2º capítulo - dispositivos de comandos

37
DISPOSITIVOS DE COMANDOS

Upload: thiago-costa-de-souza

Post on 04-Aug-2015

507 views

Category:

Documents


10 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOS

Page 2: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSConceito

Equipamentos capazes de executar a interligação e desligamento de pontos entre os quais circulará corrente quando interligados.A compreensão de um sistema de acionamento e proteção merece muita atenção, pois dela dependem a durabilidade do sistema e o funcionamento correto dos equipamentos a serem acionados.

Page 3: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSConceito

Os dispositivos de comandos ou chaves, empregados em circuitos elétricos de baixa tensão, são dos tipos mais variados e com características de funcionamento bem distintas. Essa diversidade é consequência das funções específicas que cada dispositivo deve executar, dependendo de sua posição no circuito. Um dos critérios mais utilizados é o que classifica as chaves segundo sua capacidade de ruptura, isto é, da corrente ou potência que as mesmas são capazes de comandar.

Page 4: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

E o método mais simples, em que não são empregados dispositivos especiais de acionamento. A chave de comando direto existe em grande número de modelos e diversas capacidades de corrente, sendo a chave faca a mais simples.

Page 5: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Para uma maior segurança são utilizadas apenas para comandar equipamentos de pequenas correntes.Ex. Motores sem carga (a vazio), circuitos de sinalização e dispositivos de baixa potência.

Page 6: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

A base é isolante e normalmente feita de mármore, as chaves podem ser simples, comona chave de partida direta manualtripolar (ou chave faca tripolarcomo na figura ao lado) ou comreversão, nesse caso existe maisum banco de bornes na parteinferior. Por representar riscos aooperador seu uso e restrito e deve ser evitado.

Page 7: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Chave: É também denominado contato. Tem a função de conectar e desconectar dois pontos de um circuito elétrico.A chave tem dois terminais: um deve ser ligado à fonte (ou gerador) e outro ligado à carga (ou receptor). E feita de metal de baixa resistência elétrica para não atrapalhar a passagem de corrente e alta resistência mecânica, de modo a poder ligar e desligar muitos milhares de vezes.

Page 8: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

A estrutura metálica tem área de secção transversal proporcional à corrente que comandam: quanto maior for a corrente que se deseja comandar, maiores são as superfícies de contato e maior a chave. O valor de corrente a ser comandada também influencia na pressão de contato entre as partes móveis do contato: maiores correntes exigem maiores pressões de contato para garantir que a resistência no ponto de contato seja a menor possível.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Page 9: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

A separação dos contatos na condição de desligamento deve ser tanto maior quanto maior for a tensão para a qual o contato foi produzido.A velocidade de ligação ou desligamento deve ser a mais alta possível, para evitar o desgaste provocado pelo calor proveniente do arco voltaico, provocado no desligamento quando a carga for indutiva.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Page 10: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

O contato pode ser do tipo com trava (por exemplo, o tipo alavanca usado nos interruptores de iluminação) e também pode ser do tipo de impulso, com uma posição normal mantida por mola e uma posição contrária mantida apenas enquanto durar o impulso de atuação do contato. Nesse caso se chama fechador ou abridor conforme a posição mantida pela mola.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Page 11: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

Fechador: Também chamado ligador, e mantido aberto por ação de uma mola e se fecha enquanto acionado. Como a mola o mantém aberto é ainda denominado normalmente aberto (ou NA ou do inglês NO).Abridor ou ligador: é mantido fechado por ação de uma mola e se abre enquanto acionado. Como a mola o mantém fechado, e chamado também de normalmente fechado (ou NF, ou do inglês NC).

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Page 12: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

O contato pode ter diversos tipos de acionamento, como por exemplo, por botão, por pedal, por alavanca, por chave (chave de tranca), por rolete por gatilho, ou ainda por ação do campo magnético de uma bobina (eletroímã), formando neste último caso um conjunto denominado contator magnético ou chave magnética.A seguir estão os símbolos de contatos acionados por botão (os dois à esquerda), e por rolete.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave de partida direta manual (chave faca)

Page 13: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que apresentam, geralmente, um contato aberto e outro fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser enviado ao comando elétrico, as botoeiras são caracterizadas como pulsadores ou com trava. As botoeiras pulsadores invertem seus contatos mediante o acionamento de um botãoe, devido à ação de uma mola,retornam à posição inicial quandocessa o acionamento.

Page 14: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, inter-rompendo a passagem da corrente

Page 15: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

Cores

Significado Aplicações Típicas

λ Parar, desligar. λ Parada de um ou mais motores. λ Parada de unidades de uma máquina.λ Parada de ciclo de operação.

λ Emergência. λ Parada em caso de emergência.λ Desligar em caso de sobreaquecimento perigoso.

ouλ Partir, ligar, pulsar.

λ Partida de um ou mais motores.λ Partir unidades de uma máquina.λ Operação por pulsos.λ Energizar circuitos de comando.

λ Intervenção. λ Retrocesso.λ Interromper condições anormais.

ouλ Qualquer função, exceto as acima.

λ Reset de relés térmicos.λ Comando de funções auxiliares que não tenham correlação direta com o ciclo de operação da máquina.

Page 16: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

Pulsador Seletores com

chave

Emergência

Sinaleiros

Seletores luminosos

Pulsadores

luminosos

Manipuladores

(Joystick)

Seletores Knob curto ou longo

Page 17: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Existem ainda diversos tipos e modelos de botões de comando, que variam de fabricante para fabricante, e que tem a sua aplicação específica conforme a exigência e complexidade do circuito, conforme dados e figuras a seguir apresentados:

Page 18: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Botão de comando e sinalização: Botão transparente, com elemento(s) de contato(s) e soquete para lâmpada, de tal forma que se obtenha, assim como num sinalizador luminoso, uma indicação óptica dada por uma lâmpada embutida no mesmo.

Page 19: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Botão de comando com chave de segurança: Botão com elementos de contato e chave de segurança, com bloqueio e retirada da chave nas duas posições.

Page 20: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Botão de comando cogumelo: Botão com elemento de contato normalmente fechado (NF) e na cor vermelha, que devido a sua forma construtiva e anatômica de um cogumelo, é utilizado parafacilitar o seu acionamento para desativação docircuito. Este modelo de botão pode tambémser fornecido com trava, onde o giratório docogumelo é usado para desbloqueio. Existeainda a opção deste botão contendo elementosde contato NF e NA (botão duplo).

Page 21: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Botão de comando cogumelo com trava e chave de segurança: Botão com elemento de contato normalmente fechado (NF) e na cor vermelha, contendo trava e chave de segurança para desbloqueio, e chave retirável nasduas posições.

Page 22: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Comutador de comando com manopla: Comutador de comando com elemento(s) de contato(s) NA ou NF, com ou sem retorno da manopla de acionamento. Este comutador pode ser fornecido também com chave desegurança retirável.

Page 23: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSBotoeiras

Comutador de comando por chave de posição: Possuem elementos de contato NA/NF em câmaras fechadas, e tipos de acionamento em pino simples, pino reforçado, pino com rolete metálico, rolete superior, rolete lateral, rolete de posições múltiplas, haste flexível, alavanca ajustável com rolete e haste rígida.

Page 24: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

É um dispositivo que tem por função a manobra de abertura ou desligamento dos condutores de uma instalação elétrica. A finalidade principal dessa abertura e a manutenção da instalação desligada.A chave seccionadora deve suportar, com margem de segurança, a tensão e corrente nominais da instalação, isso é normal em todos os contatos elétricos, mas nesse caso se exigem melhor margem de segurança.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave seccionadora

Page 25: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

A seccionadora tem, por norma, seu estado – ligada ou desligada – visível externamente com clareza e segurança.Esse dispositivo de comando e construído de modo a ser impossível que se ligue (feche) por vibrações ou choques mecânicos, só podendo, portanto ser ligado ou desligado pelos meios apropriados para tais manobras.No caso de chave seccionadora tripolar, esta deve garantir o desligamento simultâneo das três fases.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave seccionadora

Page 26: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

As seccionadoras podem ser construídas de modo a poder operar:•Sob carga – então denominada interruptora. A chave é quem desligará a corrente do circuito, sendo por isso dotada de câmara de extinção do arco voltaico que se forma no desligamento e de abertura e fechamento auxiliados por molas para elevar a velocidade das operações.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave seccionadora

Page 27: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

•Sem carga – neste caso o desligamento da corrente se fará por outro dispositivo, um disjuntor, de modo que a chave só deverá ser aberta com o circuito já sem corrente. Neste caso a seccionadora pode ter uma chave NA auxiliar que deve desligao disjuntor antes que a operação deabertura da chave seja completada.•Com operação apenas local.•Com operação remota, situação naqual sua operação é motorizada.

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChave seccionadora

Page 28: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Existem vários tipos de chaves blindadas, cada uma para um tipo de aplicação, mas todas são dotadas de um mecanismo de desligamento, que é em sua maioria uma mola colocada sob tensão mecânica. Esta mola é tensionada no momento do acionamento e retorna à posição normal quando desacionada, fazendo com isso que os contatos móveis também sejam deslocados simultaneamente.

Page 29: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

A velocidade de abertura/fechamento é função única do mecanismo de desligamento, esse é o item mais importante nas chaves blindadas, pois, já tem definida pelo fabricante sua capacidade de ruptura e seu valor é praticamente inalteradoEssas chaves são largamente usadas na indústria, seja em painéis elétricos, seja para acionamento de motores de pequena potência. Os tipos mais comunssão: Liga/Desliga, Reversora de rotação ePartida Estrela/Triângulo.

Page 30: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Descrição Programa Ângulo demanopla Formato Grupo N º de

celas

T-W3 (TRI-POLAR)

Reversora Ligação Direta

60°

10 D0

3

16

D120324050

D263100

Page 31: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Descrição Programa Ângulo demanopla Formato Grupo N º de

celasT-WR2 (BI-

POLAR)Reversora

com retorno automático

para posição “O”. Ligação

direta

45° 10 D0

230°

16

D120324050

D263100

Page 32: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Descrição Programa Ângulo demanopla Formato Grupo N º de

celasT-WR3 (TRI-

POLAR)Reversora

com retorno automático

para posição “O”. Ligação

direta

45° 10 D0

330°

16

D120324050

D263100

Page 33: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Descrição Programa Ângulo demanopla Formato Grupo N º de

celas

T-SDEstrela

Triângulo. Ligação direta

60°

10 D0

4

16

D120324050

D263100

Page 34: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSChaves rotativas blindadas

Descrição Programa Ângulo demanopla Formato Grupo N º de

celas

T-SDWEstrela

Triângulo. Seletora Ligação direta

60°

10 D0

4

16

D120324050

D263100

Page 35: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSAssociações de chaves

SÉRIEAssociadas em série entre si as chaves só permitem o acionamento da carga ligada a elas (em série, é claro) se todas estiverem fechadas. Uma chave ligada em série com outras garante através de sua abertura o desligamento da carga. “A carga só se ligará se todas as chaves estiverem fechadas”, executando uma lógica chamada lógica E. Como no circuito ao lado.

Page 36: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSAssociações de chaves

PARALELOAssociadas em paralelo entre si as chaves acionam a carga (ligada a elas em série é claro), desde que pelo menos uma chave esteja fechada. Uma chave ligada em paralelo com outras garante através de seu fechamento a ligação da carga.“A carga só se desligará se todas as chaves estiverem abertas”, executando uma lógica chamada lógica OU. Como no circuito ao lado.

Page 37: 2º Capítulo - Dispositivos de comandos

DISPOSITIVOS DE COMANDOSSinalização

Para a sinalização de eventos usam-se lâmpadas, buzinas e sirenes.As lâmpadas são usadas para sinalizar tanto situações normais quanto anormais, tendo uma cor referente a cada tipo de ocorrência.As buzinas e sirenes são usadas apenas para sinalizar condições de emergência, como vazamentos de gases, ou ainda para informações em local onde a sinalização visual seja insuficiente.