23ºdomingo tc14a

92
23 do Tempo Comum

Upload: chuc

Post on 24-May-2015

138 views

Category:

Spiritual


3 download

DESCRIPTION

23º Domingo do Tempo Comum A PRESTAR ATENÇÃO

TRANSCRIPT

Page 1: 23ºdomingo tc14a

23 do Tempo Comum

Page 2: 23ºdomingo tc14a

Casa onde Jesus vive com os discípulos (Cafarnaum)

4ª Parte do evangelho de 4ª Parte do evangelho de MtMt: : “Ter o coração “Ter o coração próximo de Deus”próximo de Deus”

Sermão à Igreja:Sermão à Igreja: Em Em Cafarnaum,Cafarnaum, relações entre os irmãos: relações entre os irmãos: - Praticar a correcção fraterna - Praticar a correcção fraterna Dom 23Dom 23 - Perdoar-nos 70 vezes 7 - Perdoar-nos 70 vezes 7 Dom 24Dom 24 Na Na TransjordâniaTransjordânia, chamada à responsabilidade:, chamada à responsabilidade: - Viver a gratuidade - Viver a gratuidade evangélica evangélica Dom 25Dom 25

Page 3: 23ºdomingo tc14a

Restos da casa, convertida em igreja octogonal no séc. II

Jesus diz-nos que espírito quer que tenha

a sua Igreja

Page 4: 23ºdomingo tc14a

MtMt 18,15-20 18,15-20

Naquele tempo, disse Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e ofender, vai ter com ele e re-preende-o a sós. Se te re-preende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu escutar, terás ganho o teu irmão.irmão.

Page 5: 23ºdomingo tc14a

Dialogai entre vós a fim de ganhar Dialogai entre vós a fim de ganhar todos os irmãos, sois todos os irmãos, sois

responsáveis uns dos outrosresponsáveis uns dos outros

Eu vos fiz FAMÍLIA

Page 6: 23ºdomingo tc14a

Se não te escutar, toma Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a pessoas, para que toda a questão fique resolvida questão fique resolvida pela palavra de duas ou pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, ele não lhes der ouvidos, co-munica o caso à Igreja;co-munica o caso à Igreja;

Page 7: 23ºdomingo tc14a

A Igreja A Igreja reunida na reunida na

terra, é terra, é imagem da imagem da

Igreja reunida Igreja reunida no céuno céu

Não o ouvir, é abandonar o evangelho

Page 8: 23ºdomingo tc14a

e se também não e se também não der ouvidos à Igreja, der ouvidos à Igreja,

considera-o como considera-o como um pagão ou um um pagão ou um

publicano. publicano.

Page 9: 23ºdomingo tc14a

Aos que considerardes que estão fora Aos que considerardes que estão fora da Igreja, amai-os, como Eu amei os da Igreja, amai-os, como Eu amei os

publicanos e pecadores publicanos e pecadores

No amor, não façais divisões

O Papa Francisco, com um O Papa Francisco, com um judeu e um muçulmanojudeu e um muçulmano

Page 10: 23ºdomingo tc14a

Em verdade vos digo: Em verdade vos digo: tudo o que ligardes na tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes e tudo o que desligardes na terra será desligado na terra será desligado no Céu.no Céu.

Page 11: 23ºdomingo tc14a

Jesus deixou Jesus deixou a sua obra nas a sua obra nas nossas mãosnossas mãos

Acabemos a cons-trução

Page 12: 23ºdomingo tc14a

Digo-vos ainda: Se dois de vós Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á conce-dida por meu Pai lhes-á conce-dida por meu Pai que está nos Céus. Na que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».Eu estou no meio deles».

Page 13: 23ºdomingo tc14a

Jesus está Jesus está connosco, connosco,

sobretudo quando sobretudo quando oramos reunidosoramos reunidos

Que, quando nos virem, possam dizer: “vede

como se amam” (Tertuliano)

Page 14: 23ºdomingo tc14a

Senhor, faz que, Senhor, faz que, conscientes de ser a conscientes de ser a

tua IGREJA, não tua IGREJA, não defraudemos defraudemos o teu sonho.o teu sonho.

Page 16: 23ºdomingo tc14a

Prestar atenção

.

Page 17: 23ºdomingo tc14a

A mais bela flor do A mais bela flor do mundomundo

Page 18: 23ºdomingo tc14a

Havia uma jovem muito bonita que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego em que ganhava muitíssimo bem, uma família unida..

Page 19: 23ºdomingo tc14a

O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso: o trabalho e os afazeres ocupavam-lhe todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas.

Page 20: 23ºdomingo tc14a

Se o trabalho consumia muito tempo, eram os filhos que pagavam, se surgiam problemas, ela punha de lado o marido.... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois.

Page 21: 23ºdomingo tc14a

Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia apenas um exemplar em todo o mundo.

Page 22: 23ºdomingo tc14a

E disse-lhe: "Filha, esta flor vai-te ajudar muito mais do que tu imaginas! Tu terás apenas que a regar e podá-la de vez em quando; às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará, em troca, esse perfume maravilhoso e essas lindas flores."

Page 23: 23ºdomingo tc14a

A jovem ficou emocionada. Afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, o trabalho consumia todo o seu tempo, e a vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor.

Page 24: 23ºdomingo tc14a

Ela chegava a casa, olhava a flor e as folhas ainda estavam lá, não mostravam nenhum sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava à frente.

Page 25: 23ºdomingo tc14a

Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu.Ela chegou a casa e apanhou um susto!

Page 26: 23ºdomingo tc14a

Estava completamente morta, as suas raízes estavam ressequidas, as suas flores caídas e as suas folhas amarelas. A Jovem chorou muito e contou ao seu pai o que tinha acontecido.

Page 27: 23ºdomingo tc14a

Seu pai, então, respondeu: "Eu já imaginava que isso iria acontecer. E eu não posso dar-te outra flor, porque não existe outra igual a essa: ela era única assim como teus filhos, teu marido e tua família.

Page 28: 23ºdomingo tc14a

Todos são bênçãos que o Senhor te deu. Tu tens que aprender a regá-los, podá-los e dar-lhes atenção, pois, assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Page 29: 23ºdomingo tc14a

Tu te acostumaste a ver a flor lá, sempre florida, sempre perfumada e te esqueceste de cuidar dela. Cuida das pessoas que tu amas!"

Page 30: 23ºdomingo tc14a

Prestar atenção

.

Page 31: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

Page 32: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

Um cientista vivia Um cientista vivia preocupado com os preocupado com os problemas do problemas do mundo mundo e estava resolvido a e estava resolvido a encontrar meios de encontrar meios de os minorar. Passava os minorar. Passava dias no seu dias no seu laboratório em laboratório em busca de respostas busca de respostas para as suas para as suas dúvidas...dúvidas...

Page 33: 23ºdomingo tc14a

.

.

Certo dia, o seu Certo dia, o seu filho, de sete anos, filho, de sete anos, invadiu o seu invadiu o seu "santuário" "santuário" decidido a ajudá-lo decidido a ajudá-lo a trabalhar. O a trabalhar. O cientista, nervoso cientista, nervoso pela interrupção, pela interrupção, tentou fazer com tentou fazer com que o filho fosse que o filho fosse brincar noutro brincar noutro lugar.lugar.

.

Page 34: 23ºdomingo tc14a

.

Vendo que Vendo que seria impossível seria impossível demovê-lo, o pai demovê-lo, o pai

procurou algo procurou algo que pudesse ser que pudesse ser

oferecido ao oferecido ao filho com o filho com o objectivo objectivo

de distrair de distrair sua atenção. sua atenção.

.

.

Page 35: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

De repente, De repente, deparou-se com deparou-se com o mapa do o mapa do mundo mundo e alegrou-se, e alegrou-se, pois era pois era exactamente o exactamente o que procurava! que procurava!

Page 36: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

- "Tu gostas de quebra-- "Tu gostas de quebra-cabeças? cabeças? Então vou-te dar o mundo Então vou-te dar o mundo para consertar... Aqui está o para consertar... Aqui está o mundo todo partido. Vê se o mundo todo partido. Vê se o consegues consertar, mas consegues consertar, mas não te esqueças: não te esqueças: faz tudo sozinho!"faz tudo sozinho!"

.

Com o auxílio de uma tesoura, Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços recortou o mapa em vários pedaços e, junto e, junto com um rolo de fita adesiva, com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:entregou ao filho dizendo:

.

Page 37: 23ºdomingo tc14a

.

.

Calculou que a criança levaria dias Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. para recompor o mapa.

.

- "Pai, pai, já fiz tudo. - "Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar Consegui terminar tudinho!"tudinho!"

.

Algumas horas Algumas horas depois, ouviu a voz depois, ouviu a voz do filho que o do filho que o chamava chamava calmamente:calmamente:

.

Page 38: 23ºdomingo tc14a

.

.

A princípio, o pai não A princípio, o pai não deu crédito às palavras deu crédito às palavras do filho. do filho. Seria impossível, na sua Seria impossível, na sua idade, ter conseguido idade, ter conseguido recompor um mapa que recompor um mapa que jamais tinha visto. jamais tinha visto. Relutante, o cientista Relutante, o cientista levantou os olhos das levantou os olhos das suas anotações, certo suas anotações, certo de que veria um de que veria um trabalho digno de uma trabalho digno de uma criança. criança.

.

.

.

Page 39: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

Para sua surpresa, o mapa Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os estava completo. Todos os pedaços tinham sido pedaços tinham sido colocados nos devidos colocados nos devidos lugares. lugares. Como seria possível? Como seria possível? Como o menino havia sido Como o menino havia sido capaz?capaz?

.

Page 40: 23ºdomingo tc14a

.

.

Perguntou-se o cientista e Perguntou-se o cientista e resolveu averiguar com o filho resolveu averiguar com o filho como ele tinha conseguido tal como ele tinha conseguido tal feito:feito:

.

- "Tu não sabias como - "Tu não sabias como era o mundo, meu filho, era o mundo, meu filho, como conseguiste?"como conseguiste?"

.

Page 41: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

- "Pai, eu não sabia - "Pai, eu não sabia como era o mundo, como era o mundo, mas, mas, quando tu tiraste o quando tu tiraste o papel da revista para papel da revista para recortar, eu vi que do recortar, eu vi que do outro lado havia a outro lado havia a figura de um homem. figura de um homem. Quando tu me deste o Quando tu me deste o mundo para mundo para consertar, eu tentei... consertar, eu tentei... mas não consegui. mas não consegui.

.

.

Page 42: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Foi aí que me lembrei do homem: Foi aí que me lembrei do homem: virei os recortes e comecei a virei os recortes e comecei a consertar o homem, que eu sabia consertar o homem, que eu sabia como era. como era.

Page 43: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Quando consegui consertar o Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que homem, virei a folha e vi que

tinha consertado tinha consertado o mundo!"o mundo!"

Page 44: 23ºdomingo tc14a

Prestar atenção

.

Page 45: 23ºdomingo tc14a

Resolução de ConflitosResolução de Conflitos

O comboio atravessava os subúrbios O comboio atravessava os subúrbios de Tóquio numa sossegada tarde de de Tóquio numa sossegada tarde de primavera. primavera. .

Page 46: 23ºdomingo tc14a

O nosso vagão estava comparativamente vazio: O nosso vagão estava comparativamente vazio: apenas algumas donas de casa com seus filhos e apenas algumas donas de casa com seus filhos e uns velhos indo fazer compras. Eu olhava distraído uns velhos indo fazer compras. Eu olhava distraído pela janela a monotonia das casas sempre iguais e pela janela a monotonia das casas sempre iguais e das sebes cobertas de poeira.das sebes cobertas de poeira.

.

Page 47: 23ºdomingo tc14a

Chegando a uma estação, as portas abriram-se Chegando a uma estação, as portas abriram-se e, de repente, a quietude da tarde foi e, de repente, a quietude da tarde foi interrompida por um homem que entrou interrompida por um homem que entrou cambaleando no nosso vagão, gritando com cambaleando no nosso vagão, gritando com violência imprecações incompreensíveis. violência imprecações incompreensíveis.

.

.

.

Page 48: 23ºdomingo tc14a

Era um homem forte, encorpado, com roupas de Era um homem forte, encorpado, com roupas de operário. Estava bêbado e imundo. Aos berros, operário. Estava bêbado e imundo. Aos berros, esbofeteou uma mulher que carregava um esbofeteou uma mulher que carregava um bebezinho. A força do encontrão fez com que ela bebezinho. A força do encontrão fez com que ela fosse cair no colo de um casal idoso. Só por um fosse cair no colo de um casal idoso. Só por um milagre nada aconteceu ao bebé.milagre nada aconteceu ao bebé.

.

.

.

Page 49: 23ºdomingo tc14a

Aterrorizado, o Aterrorizado, o casal deu um pulo casal deu um pulo e fugiu correndo e fugiu correndo

para outra para outra extremidade do extremidade do

vagão. O operário vagão. O operário tentou ainda dar tentou ainda dar um pontapé na um pontapé na

velha, mas errou a velha, mas errou a mira e ela mira e ela

conseguiu escapar. conseguiu escapar.

.

.

.

Page 50: 23ºdomingo tc14a

Isso o deixou em tal estado de fúria que Isso o deixou em tal estado de fúria que agarrou a haste de metal no meio do vagão e agarrou a haste de metal no meio do vagão e tentou arrancá-la do balaústre. Pude ver que tentou arrancá-la do balaústre. Pude ver que uma das suas mãos estava ferida e sangrava. O uma das suas mãos estava ferida e sangrava. O trem seguiu em frente, com os passageiros trem seguiu em frente, com os passageiros paralisados de medo. Eu me levantei.paralisados de medo. Eu me levantei.

.

.

.

Page 51: 23ºdomingo tc14a

Na época, cerca de vinte anos atrás, eu era Na época, cerca de vinte anos atrás, eu era jovem e estava em excelente forma física. Vinha jovem e estava em excelente forma física. Vinha treinando oito horas de aikidô quase todos os treinando oito horas de aikidô quase todos os dias há quase três anos. Gostava de lutar corpo dias há quase três anos. Gostava de lutar corpo a corpo e me considerava bom. O problema é a corpo e me considerava bom. O problema é que as minhas habilidades marciais nunca que as minhas habilidades marciais nunca tinham sido testadas em um combate de tinham sido testadas em um combate de verdade. Nós alunos de aikidô, estamos verdade. Nós alunos de aikidô, estamos proibidos de lutar.proibidos de lutar.

.

.

.

Page 52: 23ºdomingo tc14a

"Aikidô", meu mestre não se "Aikidô", meu mestre não se cansava de repetir, cansava de repetir, "é a arte da "é a arte da reconciliação. Aquele cuja mente reconciliação. Aquele cuja mente deseja brigar perdeu o elo com o deseja brigar perdeu o elo com o universo. Se tentarem dominar as universo. Se tentarem dominar as pessoas, estarão derrotados de pessoas, estarão derrotados de antemão. Nós estudamos como antemão. Nós estudamos como resolver conflitos, não como iniciá-resolver conflitos, não como iniciá-los."los." .

.

.

Page 53: 23ºdomingo tc14a

Eu ouvia essas palavras e me Eu ouvia essas palavras e me esforçava. Chegava a atravessar a esforçava. Chegava a atravessar a rua para evitar os chimpira, os rua para evitar os chimpira, os pungas dos videogames que pungas dos videogames que costumam vadiar perto das costumam vadiar perto das estações de trem. Ficava exultado estações de trem. Ficava exultado com minha própria tolerância e me com minha própria tolerância e me considerava um valentão considerava um valentão reverente, piedoso mesmo. reverente, piedoso mesmo.

.

.

.

Page 54: 23ºdomingo tc14a

No fundo do coração, porém, desejava uma No fundo do coração, porém, desejava uma oportunidade absolutamente legítima em oportunidade absolutamente legítima em que pudesse salvar os inocentes destruindo que pudesse salvar os inocentes destruindo os culpados.os culpados.

.

.

.

Page 55: 23ºdomingo tc14a

Chegou o dia! Pensei comigo mesmo enquanto me Chegou o dia! Pensei comigo mesmo enquanto me levantava. Há pessoas a correr perigo e se eu não levantava. Há pessoas a correr perigo e se eu não fizer alguma coisa é bem possível que elas acabem fizer alguma coisa é bem possível que elas acabem feridas.feridas.

.

.

.

Quando me viu Quando me viu levantando, o bêbado levantando, o bêbado percebeu a percebeu a oportunidade de oportunidade de canalizar a sua ira.canalizar a sua ira. - Ah! - Ah! - rugiu ele. - rugiu ele. – Um – Um

estrangeiro! Você estrangeiro! Você está a precisar de está a precisar de uma lição em boas uma lição em boas maneiras japonesas!maneiras japonesas!

.

Page 56: 23ºdomingo tc14a

Eu estava de pé, segurando de leve nas alças Eu estava de pé, segurando de leve nas alças presas ao tecto do vagão, e lancei-lhe um presas ao tecto do vagão, e lancei-lhe um olhar de nojo e desprezo. Pretendia acabar olhar de nojo e desprezo. Pretendia acabar com a sua raça, mas precisava esperar que com a sua raça, mas precisava esperar que ele me agredisse primeiro. Queria que ficasse ele me agredisse primeiro. Queria que ficasse com raiva, por isso curvei os lábios e mandei-com raiva, por isso curvei os lábios e mandei-lhe um beijo insolente.lhe um beijo insolente.

.

.

.

Page 57: 23ºdomingo tc14a

- Agora chega!- Agora chega! – gritou ele. – gritou ele. – Você vai levar uma lição.– Você vai levar uma lição. – E preparou-se para me – E preparou-se para me atacar.atacar.Mas uma fracção de Mas uma fracção de segundo antes que ele se segundo antes que ele se pudesse mexer, alguém pudesse mexer, alguém deu um berro:deu um berro:- Ei!- Ei!

.

.

.

Page 58: 23ºdomingo tc14a

Foi um grito Foi um grito estridente, mas estridente, mas lembro-me que lembro-me que tinha um tinha um estranho estranho timbre, jubiloso timbre, jubiloso e cadenciado, e cadenciado, como quando como quando estamos à estamos à procura de procura de alguma coisa alguma coisa junto com um junto com um amigo e ele amigo e ele subitamente a subitamente a encontra: encontra: "Ei!""Ei!"

.

.

.

Page 59: 23ºdomingo tc14a

Virei para a esquerda, o bêbado para a direita. Virei para a esquerda, o bêbado para a direita. Nós dois olhamos para um velhinho japonês que Nós dois olhamos para um velhinho japonês que estava sentado num dos bancos. Devia ter bem estava sentado num dos bancos. Devia ter bem mais de setenta anos, esse minúsculo senhor, e mais de setenta anos, esse minúsculo senhor, e vestia um quimono impecável. Não me deu a vestia um quimono impecável. Não me deu a menor atenção, mas sorriu com alegria para o menor atenção, mas sorriu com alegria para o operário, como se tivesse um importantíssimo e operário, como se tivesse um importantíssimo e delicioso segredo para lhe contar.delicioso segredo para lhe contar.

.

.

.

.

Page 60: 23ºdomingo tc14a

- Vem aqui- Vem aqui – disse o velhinho – disse o velhinho num tom coloquial e amistoso. num tom coloquial e amistoso. – Vem aqui conversar comigo– Vem aqui conversar comigo – – insistiu, chamando-o com um insistiu, chamando-o com um aceno de mão.aceno de mão.

.

.

.

O homenzarrão obedeceu, O homenzarrão obedeceu, mas postou os pés mas postou os pés beligerantemente diante beligerantemente diante dele e gritou por cima do dele e gritou por cima do barulho das rodas nos barulho das rodas nos trilhos:trilhos:- Por que diabos é que vou - Por que diabos é que vou conversar com você?conversar com você?

Page 61: 23ºdomingo tc14a

Ele agora estava de costas para Ele agora estava de costas para mim. Se o seu cotovelo se mim. Se o seu cotovelo se movesse um milímetro que fosse movesse um milímetro que fosse eu o esmagaria. Mas o velhinho eu o esmagaria. Mas o velhinho continuou sorrindo para o continuou sorrindo para o operário.operário.- O que você andou a beber?- O que você andou a beber? – – perguntou, os olhos brilhando de perguntou, os olhos brilhando de interesse.interesse.- Saquê - Saquê – rosnou de volta o – rosnou de volta o operário operário – e não é da sua conta!– e não é da sua conta! – completou, lançando – completou, lançando perdigotos no rosto do velho.perdigotos no rosto do velho.

.

.

.

Page 62: 23ºdomingo tc14a

- Que óptimo - Que óptimo – retrucou o – retrucou o velho.velho. – Excelente mesmo. – Excelente mesmo. Eu também adoro saquê! Eu também adoro saquê! Todas as noites, eu e Todas as noites, eu e minha esposa (ela está minha esposa (ela está com 76 anos, você sabe) com 76 anos, você sabe) aquecemos uma aquecemos uma garrafinha de saquê e garrafinha de saquê e vamos até ao jardim vamos até ao jardim sentar-nos num velho sentar-nos num velho banco de madeira. banco de madeira. Ficamos a olhar o pôr-do-Ficamos a olhar o pôr-do-sol e vendo como vai indo sol e vendo como vai indo o nosso caquizeiro. o nosso caquizeiro.

.

.

.

.

Page 63: 23ºdomingo tc14a

Foi meu bisavô quem plantou essa árvore, Foi meu bisavô quem plantou essa árvore, e estávamos preocupados achando que ela e estávamos preocupados achando que ela não fosse se recuperar das tempestades não fosse se recuperar das tempestades de gelo do último inverno. Mas a nossa de gelo do último inverno. Mas a nossa arvorezinha saiu-se melhor do que arvorezinha saiu-se melhor do que esperávamos, ainda mais se esperávamos, ainda mais se considerarmos a má qualidade do solo. É considerarmos a má qualidade do solo. É gratificante olhar para ela quando levamos gratificante olhar para ela quando levamos uma garrafinha de saquê para apreciar o uma garrafinha de saquê para apreciar o final da tarde, mesmo quando chove!final da tarde, mesmo quando chove!

.

.

.

.

Page 64: 23ºdomingo tc14a

E olhava para o operário, E olhava para o operário, seus olhos reluzentes. O seus olhos reluzentes. O rosto do operário, que se rosto do operário, que se esforçava para esforçava para acompanhar a conversa acompanhar a conversa do velhinho, foi se do velhinho, foi se abrandando e seus abrandando e seus punhos pouco a pouco punhos pouco a pouco relaxando.relaxando.- É, é bom. Eu também - É, é bom. Eu também gosto de caqui...gosto de caqui... – mas – mas sua voz acabou num sua voz acabou num sumiço.sumiço.

.

.

.

.

Page 65: 23ºdomingo tc14a

- São deliciosos- São deliciosos – – concordou o velho concordou o velho sorrindo. sorrindo. – – E tenho certeza de que E tenho certeza de que você também tem uma você também tem uma óptima esposa.óptima esposa.- Não- Não – retrucou o operário. – retrucou o operário. – Minha esposa morreu.– Minha esposa morreu.

.

.

.

Page 66: 23ºdomingo tc14a

Suavemente, Suavemente, acompanhando o acompanhando o balanço do trem, aquele balanço do trem, aquele homenzarrão começou a homenzarrão começou a chorar.chorar.- Eu não tenho esposa, - Eu não tenho esposa, eu não tenho casa, eu eu não tenho casa, eu não tenho emprego. Eu não tenho emprego. Eu só tenho vergonha de só tenho vergonha de mim mesmo.mim mesmo.

.

.

.

Lágrimas escorriam pelo seu rosto; um Lágrimas escorriam pelo seu rosto; um frémito de desespero percorreu-lhe o frémito de desespero percorreu-lhe o corpo.corpo.

.

.

Page 67: 23ºdomingo tc14a

Chegara a minha vez. Lá estava eu, com toda Chegara a minha vez. Lá estava eu, com toda a minha imaculada inocência juvenil, com a minha imaculada inocência juvenil, com toda a minha vontade de tornar o mundo um toda a minha vontade de tornar o mundo um lugar melhor para se viver, sentindo-me de lugar melhor para se viver, sentindo-me de repente mais sujo do que ele.repente mais sujo do que ele.

.

.

.

Page 68: 23ºdomingo tc14a

O trem chegou à minha estação. O trem chegou à minha estação. Enquanto as portas se abriam, Enquanto as portas se abriam, ouvi o velho dizer solidariamente:ouvi o velho dizer solidariamente:- Minha nossa, que desgraça. - Minha nossa, que desgraça. Sente-se aqui comigo e me diga o Sente-se aqui comigo e me diga o que houve.que houve.

.

.

.

Voltei-me para dar uma Voltei-me para dar uma última olhadela. O operário última olhadela. O operário escarrapachara-se no escarrapachara-se no banco, a cabeça no colo do banco, a cabeça no colo do velhinho, que afagava com velhinho, que afagava com ternura seus cabelos ternura seus cabelos emaranhados e sebosos.emaranhados e sebosos.

.

.

Page 69: 23ºdomingo tc14a

Enquanto o Enquanto o comboio se comboio se afastava, sentei-me afastava, sentei-me num banco da num banco da estação. O que eu estação. O que eu pretendera pretendera resolver pela força resolver pela força fora alcançado com fora alcançado com algumas palavras algumas palavras meigas. Eu acabara meigas. Eu acabara de presenciar o de presenciar o aikidô num aikidô num combate de combate de verdade, e a sua verdade, e a sua essência era o essência era o amor. amor.

.

.

.

.

Page 70: 23ºdomingo tc14a

A partir de A partir de agora teria que agora teria que praticar a arte praticar a arte

com um espírito com um espírito totalmente totalmente

diferente. Muito diferente. Muito tempo passaria tempo passaria antes que eu antes que eu

voltasse a falar voltasse a falar sobre a sobre a

resolução de resolução de conflitos.conflitos.

.

.

.

Terry DobsonTerry Dobson

Page 71: 23ºdomingo tc14a

Prestar atenção

.

Page 72: 23ºdomingo tc14a

.

Fazer a Fazer a

diferençadiferença

.

.

Relata a Professora Teresa, Relata a Professora Teresa, que, no seu primeiro dia de que, no seu primeiro dia de aulas, parou em frente aos aulas, parou em frente aos seus alunos do quarto ano e, seus alunos do quarto ano e, como todos os demais como todos os demais professores, lhes disse que professores, lhes disse que gostava de todos por igual. gostava de todos por igual.

Page 73: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

No entanto, ela sabia que No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já isto era quase impossível, já que na primeira fila estava que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto sentado um pequeno garoto chamado Ricardo. chamado Ricardo.

Page 74: 23ºdomingo tc14a

.

A professora havia A professora havia observado que ele não se observado que ele não se dava bem com os colegas dava bem com os colegas da aula e muitas vezes as da aula e muitas vezes as suas roupas estavam suas roupas estavam sujas e cheiravam mal.sujas e cheiravam mal.

.

.

Houve até momentos em Houve até momentos em que ela sentia prazer em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas lhe dar notas vermelhas ao corrigir as suas ao corrigir as suas provas e trabalhos.provas e trabalhos.

Page 75: 23ºdomingo tc14a

.

.

Ao iniciar o ano lectivo, era solicitado a cada Ao iniciar o ano lectivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada conhecimento das anotações feitas em cada ano.ano.

.

.

A Professora A Professora Teresa deixou Teresa deixou a ficha de a ficha de Ricardo para Ricardo para último. Mas último. Mas quando a leu quando a leu foi grande a foi grande a sua surpresa. sua surpresa.

.

.

Page 76: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

A professora do A professora do primeiro ano escolar primeiro ano escolar de Ricardo tinha de Ricardo tinha anotado o seguinte: anotado o seguinte: Ricardo é um menino Ricardo é um menino brilhante e simpático. brilhante e simpático. O seus trabalhos O seus trabalhos estão sempre em estão sempre em ordem e muito ordem e muito nítidos. Tem bons nítidos. Tem bons modos e é muito modos e é muito agradável estar perto agradável estar perto dele.dele.

.

Page 77: 23ºdomingo tc14a

.

.

A professora do A professora do segundo ano segundo ano

escreveu: Ricardo é escreveu: Ricardo é um aluno excelente e um aluno excelente e

muito querido pelos muito querido pelos seus colegas, mas seus colegas, mas

tem estado tem estado preocupado com sua preocupado com sua

mãe que está com mãe que está com uma doença grave e uma doença grave e desenganada pelos desenganada pelos médicos. A vida na médicos. A vida na

sua casa deve estar a sua casa deve estar a ser muito difícil.ser muito difícil.

.

.

.

Page 78: 23ºdomingo tc14a

.

.

Da professora do Da professora do terceiro ano constava a terceiro ano constava a anotação seguinte: a anotação seguinte: a morte de sua mãe foi morte de sua mãe foi um golpe muito duro um golpe muito duro para o Ricardo. Ele para o Ricardo. Ele procura fazer o melhor, procura fazer o melhor, mas o seu pai não tem mas o seu pai não tem nenhum interesse e, nenhum interesse e, assim, a sua vida será assim, a sua vida será prejudicada se ninguém prejudicada se ninguém tomar providências tomar providências para o ajudar.para o ajudar.

.

.

Page 79: 23ºdomingo tc14a

.

.

A professora do A professora do quarto ano quarto ano

escreveu: Ricardo escreveu: Ricardo anda muito distraído anda muito distraído

e não mostra e não mostra interesse algum interesse algum

pelos estudos. Tem pelos estudos. Tem poucos amigos e poucos amigos e

muitas vezes dorme muitas vezes dorme na sala de aula.na sala de aula.

.

.

Page 80: 23ºdomingo tc14a

.

.

A Professora Teresa A Professora Teresa deu-se conta do deu-se conta do problema e ficou problema e ficou terrivelmente terrivelmente envergonhada. Sentiu-envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando se se ainda pior quando se lembrou dos presentes lembrou dos presentes de Natal que os alunos de Natal que os alunos lhe tinham dado, lhe tinham dado, envolvidos em papéis envolvidos em papéis coloridos, excepto o de coloridos, excepto o de Ricardo, que estava Ricardo, que estava enrolado num papel enrolado num papel castanho de castanho de supermercado.supermercado.

.

.

.

.

Page 81: 23ºdomingo tc14a

.

.

Lembra-se de Lembra-se de que abriu o que abriu o pacote com pacote com

tristeza, tristeza, enquanto enquanto os outros os outros

garotos riam ao garotos riam ao ver uma ver uma pulseira pulseira faltando faltando

algumas pedras algumas pedras e um vidro de e um vidro de

perfume pela perfume pela metade.metade.

.

.

.

Page 82: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Apesar das piadas ela Apesar das piadas ela disse que o presente disse que o presente era precioso e pôs a era precioso e pôs a pulseira no braço e um pulseira no braço e um pouco de perfume sobre pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião a mão. Naquela ocasião Ricardo ficou um pouco Ricardo ficou um pouco mais de tempo na mais de tempo na escola do que o de escola do que o de costume. Lembrou-se costume. Lembrou-se ainda, que Ricardo lhe ainda, que Ricardo lhe disse que ela estava disse que ela estava cheirosa como sua mãe.cheirosa como sua mãe.

.

.

Page 83: 23ºdomingo tc14a

.

.

Naquele dia, depois de Naquele dia, depois de todos se terem ido todos se terem ido

embora, a Professora embora, a Professora Teresa Teresa

chorou por longo chorou por longo tempo...tempo...

.

.

Em seguida, Em seguida, decidiu mudar a decidiu mudar a sua maneira de sua maneira de

ensinar e passou a ensinar e passou a dar mais atenção dar mais atenção aos seus alunos, aos seus alunos,

especialmente especialmente a Ricardo..a Ricardo..

.

.

.

Page 84: 23ºdomingo tc14a

.

.

Com o passar do tempo Com o passar do tempo ela notou que o garoto só ela notou que o garoto só melhorava. E quanto melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se e atenção, mais ele se animava.animava.

.

.

Page 85: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Ao finalizar o ano lectivo, Ricardo saiu Ao finalizar o ano lectivo, Ricardo saiu como o melhor da classe. Um ano como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Professora Teresa mais tarde a Professora Teresa recebeu uma notícia em que Ricardo recebeu uma notícia em que Ricardo lhe dizia que ela era a melhor lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida...professora que teve na vida...

Page 86: 23ºdomingo tc14a

.

.

Seis anos depois, Seis anos depois, recebeu outra carta de recebeu outra carta de Ricardo contando que Ricardo contando que

tinha concluído o tinha concluído o segundo grau e que ela segundo grau e que ela

continuava a ser a continuava a ser a melhor professora que melhor professora que

tivera.tivera.

.

.

As notícias repetiram-se As notícias repetiram-se até que um dia ela recebeu até que um dia ela recebeu

uma carta assinada pelo uma carta assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu Dr. Ricardo Stoddard, seu

antigo aluno, mais antigo aluno, mais conhecido como Ricardo.conhecido como Ricardo.

.

Page 87: 23ºdomingo tc14a

.

.

Mas a história Mas a história não terminou não terminou aqui. A aqui. A Professora Professora Teresa recebeu Teresa recebeu outra carta, em outra carta, em que Ricardo a que Ricardo a convidava para convidava para o seu o seu casamento e casamento e noticiava a noticiava a morte de seu morte de seu pai.pai.

.

.

Page 88: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Ela aceitou o convite e, Ela aceitou o convite e, no dia do casamento, no dia do casamento, usou a pulseira que usou a pulseira que ganhou de Ricardo anos ganhou de Ricardo anos antes, e também o antes, e também o perfume. Quando os dois perfume. Quando os dois se encontraram, se encontraram, abraçaram-se por longo abraçaram-se por longo tempo e Ricardo disse-lhe tempo e Ricardo disse-lhe ao ouvido: obrigado por ao ouvido: obrigado por acreditar em mim e me acreditar em mim e me fazer sentir importante, fazer sentir importante, demonstrando-me que demonstrando-me que posso fazer a diferença.posso fazer a diferença.

.

Page 89: 23ºdomingo tc14a

.

.

Mas ela, com os Mas ela, com os olhos banhados olhos banhados

em pranto em pranto sussurrou sussurrou

baixinho: você baixinho: você está enganado! está enganado! Foi você que me Foi você que me ensinou que eu ensinou que eu podia fazer a podia fazer a

diferença, afinal diferença, afinal eu não sabia eu não sabia

ensinar até que o ensinar até que o conheci.conheci.

.

.

Page 90: 23ºdomingo tc14a

.

.

Mais do que Mais do que ensinar a ler e ensinar a ler e

escrever, explicar escrever, explicar matemática e matemática e

outras matérias, é outras matérias, é preciso ouvir os preciso ouvir os

apelos silenciosos apelos silenciosos que ecoam na que ecoam na

alma do educando.alma do educando.

.

.

Page 91: 23ºdomingo tc14a

.

.

.

.

Mais do que avaliar Mais do que avaliar provas e dar notas, é provas e dar notas, é

importante ensinar com importante ensinar com amor mostrando que amor mostrando que

sempre é possível fazer sempre é possível fazer a diferença...a diferença...

Page 92: 23ºdomingo tc14a

Prestar atenção

.