29/08/2015 - especial pets - edição 3.160

4
REPRODUÇÃO Eles entram nas nossas vi- das, invadem nossos lares, e conquistam nossos corações. Quando notamos já estão em cima das nossas camas, ba- gunçando nossos sofás, roendo nossos sapatos, destruindo o que encontrarem pela frente. Na maioria dos casos é isso que acontece com qualquer pessoa que leva para casa um animal de estimação. Esses bichinhos encantadores, carinhosos, tra- vessos, às vezes maus humo- rados, nos enfeitiçam, enchem nossas vidas de alegria e amor. Porém, uma coisa é certa, você ganha um amigo, alguém que vai se apaixonar por você, te seguir aonde você for e te de- fender, caso seja necessário. Eles têm sentimentos, merecem respeito, dedicação e cuidados. Não esqueça que eles preci- ro ou até mesmo um animalzi- nho mais tímido, como as tar- tarugas. Para avaliar todos os prós e contras de se criar um bichinho. Não esqueça que um animal não é uma mercadoria, é uma vida, que deve ser respei- tada e preservada. sarão de cuidados com veteri- nários, alimentação, um lugar quentinho para dormir e alguém para brincar e entreter. Nesse Especial, separamos dicas para você cuidar da melhor maneira possível seu fiel companheiro, seja ele um gatinho, um cachor- Mais amor e carinho para o seu Especial Pets melhor amigo

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 23-Jul-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

29/08/2015 - Especial Pets - Edição 3.160 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

REPR

OD

UÇÃ

O

Eles entram nas nossas vi-das, invadem nossos lares, e conquistam nossos corações. Quando notamos já estão em cima das nossas camas, ba-gunçando nossos sofás, roendo nossos sapatos, destruindo o que encontrarem pela frente.

Na maioria dos casos é isso que acontece com qualquer pessoa que leva para casa um animal de estimação. Esses bichinhos encantadores, carinhosos, tra-vessos, às vezes maus humo-rados, nos enfeitiçam, enchem nossas vidas de alegria e amor.

Porém, uma coisa é certa, você ganha um amigo, alguém que vai se apaixonar por você, te seguir aonde você for e te de-fender, caso seja necessário. Eles têm sentimentos, merecem respeito, dedicação e cuidados. Não esqueça que eles preci-

ro ou até mesmo um animalzi-nho mais tímido, como as tar-tarugas. Para avaliar todos os prós e contras de se criar um bichinho. Não esqueça que um animal não é uma mercadoria, é uma vida, que deve ser respei-tada e preservada.

sarão de cuidados com veteri-nários, alimentação, um lugar quentinho para dormir e alguém para brincar e entreter. Nesse Especial, separamos dicas para você cuidar da melhor maneira possível seu fiel companheiro, seja ele um gatinho, um cachor-

Mais amor e carinho para o seu

Especial Pets

melhor amigo

Sábado, 29 de agosto de 2015 Especial Pets2

Como qualquer outro ser vivo, o seu amigo canino e também seu amigo felino, adoram se sentir amados e protegidos. Quase todas as medidas que, nós humanos, adotamos para viver bem podem e devem ser adotadas para nossos queridos amigos, claro que, com altera-ções sutis.

Tosa: Evite tosar seu animal nos períodos mais frios do ano, crie um calendário anual de to-sas que acompanhe as estações, deixando as tosas mais frequen-tes para o verão. Neste período de preferência para a limpeza a seco do seu pet através de esco-vações e talcos específicos para estes fins. Lembre-se de que se até nós que não possuímos tantos pelos odiamos aquele frio pós ba-nho, imagine seu cãozinho que tem muito mais pelos e demora muito

Cuidados com os

mais para ficar 100% seco. Hora de dormir: Verifique se

o local onde seu pet dorme está isento de correntes de ar frio e principalmente se está livre de chuva ou orvalho. Fique atento também ao número e tipos de mantas (mais felpudas ou menos de acordo com o tipo de pelos que seu pet apresenta) disponi-bilizadas para que ele consiga se aquecer de forma adequada. Pense que seu bichinho já pode estar congelando quando você começar a pensar em se cobrir com mais um cobertor.

Vestimentas: Esse é um requi-sito delicado de se tratar, afinal todos os pets sentem frio, mas nem todos se acostumam com

a roupa, principalmente os que possuem muito pelos. Analise a situação atentando para o fato de que os cães com porte menor e consequentemente pelos finos são muito mais sensíveis ao frio e em via de regra quase não se incomodam com roupas. Procure sempre roupas especiais para cães e gatos.

Passeios: Quem não gosta de passear no parque? Pois bem, se o seu fiel amigo e escudeiro for lhe acompanhar neste pas-seio não se esqueça de prote-gê-lo, se estiver frio procure realizar os passeios nas horas mais quentes do dia, nada de passear com ele se estiver chu-viscando. não esqueça que ele

é de carne e osso como você e, portanto pode contrair

um resfriado e ou dores ósseas. Se estiver ca-lor passeie de manhã

cedo ou à tardinha para não queimar

as patinhas.

cães e gatos

Sábado, 29 de agosto de 2015 3

Animais podem ser terapeutas

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. O juramen-to dos matrimônios se encaixa muito bem na fidelidade dos animais de estimação. Inclusi-ve, hoje a última parte pode ser levada ao pé da letra: está se tornando cada vez mais comum que os pets colaborem para a recuperação de pacientes dos mais variados casos clínicos, as-sim como, ajudam no bem estar das pessoas e seus problemas psicológicos.

Melhora o quadro de depres-são: É um consenso entre os especialistas que estar com um animal de estimação aumenta a autoestima, senso de valor próprio, o estabelecimento de hábitos positivos e o interesse pelo outro. Tudo isso pode be-neficiar pacientes depressivos, que apresentam problemas nessas áreas.

Estimula crianças: Diversos problemas infantis podem ser melhorados com o convívio com animais. Um exemplo é a melho-ra do quadro de portadores de autismo. Estudos mostram que

as crianças autistas apresen-tam diminuição nos comporta-mentos negativos, como agres-sividade, alienação, isolamento, entre outros com a presença de cães nas seções, por exemplo.

Benefícios para os idosos: Os animais são usados principal-mente em idosos que apresen-tam o mal de Alzheimer, mas não existem ainda muitas pesquisas corroborando essa relação. Entre os benefícios estão a melhora do humor, relaxamento e diminuição da agressividade e do estresse, proporcionados pela doença. O contato é muito benéfico para pessoas mais velhas em geral. Em longo prazo, atividades e te-rapias com animais podem ajudar em sintomas depressivos, au-mentar a socialização de alguns idosos e até incentivar a adesão a outras terapias.

Reduz o estresse: É compro-vado que o contato com os ani-mais ajuda a liberar diversos hormônios do bem: endorfinas beta, prolactina e oxitocina. Eles todos atuam regulando as taxas de cortisol, hormônio re-lacionado ao estado de alerta, o que reduz o estresse. Estudos indicam que a interação ho-

mem-animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, resul-tando na diminuição dos níveis de adrenalina, relacionado ao aumento da pressão arterial. Além disso, essa convivência libera outro hormônio, a aceti-lcolina, que está relacionada ao estado de tranquilidade, dimi-nuição da pressão arterial, fre-quência cardíaca e respiratória, todos sintomas do estresse.

Vacinas: Quem tem um bicho em casa sabe o quão impor-tante é manter as vacinas em dia. Afinal, além de preservar a saúde do animal, também evita problemas com a própria saúde, pois muitas doenças são trans-mitidas às pessoas. Fique de olho, pois cães e gatos devem ser vacinados ainda filhotes e, depois de adultos, é necessário repetir as doses pelo menos uma vez por ano. As vacinas devem ser ministradas logo nos primeiros meses de vida.

Vacinas

Para cães, se recomenda a polivalente aos 45 dias de vida. Aos 66 dias aplica-se uma se-gunda vacina e aos 87 dias a

terceira dose de polivalente. A antirrábica a partir dos quatro meses do cão. Para os felinos, a etapa de imuniza-ção começa aos 60 dias com a dose múltipla, aos 90 dias repete-se a dose. Aos cinco meses se aplica a antirrábica. O contágio e a disseminação da doença podem ocorrer em qual-quer época do ano, mas as cam-panhas para vacinação ocorrem em agosto, pois neste mês exis-te uma tendência de aumento na quantidade de cadelas no cio por várias razões fisiológi-cas e climáticas, havendo com isso uma maior aproximação

e conta-to entre os

cães, acarretando con-sequentemente, numa maior possibilidade de propagação da raiva. Portanto, não deixe de imunizar anualmente seus cães e gatos contra a raiva. O ideal, entretanto, seria que as vacinações sempre fossem acompanhadas de uma orien-tação profissional de um ve-terinário, para que todas as dúvidas com relação à raiva, outras doenças e aos cuidados básicos fossem esclarecidas.

Fonte: www.revistameupet.com.br/higiene-e-cuidados

cães e gatos Especial Pets

FOTOS REPRODUÇÃO

Atenção com os pequenos

Sábado, 29 de agosto de 20154

Pássaros: Para a criação de pássaros de qualquer espécie, certos cuidados básicos devem ser adota-dos para a manutenção da higiene na gaiola e prevenção de doenças. Muitas delas são causadas pela falta de limpeza nos comedouros e bebedouros, por exemplo.

Alimentação: Existem sementes e rações especiais para pássaros. Procure os específicos para a sua espécie. Além dessas comidas você sempre pode servi-lo com frutas e verduras. Retire os restos de comida da gaiola para não apodrecerem.

Troque a água todos os dias, pois a água parada pode gerar fungos e germes nocivos para a saúde do pássaro. A limpeza do bebedouro também deve ser diária. Limpe com uma escovinha todos os cantos e enxague bem para não restar nenhum resíduo.

Banho: Você pode colocar a banheira para o banho dos pássaros de 2 a 3 vezes por semana.

Peixes: Para aqueles que moram em lugares pe-quenos e não gostam de tanta bagunça, os peixes são muito adequados para ter como animal de estimação, pois não ocupam muito espaço e são limpos. Uma das espécies mais comum são os goldfish, os típicos pei-xes de cor laranja e branco. Mas seja qual for o tipo de peixe que escolha, deverá ter sempre presente os cuidados que eles necessitam, especialmente no que diz respeito à alimentação, água e luz.

Na maioria dos casos, recomenda-se complementar a alimentação com outras fontes de alimento, por exemplo, em momentos particulares como na fase de reprodução. A água limpa é muito importante quando se trata de cuidar dos nossos peixes. Não é recomendável utilizar água da torneira, uma vez que contém cloro, muito prejudicial para eles. Existem produtos que eliminam o cloro da água.

O mais adequado para aquários é utilizar uma iluminação elétrica para que os peixes disponham da luz que necessitam.

Roedores: Se você caiu de amores por esse pet e está pensando em criar um, é bom saber logo que ele odeia ficar parado. Mexer o cor-

po, aliás, é uma questão de saúde para o hamster. Por isso, além de contar com recipientes para água e comida, o lar do dentuço deve

ser espaçoso, ventilado e ter vários estímulos, como barris para o pequeno se esconder e tubos por onde ele possa circular.

Alimentação: Vegetais para eles, a ração peletizada é o principal alimento deste roedor, mas é sempre bom enriquecer a dieta dele com frutas e legumes. Os dentes do hamster não param de crescer. Para gastá-los, ele precisa roer pedras de cálcio ou pedaços de madeira.

Répteis: Donos de iguanas, tartarugas, jabutis, cágados precisam ter atenção, porque os cuidados com esses pets são muitos, como por exemplo, placas de aque-cimento para colocar nos aquários e terrários, usar lâmpadas de cor vermelha, pois são mais confortá-veis, além de ser uma frequência que eles não enxer-gam e ainda aquece. Para tartarugas de água, uma dica é estimular o banho de sol e manter a água do aquário sempre limpa. A alimentação é variada, para as tartarugas, cágados e jabutis vegetais e verduras em geral são bem vindos. Também é necessário um aquário ou terrário amplo, pois eles podem crescer muito e ficar sem espaço.

Especial Pets