34º aniversário do martírio do pe. ezequiel ramin · leitor/a 4: sabemos, porém, que deus, não...

52
Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin 34º Mês Missionário Extraordinário Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

Upload: others

Post on 10-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

Aniversário do Martírio doPe. Ezequiel Ramin

34º

Mês Missionário Extraordinário

Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

Page 2: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe
Page 3: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

01

Padre Ezequiel Ramin

Nasceu em Padova, Itália, no ano de 1953. Atento às condições de vida dos mais pobres e necessitados, ainda jovem decidiu doar sua vida à causa missionária além fronteiras.

Foi ordenado sacerdote em 1980 e, aos 30 anos, sua disponibilidade o trouxe ao Brasil. De imediato manifestou sua imensa satisfação: “Ainda não sei aonde irei, porém estou contente com o fato de partir. É uma coisa mais forte do que eu”. Depois de um período de estudo, da língua e da realidade brasileira, desembarcou em Cacoal, Rondônia.

Encontrou uma Igreja - Diocese de Ji Paraná - próxima ao povo, compromissada com a causa dos pobres e atenta às questões sociais. Eram muitas as comunidades consolidadas e lideranças engajadas na vida eclesial e na transformação social. Cheio de entusiasmo, integrou-se com certa facilidade na vida e luta daquele povo.

Não precisou de muito tempo para perceber que a região estava cheia de conflitos, quase todos relacionados à questão da terra. As desigualdades eram gritantes e a violência da ordem do dia. Os poderosos expandiam seus latifúndios expulsando posseiros e encurralando indígenas.

Essa realidade incomodava profundamente o Padre Ezequiel. Diante das injustiças sociais, da concentração dos bens da criação nas mãos de poucos, do uso da violência, da manipulação das leis em benefício de poucos e da opressão que os pobres sofriam, vivenciava o incomodo da angustia. Neste contexto, assumiu corajosa e decididamente a defesa dos indígenas e dos posseiros em suas lutas pelo direito à terra e à vida digna.

Se, de um lado, este posicionamento gerava a estima e o carinho dos pobres, do outro, fomentava a ira e hostilidade dos gananciosos e até de muitos cristãos. Abertamente diziam que o padre não devia se envolver com as questões sociais, políticas e ambientais, e deveria restringir seu ministério aos sacramentos.

As ameaças e intimidações tornaram-se corriqueiras. Apesar disso, Ezequiel não arredou o pé e se manteve fiel até o fim. Como Jesus, ofereceu a Deus e ao povo sua vida e sua morte. Quase como prevendo os acontecimentos, numa das celebrações Eucarísticas disse: "Não aprovamos a violência, embora recebamos violência. O padre que está falando, recebeu ameaças de morte. Querido irmão, se a minha vida lhe pertence, a minha morte também lhe pertencerá”.

No dia 24 de julho de 1985, o Padre Ezequiel, aos 32 anos de idade, foi brutalmente tocaiado e assassinado. Voltava de uma visita a um grupo de posseiros. Tinha lhes pedido de deixar o local, uma vez que suas vidas estavam seriamente ameaçadas. Em busca da vida e da paz, encontrou a morte. Continua vivo na força e na ação de quem luta por um mundo justo e fraterno.

Page 4: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

Julho: 34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

Outubro: Mês Missionário ExtraordinárioBatizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

1º dia do Tríduo

Tema: O CHAMADO É GRAÇA DE DEUS.

Preparação do ambiente: Símbolos a serem utilizados: Bíblia, vela, flores, fotos do Padre Ezequiel e de outras pessoas que ouviram o chamado de Deus.

Canto: Tu és a razão da jornada (Nº 5)

Animador/a: É com alegria e fé que nos reunimos aqui para celebrar o primeiro dia do tríduo com o tema “O Chamado de Deus” em Memória da vida e do martírio do Padre Ezequiel. É bom lembrar que no próximo dia 24 de Julho faremos memória do 34º ano da doação de sua vida.

Jovem: Fazer memória não é apenas recordar, lembrar e sim reviver, sentir que o Pe. Ezequiel está presente, atualizar seu testemunho de fé, assim como o de muitos/as outros/as. Pessoas como nós que, ao ouvir o chamado de Deus, livrevemente deram sua resposta e colocaram generosamente suas vidas ao serviço do Reino de Deus.

Animador/a: Animados e animadas pela graça e a força de Deus que se manifestam no chamado de cada um e cada uma de nós, invoquemos a Trindade Santa.

Canto: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Mulher 1: A palavra vocação vem do latim vocare, que quer dizer: convocar, chamar, escolher. Em geral é o chamado feito por Deus a determinada pessoa.

Homem 1: Sendo que a nossa vida está nas mãos de Deus, a aceitação e realização da vocação tornam-se o caminho da realização da vida plena em Deus e com Deus.

Mulher 2: Em sentido teológico, vocação significa o chamamento de Deus dirigido a pessoas concretas para uma vocação especial: a vida consagrada religiosa (ser irmã, irmão, padre).

Homem 2: Existem muitas outras vocações: ser mãe, ser pai, ser catequista, ministro na comunidade, entre outras.

Animador/a: Quatro atitudes nos ajudam a discernir a Vocação à qual somos chamados:

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

02

Page 5: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

Mãe: Escutar. É preciso estar atento, sensível à voz de Deus que fala e se revela de diversos modos na história. Jesus é capaz de se aproximar e tocar o coração de forma inesperada.

Pai: Responder. Escutar o que Deus fala não é tudo. É preciso responder àquele que nos convoca. Ou seja, faz-se necessário participar ativamente do despertar vocacional, do chamado.

Filho: Perseverar. Jesus Cristo não se cansa de chamar. Em sua Igreja missionária sempre há lugar para os diversos serviços. Aquele que escutar a voz do Senhor precisa manter viva esta chama interior. Não deixar que outras vozes ocupem o lugar da voz de Deus. Para isso existem meios concretos como, por exemplo, se inserir numa das diversas pastorais da Comunidade/Igreja.

Filha: Oração. O processo de discernimento vocacional não pode ser feito sem oração. Nela experimentamos e cremos (fé) que Deus está presente em nossa vida, está em nós e no mundo em que vivemos. Assim, às vezes, precisamos silenciar o coração para ouvir a voz de Deus.

Jovem: A Vocação é o chamado de Deus para seguir os passos de Jesus. É na resposta ao chamado que nos tornamos discípulos/as missionários/as do Reino.

Adulto: A vocação é despertar e reavivar em nós o amor que Deus nutre para com seus filhos e filhas. É a experiência desse amor que nos motiva e incentiva na firme adesão à vontade dele.

Criança: Deixemo-nos amar por Deus, amor que se manifesta no nascimento e crescimento da nossa vocação. Esse amor é fonte de eterna graça, de alegria e de paz. Tudo brota do coração de Deus Pai.

Casal: A vocação é dom de Deus, é missão que salva e nos salva. Somos chamados e enviados a transformar as trevas em luz, a divisão e separação em unidade e comunhão, a morte em vida. É o Deus amoroso que realiza tudo isso com e nas pessoas que generosamente acolhem seu chamado.

Canto: Te amarei Senhor (Nº 1)

Animador/a: Contemplando a ação de Deus ao longo da historia da Salvação notamos que Ele sempre chamou homens e mulheres para que colaborassem na realização do seu Projeto. Observamos também que é sempre Deus que, de forma carinhosa, toma a iniciativa. Geralmente as pessoas são chamadas pelo nome, o que revela o conhecimento e a profunda intimidade de Deus.

Leitor/a 1: São muitas as vocações que encontramos na Bíblia. Recordamos, por exemplo, a do Profeta de Jeremias (1, 4-9):

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

03

Page 6: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

04

Leitor/a 2: “Recebi a palavra de Javé que me dizia: “Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci eu o consagrei; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”.

Leitor/a 1: Deus não convida para coisas pequenas. Deus chama para que sua palavra seja transmitida e sua vontade realizada. Por isso a missão não é fácil. De um modo geral e num primeiro momento aquele que é chamado tenta resistir colocando dificuldades. Foi assim com o próprio profeta Jeremias

Leitor/a 2: “Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem”.

Leitor/a 1: Contudo, a ação é de Deus e é nEle que a pessoa chamada deve confiar.

Leitor/a 2: “Não diga 'sou jovem', porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciarás aquilo que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo – oráculo de Javé”.

Canto: Sonda-me (Nº 12)

Leitor/a 3: Antes mesmo de nos formar no ventre materno. Deus já tinha nos escolhidos para nos fazer profetas entre as nações. Muitas vezes, quando chamados a desenvolver uma tarefa mais séria na comunidade, nós também reagimos como o profeta Jeremias. Ou seja, buscamos mil desculpas para fugir do compromisso: alegamos que não sabemos falar, que estamos muito atarefados, que estamos cansados, que não temos tempo, etc.

Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe os pobres e simples para confundir os grandes. A força é de Deus e não nossa. Por isso, confiemos, pois Deus capacita os escolhidos e escohidas. Leitor/a 5: Observamos atentamente o versiculo nove do texto de Jeremias: “”Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: 'Veja: estou colocando minhas palavras em tua boca. Hoje eu estabeleço você sobre nações e reinos, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar'”. (Jr 4,9).

Animador/a: Momento de reflexão e partilha. Quais são as dificuldades que, geralmente, as pessoas mais colocam para não assumir compromissos ou responsabilidade em sua comunidade? (motivar e favorecer a troca de experiências).

Todos/as: Uma coisa não podemos esquecer: o Espirito Santo age em nós. Ele coloca em nossa boca as palavras de Deus e em nosso corpo a força para realizá-las.

Leitor/a 1: O chamado é um convite que Deus dirige a todos nós. Podemos descobrir isso nos acontecimentos da vida, nas pessoas que Deus coloca ao nosso lado, na Palavra de

Page 7: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

05

Todos/as: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”. (João 10,10).

Canto: Eu vim para que todos tenham vida (Nº 13)

Leitor/a 3: O foco e a força da missão do Padre Ezequiel foi Jesus Cristo. O anuncio do Evangelho acompanhado da profecia para ver acontecer à transformação da sociedade e mais vida para todos e todas.

Deus que é proclamada nas celebrações e pode ser lida em casa, nas atividades da comunidade, no trabalho, enfim, na história concreta de cada um.

Leitor/a 2: Sabemos que Deus chama, mas não obriga. Deus não coloca cabresto em ninguém. Por isso, se há um chamado, deve também ter uma resposta, ainda que possa eventualmente ser negativa.

Leitor/a 3: A adesão generosa ao chamado de Deus dá sentido à nossa vida, fortalece a nossa caminhada e ilumina a vida da comunidade e da sociedade. Deus não esquece e nem abandona aquele que Ele chama.

Leitor/a 4: Aquele que responde generosamente ao chamdo de Deus tem sua vida transformada. Estar com Deus é sempre motivo de “paz”, “alegria” e salvação”.

Leitor/a 5: Na vida, quando ainda não sabemos ou não temos clareza a qual missão Deus nos chama, a melhor atitude é a escuta vigilante e atenta, a confrontação e a oração com a Palavra de Deus, o serviço à comunidade e o cuidado generoso para com os irmãos e irmãs. Lembremos que Deus se manifesta de mil formas diferentes.

Animador/a: O Pe. Ezequiel foi chamado por Deus para uma vocação especial, ser religioso, missionário e sacerdote. Corajosamente ouviu o chamado de Deus e se colocou a disposição tornando-se, desse modo, seguidor de Jesus Cristo, sacerdote missionário, sinal da presença de Deus na sociedade em que nasceu e no mundo além-fronteiras.

Todos/as: “Eu sei muito bem que essa escolha vai me custar muito caro, e desde agora, aceito voluntariamente, livremente todas as conseqüências que dela vier: Quem sabe a prisão, a tortura e também a Vida (...)”. (Pe. Ezequiel).

Leitor/a 1: O Padre Ezequiel buscou livremente realizar a vontade de Deus em sua vida. Com generosidade, dedicação, coragem e esperança aceitou o convite de Jesus: “vem e segue-me”.

Leitor/a 2: Sua doação e sua fidelidade ao chamado e seguimento de Jesus continuam sendo para nós um testemunho de fé. Lutou com amor pela vida, justiça, verdade e dignidade para todos/as e, em especial, para os mais pobres e desamparados.

Animador (a): Desde sempre Deus esteve presente na história da humanidade. Uma

Page 8: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

06

forma comum de se revelar é indo ao encontro das pessoas, homens e mulheres, convidando-as a serem porta-vozes do próprio Deus e realizando sua vontade.

Leitor/a 1: Jesus encontra as pessoas e as convida para três atividades fundamentais:

Leitor/a 2: Estar com Ele. Há a necessidade de permanecer com Deus, usufruir da sua presença, ser iluminado por sua graça. É aquilo que também chamamos de contemplação.

Leitor/a 2: Deixar-se formar por ele. Estando com Jesus somos convidados a uma conversão permanente, a uma formação constante. Chamamos de educação na fé.

Leitor/a 3: Envio em missão. O projeto de Deus é para a humanidade toda e não um privilégio de alguns. O cristão é portador da mensagem de Deus ao mundo. A igreja deve estar em permanente saída.

Canto: Aclamação ao Evangelho

Jovem: do Evangelho de Mateus (4, 18-22)

Jesus andava à beira do mar da Galileia, quando viu dois irmãos: Simão, também chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam jogando a rede no mar, pois eram pescadores. Jesus disse para eles: “Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens”. Eles deixaram imediatamente as redes, e seguiram a Jesus. Indo mais adiante, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. E Jesus os chamou. Eles deixaram imediatamente a barca e o pai, e seguiram a Jesus.

Animador/a: Momento de reflexão e partilha(algumas perguntas para incentivar):

· O que lhe chama a atenção neste texto?

· Qual o significado do chamado?

· Quais são, hoje, as coisas que mais impedem de ouvir o chamado e responder à

missão que Deus nos pede?

Leitor/a 1: O texto lido e refletido mostra, assim como muitos outros, que Deus, em

Jesus, chama de forma comunitária, dois a dois, e enviará de forma comunitária, dois a

dois (Lucas 10, 1-9).

Leitor/a 2: Por isso a proposta de Deus é comunitária e não individual. Mesmo que

chame pelo nome, chama da comunidade e envia à comunidade.

Page 9: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

07

Leitor/a 3: Assim a proposta de Deus é 'católica', ou seja, universal. É um projeto de

salvação de toda a humanidade.

Leitor/a 4: O papa Francisco reforça essa ideia quando diz: “Prefiro uma igreja

acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estrada”.

Canto: Senhor se tu ma chamas (Nº 14)

Leitor/a 5: Deus sempre nos acompanha e nos convida e não ter medo de ninguém e de

nada, pois Ele sempre estará conosco. Deus nos fortalece em nossa vocação e em nossa

caminhada como discípulos e discípulas missionários.

Animador/a: Introduzir e motivar as preces (espontâneas).

Todos/as: Pai-nosso

Animador (a): O Senhor brindou e brinda a humanidade com muitos e diferentes dons: a uns concede o dom de ser apóstolo, a outro profeta, a outro evangelista, a outro pastor e mestre. Qualquer que seja o dom, ele é dado para que seja colocado a serviço da comunidade, ou seja, para a edificação do Corpo de Cristo. (Ef 4, 11.12).

Jovem: Animados/as pela luz do Espírito Santo, o Papa Francisco nos pede “para ir ao mundo”, e nos diz que a primeira ação de todo vocacionado e missionário é a “oração”. Rezemos, então, com fé a oração vocacional e uma Ave Maria por cada continente (cinco) suplicando a intercessão de Nossa Senhora. Junto com Maria manifestemos a nossa disponibilidade a Deus e, com alegria, saibamos testemunhá-Lo todos os dias nos ambientes em que vivemos.

Todos/as: Oração pelas vocações

Senhor da Messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores e servidoras do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.

Todos/as: Ave Maria (cinco)

Page 10: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

08

Todos/as: Oração do leigo/a

Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa 'imagem terrena':

Nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros do vosso povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho do vosso Reino.

Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora.

Nós vos pedimos que os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política, e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”.

Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.

Isto vos suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristão.

Amém!

Todos/as: Oração em honra do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin (verso da capa).

Benção final

Animador/a: convida a assembleia a trocar um abraço de paz dizendo: “Deus te ama muito. Ele lhe chama para uma missão”.

Canto final: Vai, vai missionário do Senhor (Nº 4)

Page 11: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

09

Julho: 34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

Outubro: Mês Missionário ExtraordinárioBatizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

2º dia do Tríduo

Tema: O ENVIO É UMA BENÇÃO DE DEUS

O Senhor nos escolheu, nos consagra e nos envia, vamos!

“É somente a partir de Cristo que nossa vida e nossa missão fazem sentido”. (Para Francisco)

"Não existe uma evangelização de poltrona”. “Levante-se e vai, vai ao lugar onde você deve anunciar a Palavra”. (Papa Francisco)

Preparação do ambiente: Colocar num lugar de destaque alguns símbolos que a comunidade geralmente utiliza: vela acesa, bíblia, imagem do/a padroeiro/a, bacia com água, pote com terra, sandálias/chinelos, instrumentos de trabalho, cartazes de alguns mártires e do Pe. Ezequiel, entre outros.

Canto: Invoquemos o Deus Trino cantando (CNBB)

Em nome do pai, e do filhoE do Espírito Santo estamos aquiEm nome do pai, e do filhoE do Espírito Santo estamos aquiPara louvar e agradecer bendizer e adorarEstamos aqui Senhor ao teu disporPara louvar e agradecer bendizer e adorarTe aclamar Deus trino de amor.

Animador/a: Uma leitura atenta da história da salvação mostra que Deus, embora todo poderoso, não gosta de fazer tudo sozinho. Aliás, nem de ficar sozinho Ele gosta. Adora a companhia daqueles que Ele mesmo criou: homens e mulheres. Constatamos, então, que, num primeiro momento, Ele chama (vocação) discípulos e discípulas para que fiquem com Ele. Estar com Jesus é uma graça contemplativa que prepara para a ação (missão). Claro que a preparação não pode durar a vida inteira. Por isso, Deus continua moldando e convertendo aqueles e aquelas que aceitaram o convite enviando-os/as em missão. Dessa forma, a missão também adquire um caráter pedagógico: capacita, educa, converte e aprimora nossa adesão ao projeto de Deus. O tema que vamos tratar

Page 12: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

10

hoje é o do ENVIO.

Leitor/a 1: A palavra “enviar”, quando colocada em prática, representa movimento. É o contrário de “ficar parado”. Aquele que é enviado deixa o lugar onde estava antes e passa a frequentar outros ambientes.

Todos/as: Não se trata apenas de um deslocamento espacial-geográfico, mas também de uma mudança constante de mentalidade e de vida.

Leitor/a 2: Aquele que está em movimento, a toda hora se depara com paisagens diferentes e deve ter olhos e coração abertos para contemplar e apreciar o “novo”, a novidade de Deus em sua vida.

Todos/as: Chamamos a isso de conversão. Aquele que segue Jesus, ou seja, o discípulo/a deve estar em permanente movimento para não perder de vista o Mestre. Para ficar com Ele é necessário ir atrás dEle!

Canto: Te Amarei Senhor (Nº 1)

Animador/a: Mais uma vez nos reunimos para, em comunidade, rezar, proclamar a Palavra, nos questionar e colocar em comum nossas experiências de vida. Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo iluminem nossos dias, fortaleçam nossa caminhada e reavivem nossa fé e esperança. Juntos, agradecemos, louvamos e bendizemos e a Deus por sua presença carinhosa e misericordiosa em nosso meio e pelas obras maravilhosas que realiza em nossa vida.

Leitor/a 1: O Senhor nos convida a alargar o horizonte, sair do egoísmo, do pequeno mundo em que, muitas vezes, nos refugiamos e acomodamos e, com os olhos do coração, enxergar e fazer nossas as angústias e sofrimentos de muitos e muitas. Ele nos envia a anunciar e concretizar “coisas novas”, ou seja, reacender a esperança, viabilizar a solidariedade, vivenciar a unidade.

Leitor/a 2: Fazemos nossas as palavras, ou melhor, a missão que Jesus assumiu publicamente na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lucas 4, 18-19).

Leitor/a 3: Junto com Maria que confiou e aceitou o plano do Senhor: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,18), agradecemos e louvamos a Deus por todos e todas que souberam dar o seu “sim”.

Todos/as: Ao mesmo tempo pedimos a Deus que transforme o nosso coração e nos torne disponíveis para as obras do Reino em todos os ambientes em que somos chamados a viver. O envio não é só para quem parte para outros lugares, mas também para quem fica e assume o compromisso de construir uma realidade mais fraterna e

Page 13: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

11

amorosa.

Leitor/a 4: Deus chama para que fiquemos com ele. Estar com Ele é indispensável para a formação, para a educação na fé. Essa formação se dá também através do ENVIO. O envio é para cumprir a missão que é de Deus.

Animador/a: Ameaçado de morte, Elias fugiu para o deserto e, cansado e desanimado, desejou para si a morte. Apareceu, então, o anjo do Senhor que lhe disse: “Levanta-te e coma (...). Comeu e bebeu e deitou-se outra vez. Mas o anjo de Javé o tocou de novo, e lhe disse: “Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças”. Elias se levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus. (1Reis, 19, 5-9).

Todos/as: Como podemos ver, o alimento é força para a caminhada. E o caminhar é necessário para encontrar a Deus e as pessoas que ele ama.

Leito/a 1: Jesus convida, ou seja, chama os discípulos e depois os “envia”: “Ide pelo mundo”, dirá. O “andar” é necessário para cumprir a missão do anúncio do Reino.

Leitor/a 2: Deus nos convida a estarmos sempre prontos a partir, com o cinto na cintura, sandálias nos pés e cajado na mão (Êxodo 12, 11). E ao enviar-nos diz: “Vão! Estou enviando vocês como cordeiros para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não parem no caminho, (...)”. (Lucas, 10, 3-4).

Leitor/a 3: Seguir Jesus não é fácil. Não podemos esquecer que Ele passou pela Cruz e disse que o nosso caminhar pela vida de testemunhas do Reino seria cheio de dificuldades. Também nos convida a confiar nEle e não nas coisas que o mundo apresenta como indispensáveis para viver, como é o caso do acúmulo de bens materiais.

Animador/a: Vamos juntos lembrar algumas pessoas que Deus chamou e enviou para realizar a obra de libertação de todas as formas de escravidão.

Todos/as: Deus enviou Moises; Deus enviou os profetas; Deus enviou o seu Filho Jesus; Jesus envia os apóstolos e discípulos; Deus enviou o Pe. Ezequiel; Deus envia a cada um de nós.

Canto: E pelo mundo eu vou (Nº 2)

Jovem: Êxodo 3, 7-15

Javé disse (a Moises): “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir desta terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel (...). O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vá. Eu envio

Page 14: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

12

você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. Então Moises disse a Deus: “Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?” Deus respondeu: “Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha”. Moises replicou a Deus: “Quando eu me dirigir aos filhos de Israel, eu direi: 'O Deus dos antepassados de vocês me enviou até vocês'; e se eles me perguntarem: 'Qual o nome dele?' O que é que eu vou responder?” Deus disse a Moises: “Eu sou aquele que sou”. E continuou: “Você falará assim aos filhos de Israel: 'Eu Sou me enviou até vocês'. Deus disse ainda a Moises: “Você falará assim aos filhos de Israel: 'Javé, o Deus dos antepassados de vocês, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, foi quem me enviou até vocês'. Esse é o meu nome para sempre, e assim eu serei lembrado de geração em geração”. É Palavra da Salvação

Animador/a: Em momentos diferentes da história da salvação, Deus envia profetas no meio do povo para que este não perca a direção e volte a viver na escravidão, nas trevas e no sofrimento.

Leitor/a 4: Com a certeza de que Deus está com eles e fala por eles, os profetas animam o povo, indicam o caminho de Deus e, ao mesmo tempo, repreendem, às vezes duramente, as autoridades políticas e religiosas que usam o povo para seus interesses particulares ferindo a dignidade e integridade dos pobres.

Leitor/a 5: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: 'Eis-me aqui, envia-me a mim'”. (Isaias, 6,8)

Homens: “Ele (Javé) me disse: 'Criatura humana, vou mandar você a Israel, a esse povo rebelde, que se rebelou contra mim'”. (Ezequiel 2, 3).

Todos/as: Podemos lembras alguns dos profetas e profetisas que encontramos no livro do Antigo Testamento: Elias, Isaias, Jeremias, Ezequiel, Ester, Judite, Daniel, Oseías, Amos, entre outros. Podemos também lembrar João Batista, aquele que preparou o caminho de Jesus e é considerado o ultimo profeta do Antigo Testamento.

Criança: Não são apenas homens aqueles que Deus chama e envia. Tem muitas mulheres. Basta olharmos para a composição das nossas comunidades.

Mulheres: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1,38).

Animador/a: Por fim, Deus Pai envia o seu próprio filho, nascido de Maria que colocou sua vida a disposição do projeto de Deus.

Ministro/a: Leitura do Evangelho de Mateus (21, 33-40). “Escutem outra parábola. Um proprietário plantou uma vinha. Cercou-a com um muro, construiu nela um tanque para pisar a uva e ergueu uma torre de vigia. Arrendou a vinha a uns agricultores e viajou, Quando chegou o tempo da colheita, enviou seus servos aos agricultores, para receber sua parte dos frutos. Mas os agricultores agarraram os servos, espancaram um, mataram

Page 15: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

13

outro e apedrejaram o terceiro. Enviou de novo outros servos, em número maior que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, enviou-lhe o seu próprio filho, pensando: 'Ao meu filho eles respeitarão'. Mas os agricultores ao verem o filho, disseram entre si: 'Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança dele será nossa!' Então o agarraram, o arrastaram para fora da vinha e o mataram. Quando o dono da vinha vier, o que fará com esses agricultores?” É Palavra da Salvação Animador/a: Por sua vez, Jesus envia os apóstolos e discípulos.

Ministro/a: Marcos 16, 15 - 20

E (Jesus) lhes (aos apóstolos) disse: “Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. São estes os sinais que hão de acompanhar os que tiverem acreditado: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; ainda que bebam algum veneno mortal, nenhum mal sofrerão; imporão as mãos sobre os enfermos, e estes ficarão curados”. Então o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi levado para o céu e sentou-se à direita de Deus. E eles partiram e pregaram por toda parte. O Senhor agia com eles e confirmava a Palavra, por meio de sinais que a acompanhavam. É Palavra da Salvação.

Jovem: Quando recebeu a noticia de que finalmente partiria para a missão no Brasil, o Pe. Ezequiel escreveu a um professor amigo: “[..] finalmente começarei a vida de missão. Ainda não sei para onde irei, mas estou contente de partir; é uma coisa mais forte do que eu”.

Animador/a: Motivar uma troca de ideias/reflexões a partir da Palavra de Deus e de experiências de vida.

Canto: Vem eu mostrarei (Nº 3)

Leitor/a1: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” é o tema para o

Mês Extraordinário Missionário, convocado para outubro de 2019.

Leitor/a 2: “Somos convidados a confirmar a nossa identidade batismal como um

encontro pessoal com Jesus Cristo vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas

no mundo”.

Leitor/a 3: “Todo homem e toda mulher é uma missão e essa é a razão pela qual se vive

na terra. Ser atraído e ser enviado são os dois movimentos que o nosso coração,

sobretudo quando se é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que

prometem futuro e impelem a nossa existência para frente”. (Mensagem do Papa

Francisco para dia Mundial das Missões - 21 de outubro de 2018).

Leitor/a 4: O Papa Francisco convida ainda todos, cristãos e cristãs, a: “sair, escutar o

grito dos pobres e dos distanciados, ir ao encontro de todos e anunciar a alegria do

Page 16: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

14

Evangelho”.

Leitor/a 5: Os pobres “são os companheiros de viagem de uma Igreja em saída, porque são os primeiros que ela mesma encontra. Os pobres são também nossos evangelizadores, porque nos indicam as periferias onde o Evangelho deve ser proclamado e vivido”. (Papa Francisco).

Preces:

Leitor/a 1: “Eis que eu envio vocês como ovelhas no meio de lobos” (Mateus 10,16). Para que não tenhamos medo de assumir com fidelidade o nosso compromisso de cristãos, mesmo em tempos difíceis: oremos ao Senhor.

Leitor/a 2: Jesus disse de novo para eles: “A paz esteja com vocês, Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (João 20,21). Para que sejamos construtores de paz, de justiça e solidariedade nos ambientes em que vivemos: oremos ao Senhor.

Leitor/a 3: “A missão é feita com os pés dos que partem, com os joelhos dos que rezam e as mãos daqueles que ajudam”. Para que o nosso coração e a nossa vida estejam sempre abertos a ajudar, a rezar e partir ao encontro do Cristo presente nos pobres: oremos ao Senhor.

Leitor/a 4: O Papa Francisco pede que tenhamos “uma dedicação cada vez mais plena à causa dos últimos e dos pobres, chegando às periferias humanas e existenciais da sociedade atual, para sermos autênticos apóstolos da caridade”. Para que nos esforcemos para superar a religiosidade feita de puras formalidades, aprendamos a sair da paralisia e do comodismo e ir ao encontro fraterno e solidário das pessoas mais necessitadas: oremos ao Senhor.

Leitor/a 5: “O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos, e os enviou dois a dois, na sua frente, para toda cidade e lugar onde ele próprio devia ir. E lhes dizia: 'A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso peçam ao dono da colheita que mande/envie trabalhadores para a colheita'” (Lucas 10, 1-2). Peçamos a Deus que fortaleça as nossas comunidades com graças e bênçãos e as torne espaços generosos de acolhida solidária, amor fraterno e partilha que salva: oremos ao Senhor.

Homem: “Onde está o teu irmão?”. É a pergunta que Deus dirige a Caim depois que este matou o irmão Abel. É a pergunta que Deus faz a cada um de nós. Numa família todos e todas nos sentimos responsáveis uns dos outros. O cuidado especial é reservado às pessoas mais frágeis; crianças, doentes e idosos. Que Deus abra o nosso coração a fim de que aprendamos a “olhar com olhos bem abertos a realidade do mundo ao nosso redor e a procurar o nosso irmão entre os pobres e os últimos do mundo”: oremos ao Senhor.

Mulher: “Há um tipo de descarte que leva a não ver o próximo como um irmão que precisa ser acolhido; a deixá-lo fora do nosso horizonte pessoal de vida, a transformá-lo num

Page 17: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

15

concorrente, num súdito a ser dominado. É uma mentalidade que gera aquela 'cultura do descarte' que não poupa nada nem ninguém, das coisas aos seres humanos e até mesmo ao próprio Deus. Dela nasce uma humanidade ferida e continuamente lacerada por tensões e conflitos de todo tipo” (Papa Francisco). Que Deus infunda em nós o Espírito de ternura e compaixão do bom samaritano e aprendamos a cuidar das pessoas fragilizadas e das feridas que geram dor, sofrimento e desespero em muitos irmãos e irmã: oremos ao Senhor.

Outras preces

Animador/a: Pai Nosso - Ave Maria

Bênção de Envio

(a oração pode ser feita colocando a mão na cabeça da pessoa ao lado e rezando uns pelos outros)

Todos/as: Vai meu irmão! Lá em terras distantes anunciarás Jesus Cristo e o seu Evangelho, servirás os pobres, os excluídos do banquete da vida. Falarás com quem nunca andou ou não andará mais contigo. Tu te aproximarás com muito carinho do povo que tem múltiplas culturas e diferentes tradições.

Não imporás as tuas ideias! Não darás nunca a impressão de que vais para ensinar, para civilizar, para instruir, para colonizar! Jamais violentarás a alma do povo que é teu povo! Oferecerás com gratuidade o testemunho de tua fé, de tua esperança e de teu amor. Viverás o espírito de despojamento e darás a tua vida até o fim, até as últimas consequências!

Assim, tu terás o privilégio e a felicidade de viver a graça de todas as graças! Encontrarás o Senhor que disse: “Depois que eu ressuscitar, irei à vossa frente para a Galiléia” (Mc 14,28). Missão é sempre ir à Galiléia, as Galiléias de todos os continentes! Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha e São Francisco Xavier vos protejam sempre e em todos os lugares por onde andares!

Todos/as: Oração em honra do Servo de Deus Padre Ezequiel Ramin (verso da capa)

Canto: Vai, vai, missionário do Senhor (Nº 4)

Animador/a: Benção final e abraços da paz

Page 18: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

16

Julho: 34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

Outubro: Mês Missionário ExtraordinárioBatizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

3º dia do tríduo

Tema: PROFETISMO E MARTÍRIO

“A vocês pertence a minha vida e a vocês também pertence a minha morte”. (Padre Ezequiel Ramin). Agora nos pertence também a sua ressurreição.

“Minhas causas valem mais que minha vida”. (Pedro Casaldáliga).

Preparação do ambiente: Utilizar símbolos que estejam à vista de todos: bíblia, cruz, círio pascal, foto (ou cartaz) do Padre Ezequiel, imagens de outros mártires latino-americanos, recortes de jornais ou revistas que retratem casos de pessoas que tombaram na luta pela terra, pela dignidade, pelos direitos; enxada, vasilha com terra, jarro de água, plantas, flores, etc.

Canto: Se calarem a voz dos profetas (Nº 6)

Animador/a: Aqui nos reunimos em nome do Deus Trino que invocamos cantando:

Todos/as:Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, Amem.

Leitor/a 1: Muitos cristãos, em todos os tempos, deram a sua vida pelo Evangelho e pelo Reino de Deus, imitando o próprio Cristo, que se entregou para a salvação do mundo. Jesus é o Mártir dos mártires, uma vez que sua entrega foi voluntária.

Leitor/a 2: A palavra “mártir” vem da língua grega e significa “testemunha”. O papa Bento 16 afirma: “O martírio é a morte voluntariamente aceita por causa da fé cristã ou por causa do exercício de outra virtude relacionada com a fé”.

Leitor/a 3: Precisamos manter viva a memória das pessoas que, no meio de mil dificuldades, abriram caminhos e construíram tudo o que temos, doaram seus dias e gastaram suas energias na luta pela justiça, pela igualdade, pela dignidade, pela fraternidade e, em nome de sua fé em Jesus Cristo, tombaram. Leitor/a 4: São os nossos mártires. Sua lembrança estimula nossa fé e alimentam nosso compromisso. Herdeiros deste patrimônio, queremos nos colocar ao lado dos mais pobres e abandonados e, fortalecidos por esta graça, como discípulos/as missionários/as, assumir o compromisso de lutar por um mundo mais justo e de paz.

Page 19: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

17

Leitor/a 5: A memória do martírio do Padre Ezequiel é subversiva e nos leva a uma encruzilhada: somos mesmo cristãos arrojados, comprometidos, destemidos, proféticos ou, pelo contrario, preferimos as situações de conforto, de comodismo, de individualismo? Como se manifesta e expressa concretamente a nossa fé?

Animador/a: Favorecer e incentivar para um momento de partilha a partir das interrogações acima ou outras.

Todos/as: Deus da vida, pai de ternura, tu que escuta o clamor dos justos, vem em socorro do teu povo, liberta-nos da aflição, da opressão e de toda forma de escravidão. Alimenta a nossa vida com o pão da justiça, da solidariedade, da comunhão e da fraternidade. Fortalece-nos com a tua paz, com a coragem e a firmeza dos mártires da caminhada. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Canto: Canto dos Mártires da Terra (Nº 7)

Animador/a: Para a Igreja, mártir é aquele que professa sua fé em Jesus Cristo e, em nome dela, derrama seu sangue.

Criança: Numa passagem do Evangelho de Mateus (16, 24), Jesus diz: “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

Jovem: Já no Evangelho de João (15,13), o mesmo Jesus afirma: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos”.

Adulto/a: Por isso, o cristão que é capaz de dar a vida até o derramamento do seu sangue, sobretudo nas situações mais difíceis, é considerado mártir, ou seja, testemunha.

Mãe: Sabemos que é o Espírito Santo que faz a Igreja ser e crescer. “Mas o testemunho dos cristãos é necessário, e quando as circunstâncias históricas requerem um testemunho forte, ali estão os mártires, as maiores testemunhas. E esta Igreja é “regada” com o sangue dos mártires. É esta a beleza do martírio. Começa com o testemunho, dia após dia, e pode terminar como Jesus, o primeiro mártir, a primeira testemunha, a testemunha fiel: com o sangue” (Papa Francisco).

Pai: Dizia Dom Oscar Romero: “O martírio é uma graça que não creio merecer. Mas, se Deus aceita o sacrifício de minha vida, que meu sangue seja a semente da liberdade e o sinal de que a esperança será logo uma realidade. Minha morte, se for aceita por Deus, que o seja pela libertação de meu povo e como um testemunho de esperança no futuro”.

Casal: "Os mártires são o máximo exemplo do perder a vida por Cristo. Em dois mil anos são uma fileira os homens e as mulheres que sacrificaram a vida para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e ao seu Evangelho” (Papa Francisco).

Todos/as: Queremos lembrar alguns:

Page 20: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

18

Dom Oscar Romero, Irmã Dorothy Stang, Padre João Bosco Penido Burnier, Chico Mendes, Frei Tito de Alencar Lima, Irmão Vicente Cañas, Padre Josimo Morais Tavares, Padre Ezequiel Ramim, Padre Rodolfo Lunkenbein, Irmã Adelaide Molinari, Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, Margarida Maria Alves, Santo Dias da Silva, Marçal Guarani, Chicão Xucuru, Nísio Gomes e mais “uma multidão imensa de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar”.

Mulher: “Um dos anciãos tomou a palavra e me perguntou: “Você sabe quem são e de onde vieram esses que estão vestidos com roupa branca?” Eu respondi: “Não sei não, Senhor! O Senhor é quem sabe!”. Ele então me explicou: “São os que vem chegando da grande tribulação. Eles lavaram e alvejaram suas roupas no sangue do Cordeiro. (..)” (Ap 7, 13-14).

Animador/a: Favorecer e incentivar um momento de partilha:

§ No Brasil e na América Latina temos uma longa lista de profetas e mártires que doaram suas vidas e derramaram seu sangue pelo Evangelho. Claro que na lista da Igreja não estão contemplados todos. Conhece outros que podem ser acrescentados?

§ O que os mártires nos ensinam? A sermos mais prudentes? A não nos envolvermos nas questões sociais? A fugir das injustiças? Comentem

Canto: Missão de todos nós (Nº 8)

Animador/a: Animados\as pelo testemunho do Padre Ezequiel, invoquemos a força e a graça de Deus que nos ajude a sermos uma Igreja viva, atenta, acolhedora, aberta, profética e misericordiosa. Uma Igreja em permanente saída e que caminha ao lado e com os pobres e necessitados.

Leitor/a 1: Quando o corpo do Padre Ezequiel foi levado para a Itália para ficar perto da família, a camisa, perfurada de balas e ensanguentada, ficou entre nós como uma relíquia, símbolo do martírio.Tornou-se uma permanente recordação do nosso compromisso profético com a causa dos pobres.

Leitor/a 2: Nós não comemoramos ou celebramos a morte e sim a vida. A Páscoa é uma passagem da escravidão à liberdade, das trevas à luz, do pecado à graça, da morte à vida. Por isso, assim como Jesus Cristo, o Padre Ezequiel continua vivo na fé e na força de quem luta por um mundo melhor.

Leitor/a 3: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte?Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para

que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova” (Romanos 6, 3-4).

Leitor/a 4: O Padre Ezequiel dizia: “A vocês pertence a minha vida e a vocês também pertence a minha morte”. É nesta certeza e nesta esperança que, juntos, celebramos o

Page 21: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

19

34º aniversário do seu Martírio.

Canto: Mataram mais um irmão (Nº 9) (Durante o canto levantar o cartaz/imagem do Padre Ezequiel)

Criança: Conforme o Papa Francisco, quando na Igreja falta o profetismo, quer dizer que

“a memória da promessa e a esperança de andar em frente são reduzidas apenas ao

presente: nem passado nem futuro esperançoso”.

Jovem: E, em outra passagem, acrescentou: “Quando no povo de Deus falta a profecia, falta uma coisa: falta a vida do Senhor. Quando não há profecia, a força cai na legalidade”. É neste vazio que nasce e se fortalece o clericalismo.

Adulto/a: Para Francisco, o profeta “é um homem de três tempos: promessa do passado,

contemplação do presente, coragem para indicar o caminho para o futuro”.

Mãe: No passado, “o profeta está consciente da promessa e tem no seu coração a promessa de Deus, tem-na na vida, recorda-a, repete-a”.

Pai: “Depois olha o presente, olha o seu povo e sente a força do Espírito para lhe dirigir

uma palavra que o ajude a levantar-se, a continuar o caminho para o futuro”.

Todos/as: “Senhor, que não esqueçamos a tua promessa. Que não cessemos de andar em frente. Que não nos fechemos nas legalidades que fecham as portas. Senhor, liberta o teu povo do espírito do clericalismo e ajuda-o com o espírito de profecia”. (Papa Francisco).

Canto: Te amarei Senhor (Nº 1)

Animador/a: Vamos ouvir um trecho do Evangelho de Marcos (6, 1-6) que nos ajuda a compreender a realidade do tempo de Jesus e a nossa também

Ministro/a: Jesus foi para Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. Quando chegou o sábado, Jesus começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde vem tudo isso? Onde foi que arranjou tanta sabedoria? E esses milagres que são realizados pelas mãos dele? Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?”. E ficaram escandalizados por causa de Jesus. Então Jesus dizia para eles que um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e em sua família. E Jesus não pode fazer milagres em Nazaré. Apenas curou alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E Jesus ficou admirado com a falta de fé dele.

Page 22: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

20

Palavra de salvação

Animador/a: Incentivar um momento de reflexão e partilha:

· Como está a sua comunidade e a Igreja em termos de anúncio profético?

· Quando, durante as celebrações, o Padre Ezequiel falava das difíceis condições

dos posseiros e sem terra e das invasões dos territórios indígenas, era

duramente criticado por membros da própria Igreja. O que acha disso?

· Acha que hoje em dia os cristãos são mais corajosos?

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Leitor/a 1: Cultivando a paz muitos já tombaram, sangue derramaram, encharcando o chão. Profetas não se calam... outros surgirão... regada está a terra, frutos brotarão. Da dor e do cansaço, fecunda a mutação... fecunda.

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Leitor/a 2: Em missão de paz foste alvejado, teu corpo crivado, sem vida no chão. Desfigurado o rosto, mesquinha a ação, jagunços te mataram, ordem do patrão.

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Leitor/a 3: Ezequiel teu sangue apressa a redenção... apressa. Bem aventurados, bem aventurados os mansos explorados sem chão. Porque de Deus terras terão herdado...

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Leitor/a 4: Fazendo memória do Padre Ezequiel, celebramos o testemunho de doação de si mesmo em favor dos mais pobres e abandonados.

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). Leitor/a 5: O amor a Cristo e aos irmãos o levou a tornar-se um missionário além fronteiras, deixar a sua terra e ir a Cacoal em missão para fazer causa comum com aqueles que mais sofriam: os indígenas, pequenos agricultores, sem terra e os marginalizados.

Todos\as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de

Page 23: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

21

Deus” (Mt 5,9).

Jovem: Queremos ser solidários e estar em comunhão com todos aqueles\as que se comprometem na luta que visa profundas transformações da sociedade, conforme os valores do Reino de Deus. Todos/as: “Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Mãe: Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e apedreja os que foram enviados a você! Quantas vezes eu quis reunir seus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas você não quis! (Mt 23, 37).

Ato Penitencial:

Animador/a: Queremos pedir perdão a Deus, que é Pai Misericordioso, pelos pecados que cometemos, mas pedimos perdão também pelos pecados da nossa sociedade:

Leitor/a 1: Perdão,Senhor pelas vezes que separamos a fé das nossas ações concretas, pelas vezes que não nos comprometemos com a transformação da realidade desigual e injusta em que vivemos:

Todos/as: Senhor tende piedade de nós. Leitor/a 2: Perdão Senhor pelas vezes que não reconhecemos Jesus Cristo no rosto dos irmãos e, em especial, dos que mais sofrem pela falta do necessário para uma vida digna

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Leitor/a 3: Perdão Senhor pelo latifúndio e a concentração de terras nas mãos de poucos, pelo nosso individualismo e egoísmo, pela ganância e pela dificuldade de partilhar os bens que a tua criação nos concede gratuitamente

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Leitor/a 4: Perdão Senhor pelas desigualdades no campo e na cidade, pelas mortes frutos da ganância, pela cultura da violência, pela falta de diálogo, comunhão e reconciliação.

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Leitor/a 5: Perdão Senhor por não cuidarmos da criação, pela derrubada das matas, a contaminação dos rios e desperdício das águas, por termos um estilo de vida consumista que destrói a vida da natureza sem se preocupar e cuidar do equilíbrio da nossa “casa comum”.

Page 24: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

22

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Jovem: Perdão Senhor por fugimos de nossa vocação cristã, por não incentivamos a Igreja a assumir sua missão profética, por preferirmos as posições de conforto ao verdadeiro compromisso com Jesus na defesa da justiça e da causa dos pobres.

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Animador/a: Senhor Deus, ajuda-nos a redescobri “as obras de misericórdia corporais: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos doentes, visitar os presos, enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espirituais: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, corrigir os que erram, consolar os tristes, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos”. Por Cristo nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

Todos/as: Oração dos Mártires da caminhada

Deus da Vida e do Amor, Trindade Santa:Em irmandade com os mártires da caminhadaDa Nossa América,Vos louvamos e agradecemosPela força que derramastes em nossos coraçõesPara derramar a vida e a mortePela Vida, no Amor.

Como Jesus, foram fiéis até o fimE deram a prova maior.Por Ele e com Ele,Venceram o pecado, a escravidão e a morteE vivem gloriosos, sendo páscoa na páscoa.Derramai também em nós o vosso EspíritoDe união, de fortaleza e de alegria,Para que demos totalmente nossas vidasPela causa do vosso Reino.Por esses muitos irmãos e irmãs,Testemunhas pascais.

Por Maria, a mãe da testemunha Fiel.E pelo mesmo Jesus Cristo, o Crucificado-Ressuscitado,Primogênito vencedor da morte.

Amém, Axé, Awere, Aleluia! (Dom Pedro Casaldáliga)

Animador/a: Dom Tomás Balduíno dizia: “Cada mártir é um símbolo, um sinal, daqueles índios, posseiros, negros que foram massacrados, e que são milhões. Na América Latina

Page 25: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

23

se conta 80 milhões de massacrados. Esse martírio não é de cada um deles. É de todo um povo. Eles apenas tornam visível essa injustiça vivida no dia-a-dia”.

Todos/as: Senhor se tu me chamas (Nº 14)

Todos/as: Pais Nosso. Ave Maria.

Todos/as: Oração em honra do Servo de Deus Padre Ezequiel Ramin (verso da capa).

Todos/as: Ó Deus de ternura e Pai de misericórdia, nós vos agradecemos por ter enviado o teu Filho Jesus Cristo a este mundo. O egoísmo e a maldade dos homens acabaram colocando-o na cruz, incomodados com a prática da verdade, da justiça e da paz que pautava sua vida. Jesus aceitou a morte para mostrar à humanidade vosso amor infinito. Ó Pai, nós vos pedimos: que o Padre Ezequiel Ramin, “Testemunha da Caridade de Cristo”, possa ser declarado mártir, porque foi fiel a Jesus até o derramamento do seu sangue, glorificando assim o vosso nome e tornando-se exemplo de santidade para todos nós. Amém.

Animador/a: Benção final e troca do abraço da paz.

Page 26: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

Batizados e Enviados

24

Julho: 34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

Outubro: Mês Missionário ExtraordinárioBatizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

4º dia do Tríduo

Tema: A MISSÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ

“A missão do cristão é testemunhar com alegria e humildade o Evangelho”.Papa Francisco

“Que a Igreja seja sempre lugar de misericórdia e esperança, onde cada um se possa sentir acolhido, amado e perdoado”.

Papa Francisco

Preparação do ambiente: Cartazes com frases do Padre Ezequiel e da missão da Igreja (exemplos: “O amor acima de tudo” (Pe. Ezequiel); “Viver o Evangelho é lutar contra o egoísmo” (Papa Francisco). “O Evangelho é perdão e paz; é o amor que vem de Deus.” (Papa Francisco) etc. Podem ser utilizados os seguintes símbolos: Bíblia, círio, cruz, cartaz do Padre Ezequiel e de outros mártires. Utilizar também sandálias, recortes de jornais que retratam a difícil situação em que o povo vive (sem terra, famílias pobres no campo, situações das periferias das cidades, violência, etc.). Criar também dizeres (frases) que indiquem o compromisso (missão) de superação das condições de sofrimento e morte do povo.

Animador/a: Irmãos e irmãs, fomos aqui acolhidos/as pela graça de Deus Pai que nos conhece e abençoa, pelo amor de Jesus, que nos mostra o caminho da misericórdia e nos torna discípulos/as missionários/as e pelo Espírito Santo que nos ilumina e conduz pelas estradas do mundo rumo à salvação.

Todos/as: (pode ser cantado). Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo estamos aqui (bis). Para louvar e agradecer, bendizer e adorar. Estamos aqui, Senhor, ao seu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar. Te aclamar, Senhor, Deus Trino de amor.

Mulher: Acolhidos/as pela força e fé da Trindade Santa, nos tornamos comum-unidade com Deus e com a humanidade pela mediação do Filho Jesus. No batismo recebemos o Espírito Santo que nos fortalece na missão de continuar a construir o mundo que Deus quer.

Homem: Como sinal, então, de que queremos realizar essa ação evangelizadora em comunhão com toda a Igreja, acolhamo-nos uns aos outros (trocar um abraço, uma palavra de amizade, um gesto de ternura).

Page 27: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

25

Canto: Missão de todos nós (Nº 8)

Animador/a: A ação pastoral missionária de toda comunidade cristã deve estar alicerçada sobre cinco pilares, a saber:

Criança: Todo discípulo missionário/batizado parte da escuta da Palavra de Deus: “A Sagrada Escritura é fonte de evangelização”.

Jovem: Precisamos sair para as periferias sociais, geográficas e existenciais a fim de ir ao encontro das pessoas lá mesmo onde elas se encontram, deixando para trás o comodismo de dizer “sempre se fez assim”.

Adulto/a: “Ouvir a todos e todas” favorecendo a participação que promove “uma comunhão dinâmica, aberta, missionária” e sinodal, isto é, caminhar juntos.

Mãe: A igreja em saída exige de cada uma e cada um a “saída de si próprio para o irmão”. Tenho que me despojar para partir com o coração aberto às feridas e esperanças do outro/a. Somente a saída de si é verdadeira missão, pois “a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros”.

Pai: Centrar-se no “essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e mais necessário” sem fugir da vida e realidade concreta que a gente está vivenciando, lá mesmo onde se está dando o encontro de olhares e corações.

Canto: Vai! Vai! Missionário do Senhor (Nº 4)

Animador/a: Onde nasce a Missão?

Ministro/a: Evangelho de Marcos (6, 6-13): Jesus percorria os vilarejos vizinhos, ensinando. Então chamou os Doze e começou a enviá-los dois a dois. E deu-lhes autoridade sobre os espíritos impuros. Ordenou que não levassem nada pelo caminho, a não ser um bastão apenas; nem pão, nem sacola, nem dinheiro no cinto; que calçassem sandálias, mas não vestissem duas túnicas. Jesus lhe disse: “Seja qual for a casa onde vocês entrarem, fiquem nela até partir do lugar. E se em algum lugar não receberem nem escutarem vocês, saiam daí sacudindo o pó dos pés, como testemunho contra eles”. E, eles, partindo, pregavam para que mudassem de vida. Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os curavam. Palavra da Salvação.

Animador/a: Favorecer e incentivar um momento de partilha.

Animador/a: Qual a missão do discípulo de Jesus?

Homem: “Pouco tempo atrás, um sacerdote foi nomeado bispo. Foi ver seu pai, seu velho pai, para dar-lhe a notícia. Este homem idoso, já aposentado, um homem humilde, que foi operário durante toda a sua vida, que não havia ido à universidade, mas que tinha a sabedoria da vida, deu apenas dois conselhos ao seu filho: 'Obedece e dá alegria às

Batizados e Enviados

Page 28: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

26

pessoas'. Este homem tinha compreendido isto: obedece ao amor do Pai, sem outros amores, obedece a este dom, e depois, dá alegria às pessoas. E nós, os cristãos, leigos, sacerdotes, consagrados, bispos, devemos dar alegria às pessoas. Mas, por quê? Por isso. Devemos ir pelo caminho do amor, sem qualquer interesse, apenas pelo caminho do amor. A nossa missão é dar alegria às pessoas”. (Papa Francisco)

Animador/a: Onde se fortalece a missão?

Mulher: Evangelho de João (15, 5-7.9): “Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não permanecer em mim, será jogado fora como ramo e vai secar. Esses ramos são recolhidos, atirados no fogo e queimados.Se vocês permanecerem em mim, peçam o que quiserem e isso lhes será concedido. Da mesma forma que meu Pai me amou, eu também amei a vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai e permaneço no amor dele”.

Animador/a: Favorecer e incentivar um momento de partilha.

Todos/as: Senhor Jesus Cristo, Tu que caminhaste no chão deste mundo, testemunhando o Projeto de Deus para a humanidade, ensinando homens e mulheres a viverem a radicalidade dos valores do Reino de Deus, chamando todos à decisão do seguimento e a assumirem as exigências da Missão, faz com que nós, cristãos leigos e leigas, respondamos com a vida ao Teu chamado, na nossa vida pessoal, na família, na comunidade, no trabalho, na ação política e na sociedade. Que hoje se revigorem em nós as motivações e a graça dos Sacramentos do Batismo e da Crisma, doados pelo amor da Trindade Santa, tornando-nos “protagonistas da evangelização”, testemunhando presença na construção de uma sociedade justa e solidária. Que nossa disposição de conversão nos leve a amar os excluídos e a superar a exclusão - particularmente a exclusão dos empobrecidos, dos menores abandonados, dos doentes, da mulher, do negro, dos povos indígenas, dos alcoólatras, dos encarcerados, dos drogados, dos desempregados, dos idosos e dos moradores de rua - para assumir com responsabilidade e discernimento a exigência de novos ministérios, respondendo criativamente aos desafios de nosso tempo, no novo milênio. Amém.

Canto: Te amarei, Senhor (Nº 1)

Todos\as: A missão é construir o Reino de justiça e de paz.

Jovem: Jesus disse: “Recebam o Espírito Santo”. Como Pai me enviou eu envio vocês. Como disse Dom Helder Câmara:

Todos\as: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos, como se fôssemos o centro do mundo”.

Batizados e Enviados

Page 29: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

27

Animador/a: Na Exortação apostólica “Alegria do Evangelho”, o papa Francisco indica o caminho para uma Igreja de rosto missionário: próxima, aberta, capaz de sair de si para ir ao encontro das pessoas, abrindo novos caminhos.

Leitor 1: “Sair é não permanecer indiferentes à miséria, à guerra, à violência das nossas cidades, ao abandono dos idosos, ao anonimato de tanta gente necessitada. Sair é não tolerar que nas nossas cidades cristãs existam crianças que não sabem fazer o sinal da cruz”. (Papa Francisco)

Leitor 2: “Que o Senhor faça crescer em vocês a paixão pela missão e possa tornar-vos testemunhas do seu amor e da sua misericórdia”. (Papa Francisco)

Todos\as: A missão é construir o Reino de justiça e de paz.

Animador/a: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus” - assim começa a exortação apostólica na qual o Papa Francisco trata do tema do anúncio do Evangelho no mundo de hoje.

Leitor/a 3: O verbo que papa Francisco propõe para a nossa reflexão é "sair". As igrejas devem ter as portas abertas em todos os lugares, para que os que estão em busca não encontrem a frieza de uma porta fechada.

Leitor/a 4: Nem sequer as portas dos sacramentos deveriam estar fechadas. A própria Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos.

Leitor/a 5: É melhor uma Igreja ferida e suja, que saiu às ruas, que uma Igreja prisioneira de si mesma. Não podemos ter medo de deixar-nos inquietar pelo fato de que muitos irmãos vivem sem a amizade com Jesus

Jovem: Além de ser pobre para os pobres, a Igreja querida por Francisco é valente na hora de denunciar o atual sistema econômico, injusto desde a raiz. Como disse João Paulo II, a Igreja não pode nem deve permanecer à margem da luta pela justiça.

Todos/as: A missão é construir o Reino de justiça e de paz.

Animador/a: Não deixemos o desânimo tomar conta da nossa vida diante dos muitos desafios que todos os dias temos que enfrentar. A missão é dom de Deus. Portanto, nós somos instrumentos nas mãos dele. Ele está conosco. A Missão orienta a nossa vida e nos abre aos outros.

Canto: Missão de todos nós (Nº 8)

Mãe: Continuando a missão de Jesus de ir ao encontro do outro, do pobre e necessitado, Padre Ezequiel escreveu: “Estou experimentando que, através desta vida, o Senhor Jesus está me introduzindo no testemunho verdadeiro do serviço a Ele e aos irmãos e

Batizados e Enviados

Page 30: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

28

irmãs. Estou cada vez mais decidido a entregar todos os meus dias nas mãos do Senhor”. E Jesus disse: “Quem perder a sua vida por causa de mim vai salvá-la” (Mc 8:35).

Filho/a: “Estou feliz quando vejo alguém sorrir, quando posso ajudá-lo, me esqueço de mim pelos outros, quando ocupo bem o dia. Estou feliz quando vivo em plenitude” (Pe. Ezequiel Ramin). E Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e vida em abundância” (Jo10:10).

Pai: Padre Ezequiel escreveu ainda: “Deus está à minha procura e, repetidas vezes, me convida a segui-lo. Está me chamando, quando ajudo as pessoas com problemas, quando me envolvo perigosamente para salvar os outros, quando estou defendendo o ser humano, por ele ser 'ser humano', independente de tudo, quando, com todas as minhas forças, acredito não existir ninguém que não possa ser recuperado....”.

Canto: Missão de todos nós (Nº 8)

Animador/a: Com alegria vamos acolher a Palavra de Deus. Ela é lâmpada para os nossos olhos, aponta o caminho para a construção do Reino.

Canto: A palavra de Deus vai chegando vai (2X)É Jesus que hoje vem nos falar (bis)É Palavra de Deus aos pequenos (bis)É Palavra de libertação (bis)

Ministro/a: Evangelho de Lucas (4, 16-21) Jesus foi para Nazaré, onde tinha se criado. No sábado entrou na sinagoga, como era seu costume, e se levantou para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaias. Abrindo o rolo, ele encontrou o lugar onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano de graça do Senhor. Depois fechou o livro, entregou ao ajudante e sentou-se. E todos os olhos na sinagoga estavam fixos nele. Jesus então começou a dizer-lhes “Hoje se cumpriu esta passagem da s Escrituras que vocês acabam de ouvir”. Palavra da Salvação

Jovem: O Padre. Ezequiel nos deixou o testemunho de fé e de esperança. Ele viveu colocando o amor como fundamento do seu serviço sacerdotal, missionário, profético: “acima de tudo o amor”. Só o amor gera vida, alegria, solidariedade, perdão, partilha e doação. É vivendo o serviço generoso no amor e entrega de nossas vidas que chegaremos ao mundo novo, que Jesus de Nazaré veio inaugurar no meio de nós com a sua vida, morte e ressurreição.

Animador/a: Incentivar a reflexão e partilha. 1. Como a nossa comunidade está sendo missionária hoje? 2. Contemplando o exemplo da entrega de vida do Padre Ezequiel, em que a nossa comunidade deveria se comprometer mais para comunicar vida e vida em abundância para todos? 3. O Padre Ezequiel disse: “Eu amo todos vocês e amo a justiça (...). Não aprovamos a injustiça, embora recebamos violência. O padre que lhes está

Batizados e Enviados

Page 31: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

29

falando recebeu ameaças de morte; querido irmão, se a minha vida lhe pertence, também a minha morte lhe pertencerá”. Hoje podemos dizer que lhe pertence também a ressurreição. Quais são em nosso meio os sinais de ressurreição? 4. Que lições de vida nós tiramos dessa afirmação para a nossa vida pessoal, comunitária, eclesial e social?

Canto: Se calarem a voz dos profetas (Nº 6)

Todos/as: "Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si,quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu.É parar de dar volta ao redor de nós mesmos,como se fôssemos o centro do mundo e da vida.É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos:a humanidade é maior.Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros.É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus,então, Missão é partir até os confins do mundo." (Dom Hélder Câmara)�

Animador/a: Segundo o papa Francisco “a missão, para ser autêntica, deve colocar no centro a graça de Cristo que jorra da Cruz”. Baseando-se nisso, ele dá dicas para os missionários:

Leitor/a 1: Acreditar em Jesus Cristo. “Acreditando Nele é possível transmitir a Palavra de Deus que anima, sustenta e fecunda o compromisso missionário”.

Leitor/a 2: Ter intimidade com a Palavra de Deus. “Por isso, devemos nos nutrir sempre da Palavra de Deus, para ser um eco fiel”.

Leitor/a 3: Acolher com alegria a Palavra de Deus. “Acolhê-la com a alegria do Espírito”.

Leitor/a 4: Transformá-la em atos, como fez Maria. “Interiorizá-la e torná-la carne de nossa carne, como Maria”.

Leitor/a 5: Evangelizar a partir dessa Palavra. “Na Palavra de Deus existe a sabedoria que vem do alto, e que nos ajuda a encontrar linguagens, comportamentos e os instrumentos adequados para responder aos desafios da humanidade que muda”.

Animador/a: Jesus disse: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”. É a capacidade de amar que nos torna discípulos missionários e filhos e filhas de Deus. Com este espírito cantemos:

Todos/as: Pai nosso, dos pobres marginalizadosPai nosso, dos mártires, dos torturados.Teu nome é santificado naqueles que morrem defendendo a vida,Teu nome é glorificado, quando a justiça é nossa medida

Batizados e Enviados

Page 32: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

30

Teu reino é de liberdade, de fraternidade, paz e comunhãoMaldita toda a violência que devora a vida pela repressão.

Queremos fazer Tua vontade, és o verdadeiro Deus libertador,Não vamos seguir as doutrinas corrompidas pelo poder opressor.Pedimos-Te o pão da vida,O pão da segurança,O pão das multidões.O pão que traz humanidade, Que constrói o homem em vez de canhões

Perdoa-nos quando por medo ficamos calados diante da morte,Perdoa e destrói os reinos em que a corrupção é a lei mais forte.Protege-nos da crueldade, Do esquadrão da morte, Dos prevalecidosPai nosso revolucionário,Parceiro dos pobres, Deus dos oprimidos (2x)

Animador/a: O sangue que o Padre Ezequiel derramou nesta terra, é semente de vida nova e de ressurreição. Constatamos isso em tantas comunidades, grupos, associações, assentamentos, escolas, oficinas, etc. que se organizam e lutam em nome do Padre Ezequiel.

Jovem: Que compromisso concreto queremos assumir hoje, para dar continuidade à missão que o Padre Ezequiel realizou com amor, com paixão e com voz profética?

Animador/a: Incentivar uma troca de opiniões e buscar um consenso em relação a uma ação concreta.

Todos/as: Sopra em mim meu Senhor!Sopra em mim o teu sopro!Brisa serena é teu sopro de vida!Respira melhor quem te sente soprar! Sopra em mim meu Senhor!Tua mão me conduzaDá-me o teu ombro, eu ás vezes não vejo!Caminha melhor quem se deixa guiar

Todos/as: Oração em honra do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin e Oração do Mês Missionário Extraordinário (verso da capa: início e fim).

Animador/a: Benção final e encerramento.

Canto: Pelo batismo recebi uma missão (Nº 10)

Batizados e Enviados

Page 33: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

31

Julho: 34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

Outubro: Mês Missionário ExtraordinárioBatizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo

5º dia do Tríduo

Tema: MISSÃO NA AMAZÔNIA

“Não cuidar da Casa Comum é uma ofensa ao Criador, um atentado contra a biodiversidade e, definitivamente, contra a vida! (Documento Aparecida 125)

Preparação do ambiente: Utilizar símbolos que estejam à vista de todos: um globo ou um mapa do mundo, bíblia, cruz, círio pascal, imagens de mártires da região amazônica, recortes de jornais ou revistas que retratem casos de agressão ao ambiente, pessoas, animais, vasilha com terra, jarro de água, plantas, flores, etc.

Canto: Envia teu Espírito Senhor (Nº 15)

Animador/a: Aqui nos reunimos em nome do Deus Trino que invocamos:

Todos/as:Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.

Leitor/a 1: A expressão Casa Comum foi usada pelo papa Francisco na Encíclica Laudato Si que quer dizer Louvado Sejas. É um documento da Igreja que fala do planeta Terra que é a nossa casa, casa de toda a criação, dos seres humanos, animais, plantas e tudo o que nele existe e foi criado por Deus

Leitor/a 2: O nosso planeta terra está gravemente ameaçado. Vivemos uma crise: a poluição do espaço em que vivemos, a produção crescente de lixo, uso de agrotóxicos de maneira abusiva, a contaminação das águas, a quantidade de produtos usados e jogados fora, por vezes, sem necessidade, o esgotamento dos recursos naturais, a impossibilidade de sustentar o nível atual de consumo dos países mais desenvolvidos, entre tantos outros problemas.

Leitor/a 3: O papa Francisco chamou nossa atenção para esta Cultura do Descarte. O pior é que estamos tão acostumados ao desperdício que achamos normal que se jogue tanto lixo, que se produza tanta poluição que vai para a atmosfera, gera o aquecimento global e traz como conseqüências as mudanças climáticas.

Leitor/a 4: Os mais afetados são os mais pobres pois são as primeiras vitimas da devastação, por isso o documento nos lembra que temos uma obrigação ética para com a

Batizados e Enviados

Page 34: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

32

defesa da vida e a necessidade de se pensar um sistema que respeite os seres humanos e toda a criação.

Leitor/a 5: A degradação ambiental traz inúmeras conseqüências como a necessidade de emigrar. São populações inteiras que se deslocam e, em terras estranhas, ficam completamente desprotegidas. Podemos lembrar também inúmeras outras situações como o crime sócio ambiental ocorrido em Mariana e Brumadinho e tantos outros lugares. Façamos um momento de silêncio e recordemos as situações de degradação ambiental, que atingem as pessoas e o meio ambiente próximo a nossa comunidade e em outros lugares do mundo.

Animador/a: Momento de silencio e partilha.

Leitor/a 6: “Infelizmente verifica-se uma indiferença geral perante estas tragédias que estão acontecendo agora mesmo em diferentes partes do mundo. A falta de reação diante desses dramas dos nossos irmãos e irmãs é um sinal da perda de sentido de responsabilidade pelos nossos semelhantes, sobre o qual se funda toda a sociedade civil. (Laudato Si nº 25)

Jovem: Somos uma única Família Humana. Temos que despertar para a necessidade da cultura do cuidado que permeie toda a sociedade. (LS 231)

Todos/as: Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas. Vos que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém. Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos a beleza e não poluição nem destruição. Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra. (LS p. 140)

Canto: Uma só será a mesa (Nº 11)

Animador/a: Deus nos convida à reconciliação, peçamos a graça de, inseridos em nossas realidades, olharmos o mundo com os olhos de Deus.

Jovem: “Na tradição judaico-cristã, dizer “criação” é mais do que dizer natureza, porque tem a ver com um projeto do amor de Deus, em que cada criatura tem um valor e um significado. (LS 76)

Mulher: “Cada criatura é objeto de ternura do Pai que lhe atribui um lugar no mundo. Até a vida efêmera do ser mais insignificante é objeto do seu amor e, naqueles poucos segundos de existência Deus envolveu-os com seu carinho” (LS 77)

Homem: “Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada” (...) Enquanto

Batizados e Enviados

Page 35: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

33

'cultivar' quer dizer lavrar ou trabalhar um terreno, 'guardar' significa proteger, cuidar, preservar, velar. Isto implica uma relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza” (LS 67)

Criança: Por isso temos o grande desafio de mudar nosso estilo de vida, de buscar outras maneiras de compreender a economia e o progresso, respeitando o valor próprio de cada criatura, num sistema que respeite todos os seres humanos e toda a criação.

Mãe: Precisamos mudar nosso estilo de vida. O modo como produzimos as coisas que precisamos. O modo como consumimos. A maneira como estamos nos relacionando com as pessoas e as coisas.

Pai: As convicções de fé oferecem aos cristãos grandes motivações para o cuidado da natureza e dos irmãos e irmãs mais frágeis. Especialmente deveriam indignar-nos as enormes desigualdades que existem entre nós.

Animador/a: Incentivar e favorecer um momento de partilha. Ao olharmos para a realidade reparamos que estamos estragando nossa casa comum. Quais os problemas que enfrentamos em nossa região? Mais do que enxergarmos seus efeitos, quais são suas raízes? Que tipo de mundo queremos deixar às futuras gerações, as crianças que estão crescendo? Qual nosso sonho comum?

Canto: Missão de todos nós (Nº 8)

Casal: Uma ecologia integral implica dedicar tempo para refletir sobre nosso estilo de vida e nossos ideais. Entendemos que tudo esta conectado, as espécies interagem formando uma grande teia de relações que possibilitam a vida de toda a criação. Leitor/a 1: A Laudato Si fala da existência de ambientes fundamentais para a manutenção da qualidade de vida e da vida humana na terra que são as florestas tropicais e os oceanos. Daí a importância de refletirmos sobre o Sínodo da Amazônia que será realizado em outubro de 2019 em Roma e sua preocupação para encontrar novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral. Afinal mais de 20 milhões de pessoas vivem nesta região, entre elas os povos indígenas, alguns ainda sem contato, ribeirinhos, quilombolas, etc.

Leitor/a 2: O objetivo do Sínodo definido pelo papa Francisco é “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção de Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem perspectiva de um futuro sereno, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para o nosso planeta”.

Todos/as: A Amazônia se estende por nove países da América Latina: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa e compõe a maior bacia hidrográfica do planeta.

Batizados e Enviados

Page 36: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34

Leitor/a 3: A devastação que sofre a região amazônica é um horror concreto agravado nas ultimas décadas pela mineração, contaminação das águas pelo mercúrio nas atividades mineradoras, o desmatamento, a agressão aos povos originários, entre tantos outros problemas enfrentados.

Canto: Baião das comunidades (Nº 16)

Leitor/a 4: A Laudato Si fala da beleza que a biodiversidade tem e do direito que nós não temos de destruir esta biodiversidade. (LS 33)

Leitor/a 5: Também nos mostra que não existem duas crises: uma ligada às pessoas e outra ligada ao meio ambiente. Não tem como separar. Tudo está interligado. Se a casa desmorona, nós desmoronamos junto.

Mulher: Outro ponto importante a ser discutido no Sínodo é “a busca de uma igreja com rosto amazônico, o Sínodo visa todas as igrejas locais, toda a população, toda a sociedade da Amazônia, não apenas as Florestas com sua população própria e seus missionários” mas todos os envolvidos no discipulado missionário, mulheres e homens, de crianças a anciãos, os diversos povos. (p 53)

Homem: A história da Igreja na Amazônia registra desde o seu inicio até os nossos dias “a presença corajosa e profética de muitos de seus agentes missionários, catequistas, leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas e bispos.

Jovem: “Eles denunciaram e denunciam a escravização e os massacres de indígenas, o desmatamento irresponsável da floresta, a destruição da biodiversidade e a devastação geral da natureza”.

Mãe: Jesus, Filho de Deus, assume toda a condição humana e é importante observar todo seu encantamento e sua relação para com a Casa Comum, o planeta Terra. Chama a atenção sua relação com as coisas da terra, da semente, da videira, a água do lago, seu encontro com os excluídos, as crianças.

Pai: Muitos foram os mártires nesta região, lembramos em especial das palavras de padre Ezequiel que doou a vida pela causa do Reino e dizia: “Assumi o compromisso de procurar as pessoas que precisam de mim”.

Filho/a: Existem hoje muitos excluídos, marginalizados, esquecidos: nos hospitais, penitenciarias, asilos, reformatórios, barracos. São os excluídos da vida humana. “Na igreja existem muitos membros. Peço ao Ressuscitado ser o coração para semear esperança e bondade”.

Todos/as: Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, pelo amor e pela paz. (Oração pela

Batizados e Enviados

Page 37: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

35

nossa terra parte 2)

Animador/a: A criação de Deus é um exercício da sua grandiosidade para com o universo. Vamos ouvir o relato da criação.

Ministro/a: Leitura do Livro do Genesis (2, 4b-15). No dia em que Javé Deus fez a terra e o céu, ainda não havia na terra nenhum arbusto do campo. Nenhuma erva do campo havia brotado, pois Javé Deus não tinha feito chover sobre a terra e não havia ser humano que cultivasse o solo e fizesse subir da terra a água para irrigar a superfície do solo. Então Javé Deus modelou o homem com o pó do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente.Javé Deus plantou um jardim em Éden, no Oriente, e aí colocou o homem que havia modelado. Javé Deus fez brotar do solo todas as espécies de arvores agradáveis de ver e boas para comer, e no centro do Jardim a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.Um rio saia de Éden para irrigar o jardim, e daí se dividia em quatro braços. O primeiro chama-se Fison. É aquele que circunda toda a terra de Hévila, onde existe outro. O ouro dessa terra é puro, e aí também se encontram o bdélio e a pedra de ônix. O segundo rio chama-se Geon, que circunda toda a terra de Cuch. O Terceiro rio chama-se Tigre e corre pelo Oriente da Assíria. O quarto rio é o Eufrates.Javé Deus colocou o homem no jardim de Éden, para que o cultivasse e guardasse. Palavra do Senhor.

Leitor/a 1: O texto bíblico nos traz uma idéia do mundo como um grande jardim e nós seus cuidadores. “Cada comunidade pode tomar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas tem também o dever de a proteger e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras.” (LS 67)

Animador/a: Favorecer e motivar um momento de partilha.

1. Como entendemos esta passagem bíblica? É diferente se portar como cuidador/jardineiro e dominador. Que exemplos temos?

2. Estamos mais sensíveis e abertos a mudar de comportamento frente a nossa casa comum?

3. Quais nossos compromissos?

Ministro/a: Reconhecemos nossas omissões, nossa falta de coragem e indiferença frente a nossos irmãos e irmãs e a nossa Casa Comum que clama por nossa mudança de comportamento.

Mãe: Perdão,Senhor pelas vezes que não conseguimos admirar, reverenciar e principalmente cuidar da vida e da obra que Tu criaste para todos nós moradores nesta casa comum:

Batizados e Enviados

Page 38: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

36

Todos/as: Senhor tende piedade de nós. Pai: Perdão Senhor pelas vezes que não reconhecemos Jesus Cristo no rosto dos irmãos e, em especial, dos que mais sofrem pela falta do necessário para uma vida digna, esquecendo que somos uma única família humana:

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Filho/a: Perdão Senhor pelo latifúndio e a concentração de terras nas mãos de poucos, pelo nosso individualismo e egoísmo, pela ganância e pela dificuldade de partilhar os bens que a tua criação nos concede gratuitamente:

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Criança: Perdão Senhor por não cuidarmos da criação, pela derrubada das matas, a contaminação dos rios e desperdício das águas, por termos um estilo de vida consumista que destrói a vida da natureza sem se preocupar e cuidar do equilíbrio da nossa “casa comum” e as gerações futuras:

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Jovem: Perdão Senhor por fugimos de nossa vocação cristã, por não incentivamos a Igreja a assumir sua missão profética, por preferirmos as posições de conforto ao verdadeiro compromisso com Jesus na defesa da justiça e da causa dos pobres.

Todos/as: Senhor tende piedade de nós.

Animador/a: Rezemos a letra da musica Tudo está interligado, escrita pelo padre

Cireneu Kuhn, inspirada no documento Laudato Si

Mulheres: O cuidado com as flores do jardim, com as matas, os rios e mananciais O

cuidado com o ar e os biomas com a terra e com os animais.

Homens: O cuidado com o ser em gestação com as crianças um amor especial O cuidado com doentes e idosos pelos pobres, opção preferencial

Todos/as: Tudo está interligado como se fossemos um. Tudo está interligado nesta casa comum.

Mulheres: A luta pelo pão de cada dia, por trabalho, saúde e educação A luta pra livrar-se

do egoísmo e a luta contra toda corrupção.

Homens: O esforço contra o mal do consumismo a busca da verdade e do bem Valer-se do tempo de descanso, da beleza deste mundo e do além

Batizados e Enviados

Page 39: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

37

Todos/as: Tudo está interligado como se fossemos um. Tudo está interligado nesta casa comum.

Mulheres: O diálogo na escola e na família entre povos, culturas, religiões Os saberes da

ciência, da política, da fé, da economia em comunhão

Homens: O cuidado pelo eu e pelo tu pela nossa ecologia integral O cultivo do amor de

São Francisco feito solidariedade universal.Todos/as: Tudo está interligado como se fossemos um. Tudo está interligado nesta casa comum.

Todos/as: Oração cristã com a criação (Laudato Si)

Nós Vos louvamos, Pai, com todas as vossas criaturas, que saíram da vossa mão poderosa. São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura. Louvado sejais!Filho de Deus, Jesus, por Vós foram criadas todas as coisas. Fostes formado no seio materno de Maria, fizestes-Vos parte desta terra, e contemplastes este mundo com olhos humanos. Hoje estais vivo em cada criatura com a vossa glória de ressuscitado. Louvado sejais! Espírito Santo, que, com a vossa luz, guiais este mundo para o amor do Pai e acompanhais o gemido da criação, Vós viveis também nos nossos corações a fim de nos impelir para o bem. Louvado sejais! Senhor Deus, Uno e Trino, comunidade estupenda de amor infinito, ensinai-nos a contemplar-Vos na beleza do universo, onde tudo nos fala de Vós. Despertai o nosso louvor e a nossa gratidão por cada ser que criastes. Dai-nos a graça de nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe. Deus de amor, mostrai-nos o nosso lugar neste mundo como instrumentos do vosso carinho por todos os seres desta terra, porque nem um deles sequer é esquecido por Vós. Iluminai os donos do poder e do dinheiro para que não caiam no pecado da indiferença, amem o bem comum, promovam os fracos, e cuidem deste mundo que habitamos. Os pobres e a terra estão bradando: Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz, para proteger cada vida, para preparar um futuro melhor, para que venha o vosso Reino de justiça, paz, amor e beleza. Louvado sejais! Amém.

Todos/as: Pai Nosso. Ave Maria

Todos/as: Oração em honra do Servo de Deus Pe. Ezequiel Ramin e Oração do Mês Missionário Extraordinário (verso da capa: início e o fim).

Animador/a: Benção final e troca do abraço da paz.

Batizados e Enviados

Page 40: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

38

ANEXO – CANTOS

1. Te Amarei Senhor (Pe. Zezinho)

Me chamaste para caminhar na vida contigoDecidi para sempre seguir-te, não voltar atrásMe puseste uma brasa no peito e uma flecha na almaÉ difícil agora viver sem lembrar-me de ti.

Te amarei, Senhor, te amarei, SenhorEu só encontro a paz e a alegriaBem perto de ti (2X)

Eu pensei muitas vezes calar e não dar nem respostaEu pensei na fuga esconder-me, ir longe de tiMas tua força venceu e ao final eu fiquei seduzidoÉ difícil agora viver sem lembrar-me de ti. (refrão)

Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitárioPois conheces a minha fraqueza e o meu coraçãoVem, ensina-me a viver a vida na tua presençaNo amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união. (refrão)

2. E pelo mundo eu vou (Ir. Míria T. Kolling)

Quero ouvir teu apelo, Senhor, ao teu chamado de amor responder.Na alegria te quero servir e anunciar o teu Reino de amor!

E pelo mundo eu vou, cantando teu amor,Pois disponível estou, para servir-te, Senhor!E pelo mundo eu vou, cantando teu amor,Pois disponível estou, para servir-te, Senhor!

Dia-a-dia, tua graça me dás, nela se apoia o meu caminhar.Se estás ao meu lado, Senhor, o que, então, poderei eu temer?

Page 41: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

39

3. Vem eu mostrarei (Pe. Zezinho)

Vem e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao paiGuiarei os passos teus e junto a Ti hei de seguirSim, eu irei e saberei como chegar ao fimDe onde vim pra onde vou, por onde irás, irei, também.

Vem e eu te direi o que ainda estás a procurarA verdade é como o sol e invadirá o teu coraçãoSim eu irei e aprenderei minha razão de serEu creio em Ti que crês em mim, e Tua luz, verei a luz.

Vem, e eu te farei da minha vida participarViverás em mim aqui: viver em mim é o bem maiorSim, eu irei e viverei a vida inteira assimEternidade é, na verdade, o amor vivendo sempre em nós.

Vem, que a terra espera quem possa e queira realizarcom amor, a construção de um mundo novo muito melhor!Sim, eu irei e levarei Teu nome aos meus irmãosIremos nós e o Teu amor vai construir enfim a paz!

4. Vai, vai, missionário do Senhor (Autor anônimo)

Vai, vai, missionário do Senhor,Vai trabalhar na messe com ardor.Cristo também chegou para anunciar:Não tenhas medo de evangelizar.

Chegou a hora de mostrarmos quem é DeusÀ América Latina e aos sofridos povos seus,Que passam fome, labutam, se condoem,Mas acreditam na libertação.

5. Tu és a razão da jornada (José Acácio Santana)

Um dia escutei teu chamadodivino recado batendo no coração

Page 42: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

40

Deixei deste mundo as promessasE fui bem depressa no rumo da tua mão

Tu és a razão da jornadaTu és minha estrada meu guia meu fimNo grito que sai do meu povote escuto de novo chamando por mim!

Os anos passaram ligeirome fiz um obreiro do reino de paz e amorNos mares do mundo navegoe às redes me entrego tornei-me teu pescador

Embora tão fraco e pequeno caminho serenocom força que vem de tiE a cada momento que passaRevivo esta graça de ser teu sinal aqui

6. Se calarem a voz dos profetas (Católicas)

Se calarem a voz dos profetas,as pedras falarão.Se fecharem os poucos caminhos,mil trilhas nascerão.

Muito tempo não dura a verdade,nestas margens estreitas demais,Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

É Jesus este Pão de igualdade,viemos pra comungar,com a luta sofrida de um povoque quer, ter voz, ter vez, lugar.Comungar é tornar-se um perigo,viemos pra incomodar,com a fé e a união nossos passos um dia vão chegar.

O Espírito é vento incessante

Page 43: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

41

que nada há de prender.Ele sopra até no absurdo, que a gente não quer ver.Muito tempo não dura a verdade,nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

No banquete da festa de uns poucos,só rico se sentou.Nosso Deus fica ao lado dos pobres,colhendo o que sobrou.Muito tempo não dura a verdade,nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

O poder tem raízes na areia,o tempo faz cair.União é a rocha que o povo usou pra construir.Muito tempo não dura a verdade,nestas margens estreitas demais.Deus criou o infinito pra vida ser sempre mais.

7. Canto dos Mártires da Terra (Zé Vicente)

Venham todos cantemos um canto que nasce na terra/canto novo de paz e esperança em tempo de guerra/neste instante há inocentes tombando nas mãos de tiranos/ tomar terra, ter lucros matando são esses seus planos.

Eis o tempo de graças/ eis o dia da libertação/ decabeça erguidas/ de braços unidos irmãos/ haveremos dever qualquer dia chegando a vitória/ o povo nas ruasfazendo a história/ crianças sorrindo em toda nação.

Lavradores, Raimundo, José, Margarida, nativo, assumirsua luta e seu sonho por nós é preciso/ haveremos dehonrar todo aquele que caiu lutando/ contra os muros ecercas da morte/ jamais recuando.

Page 44: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

42

Ó Senhor Deus da vida, escute este nosso cantar/ Pois contigo o povo oprimido há de sempre contar/ Para alem da injuria e da morte conduz nossa gente/ Que seu reino triunfe na terra deste continente.

8. Missão de todos nós (Zé Vicente)

O Deus que me criou, me quis me consagrouPara anunciar o seu amorEu sou como chuva em terra seca pra saciarFazer brotar eu vivo para amar e pra servir!

É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!

Eu sou como a flor por sobre o muroEu tenho mel, sabor do céuEu vivo pra amar e pra servir

Eu sou como estrela em noite escuraEu levo a luz sigo a JesusEu vivo pra amar e pra servir!

Eu sou como abelha na colmeiaEu vou voar, vou trabalharEu vivo pra amar e pra servir!

Eu sou, sou profeta da verdadeCanto a justiça e a liberdadeEu vivo para amar e pra servir!

9. Mataram mais um irmão (Pe. Zezinho)

Por causa da Tua palavraPor causa da libertaçãoPor causa de um pouco de terraPor uma fatia de pãoMataram mais um irmão (4 X)

Page 45: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

43

Mais Ele ressuscitará (3 X)O povo não esquecerá (3 X) (bis)

Por causa do Teu EvangelhoPor causa da nossa naçãoPor causa da esperançaPor causa da religiãoMataram mais um irmão (4 X)

Mais Ele ressuscitará (3 X)O povo não esquecerá (3 X) (bis)

Por causa de um mundo mais justoPor causa de tanta opressãoPor causa de coisas que disse Por ter defendido os irmãosMataram mais um irmão (4 X)

Mais Ele ressuscitará (3 X)O povo não esquecerá (3 X) (bis)

10. Pelo batismo recebi uma missão

Pelo Batismo recebi uma missão:Vou trabalhar pelo Reino do Senhor.Vou anunciar o Evangelho para os povos,vou ser profeta, sacerdote, rei, pastor.Vou anunciar a Boa Nova de Jesus;como profeta recebi uma missão.Onde eu for, serei fermento, sal e luz,levando a todos a mensagem de cristão.O Evangelho não pode ficar parado:vou anunciá-lo, esta é minha obrigação.A messe é grande e precisa de operários.Vou cooperar na evangelização.Sou mensageiro, enviado do Senhor.Onde houver trevas, irei levar a luz.Também direi a todos que Deus é Pai,

Page 46: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

44

anunciando a mensagem de Jesus.

Quem perguntar por que Jesus veio ao mundo,eu vou dizer: “pra salvar a humanidade,pra libertar o homem da escravidãoe dar a ele uma nova oportunidade.Pois os profetas já vinham anunciandoa sua vinda e qual a finalidade:Jesus Profeta, Sacerdote, Rei, Pastor,veio ensinar-nos o caminho da Verdade”.

Mesmo sofrendo calúnia e opressão,vou procurar viver em comunidade.Onde houver ódio, vingança e injustiça,quero levar o Amor e a Caridade.Sou missionário e por isso vou lutarpra levar meus irmãos à eternidade.Vamos louvar e bendizer ao nosso Deus,vivendo juntos a nossa fraternidade

11. Uma só será a mesa (Campanha da Fraternidade)

Quando os pés o chão tocaremPara a dança começar;Quando as mãos se entrelaçaremVida nova há de brotar.

Toma, ó Pai, o amor perfeitoPelo rio, a mata, a flor...Que o índio traz no peito:É louvor ao Criador!

Uma só será a mesa,Terra-mãe será o altar.O sustento, a natureza,Em milagres, vai nos dar!

Eis aqui, Senhor, as dores

Page 47: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

45

Deste Cristo-Povo-Irmão.Sejam hinos seus clamoresNa defesa de seu chão.

Nova Terra nós sonhamosOnde todos têm lugar.Os direitos nós buscamos:Vida, pão, respeito, lar...

Povos todos, terra inteiraTe pertencem, ó Senhor!Que os males e as fronteirasDeem lugar ao Pleno Amor.

12. Sonda-me (Elaine Ribeiro)

Senhor, eu sei que Tu me sondasSei também que me conhecesSe me assento ou me levantoConheces meus pensamentos

Quer deitado, ou quer andandoSabes todos os meus passosE antes que haja em mim palavrasSei que em tudo me conheces

Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!

Deus, Tu me cercaste em voltaTuas mãos em mim repousamTal ciência é grandiosaNão alcanço de tão alta!

Se eu subo até o céuSei que ali também te encontro

Page 48: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

46

Se no abismo está minha almaSei que ali também me amas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!Senhor, eu sei que Tu me sondas!

Senhor, eu sei que Tu me amas!Senhor, eu sei que Tu me amas!Senhor, eu sei que Tu me amas!Senhor, eu sei que Tu me amas!

13. Eu vim para que todos tenham vida (Músicas Católicas)

Eu vim para que todos tenham vida, que todos tenham vida plenamente.

Reconstrói a tua vida em comunhão com teu Senhor, reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão. Onde está o teu irmão, eu estou presente nele.

Eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males. Hoje és minha presença junto a todo sofredor. Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele.

Entreguei a minha vida pela salvação de todos. Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes. Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele.

14. Senhor se tu me chamas (Edmilson Aparecido)

Senhor se Tu me chamasEu quero te ouvirSe queres que eu te sigaRespondo: eis-me aqui.

Profetas te ouviram e seguiram tua vozAndaram mundo afora e pregaram sem temor

Page 49: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

47

Seus passos tu firmastes sustentando seu vigorProfeta tu me chamas: vê Senhor, aqui estou.

Nos passos do teu Filho toda igreja também vaiSeguindo teu chamado de ser santa qual JesusApóstolos e mártires se deram sem medirApóstolo me chamas: vê Senhor, estou aqui.

Os séculos passaram, não passou, porém tua vozQue chama ainda hoje, que convida a te seguirHá homens e mulheres que te amam mais que a siE dizem com firmeza: vê Senhor, estou aqui.

15. Envia Teu Espírito, Senhor (Católicas)

Envia teu Espírito, Senhor e renova a face da terra (bis).

Bendize minha alma ao Senhor. Senhor, meu Deus, como és tão grande.Como são numerosas as tuas obras, Senhor. A terra está cheia das tuas criaturas.Quando ocultas tua face, elas se perturbam. Quando lhes tiras suas vidas, voltam ao seu nada.Seja ao Senhor sua eterna glória. Alegre-se ele em suas obras.Que o meu canto ao Senhor seja agradável. É nele que está a minha alegria.

16. Baião Das Comunidades (Zé Vicente)

Somos gente nova vivendo a união,Somos povo semente de uma nova nação ê, ôSomos gente nova vivendo o amor,Somos comunidade, povo do senhor, ê, ô

Vou convidar: meus irmãos,trabalhadores,Operários, lavradores, biscateiros e outros mais.E, juntos, vamos, celebrar a confiança

Page 50: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe

34º Aniversário do Martírio do Padre Ezequiel Ramin

48

Nossa luta, na esperança, de ter terra, pão e paz, ê,ô

Vou convidar: os índios que ainda existem,As tribos que ainda insistem, no direito de viver.E, juntos, vamos, reunidos, na memória,Celebrar uma vitória que vai ter que acontecer, ê, ô

Convido os negros, irmãos no sangue e na sina;Seu gingado nos ensina, a dança da redenção.De braços dados, no terreiro da irmandade,Vamos sambar, de verdade, enquanto chega a razão, ê, ô.

Page 51: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe
Page 52: 34º Aniversário do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin · Leitor/a 4: Sabemos, porém, que Deus, não escolhe os poderosos e sábios, os de fala bonita ou os especialistas. Ele escolhe