26 de abril de 2013

28
DE VOLTA AO PRESÍDIO Padre reclama do número reduzido de inscritos Página 8 Em menos de uma semana, polícia recaptura Carlos André Fleck, 33 anos. Ele havia fugido do Presídio Estadual de Encantado e é suspeito de estar envolvido na morte de Agenor Miguel Fleck, em 2012. Página 19 Página 25 ENCANTADO ESPORTE MUNICIPAL DE FUTEBOL Navegantes e Juventude mantêm 100% Páginas 24 e 25 TIRO AO PRATO 142 competem em Encantado Página 22 MÁSTER Leão começa com goleada Página 21 ROCA SALES Municipal define os semifinalistas Página 23 MOBILIZAÇÃO Encantado quer propor debate por nova universidade Página 9 ESPECIAL E MAIS POLÊMICA NA CÂMARA Projetos criam novos cargos na Prefeitura Página 7 ESPECIAL Políticos adotam as redes sociais para interagir com eleitores Página 13 Horta nas alturas Página 11 Diogo Daroit Fedrizzi Henrique Pedersini

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 16-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 26 de abril de 2013

de voltaao presídio

Padre reclama do número

reduzido deinscritosPágina 8

Em menos de uma semana, polícia recaptura Carlos André Fleck, 33 anos. Ele havia fugido do Presídio Estadual de

Encantado e é suspeito de estar envolvido na morte de Agenor Miguel Fleck, em 2012. Página 19

Página 25

ENCANTADO ESPORTE

MUNICIPAL DE FUTEBOLNavegantes e

Juventude mantêm 100%Páginas 24 e 25

TIRO AO PRATO142 competem em Encantado

Página 22

MÁSTERLeão começa com goleada

Página 21

ROCA SALESMunicipal define os semifinalistas

Página 23

MOBILIZAÇÃOEncantado quer propor

debate por nova universidade

Página 9

ESPECIAL

E MAIS

POLÊMICA NA CÂMARAProjetos criam novos

cargos na Prefeitura Página 7

ESPECIALPolíticos adotam as redes sociais para interagir com eleitores

Página 13

Horta nas alturas

Página 11

Diogo Daroit Fedrizzi

Henrique Pedersini

Page 2: 26 de abril de 2013
Page 3: 26 de abril de 2013
Page 4: 26 de abril de 2013
Page 5: 26 de abril de 2013

[email protected]

COLUNA 5JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Contam que um mari-do da Capital do Estado, de profissão CAPITÃO, viu a esposa, atrás da ARVOREZINHA, que fica-va perto do COQUEIRO BAIXO, essas duas árvo-res plantadas perto do ARROIO DO MEIO de sua propriedade, com outro homem, o MARQUES DE SOUZA, fazendo coisas....

O homem, por sua vez, declarou na hora que a mulher era uma PUTIN-GA. Saiu de carro a vagar pelo mundo pra espan-tar o chifre. Na primeira noite, aportou em ROCA SALES, foi pescar no rio TAQUARI, a lua era cheia e a estrela que mais bri-lhava era a do CRUZEIRO DO SUL, porém acabou esquecendo o TRAVES-SEIRO e dormiu no carro, o que deu a ele, um cidadão obeso, o título de ANTA GORDA.

No dia seguinte antes de consul-tar o psiquiatra DOUTOR RICARDO, andou mais pelo Vale do Taquari, parou o carro num RELVADO para contemplar a beleza da região. pas-sou no MUÇUM, viu ESTRELA, ficou ENCANTADO, ele que era IMIGRAN-TE polonês, viu o PROGRESSO que havia feito, definiu que aqui era um BOM RETIRO para se morar.

Rezou para SANTA CLARA perdo-ar os seus pecados. Gosta de tomar

Fruki com CANUDOS do Vale, acha a arquitetura alemã de FORQUETI-NHA um espetáculo, jura que seu caso não estará no festival da men-tira de NOVA BRÉSCIA, pois é ver-dade. Sonha em conhecer o Museu do Pão de ILÓPOLIS, achou inesque-cível a imagem de um BOQUEIRÃO que pode ter leão, vista do Morro da Harmonia, em TEUTÔNIA, sem esquecer a beleza de WESTFÁLIA, vista do mesmo local.

Na vinda para o vale, quase foi multado na Polícia Rodoviária de TABAÍ, e teve um pequeno aci-dente em PAVERAMA. Procurava

o caminho de FONTOURA XAVIER... lá queria jogar na Mega Sena, pois o maior prêmio já pago até hoje foi de uma aposta realizada naquela cidade, mal sabe ele que o ganhador era de SÃO JOSÉ DO HERVAL. Como todos que visitam o vale, ficou intrigado com o custo do pedágio rumo a POUSO NOVO, já que é o dobro de FAZENDA VILANOVA,

Como todo mundo que olha o mapa do vale, o nosso galã escorneado não en-tendeu como pode ter um POÇO DAS ANTAS, cadê a água? Como o MATO é LEI-TÃO? O que seria ITAPUCA? VESPASIANO CORRÊA seria casado com Serafina, DOIS LAJEADOS teria o dobro de tamanho da capital do Vale, SÃO VALENTIM do Sul se-ria o padroeiro da região.

Com tantas duvidas, restou visitar LAJEADO onde leu alguns artigos, e descobriu que o legislativo está discutindo onde fica o melhor lugar para os travestis fazerem ponto, na entrada da cidade ou no Parque dos Dick, no final ele se decidiu que é na região que vai morar, aqui vivemos num mundo livre.

Comunicamos que qualquer se-melhança com a vida real, terá sido mera coincidência, e caso tenha se encontrado nesta narrativa, chore nas COLINAS do vale, afinal o caso é SÉRIO.

Vale do Taquari e suas lendas

Page 6: 26 de abril de 2013

6 JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013 GERALCOLUNA DO POSTAL

Uma nova ferrovia no RS

Prefeitos, vereadores, parlamentares federais e estaduais e representações ligadas ao transporte de cargas lotaram o Plenarinho da Assembleia, no último dia 22 de abril, na audiência pública sobre a situação das concessões do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul. Uma atenta plateia, da qual fiz parte, acompanhou informações, avaliações e explicações de representantes do governo e técni-cos sobre os estudos que envolvem a ampliação da malha ferroviária no Estado. O Rio Grande do Sul é um dos estados que menos investe em transporte de cargas por ferrovia, com apenas 8,8% na matriz ferroviária nacional, sendo que a participação mé-dia dos estados é de 25% a 26%.

Sempre defendi como parlamentar, e mais especialmente como secretário dos Transportes no governo Rigotto, o fortalecimento do modal ferrovi-ário e sua interface com o transporte hidroviário, como forma de agilizar o escoamento da produção com redução de custos. Evidente que é importante o debate quanto a traçados, mas o fundamental é que haja, de fato, a implantação da Ferrovia Norte-Sul no nosso Estado. O Rio Grande é um dos gran-des produtores nacionais e deve receber a necessá-ria atenção do governo Central tanto na questão de armazenamento como de transporte de safra.

A via férrea é essencial como forma de aliviar os gargalos logísticos que hoje travam o desenvol-vimento e o incremento da economia, e deve fazer parte de uma visão macro por parte dos admi-nistradores como alternativa para desafogar os entraves que obstruem o escoamento da produção. Prova disso são as intermináveis filas de caminhões à espera de vagas nos principais portos do país para que possam descarregar, uma vez que, de forma equivocada (em um outro momento históri-co), o país escolheu o transporte rodoviário como principal.

As vantagens de linhas férreas, a médio e longo prazos, são inúmeras. É um transporte econômico em proporção à grande capacidade de carga (com-boios), com baixo consumo de energia; material rodante de longa duração, com reduzida sinistrali-dade (poucos acidentes); rápido deslocamento, não há congestionamentos, ao mesmo tempo em que as estradas, também caríssimas, são preservadas; estímulo ao desenvolvimento das indústrias de base ao longo dos trajetos.

O que não se aceita mais é que obras desta magnitude, que consomem bilhões de reais, não sejam concluídas. Em recente matéria veiculada na TV, assistimos um novo capítulo do descaso com os recursos públicos. A reportagem mostrou que a construção da ferrovia Norte-Sul, iniciada ainda no governo Sarney, interrompida por anos e depois retomada, já apresenta trechos inviabilizados, em especial pelo material deteriorado ou negligência na sua execução. Aguardemos, pois, mais fiscaliza-ção por parte do governo federal e vontade política efetiva em concluir as obras anunciadas.

Postal escreve para o Opinião uma vez por mês

Notícias de Relvado

* A Secretaria de Agricultura de Relvado inicia o cadastramen-to dos agricultores interessados em fazer análise do solo nas propriedades.

* Os produtores que desejam receber auxílio correspondente a sementes de pastagem de inverno devem apresentar os recibos na Secretaria até o dia 10 de maio.

* Os agricultores têm até o dia 30 de abril para fazer a declaração anual de rebanho. O cadastro, que é feito no Posto Ve-terinário, é obrigatório por lei. O descumprimento acarreta multa ao produtor rural além de ficar impossibilitado de tirar Guia de Transito Animal, GTA, tanto para

bovinos, suínos e aves.

* A Campanha Relvado Sua Nota dá Prêmios realiza o próxi-mo sorteio no dia 28 de junho. O prêmio de R$ 2 mil será dividido em sete vale-compras. A cada R$ 200,00 de produtos adquiridos no comércio, os consumidores têm direito a uma cautela. Os produtores rurais tem direito a cupons se apresentarem os talões com notas de 2013.

* A Orquestra Municipal abre vagas para novos músicos. Os interessados devem se inscre-ver na Secretaria de Educação e Cultura.

* Estão abertas as inscrições para as aulas de informática para a Terceira Idade. O cadastro é feito

no Centro de Referência da Assis-tência Social (CRAS). Hoje (26), às 13h30min, acontece o encontro de pessoas com necessidades especiais.

* Os trabalhos da Usina de Britagem foram retomados com a reforma dos dois britadores. Também foi construída uma pas-sarela para dar mais segurança. Melhorias na correia de carga e na peneira também foram feitas.

* Operários da Secretaria de Obras realizam roçadas nas estradas do interior. A adminis-tração também solicita aos pro-prietários de terras que também colaborem com o trabalho. O objetivo é dar melhores condi-ções de segurança e visibilidade aos moradores e motoristas.

Encontro de prendas

Encantado - O CTG Giuseppe Garibaldi sedia no dia 4 de maio o 29º Encontro da Prenda Jovem e 11º Tchêncontro Regional da Juventude Gaúcha. A anfitriã é a primeira Prenda Juvenil da 24ª Região Tradicionalista, Laís Rabaiolli Giongo. O evento inicia às 22h com animação do Grupo Silhueta Campeira.

Nova Santa Rita - O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi trouxe bons resultados do 3º Rodeio Crioulo Estadual de Nova Santa Rita, que ocorreu no final de se-mana passado no Parque de Eventos Olmiro Brandão.

A invernada Juvenil conquistou o primeiro lugar e a Mirim em terceiro nas Danças Tradicionais. “Ficamos muito satisfeitos. O resultado foi importante para entu-

siasmar a turma a mostrar que unidos e com determina-ção o Anita vai longe”, comenta o patrão Marcos Nunes Correa. Ele convida os tradicionalistas para o chá neste sábado, às 15h, na Comunidade Nossa Senhora Apareci-da. Haverá apresentação da Invernada Pré-Mirim, pales-tra sobre chás e desfile das roupas que serão vendidas no brechó.

Juvenil do GaN anita vence Rodeio em Nova Santa Rita

Invernada Mirim ficou em terceiro lugarDivulgação

Encantadenses comemoraram as duas conquistas

A prenda anfitriã, Laís Rabaiolli Giongo

Page 7: 26 de abril de 2013

7JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - Os projetos que tratam da reorganização da estrutura adminis-trativa e o que altera o quadro de cargos da prefeitura prometem esquentar os de-bates da Câmara de Vereadores nas pró-ximas sessões.

As matérias propõem a extinção e a criação de cargos de confiança e efetivos, bem como alterações no padrão de venci-mentos.

Os textos estão na Casa desde o dia 25 de março. Depois do pedido de vistas de Cláudio Roberto da Silva, nesta semana foi a vez de Adroaldo Conzatti (PSDB) trancar a votação. Três pedidos de informações assinados pelo peemedebistas solicitando esclarecimentos sobre os gastos com folha de pagamento dos servidores foram enca-minhados ao Executivo na terça-feira (23).

InsanidadeNa tribuna, Cláudio contestou com ve-

emência a medida do governo. Segundo ele, falta bom senso da administração. “Há dois meses, estavam explicando o déficit de quase R$ 1 milhão registrado em 2012. O sensato, agora, seria iniciar o ano dimi-nuindo despesas. Pelo contrário, vão con-tratar, aumentar a despesa”, afirmou.

O líder da oposição caracterizou a ati-tude como irracional e insâna. Ele disse que quer saber de forma oficial o posi-cionamento das entidades encantadenses sobre o assunto. Ao mesmo tempo, voltou a frisar que a contratação de novos CCs é para cumprir as promessas de campanha. “Essa criação de CCs é só para acomodar a companheirada. E tem mais os cargos efe-tivos, e aí vai ser aquela vergonha toda dos concursos”.

O líder do governo, Luciano Moresco (PT), argumenta que os projetos seguem uma orientação do Tribunal de Contas. “O TC estabele lotações específicas, nomes específicos. É uma demanda que há muito tempo vem sendo apontada”, falou.

O presidente Jonas Calvi (PTB) aler-ta que a discussão não pode ser política. “Não é simplesmente contratar CCs. Preci-samos analisar com coerência. O governo está reduzindo e extinguindo CCs também. Vamos analisar o que está sendo criado e extinguido, e qual o impacto financeiro”. afirmou

Impacto financeiroNa justificativa do projeto consta que

a atual despesa com pessoal na prefeitura de Encantado é de 41%. Com a reclassifi-cação de cargos e funções poderá chegar a 42%. “O índice praticado da despesa com pessoal, se considerado o objeto do pre-sente impacto, não atinge o limite de 54% da receita corrente líquida, pois a média mensal atual é aproximadamente 42%, e esta alteração pode acarretar um acrésci-mo máximo de 1%”, escreve o secretário da Fazenda, Flávio Costi. “A despesa possui

saldo orçamentário suficiente, não causa desequilíbrio financeiro, não afeta as me-tas fiscais e não afeta significativamente as despesas com pessoal de forma a infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O texto acrescenta que as dotações orçamentárias relacionadas com despesa de pessoal para o exercício de 2013 atin-gem o valor de R$ 20,5 milhões e as des-pesas com pessoal em 2012 chegaram a R$ 16,4 milhões.

“Restou uma margem considerável de R$ 4,1 milhões para atender a demanda deste projeto, e ainda a possibilidade de atender na íntegra uma provável reposi-ção de perdas inflacionárias para todos os cargos, inclusive, atender outras despe-sas com pessoal que se fizerem necessá-rias no andamento do exercício”, explica o texto do secretário anexado aos projetos encaminhados aos vereadores.

notícias da

Acompanhe às sessõesTerças-feiras, às 18h Criação e extinção de cargos

na prefeitura pautam debatesProjetos estão na Casa desde o dia 25 de março e agora estão com pedido de vistas do vereador Adroaldo Conzatti (PSDB)

EstreiaO suplente do PP, Enoir Cardoso

(foto), estreou na Casa Legislativa. Ele ocupa a vaga de Waldir Grooders (PTB), que está de licença por mais três sessões. Emocionado, ele lem-brou a trajetória do pai. “Chego aqui com o mesmo objetivo que meu pai chegou nesta cidade. Quero demons-trar quanto gosto desta cidade, passo por cima de raça, religião e partido, para colocor nossos munícipes em primeiro lugar”, disse. Uma de suas propostas como político é lutar pela prevenção às drogas. “18% dos usuários de crack perdem a vida no primeiro ano do vício”, revelou.

UnivatesO anúncio do encerramento das

atividades da Univates no campus de Encantado pautou vários comentá-rios entre os vereadores. A maioria afirmou que é preciso buscar alter-nativas. “Faz parte do jogo perder a Univates, o problema é que a gente não está disputando nem o campeo-nato”, disse Valdecir Gonzatti (PMDB). “Que se busquem outros cursos, mas deixemos que fechem as portas. Não podemos ficar acomodados”, acres-centou Adroaldo Conzatti (PSDB). O tucano reclamou também da falta de apoio da administração às empresas encantadenses, entre elas, a Carrer e a Piccinini. “Faltam projetos, falta decisão dentro da administração”, cobrou.

A bancada situação contestou as declarações de Conzatti. Sander Ber-

tozzi (PP) afirmou que o município é parceiro da Carrer. Ele citou as obras de terraplenagem para a ampliação do Condomínio de Suínos Jacau, no Bairro Jacarezinho, como exemplos do interesse do governo municipal em ajudar as empresas. Luciano Mo-resco (PT) revelou que o secretário de Planejamento, Roberto Pretto, reuniu-se recentemente com os empresários da empresa Piccinini. “Eles não vão sair de Encantado”, acrescentou Jonas Calvi (PTB). Moresco comentou tam-bém sobre a possibilidade de a Divine Chocolates inaugurar a nova sede durante a Suinofest, com a presença do governador Tarso Genro.

PedidosCelso Cauduro (PMDB) encami-

nhou três pedidos de providências, entre eles, patrolamento, limpeza e colocação de tubulação para escoa-mento d´água pluvial na Rua Duque de Caxias, imediações do Bairro Santo Antão.

Gustavo Scátola (PMDB) assinou dois pedidos de providências, entre eles, conserto de várias rachaduras na pista de skate do Parque Multies-portivo.

AprovadosSeis matérias foram aprovadas na

sessão de terça-feira. Entre os proje-tos, o que autoriza a contratação tem-porária de um veterinária para atuar na empresa Frigovale; o que institui o Programa de Melhoramento Genético e Sanitário Bovino e Suíno; e o que estabele normas para a regularização das edificações no município.

Fechamento da Univates também foi assunto entre os parlamentares

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

CURTAS DA CÂMARA

Page 8: 26 de abril de 2013

JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 20138

Padre Genoir lamenta pouco interesse dos jovens

Diogo Daroit Fedrizzi

Boletins da Jornada na Rádio Encantado AMsegundas, quartas e sextas - 8h30min e 18h30min

Rua Duque de Caxias, 1103, Encantado

Telefone 3751-3748

Matrículasabertas

O número baixo de inscritos da região de Encantado para a Jornada Mundial da Juventude deixa o padre Genoir Pietta pre-ocupado. Até agora, apenas oito pessoas confirmaram participação pelo site da JMJ. O evento acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Para o sacerdote, a situ-ação é vergonhosa. Ele faz comparações com a região de Lajeado e Caxias do Sul, que já lotou quase dez ôni-bus. “E nós, seis Paróquias, não conseguimos inscre-ver 20 jovens para esse encontro mundial? É uma vergonha”, comentou Padre Genoir durante o programa da Rádio Encantado AM, Esperança que está em nós.

Ele disse que não aceita mais críticas de que a Igreja não abre espaço para os jovens. “Nunca mais digam que não damos oportuni-

dades, que não nos inte-ressamos. Estamos dando oportunidades, fazendo tudo pelos jovens. Quando morrerem lá nas boates, aí os culpados são todos nós. Vamos ter que pagar pelos nossos salões de comuni-dades pelo que aconteceu lá. Agora, uma Jornada Mundial da Juventude, com toda a riqueza de valores, de experiência, de impor-tância que tem, não merece muito apoio. Fiquei de-cepcionado com a falta de decisão dos nossos jovens”, desabafou.

O Jornal Opinião repercutiu o desabafo do Padre Genoir Pietta com duas jovens que já confirmaram presença na JMJ.

DinheiroPara Anapaula Gotardi, integrante da Juventu-

de Scalabriniana (Juves), o problema não é falta de interesse, mas a condição financeira. Ela lembra que o custo de inscrição se aproxima de R$ 650,00 e o trans-porte para o Rio de Janeiro fica perto de R$ 300,00 por pessoa. “Sem contar que a JMJ dura uma semana e nem todos têm disponibilidade de tempo devido ao trabalho. No meu caso, estou me programando desde outubro do ano passado e já pedi férias para esta data”, esclarece.

ComprometimentoBruna Tolio, do JDJ (Jovens de Jaca), do Bairro

Jacarezinho, acredita que são vários os motivos que desmotivam os jovens, entre eles, o financeiro. Porém, ela aponta a falta de comprometimento como o prin-cipal. “Muitos até gostam de participar das atividades dos grupos , todavia tem outras prioridades. Alguns gostam de se reunir uma vez ao ano, mas quando precisam assumir alguma coisa séria, que exige com-promisso, eles somem. Este é principal problema da juventude encantadense”, argumenta.

Para Bruna, eles não conseguem atuar como pro-tagonistas, não assumem uma posição. “Não falo ape-nas da JMJ, mas de um todo, parece que é preciso que uma pessoa de fora venha e diga o que eles precisam fazer, caso o contrário, não fazem”, acrescenta. “Há um contraste muito grande na nossa juventude, que consegue reunir mais de 300 jovens para um encontro uma vez por ano, porém, não lota um ônibus para ir para a Jornada, ou mesmo para organizar grupos com atividades contínuas”.

Nesta semana, a Paróquia de Encantado solicitou apoio da organização de Caxias de Sul para reservar oito lugares em um dos ônibus da serra. Até agora, a região serrana já garantiu cinco grupos. A saída está marcada para o dia 21 de julho, ao meio-dia, do Santu-ário de Caravaggio, em Farroupilha.

O qUE PENSA A JUVENTUDE

Bruna Toldo e Anapaula Gotardi

Acervo JO

Acervo JO

Page 9: 26 de abril de 2013

9JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

DIOgO DAROIT FEDRIZZI

Encantado - Preo-cupado com o futuro do ensino superior na região alta, depois do anúncio do fim das ati-vidades no campus da Univates, em Encanta-do, o grupo Encantado de Comunicação reu-niu lideranças da cida-de na manhã de ontem (25), na Câmara de Ve-readores, para começar a discutir alternativas.

Participaram o dire-tor do Grupo, Antonio Alberto Lucca, o coor-denador Milton Fer-nando, o prefeito Paulo Costi, o presidente da Associação Comercial e Industrial (Acie), Júlio Medeiros, o presidente da Câmara de Dirigen-tes Lojistas (CDL), Airto Giordani, o coordenador do Conselho Pró-Desen-volvimento, Nestor Ber-gamaschi, e o presidente da Câmara de Vereado-res, Jonas Calvi.

Conforme Milton Fernando, a ideia é sa-ber qual a posição de Encantado com relação ao assunto, a fim de ampliar o debate com os municípios vizinhos. “Estamos situados numa região que abrange uma população de 140 mil habitantes, se conside-rarmos a proximidade com a serra gaúcha. Temos potencial para sediarmos uma univer-sidade, independente de ser a Univates”, dis-se, usando o exemplo de Estrela, que atraiu a Faculdade La Salle, com cursos diferentes aos da Univates, e a estratégia da Unisc, de Santa Cruz do Sul, que abriu outros campus em Montenegro, Venâncio Aires, Sobra-

dinho e Capão da Canoa. “Por que não podemos sonhar com uma exten-são de universidade fe-deral?”, questionou.

É consenso das li-deranças que a região alta precisa conquistar maior espaço nas dis-cussões regionais. “O Codevat não tem cum-prido o seu papel de ser regional. Ele não tem envolvido todos os mu-nicípios nas propostas. Isso não é de hoje”, criti-cou Júlio Medeiros.

Nestor Bergamaschi salientou que é perda de tempo discutir Univa-tes em Encantado. “Há muito tempo, a Univa-tes vem acenando com o fechamento. A ideia é concentrar tudo em La-jeado. Por isso, não va-mos gastar energia”.

O prefeito Paulo Cos-ti sugeriu a realização de uma reunião em ou-tro município da região alta, a fim de reforçar

que o anseio por uma universidade não é só de Encantado, mas sim de todos os municípios. “Não podemos fazer que nem Lajeado, que cen-traliza tudo”.

Para Jonas Calvi, é preciso aproveitar a oportunidade e ampliar o debate para outras questões prioritárias da região. “Precisamos abra-çar todas as prioridades, independente se são de Encantado, Putinga ou outro município. Temos que trabalhar unidos”.

Nos próximos dias, o prefeito de Doutor Ricardo, Alvimar Lisot, será procurado para tomar conhecimento das discussões. A ideia é organizar um grande encontro no município vizinho. Prefeitos, ve-readores, empresários serão convidados a par-ticipar. Além da Univer-sidade, outras necessi-dades serão abordadas.

encantado quer propor debate regional por nova universidade

GERAL

grupo Encantado de Comunicação propõe discussão com lideranças a fim de encontrar alternativas após o encerramento das atividades da Univates no campus de Encantado

Primeira reunião aconteceu ontem na Câmara de Vereadores

Presidente do TJ se compromete com 3ª Vara para Encantado

Porto Alegre - Uma comissão formada pelo Executivo, Legislativo e OAB de Encanta-do esteve reunida na manhã de terça feira (23) com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Marcelo Bandeira Pereira. O objetivo da reunião foi solicitar a implantação da 3ª Vara Judicial junto ao Fórum de Encantado.

A justificativa é que atualmente existem duas Varas Judiciais com o atendimento de dois Juízes que administram em torno de 25 mil processos. O desembargador disse que está em sua mesa um raio X dessa realidade enfrentada por Encantado e que necessita apenas de um parecer da área judiciária que confirme a necessidade da implantação de mais uma Vara Judicial. O Presidente do TJ se comprometeu de verificar os próximos passos internos dos trâmites e que até o fim de seu mandato (fevereiro de 2014) fará o encaminhamento a Assembleia Legislativa para criação da 3ª Vara Judicial em Encantado.

Roca Sales - A construção do trecho da ferrovia Norte-Sul no estado deverá fazer parte da segunda edição do Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal, que prevê R$ 91 bilhões de investi-mentos em ferrovias. A notícia foi dada pelo diretor de operações da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, Bento Lima, na audiência pública sobre a situação das con-cessões do transporte ferroviário no estado e a implementação da Ferrovia Norte-Sul, que lotou o plenarinho da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, dia 22.

A audiência foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB) na Comissão de Econo-mia e Desenvolvimento Sustentável recebeu representações de diversos municípios gaú-chos e de órgãos e entidades ligadas ao tema, inclusive de Roca Sales, representado pelo Prefeito Nélio José Vuaden, e pelo Presidente

da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Koste.

Preocupado com a definição do traçado, Vuaden crê que a ferrovia será extremamente importante não somente para Roca Sales, mas para toda a região. “O traçado deverá receber a produção agrícola e produtos tanto do Estado como de todo país, ampliando a importância da região. Queremos tirar a obra do papel, é a nossa preocupação e um grande desafio”, afirma. O Chefe do Executivo roca-salense acredita que a região precisa se mobilizar para que o traçado permaneça o mesmo ou que, no mínimo, contemple o Vale do Taquari. “Vamos reivindicar, unir municí-pios e entidades da região para mostrarmos o quanto precisamos da ferrovia. Possuímos argumentos determinantes como a grande produção no setor primário, como grãos e produtos de origem animal”, sustenta.

Roca Sales segue mobilização pela Ferrovia Norte-Sul

Page 10: 26 de abril de 2013

10 JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013 GERALBastidoresEste espaço registra, em imagens, os principais acontecimentos da Rádio Encantado AM.

Sabadão Nos Vales

Há um mês no ar, o programa vem garantindo excelente audiência nas tardes de sábado. Apre-sentado pelo comunicador Daniel Alves, das 14h às 17h, o Sabadão Nos Vales, que ocupou o espaço do Repontando a Tradição, alegra os ouvintes com música sertaneja e gaúcha.

Há espaço também para os quadros Momento Jovem Guarda e Momento Baú, para recordar can-ções do passado. Notícias da atualidade, esporte, participação ao vivo dos ouvintes e sorteio de brin-des completam o roteiro de atrações. No sábado (13), foram sorteadas duas sacolas de produtos alimentícios para as ouvintes Siliandra Araldi, de Muçum, e Olivia Cabral Vidal, do Bairro Navegan-tes, de Encantado.

O apresentadorO encantadense Daniel Alves integra a equipe

da Rádio Encantado AM desde 2002. Aos 27 anos, além de comandar programas de entretenimento, atua como plantão esportivo nas transmissões de futebol. Casado com Jo-cinéia Dreyer, é pai de Dionathan, de quatro anos. Sobre o Sabadão Nos Vales, ele promete novidades. “Estamos planejando a inserção de novos quadros, mais promoções, para que nossos ouvintes fiquem contentes. Estou muito feliz com a repercussão do programa”, confessa.

Encantado - Faltando pouco mais de 40 dias para o Festival de Compras da 12ª Suinofest, a exposi-ção já tem 65% dos espaços comer-cializados, dos 140 lugares disponí-veis. A mostra acontece nos dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de junho de 2013.

A venda dos estandes contempla o pavilhão coberto e a parte externa do Parque João Batista Marchese, que neste ano terá a cobertura ampliada. Este local, conforme o coordenador das vendas Daniel Aires, é excelen-

te para a exposição de máquinas, equipamentos e veículos, e também para a comercialização de alimentos. “Com um layout reformulado, o Fes-tival de Compras nesta edição está bem estruturado para oferecer ao expositor e aos visitantes conforto e qualidade”, destaca.

Ainda de acordo com Aires, o Festival é uma oportunidade para expor produtos/serviços, aumentar a visibilidade da marca, apresentar novas tendências e ainda concreti-

zar vendas e finalizar negócios.Interessados em adquirir os es-

paços podem entrar em contato com Naira ou Samir pelo telefone (51) 3751-2000, pelo email [email protected] ou no site www.suinofest.com.br.

A 12ª edição da Suinofest é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), em parceria com a Administração Municipal de Encantado e Lume Or-ganização de Eventos.

12ª SUINOFESTFestival de Compras já tem 65% dos espaços ocupados

Lajeado - Na segunda-feira (29), a região vai promover três impor-tantes atividades voltadas ao turis-mo regional: o Encontro Regional RS Mais Turismo, a posse da dire-toria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a inauguração do novo Centro de Atenção ao Turista do Vale do Taquari (CAT). As três ações contarão com a presença da secretária Estadual de Turismo (Se-tur/RS), Abgail Pereira, e da equipe da pasta.

A primeira iniciativa, agenda-da das 9h às 19h, será o Encontro Regional RS Mais Turismo – etapa Vale do Taquari. A programação, que ocorre no Parque Histórico em Laje-ado, integra a série de 26 encontros que tem como finalidade estruturar e consolidar a ação regionalizada do turismo no Rio Grande do Sul.

A reunião é promovida pela Se-cretaria Estadual de Turismo e tem por objetivo auxiliar na identificação do atual ciclo de desenvolvimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar a competitividade.

Após esse debate, às 19h, ocor-re a inauguração do novo Centro de Atenção ao Turista, que fica junto ao Shopping Lajeado. O local gerencia-

do pela Amturvales, com a parceria da Setur, é responsável por orientar os turistas que vêm à região e divul-gar todo o material promocional do Vale do Taquari.

Já a última atividade do dia será a posse da diretoria da Associação, eleita para o biênio 2013/2015. A solenidade, que também acontece no Parque Histórico, está marcada para as 19h30min. Na cerimônia, além da diretoria, assumirão os cargos, os di-retores dos departamentos.

O presidente reeleito da entida-de, Vanildo Roman, ressalta que será um dia de intensas e importantes ações para a região. “Precisamos que todos os envolvidos com o desenvol-vimento do turismo regional este-

jam presentes, acompanhando e dis-cutindo o setor. A secretária estará no Vale para apresentar os projetos e as ações desenvolvidas pela Setur e é importante a participação de todos que buscam, junto com a Amturva-les, o crescimento do turismo regio-nal”, ressaltou Roman, destacando que assim como a nova estrutura do CAT, que será inaugurada e já está em funcionamento, a nova diretoria, eleita em março, já está trabalhando no Planejamento Estratégico de In-fraestrutura Turística.

“Essa é a principal meta da nova gestão. Vamos ouvir todos os muni-cípios e decidir de forma conjunta quais serão as prioridades do Vale”, afirmou.

encontro regional debate o turismo na segunda-feira

Secretária estadual Abgail Pereira acompanha também a posse da diretoria da Amturvales e a inauguração do novo Centro de Atenção ao Turista

Integrantes da nova diretoria da Amturvales

Caroline Rodrigues

Diretor do Grupo Encantado de Comunicação, Antonio Lucca, Olivia, Siliandra e Daniel Alves

Page 11: 26 de abril de 2013

11JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013GERAL

Angela Reale

Encantado - Quem não se lembra de ir à casa da avó e observá-la mexer na horta repleta de legumes e verduras? Pois é. Com o grande aumento da oferta de apartamentos, essa cena tornou-se rara e hoje em dia é muito mais difícil encontrar quem ainda cultive uma horta em casa. Porém, quem tem o desejo de ter uma horta, mas desistiu da ideia assim que comprou um apê, pode ficar tranquilo. Com criati-vidade e jeitinho é possível cultivar uma mini-horta mesmo em espaços reduzi-dos, como varandas, áreas de serviço ou floreiras de apartamentos.

Cantinho em que bata sol, ao menos pela manhãIsso dá um pouco de

trabalho, porém, vale a pena colher temperos

fresquinhos na hora do almoço.

É fundamental tentar mudar nossa mentalidade urbana preguiçosa: para quê todo esse trabalho de cultivar comida se tem o supermercado do lado? Muitas respostas existem para isso, porém, cultivar nos faz entrar em contato com processos naturais que muitas vezes nem imaginamos. Faz-nos ver que pertencemos a esse planeta e que somos capazes de produzir um alimento saudável, sem agrotóxicos ou qualquer outra porcaria que colo-cam em cima das frutas e verduras do supermerca-do para que durem mais.

Educação e meio ambiente Uma mini-horta pode

trazer benefícios ainda maiores para quem tem crianças em casa, sendo motivo de diversão e

entretenimento, valendo também como material de ensino, pois o plantio incentiva o cuidado com a terra e repassa noções sobre o meio ambiente.

Nossa história de hoje é com a encantadense Jaqueline Bertozzi, que é uma adepta de horta em apartamento. Ela mora numa cobertura e, pri-meiro, pensou em colocar uma piscina, mas como a cunhada (Berenice) tem uma, seu marido disse: “Duas piscinas para eu cuidar? Negativo!” (risos).

Optou, então, por co-locar vasos de flores, logo após, alguns vasos com chás e hoje ela não tem só uma horta, mas sim, um verdadeiro pomar. E tudo em vasos. Vários tipos e tamanhos dão o suporte para que ela colha, todos os dias, frutas, verduras, legumes e temperos fres-quinhos para a mesa da família.

IncentivoSegundo Jaqueline, esse gosto

pelas plantas veio através do incentivo da mãe, Jemile, e dos livros que lia na sua infância. No condomínio onde mora é a incentivadora de uma horta comunitária e. hoje, todos cuidam e usufruem de saladas, chás e bananas, cujos pés, além de serem ornamentais, produzem frutos deliciosos. “Às vezes meu marido, em tom de brincadeira, me alerta para ter cuidado de não derrubar o prédio, com a quantidade de vasos colocados”, brinca.

Tantas frutas variadas, bergamota, limão, laranja, lima, e o sortimento de saladas e chás, são um convite para visitantes como os tucanos e passari-nhos que fazem a festa na cobertura.

Sacadas e floreirasAté a floreira da sacada do quarto

do casal não fugiu do objetivo. Ali se colhe alfaces e tomates. Na sala social, a sacada foi fechada com vidro, e isso a transforma numa estufa. O lugar ideal para uma jabuticabeira que produz várias vezes ao ano.

Chás e temperosNa hora de preparar os pratos que

a família tanto aprecia, basta estender a mão e colher os temperos, como manjericão, orégano, cebolinha, horte-lã e outros mais. E quando alguém se exceder na quantidade de comida, não tem problemas, há uma variedade de

chás e estão disponíveis para auxiliar na digestão.

TerapiaJaqueline nos conta que a procura

por uma alimentação mais saudável e um modo de vida mais natural tem sido cada vez maior e esse trabalho pode ser uma terapia, um momento do dia que a gente tira para ir ver as plantas, o crescimento delas, sujar as mãos de terra.

“Mesmo que a gente consiga produ-zir pouco e que tenhamos que continu-ar comprando coisas no supermercado, nosso corpo e mente com certeza irão agradecer! Vale à pena utilizar cada pedacinho vago de uma sacada, de uma floreira e plantar algo que nos alegre e sirva de alimento também. Utilizar “as mãos para produzir, é um ‘santo remédio” e mantém mente e corpo ocupados”, comenta.

E você? Gostou da ideia? Então, mãos à obra!

Horta nas alturasuma relação saudável com a natureza

Dicas e cuidados necessários

1 - água três vezes por semana

2 - adubo e terra boa, óleo mineral vaporizado nas folhas para manter afastado as pragas que insistem em atacar as fru-tas. Outro cuidado é com as formigas que adoram dar uma passada pelos canteiros de verduras. Segundo ela, o clima de Encantado é úmido e isso propicia o aparecimento de pragas.

Encantadense aproveita espaços do apartamento para cultivar frutas, verduras e legumes

Jaqueline con-ta com a ajuda de

Ana Rita Damazzi-ni para cuidar

das plantas

Fotos: Angela Reale

Laranjeiras plantadas em vasos Espaço das flores serve para cultivar alface

Page 12: 26 de abril de 2013

JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013 DOUTOR RICARDO12doutor Ricardo prorroga prazo para pagamento à vista do IPtU 2013

Doutor Ricardo - A secretaria da Fazenda informa que está disponibilizando os carnês para pagamento do IPTU. O pagamento à vista tem 10% de desconto e foi pror-rogado do dia 30 de abril para o dia 15 de maio, aprovado na Câmara Municipal de Vereadores. Quem optar pelo pagamento parcelado poderá fazer em até seis vezes.

Encontro Melhor IdadeO próximo encontro do Grupo de Idosos Felicitá será realizado na próxima terça-

feira (30), a partir das 13h30min.

Habitação RuralAs famílias beneficiadas com o programa de habitação rural no ano de 2012 parti-

ciparão de uma palestra com o Superior Regional da Emater/ASCAR Paulo Rodrigues. O encontro acontece na terça-feira (30), às 9h30min, no CRAS. O tema é Segurança e Soberania Alimentar.

Filó e Semana Italiana movimentam quatro comunidades

Doutor Ricardo - O mu-nicípio vive a expectativa de mais uma edição do Filó e Semana Italiana. A progra-mação que movimenta as comunidades acontece en-tre os dias 10 e 17 de maio.

Desde 2005, o mu-nicípio tem uma lei que institui a Semana Italiana. Quatro localidades que receberão os ricardenses e visitantes. No dia 10, a festa acontece na Barra do Zeferino; no dia 13, na Linha São Paulo; no dia 15 na Linha Palacin; e o encerramento, no dia 17, na comunidade da Linha Bonita Alta.

Cada local vai organi-zar o seu evento, que ini-ciará com uma celebração religiosa, momento artís-tico e a integração com

a degustação de pratos à base da culinária italiana. Para participar, as pessoas devem levar um prato com comida típica.

Divulgação

Filó reúne centenas de pessoas

Secretaria da Agricultura atende em novo endereço

Doutor Ricardo - A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está atendendo em novo endereço, na Avenida Luiz Ferronatto, 47, sala 1. Mesmo em fase de adequação dos espaços, os serviços ligados à secretaria já estão em condições de atender ao públi-co. O escritório da Emater também está se transferindo para o mesmo endereço.

Campanha do Agasalho 2013

A equipe da Secretaria da Assis-tência Social começa a organizar o recolhimento das doações para a Campanha do Agasalho. As famílias que pretendem contribuir devem ligar para a Secretaria da Assis-tência Social (51) 9768-4333 para informar a necessidade. Para as demais, a entrega das doações deve ser feita no CRAS. A data do reco-lhimento será no dia 03 de maio.

A equipe da Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo está realizando a vacinação contra a gripe. A Campanha iniciou no dia 15 de abril. Sábado (20) foi o dia D da campanha. Dos grupos considerados prioritários para a vacinação, a meta de 80% da população vacinada está quase atingi-da. A campanha foi prorrogada até 10 de maio, dia em que o objetivo deverá estar cumprido.

Conforme cronograma, as duas equipes de vacinação atingiram a to-das as comunidades do município no sábado, dia 20, ficando a Unidade de Saúde aberta atendendo a população.

“Continuamos tra-balhando para atingir as metas e imunizar nossos cidadãos. Lem-bro que, mesmo com a vacina, a pessoa pode contrair resfriados, porém a pessoa fica imune aos vírus que trazem mais complica-

ções para a saúde. Toda a nossa equi-pe está disponibilizada para dúvidas e para atender bem nossos usuários do sistema de saúde”, diz o secretário da Saúde, Jorge Lorenzi.

A vacinação dos grupos priori-tários tem contribuído ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortalidade e dimi-nuição dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secun-dárias.

Vacinação contra a gripe se aproxima da meta

Campanha segue até hoje

Nova sala está localizada na Avenida Luiz Ferronatto

Fotos: Divulgação

Page 13: 26 de abril de 2013

13JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Reportagem: RANIERI MORIGGI

ESPECIAL

Dados do Censo 2010 mostram que a internet está presente em 33,3% dos lares brasileiros. Se o acesso não alcança uma maior quantidade de domicílios, pelo me-nos 51% dos brasileiros já tiveram contato com a internet, segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil. Este número, que vem crescendo anualmente, representa pouco mais de 95 milhões de pessoas.

Diariamente, com diversas atribuições e demandas, é quase impossível pensar em não acom-panhar mais uma tendência, como as novidades digitais. E isto não é passageiro: ao que tudo indica, num futuro não muito distante, a comu-nicação digital pode vir se tornar a principal ferramenta difusora da informação, forçando empresas, en-tidades, agentes públicos e políticos adaptarem-se a essa realidade.

Atualmente, o público jovem é o principal protagonista da web, seja pelo acesso a computadores, ou via celulares nas redes sociais, como o Twitter, o Orkut, o Facebook, entre outras. Ali, desabafam através dos famosos “posts”, com o intuito de chamar a atenção para as necessi-dades pessoais ou de um grupo. Es-tar nas redes sociais acabou sendo uma necessidade, principalmente, quando há o debate e mobilização de pessoas para cobranças em be-nefício da sociedade. Diante disso, as redes sociais passaram a ser fer-ramentas essenciais para estabele-cer o diálogo e a comunicação entre a sociedade em geral e as instâncias de poder, como órgãos públicos, figuras políticas e instituições.

Interação com eleitoresCriado em fevereiro de 2004, o

Facebook é uma das ferramentas sociais que auxiliam com eficácia a comunicação entre amigos, família e colegas. E os políticos não são exceção, pois recorrem às redes sociais para transmitir suas ideias políticas, fazer ouvir e interagir com o eleitorado e desta forma obter a sua fidelização ao partido, atingin-do um público cada vez mais vasto.

Os vereadores de Encantado e Muçum possuem páginas pesso-ais nas redes sociais Facebook e Twitter, espaços em que recebem reclamações, sugestões, mensagem de apoio e apelos em geral da popu-lação. Para eles, a agilidade com que as informações e demandas chegam aos vereadores ou figuras públicas por meio das redes sociais em geral é muito grande, estabelecendo o diálogo entre a sociedade e os polí-ticos. “Como agente representante legal da população, o vereador que estiver inserido nas redes sociais tem mais facilidade de comuni-cação com a sociedade, podendo responder as demandas e agilizar os anseios do povo. Inúmeras vezes, cidadãos questionam ou solicitam alguma demanda via mensagem,

onde as quais respondem de forma mais rápida e muitas vezes com mais eficiência”, afirma o presidente da Câmara de Vereadores de Encan-tado, Jonas Calvi.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Muçum, André Vianini, que também usufrui do Facebook, Twitter e em fase de construção de seu blog, as redes sociais permitem uma aproxima-ção/interação da comunidade. “Através das redes sociais conse-guimos chegar cada vez mais perto da verdadeira democratização, levando a transparência e o nosso trabalho do dia a dia ao cidadão. As redes sociais estão aí para nos dar suporte, no sentido de buscar o real interesse coletivo, além de ser tam-bém uma ferramenta indispensável, uma caixa de ressonância, pois ali está todo histórico de cada pessoa, e a partir dele podemos fazer a escolha certa durante as eleições”, ressalta.

E Vianini faz um alerta, em relação aos edis que não estão conectados às redes sociais. “Faço um alerta aos políticos que não estão se reciclando e muito menos utilizando as redes sociais, o povo quer transparência e se não temos nada a esconder, porque se omitir?”, questiona.

AgilidadeAlém disso, os políticos que

aderem à internet recebem um retorno muito rápido do trabalho, tendo acesso ao que população rei-vindica. “O uso da internet no mun-do vem crescendo exponencialmen-te, e não há tendência de declínio em nenhuma parte do globo. Logo, tendo em mente que nem todos os cidadãos têm disponibilidade para assistir pessoalmente às sessões plenárias, a possibilidade de inte-ração com a sociedade através das redes sociais é fantástica e muito positiva. Valoriza e fortalece o sis-tema democrático instituído, além de ampliar os debates políticos, exercendo certo grau de pressão moral e ética sobre o conteúdo de qualquer decisão, principalmente àquelas tomadas pelo Poder Legis-lativo, nos três âmbitos da federa-ção. O clamor da sociedade externa-do através das redes sociais sempre chega ao conhecimento dos demais vereadores (inclusive daqueles que não a utilizam), realidade esta que interfere diretamente nos futuros votos em plenário. E especifica-mente neste ponto reside a ‘magia’ das interações virtuais”, destaca o vereador de Muçum, Jonas Caron que utiliza o Facebook como canal de comunicação pela internet.

Esta interação entre comunida-de e agentes políticos proporciona o aumento da confiança e da credi-bilidade, incentivando a mudança de hábitos e maior participação política da população, sobretudo os

jovens. Caron acredita que as redes so-

ciais ganharam espaço no processo político, devido à sua democrati-zação. “Outro fator que revela a importância das redes sociais no processo político deve-se ao fato de que nem todas as rádios ou jornais são imparciais (ouso prestar esta afirmação ressalvando o meu respeito aos profissionais não inte-gram este rol, pois ainda há raros e respeitados difusores de informa-ção). E esta imposição frequente-mente transcende qualquer limite, pois alguns deles, na prática, não passam de ‘informativos’ do poder instituído. A cada dia nos depara-mos com menos jornalistas e mais assessores de imprensa. Apesar do direito de resposta estar acessível a todos, muitas vezes nos vemos impossibilitados de exercê-lo de forma plena e em tempo hábil, o que acarreta um prejuízo final para a própria sociedade, que nestes casos não obtêm a realidade dos fatos, e, covardemente iludida, nem supõe as potenciais consequências de determinadas ‘decisões políti-cas’”, comenta.

O vereador André Vianini, afirma que as redes sociais são um estímulo para a geração do debate de posições ideológicas. “As redes sociais nos ajudam e muito, per-cebemos que o público demonstra e expressa realmente o que pensa através dos meios sociais, então qualquer debate que motive uma polêmica, até mesmo uma audiên-cia publica, as redes sociais viram um estímulo para buscarmos real-mente o que o povo almeja, como já vem ocorrendo em nossa casa legislativa, e percebendo a grande massa que migra para as redes sociais, implantamos mecanismos que propiciem espaços para que os cidadãos deixem suas opiniões”, diz.

RepercussãoO vereador de Encantado, Jonas

Calvi, lembra algumas manifes-tações, que iniciaram nas redes sociais e acabaram indo às ruas. “Localmente, o protesto contra os pedágios e também e necessida-de de melhoria na infraestrutura elétrica, pressionando a AES-SUL. Obviamente se formos destacar o cenário global temos exemplos que vão desde o protesto por diminuição do valor das passagens em Porto Alegre até a Primavera Árabe”, cita.

Esse contato virtual, estabele-cido pelo Twitter, Orkut, MySpace, Facebook, Youtube e tantas outras mídias sociais não consegue medir com precisão o resultado dessa relação, porém, é notório que a internet e suas ferramentas vão se tornar, num futuro próximo, indispensáveis à sociedade para debater soluções aos problemas das comunidades e seus habitantes.

vereadores aderem às redes sociais e participação popular aumenta

Políticos usam espaços como o Facebook para receber sugestões e críticas

JONAS CALVI

ANDRÉ VIANINI

JONAS CARON

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

José Raimundo Tramontini

José Raimundo Tram

ontini

Page 14: 26 de abril de 2013

14 JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013 PÁGINA DO DILAMARDilamar dos Passos - [email protected]

Obras Falando à reportagem da

Rádio Encantado o secre-tário municipal de obras de Roca Sales reconheceu as dificuldades, mas disse não lamentar. Para Alexandre Gerhardt não adianta somen-te reclamar.

quilometragemConforme Alexandre são

682 quilômetros de estradas para a recuperação.

AmeaçaEmpresas estão amea-

çando não entregar suínos e aves pelas más condições das estradas do interior. No entanto, o secretário disse que no primeiro semestre tudo será resolvido.

Confiança Na manifestação, o secre-

tário diz acreditar na conclu-são da obra de asfaltamento entre Roca Sales e Colinas até o final de 2014.

CEntro oftalmológiCo Quando teremos a rea-

bertura do Centro regional de Encantado? as ativida-des estão paralisadas desde o dia 16 de dezembro.

QuEstionamEntoDurante a semana fui

questionado em via pública e confesso que me senti sem condições de responder.

fisiotErapiase não conseguimos

manter aberto o Centro de oftalmologia, teremos condições de inaugurar e manter aberto o Centro regional de Coordenação motora?

Zodíaco Como diz minha amiga

Ana Lúcia Dias: Se horóscopo fosse bom não teria Câncer

título de eleitor A justiça eleitoral encer-

rou ontem o recadastramento do título eleitoral para os chamados “faltosos”. Aliás o documento não serve no momento de votar. Mas o recadastrameno é necessário para ter a condição de voto.

IRREgULARIDADE??Os vereadores de Muçum

Gilmar Marcolim, Adair Villa, Elton Pezzi e Jonas Caron encaminharam ao executivo a exoneração do cargo de controlador interno de Tiago Peccin.

ALEgAÇÃOOs motivos alegados

são de que Tiago também exerce um cargo de confiança e, o cargo de controlador Interno deve ser exercido por servidores de cargo “efetivo e estável”.

BuracosO plano de expansão das redes

de água da Corsan tem provocado muitos buracos em vias públicas. O fato está gerando reclamação dos motoristas de Encantado.

AdministraçãoConforme o secretário municipal

de Obras, Odocir Bagatini a respon-sabilidade de sanar o problema é da estatal.

CorsanA Corsan por sua vez contrata

uma empreiteira que tem um tempo, após a obra, para os reparos .

População??? sem resposta ...

Fotos: Dilamar dos Passos

Nova dupla César Menotti e Fabiano , mas “Crover”

Hen

rique

Ped

ersi

ni

Relacionamento x RelacionamentoEsta foi postada no Face durante a

semana. Nota de falecimento. A esposa, filhos,

genro e neto comunicam com IMENSA ALEGRIA o FALECIMENTO em suas vidas do ente mau caráter..... Os atos fúnebres estão sendo realizados na casa de uma BARANGA e o enterro será na VALETA DA VIDA DOS PECADORES. No horário, todos os dias a consciência enterrará um pouqui-nho, para o pagamento ser mais valioso e dolorido. A família agradece eternamente aos amigos e amigas do falecido por os livrarem deste cafageste e em especial a uma vizinha de igual caráter. Noticiamos, agrade-cidos a Deus, o FALECIMENTO, em nossas vidas, de ....., o qual sempre DIZ ter o diabo ao seu lado e não ao NOSSO QUERIDO DEUS.

Aqui JAZ um cafajeste

uVB o presidente do poder legislativo de muçum, an-

dré Vianini, viajou a Brasília na última semana onde participou da audiência de retirada da pEC 35 que excluía os salários dos vereadores com população menor de 50 mil habitantes.

Entusiasmono pronunciamento da sessão desta semana o

político se mostrou entusiasmado com o tratamento recebido pela uVB e pelos parlamentares federais.

pioneira na oportunidade o senador paulo paim informou

a Vianini que muçum foi a primeira Câmara filiada à uVB.

adair Villa Vale ressaltar que quando da solicitação de filia-

ção, o vereador andré manifestou-se contra a colabo-ração, mas felizmente foi convencido pelo vereador adair Villa a participar da uVB.

uVB o trabalho será longo e árduo, gilson Conzatti

sabe disso. os objetivos já estão sendo alcançados: mostrar a força do vereador, o verdadeiro represen-tante do povo.

teco teco (foto)no retorno de Brasília, segundo o vereador gil-

mar marcolim, foi disponibilizado um teco-teco que parecia mais um ônibus pinga-pinga que um avião.

Renascim Esse é o nome do

remédio sugerido pelo colega Otávio Deves para o time do Grêmio e para a seleção de Felipão.

lixo O vereador muçunen-

se, Elton Pezzi, levantou um problema comum na maioria das cidades: O lixo depositado em via pública.

pezziConforme o vereador,

a coleta de lixo ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras em Muçum. Os entulhos são recolhidos pela administração nas quintas-feiras. Após o reco-lhimento, muito entulho e lixo são depositados dando a impressão de uma cidade suja.

reclamação As pessoas que depo-

sitam o lixo nos dias em que não há recolhimento vão reclamar da sujeira da cidade.

ENDURO A CAVALO O departamento campeiro do CTg Sentinela da

Tradição de Muçum transferiu o Enduro a Cavalo que seria realizado dia 5 de maio.

MOTIVOS Entrada em vigor de nova lei fitossanitária.

SENTINELA Neste sábado a partir das 14h tem palestra no

CTg muçunense sobre Alimentação Saudável Hiper-tensão e Diabetes.

JmJ O padre Genoir Pieta disse estar decepcionado com a

juventude da Comarca que não consegue reunir 20 jovens para participar da jornada no Rio de Janeiro em julho. Segundo o pároco isso é uma vergonha

paróquia Além de Encantado outros 5 municípios compõem a

paróquia de Encantado: Dr. Ricardo, Muçum, Nova Brés-cia e Vespasiano Corrêa.

Trilheiros em Ação Por desavenças internas, o Encontro dos Tri-

lheiros em Ação de Encantado, evento promovido anualmente pelos motociclistas encantadenses, não será realizado neste ano.

Page 15: 26 de abril de 2013

PÁGINA DO DILAMAR 15JORNAL OPINIÃO n 12 de abril de 2013REGIÃO

Page 16: 26 de abril de 2013
Page 17: 26 de abril de 2013
Page 18: 26 de abril de 2013
Page 19: 26 de abril de 2013
Page 20: 26 de abril de 2013
Page 21: 26 de abril de 2013
Page 22: 26 de abril de 2013
Page 23: 26 de abril de 2013
Page 24: 26 de abril de 2013

24 JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Page 25: 26 de abril de 2013

25JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Page 26: 26 de abril de 2013

26 JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Page 27: 26 de abril de 2013

27JORNAL OPINIÃO n 26 de abril de 2013

Page 28: 26 de abril de 2013

Encantado, 26 de abril 2013