3 terriveis porquinhos

9

Upload: filomenabarbosa

Post on 29-Jun-2015

5.112 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3 terriveis porquinhos
Page 2: 3 terriveis porquinhos

Era uma vez três terríveis porquinhos que só sabiam fazer traquinices em casa. Um dia, as asneiras foram tantas que a mãe preparou a mala dos três porquinhos, aproximou-se da porta e mandou-os para a rua.- ide procurar outra casa. Saiam! – exclamou a mãe muito zangada.

Page 3: 3 terriveis porquinhos

O primeiro terrível porquinho encontrou três vacas que comiam um monte de palha: - Ah! Ah! Vou fazer a minha casinha de palha. Que fofinha ela vai ficar! – pensou o primeiro terrível porquinho. Como era preguiçoso fez uma casa mal feita. De repente apareceu um lobo e o terrível porquinho escondeu-se na sua casa de palha. - Que desordem! Posso ajudar porquinho? – perguntou o simpático lobo. - Nem penses. Se pões aqui uma pata, bufarei tanto que vais pelo ar! – respondeu o porquinho. - Desculpa, porquinho, eu só queria ajudar. – explicou o simpático lobo enquanto continuava o seu caminho.

Page 4: 3 terriveis porquinhos

O segundo terrível porquinho foi tirar aos ninhos dos passarinhos os paus para construir a sua casa. O simpático lobo passou por ali e viu a desajeitada casa do porquinho.- Porquinho, a tua casa vai cair! Posso ajudar? – perguntou o lobo.- Nunca! Vai-te embora. Senão, eu bufarei tanto que vais pelo ar! - respondeu o porquinho.- Desculpa, porquinho, eu só queria ajudar! – exclamou o simpático lobo.

Page 5: 3 terriveis porquinhos

O terceiro terrível porquinho entrou dentro de uma capoeira e expulsou todas as galinhas que lá viviam. O simpático lobo assistiu a tudo:- Que porquinho mal-educado! Essa casa não é tua. – disse o simpático lobo.- Sai daqui. Se te apanho, bufarei tanto que vais pelo ar! – assustou o terrível porquinho.- Eu só queria ajudar! – respondeu o lobo.Como vivia sozinho, o simpático lobo convidou as galinhas a viverem na sua casa. Elas aceitaram e agradeceram a sua bondade.

Page 6: 3 terriveis porquinhos

Entretanto, na rua das vacas, a casa de palha do primeiro terrível porquinho estava a ser comida por uma manada de vacas, enquanto o bando dos pássaros foi buscar os paus da casa do porquinho e voltou a fazer os seus ninhos.Na capoeira, o galo enfurecido picou com força o rabo do terceiro terrível porquinho que fugiu para junto dos seus irmãos.

Page 7: 3 terriveis porquinhos

Sem casa, os três terríveis porquinhos foram espreitar à janela da casa do lobo e viram-no sentado no sofá a contar uma história às galinhas.- Que casa segura, quentinha e bonitinha! – disseram os três porquinhos, enquanto planeavam roubar a casa ao lobo.Para entrar na casa do lobo decidiram subir ao telhado e descer pela chaminé.

O lobo ouviu a conversa dos três terríveis porquinhos. Então, foi à cozinha buscar o caldeirão a ferver cheio de sopa e levou-o para junto da lareira.- Devem estar cheios de fome! Aceitam esta sopa quentinha? – perguntou o simpático lobo aos três terríveis porquinhos acabados de descerem pela chaminé.- Sim, sim, aceitamos! – disseram os três esfomeados porquinhos.

Page 8: 3 terriveis porquinhos

No fim da sopa, o simpático lobo contou-lhes uma linda história e convidou--os a dormirem na sua casa. No dia seguinte ensinou-os a construir uma casa firme, quentinha e bonitinha! Hoje, os porquinhos vivem juntos do simpático lobo e são muito felizes!

Page 9: 3 terriveis porquinhos

Os alunos de 2.º ano, do professor Francisco, participaram no reconto do livro “Os três terríveis porquinhos” numa tentativa de fazer com que adquiram o hábito/gosto pela leitura. Encontraram na biblioteca escolar um ambiente favorável à promoção da leitura, no âmbito do projecto “Histórias & Estórias”. Parabéns, pequenada!