#237 revista forum estudante - julho/agosto 2011

48
JULHO/AGOSTO’11 As profissões do futuro Vampiro regressa em Novembro ROBERT COMUNIDADE FORUM LIGATE EM WWW.FORUM.PT Escolas Adeus 2010/2011! F1 nas Escolas Nº 237 • Mensal • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído) FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo! PATTINSON Especial festivais Queres ser.. David Guetta? Homens da Luta A luta continua!

Upload: forum-estudante

Post on 31-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

ROBERT PATTINSON: Verdadeiros fãs da saga “Crepúsculo” fiquem atentos: o novo filme “Amanhecer”, gravado na “cidademaravilhosa” do Rio de Janeiro, tem estreia marcada nas salas portuguesas para Novembro deste ano.

TRANSCRIPT

Page 1: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

JULHO/AGOSTO’11

As profissões do futuro

Vampiro regressa em Novembro

ROBERTCOMUNIDADE FORUM › LIGA-TE EM WWW.FORUM.PT

Escolas Adeus 2010/2011!

F1 nas Escolas

Nº 237 • Mensal • Preço de Assinatura: 12 edições = 4,99€ (IVA incluído)

FORUM ESTUDANTE a revista em que és tudo!

PATTINSON

Especial festivaisQueres ser..

David Guetta?Homens da LutaA luta continua!

01 Capa 3_Layout 1 7/6/11 5:31 PM Page 1

Page 2: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

02 CGD_Layout 1 7/7/11 11:25 AM Page 2

Page 3: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

03 Portucalense_Layout 1 7/12/11 12:37 PM Page 3

Page 4: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

passatempos

4 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

CONDIÇÕES DEPARTICIPAÇÃOOs passatempos destaedição decorrem apenasdurante o mês de JULHO.Só serão atribuídosprémios a residentes emPortugal e apenas umprémio por pessoa e pormorada. O nãopreenchimento correcto doformulário de participação(www.forum.pt), leva àdesclassificação doparticipante. Osvencedores residentes naárea da Grande Lisboaterão de levantar o prémionas nossas instalações: Tv.das Pedras Negras, nº1,4º. 1100-404 Lisboa (naBaixa). Aos restantes, oprémio será enviado porcorreio. Após notificaçãoaos vencedores, estes têmum prazo de 30 dias parareclamar o respectivoprémio. Os prémios quesejam devolvidos nãoserão reenviados. Idademáxima de participação:25, inclusive (vencedoresfazem prova com Bilhetede Identidade)

OS PREMIADOS SERÃOANUNCIADOS EMWWW.FORUM.PTNOTA: as cores e/ oumodelos dos prémiospodem não corresponderàs das imagensapresentadas

Para poderes participarvai a www.forum.pt epreenche os formulários

42

RFE 237 › Julho/Agosto 2011 › www.forum.pt › e-mail: [email protected]

04 Passatempos06 Especial festivais10 Perguntas Tu Alberto Amaral,

presidente da A3ES14 Entrevista María Teresa Gozalo,

CEO da Les Roches Marbella18 Escolas22 Desafios Forum Escola Melhor26 Espaço IPJ Portal Europeu da Juventude28 Fama Homens da Luta30 Saberes Vestidos para trabalhar36 Espaço ANQ As profissões do futuro38 Música X-Wife44 SoRir46 Horos COPOS

Verdadeiros fãs da saga “Crepúsculo” fiquem atentos: onovo filme “Amanhecer”, gravado na “cidademaravilhosa” do Rio de Janeiro, tem estreia marcada nassalas portuguesas para Novembro deste ano.

Destaque de Capa

GANHA

COMO GANHARSó tens que responder a umasimples pergunta: Qual é anacionalidade da marca RULYS?A centésima resposta certa derapaz ganha o coordenadomasculino e a centésimaresposta certa de raparigaganha o coordenado feminino.

1 coordenadomasculino Pólo

+ Bermudas

1 coordenado

feminino Sing

let

+ Bermudas

Passatempo

RULYSEstar na moda é muito mais do que envergarumas peças de vestuário que te são vendidascomo o último grito da estação. Estar namoda implica um estilo, uma maneira deestar e de ‘viver’ a roupa. É por ti, queencaras a moda com este sentido, que aFORUM se aliou à RULYS, uma marca quesabe ir ao encontro dos teus desejos, para teoferecer as peças mais in deste Verão.

04a5 Passatempos_Layout 1 7/6/11 5:33 PM Page 4

Page 5: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

04a5 Passatempos_Layout 1 7/6/11 5:33 PM Page 5

Page 6: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

festivais

6 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

Audição

Cool Jazz FestPor favor não parem a música... Este é, porexcelência, o festival do som pelo som.Melodias jazz, ambiente descontraído erelaxante, paisagens naturais de belezasingular: é Cascais e o CooljazzFest, longedas multidões, próximo dos artistas. Ummês de Julho intimista, onde a música seconfunde com a história, e a naturezareclama os prazeres do Verão.

Festival dos Sentidos

De um Verão português pleno deconcertos, optamos pelo que ve-mos mas não escolhemos o quesentimos. No final, sobram memó-rias e sensações que, juntas, pro-duzem em nós harmonias própriasde um... festival de sentidos.

{ Texto: Tiago Belim }

“Keep on rockin’ to it, pleasedon’t stop the music”Jamie Cullum

Paladar

Optimus AliveNasceu do amor à música e à arte, parasalvar o espírito festivaleiro de Portugal.Sem Vilar de Mouros e a Ilha do Ermal, hávida no Passeio Marítimo de Algés, onde orio banha o som dos melhores grupos daactualidade. Optimus Alive é entrar comfome de rock e sair de ouvidos doridos ebarriga cheia.

“You saved me the day youcame alive”Foo Fighters

06a7 Festivais_Layout 1 7/6/11 5:34 PM Page 6

Page 7: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

julho’11 FORUM ESTUDANTE 7www.forum.pt

Olfacto

Super Bock Super RockFlores de água salgada, as que lhe dão umtoque especial. Com nome de cerveja, ocheiro é de mar a pairar no ar de rock. Aos17 anos, a idade já mudou de posto, e aPraia do Meco serve agora de palco a trêsdias de música dedicada a quem respiraacordes de guitarra.

“We’re searching for shelter,lay your body down”Brandon Flowers

Tacto

Sudoeste TMNA Sul de Lisboa, a Oeste do Alentejo e noMeio do Nada convivem atracções várias,música e uma aura indiferente a qualquercartaz. Um festival que não se vê, mas quese vive e se sente, eis o Sudoeste: um pontode encontro para desfrutar de um festival deVerão, uma passagem obrigatória paravalorizar amizades.

“For the day you die, you’regonna touch the sky”Kanye West

Visão

Marés VivasO Douro é azul, a música de todas as cores.Um arco-íris para os ouvidos dosfestivaleiros em cujo horizonte cabe umacidade inteira… Do prazer da paisagem àbeleza de um sotaque separado pelo rio, osom do Festival Marés Vivas chega de VilaNova de Gaia e atravessa um país inteiro.

“I could be brown, I could beblue, I could be violet sky”Mika

06a7 Festivais_Layout 1 7/6/11 5:35 PM Page 7

Page 8: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

8 FORUM ESTUDANTE julho’11

Situado em pleno coração de Alfama, umdos bairros mais típicos de Lisboa, eprestes a completar 50 anos de vida(nasceu em 1962, então a primeira escolasuperior de Psicologia em Portugal), o ISPAlecciona cursos de 1º, 2º e 3º ciclo e mais deuma dezena de pós-graduações nas áreasdas Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.De salientar o Mestrado Integrado emPsicologia (com as vertentes Clínica,Educacional e Social e dasOrganizações) e as licenciaturas emReabilitação e Inserção Social,

Desenvolvimento Comunitário e, maisrecentemente, Biologia.

Investigação permanenteUma das componentes mais importantes doISPA é a sua aposta na investigação, porisso, os alunos são motivados a realizartrabalho de campo ou laboratório, semprecom o acompanhamento dos seusprofessores, que se dedicamexclusivamente ao ensino e à investigaçãodentro do ISPA. De facto, trata-se da únicaescola superior privada do país com três

unidades de investigação certificadaspela Fundação para a Ciência eTecnologia (FCT).Através do Programa DCI(Desenvolvimento de Competências deInvestigação), criado pelo Laboratório dePsicologia, os estudantes desenvolvem assuas capacidades de investigação. Aolongo de todo o ano lectivo, têm acesso asessões de formação sobre técnicas deinvestigação e técnicas laboratoriais e, nofinal, vêem a sua participação reconhecidaatravés de um certificado que garante a

O ISPA – Instituto Universitário é uma instituição universitária de referência nacional e internacionalna área das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, reconhecida por todos pela excelência da suaoferta formativa. Todos os cursos de Licenciatura, Mestrados, mestrado Integrado e doutoramentosforam recentemente acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

EXCELÊNCIANO ENSINODAS CIÊNCIASPSICOLÓGICAS,SOCIAIS E DAVIDA

ISPA – Instituto Universitário

O ISPA apresenta os melhores indicadores deinserção dos seus diplomados na vida activa,com taxas de empregabilidade acima dos 90%

Laboratórios Auditório Átrio

Bar

{ publireportagem }

08a9 ISPA_Layout 1 7/6/11 5:59 PM Page 8

Page 9: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

julho’11 FORUM ESTUDANTE 9

Informática Teses Exposições

referência às suas competências nosuplemento ao diploma.

Valorização profissional e altosíndices de empregabilidadeImpulsionado pela excelência no ensino epelo forte desenvolvimento do trabalhoprático e de investigação, o ISPAapresenta os melhores indicadores deinserção dos seus diplomados na vidaactiva, com taxas de empregabilidadeacima dos 90% nos doze primeiros mesesapós a conclusão do curso. A somar a isto,temos o prestígio de um corpo docentealtamente qualificado.Das salas de aula do ISPA nasceu tambéma primeira júnior empresa da área de

Psicologia na Europa – a POWERConsulting – composta por alunos do ISPA,aconselhados por professores da casa.Recentemente, os directores da POWERmarcaram presença na JADE(Confederação Europeia de JúniorEmpresas), um congresso que reuniu maisde 200 estudantes das melhores 100universidades europeias, que criaram egerem empresas.

O Acesso à Bibliotecade Conhecimento On-lineUma das ferramentas que melhorcontribuem para o sucesso dos alunos“ispianos” é a Biblioteca de ConhecimentoOn-line (mais conhecida por B-On). O ISPA

é das poucas instituições de ensinosuperior privado no país a facilitar esterecurso aos seus alunos, que destaforma dispõem de um acesso ilimitado,permanente e gratuito aos textosintegrais de mais de 22.000 periódicoscientíficos internacionais e de 18.000 e-books de 19 fornecedores de conteúdos.

Internacionalizaçãodo Percurso AcadémicoO ISPA sabe que cada vez mais é importantepara os profissionais do futuro ter umaexperiencia de aprendizagem realizada noestrangeiro. Foi dessa certeza que nasceramos acordos do ISPA com universidadesestrangeiras para a mobilidade de alunospara países de todo o mundo, seja através doprograma Erasmus, seja através de outrasparcerias inter-institucionais. Outra daspossibilidades é a realização de um estágiointernacional, para isso, o ISPA tem acordosfirmados com empresas locais etransnacionais sediadas no estrangeiro.

Eventos CulturaisPorque o dever de uma escola superiortambém é cultivar o gosto cultural dos seusalunos, no ISPA existe uma atmosferapropícia e estimulante à criatividadeintelectual e à geração de novas ideias. Sãomuito frequentes os concertos de música,as exposições de artes plásticas, assessões cineclubistas, os concursos defotografia, entre outros. Há ainda espaçopara tertúlias e debates sobre temasdiversos e, claro, para as famosas festasacadémicas organizadas pela Associação deEstudantes.As artes de palco estão a cargo do grupodÍSPAr Teatro, no qual os alunos vestem apele de actores e encenam peças dedramaturgia.

CANDIDATURASABERTAS

As candidaturas para o acesso ao ISPA-IU já estão abertas. O número 34 da rua doJardim do Tabaco (junto a Santa Apolónia) abre as suas portas aos novos alunospara o ano lectivo 2011-2012. Em http://candidaturas.ispa.pt/cursos, os candidatosacedem à informação completa sobre todos os cursos de 1º, 2º e 3º ciclo, planoscurriculares, calendário académico, horários, propinas e muito mais.

Biblioteca

ww

w.is

pa.p

t

08a9 ISPA_Layout 1 7/6/11 6:00 PM Page 9

Page 10: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

perguntas tu

10 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

Aprendizagem SuperiorFoi Aluno reconhecido, tornou-se Professor respeitado e revelou-se um Reitor revolucionário. A sua ex-periência na avaliação do ensino superior europeu levou-o a criar a primeira agência de controlo dequalidade das universidades portuguesas. Chama-se Alberto Amaral e se alguém sabe do assunto é ele.

Miguel – Muitos estudantes queixam-seque o Processo de Bolonha subtraiuqualidades às licenciaturas e muitosacabam por optar por ir logo para o 2ºciclo. Isto não põe em causa o espíritode Bolonha?Bolonha significou a criação de um 1º ciclomais curto – 3 anos – com abertura directapara o mercado de trabalho. Estava tambémprevisto que só após este processo,passados alguns anos, os jovens optassempela conclusão do 2º ciclo. Bolonha temfalhado em alguns aspectos, sendo oprimeiro a dificuldade no emprego, e porisso o aluno opta por continuar a estudar. Asegunda questão é uma certadesvalorização do ensino superior. No nossotempo, ter uma licenciatura era factordistintivo e garantia de bom emprego e deexcelente futuro. Com a massificação, essavantagem desaparece.

Carolina – Não existirão demasiadasinstituições de ensino superior para umpaís com a dimensão de Portugal?Acho que sim. É que, ao todo, há qualquer

Vê a entrevista completaem www.forum.pt

Quem é… Alberto AmaralInvestigador e professor universitário,Alberto Amaral concluiu o seudoutoramento em Química Quântica naUniversidade de Cambridge, em Inglaterra,depois de se ter licenciado na Faculdade deEngenharia da Universidade do Porto. Foi aíque deu aulas e onde foi Reitor durante 12anos, com um papel muito importante namelhoria da qualidade do ensino. Viroubaterias para a investigação e é hoje opresidente da A3ES, Agência de Avaliação eAcreditação do Ensino Superior. No âmbito do trabalho da A3ES, foramrecentemente divulgados dados queapontam para virem a encerrar mais de1000 cursos do ensino superior - a maioriasão mestrados e doutoramentos -, por nãoterem condições de funcionamento.

{ Fotografia: Ricardo Bento }

coisa como 150 instituições, o que originauma enorme dispersão, duplicações, efalta de pessoal para isto tudo. Com isto,há muitas instituições com umadimensão demasiado pequena paraalguma vez poderem ter qualidade, e douum exemplo: algumas delas têm menosde 150 alunos… mesmo que esses alunospaguem propinas mais caras, éimpossível sustentar o corpo docente dainstituição.

Laurinda – Todos os anos, a FORUMEstudante recolhe dados junto dosestabelecimentos de ensino superior parapoder informar os jovens. Segundo asinstituições, existe um total de 146 cursoscom empregabilidade de 100%. Acha queestes dados são rigorosos? Aempregabilidade é um factor a ter emconta na avaliação dos cursos pela A3ES?Em resposta à primeira pergunta, dependemuito do curso e depende do número de

“Na escolhado vosso curso,apostem no quemais gostam, navossa vocação”

{ Entrevista conduzida por Miguel Miguel, Laurinda Prata e Carolina Caetano, leitores da FORUM ESTUDANTE, com coordenação de Tiago Belim }

10a13 Perguntas tu_Layout 1 7/6/11 5:41 PM Page 10

Page 11: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

I N I C I A T I V AS A B E R

ht tp : / /w w w.uc .pt /es tounauc

10a13 Perguntas tu_Layout 1 7/6/11 5:42 PM Page 11

Page 12: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

12 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

perguntas tu

“Existem universidades muito boas que competem a nível europeu eque não nos envergonham de maneira nenhuma, tal como se calharhá outras que nunca deviam ter existido”

Seguir a vocaçãoPara o Prof. Alberto Amaral, aescolha “depende sempre muitodas inclinações de cada um.Olhando para o quadro actual,poderia dar alguns conselhossobre áreas onde é mais difícilter sucesso profissional, como aEducação, a Engenharia Civil oua Arquitectura. Depois há quemnão se importe de apostar noestrangeiro – em Portugal estácomplicado ser enfermeiro, masnão falta em Inglaterra ou naAlemanha quem os queira. Porisso, desde que não seja umaescolha demasiado dramática(risos) acho que cada um deveapostar no que mais gosta, nasua vocação.”

alunos que o curso tem. Se falarmos de umaFaculdade de Direito com 600 alunos, tendoem conta os números clausus, é evidenteque uma estatística dessas seria de rir…Mas se falarmos de um curso de Finançascom 10 alunos à entrada, talvez aempregabilidade possa ser total.De facto, na análise que fazemos,recolhemos também dados deempregabilidade. No entanto, a leidetermina que a função da agência é avaliarse o padrão de qualidade oferecido por umdado curso é igual ou superior aos mínimosaceitáveis.

Miguel – Disse há pouco tempo que aoferta de ensino portuguesa é lenta aadaptar-se às mudanças na procura. Aseu ver, que implicações tem este factonas escolha do curso por parte dosjovens?Tem implicações, porque desde omomento em que um jovem decideapostar num curso, até à altura em que oconclui, muita coisa pode mudar na suasaída profissional, por exemplo. O Estado

tem revelado incapacidade em planear amédio/longo prazo, e também por isso osnovos cursos de 3 anos não deveriam serdemasiado especializados edireccionados, mas sim serem mais de“banda larga” para darem aos licenciadosmaior margem de manobra, quer nomercado, quer na continuação dosestudos.

Laurinda – O encerramento anunciado devários cursos vai levar à redução donúmero de vagas e diminuir asoportunidades de acesso ao ensinosuperior?Não. Neste momento, o que se verifica éque há um largo excesso de vagas emrelação à procura – a taxa depreenchimento do número total de vagasainda é inferior a 80%, o que nos dá algumamargem de manobra. Para além disso, amaior parte dos cursos por nós eliminadosnão tinham grande adesão por parte dosjovens, eram cursos com graves problemasao nível da qualidade, ou de sobreposiçãocom outros.

Carolina Caetano, 19 anos“Gostei de fazer esta entrevista, foiespecialmente esclarecedora emrelação a algumas dúvidas que tinha.Além disso, o professor Alberto Amaralé muito acessível.”

Laurinda Prata, 20 anos“Eu estou a pensar continuar os meus estudos, e ter estado frente-a-

frente com uma figura tão emblemática como o  professor AlbertoAmaral é para mim uma grande motivação, até porque nunca

sabemos onde a vida nos pode levar.”

Miguel Miguel, 17 anos“A entrevista ao professor Alberto Amaral foi fantástica!

Foi um prazer entrevistar alguém que se revelouinteligente, acessível e muito conhecedor da realidade do

ensino superior em Portugal.”

10a13 Perguntas tu_Layout 1 7/6/11 5:42 PM Page 12

Page 13: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

[email protected] tel 21 439 82 24/25/43 fax 21 430 25 73

Fábrica da Pólvora de Barcarena2730-036 Barcarena, Oeiras

LICENCIATURAS

Gestão do Ambiente e do Território

Ciências da NutriçãoEnfermagemFisioterapiaRadiologiaTerapia da FalaAnálises Clínicas

e Saúde Pública

GestãoGestão em SaúdeContabilidade e Auditoria Marketing e Comunicação

Empresarial

Gestão de Sistemas e Computação

Sistemas e Tecnologias da Informação

LICENCIATURAS

pub

pub

pub

10a13 Perguntas tu_Layout 1 7/6/11 5:42 PM Page 13

Page 14: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

entrevista

14 FORUM ESTUDANTE junho’11 www.forum.pt

Entrevista a María Teresa Gozalo, CEO da Les Roches Marbella

Fica a conhecer melhor a Les Roches Marbella em www.lesroches.net

“As expectativas de futuro do sector de gestãoe administração hoteleira são muito animadoras”

{ Texto: Tiago Belim }

O que faz da Les Roches Marbella a maisprestigiada escola de gestão hoteleira de

Espanha, e uma dasquatro melhores em todoo mundo?Na escola Les RochesMarbella temos, por umlado, a grande tradiçãohoteleira da Suíça. Poroutro, a eficácia dosistema educativo norte-americano, comocomprova a acreditaçãoda New EnglandAssociation of Schools &Colleges (NEASC),aliada à nossacapacidade de formarconciliando a teoria com

a prática. Apostamos ainda napluralidade de línguas e no desporto, no seiode um campus moderno e numa zonaturística incontornável como é o caso deMarbella – a capital europeia do turismo.

Que antídotos desenvolveu a Les Rochespara fazer face às actuais dificuldades decolocação dos jovens no mercado detrabalho?Melhorar a nossa oferta académica é amelhor forma de fazer frente, não só àsituação actual do mercado, como tambémaos desafios do futuro. Dentro desta linha,apostámos na introdução de novos espaçosde formação: o “Room Division Lab”, queprocura recriar o espaço de um hotel decategoria máxima; a “Demo Office”, concebidoà semelhança da recepção de um hotel e comtecnologia de ponta; e a “Demo Lab”, umespaço que permite uma recriação dosmateriais que compõem a orgânica hoteleira.Em suma, a oferta académica da Escola visadelimitar o perfil profissional da alta direcçãohoteleira do século XXI: polivalência linguística,competências directivas e de liderança, gestãode pessoal, contabilidade, compras, domíniodas ferramentas de gestão dos sistemasinformáticos hoteleiros de última geração, bemcomo experiência acumulada e demonstradaem estabelecimentos hoteleiros internacionaisde referência.

O que podem as instituições de ensino daUnião Europeia fazer para combater osaltos índices de desemprego jovem?Penso que não existem fórmulas mágicaspara enfrentar um desafio tão grande comoo elevado nível de desemprego entre osjovens. Apesar disso, todo o investimentoem educação resulta numa sociedade maisbem formada, num tecido empresarial maiscompetitivo e num aumento dos níveis deempregabilidade, incluindo também entreos jovens.Em grande medida, o espírito do EspaçoEuropeu de Educação Superior procuraresponder a esta necessidade,incrementando a relação entre as empresase as escolas, a partir de uma novametodologia. Há vários anos que a LesRoches Marbella utiliza esta filosofia detrabalho, apostando na integração entreuniversidade e empresa, na avaliaçãocontínua e no fomento do acompanhamentoindividual aos alunos. Os efeitos práticosmais visíveis destas medidas são as ofertasde estágio aos nossos estudantes – umamédia de três por aluno, a cada semestre.

Mercado com futuro“A mensagem para as gerações futurasque buscam uma formação é positiva. Asexpectativas de futuro do sector de gestãoe administração hoteleira são muitoanimadoras, prevendo-se que a indústriamundial da hotelaria, restauração eturismo gira 303 milhões de postos detrabalho em todo o mundo, até 2020 – oque equivale a um em cada onzeempregos. Para além disso, as 20principais cadeias hoteleiras estimam aabertura de mais de 8500 hotéis.”

Relação com Portugal“O peso de Portugal no seio da nossacomunidade escolar é cada vez maior. Demomento, contamos com 49 alunosportugueses, que perfazem 13% do nossototal de estudantes. Para além disso,estamos a trabalhar no reforço dacolaboração com estabelecimentoshoteleiros e campos de golfe portugueses,nos quais os alunos da Les RochesMarbella poderão realizar os seusestágios.”

HOTELARIA DEOLHOS POSTOSNO FUTUROA Les Roches Marbella é uma instituição de grande prestígio noramo da Gestão Hoteleira, e uma verdadeira porta de entrada paraum mundo de oportunidades. A CEO da escola fala da relação comPortugal, do futuro do sector e deixa uma mensagem: “As expec-tativas para os jovens deste ramo são muito animadoras.”

14a15 Entrevista Reitor_Layout 1 7/6/11 6:40 PM Page 14

Page 15: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

LICENCIATURAS (REGIME DIURNO E PÓS-LABORAL)

MESTRADOS (REGIME DIURNO E PÓS-LABORAL)

- Artes e Multimédia - Ciências da Comunicação - Contabilidade - Criminologia - Educação Física e Desporto - Energias Renováveis - Engenharia de Segurança do Trabalho - Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança - Gestão de Empresas - Gestão de Marketing

- Gestão de Recursos Humanos - Gestão do Desporto - Informática de Gestão - Psicologia - Redes de Comunicação e Telecomunicações - Relações Públicas - Sistemas de Informação e Software - Solicitadoria - Tecnologias de Comunicação Multimédia - Turismo

- Ciências da Educação Física e DesportoEspecialidade em Educação Física Escolar

- Ciências da Educação Física e DesportoEspecialização em Treino Desportivo

- Consulta Psicológica, Aconselhamento e Psicoterapia - Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e

Secundário - Gestão de Empresas - Gestão do Desporto

- Marketing - Neuropsicologia Clínica - Avaliação e Intervenção

Neuropsicológicas - Sistemas de Gestão da Qualidade - Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia Escolar e da Educação - Psicologia da Justiça - Psicologia da Saúde Ocupacional - Turismo, Património e Desenvolvimento

ISMAIINSTITUTO SUPERIOR DA MAIA

ANO LECTIVO 2011/2012

Av. Carlos Oliveira Campos4475-690 Avioso S. Pedro

Tel.: 229 866 000 | 229 825 319Fax.: 229 825 331Linha Azul.: 808 202 214

Email.: [email protected].: www.ismai.pt

INFORMAÇÕES

REGIME GERAL

DOCUMENTAÇÃO CANDIDATURAS

Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identi-dade e Cartão de Contribuinte e respec-tivas fotocópias;Ficha ENES.

DOCUMENTAÇÃO MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES

Boletim de Vacinas actualizado;Três fotografias.

MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES

5 a 12 de Setembro

CANDIDATURAS (2.ª FASE)

6 a 16 de Setembro

SERIAÇÃO DEFINITIVA

5 de Setembro

CANDIDATURAS (1.ª FASE)

2 de Maio a 19 de Agosto(até 14 de Julho terá um desconto de 20%)

Contacto Directo: 22 986 60 71 | Email: [email protected]

Contacto Directo: 22 986 60 75 | Email: [email protected]

14a15 Entrevista Reitor_Layout 1 7/6/11 5:39 PM Page 15

Page 16: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

16 FORUM ESTUDANTE julho’11

Foram dois dias de competição, mastambém de muito convívio e espírito decamaradagem entre todos os participantes,que levaram ao sucesso total da 3ª ediçãodesta iniciativa. À medida que as provas iamdecorrendo e as etapas decisivas seaproximavam, confundiam-se os sorrisoscom as expressões fechadas, próprias donervosismo expectante de quem trabalhoudurante meses a fio no seu projecto.

O concursoPromovido pela Rede de CentrosTecnológicos de Portugal (RECET) e seusAssociados, com base num projecto apoiadopelo COMPETE/QREN, e contando este anocom o apoio logístico da Fundação Navegare da Câmara Municipal de Espinho, esteconcurso procura aliar a competitividade àtecnologia. O conceito “F1 nas Escolas” jáexiste há 10 anos e consiste no desenho deum carro de Fórmula 1 em miniatura, parapercorrer uma pista de 25 metros utilizandocomo combustível dióxido de carbono.Para além da componente técnica, énecessário ainda que os concorrentesefectuem todo um trabalho de bastidores,desde a angariação de apoios epatrocinadores ao marketing, passando pelodesign do stand, pelo portefólio, entre outros,

Fórmulas de SucessoLembram-se do Circuito do Estoril? Das corridas alucinantes e dos bólides que nos faziam sonhar?A emoção da Fórmula 1 voltou a Portugal – desta vez a Espinho – nos dias 14 e 15 de Junho, ondeas 18 melhores equipas do nosso país aceleraram rumo à prova final, a disputar na Malásia. É aclasse rainha dos desportos motorizados ao mais alto nível… escolar!

{ publireportagem }

16a17 Recet_Layout 1 7/6/11 5:37 PM Page 16

Page 17: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

julho’11 FORUM ESTUDANTE 17

Jovens inovadoresGonçalo Lobo Xavier – Director-Executivo da RECET“Temos um grande desafio emPortugal, que é ter jovenscriativos, com formação econhecimento que vá ao encontrodas necessidades da indústria. NoFórmula 1 nas Escolas, os nossosjovens criaram uma equipa ondedesenharam e conceberam umcarro de Fórmula 1 em miniatura,envolvendo conceitos deEngenharia, de Design, deAerodinâmica, de Marketing, deFunding. É todo um espírito deequipa que é criado, no sentido dedesenvolver não o carro maisrápido, mas o carro maiscompleto, e o projecto maiscompleto.A dimensão internacional desteprojecto permite-lhes ter umavisão sobre a sua vida e sobre asua formação que éextremamente relevante. A vidadestes jovens vai sercompletamente diferente a partirdaqui.”

o que envolve um árduo trabalho de equipa elhes dá uma bagagem muito importante emvárias dinâmicas do universo empreendedor.

As equipasVieram de todo o país as 18 equipasfinalistas. De carro, autocarro ou comboio,com ou sem falange de apoio, foramchegando e contribuindo para o ambientefantástico que se viveu na Nave Desportivade Espinho. São estes os melhoresprojectos portugueses de 2011:

Racing The Ocean (Colégio Alemão doPorto); F1 Garret Team (ES AlmeidaGarrett (Vila Nova de Gaia); Fierce Team(ES de Leal da Câmara (Sintra); IceWheels (ES de Esmoriz); Bota Fogo Team(ES Dr. Manuel Gomes de Almeida(Espinho); Black Lotus (ES Oliveira Júnior(S. João da Madeira); Light Year (Didáxis S.Cosme); The Legacy (Didáxis S. Cosme);Amob Racing (ES Camilo Castelo Branco);Àstrada (Centro de Estudos de Fátima);CSMF1 Team (Colégio de São Miguel(Fátima); Speed Challenge (ColégioSagrado Coração de Maria (Fátima); 100Pavor (ES Gabriel Pereira (Évora); EboraTeam (ES Severim de Faria (Évora); XtremeSpeed (Agrupamento de Escolas de

Mortágua); PTCrew (ES FelisminaAlcântara de Mangualde); Light Speed(Escola EB 2,3 Martim de Freitas (Coimbra);MG Racers (CENFIM - Centro de FormaçãoProfissional da Indústria Metalúrgica eMetalomecânica (Marinha Grande)

A competição

Dia 1Pela manhã de dia 14, as equipas iniciarama montagem dos seus stands, plenos deoriginalidade, com exposição de váriosmateriais criados de raiz para estesprojectos. Depois do almoço e de umbriefing de acolhimento às equipas e ao júri,seguiram-se as primeiras provas técnicas,com as equipas a serem avaliadas nascategorias de Engenharia, Apresentação eConcepção.Os treinos livres fecharam o primeiro dia decompetição.

Dia 2Com o aproximar dos momentos decisivos, atensão já era mais notória no seio dasequipas, mas nem por isso a boa disposiçãose alterou. Entre momentos de convívio ealgumas manobras publicitárias inovadoras— havia quem anunciasse abraços gratuitos

— continuaram as provas técnicas e a fasedas corridas a eliminar, na disputa pelocarro mais rápido.No final, houve lugar à reunião do júri para avotação dos vencedores, que emergiramnão da vitória nas corridas, mas doresultado global nas várias provas.

Prémios e vencedoresCom a tensão a acumular por entre osbastidores das equipas, a longa espera peladeliberação do júri deu lugar à felicidade ealegria dos vencedores, e ao naturaldesânimo dos que vieram depois. Eis a listacompleta dos vários prémios:

1º Classificado Geral: Racing The Ocean2º Classificado Geral: The Legacy3º Classificado Geral: Amob RacingMelhor Momento: Light YearMelhor Site: Ebora TeamMelhor Portefólio: Ice WheelsMelhor Apresentação: Racing The OceanMelhor Stand: Amob RacingSimpatia/Fair-Play: The LegacyMarketing/Patrocínio: Racing The OceanMelhor Identidade: LightspeedInovação: Ice WheelsEngenharia: Racing The OceanCarro Mais Rápido: The Legacy

A correr pelo oceano!A FORUM falou com a equipa vencedora erepresentante de Portugal na Final Internacional naMalásia, Racing The Ocean:“É uma sensação de satisfação indescritível, ao fimde 22 meses, algumas contrariedades e muitashoras de trabalho investidas neste projecto. Foi umavitória muito valorizada pelo trabalho dos outrosconcorrentes, e agora temos até Setembro paraconseguir tantos fundos quanto pudermos, rumo àMalásia e à melhor classificação possível, quem sabeaté trazer a taça para Portugal!”

16a17 Recet_Layout 1 7/6/11 5:37 PM Page 17

Page 18: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

escolasVê mais pormenores em www.forum.pt

destaque

{ Textos: Laurinda Prata }

Escola Secundária Madeira Torres(Torres Vedras - Lisboa)

www.forum.pt18 FORUM ESTUDANTE julho’11

CAMPANHA “SE UMSORRISO QUER DAR,VENHA-NOS AJUDAR”Passatempos, concursos, actividadesextra–curriculares, campanhas desolidariedade social… ufa, esta escolaestá cheia de projectos e actividades!Um deles foi o trabalho desenvolvidopor duas alunas, no âmbito dadisciplina de Área de Projecto, emque procuraram ajudar associaçõesde solidariedade social. Os resultadosobtidos são surpreendentes! Só parateres noção, conseguiram 469,905 kgde comida, 2 385 unidades deprodutos de higiene, 1 880 peças deroupa, 582 brinquedos, entre outros.

Alexandre Barros e Catarina Midões são os doispresidentes da Associação de Estudantes (AE) eKalú Szymczak (à esquerda) a secretária

Esta imagem da esplanada só existe graças aestes determinados jovens que lutaram atéao fim pelas propostas que criaram na alturaque foram eleitos para a AE. O Alexandre fezquestão de sublinhar que, “não é para megabar, mas acho que somos uma AE muitoactiva porque, desde que ganhámos aseleições, em Dezembro, já fizemos uma datade actividades. Fomos nós que construímoseste estrado de madeira em uma semana.As pessoas estão habituadas que as listasproponham coisas vagas e gerais. Nósapresentámos algumas propostasconcretas, entre elas a construção daesplanada - que nos deu muito trabalho - eas palestras para o ensino secundário.”Sempre originais, esta AE teve um cartaz emgrande para o Baile de Finalistas. “Já fui avárias edições de Bailes de Finalistas, maseste é, sem dúvida, o melhor de todos.”O último evento que organizaram foi o “FazARTE”, onde os alunos desfilaram,dançaram, cantaram, e mostraram peçascom design para toda a comunidade escolar epara os pais. A Catarina achou “genial,principalmente quando as pessoaschegavam ao pé de nós e elogiavam otrabalho que tínhamos feito. Tenho a certezaque este foi um ano que vai ficar nas nossasmemórias”.

“OS ALUNOS NÃO TÊMCOMO NOS APONTAR ODEDO, POIS, CUMPRIMOSTODAS AS NOSSASPROPOSTAS ELEITORAIS”

(da esquerda para a direita) DiogoSilvano, André Corado, Miguel Pardal,Simão Maia e Manuel Rosa, alunos do 10ºano, do Curso de Ciências e Tecnologia

O Miguel considera esta umaescola óptima porque, embora sejamuito grande e tenha muitosalunos, oferece boas condições,tanto nos laboratórios como nassalas de aulas. De todas asactividades desportivas queexistem, o mais importante paraele é a natação.

TEDxJovem Óbidos

Tens algo a dizerao mundo?És um jovem participativo? Gostas deemoções fortes e estásconstantemente em busca de novosdesafios? O TEDxJovem Óbidos está àprocura de 5 jovens, entre os 12 e os 18anos, para exporem as suas ideias emfrente a uma plateia de centenas depessoas, sem fraquejar.Se queres que o mundo te ouça nãodeixes passar esta oportunidade única.Este será um espaço de partilha deideias sobre “O Mundo que vamosherdar”, em que podem participar, emigualdade, tanto jovens como adultos,seja no palco ou na plateia.

A FORUM é parceira destainiciativa que te dá voz.

O que tens de fazer?A única coisa que terás de fazer éenviar um vídeo onde, em 3 minutos,expões as tuas ideias relacionadas como tema “O Mundo que vamos herdar”.Com base neste tema, podes falarsobre o que achas que esse mundo deveser em termos de:- Ciência, tecnologia e ecologia- Activismo, cidadania, preconceitos eliberdade

- Família e amor- Profissões - outros horizontes menosóbvios

Vai a www.forum.ptpara enviar o teu vídeoQue prazos tens?Tens até ao dia 30 de Julho para enviaro teu vídeo.Os melhores, os mais contagiantes, osmais inspiradores poderão serseleccionados para serem oradores nodia da conferência.A escolha dos oradores é daresponsabilidade da equipa queorganiza o evento. E os mesmos serãoescolhidos em função da pertinência doconteúdo e dos dotes como oradores.Os que não forem seleccionados paraestar em palco, mas que cumpram osrequisitos, terão o seu vídeo a seremitidos ao longo do dia na sala dos“Coffee Breaks”.

Quais são as coordenadas doTEDxJovem Óbidos?O evento decorre no dia 1 de Outubro,em Óbidos.Se quiseres, podes participar apenascomo espectador. Para te inscreveres,vai ao site da iniciativa emwww.tedxjovemobidos.com.Custo de entrada:- 12 aos 18 - 5,00 euros- 18 aos 99 - 20,00 euros

APONTAMENTOS

Festival do SecundárioNão participaste na última edição doFestival do Secundário? Então não sabeso que perdeste. Se quiseres ir jáaguçando o apetite para o próximo ano,vê no nosso site o que contam sobre oFestival dois animadores da FORUMESTUDANTE. Duas versões diferentes mas com umasensação em comum: inesquecível! Vai a www.forum.pt e procura na secção

descansar, categoria eventos.

18a21 Escolas_Layout 1 7/6/11 6:30 PM Page 18

Page 19: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

18a21 Escolas_Layout 1 7/6/11 6:30 PM Page 19

Page 20: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

20 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

escolas

FORUM ESTUDANTERevista de Cursos, Escolas e

ProfissõesPropriedade e Edição de:

PRESS FORUMComunicação Social,S.A.Capital Social: 299.400,00¤

NIF: 502 981 512Periodicidade Mensal

Depósito Legal n.º 510787/91Registo ICS n.º 114179

SEDETv. das Pedras Negras, nº 1 - 4º

1100-404 LisboaTel.: 21 885 47 30 — Fax: 21 887 76 66

ADMINISTRAÇÃORoberto Carneiro - PRESIDENTE

Rui MarquesFrancisca Assis Teixeira

FICHA TÉCNICA

ADMINISTRAÇÃORoberto Carneiro

Rui MarquesFrancisca Assis Teixeira

DIRECÇÃORogélia Candeias

Gonçalo Gil

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIAGonçalo Gil ([email protected])FOTOGRAFIA:Ricardo Bento

DIRECÇÃO DE IMAGEMMiguel Rocha

([email protected])

REDACÇÃOSofia Pires, Tiago Belim

COLABORAÇÃO: Laurinda PrataLEITORES QUE COLABORARAMNESTA EDIÇÃO: Carolina Madeira

(HorosCopos),

TELEFONE GERAL: 21 885 47 30EMAIL: [email protected]

NEW MEDIAAndré Rebelo

PREÇO DE ASSINATURA: 4.99€≈

DEPARTAMENTODE PUBLICIDADE

DIRECÇÃO Paulo Fortunato Telefone: 21 885 47 41

([email protected])Duarte FortunatoTelefone: 21 885 47 42

([email protected])≈

PRÉ-IMPRESSÃOE IMPRESSÃOLISGRÁFICA

Casal de Stª LeopoldinaQueluz de Baixo

Tiragem: 70.000 ex.

A NOSSA AE É...

CONVÍVIO

Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes - Santarém)

“Queremos fazer um bom trabalhopara incentivar todos os alunos aparticiparem nas actividades queplaneámos para eles”Presidente da AE, Francisco Matos

DirecçãoPresidente: Francisco Matos 12ºA;Vice-Presidente: GuilhermePorfírio 12ºA e Pedro Alves 12º C;Tesoureira: Constança Chaves12ºA; 1º Vogal: Luís Rodrigues12ºBAssembleia GeralPresidente: Rita Vermelho 12ºA

Conselho FiscalPresidente: Ana Serra 12ºA;Vice-Presidente: Sara Pio 12ºA;Relator: Bruno Gomes 12ºADepartamentos Desporto: Diogo Nunes 11ºA,Diogo Santos 9ºB, Rui Robalo11ºC e Tiago Branco 12ºBInformática e Multimédia:Anselmo Rodrigues 12ºD, BrunoGomes 12ºA e João Aleixo 12ºBArtes: Joana Cacho 11ºE, JoãoAleixo 12ºB eMariana Neto 12ºEFestas: Na Serra 12ºA, CláudioAntunes 11ºA, Constança Chaves12ºA, Francisco Lopes 11ºB, LuísGens 10ºF e Luís Rodrigues 12ºB

Actividade Destaque“Festa que organizámos no 2ºperíodo, pois foi exclusivamente aAE a preparar tudo. Envolveumuita organização, muitacoordenação entre todos para queos alunos gostassem eaproveitassem a noite, ao máximo.

A festa contou com a participaçãode 2 dj’s que animaram a festa econseguimos contar com a ajuda,essencial, da Câmara Municipal deAbrantes que nos cedeu o espaçoe o palco sem gastarmos nenhumdinheiro”, afirma o jovempresidente da A.E.

Outras actividadesNo 1º período organizaram umafesta de recepção dos alunosonde houve espaço parapinturas faciais, concursos desingstar, e um workshop demúsica – essencialmente deguitarra. No terceiro período aAE organizou um workshop deskate no Parque Radical daCidade, e fechou o ano lectivocom o evento mais formal doano: a gala de finalistas!

A AE ajudou a desenvolver…“O sentido de responsabilidade eorganização”.

Escola Sec./3 Miraflores (Lisboa)

A FORUM ESTUDANTE foi conhecer esta escola que combina com o seunome: verde, bonita, e com muitas flores.A pensar nos gostos de cadaestudante, neste ano lectivoforam criados vários clubes:teatro, robótica, ambiente ejardinagem, desporto escolar eginástica, yoga, filosofia,cozinha… Bem, uma escolhadifícil para quem goste de tudo.Uma oferta diversificada queesbarra com a falta de tempo dealguns alunos, como é o caso daAndreia Cardoso, aluna do 11ºdo Curso de Humanidades, queno entanto conseguiu arranjarum tempo para aprender músicafora da escola.O Martim Costa, aluno do 11ºdo Curso de Humanidades,participou uma vez num torneiode Futebol, mas lamenta que osclubes não façam maispublicidade, nem a AE. Apela atodos os alunos a terminarem o12º ano, pois só há vantagens.Frequenta esta escola desde o 7º

ano, e na sua opinião o ambientenão tem mudado, o que por umlado é bom, e por outro é mau.

Os desafiosdo presidente…À conversa com o presidente daAssociação de Estudantes (AE),Afonso Moreira Pires, aluno do12º ano do curso de Ciências eTecnologias, a FORUM ficou aconhecer outras vantagens dasredes sociais. Com pouco mais deum ano, o Facebook destaassociação já conta com mil ecatorze amigos! O presidente daAE afirma que a partir domomento que criaram estapágina, tem conseguido chamar aatenção a todos alunos, econsegue dar mais visibilidadeaos projectos que estão a serdesenvolvidos. Para ele, ser presidente da AE éum grande desafio, e este lugar

requer muita responsabilidade,pois nem sempre é fácil gerir osrecursos existentes. “Torna-semais complicado gerir einteragir com os estudantes naépoca dos exames, masmesmo assim aindainstalámos a rádio,comprámos uma mesa depingue-pongue, fizemos umafesta que foi um sucesso, epretendemos remodelar obar”.Actualmente, a AE estáassociada com o projecto “Equipad´África”, em que se pretendeque os alunos tragam materiaisescolares que não utilizam. Todoo material recolhido destina-se àconcretização de projectos deCooperação para oDesenvolvimento emMoçambique, que irá contribuirpara o acesso à educação decrianças e jovens.

Para além de daremum ar “cool” ao bar,estas cores tambémbrilham no escuro!

Amigos da associação

Eduardo Basto está a terminar o9º ano, e já sabe que área querseguir: Ciências e Tecnologia.

Martim Costa, aluno do 11º doCurso de Humanidades

Afonso Moreira Pires, presidenteda Associação de Estudantes

Catarina Falcão eJoão Bores, alunos do11ºde Artes,mostraram o seumelhor sorriso para aFORUM.

18a21 Escolas_Layout 1 7/6/11 6:31 PM Page 20

Page 21: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

18a21 Escolas_Layout 1 7/6/11 7:15 PM Page 21

Page 22: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

uma iniciativa patrocínio apoio

desafios

22 FORUM ESTUDANTE julho’11

DEIXA A TUAMARCA NA ESCOLA!

Para umaEscola Melhor

Vê todos os pormenores sobre este projecto em www.forum.pt/escolamelhor

{ Texto: Tiago Belim } ( Fotos: Ricardo Bento }

Mais de cem candidaturas e muitas horas de trabalho depois, a iniciativa “Para Uma Escola Melhor”,da FORUM Estudante, chegou ao fim. Santa Maria da Feira recebeu a preceito os melhores projectosescolares de todo o país, e foi no meio de muita alegria e convívio que se revelaram os vencedores deum concurso que promete muito fazer em prol das escolas e da criatividade dos alunos portugueses!

O concursoA ideia por detrás deste concurso, quecontou com o apoio da Parque Escolar, éincentivar os alunos do ensino básico,secundário e profissional, aidentificarem insuficiências nas suasescolas e a desenvolverem soluçõespara melhorar as condições gerais deaprendizagem.O concurso “Para Uma Escola Melhor”tem como objectivo dar aos vencedoresum incentivo financeiro – no valor de5.000€ - para que as ideias passem dopapel para a prática, e as escolaspossam usufruir da criatividade ededicação dos seus alunos. Asinstituições finalistas foram agrupadasem três áreas: 2º ciclo; 3º ciclo;Secundário e Profissional, para umacompetição equilibrada e coerente.

Santa Maria da Feira, 28 de Maio de 2011. Aprimeira iniciativa da FORUM Estudante“Para Uma Escola Melhor” teve na EscolaSecundária local o palco para aapresentação dos 15 projectos finalistas,que se destacaram de mais de uma centenade candidaturas.

“Certo?...Certo!”Foram muitos os bons momentos deste dia,desde a “arte de bem falar” do aluno LuísLourenço, da Escola Básica e SecundáriaRodrigues de Freitas (Porto), à

descontracção e humor de todo o gruporesponsável pelo projecto “Sala QI”, daEscola Secundária D. Afonso Henriques (Viladas Aves - Porto), que pôs o auditório a rircom as suas expressões. O aluno DanielMachado, em particular, gosta de terminaras frases com um certo “certo?”, o quelevou a que, no final do dia, todo o auditórioentoasse em coro “certo!”, criando ummomento de confraternização que é amarca mais profunda deste dia.As 13 escolas participantes começaram achegar a bom ritmo, logo pela manhã,

trazendo consigo muita boa disposição ealgum natural nervosismo. De salutar oespírito entre todos os concorrentes que,desde início, foi de convívio e de festa, comdestaque para a Escola Secundária CamiloCastelo Branco a animar as hostes com osseus instrumentos musicais e vozes bemafinadas, quer na sua apresentação, quer nahora de almoço e nos tempos que, demortos, nada tiveram!Passando ao concurso propriamente dito,todas as escolas se apresentaram com alição bem estudada, proporcionandomomentos enriquecedores e partilhandoideias muito interessantes, algumas delascom possibilidade de serem implementadasnas escolas, independentemente dequaisquer apoios financeiros…a todos eles:acreditem e vão em frente!

22a25 Desafios Escola Melhor_Layout 1 7/6/11 6:16 PM Page 22

Page 23: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

22a25 Desafios Escola Melhor_Layout 1 7/6/11 6:16 PM Page 23

Page 24: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

uma iniciativa patrocínio apoio

24 FORUM ESTUDANTE julho’11

desafios VENCEDORES2º ciclo“Agora vai ser possívelcomprar as ferramentas etodo o material paraconstruirmos o viveiro!”No grupo de participantes do 2º ciclo, osvencedores foram os alunos do AgrupamentoVertical de Escolas Dr. Garcia Domingues, deSilves, com o seu projecto “Viveiro deProdução de Plantas Aromáticas”. Mesmoantes de saber o resultado final, o grupoestava satisfeito: “Foi uma boa experiência,por trabalharmos em equipa, onde o maisdifícil foi mesmo elaborar a maqueta e oorçamento, para o qual tivemos de contarcom a ajuda do nosso professor”, disse-nos oaluno José Campanês. No final, a alegria erapartilhada por todos os elementos da equipa!De destacar, ainda, a Menção Honrosaatribuída à EB 2,3 da Galiza, pela sua “HortaBiológica na Escola”!

3º ciclo“Vamos poder realizar onosso sonho e tornar anossa escola num espaçoainda mais agradável!”Do 7º ao 9º ano de escolaridade, o projectovencedor foi “O Campo vai à Cidade!” daEscola Secundária Camilo Castelo Branco, deVila Nova de Famalicão: “A nossa ideia foireabilitar alguns espaços ao ar livre, nocampus da escola, para incentivar um maiorconvívio dos alunos dentro da escola, em vezde se aproveitar cada intervalo para fugir lápara fora”, segundo alguns dos alunosresponsáveis pelo trabalho. O esforço e aapresentação, cuidada ao mais pequenopormenor, foram recompensados!

Secundário/Profissional“É o reconhecimentodo trabalho de toda acomunidade escolar, e agoravamos poder aplicaro prémio na concretizaçãodo nosso projecto!”Entre os participantes mais velhos, osvencedores foram os alunos da EscolaProfissional de Felgueiras, com o projecto“Casa Domótica Modelo”. Segundo Rui Cunha,um dos autores de um projecto que vai seruma realidade em Felgueiras, “o objectivo foifazer de dois contentores uma casa domóticamodelo, para dotar a nossa escola demelhores condições, quer na recepção daspessoas, quer na formação que dá aos alunos”.

22a25 Desafios Escola Melhor_Layout 1 7/7/11 5:34 PM Page 24

Page 25: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO JEAN PIAGET

ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE JEAN PIAGET

Análises Clínicas e de Saúde Pública

Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Gaia4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 16 – Matemática

Dietética

Vila Nova de Gaia 4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

Enfermagem

Macedo de Cavaleiros, Silves, Vila Nova de Gaia, Viseu 4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

Farmácia

Silves, Vila Nova de Gaia4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

Fisioterapia

Macedo de Cavaleiros, Silves, Vila Nova de Gaia, Viseu 4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

Radiologia

Vila Nova de Gaia 4 Anos – 240 Créditos

Provas de Ingresso 07 – Física e Química; 16 – Matemática; 18 – Português

Animação Sociocultural Almada, Vila Nova de Gaia 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 09 – Geografia; 12 – Histó-ria da Cultura e das Artes; 18 – Português

Educação Básica Almada, Vila Nova de Gaia 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 09 – Geografia; 11 – História; 15 – Literatura Portuguesa; 16 – Matemática; 18 – Português

Educação Física e Desporto Vila Nova de Gaia 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

Educação Musical Almada, Vila Nova de Gaia, Viseu3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 09 – Geografia; 11 – História; 13 – Inglês; 16 – Matemática; 18 – Português Educação Socioprofissional Vila Nova de Gaia 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 09 – Geografia; 11 – História; 18 – Português Nutrição Humana, Social e EscolarAlmada 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 07 – Física e Química; 18 – Português

ISEIT – INSTITUTO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO

Artes VisuaisMirandela 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 03 – Desenho; 10 – Geometria Descritiva; 12 – História da Cultura e das Artes Artes do Espectáculo Viseu 3 Anos – 180 Créditos

Ramos: Interpretação e Criação nas Artes do Espectáculo; Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo

Provas de Ingresso 12 – História da Cultura e das Artes; 16 – Matemática; 18 – Português

Protocolo com a Companhia Paulo Ribeiro e Centro de Artes do Espectáculo de Viseu, Teatro Viriato

Engenharia AlimentarAlmada 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 04 – Economia; 07- Física e Química

Engenharia de Petróleos Ramo Refinação

Santo André 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 04 – Economia; 07 – Física e Química; 16 – Matemática

Engenharia de Segurança no TrabalhoSanto André 3 Anos – Créditos 180

Provas de Ingresso 04 – Economia; 09 – Geografia; 18 – Português

GestãoAlmada 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso04 – Economia; 16 – Matemática; 18 – Português

Gestão de Recursos HumanosSanto André 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 04 – Economia; 17 – Matemática Aplicada às Ciências Sociais; 18 – Português

Motricidade Humana

Almada, Viseu 3 Anos – 180 Créditos

Ramos: Educação Física e Desporto; Motricidade e Reabilitação Psicomotora (Reconhecido pela Associação Portuguesa de Psicomotricidade) Provas de Ingresso 11 – História; 17 – Matemática Aplicada às Ciências Sociais; 18 – Português MúsicaAlmada, Mirandela, Viseu3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 02 – Biologia e Geologia; 09 – Geografia; 12 – História da Cultura e das Artes; 13 – Inglês; 15 – Literatura Portuguesa; 18 – Português

PsicologiaAlmada, Viseu 3 Anos – 180 Créditos

Provas de Ingresso 13 – Inglês; 17 – Matemática Aplicada às Ciências Sociais; 18 – Português

808 20 30 49 (valor chamada local)

[email protected]

www.ipiaget.org

LICENCIATURAS (1.º CICLO)

Ensino Superior de Confiança

Conheça as Pós-graduações e Mestrados em www.ipiaget.org

pub

pub

22a25 Desafios Escola Melhor_Layout 1 7/6/11 6:16 PM Page 25

Page 26: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

26 FORUM ESTUDANTE julho’11

www.eurodesk.euA Eurodesk é uma rede europeia deinformação com serviços em 31países, entre os quais Portugal. Étambém um ponto de acesso àinformação europeia para todos osjovens e profissionais da área dejuventude.A Rede Eurodesk recebe apoiocontínuo da Comissão Europeiaatravés do Programa Juventude emAcção, operacionalizado pelaDirecção Geral de Educação eCultura.É à rede Eurodesk, em colaboraçãocom a rede ERYCA e a EYCA -Associação do Cartão Jovem, quecabe a actualização de conteúdos,tradução e promoção do PortalEuropeu da Juventude.

Verão pela EuropaAVENTURA-TE!Se ainda não tens planos para esteVerão não sabes o que andas a perder.O Portal Europeu da Juventude temuma área exclusiva para os maisaventureiros onde podes ficar a sabertudo sobre alojamento, viagens,transportes e como poupar com asviagens que faças pela Europa. Oportal ainda te disponibiliza guiasonline sobre os demais países quepoderás visitar. Do que estás àespera? Não deixes fugir estaoportunidade de conhecer a Europa.

Se tens um bichinho pelaEuropa, por viagens, sepensas estudar ou atémesmo trabalhar noestrangeiro, não podesperder as novidades que oPortal Europeu daJuventude tem para ti.Completo e de informaçãofácil de aceder, o portal estápreparado para todas as tuasdúvidas e questões tendouma área de participaçãodinâmica.A informação básicaencontra-se disponível emtodas as línguas oficiais daUnião Europeia, enquanto ainformação específica estádisponível em Inglês e nalíngua do país a que dizrespeito.

Portal Europeu da Juventude http://europa.eu/youth

O portal que te liga à EuropaLançado em Maio de 2004, pela Comissão Europeia, o Portal Eu-ropeu da Juventude é um site exclusivo para jovens dos 15 aos 25anos, interessados em estudar, trabalhar ou participar em acçõesde voluntariado, num dos 27 países da União Europeia. Para alémde ser dinâmico e bastante apelativo, este site contém informaçõese serviços correspondestes às tuas verdadeiras necessidades.

EstudarFica por dentro das melhoresescolas e universidades na Europa,assim como os melhores sítios paraestudares línguas estrangeiras oucomo obter formação profissional.TrabalharInforma-te das últimasoportunidades que existam emtermos de estágios – não só naEuropa – e conhece vários sitesde empresas de recursoshumanos. Aprende a fazer um C.Vonline, seguindo o modeloEuropass - pedido por inúmerasempresas.

Voluntariado / IntercâmbiosFica por dentro das ofertas que oportal te disponibiliza em termosde trabalho voluntariado einformação sobre intercâmbios.Podes consultar vários sites sobreServiço Voluntário Europeu,Campos de trabalho e intercâmbiode jovens – em regime devoluntariado. Os teus direitosJá alguma vez reflectiste sobre osdireitos que tens enquantoconsumidor e enquanto imigrante?Ora vê!Portais para jovensAtravés dos portais para jovenspodes descobrir uma novarealidade sobre jovens de outrospaíses, trocar vivências e ficar a parda interculturalidade que hoje é tãovalorizada no mercado de trabalho.

Informação sobre a EuropaDescobre a Europa por dentro –fontes de informação oficiais,portais europeus, etc. Cidadania ActivaEste espaço oferece-te ligaçõesinteressantes que te vão ajudar apesquisar documentos, projectos eorganizações na área da cidadaniae voluntariado e promove a tuaparticipação activa na sociedadeconvidando-te a dar a tua opinião. Viajar na EuropaEsta é, talvez, a área maisapetecível não estivéssemos nós noVerão. Fica por dentro dosmelhores destinos a visitar naEuropa – como lá chegar, ondedormir, o que visitar, etc. O portalainda te dá algumas dicas sobrecomo fazer um interrail e comopoupar.

{Fotos: Caroline Buyst, cortesia Eu

rodesk }

Dinâmica Temas de destaque doPortal Europeu daJuventude

26a27 Espaço IPJ_Layout 1 7/6/11 6:09 PM Page 26

Page 27: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

* Sem reconhecimento o�cial em Portugal. Único Diploma reconhecido pelo

Ministério da Educação da Rep. Pop. da China.

Inscrições Abertas

Licenciatura de Chengduem Medicina Chinesa*Acesso: 12º ano ou equivalenteHorários: Diurno e Pós-LaboralLocal: LisboaInício: Outubro de 2011Duração: 5 anos

50 vagas por preencher

Secretaria: Rua Eça de Queirós,

Nº16 B, 1º Andar

1050-096 LisboaTel.: 213 555 006 e-mail: [email protected]

site: www.polo-chengdu.umc.pt

Opte por uma pro�ssão de Futuro

pub

pub

pub

26a27 Espaço IPJ_Layout 1 7/6/11 6:09 PM Page 27

Page 28: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

fama

28 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

Vai a www.forum.pt e recorda omomento em que os Homens da Lutavenceram o Festival da Canção!

{ Entrevista: Tiago Belim }

Alimentada pela força social da Internet, a banda que era a brincar revela-se um sério caso de no-toriedade e, por entre Festivais da Canção, quer continuar a pôr-nos a rir dos nossos própriosproblemas. Vem perceber melhor de onde vêm e o que simbolizam os Homens da Luta!

“VEMO-NOS COMOA APOLOGIADA TRAGÉDIAE DO CAVIAR”

28a29 Fama_Layout 1 7/6/11 5:52 PM Page 28

Page 29: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

Cesaltinada Concertina

Beneditadas Dores

Soldadode Abril

FalâncioNeto

PôncioGomes

importante, foi o facto de termos ganho com ovoto popular, e de nos terem projectado paraum Festival da Eurovisão de enormesaudiências, onde chegámos comoextraterrestres e naturalmente suscitámosinteresse. Nós não tínhamos hipóteses deganhar na Alemanha, mas se fosse o MachistaGay de certeza que pelo menos nos trêsprimeiros ficava.

Das reacções que provocaram, qual foiaquela que mais gozo vos deu?Houve uma que gostei especialmente, em vezde me dizerem “dá-lhe Falâncio” optaram por“dá-lhe Falhâncio”. De resto, o Miguel SousaTavares passou-se e foi lindo, o MarceloRebelo de Sousa também, todos numaperspectiva de “quem é que são estes”, os“palhaços”, e é bom perceberes que de repenteagitaste as águas, que deixou de haver apenaspalmadinhas nas costas. Mexemos um poucocom isto, mas queremos fazer mais, porquetemos uma grande riqueza: as pessoassimpatizam realmente connosco, e estamos apassar uma energia muito positiva para opovo. Queremos que as pessoas se consigamrir dos seus problemas.

julho’11 FORUM ESTUDANTE 29www.forum.pt

fama

Falando para a malta jovem, que ainda nãotem grande consciência política, o quesignificam os Homens da Luta?Esperamos que signifiquemos diversão. E,sobretudo, que não signifiquemos algo chato,porque há esse esforço da nossa parte. Deresto, queremos também simbolizar energia ealegria, sem nunca esquecer que somosprotesto – é esse o cocktail que tentamostrazer para a rua.

Vêem-se como a apologia da tragédia oucomo um simples acto de comédia?Nós vemo-nos como a apologia não só datragédia como também do caviar. Somos essadualidade de coisas e por isso não nosassumimos como anti-sistema, tambémgostamos de lagosta e de caviar, queremos éque o que é bom seja para todos. A apologia datragédia é feita pelos fadistas e peloscomentadores, nós vemos a crise como algofixe, quanto mais desemprego melhor, maistrabalho para a nossa luta. É a demagogiatotal, ninguém trabalha, ocupamos tudo! Épreciso dar este grito de revolta contra aprisão em que vivemos e procurar a alegria!

Como seria o fenómeno Homens da Lutahá 15 anos atrás, antes da explosão dasredes sociais e, sobretudo, da vagageneralizada de descrença nos nossosactores políticos?Não sei se era impossível, mas sem aInternet, por exemplo, seria muito difícildesenvolver o nosso trabalho. Principalmentequando te privam de aparecer nos canais deinformação, o que nos tornaria invisíveis. Essafoi também uma altura em que desapareceu achamada música de intervenção, vivíamosnuma época de “vacas gordas”, e a luta sósurge quando há descontentamento e vontadede mudar alguma coisa. Por isso é queapoiamos o FMI, porque vem trazer mais luta,tal como apoiamos o PS nestas eleições. Sefor o PSD também é bom para nós, porque nodia em que tudo esteja bem, os Homens daLuta perdem o emprego. É este o nossogrande paradoxo, e que no futuro vai sercertamente polémico.

“No dia em que tudo estejabem, os Homens da Lutaperdem o emprego”Em que ponto está o vosso projecto?Não vamos parar nos próximos tempos.Primeiro, porque vivemos disto, depois pelagrande equipa que temos a trabalharconnosco em diversos projectos. Agora, élógico que vivemos da crise, portanto até eladurar estamos bem… era fixe que fosse sódaqui a uns 2 ou 3 anos, para podermos tirarumas férias no fim disto! O que estamos anotar é que começa a haver outros projectos aquerer entrar nesta onda da luta, o que énormal porque é um tema que neste momentoé falado em todo o lado, por toda a gente.

Qual a importância que atribuem à vitóriano Festival da Canção para o futuro desteprojecto?Foi muito importante. Nós já éramospopulares antes disso, mas o festival acaboupor ser um “abre-olhos” para muita gente,porque entrámos como outsiders numprograma muito institucional e acabámos porvencê-lo, e nesse sentido foi um grande boostpara nós em termos de reconhecimento e decuriosidade, e o corolário de 6 anos detrabalho. Para além disso, e não menos

As origens da luta“Nós não somos anti-sistema,somos parte dele. Escolhemos,isso sim, o lado maistrabalhoso do sistema, porquealguém tem de o fazer…Graças à família do lado donosso pai, sempre tivemosmuito presente o universo daluta e do protesto. O nosso avô– o Neto – era um militanteferrenho do PCP e nós desdepequenos que íamos ao Avante,e depois começámos a acharpiada quando ele falava de umgrande amigo – o Falâncio. Ali,a luta era realmente a alegria ea esperança, e nós semprecarregámos isso connosco, daíterem surgido estaspersonagens.”

28a29 Fama_Layout 1 7/6/11 5:52 PM Page 29

Page 30: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

saberes

30 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

{ Texto: Sofia Pires* }

“Será que se a minha maneira de vestir for muito informal, se usar piercings e tatuagens, tenhovocação para trabalhar no sector da banca?” “Se gostar de andar sempre muito ‘aprumadinho’, seráque me identifico com profissões mais artísticas e criativas?”Para perceberes se, em termos de estilo, te revês mais a trabalhar em sectores empresariais formaisou informais, damos-te a conhecer, com a ajuda da empresa de recursos humanos Ray HumanCapital, as actividades mais e menos exigentes no que respeita a código de vestuário.

“O meu estilo é informal. Será quevou conseguir ser bem sucedido setiver de usar um estilo mais formalno mercado de trabalho?”A verdade é que não existe uma respostaideal para esta pergunta. Tudo depende doteu esforço e motivação para o trabalho quepretendes seguir, no futuro.O ideal é que a cultura da empresa vá aoencontro do teu perfil, para que o período de

adaptação ao contexto profissional não sejamuito longo. Uma vez que somos dotados dacapacidade de nos adaptarmos ao meio quenos rodeia, é possível que alguém com umestilo muito informal consiga ser bastantebem sucedido num meio formal. O que nãoquer dizer que seja tão feliz como poderiaser caso estivesse num meio com que seidentificasse mais. Nessa medida, éimportante cada um perceber quais os

aspectos que valoriza mais no mercado detrabalho e escolher o percurso académico eprofissional que vá nesse seguimento.

Profissões formaisversus informaisTradicionalmente, os sectores da Banca/Seguros e Consultoria, área Comercial econtacto com clientes (seja em lojas,serviços, etc.) são mais conservadores e

TRABALHARVESTIDOS PARA

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:55 PM Page 30

Page 31: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

pub

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:55 PM Page 31

Page 32: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

32 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

saberes

Erros devestuário quedeves evitarnuma entrevistade emrpegoIndependentemente de sete estás a candidatar auma área formal ouinformal, há erros deimagem que não devescometer em que, mais doque o vestuário, importa,sobretudo, a forma comocuidas do teu aspecto. Vêos conselhos que te dá aconsultora de imagemOlga Pinto:› Jeans desbotados ourasgados (sobretudo nasáreas mais formais);

› Calçado gasto e sujo;› Roupas demasiadojustas ou transparentes;

› Decotes e camisolas; › Chinelos;› Cabelo desalinhado esujo;

›Maquilhagem, perfumee bijutaria em excesso;

› Cores muito berrantesou fluorescentes.

exigem maior formalidade em termos deapresentação. Segundo Sandra Sena, da RayHuman Capital, “os estereótipos estão muitopresentes nas áreas que exigem contactodirecto com dinheiro e com clientes o queleva, nestes casos, a códigos de vestuáriomais rigorosos.Existem depois um conjunto de profissõesque implicam a utilização de uma farda ouvestuário próprio associado à função(Saúde, Investigação, SegurançaPública, Forças Armadas, etc.) e onde amargem de manobra para usar um vestuáriodiferente ao que é desaconselhado, ébastante reduzida”.Nas áreas de Engenharia e Tecnologia ouCiências existe um menor formalismo emtermos de vestuário e nas funções queexigem uma maior componente criativa(Publicidade, Jornalismo, Arte,Arquitectura, Design, etc.) a apresentaçãoé informal e o estilo de vestuário é, por si só,uma forma de comunicação. Por isso, nestasprofissões é muito comum o uso de t-shirt,ténis e calças de ganga.

› Ambiente› Ciências › Engenharia › Tecnologia › Arquitectura› Artes› Design › Jornalismo› Publicidade

“Uso calções e botasno meu dia-a-dia e soufeliz assim”Rute Candeias, 38 anosBióloga, sócia-gerente daNaturanima, empresa deEducação Ambiental

› Banca › Consultoria › Justiça › Seguros › Vendas› Forças Armadas › Investigação› Saúde› Segurança Pública

“Uso fato e gravata nomeu dia-a-dia e soufeliz assim”Pedro Clara, 44 anosAnalista Comercial no SectorBancário

Pedro trabalha no sector bancário hácerca de 20 anos e refere que o estiloformal sempre foi constante na suavida.“O fato e a gravata são o melhor e,ao mesmo tempo, o mais práticopara sermos formais no nosso dia-a-dia. Primeiro estranha-se, depoisentranha-se”, afirma em tom debrincadeira. Questionado sobre a importância daformalidade no sector bancário,Pedro refere que é um sector queexige uma excelente apresentação.Apesar de no banco onde trabalhanão interagir com clientes externos,explica que os colegas que estão aobalcão têm a grande responsabilidadede ser a “cara” da instituição, pelo quea exigência na apresentação é aindamaior. “O contacto com o cliente émuito importante, a nossa maneirade vestir e de nos apresentarmos éa imagem do banco, logo, temos deestar sempre impecáveis”,acrescenta.Questionado sobre a sua maneira devestir aos fins-de-semana, diz-nosque adora calças de ganga e t-shirt, esempre que pode é bastante informalna sua maneira de vestir mastambém na de estar, não fosse elemotard. Como vês, o Pedro é o melhorexemplo de como, muitas vezes, oestilo informal e o formal acabam porse unir na perfeição.

Para Rute Candeias, a roupa é oreflexo da nossa maneira de ser, logo,é normal que também tenha a ver coma profissão que queremos exercer.Talvez isso justifique o facto curiosoque nos contou sobre os seus temposde faculdade. “Era muito fácildistinguir quem estudava o quê nauniversidade. Os alunos de Gestão eEconomia eram mais formais naforma de vestir, usavam pólos ecamisas. Já os alunos de Biologia eCiências nunca usavam camisas, oscabelos (tanto rapazes comoraparigas) eram bastante longos eusavam, mais frequentemente,calções com bolsos e coletes –porque nos ajudava bastante nonosso trabalho”.Tendo uma actividade que exige umgrande contacto com a natureza,Rute considera que “seriadesconfortável e nada prático” usarfato no dia-a-dia mas afirma que,quando é necessário ir a reuniões,veste roupa mais formal semqualquer problema.E deixa-te um conselho: “Oimportante é sentirmo-nos bemcom a roupa que usamos, mesmoque muitas vezes tenhamos deusar roupa mais formal e a nossamaneira de ser seja mais informal.Temos de nos saber adaptar àscircunstâncias e identificarmo-noscom o que fazemos, só assimpodemos ser felizes e realizados.”* com Rogélia Candeias

Ladoinformal

Ladoformal

pub

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:55 PM Page 32

Page 33: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:55 PM Page 33

Page 34: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

saberes

34 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

David Guetta?QUERES SER...

David Guetta nasceu em Paris a 7 deNovembro de 1967. De ascendência ju-daica e marroquina, este renomado DJcomeçou a misturar os seus vinis, emcasa, com apenas 13 anos de idade,para um ano depois organizar as suasprimeiras festas. Quatro anos depois, jáDavid Guetta entrara no mundo da noiteparisiense, tocando hip-hop e músicahouse em algumas discotecas, e poucotempo depois tornou-se um dos mais to-cados DJ’s de house na Rádio Nova deParis. O início dos anos 90 consagrouGuetta como um dos impulsionadoresdeste género musical na capital fran-cesa, culminando em “Up & Away”, oseu primeiro single e um dos registospioneiros do house francês. Com a suacrescente implementação na cena mu-sical francesa, Guetta começou a tocartambém fora de portas, numa das maisemblemáticas noites da Europa – Ibiza.Em 2002, David Guetta lançou o seu pri-meiro álbum de originais, “Just a LittleMore Love”, do qual se destacou o su-cesso do single “Love Don’t Let Me Go”.Dois anos depois, o álbum “Guetta Blas-

ter” deu a conhecer ao mundo, entre ou-tros, o hit “The World is Mine”.Foram, contudo, os seus dois últimostrabalhos – “Pop Life” (2007) e “OneLove” (2009) – que conferiram dimen-são planetária a David Guetta, e que lhegranjearam maior reconhecimentoentre a legião de músicos que maistarde viriam a colaborar consigo.Hoje em dia, David Guetta é mundial-mente requisitado para todo o tipo deeventos, tendo sido apontado como umdos três melhores DJ’s do planeta.

TENS DE...Conhecer bem o género musical que pretendes tocar

Ser criativo, arrojado e gostares de experimentar sons novos

Apanhar o barco para Ibiza, é lá que tudo se passa

Ter muito “skill” nas mesas de mistura

Entrar no espírito “se tocar, não beba”Estar nos tops mundiais de vendasFazer madeixas loiras

David Guetta é dos mais reconhecidos DJ’s anível mundial. Prova disso são os prémios quejá recebeu: 2 Grammys, 4 World Music Awards,

1 NRJ Music Award, 3 DJ Awards

RESPEITO E ADMIRAÇÃODA INDÚSTRIADavid Guetta granjeou grande admiração entre anata da música internacional, o que justifica alegião de músicos que já colaboraram consigo:Kelly RowlandBlack Eyed PeasAkonRihannaSnoop DoggMadonna, entre outros

PARA FAZERDamos-te alguns exemplos ondepodes adquirir formação eexperiência na arte das mesasde mistura:› proDJ – Cursos de DJ,Produção Música de Dança, VJe Workshops

› Dancefloor DJ Academy –Cursos de DJ (Vinyl, CD eDigital) e de Produção (MúsicaElectrónica)

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:56 PM Page 34

Page 35: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

pub

30a35 Saberes_Layout 1 7/6/11 5:56 PM Page 35

Page 36: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

36 FORUM ESTUDANTE julho’11

Um curso, uma profissão. Para descobrireso que tem mais a ver contigo, pesquisa aqui:

www.anq.gov.ptwww.catalogo.anq.gov.pt www.novasoportunidades.gov.pt

ASPROFISSÕESDO FUTURO

Queres saber quais as áreasprofissionais em que vale apena investir?Turismo, energia e ambiente emobilidade e transportes foramconsiderados “nuvens deoportunidades para asqualificações”num estudorecentemente efectuado. Vê queoutras “nuvens” existem.

Tal como escolhes a roupa e as músicas de acordocom as tendências da moda, também é possívelpensares na escolha de um curso de nívelsecundário em função das tendências queapontam para áreas de maior empregabilidadenum futuro próximo. Obviamente ninguém estáem condições de te garantir que, com este ouaquele curso, terás um futuro brilhante, atéporque grande parte do sucesso profissional decada um depende de muitos factores, mas épossível identificar hoje sectores económicos quese avizinham mais promissores e dinâmicos.De acordo com um estudo recentementeapresentado, solicitado pela Agência Nacionalpara a Qualificação e pela Associação Nacionalde Escolas Profissionais a uma equipaespecializada em análises prospectivas, hásectores que se afiguram como “nuvens deoportunidades para as qualificações” emresultado de previsíveis transformações denatureza socioeconómica. Nestas “nuvens”encontram-se os sectores do turismo, daenergia e do ambiente, assim como o damobilidade e dos transportes. A par destasforam apresentadas outras “nuvens” que,embora reunindo menor consenso, apresentam-se como “boas oportunidades”. Falamos dasqualificações associadas ao mar, àsnecessidades progressivas em saúde, àquímica, à petroquímica, às indústriascriativas e às tecnologias de informação.

Como “nuvens cinzentas” (ou seja, compotencial, embora mais incerto, poisimplica que haja reestruturação oureformatação) foram aindaidentificadas as qualificaçõesassociadas ao vidro, à cerâmica, aostêxteis, ao calçado, à agricultura deespecialidades, aos plásticos, aomobiliário e à metalomecânica.Apesar de distintas, todas estas“nuvens” apresentam comodenominador comum anecessidade, no futuro, de

profissões ligadas à produção debens ou à prestação directa de

serviços, o que constitui um bomindicador para a escolha de um curso.Destas “nuvens”advirão dias de chuvaque farão germinar a semente daprofissão que começa a crescer com aescolha do teu curso para que, um diamais tarde, tenhas uma boa colheita.

36a37 ANQ_Layout 1 7/6/11 6:00 PM Page 36

Page 37: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

julho’11 FORUM ESTUDANTE 37

“Nunca penseigostar tanto decontabilidade. É umaárea muito prática, queengloba muito raciocínio,e está ligada com outrasáreas, como direito,economia e gestão.”Carla Tavares, 18 anos,curso profissional de Técnicode Contabilidade, da EscolaSecundária Marques deCastilho (Águeda)

Des

cob

re o

utr

as

pro

fiss

ões

em

www.novasoportunidades.gov.pt/mundodasprofissoes

Perfil profissional

NOTÍCIA

PERFIL

Técnico de Processamentoe Controlo da QualidadeAlimentarÁrea de Interesses e ActividadesTrabalhar em TecnologiaAnalisar, programar e inovar

Se tens interesse em trabalhar emactividades relacionadas com a aplicaçãotecnológica das ciências e da matemática, sete imaginas de bata branca num laboratório aanalisar fenómenos químicos e se não deixasos teus pais comprarem alimentos nenhunslá para casa sem ires “controlar” todas asinformações da embalagem, talvez devasfazer profissão desse teu cuidado e seguiresa carreira de Técnico de Processamento eControlo da Qualidade Alimentar.

O que é?O Técnico de Processamento e Controlo daQualidade Alimentar coordena, organiza eexecuta operações relativas aoprocessamento dos produtos alimentares.Aplica técnicas e métodos analíticos eestatísticos no controlo total da qualidadedos géneros alimentícios frescos etransformados, respeitando condiçõeslegais, sanitárias e nutricionais.

Área de Educação e FormaçãoIndústrias Alimentares

O que faz?• Controla a quantidade e a qualidade dasmatérias-primas e produtos acabados.

• Inspecciona produtos e controla serviços ouprocessos de fabrico.

• Verifica a aplicação das normas definidasna recepção, produção, embalamento,acondicionamento, armazenamento,distribuição e transporte.

• Elabora relatórios dos processos detransformação e conservação dos produtosalimentares.

Onde pode trabalhar?O Técnico de Processamento e Controlo daQualidade Alimentar pode trabalhar emempresas fabricantes de produtosalimentares e laboratórios de controlo dequalidade alimentar.

Que formação precisa?Para o exercício da profissão de Técnico deProcessamento e Controlo da QualidadeAlimentar é fundamental adquirir umaqualificação profissional de nível 4 narespectiva saída profissional,correspondente à área de educação eformação de Indústrias Alimentares (541),que se pode obter através da frequência econclusão de um curso profissional ou de umcurso de aprendizagem.• Condições de acesso a esta formação: terconcluído o 9º ano de escolaridade emqualquer modalidade de educação eformação.

• A certificação que obtém: uma duplacertificação após a conclusão do curso - odiploma do 12.º ano de nível secundário ecertificação profissional, conferindo o nível4 de qualificação do Quadro Nacional deQualificações.

Para saberes como se organizam e ondefuncionam estes cursos, consulta:www.anq.gov.pt www.catalogo.anq.gov.pt www.novasoportunidades.gov.pt

Estudante portuguêsconquista lugar

Miguel Pais, um jovem estudante do 10.ºano de escolaridade da classe detrompete da Escola Profissional deMúsica de Espinho, foi seleccionado paraintegrar a Escola de Verão da Orquestrade Jovens da União Europeia. Esta orquestra é considerada uma dasmais prestigiadas e dinâmicas do

mundo, reunindo jovens músicostalentosos dos 27 países da UniãoEuropeia. Com este reconhecimento, este jovemvai trabalhar com conceituadosmaestros internacionais e conhecer asdinâmicas de uma Orquestra semfronteiras e actuações em todo o mundo.

Com um rumo traçado que passava portirar um curso profissional e entrar nomercado de trabalho, Carla Tavareshavia de mudar a rota do seu futurodepois de passar por um estágio que amotivou a ir mais longe. Comoreconhece, “foi graças ao estágio queoptei por ir para a universidade”. Arazão dessa opção teve a ver com anecessidade que sentiu de “aprofundaros meus conhecimentos na área dacontabilidade”, com um objectivo muitoclaro: “Queria ser Técnica Oficial deContas”.Actualmente, está a tirar umalicenciatura em Contabilidade, noInstituto Superior de Contabilidade eAdministração da Universidade deAveiro. Também para isso o curso tiradona Secundária Marques de Castilho se

Escola de Verão da Orquestrade Jovens da União Europeia

revelou de extrema utilidade, facilitandoa apreensão dos conhecimentos no quetoca às disciplinas de contabilidade.Talvez por isso, hoje, não sente“dificuldade na aprendizagem deconceitos e matéria leccionada”.E pensar que tudo começou com unstestes vocacionais que Carla realizou no9º ano, e que a levaram a escolher ocurso profissional de Técnico deContabilidade. Um curso que “superouas minhas expectativas” e a ajudou adescobrir o mundo da contabilidade, deque “nunca pensei gostar tanto!”.

36a37 ANQ_Layout 1 7/6/11 6:01 PM Page 37

Page 38: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

música

38 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

Afeição pelo rock

São um dos melhores exemplos da tendência indie-rock made in Portugal. À beira de comemorar 10

anos de existência, os X-Wife divertem-se a criar música nova e ressurgem contagiantes e afectuosos,

com uma sonoridade mais dançável. Com a música nacional como pano de fundo, vem descobrir

melhor uma banda reconhecida fora de portas.

{ Entrevista: Tiago Belim } { Fotos: Rui Aguiar }

João VieiraVoz e Guitarra

Fernando SousaBaixista

Rui MaiaSintetizador e Teclados

38a41 Música_Layout 1 7/6/11 6:02 PM Page 38

Page 39: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

pub

38a41 Música_Layout 1 7/6/11 6:02 PM Page 39

Page 40: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

40 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

músicaVai a www.forum.pt e vê em primeira mãoo videoclip do novo single dos X-Wife!

Acabaram de lançar o vosso quartoálbum de originais, “InfectiousAffectional”. É um trabalho que vem nalinha dos anteriores, ou marca algumaruptura com a vossa sonoridade?Sinceramente, não pensamos se marca umacontinuidade ou uma ruptura. Achamos queé um álbum bastante distinto do anterior,em que tivemos uma abordagem diferenteem termos de sonoridade sem, por um lado,ter a preocupação de romper com o passadoe criar algo novo, nem por outro de manteruma espécie de “identidade” dos X-Wife. Ofacto de partilharmos ideias ao ouvir muitamúsica nova e de estarmos em constantesintonia uns com os outros ajuda a que esteseja um processo muito natural.

Porquê “Infectious Affectional”?Existem várias razões. Primeira, asonoridade: “X-Wife Infectious Affectional”não é fácil de dizer, e sendo foneticamenteinteressante, gostamos de como soa. Paraalém disso, “Infectious” simboliza, por umlado, a música contagiante – “Keep onDancing” [nome do primeiro single], estátudo interligado – e, por outro, “Affectional”o lado afectivo das canções e do contactocom o público. Deu-nos muito gozo fazereste disco, e à medida que íamos criando,mais queríamos criar… contagiou-nos.

E em relação aos vossos próximosconcertos, vai haver novidades?Em primeiro lugar, o destaque natural vaipara o novo álbum, mas também vamosbuscar singles antigos e até alguns inéditos.Por vezes, iremos tentar incorporarelementos diferentes nas canções, para queencaixem melhor no espectáculo. Osmúsicos serão os mesmos, estamos muitocontentes com o nosso plantel (risos).

Já levaram a vossa música pela Europae pelos Estados Unidos da América.Quais são os objectivos dos X-Wife paraa nova tournée?Neste momento estamos concentrados em

Portugal. É aqui que vendemos os discos,que temos todo um trabalho com a nossaeditora ao nível da relação com a imprensae de, fundamentalmente, chegarmos aopúblico e termos sucesso junto dele.Espanha é um objectivo paralelo, aliásvamos voltar a tocar em Barcelona duranteeste mês. A internacionalização é oobjectivo seguinte, que vamos sempretentando alcançar, embora seja cada vezmais difícil a aposta nas bandas, pelasdificuldades que a indústria atravessa.

Como vêem a afirmação da nova músicaportuguesa?Respeitamos todos os artistas portuguesese achamos importante o aparecimento denovos projectos e tendências, e sem dúvidaque há qualidade naquilo que se está a fazerno nosso país. Quando vimos Os Golpes atocar ao vivo, pensámos que se fôssemosmais putos e andássemos a correr festivaise concertos, seria certamente uma dasbandas que gostaríamos de seguir. Tambémgostamos do The Legendary Tigerman, e vi ovideoclip de uma banda à qual vou ter maisatenção a partir de agora, os TheGlockenwise, muito frescos e curiosos pelaforma como, sendo tão novos, incorporamno seu som elementos muito retro.

Qual é a vossa opinião sobre aassociação do trabalho dos músicos acausas sociais?No caso dos X-Wife isso jamais aconteceria,porque cantamos em inglês, logo não fariaqualquer sentido a nossa música ser usadacomo instrumento de intervenção. Paraalém disso, não somos propriamente umabanda com vocação política – se virmos ocaso dos Deolinda, têm uma ligação muitomais forte ao povo, sobretudo pelas suasletras. Em todo o caso, respeitamos quemfaz ou procura fazer da sua música uminstrumento político, com a consciência queo que nós queremos fazer não é de todomanifestar as nossas ideologias nessa área,por muito que por vezes nos apeteça.

Os X-Wife na escola

“Desde cedo que amúsica é a nossaprioridade, por issotudo o resto passavaum pouco para segundoplano. Na escola, nãofomos brilhantes nemmedíocres, mas simalunos normais quetiveram as suas fasesmais rebeldes. Eenquanto bandasempre fomos bastanteatinados, os X-Wife nãotomam drogas nem têmpor hábito muitas daspráticas normalmenteassociadas aoestereótipo ‘Sex, Drugs& Rock’n’Roll’.”

38a41 Música_Layout 1 7/6/11 6:03 PM Page 40

Page 41: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

Begin pilot training today.Get hired by an airline tomorrow.

Pilot demand worldwide is on the rise. Start your pilot training at CAE Global Academy Évora.As aviation industry leader, CAE has negotiated numerous pilot placement contracts with airlines in Europe and around the world. We can help you get your first job.Contact us at +351-266-730-540 or [email protected] and enroll today.

caeglobalacademy.com/evora

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO GAYA

OF

ER

TA F

OR

MA

TIV

A 2

011

/20

12L

ICE

NC

IAT

UR

AS - Contabilidade e Gestão

- Eng.ª das Telecomunicações e Computadores- Eng.ª de Energias Renováveis- Eng.ª e Gestão Industrial- Eng.ª Electrónica e de Automação- Eng.ª Informática- Eng.ª Mecânica- Gestão- Informática de Gestão- Administração Pública- Serviço Social- Turismo- Educação Básica

ME

ST

RA

DO

S - Admin. de Redes e Sistemas Informáticos- Gestão de Energia e Eficiência Energética- Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional- Serviço Social- Gerontologia Social- Intervenção Sócio-Educativa- Educação Pré-Escolar

PÓS-GRADUAÇÕES

CE

T’s

- Educação para a Saúde- Intervenção e Educação Artística na Infância- Intervenção Educativa em Creche

REGIMES DE INGRESSO(licenciaturas)- Geral- Maiores de 23 anos (M23)- Livre

BOLSAS DE ESTUDO DGESBOLSAS DE MÉRITO

PROGRAMA ERASMUS

Formação sem limites

- Contabilidade Pública (aguarda aprovação pela DGES)

- Turismo de Saúde e Bem-Estar- Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário- Gestão de Turismo

Contactos:Avenida dos Descobrimento, 3334400-103 Vila Nova de Gaia(junto ao GaiaShopping)

www.ispgaya.pt www.facebook.com/[email protected] | 223 745 730GPS: N41.119680 W8.623498

pub

pub

pub

38a41 Música_Layout 1 7/6/11 6:03 PM Page 41

Page 42: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

estreias

42 FORUM ESTUDANTE julho’11 www.forum.pt

Sim, estamos a falar de Robert Pattinson que, com apenas 25 anos e ainda com muito pela frente,foi considerado o homem mais sexy do mundo pela revista Head Magazine e, em 2010, foi mesmoenglobado na lista da “Time” das 100 pessoas mais influentes do planeta. O actor que, com KristenStewart – Bella na saga “Crepúsculo” –, protagoniza um dos casais-sensação de Hollywood, vaiestar nas salas de cinema portuguesas já em Novembro no novo filme “Amanhecer”.

{ Texto: Sofia Pires }

Com apenas 12 anos, RobertPattinson começou a fazertrabalhos como modelo nasua terra natal, Londres,trabalho esse que acabariapor deixar para se dedicaraos palcos, quatro anosmais tarde.Aos 16 anos, a companhiade teatro Barnes TheatreCompany passou a ser umaconstante na sua vida. Assuas primeiras peças foram“Macbeth” e “Tess doD’Urbevilles”, até ter sidodescoberto por um grandeagente da capital inglesa.A sua estreia em filmes foicom a interpretação dopapel de Rawdy Crawley,em “Vanity Fair”, ao lado daactriz americana ReeseWitherspoon, apesar dassuas cenas terem sidocortadas e só apareceremno DVD do filme. Também

Verdadeiros fãs da saga“Crepúsculo” fiquematentos: o novo filme“Amanhecer”, gravado na“cidade maravilhosa” doRio de Janeiro, temestreia marcada nas salasportuguesas paraNovembro deste ano.

Alguns prémios que fazem parte da sua colecção› 2009 – First Glance Film Festival – Melhor Actor› 2009 – Teen Choise Awards – Melhor Actor Dramático› 2009 – Teen Choise Awards – Actor mais Sexy› 2010 – MTV Movie Awards – Melhor Interpretação Masculina› 2010 – MTV Movie Awards – Superstar Mundial› 2011 – MTV Movie Awards – Melhor Actor

são poucos os que serecordam da suapersonagem CedricoDiggory, em “Harry Pottere o Cálice de Fogo”. Mas em 2008 tudo mudou…Pattinson deu corpo e almaao vampiro Edward Cullen,na versão adaptada para ocinema da obra deStephenie Meyer –“Crepúsculo”. Além deactuar no filme, oconsiderado “vampiro maissexy do mundo” tambémteve a oportunidade degravar duas músicas para abanda sonora do filme:Never Think (escrito por Robe Sam Bradley) e Let MeSign (escrita por BobbyLong e Marcus Foster),mostrando a suapolivalência nas artes doespectáculo. Em 2011, volta acontracenar com ReeseWitherspoon na película

“Água para Elefantes”, umfilme romântico e cheio deemoção onde interpreta opapel de Jacob Jankowski,um jovem recém-licenciadoque perde os pais num trágicoacidente de automóvel ededica a sua vida ao circo. Apesar de ainda curta, masbem sucedida, carreira,Pattinson promete dar cartasno mundo do cinema emHollywood. Para 2012, a suaagenda promete estar cheiade sucessos de bilheteira,nomeadamente com o filme“Cosmopolis” em que irácontracenar com JulietteBinoche.

HollywoodO novo menino bonito de

42a43 Estreias_Layout 1 7/6/11 5:12 PM Page 42

Page 43: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

pub

pub

42a43 Estreias_Layout 1 7/6/11 5:13 PM Page 43

Page 44: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

SoRir

44 FORUM ESTUDANTE julho’11

Tu que estás chateado e aborrecido e procurasuma luz que ilumine o teu sentido de humor, umagargalhada que te encha a alma... Ri-te! Ah, e nãote esqueças, se tiveres uma boa piada ou foto,envia-nos para [email protected]

Que animaçãoUm homem entra numrestaurante e pede uma sopa.Quando a recebe vê que estacontinha uma mosca. Chama o“garçon” e diz: - “Garçon” há uma mosca aqui nomeu prato. O “garçon” responde: - Não, é apenas um desenho. Ao que o cliente responde: - Mas está a mexer-se! - Porque é um desenho animado.

CasaisAntes do casamento…Ele: Finalmente. Custou tantoesperar por este momento.Ela: Você quer que eu vá embora?Ele: Não! Nem pense nisso…Ela: Você ama-me?Ele: Claro! Muito, muito!Ela: Você já me traiu alguma vez?Ele: NÃO!!!Ela: Beija-me!!!Ele: Evidente! Sempre que possível!Ela: Serias capaz de me bater?Ele: Estás doida!? Jamais!!!Ela: Posso confiar em ti?Ele: Sim.Ela: Querido!

Depois do casamento…Basta ler de baixo para cima…

Uma vez um homem disse: - 'Nunca soube o que é estarrealmente feliz até casar. Aí já era tarde demais...'.

Miaahahahahahahau

Desenhos... animados

Acham piada? Malandros!

bananinja!Catninja e...

Nunca deixesque te apanhema dormir!

Salve-se quem puderNum avião seguiam um Padre, umAdvogado e um Escuteiro. O aviãoentra em queda e é necessárioabandoná-lo. O piloto sai docockpit e diz: - Temos de saltar, mas só há trêspára-quedas. Um tem que ficaratrás. Eu tenho de ir para contar oque aconteceu. Dito isto, pega num pára-quedas esalta. O advogado diz: - Eu tenho de ir defender aquelehomem, logo tenho de me salvartambém. E pega num pára-quedas e salta.O Padre vira-se para o escuteiro. - Meu filho, tu és novo salva-te tu. - Ó Sr. Padre, não se preocupe, oadvogado saltou com a minhamochila.

Como andar de bicla a dois

44a45 SoRir_Layout 1 7/6/11 5:21 PM Page 44

Page 45: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

PARA MAIS INFORMAÇÕES CONSULTE O NOSSO SITEwww.magestil.pt ou contacte-nos através do 218 474 029/31

CURSOS PROFISSIONAIS DE NÍVEL IVDIPLOMA DE 12º ANODURAÇÃO: 3 ANOSESTÁGIO PROFISSIONALEMPREGABILIDADE DE 85%

CURSOS TÉCNICOS DE:

pub

pub

44a45 SoRir_Layout 1 7/6/11 5:22 PM Page 45

Page 46: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

Virgem(23/08 a 22/09)É completamente escusado! Quando se leva a prancha de surfpara a praia é para usar! Se passas o tempo todo só a escová-lanão engatas ninguém.

Balança(23/09 a 22/10)Este “equipamento secreto” ninguém sabe que levas e muitaspessoas desesperam, por vezes, por umas! Aquando daquelesmomentos em que ficas com o c* cheio de areia, dá bastantejeito poder tirar o biquíni e substituir pelas ditas...

Escorpião(23/10 a 21/11)É mesmo caso para dizer coitado do/a Jovem! A época deexames é uma cena muita lixada… Fazes muito bem, já que háque trabalhar, ao menos que seja na praia, a relaxar!

Sagitário(22/11 a 21/12)É oficial, o vício cegou-te! É tal a panca com que estás pelo Godof War que até levas a PSP para a praia. Tens é o inconvenientede que não se vê nada, literalmente! O sol quebra-te o esquematodo…

Capricórnio(22/12 a 19/01) Andas muito ocupado a fingir que estás a mergulhar para ver ospeixinhos mas toda a gente te topa! A verdade é que puseste otelemóvel no bolso dos calções, foste ao banho e agora, paradares um ar cool enquanto procuras desesperadamente, jogas aojogo do cão molhado de cada vez que levantas a cabeça da água.

Aquário(20/01 a 18/02)Exemplar! Verdadeiramente exemplar! Trazer o protector solar60 para a praia é mesmo o correcto a fazer agora só tens mesmoé de o usar!

Peixes(19/02 a 20/03)A tua peça favorita toda a gente adivinha, mesmo quando não ausas. Quem é que te manda achar que, mesmo quando dormes(considerando que dormes de olhos fechados), tens os olhossensíveis? Ficaste com uns óculos de sol permanentes!

Carneiro (21/03 a 20/04)Toda a gente adora ver o teu papagaio a voar (quando conseguesmesmo que ele voe…). No entanto, acho que toda a gentedispensa a parte em que ele cai continuamente em cima da suacabeça.

Touro(21/04 a 20/05)O teu item vai ser muito apreciado! Pois é, tu tens o trabalho decarregar o grelhador, a pensar na bela da febra à hora do almoço,mas toda a gente come, incluindo o vizinho da sombrinha do ladoque não conheces de lado nenhum e que se afiambrou.

Gémeos(21/05 a 20/06)De cada vez que vais à praia, ficas a chapinhar à beira-mar.Porque é que não dás uso ao teu item pessoal? Aconselho-te é acomprar umas braçadeiras mais actualizadas porque o spongebob já passou de moda.

Caranguejo(21/06 a 20/07)O teu receio toda a gente o tem, só que fingem-se de fortes!Deixa-os gozar, quando forem picados pelo peixe-aranha quem seri és tu.

Chegou a altura de revelar os vossos segredos mais íntimos!Em jeito de descarregar todo o embaraço que a minha queridaesposa me tem provocado junto dos meus vizinhos vou contar…o que é que vocês levam secretamente (ou não…) para a praia!

horosCopos

Leão(21/07 a 22/08)Opá este até eu critico! A tua meia idadepsicológica começou a impelir-te paralevares a cadeira de praia da tua mãe. Eusó afirmo que ainda estás na altura derebolares na areia e ficares um croquete.

pub

46a47 HorosCopos_Layout 1 7/6/11 5:19 PM Page 46

Page 47: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

46a47 HorosCopos_Layout 1 7/6/11 5:19 PM Page 47

Page 48: #237 Revista Forum Estudante - Julho/Agosto 2011

48 ISPA_Layout 1 7/6/11 5:19 PM Page 48