23/12/2015 - saude e beleza - edição 3193

4
Reprodução Bento Gonçalves Quarta | 23 de dezembro de 2015 R u a G e n e r a l O s ó r i o , 3 0 9 | s a l a 7 0 3 C e n t r o C l í n i c o O s v a l d o C r u z | B G | R S 5 4 3 4 5 2 . 5 4 5 8 | 5 4 3 4 5 1 . 4 1 7 0 APNÉIA DO SONO TEM TRATAMENTO! INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR! R o n c o s , i n t e r r u p ç õ e s d u r a n t e a n o i t e , s o n o l ê n c i a e c a n s a ç o d i u r n o s , b o c a s e c a a o a c o r d a r e c e f a l é i a m a t i n a l n ã o d e v e m s e r i g n o r a d o s . A p n é i a d o S o n o é u m a d o e n ç a n e u r o l ó g i c a p r o g r e s s i v a , q u e p o d e o c a s i o n a r h i p e r t e n s ã o e o u t r a s s é r i a s c o n s e q u ê n c i a s p a r a o c o r a ç ã o e o c é r e b r o . C o n v e r s e c o m s e u m é d i c o . Naturais ou tingidas, as ruivas precisam ter alguns cuidados para manter o cabelo saudável Previna doenças de pele, descuidos e pequenos acidentes que podem acontecer no verão Página 04 Página 02 Ruivas: cuidados com as madeixas Cuidados na piscina

Upload: jornalsemanario1-sistemas

Post on 24-Jul-2016

224 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

23/12/2015 - Saude e Beleza - Edição 3193 - Bento Gonçalves/RS

TRANSCRIPT

Page 1: 23/12/2015 - Saude e Beleza - Edição 3193

Reprodução

Bento GonçalvesQuarta | 23 de dezembro de 2015

Rua General Osório, 309| sala 703Centro Clínico Osvaldo Cruz|BG|RS

54 3452.5458|54 3451.4170

APNÉIA DO SONO TEM TRATAMENTO!

INVISTA NO SEU SONO E VIVA MELHOR!

Roncos, interrupções durante a noite, sonolência e cansaço diurnos,

boca seca ao acordar e cefaléia matinal não devem ser ignorados.

Apnéia do Sono é uma doença neurológica progressiva, que pode

ocasionar hipertensão e outras sérias consequências para o coração

e o cérebro. Converse com seu médico.

Naturais ou tingidas, as ruivas precisam ter alguns cuidados para manter o cabelo saudável

Previna doenças de pele, descuidos e pequenos acidentes que podem acontecer no verão

Página 04

Página 02

Ruivas: cuidados com as madeixas

Cuidados na piscina

Page 2: 23/12/2015 - Saude e Beleza - Edição 3193

Quarta, 23 de dezembro de 20152

Outros cuidados na piscina

Fotos Reprodução

O contato do banhista com uma água mal tratada pode causar infecções transmitidas por bactérias, vírus ou fungos que se aproveitam do desba-lanceamento dos níveis de sais de cloro, usados pra fazer a higiene da água, para se pro-liferarem. A turbidez da água pode ser o primeiro sinal de que ela não está adequada hi-gienicamente para uso.

Em geral, os vírus são mais resistentes à ação dos sais de cloro e podem causar infecções na pele, nos olhos (conjuntivi-te), nos ouvidos (otites) e no in-testino (gastrenterite).

O desenvolvimento dos fun-gos que causam micoses e de algumas bactérias que causam foliculite encontram condições ideais de calor e umidade nos ambientes de piscina. Já as bactérias, principalmente os estafilococos, podem causar moléstias na pele.

Dicas- Após a ida à piscina, é pre-

ciso sempre se lembrar de fazer uma higiene correta. Não bas-ta apenas lavar com água. É preciso usar sabonete (poden-do até ser antisséptico), aga-chando e passando, inclusive, na sola dos pés. E secar muito bem, de preferência com o au-xílio de um secador de cabelos.

- Evite ficar sentado nas beiradas da piscina ou em ca-deiras onde a água pode ficar

Piscina mal tratada pode causar micose e foliculite

Saiba como prevenir doenças de pele. A turbidez da água pode ser o primeiro sinal de que ela não está adequada higienicamente para uso

empoçada.- Evite o uso de sabonetes

antissépticos de forma regular. Apesar de matar microorganis-mos danosos, também destrói os microorganismos defenso-res do nosso sistema. Esse tipo de tratamento é recomendado apenas em casos específicos, como períodos pós-cirúrgicos.

- Não consuma alimentos que sejam perecíveis ou que contenham maionese, ovos ou que precisem de refrigeração. Em situações de calor, esses Fonte: g1.globo.com

Em caso de acidentes com cortes, a primeira coisa a se fa-zer é estancar com compressão no lugar. Depois disso, lavar com água e sabonete e avaliar a extensão do machucado. Se for o caso de precisar dar pontos é preciso fazê-lo em até 6 horas. Depois desse período, só é possível fazer pontos fal-sos ou unir as bordas. Aí, a cicatriz é muito pior.

Além dos cuidados com microorganismos e o sol, outros tipos de acidentes podem acontecer em um dia de piscina. Casos de afogamento são um dos campeões no ranking de acidentes domésticos e atendimento a crianças. É funda-mental a supervisão de um adulto. E mais: que não este-ja fazendo outra coisa enquanto acompanha as atividades da criança, como lendo um livro, ouvindo música, cortando grama, etc.

alimentos podem estragar mais facilmente, com a proliferação de bactérias como a Salmonella ou a Shigella. Além disso, sem-pre lave a mão, pra minimizar a chance de contaminação com microorganismos que estejam na água e podem ser ingeridos.

- Não compartilhe toalhas. As bactérias presentes no suor de uma pessoa que acabou de se secar pode contaminar uma outra que venha a usar aquele tecido.

Page 3: 23/12/2015 - Saude e Beleza - Edição 3193

Quarta, 23 de dezembro de 2015

3

Fotos Reprodução

Franciele SassiPsicóloga Especialista

em Teoria, Pesquisa e Intervenção

em Luto e PerdasCRP 07/24082

Telefone 9934.1643

Dezembro mais uma vez: é chegada a época dos festejos fa-miliares, com amigos ou pessoas próximas, tempo de fortalecer a espiritualidade, reavaliar com-portamentos, refletir a respeito das mudanças, reconhecer as perdas e frustrações, agradecer pelos ganhos de todos os dias, re-novar projetos, ideais e elaborar planos para o próximo ano que, de imediato, se aproxima. Junto

O resgate dos vínculos em meio aos festejos de ano novoàs festas, estão as tentativas de resgatar vínculos que, há tanto, não se enlaçam devido à pressa do tempo. O espaço festivo tem a finalidade de reparação, pois oportuniza memórias, anula di-ferenças e rancores, expressa gratidão e possibilita a união entre os afetos. Transcende o co-tidiano, na medida em que pos-sibilita a redescoberta dos senti-mentos, das paixões, da saudade que permanece em amores que nunca findam. Neste sentido, é também momento de entrar em contato com o que nos deixa mais sensíveis e emotivos, sobretudo diante daquilo que nos limita, que é a morte. Por tal razão, é comum que feridas cicatrizadas

há algum tempo possam retor-nar para que sejam novamente curadas.

Da mesma forma, dezembro é mês do nascimento de Jesus. Não apenas a terra está em fes-ta, mas também o céu. Logo, este tempo que o ser humano dispõe para refletir sobre sua história, com seus contos, dramas e tra-gédias, com seus enlaces e rup-turas, também é tempo de cone-xão entre duas dimensões que se aproximam ainda mais para o resgate das lembranças e o retor-no da saudade por todos aqueles que partiram. Afinal, do ponto de vista teológico, se a festa inicia a partir do momento que o anjo anuncia a Maria que, de seu ven-tre, traria à luz o filho de Deus, e que este ato não seria humano, mas divino, é possível pensar que os anjos fazem a conexão en-tre o céu e a terra e trazem um pouquinho de lá de cima para cá, assim como um pouco daqui de baixo para lá. Há, então, uma conexão que nunca mais pode-rá acabar entre a terra e o céu, porque a divindade, nascida do ventre humano, tornou possível este laço, é no céu que estão as pessoas que aqui na terra senti-mos saudade.

Se no céu acontece uma festa, assim como na terra, enquanto

festeja-se aqui, também há o fes-tejo lá, junto com Jesus e todos os que amamos e guardamos no coração. Ambas as dimensões permanecem próximas e seguem além do tempo e espaço, como dois fechos de luz que se fundem a partir do milagre do encontro. Logo, as festas carregam um sig-nificado importante na recupe-

ração dos vínculos, das emoções, das lembranças e da saudade. É este evento que possibilita dar sentido ao passado, participar ativamente do presente e promo-ver a continuidade e o investi-mento no futuro. Afinal, na festa da terra e do céu, estamos todos juntos no resgate dos laços de amor que nunca morrem.

Ondas de calor, falta de libi-do, dificuldade para dormir... Nem sempre constam nessa lista mudanças mais profun-das ocorrendo nos organismo devido à queda do estrogrênio – mudanças que podem ameaçar a saúde. Se comparar mulheres da mesma idade, aquelas que estão na menopausa enfren-tam maior risco de osteoporose, diabete e doenças cardiovascu-lares.

Por isso a alimentação equi-librada, recomendada em todas as etapas da vida, ganha um papel ainda mais crucial quan-do a fase reprodutiva chega ao fim. Alguns nutrientes e grupos alimentares são especialmente bem-vindos na menopausa.

Frutas e cereais: são cheios de fibras, substâncias que favorecem o controle do co-lesterol e do açúcar no sangue. De quebra, fazem o intestino pegar no tranco.

Lácteos: um adulto deve

Como fica a dieta na menopausaAjustes no cardápio ajudam a conservar o corpo e o bem-estar

consumir 1 000 miligramas de cálcio por dia. Na menopausa, porém, o valor salta para 1 200 miligramas, pelo menos. Tudo para blindar os ossos. Aposte em queijo, iogurte e leite, mas fique com as versões magras.

Gorduras boas: elas estão no azeite de oliva e em peixes – atum e sardinha são exemplos. No lanche, vá de oleaginosas, como amêndoas e castanhas, que também têm gorduras po-sitivas. O trunfo delas é que ajudam a resguardar os vasos.

Leguminosas: o grupo de feijão, grão-de-bico e ervilha,

cheio de fibras, também ajuda a domar o colesterol e a glicose.

Page 4: 23/12/2015 - Saude e Beleza - Edição 3193

Quarta, 23 de dezembro de 20154

- Enxágue os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita que o sal da água do mar e os produtos usados para o tratamento da água da piscina fiquem acumulados e causem danos aos fios.

- Use sempre cremes com fator de proteção solar. Aplique o produto nos fios secos ou úmidos pelos menos 30 minutos antes de se expor ao sol. O chapéu também é uma boa pedida, ele ajuda proteger os fios e dá um charme especial.

Dicas de cabelos para o verão

Reprodução

Cabelos ruivos naturais - Quem tem cabelos ruivos

naturais precisa tomar muito cuidado com a oxidação dos cabelos. O sol é um dos maio-res inimigos, e a exposição a ele pode causar a mudança da cor dos fios para um tom mais amarelado. O ideal é sempre usar produtos de proteção so-lar, principalmente em locais como a praia e piscina, em que o sal e o cloro aceleram esse processo.

- Os fios ruivos tendem a ser mais secos, por isso é pre-ciso usar produtos específicos na sua lavagem, que tenham nutrientes e hidratem os fios. Além disso, alguns produtos possuem pigmentos que aju-dam na manutenção da cor dos cabelos ruivos.

- Como os cabelos ruivos

naturais são mais secos e po-rosos, a hidratação é impor-tantíssima para a manuten-ção da cor e da força dos fios. Ela pode ser feita no salão a cada mês e em casa semanal-mente com produtos indica-dos por seu cabeleireiro.

Cabelos ruivos tingidos- Os cabelos ruivos tingi-

do têm ainda mais chances de perder seu pigmento. Por mais que sejam feitos trata-mentos que selem o cabelo novamente, as cutículas te-rão uma tendência maior a se abrir. Portanto, o ideal é que produtos protetores solares sejam usados diariamente, mas principalmente na pisci-na e mar, já que o cloro e o sal ressaltam o processo de oxi-dação dos fios.

- Pessoas com cabelos colo-ridos devem investir em sham-poos próprios, que ajudaram a repor o pigmento que o cabelo vai perdendo. Além disso, é importante seguir as orienta-ções dadas pelo cabeleireiro, fazendo tratamento com más-caras e outros produtos.

- Os cabelos tingidos pre-cisam de hidratação, já que a química os torna mais poro-sos. O ideal é fazer pelo me-nos uma nutrição pós-quími-ca no dia da coloração, e o uso de produtos específicos para cabelos tingidos para manu-tenção em casa. É importante sempre manter a hidratação e cauterização em dia, pois es-ses processos repõem os lipí-dios, líquidos e proteínas que podem ser perdidas quando o cabelo está muito danificado.

Cabelos ruivos: principais cuidados com fios naturais e tingidosCabelos com essa coloração natural tendem a ser mais secos e porosos, pedindo atenção especial

Cabelos ruivos naturais têm a tonalidade avermelhada, por serem constituídos por um tipo diferente de melanina, a feome-lanina, que possui uma mistura de pigmentos loiros e verme-lhos. Essa coloração ocorre de-vido à genética, e normalmente pessoas com cabelos ruivos tam-bém terão cabelos lisos e mais grossos, mas cabelos cacheados e ruivos também são comuns. Como essa característica ocorre devido a uma mutação de genes recessivos, ela pode pular gera-ções.

Pessoas com qualquer colo-ração natural de cabelo podem também ter seus cabelos tingi-dos de ruivo. Com o tratamento, os cabelos ficam mais ásperos, ressecados e fracos, pedindo um cuidado maior.

Principais problemas dos cabelos ruivos

Os cabelos ruivos naturais tendem a ser mais porosos, portanto tendem a perder mais água e ter mais frizz.

Já os cabelos ruivos tingi-dos são mais ásperos e resse-cados, precisando de cuidados especiais quanto a isso. Se eles passarem por uma descoloração antes da tintura, então, serão mais frágeis e quebradiços.

Fonte: minhavida.com.br

Fonte: belezaesaude.com

Cuidados importantes para cabelos ruivos

Ruivas devem usar produtos com

Proteínas, colágeno

e proteção solar!