2c16 realismo e museu hermitage, são petersburgo, rússia 2012

21
realism realism o o

Upload: wwwhistoriadaartecombr

Post on 16-Jan-2015

1.867 views

Category:

Design


5 download

DESCRIPTION

2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

TRANSCRIPT

Page 1: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

realismorealismo

Page 2: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Na segunda metade do século 19, surgiu na França, e depois se estendeu por vários países, um movimento artístico chamado realismo, que se contrapunha à artificialidade do neoclassicismo (que no Brasil influenciou a arte acadêmica) e do romantismo. Entre suas características, a necessidade de retratar a natureza como ela é e não de forma idealizada, a inspiração na razão e na ciência, além da referência à vida e aos costumes das classes média e baixa.

Característica geraisCaracterística gerais

Page 3: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Características da Pintura RealistaCaracterísticas da Pintura Realista

1.1. O artista utiliza todo o O artista utiliza todo o conhecimento sobre perspectiva conhecimento sobre perspectiva para criar a ilusão de espaço, para criar a ilusão de espaço, inclusive a aérea, dando uma nova inclusive a aérea, dando uma nova visão da paisagem ou da cena .visão da paisagem ou da cena .

2.2. Os volumes são muito bem Os volumes são muito bem representados, devido à gradação representados, devido à gradação de cor, de luz e sombra.de cor, de luz e sombra.

3.Há preocupação de representar a 3.Há preocupação de representar a textura, a aparência real do objeto.textura, a aparência real do objeto.

4.O desenho e a técnica para 4.O desenho e a técnica para representar o corpo humano são representar o corpo humano são perfeitas.perfeitas.

5.5. Desejo de representar a realidade Desejo de representar a realidade do jeito que ela se apresenta.do jeito que ela se apresenta.

Page 4: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012
Page 5: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Os escultores preferiam os Os escultores preferiam os temas contemporâneos, temas contemporâneos, assumindo muitas vezes assumindo muitas vezes uma intenção política em uma intenção política em suas obras. suas obras.

Obras destacadas: O Beijo Obras destacadas: O Beijo e O Pensador.e O Pensador.

Escultura

Page 6: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Pensador é uma das mais famosas esculturas Pensador é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Característica fundamental: a fixação do Característica fundamental: a fixação do momento significativo de um gesto humano.momento significativo de um gesto humano.

O PensadorO Pensador

Page 7: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012
Page 8: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

EEstá sempre associado a stá sempre associado a retratos de trabalhadores retratos de trabalhadores

rurais arando, semeando e rurais arando, semeando e colhendo. Disse uma vez colhendo. Disse uma vez que desejava "fazer com que desejava "fazer com que o trivial servisse para que o trivial servisse para exprimir o sublime". Antes exprimir o sublime". Antes dele, os camponeses eram dele, os camponeses eram invariavelmente retratados invariavelmente retratados

como estúpidos. Millet como estúpidos. Millet

deu-lhes dignidade.deu-lhes dignidade.

Jean François Millet ( 1814 - 1875 )Jean François Millet ( 1814 - 1875 )

Jean François MilletJean François Millet The Evening Prayer

Page 9: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Honoré Daumier ( 1808 - 1879 )Honoré Daumier ( 1808 - 1879 )

Preocupa-se em trazer Preocupa-se em trazer à pintura uma atmosfera à pintura uma atmosfera irreal. Há sempre um irreal. Há sempre um espaço aéreo luminoso, espaço aéreo luminoso, mas é como uma foto mas é como uma foto desfocada, sem desfocada, sem contornos nítidos.contornos nítidos.

Honoré Daumier, L'amateur d'estampes

Page 10: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Gustavo CourbetGustavo Courbet (1819-1877) (1819-1877)

Foi acima de tudo um pintor Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e de paisagens campestres e marítimas onde marítimas onde o romantismo e idealização o romantismo e idealização da altura são substituídos da altura são substituídos por uma representação da por uma representação da realidade fruto de realidade fruto de

observação direta. observação direta. 

Gustavo CourbetGustavo Courbet The Fishing Boat 1865" The Fishing Boat 1865" oil on Canvasoil on Canvas

Page 11: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Arquitetura Arquitetura

Os arquitetos e engenheiros procuram responder às Os arquitetos e engenheiros procuram responder às novas necessidades urbanas, criadas pela novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. industrialização.

As cidades não exigem mais ricos palácios e templos, As cidades não exigem mais ricos palácios e templos, precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.para os operários quanto para a nova burguesia.

Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz"."Cidade Luz".

Page 12: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012
Page 13: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Construída em 1889 para Construída em 1889 para representar o representar o desenvolvimento desenvolvimento tecnológico durante a tecnológico durante a Exposição Mundial. Exposição Mundial. Também foi construída Também foi construída para comemorar os cem para comemorar os cem anos da Revolução anos da Revolução Francesa; Francesa;

Este monumento possui Este monumento possui 317 metros de altura e, 317 metros de altura e, aproximadamente, 10 mil aproximadamente, 10 mil toneladas de metal; toneladas de metal;

Na parte inferior, abriga Na parte inferior, abriga museu, restaurante e museu, restaurante e lojas; lojas;

É um dos pontos turísticos É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa. mais visitados da Europa.

Page 14: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Museu hermitage

Page 15: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

O Palácio de Inverno foi erguido como uma glorificação da Rússia, O Palácio de Inverno foi erguido como uma glorificação da Rússia, numa época que seus governantes desejavam tornar São numa época que seus governantes desejavam tornar São Petersburgo uma das mais brilhantes capitais da Europa através de Petersburgo uma das mais brilhantes capitais da Europa através de um plano de edificações magnificentes em toda a cidade. Sua um plano de edificações magnificentes em toda a cidade. Sua construção empregou cerca de 4.000 pessoas e utilizou os melhores construção empregou cerca de 4.000 pessoas e utilizou os melhores materiais disponíveis, trazidos de diversos locais. Tem um estilo materiais disponíveis, trazidos de diversos locais. Tem um estilo barrocobarrocoA distribuição dos mais de 460 aposentos segue uma ordem lógica, A distribuição dos mais de 460 aposentos segue uma ordem lógica, com as salas mais importantes.com as salas mais importantes.

Page 16: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012
Page 17: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

O Museu Hermitage é um museu localizado em São Petersburgo, O Museu Hermitage é um museu localizado em São Petersburgo, na Rússia. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta na Rússia. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. históricos de grande importância.

Page 18: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012
Page 19: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Em 1837 um grande incêndio, que durou mais de 30 horas, consumiu o palácio destruindo-o quase por completo. Sua decoração interna foi toda perdida e muitas obras de artes desapareceram nas chamas. Mas imediatamente após o incêndio foi formada uma comissão para o seu restauro.

Page 20: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

Principais obrasPrincipais obras

Monet – Mulher de Branco no Jardim

Picasso – Violão e ViolinoDa Vinci – Virgem e o Menino (Virgem Benois)

Page 21: 2c16 Realismo e Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia 2012

GabrielGabrielVictorVictorPedroPedro

2C162C16