2º2º simpósiosimpósio internacionalinternacional de e ... · promover a segurança e a...

16
2º Simpósio Internacional 2º Simpósio Internacional 17 a 19 de novembro de 2009 de Confiabilidade e Gestão de S O i l de Confiabilidade e Gestão de S O i l 09 11 d b 09 11 d b d 2010 2010 Segurança Operacional Segurança Operacional 09 a 11 de novembro 09 a 11 de novembro de de 2010 2010

Upload: phamtuong

Post on 12-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2º Simpósio Internacional 2º Simpósio Internacional 

17 a 19 de novembro de 2009de Confiabilidade e Gestão de S O i l

de Confiabilidade e Gestão de S O i l

09 11 d b09 11 d b dd 20102010

Segurança OperacionalSegurança Operacional09 a 11 de novembro 09 a 11 de novembro de de 20102010

Um investimento na segurança operacional

Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bemforma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem‐‐estar da estar da sociedade brasileira.sociedade brasileira.

Discutir o problema da formação de recursosDiscutir o problema da formação de recursos humanos;Apresentar propostas relacionadas ao incremento daApresentar propostas relacionadas ao incremento da mão de obra para a aviação; eDi ti bl i i tDiscutir o problema vis‐a‐vis as propostas apresentadas.

HistóricoHistóricoSituação Atual da formaçãoPPropostasAções em cursoNecessidades X Ações

Os aeroclubes e sua participação na formação deOs aeroclubes e sua participação na formação deaeronautas e mecânicos – incentivos do governo;◦ Aeroclube do Brasil já foi a autoridade de aviação civil no◦ Aeroclube do Brasil ‐ já foi a autoridade de aviação civil noBrasil.◦ 1941 – Campanha nacional de aviação – Assis Chateaubriand ep ço Ministro Salgado Filho.◦ Impulso à formação até o final da década de 50.

A Força Aérea como provedor de recursos humanosA Força Aérea como provedor de recursos humanos –forte incentivo do governo;◦ Oficiais da reserva – desde o início (os aspirantes do Grupo de◦ Oficiais da reserva – desde o início (os aspirantes do Grupo deCaça na Itália); e◦ Centro de formação de pilotos militares (CFPM).ç p ( )

As escolas de aviação civil formação paga semAs escolas de aviação civil – formação paga sem incentivo do governo.◦ Custos são compensados com bons serviços e contratação◦ Custos são compensados com bons serviços e contratação certa.

Escolas de aviação civil de empresas aéreas – formaçãoEscolas de aviação civil de empresas aéreas  formação direcionada◦ EVAER – criada em 1951 pela Varig.p g

Quantidade de licenças emitidas pela ANAC

1400

1600

1000

1200

nças PCH

PCM

600

800

Total de Licen PCM

PLA

PLH

Total

200

400

Linear (Total)

0

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Fonte: ANAC

Forte crescimento da industria aeronáutica;Forte crescimento da industria aeronáutica;◦ Excelente desempenho da Embraer.

Forte crescimento de transporte de passageiros;Forte crescimento de transporte de passageiros;◦ Acesso facilitado às viagens pelo modal aéreo.

Aumento da frota comercial no país;Aumento da frota comercial no país;◦ Impulsionada pela elevação da demanda.

Aumento da frota da aviação geral;Aumento da frota da aviação geral;◦ Incremento da aviação offshore; e◦ Incremento da aviação executivaIncremento da aviação executiva.◦ Incremento da aviação agrícola.

Carreira do profissional da aviação civil;

Convênios específicos com a entidades públicas;

Bolsas da ANAC para a formação de pilotos (PP PC eBolsas da ANAC para a formação de pilotos (PP, PC, eIFR), mecânicos, e outros profissionais do setor;

i ã d d l b l dCapacitação de gestores de Aeroclubes, Escolas deAviação Civil, Centros de Treinamento e Escolas de

â i ( ) lh i d ã lid dMecânicos (MMA) – melhoria da gestão e qualidadedo produto;

Capacitação de Examinadores Credenciados deAeroclubes, Escolas de Aviação Civil, Centros deTreinamento e escolas de mecânicos; e

Capacitação de Instrutores de Aeroclubes, Escolas deAviação Civil, Centros de Treinamento e demaisAviação Civil, Centros de Treinamento e demaisescolas.

Bolsas da ANAC para a formação de pilotos (PP, PC);

B l d ANAC f ã d â i (MMA)Bolsas da ANAC para a formação de mecânicos (MMA);

e

Tratativas junto a entidade financeira pública para aconcessão de crédito para a formação de pilotos econcessão de crédito para a formação de pilotos emecânicos.

Escassez de pilotos de linha aérea:Escassez de pilotos de linha aérea:Investimento na capacitação de pilotos privados e comerciais.

f ld d f d l dDificuldade na formação de pilotos privados:Incremento na concessão de bolsas de estudos e realização de

ê i id d úbli i d ã dconvênios com entidades públicas e privadas para a concessão decréditos; e

Primeiro emprego – integração escola – empresaPrimeiro emprego – integração escola – empresa.

Qualidade da instrução:Capacitação e conscientização de gestores, instrutores eexaminadores credenciados de aeroclubes, escolas e centros detreinamento.

Desafio atual do setor:Desafio atual do setor:◦ Maior número de formandos;◦ Maior qualidade do ensino de aviação civil;◦ Maior qualidade do ensino de aviação civil;◦ Plano de carreira do profissional do setor; e◦ Integração escola – empresa.g ç p

Carlos Eduardo PellegrinoDiretor de Operações de Aeronaves

[email protected]