2º simulado aberto 1º dia -...

16
LG / CH 1 o dia | Caderno 1 AZUL Página 1 2º SIMULADO ABERTO 1º DIA

Upload: phamdat

Post on 18-Oct-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 1

2º SIMULADO ABERTO – 1º DIA

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 2

LINGUA ESTRANGEIRA – OPÇÃO INGLÊS / ESPANHOL

1 2 3 4 5

D E C A D

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. Questões de 6 a 45

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

D C C A C B B E C A

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

B B B C E C A D E A

26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

C A C D B D A E E C

36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

E A E B E C D E D B

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS. Questões de 46 a 90

46 47 48 49 50 51 52 53 54 55

B E C D A B C D A B

56 57 58 59 60 61 62 63 64 65

C E C C B E B D C D

66 67 68 69 70 71 72 73 74 75

A A C B B E C E A C

76 77 78 79 80 81 82 83 84 85

C A D B E B A D D C

86 87 88 89 90

C A B A E

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 3

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 45 Questões de 01 a 05 (opção inglês) QUESTÃO 01 [D]

Onde Se lê no penúltimo paragrafo: “Such encroachment and destruction of the rain forest, often accompanied by violence against the indigenous peoples, threaten their survival.” (Essa invasão e destruição da floresta tropical, muitas vezes acompanhada de violência contra os povos indígenas, ameaça sua sobrevivência.) sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa “D”.

QUESTÃO 02 [E]

Onde Se lê nas três últimas linhas da citação: “Stupidy of people who reaaly wanted belittleother folks because they were’nt pretty or they weren’t rich or they weren’t clever”(Estupidez de pessoas que realmente queriam menosprezar outras pessoas porque elas não eram bonitas ou não eram ricas ou não eram inteligentes ”) sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa “E”. QUESTÃO 03 [C]

A tira traz como título “Sendetary Itinerary” (Itinerário sedentário), logo após ela mostra um homem exercendo várias funções, porém todas em frente da tela do computador, sentado, sem interação social direta, ou seja, a tecnologia exerce um poder maçante sobre o comportamento do ser humano, pois além de ser uma ferramenta útil, tem fácil acesso e aceitabilidade. Sendo assim o melhor gabarito para o item é alternativa “C”.

QUESTÃO 04 [A]

Onde Se lê: “Newspaper may not be as cool as the Internet, but they’re still the best way ro read 50 year old comics and yesterday news” (O jornal pode não ser tão legal quanto a Internet, mas ainda é a melhor maneira de ler quadrinhos de 50 anos e notícias de ontem),O pai usa de argumento para comparar o jornal impresso e a internet, na visão do pai o jornal, por mais obsoleto e atrasado que pareça em relação a internet, consegue entreter o leitor com suas características peculiares. Sendo assim o melhor gabarito que corresponde ao item é alternativa “A”.

QUESTÃO 05 [D]

Onde Se lê no último paragrafo: “Ms. Terra said that prosecuting these cases was difficult because patients tend not to come forward unless they have a severe complication” (Terra disse que processar esses casos é difícil porque os pacientes tendem a não se apresentar a menos que tenham uma complicação grave.) sendo assim o gabarito que melhor corresponde ao item é a alternativa “D”.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 4

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 01 a 45 Questões de 01 a 05 (opção espanhol) QUESTÃO 01 [D]

Ao ler o fragmento “La exmandataria argentina tiene hoy seis causas abiertas, entre ellas cuatro por presuntos casos de corrupción” o que traz como acertiva a alternativa “D”.

QUESTÃO 02 [E]

No fragmento “el objetivo de la medida es evitar que los niños se desconcentren de las actividades académicas” se pode concluir que a alternativa “E” é a correta. QUESTÃO 03 [C]

Para responder a esta questão, deve-se observar o trecho “Un terremoto de magnitud 7,3 sacudió este martes la costa norte de Venezuela” que traz como alternativa correta a letra “C”

QUESTÃO 04 [A]

De acordo com o primeiro parágrafo “El gobierno de Japón quiere que los trabajadores tengan una vez al mes un "lunes resplandeciente", es decir, que se tomen la mañana libre y no acudan a su lugar de trabajo. Así es como el Ministerio de Economía espera recortar la cantidad de horas extra que trabajan los japoneses y motivarlos a llevar una vida más equilibrada entre lo personal y lo laboral” o que tras como alternativa correta a letra “A”

QUESTÃO 05 [D]

No último parágrafo, no trecho “Corea del Sur tiene leyes diseñadas para evitar que se discrimine a las mujeres por quedar embarazadas o por sencillamente tener una edad en la que esto es una posibilidad, pero, en la práctica, dicen los sindicatos, no se implementan” comprova-se que a alternativa “D” está correta.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 5

Questões de 06 a 45 QUESTÃO 06 [D]

A função predominante é poética ou estética, pois foi construída a partir da articulação das palavras explorando novas possibilidades semânticas diferentemente do texto informativo o que observamos no texto artístico são palavras indo além de seu significado habitual.

QUESTÃO 07 [C]

Há uma tentativa de compreender e de usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. QUESTÃO 08 [C]

As proposições dessa obra, bem como de outras obras da arte contemporânea envolvem a participação ativa do público, que não é apenas observador, mas interator. A proposição do artista só se complementa e adquire significação com a ação do público

QUESTÃO 09 [A]

A diagramação das palavras tenta aproximar o significante do significado, permitindo, assim, uma materialização do ato arbitrário retratado.

QUESTÃO 10 [C]

O poema revela simplicidade formal e linguística em favor de uma poética existencialista que refletem em chave metalinguística sobre o conceito de poesia do autor.

QUESTÃO 11 [B]

A poética de Cláudio Manuel da Costa apresenta ambivalência cultural, pois embora seja árcade verificamos resquícios barrocos e antecipações românticas. A presença do decassílabo aponta para a tradição clássica, mas o rebuscamento linguístico é Barroco e o sentimentalismo é romântico.

QUESTÃO 12 [B]

A pontuação é responsável pela estruturação sintática e semântica de um período, fazendo-se necessária para melhor compreensão, uma vez que se perde muito pela ausência da modulação da voz, quando trabalhada somente na escrita. QUESTÃO 13 [E]

A partir do século XX, o surgimento das vanguardas provocou uma ruptura na associação entre arte e beleza, que era predominante na Arte, do Renascimento, com algumas diferenças de nuances, até então.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 6

QUESTÃO 14 [C]

A poética de Álvares de Azevedo é habitualmente ultrarromântica e voltada para a lamentação do eu poético por amar em sonho, mas no referido texto a lamentação deriva do término de uma relação real.

QUESTÃO 15 [A]

Está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para a concretização de uma ação.

QUESTÃO 16 [B]

Manuel Bandeira alcançou destaque na 1 ª fase por usar os recursos comuns ao período, em dimensão pessoal, ou seja, tem a mesma consciência estética de Mário de Andrade e a postura iconoclasta de Oswald de Andrade, que foram grandes nomes do período, mas acrescenta a dimensão autobiográfica.

QUESTÃO 17 [B]

É a constituição de um discurso em relação a outro já existente, ou seja, trata-se de um conjunto de ideias organizadas, por meio do texto, que se apropria, implícita ou explicitamente, de outras configuradas anteriormente. QUESTÃO 18 [B]

O poema é uma espécie de ode, ou seja, poema de exaltação ao grande teórico da 2ª metade do século XIX, na França. Como o eu poético usa a literatura para exaltar a produção literária, verifica-se metalinguagem.

QUESTÃO 19 [C]

Emile Zola, escritor que acompanhou as mudanças na arte francesa na segunda metade do século XIX, começa a se opor à ideia de pintura como representação mimética da realidade, enfatizando a criatividade do artista como princípio formador da obra de arte.

QUESTÃO 20 [E]

O sentimento amoroso foi personificado, ou seja, ou eu poético atribuiu ao amor capacidade de manipular. O texto é dotado de várias figuras de linguagem, mas apenas ao afirmar que o amor passa a mandar no eu lírico é que verificamos correção.

QUESTÃO 21 [C]

O poema é um soneto e referência em vários momentos a cultura clássica, ou seja, foi composta estruturalmente e no aspecto temático dentro dos princípios seguidos pelos clássicos.

QUESTÃO 22 [A]

O autor do texto deixa nítido que a pesquisa não lhe renderia prêmio, mas reconhece a contribuição de um resultado negativo para a evolução do conhecimento. Sendo, assim, valida a importância da pesquisa realizada.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 7

QUESTÃO 23 [D]

Os trechos mostram a ideia apresentada desde o título da obra, ou seja, que os seres humanos no sertão são abandonados ao próprio destino cruel de embrutecimento e tal fato fica mais evidente quando Fabiano tem receio de dizer que é humano e em oposição Baleia que é um animal é apresentada como um ser pensante e de valores morais elevados.

QUESTÃO 24 [E]

As expressões “não acessível” e a exigência de login e de senha denotam a existência de obstáculos para impedir o fácil acesso a essa área.

QUESTÃO 25 [A]

Os operadores ou marcadores argumentativos, também conhecidos como articuladores textuais ou marcadores discursivos são certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase cuja finalidade é a de indicar a argumentatividade dos enunciados.

QUESTÃO 26 [C]

Ocorre quando há repetição de consoantes iguais ou semelhantes, provocando dissonância. O que pode ser comprovado nas expressões “seja já”, “ao lado do do marido” e “doçura da de sua mãe”.

QUESTÃO 27 [A]

Parte da produção de Álvares de Azevedo é irônica e bem-humorada são versos maduros me que o autor ridiculariza o seu próprio idealismo. QUESTÃO 28 [C]

O anamorfismo, usado na pintura renascentista, barroca e na obra desse artista consiste em fazer deformações nas figuras para que sejam vistas de um ângulo específico, criando um efeito realístico somente se visto desse ângulo.

QUESTÃO 29 [D]

Ambos os textos apresentam uma relação de complementação e de dependência, visto que para que fosse mais bem compreendido o humor, seria necessária a relação entre eles.

QUESTÃO 30 [B]

Observa-se que todo o sentido do trecho acima está relacionado a um substantivo que aparece várias vezes implícita ou explicitamente. Para conseguir isso, o autor utilizou como recursos, respectivamente,

QUESTÃO 31 [D]

O poema apresenta os elementos básicos do estilo, ou seja, misticismo, musicalidade e tudo em linguagem fortemente poética. A dimensão poética ou hermética é percebida com as sinestesias e as maiúsculas alegóricas.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 8

QUESTÃO 32 [A]

A construção de um monumento destina-se a figuras que, geralmente, são reconhecidas por algum feito ou por sua representatividade. Porém, a estátua foi erigida para um desconhecido honesto, dando ao evento um caráter paradoxal. QUESTÃO 33 [E]

A meta do texto é inferir quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

QUESTÃO 34 [E]

Há uma mescla de formas pronominais que se alternam entre a terceira e a segunda pessoa verbal, configurando, então, a falta de uniformidade pronominal.

QUESTÃO 35 [C]

O poema foi feito durante a crise de 29, do desenvolvimento de ditaduras que resultarão na 2ª Guerra Mundial, mas a autora opta por refletir sobre o fazer poético em atitude de fuga da realidade político – social.

QUESTÃO 36 [E]

A obra representa um pintor fazendo uma pintura, portanto é uma linguagem utilizada para “falar” da própria linguagem. Uma pintura para falar do ato de pintar.

QUESTÃO 37 [A]

Machado de Assis foi ícone realista e como se não bastasse ser referência na estética o autor ainda desenvolveu uma escrita peculiar que deu ao grande bruxo um lugar de destaque, dentre inúmeros recursos de estilo individual é destaque no texto a digressão , ou seja , a interrupção do fluxo narrativo em prol de reflexão metalinguística. QUESTÃO 38 [E]

A questão exige análise comparativa entre textos de épocas diferentes, mas que apresentam o mesmo tema, ou seja, o casamento por dote.

QUESTÃO 39 [B]

A banda demonstrou preocupação com a elaboração da mensagem, dando ao texto um tom poético. Além disso, vê-se um caráter metalinguístico, visto que o código é posto em destaque.

QUESTÃO 40 [E]

Pelos valores expostos na vertical e pela representação das barras que se mantêm, durante os três tipos de classificação do ensino médio, infere-se que há certa constância entre eles.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 9

QUESTÃO 41 [C]

A questão não exige a alternativa correta quanto a leitura do texto, mas o que percebemos no texto que caracteriza a 1ª fase moderna. O poema é prosaico, ou seja, composto em versos com andamento em prosa, tal aspecto de inovação caracteriza o referido estilo.

QUESTÃO 42 [D]

O texto é uma unidade básica linguística dotada de sentido e de fatores. Sendo dois destes baseados em conhecimento de ordem gramatical. Na notícia, observa-se que a ação fora atribuída a seres que já não possuem mais vida, ou seja, as ideias não correspondem aos fatos. QUESTÃO 43 [E]

Há um dialogismo que reforça a interatividade entre o autor e o seu público por meio de recursos históricos e culturais, já que se vale de uma obra romântica e de uma música popular brasileira.

QUESTÃO 44 [D]

Topicalização é o processo que seleciona um constituinte da frase destacando-o à frente como tópico, sendo o restante o comentário.

QUESTÃO 45 [B]

Os dados numéricos percentuais e fracionados demonstram a exatidão das informações trazidas pelo autor do texto. Vale ressaltar que os gêneros jornalísticos se apresentam como pretensamente verídicos, portanto necessitam de certos recursos.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 10

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Questões de 46 a 90 QUESTÃO 46 [B]

Resistência não significa necessariamente vitória. O texto relata a resistência dos indígenas ao processo colonizador, embora tenham sido massacrados. Não havia homogeneidade cultural indígena e tampouco o texto trata da intolerância jesuíta contra os costumes indígenas. Vale lembrar ainda, que os franceses é que foram expulsos da região.

QUESTÃO 47 [E]

Chamamos essa moral de heterônoma (hetero = “outro”, “diferente”; nomos = “lei”), uma vez que o comportamento é regulado exteriormente pelo meio social. À medida que que amadurecem, o adolescente ou o adulto poderão exercer sua autonomia (auto= “próprio”), quando passarem a decidir por si mesmos. QUESTÃO 48 [C]

O último grande acordo para o clima que foi firmado tem como meta o controle das temperaturas globais equivalente ao período pré-industrial, mantendo a elevação da temperatura média em até 2°C. O Brasil assinou o acordo e busca uma redução agressiva de pelo menos 43% até o ano de 2030. Esse acordo foi criado na COP-21, em Paris, o Acordo de Paris.

QUESTÃO 49 [D]

O relevo cárstico é um tipo de relevo caracterizado pela dissolução química das rochas, o que leva ao aparecimento de uma série de formações físicas, tais como cavernas, rios subterrâneos, paredões rochosos, dolinas etc. Este tipo de relevo ocorre, normalmente, em terrenos formados por rochas calcárias (sedimentares), mas também pode ocorrer em outros tipos de rochas, como as rochas dolomíticas. A caverna em questão tem uma abertura pequena mediante o tamanho e a quantidade de salões no interior da mesma. Isso se deu pela dissolução diferencial entre as rochas que formam o relevo da região.

QUESTÃO 50 [A]

As relações de suserania demonstravam o Sistema Heirárquico de poder no feudalismo, onde nobres juravam lealdade para a manutenção ou conquista do poder.

QUESTÃO 51 [B]

O conceito foi estabelecido por Émile Durkheim nas suas obras Da Divisão do Trabalho Social e em O

Suicídio. Durkheim emprega este termo para mostrar que algo na sociedade não funciona de forma harmônica. Algo desse corpo está funcionando de forma patológica ou "anomicamente."

Segundo Robert Merton, anomia significa uma incapacidade de atingir os fins culturais. Para ele, ocorre quando o insucesso em atingir metas culturais, devido à insuficiência dos meios institucionalizados, gera conduta desviante. O seu pensamento popularizou-se em 1949 graças ao seu livro: Estrutura Social e Anomia.

Os moradores de Pacaraima comportaram-se, em função da situação provocada pela chegada em massa dos imigrantes venezuelanos, como se no país não tivesse regras, normas, promovendo “justiça com as próprias mãos”. Como não viram o Governo tomar as devidas providências em relação aos ocorridos, foram lá e agiram como se as regras não existissem, como se não tivessem condições de diferenciar o certo do errado, por isso, tiveram um comportamento ANÔMICO.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 11

QUESTÃO 52 [C]

As revoluções liberais de 1830 na frança proporcionaram o fim dfinitivo do absolutismo e a ascensão da burguesia, conduzida por luís felipe de orleans. QUESTÃO 53 [D]

Questão que requer conhecimentos acerca de símbolos dos mais diversos. A figura representa um peixe. Trata-se de uma representação dos primórdios do cristianismo, muito usado entre os seguidores de Jesus Cristo como uma forma de comunicação e reconhecimento entre os praticantes dessa religião. Atualmente é muito utilizado em diversas situações e celebrações cristãs.

QUESTÃO 54 [A]

O texto fala da disposição do relevo como fator climático. As regiões serranas próximas ao planalto atlântico do Brasil são áreas que apresentam grande influência do relevo no clima da região, bem como na formação vegetal. A elevada altitude cria as condições necessárias ao desenvolvimento de uma flora que reúne as características da Mata Atlântica (floresta Ombrófila Densa).

QUESTÃO 55 [B]

O período conhecido como "bônus demográfico" é a situação em que o número de habitantes em idade ativa, entre 15 e 64 anos, supera o total de brasileiros considerados dependentes - idosos e crianças. Para muitos demógrafos é um momento único que deve ser bem aproveitado pelos países, para evitar problemas econômicos futuros. Porém, o não investimento em educação, infraestrutura e não estimular a economia provoca o desperdício desta janela de oportunidades, e no Brasil isso tudo ocorreu, e a falta de políticas mais efetivas voltadas para o setor educional prejudicou, entre outros, a juventude, e acabou por amplicar os jovens que nem estudam e nem trabalham, reduzindo as possibilidades de aumento de produtividade comercial e consequente arrecadação de tributos pelo estado.

QUESTÃO 56 [C]

O conceito de habitus é uma tentativa de Bourdieu para fugir da dicotomia clássica entre indivíduo e sociedade. O conjunto dos (cultural, social, simbólico, econômico), denominado por ele de habitus, que configurará o repertório social de valores disponíveis para o indivíduo. Letra A - INCORRETA. Para Bourdieu o indivíduo não pode ser interpretado de forma isolada e independente dos grupos sociais a que pertence. Letra B - INCORRETA. É um sistema aberto e não fechado de percepções e disposições adquiridos pelos indivíduos, com o passar do tempo, em suas relações sociais. Letra D - INCORRETA. Essa é uma definição dos fatos sociais de Durkheim e não de habitus de Bourdieu. Letra E - INCORRETA. Habitus é um sistema de esquemas aberto, e não fechado, que permitem que os agentes pensem, sintam vejam e ajam nas mais vaiadas situações.

QUESTÃO 57 [E]

Entre os grandes fenômenos existentes no meio urbano, um deles é as novas funções das edificações urbanas, no caso, residências que guardam em sua estrutura tempos passados no que tange a relação do homem com o meio, ou seja, os anos se passam e novas relações são estabelecidas entre os agentes, e alguns desses edifícios urbanos mudam sua função, porém, preservando aquela estrutura que resiste ao tempo e a modernidade, sendo conhecido como rugosidade urbana.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 12

QUESTÃO 58 [C]

A região dos Bálcãs, onde existem países da Ex-Iugoslávia, tem sido palco de vários conflitos relacionados ao nacionalismo e ao separatismo dentro de um contexto de uma grande diversidade étnica e cultural. Nessa região, os Sérvios perseguiram os kosovares (povos de origem albanesa) e muitos destes saíram do país como a família do jogador suíço Xhaka. A provocação se deu por que a Sérvia, que comandava o restante da Iugoslávia, é até hoje contra a independência de Kosovo. Os kosovares declararam unilateralmente a independência em 2008. Os sérvios, assim como a Rússia e o Brasil, não reconheceram, diferentemente dos Estados Unidos e da maior parte dos países da Europa.

QUESTÃO 59 [C]

A imagem defronta Kruschev (Pres. Soviético) e Kennedy (Pres. Dos EUA) num grande confronto internacional denominado de crise dos mísseis em cuba.

QUESTÃO 60 [B]

Não há referências nas informações apresentadas de que Antonieta teria se tornado uma representante das mulheres operárias, pelo contrário, ele é jornalista e educadora. A luta pela implantação de uma república no Brasil, bem como o regime de escravidão já haviam ocorrido. O fato de Antonieta ter se tornado uma parlamentar, não significa dizer que a mesma conseguiu eliminar todos os preconceitos contra as mulheres negras.

QUESTÃO 61 [E]

A figura do camelo representaria a pessoa que traz em suas costas todo o peso da moral ocidental. Chegando no deserto, o camelo se transforma em leão, animal que, por sua força, vigor e capacidade de luta, rompe com os valores que lhe eram impostos. A última metamorfose representa o estado da criança.

QUESTÃO 62 [B]

A imagem representa o cerrado, também conhecido como savana do Brasil, que é uma formação vegetal rica em biodiversidade, tropófito, de clima tropical, caracterizado por duas estações bem definidas: verões chuvosos e inverno seco, com chuvas irregulares. A fisionomia da paisagem é complexa, as espécies são caducifólias, retorcidas, com casca grossa e folhas pequenas. QUESTÃO 63 [D]

Questão que exige o conhecimento sobre a propaganda de determinados governos ao longo da História. Trata-se respectivamente do contexto exposto na alternativa D. Percebe-se na primeira imagem o símbolo do Integralismo ∑ na bandeira ao fundo. QUESTÃO 64 [C]

A técnica aplicada na produção do mapa foi a Anamorfose, na qual o fenômeno estudado no espaço geográfico a partir de dados estatísticos é transformado em mapas, cujo seu tamanho – sem o respeito da forma e/ou área do espaço trabalhado – é diretamente proporcional à intensidade do fenômeno, no caso a população absoluta pelo mundo, a China com a maior população é o maior da representação, sendo que a China é a 3° maior em área no mundo.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 13

QUESTÃO 65 [D]

A GUERRA Civil Espanhola opôs republicanos e fascistas, as brigadas foram exércitos internacionais que chegaram à Espanha para lutarem contra o fascismo de franco.

QUESTÃO 66 [A]

Alternativa correta A. Pois a quebra de máquinas era o meio utilizado para se atingir os verdadeiros objetivos que consistia na luta por melhorias nas condições de trabalho.

QUESTÃO 67 [A]

Seu objetivo é a manutenção e a proteção da população europeia do país como uma raça branca pura e a manutenção e a proteção dos grupos raciais indígenas como comunidades separadas em suas próprias áreas. QUESTÃO 68 [C]

A História é marcada por permanências e rupturas nas estruturas econômicas, políticas e sociais, no entanto é um equívoco afirmar que a mesma se repete. Os fatos históricos são singulares mesmo apresentando as tais permanências estruturais. O Brasil atualmente não é um país predominantemente agrário e tampouco com um modelo de produção escravista, mas sim capitalista. Vale ressaltar que a abolição negra foi sim abolida, havendo apenas os resquícios de certas práticas.

QUESTÃO 69 [B]

As empresas Uber e Google desempenham atualmente um grande papel no setor de mobilidade, movimentação nos espaços, e o desenvolvimento de veículos aéreos de pequeno porte para uso em pequenas distâncias de caráter de aluguel, irão revolucionar o mercado, sendo mais uma alternativa para se movimentar nos ambientes urbanos e melhorando a mobilidade das cidades.

QUESTÃO 70 [B]

O mundo globalizado é simultaneamente articulado e fragmentado. As redes e os fluxos da globalização articulam economias, políticas e pessoas. Já a regionalização do espaço econômico, por meio da formação de blocos econômicos, ainda fragmenta os espaços, tornando-os descontínuos. Tais blocos, inseridos na economia-mundo, fazem-nos notar que o mundo global é regionalizado.

QUESTÃO 71 [E]

O neoliberalismo é uma política econômica que teve lugar a partir da década de 1970. Substituiu as medidas do modelo keynesiano, apoiando os princípios capitalistas. Seu principal propósito é estimular o desenvolvimento econômico, e para isso a ênfase principal é a não interferência do Estado na economia, defendendo, então, que a economia deve ser baseada no livre jogo das forças do mercado por meio da mundialização da economia, na ação das transnacionais e dos organismos internacionais, bem como de todo ciclo de produção do capital, conforme se aponta em alguns versos do poema.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 14

QUESTÃO 72 [C]

A persistência do preconceito contra a mulher revela quanto nosso pensamento continua sendo formado a partir de estereótipos de masculino e feminino social e tradicionalmente construídos. As mulheres não estariam naturalmente, biologicamente determinadas aos afazeres domésticos, e tampouco as atividades domésticas são exclusivas das mulheres. Logo, tal pensamento é fruto de uma construção social. QUESTÃO 73 [E]

O Plano Real não diminuiu as taxas de juros no país, pelo contrário, as elevou. O confisco de capitais ocorreu no governo de Collor de Mello. Uma das medidas mais eficazes para o combate à inflação foram as constantes intervenções no mercado financeiro através do Banco Central. Vale ressaltar que, diferentemente dos outros planos econômicos, o Plano Real não congelou preços e salários.

QUESTÃO 74 [A]

LETRA B – INCORRETA. A Teoria da Iluminação pertence a Santo Agostinho e não a Tomás de Aquino. LETRA C – INCORRETA. Este pensamento pertence a filosofia de Santo Agostinho e não de São Tomás de Aquino. LETRA D – INCORRETA. Tomás de Aquino não é renascentista e, sim, pensador medieval. LETRA E – INCORRETA. Tal afirmação pertence aos pensamentos de Galileu Galilei e não a Tomás de Aquino.

QUESTÃO 75 [C]

A região nordeste, sul e zona costeira são as áreas de melhor possibilidade de produção de energia elétrica a partir de parques eólicos. A maior expansão nos dias de hoje está ocorrendo na região nordeste, pelo seu grande potencial, graças a passagem dos ventos alísios. A maior produção a partir das eólicas aumenta a disponibilidade de eletricidade no sistema nacional, além do aumento do uso de fonte limpa e renovável, inclusive auxiliando o país nas diretrizes de acordos ambientais globais.

QUESTÃO 76 [C]

LETRA A – INCORRETA. Essa é uma visão absolutista e Locke é liberal. LETRA B – INCORRETA. Esse pensamento é pertencente a Rousseau e não a Locke. LETRA D – INCORRETA. Locke é liberal, logo, poder do Estado é limitado e contestável. LETRA E – INCORRETA – Os poderes em Locke são: Legislativo, Executivo e Federativo e, não judiciário como afirma a alternativa.

QUESTÃO 77 [A]

A Indústria 4.0 trabalha um novo momento, uma revolução tecnológica, industrial, no trabalho, no comportamento das pessoas, novos produtos, nova cultura. O setor industrial, de comércio e os serviços sofrerão grandes transformações, pois as tecnologias se apresentam para buscar novas formas de produzir, maior eficiência e aumentar a capacidade de venda e de lucros, e o maior uso de robôs, softwares, inteligência artificial, novas relações de trabalho provocarão um forte impacto, necessitando novas estratégias, entre elas uma melhor qualificação.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 15

QUESTÃO 78 [D]

O Padroado, submissão da Igreja ao estado, foi abolido na Constituição de 1891, com a implantação do estado laico. As manifestações religiosas que ocorrem no Brasil são consequências das práticas culturais que vigoraram e ainda vigoram há muitas décadas, o que acaba, de certa forma, “ferindo” os preceitos constitucionais no tocante às questões de religiosidade.

QUESTÃO 79 [B]

O imperador ao centro sendo devorado por “animais”, representa a forte dominação sofrida pela China, principalmente após a guerra dos boxers, no período que antecedeu a 1ª Guerra Mundial.

QUESTÃO 80 [E]

O texto aponta a importância da cobertura vegetal na proteção do solo, uma vez que essa vegetação atua no aumento da infiltração da água, evitando o escoamento superficial, que promove erosão. A agricultura é uma atividade que, sem o manejo adequado, leva a uma degradação do solo, por isso uma prática de conservação do solo é o reflorestamento das matas ciliares e de áreas suscetíveis à erosão.

QUESTÃO 81 [B]

A história de formação dos países latino-americanos demonstra que vários destes apresentam grandes contrastes socioeconômicos, instabilidade política e uma grande concentração fundiária. Tais fatores conjugados fazem com que a região tenha mais tensões sociais, institucionais e culturais do que outras do mundo. Os principais conflitos da América Latina ocorrem, segundo o texto, nos países onde existem grandes desigualdes socioeconômicas.

QUESTÃO 82 [A]

Quaisquer objetos que sejam capazes de guardar e transmitir informações sobre determinadas situações ou acontecimentos, são considerados fontes documentais históricas. Frei Tito não participou da Frente Ampla (JK, Jango e Lacerda) e suas memórias não foram produzidas durante o processo de implantação do Golpe de 1964 e nem do no momento de abertura política. QUESTÃO 83 [D]

Letra A – INCORRETA. É o contrário, pois a indústria cultural transforma os bens culturais em produtos de consumo. Consequentemente, tais mercadorias manteriam os indivíduos alienados da realidade, em vez de auxiliarem na formação de cidadãos mais críticos. Letra B - INCORRETA. Para os referidos autores, a indústria cultural impede uma formação crítica dos indivíduos, não teriam condições ou instrumentais para identificar o processo de dominação a que estão submetidos. Letra C – INCORRETA. Justamente por estar bem manipulado pela indústria cultural, o sujeito perde ou tem sua capacidade crítica alijada. Letra E - INCORRETA. A indústria cultura traz consigo a ideologia da classe dominante e não da dominada.

QUESTÃO 84 [D]

A produção agrícola é dividida em três fases: pré-porteira que é formada pelos laboratórios de pesquisa para o campo e a indústria para a agricultura, a porteira que é a fazenda em si com a agricultura e pecuária e a última fase, a pós-porteira, constituída pela agroindústria, responsável pelo beneficiamento e produção de produtos, como alimentos e o escoamento, no caso os transportes, atendendo o mercado interno e externo. Este último marcado pelas péssimas condições das estradas, a falta de ferrovias e portos que não atendem a grande demanda de exportação.

LG / CH – 1o dia | Caderno 1 – AZUL – Página 16

QUESTÃO 85 [C]

A revolução gloriosa eliminou o absolutismo na Inglaterra, promovendo a soberania do parlamento no país e a ascensão definitiva da burguesia.

QUESTÃO 86 [C]

Questão meramente conteudista. Os governos de D. Pedro I e D. Pedro II não foram evidentemente presidencialistas. Foram regimes monarquistas. O Governo de Jânio foi presidencialista, mas quando da sua renúncia, Jango, seu vice, apenas pôde assumir quando foi implantado o parlamentarismo em caráter de urgência. Quanto ao governo do regente Feijó, o Brasil se encontrava em um regime monarquista.

QUESTÃO 87 [A]

A tendência da população brasileira para os próximos anos serão: envelhecimento etário e seus impactos e a redução da população absoluta do país. Ações governamentais podem amenizar essa mudança no perfil de crescimento da população, tanto no curto como no longo prazo, no caso em questão, o estímulo aos casais terem filhos é uma garantia de pelo menos repor o contingente populacional do Brasil e garantir mão-de-obra para fomentar a economia do país no futuro. QUESTÃO 88 [B]

A água bruta é o início do processo de intervenção antrópica no ciclo hidrológico, já que ela corresponde ao corpo líquido natural, retirado dos mananciais. A água tratada é aquela que passa por um primeiro processo de tratamento. Após o uso da água há o esgoto bruto, que é o efluente da água usada ou servida, e o esgoto tratado corresponde aos despejos que sofrem um processo de tratamento, quando ocorre a remoção de alguns poluentes antes de serem lançados no corpo d’água receptor.

QUESTÃO 89 [A]

LETRA B – INCORRETA. Essa noção de felicidade com busca pelos prazeres moderados é conceito de felicidade de Epicuro e não de Aristóteles. LETRA C – INCORRETA. Essa afirmação está incorreta porque pertence ao utilitarista Stuart Mill e não a Aristóteles. LETRA D – INCORRETA. Essa afirmação pertence ao pensamento do Cinismo e não de Aristóteles. LETRA E – INCORRETA. Essa definição de felicidade pertence a Kant e não a Aristóteles.

QUESTÃO 90 [E]

A guerra dos 7 anos vencida pela Inglaterra, deixou um déficit no estado que apenas poderia ser reduzido com o aumento dos impostos sobre as Colõnias, o que gerou os protestos na américa