2920 hardware 300 dicas acelerar pc

27
  316 Dicas para Acelerar o seu PC Autor: Jefferson Luiz da Silva

Upload: gabri126498

Post on 07-Jul-2015

45 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 1/27

 

 

316 Dicas para Acelerar

o seu PC

Autor:Jefferson Luiz da Silva

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 2/27

 

316 Dicas para acelerar o seu PC

A BIOS e o arranque

Acelere o arranque e optimize o hardware antes de entrar no Windows

1 - Para fazer modificações na BIOS, irá precisar de entrar no programa de set-up antes do seu computadorentrar no Windows. Normalmente, isto é feito ao carregar na tecla [Delete] assim que inicia o seu computador,mas as BIOS variam, por isso procure uma mensagem no écran se a tecla for diferente.

Irá arrancar mais depressa se escolher o seu disco rígido como o primeiro dispositivo de arranque

2 - É muito raro a BIOS estar optimizada para o seu hardware. Provavelmente, os canais IDE estão definidospara auto, o que significa que os seus discos rígidos e drives de CD/DVD são identificadas automaticamente.Altere a definição do seu disco rígido para a especificação do seu disco rígido para acelerar as coisas.

3 - Se tiver canais IDE livres, incluindo posições slave, configure-os para None. Isto poupa tempo no arranque,uma vez que eles não serão verificados.

4 - Muitas motherboards antigas continuam a considerar a RAM como parte do booting. Isto é importantedepois de um upgrade da RAM, mas não é necessário para todos os arranques. Desactive esta característica nosetup da BIOS para poupar tempo.

5 - Configure a porta paralela para ECP para obter melhores resultados de impressão, contudo deverá escolherEPP se possuir um drive externo ligado à porta paralela.

6 - Pode obter alguns aumentos de velocidade ao fazer um upgrade da sua BIOS. Vá até ao site do fabricante dasua motherboard para ver se existe uma nova versão da BIOS da sua placa disponível. Se existir, faça downloadpara um local seguro.

7 - Para fazer upgrade da sua BIOS, irá precisar de "flashar" os chips na sua motherboard. Normalmente, isto éfeito através de um utilitário numa disquete. Utilize aquele que o fabricante recomenda ou faça download dedrdflash em www.abitfaq.it/files/drdflash.exe.

Entre no utilitário de configuração da BIOS e veja se a sua BIOS está actualizada ao comparar a sua data deconstrução com a última da sua motherboard

8 - Não tente flashar a sua BIOS se não tiver a certeza de que o update se aplica à sua motherboard. Um erroneste campo pode fazer com que o seu PC deixe de arrancar.

9 - Se puder, use um utilitário de flashing que faça um backup da sua BIOS de forma a que possa recuperá-la sealgo correr mal.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 3/27

 

 10 - Pode conseguir velocidades de processamento melhoradas ao modificar a BIOS. Veja a caixa referente aoverclocking e visite www.sysopt.com/ocdatabase.html para obter informação e www.overclock.co.uk para umkit personalizado.

11 - Acelere o arranque ao diminuir o número de programas que iniciam juntamente com o Windows(veja em baixo).

12 - Pode encurtar o tempo de arranque ao tornar o seu disco rígido o primeiro dispositivo a arrancar. Noentanto, terá de desfazer esta alteração se precisar de correr uma disquete ou um CD de arranque.

Controle os programas do Arranque

Use o utilitário System Configuration para identificar itens de iniciação desnecessários

1 - Seleccione Start, Run, escreva msconfig e clique em OK. Clique no botão Selective Startup e mude para otitulo Startup. Percorra a lista de registos de iniciação.

2 - Se existirem registos que não lhe fazem falta, retire o símbolo da caixa, clique em Apply e reinicie o seucomputador para descobrir se os itens são necessários para um arranque eficaz. Alguns registos são importantepara o Windows.

3 - Volte ao MSConfig e volte a assinalar os itens se tiver algum problema. Se não, descubra onde o registo deiniciação está presente. Remova a opção start-up no programa, de outra forma apague o registo no registry ou oatalho

Acelere os seus discos

Drives mais rápidas são sinónimo de um computador mais rápido

13 - É muito o raro o Windows optimizar as definições do disco por defeito, por isso há muitos ganhos de

velocidade a retirar ao definir convenientemente o Device Manager. No Windows 9x, clique com o botãodireito do rato em My Computer, escolha Properties e seleccione o titulo Device Manager. No Windows XP,clique com o botão direito do rato em My Computer no Start Menu e escolha Properties, Hardware e depois emDevice Manager.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 4/27

 

 Precisa de activar o DMA para a posição do canal IDE da sua drive no Windows XP

14 - Active o DMA no Windows 9x ao clicar com o botão direito do rato sobre o disco rígido no DeviceManager e ao escolher Properties. No titulo Settings certifique-se que a opção DMA está assinalada.

15 - Faça o mesmo para os drives de CD e DVD, mas assegure-se igualmente que Sync Data Transfer foiactivado.

16 - No Windows XP, irá precisar de encontrar os canais IDE, primário e secundário, no Device Manager.Clique com o botão direito do rato sobre cada um dos canais e escolha Properties. Seleccione o titulo AdvancedSettings e escolha DMA, se estiver disponível.

17 - Se Usar o Windows 98, vale a pena verificar se a sua drive está a funcionar no modo 32bits. Clique com obotão direito do rato em My Computer e escolha Properties, Performance. Se o ficheiro de sistema e a memóriavirtual aparecerem como 32bits, então está tudo bem, se estiverem a 16bits, pode melhorar as coisas.

Experimente vários tamanhos de cache para a sua drive de CD no Windows 9x

18 - Para fazer um upgrade das definições de 16bits da drive para 32bits, clique no botão File System nomesmo titulo de System Properties. Mude para o titulo de resolução de problemas e limpe a caixa marcada

Disable all 32-bit protected mode drivers. Clique em OK.

Ferramentas de desfragmentação

25 - Diskeeper 7.0 (www.executive.com). Desfragmenta no background enquanto o utilizador continua atrabalhar.

26 - O Speed Disk faz parte do Norton Utilities e do SystemWorks (www.symantec.com

 

).

19 - No Windows 9x pode definir o tamanho da cache suplementar do disco rígido para o seu CD-ROM. Cliquecom o botão direito do rato em My Computer e seleccione Properties, Performance, File System, CD-ROM.Aumente o tamanho da cache suplementar.

20 - Pode acelerar a BIOS de uma drive de CD ou DVD de forma semelhante à BIOS da sua motherboard.Verifique o site do fabricante ou procure na Net a página Firmware, cujo URL se modifica de tempos emtempos. Faça download e aplique updates com o mesmo cuidado reservado à sua BIOS principal.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 5/27

 

 21 - A fragmentação de dados é a principal causa da ineficiência do disco rígido. Pode impedir que afragmentação ocorra, mas pode combatê-la com sessões regulares de desfragmentação.

22 - Evite utilizar o Disk Defragmenter que vem com o Windows. Pode demorar horas e normalmente precisade ser corrido em Safe Mode. Veja a sua caixa lateral para outros utilitários de desfragmentação mais eficazes.

23 - Corra o Scandisk com regularidade para assegurar que não existem erros de dados nas suas drives, o que

pode causar atrasos ou perda de dados.

24 - Verifique a performance do seu disco rígido usando a versão do Data Advisor disponível emwww.ontrack.co.uk. Esta corre uma série de verificações, incluindo as de leitura e gravação.

Isto é RAID

Será que o RAID pode acelerar o seu PC? 

RAID quer dizer Redundant Array of Inexpensive Disks. Isto significa que existem dois ou mais discos rígidos

a funcionarem em conjunto para melhorar a eficiência e performance. Existem várias maneiras de instalar oRAID, dependendo daquilo que procura melhorar, quer seja a performance ou a segurança para não perderdados, coisas que há alguns anos atrás estavam fora do alcance do utilizador doméstico. No entanto, há cadavez mais motherboards a suportar RAID em canais IDE, fazendo desta uma opção viável para os utilizadoresdomésticos. Para verificar se a sua motherboard suporta RAID, pode procurar no manual algo relacionado comconfiguração RAID ou abrir a caixa do computador e ver se existem canais IDE disponíveis Se existirem, omais provável é ter dois canais adicionais. Irá precisar de instalar dois discos rígidos idênticos definidos comomasters nestes canais, a não ser que o manual da sua motherboard indique outra forma. Active RAID durante oarranque. O controlador RAID é muitas vezes separado para a BIOS, por isso esteja atento à combinação deteclas para introduzi-lo. Se tiver hipótese, opte por RAID zero para melhorar a performance.

Optimize o Windows

Com alguns truques e dicas pode fazer com que o seu sistema operativo seja mais rápido 

29 - Clique e arraste um ficheiro usando o botão direito do rato. Largue o botão no destino desejado pararevelar um menu a partir do qual pode escolher copiar, mover ou criar um atalho para o ficheiro em causa.

30 - Torne o seu Start Menu mais simples de utilizar ao ordenar todos os itens por ordem alfabética. Clique como botão direito do rato sobre qualquer item e seleccione Sort by Name.31 - Use um interface do Explorer para organizar os itens do Start Menu. Clique com o botão direito do rato

sobre o botão Start e escolha Explore.

Use o 98lite para criar uma versão reduzida do Windows 98 ou Me

32 - Para copiar rapidamente ficheiros ou pastas para uma disquete, clique com o botão direito do rato sobre oficheiro em questão e escolha Send To, 31/2 floppy (A:).

33 - No Windows XP pode usar exactamente o mesmo método para enviar ficheiros para a sua drive de CD-RW. Terá de escolher CD drive a partir do menu Send To e correr o wizard de gravação de CD para completaro disco.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 6/27

 

 34 - Minimize todas as janelas abertas ao clicar no ícone Show Desktop no Windows 9x. Para fazer o mesmono Windows XP, pressione a tecla Windows e [D].

35 - Feche rapidamente uma aplicação ao clicar com o botão direito do rato sobre a sua barra de tarefas eescolha Close.

36 - Crie atalhos no teclado para lançar qualquer atalho de programa. Clique com o botão direito do rato sobre o

ícone do atalho e escolha Properties. Clique na caixa Shortcut Key e pressione uma letra no teclado, porexemplo [G]. Pressione OK. Agora [Ctrl] + [Alt] + [G] irá lançar o atalho.

37 - Precisa de seleccionar a maior parte, mas não todos os ficheiros de uma pasta? Seleccione os ficheiros quenão quer, mantendo pressionado [Ctrl] para fazer a selecção múltipla. Depois clique em Edit, Invert Selection.

38 - Altere rapidamente o Internet Options ao clicar com o botão direito do rato sobre o atalho para o InternetExplorer e escolha Internet Properties.

39 - No Windows Me e XP, liberte recursos ao desactivar System Restore. Abra Start, (All) Programs,Accessories, System Tools, System Restore e System Restore Settings. Assinale Turn off System Restore on all

drives. Não poderá voltar atrás nas alterações efectuadas, mas obterá um ganho a nível de performance.

40 - Acelere o tempo de resposta do seu teclado ao abrir Keyboard no Control Panel (use Classic View no XP).Ajuste a taxa de repetição e a taxa de atraso.

41 - Use o programa 98lite para acelerar a sua instalação do Windows 98 ou Me removendo a integração daWeb. Pode livrar-se do IE e substitui-lo por um pequeno browser como o Opera.

42 - Os utilitários de manutenção como o scandisk e o desfragmentador do disco podem acelerar o seu PC, masdemoram imenso tempo a terminarem a sua tarefa. Use o Scheduled Tasks para definir que estes corram quandonão estiver a usar o seu PC. Irá encontrá-lo no grupo System Tools do Accessories.

43 - Poupe algum tempo no arranque do Windows 9x ao impedir que o seu PC procure novas drives dedisquetes quando arranca. Clique com o botão direito do rato sobre My Computer e escolha Properties,Performance, File System e o titulo Floppy Disk. Limpe a caixa Search for New Floppy Disk Drives each Timeyour Computer Starts.

Tarefas de manutenção

Um computador bem organizado é um computador rápido.

Uma manutenção regular irá fornecer imensos melhoramentos a nível da performance, mas é necessário haverum equilíbrio. Fazer correr o desfragmentador do disco todos os dias poderá manter os seus dadoscompactados, mas o tempo que ganha não cobre o tempo que demora a fazê-lo. Aqui está uma lista desugestões de tarefas de manutenção, excluindo backups.

Ao colocar ficheiros no Recycle Bin os seus zeros e uns podem ser reutilizáveis

44 - Todos os dias, apague e-mails que já não precisa e esvazie a pasta de itens apagados no seu programa de e-mail.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 7/27

 

 45 - Todas as semanas, faça uma limpeza ao seu desktop, removendo ficheiros desnecessários e atalhos.Esvazie o Recycle Bin.

46 - De quinze em quinze dias, faça correr o Scandisk ou Check disk sem uma digitalização completa dasuperfície. Considere esvaziar a cache do seu browser.

Corra o Disk Defragmenter no Safe Mode para se certificar de que completa as suas tarefas

47 - Faça correr um scandisk completo todos os meses. Limpe o seu e-mail, apagando mensagens antigas que jánão são importantes.

48 - Desfragmente a sua drive todos os meses se usar o seu PC todos os dias, mas pode fazê-lo de dois em dois

meses se usar o seu PC apenas alguns dias por semana.

Não se esqueça que a desfragmentação do disco deve ser feita quando não existirem programas a correr nobackground, por isso corra-o em Safe Mode.

49 - A forma mais rápida de aceder à prompt do MS-DOS em qualquer uma das versões do Windows é escolherStart, Run, escrever Command na caixa Open e clicar em OK.

50 - Reinicie o Windows mais rapidamente ao passar por cima das verificações de hardware. Faça o shutdownda maneira habitual, mas mantenha pressionado [Shift] à medida que clica em OK para confirmar o reinicio.

Descativar o System Restore liberta recursos, acelerando o

51 - A escolha do ficheiro de sistema adequado quando faz a instalação do Windows pode fazer grandediferença na sua performance. Para o Windows 9x, escolha FAT 32 em vez do lento FAT 16. escolha NTFS noWindows XP. O XO suporta FAT 32, mas NTFS é mais estável e mais rápido.

52 - Feche todas as aplicações antes de desligar o Windows. Faz grande diferença no tempo que demora adesligar.

53 - Será que o Windows 98 se desliga durante o encerramento do sistema? Poderá ter que aplicar o suplementoWindows 98 SE Shutdown. Este resolve problemas do Windows 98 SE e certas configurações de hardware.Pode encontrar o suplemento em www.microsoft.com/windows98/ downloads/contents/ WURecommended/S_WUFeatured/ Win98SE/Default.asp, mas verifique este documento antes de fazerdownload e de aplicar o patch. Este não funciona com o lançamento original do Windows 98.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 8/27

 

 

Ajuste a taxa de repetição para poupar alguns milésimos de segundo enquanto escreve

54 - No Windows Me e XP pode personalizar a barra de ferramentas do Windows Explorer. Escolha View,Toolbars, Customise. Depois adicione o remova os botões que quer. Mantenha aqueles que lhe permitemtrabalhar mais eficazmente.

55 - Utilize o Performance Monitor do Windows XP para ter uma ideia de como estão a funcionar as suasalterações. Poderá encontrá-lo em Control Panel e ao escolher Performance and Maintenance, AdministrativeTools e Performance.

56 - Virtual Memory é uma área do seu disco rígido que é tratada como RAM. Normalmente, o Windowslocaliza-a automaticamente, mas pode alterar as suas definições para melhorar a performance. No Windows 9x,clique com o botão direito do rato em My Computer, escolha Properties e o titulo performance. Pressione obotão Virtual Memory e opte por especificar as suas próprias definições. A RAM é mais rápida que o disco, porisso reduza a memória virtual se possuir muita RAM.

57 - Pode fazer alterações semelhantes no Windows XP. Clique com o botão direito do rato em My Computerno Start Menu e escolha Properties. Seleccione o titulo Advanced e clique em Settings por baixo da secçãoPerformance. No titulo Advanced da caixa de diálogo Performance Options, clique em Change e altere amemória virtual.

58 - Utilize o Hibernate do Windows XP para poupar uma reiniciação. Mantenha pressionado [Shift] quandodesliga para modificar a opção Standby para Hibernate.

Teclas de atalho

59 - Abrir o System Properties [Win] + [pause/break].

60 - Abrir o Windows Task Manager (Windows XP) [Ctrl] + [Alt] + [Delete].

61 - Fechar caixas de diálogo de programas/reiniciar o PC (Windows 9x) [Ctrl] + [Alt] + [Delete].

62 - Minimizar todas as janelas [Win] + [D].

63 - Encontrar ficheiros ou pastas [Win] + [F].

64 - Abrir o My Computer [Win] + [E].

Faça alterações no Windows

Três dicas para melhorar a performance que qualquer pessoa pode experimentar

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 9/27

 

1 - Elimine os ficheiros temporários da Internet. Abra o Internet Explorer e escolha Tools, Internet Options,General. Pressione Delete Files e Clear History. Considere reduzir o tamanho da cache e o número de dias degravação.

2 - No Windows 9x, clique com o botão direito do rato sobre o desktop e escolha Properties, Effects e apaguetodos os efeitos especiais. Clique em OK e reinicie o computador. Isto liberta recursos de apresentação.

3 - No Windows XP, clique com o botão direito do rato em My Computer no Start Menu e escolha Properties.Mude para o separador Advanced e escolha Settings na secção Performance. Assinale Adjust for bestperformance e clique em Apply.

O Registry e Services

As definições do Registry podem melhorar a performance, já que conseguem remover

Services supérfluos do XP 

65 - O Registry no Windows 9x e no XP é um grande ficheiro que contém grande parte da informaçãorelacionada com a configuração do Windows. É algo que não requer grande atenção, mas é difícil sobreviversem ele se falhar. Faça um backup antes de fazer qualquer alteração.

66 - Para fazer um backup do Registry clique em Start, Run e escreva Regedit na caixa Open. Clique em OK.No Windows 9x escolha Registry, Export Registry File, atribua um nome ao ficheiro e clique em Save.

67 - Para fazer o backup do Registry no Windows XP, lance Regedit e escolha File, Export, dê um nome ao

ficheiro e clique em Save.68 - Para recuperar o Registry no Windows 9x, clique em Start, Run, e escreva scanreg/restore. Pressione emOK, Yes e escolha o backup do Registry a recuperar. Clique em OK e reinicie o computador.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 10/27

 

 

Modifique HKEY_CURRENT_USER\ Control Panel\Desktop para reduzir atrasos de menu

69 - Se não conseguir que o Windows arranque, use uma disquete de arranque para entrar no DOS e escrevascanreg/restore na prompt A:\.

70 - Se o Windows XP não arrancar, reinicie o seu PC e escolha Last Known Good Configuration a partir dalista de opções.

71 - Utilize um programa de limpeza para o Registry para eliminar entradas de programas que já não existem. Aredução do tamanho do Registry aumenta consideravelmente a performance do seu computador.

72 - Utilize Find Next que pode encontrar no menu Edit, para procurar linhas especificas dentro das chaves doRegistry.

73 - Faça uma pesquisa por flt.dll. é um pedaço de um spyware que utiliza muitos recursos do seu sistema.

74 - Recorra a um programa de optimização de performance como o Maxmem no Startup utilizando a pastacorrespondente. Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\microsoft\Windows\ CurrentVersion\Run.

75 - Clique com o botão direito do rato no painel da esquerda e escolha New, String Value. Clique com o botãodireito numa entrada e indique um nome igual ao programa. Para o valor de dados escreva o caminho até aoficheiro executável.

76 - Diminua o atraso do tempo que vai desde que o leitor carrega no Start Menu até que este aparece no XP.Vá até HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Clique com o botão direito no valor deMenuShowDelay e altere o 400 para um número inferior.

77 - Reinicie o sistema para que as alterações tenham efeito. No entanto, não deve reduzir demasiado o tempo.

78 - Pode fazer a mesma coisa no Windows 9x. Se existir a chave o seu valor será de 50, se não a encontrar,crie a chave MenuShowDelay na mesma localização.

79 - Desligue o AutoRun do CD no XP alterando a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\ SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Cdrom. Clique em cima do valor do Autorun e altere-o para 0. volte amodificá-lo para 1 para anular as mudanças.

80 - Desligue os menus animados para aumentar a velocidade do Windows. Abra a chaveHKEY_CURRENT_USER\ Control Panel\Desktop e crie o valor MinAnimate. Dê-lhe o valor 0. Funcionatanto no XP como no 9x.

81 - Aumente o número de downloads que pode fazer a partir de um site. Abra esta chave no regedit:HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings. Agora precisa de

criar duas entradas (se elas não existirem já). Coloque MaxConnectionsPerServer eMaxConnectionsPer1_oServer.

Faça uma limpeza geral

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 11/27

 

Use o RegCleaner para limpar o Registry

1 - Instale e lance o RegCleaner. Comece pelo separador Software, que mostra aplicações que têm registos noRegistry. Assinale os que correspondem a aplicações já desinstaladas e clique em Remove Selected.

2 -Mude para o separador Uninstall Menu. Assinale quaisquer programas removidos por si mas que aindapermanecem na lista. Pressione Remove Selected. Também pode desinstalar aplicações ao seleccioná-las e aoclicar em Uninstall

3 - No separador File Types, procure extensões de ficheiros com N/A nas suas descrições. Estas não são usadaspelo seu sistema, por isso pode seleccioná-las e clicar em Remove Selected para libertar espaço.

82 - Agora escreva os valores que pretende. Por defeito, o valor MaxConnectionsPerServer está definido para 2,o que permite ao leitor fazer um máximo de dois downloads simultâneos de um site.MaxConnectionsPer1_oServer é, geralmente, 4. Isto significa que o utilizador pode fazer quatro downloadssimultâneos a partir de vários sites.

83 - As alterações de que falámos podem afectar a estabilidade do protocolo http. Prepare-se para restaurar asdefinições para o caso do seu acesso à Internet se tornar instável.

Personalize o Media Player Title Bar através de alguns retoques no Registry

84 - Reduza a fragmentação do Windows 9x, definindo um espaço de disco reservado à gravação de dados.Pode fazê-lo alterando HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ CurrentControlSet\Control\FileSystem.

85 - Na chave indicada crie um registo chamado ContigFileAllocSize se não existir. O valor é o tamanho doespaço em Kb. Números mais altos significam menor fragmentação mas um armazenamento menos eficiente.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 12/27

 

86 - O Windows XP pode optimizar os seus discos depois de iniciar. Examine a chave:HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction. Procure a entrada Enablese existir e estiver definida para Y, a opção já está ligada. Se não, crie ou modifique a String.

87 - Personalize o Windows Media Player abrindo a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\ Policies\Microsoft e crie e a nova chave HKEY_CURRENT_USER\Software\ Policies\Microsoft\ WindowsMediaPlayer. Abra a chave e crie uma string denominada TitleBar. Escreva o texto que quer queapareça na barra da aplicação.

Reduza a fragmentação ao definir um tamanho mínimo de dados para gravar no disco

88 - Minimize o Outlook 2002 para a barra de sistema, alterando HKEY_CURRENT_USER\Software\ Microsoft\Office\10.0\Outlook\Preferences. Escreva MinToTray para ligar esta opção escreva 1. Para a desligarescreva 0.

89 - Impeça que o Messenger seja aberto com o Outlook Express. Procure a seguinte chave no RegeditHKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\ Microsoft\Outlook Express. Crie o HideMessenger e coloque ovalor 2.

90 - O wizard de limpeza do desktop do Windows XP corre de 60 em 60 dias. Quer aumentar a periodicidade?Vá até HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\ Windows\CurrentVersion\Explorer\Desktop\CleanupWiz e altere o valor para o que pretender. O númerodecimal representa o intervalo entre as tarefas de limpeza.

Editores de Registry

91 - EasyCleaner (www.toniarts.com/dwnloads.htm).

92 - Norton WinDoctor, parte do Norton Utilities e SystemWorks (www.symantec.com

 

).

93 - RegClean - apenas para Windows 95/8 (www.createwindow.com/wininfo/regclean.htm

 

).

94 - Ultra WinCleaner (www.wincleaner.com/ ).95 - Reg Vac (www.regvac.com/fregvac.htm

 

).

Ao seu serviço

Veja o nosso guia para a remoção dos serviços desnecessários do XP 

Edite os serviços do Windows XP indo até Start, Control Panel, Performance and Maintenance, AdministrativeTools, Services. Escolha um dos serviços que nós aqui mencionamos e leia o que ele faz. Se quiser removê-loclique com o botão direito em cima do mesmo e seleccione Properties. No separador General altere o statuspara Desabled. Se o leitor não tem a certeza se precisa ou não da opção, altere o status para manual. Destaforma, só será corrido quando necessário. Os serviços automáticos são iniciados com o Windows XP, quersejam ou não necessários. Os processos aqui descritos são geralmente utilizados por máquinas que fazem partede redes com dimensões consideráveis. De qualquer forma não desligue o DHCP se partilha a sua ligação deInternet. Experimente desligar outros serviços à vontade mas certifique-se de que tem um backup de segurança.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 13/27

 

Se encontrar problemas após ter desligado um serviço volte a restaurá-lo.

96 - Alerter

97 - Applications Layer Gateway

98 - Automatic Updates

99 - COM + EventSystem e COM + SystemApplication

100 - Computer Browser

101 - DCHP Client

102 - Distributed Link Tracking Client

103 - Distributed Transaction Co-Ordinator

104 - Error Reporting Service

105 - Help e Support

106 - Indexing Service

107 - Net Logon

108 - NetMetting Remote Desktop Sharing

109 - Secondary Logon

110 - SSDP Discovery Service

111 - Task Scheduler

112 - Web Client

113 - Wireless Zero Configuration

Optimize o Office

Faça a suite da Microsoft trabalhar mais depressa com as nossas dicas 

Estas dicas dizem respeito ao Office XP, mas vasta maioria funciona no Office 2000 e também no Office 97.

Word

Introduza símbolos de forma mais rápida ao atribuir teclas de atalho

114 - Faça Undo a qualquer correcção automática carregando no BackSpace.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 14/27

 

 115 - Se utiliza um símbolo regularmente, atribua-lhe uma tecla de atalho. Escolha Insert, Symbol e escolha osímbolo. Clique em Shortcut Key, prima a combinação de teclas desejada e clique em Assign.

116 - Adicione entradas à correcção automática. Escreva uma abreviatura simples para uma palavra complexa.Assinale-a e escolha Tools, AutoCorrect Options. Escreva a palavra completa na With Box e clique em OK.

117 - Pode utilizar a correcção automática da mesma forma para substituir frases completas. Esta opção é

particularmente útil para endereços postais e endereços electrónicos.

Excel

Adicione palavras complexas ao AutoCorrect para acelerar o acto de escrever

118 - Mova rapidamente qualquer cela premindo [F5] e escrevendo a referência da célula antes de clicar emOK.

119 - Copie uma folha de cálculo - carregue em [Ctrl] e arraste o separador para um lado.

120 - Escreva os mesmos dados em mais que uma folha simultaneamente escolhendo todas as folhas (mantenha[Shift] pressionado enquanto as selecciona) e escreva a informação desejada.

121 - Clique em File, Page Setup, no separador Sheet. Desactive a caixa Gridlines para remover as grelhas dassuas impressões.

122 - Seleccione uma série de células com dados e olhe para a parte de baixo da janela para ver a soma de todosos valores.

123 - Para criar um gráfico rápido, evidencie as células que quer utilizar e clique em [F11].

A área Sum= situada na parte inferior da janela do Excel soma todas as células seleccionadas

124 - Escreva uma série de dias de semana, introduzindo a primeira data numa célula e arrastando a maneta depreenchimento com o botão direito do rato através das células que quer utilizar. Largue o botão do rato e

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 15/27

 

escolha Fill Weekdays do menu de atalhos.

125 - Mantenha [Shift] pressionado antes de escolher o menu File. Seleccione Close All para fechar todas asfolhas de cálculo.

126 - Ordene os dados numa folha escolhendo a informação e seleccionando Data, Sort.

127 - Copie rapidamente uma fórmula clicando na sua célula enquanto mantém [Ctrl] pressionado. Arraste-a

para as células onde a quer usar.

128 - Atribua uma macro a uma tecla de atalho premindo [Alt] + [F8], seleccionado a macro e clicando emOptions.

Publisher 129 - Para copiar qualquer forma ou objecto prima [Ctrl] enquanto a arrasta para uma nova localização.

130 - Altere a forma como o texto envolve determinada imagem escolhendo esta última, seleccionado WrapText to Picture seguido do botão Edit Irregular Wrap.

131 - Para criar objectos mais rapidamente vá até Tools, Options, Edit e assinale a caixa Use Single-ClickObject Creation.

132 - Escolha o objecto que pretende e clique em cima dele para obter uma forma com as proporções indicadas.

PowerPoint 133 - Se cortou demasiado conteúdo a partir de uma imagem pode "ir buscar" as partes que deseja utilizando aferramenta Crop.

134 - Crie um template alterando o design do Master Slide da apresentação. Quando gravar no Save As, escolhaDesign Template e clique em Save.

135 - Para utilizar o template recém criado, escolha New a partir de Template, General Templates.

136 - Aplique o seu template a qualquer apresentação preexistente, escolhendo Apply Design da barra deferramentas Common Tasks e clicando posteriormente em Apply.

137 - Copie um slide de outra apresentação escolhendo Insert, Slide from Files, Find Presentation e abrindo aapresentação que serve de fonte. Escolha o slide a copiar e clique em Insert.

Access 

138 - Filtros dados sobre a forma de Table View clicando no campo a usar e na caixa de filtros, escrevendo umvalor para procurar ou uma expressão a utilizar.

139 - Aumente a rapidez da procura de dados em vários campos. No modo de Table Design escolha Indexes e,dê-lhe um nome e escolha as chaves primária e secundária.

140 - Os wizards do Access podem poupar-lhe tempo, por isso vale a pena instalá-lo. Insira o CD do Office nadrive e corra o Setup. Escolha Add/Remove, Microsoft Access, escolha tanto os wizards como os wizardsavançados. O Setup vai acrescentar estes componentes.

141 - Utilize os wizards para relatórios, para queries mas mantenha o Design View para elaborar tabelas ou

criar formulários baseados em templates.

Outlook 142 - Construa barras de ferramentas personalizadas escolhendo View, Toolbars, Customize e clicando noseparador Command. Escolha a categoria e arraste os comandos para a barra pretendida.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 16/27

 

 143 - Não consegue encontrar os detalhes de um colega seu? Escreva o nome dele na caixa Find e primaReturn. Os calendários podem ser úteis para organizar a sua vida. Crie uma pasta com um novo calendário edepois escolha File, Page Setup e seleccione o estilo de calendário que quer imprimir.

145 - Altere rapidamente o número de dias mostrado no calendário carregando em [Alt] e num número entre 1 e10. [Alt] + [6] mostra-lhe 6 dias a partir da data indicada.

146 - O Outlook 2002 tem suporte para marcações com códigos de cor. Clique com o botão direito do rato emcima de uma tarefa e escolha Label.

147 - Se as etiquetas predefinidas não satisfazem, pode atribuir as cores disponíveis a outras etiquetas. EscolhaLabel, Edit Labels do menu acessível a partir do botão direito.

148 - Escolha Tools, Find para procurar qualquer uma das suas pastas de Outlook. Esta opção é muito útil para,por exemplo, procurar e-mails de uma determinada pessoa. Escreva o seu nome na caixa Look for:, seleccioneInbox e clique em Find Now.

Atalhos do Office

50 atalhos para lhe pouparem tempo. Muitos deles funcionam em mais do que umaaplicação 

Atalhos para caracteres149. Copyright (c) [(] + [c] + [)]150. Registado (r) [(] + [r] + [)]151. Marca registada [(] + [t] + [m] + [)]152. Seta direita [-] + [-] + [>]153. Seta esquerda [<] + [-] + [-]

154. Sorriso :) [:] + [)]155. Cara triste :( [:] + [(]

Atalhos do Word156. Fazer hyperlink [Ctrl] + [K]157. Próxima palavra [Ctrl] + [seta direita]158. Palavra anterior [Ctrl] + [seta esquerda]159. Aumentar tamanho de letra [Ctrl] + []]160. Diminuir tamanho de letra [Ctrl] + [[]161. Alinhar à esquerda [Ctrl] + [L]162. Alinhar à direita [Ctrl] + [R]163. Alinhar ao centro [Ctrl] + [E]164. Alterações no texto [Ctrl] + [Shift] + [E]165. Procurar [Ctrl] + [F]166. Procurar e substituir [Ctrl] + [H] Excel167. Soma automática [Alt] + [=]168. Maximizar/recuperar janela actual [Ctrl] + [F10]169. Minimizar janela actual [Ctrl] + [F9]170. Editar célula actual [F2]171. Formato de moeda [Ctrl] + [Shift] + [€]172. Formato percentagem [Ctrl] + [Shift] + [%]

173. Arredondar para duas casas decimais [Ctrl] + [Shift] + [!]174. Introduzir hora actual [Ctrl] + [Shift] + [:]175. Introduzir data actual [Ctrl] + [;]176. Seleccionar linha actual [Shift] + [Barra de espaço]177. Seleccionar coluna actual [Ctrl] + [barra de espaço]178. Seleccionar folha de cálculo [Ctrl] + [A]

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 17/27

 

179. Voltar atrás [Ctrl] + [Z]

Publisher 180. Ir para o tamanho real [F9]181. Alternar entre transparência/opacidade [Ctrl] + [T]182. Copiar formato [Ctrl] + [Shift] + [C]183. Colar formato [Ctrl] + [Shift] + [V]184. Mover entre background e foreground [Ctrl] + [Shift] + [M]

185. Adicionar uma página [Ctrl] + [Shift] + [N]186. Agrupar/desagrupar objectos [Ctrl] + [Shift] + [G]

Outlook 187. Ir para o Inbox [Ctrl] + [Shift] + [I]188. Ir para o Outlook [Ctrl] + [Shift] + [O]189. Abrir o Address Book [Ctrl] + [Shift] + [B]190. Nova mensagem [Ctrl] + [Shift] + [M]191. Nova marcação [Ctrl] + [Shift] + [A]192. Novo contacto [Ctrl] + [Shift] + [C]193. Nova tarefa [Ctrl] + [Shift] + [K]

Access 194. Nova base de dados [Ctrl] + [N]195. Abrir base de dados existente [Ctrl] + [O]196. Ligar o Visual Basic Editor [Alt] + [F11]197. Mostrar janela da base de dados [F11]198. Inserir os mesmos dados na próxima gravação [Ctrl] + [']

Internet mais rápida

Seja qual for a sua forma de ligação à Internet, pode sempre acelerar as coisas

199 - Se está insatisfeito com a velocidade sua ligação, use um teste de ligação on-line para descobrir o quãorápida é.

O RDIS (ISDN) oferece velocidades superiores a um modem de 56k, mas isto tem um preço

200 - Se precisa de algo mais complexo, pode fazer correr um teste continuo da sua ligação ao instalar oNetmonitor.Faça download de uma cópia em www.modemwizard.com/netmonitor.

201 - Antes de se dirigir ao seu ISP para se queixar das velocidades de ligação, certifique-se que testou tudo.Repita os testes, usando um ISP diferente. Se os resultados forem os mesmos a culpa não é do seu ISP.

202 - Tente aceder à sua conta a partir de um PC diferente ou a partir de um número de telefone diferente, se oseu ISP o permitir. Se obtiver melhores resultados através de uma linha diferente, poderá ser culpa do seu ISP,

mas pode igualmente indicar um problema com a sua linha telefónica.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 18/27

 

 Use um teste de velocidade on-line para ver quão boa é a sua ligação à Internet

203 - Certifique-se que tem os protocolos de ligação correctos instalados. A única coisa que precisa é o Clientda Microsoft, o adaptador Dial-up e TCP/IP.

204 - Considere comprar o Internet Alert, uma engenhoca que impede que recebe chamadas indesejadasenquanto se encontrar on-line. Este programa está disponível em www.otherlandtoys.co.uk/alert510.htm.

205 - Se utilizar os canais duplos ISDN para obter um acesso mais rápido à Internet, dispositivos como oInternet Alert não irão funcionar. Se estiver à espera de uma chamada, baixe para um único canal ou instaleoutra linha telefónica.

Use os diagnósticos de modem do Windows para ver se o seu está a funcionar bem

206 - Quando estiver a verificar os seus cabos não se esqueça de ver os que se encontram fora da sua casa.Árvores ou objectos que estejam pendurados na sua linha poderão afectar a sua linha telefónica.

207 - Se tiver perdido uma ligação depois de uma trovoada, faça correr alguns diagnósticos de modem. Osmodems são facilmente danificados por cortes de corrente.

208 - Normalmente, os diagnósticos de modem indicam, erradamente, que um dispositivo danificado funciona.Nestes casos a substituição é a única maneira de se certificar.

209 - Evite os danos provocados por trovoadas. Compre um protector de corrente, que lhe assegura segurançacontra, por exemplo, picos de energia.

210 - Se nunca conseguiu mais do que 28.8kbps num modem de 56k, poderá ser um problema de linha. Fale

com a sua companhia telefónica e descubra se a linha é partilhada por várias casas ou apartamentos.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 19/27

 

 O utilizador precisa de Client para redes da Microsoft, TCP/IP e o adaptador Dial up para configurar uma

ligação em rede

211 - Ocasionalmente, as ligações lentas são causadas pelo baixo volume da sua linha telefónica. Tente ligarpara a sua companhia telefónica e perguntar se o ganho pode ser aumentado.

212 - Na verdade, não é comum um modem de 56kbps fornecer 56k. As limitações de um sistema telefónicofazem com que 49kbps seja o máximo que pode esperar, com velocidades máximas na ordem dos 44k e 48k.

213 - A maioria das ligações à Internet funciona com uma velocidade de upload mais baixa que a do download.Um modem de 56k só consegue fazer upload a 33k.

Teste de velocidade da Internet

Dicas 214-218 

Faz sentido correr vários testes de ligação para conferir uma velocidade média

http://test.besb.co.uk/cabletest.shtm  

www.adindex.co.uk/wwwtest 

www.cymax.co.uk/testpg5.htm 

http://homepage.ntlworld.com/dgilbert/testpage.htm  

www.pcpitstop.com/internet 

Acelere o Internet Explorer

Reduza o tempo que passa on-line optimizando o browser da Microsoft  

219 - Para alterar o tamanho da cache do seu browser, mude para o titulo General do Internet Options e cliqueno botão Settings. Mova o slider para aumentar ou diminuir o tamanho do ficheiro da cache.

220 - Como alternativa, clique em Move Folder para alterar a sua localização.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 20/27

 

 Desactive o script debugging, uma vez que este interfere com a pesquisa normal

221 - O tamanho da cache do seu browser afecta a sua velocidade de navegação. Se tiver uma ligação dial-up,obtém uma performance mais rápida se a maior parte das suas páginas for carregada a partir da cache.

222 - Se possuir uma ligação com largura de banda, uma enorme colecção de ficheiros offline pode diminuir avelocidade da sua navegação, uma vez que o Internet Explorer procura na cache uma versão offline do ficheiro.

Restrinja o tamanho da sua cache para cerca de 80Mb de forma a obter uma navegação mais rápida.

223 - Para apagar ficheiro offline individuais ou simplesmente para ver aquilo que está a armazenar offline,clique no botão Settings no separador General do Internet Options. Pressione o botão View Files e uma janelaExplorer irá aparecer, mostrando os conteúdos da cache. Pode ordenar, visualizar ou apagar qualquer um destesficheiros da forma habitual.

224 - Certifique-se que as suas páginas offline são mantidas actualizadas ao escolher Settings no separadorGeneral do Internet Options. Por baixo de Check for newer versions of stored pages, seleccione Every Visit tothe Page ou Automatically, para obter updates regulares. Ao escolher Every Time you Start Internet Explorer,irá "prender" a sua ligação desnecessariamente.

225 - Para uma navegação rápida, desligue todos os componentes multimedia. Irá ver links quebrados onde asimagens deveriam estar, mas obterá o texto muito depressa. Escolha o separador Advanced no Internet Optionse desça até Multimedia. Desactive a caixa Show pictures, Play Videos, Play Sounds e Play Animations.

Certifique-se que o IE se liga quando o lança ao seleccionar Always dial my default connection

226 - Para remover apenas um site do histórico, abra o painel do histórico ao clicar no botão History da barra deferramentas. Depois, clique com o botão direito do rato sobre o site em questão e escolha Delete.

227 - Por defeito, o IE não imprime backgrounds dos sites. Para activar esta opção, vá até ao separadorAdvanced do Internet Options, procure Printing e assinale Print Background Colours & Images.

228 - Defina uma home page simples como o Google no separador General do Internet Options ou clique em

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 21/27

 

Use Blank. A sua homepage irá aparecer muito mais rápido.

229 - Para se certificar que o Internet Explorer tenta fazer a ligação quando é corrido, vá até ao separadorConnections do Internet Options. Certifique-se que o seu ISP actual é a ligação por defeito e clique em DialWhenever a Network Connections is Not Present ou Always Dial My Default Connection. Clique em Apply.

230 - Á medida que instala novos programas, eles fazem associações de ficheiros e colocam-se como aaplicação por defeito. O separador Programs no Internet Options permite-lhe definir os programas por defeito

para cinco áreas chave da Internet. Escolha os programas que quer a partir das listas drop down e clique emOK.

Pressione Highlight na barra de ferramentas do Google para evidenciar palavras chave nos resultados dapesquisa

231 - O pack Web Accessories www.microsoft.com/windows/ie/previous/ Webaccess/ie5wa.asp, foi concebidopara ser usado com o Internet Explorer 5 mas funciona bem com o IE6. Depois de instalado, o utilizador temacesso a alguns utilitários extra. Seleccione uma parte de texto de uma página da Web, clique com o botãodireito do rato sobre a selecção e escolha Highlight. O texto permanece seleccionado como se estivesse a usarum marcador - óptimo para pesquisas na Web.

Superdicas

232. Adicionar uma página ao Favorites [Ctrl] + [D]233. Seleccionar texto na barra Address [Alt] + [D]234. Visualizar o histórico da barra Address [F4]235. Mover para a parte seguinte do endereço [Ctrl] + [seta direita]236. Andar para trás no endereço [Ctrl] + [seta esquerda]237. Adicionar www. e .com [Ctrl] + [Return]238. Mover-se para cima na lista AutoComplete (239. Mover-se para baixo na lista AutoComplete )240. Fazer aparecer Help [F1]241. Alternar entre écran normal/écran completo [F11]

242. Avançar para ao próximo item da página [Tab]243. Retroceder até ao último item da página [Shift] + [Tab]244. Ir até à HomePage [Alt] + [Home]245. Retroceder uma página [Backspace]246. Avançar para a próxima página [Alt] + )247. Avançar até à próxima frame [F6]248. Ir até à última frame [Shift] + [Ctrl] + [Tab]249. Scroll up um écran [Page up]250. Scroll down um écran [Page down]251. Ir até ao início da página [Home]252. Ir até ao fim da página [End]

253. Procurar (nesta página) [Ctrl] + [F]254. Actualizar localmente a página armazenada [F5]255. Fazer Refresh [Ctrl] + [F5]256. Parar um download [Esc]257. Abrir página ou ficheiro [Ctrl] + [O]

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 22/27

 

258. Abrir nova janela [Ctrl] + [N]259. Fechar janela [Ctrl] + [W]260. Gravar página [Ctrl] + [S]261. Activar link seleccionado [Return]262. Abrir painel Search [Ctrl] + [E]263. Abrir painel Favourites [Ctrl] + [I]264. Abrir painel History [Ctrl] + [H]

265 - O pacote de acessórios Web oferece-lhe algumas ferramentas para manipulação de imagens. Clique como botão direito do rato sobre uma imagem e escolha Zoom In ou Zoom Out. desta forma pode examinarimagens com detalhe ou obter imagens maiores para caberem na janela. Abra a barra de links e clique emToggle Images para activar ou desactivar imagens para uma navegação mais rápida.

266 - Pesquise directamente a partir da barra de endereços com o pacote de acessórios Web. Para fazer umapesquisa rápida, clique em Links, Quick Search, Save. De seguida, escreva Y vinho tinto na barra de endereçospara lançar uma pesquisa no Yahoo por vinho tinto. Use av + para uma pesquisa no Alta Vista ou Iy + para umapesquisa Lycos.

267 - Para adicionar todas as capacidades de pesquisa do Google ao Internet Explorer, faça download da barra

de ferramentas do Google a partir de http://toolbar.google.com/. Clique em Install with Advanced Features.Depois de instalada, deverá aparecer por baixo da barra de endereços. Para uma pesquisa simples, escreva assuas palavras chave no espaço respectivo na barra de ferramentas e clique em Search Web.

Repare o Internet Explorer no Windows 98/Me para resolver vários problemas irritantes

268 - A barra de ferramentas do Google permite-lhe evidenciar os termos da sua pesquisa nos resultadosapresentados e em qualquer página resultante dessa pesquisa. Depois, pode avançar para dados relevantes maisrapidamente. Clique simplesmente em Highlight depois de uma pesquisa. Pressione o botão Google para acedera links de sites do Google.

269 - Utilize o WebFerret (www.ferretsoft.com) para procurar os motores de busca mais importantes ao mesmotempo a partir de uma única janela. As suas pesquisas nunca foram tão poderosas.

Faça reset dos seus programas da Internet aqui

270 - Se estiver a obter mensagens de erro quando visita certas páginas da Web que lhe perguntam se quer fazero debug da página, irá precisar de desactivar script debugging. Só precisa disto se estiver a testar a sua própria

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 23/27

 

página da Web. Seleccione Tools, Internet Options, Advanced, Browsing. Assinale Disable Script Debugging.

271 - Para impedir que o IE reduza o tamanho das imagens, clique em Tools, Internet Options, Advanced,Multimedia. De seguida, limpe a caixa de Enable Automatic Image Resizing e clique em Apply.

272 - No Windows XP, o IE6 não oferece suporte Java. Quando fizer download e instalar o Microsoft VirtualMachine, clique em Cancel e vá a http://java.sun.com/getjava/manual.html para fazer download de Sun JavaVM.

273 - Se o Internet Explorer 6 estiver a funcionar com o Windows 98 ou Me, tente reparar a sua instalação.Seleccione Start, Settings, Control Panel, Add/Remove Programs. Faça duplo clique em cima da entrada para oMicrosoft Internet Explorer 6 e Internet Tools. Seleccione Repair Internet Explorer e clique em OK. Irá precisarde reiniciar o seu PC.

A barra de ferramentas do Google adiciona uma pesquisa melhorada ao Internet Explorer

274 - Ordene os seus favoritos por ordem alfabética de forma a obter um acesso mais rápido. Clique emFavourites Menu. Depois, clique com o botão direito do rato sobre qualquer registo do menu e escolha Sort byName. Os Favoritos do menu e do painel irão aparecer por ordem alfabética.

275 - Mantenha pressionado [Shift] enquanto clica sobre Organise no menu Favourites e terá acesso a uma janela standard do Explorer que lhe permite organizar os favoritos como quaisquer outros ficheiros e pastas do

Windows.

Optimize o seu hardware

Não precisa de investir num novo computador. Aprenda a tirar o melhor partido daquiloque tem 

276 - Muitos programas não libertam RAM depois de eliminados. Faça uma melhor utilização da sua memóriaao instalar o MaxMem da AnalogX (www.analogx.com).

277 - Aproveite melhor a RAM que tem ao fechar aplicações que não está a usar. Clique com o botão esquerdodo rato sobre o ícone do MaxMem na área de trabalho para ter acesso à RAM libertada.278 - Configure MaxMem para Agressive, de forma a obter um melhoramento de memória. Clique com o botãodireito do rato em cima do ícone na barra de sistema, escolha Config e altere a operação relativa ao botãoesquerdo do rato para fazer um cleanup agressivo.

O AnalogX MaxMem irá libertar o máximo possível de memória de forma a obter uma performance melhor

279 - Defina os níveis de memória na janela de configuração do MaxMem. Use os sliders para definir níveis deutilização de memória.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 24/27

 

 280 - Use os sensores de temperatura preexistentes na motherboard para monitorizar os efeitos de quaisquermudanças de overclocking na temperatura do seu sistema.

281 - Poupe tempo na digitalização de imagens para baixa resolução ao reduzir a resolução do scan. Muitosscanners fazem digitalizações mais rápidas no modo monocromático.

282 - Se possui uma placa gráfica relativamente recente, visite regularmente o site do fabricante para ter acesso

a updates do driver. Novos drivers surgem normalmente depois de uma placa ser lançada e podem aumentarsignificativamente a velocidade.

283 - Se utiliza uma placa gráfica com especificações mais baixas, pode obter melhores tempos de respostas aobaixar a resolução para 600 x 800 ou inferior e a profundidade da cor para 16bits ou 256 cores.

284 - O seu rato não está a comportar-se tão bem como antigamente? Desligue-o e limpe a sujidades existentesnos seus rollers. Deverá notar bastante diferença.

285 - Invista num rato óptico para acabar de uma vez por todas com a questão da sujidade.

286 - Utilize a DirectX Diagnostic Tool para ver se o seu hardware de som está configurado de formaadequada. Clique em Start, Run e escreva dxdiag na caixa Open antes de clicar em OK. Vá ao separador Sounde verifique o nível de aceleração do hardware de som. Depois, clique em Test Direct sound para testar umnúmero de diferentes formatos de som.

Use o DirectX Diagnostic Tool para optimizar as suas definições

287 - Mude para o separador Display para correr testes na sua placa gráfica: DirectDraw e Direct3D.

288 - Copie CDs para o seu disco rígido para aumentar a velocidade do sistema. Com o CD na sua drive e com janelas autorun fechadas, abra My Computer, clique com o botão direito do rato sobre CD drive e escolhaExplore. Seleccione Edit, Select All e arraste os ficheiros para uma pasta no seu disco rígido.

289 - Poderá achar que os ficheiros do CD correm mais depressa a partir desta nova localização, mas por vezes

eles precisam de um empurrão. Crie um atalho com c:\windows\command\subst g:c:\virtual. C:\virtual é a pastaque engloba o conteúdo do seu CD. Esta opção mapeia a letra da drive g: para a pasta do CD.

290 - Se usa o Windows XP, irá precisar de modificar o alvo do atalho em c:\windows\system32\subst g:c:\virtual.

291 - Arraste o recém criado atalho para a pasta startup para que a drive seja mapeada sempre que o seu PCiniciar.

292 - Muitos CDs contêm uma protecção contra cópias que os impedem de correr no disco rígido desta forma,mesmo com uma drive mapeada. Irá precisar de um programa como o Virtual CD, disponível emwww.virtualcd-online.com, para que possa funcionar.

Overclocking

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 25/27

 

 Será que ainda consegue espremer mais o seu processador São poucos os leitores da PCGuia que desconhecem o que é overclocking. Quer tenha tentado dar mais força àperformance dos seus componentes ou não, é difícil não admirar as pessoas que tentam tirar o máximo dos seussistemas. Se gosta deste tipo de coisas, a chave para o sucesso é fazer as coisas com calma e devagar ecertificar-se que tem todas as especificações da sua motherboard e processador à mão. Lembre-se queoverclocking aumenta a temperatura dos seus componentes, por isso invista num kit de refrigeração.Normalmente, o overclocking é feito na BIOS, apesar de no passado se mexer nas definições dos jumpers da

motherboard. Procure na secção chamada Frequency/Voltage Control ou qualquer coisa semelhante. Escolha adefinição clock CPU Host/PCI e ajuste-a para uma definição mais elevada - não ultrapasse mais que 5MHz emrelação ao valor por defeito. Grave as definições e saia da BIOS. Reinicie o seu PC e entre novamente na BIOS.Vá até às secções Health ou o que lhe apresentar a temperatura do CPU. Certifique-se que está abaixo dos 40ºC. saia e reinicie o seu PC, desta vez entrando no Windows. Se o sistema se mantiver estável por mais de meiahora, é provável que o overclocking tenha sido bem sucedido.

Gosta de overclocking? Visite a comunidade em www.sysopt.com 

Acelere o seu software

A PCGuia apresenta uma colecção de melhoramentos e atalhos para lhe poupar tempocom as suas aplicações favoritas 

Paint Shop Pro 

293 - Recorde o último formato de ficheiro usado por si ao seleccionar File, Preferences, General ProgramPreferences, e o separador Dialogs and Palletes. Assinale Remember Last File Type Used....

294 - Mantenha a forma de uma imagem quando estiver a redimensioná-la ao assinalar Maintain Aspect Ratio.Isto mantém automaticamente as suas proporções.

295 - Depois de usar pela primeira vez a função de pesquisa do PSP para ver as imagens de uma pasta, pode verthumbnails mais rapidamente ao lançar o ficheiro pspbrwse.jbf.

296 - Active Autosave para se assegurar que não perde trabalho. Escolha File, Preferences, Autosave settings,assinale Enable Autosave e defina o número de vezes que pretende que as imagens sejam gravadas.

297 - Acelere o processo de remoção manual de riscos de fotografias antigas ao seleccionar Effects, Noise,Despeckle.

Outlook Express 298 - Apague automaticamente mensagens enviadas de pessoas indesejadas ao seleccionar uma mensagem e aoescolher Message, Block Sender.

299 - Adicione endereços manualmente à lista de emissores indesejados ao seleccionar Tools, Message Rules,Blocked Senders List. Clique em Add e introduza o endereço.

300 - Envie uma mensagem sem lançar o seu programa de mail. Escolha Start, Run e introduza mailto: e aoendereço do receptor na barra Open antes de clicar em OK.

301 - Poupe espaço e tempo ao compactar as suas mensagens. Clique em File, Folder, Compact All Folders.Use isto para mail ou para pastas de newsgroup.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 26/27

 

 302 - Anexe uma assinatura a todas as suas mensagens usando Tools, Options e Signatures. Clique em New,introduza o seu texto e clique em Apply.Norton Utilities 303 - Desactive écrans splash ao abrir o Norton Utilities Integrator, Options, General Settings. Limpe a caixaDisplay Splash Screens e Display Program Introductions. Clique em OK.

Remova écrans splash e os atrasos que daí advêm a partir do Norton Utilities

304 - Acelere o arranque do Windows ao remover o Disk Doctor e o System Doctor do grupo startup a favordos scans manuais. Pode fazer isto no separador Startup Programs de Norton Utilities Options.

Acrobat Reader 305 - Remova o écran splash ao escolher Edit, Preferences, Options e ao desactivar Display Splash Screen.

306 - Assinale Display PDF in Browser e Allow Background Downloading para ver a primeira parte de umdocumento enquanto o resto é transferido.

307 - Para aumentar a velocidade, assinale Allow Fast Web View.

Media Player 

308 - Impeça que o Media Player se ligue quando inicia. Clique em Tools, Options, Player e limpe Start Playerin Media Guide.

309 - No separador Performance, assinale Detect Connection Speed para obter o melhor playback.

Atalhos

310. Responder (reply) [Ctrl] + [R]311. Responder a todos (reply to all) [Ctrl] + [Shift] + [R]312. Verificar ortografia [F7]

313. Imprimir [Ctrl] + [P]314. Enviar/Receber [Ctrl] + [M]315. Próxima mensagem [Ctrl] + [>]316. Mensagem anterior [Ctrl] + [<] .

Calendarização

Calendarize updates da biblioteca de vírus para poupar tempo

1 - No McAfee VirusScan, escolha Configure instant updater por baixo de Advanced Tasks na janela Home.Escolha Configure Automatic Updates e depois opte por Auto Update antes de clicar em Apply.

5/9/2018 2920 Hardware 300 Dicas Acelerar Pc - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/2920-hardware-300-dicas-acelerar-pc 27/27

 

 

2 -No Norton antivírus 2003, escolha Live Update a partir do painel Internet. Assinale Enable Automatic LiveUpdate e Apply Virus Protection Updates, incluindo Apply Updates Without Interrupting Me. Clique em OK.

3 - No AVG, lance o AVG Control Centre e abra o separador Update Manager. Assinale Allow ScheduledUpdate e defina uma hora. Introduza a frequência em dias, baseado na idade da base de dados. Clique em

Apply.