2606 c s13 folder hortas urbanasweb · produza você mesmo o adubo para sua horta. aproveite o lixo...

6
Descubra o prazer de cultivar seus próprios temperos, ervas terapêuticas ou aromáticas, verduras e legumes. Uma atitude moderna de valorização da natureza e resgate da relação com a terra. HORTAS URBANAS No quintal, no jardim, em vasos ou em floreiras, todos podem ter uma hortinha em casa.

Upload: others

Post on 20-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

Descubra o prazer de cultivar seus próprios temperos, ervas terapêuticas ou aromáticas,

verduras e legumes.Uma atitude moderna de valorização da

natureza e resgate da relação com a terra.

HORTASURBANAS

No quintal, no jardim, em vasos ou em floreiras, todos podem ter

uma hortinha em casa.

Page 2: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

Abelha, vespa, joaninha e minhoca sãonossos auxiliares no cultivo de plantas.Por isso, são bem-vindos à horta.

Lagarta, vaquinha, pulgão, caracol e cochonilha prejudicam as plantas e podem se tornar pragas.Para o controle desses animais, dê preferência aos inseticidas caseiros.

JOANINHA

PULGÕESOVOS DE LAGARTA

LAGARTA COCHONILHA

VAQUINHA CARACOL

MINHOCA

ABELHA VESPA

ANIMAIS NA HORTA

Page 3: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

Qualquer cantinho do quintal que receba pelo menos5 horas de sol por dia pode abrigar verduras e ervas.Tempero e ervas se desenvolvem muito bem empequenos vasos.

O transplante para o localdefinitivo deve ocorrerquando as plantas atingiremaproximadamente 10 centímetros,de preferência nos horários maisfrescos do dia. Retire as mudascuidando que as raízes estejamprotegidas por terra.O solo deve ser mantido úmido.Use água limpa para as regas.

SEMENTEIRASAlgumas hortaliças germinam melhor emsementeiras. Sementeiras podem ser preparadasem pequenos recipientes, utilizando-se uma misturade areia e terra. Mantenha úmida e, se possível,coberta com um plástico para formar uma estufa.

Até seu muro pode abrigar uma horta. Vasos efloreiras podem ser fixados nele.

Page 4: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

CANTEIROS, VASOS, FLOREIRAS

BROTOS COMESTIVEIS

Uma camada de folhassecas (cobertura morta) sobre o solo ajuda a evitar aerosão pela água, mantêm aumidade e a temperatura.

Misture esterco curtido ou composto orgânico aosolo e retire pedras, torrões e entulho.

Latas, vasos e floreiras precisam ter o fundo perfurado para permitir o escoamento de água. Éimportante também colocar no fundo uma pequenacamada de pedras e outra de areia, e só depois aterra para o plantio.

São muitos os brotoscomestíveis.A produção de brotos exigeapenas sementes livresde agrotóxicos e bastanteágua. Brotos de alfafa,gergelim, brócolis,rabanete e feijão moyashisão os mais consumidos.

Onde quer que você resolva plantar, o solodeve ser rico em nutrientes para garantir o desenvolvimento das plantas.

Page 5: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

COMPOSTAGEMProduza você mesmo o adubo para sua horta.Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produzaadubo da melhor qualidade.

Enterre os restos de frutas e verduras, grama efolhas de seu jardim, intercalando com camadas deterra. Mantenha umedecido e em aproximadamente2 meses você terá o adubo pronto.A compostagem também pode ser feita em vasosou caixas de plástico tampadas e mantidas em umcantinho da casa.

Como cultivar brotos• Deixe as sementes de molho em água limpa por4 horas.

• Escorra e acomode-as num recipiente (peneira ouescorredor).

Como este processo consome somente água, nãose esqueça de molhar de 4 a 5 vezes por dia.Mantenha coberto por duas noitese depois, em local iluminado, por mais 5 dias. Estápronto.O moyashi é o único broto que deve ser mantido noescuro até o final.

Page 6: 2606 C S13 Folder Hortas UrbanasWEB · Produza você mesmo o adubo para sua horta. Aproveite o lixo orgânico de sua casa e produza adubo da melhor qualidade. Enterre os restos de

Faça o inseticida caseiro, que acabacom as pragas, mas não contaminao alimento.

Calda de fumo com sabãoMisture 20 gramas de fumo de rolo picado em um litrode água e ferva por meia hora. Coe e dilua em 4 litrosd’água. Dissolva nesta calda meia barra de sabão decoco.Pulverize sobre as folhas.

Antes do consumo, lave bem os alimentos e bomapetite!

INSETICIDA CASEIRO

Informações:Av. Olivo Gomes, 100,

Parque da Cidade Roberto Burle MarxTel.: 3909-4500