26661-aula02 -produção de hidrogênio

2

Click here to load reader

Upload: laissa-cristhyen

Post on 09-Nov-2015

4 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

aula sobre produção de hidrogenio

TRANSCRIPT

  • IFGOIANO-RIO VERDE DISCIPLINA: QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL - Profa Eloiza Nunes

    1

    =================================================================================

    AULA 02 Produo e caracterizao do Hidrognio =================================================================================

    ANTES DA AULA: Os roteiros das aulas sero disponibilizados no Q-acadmico. O aluno dever trazer o roteiro impresso para a aula. O grupo que estiver sem roteiro ser impedido de fazer a aula. CADERNO DE LABORATRIO: O aluno deve trazer registrado no caderno de laboratrio:

    -materiais e equipamentos utilizados -todo o procedimento que foi realizado -todas as observaes do experimento (mudanas de cor, se h ou no dissoluo, se h resfriamento ou aquecimento da soluo, se h formao de slidos, se h liberao de gases etc) - todo o clculo realizado nas preparaes

    ROTEIRO DA AULA A preparao de hidrognio pela reao de metais com solues diludas de acido clordrico um dos mtodos mais fceis para a preparao desse gs em laboratrio, e efetuada desde os primeiros trabalhos de Henry Cavendish (por quem o gs foi descoberto em 1766). Do ponto de vista das aplicaes prticas, o hidrognio muito consumido para a produo de amnia (que por sua vez empregada na produo de explosivos e fertilizantes), como combustveis para foguetes e na hidrogenao de leos e gorduras. Procedimento experimental:

    1. Prepare 20 ml de uma soluo aquosa de HCl 2,0 mol/l e 20 ml de uma soluo aquosa de NaOH 2,0 m0l/l.

    2. Acrescente em dois tubos de ensaio, 1g de zinco metlico; e em outros dois, 0,5 g de alumnio metlico.

    3. Em um dos tubos contendo zinco acrescente 5 ml de HCl. No outro acrescente 5 ml da soluo de NaOH. Faa o mesmo nos tubos contendo alumnio.

    4. Observe atentamente cada tubo. Se necessrio acrescente um volume maior do cido ou da base, at que todo o metal tenha sido consumido.

    5. Aproxime um fsforo aceso da boca de um dos tubos de ensaio e observe o que ocorre.

    Questes: 1. Equacione as reaes ocorridas em cada caso. 2. Qualquer metal poderia ser utilizado para se preparar hidrognio, utilizando-se as rotas de

    sntese propostas? Explique.

    Relatrio Faa um relato sobre a qumica do hidrognio indicando seus vrios mtodos de obteno e aplicaes. Relate o que fez no laboratrio e discuta os resultados obtidos. Observao: ser cobrado um nico relatrio compreendendo as trs prticas: produo de hidrognio, produo de oxignio e produo do cloro.

    Bibliografia D.F. Shriver et. al. Qumica inorgnica. 4ed, Bookam; J.D. Lee. Qumica Inorgnica. LTC.

  • IFGOIANO-RIO VERDE DISCIPLINA: QUMICA INORGNICA EXPERIMENTAL - Profa Eloiza Nunes

    2