24 terceira categoria - caso 4

4

Upload: fatoze

Post on 12-Apr-2017

162 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 24   terceira categoria - caso 4
Page 2: 24   terceira categoria - caso 4

Terceira categoriaAnimal e homem percebem

alucinações telepáticas coletivamente

Caso 4 (Visual com anterioridade do animal em relação ao homem)

Este caso foi publicado pela revista Light (1907, pág. 225). O senhor J. W. Boulding, um conhecido autor espiritualista, narra o fato que aconteceu com uma família conhecida:

Page 3: 24   terceira categoria - caso 4

“Um de meus amigos, residente em Kensington, estava doente há muito tempo, e numa noite de domingo do verão passado outro amigo meu e sua mulher foram visitá-lo de carruagem. Quando chegaram perto de uma ponte da estrada de ferro não muito longe da casa do doente, o cavalo começou a se esquivar e não quis continuar seu caminho. Ele parecia invadido por um súbito terror: tremia, recuava e empinava, assustando bastante as pessoas que se encontravam no veículo. Num determinado momento, a dama se levantou para entender o que se passava, e foi grande seu espanto ao ver que, diante do cavalo, de braços abertos estava o amigo doente que eles iam visitar! Foi tamanho seu susto que ela caiu desmaiada em cima de seus primos no veículo; o marido teve então que ordenar ao cocheiro para voltar para casa. Eram 18 horas. Mais tarde eles decidiram retomar o caminho; quando chegaram à casa do amigo, notaram que as persiana estavam fechadas; não demoraram em anunciar-lhes que o doente tinha acabado de morrer, exatamente na hora em que ele tinha aparecido diante do cavalo. É preciso lembrar que o cavalo foi o primeiro a perceber a aparição, circunstância esta que vem sustentar a afirmação de um grande número de pessoas, isto é, a de que os animais compartilham com os homens as faculdades de clarividência.

Page 4: 24   terceira categoria - caso 4

De fato, nos casos em que o animal é o primeiro a perceber uma aparição telepática, não existem hipóteses racionais que possam se opor àquela em que se considera serem os animais dotados de faculdades paranormais iguais às do homem; essa consideração levanta problemas psicológicos e filosóficos de fundamental relevância.