36ª edição

28
Ano 8 | nº 36 | Março de 2012 Capa36curvas 09, 03, 2012 2:25:27 PM

Upload: sindilojas-gravatai

Post on 20-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

36ª Edição da Revista O Empreendedor

TRANSCRIPT

Page 1: 36ª Edição

Ano 8 | nº 36 | Março de 2012

Capa36curvas

09, 03, 2012 2:25:27 PM

Page 2: 36ª Edição

p g 02 - an ncio Acigra

09, 03, 2012 3:19:47 PM

Page 3: 36ª Edição

O Empreendedor da Aldeia|03ÍNDICE

24 SHOPPING GRAVATAÍComercialização dos espaços já começou

NESTA EDIÇÃO

05

06/07

09

10

14

13

SINDILOJAS PREPARA SUBSEDE GLORINHA Serviços e produtos mais próximos

60 ANOS PANATLÂNTICA Uma história moldada em aço

PARA ANUNCIAREntre em contato com o Departamento Comercial das entidadesAcigra: (51)[email protected] de Gravataí: (51) 3488.4586Elísia Lucca - [email protected]

A Revista O Empreendedor da Aldeia é uma publicação da Acigra e do SindilojasEdição nº 36 - Março de 2012 - Distribuição direta e dirigida

Produção Executiva: Luís Antônio Cardoso e Denise AlessandraEdição e Arte: Silvia Fernandes Revisão linguística: Teresa AzambuyaReportagens: Equipes de comunicação da Acigra e do SindilojasColaboração: Bibiana Meneghini DihlJornalista responsável: Silvia Fernandes- MTb/RS 11137Tiragem: 5 mil exemplares Impressão: Gráfica Datacerta

EXPEDIENTE

ALMOÇANDO COM A ACIGRAPrefeito anuncia adesão ao Simples

EMPREENDENDO

CINQUENTENÁRIO DO SINDILOJASComemoração em nova sede

AMIGOS DO PLANETAParceria na limpeza do Rio Gravataí

05

Iniciativas priorizam o cliente

“Com talento, ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência, ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)

18 CAFÉ COM O PRESIDENTERecepção aos novos associados da Acigra

[

Homenageados recebem revistaNo dia 22 de dezembro, a revista O empreendedor da Aldeia foi

entregue aos homenageados da edição nº 35. O proprietário da loja Esquina das Novidades, Vilmar Soares, recebeu o exemplar das mãos do presidente do Sindilojas, José Rosa, do vice-presidente, Albrecht Schott, e de Rafael Stumpf, gerente da Acigra.

“ ”

Divu

lgaç

ão/S

indi

loja

s

14

24

09

p g 03 - ndice

09, 03, 2012 3:32:51 PM

Page 4: 36ª Edição

A educação é o pilar do desenvolvimento de qualquer nação investir em conhecimento é investir em progresso. Uma grande opor-tunidade no mundo moderno é saber competir. E poder ganhar. Está ganhando quem é capaz de inovar, de usar o conhecimento pa-ra valorizar seus produtos, seus serviços e seus processos de produ-ção.

A base para o conhecimento é o capital humano, em outras pala-vras, o cidadão educado. Os coreanos nos ensinam, repetindo: “Ao fim da guerra tínhamos somente nossas pessoas.” Hoje, elas for-mam o país rico e desenvolvido que vemos. Tudo baseado na educa-ção, pois sabem que é ela quem vai determinar o futuro de todos.

No Brasil, graças à iniciativa de nosso saudoso Itamar Franco - e de sucessores como Fernando Henrique, Lula e, agora, a atual pre-sidente Dilma, mantemos o controle da economia com o plano real.

A taxa de desemprego é a menor já registrada e, por isso, nunca o governo arrecadou tanto. Mesmo aqueles empregados que ganham o mínimo, contribuem, junto com o empregador, para encher os co-fres do governo, “como nunca na história desse país”, assim já dizia o ex-presidente.

A carga tributária nos atuais níveis, sacrifício que é imposto à coletividade, chegou ao seu limite. A situação dos cidadãos e das em-presas brasileiras ainda está longe da ideal. Os governantes necessi-tam estar comprometidos com a melhora das contas, realizando um conjunto de medidas com o objetivo de equilibrar seus orçamentos.

Esses seriam alguns passos para assegurar a redução da carga de tributos e tornaria esta a década do setor público mais eficiente, possibilitando ao setor privado fôlego para investir em conhecimen-to, inovar e poder competir com o mundo moderno.

FALA, PRESIDENTE

SINDILOJAS DE GRAVATAÍ - Av. Dorival de Oliveira, 343, sala 302 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - www.sindilojasgravatai.com.br

Diretoria do Sindilojas de Gravataí - Gestão 2010/2013Presidente: José Nivaldo da Rosa; Vice-Presidente: Cláudio Fernandes; Vice-Presidente de Finanças e Patrimônio: Albrecht Schott

Vice-Presidentes: Airton Duarte, Cerli Dulce Dal Santo, Ivete Maria Medeiros de Amorim e Sílvio Valmor Moller.

ACIGRA - Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1299 - Centro - Gravataí/RS - Fone [email protected] - [email protected] - www.acigra.com.br

Diretoria da Acigra - Gestão 2011/2012Presidente: José Luis Silveira; Vice-presidente da Indústria: Régis Albino Marques Gomes; Vice-presidente do Comércio: José Gattiboni Pacheco;

Vice-presidente de Serviços: Edson Cunha; Vice-presidente de Finanças e Patrimônio: Roberto Bastiani; Vice-presidentes: Ana Cristina Pereira, Candido Assis, Lairton Zagonel.

José RosaPresidente do Sindilojas

Gravataí e Glorinha

04 |O Empreendedor da Aldeia

Inovar paracompetir

Vamos tomar umcafé juntos?

A proposta pode parecer simples, mas os resultados serão muito importantes para a Acigra e para o Associado. Com esse objetivo, criamos, no mês de fevereiro, o “Café com o Presidente”, um momen-to no qual os novos associados serão recepcionados, na sede da enti-dade, por mim e por nossos colaboradores, para um café da manhã e um bate papo sobre a Acigra.

Este encontro proporciona um contato personalizado, através do qual estabelecemos relações pessoais com os empresários e temos oportunidade de ouvi-los e, assim, atender de maneira mais eficaz su-as necessidades. Este será um dos diferenciais da Acigra / CDL Gravataí no ano de 2012, e é complementar ao trabalho comercial que está sendo feito para ampliarmos a base de associados e chegar-mos à marca de 1.000 empresas associadas ainda em 2012.

A Acigra é uma entidade forte, respeitada por seus 84 anos, atu-ante na representatividade, e precisa ser reconhecida, também, por seus produtos e soluções diferenciadas que estão disponíveis a todos os empresários de Gravataí. Acreditamos que investir em relacio-namento com os associados gera vínculo das empresas com a entida-de, e isso é importantíssimo para Acigra e para os empresários.

O Café com o Presidente ocorrerá todos os meses e, a partir da próxima edição outros integrantes da diretoria estarão dando sua contribuição neste encontro. Os convites serão direcionados aos novos associados, mas a participação é extensiva às empresas que já fazem parte da entidade, e será um grande prazer recebê-los em nossa sede.

Através desta e de outras ações realizadas nesta gestão é que pro-curamos cumprir a missão da Acigra, ou seja, atuar como agente fa-cilitador do desenvolvimento das empresas associadas.

[

José Luís SilveiraPresidente da Acigra/CDLGravataí

p g 04 - fala presidente

12, 03, 2012 12:18:50 PM

Page 5: 36ª Edição

Subsede Glorinha fortalece a região

Para garantir uma presença atu-ante junto aos comerciantes de Glorinha, o Sindilojas Gravataí ins-tala uma subsede no município, dis-tante cerca de 30 quilômetros da se-de da entidade. “Nosso objetivo é es-tar próximo de nossos representa-dos. para melhor atender necessida-des e possíveis dificuldades do co-mércio e associados em geral”, des-taca o presidente do Sindilojas, José Rosa, agradecendo o apoio recebido dos associados para concretização do projeto.

Com foco na missão do sindica-to, de defender os interesses e forta-lecer o comércio de bens e serviços, serão oferecidos cursos para qualifi-cação dos empresários e colabora-

SINDILOJAS CONSOLIDA NO MUNICÍPIO UM IMPORTANTE PONTO DE ATENDIMENTO AOS EMPRESÁRIOS

O Empreendedor da Aldeia|05ENTIDADE[

dores, palestras, acesso a consultório médico e odontológico, além de bal-cão de atendimento Sesc e Senac.

A cerimônia de inauguração está marcada para o próximo dia 20 de março e contará com autoridades e comerciantes locais.

Divulgação/Sindilojas Gravataí

A exemplo da subsede da Morada do Vale - inaugurada em abril de 2011, a iniciativa em Glorinha trará frutos positivos para o comércio e a comunida-de. As expectativas são as me-lhores, conforme comentam em-presários, moradores e frequen-tadores da cidade:

“Estamos felizes de ter uma sub-sede do Sindilojas. Demonstra o pro-gresso do nosso município e seu poten-cial para continuar crescendo, agora com o apoio de perto do Sindilojas. Ficamos agradecidos e também para-benizamos a entidade por acreditar em Glorinha.”

Andrea Muller(gerente de loja) “A chegada do Sindilojas em

Glorinha irá proporcionar ao municí-pio não só atendimento médico, odonto-lógico, mas também irá aproximar o co-mércio de seus consumidores. Eu creio que será um 'divisor de águas': Glorinha antes e depois da chegada do Sindilojas!”

José Fernando Soares (funcionário público)

Grande expectativa

Prédio da subsede passa por reformas e estará em funcionamento ao públicono dia 21 de março, na Avenida Pompilio Gomes Sobrinho, 23.961

Estabelecido pela Lei nº 10.097/2000, o Programa Jovem Aprendiz é um desafio para as em-presas, que são obrigadas a empre-gar e matricular, nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendiza-gem, número de aprendizes equiva-lente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existen-tes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação pro-fissional.

Atender todas as normas do con-trato e manter a vinculação com a en-tidade de formação profissional são

Senac auxilia Jovem Aprendizaspectos fundamentais. Para auxiliar as empresas, o Senac de Gravataí de-senvolve o Programa Senac de Gratuidade, que oferece ações de educação profissional, com custo ze-ro para os alunos, realizadas com re-cursos advindos da receita compul-sória do Senac. O PSG destina-se a pessoas com idade acima de 16 anos, cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos (federal), na condição de alunos ma-triculados ou de egressos da educa-ção básica e trabalhadores emprega-dos ou desempregados.

CONTRATOJornada máxima de seis horas diári-

as, ficando vedada a prorrogação e a compensação de jornada.

Direitos legais como férias, 13º salá-rio, FGTS, repouso semanal remunera-

u

u

do vale-transporte. Os contratos têm duração máxima de dois anos.

Salário mínimo/hora ou mais, piso regional, ou convenção e acordo coleti-vo mais favorável (Art. 17º - Decreto nº 5.598/05).

u

p g 05 - entidade

08, 03, 2012 12:42:03 PM

Page 6: 36ª Edição

O usucapião, instituto a que o Código Civil de 2002 refere- no feminino – a usucapião – é, basicamente, uma modalidade de aquisição de propriedade de bens móveis ou imóveis pelo exercício da posse nos prazos fixados em lei.

A usucapião, contudo, em qualquer hipótese, não representa um ataque ao direito de propriedade, mas um tributo à posse, pois, para ser possível a usuca-pião, exige-se do possuidor posse por longo período, exercendo-se esse direito con-tra quem, embora tendo título de propriedade, abandonou o imóvel, deixando que outrem o ocupasse e lhe conferisse função social e econômica mais relevante.

Preenchidas essas condições de tempo, continuidade e incontestabilidade, o possuidor pode requerer ao juiz que declare, por sentença, sua posse “ad usuca-pionem”, servindo a sentença como título para transcrição no registro de imóve-is.

Usucapião Extraordinário - Aquele que, por 15 anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, indepen-dentemente de título e boa-fé. Este prazo reduzir-se-á para 10 anos se o possui-dor houver estabelecido no imóvel a sua moradia habitual, ou nele realizado obras ou serviços de caráter produtivo.

Usucapião Ordinário - Os possuidores de boa-fé, dotados de justo título (entre estes se inclui o compromisso particular de compra e venda), com posse contínua e inconteste, por 10 anos ou mais, adquirem-lhe a propriedade.

Não se exige tempo de posse exclusiva do requerente da usucapião, podendo o tempo exigido resultar da soma da posse atual com a de seus antecessores.

Além destas espécies de usucapião, há outros tipos, sendo duas outras pre-vistas na Constituição Federal, e, a partir dela, no Estatuto da Cidade e no Código Civil: a usucapião especial urbano e a usucapião especial rural e, ainda outra, que seria a quinta, objeto do art. 10 da Lei nº 10.257 – o “Estatuto da Cidade”, a usucapião coletivo (para regularização de favelas, por exemplo).

Para obter a respectiva sentença declaratória da propriedade pela usuca-pião, deve o autor, por intermédio de advogado, promover ação própria, no juízo competente, expondo os fundamentos do pedido; juntando planta do imóvel (de-ve apresentar a ART e o memorial descritivo elaborado pelo agrimensor ou enge-nheiro que confeccionou a planta); pedindo a citação da pessoa em cujo nome es-tiver o imóvel registrado (ou juntando certidão de que não há registro anterior) e requerendo, ainda, a citação dos confrontantes e, por edital, dos interessados in-certos ou eventuais interessados. O pedido deve ser feito com outorga uxória, se casado o requerente.

Serão intimados os representantes das Fazendas Federal, Estadual e Municipal. O representante do Ministério Público intervém no processo, obri-gatoriamente. Havendo contestação, adota-se o rito ordinário, cumprindo ao au-tor, por testemunhas, documentos, perícias e demais meios, provar a sua posse. Não havendo contestação, o juiz profere a sentença declaratória, que será leva-da ao registrador do Registro de Imóveis.

Reza o artigo 1.245 do Código Civil Brasileiro que: “transfere-se entre vi-vos a propriedade mediante o registro do título translativo no Registro de Imóveis”. Portanto, promessas, contratos e cessões não garantem a propriedade.

se

06 |O Empreendedor da Aldeia

* Advogado - Especializando em Direito ImobiliárioVice-presidente da Acigra e Diretor do Sindilojas

EMPREENDENDO[

|Por Dentro da Lei

Lairton Zagonel*

Meios de aquisição dapropriedade - USUCAPIÃO

A loja Visuelle Planejados, com a li-nha Visuelle, da empresa D'Linea, pro-mete inovar nos móveis e ambientes ofe-recidos ao consumidor gravataiense. A equipe de profissionais, altamente quali-ficados, faz a diferença no produto. “A ideia é atender o público num nível alto, sempre à frente da concorrência”, ressal-ta Nádia Zamboni, sócia da loja.

Carlo Spanholi, também sócio da loja, destaca a evolução da linha Visuelle, que segue a tendência das cores amadeiradas e com texturas. Acabamento, prazo de en-trega, assistência 24 horas e maiores pro-fundidades nos móveis são quesitos nos quais a linha se destaca, mantendo um preço competitivo.

Demonstrando respeito ao meio-ambiente, Visuelle Planejados tem como norma a utilização de matéria-prima cer-tificada e embalagens reutilizáveis.

Planejadoscom inovação

Móveis e ambientes da Visuelle conquistam o mercado gravataiense

TENDÊNCIAS COM PREÇO COMPETITIVO E APARTAMENTO COMPLETAMENTE DECORADO SÃO DIFERENCIAIS NA ATRAÇÃO DE CLIENTES

Henrique Mattos Pereira

p g 06 - empreendendo

09, 03, 2012 3:29:15 PM

Page 7: 36ª Edição

Inglês para fazer a diferença

Ter o domínio da língua inglesa é, hoje, pré-requisito para um currícu-lo completo. É com esse pensamen-to que a Gist, unidade metodológica do Challenge Centro de idiomas, ins-talou-se em Gravataí e pretende transmitir os conhecimentos da lín-gua inglesa a estudantes de todas as idades. “Somos especializados na lín-gua inglesa e queremos fazer a dife-rença no currículo dos nossos alu-nos”, diz Franco Boaventura Jachemet, um dos diretores da Gist.

A escola oferece cursos de inglês desde o nível inicial até o pós-avançado. Porém, seus diretores acre-ditam que, além de um diploma bási-co, é importante que o aluno obte-nha uma certificação internacional reconhecida no mundo inteiro – co-mo o da Un ive r s idade de Cambridge.

A metodologia da escola é basea-da na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Franco explica: “Nosso foco é as pes-soas. Não tratamos o aluno como um número; ele é uma pessoa e cada um tem suas características.” Aulas dinâmicas, descontraídas e com três horas de duração também são pon-

FOCO NAS PESSOAS E METODOLOGIA DA ESCOLA É BASEADA NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

O Empreendedor da Aldeia|07EMPREENDENDO[ Entre em contato conosco e sugira assuntos para a seção Empreendendo: [email protected] ou [email protected]

tos importantes no ensino do inglês.O nome da escola está relaciona-

do à sua metodologia de ensino. “Gist” significa essência, algo que faz a diferença. “Este é o curso que veio fazer a diferença para todas as pessoas em Gravataí”, reforça Fernanda de Vargas, uma das direto-ras da Gist.

A Gist foi inaugurada em Gravataí no dia 13 de dezembro de 2011, na Rua Pompílio Gomes, 229, no bairro Dom Feliciano. Mais in-formações podem ser obtidas atra-vés do telefone 3496-5785 ou pelo e-mail [email protected]

Para jovens e adultos, a Gist espera que o inglês seja decisivo

Kids' English Program (KEP) – para crianças;Program of English for Teenagers (PET) – para adolescentes;Learning and Progressing (LAP) – para adultos;Keep in Touch (KIT) – para alunos avançados;Módulo VIP – atendimento individu-alizado, de acordo com as necessida-des do aluno;Challenge Abroad – intercâmbios.

CURSOS OFERECIDOS

Henrique Mattos Pereira

p g 07 - empreendendo

08, 03, 2012 12:39:09 PM

Page 8: 36ª Edição

08 |O Empreendedor da Aldeia

Telefone: (51) 3484-3400www.candidoasses.com.br

R. Adolfo Inácio de Barcelos, 915 - Sl. 304 - Centro - Gravataí

Fone: (51) 3042.5222

www.artfacil.com.br

CriaçõesImpressosAnúncios

SitesPlanejamentos

MUDE SEU CORPO EM SEMANAS5Speed - Tratamento exclusivo de emagrecimento (5 consultas, 5 sessões de redutores de gordura localizada, 5 sessões de Infrared, 5 sessões de acupuntura auricular sem agulha, aromoterapia).

Para associados da ACIGRA: em até 6x Ligue e agende sua avaliação física (51) 3431.1695 Rua Coronel Sarmento, 1683. Centro (Ao lado da Sogil).

R$ 75,00AGORA GRATUITA:

Rua Otávio Schemes, 893 - Pda 76 - Gravataíwww.itagiel.com.br

Rua Otávio Schemes, 893 - Pda 76 - Gravataíwww.itagiel.com.br

p g 08 - an ncio cart es

08, 03, 2012 12:44:07 PM

Page 9: 36ª Edição

Prefeito anuncia adesão ao Simples

Cerca de 200 empresários, políti-cos locais e formadores de opinião est iveram no salão Adriane Kronhardt, no dia 06 de março, para a primeira edição do “Almoçando

„com a Acigra de 2012. Todos aguar-davam a apresentação preparada pe-lo prefeito Acimar Silva, à frente da prefeitura há pouco mais de 100 dias.

MICRO E PEQUENOSEntre a apresentação de números

e estatísticas não muito animadoras, alguns anúncios feitos eram aguar-dados há anos pela classe empresari-al, como a informação do envio, à Câmara, em 15 dias, do projeto insti-tuindo a Lei Geral das Micro Empresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedor Indi-vidual, que permitirá a adesão ao Simples e convênio com o Programa Gaúcho de Micro Crédito.

ACIMAR SILVA ABRIU REUNIÕES-ALMOÇO DA ACIGRA EM 2012 FALANDO DAS AÇÕES DA PREFEITURA

O Empreendedor da Aldeia|09ENTIDADE[

1 | Esforços para que sejam criadas alças de acesso a Gravataí, na Free-way, co-mo alternativa ao trânsito da cidade;2| Adesão de Gravataí no Programa Gaúcho de Micro Crédito;3| Enquadramento de Gravataí no Simples Nacional;4| Melhoria na intersecção da ERS 118 (entrada do Distrito Industrial), com insta-lação de um semáforo;5| Criação de uma Agência de Desenvolvimento Local;6| Efetiva instalação da Escola Técnica Federal;7| Pavimentação da Estrada do Gravatá;8| Retomada no projeto de Revitalização do Centro Histórico;9| Abertura de uma agência do Tudo Fácil;10|Esforço, em conjunto com os governos federal e estadual, para agilizar o reas-sentamento das 1.005 famílias do entorno da ERS 118 e concluir sua duplicação;11| Criação de micro distritos industriais, com recursos subsidiados, para realo-car indústrias que estão localizadas em bairros residenciais;12| Efetiva instalação do Hospital Regional;13| Gestão do trânsito nas principais avenidas da cidade;14| Melhoria no acesso da entrada principal da cidade (ERS 118 e Avenida Centenário): placas indicativas, diminuição dos canteiros e alargamento da via;15| Esforço, junto ao governo estadual, para duplicação da ERS 030, incluindo as pontes do Parque dos Anjos, melhorando, assim, a acessibilidade à região;16| Mobilização, liderada pelo Poder Público, para instalação de mais uma unida-de do Corpo de Bombeiros na cidade.

Acimar Silva afirmou aos empre-sários que participaram do encontro que a atual administração está traba-lhando para arrumar as contas do município, profissionalizando os controles da receita e despesa. Para tanto, será modernizada a gestão, com a utilização de conceitos do Instituto de Desenvolvimento Ge-

rencial (INDG) aplicados com muito sucesso no governo Aécio Neves, em Minas Gerais. Também serão im-plantados sistemas de Tecnologia de Informação (TI) que coloquem a ad-ministração em rede – integrando os sistemas para contabilidade, planeja-mento, tributos e patrimônio, entre outros setores.

Notícia gera boa expectativa entre empresários

O presidente da Acigra, José Luis Silveira, entregou ao prefeito Acimar Silva um documento preparado pela diretoria da entidade, com 16 demandas da Acigra e CDL Gravataí, que merecem atenção especial por parte do Poder Público Municipal

LM Produções

Tuhana Pinheiro - Secom/PMG

p g 09 - entidade

12, 03, 2012 12:20:13 PM

Page 10: 36ª Edição

Sindilojas chega ao cinquentenário

INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE E DIVERSAS ATIVIDADES ESTÃO PLANEJADAS PARA MARCAR O ANIVERSÁRIO

10 |O Empreendedor da Aldeia ENTIDADE [

16 de setembro de 1962Fundação do Sindicato do

Comércio Varejista de Gravataí, com 21 sócios, durante reunião dos idealiza-dores, na sede da Associação Comercial, Industrial e Rural de Gravataí.

21 de janeiro de 1963Reconhecimento pelo Ministério do

Trabalho, através da Carta Sindical, ten-do como primeiro presidente Antônio Luz, um dos fundadores.

1982 Após um período de inatividade, a en-

tidade voltou a funcionar com fortes pro-pósitos, devido ao grande desenvolvi-mento comercial da cidade, que passou a cobrar a existência de um Sindicato atu-ante em defesa dos interesses da classe empresarial. Novamente a iniciativa foi de Antônio Luz, juntamente com o empresá-rio Albrecht Schott. A Junta Governativa foi composta pelos empresários: Claudio Leal Fernandes, Antônio Luz, Flávio

Roberto Sabbadini, Nadir Carbonera, Antônio Guglielmi e Antônio Valdomiro Oliveira de Barros. Albrecht Schott foi empossado presidente.

25 de maio de 1987 Aquisição da Sede Própria, por ini-

ciativa do presidente Albrecht Schott, c o m o a p o i o f i n a n c e i r o d a Fecomércio/RS. No princípio, foram ad-quiridas duas salas comerciais, no Centro de Gravataí, onde se encontra instalada a entidade até o momento.

MOMENTOS MARCANTES NA HISTÓRIA DO SINDICATO

A logomarca dos 50 anos pode ser conferida na frota, em outdoors, informativos e nas mais diversas peças decomunicação da entidade

p g 10 - entidade

12, 03, 2012 12:22:29 PM

Há 50 anos, o Sindilojas Grava-taí representa e defende os interesses do comércio de bens e serviços de Gravataí e Glorinha. Com impor-tante papel na promoção, integra-ção, fortalecimento e crescimento do setor, a entidade comemora seu aniversário com a construção da no-va sede, que será inaugurada em 16 de setembro de 2012. Uma logomar-ca foi elaborada especialmente para o cinquentenário e diversas ações ocorrem ao longo do ano.

Hoje, a diretoria é composta de empresários, eleitos para uma gestão de quatro anos. As direções regio-nais representam a entidade nos bairros, levando ao co-nhecimento de cada região o trabalho desenvolvido pela entidade. As empre-sas cadastradas do ramo de comércio varejista re-cebem o apoio na realiza-ção das Convenções Coletiva e Acordo Traba-lhista – dissídio, definição do pi-so salarial do comércio, horário de funcionamento, abertura aos do-mingos, além de campanhas institu-cionais, promoções e 250 produtos e serviços disponíveis aos associados.

Sob a administração do presiden-

te José Rosa e para o crescimento da entidade, o Sindicato institui duas no-vas unidades. Em 2011, a subsede da Morada do Vale entrou em atividade e, no dia 20 de março de 2012, será inaugurada a subsede de Glorinha.

Page 11: 36ª Edição

Proteção para garantir inquilino

No comércio varejista de Gravataí, quem procura alugar um imóvel, enfrenta valores altos e pou-cas opções. A negociação torna-se tão importante quanto a definição do local do imóvel para abrir um ne-gócio.

O presidente do Sindilojas de Gravataí alerta proprietários e inqui-linos para possíveis dificuldades no setor varejista, com as quais os co-merciantes podem se deparar. “Te-mos, no centro de nossa cidade, uma grande dificuldade de estaciona-mento e o Shopping Gravataí virá

SINDILOJAS FAZ ALERTA AOS COMERCIANTES E AO SETOR IMOBILIÁRIO PARA ADAPTAÇÃO AOS NOVOS DESAFIOS

Divulgação/Sindilojas Gravataí

com um grande espaço nesse senti-do. A obrigação do Sindicato é aler-tar os comerciantes para que se pre-parem para as novidades no setor. E aos locadores, pedimos que compre-endam o momento e cuidem dos se-

us inquilinos, pois, se hoje o setor de aluguéis está em alta, amanhã pode não estar. Além disso, um novo con-trato sempre pode trazer surpresas desagradáveis, no que tange à ina-dimplência” enfatiza José Rosa.

Setor imobiliário também precisa se adequar às mudanças no comércio

O Empreendedor da Aldeia|11ENTIDADE[

36 - p g 11 - entidade

08, 03, 2012 12:55:54 PM

Page 12: 36ª Edição

Nova delegada do CRC em Gravataí

Nova de l eg ada do Conselho Regional de Contabilidade para Gravataí e Cachoeirinha, a contadora Sandra Baungartner, é em-possada. O presidente do CRC/RS, Zulmir Breda, pa-rabenizou a nova delegada e homenageou o trabalho rea-lizado por Candido Leri, con-ferindo-lhe o título de Dele-gado Honorário, por ter esta-do, durante 15 anos, à frente da Delegacia Regional do CRC . A regional é a quarta maior delegacia do Estado em número de associados.

A reunião foi realizada na Acigra, e contou com a presença do presidente da

Associação, José Luis Silveira, do secretário muni-cipal de Captação de Recur-sos, Cláudio Ávila, do presi-dente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, do presidente da Associação dos Contadores de Gravataí, Egídio Matielo, de diretores do CRC e de con-tadores.

A Acigra disponibiliza sua estrutura para reuniões e atividades dos contadores. No evento, foi anunciada a as-sinatura do contrato que transforma o Posto de Aten-dimento em Escritório, con-ferindo maior agilidade aos serviços, evitando o desloca-mento para a Capital.

Prefeito Acimar na AcigraA diretoria da Acigra retomou oficial-

mente os trabalhos com a realização de sua primeira reunião mensal de 2012 no dia 31 de janeiro. Como participante espe-cial, o prefeito Acimar Silva falou sobre os desafios encontrados nos 75 primeiros di-as de gestão e reforçou seu compromisso em organizar a prefeitura, para que o Poder Público atue de maneira forte no de-senvolvimento de todos os setores da cida-de.

O deputado estadual Marco Alba, apoi-ador da gestão de Acimar, ressaltou o tra-balho de reestruturação que está sendo fei-to e salientou alguns projetos prioritários.

Divulgação/Acigra

12 |O Empreendedor da Aldeia ENTIDADE [

p g 12 - entidade

08, 03, 2012 12:54:07 PM

Page 13: 36ª Edição

Menos 30 toneladas de lixo no rio

A campanha “Amigo do Rio Gravataí”, um verdadeiro mutirão de limpeza nas margens do rio, foi en-cerrada com êxito, somando mais de 30 toneladas de resíduos recolhidos do manancial. O projeto, realizado de 26 de janeiro a 4 de fevereiro, conscientizou a população sobre a importância que o Rio tem para a ci-dade. O consumo responsável da água também foi trabalhado com a comunidade.

O Sindilojas foi um dos parceiros da campanha, promovida pela Prefeitura, através das Fundações Municipais de Meio Ambiente e de Arte e Cultura, em conjunto com as demais secretarias. A Corsan, a Pirelli, o Projeto Aguapé, a Associa-

PARCERIA DO SINDILOJAS NA LIMPEZA DO RIO GRAVATAÍ FAZ PARTE DO PROJETO “AMIGOS DO PLANETA”

SAC SOGIL: 0800 510 7080www.sogil.com.br

É o projeto “Alô Diretoria”, onde uma vez por semana um dos diretores da SOGIL irá atenderos clientes que ligam para o serviço de atendimento da empresa, possibilitando uma maioraproximação da SOGIL com as necessidades dos seus clientes.

Em 2012, o SAC SOGIL tem novidades!Em 2012, o SAC SOGIL tem novidades!Em 2012, o SAC SOGIL tem novidades!Em 2012, o SAC SOGIL tem novidades!

Fique atento,Fique atento,Fique atento,Fique atento, você pode ser atendido pelo(a) diretor(a) da SOGIL!

ção de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí e prefeituras dos municípios de Glorinha, Santo Antônio da Patrulha e Cachoei-rinha também apoiaram a iniciativa.

A participação da entidade faz parte do projeto “Amigos do Planeta”, que visa incentivar ações de conscientização e de preservação do meio ambiente.

Divulgação/ Sindilojas Gravataí

Equipe do Sindilojas participou ativamente do Mutirão

RESÍDUOS ENCONTRADOSA maior parte do lixo retirado refere-se a:

Garrafas petSacolas plásticasSobras de materiais de

construção (telhas e concreto)Utensílios domésticos

(aparelhos televisores).

u

u

u

u

u

u

Quando visitar o Rio Gravataí, não jogue lixos no local; procure lixeiras ou armazene-o para colocar em local com coleta adequada. Oriente também as crianças para cuidarem desse bem que o município possui.

Na cozinha, mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças e evite o uso da máquina com pouca louça.

FAZENDO A SUA PARTE

u

u

No banheiro, feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba. Não tome banhos demorados e conserte os vazamentos.

Na lavanderia, mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas, deixe as peças de molho para remover a sujeira pesada e só use a máquina de lavar quando estiver cheia.

Aproveitar a água que sair da máquina para lavar calçadas e o chão.

No jardim e no quintal, para lavar o carro, use balde e pano. Não use a mangueira para limpar a calçada, use uma vassoura, prefira o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas.

u

O Empreendedor da Aldeia|13ENTIDADE[

R

p g 13 - entidade

08, 03, 2012 12:52:23 PM

Page 14: 36ª Edição

60 anos transformando aço

A Panatlântica é um dos mais avançados e importantes centros de serviços de aços planos do Brasil. Oferecendo soluções customizadas para a indústria metalomecânica, a empresa, que chama a atenção de quem passa pela BR-290, faz-se pre-sente em diversos produtos do coti-diano dos consumidores brasileiros e dos países do Mercosul.

A constante evolução da empre-sa permite que ela se mantenha em posição de destaque no setor, com presença marcante no RS. “Estamos sempre atentos para não perder o es-paço conquistado e, nesse contexto, todos os departamentos e processos da empresa são muito importantes”, enfatiza o superintendente, José Antônio Vargas. Junto com o diretor industrial, Karl Ernst Steppe, e o di-retor adjunto, Euclides Humberto Siqueira Jardim, formam a adminis-tração responsável pela readequação

14 |O Empreendedor da Aldeia ESPECIAL

PANATLÂNTICA É REFERÊNCIA NO SETOR, FORNECENDO PRODUTOS QUE CONTRIBUEM PARA MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS

[

da companhia às novas estratégias de negócio.

Neste período, a empresa adqui-riu sete novos equipamentos de pro-cessamento de aços, construiu a filial de Glorinha, ampliou a matriz em Gravataí e, em breve, inaugura uma nova planta em Farroupilha, projeta-da para facilitar o fornecimento e conquistar novos mercados. Em Santa Catarina, funciona a Panatlân-tica Catarinense S.A. (Joinvile) e a Tubospan (São Francisco do Sul).

Da matéria prima para a sustentação de sapatos, confecção de peças e ferramentas, até a linha de produção de automóveis e implementos agrícolas.

Fotos: LM Produções

A unidade localizada no Distrito Industrial de Gravataí, numa área total de 23 hectares, com cerca de 20.000 metros quadrados de área construída, mantém cerca de 300 empregos diretos e indiretos, sendo a matriz de negócio da companhia

Superintendente, José Antônio,e o diretor industrial, Karl Steppe

p g 14 - especial

08, 03, 2012 1:08:04 PM

Page 15: 36ª Edição

O Empreendedor da Aldeia|15

A Panatlântica construiu as ins-talações da planta de Gravataí antes mesmo da inauguração do Distrito Industrial da cidade e foi palco da ce-rimônia que reuniu políticos e em-presários da época. Nas imagens de arquivo, as lembranças da honra de receber Cláudio Strassburguer, se-cretário de desenvolvimento do Estado, Ângelo Calmon de Sá, mi-nistro da Indústria e Comércio, Sinval Guazzelli, governador.

Pioneira noDistrito

u

de Porto Alegre, iniciou suas atividades no dia 1º de outubro de 1952, com a finalidade a de comercializar aços planos im-portados no mercado do RS.u Em 1955, foi iniciado o processamento de produtos de aços, com a criação de uma nova empresa, a Indústria Paulista de Laminados Ltda. (Indupal).u Em 3 de abril de 1961, a Panatlântica e a Indupal, por deci-são do Conselho de Administração, foram transformadas em sociedade anônima sob os nomes de Companhia Panatlântica de Comércio do Rio Grande do Sul S.A. e Indústria de Laminados do Rio Grande do Sul S.A.u Em 1968, fundiram-se sob o nome de Aços Laminados Panatlântica S.A.u Em 1971, a Panatlântica torna-se uma sociedade de capi-tal aberto, registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Companhia Panatlântica de Comércio de São Paulo, filial

Arquivo Panatlântica

u

atual Centro de Serviços de Aço, no Distrito Industrial de Gravataí, numa área total de 23 hectares, com cerca de 20.000 metros quadrados de área construída.u Em 28 de abril de 1987, foi aprovada, em Assembleia Geral Extraordinária, a nova razão social - Panatlântica S.A.u Em 1997, a empresa teve seu sistema de qualidade certi-ficado com base na ISO 9002, 1994 pela Det Norske Veritas, da Noruega, e acreditação RvA da Holanda.u No ano de 2002, foi premiada com o Troféu Homem do Aço e inaugurou a filial no município de Glorinha, com 6.800 metros quadrados de área construída.u Em 2010, a Companhia Siderúrgica Nacional passou a fa-zer parte do grupo de grandes acionistas.

Em 1976, a Panatlântica iniciou suas atividades no novo e

LINHA HISTÓRICA

Arquivo Panatlântica

p g 15 - especial

08, 03, 2012 1:07:14 PM

Page 16: 36ª Edição

Profissionais valorizados

16 |O Empreendedor da Aldeia ESPECIAL [

A empresa dedica-se exclu-sivamente ao processamento e à relaminação de aços planos, com foco para o mercado da Região Sul do Brasil e para os países integrantes do Merco-sul, atendendo uma carteira de mais de 1.000 clientes ativos. Oferecendo soluções custo-mizadas em produtos de aço, desde os semielaborados até a confecção de produtos especi-ais de acordo com a necessida-de do cliente, a Panatlân-tica é um importante elo da cadeia produtiva da indústria metalo-mecânica.

Presente na linha de produ-ção de diversos segmentos in-dustriais, entre os clientes da Panatlântica destacam-se as in-dústrias do setor agrícola (tra-tores, colheitadeiras, plantade-iras e semeadeiras), automoti-vo, construção civil, linha bran-ca de eletrodomésticos, cou-reiro calçadista, têxtil, imple-mentos rodoviários, ferramen-tas e peças.

Diversificadacarteira declientes

Chapas e bobinas laminadas a quente, laminadas a frio, decapa-das, revestidas, zincadas e grossas do LCG; galvalume ou pré-pintadas; chapas grossas; chapas de pisos; fi-tas ou rolos slitter, perfis estrutu-rais ou comerciais, formados a frio em processo contínuo ou dobra-deira; fitas para embalagens; blanks, tiras relaminadas de alto, médio e baixo carbono; tiras planas não bobinadas; chapas frisadas; pe-ças em corte térmico, telhas de aço revestidas e acessórios.

PRODUTOS

A Panatlântica processa mensalmente 16 mil toneladas de aço, para asregiões Sul e Sudeste do país. Possui a única planta de relaminação a friona Região Sul.

O respeito aos colaboradores é uma tradição na Panatlântica, que se-gue a mesma filosofia desde a sua fundação. Com pouca rotatividade de mão-de-obra, o quadro de profis-sionais é formado por pessoas da re-gião, que usam a experiência adquiri-da para orientar os novos trabalha-dores. O convênio com a Fundação Bradesco oferece aos jovens a opor-tunidade de início de carreira nos se-tores administrativo e de apoio de fá-brica. “Buscamos fixar nossos traba-lhadores, investindo em treinamen-tos. Valorizamos a experiência e quem gosta da empresa”, destaca José Antônio.

Estão incluídos no processo de valorização os motoristas das em-presas transportadoras. Além do es-tacionamento para caminhões, foi construído um local exclusivo para os motoristas, com espaço de estar, lancheria e banheiros.

Fotos: LM Produções

p g 16 - especial

09, 03, 2012 3:27:56 PM

Page 17: 36ª Edição

Certificação Digital no Sindilojas

O Sindilojas Gravataí disponibi-liza mais um serviço ao setor de co-mércio e a empresários. Em convê-nio com a Fecomércio/RS, realiza a emissão do certificado digital, que pode ser obtido na sede do Sindicato, sem a necessidade de des-locamento, nem mesmo para a reti-rada do certificado.

CERTIFICAÇÃOO Certificado Digital foi instituí-

do pe la Medida Provisór ia 2.200/2011, como forma de garan-tir autenticidade, integridade e vali-dade jurídica de documentos em for-ma eletrônica. A adoção da certifica-ção traz como benefícios a desone-ração de atividades burocráticas, o aumento de produtividade das em-presas e a diminuição de custos ope-racionais. Tudo através da internet.

CONFIABILIDADEOs certificados digitais são emiti-

dos apenas por empresas autoriza-das pelo Governo Federal. Além dis-so, a certificação digital utiliza crip-tografia, tecnologia que faz com que apenas o emissor e o receptor deter-minados consigam decifrá-los.

PARCERIA COM A FECOMÉRCIO/RS TRAZ MAIOR FACILIDADE AOS LOJISTAS E DEMAIS EMPRESAS

Presidente José Rosa em reunião com entidades parceiras do Sindilojas

Uso do certificado digitalPessoa Jurídica

Emitir notas fiscais eletrônicasAssinar contratos digitaisAssinatura digital para documentosAcompanhar processos legaisConsultar e regularizar a situação

cadastral e fiscalEmitir certidõesFazer a RedarfVerificar a autenticidade de

informações divulgadas na versão online do Diário Oficial da União

Entregar o IRPJ, a DCTF, a DIPJ e a PER/DCOMP

u

u

u

u

u

u

u

u

u

Pessoa FísicaDeclarar Imposto de Renda via

Internet, consultar e atualizar o cadastro de contribuinte de pessoa física, resolver pendências na Malha Fina e recuperar informações sobre o histórico de declarações

Assinar contratos digitaisAssinatura digital para documentosAcompanhar processos legaisAcesso a serviços públicosVerificar a autenticidade de

informações divulgadas na versão online do Diário Oficial da União

Proteção na troca de e-mails.

u

u

u

u

u

u

u

O Sindilojas Gravataí firmou par-ceria com o DTG Rancho da Amizade e com a Associação dos Amigos Morada do Vale II. Aos as-

Sindicato amplia parcerias com a comunidade

sociados das duas entidades, serão estendidos todos os benefícios dos associados do Sindilojas de Gravataí.

O Empreendedor da Aldeia|17ENTIDADE[

p g 17 - entidade

08, 03, 2012 1:05:16 PM

Page 18: 36ª Edição

O presidente José Luis Silveira e a equipe da Acigra recepcionaram os novos associados da entidade em um café da manhã, no dia 16 de feverei-ro. Em um bate-papo, José Luis apre-sentou o trabalho que a entidade tem desenvolvido nos últimos anos e a importância da aproximação dos as-sociados com a Acigra.

A equipe da Acigra apresentou de-talhes de alguns dos produtos mais importantes disponibilizados e es-clareceu as dúvidas dos empresários.

Acigra recepciona novos associados

ATIVIDADE RECEPCIONA OS NOVOS ASSOCIADOS DA ENTIDADE, ESCLARECENDO SOBRE PRODUTOS E SERVIÇOS

Este encontro ocorrerá mensal-mente e pretende aproximar o asso-ciado da Acigra e promover network entre os empresários.

No dia 8 de março ocorreu a se-gunda edição do Café com o Pre-sidente, recepcionando os associa-dos que ingressaram em fevereiro.

Luís Antônio Cardoso

Oportunidade para conhecer o funcionamento da entidade e projetos

O diretor de Assuntos Institucio-nais da General Motors do Brasil, Luiz Moan, esteve em Gravataí no início de janeiro, quando participou de agenda com o prefeito municipal, Acimar Silva. A diretora de relações institucional da GM, Daniela Kraemer, que integra a diretoria da Acigra, acompanhou o encontro.

A unidade da GM em Gravataí vai aumentar a capacidade de produ-ção anual de 230 mil para 380 mil car-ros. A previsão, segundo Moan, é co-meçar a produzir veículos até o fim de 2012. Primeiro, será o modelo hatch da família Ônix. Em seguida, o modelo sedan. Celta e Prisma segui-rão sendo produzidos.

Junto com o anúncio da amplia-ção, o executivo da montadora re-passou algumas demandas ao chefe do Executivo municipal, entre elas, a adequação do trevo de acesso à em-presa e a iluminação do local.

GM amplia produção

Fitesa investe R$ 29 milhões

A FitesaFiberweb, empresa controlada pela Petropar, assinou protocolo de intenções com o go-verno do Rio Grande do Sul para a instalação de uma unidade indus-trial em Gravataí (RS). O investi-mento é estimado em R$ 29,1 mi-lhões e deverá produzir 9 mil tone-ladas de não-tecidos especiais,

EMPRESA CONTROLADA PELA PETROPAR IRÁ CONSTRUIR NOVA FÁBRICA EM GRAVATAÍ

com a tecnologia chemical bonded (consolidação química, em Inglês).

O planejamento da empresa é concluir o empreendimento até 24 meses após aprovação do pro-jeto. A Fitesa já possui uma fábrica em Gravataí, com capacidade de produção de 45 mil tonela-das/ano e que mobiliza 245 em-pregos diretos. A nova planta acrescentará a esta conta 30 pos-tos de trabalho, que exigirão capa-citação e treinamento de mão-de-obra especializada.

Claudio Fachel / Palácio Piratini

18 |O Empreendedor da Aldeia ENTIDADE [

p g 18 - entidade

08, 03, 2012 1:00:38 PM

Page 19: 36ª Edição

Federasul muda estatuto

A Acigra, representada pelo seu presidente, José Luis Silveira, parti-cipou da maior Assembleia Geral Extraordinária da história da Federasul, que aprovou por unani-midade a ampliação do interior do RS nas deliberações da entidade, po-dendo, inclusive, eleger o presidente.

MUDANÇASA criação de nova categoria, divi-

dida em seis faixas de mantenedoras, muda o poder de influência na elei-ção do novo presidente. O nome de Conselho Deliberativo da Federasul passa a ser Conselho Superior e cada

INTERIOR GANHA FORÇA E PODE INFLUENCIAR NA ELEIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA ENTIDADE

uma das 24 regiões indicará, por vota-ção entre as suas filiadas, o seu candi-dato a vice-presidente regional e, também, o diretor.

A Federasul entregou ao go-vernador Tarso Genro um do-cumento da entidade que solici-ta a exclusão das micro e peque-nas empresas optantes pelo Simples Nacional da obrigato-riedade do pagamento do dife-rencial da alíquota interestadual de ICMS, conhecido como im-posto de fronteira. O docu-mento, de três laudas, foi apro-vado e assinado na reunião da Federasul, dia 17 de novembro passado, em Livramento.

O governo garantiu à Federasul que o pleito será enca-minhado ao Grupo de Asses-soramento Superior e à Secre-taria Estadual da Fazenda, para análise.

Em favor da MPEs

O Empreendedor da Aldeia|19ENTIDADE[

José Luis é vice-presidente Regional da Federasul para aRegião Metropolitana Delta do Jacuí

Divulgação/Acigra

p g 19 - entidade

12, 03, 2012 12:23:11 PM

Page 20: 36ª Edição

PPCI: uma norma de proteção

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) é um planejamento de prevenção com o propósito de reduzir a possibilida-de de incêndio, evitar a propagação de fogo e proteger a vida dos ocu-pantes de edificações, minimizando também os danos materiais.

Em Gravataí, a Secretaria Muni-cipal de Coordenação e Planeja-mento (Secoplan) somente libera a carta de habitação com a apresenta-ção do Alvará do Corpo de Bombeiros. A medida vale apenas aos casos onde o PPCI é exigido.

NOTÍCIAS [

PREVENÇÃO DIMINUI DANOS PESSOAIS E MATERAIS EM CASOS DE INCÊNDIOS

20 |O Empreendedor da Aldeia

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio é um processo que to-do o proprietário ou responsável por prédios com instalações comerciais, industriais, de diversões públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia e mais de um pavimen-to, deverá possuir e que poderá ser encaminhado ao Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do RS.

O proprietário procura o Corpo de Bombeiros e protocola o requerimen-to de exame, onde recebe o bloqueto com as taxas de exame e inspeção (valores calculados conforme a área total, altura e risco da edificação).

Após apresentação dos compro-vante de pagamento, é emitido o Certificado de Conformidade (CC). No documento (que não vale como Alva-rá) são relacionados e descritos os sistemas de prevenção de incêndio e segurança que deverão ser contem-plados e providenciados.

Quando as instalações dos dispo-sitivos de segurança previstos no pla-no forem finalizadas, deverá ser soli-citada a execução da inspeção, atra-vés do Requerimento de Inspeção, agendada com data e horário.

Após inspeção, se constatada algu-ma não -conformidade em qualquer sistema previsto no plano, será emiti-da a Notificação de Correção de Inspeção (NCI), com prazo de 30 dias para a realização da nova inspeção. Este documento ficará à disposição do proprietário ou responsável pe-rante o Corpo de Bombeiros.

Caso a inspeção verifique que to-dos os sistemas estão em conformi-dade com o plano, será emitido o Alvará. Este documento tem validade definida conforme a situação.

u

u

u

u

u

O QUE É UM PPCI?

Fonte: http://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Multimidea/Internet/Banner/PPCI.pdf

Metalúrgica Rolim recebe reconhecimento

A Metalúrgica Rolim ficou en-tre as dez micro e pequenas em-presas (MPEs) que obtiveram os melhores resultados nos dois anos de duração do Projeto de Adensamento da Cade ia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia, realizado pelo Sebrae, em convênio com a Petrobras. A empresa foi agraciada com uma placa de reconhecimento pelo su-cesso no trabalho durante a ceri-mônia de encerramento da etapa 2009/2011.

Juntamente com a Metalúr-gica Rolim, foram destacadas as empresas Comercial Instaladora Clason, Arbra, Colméia, Loewe, Capaz, Mega Steam, HP Pa-rafusos, SJC Química e Propus.

Ao longo dos últimos dois anos, a ação promoveu 1.268 ho-ras de cursos, 7.072 horas de con-sultorias, 173 horas de bônus cer-

tificação, 52 laboratórios de Cadastro Petrobras, com quatro horas de duração cada e certifi-cou 11 empresas na ISO 9000. A Rede Petro RS, FIERGS, Onip, Prominp e a Associação RS Óleo e Gás apoiam a ação.

Ao todo, as 82 MPEs partici-pantes apresentaram crescimen-to de 64% no faturamento e au-mentaram em 35% seus quadros de colaboradores. Satisfeito com o crescimento das MPEs gaú-chas, que tiveram resultados su-periores aos do restante do país, o diretor técnico do Sebrae/RS, Marco Antônio Kappel, disse ser gratificante ver o sucesso das empresas que apostaram em um projeto inovador do Sebrae/RS. "Espero que na próxima etapa, 2012/2014, possamos repetir aquilo que deu certo em outras empresas do Estado."

Exigência de equipamentos seguegrau de risco da edificações

PASSOS A SEGUIR

Arquivo

p g 20 - not cias

09, 03, 2012 4:00:10 PM

Page 21: 36ª Edição

Perto Tecnologia expande planta

A empresa Perto Tecnologia pa-ra Bancos e Varejo ampliará a sua uni-dade em Gravataí. Com investimen-to previsto de R$ 38 milhões, a em-presa aumentará a sua planta indus-trial de 33 mil para 41 mil metros qua-drados, com a expectativa de gera-ção de 200 novos empregos nas áre-as de manufatura, usinagem, fábrica de cofres, pintura, montagem, testes, engenharia e suporte. As obras de-vem durar 10 meses.

PERTOA atuação da empresa é nos seg-

mentos de automação bancária, auto-atendimento, automação comercial

AMPLIAÇÃO PREVÊ A GERAÇÃO DE 200 NOVOS POSTOS DE TRABALHO

NOTÍCIAS[

Representantes da Perto, Jair Colissi e Marcos Ferreira Guimarães, recebemalvará para execução das obras em reunião com o prefeito, Acimar Silva, e o secretário de Planejamento, Cláudio Santos

Natacha Oliveira - SECOM/PMG

e de meios de pagamento, além de mecanismos dispensadores e depo-sitários em sistema OEM. Possui fili-

al em Gravataí, em Barueri (SP) e es-critórios em 12 cidades, além de rede de assistência em todo o Brasil.

O Empreendedor da Aldeia|21

p g 21 - not cias

08, 03, 2012 1:15:11 PM

Page 22: 36ª Edição

22 |O Empreendedor da Aldeia

11513_O EMPREENDEDOR 36 22

12, 03, 2012 6:27:01 PM

Page 23: 36ª Edição

Rua João Maria da Fonseca, 1000 - Gravataí/RS - Fone: 51| 3488-1522 / 3488-3823

Aproveite os últimos dias da temporada de piscinas!

anos1927 - 2012

www.paladinotenisclube.com.br

PISCINA COM HIDRO

PISCINA TÉRMICA

QUADRAS DE TÊNIS

QUADRAS DE PADEL,

QUADRAS DE FUTSAL

QUADRAS DE VÔLEI

CAMPO DE FUTEBOL SETE

MESAS DE FUTEBOL DE

BOTÃO SALÃO DE JOGOS

ACADEMIA

BOLICHEAMBIENTE CLIMATIZADOPISTAS PARA ATÉ 8 PESSOASESPAÇO PARA FESTAS

ESTACIONAMENTO

COM SEGURANÇA

ESPAÇOS P/ LOCAÇÃO

CONFIRA AS OPÇÕES

DE LAZER QUE O

PALADINO OFERECE

AOS SEUS

ASSOCIADOS:

O seu Clubede sempre

AGENDA SOCIAL

19|ABRIL - 19h30min - Sessão Solene da Câmara de Vereadoresem homenagem aos 85 anos do Paladino

anos1927 - 2012

Estão abertas as inscrições para as escolinhas:FUTSAL / VÔLEI / NATAÇÃO / KARATÊ / TAEKWONDO

AGENDA ESPORTIVA

5 TorneioAberto de

Tenis

Agende este compromisso...

14 à 29|abril|2012

ATIVIDADE EM COMEMORAÇÃOAO ANIVERSÁRIO DO PALADINO

Baile de Aniversário

28|abrilno Ginásio do Clube

p g 23 - an ncio Paladino

08, 03, 2012 1:13:13 PM

Page 24: 36ª Edição

O sucessode todos

É com muita satisfação que inau-guro a seção de RH da Revista O Empreededor da Aldeia, e nada seria mais prazeroso do que falar das rela-ções humanas no ambiente corporati-vo. As empresas deveriam pensar so-bre a importância de um RH, e não me refiro ,neste momento, a recursos, mas a relações humanas. Hoje, toda empresa que almeje o sucesso depende-rá principalmente das pessoas que ne-la trabalham. Vivemos em um cená-rio em que o RH direciona-se para ocu-par um lugar de destaque, onde pro-porcionará aos empresários uma mai-or segurança para manter-se no mer-cado de forma competitiva e com quali-dade, sendo necessária a prioridade de investimentos nesta área.

Agora, refiro-me ao RH (Recur-sos Humanos) que as médias e gran-des empresas possuem, mas que, mui-tas vezes, restringe-se a ser apenas um DP (Departamento Pessoal), buro-crático, e não praticando o desenvolvi-mento de pessoas. Neste momento, o que auxilia as empresas, sejam peque-nas, médias ou grandes, é contratar um Consultor de RH, que conseguirá auxiliar os gestores a perceberem e com-preenderem o que não é dito, mas que, nem por isso, deixa de acontecer.

NOTÍCIAS

* Psicóloga – MBA em Gestão Empresarial – Unisinos e Sócia da Consultoria em RH Oportunizarh

[ |Falando de RH

Maricarmen PalominosMuñoz*

Iniciada construção do Shopping Gravataí

O MGrupo iniciou a contagem para a construção do Shopping Gra-vataí, o primeiro da cidade, no núme-ro 555 da Avenida Centenário. Lide-ranças políticas e empresariais mar-caram presença na cerimônia de lan-çamento da pedra fundamental, rea-lizada em dezembro do ano passado.

EMPREENDIMENTOOcupando uma área de 10 hecta-

res, o investimento de R$300 mi-lhões inclui um centro comercial de porte médio (com 23 mil metros qua-

COMPLEXO DE COMPRAS DA CIDADE SERÁ INAUGURADO EM 2013 E PROMETE IMPULSIONAR O COMÉRCIO

Vista aérea de como ficará o empreendimento

Divulgação

drados de área bruta locável), um ho-tel da bandeira Intercity, duas torres comerciais e três de apartamentos. O fluxo diário é projetado em 20 mil pessoas. No total, serão 160 opera-ções comerciais, 14 na área de ali-mentação, cinco salas de cinema e 1,4 mil vagas de estacionamento. O complexo terá um boulevard de servi-ços, considerado diferencial e que va-loriza a integração de área comercial e de moradia. A construtora gaúcha Viero é a responsável pela obra .

A comercialização começou em março. Embora ainda mantenha o nome das âncoras sob sigilo, o dire-tor do MGrupo, Lorival Rodrigues, adianta que uma operação inédita no Estado atrairá consumidores porto-alegrenses para Gravataí.

A EMPRESAOriundo de São Carlos (SP), o

MGrupo tem participação no capital do Magazine Luiza. No RS, investe em condomínios no Litoral Norte, e concentra negócios imobiliários em Porto Alegre e Região Metropolina. Recentemente, a empresa anunciou a construção de um hotel cinco es-trelas, no bairro Moinhos de Vento.

- Hoje todos me perguntam como não descobriram antes a potencialidade

de Gravataí para construir um shopping, mas fi-zemos pesquisa em várias cidades até saber onde daria certo – co-menta Rodrigues.

24 |O Empreendedor da Aldeia

Divulgação

p g 24 - not cias

08, 03, 2012 1:12:21 PM

Page 25: 36ª Edição

Gravataí na final do MPE Brasil

LOJA O BOTICÁRIO, DE GRAVATAÍ, SUPEROU CERCA DE CINCO MIL PARTICIPANTES E VENCEU A ETAPA GAÚCHA DA PREMIAÇÃO

NOTÍCIAS[

A loja O Boticário, de Gravataí, foi uma das vencedoras da etapa esta-dual do Prêmio MPE Brasil - Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas, na categoria co-mércio. A premiação é o mais im-portante reconhecimento ao desen-volvimento das boas práticas de ges-tão no segmento de micro e peque-nas empresas. A proposta dos reali-zadores, Mov imento Bras i l Competitivo (MBC), SEBRAE Nacional, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é a melhoria do desempenho e o au-mento da competitividade e da visi-bilidade no mercado nacional, ali-nhados aos princípios de excelência.

No RS, a edição de 2011 contou com cerca de cinco mil empresas ins-critas, resultando em 19 finalistas e 10 empresas vencedoras, que repre-sentarão o Estado na etapa nacional, prevista para o dia 23 de março de 2012. Diversos estados também rea-lizaram as suas etapas de classifica-ção, somando mais de 58 mil empre-endimentos participantes.

EMPRESAS FINALISTAS DO RS

Categoria Comércio:

Categoria Indústria:

Categoria Serviços de Saúde:

Categoria Turismo:

Categoria Tecnologia da Informação:

Categoria Serviços em Geral:

Categoria Destaque Responsabilidade Social:

Categoria Destaque Inovação:

O Boticário (Gravataí) e TCA Informática (Taquara)

Lics Super Água (Selbach) e Ingabor (São Leopoldo)

Clínica Doutor Schuch (Cachoeira do Sul) e Laboratório Antonello (Pelotas)

Bangalô Motel (Santa Maria) e Egali Intercâmbio (Porto Alegre)

Metasig Tecnologia de Informação Ltda (Passo Fundo)

ACJ Assessoria Empresarial (Agudo)

ACJ Assessoria Empresarial (Agudo) Lics Super Água (Selbach)

No Rio Grande do Sul, a edição 2011 do MPE Brasil resultou em 19 finalistase 10 empresas vencedoras

As micro e pequenas em-presas (MPE) estão sobrevi-vendo mais. Em 2011, o nú-mero de pedidos de falência foi menor que nos dois anos anteriores - 1.143 empresas de micro e pequeno porte ti-veram de fechar as portas. O volume representa 7% a menos que o registrado em 2010, 1.233. Entre janeiro e dezembro de 2009, a quantidade foi ainda maior, 1.512. Os dados estão no Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações.

Diminui falências entre microe pequenas empresas

Divulgação

O Empreendedor da Aldeia|25

A lei nº 12.551, sancionada no fim de 2011, acaba com a distinção entre trabalho dentro da empresa e à distância, abrindo brecha para o recebimento de hora extra por ligação de celular atendido ou e-mail respon-dido fora do expediente. As nova legislação causa inse-gurança jurídica e deve levar o Tribunal Superior do Trabalho (TST) a revisar seu entendimento sobre o te-ma, avaliando as possibilidades de considerar a hora de serviço prestado à distância como regime de sobre-aviso, entender como hora normal de trabalho ou não pagar nada a mais. Também é preciso de definir os mei-os de comunicação que podem gerar o sobreaviso.

Celular e e-mail após o trabalhopodem gerar hora extra

p g 25 - not cias

08, 03, 2012 5:21:31 PM

Page 26: 36ª Edição

AGENDE-SE[

MARÇO

Confira a agenda de cursos, eventos e atividades que a Acigra e oSindilojas promovem para seus associados e compareça!

Para saber mais sobre os cursos, eventose atividades do Sindilojas, ligue 3488.4586, visite o

site ou váaté a sede da entidade, na avenida Dorival

de Oliveira, 343/203 - Centro.

www.sindilojas.gravatai.com.br

Para saber mais sobre os cursos, eventose atividades da Acigra, ligue 3488.5566, visite o

site ou vá até asede da entidade, na rua Dr. Luiz Bastos

do Prado, 1299 - Centro.

www.acigra.com.br

26 |O Empreendedor da Aldeia ENTIDADE [

O II Encontro de Aprendizes do Senac Gravataí ocorrerá no dia 29 de março, no Paladino Tênis Clube (Rua João Maria da Fonseca, 1000), promovido pelo Senac Gravataí com o apoio do Sindilojas. O objeti-vo é proporcionar um momento de integração entre os já aprendizes do

EMPRESÁRIOS RECEBERÃO ORIENTAÇÃO SOBRE A CONTRATAÇÃO DE JOVENS APREDIZES

Senac e futuros aprendi-zes. Também será um en-contro entre os empresá-rios que já apoiam a iniciativa e aqueles que gostariam de aco-lher aprendizes em suas empresas.

u

u

Manhã e tarde – público de aprendizes, com palestras e atividades baseadas em conhecimentos do Plano de Curso do Programa de Gratuidade do Senac/RS.

Noite – público de empresários, com palestra sobre investimentos, mercado fi-nanceiro e ainda sobre a Lei do Menor Aprendiz, direcionada para empresários.

Informações e inscrições: (51) 3488-8860 / [email protected]

Encontro de Aprendizesdo Senac Gravataí

ABRIL03| 20h – Comemoração do1º ano da subsede Sindilojas na Morada do Vale

09 a 20| 19h30 – Curso de Atendimento, Vendas e Relações Interpessoais, na subsede do Sindilojas na Morada do Vale

12| 8h30 - Café com o Presidente da Acigra, na sede da Acigra

12| 14h às 17h30 - Curso de Recrutamento e Seleção, em parceria com a ABRH-RS, na sede da Acigra

13| 8h às 17h30 - Curso de Recrutamento e Seleção (continuação)

15| 19h30 - Shopping Gravataí, impactos sócioseconômicos Evento realizado pelo Sindilojas Gravataí, Acigra/CDL Gravataí, MGrupo e Pró-Overseas, com o apoio do Sesc

20|19h30 - Inauguração da subsede do Sindilojas em Glorinha

22| 20h - Lançamento da campanha “Boas Compras e Boa Viagem” 2012 Incentivo ao consumo no comércio de Gravataí e Glorinha, promovido pelo Sindilojas

27| 12h - Reunião de Diretoria da Acigra e Convidado Especial, na sede da Acigra

27|19h30 - Início do Curso de Atendimento, Vendas e Relações interpessoais, na sede do Sindilojas

29 - II Encontro de Aprendizes Evento do Senac com o apoio do Sindilojas

p g 26 - agende-se

12, 03, 2012 12:29:45 PM

Page 27: 36ª Edição

p g 27 - an ncio Sindilojas

08, 03, 2012 1:11:12 PM

Page 28: 36ª Edição

p g 28 - contracapa

08, 03, 2012 1:17:00 PM