25a28deabrilde2013 fozdoiguaأ‡u -pr fundado em agosto de 2008, organizar a xviii bienal de arte...

Download 25a28deabrilde2013 FOZdoIGUAأ‡U -PR fundado em agosto de 2008, organizar a XVIII Bienal de Arte Fotogrأ،fica

Post on 22-Jul-2020

0 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • 25a28deabrilde2013 FOZdoIGUAÇU-PR

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores2

    FOTO CLUBE CATARATAS DO IGUAÇU FOZ DO IGUAÇU | 2013

  • FOTO CLUBE CATARATAS DO IGUAÇU

    Filiado à Confederação Brasileira de Fotografia www.fcci.art.br e-mail: fcci@fcci.art.br

    Endereço de correspondência: Avenida Brasil 1300, sala 103 – Centro CEP 85851-000 – Foz do Iguaçu – PR

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (cip)

    Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores (18. : 2013: Foz do Iguaçu, PR). XVIII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores / Organização: Jerry Kan Chen [et al . ] . – Foz do Iguaçu: Foto Clube Cataratas do Iguaçu, 2013.

    88 p.

    ISBN 978-85-67339-00-9

    l . Fotografia e arte . I . Chen, Jerry. II . Tí tulo.

    CDD 77

    ORGANIZAÇÃO Helio Avelar Jerry Kan Chen Roberto Lemos Hidalgo Gomes Rafael Sanches Jacson Querubin Nilton Quoirin

    REALIZAÇÃO Foto Clube Cataratas do Iguaçu

    PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO Anderson Guapo Barroso

    IMPRESSÃO Gráfica Brilhograph

    TIRAGEM 500 Exemplares

    PATROCÍNIO MASTER

    PATROCÍNIO STANDART

    APOIO

    REALIZAÇÃO

    Digi tal

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 7

    Prefácio

    Introdução

    O Foto Clube Cataratas do Iguaçu

    A cidade

    Bienais Brasileiras de Fotografia

    XVIII Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores

    Trofeu Árvore da Vida

    Comissão Julgadora

    Fotos premiadas

    Menções honrosas

    Trabalhos selecionados

    Estatísticas

    Créditos

    9

    11

    13

    13

    15

    17

    21

    22

    26

    32

    42

    79

    89

    S U M Á R I O

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 9

    As Bienais são concursos de fotografia pro- movidos pela confederação brasileira de fo- tografia – confoto, desde 1960, e organizados pelos seus afiliados, os fotoclubes brasileiros.

    Coube ao Foto Clube Cataratas do Iguaçu, fundado em agosto de 2008, organizar a XVIII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Cores, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, em abril de 2013.

    Comandado pelo seu Presidente, Dr. Helio Avelar, e com a colaboração da diretoria e dos as- sociados, o evento foi esplendidamente organi- zado, correspondendo plenamente às expectati- vas dos participantes.

    A Primeira Bienal Brasileira de Arte Fotográ- fica aconteceu em agosto de 1960, e foi organi- zada pelo Foto Cine Clube de Campinas, hoje extinto, com fotos em preto e branco, porque na época as imagens em cores ainda não eram populares entre os fotoclubistas.

    P R E F Á C I O

    A Primeira Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores foi organizada pelo Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Re- donda – RJ, em julho de 1979. Esse fotoclube, fundado em março de 1954, ainda está em atividade até hoje.

    A partir de 2009, a confoto passou a promover a Bienal de Arte Fotográfica Natureza em Cores, que foi organizada pelo Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.

    Esses eventos são dedicados aos que gostam da fotografia, para se confraternizarem, para trocarem experiências e fazerem novas amizades, além da oportunidade de mostrarem ao país, suas belíssimas imagens.

    O. Barbosa do Valle confederação brasileira

    de fotografia diretor

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 11

    Em maio de 2011, durante a Bienal de Cores em Londrina, um pequeno grupo do Foto Clube Cataratas do Iguaçu (FCCI) sentiu-se tentado a sediar, na cidade de Foz do Iguaçu, a xviii bi- enal fotográfica em cores. A possibilidade de reunir o trabalho de fotógrafos de todo o Brasil, expondo diferentes técnicas, olhares e sensibi- lidades, instigou o grupo a encarar o desafio de organizar um evento deste porte.

    Ao longo de um ano, os membros do FCCI percorreram a região das Três Fronteiras em busca de apoio para a realização do evento e após inúmeras reuniões, encontros de trabalho, catalogação e preparação do material recebido, chegou o momento tão esperado.

    Durante os dias 12 e 13 de abril de 2013, na União Dinâmica das Cataratas (UDC) – com a participação de jurados convidados, o apoio do

    I N T R O D U Ç Ã O

    diretor administrativo da CONFOTO, senhor Ourivaldo Bar- bosa do Valle, e o suporte técnico dos membros do FCCI – ini- ciou-se o difícil trabalho de avaliação das 1908 fotos recebidas, provenientes de 31 fotoclubes de todo o país. Neste processo, foram selecionadas 162 fotos.

    Neste catálogo, será possível conhecer as principais infor- mações sobre a XVIII Bienal Fotográfica em Cores de Foz do Iguaçu.

    Fica ainda registrado neste catálogo nosso sincero agra- decimento a todos que possibilitaram a realização deste evento: de forma direta, na organização e execução de todas as tarefas necessárias para o sucesso desta bienal; e, de forma indireta, com a motivação e o apoio de nossos familiares e amigos.

    foto clube cataratas do iguaçu

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 13

    Fundado em 19 de agosto de 2008, o foto clube cataratas do iguaçu realiza ações na pro- moção da arte fotográfica, com cursos, palestras e ações culturais na região da tríplice fronteira.

    Berço das Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos brasilei- ros, atraindo pessoas de todo o mundo que bus- cam vivenciar a grandiosidade das quedas d’água, bem como a beleza da fauna e flora locais.

    Terra de fronteira tríplice, a cidade carrega a forte presença do pluralismo cultural presente

    O FOTO CLUBE CATARATAS DO IGUAÇU

    A CIDADE

    Seus associados participam ativamente de ações envolvendo fo- tografia em Foz do Iguaçu, incluindo a realização de exposições coletivas, concursos fotográficos e exposições individuais de seus associados.

    nos traços étnicos, religião, arte, culinária e linguagem de uma população composta por cerca de 80 nacionalidades diferentes.

    Este é o retrato de uma cidade cujos traços, para além das belezas naturais, encontram-se sobretudo em suas pessoas: se- jam estas imigrantes ou turistas, todos os que por aqui passam transformam Foz do Iguaçu.

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 15

    Promovidas pela Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO) desde 1958 em difer- entes cidades do Brasil, as bienais de fotografia são os eventos mais importantes na divulgação e celebração da arte fotográfica no país.

    A primeira edição da Bienal de Fotografia em Cores ocorreu no ano de 1979 e, desde então, uma nova edição é realizada em anos ímpares, alternadamente às bienais de foto preto e branco.

    BIENAIS BRASILEIRAS DE FOTOGRAFIA

    Ao longo destes anos, participantes de fotoclubes de todo o Brasil enviam seus trabalhos para serem avaliados e premiados, em um evento que une o talento dos fotógrafos brasileiros e sua paixão pela arte de fotografar.

    Apreciando o trabalho produzido por diferentes talentos do país, discutindo técnicas utilizadas e trocando experiências, aprendemos e crescemos como fotógrafos.

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileira em cores 17

    A XVIII Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Cores teve início no dia 25 de abril, às 19h, no teatro Elias Hauagge da UDC, com o fotógrafo Alexandre Marchetti realizando a palestra de abertura “Além da Regra dos Terços”, na qual ele fez uma in- trodução à observação da luz, da cor e da composição em obras de arte e mostrou como reproduzir esse resultados na fotografia. Após, todos confraternizaram em um bate papo alegre.

    Na tarde de sexta-feira, dia 26, os participantes fizeram uma visita à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, considerada uma das obras de engenharia mais impressionantes do mundo. Cons- truída entre 1975 e 1991, Itaipu é a maior usina geradora de ener- gia da atualidade. Os visitantes da Bienal aproveitaram então para se inspirar e fotografar esta obra, conhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

    Na mesma noite, o fotógrafo Luiz Claudio Marigo profe- riu a palestra “Ética e Manipulação de Fotografia”, a qual expõe imagens selecionadas de toda a história da fotografia (desde o século XIX) e argumentos sobre manipulação de fotografias, sua legitimidade e seus aspectos éticos na fotografia de natureza e no fotojornalismo. Na sequência, houve um debate provocativo e instigante do fotógrafo e convidados com a platéia.

    Dando continuidade ao evento, no sábado pela manhã, foi realizada uma saída fotográfica no Parque Nacional do Iguaçu. Os fotógrafos puderam presenciar a exuberância das Cataratas do Iguaçu, um conjunto de mais de 200 quedas d’água, situadas na fronteira entre Brasil e Argentina. O Parque Nacional é con- siderado Patrimônio Natural da Humanidade e foi recentemente eleito uma das novas Sete Maravilhas da Natureza.

    Na sequência, o Parque das Aves, santuário da natureza, é um lugar emocionante e surpreendente, onde os visitantes aden-

    XVIII BIENAL BRASILEIRA DE ARTE FOTOGRÁFICA EM CORES

    Cadastramento das fotos

    Recepção e cadastramento das fotos

  • xviii bienal de arte fotográfica brasileir