27/02/2012 dogma central da biologia molecular · dogma central da biologia molecular •o dogma...

3
27/02/2012 1 Síntese de Proteínas Uma visão geral do processo de síntese de proteínas Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Dogma central da Biologia Molecular O Dogma central da biologia molecular diz que a partir de uma molécula de DNA, que possuí capacidade replicativa, pode ser sintetizada uma molécula de RNA, através do processo de transcrição. Esse por sua vez pode ser traduzido em uma molécula de proteína. Código Genético SISTEMA DE CODIFICAÇÃO GENÉTICA O que é um código ? CONJUNTO DE REGRAS A unidade do Código Genético. 1 base = 4 aminoácidos. 2 bases = 16 combinações. 3 bases = 64 combinações. 4 bases = 256 combinações. Código Genético SISTEMA DE CODIFICAÇÃO GENÉTICA O que é um código ? CONJUNTO DE REGRAS A unidade do Código Genético. 1 base = 4 aminoácidos. 2 bases = 16 combinações. 3 bases = 64 combinações. 4 bases = 256 combinações. A NATUREZA TRÍPLICE DO CÓDIGO 20 aminoácidos x 64 combinações O código genético é DEGENERADO Código Genético A NATUREZA TRÍPLICE DO CÓDIGO Como são lidas estas trincas ? Uma após a outra ou a mesma base pode fazer parte de três trincas adjacentes ? Código Genético

Upload: dotuong

Post on 22-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 27/02/2012 Dogma central da Biologia Molecular · Dogma central da Biologia Molecular •O Dogma central da biologia molecular diz que a partir de uma molécula de DNA, que possuí

27/02/2012

1

Síntese de Proteínas

Uma visão geral do processo de síntese de proteínas

Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima

Dogma central da Biologia Molecular

• O Dogma central da biologia molecular diz que a partir de uma molécula de DNA, que possuí capacidade replicativa, pode ser sintetizada uma molécula de RNA, através do processo de transcrição. Esse por sua vez pode ser traduzido em uma molécula de proteína.

Código Genético

SISTEMA DE CODIFICAÇÃO GENÉTICA O que é um código ? CONJUNTO DE REGRAS A unidade do Código Genético. 1 base = 4 aminoácidos. 2 bases = 16 combinações. 3 bases = 64 combinações. 4 bases = 256 combinações.

Código Genético

SISTEMA DE CODIFICAÇÃO GENÉTICA O que é um código ? CONJUNTO DE REGRAS A unidade do Código Genético. 1 base = 4 aminoácidos. 2 bases = 16 combinações. 3 bases = 64 combinações. 4 bases = 256 combinações.

A NATUREZA TRÍPLICE DO CÓDIGO

20 aminoácidos x 64 combinações O código genético é DEGENERADO

Código Genético

A NATUREZA TRÍPLICE DO CÓDIGO Como são lidas estas trincas ? Uma após a outra ou a mesma base pode fazer parte de três trincas adjacentes ?

Código Genético

Page 2: 27/02/2012 Dogma central da Biologia Molecular · Dogma central da Biologia Molecular •O Dogma central da biologia molecular diz que a partir de uma molécula de DNA, que possuí

27/02/2012

2

A DECIFRAÇÃO DOS CÓDONS O códon é uma trinca de bases no RNA mensageiro que especifica um aminoácido. O anti-códon é uma trinca de bases no RNA transportador que é complementar ao códon.

Código Genético

A DECIFRAÇÃO DOS CÓDONS

Código Genético

A DECIFRAÇÃO DOS CÓDONS 1.O código é inequívoco; 2.O código é degenerado; 3.O código contém 3 códons para os quais não foram encontrados aminoácidos: UAA, UAG e UGA (códons de parada); 4.O código contém 1 códon de início: AUG (metionina). 5.Códons alternativos para um aminoácido particular, normalmente, têm bases idênticas nas duas primeiras posições. 6.Códons semelhantes costumam especificar aminoácidos semelhantes.

Código Genético Transcrição do DNA

• Processo no qual uma molécula de RNA é sintetizada, tendo como molde uma fita de DNA.

• Processo extremamente complexo.

• DNA – Polinucleotídeo composto por duas fitas complementares.

– Fita código.

– Fita molde.

• RNA – Polinucleotídeo composto por apenas uma fita.

DNA x RNA Transcrição do DNA

Fita MOLDE

Fita CÓDIGO

Page 3: 27/02/2012 Dogma central da Biologia Molecular · Dogma central da Biologia Molecular •O Dogma central da biologia molecular diz que a partir de uma molécula de DNA, que possuí

27/02/2012

3

Tradução do RNA

• Processo no qual a molécula de RNA é “lida”, resultando na síntese de uma proteína.

• No processo de tradução estão presentes:

– Ribossomos.

– mRNA.

– tRNA.

– Aminoácidos.

• O processo requer gasto energético.

Tradução do RNA

Tradução do RNA Tradução do RNA

• Em procariontes, o processo de tradução é simultâneo ao processo de transcrição.

• Em eucariontes, o processo de tradução ocorre no citoplasma celular, sendo muito mais complexo.

– SPLICING.

Exercício

• Utilizando os termos, DNA, RNA, transcrição e tradução, discorra a respeito da correlação da sequência de nucleotídeos de um gene e a estrutura TERCIÁRIA de sua respectiva proteína.