21ª feira intermodal - 2015

3
Em visita à 21ª Feira Intermodal - Intermodal South America – no último dia 07, tive a oportunidade de me reunir com alguns dos maiores prestadores de serviços da área de logística, observar comportamentos e atitudes inerentes aos profissionais da área que queriam ser vistos e mais do que isso, lembrados após o evento. Transportadoras dos modais rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e fluvial; agentes de cargas e empresas especializadas em máquinas e equipamentos de movimentação reunidos sob o mesmo espaço durante 03 dias todos os anos não com o objetivo de concretizar negócios, mas sim a exibição de suas marcas, novas tecnologias e processos. O objetivo ao participar deste evento como visitante, foi de encontrar oportunidades que tragam melhorias e redução de custos em operações de transporte e movimentação de mercadorias que impacte no processo produtivo das empresas reduzindo o custo de produtos acabados. Baseada neste objetivo, o primeiro “stand” que visitei foi o do TCP – Terminal de Container de Paranaguá. E com o intuito de ouvir o que poderia ser oferecido às empresas que movimentam suas cargas em Paranaguá, fui informada sobre o lançamento de um produto chamado LCL Hub. O LCL Hub trata-se de um serviço de armazenagem em um depósito localizado na BR 116, próximo a BR 277, a uma das entradas de São José dos Pinhais. Esse serviço proporciona aos clientes, a retirada de suas cargas já desembaraçadas em um local mais próximo às fábricas. Isso pode resultar em uma economia dos atuais 80 km percorridos pela transportadora encarregada de retirar as mercadorias em

Upload: ana-paula-passos-ferreira

Post on 16-Aug-2015

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 21ª Feira Intermodal - 2015

Em visita à 21ª Feira Intermodal - Intermodal South America – no último dia 07, tive a oportunidade de me reunir com alguns dos maiores prestadores de serviços da área de logística, observar comportamentos e atitudes inerentes aos profissionais da área que queriam ser vistos e mais do que isso, lembrados após o evento.Transportadoras dos modais rodoviário, aéreo, marítimo, ferroviário e fluvial; agentes de cargas e empresas especializadas em máquinas e equipamentos de movimentação reunidos sob o mesmo espaço durante 03 dias todos os anos não com o objetivo de concretizar negócios, mas sim a exibição de suas marcas, novas tecnologias e processos.O objetivo ao participar deste evento como visitante, foi de encontrar oportunidades que tragam melhorias e redução de custos em operações de transporte e movimentação de mercadorias que impacte no processo produtivo das empresas reduzindo o custo de produtos acabados.

Baseada neste objetivo, o primeiro “stand” que visitei foi o do TCP – Terminal de Container de Paranaguá. E com o intuito de ouvir o que poderia ser oferecido às empresas que movimentam suas cargas em Paranaguá, fui informada sobre o lançamento de um produto chamado LCL Hub.O LCL Hub trata-se de um serviço de armazenagem em um depósito localizado na BR 116, próximo a BR 277, a uma das entradas de São José dos Pinhais. Esse serviço proporciona aos clientes, a retirada de suas cargas já desembaraçadas em um local mais próximo às fábricas.Isso pode resultar em uma economia dos atuais 80 km percorridos pela transportadora encarregada de retirar as mercadorias em Paranaguá, para uma distância aproximada de 8 km para as empresas dessa região. Ou seja, uma redução de custos no transporte de cargas que pode chegar a 90% os valores pagos atualmente.Além do serviço de retirada diretamente no Armazém, o LCL Hub faz a entrega das mercadorias dentro de um período de 24 horas e a uma distância de até 100 km da cidade de Curitiba sem nenhuma cobrança adicional tendo em vista que o valor previsto desse frete já está incluso nas taxas pagas atualmente ao TCP, no momento da movimentação das mercadorias no Porto de Paranaguá.Cabe então a cada empresa da região analisar os seus custos e efetuar uma operação dessas e colocar o PDCA em prática.

Page 2: 21ª Feira Intermodal - 2015

Visitei ainda o “stand” da KN - KUEHNE + NAGEL, uma empresa fundada em 1890 em Bremen na Alemanha, com uma estrutura de mais de 1.000 escritórios espalhados em 100 países e que já me prestou ótimos serviços de transporte com ótimas tarifas negociadas, da ordem de 40% de redução “All in”.

Entre os demais expositores visitei o ”stand” do Porto de Fortaleza para me interar sobre possíveis benefícios fiscais na região nordeste, os quais são concedidos em vários estados da região, mas desde que as empresas se estabeleçam juridicamente nos municípios, gerando emprego e renda para a população e conseqüentemente maior arrecadação de impostos aos municípios.

O “stand” da Hidrovias despertou uma certa curiosidade devido ao grande volume transportado em nossos rios e que poderá ser um diferencial no futuro seja para embarques internacionais, seja para o transporte de cabotagem.A Hidrovias do Brasil é um operador logístico voltado ao transporte fluvial que opera basicamente na região norte e centro oeste para o transporte de grãos e minérios oriundos do setor de agro negócio e da Cia. Vale do Rio Doce. Trata-se de transportes em barcaças devido à própria característica dos produtos movimentados, grandes volumes que exigem equipamentos especiais para acondicionamento em silos e navios cargueiros.

Ainda dando andamento a um planejamento que resulte em melhorias no processo produtivo, visitei “stands” de empresas voltadas a equipamentos de movimentação que podem vir a contribuir com rebocadores elétricos e leitores óticos. Observei um empenho maior das empresas em oferecer soluções que se adéquam a vários tipos de negócios.