-se colocarum pedao de papel contact ou couro colado sobre a parte de apoio dos dentes, ou comprarem casas especializadas adesivos para este fim.

    Assim, criamos um tipo de amortecedor da vibrao da boquilha. Depois, com o tempo,voc se acostuma e poder at tir-lo.

    Sinto que ao colocar um contact ou couro na boquilha, alteramos o som dela para "maisaveludado". Outra dica interessante colocar um pedacinho de pelica nos dentes inferiores,caso seus dentes sejam do tipo serrilha. Sem o atrito do lbio inferior com os dentesinferiores, voc vai tocar por vrias horas. Isso comum entre os saxofonistas maisexperientes que no carnaval trabalham durante vrios dias e horas e em condies que osobrigam a tocar muito forte. Quem j fez carnaval sabe do que estou falando....

    Mantendo o apoio dos dentes

    Devido ao fato de o contato do dente no estar sendo total, preciso apoi-lo com umapequena presso para baixo. Neste caso, a altura da correia fundamental. Se ela estiveralta, forar o contato da boquilha com o dente, tirando todo o peso do sax sob o maxilarinferior e deixando-o livre para ter a preciso no controle de vibratos, harmnicos e todosos matizes do som.

    Mas, se apoiar o dente na boquilha e manter a correia baixa, com o tempo ou durante umaexecuo, voc poder transferir por descuido o peso do sax para o maxilar inferior, ficandoimpedido de executar mltiplas funes. Isso fatal. De nada adianta apoiar corretamenteos dentes e usar a correia baixa, pois assim voc perder o apoio dos dentes superiores naboquilha, alm de estrangular toda a passagem de ar e diminuir o espao entre a boquilha ea palheta, devido ao prprio peso do sax, que tem seu apoio mais no lbio inferior do quenos dentes superiores.

    Encontrando a altura certa da correia

    Coloque-se em p com a coluna ereta. preciso fazer com que o sax - preso na correia e naposio de tocar - venha em direo aos dentes superiores e no altura do queixo. Casoisso acontea, no abaixe a cabea para fazer a embocadura, nem projete a coluna parafrente a fim de alcanar a boquilha. Lembre-se de levantar a correia, fazendo com que aboquilha encaixe embaixo dos dentes superiores, mantendo uma pequena presso. Vocter sua garganta livre e aberta para a passagem do ar, e estar evitando o peso do saxsobre o maxilar inferior, o que tira seus movimentos e controle. O maxilar inferior uma

    Quando somente usamos os lbios para segurar a boquilha em nossa boca, sem o uso dos

    Apoiando os dentes superiores na boquilha

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    6/14

    das peas mais importantes desse conjunto. Ele responsvel pelas impostaes dosgraves e projees dos agudos, vibrato e inflexes tonais.

    Teste do tudel

    Embora simples, este teste muito eficaz para saber se estamos com o apoio correto dosdentes. Para isso, basta pedir que algum balance o tudel enquanto voc toca: se suacabea acompanhar o movimento do tudel como se fosse uma nica pea, voc estar coma embocadura certa. Porm, se balanarem o tudel ao tocar, a boquilha deslizar pelos seusdentes, desafinar ou perder o som, sinal de que est faltando o apoio dos dentes. Quemdeve estar fazendo o papel de fixao o lbio - e o lbio mole, no fixa nada. Isso deveestar acontecendo por causa da correia baixa. Levante-a e ganhe firmeza no seu som.

    Como saber se sua embocadura est firme

    Toque uma msica, escala cromtica e uma nota longa. Enquanto isso, faa um grandecrculo com o sax. A cabea deve acompanhar o movimento junto com o tronco. Com ocorpo e a cabea se movendo de um lado para o outro, se voc no perder a sonoridadenem tiver alte-raes no som, ento podemos dizer que voc est com a embocadura usadapelos grandes saxofonista. lgico que ela d trabalho para ser entendida, mas a diferenaest justamente a! que ela d "muito trabalho" para quem a usa, principalmente trabalhoem shows, trabalho em orquestras de bailes, trabalho em gravaes, em acompanhamentode artistas, em escolas...

    Captou a mensagem? D um trabalho...

    Como saber se estamos tocando com a embocadura relaxada

    muito fcil: basta tocar a nota DO sem a chave de agudos ou registro (aquela que usasomente a mo esquerda). Quando ela estiver soando, voc ento aperta o maxilar contra apalheta e a sua nota DO vai virar um DO #. Caso isso no ocorra, porque voc est com a

    embocadura tensa (veja a Figura 4). Para corrigi-la, faa ento o contrrio.

    Toque a nota relaxando o maxilar, para fazer com que ela desa meio tom. Esta dever sera sua posio de embocadura. Voc deve afinar as outras notas da escala em relao a estanota relaxada, mantendo a afinao entre elas sem tensionar o maxilar. Desse modo, termuito mais campo dinmico e de inflexes tonais. No se esquea de nunca "bater'' a lnguapara comear o som no sax. Voc deve colocar o ar em movimento espiral por dentro dosaxofone emitindo a slaba HOO (assim batizada pelo mestre Demtrio Lima, que expertno assunto), utilizando somente o diafragma que colocara em movimento o ar parado,criando uma correnteza que projetar o seu som e na qual poder articul-lo vontade,sem o perigo de engarraf-lo dentro do sax. Caso no conhea esse processo, fiquetranqilo, pois este ser nosso prximo assunto.

    Agora, mos obra. Regule e acerte sua embocadura. No custa nada tentar; se voc notentar, no ir conhecer suas possibilidades sonoras.

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    7/14

    Como ajustar suas pal h etas

    A principal tarefa da palheta funcionar como uma vlvula de ar que abre e fecha sobre a

    boquilha em vrias velocidades. A freqncia dessa operao controla o timbre do som, e determinada pelo tamanho e formato da coluna de ar resultante da vibrao. Considerando-se a formidvel tarefa com que se confronta esse pequeno pedao de bambu, nosurpreende que tanto esforo seja despendido na sua seleo e ajuste, uma vez que apalheta a responsvel pela gerao de som do saxofone.

    Ajustamento da palheta

    intil gastar tempo ajustando uma palheta se o bambu no tiver sido amadurecidoapropriadamente. O teste simples, demonstrado a seguir, pode poupar considervelesforo: Pressione com a unha do polegar a parte superior do corpo da palheta. Se omaterial resistir, o bambu velho e superamadurecido. Se ele for macio e marcarfacilmente, ainda est verde. Uma leve marca que diminui com o fim da presso indica uma

    palheta adequadamente envelhecida.Um outro excelente teste envolve o reconhecimento do arco de maturidade.

    Quando bem amadurecida, a palheta apresenta uma marca escura abaixo da superfcie docorpo, se sua base for mergulhada em cerca de 3 cm de gua por alguns minutos. Essamarca dever ser de cor marrom alaranjada. Se apresentar uma cor amarelada, ou noaparecer marca alguma, a palheta deve ser deixada maturando por um ano ou mais antesde ser testada novamente.

    Se, aps umedecer a parte posterior, como descrito acima, voc soprar na borda maisgrossa da pea, pequenas bolhas aparecero ao longo da lmina da palheta. Essas bolhasno podero ser grandes ou em profuso, uma vez que isso indicaria que a palheta porosademais. Devemos lembrar que palhetas grandes tero tubos maiores que as palhetapequenas. Escolha uma palheta que resista passagem do ar atravs de seus tubos, masque no o impea completamente.

    Algumas tentativas para determinar a quantidade ideal de ar que deve passar sero teis.Esses testes funcionam somente com palhetas novas.

    A lista mnima de ferramentas para o ajuste das palhetas inclui:

    Um pedao de vidro plano de cerca de 10x15 cm. Os cantos devem ser abaulados, afim de evitar ferimentos nas mos.

    Um aparador de palhetas, escolhido com cuidado, pois o formato do corte deveadequar-se ponta da boquilha. Leve algumas palhetas velhas e sua boquilha lojapara determinar o formato adequado de corte.

    Um pequeno formo de trs faces. uma barra de ao temperado de trs faceslisas com trs bordas afiadas, para raspar madeira.

    Lixa de Junco. Para acabamento ou alteraes mnimas. barata e pode seradquirida em uma loja de instrumentos de sopro.

    Folha de Lixa no. 600 Lmina comum de barbear

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    8/14

    Lixa de unhas

    O ajuste dever ser adiado at que a palheta tenha passado por um perodo de testes. Aspalhetas mudam suas caractersticas rapidamente quando usadas pela primeira vez, e umajuste feito antes de test-las apropriadamente pode dificultar uma posterior correo. Oprocedimento sugerido usar a palheta por um curto perodo de tempo na primeira vez eento deix-la de lado por um dia. Tente tocar por mais tempo no segundo dia e nos diassucessivos, at sentir que as caractersticas da palheta se estabilizaram.

    Normalmente, a palheta estar mais macia aps ser utilizada umas poucas vezes, mas issono sempre verdade - algumas vezes tornam-se mais rgidas!

    Voc pode testar o equilbrio e a flexibilidade da palheta, pressionando sua ponta contra aunha do polegar e deslizando-a contra a unha em toda sua extenso. Cheque o equilbriodos dois lados da ponta da palheta, utilizando o indicador contra o polegar de ambas asmos.

    Palheta muito mole

    Apare primeiro a ponta da palheta, tirando muito pouco por vez. Umedea bem a palhetaantes de apar-la e assegure-se que ela esteja centrada apropriadamente. A pressa nesseprocedimento geralmente arruina a palheta; fcil retirar um pouco mais da ponta dapalheta, mas impossvel acrescentar. Normalmente, 1, 5 mm o limite no qual a palhetapode ser reduzida com sucesso. Aps a palheta ter sido aparada, os cantos devem serarredondados e a curva ajustada curvatura da boquilha. Para isso, use a folha de lixa para

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    9/14

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    10/14

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    11/14

    Os super agudos do Sax

    Para se tocar no registro dos superagudos, preciso conhecer e dominar as embocaduras dosaxofone. Estas podem ser comparadas de um trompete, que, na mesma posio dededilhado, fazem vrias notas com mudanas na embocadura.

    Esse mecanismo desconhecido pela maioria dos saxofonistas que tentam em vo tocar ossuperagudos lanando mo somente das posies, criando uma concepo errada de que,apertando ao mximo o lbio, conseguiremos atingir os agudos. Dessa forma, o que resultaso os apitos.

    As posies dos agudos so pouco divulgadas e ajudam a frustrar o estudante, que entocomea a atribuir a culpa por no dominar os superagudos s posies, boquilha, palheta, ao instrumento, namorada, cachorro, sndico, etc. Ento ele espera que, com osanos de estudo, sua embocadura fique mais fiel. Mas os anos passam, o saxofone passa depai para filho e nada de sair os superagudos.

    De vez em quando sai um agudo, mas ele sempre falha na hora que se precisa dele. Ento,comea a achar que os superagudos dom de alguns.

    Os saxofonistas tm que conhecer e dominar as suas vrias embocaduras que se diferenciampor :

    Presso dos lbios sob a palheta Velocidade do ar Espao interno da boca Posio da lngua, que, dependendo do lugar onde se posicionar (mais para cima ou

    para baixo), mudar a emisso do harmnico e, conseqentemente, a nota emitida.

    Com a mesma posio de agudo, podemos fazer 4 ou 5 notas diferentes.

    Antes de comear com os exerccios para dominar os agudos, preciso ter conscincia dealguns fatos :

    o motor do saxofone a boquilha, a estabilidade a palheta e a aerodinmica oinstrumento. Ns somos o condutor.

    1 parte - Boquilhas

    A primeira coisa que um saxofonista fala a outro : que boquilha voc usa? Essa tal boquilha j uma lenda. O que sabemos que a mesma boquilha tem som diferente (timbre),dependendo de quem a toca.

    Existem boquilhas que tm o som mais brilhante e outras com o som mais fosco(aveludado). H boquilhas de metal ,massa, fechada, com a cmara aberta ou fechada,coloridas, enfim, uma variedade que nos deixa confusos. Esto inclusive inventandoboquilhas com acessrios, uma confuso s!

    Agora, certeza mesmo que cada pessoa tem uma arcada dentria e uma boca diferente,fazendo com que a mesma boquilha seja tima para uns e ruim para outros.

    Algumas boquilhas foram inventadas com o intuito de facilitar a emisso de agudos(harmnicos) e outras so mais apropriadas para os graves. O que voc precisa, juntamentecom seu professor, encontrar uma boquilha bem equilibrada para o seu tipo deembocadura.

    Em So Paulo, muitos conheceram o mestre Bove, que consertou por dcadas os saxofonesde diversos msicos. Uma das coisas interessantes que ele fazia era mexer nas boquilhas,

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    12/14

    colocando Durepox dentro para alterar a cmara interna. Conseguia assim mudar ascaractersticas de som da boquilha (de grave/aveludado para um som mais brilhante),facilitando a emisso dos agudos e liberando o msico da mudana de boquilha. Atualmente,Aldo Bove Filho continua executando esta arte.

    A boquilha uma das peas mais importantes para a emisso dos agudos. Seus preos so

    muito variados.H boquilhas desenvolvidas para projetar harmnicos que, com certeza, so mais fceis paraa execuo dos agudos. Isso no quer dizer que boquilhas que tm som mais aveludado ougrave no toquem nos agudos. Elas tocam, mas com o som mais apagado, sem brilho. Tem-se a impresso de soar menos nos agudos.

    Procure uma boquilha que seja mais brilhante. Seu professor dever conhecer vrias comessas caractersticas.

    2 Parte - Palhetas

    Palhetas. Gosto de todas, desde que possa prepar-las a meu gosto! (consulte a matriatcnica do Informativo Weril n 120 - Regulagem De Palhetas).

    Em uma caixa com 10 palhetas, muito difcil encontrar duas iguais. Cada uma tem suapersonalidade. Umas so boas para graves, outras para agudos, outras um horror.

    O melhor saber preparar suas palhetas para o seu jeito de tocar e no ter que se adaptar acada palheta. Isso atrapalha, pois seu som no cria uma personalidade. Numa determinadasemana est metlico, noutra d apitos ou no tem som nos graves. Assim no d p!

    Temos vrias marcas, todas muito boas para serem reguladas como voc gosta. Algumaspalhetas se parecem com bambu, mas so de fibra. Seu som assemelha-se s de bambu. Ointeressante que esta palheta dura at seis meses ou mais, mantendo-se estvel semenvergar ou perder suas caractersticas sonoras. Voc no perde tempo regulando palhetas eestuda mais, conhecendo melhor o seu som (elas tambm so bem diferentes entre si epodem ser reguladas. Utilize uma lixa d'gua bem fina e umedecida para fazer os ajustes).

    Saiba que as palhetas so de lua e tambm mudam com as mars. Existem palhetas queliberam mais harmonia que as outras. Com o tempo, ao emitir uma nica nota rapidamente,voc notar se ela boa para agudos, graves ou bem equilibrada.

    3 Parte - Embocadura

    Aqui mora o perigo. A embocadura tudo no agudo. Comparo-a construo de um prdio:quanto mais alto ele for, mais profunda deve ser sua base.

    A embocadura para se tocar em 2 oitavas utilizada pela maioria dos saxofonistas no amesma para se tocar em 4 oitavas. Aquela que voc usa para tocar com sucesso at hojedeve estar funcionado bem entre o R da primeira oitava e o R da terceira oitava. Agora, sevoc tem problemas fora desta regio, significa que a sua embocadura est fora de lugar.No diria errada, pois a embocadura que uso para tocar nos agudssimos a que voc estusando, enquanto adoto uma outra para tocar nessa regio mais grave.

    A est o segredo! Para tocar nos superagudos, comeo pelos graves. Quanto mais relaxadosos graves, mais campo para os agudos, ou seja, quanto mais aberto o ngulo entre boquilhae palheta na regio grave, maior ser minha margem de extenso, pois, medida que subopara os agudos o ngulo da boquilha se fecha. Se voc comear com ela fechada, ao chegarnos agudos ter tal esmagamento da palheta com a boquilha que nenhum ar passar. Osegredo comear os graves o mais relaxado possvel, quer dizer, com o ngulo entre a

    palheta e a boquilha o mais aberto possvel. Voc ter que descobrir que pode tocar a notado meio tom abaixo soando um Si sem mexer na boquilha, somente relaxando o lbioinferior em relao palheta, como se fosse uma batata quente na boca. Toque a nota R

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    13/14

  • 8/14/2019 3998131 SAX ARTIGO Embocadura Palheta e Superagudos No Saxofone

    14/14

    Conhea o Frum de Sax do Cifra Club!

    http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/15/http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/15/http://www.explicasax.com.br/