25 de abril

11
Tema – 25 de Abril Disciplina – Português Professor/a – Cândida Soares Aluna – Ana Catarina Teixeira Moreira 12ºA Nº1 Agrupamento Escolas Abel Salazar São Mamede de Infesta Ano Letivo 2014/2015

Upload: flavio-rebelo

Post on 21-Jul-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Trabalho realizado pela aluna Ana Catarina [nº1 - 12º ano] do AEAS.

TRANSCRIPT

Page 1: 25 de Abril

Tema – 25 de Abril

Disciplina – Português

Professor/a – Cândida Soares

Aluna – Ana Catarina Teixeira Moreira 12ºA Nº1

Agrupamento Escolas Abel Salazar São Mamede de Infesta

Ano Letivo 2014/2015

Page 2: 25 de Abril

Revolução dos Cravos, conhecida, efetivamente, como Revolução de 25 de Abril, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de Abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.

Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), que era composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas, acabando por se estender ao regime político em vigor. Com reduzido poderio militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a resistência do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas 4 civis mortos e 45 feridos em Lisboa pelas balas da DGS.

Page 3: 25 de Abril

O movimento confiou a direção do País à Junta de Salvação Nacional, que assumiu os poderes dos órgãos do Estado.

A 15 de maio de 1974, o General António de Spínola foi nomeado Presidente da República. O cargo de primeiro-ministro seria atribuído a Adelino da Palma Carlos.

Seguiu-se um período de grande agitação social, política e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), marcado por manifestações, ocupações, governos provisórios, nacionalizações e confrontos militares que, terminaram com o 25 de Novembro de 1975.

Estabilizada a conjuntura política, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituição democrática, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleições legislativas da nova República.

Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado como "Dia da Liberdade"

Page 4: 25 de Abril

Preparação do Golpe A primeira reunião clandestina de capitães foi realizada em Bissau, em 21 de agostode 1973. Uma nova reunião, em 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas) dá origem ao Movimento das Forças Armadas. No dia 5 de marco de 1974 é aprovado o primeiro documento do movimento: Os Militares, as Forças Armadas e a Nação. Este documento é posto a circular clandestinamente. No dia 14 de marco o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, alegadamente por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime. No entanto, a verdadeira causa da expulsão dos dois Generais foi o facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, Portugal e o Futurono qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar.No dia 24 de marco, a última reunião clandestina dos capitães revoltosos decide o derrube do regime pela força. Prossegue a movimentação secreta dos capitães até ao dia 25 de Abril. A mudança de regime acaba por ser feita por acção armada.

Page 5: 25 de Abril

ALGUMAS IMAGENS DE 1974

Page 6: 25 de Abril
Page 7: 25 de Abril
Page 8: 25 de Abril
Page 9: 25 de Abril
Page 10: 25 de Abril
Page 11: 25 de Abril

WebGrafia

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Cravos

• http://media.rtp.pt/blogs/25deabril/e-depois-de-abril (RTP arquivos)