33a edição jornal o impresso- ano3

8
O IMPRESSO O IMPRESSO GOIÂNIA, JUNHO DE 2014 A NOTÍCIA EM SUAS MÃOS Jornal Número 33 | Ano 3 | preço: R$ 3,00 | www.jornaloimpresso.com.br Educação Bolsa Universitária Guarinos de Goiás Mais de 3 mil alunos participam de formatura em programa de resistência às drogas Os novos beneficiados assinaram dia 25, o termo de compromisso para oficializar a inclusão no programa Terceiro maior roteiro da fé em Goiás CIDADES 3 ESPECIAL 8 ESTADO 7 Divulgação Divulgação 2º maior evento religioso do país acontece até o próximo dia 7 de julho. Cerca de 2,5 milhões de pessoas de todo o país devem visitar a cidade, conforme expectativa da organização. Durante os dez dias de festas, milhares de romeiros percorrem à pé os 18 km entre Trindade e Goiânia pela GO-060. A maioria deles faz o trajeto para pagar promessas e agradecer graças alcançadas. Os primeiros fiéis já começaram a chegar à cidade, que é conhecida em Goiás como “Capital da Fé”. Para auxiliar quem faz o percurso até Trindade, foi montado o Centro de Apoio ao Romeiro no KM 10 da GO-060. No local, que possui uma área de 2 mil metros quadrados, há uma estrutura com 20 banheiros químicos, postos das Polícias Militar e Ambiental e também uma capela para oração. Começa Festa do Divino Pai Eterno Divulgação CIDADES 6

Upload: erika-souza

Post on 23-Jun-2015

127 views

Category:

Design


2 download

DESCRIPTION

33a edição do Jornal O Impresso. Jornal projetado e diagramado por Érika Sandra

TRANSCRIPT

Page 1: 33a edição    jornal o impresso- ano3

O IMPressOO IMPressOGoiânia, junho de 2014

a notícia em suas mãos

Jornal

Número 33 | Ano 3 | preço: r$ 3,00 | www.jornaloimpresso.com.br

educação

Bolsa Universitária

Guarinos de Goiás

Mais de 3 mil alunos participam de formatura em programa de resistência às drogas

Os novos beneficiados assinaram dia 25, o termo de compromisso para oficializar a inclusão no programa

Terceiro maior roteiro da fé em Goiás

CIdAdes 3

esPeCIAl 8

estAdO 7

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

2º maior evento religioso do país acontece até o próximo dia 7 de julho. Cerca de 2,5 milhões de pessoas de todo o país devem visitar a cidade, conforme expectativa da organização. Durante os dez dias de festas, milhares de romeiros percorrem à pé os 18 km entre Trindade e Goiânia pela GO-060. A maioria deles faz o trajeto para pagar promessas e agradecer graças alcançadas. Os primeiros fiéis já começaram a chegar à cidade, que é conhecida em Goiás como “Capital da Fé”. Para auxiliar quem faz o percurso até Trindade, foi montado o Centro de Apoio ao Romeiro no KM 10 da GO-060. No local, que possui uma área de 2 mil metros quadrados, há uma estrutura com 20 banheiros químicos, postos das Polícias Militar e Ambiental e também uma capela para oração.

Começa Festa do divino Pai eternoDivulgação

CIdAdes 6

Page 2: 33a edição    jornal o impresso- ano3

2 Goiânia, junho de 2014o iMpressoJornalOpinião

Fique por dentro

F G PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDACNPJ 03.814.308/0001-69 - INSC. MUNC. 188.034-9www.jornaloimpresso.com.brFale com a redação: Fone - (62) 3091-2184 Fax: 3091-2195Tiragem: 5.000 exemplares

Sede: Rua Renato Camilo, 121 - Bairro Santa Cruz - Bela Vista de Goiás - Go CEP: 75.240-000Central de Comercialização: Rua 94-A Nº112 Setor Sul Goiania -GOO Jornal O Impresso se reserva no direito de não aceitar material publicitário que infrinja as leis e a ética jornalística. Informações, comentários e opiniões contidos em artigos, colunas ou matérias assinadas são de responsabilidade de quem os assina, não tendo, necessariamente, o endosso da direção.

Glênio isaac - Diretor Executivo

Breno isaac - Gerente de Marketing

Flávia Guedes - Gerente Comercial

manuela Queiroz - Diretora de Jornalismo

Érika sandra - Diretora de Arte ([email protected])

Sete etapaS SimpleS para pagar SuaS dívidaS

Por Infomoney - Pode soar como um conceito estranho, mas mantendo uma atitude positiva e celebrando seus su-cessos, você vai descobrir que é mais fácil de pagar as suas dívidas e ainda alcançar suas outras metas financeiras.

1- reconheça suas dívidas

Muitas pessoas possuem dívidas, mas não as conhe-cem. Procure saber quais são as suas dívidas, o quan-to você está devendo, qual é o tipo de dívida, quais são os juros cobrados e os paga-mentos mensais mínimos.

2- Não se envergonheUma vez que você reco-

nhece suas dívidas, um mon-te de emoções pode surgir: vergonha, culpa, arrepen-dimento, raiva. Todas estas emoções são normais e você não precisa dar nenhum sig-nificado desnecessário à dí-vida que você tem. Escolha olhar para a dívida com neu-tralidade e como uma lição para aprender.

3- Concentre-se no presente

Concentrando-se no pre-sente, você irá se libertar da

ansiedade que gira em tor-no da dívida. Mantenha o foco para fazer o seu melhor para pagar as despesas de forma mais eficiente, além disso, certifique-se de que você está trazendo energia positiva no plano de redução da dívida.

4- Crie uma estratégia de jogo

Depois de avaliar as suas dívidas, é preciso determinar se você vai seguir o método avalanche ou método bola de neve para o seu plano de jogo redução da dívida. Com o pla-no bola de neve, você começa a pagar o mínimo em todos os débitos e alocar os pagamen-tos da dívida adicionais para a dívida com o menor saldo; este método permite a grati-ficação imediata, motivando a continuar trabalhando para pagar as suas dívidas, mas como a dívida com o menor saldo pode não ser necessa-riamente o que tem a menor taxa de juros.

5- Veja o quanto você pode pagar

Olhe para suas receitas e despesas mensais e decida quanto dinheiro você pode realmente separar para reali-zar os pagamentos das dívi-das. Se você achar que você está aquém, então você terá que cortar despesas ou ganhar mais dinheiro.

6- lembre-se que é temporário

Nada na vida é permanen-te, ou seja, a dívida que você tem é temporária e pode ser eliminada com mentalidade positiva e estratégia.

7- Celebre cada passoComo você trabalha para

pagar as suas dívidas, lembre--se de celebrar cada passo ao longo do caminho. Você pode comemorar cada vez que você terminar de pagar uma parcela, por exemplo. Encontre formas de reconhecer o seu trabalho duro e manter-se motivado ao longo do caminho.

Qual é a origem das festas juninas?

Para pagar dívidas rapidamente, basta ter pensamento positivo combinado com um plano de jogo tático

Trazida pelos europeus para o Brasil no período co-lonial, as festas juninas eram uma festa pagã da era pré--gregoriana. O objetivo da comemoração era agradecer pela fertilidade da terra e pe-las boas colheitas.

Transformada pelos eu-ropeus católicos como uma festa que saudava o São João Batista, primo de Jesus co-nhecido por batizar as pes-soas, a comemoração che-gou ao Brasil já com uma forte influência religiosa.

A festa junina, que inicial-mente era conhecida como “Joanina”, homenageia três santos principais: Santo An-tônio no dia 13, São João no dia 24 e São Pedro no dia 29, mas a comemoração dura o mês inteiro.

A França teve grande in-fluência nos costumes da festa junina que conhece-mos hoje. A quadrilha, por exemplo, é inspirada na dança da nobreza europeia quadrille, que era popular no século 18.

Sempre presente na co-memoração, a fogueira tem sua origem em uma lenda católica. A história diz que Isabel, prima de Maria, mãe

de Jesus, acendeu uma fo-gueira para avisar para os parentes o nascimento de João Batista.

Já os fogos de artifício são utilizados como um sim-bolismo para despertar São João e convidá-lo para co-memorar seu aniversário. O costume de soltar balões tem como significado os pedidos dos devotos do santo sendo levados para o céu. A prática é perigosa, pode causar in-cêndios e foi proibida.

Pela festividade ser bem na época da colheita do mi-lho, ele acabou se tornando um dos ingredientes mais tí-picos dos pratos servidos du-rante a comemoração. Além de receitas com milho, be-bidas como quentão e vinho quente também são sucesso garantido das festas juninas.

No Nordeste do Brasil, a festa junina é bem come-morada com passeatas pelas ruas, quermesses, concur-sos que elegem os melhores grupos de dança de quadri-lha. Já no Sudeste existem as tradicionais quermesses, festas realizadas por igrejas, colégios e empresas com barraquinhas com jogos e comidas típicas.

Page 3: 33a edição    jornal o impresso- ano3

3Goiânia, junho de 2014o iMpressoJornal Cidades

Justiça determina manutenção de 80% dos serviços de saúde durante greve

Mais de 3 mil alunos participam de formatura em programa de resistência às drogas

Divulgação

educadores sociais passam por capacitação

Formação é destinada a pro-fissionais que trabalham com pessoas em vulnerabilidade so-cial, como população em situa-ção de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) pro-move até o dia 2 de julho curso formação continuada para os educadores sociais do Depar-tamento de Proteção Social Es-pecial (DPSE). Serão capacita-dos 135 educadores sociais que atuam no Serviço Especializado

em Abordagem Social (Seas), Condomínio Sol Nascente, que está sendo municipaliza-do, Casa de Acolhida Cidadã e Complexo 24 Horas.

A programação teve início na manhã desta quarta-feira, 25, no Complexo 24 Horas, onde foi realizada uma roda de conversa sobre o tema ‘Abordagem so-bre uma perspectiva de redução de danos’, com a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Mesquita.

Poetal GoIânIa notícIas. Apesar de indícios de negociações com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), a partir de reunião com o secretario Fer-nando Machado, o movimen-to grevista segue sem previsão de término. Nessa quarta-feira (25/6) o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) determinou que 80% dos trabalhadores da saúde continuem trabalhando duran-te o movimento grevista.

No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Úni-co de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde), juntamente com as entidades que compõem o comando de greve, informaram que até o final da manhã desta quinta-feira (26/6) ainda não haviam sido notificados sobre a determinação.

Antes da decisão judicial, o percentual era de 30%, com

exceção das unidades de urgên-cia e emergência, que deveriam continuar funcionando com 100% da sua capacidade. O des-cumprimento da determinação judicial poderá acarretar multa diária de R$ 5 mil.

O juiz substituto em segun-do grau, e relator da liminar, Marcus da Costa Ferreira, dis-se que a manutenção de ape-nas 30% do funcionamento era “nitidamente insuficiente à continuidade do serviço, o que evidencia sua ilegalidade, espe-cialmente dadas às consequên-cias dela advindas”.

Na última terça-feira (24/6) os representantes sindicais dos profissionais da saúde de Goi-ânia se reuniram na sede da SMS com o secretário Fernan-do Machado. Os representantes entregaram a pauta de reivin-dicações da greve e o secretário prometeu levá-la ao prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), nes-sa quarta-feira (25). A intenção era para procurar uma possível negociação para o fim do mo-vimento grevista. No entanto, até no momento da publicação

da reportagem, o secretário não havia se reunido com o petista.

O presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás (Soego), José Augusto Milhomem, disse ao Jornal Op-ção Online que os sindicalistas esperavam o cumprimento da promessa por parte de Fernan-do Machado. “Iriamos nos reu-nir novamente com ele na tarde de hoje para negociarmos, mas o secretário não se reuniu com Paulo Garcia, e ainda não re-cebemos nenhum parecer por parte da SMS”, finalizou.

De acordo com Fernando Machado, a decisão do TJ-GO será enviada a todos os gestores e a secretaria vai acompanhar o cumprimento da liminar. “As negociações continuam abertas com os sindicatos e esperamos que a paralisação chegue ao fim o mais breve possível”, salientou.

A secretária jurídica do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (SIEG), Luzi-néia Vieira, disse que enquan-to não receberem a notifica-ção da determinação a greve continua normalmente.

Descumprimento dos grevistas poderá acarretar multa diária de R$ 5 mil

Curso foi oferecido por Bata-lhão Escolar a estudantes com ida-de entre 9 e 14 anos

Mais de 3 mil alunos da rede municipal de Educação partici-pam nesta quinta-feira, 26, a partir das 16h30, da formatura do Pro-grama Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no auditório da Igreja Mundial do Poder de Deus, localizada na Av. Independência, no Setor Central. Na ocasião, serão entregues me-dalhas, certificados e bicicletas.

O programa, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Polícia Militar (PM), tem objeti-vo de orientar crianças e adoles-centes em relação às drogas e a

violência, alerteando sobre suas consequências negativas. Dados da coordenação estimam que, so-mente em 2013, sete mil estudan-tes, com idade entre 9 e 14 anos, participaram do curso oferecido pelo Batalhão Escolar.

Proerd - A inciativa, considera-da pela ONU como um dos maio-res programas de prevenção às drogas e à violência no mundo, foi inspirado no Drug Abuse Resisten-ce Education (Dare) – programa norte-americano de combate às drogas nas escolas – que hoje fun-ciona em cerca de 60 países. No Brasil, o Proerd teve sua primeira experiência no Rio de Janeiro em 1992, tendo sido implantado em Goiás em março de 1998.

O secretário municipal Fernando Machado se reuniu com sindicalistas

Mais de 7 mil estudantes participaram do curso do Batalhão Escolar

Page 4: 33a edição    jornal o impresso- ano3

4 GOIÂNIA, JUNHO de 2014O IMPressOJornalCidades

rio Quente

Férias

Tem que ser quente!Natureza e Diversão

O maior rio de águas quentes do mundo tem muito mais a oferecer

Mergulhos em companhia dos peixes, rapel, passeios ecológicos, noites fascinantes.

Venha se deliciar nesse paraíso que é Rio Quente em Goiás.

Page 5: 33a edição    jornal o impresso- ano3

5Goiânia, junho de 2014o iMpressoJornal

Caldas Novas

Bolsas de estudo para formação superior de jovens e adultos

Prefeitura de Caldas Novas realiza reunião com inscritos no programa “Minha Casa Minha Vida”

Francisco Frota/Secom Caldas Novas Leandro Lopes/Secom Caldas Novas

secom - caldas novas - A pre-feitura de Caldas Novas dispo-nibiliza bolsas para estudantes no ensino superior que já este-jam matriculados na faculda-

Caldas Novas é um dos poucos municípios do país que contam com programas de acesso ao ensino superior. Cada estudante recebe uma bolsa de 350 reais por mês

Ana Cristina Souza, Secretária Municipal de Ação SocialArlen da Silva Oliveira, beneficiário do programa Bolsa Universitária

de. O programa, que é realiza-do pela Secretaria Municipal de Ação Social, beneficia ape-nas moradores que compro-vem carência econômica.

Atualmente, o Bolsa Uni-versitária Municipal, criado pela prefeitura de Caldas No-vas, já beneficia 78 alunos. Está aberto o edital para sele-cionar bolsitas para o segundo semestre de 2014. As inscri-ções podem ser realizadas até o próximo dia 10 de julho, pelo

site www.caldasnovas.go.gov.br/bolsauniversitaria.

O estudante de Direito, Arlen da Silva Oliveira, que é beneficiário do Bolsa Universi-tária Municipal, salientou que o programa oferece a acesso a grandes oportunidades profis-sionais. “Antes todo o meu sa-lário era gasto com a mensali-dade na Faculdade, agora que me tornei bolsista, sobra di-nheiro para comprar os livros necessários e investir mais nos

Cidades

meus estudos. A bolsa está me ajudando a ter uma melhor formação acadêmica”, contou.

De acordo com o prefei-to de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), a intenção do programa social é oferecer acesso ao ensino superior para jovens e adultos. “Nós estamos preocupados em for-mar mão de obra qualificada para servir a nossa sociedade. Acreditamos que esse é um investimento importante que

estamos realizando no futuro da nossa cidade, e de toda a população”, destaca o prefei-to Evandro Magal.

A Secretária Municipal de Ação Social, Ana Cristina Sou-za, informou que após o en-cerramento das inscrições, os candidatos receberão visitas de uma comissão composta por professor, psicólogo e as-sistente social, para realizar uma avaliação socioeconô-mica. “A intenção é que ape-nas as pessoas que realmente precisem do beneficio sejam contempladas pelo programa Bolsa Universitária”, ressaltou.

As bolsas de estudo con-cedidas pela prefeitura de Caldas Novas tem o valor de 350 reais por mês. Para se inscrever no programa, o candidato deverá estar matri-culado na Faculdade de Cal-das Novas – Unicaldas, que é a única entidade de ensino superior com sede no muni-cípio, e que possui convênio com o executivo municipal.

Mais informações sobre o programa Bolsa Universitária Municipal podem ser obtidas na Secretaria de Ação Social, pelo telefone (64) 3454-3578. O edital para a seleção de can-didatos está disponível no site da prefeitura de Caldas Novas.

A prefeitura de Caldas No-vas realiza nesta terça-feira, 24 de junho, assembleia com pessoas inscritas no progra-ma Minha Casa Minha Vida. A reunião, que foi convocada pela Secretaria Municipal de Obras e Habitação, acontecerá a partir das 17h, no Ginásio de Esportes Agostinho Gonzaga de Menezes.

Durante a reunião, os ins-critos no programa receberão informações sobre a constru-ção dos apartamentos popu-lares no setor Itanhnangá II. Serão edificados 768 unidades para contemplar famílias ca-rentes, e que se enquadram nos requisitos impostos pelo Governo Federal.

O prefeito de Caldas Novas,

Evandro Magal (PP), disse que em breve centenas de famílias irão realizar o sonho da casa própria. “Esses apartamen-tos populares deverão revo-lucionar a vida de milhares de pessoas, que deixarão de pagar aluguel, e poderão ter mais conforto e qualidade de vida. O Governo Federal com contrapartida da prefeitura

municipal está trabalhando para que tudo isso aconteça o mais rápido possível”, contou o prefeito Evandro Magal.

Após a reunião com os be-neficiários selecionados do programa Minha Casa Minha Vida, deverá ser marcada a data para o sorteio das chaves das unidades de moradia po-pular que serão construídas. A

data da solenidade ainda não foi definida pela prefeitura de Caldas Novas.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Mu-nicipal de Obras e Habitação pelo telefone (64) 3454-3522, ramal 232. Todos os inscritos no programa Minha Casa Mi-nha Vida estão convidados a participar do evento.

Page 6: 33a edição    jornal o impresso- ano3

6 GOIÂNIA, JUNHO de 2014O IMPressOJornalCidades

Começa Festa do divino Pai eternotrindade

da redação - Começa nesta sexta-feira (28) em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, a festa em louvor ao Divino Pai Eterno. O evento é o segundo maior do país no gêne-ro religioso e será realizado até o dia 7 de julho. Neste período, cerca de 2,5 milhões de pessoas de todo o país devem visitar a cidade, conforme expectativa da organização.

Durante os dez dias de festas, milhares de romeiros percorrem à pé os 18 km entre Trindade e Goiânia pela GO-060. A maioria deles faz o trajeto para pagar promessas e agradecer graças alcançadas. Os primeiros fi éis já começaram a chegar à cidade, que é conhecida em Goiás como “Capital da Fé”.

Programa Trilhas do Cerrado

na TV Brasil Central

Todo Sábado às 9h da manhã

Divulgação

2º maior evento religioso do país acontece até o próximo dia 7 de julho.Centro de Apoio ao Romeiro oferece estrutura e lanches aos fi éis

Para auxiliar quem faz o per-curso até Trindade, foi montado o Centro de Apoio ao Romeiro no KM 10 da GO-060. No local, que possui uma área de 2 mil metros quadrados, há uma es-trutura com 20 banheiros quími-cos, postos das Polícias Militar e Ambiental e também uma cape-la para oração.

Além disso, o centro vai fun-

cionar 24 horas por dia e dis-tribuir lanches gratuitos para as pessoas que passarem no local. O pão é feito lá mesmo e será servido com manteiga ou mortadela. Para beber, as op-ções são leite com canela, café, chá e suco.

Os voluntários já trabalham duro para atender a demanda. “Aqui todo mundo se iguala na

touca, na luva e no amor em servir ao próximo”, diz a profes-sora universitária Elka Nasci-mento, umas das responsáveis por fazer o lanche.

MOVIMeNtOOutro local que deve ter bas-

tante movimento durante a ro-maria é o convento dos padres de Trindade. No local, funcioná-

rios e voluntários vão fazer todas as refeições durante a Festa do Divino Pai Eterno.

A voluntária Anita Almeida diz que já está tudo preparado para alimentar um “verdadeiro batalhão de gente”. “Temos car-ne de 12 vacas prontas e sepa-radas. Já fi zemos almôndegas, bifes, strogonoff. A comida aqui é deliciosa”, garante.

A devoção ao Divino Pai Eterno, que existe há mais de 170 anos, nasceu, se consolidou e tem crescido a partir de Goiás

Page 7: 33a edição    jornal o impresso- ano3

7Goiânia, junho de 2014o iMpressoJornal estado

estudantes assinam termo com o Bolsa Universitária

Mais de 150 mil beneficiados

da redação com aGêncIa. O pro-grama da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), concede bolsas parciais e in-tegrais para a conclusão do Ensino Superior. A solenida-de foi realizada no Ginásio Goiânia Arena, em Goiânia, e o programa selecionou para começar os estudos nes-te segundo semestre 10 mil acadêmicos, dos quais 9 mil receberão bolsas parciais e mil, integrais.

Durante o evento, a doutora Ana Noto, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), proferiu palestra sobre Com-bate às Drogas no Ambiente Acadêmico. “É importante que entremos na universidade cien-tes da diferença entre ‘uso’ e ‘dependência’ do consumo de droga. Toda dependência co-meça com o uso. E a depen-

dência acaba por comprome-ter toda a carreira acadêmica”, explicou a doutora reforçando que em caso de dependência é fundamente que a família dê todo o aparato necessário à cura do dependente. “É um processo lento e de reaprendi-zagem”, afirmou.

As bolsas parciais destinam--se a estudantes com renda bruta familiar mensal de até seis salários mínimos. Já as in-

tegrais são para alunos com renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos. Roberta Graciane Guimarães, de 27 anos, encontrou no Bolsa Universitária a saída que preci-sava para prosseguir com seus estudos. ” Já estou no 8º pe-ríodo do curso de Direito, na Universo em Goiânia, e se não fosse esse programa eu teria que trancar. Depois que con-cluir o curso pretendo fazer um

mestrado”, disse a estudante que sonha em ser diplomata.

Já Ingrid Bueno Marques, de 19 anos, só está no 1º perí-odo do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Goiás porque o Bolsa Universitária permitiu financeiramente seu ingresso. “É muito bom por-que meus pais não queriam fazer financiamento. Estavam com muito medo de não conse-guirem arcar com as despesas de um curso tão caro quanto o meu. Então eu devo muito ao Bolsa Universitária“, disse a jovem estudante que trabalha pela manhã e estuda à noite.

Ainda mais nova, ao ver a equipe do Goiás Agora, a es-tudante Rayane Larrara logo se prontificou a dar entrevis-ta, afirmando que está muito feliz com o benefício do go-verno estadual. “Eu sou de Uruaçu e estou no 1º período do curso de Gestão e Tecno-logia da Informação. Estou muito feliz de fazer o curso. Por isso o grau de importân-cia do programa é enorme, já que meu pai não pode arcar com as despesas”, afirmou.

São mais de 10 mil estudantes beneficiados em 2014/1

trecho Goianira/trindade está pronto para inauguração

A construção e pavimenta-ção do trecho da GO-469 que liga Goianira a Trindade está en-tre as próximas inaugurações da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). O valor da obra, com 13 quilômetros de exten-são, é de cerca de R$ 12 milhões. Com entrega prevista para a pró-xima sexta-feira, dia 27, quando começa a Festa do Divino Pai Eterno em Trindade, a estrada conta com pista exclusiva para os romeiros, com três metros de largura. Está prevista ainda a instalação de obras de artes es-peciais, de simbolismo religioso, ao longo desse trecho.

Além de atender à popula-ção de Goianira e Trindade, a ro-dovia serve também de atalho para quem utiliza a GO-070 em direção a Trindade, para o Su-doeste do Estado, e quer evitar passar por Goiânia, o que resulta em uma economia de tempo e de distância que corresponde a 20 quilômetros. À construção e pavimentação desse segmen-to da GO-469 somam-se os 12,2 quilômetros do trecho que liga Trindade a Abadia de Goiás na mesma estrada, recém-construí-da e inaugurada. O presidente da Agetop, Jayme Rincón, afirmou que trechos de outras 20 rodovias em reconstrução no interior se-rão entregues nos próximos dias.

Credeq de AparecidaOitenta por cento das obras

de construção do Centro de Re-ferência e Excelência em De-pendência Química (Credeq) de Aparecida de Goiânia, estão executadas, segundo informa-ções da Agetop. Encontram-se em fase avançada os serviços de implantação de pisos e revesti-mentos, além da colocação de portas e janelas nos blocos de acolhimento, ambulatório, de-sintoxicação e terapia. As obras de outros quatro Credeqs, locali-zados nas cidades de Morrinhos, Caldas Novas, Quirinópolis e Goianésia, estão em andamento.

Eduardo Ferreira

Os novos beneficiados assinaram dia 25, o termo de compromisso para oficializar a inclusão no programa

Em seu discurso, a presi-dente da OVG, Valéria Perillo, lembrou que são 73 institui-ções de ensino que recebem os alunos do Bolsa Universi-tária, e que o programa é um investimento muito amplo. “São destinados R$ 11 milhões por mês a essas instituições, que somam R$ 253 milhões por ano”. Já o governador do Estado, Marconi Perillo, dis-se que tais investimentos fi-zeram com que o programa fosse não só um marco para Goiás, mas para o Brasil. “Foi por meio do exemplo do Bolsa Universitária que o governo federal criou o Prouni. Esse programa serviu de inspiração

e hoje é um marco para o Bra-sil”, afirmou Perillo.

Com a inclusão dos novos bolsistas, o programa chega a 153 mil estudantes benefi-ciados desde 1999, superan-do a meta estabelecida pelo governo de atingir a marca

de 150 mil bolsas em 2014. “Já que superamos a meta, fizemos uma outra: atingir os 160 mil estudantes até o final deste ano”, disse Mar-coni, pedindo aos estudantes que não deixem de prestar suas contrapartidas, o relató-

rio de prestação de conta de seus estudos, já que o gover-no precisa apresentá-los ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE).

E os alunos vão poder contar com mais uma alter-nativa de qualificação para o ingresso no mercado de tra-balho, que são os cursos gra-tuitos a distância. A OVG vai firmar parceria com o Centro de Integração Empresa–Esco-la (Ciee) para que os bolsis-tas possam fazer esses cursos a distância gratuitamente e tenham a oportunidade de realizar entrevistas para es-tágios em órgãos dos setores público e privado.

A doutora fez um trabalho de conscientização sobre o uso de drogas com os milhares de alunos presentes

Page 8: 33a edição    jornal o impresso- ano3

8 GOIÂNIA, JUNHO de 2014O IMPressOJornalespecial

terceiro maior roteiro da fé em Goiás

da redação com aGêncIas. Con-siderado o terceiro maior ro-teiro da fé em Goiás, a tradi-cional Romaria de Guarinos pode ser considerada uma das mais antigas do Estado. A festa é entre os dias 24 de ju-nho a 3 de julho. E mais uma vez, milhares de Romeiros e devotos de Goiás e do Brasil

Durante uma semana, a pequena e histórica cidade de Guarinos com seus pouco mais de três mil habitantes se transforma para a realização das festividades da Romaria em Louvor à Nossa Senha da Penha

lotam as ruas estreitas da ci-dade, alavancando o comér-cio e, proporcionando renda

extra para centenas de famí-lias que alugam suas casas para os visitantes.

O Santuário de Guarinos é um lugar de peregrinação, e acolhe anualmente os de-

votos e romeiros, vindos de diversos lugares, cidades e regiões. A Santa da Penha é o centro da Romaria. Várias atividades religiosas aconte-cem durante a Romaria, como; missas, confi ssões, adorações, vigílias, rezas, cânticos, pre-gações, procissões, batizados, casamentos, crismas, orações, bênçãos, testemunhos de mi-lagres entre outros. Para o pa-dre responsável pela diocese O Santuário tem valorizado os romeiros e os visitantes, levan-do-os a prática dos valores da fé e da moral cristã, além de estarem resgatando e preser-vando o patrimônio da fé, da cultura e dos bens artísticos, e por fi m, a salvação do homem, enfatiza o padre.

Divulgação

Guarinos de Goiás

Romaria mostra fé e devoção de milhares de fi éis

preserva momentos assim.

Sua atenção no trânsito

Nos dias de hoje, seguir em frente é importante, mas ter atenção é muito mais. É tempo de lembrarmos que o respeito ao próximo é essencial para um trânsito melhor.

Motorista, motociclista, passageiro, ciclista ou pedestre, dar preferência à vida é refletir sobre nossas ações, para só depois seguirmos em frente.

m