343o vistas e diedros.pptx)§ões utiliza-se de projeções para comunicar a forma de um desenho 3d...

42
Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Diedros Profº Milton 2014

Upload: dangnhan

Post on 09-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar CondicionadoDisciplina: Desenho Técnico

Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e DiedrosProfº Milton

2014

Projeções Utiliza-se de projeções para comunicar a forma deum desenho 3D (três dimensões) em uma folha depapel (2D – duas dimensões).São envolvidos 4 elementos nesta relação:• O ponto de vista;• O ponto de vista;• O objeto;• O plano de projeção;• As retas projetantes ou linha de visada.

A projeção de um objeto em um plano é chamada deVista.

Projeções

Projeções Projeção – Perspectiva Cônica

Projeções Projeção – Perspectiva Cilindrica

Projeções AxonométricasPerspectiva Isométrica:• Eixos axonométricos – 120 graus• Coeficientes de redução iguais nos três eixos

Projeções AxonométricasPerspectiva dimétrica• Eixos axonométricos – dois ângulos iguais e umdiferente.• Coeficientes de redução iguais em dois eixos e umdiferente.diferente.

Projeções AxonométricasPerspectiva trimétrica• Eixos axonométricos – três ângulos diferentes• Coeficientes de redução diferentes em todos oseixos

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaEm perspectiva isométrica os três eixos (x,y,z) formamentre si ângulos de 120º.Os eixos oblíquos formam com a horizontal ângulosde 30º. Toda linha paralela aos eixos isométricos sãode 30º. Toda linha paralela aos eixos isométricos sãochamadas de linhas isométricas.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaA utilização da projeção isométrica provoca redução igual em todos oseixos de aproximadamente 19%. Por serem iguais utiliza-se dotamanho real do objeto e a proporção será mantida, isto é chamado deperspectiva isométrica simplificada.O uso do papel reticulado simplifica o aprendizado.O uso do papel reticulado simplifica o aprendizado.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Vamos desenhar um prisma utilizando o papel reticulado:

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Primeiro Passo: Traçar os eixos isométricos

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Segundo Passo: Marcar nesses eixos as medidas de comprimento, largura e altura do prisma;

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Terceiro Passo: Traçar a face de frente do prisma, tomando-se comoreferência as medidas do comprimento e da altura, marcadas noseixos isométricos.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Quarto Passo: Traçar a face de cima do prisma tomando comoreferência as medidas do comprimento e de largura, marcadas noseixos isométricos.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Quinto Passo: Traçar a face do lado do prisma tomando comoreferência as medidas da largura e da altura marcada nos eixosisométricos.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Sexto Passo: Apagar as linha de construção e reforçar o contorno domodelo.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Traçado de perspectiva isométrica com detalhes paralelos.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Traçado de perspectiva isométrica com detalhes oblíquos

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExercícioReproduzir em sua folha de desenho milimetrada a perspectiva abaixo:

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:Para representar a perspectiva isométrica do círculo, é necessáriotraçar antes um quadrado auxiliar em perspectiva, na posição em queo círculo deve ser desenhado.

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExemplo:

Perspectiva IsométricasProjeção isométricaExercícioReproduzir em sua folha de desenho milimetrada a perspectiva abaixo:

Projeções OrtogonaisEm desenho técnico, projeção é a representação gráficado modelo feita em um plano. Existem várias formas deprojeção. A ABNT adota a projeção ortogonal, por ser arepresentação mais fiel à forma do modelo.Para entender como é feita a projeção ortogonal, énecessário conhecer os seguintes elementos : observador,necessário conhecer os seguintes elementos : observador,modelo, e plano de projeção.

Projeções OrtogonaisProjeção ortogonal no 1º DiedroNo Brasil, assim como na Europa, Ásia e em outros paísesusa-se da projeção no primeiro diedro, e o 3º diedro éusado nos EUA e no Canadá.

Projeções OrtogonaisDiedros – Projeções de Vistas

Projeções OrtogonaisSímbolos de projeções no 1º e 3º DiedrosNa legenda deve estar incluída a representação do diedrousado no desenho, com as dimensões indicadas:

Projeções OrtogonaisProjeções no 1º DiedroVista Frontal

Observe a linha projetante. A linha projetante é a linha perpendicularao plano de projeção que sai do modelo e o projeta no plano deprojeção

Projeções OrtogonaisProjeções no 1º DiedroVista Superior

Projeções OrtogonaisProjeções no 1º DiedroVista Lateral

Projeções OrtogonaisProjeções no 1º Diedro – Procedimento

Projeções OrtogonaisProjeções Completas no 1º Diedro

Projeções OrtogonaisProjeções Completas no 1º Diedro e Nome das Vistas

Projeções OrtogonaisRebatimento:Quando se tem a projeção ortográfica do modelo, o modelo não é maisnecessário e assim é possível rebater os planos de projeção.Com o rebatimento, os planos de projeção, que estavam unidosperpendicularmente entre si, aparecem em um único plano deprojeção.

Projeções OrtogonaisRebatimento:Para o rebatimento, o plano de projeção vertical fica fixo, o plano deprojeção horizontal gira para baixo e o plano de projeção lateral girapara a direita.

Projeções OrtogonaisRebatimento – Observações:

1) Na prática, as vistas do modelo aparecem sem osplanos de projeção.2) As linhas projetantes auxiliares não aparecem nodesenho técnico do modelo. São linhas imaginárias quedesenho técnico do modelo. São linhas imaginárias queauxiliam no estudo da teoria da projeção ortográfica.3) As distâncias entre as vistas devem ser iguais eproporcionais ao tamanho do desenho.4) Normalmente a vista frontal é a vista principal da peça.5) Podem-se ser omitidas vistas, caso duas vistas já sejamsuficientes para visualização da peça.

Projeções OrtogonaisRebatimento – Observações:6) Nas projeções ortogonais, quando peças simétricas,rasgos, rebaixos e furos são representados, deve-se fazera marcação das linhas de simetria do objeto e de centropara os demais.

Projeções OrtogonaisRebatimentoExemplo:

Projeções OrtogonaisRebatimentoExemplo:

Projeções OrtogonaisExercício:Fazer em sua folha de desenho as projeções ortogonais daseguinte peça:

Projeções OrtogonaisExercício:Fazer em sua folha de desenho as projeções ortogonais daseguinte peça: