3. sistema financeiro - ufrj · 3. sistema financeiro 3.1 mercados e instrumentos financeiros...

20
3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

Upload: lamkhanh

Post on 19-Nov-2018

236 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

3.SistemaFinanceiro

3.1MercadoseInstrumentosFinanceiros

BrasilFundosdeInvestimento

BibliografiaBMFBOVESPA(2012)

1

28/11/16

Page 2: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Fundo de Investimento

Fundo de investimento é um condomínio que reúne recursos de umconjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de rentabilizá-los atravésda aquisição de uma carteira de títulos ou valores mobiliários no mercadofinanceiro. Os cotistas de um fundo normalmente têm os mesmosinteresses e objetivos ao investir suas economias no mercado financeiro ede capitais.

Cotista é o investidor que aplica seus recursos no fundo. Ao aplicar emfundos de investimento, os cotistas estão comprando uma quantidade decotas e concordando em pagar uma taxa de administração a um terceiro (oadministrador do fundo) que coordenará as tarefas do fundo e gerenciaráos seus recursos no mercado.

Ao comprar cotas de determinado fundo, o investidor estará aceitando assuas regras de funcionamento (valores, horários e prazos para a liquidaçãode aplicações e resgates, direcionamento dos recursos, rateio das despesasetc.) e passará a ter os mesmos direitos dos demais cotistas, independenteda quantidade de cotas que cada um possua.

2

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 3: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Fundo de Investimento

Normalmente, a carteira de um fundo de investimento é composta porativos financeiros (títulos e valores mobiliários) emitidos por diferentesinstituições, o que permite ao investidor diversificar suas aplicaçõesutilizando um único veículo. Além disso, existem diversas modalidades defundos com composições de carteira específicas, permitindo aosinvestidores até mesmo escolher um fundo diferente para cada objetivo devida, considerando o risco que está disposto a correr e o tempo disponívelpara a aplicação.

Geralmente, as cotas de um fundo de investimento podem ser resgatadas aqualquer momento. Vale ressaltar que os prazos de liquidação dasaplicações e resgates variam dependendo do fundo.

A rentabilidade final para o investidor sempre dependerá dos títulospresentes na carteira do fundo (e, consequentemente, do seu risco), e daeficiência do trabalho do gestor do fundo.

3

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 4: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• FundodeInvestimento–VantagenseDesvantagens

Existemalgunsmotivosquepodemlevaralguémainvestircomaajudadeum fundo: voce conta com gestão prossional para o seu dinheiro, temacesso à uma estratégia de diversicacão a custosmenores, podendo terumacarteiradeinvestimentoquevocenãoconseguiriamontarsozinho.Oinvestidortemaindaavantagemdeconseguirresgatarrapidamenteoseudinheiro.

Poroutrolado,asdesvantagensdasaplicaçõesemFundosdeInvestimentoestão muito associadas ao fato do investidor delegar a terceiros aadministraçãodeseusrecursos:faltadeautonomianatomadadedecisão,submissãoaregraspreviamenteestabelecidaseàvontadedamaioriadoscotistas,entreoutras.

4

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeCVM.TOP_Mercado deValoresMobiliáriosBrasileiro(2014),cap.3

Page 5: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Cotas de um Fundo de Investimento

Cota é uma fração do patrimônio líquido de um fundo de investimento.Dessa forma, o patrimônio de um fundo de investimento é a soma de cotasque foram compradas pelos diferentes investidores, e o valor de cada cotaé obtido através da divisão do patrimônio líquido do fundo pelo número decotas emitidas.

As instituições informam os valores das cotas dos fundos nos principaisjornais ou na internet.

Para apurar o valor atual do investimento, basta multiplicar a quantidadede cotas que o investidor possui pelo seu valor mais recente.

Para calcular o rendimento de qualquer fundo, basta dividir o valor daúltima cota divulgada pelo valor da cota do dia da aplicação.

5

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 6: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Cotas de um Fundo de Investimento

A quantidade de cotas de um investidor se altera quando ocorre:

ü resgate (que ocasiona diminuição na quantidade de cotas);

ü nova aplicação (que ocasiona aumento na quantidade de cotas);

ü recolhimento semestral de Imposto de Renda no último dia útil dosmeses de maio e novembro; neste caso, o valor devido de IR é abatidoda quantidade de cotas do investidor (processo conhecido no mercadocomo "come cotas").

6

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 7: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Taxas

ü Taxa de Administração

Trata-se da taxa pela qual o fundo remunera os serviços prestados peloadministrador, pelo gestor, pelo custodiante e pelo distribuidor. Ela podevariar muito de instituição para instituição e de fundo para fundo, sendorepresentada através de um percentual ao ano.

Quando o administrador divulga o valor da cota de um fundo (e, portanto, asua rentabilidade), esse valor já está líquido da cobrança da taxa deadministração.

7

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 8: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Taxas

ü Taxa de Administração

Administração – compreende o conjunto de serviços relacionados direta ouindiretamente ao funcionamento e à manutenção do fundo (gestão dosrecursos, consultoria de investimentos, tesouraria, controle eprocessamento dos ativos, distribuição de cotas, escrituração da emissão eresgate de cotas, custódia dos ativos financeiros e classificação de risco poragência especializada), que podem ser prestados pelo próprioadministrador ou por terceiros. O administrador é responsável legal peloFundo perante a CVM e os terceiros contratados são responsáveissolidários por eventuais prejuízos causados aos cotistas em virtude decondutas contrárias à lei.Gestão – comumente realizada por uma empresa conhecida como AssetManagement, constituída especialmente para gerir os recursos de terceirosevitando assim o conflito de interesse na gestão de recursos próprios dainstituição financeira. O gestor de um fundo é responsável por tomardecisões de compra e venda de ativos financeiros aderentes à política deinvestimento definida no regulamento.

8

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodematerialdoMBAMERCADOFINANCEIROANBIMA(2010)

Page 9: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Taxas

ü Taxa de Administração

Distribuição – é o processo de venda de cotas dos fundos. O distribuidor éaquele que vende o fundo, sendo responsável por orientar o investidor,identificar suas necessidades de investimento, seu perfil e aversão ao risco.

Custodiante – é a instituição responsável pela custódia dos títulos quecompõem a carteira do fundo junto às câmaras de liquidação ecompensação, acompanhando inclusive o exercício dos direitos (ex.pagamento de juros, bonificações, dividendos, direitos de subscrição, etc).O custodiante deve ser cadastrado na CVM.

9

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodematerialdoMBAMERCADOFINANCEIROANBIMA(2010)

Page 10: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Taxas

ü Taxa de Performance

Trata-se da taxa cobrada do fundo quando a sua rentabilidade supera avariação de um indicador de referência (chamado benchmark), servindopara remunerar uma administração diferenciada. A taxa de performancedeve ser definida desde a criação do fundo (ou aprovada em AssembleiaGeral de Cotistas) e estar vinculada a um parâmetro de referênciacompatível com a política de investimento do fundo e com os títulos quecompõem a sua carteira, permitindo que o investidor tenha conhecimentodela antes mesmo de fazer a aplicação.

A taxa de performance deve ser cobrada na forma de um percentual sobrea rentabilidade que ultrapassar o benchmark após a dedução de todas asoutras despesas do fundo (inclusive da taxa de administração) e com umaperiodicidade mínima de seis meses. Exemplo: se um fundo apresenta taxade performance de 20% sobre a rentabilidade que exceder a variação doCDI, significa que, se a rentabilidade do fundo ultrapassar essa marca, oscotistas ficarão com 80% do excedente.

10

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 11: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Taxas

ü Taxas de Ingresso e Saída

Embora ainda não seja comum no mercado financeiro brasileiro, alegislação vigente permite a cobrança de taxas de ingresso e de saída emfundos de investimento. Esse tipo de taxa é muito comum no mercadofinanceiro norte-americano e visa estimular os investidores apermanecerem com os seus recursos aplicados pelo maior período detempo possível, viabilizando a realização de operações com títulos devencimento mais longo e, dessa forma, aumentando as perspectivas derentabilidade diferenciada para o fundo.

11

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 12: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Carteira de um fundo de investimento

A composição da carteira deve sempre seguir a política de investimento dofundo. A política de investimento de um fundo está definida no seuprospecto e no seu regulamento e define os ativos nos quais oadministrador pode investir o patrimônio do fundo. Ela só pode seralterada por decisão dos cotistas em Assembleia. Já a composição dacarteira de um fundo indica os ativos que compõem o patrimônio de umfundo em determinado momento do tempo e pode ser alterada pelo gestorconforme a evolução das condições do mercado.

Um fundo pode investir em:

ü ações;ü CDBs;ü debêntures;ü derivativos;ü títulos públicos;ü outros.

12

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 13: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimento

ü Fundos de Investimento (Fis) e Fundos de Investimento em Cotas deFundos de Investimento (FICFIs)

Fis: Os Fis são fundos que aplicam seu patrimônio diretamente em títulos evalores mobiliários ou em qualquer outro ativo disponível no mercado. Estaestrutura exige que o gestor entre no mercado vendendo ou comprandoativos a cada movimentação de aplicação e resgate dos cotistas.Geralmente, concentram-se neles grandes investidores, como fundos depensão, bancos e outros fundos de investimento.

FICFIs: Os FICFIs devem ter, no mínimo, 95% do seu patrimônio alocado emcotas de outros fundos de investimento de uma mesma classe e que,portanto, estejam de acordo com sua política de investimento. A exceçãofica por conta dos fundos de investimento em cotas da classe"multimercado", que podem alocar seus recursos em fundos de classesdistintas. Os 5% restantes do patrimônio de um FICFI podem ser investidosdiretamente no mercado, em títulos privados ou públicos federais e emoperações compromissadas, se o gestor assim julgar necessário para atingiros seus objetivos estratégicos.

13

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 14: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimentoü Fundos de gestão ativa e fundos de gestão passivaGestão Passiva: O gestor de um fundo que possui estratégia de investimentopassiva aplica em ativos buscando replicar um índice de referência (benchmark),ou seja, fazer com que a rentabilidade do fundo seja próxima à variação do seubenchmark. Os benchmarksmais utilizados são: CDI, para os fundos de renda fixa,e Ibovespa, para os fundos de ações.Os Fundos de Ações Ibovespa Indexado são exemplos de fundos com gestãopassiva. Nesses fundos, o trabalho do gestor é fazer com que o desempenho dacarteira acompanhe a variação do Índice da BM&FBOVESPA. O gestor compra,para a carteira do fundo, as mesmas ações que compõem o índice a fim de que odesempenho do fundo seja bem aderente à variação do Índice Bovespa. Nestecaso, o fundo pode comprar todas as ações do Ibovespa e nos mesmospercentuais do índice, ou o gestor pode optar por comprar apenas uma parte dasações, desde que o desempenho desse grupo de ações acompanhe odesempenho do Ibovespa como um todo.Gestão Ativa: Já um fundo com gestão ativa busca obter rentabilidade superior àde um determinado índice de referência. Isso significa que o gestor procura nomercado as melhores alternativas de investimento visando atingir o objetivodesse fundo, sempre de acordo com a sua política de investimento.

14

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 15: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimentoü Fundos abertos, fechados, com carência e exclusivosFundos abertos: A maior parte dos fundos de investimento disponibilizados nomercado financeiro brasileiro é constituída por fundos abertos, que sãocondomínios constituídos por prazo indeterminado e nos quais as aplicações e osresgates podem ser feitos a qualquer momento, respeitados os horários e os prazospara conversão de cota previstos nos seus regulamentos. Nesses fundos, não épermitida a cessão ou a transferência de cotas, salvo por decisão judicial, execuçãode garantia ou sucessão universal.Fundos fechados: as cotas somente são resgatadas ao término do prazo de duraçãodo fundo. Neste caso, o administrador tem prazo de 180 dias a partir do registro dofundo na CVM para integralizar a emissão das cotas junto aos investidores. A cotade fundo fechado pode ser transferida mediante termo de cessão e transferênciaassinado pelo cedente e pelo cessionário, ou através de bolsa de valores, ouentidade de balcão organizado em que as cotas do fundo sejam admitidas ànegociação.Fundos com carência: são aqueles nos quais o regulamento prevê um prazo mínimoa ser respeitado pelos cotistas para a realização de resgates.Fundos exclusivos: são constituídos para receber aplicações de um único cotista oude um grupo fechado de cotistas.

15

28/11/16

FundosdeInvestimento

TextoextraídodeBMFBOVESPA.APO_PQO_V2.Completa.pdf(2012),cap.7

Page 16: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimento - CVM

16

28/11/16

FundosdeInvestimento

http://www.anbima.com.br/informe_legislacao/arqs/IL-24_Fundos-Investimento_quadro_classes.pdf

Page 17: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimento - CVM

17

28/11/16

FundosdeInvestimento

http://www.anbima.com.br/informe_legislacao/arqs/IL-24_Fundos-Investimento_quadro_classes.pdf

Page 18: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

• Classificação dos fundos de investimento - ANBIMA

18

28/11/16

FundosdeInvestimento

http://portal.anbima.com.br/fundos-de-investimento/nova-classificacao-de-fundos/Documents/NovaClassificacaoDeFundosANBIMA_apresentacao.pdf

Page 19: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

19

28/11/16

FundosdeInvestimento

http://portal.anbima.com.br/fundos-de-investimento/nova-classificacao-de-fundos/Documents/NovaClassificacaoDeFundosFacilitaProcessoDeOrientacaoAoInvestidor.pdf

Page 20: 3. Sistema Financeiro - UFRJ · 3. Sistema Financeiro 3.1 Mercados e Instrumentos Financeiros Brasil Fundos de Investimento Bibliografia BMFBOVESPA (2012) 1 28/11/16

20

28/11/16

FundosdeInvestimento

http://portal.anbima.com.br/informacoes-tecnicas/boletins/fundos-de-investimento/Documents/BoletimFI_201505.pdf

*FIDCeFIP.**Cambial,DívidaExternaeExclusivosFechados.