3° semana de ciência e tecnologia - uezo.rj.gov.br · ... para as quais foram estabelecidos o...

36
3° Semana de Ciência e Tecnologia

Upload: phamphuc

Post on 10-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

3° Semana de Ciência e Tecnologia

19 a 21 de Outubro19 a 21 de Outubro19 a 21 de Outubro19 a 21 de Outubro

ProgramaçãoProgramaçãoProgramaçãoProgramação Dia 19 de Outubro:Dia 19 de Outubro:Dia 19 de Outubro:Dia 19 de Outubro:

10:00 h – Solenidade de Abertura da 3° Semana de Ciência e Tecnologia da UEZO

10:30 h – Conferência: Projeto Estruturante do COMPERJ

---- José Marcos FerreJosé Marcos FerreJosé Marcos FerreJosé Marcos Ferreira ira ira ira ---- COMPERJCOMPERJCOMPERJCOMPERJ

Resumo: O COMPERJ, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, é o maior empreendimento já realizado pela área de Abastecimento da Petrobras e marca o seu retorno ao setor petroquímico. Composto de uma refinaria, central de matérias-primas e unidades de segunda geração, o COMPERJ acrescenta capacidade produtiva para atender à demanda futura de plásticos e derivados petroquímicos, reduzindo seu peso na pauta de importações. O Complexo movimentará a economia do estado do Rio de Janeiro, pela geração de empregos diretos e indiretos e geração de novas empresas de transformação e prestação de serviços. A implantação pauta-se na abordagem integrada de responsabilidade social e ambiental da Petrobras, para as quais foram estabelecidos o Centro de Integração para qualificação da mão de obra e o Corredor Ecológico para recuperar a vegetação local.

11:30 h – Conferência: Línguas para fins específicos (Inglês e Português) na visão do núcleo de

estudos da UEZO

---- Ronaldo Só Moutinho – UEZO

Resumo: Apresentação das linhas mestras de línguas para fins específicos voltadas para a

Ciência e Tecnologia e informar os projetos embriões que estão sendo pensados.

14:00 - Conferência: Embalagens Biodegradáveis

- Marcos Lopes Dias Marcos Lopes Dias Marcos Lopes Dias Marcos Lopes Dias –––– IMA (UFRJ)IMA (UFRJ)IMA (UFRJ)IMA (UFRJ)

Resumo: O uso de embalagens plásticas descartáveis tem contribuído para acentuar os problemas de natureza ambiental. Considerando este aspecto, as embalagens biodegradáveis se apresentam como uma alternativa interessante e importante para a diminuição desses problemas. Nesta palestra serão apresentados conceitos relacionados às embalagens plásticas e biodegradáveis. Aborda-se os métodos de obtenção dos principais polímeros biodegradáveis com aplicação em embalagens como os polialcanoatos (poli(hidroxibutirato) e poli(hidroxibutirato-co-valerato)), policaprolactona e polilactídeos, como o poli(ácido lático) e copolímeros com outros ésteres alifáticos. * Apresentação de Trabalhos (Posters) POL e SID (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) POL e SID (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) POL e SID (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) POL e SID (16:00 h –––– 19:00 h)19:00 h)19:00 h)19:00 h)

19:00 h – Conferência: Biotecnologia e Meio Ambiente: Considerações e Perspectivas

---- Profa. Ida Carolina N. Direito Profa. Ida Carolina N. Direito Profa. Ida Carolina N. Direito Profa. Ida Carolina N. Direito –––– CCBS (UEZO)CCBS (UEZO)CCBS (UEZO)CCBS (UEZO)

Resumo: A biotecnologia assume hoje um papel decisivo para a economia brasileira. Da mesma maneira, a preocupação com o meio ambiente amplia a cada dia. O meio ambiente deixa de ser fonte de recursos e se transforma em um bem que precisa ser preservado, ao mesmo tempo em que se torna a base para o desenvolvimento biotecnológico. Hoje, preservar é assegurar a bioprospecção do futuro, ou seja, preservar a “fonte” para a descoberta de novas moléculas de interesse comercial, identificação de microrganismos com aplicação industrial, caracterização de novas espécies vegetais e novos produtos. A presente palestra visa apresentar o meio ambiente e tecer perspectivas da exploração ambiental para o desenvolvimento biotecnológico.

19:30 h - Nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de produtos farmacêuticos - Profa. Alessandra Micherla – CCBS (UEZO)

Resumo: A nanotecnologia está se tornando um dos mais promissores campos de pesquisas da atualidade. No caso dos medicamentos a nanotecnologia pode ser usada para o desenvolvimento de produtos capazes de tornar os tratamentos menos agressivos, bem como reduzir os seus custos, devido à alta eficiência de encapsulação e liberação controlada. A combinação da nanotecnologia com o desenvolvimento da capacidade de manipulação nessa escala poderão levar ao desenvolvimento de novas capacidades de atuação nos sistemas biológicos. Este é um grande desafio para todos nós.

Dia 20 de Outubro:Dia 20 de Outubro:Dia 20 de Outubro:Dia 20 de Outubro:

10:00 h – Conferência: Soluções SGI para HPC

---- Dra. Monica A. CostaDra. Monica A. CostaDra. Monica A. CostaDra. Monica A. Costa

Resumo: A SGI é uma empresa líder em soluções de computação de alto desempenho, e desde o

início de sua história vem fornecendo soluções inovadoras para auxiliar seus clientes na

resolução de problemas de alta complexidade, provendo sistemas balanceados, com foco em I/O de

alto desempenho, velocidade de processamento e acesso a grande quantidade de memória para

endereçar as necessidades dos usuários de HPC.

Desta forma, a SGI tem alcançado grande sucesso, fornecendo a seus clientes soluções completas e

de altíssimo desempenho.

A linha de produtos da SGI é composta de servidores, storages e soluções de visualização, e para

complementar estas soluções a SGI desenvolve um conjunto de ferramentes de software de

otimização para aplicações em ambientes computacionais de alto desempenho

11:30 h – Conferência: Biologia Estrutural e Bioimagem aplicadas ao Estudo de Doenças Neurodegenerativas e Câncer ---- Prof. Jerson Lima Prof. Jerson Lima Prof. Jerson Lima Prof. Jerson Lima –––– FAPERJFAPERJFAPERJFAPERJ

Resumo: A biologia estrutural vem se tornando uma ferramenta fundamental na compreensão dos mecanismos que levam ao enovelamento protéico e de doenças relacionadas a este enovelamento, tais como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Mal da Vaca Louca (Prions), dentre outras. Estas doenças promovem alterações morfológicas no tecido, causando uma degeneração irreversível deste. Mais recentemente, a tecnologia de BioImagem obtida em tempo real vem permitindo o melhor entendimento destas alterações morfológicas teciduais. Assim, torna-se possível aliar as duas ferramentas e o conhecimento gerado por elas para se obter as respostas para tais enfermidades assim como uma possível terapia. Para isso, é necessário formar centros de pesquisa com equipamentos de última geração para a experimentação científica.

* Apresentação de Trabalhos (Posters) BIO e FAR (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) BIO e FAR (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) BIO e FAR (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) BIO e FAR (16:00 h –––– 19:00 h)19:00 h)19:00 h)19:00 h)

19:00 h – Conferência: CLOUD COMPUTING - COMPUTAÇÃO EM NUVEM: Até que ponto ela vai mexer comigo? ---- Prof. Carlos A. A. LemosProf. Carlos A. A. LemosProf. Carlos A. A. LemosProf. Carlos A. A. Lemos

Resumo: O tema, bastante atual, é cercado de novos desafios para os ambientes de desenvolvimento de software e de produção. É um novo paradigma dentro da informática, mesmo tendo profissionais que não concordam, pois afirmam que é uma re-edição moderna, com mais tecnologia dos antigos "Birôs de Serviços" da década de 60/70.

Certamente este novo paradigma irá mudar, em muito, a industria da informática, pois a medida que as empresas forem confiando na segurança oferecida por estes novos ambientes, certamente a solução em nuvem ganhará uma papel cada vez mais decisivo na área de TI, principalmente no âmbito de novos investimentos em hardware. Comprar novos servidores ou "alugar serviços" de uma nuvem para atender as demandas crescentes? certamente esta será uma decisão cada vez mais presente dentro da TI.

Novos conceitos como XaaS - 'Everything as a Service', ou seja, tudo é serviço, incluindo Infra-estrutura, Banco de Dados e Aplicativos, certamente é uma visão bastante moderna e atual para o desenvolvimento da TI. Temas como TI Verde também podem ser trabalhados dentro deste novo paradigma para a área computacional. Mas nem tudo esta definido, problemas de segurança, que talvez seja o maior desafio da nuvem, definições de onde ficarão os metadados, ambientes de desenvolvimento na nuvem, qual a aplicação que devo levar para a nuvem e outros, certamente permeiam

o as discussões profissionais e acadêmicas e serão objetos de novas pesquisas para poder solidificar o tema. Ou seja, TODOS seremos direta ou indiretamente afetados pela nuvem, ou seja:

• Micros sem Armazenamento Local • Mobilidade – Dados na Nuvem (PCN – Personal Computer Network) • Fim das Mídias de Software • Fim das Mídias de Disco/Filmes/Musicas...... • Vídeo Sob Demanda – Locadoras Virtuais • Jogos Interativos - Realidade Virtual • Home Office - Fim dos Empregos - CLT • Interfaces Holográficas – 3D • Computação de Alto Desempenho – CAD – Business Inteligente

Pesquisa Científica - Modelagem, Simulação, Processamento de Sinais, etc.

Dia 21 de Outubro:Dia 21 de Outubro:Dia 21 de Outubro:Dia 21 de Outubro:

10:00 h – Conferência: Química Verde: Fontes renováveis para produção de novos Materiais

Prof. Alex da Silva SirqueiraProf. Alex da Silva SirqueiraProf. Alex da Silva SirqueiraProf. Alex da Silva Sirqueira

Resumo: A busca por novos materiais menos agressivo ao meio ambiente tem impulsionado a

indústria química na busca de matérias-primas oriundas de fontes renováveis. O conceito da

química verde provocou nos últimos anos investimento em pesquisa e inovação.

11:00 h – Conferência: Fabricação de Farmoquímicos como fator de segurança nacional ---- Dr. Manoel Rodrigues MartinsDr. Manoel Rodrigues MartinsDr. Manoel Rodrigues MartinsDr. Manoel Rodrigues Martins

Resumo: A cadeia farmacêutica transforma, em um primeiro passo, intermediários químicos ou extratos vegetais em princípios ativos, denominados farmoquímicos, os quais, em seguida, são convertidos em medicamentos que são utilizados no tratamento e prevenção de doenças. Impacto da produção de farmoquímicos no Brasil.

* Apresentação de Trabalhos (Posters) TEC e NAV (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) TEC e NAV (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) TEC e NAV (16:00 h * Apresentação de Trabalhos (Posters) TEC e NAV (16:00 h –––– 19:00 h)19:00 h)19:00 h)19:00 h)

19:00 h – Conferência: Construção Naval

---- Prof. Rosana (Industria Naval)Prof. Rosana (Industria Naval)Prof. Rosana (Industria Naval)Prof. Rosana (Industria Naval)

Resumo: Ergonomia para construção offshore e propriedade industrial

BIO 01 - Metodologia para bioprospecção de bactérias degradadoras do herbicida 2,4-D em solos aderidos à olerícolas

João Victor Rego Ferreira1; Barbara Alvarenga Peckle1; Andressa Sbano da Silva1; Andrew Macrae2; Ida Carolina Neves Direito1

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), RJ 2Laboratório de Biotecnologia Sustentável e Bioinformática Microbiana (LBSBM) – Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes (IMPPG) – UFRJ, RJ O herbicida ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) é empregado como modelo em estudos para verificar o comportamento de pesticidas no ambiente e sua degradação. Dentre as formas de degradação deste herbicida, destaca-se a biodegradação realizada pelos microrganismos do solo. Estudos de bioprospecção são realizados para isolar e identificar os microrganismos com esta capacidade. O objetivo deste trabalho foi estruturar uma metodologia para realizar a bioprospecção de bactérias degradadoras do herbicida 2,4-D em solos aderidos à olerícolas comercializadas no Rio de Janeiro/RJ. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre o herbicida 2,4D e as metodologias de estudo de biodegradação deste pesticida. Com base nessas informações, foi estabelecido o desenho experimental para bioprospecção e definido os locais de amostragens. A metodologia a ser empregada consiste na coleta de amostras de solos aderidos à olerícolas comercializadas pelos distribuidores no Rio de Janeiro – RJ e isolamento de bactérias após plaqueamento em meio diferencial MEMB. As bactérias isoladas serão cultivadas em meio contendo 2,4-D como única fonte de carbono. A perspectiva do trabalho é ter uma ferramenta para realizar a bioprospecção de bactérias degradadoras do 2,4-D.

BIO 02 - Efeito bactericída do extrato aquoso de Schinus terebinthifolius Raddi sobre Burkholderia cenocepacia

Sacramento, A.A.(IC), Assis, M.C. (PQ), Barreto, A.S.(PQ)

Burkholderia cenocepacia é um patógeno oportunista que frequentemente está associado a infecções graves em pacientes fibrocísticos, caracterizadas por pneumonia necrosante com deterioração pulmonar aguda associada à sepse, quadro clínico este chamado de síndrome cepacia. A infecção por Burkhlderia cepacia implica um tratamento de associação de três dos seguintes

antibióticos: β-lactâmico (meropenem ou ceftazidina), a ciprofloxacilina, o cloranfenicol, a minociclina ou a rifampicina. Nunca é sensível à colistina e raramente aos aminoglicosideos. A cepa epidêmica ET-12 é potencialmente virulenta em pacientes com FC, com alta resistência a antibióticos. Diversos estudos têm demonstrado o elevado potencial microbiano do extrato Schinus terebinthifolius Raddi. Portanto, o objetivo deste trabalho é determinar a atividade bactericida e bacteriostática do extrato aquoso a partir de folhas do Schinus terebinthifolius Raddi. O extrato possui um pH ácido (pH=4.6), que naturalmente tem efeito bactericida, o que nos levou a trabalhar com soluções com pH 6.0, 6.5 e 7.0 para avaliar o efeito dos componentes sobre a citoxicidade bacteriana. Atividade bactericida do extrato aquoso sobre B.cenocepacia (cepa J2315 ) inicialmente foi determinada por um teste qualitativo que consiste na microdiluição do extrato em placas de 96 poços em diferentes concentrações (20mg/mL, 10mg/mL, 5mg/mL e 2,5mg/mL), onde as concentrações de 20mg/mL e 10mg/mL tiveram efeito microbicida. A seguir foi realizado um ensaio quantitativo onde as unidades formadoras de colônias (UFC/mL) foram determinadas por contagem padrão em placa após tratamento com o extrato aquoso de Schinus nas concentrações 20mg/mL e 10mg/mL por 24 horas a 37ºC. Os resultados demonstraram que a concentração de 20mg/mL do extrato nos diferentes pH inibiu o crescimento bacteriano em 100%, no entanto, quando utilizamos uma solução a 10 mg/mL observamos uma redução de 35%, 21% e 11,8% nos pH 6.0, 6.5 e 7.0, respectivamente. Estes resultados são ainda preliminares, necessitando em próxima etapa a purificação dos componentes microbicidas presentes no extrato aquoso para posterior identificação do composto citotóxico. BIO 03 - Caracterização de polimorfismos em genes com a predisposição do desenvolvimento da endometriose em mulheres brasileiras

Oliveira Junior, A.F. 1; Pereira,C. S.R 1;Gamba,T. A . 1;Berardo, P.T. 2; Machado, D.E. 1; Perini, J. A.1

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste -UEZO; 2Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro; Hoje no Brasil aproximadamente 15% das mulheres, entre 15 e 45 anos, sofrem de endometriose. Essa patologia ginecológica é caracterizada pelo aparecimento de tecidos endometriais em regiões ectópicas, sendo que os principais sintomas constituem dismenorréia, dispareunia e infertilidade. Devido ao tratamento ineficaz e as repercussões que a endometriose causa na vida da paciente, entender os mecanismos moleculares capazes de caracterizar o perfil genético da endometriose, tem sido um desafio para diversos pesquisadores. Dentre os genes candidatos relacionados ao desenvolvimento dessa doença destacam-se: os genes que codificam enzimas envolvidas no metabolismo de medicamentos, xenobióticos e substâncias endógenas (GST, CYP2C19, CYP1A1, CYP1B1, CYP17 e CYP19); o gene que codifica o fator de crescimento endotelial vascular A (VEGFA); os genes que codificam metaloproteínas de matriz (MMP-9, MMP-12 e MMP-13); e o gene repressor do receptor aryl-hidrocarbono (AhRR). Até o momento não existem informações, na população brasileira, quanto a influencia de polimorfismos nesses genes e o desenvolvimento da endometriose, além disso, dados obtidos em outras populações não podem ser extrapolados para a nossa. Há ampla documentação experimental de que a distribuição de alelos variantes de genes de importância clínica varia entre as populações e que isto é especialmente significativo em populações formadas por mistura de duas ou mais populações ancestrais, como sabemos ser o caso da população brasileira. Se o risco de uma doença varia com as proporções de mistura, ou seja, se eles diferem nas populações ancestrais isto levará à confusão de associações do fenótipo com o genótipo em qualquer loco no qual as freqüências alélicas variam entre as populações ancestrais. Assim, uma importante conseqüência clínica disto é a inadequação da extrapolação livre de dados colhidos em populações relativamente homogêneas – como as dos países industrializados – para populações altamente miscigenadas como é o caso do Brasil.

BIO 04 - Comparação entre protocolos para quantificação do herbicida 2,4-D por HPLC Andressa Sbano da SilvaAndressa Sbano da SilvaAndressa Sbano da SilvaAndressa Sbano da Silva1111; Barbara Alvarenga Peckle; Barbara Alvarenga Peckle; Barbara Alvarenga Peckle; Barbara Alvarenga Peckle1111; João Victor Rego Ferreira; João Victor Rego Ferreira; João Victor Rego Ferreira; João Victor Rego Ferreira1111; ; ; ;

Andrew MacraeAndrew MacraeAndrew MacraeAndrew Macrae2222; Ida Carolina Neves Direito; Ida Carolina Neves Direito; Ida Carolina Neves Direito; Ida Carolina Neves Direito1111

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), RJ 2Laboratório de Biotecnologia Sustentável e Bioinformática Microbiana (LBSBM) –

Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes (IMPPG) – UFRJ, RJ

O herbicida ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) é amplamente estudado e usado como modelo para a compreensão dos mecanismos de degradação de compostos cloroaromáticos. O 2,4-D pode ser usado como fonte de carbono e energia por bactérias presentes no solo. No estudo da biodegradação do herbicida 2,4-D, a quantificação do herbicida é realizada empregando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). O objetivo deste trabalho foi comparar diferentes condições de corrida cromatográfica para a quantificação de 2,4-D. Foram testadas quatro condições de corrida cromatográfica. Foram consideradas variações no fluxo da fase móvel, proporção dos solventes e desenvolvimento da corrida como isocrático ou gradiente. Em todos os protocolos a fase móvel utilizada foi acetonitrila e água acidificada com 0,01% (P/V) de ácido fosfórico. O protocolo mais adequado foi o utilizando gradiente e fluxo de 1,0 mL.min-1 com tempo de duração de 25 minutos. BIO 05 - Estudo do efeito hipoglicêmico e citoxicidade do extrato aquoso de Costus spicatus no tratamento da Diabetes

Claudia Cristina Hastenreiter da Costa Nascimento, Amanda Fernandes da Costa Ribeiro

A milhares de anos, a humanidade tem utilizado plantas em formas de chás e emplastos com a finalidade de tratar doenças. O que inicialmente era feito de forma empírica, na atualidade com os avanços dos métodos de pesquisa os efeitos biológicos de produtos naturais tem comprovado suas propriedades farmacológicas através de modelos biológicos. A Costus spicatus é uma planta utilizada principalmente no tratamento de pacientes acometidos por Sífilis ou problemas renais, é consumida sob a forma de chá. Em estudos farmacológicos com C. spicatus, já foi evidenciada a presença de flavonoides que evidenciam propriedades antiinflamatórias. Há poucos estudos relacionados ao uso do extrato da Costus spicatus no tratamento da Diabetes, o que permite uma maior exploração dos potenciais deste extrato. Nosso objetivo é avaliar o efeito hipoglicemiante e o potencial citotóxico da Costus spicatus.Através da análise da fragilidade osmótica, serão avaliadas concentrações ideais para a realização dos ensaios em vivo, nos quais serão utilizados quatro grupos de animais (camundongos F1) com Diabetes induzida através de injeção intraperitonial de streptozotocina. Serão avaliados os percentuais de glicose sanguínea no grupo tratado com o extrato via gavagem, no tratado com insulina, no grupo que consumirá salina via gavagem e no grupo sem tratamento. Após a eutanásia dos animais, serão realizadas análises morfológicas de órgãos isolados de animais tratados com as mesmas concentrações dos extratos em estudos, contribuindo para tornar exequível uma análise factível dos efeitos biológicos dos extratos naturais em estudados. Esse estudo poderá complementar a análise da fragilidade osmótica. BIO 06 - EFEITOS BIOLOGICOS DE EXTRATOS DE SCHINUS TEREBINTHIFOLIUS E COSTUS SPICATUS: Uma análise in vitro.

Orlando nascimento

Com o amplo uso cotidiano de plantas para fins medicinais, ficou-se evidente a importância de se estudar os efeitos biológicos de produtos naturais utilizando-se diferentes modelos biológicos, avaliando suas propriedades farmacológicas. Esse estudo procura avaliar o efeito citotóxico dos extratos de Schinus terebinthifolius (S. Terebinthifolius) e de Costus spicatus (C.spicatus) extratos vegetais. A S. terebinthifolius conhecida popularmente como Aroeira, que é utilizada em situações clinicas de Azia, gastrite, febre, cistite, uretrite, diarréia, blenorragia, tosse, bronquite, reumatismo, íngua, dor-de-dente, gota, ciática, entre outros. C. spicatus é uma planta utilizada principalmente no tratamento de pacientes acometidos por Sífilis ou problemas renais, é consumida sob a forma de chá. Em estudos farmacológicos com C. spicatus, já foi evidenciada a presença de flavonoides que apresentam propriedades antiinflamatórias.

Para Avaliar os efeitos biológicos destes extratos em potencial, sua citotoxicidade se utilizou um estudo in vitro, avaliando-se a fração de sobrevivncia de bactéria Escherichia coli (E. coli) em meio de cultura na presença e na ausência dos extratos em estudo. É sabido que muitos extratos de produtos naturais, medicamentos e antibióticos podem ser testados em bactérias em diferentes meios de cultura para avaliar a toxicidade dos produtos naturais e sintéticos analisados, baseado na fração de sobrevivência dessas cepas em contato com o extrato natural. O fundamento deste estudo se assemelha às metodologias consagradas de Ames, onde utilizam-se cepas selvagens de Escherichia coli, uma bactéria bacilar Gram-negativa alargamente utilizadas em estudos em diversos campos.

Através da análise da fragilidade osmótica, pode-se avaliar concentrações ideias para a realização dos estudos in vitro, adicionalmente, às análises das concentrações estudadas em em meios de cultura com E.coli. Esse estudo poderá complementar a análise da fragilidade osmótica e as análises morfológicas de órgãos isolados de animais tratados com as mesmas concentrações dos extratos em estudos, contribuindo para tornar exequível uma análise factível dos efeitos biológicos dos extratos naturais em estudados.

BIO 07 - Caracterização Fenotípica de Enterobactérias Oriundas de Camundongos Geneticamente Selecionados para Tolerância Oral.

Cristiane Arantes dos Santos e Cristiane Arantes dos Santos e Cristiane Arantes dos Santos e Cristiane Arantes dos Santos e Maria de Fátima Maria de Fátima Maria de Fátima Maria de Fátima Sarro da SilvaSarro da SilvaSarro da SilvaSarro da Silva

A mucosa intestinal é a interface de um ambiente bacteriano variável, composto de microflora comensal, com alguns componentes patogênicos potenciais, microorganismos do alimento e ocasionalmente verdadeiros patógenos. A resposta fisiológica aos antígenos alimentares e da flora intestinal é a indução de um estado específico de baixa reatividade sistêmica, conhecida como tolerância oral, sendo considerada uma das formas mais eficazes de indução de tolerância imunológica. O papel biológico atribuído à tolerância oral é impedir o desenvolvimento de hipersensibilidades ao alimento, uma vez que respostas imunes contra antígenos alimentares e a microbiota endógena conduzem às doenças tais como alergias alimentares e doenças inflamatórias intestinais (Baumgart DC et Carding SR, 2007). Dentre a enorme variação da microbiota entérica, a família Enterobacteriaceae são microorganismos potencialmente patogênicos quando translocados para outros sítios de colonização. Pela importância fisiológica e imunológica da tolerância oral, duas linhagens de camundongos foram obtidas, por seleção genética bidirecional, para fenótipos extremos de Tolerância Oral - Resistente (Linhagem TR-Ab/HetS) e Sensível à tolerância (Linhagem TS-Ab/HetS) - por tratamento intragástrico com ovalbumina (OVA) solúvel, previamente à imunização sistêmica com o mesmo antígeno (da Silva et al., 1998).Tendo em vistas a possíveis alterações que a seleção genética pode desencadear no perfil da microbiota entérica, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o padrão de distribuição dos gêneros enterobactérias isolados a partir do material fecal deste modelo animal . Foi realizada a caracterização bioquímica a

partir de colônias isoladas em meios seletivos Mackonkey e Agar de Cistina Lactose Deficiente em Eletrólitos (CLED) repicadas com agulha bacteriológica em meio triplo açúcar ferro (TSI) para observação do padrão de fermentação da glicose, lactose e/ou sacarose bem como a produção de gás sulfídrico (H 2S). A partir dos padrões de fermentação apresentados as amostras seguiram para de caracterização bioquímica em nível de gênero/ espécie utilizando-se as seguintes provas: Provas da citocromo-oxidase, fermentação da glicose, e carboidratos correlatos, provas reativas para a produção de vermelho de metila e produção de acetoina, descarboxilação dos aminoácidos lisina e ornitina, dehidrolação da arginina, produção de indol, verificação motilidade, produção de H2S, desaminação da fenilalanina e produção de esculina e utilização do citrato como única fonte de carbono. Foram isolados no total 111 amostras, sendo 48 recuperadas da linhagem RT e 63 da linhagem ST. Das amostras isoladas da linhagem RT, 13(27%) foram identificadas como Escherichia coli; 3(6,2%) cepas foram identificadas como não fermentadores, e 32( 66,6%) como Enterobacter sp. As amostras isoladas da linhagem ST, 32(50,8%) colônias foram caracterizadas como Proteus mirabillis; 5 ( 13.8%) como Escherichia coli. e uma amostra identificada como Enterobacter agglomerans, não sendo possível a identificação conclusiva de 25 isolados devido ao seu alto grau de polimorfismo sendo necessário a utilização de testes moleculares. Para os testes da produção de bacteriocinas todas as amostras de Proteus sp mostraram-se negativas assim como para a produção de slime usando os protocolos mencionados na metodologia. Ao compararmos os resultados obtidos a partir das linhagens de animais adotadas nestes ensaios podemos verificar alterações quanto aos padrões de distribuição das espécies representativas de Enterobactérias. A influência da seleção genética bidirecional imposta aos animais pode ter promovida uma alteração no ambiente entérico o que poderia estar contribuindo para as diferenças significativas quanto ao isolamento das cepas observadas em nosso estudo. BIO 08 - JUNÇÕES COMUNICANTES EM MACRÓFAGOS: POSSÍVEIS ALTER AÇÕES EM AMBIENTES APÓS INDUÇÃO PRÓ-IMUNO INFLAMATÓRIA.

Leça, P.1; Andrade, A.L. 1 & Fortes, F.S.A1

1 UEZO – Centro Universitário Estadual da Zona Oeste O sistema imune tem como uma de suas características marcantes possuir um sistema de células responsáveis pela fagocitose e pela apresentação de antígenos que irão dar origem a resposta orgânica a vários tipos de situações de invasão sistêmica por microorganismos. Recentemente, Fortes et al. (2004) demonstraram através de ensaios de RT-PCR, western blot, imunofluorescência e injeção de corantes, que células da linhagem macrofágica J774-G8 e macrófagos peritoneais advindos de camundongos suíços expressam junções comunicantes funcionais formadas pela proteína conexina43. A expressão destas estruturas em macrófagos poderia ser importante na modulação da resposta imune, por permitir a passagem de moléculas importantes para a ativação destas células em processos de infecção. Com base nisto, o presente trabalho terá como objetivo avaliar a modulação estrutural e funcional das Junções Comunicantes em macrófagos peritoneais e linhagens macrofágicas, após a ativação com fatores pró-imune inflamatórios que consigam mimetizar o microambiente de inflamação e infecção. Desta forma, com os futuros resultados deste trabalho, esperamos poder estudar com mais detalhes a comunicação juncional em células do Sistema Imune, entendendo qual seria o papel destas estruturas no processo de infecção com a participação de células macrofágicas. Apoio Financeiro: FAPERJ, CNPq. BIO 09 - Estruturação de metodologia para verificação da degradação do 2,4-D por bactérias isoladas de solos agrícolas. Barbara Alvarenga Peckle1; João Victor Rego Ferreira1; Andressa Sbano da Silva1; Andrew

Macrae2; Ida Carolina Neves Direito1

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), RJ 2Laboratório de Biotecnologia Sustentável e Bioinformática Microbiana (LBSBM) – Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes (IMPPG) – UFRJ, RJ A utilização de pesticidas é um recurso muito utilizado para controle de pragas e doenças agrícolas. Os pesticidas podem contaminar o solo e a água. A microbiota dos solos utiliza certos pesticidas como fonte de carbono para seu desenvolvimento, através da biodegradação. Dentre os pesticidas utilizados na agricultura brasileira, destaca-se o herbicida ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D). Este herbicida é muito utilizado nas lavouras de cana-de-açúcar, soja e milho. Estudos preliminares isolaram bactérias degradadoras de 2,4-D em solos agrícolas. Para aplicação destas bactérias em biorremediação, é necessário experimentos para quantificar a degradação de 2,4D. O objetivo deste trabalho foi estruturar uma metodologia para verificação do potencial de degradação do 2,4-D das bactérias isoladas. Com base na revisão bibliográfica realizada, foi estabelecida a metodologia de cultivo das bactérias e quantificação do 2,4-D. Os isolados serão ativados em meio rico e posteriormente inoculados em meio contendo 2,4-D como única fonte de carbono. Serão realizadas amostragens até os trinta dias. O experimento será realizado em triplicata e a bactéria Ralstonia eutropha JMP134 usada como referencia. O crescimento microbiano será aferido por turbidimetria e a quantificação do herbicida 2,4-D por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC). BIO 10 - Homologia entre catecol 1,2-dioxigenases e clorocatecol 1,2-dioxigenases

Vanessa Monteiro Santana(1); Vinicius Ribeiro Flores(1) & Ida Carolina Neves Direito(2)

(1) Graduando(a), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Rio de Janeiro, RJ; (2) Profª Adjunta, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Rua Manoel Caldeira de Alvarenga, 1203, Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 23070-200, [email protected] Pesticidas auxiliam na produção agrícola, mas também podem contaminar o meio ambiente. Microrganismos do solo podem utilizar pesticidas como fonte de carbono através de diferentes rotas de degradação. Para a biodegradação de pesticidas aromáticos, as catecol 1,2-dioxigenases são necessárias para a cisão do anel aromático destas moléculas. Análises preliminares utilizando sequências de outras enzimas, além das mencionadas neste trabalho, mostraram a aproximação entre catecol 1,2-dioxigenases e clorocatecol 1,2 – dioxigenases. O objetivo deste estudo foi detalhar as análises entre catecol 1,2-dioxigenases e clorocatecol 1,2-dioxigenases. O detalhamento deste estudo foi desenvolvido com sequências de aminoácidos das catecol 1,2-dioxigenases e clorocatecol 1,2-dioxigenases de microrganismos, realização de alinhamentos e a construção das árvores evolucionárias. Não foi observado um padrão entre espécies microbianas e genes codificadores destas enzimas. Observou-se que o gene catA de Rhodococcus opacus |P95607| que codifica uma catecol 1,2-dioxigenase, ficou agrupado no ramo das clorocatecol 1,2-dioxigenases. Isto nos leva a pensar que, talvez, a nomenclatura deste gene não seja adequada, visto que, as enzimas foram agrupadas anteriormente de acordo com o seu substrato. BIO 11 - Correlação entre Produção de Biofilme por Staphylococcus epidermidis na Presença e Ausência de Proteínas de Matriz Extracelular e Presença de Genes Relacionados

Vanessa Henriques Frazão, Natália Iorio Lopes Pontes , Kátia Regina Netto dos Santos Staphylococcus estão entre os principais agentes de infecções bacterianas no ambiente hospitalar e comunidade, sendo o principal gênero isolado em bacteriemias. As infecções associadas a dispositivos invasivos (IADIs) são frequentemente associadas aos Staphylococcus coagulase-

negativo (SCN), com destaque para a espécie Staphylococcus epidermidis. O biofilme estafilocócico é um dos fatores de virulência que mais influencia na patogênese das IADIs por esta espécie, que, em geral, é refratária às defesas do hospedeiro e à terapia antimicrobiana. O hospedeiro, por sua vez, contribui de forma significativa para este tipo de infecção, já que adesinas presentes na superfície celular bacteriana ligam-se a moléculas receptoras do hospedeiro, principalmente componentes da matriz extracelular (ME), que recobrem o dispositivo invasivo. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de proteínas de matriz extracelular do hospedeiro na formação de biofilme e correlacionar a produção de biofilme com a presença de genes que codificam adesinas bacterianas ligantes de fibrinogênio (fbe), fibronectina (embp) , colágeno (sdrF) e/ou vitronectina (atlE), em amostras de S. epidermidis. Os genes fbe e atlE foram detectados em 100% das amostras, o gene embp em 97% e o gene sdrF em 66%. Sete (20%) amostras produziram biofilme; não houve aumento na expressão de biofilme na presença de proteínas de ME, independente da presença do gene da adesina respectiva. Duas amostras apresentaram redução no padrão de expressão de biofilme na presença de fibrinogênio. Em seis amostras biofilme positivas e com o gene sdrF, 50% apresentaram redução na expressão de biofilme na presença de colágeno, o mesmo foi observado com a amostra produtora de biofilme sem o gene sdrF. A presença de proteínas de ME parece não interferir na expressão do biofilme de amostras MRSE “in vitro” independente da amostra apresentar genes de adesinas para tais proteínas. Apoio financeiro: CNPq, FAPERJ, CAPES, FUJB e PRONEX BIO 12 - AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA INTERAÇÃO DE MACRÓFAGOS PERITONEAIS DE CAMUNDONGOS COM Bacteroides thetaiotaomicron e Bacteroides vulgatus

LORETE, A.R.M. 1; JOAQUIM, T.E. 1; FERNANDES, K.C.B.1; CRUZ, L.O.1; SANTOS-

FILHO, J. 2; DOMINGUES, R.M.C.P.2; SEABRA, S.H.1; VIEIRA, J.M.B.D. 1

1Setor de Microbiologia do Laboratório de Tecnologia em Cultura de Células – LTCC, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO; 2 Laboratório de Biologia de Anaeróbios, DMM, IMPPG, CCS, UFRJ.

As espécies pertencentes ao gênero Bacteroides são formadas por bastonetes Gram-negativos anaeróbios estritos, não esporulados, bile-resistentes e que podem ou não apresentar motilidade. A espécie Bacteroides vulgatus é uma das espécies do gênero mais numerosa no cólon humano, capaz de fermentar uma variedade de monossacarídeos e dissacarídeos. A espécie Bacteroides thetaiotaomicron por sua vez apresenta papel relevante na modulação de uma grande quantidade de genes implicados em diferentes aspectos da fisiologia do hospedeiro, incluindo o sistema imune e o metabolismo de nutrientes. Resultados anteriores mostraram que a espécie Bacteroides fragilis, principal espécie do gênero envolvida em processos infecciosos, é capaz de alterar a reposta microbicida de macrófagos peritoneais de camundongos (MØ) através da alteração da via oxidativa de NO, acarretando alterações na membrana plasmática. Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a interação destes fagócitos com as espécies B. vulgatus e B. thetaiotaomicron, as quais são mais numerosas no cólon e têm apresentado maior índice de resistência a antibióticos. Para tanto, após experimentos de interação in vitro entre cepas de B. vulgatus e B. thetaiotaomicron com MØ pretende-se: avaliar a produção de NO por MØ através de ensaios de dosagem de nitrito; analisar a organização dos filamentos de actina dos MØ; por microscopia eletrônica de transmissão e varredura avaliar os efeitos ultraestruturais e topológicos, respectivamente, ocasionados nos fagócitos. Com base nos achados, será possível estabelecer comparações com os resultados já obtidos para a espécie B. fragilis e avaliar a existência ou não de mecanismos microbicidas diferenciados entre as espécies “não-fragilis” e a espécie B. Fragilis.

BIO 13 - CARACTERIZAÇÃO IN VITRO DA INTERAÇÃO DE MACRÓFAGOS PERITONEAIS DE CAMUNDONGOS COM Bacteroides fragilis: ANÁLISE BIOQUÍMICA E MORFOLÓGICA.

JOAQUIM, T.E. 1; LORETE, A.R.M. 1; FERNANDES, K.C.B.1; CRUZ, L.O.1; SANTOS-FILHO, J. 2; DOMINGUES, R.M.C.P.2; SEABRA, S.H.1; VIEIRA, J.M.B.D. 1

1Setor de Microbiologia do Laboratório de Tecnologia em Cultura de Células – LTCC, Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO; 2 Laboratório de Biologia de Anaeróbios, DMM, IMPPG, CCS, UFRJ. O gênero Bacteroides é formado por bastonetes gram-negativos, não formadores de esporos, anaeróbios obrigatórios podendo ou não apresentar motilidade. A espécie Bacteroides fragilis, apesar de minoritária na microbiota intestinal está freqüentemente associada a processos infecciosos, tais como: bacteremias, infecções intra-abdominais e abscessos. Tal virulência está relacionada principalmente a presença de cápsula polissacarídica, que confere resistência à fagocitose, mecanismo microbicida associado à atividade de macrófagos. Estes últimos são células responsáveis por controlar processos infecciosos através de vários mecanismos, incluindo a liberação de radicais tóxicos como o óxido nítrico (NO). Estudos anteriores demonstraram que a espécie B.fragilis é capaz de alterar a resposta da via oxidativa de óxido nítrico em macrófagos peritoneais de camundongos (MØ) infectados, além de causar danos à superfície dos mesmos. Portanto, o objetivo deste trabalho é aprofundar as análises realizadas anteriormente a fim de compreender de forma mais precisa as moléculas e mecanismos envolvidos na alteração da resposta microbicida de MØ. Para tanto, serão realizados ensaios de análise lipídica, microscopia eletrônica de varredura e de transmissão após eventos de interação bactéria: MØ. BIO 14 - Caracterização de Gluconacetobacter diazotrophicus mutantes deficientes na formação de biofilme

Aguiar R.S.; Cordeiro T.A.; Seabra S.H.; Pádua V.L.M.

Gluconacetobacter diazotrophicus é uma bactéria benéfica e endofítica que coloniza os espaços intercelulares e o tecido vascular vegetal, promovendo o crescimento através da fixação biológica de nitrogênio, produção de fitoreguladores e ação antagonista a agentes patogênicos. Existem estimativas de, futuramente, gerar uma economia de até R$ 59 milhões anuais na cultura de cana-de-açúcar, evidenciando a sua elevada importância econômica, sem considerar o benefício ao meio ambiente. Após o recente sequenciamento de seu genoma, foi construída uma biblioteca de mutantes randômicos por inserção de transposon Tn5, que está criando um novo panorama para melhor entendimento de sua fisiologia e interação com o hospedeiro. A interação entre plantas e bactérias depende de crescimento bacteriano como biofilme. Este estudo é baseado na investigação de G.diazotrophicus mutantes com capacidade reduzida para produção de biofilme sobre fibras de lã-de-vidro imersas em meio de cultura líquido LGIP em placas de poliestireno de 96 poços. As culturas foram submetidas a ensaio colorimétrico com cristal violeta e também ao método do ácido fenol-sulfúrico para a seleção de mutantes. Os genes nocauteados foram identificados através de sequenciamento bi-direcional do DNA genômico usando primers específicos para o transposon inserido. Quinze mutantes foram selecionados, sendo que a maioria dos genes identificados codifica para proteínas de metabolismo de carboidrato e, principalmente, para vias de transdução de sinais. Dentro deste último grupo, destacam-se duas proteínas com o domínio EAL, o qual está envolvido com a função de diguanilato fosfodiesterase. Uma dessas duas proteínas codifica para proteína sinalizadora da família GGDEF. Microscopia eletrônica de varredura revelou que um desses mutantes apresenta formação de biofilme reduzido e de aspecto bizarro. Um rápido ensaio de colonização foi empregado usando plântulas de arroz cultivadas hidroponicamente sob condição

gnotobiótica. Os primeiros dados revelaram que o mutante EAL foi incapaz de ancorar em raízes de arroz, sugerindo possível envolvimento na regulação da adesão da bactéria à superfície vegetal; um passo importante para o estabelecimento da interação. BIO 15 - Plamodium chabaudi expõe fosfatidilserina como mecanismo de escape da resposta imunológica de hospedeiros

Ferreira, T.T.*, Souza, T.S.O.*, Santos, T.A.T.*, Seabra, S.H.*

* Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

Este projeto visa avaliar os mecanismos de interação do parasito Plasmodium chabaudi, agente etiológico da malária em roedores, durante interação com macrófagos. Tem sido demonstrado que o T. gondii, assim como o T. cruzi possuem mecanismo de expor fosfatidilserina do lado extracelular da membrana plasmática, mimetizando o que ocorre com células apoptóticas. Durante as interações com esses parasitos, os macrófagos estando ativados, invertem seu estado inflamatório para estado antiinflamatório, com produção de citocinas como TGF-� (Seabra et al., 2004). Esse fenômeno favorece o crescimento e sobrevivência dos parasitos em questão. O P. chabaudi foi mantida por passagens intraperitoneais em camundongos. Por citometria de fluxo, observou-se que 90% da população do parasita expõe fosfatidilserina. Imagens obtidas por microscopia eletrônica de varredura da interação de parasitas com macrófagos peritoneais de camundongos revelaram que a forma estudada é capaz de penetrar nos macrófagos e modular a ação microbicida dos mesmos. Com estes resultados, podemos concluir que a exposição da fosfatidilserina pode ser um mecanismo de escape comum entre protozoários parasitas que interagem durante o seu ciclo biológico com as células efetoras (macrófagos). BIO 16 - Purification, Structural and thermodynamic characterization of DBL proteins from Plasmodium falciparum

1Silva, KVS, 1Leal, TO, 2Previato, LM, 2Previato, JO, 2Todeschini, AR and 1Sousa, FRJ

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Campo Grande and 2Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. E-mail: [email protected]

Malaria is one of the most critical health care, since more of two billion people lives in endemic areas around de world. Current data estimate around 300-500 million cases every year. In Brazil, about 300 thousand people are infected every year. Plasmodium is the major ethiologic agent of Malaria and there are five species of Plasmodium, where Plasmodium falciparum is responsible for the most severe cases of malaria in Africa, the cerebral malaria. In Brazil, the most prevalent specie is Plasmodium vivax in north and northeast regions. Plasmodium is transmitted by a mosquito vector (Anopheles), which introduces the parasite in the bloodstream (sporozoites) and its life cycle begins. The parasite is carry out to the liver where its evolutes to infective form called merozoites which are capable to infect red blood cells (erythrocyte). Once infected, the parasite promotes changes in the expression profile of membrane proteins of these cells. Among the proteins expressed in the infected cell, there is a protein called Plasmodium falciparum Errytrhocyte Membrane Protein 1 (PfEMP1), which is composed by five structural domains so called Duffy Binding Like Domains (DBL) (DBL1α, DBL2β, DBL3γ, DBL4ε e DBL5δ). The aim of this work is purify the DBL proteins from Plasmodium falciparum in large scale in order to perform thermodynamic characterization by spectroscopic techniques such as fluorescence, circular dichroism, RMN, SAXS. These studies will allow us to understand the role of these proteins in parasite-host cell interaction in first place. Finally, it will allow us to design drugs to prevent such interaction. Proteins will be cloned in pGEX plasmid vectors and then transformed into Codon plus

cells in order to express proteins at 18oC, for 18h, by shaking at 200 rpm. Proteins will be purified by GST HiTrap Columns and frozen at 80oC. Financial Support: CNPq, FAPERJ, PRONEX-RIO, Institutos do Milênio, INCT BIO 17 - FUNCTIONAL AND STRUCTURAL CHARACTERIZATION OF ∆Q AND ∆C FORMS OF Aedes aegypti HMGB1

1,2Stoque, RM; 1Sousa, FJR; 2Belgrano, FS; 3Oliveira, F.M.B.; 3Fantappié, M.R. and 2Mohana-Borges,R.

1Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), 2Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF, UFRJ) and 3Instituto de Bioquímica Médica, Rio de Janeiro, Brazil e-mail: [email protected] Aedes aegypti is the vector of Dengue and the Yellow Fever and is a study model for disease vector mosquitoes as its biochemistry and physiology are well consolidated on literature. A lot of proteins are important on the mosquito's life cycle. Between then, High Mobility Box 1 protein (HMGB1). It is already know that these proteins interact with DNA participating in several parts of gene regulation and it is the second protein most present in the nucleus with exception of the histones. The protein contains two copies of homologous DNA-binding motifs named HMG-boxes A and B. Some of these HMG-Box family proteins have a C-terminal acidic tail rich in Asp and Glu residues that might be important for the transient DNA-binding properties of the protein, and in the case of AaHMGB1 another tail rich of Ala and Gln, named Poli-AQ tail. HMGB1 protein exhibits a remarkably high affinity for distorted DNA conformations such as supercoiled DNA, four-way junction, DNA containing cruciforms or bent structures and single strand DNA, as well as damaged DNA by cisplatin, psolaren combined with UVC and ambiental carcinogens such as acetylaminofluoren and UVC indicating it's role as a DNArepair molecule. On this work we study the thermodynamics of full-length HMGB1, HMGB1 without the acidic tail (HMGB1∆C) and HMGB1 without the poli-AQ tail ( HMGB1∆Q) by the chemical agents urea, guanidine chloride as well as pH and evaluating the protein activity with physical agents (high hydrostatic pressure and temperature). With these pioneer results it will be possible to make a correlation between the thermodynamic stability of the 3 protein forms and its biological activity. Financial Support; CNPq, FAPERJ, TWAS, WHO BIO 18 - Efeitos das elevadas concentrações Na+ e Cl- na expressão de proteases por Burkholderia cenocepacia cultivadas a 30ºC.

Maciel, D.C.S.; Gomes G.; Salles, J.B.; Salles, C.M.C.; Assis, M.C.

A Burkholderia cenocepacia pertence a um grupo de bactérias chamado Complexo Burkholderia cepacia (CBC). As bactérias do complexo B. cepacia emergiram nas últimas duas décadas como patógenos oportunistas importantes em doentes com fibrose cística (FC). Indivíduos portadores de fibrose cística apresentam elevadas concentrações de Na+ e Cl- em torno de 150mM a 200mM, duas vezes maior que as encontradas nos fluidos de pulmões de indivíduos sadios. Alguns estudos demonstraram que B. cenocepacia passa a expressar o gene cblA que codifica o “ cable pilus”, uma adesina que desempenha importante papel na aderência a células epiteliais respiratórias em altas concentrações de Na+ e Cl- podendo favorecer a colonização de B. cenocepacia nas vias áreas dos pacientes com FC. Alguns fatores de virulência foram descritos em B.cenocepacia, proteases têm sido alvo de recentes estudos, que relatam que 69% a 88% dos isolados clínicos de B.cepacia secretam proteases extracelulares. Portanto, o objetivo deste trabalho é determinar se ocorre aumento da liberação de proteases extracelulares produzidas B. cenocepacia cultivadas em meio contendo altas concentrações de Na+ e Cl-. Para tal, foram utilizadas a cepa ET-12 e mais quatro

isolados clínicos cultivadas em meio de cultura LB na ausência e na presença de diferentes concentrações de NaCl (0,3M e 0,1M) a 30ºC por 16 a 18 horas a 150rpm. Após este período as culturas foram diluídas, a fim de obter suspensões bacterianas com DO660nm=0.2 e foram incubadas a 30ºC por 20 horas a 150rpm. Após este período, as densidades óticas foram determinadas, foi recolhido 1mL dos sobrenadantes das culturas, centrifugados a 14000 rpm por 15’. Após a centrifugação, 100 µl dos sobrenadantes foram aplicados em spots em placas contendo Skim Milk a 3%. As placas foram incubadas a 37ºC por 24h e a atividade proteásica determinada pelo diâmetro em mm do halo formado ao redor dos spots. Procedeu-se a dosagem de proteínas pelo método de Peterson para determinar a concentração de proteínas totais liberadas para o meio extracelular. Resultados preliminares sugerem que não há diferenças significativas nas concentrações de proteínas no meio extracelular entre as culturas cultivadas na ausência ou presença de NaCl. No entanto, ocorre maior atividade de proteásica nos sobrenadantes cultivados em meio contendo 0,3 M de NaCl. Apoio: FAPERJ BIO 19 - O papel de altas concentrações de Na+ e Cl- na formação de biofilme por Burkholderia cenocepacia

Carvalho, VJ., Braga J., Assis, MC

Burkholderia cenocepacia é um patógeno oportunista que freqüentemente está associado a infecções graves em pacientes portadores de fibrose cística. A cepa epidêmica ET-12 é potencialmente virulenta em pacientes com FC. Existem evidências de que as infecções persistentes possam ser decorrentes, em parte, da habilidade do organismo de ser um patógeno intracelular facultativo e pela formação de biofilmes. Indivíduos fibrocísticos possuem concentrações aumentadas dos íons Na+ e Cl-, que podem variar de 150mM a 200mM duas vezes maior que as encontradas nos fluidos de pulmões de indivíduos sadios. Além disso, o aumento das concentrações de Na+ e Cl- parece favorecer a colonização de B. cenocepacia nas vias áreas dos pacientes com FC. Estes achados nos motivaram a investigar o papel do aumento dos níveis de Na+ e Cl- na formação de biofilme pela B. cenocepacia. Para tal, foi determinada a formação de biofilme pelas cepas ET-12 e mais quatro isolados clínicos em meio de cultura LB. As cepas bacterianas foram cultivadas em caldo LB na ausência e na presença de diferentes concentrações de NaCl (0,3M e 0,1M) a 37ºC por 16 a 18 horas. Após este período as culturas foram diluídas, a fim de obter suspensões bacterianas com DO660nm=0.2. Quando então, 20µl destas suspensões foram inoculadas em placas de 96 poços contendo 180 µl de meio de cultura LB na presença e na ausência de NaCl. As placas foram cultivadas a 37ºC por 24 horas e o crescimento bacteriano determinado por densidade ótica a 595nm. A quantificação do biofilme foi realizada pelo método O’Toole and Kolter (1998) e expresso como índice de formação do biofilme que foi determinado pela fórmula DO 595nm x (DO 0.2/DO595nm após 24 horas) pois a taxa de crescimento das culturas em presença de NaCl foi menor. Resultados preliminares demonstraram que houve aumento na formação de biofilme por todas as cepas de B. cenocepacia testadas quando cultivadas na presença de 0,1M e 0,3M de NaCl. Apoio: FAPERJ

FAR 01 - MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE SENSORES POLIMÉRICOS D E RECONHECIMENTO MOLECULAR

MACEDO, J. B.MACEDO, J. B.MACEDO, J. B.MACEDO, J. B.1111, , , , COELHO, M. R.GCOELHO, M. R.GCOELHO, M. R.GCOELHO, M. R.G1 1 1 1 ; SOUSA, P. M.; SOUSA, P. M.; SOUSA, P. M.; SOUSA, P. M.2222

1UEZO 2INPI

Os Polímeros de Impressão Molecular - MIP’s (Molecularly Imprinted Polymers) são materiais sintéticos obtidos a partir da reação de polimerização de

monômeros tipicamente olefínicos. O produto final apresenta como característica

fundamental a capacidade de reconhecimento molecular de uma determinada molécula

de interesse por meio de sítios específicos gerados na estrutura polimérica a

partir de uma molécula-molde que tem estrutura idêntica a estrutura química do

analito durante a etapa de análise. A seletividade apresentada frente ao analito

em questão se dá devido tanto ao grupamento funcional lateral do monômero bem

como pela geometria da cavidade (ANDERSON et al., 1995; HAUPT, MOSBACH, 1998; HO et al., 2005; TARLEY, TABOADA, KUBOTA, 2005a; YEH, HO, 2005). O desenvolvimento de sensores capazes de fazer esse tipo de reconhecimento é uma tecnologia nova e

como todo desenvolvimento de tecnologia demanda pessoal qualificado e grande

investimento financeiro, logo o monitoramento tecnológico de patentes pode

mostrar um panorama do estado da técnica e dos principais atores que dominam

essa área. Esse trabalho apresenta os resultados da avaliação bibliométrica de

documentos de patente. Como resultado, observou-se que existe o pedido de

proteção intelectual nessa área tanto de setores acadêmicos quanto industrial

com grande destaque na área química e farmacêutica.

ANDERSON, L.I.; MULLER, R.; VLATAKIS, G.; MOSBACH, K. Proc. Proc. Proc. Proc. Natl. Acad. SciNatl. Acad. SciNatl. Acad. SciNatl. Acad. Sci., v. 99, p.

4788, 1995.

HAUPT K.; MOSBACH K. TibtechTibtechTibtechTibtech. v.16, novembro, p.468, 1998.

TARLEY C. R. T.; TABOADA M.P.; KUBOTA L.T. Quím. Quím. Quím. Quím. NovaNovaNovaNova, v. 28, p. 1087, 2005b.

YEH, W.-M.HO, K.-C. Anal. Chim. ActaAnal. Chim. ActaAnal. Chim. ActaAnal. Chim. Acta, v. 542, p.76, 2005.

US2005/0019218A1

WO2009/077763A1

FAR 02 - Estudo da biogênese dos melanossomas e o controle da síntese da melanina pelo inibidor triciclazol nos fungos demáceos Fonsecaea pedrosoi e Wangiella dermatitidis.

Michelle S. Marques, Patrícia B. dos Santos e Anderson J. Franzen. O presente projeto procura abordar, de forma multidisciplinar, aspectos básicos da biologia celular de fungos patogênicos, tomando como modelo fungos causadores de infecções cutâneas e subcutâneas de alta relevância ao homem e de grande ocorrência no Brasil e no exterior, como Fonsecaea pedrosoi e Wangiella dermatitidis. Neste estudo serão utilizadas técnicas de microscopia eletrônica e óptica, bioquímica e biofísica; que visam comparar a biogênese dos melanossomas nestas duas espécies. Alem disso, a ação do triciclazol (inibidor da via biossintética da melanina) frente ao transporte vesicular, interação com células hospedeiras, efeitos de radicais oxidativos sobre o crescimento destes fungos e a influência da composição dos grânulos de melanina no processo de defesa destes microrganismos serão objetivos deste estudo. FAR 03 - EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DO ÁCIDO URSÓLICO

1Brito, A.P.N. (IC); 2Reis, R.(IC); 1Barreto, A.S. (PQ).

1UEZO -Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste; 2SUAM - Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta. Av Paris 303 - Bonsucesso Rio de Janeiro, RJ | CEP: 21041-020. Neste trabalho foi isolado das folhas secas da Plumeria rubra L. forma acutifólia (Ait) Woodson o Ácido Ursólico. O extrato das folhas dessa espécie apresenta uma quantidade significativa deste ácido (19%). Este triterpenóide é de grande importância, pois pode atuar tanto como agente emulsificante na indústria alimentícia, cosmético, medicamento e como agente antineoplásico. A fim de extrair de maneira eficiente este metabólito foram realizados testes de solubilidade com diferentes solventes. Verificou-se que o melhor solvente para extração deste metabólito foi o diclorometano. Foram realizados estudos sazonais e, até o momento o mês de setembro foi o que apresentou maior rendimento para o terpenóide (19%). Estes extratos foram derivatizados com diazometano e injetados em CG/EM (Cromatografia com fase Gasosa acoplado à Espectrometria de Massas). Os resultados obtidos ainda são preliminares. Contudo,os resultados obtidos já nos permitem desenvolver um protocolo de extração e identificação a partir das análises das principais rotas de fragmentação deste metabólito através do uso da técnica de CG/EM. FAR 04 - OTIMIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE CULTIVO DE CÉLULAS DE MAMÍFEROS PARA PRODUÇÃO DE BIOFÁRMACOS

Silva, R.S. 1; Fortes, F.S.A 2 & Sousa, P.M.3

1, 2 UEZO 9 Centro Universitário Estadual da Zona oeste 3 Pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI)

As células de mamíferos vem sendo empregadas na produção de biofármacos

recombinantes. Os biofármacos já comercializados são substâncias de alto valor agregado, empregadas no tratamento de doenças que atingem parcela significativa da população, tais como

hemofilia, câncer, AIDS e outras. Além dessas, acredita-se que outras doenças poderão ser tratadas a partir da utilização de biofármacos. Com base nisto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar e desenvolver um processo de cultivo de linhagens de células animais (ex: células CHO; células LLCMK2) com condições otimizadas e baseado em meios de cultivo quimicamente definidos que proporcionem elevado crescimento celular, alta viabilidade celular, com baixo consumo de substratos e menor produção de metabólitos tóxicos para uma eficaz produção de biofármacos. Para isso serão avaliados diferentes meios de cultivo e diferentes concentrações de soro fetal bovino. Além disso, serão avaliadas as melhores condições de cultivo, como temperatura e agitação. Com a abordagem deste projeto espera-se obter um processo de cultivo ótimo que possa ser escalonado e empregado na produção de biofármacos recombinantes. Assim, será possível produzir biofármacos com menores custos e elevada tecnologia no país. Apoio Financeiro: FAPERJ FAR 05 - Quimioterapia de novas pterocarpoquinonas contra o Plasmodium chabaudi

Souza, T.S.O.*, Ferreira, T.T.*, Portes, J.A.*, Seabra, S.H.*Souza, T.S.O.*, Ferreira, T.T.*, Portes, J.A.*, Seabra, S.H.*Souza, T.S.O.*, Ferreira, T.T.*, Portes, J.A.*, Seabra, S.H.*Souza, T.S.O.*, Ferreira, T.T.*, Portes, J.A.*, Seabra, S.H.*

* Centro Universitário Estadual da Zona Oeste

A malária é a segunda principal causa de morbidez no mundo causado por

agente infeccioso. Essa doença ressurge devido a um decréscimo da resistência a

droga pelo parasito da malária em resistência ao inseticida pelo mosquito vetor.

Este trabalho tem por objetivo testar drogas com atividade anti-malárica.

O estudo para identificação das formas eritrocíticas do Plasmodium chabaudi foi realizado em esfregaços de sangue de camundongos, colhidos por punção direta do

coração. Após um dia de infecção do camundongo, o esfregaço era feito de uma em

uma hora, tendo o início as 9:00 horas da manhã terminando as 9:00 horas da

manhã seguinte. Porém o ciclo registrado foi o invertido, pois de 09:00 as 18:00

h os camundongos ficaram sem exposição a luz. Os resultados mostram que no

primeiro horário observamos maior quantidade de trofozoítos do parasito. Com o

início do período noturno, ocorre a prevalência do estágio em anel do parasito. A partir desses resultados, experimentos serão realizados com o propósito de testar drogas com efeito anti-malárico, como exemplo a LQB 118 que já foi testado com Toxoplasma gondii e apresentou eficácia significativa. Como metodologia, os camundongos infectados serão submetidos a testes com várias drogas, por via intraperitonial, para determinar qual droga apresenta maior eficiência anti-malárica. FAR 06 - ESTABELECIMENTO DE MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL DE ENDOMETRIOSE PERITONEAL

Santos, J.M.1; Silva, I.R.1; Baptista, K.C.1; Ferreira, R.C.1; Oliveira Junior, A.F. 1; Berardo, P.T.2; Perini, J. A.1; Machado, D.E.1

1 Centro Universitário Estadual da Zona Oeste-UEZO; 2Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Endometriose é a presença de endométrio funcional fora da cavidade uterina, doença comum estimada em afetar 10% de todas as mulheres na idade reprodutiva. Pode causar dismenorréia, dor pélvica e muitas vezes infertilidade, mas a intensidade dos sintomas nem sempre refletem a extensão da doença. Acredita-se que se origina de implantes ectópicos a partir de fragmentos de

endométrio, que por fluxo menstrual retrógrado, extravasam para cavidade peritoneal e ali se desenvolvem. O arsenal medicamentoso existente para o tratamento clínico da endometriose não dispõe, atualmente, de nenhum fármaco capaz de erradicar por completo os focos ectópicos de tecido endometrial, sendo o alívio dos sintomas o principal objetivo do tratamento clínico da endometriose. Com isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo experimental de endometriose peritoneal para uma melhor compreensão da fisiopatologia das lesões. O modelo empregado foi um transplante autólogo, sendo retirado um corno uterino e implantado na cavidade peritoneal. Após os implantes, realizamos uma análise morfológica em tempos de 10 (n=5) e 15 (n=5) dias, com observação macroscópica (comprimento x largura) e microscópica pela coloração de Hematoxilina e Eosina. Nos animais com 10 dias, os implantes iniciaram seu estabelecimento, embora não tenham apresentado uma adesão completa sendo facilmente removidos. Na análise histológica, foi observada a presença de um epitélio vacuolizado e um estroma muito vascularizado. A análise macroscópica com 15 dias mostrou um crescimento e uma adesão completa dos implantes. Com relação à histologia, os implantes endometrióticos mostraram a presença de várias glândulas endometriais, mostrando uma viabilidade das lesões. A partir destes resultados, foi demonstrado que o tempo de 15 dias é o ideal para que as lesões estabeleçam completamente, o que sugere que esse é o tempo necessário para o sucesso no modelo experimental. Os resultados obtidos nesse trabalho são de extrema importância para um melhor entendimento da endometriose, como também permite analisar a resposta terapêutica de novos agentes na tentativa para de um tratamento clínico efetivo desta patologia. FAR 07 - O Uso da Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) como uma ferramenta no controle e na qualidade do Café

1da Silva, V.M.; 1Valle, B.L.; 2Valle, V. E.F. ; 2Lima, E.J.; 3da Silva, M.A.M Alunas de IC; 2.Técnicos de Laboratório; 3. Professor Coordenador

Centro Universitário da Zona Oeste, UEZO Rua Manuel Caldeira de Alvarenga, 1.203 Campo Grande - Rio de Janeiro-RJ Brasil CEP 23070-200 3 e-mail: [email protected] O uso da microscopia eletrônica de varredura (MEV) têm demonstrado ser uma excelente ferramenta usada no controle e na qualidade dos alimentos. Em nosso trabalho utilizamos o café como amostra a ser analisada. Tradicionalmente utiliza-se a microscopia ótica como um método de controle. Assim o nosso trabalho propõe a utilização de um método alternativo de microscopia, mais rápido e eficiente do que é atualmente utilizado para detecção de impurezas nas amostras de café. O ensaio de características microscópicas também é realizado com o objetivo de identificar possíveis fraudes praticadas por fabricantes, através da utilização de ingredientes que não são permitidos pela legislação. Considerando a importância econômica deste grão para o Brasil e o efeito na saúde da população pelo seu consumo, o objetivo deste trabalho é avaliar nas amostras a serem obtidas no comércio da cidade do Rio de Janeiro, os padrões de identidade e qualidade do café, comercializado no varejo, com relação a materiais biológicos e não biológicos. Verificando assim as condições de pureza e higiene do café torrado e moído de consumo interno e do café “tipo exportação”, quanto à análise microscópica das amostras. FAR 08 - Potencial de Tratamento ou Prevenção da Terapia Celular em Modelo de Obstrução Ureteral Unilateral Reversível.

Vilênia T. de Souza1; Karine S. Verdoorn1; Marcelo Einicker-Lamas2. 1 – UEZO (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste; 2 – IBCCF (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ)

Introdução:As doenças renais crônicas afetam cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil, sendo que a maioria destas não consegue ter acesso as terapias disponíveis (diálise e o transplante) que não são capazes de reverter o processo de lesão ou restaurar a função renal. Portanto, vem se desenvolvendo novas estratégias experimentais de terapias utilizando-se células tronco que possam levar a regeneração do órgão.Resultados anteriores demonstram que em um modelo de lesão renal crônica definitiva a infusão de células mononucleares de medula óssea é capaz de prevenir parcialmente a progressão da lesão, apesar do modelo não permitir a melhora da função do rim obstruído. Objetivo:O objetivo geral deste trabalho é avaliar o impacto morfológico, funcional e bioquímico da utilização de células mononucleares provenientes da medula óssea como tratamento após lesão renal, induzida por obstrução ureteral unilateral reversível, em ratos. E comparar eficiência da infusão de células como medida preventiva e como tratamento após o estabelecimento da lesão. Métodos e Resultados parciais:Células tronco obtidas de medula óssea de ratos Wistar adulto foram ressuspensas em tampão e injetadas na veia cava inferior de animais imediatamente após estes terem sido submetidos a OUU ou logo após a cirurgia de desobstrução ureteral. Foram também utilizados um grupo controle (falso operado - SHAM), dois grupos que sofreram a cirurgia obstrutiva, mas não foram desobstruídos (OUU3 e OUU17) e um que foi desobstruído sem receber a injeção de células tronco (R14). Estes animais foram sacrificados 14 dias após a cirurgia de desobstrução, e os rins obstruídos analisados em separado dos rins contra-laterais (não operados). A obstrução dos rins levou a um aumento em sua massa em relação a massa corporal total, tanto nos operados como nos contra-laterais. A reversão da obstrução restaurou parcialmente a atividade da Na+ + K+ - ATPase nos animais desobstruídos, enquanto a infusão das CMO foi mais eficaz no grupo tratado no momento da reversão. Perspectivas: O conjunto inicial de resultados indica que a ação das células injetadas pode ter sua eficiência aumentada dependendo do momento de sua administração. Esses dados serão complementados com avaliações histopatológicas e bioquímicas, com foco na modulação da geração de mediadores envolvidos nos processos de lesão e reparo do tecido renal.

POL 01 - NANOPARTÍCULAS DE MAGHEMITA: OBTENÇÃO E CARACTERIZA ÇÃO

Ferreira, C. A, Rangel, M.L.S.S, Macêdo, M. I.F.

Laboratório de Tecnologia de Materiais, Universidade Estadual da Zona Oeste-

UEZO-RJ

Métodos de obtenção de nanopartículas magnéticas têm sido muito estudados em razão de possibilidade de aplicações tecnológicas em diversos setores, tais como: catálise, eletrônica, sensores e biomedicina. O objetivo do trabalho é preparar e caracterizar as nanopartículas de maghemita (γ-Fe2O3). As nanopartículas de maghemita foram preparadas a partir do cloreto férrico em meio ácido e em seguida alcalinizados com NH4OH. Observa-se um precipitado preto que é decantado com ajuda de um imã, lavado com água destilada e seguido de um tratamento térmico à 200º C por 1 hora. Um sólido marrom foi obtido e caracterizado por DRX, FTIR, MO e TEM. O DRX apresenta picos correspondentes aos planos hkl (220), (311), (440), (422), (511) e (440) característicos da maghemita e pelo FTIR foram observadas três bandas centradas em 1000, 1300 e 1600 cm-1 típicas da maghemita e estão de acordo com a literatura. Pela imagem TEM observa-se o tamanho nanométrico das partículas de maghemita com estruturas esféricas. O material obtido foi caracterizado como sendo nanopartículas de maghemita com diâmetro

médio entre 10 e 12 nm. O método de síntese é interessante para aplicações por permitir obter nanopartículas com distribuição de tamanho estreita. POL 02 - Reciclagem do vidro pós-consumo coletados nas dependências da UEZO

Edvaldo Ramos dos Santos, Ricardo de Freitas Cabral, Luciana Portal da Silva Atualmente, os resíduos sólidos existentes no lixo urbano em geral, os vidros representam cerca de 3% do total. No Brasil são produzidos cerca de 890.000 t por ano de embalagens de vidro, sendo 46% reciclado, contudo seria possível reaproveitar integralmente, ou seja, reciclar 100% do vidro. Neste trabalho, foi coletado vidro plano nas dependências da UEZO, que foi lavado e uma parte dele foi cominuída em gral e pistilo para realização da análise de TGA, em 2,190 e 4,142 mg, até 1200 °C, sem patamar, não houve perda de massa nas duas análises. Para realização da moagem, 500 g de vidro foram lavados, secados e cominuídos em gral e pistilo, a moagem foi realizada em moinho de bolas de Al2O3, por 1 h, com 125 g de vidro e 250 de bolas de moagem em cada copo. Após, esta etapa, o vidro moído foi peneirado em peneiras de 100 mesh, onde foi observado eficácia da moagem. POL 03 - REVESTIMENTO DE NANOPARTÍCULAS DE MAGNETITA COM QUITOSANA PARA APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS

Rangel, M.L.S.S., Ferreira, C.A., Macêdo, M.I.F.Rangel, M.L.S.S., Ferreira, C.A., Macêdo, M.I.F.Rangel, M.L.S.S., Ferreira, C.A., Macêdo, M.I.F.Rangel, M.L.S.S., Ferreira, C.A., Macêdo, M.I.F.

Laboratório de Tecnologia de Materiais, Universidade Estadual da Zona Oeste-

UEZO-RJ

O desenvolvimento de materiais compósitos apresenta grande importância na produção de novos materiais, capazes de combinar as propriedades eletrônicas, mecânicas, magnéticas e químicas e tem despertado grande interesse tecnológico. A quitosana, um poliaminossacarídeo formado por unidades repetidas de D-glucosamina, é derivada da quitina pela retirada do grupo acetila. Apresenta propriedades iônicas favoráveis agindo como quelante e possui ampla bioatividade, ou seja, é biocompatível, biodegradável, bioadesivo e biossorvente. A quitosana interage por ligações intramoleculares por meio de seus grupos ativos com outras substâncias, pode revestir materiais magnéticos como as nanopartículas de magnetita, produzindo um compósito com propriedades inusitadas. O objetivo do trabalho é revestir as nanopartículas de magnetita com quitosana e caracterizá-las para futuras aplicações tecnológicas. As nanopartículas de magnetita foram preparadas a partir do cloreto férrico em meio ácido e em seguida alcalinizadas com NH4OH. Observa-se um precipitado preto que é decantado com ajuda de um imã. O sólido é lavado com água destilada e seco à temperatura ambiente. Uma suspensão aquosa dessas partículas de magnetita foi preparada e adicionada a uma suspensão de quitosana em ácido acético sob agitação por 30 min. A suspensão ficou em repouso sobre um imã por 24h. O sobrenadante foi retirado e o sólido lavado com água, acetona, seco à temperatura ambiente e caracterizados por FTIR, MEV, TEM e medidas magnéticas. Os resultados das análises mostraram que o nanocompósito magnetita\quitosana exibiu uma resposta magnética na presença de um campo magnético sem tornar-se magnético, ou seja um comportamento superparamagnético típico de materiais nananoparticulados. Desta forma, estas nanopartículas podem ser atraídas e agrupadas por aplicação de um campo magnético e como não retêm a magnetização, podem ser desagrupadas e reutilizadas em processos para remoção de contaminantes de rejeitos aquosos como também na biomedicina.

POL 04 - Propriedades mecânicas e morfológicas de compósitos a base de embalagens de Polipropileno pós-consumo e fibra de coco

Cássia Thais Silva SantosCássia Thais Silva SantosCássia Thais Silva SantosCássia Thais Silva Santos1111, Ricardo de Freitas Cabral , Ricardo de Freitas Cabral , Ricardo de Freitas Cabral , Ricardo de Freitas Cabral 2222 eeee Luciana Portal da Luciana Portal da Luciana Portal da Luciana Portal da

SilvaSilvaSilvaSilva 3333

O polipropileno é um dos polímeros mais versáteis que existe e devido às suas

boas propriedades térmicas, químicas e elétricas, apresenta uma variada gama de

aplicações. Ainda, o mesmo é altamente descartado em aterros. Sendo assim, este

trabalho tem como objetivo estudar a reutilização da reciclagem de embalagens de

copos de guaraná natural a partir do polipropileno pós-consumido, oriundos da

coleta seletiva, visando assim dar um destino ecologicamente correto à esse

material. O trabalho realiza o estudo da re-processabilidade dos resíduos pós-

consumidos coletados e misturados com fibra de coco, assim como analisar as

propriedades mecânicas, oriundas dos ensaios de tração, flexão e resistência ao

impacto Izod à 23 oC. Será avaliada a morfologia por meio das análises de

Microscopia Ótica e Eletrônica de Varredura destes materiais após seu

reprocessamento, visando possíveis aplicações em novos utensílios, assim como em

materiais para a construção civil.

POL 05 - Implantação de um programa de Coleta Seletiva e Reutilização de Resíduos plásticos e metálicos pós-consumidos nas dependências da UEZO

Tatiana Simões LoureiroTatiana Simões LoureiroTatiana Simões LoureiroTatiana Simões Loureiro1111 e Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silva 2222

Levando em consideração o grande volume de resíduos sólidos gerados diariamente nas dependências da UEZO, em especial plásticos e metais, e tendo em vista a importância da coleta seletiva como um todo para a comunidade e o incentivo do Governo Estadual em iniciativas que contemplem o referido tema, como a aprovação de projetos de pesquisa, surge a proposta de implantação de um programa de coleta seletiva nas dependências da UEZO. Através do Sistema de Coleta Seletiva na UEZO (SCS-UEZO), o mesmo se propõe a conscientizar a comunidade acadêmica, através da coleta seletiva e reutilização dos materiais coletados (metais, plásticos, papéis e vidro) em materiais para as aulas práticas dos cursos das áreas tecnológicas da UEZO. De forma geral, a proposta apresenta-se como uma forma de cidadania, uma vez que envolve a comunidade acadêmica em prol do bem comum, gerado pela preservação das condições do meio ambiente, visando ações ecologicamente corretas.

POL 06 - Compatibilização Reativa de Mistura Elastomérica de SBR e Borracha Nitrílica Carboxilada

Ziceli Cardoso nascimento, Alex Sirqueira, Patrícia reis PintoZiceli Cardoso nascimento, Alex Sirqueira, Patrícia reis PintoZiceli Cardoso nascimento, Alex Sirqueira, Patrícia reis PintoZiceli Cardoso nascimento, Alex Sirqueira, Patrícia reis Pinto

Misturas elastoméricas são amplamente utilizadas na industria automotiva para obtenção de propriedades finais definidas. Porém o sinergismo de propriedades é raramente alcançado devido a incompatibilidade dos pares envolvidos. Faz-se necessário a utilização de agentes compatibilizantes para reduzir a tensão interfacial e promover melhor mistura. Neste trabalho foi utilizado o

oligômero de acroleina na compatibilização de misturas envolvendo o copolímero de estireno-butadieno (SBR) e a borracha nitrílica carboxilada (XNBR).

POL 07 - A utilização da Logística Reversa para recuperar embalagens plásticas

Grace Grace Grace Grace Kelly Ribeiro FerreiraKelly Ribeiro FerreiraKelly Ribeiro FerreiraKelly Ribeiro Ferreira1111, Nelson Rodrigues dos Santos, Nelson Rodrigues dos Santos, Nelson Rodrigues dos Santos, Nelson Rodrigues dos Santos2222

e Luciana Portal da Sile Luciana Portal da Sile Luciana Portal da Sile Luciana Portal da Silvavavava3333

A logística reversa é uma nova área da logística empresarial que atua de forma a gerenciar e operacionalizar o retorno de bens e materiais, após sua venda e consumo, às suas origens, agregando valor aos mesmos. O problema do descarte de materiais poliméricos pode ser resolvido com a aplicação desta área, contribuindo para a preservação do meio ambiente através de retorno dos bens de pós-consumo ao ciclo produtivo, o que diminui o acúmulo de resíduos sólidos na natureza. O objetivo deste trabalho é avaliar qual o melhor destino dos descartes de materiais poliméricos, sobretudo as embalagens plásticas, e ao mesmo tempo buscar alternativas para minimizar os descartes, utilizando-se de ferramentas como a Reciclagem e a Coleta Seletiva com o processo da Logística Reversa.

POL 08 - Avaliação da processabilidade e das propriedades mecânicas de compósitos de PE/Al provenientes embalagens de Tetra-Pack pós-consumidas

Igor Coelho FreixoIgor Coelho FreixoIgor Coelho FreixoIgor Coelho Freixo1111, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral 2222 e Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silvae Luciana Portal da Silva 3333

O Tetra Pack é uma embalagem asséptica desenvolvida para armazenamento de

alimentos permitindo uma melhor conservação do produto. A embalagem é

constituída de papel, de Polietileno (PE) e de Alumínio (em torno de 75%, 20% e

de 5% em massa, respectivamente). Estas embalagens são sem dúvida excelentes

materiais de armazenamento, mas também representam uma grande fonte poluidora

para o Brasil e o mundo, uma vez cerca de 2.240.000 toneladas de resíduos

plásticos foram geradas no Brasil, somente ano de 2009. Deste total, apenas

cerca de 370.000 toneladas foram reciclados, sendo 1.900.000 toneladas

destinadas ao lixo, aos aterros sanitários, em lixões ou descartadas no meio

ambiente, causando um impacto ambiental. Hoje no Brasil são produzidos

aproximadamente cerca de 8 bilhões de embalagens Tetra Pack por ano, sendo

recicladas apenas 25,5% desta produção. Uma alternativa de minimizar o

lançamento do resíduo plástico existente nas embalagens Tetra Pack, consiste na

coleta seletiva e reciclagem das mesmas, além de seu beneficiamento, diminuindo,

assim, a agressão ao meio ambiente. Esta prática é ecologicamente correta,

podendo ser aplicado em fabricação de placas e telhas, além de compósitos com

propriedades mecânicas melhoradas. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho

é avaliar a processabilidade de embalagens Tetra Pack pós-consumidas

provenientes da coleta seletiva das mesmas, em processamento via Extrusão.

Ainda, objetiva-se avaliar as propriedades físico-mecânicas e morfológicas do

material obtido, visando a sua aplicabilidade em materiais de construção civil.

POL 09 - Preparação e avaliação de propriedades mecânicas de compósitos a base de PET pós-consumo e resíduos de conchas provenientes do Porto de Itaguaí

Ricardo da Silva SouzaRicardo da Silva SouzaRicardo da Silva SouzaRicardo da Silva Souza 1111, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral, Ricardo de Freitas Cabral 2222 e Luciae Luciae Luciae Luciana Portal da Silvana Portal da Silvana Portal da Silvana Portal da Silva 3333

Um dos maiores problemas da produção das garrafas de Politereftalato de Etileno

(PET) é o descarte inapropriado das mesmas pela população consumidora,

ocasionando poluição uma vez que esse tipo de material leva cerca de 400 anos

para se degradar. No Brasil são produzidas atualmente cerca de 470.000 toneladas

de PET destinado a produção de garrafas de envasamento (garrafas PET), sendo que

aproximadamente 52% dessa produção já é destinada ao processo de Reciclagem.

Outro tipo de resíduo, encontrado em praias e lagos, são as conchas. A concha é

um órgão rígido, muitas vezes externo, sendo esta uma característica comum aos

moluscos. Elas são formadas por nácar, uma mistura orgânica de camadas de

conchiolina (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermédia de calcite ou

aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado.

Uma nova solução sustentável está na mistura dos dois materiais, via extrusão,

podendo incorporar propriedades de ambos os materiais, aliados à flexibilidade

do PET e à resistência mecânica do CaCO3. O objetivo deste trabalho é o de

preparar e avaliar compósitos a base de PET pós-consumo, oriundo da reciclagem

de garrafas PET, com resíduos de conchas de deposição no Porto de Itaguaí

utilizando processamento via extrusão. Estão sendo avaliadas as

processabilidades dessas misturas com 10, 20, 30 e 40% em massa de conchas no

PET. As amostras serão submetidas a avaliação de propriedades mecânicas,

térmicas e morfológicas seguindo as devidas normas avaliadoras, visando uma

possível aplicação deste compósito.

POL 10 - COMPÓSITO POLIMÉRICO COM FIBRA VEGETAL

Renata Amorim, Alex Siqueira.

A busca por materiais que causem menor impacto ao ambiente, tem sido

amplamente divulgado na imprensa. Cresce a cada dia o uso de misturas de

materiais poliméricos com fibras vetais. Um exemplo é a misturas com polietileno

(PE). As ramificações do PE aumentam a resistência ao impacto, diminuem a

densidade e facilitam o processamento em extrusora de filmes. Uma das fibras

mais estudadas é a fibra de coco devido a grande quantidade de resíduo no Rio de

Janeiro. O mesocarpo do coco é um componente de alta resistência mecânica,

obtidos pelas fibras de celulose e do material aglutinante, a lignina.

Para obter o sinergismo da propriedade do compósito, foi considerado as

características iniciais do polímero e da fibra de coco, avaliando as

propriedades mecânicas, térmicas, morfológicas e reológicas. A metodologia

adotada nesta investigação foi: Processamento dos materiais em extrusora dupla

rosca, moldagem dos corpos de prova e posterior avaliação das propriedades.

SID 01SID 01SID 01SID 01 - Fibras de carbono e Nonotubos de Carbono.

Edinaldo da Silva Gouveia

Poucos avanços tecnológicos têm sido tão propalados e discutidos quanto os

nanotubos de carbono. Desde sua descoberta, em 1991, eles têm sido apontados

como promissores para quase tudo, de novos tratamentos contra o câncer até

soluções para a crise mundial de energia.

Todo esse alarde parece um tanto exagerado, dado que os nanotubos de carbono são

extremamente difíceis de fabricar. Manipulá-los, então, é ainda mais difícil.

Então, por que tantas promessas? Simplesmente porque os nanotubos de carbono são

incrivelmente versáteis e possuem propriedades não encontradas em nenhum outro

material.

Por exemplo, eles podem ser tanto metálicos quanto semicondutores - o que os

torna promissores para uso em chips de computador ultra miniaturizados e com

baixíssimo consumo de energia. Eles podem ser conectados a anticorpos para

identificar doenças, unir-se a moléculas que se ligam a proteínas específicas,

como as presentes nas células tumorais, podendo matar as células do câncer ao

serem aquecidas por ondas de rádio. Eles já foram utilizados para fabricar

transistores menores do que os que se acredita possível fabricar com a

tecnologia da eletrônica atual.

E, apenas para lembrar novamente de sua força e resistência, peças de nanotubos

de carbono pesarão 1/6 do peso de uma peça de aço, mesmo sendo 100 vezes mais

resistentes.

SID 02SID 02SID 02SID 02 - ESTUDO DA PRODUÇÃO EESTUDO DA PRODUÇÃO EESTUDO DA PRODUÇÃO EESTUDO DA PRODUÇÃO E DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DOS REFRESCOS DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DOS REFRESCOS DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DOS REFRESCOS DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DOS REFRESCOS

GUARACAMPGUARACAMPGUARACAMPGUARACAMP®®®®

Albuquerque, I.V.Albuquerque, I.V.Albuquerque, I.V.Albuquerque, I.V.1111; Albuquerque Junior, C.R.F.; Albuquerque Junior, C.R.F.; Albuquerque Junior, C.R.F.; Albuquerque Junior, C.R.F.2222

As indústrias Guaracamp® trabalham com um contingente grande, ou seja, grande

volume na produção e, como agora está passando por um processo de expansão da

variedade dos seus produtos no mercado, surgiu a necessidade de promover uma

maior flexibilidade na sua produção, o que exigirá planejamento adequado e

minucioso. Portanto, este projeto visa também auxiliar nestes processos de

expansão através de uma visão contingencial de precaução. Além desses aspectos,

cabe ressaltar que erros no processo de identificação do produto podem surgir de

uma interação deficiente entre a logística e a área de planejamento e controle

da produção de uma empresa. No momento, está sendo realizado um estudo detalhado

sobre as formas de adequação das teorias da Engenharia de Produção aos processos

produtivos da referida indústria. A próxima etapa que será realizada consiste em

avaliar toda a produção dos refrescos Guaracamp®, desde a compra das matérias-

primas até o produto final, bem como sua logística de distribuição através da

ótica da Engenharia de Produção.

SID 03SID 03SID 03SID 03 - LOGÍSTICA OU GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: ME LHOR APROVEITAMENTO DOS RECURSOS DE INFORMAÇÃO DA INTERN ET

Matheus Cagido1; Elmer Paz Alcón Quisbert2

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO - CoTPMEP1 e CCMAT2 – RJ A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A Gestão da Tecnologia da Informação é o conjunto de atividades e projetos criados com recursos de computação ou não objetivando alinhar a TI (Tecnologia da informação) às estratégias do negócio. Até pouco tempo atrás, os recursos computacionais eram utilizados como apoio as tarefas executadas e funcionavam de forma marginal, no entanto, a forte concorrência empresarial, causada principalmente pela globalização, obrigou as empresas a se adequarem as grandes mudanças econômicas e sociais tendo que lidar com a tomada de decisões rápidas e mais confiáveis. Nesse contexto a tecnologia da informação passou a ser vista como oportunidade de negócio se transformando em um valioso recurso estratégico, devendo assim ser gerida de forma adequada trabalhando sempre alinhada com os objetivos da empresa. Nas corporações modernas, a informação é tratada como um patrimônio, podendo determinar a continuidade ou fim das atividades de uma empresa. Cada empresa deve adequar a gestão da informação de acordo com as suas necessidades específicas. Com o avanço tecnológico dos computadores e das telecomunicações, tornou-se possível o gerenciamento de enormes quantidades de informações, determinando um novo perfil de produtos e serviços provocando mudanças de comportamento das sociedades.

A humanidade está na Era da informação e a Internet é a principal responsável por esse crescimento de informação disponível. O problema está em que em função dessa liberdade de acesso e desenvolvimento de Sites, muitas vezes o que está sendo divulgado não é carregado de veracidade ou profundidade de dados. Este trabalho faz uma abordagem sobre a quantidade e qualidade de informação exposta ao homem e chama atenção sobre a necessidade de aplicar conceitos de logística ou gestão dessa tecnologia de informação. A logística na internet significa uma maior quantidade de informação possível no menor espaço de tempo. Sua vantagem principal é justamente a visibilidade da cadeia Logística disponível de forma democrática, para quem tiver interesse em acessá-la. A Internet é o tipo de tecnologia ideal para o desenvolvimento das operações de Logística. O propósito deste trabalho é o desenvolvimento de um site voltado para a ENGENHARIA DE

PRODUÇAO, cujo objetivo principal é a análise e utilização de fontes de informação

especializadas nas áreas de logística ou gestão da tecnologia da informação: melhor

aproveitamento dos recursos de informação da internet.

SID 04SID 04SID 04SID 04 - ESTUDO DA INTERAÇÃO GALVÂNICA ENTRE CALCOPIRITA E GALENAESTUDO DA INTERAÇÃO GALVÂNICA ENTRE CALCOPIRITA E GALENAESTUDO DA INTERAÇÃO GALVÂNICA ENTRE CALCOPIRITA E GALENAESTUDO DA INTERAÇÃO GALVÂNICA ENTRE CALCOPIRITA E GALENA

Idelfonso, M.I.A.Idelfonso, M.I.A.Idelfonso, M.I.A.Idelfonso, M.I.A.1111; Albuque; Albuque; Albuque; Albuquerque Junior, C.R.F.rque Junior, C.R.F.rque Junior, C.R.F.rque Junior, C.R.F.2222

O conhecimento do potencial de repouso é de fundamental importância para a avaliação de

um mineral. Com esse valor, é possível obter várias informações sobre um mineral

referentes ao seu comportamento sozinho ou junto a outros minerais. Em qualquer

processo industrial envolvendo minerais, ocorrem reações químicas, em sua maioria de

oxirredução, que exercem influência marcante nas etapas que compõem tal processo.

Quando um mineral está junto a outro (s) mineral (is) ou a um meio moedor, ocorrem

transferências de elétrons entre estes que desencadeiam o fenômeno da interação

galvânica. A maioria dos estudos sobre tecnologia mineral está voltada à avaliação de

um único mineral ou de mais minerais, porém separadamente. Poucos são os estudos sobre

a interação galvânica entre minerais, principalmente os sulfetos. Foi realizado um

estudo detalhado sobre algumas interações entre sulfetos no qual foi possível constatar

a importância do fenômeno da interação galvânica. As próximas etapas que serão

realizadas são a avaliação do comportamento eletroquímico dos seguintes sulfetos-

minerais: calcopirita (CuFeS2) e galena (PbS) a partir das medidas dos potenciais de

repouso, sob diferentes condições, como também na presença de interligação elétrica

entre os eletrodos de tais minerais, com o intuito de estudar detalhadamente o fenômeno

da interação galvânica.

SID 05SID 05SID 05SID 05 - Fotometria de Objetos Extragalácticos Visando Contribuir com o Referencial Fundamental da Missão Espacial do Satélite GAIA – ESA

T. Valle1, T. Evangelista1, D.N. da Silva Neto1, A.H. Andrei2, J.I.B. Camargo2, F Taris3 e J. Souchay3

1 UEZO 2 ON/MCT 3 Observatório de Paris

A missão espacial do satélite GAIA – ESA irá ter como referencial fundamental o Gaia Extragalactic Celestial Reference Frame (GCRF), o qual irá possuir uma amostra limpa de 100.000 a 50.000 quasares, até a magnitude V=20, a uma precisão típica de 50µas (microsegundo de arco). Hoje, a melhor representação do GCRF é o Large Quasar Reference Frame (LQRF), um referencial constituído por 100.165 mil posições de quasares entre as declinações –83,50 e +88.30, livre de efeitos sistemáticos, com precisão individual de 135mas (milisegundo de arco) e orientado ao Referencial Fundamental Internacional (ICRF) a 1,5mas.

Contudo, é de se esperar que um número dos objetos que compõe o LQRF não apresente características de pontualidade na banda ótica, ao nível de poderem ser usados na formação de um referencial astrométrico de precisão. Portanto, tornasse necessária uma análise para indicar quais quasares apresentam características pontuais, tipo estrela, necessárias para integrarem um Referencial Fundamental.

Essa análise esta sendo baseada no estudo da PSF (Função de Espalhamento de Ponto) das imagens desses objetos, obtidos através de uma pipeline rodando no pacote IRAF, verificando de forma estatística a representação ótico-pontual dos objetos do LQRF. Na implementação dessa analise, imagens oriundas do levantamento DSS2 estão sendo usadas. Uma outra opção são as imagens do SDSS-DR7, porém mesmo sendo um survey de melhor qualidade, o DR7 cobre somente um quarto do céu.

Os primeiros resultados, baseados em uma amostra inicial, já estão sendo obtidos e mostram que 82% dos objetos selecionados apresentam características pontuais. Ainda para essa amostra inicial, há uma boa coerência com os parâmetros do DR7 – quando da existência desses – com os resultados obtidos, o que vem qualificar a metodologia de analise. Um subproduto a ser obtido com essa analise é a verificação da qualidade do parâmetro de pontualidade do catálogo USNO-B1.0, que tem uma precisão estimada de 85% por seus autores.

NAV 01 - Utilização da propulsão Diesel-elétrica nos navios off-shore.

Adriano de Souza Machado, Érico Vinícios Haller dos Santos da Silva

Um dos aspectos mais importantes no projeto de um navio é o tipo de propulsão que será utilizada. A propulsão convencional mecânica está perdendo mercado em virtude da história de sucesso e de pesquisa, ao longo dos últimos 30 anos, da aplicação de Propulsão Elétrica. Os altos preços dos combustíveis e a crescente pressão de órgãos ambientais para a redução de emissões dos poluentes originários da queima de combustível estão favorecendo a adoção cada vez mais ampla da propulsão elétrica para diversas classes de navios offshore. Além, é claro, de um excelente desempenho que se obtém com um sistema integrado, que acaba com a separação entre a planta de propulsão e a de geração (auxiliares) podendo gerar energia elétrica tanto para propulsão quanto para as instalações e serviços do navio. A opção por este tipo de propulsão esta sendo amplamente utilizada em substituição da propulsão mecânica convencional, e vem se tornando uma das melhores opções para se reduzir custos, que apesar de inicialmente ser maior, se obtém a compensação com a manutenção e operação do sistema, mais barato. Aumentamos também os níveis de segurança na operação do navio, controlando melhor as variáveis de todos os processos envolvidos com a segurança e maior automatização dos controles diminuindo os riscos de falha humana. Vantagens significativas sobre sistemas mecânicos diretos, somente com o uso do diesel ou outras formas de energia convencionais, serão descritas:

• Redução do consumo de combustível. • Redução da tripulação. • Flexibilidade no arranjo dos equipamentos do projeto.

• Aumento da segurança no navio. • Redução nos custos de manutenção.

Redução na emissão de poluentes. NAV 02 - Árvores de Natal ON e OFF- SHORE

A árvore de natal é um equipamento de superfície constituido , em princípio , por um conjunto de vávulas do tipo gaveta com acionamento hidráulico ,pneumático e manual com a finalidade de permitir ,de forma controlada , o fluxo de óleo do poço. Existem diversos tipos de árvores de natal, usadas tanto no mar quanto em terra. Árvores de Natal Convencional ( ANC) , normalmente são equipadas com duas válvulas mestras duas laterais e uma válvula de pistoneio ( manual ) alguns autores a denominam de árvore de natal seca que são uasadas para a exploração on-shore. Quando usada em poços submarinos, ela é chamada de árvore de natal molhada. Pode ser diver assisted ou diverless. Na diver assisted, mergulhadores ajudam a acoplar os dutos submarinos à árvore. A diverless é usada quando a profundidade é superior a 300 metros e pode ser do tipo com cabos de guia (guideline) ou guidelineless. A guidelineless é usada para maiores profundidades, quando a instalação é realizada a partir de embarcações com posicionamento dinâmico, não ancoradas. Segundo Cezar Paulo, o Brasil apresenta o maior número de árvores de natal molhadas do tipo diverleless guidelineless, devido ao pioneirismo da Petrobras na exploração em águas profundas.

Caroline Oliveira Figueiredo

NAV 03 - EVOLUÇÃO DA SOLDAGEM NA INDÚSTRIA NAVAL

Em tempos mais remotos, quando não existiam materiais adequados e técnicas de junção eficazes, muitos estaleiros já utilizavam a soldagem na construção de navios e embarcações. Consequentemente, esta época foi marcada por problemas metalúrgicos e graves acidentes, decorrentes principalmente, da inexperiência e falta de treinamento dos profissionais envolvidos nos projetos, da baixa qualidade dos metais de base e de adição empregados e da ausência de suporte técnico especializado. O exemplo mais conhecido deste período da história naval é o caso dos navios ingleses “Liberty Ships”, os quais foram construídos totalmente por soldagem durante a segunda guerra mundial e, quando colocados em operação, literalmente quebraram ao meio.

Atualmente, a tecnologia de construção de embarcações apresenta-se em um estágio bastante avançado. A experiência adquirida ao longo dos anos permitiu que as necessidades técnicas para a superação dos problemas fossem definidas e as soluções para suprir tais necessidades fossem encontradas. Não somente em termos de desenvolvimento de materiais mais apropriados para a indústria naval, mas também em relação ao estudo de novos processos de fabricação capazes de aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Portanto, a indústria naval moderna apresenta hoje uma grande variedade de materiais, desde os mais comuns destinados às aplicações tradicionais até os especiais, altamente ligados, para satisfazer as condições particulares de cada projeto.

Felipe Rodolfo Ferreira da Silva, Ricardo A. Fedele*

*Revista Soldagem & Inspeção – Ano 6. Nº 9 – Suplemento Técnico BR

NAV 04 - Ensaios não destrutivos em estruturas navais.

Os ensaios não destrutivos são utilizados na inspeção de equipamentos e

materiais sem danificá-los, sendo utilizadas nas etapas de manutenção,

fabricação, construção e montagem.

É uma das principais ferramentas do controle da qualidade de produtos e

materiais, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar

a confiabilidade da inspeção. São largamente utilizados nos setores

petróleo/petroquímico, químico, aeronáutico, aeroespacial, siderúrgico, naval

(nas inspeções submarinas de plataformas marítimas e mais atualmente também na

inspeção de equipamentos industriais pressurizados), eletromecânico, papel e

celulose, entre outros. Contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução

de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade

para as empresas que os utilizam.

Os métodos mais utilizados de END:

• Ensaio visual

• Líquido penetrante

• Partículas magnéticas

• Ultra-som, radiografia (Raios X e Gama)

• Correntes parasitas

• Análise de vibrações

• Termografia

• Emissão acústica

• Estanqueidade

• Análise de deformações

A inspeção ACFM (Alternating Current Field Measurement), tem sido empregada com sucesso na PETROBRAS para a inspeção ou avaliação de trincas nos mais variados

itens relacionados à industria do petróleo, tais como eixos de navios, turrets

de FPSOs, tubulares de produção e perfuração, esferas de gás, vasos de pressão.

NADIA CRISTINA COELHO AMARALNADIA CRISTINA COELHO AMARALNADIA CRISTINA COELHO AMARALNADIA CRISTINA COELHO AMARAL

NAV 05 - Homem Offshore

Raquel Monteiro Gomes, Miriel Monteiro Gomes, Jéssica Fernanda Shuattz, Evie de França

Giannini

O trabalho de regime de confinamento dos trabalhadores offshore (plataformas marítimas, navios e submarinos), apresenta uma situação peculiar que é a de estarem em alto mar, durante um período de vários dias, deslocando-se num espaço limitado. Vibrações, conversas, ruídos entre pessoas estão presentes em seus momentos de repouso, lazer ou refeições. Portanto vemos a necessidade deles sempre terem um bom acompanhamento de um programa ergonômico, pois nesse programa veremos as causas dos impactos psicológicos sobre a saúde do trabalhador, para que elas sejam controladas e combatidas. Pois se encontram longe de seus familiares e amigos, alterando assim seu modo de vida.

NAV 06 - Floating, Production, Storage & Offloading (FPSO)

Flávio Henrique L. Da Silva

As FPSO são unidades estacionárias destinadas a produção, armazenamento, e escoamento (descarga) de óleo para navios aliviadores. Seu desenvolvimento se deu graças as necessidades de exploração em campos marginais cada vez mais afastados da terra.

São derivadas dos navios tanque, tendo algumas estruturas aproveitadas de petroleiros. Podem ser no formato dos modelos: FPSO Box, FPSO baseado em monocoluna, FPSO desconectável e FPSO LPG (gás liquefeito). São capazes de armazenar o óleo cru, fazendo a separação do óleo, gás e a água. Para isso, uma planta de processo se faz necessária. Apresenta algumas vantagens como: alta versatilidade, com instalação e recolocação; grande espaço físico para distribuição de equipamentos e grande capacidade de armazenamento nos tanques; multifunções, com integração dos processos de produção, armazenamento e escoamento; simplicidade de construção e menor custo de projeto no caso de conversão de navios já existentes. risco de vazamento comparado com outras unidades como FSO e SS, além de poder ser removido e reutilizado. Porém, apresenta algumas desvantagens como:

� problemas com a estabilidade e oscilações; � redução periódica da capacidade de armazenamento com inpeções no casco; � e risco de vazamento na hora do escoamento para navios aliviadores.

Se forem do tipo desconectáveis, possuem DP (Posicionamento dinâmico) para auxiliar nas manobras de aproximação e manutenção de posição. São propulsores laterais (Stern Thruster e Bow Thruster) ou azimutais (são recolhidos ou rebatidos no casco durante a navegação). São geralmente ancoradas por dois tipos de sistemas de amarração a fim de reduzir os movimentos: Sistema Turret ou SPM (Single point mooring), onde as amarras partem de um único ponto. É indicado para as regiões onde as condições ambientais mudam constantemente, pois permite que a FPSO se alinhe com a resultante dos esforços ambientais, minimizando as forças sobre o casco. As FPSO foram as primeiras a usar a tecnologia do turret, após demonstradas ao mercado a segurança operacional e a viabilidade econômica da mesma, outras unidades passaram também a utilizá-la.

Sistema Spread Mooring e DICAS (Differentiated Compliance Anchoring System), onde a FPSO fica posicionada através da conexão de vários pontos fixos em volta do casco. É mais indicado para regiões onde as condições ambientais são constantes, pois não se alinha a resultante dos esforços

ambientais, tendo que ser posicionada paralelamente em direção a condição embiental mais severa.

Quanto ao escoamento da produção, vai depender do tipo de unidade. Se a FPSO faz o seu próprio armazenamento, ela possui seu próprio TO (terminal oceânico). Se não possui um TO, ela necessita fazer o escoamento da produção de tempos em tempos. A transferência pode ser feita por oleodutos ou navio aliviador. A transferência por oleoduto tem menor custo operacional, porem maior investimento inicial e menor fexibilidade operacional. Pois uma vez fixado o seu diâmetro, sua vazão máxima está determinada. Na transferência por navio aliviador, um petroleiro atraca na popa da FPSO para receber petróleo que foi armazenado em seus tanques e transportá-lo para terra. A transferência por navio aliviador tem menor custo inicial, porém maior custo operacional. Tem também maior flexibilidade operacional, pois o alívio está limitado somente a capacidade do navio aliviador e o óleo pode se entregue em qualquer terminal petrolífero. Os maiores FPSOs têm sua capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia.

NAV 07 - Aplicação dos Polímeros na Indústria da Construção Naval

Wagner Santos Nunes1, Luciana Portal da Silva 2 e Patrícia dos Santos Matta 3

O setor de Construção Naval, sem dúvida alguma, mostra um crescimento acelerado no país. Durante a Segunda Guerra Mundial, os plásticos reforçados com fibra de vidro têm-se colocado rapidamente entre os materiais mais úteis. Os polímeros têm aplicações tão diversificadas como a carcaça de um foguete, o casco de uma embarcação, um elemento de construção civil ou um isolante elétrico, que requerem propriedades muito diferentes e freqüentemente em grau extremo, por exemplo, o casco do navio, resistência a corrosão e impermeabilidade. Este trabalho objetiva, primeiramente, fazer um levantamento bibliográfico sobre os materiais poliméricos que são utilizados na Indústria de Construção Naval, assim como identificar quais as aplicabilidades dos referidos materiais nesta indústria. Em um segundo momento, o trabalho objetivará o estudo específico e minucioso de um material polimérico, assim como sua aplicação em embarcações, tipos de proteção, peças feitas totalmente de polímeros e etc., mostrando a importância dos materiais poliméricos neste setor que tanto cresce no país.

NAV 08 - RISERS

VITOR GABRIEL VICTOR HONÓRIO A descoberta de jazidas petrolíferas sob o solo oceânico, cada vez em maiores profundidades,não só é de grande importância econômica para diversos países como também exige soluções técnicas viáveis e eficientes para sua exploração.Os risers, tubos que fazem a ligação entre os poços de petróleo, no solo marinho, e as plataformas ou navios, na superfície, são considerados como uma das partes críticas de um sistema de exploração offshore. Essas estruturas ficam continuamente sujeitas às ações dinâmicas de ondas, correntes marítimas e movimento da plataforma, podendo ter o seu comportamento influenciado pelo grande número de solicitações a que são submetidos. Especialmente no caso de águas mais profundas, esses componentes passam a merecer atenção especial, visto que as condições de pressão e temperatura em grandes profundidades não são as ideais para seu funcionamento. Embora o aço seja o material tradicionalmente empregado na produção de risers, em águas

profundas e ultra profundas os risers de aço tendem a atingir seus limites físicos, tornando-se dispendiosos. Isso porque, com o aumento da profundidade da lâmina d’água, o peso do riser sobrecarrega a plataforma e encarece do sistema como um todo, devido à necessidade de instalação de sistemas de flutuação maiores e mais eficazes. TEC 01 - VISÃO COMPUTACIONAL: USO DA FOTOGRAMETRIA DIGITAL N A RECONSTRUÇÃO DE OBJETOS EM 3D PARA APLICAÇÕES MÉDIC AS

Alison Gabiatti1, Camila Fernandes Marques1; Elmer Paz Alcón Quisbert2

Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO - CoTADSCC1 e CCMAT2 – RJ A visão computacional é um tema novo que se desenvolveu rapidamente em cerca de 20-30 anos. A questão estudada é semelhante em fotogrametria, que alias é muito antiga, e também há alguma diferença entre eles. A fotogrametria digital de curto alcance é exaustivamente usada devido a sua eficiência e tempo reduzido, necessárias para coletar e processar dados em qualquer aplicação em diferentes condições ambientais. Para usar essa tecnologia de forma eficiente é necessário o processamento e computação de imagem, software, ao qual se ajusta as nossas necessidades de aplicação desta técnica. Um problema de grande interesse em Fotogrametria é a reconstrução tridimensional automática de

superfícies de objetos a curta distância. Várias são as aplicações de modelos digitais 3D obtidos de objetos a curta distância, tais como: arqueologia; arquitetura; odontologia; jogos; indústria; medicina; cinematografia; engenharia reversa; reprodução de esculturas e outros. Também, várias são as alternativas de soluções para a geração de modelos 3D disponíveis no mercado, como por exemplo, as técnicas fotogramétricas (monoscópicas e estereoscópicas), os scanners a laser, as sondas táteis e os métodos de luz estruturada. Muitas destas soluções são precisas, rápidas e robustas, mas a maioria se inviabiliza pelo seu alto custo. Motivado pela necessidade de uma solução mais accessível aos usuários comuns, mas sem negligenciar a precisão, rapidez e robustez, será desenvolvido um software, como um protótipo de sistema de reconstrução 3D. Porém, antes de dar inicio aos objetivos específicos deste projeto que é o desenvolvimento e implementação de software que possibilitam a modelagem 3D da mama, Neste trabalho diferentes técnicas de fotogrametria foram estudadas e abordadas. O propósito deste trabalho é apresentar o estudo preliminar e uma revisão feita a respeito dos conceitos e técnicas envolvidos na fotogrametria digital de curto alcance. O software está sendo desenvolvido na linguagem C ++, para modelagem de objetos. Esse usa uma sequência de imagens com a mesma resolução obtida por diferentes câmaras e coordenadas de pontos de controle como entrada. A única etapa onde ocorre a operação manual, em que o operador deverá aumentar e clicar na imagem para obter os pontos de controle. O ajuste de feixes é realizado para computar os parâmetros internos e externos da câmara. Em seguida, usar técnicas de correspondência de imagens (image matching) e pontos de geometria epipolar das bordas da imagem de base que são procurados em outras imagens. Logo após, todos os pontos aceitos (nuvem de pontos irregulares de objeto) são filtradas para preparar uma nuvem de pontos regulares, todas essas etapas serão realizadas automaticamente. TEC 02 - Utilização do Ambiente Winplot para implUtilização do Ambiente Winplot para implUtilização do Ambiente Winplot para implUtilização do Ambiente Winplot para implementação computacional nas ementação computacional nas ementação computacional nas ementação computacional nas

aulas de Matemática I e II (Cálculo Diferencial e Integral)aulas de Matemática I e II (Cálculo Diferencial e Integral)aulas de Matemática I e II (Cálculo Diferencial e Integral)aulas de Matemática I e II (Cálculo Diferencial e Integral)

Bruno da Silva Farias, Carlos Augusto Sicsú Ayres do Nascimento.Bruno da Silva Farias, Carlos Augusto Sicsú Ayres do Nascimento.Bruno da Silva Farias, Carlos Augusto Sicsú Ayres do Nascimento.Bruno da Silva Farias, Carlos Augusto Sicsú Ayres do Nascimento.

Atualmente, existe uma dificuldade em se lecionar uma disciplina que

envolva cálculos numéricos sem o auxílio de ferramentas computacionais. Exemplos

mais complexos e/ou elaborados podem apresentar um número de variáveis

relativamente grande e a solução do problema pode levar um tempo considerável se

for executado manualmente. Além dos problemas iniciais com a separação das

variáveis e a elaboração do modelo matemático adequado, caso seja possível

resolvê-lo, deve-se levar em conta se a solução obtida se presta para os dados

do problema, ou seja, precisamos analisar o erro que cometemos e, se for o caso,

implementar o modelo, ou o algoritmo ou a metodologia da solução, testar se o

modelo é realmente consistente, etc.

Observando durante vários anos, a dificuldade dos alunos em

visualizar gráficos e outros objetos geométricos nas aulas de Cálculo, estamos

propondo levar aos alunos uma ferramenta computacional simples, disponível a

qualquer usuário, com ampla portabilidade, que apresenta uma linguagem simples e

de fácil compreensão e que nos ajude a elaborar gráficos e visualizá-los,

deixando de sobrecarregar um pouco os alunos com os cálculos matemáticos, e

estimulando-os a compreender os problemas de forma geométrica, para depois

utilizarem as ferramentas do cálculo diferencial na busca das soluções de um

problema.

Assim, poderemos trabalhar de forma mais próxima com a sociedade

atual, onde os problemas do cotidiano são modelados, implementados num ambiente

computacional e suas respostas vão servir de parâmetro para administradores,

gestores, etc.

Conforme já explicitado na introdução, além de tornar os alunos mais

competitivos no mercado, tense em vista a melhoria do ambiente de sala de aula,

levando o aluno a passar mais tempo explorando o ambiente computacional e se

inserindo num ambiente de ensino e pesquisa, utilizando os laboratórios da

Instituição e toda a sua potencialidade na resolução dos problemas propostos,

que deixarão de ser enormes e enfadonhos para serem desafiadores e

interessantes, pois podem ser oriundos de sua própria área específica de estudo. O mercado exige profissionais e/ou técnicos que possuam maior capacidade de raciocinar e encontrar soluções mais rápidas para os problemas do cotidiano, deixando o lado computacional para as máquinas. TEC 03 - DESMISTIFICANDO O KERNEL DO LINUX

Oliveira, A.P., Rehem, D.N. , Lemos, C.A.A.

Com o avanço da tecnologia e uma demanda cada vez maior de necessidades que um sistema operacional deve suprir, o Linux tem-se mostrado versátil, conseguindo atender cada um desses anseios. O Linux é o exemplo mais proeminente de software livre, possuindo seu código fonte disponível para que possa ser modificado de acordo com a solução pretendida, além de ser gratuito e mantido por colaboradores ao redor do mundo.

O Linux é o coração do sistema operacional usado pela família GNU/Linux, e é o que conhecemos como kernel. O kernel serve de ponte entre os aplicativos e o processamento real de dados feito no nível de hardware. Por este motivo, se mostra importante decifrar todos os recursos que o núcleo provê para que busquemos uma solução de acordo com nossas necessidades.

Estamos pesquisando cada opção que o kernel fornece, além de traduzirmos as ajudas que vêm inseridas no código fonte, para que a partir dessas informações separemos as opções por gerências do sistema operacional, para que uma nova distribuição GNU/Linux possa ser construída para o público da UEZO. Essas informações serão disponibilizadas através de um site que será liberado para o público em geral, para que outras pessoas possam compilar o kernel de seu sistema de acordo com seu hardware ou adicionando outras opções, conseguindo uma performance mais aprimorada.

Efetuaremos uma enquete junto aos frequentadores dos cursos ministrados por esta instituição para verificarmos as opções que eles desejam em um sistema operacional. TEC 04 - TEORIA DO POTENCIAL VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CON TORNO

Suene dos Santos Abdias Mattos e Thilene Falcão Luiz

O presente trabalho emprega o Método de Elemento de Contorno para a solução de problemas de potencial, em duas dimensões, que apresentem alguma(s) linha(s) de descontinuidade(s) em seu domínio. Particularmente, na solução da equação de percolação de água em solos, regida pela equação de Laplace, envolvendo tanto estacas-pranchas em barragens como em ensecadeiras. Para tal, foi utilizada a função numérica de Green como solução fundamental do problema, a qual só depende da geometria da superfície onde a descontinuidade de potencial é prevista e pode ser determinada numericamente com o uso da equação integral hiper-singular de contorno. O programa desenvolvido com esta metodologia está sendo atualizado para a linguagem C.

TEC 05 - Visualizador de Imagens Biomédicas

Thiago S. Barradas e Giancarlo C. CostaThiago S. Barradas e Giancarlo C. CostaThiago S. Barradas e Giancarlo C. CostaThiago S. Barradas e Giancarlo C. Costa

A proposta deste projeto é o desenvolvimento do estudo e análise de

imagens na área Biomédica, de forma a suprir as necessidades que outros

softwares não se propõem a satisfazer. A ideia central é desenvolver um sistema

onde ele possa capturar a imagem de uma câmera instalada junto ao microscópio

eletrônico, gerar e editar uma imagem de acordo com a transmissão e necessidade,

podendo assim ser mesclada com objetos 3D imaginários para fazer simulações de

reações e similares. Além de auxiliar na área de pesquisa, também irá servir

para o estudo e aprimoramento de conhecimentos por seus diversificados métodos

de visualização e navegação como por exemplo via óculos 3D, joysticks, capacetes

digitais, caverna digital, entre outros. O programa vem sido desenvolvido nas linguagens de programação Java e C/C++ com componentes do software Matlab. Para a modelagem gráfica dos objetos o desenvolvimento se dará utilizando recurso da biblioteca ARToolKit. TEC 06 - PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE BASE DE DADOS DIGITAL PARA DIAGNÓSTICO E LEVANTAMENTO DO PERFIL DE DOENÇAS NA REGIÃO DA ZONA OESTE DE COBERTURA DO CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE BEL IZÁRIO PENNA (CMS) CAMPO GRANDE/RJ.

Thiago Valoura de O. dos Santos, Marcelo Sousa de Oliveira, Carlos Alberto Alves Lemos Descrição: Construção da base de dados Digital, com dados históricos do Centro Municipal de Saúde Belizário Penna, que se encontra em fichas (papel) aproximadamente 180.000 prontuários, equivalente a 20 anos de dados e informações de doenças da zona oeste do Rio de Janeiro. Construção de Rede de Computadores no setor de marcação e parte dos consultórios médicos, para captura dos novos dados que são disponibilizados no DATASUS, sistema de cadastro de prontuário utilizado pelo CMS desde 2007.