2151 – concretos especiais concreto projetado prof. dr. paulo sÉrgio dos santos bastos

43
1 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS (wwwp.feb.unesp.br/pbastos) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Departamento de Engenharia Engenharia Civil Civil

Upload: carrington

Post on 11-Feb-2016

58 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP - Campus de Bauru/SP FACULDADE DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Civil. 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS (wwwp.feb.unesp.br/pbastos). CONCRETO PROJETADO. FONTE: - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

1

2151 – CONCRETOS ESPECIAIS

CONCRETO PROJETADO

Prof. Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS(wwwp.feb.unesp.br/pbastos)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTAUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTAUNESP - Campus de Bauru/SPUNESP - Campus de Bauru/SPFACULDADE DE ENGENHARIAFACULDADE DE ENGENHARIA

Departamento de Departamento de EngenhariaEngenharia Civil Civil

Page 2: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

2

CONCRETO PROJETADO

FONTE:Luiz Roberto Prudêncio Jr., Concreto projetado. Concreto, Ensino, Pesquisa e Realizações, São Paulo, Ed. Geraldo Cechella Isaia, IBRACON, 2005, pp.1227-1257.

Page 3: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

3

CONCRETO PROJETADO

Definição: “concreto com dimensão máxi-ma de agregado superior a 4,8 mm, transportado por uma tubulação e projetado, sob pressão, em elevada velocidade, sobre uma superfície, sendo compactado simultaneamente.”

Page 4: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

4

É usado principalmente no revestimento de obras subterrâneas e taludes e no reparo de estruturas, por dispensar o uso de fôrmas e proporcionar grande velocidade nas opera-ções de lançamento e adensamento do concreto.

CONCRETO PROJETADO

Page 5: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

5

Reflexão: relação em massa do concreto que não adere e a massa total lançada à superfície de projeção.Isso faz com que o concreto aplicado difere do concreto que abasteceu a máquina de projeção.Primeiro equipamento concebido em 1908, para construir réplicas de animais pré-históricos (museu em Chicago).

CONCRETO PROJETADO

Page 6: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

6

Construído em 1912 um reservatório de água de 24 m de diâmetro (argamassa projetada).Em 1947 surgiram primeiras máquinas a rotor, similar aos equipamentos atuais.Surgiram primeiros equipamentos via úmida, onde o concreto é pré-misturado com água, e após é projetado.

CONCRETO PROJETADO

Page 7: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

7

Evolução a partir de 1962: materiais e equipamentos.Materiais: sílica ativa, metacaulim, fibras de aço e sintéticas (náilon e polipropileno), cimentos, aditivos aceleradores e redutores de água (plastificantes e super).Equipamentos: automação (robôs) e siste-mas computadorizados.

CONCRETO PROJETADO

Page 8: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

8

Via seca e Via úmida.Via seca: aglomerante e agregados são misturados e lançados na máquina de projeção. A introdução da água ocorre no bico de projeção.Via úmida: aglomerante, agregados e água são misturados previamente ao abasteci-mento na máquina de projeção.

PROCESSOS DE PROJEÇÃO

Page 9: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

9

Equipamentos: máquinas a rotor.Cimento e agregados são introduzidos na cuba, caem preenchendo uma câmara do rotor em movimento, recebe ar comprimido que a pressuriza. O material segue para o mangote.Na ponta do bico é introduzida a água com aditivo, controlada pelo “mangoteiro”.

Via Seca

Page 10: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

10

Ajuste de ar e água é empírico. Por isso exige-se “mangoteiro” experiente.Distância do alvo: 1,5 m.Ajuste da água: a maior quantidade possível (aumenta a resistência do concreto à compressão).Motivo: melhor adensamento, que expulsa o ar e compensa maior relação a/c.

Via Seca

Page 11: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

11

Projeção perpendicular ao alvo, para reduzir reflexão e aumentar compacidade do concreto.Projeção com movimentos circulares ou pendulares.

Via Seca

Page 12: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

12

Vantagens: - projetar a longas distâncias da máquina (melhor abastecimento da máquina);- concreto mais resistente e compacto (melhor controle da água durante o processo de aplicação);- bom para revestimento primário devido à flexibilidade do processo.

Via Seca

Page 13: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

13

Desvantagens: - alto nível de reflexão (10 a 35 % paredes verticais, 20 a 50 % teto);- formação de poeira;- qualidade muito dependente da experiên-cia da mão-de-obra;- concreto tende a ser mais heterogêneo.

Via Seca

Page 14: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

14

Dominante na Europa. Uso crescente no Brasil, devido ao aditivo superplastificante – concretos de grande compacidade e resistência à compressão (50 MPa).Uso em revestimentos secundários de túneis devido à baixa reflexão (< 10 %) e alta produtividade com robôs.

Via Úmida

Page 15: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

15

Equipamentos: de fluxo denso e fluxo aerado.Fluxo denso: bombas a pistão - concreto lançado na cuba é transportado dentro do mangote pela bomba. O ar comprimido e o aditivo são injetados no bico de projeção.Comprimento do mangote de 80 a 100 m. Reflexão baixa: < 5 %.

Via Úmida

Page 16: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

16

Fluxo aerado: bombas a rotor – difere do via seca apenas pelo concreto lançado na bomba ser plástico.Permite via seca também.Para não ocorrerem entupimentos e pulsações: mangotes com comprimento < 30 m, evitar curvas no percurso.

Via Úmida

Page 17: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

17

Cimento: qualquer tipo. ARI muito utilizado no Brasil.Cimentos muito finos podem ser benéficos na via úmida (maior coesão) e prejudiciais na via seca (reagem com a umidade da areia e o tempo de utilização diminui).

Materiais

Page 18: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

18

Agregados: resistentes, limpos e não alongados.ACI 506-R-90 indica três faixas granulo-métricas.Dimensão máxima < 10, 12 e 19 mm. Graduação com 12 mm é a mais utilizada.Via Úmida no Brasil: areia (MF = 2,4 a 3,2) e pedrisco com 9,5 mm.

Materiais

Page 19: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

19

Aditivos: imprescindível.Redutores na via úmida (teor de argamassa elevado – requer mais água).Aceleradores na via seca e úmida para aplicação em paredes verticais e tetos. Resistência mais rápida para túneis.

Materiais

Page 20: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

20

Moldada placa 60 x 60 x 16 cm para extração de cp testemunhos.Ensaio de consistência pela agulha de Proctor – para controlar a consistência do concreto projetado. Feito imediatamente após a projeção do concreto, e em intervalos.Determinação da evolução das resistências a baixas idades pelo penetrômetro de profun-didade constante

Ensaios/Normas

Page 21: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

21

Determinação da evolução das resistências a baixas idades pelo penetrômetro de energia constante.Diversas normas brasileiras – consultar.

Ensaios/Normas

Page 22: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

22

Via seca: não é um concreto plástico, de modo que suas propriedades não depen-dem tanto de a/c, e sim mais da compacidade.Via úmida: características muito seme-lhantes ao concreto convencional. a/c é fundamental.

Métodos de Dosagem

Page 23: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

23

Dosar um concreto projetado é buscar o atendimento dos requisitos básicos de projeto – resistência à compressão e trabalhabilidade (consistência de proje-ção) – a um custo mínimo, sem, no entanto, esquecer as características exigidas pelo equipamento de projeção nem as do próprio processo, como a reflexão.

Métodos de Dosagem

Page 24: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

24

Cinco etapas:1) Composição dos agregados e definição do teor de argamassa ideala) determinar a proporção relativa entre areias (duas) e brita que melhor se enquadre nas faixas prescritas pelo ACI 506-R-90 (ver Quadro 1).

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 25: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

25

b) projetar uma placa-teste, com equipamen-to e mão-de-obra reais, com traço piloto (1:4 – cimento:agregados), conforme NBR 13070 (1994).Avaliar reflexão, textura superficial, determinar consistência pela agulha de Proctor (valores entre 2,5 e 5 MPa), determinar água/mat.secos por secagem em frigideira (NBR 13044, 1994).

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 26: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

26

Se reflexão > 20 % (NBR 13354) ou textura muito grosseira, aumentar teor de argamassa e/ou quantidade de areia mais fina, e repetir tudo.

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 27: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

27

2) Moldagem das placas para construção do diagrama de dosagem

a) moldar duas placas-teste com traços 1:3 e 1:5, com água/mat.secos constante;

b) extrair 3 cp testemunhos (D = 75 mm) por ensaio de resistência (7 e 28 dias).

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 28: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

28

3) Construção do diagrama de dosagem e determinação do traço preliminar

a) com resultados dos ensaios de resistência, construir o diagrama de dosagem.

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 29: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

29

Fig. 8

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 30: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

30

b) fazer os ajustes necessários para considerar os efeitos do aditivo acelerador na resistência de dosagem (há fórmula para isso);

c) entrar no diagrama e determinar m preliminar correspondente.

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 31: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

31

4) Estudo do efeito do aditivo acelerador

a) com o traço preliminar moldar mais três placas com três teores de aditivo acelerador;

b) extrair cp para ensaios (7 e 28 dias);

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 32: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

32

c) nas placas, monitorar a evolução das resistências iniciais e construir gráfico.

Fig. 9

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 33: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

33

5) Determinação do traço final

a) com gráfico de resistências iniciais (Fig. 9), determinar o teor mínimo de aditivo;

b) Verificar, via fórmulas, se o teor de aditivo atende às necessidades de resistência aos 7 e 28 dias).

Métodos de Dosagem – Via Seca

Page 34: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

34

O tipo de equipamento empregado influencia decisivamente nas característi-cas da mistura no estado fresco.No caso de fluxo aerado empregam-se concretos com abatimentos maiores (entre 14 e 22 cm), para facilitar preenchimentos das câmaras do rotor.

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 35: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

35

No caso de fluxo denso (bombas a pistão), a propriedade fundamental é a coesão para evitar a segregação dentro do mangote.Fatores importantes no fluxo denso: teor de argamassa, presença de adições, curva granulométrica e forma dos grãos dos agregados.Possível trabalhar com abatimentos menores (entre 8 e 12 cm).

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 36: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

36

1) Estabelecimento do consumo de cimento da mistura e definição do traço pilotoHá necessidade de finos para facilitar o bombeamento (cimento entre 400 a 500 kg/m3).a) partir do traço piloto 1:3,7:0,5 (cimento:agregados:água);

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 37: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

37

b) trabalhar com duas areias e uma brita, e atender faixas do ACI 506-R-90 (buscar granulometria uniformemente distribuída para fluxo denso, para facilitar bombea-mento);c) fazer concreto com aditivo plastifi-cante, e ajustar se necessário para alcançar abatimento para bombeamento. Moldar cp.

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 38: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

38

Alterar para aditivo superplastificante se necessário.Ajustar coesão (alterando proporção entre areias, e/ou substituir parte do cimento por material fino (sílica ativa, metacau-lim, etc.).

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 39: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

39

2) Produção das misturas adicionais necessárias à construção do diagrama de dosagema) com mesmo traço fazer duas novas misturas variando a/c (0,4 e 0,6) e aditivo plastificante. Moldar cp e ensaiar;

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 40: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

40

3) Construção do diagrama de dosagem e determinação do traço preliminara) no diagrama,determinar a/c;

Fig. 10

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 41: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

41

4) Estudo do efeito do aditivo acelerador e da projeçãoa) com traço preliminar moldar três placas com diferentes teores de aditivo acelera-dor, e monitorar as resistências iniciais;O aditivo deve endurecer o concreto minutos após a projeção, e garantir o não desplacamento das camadas de concreto recém-lançadas.

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 42: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

42

5) Determinação do traço finalCom a quantidade mínima de aditivo acelerador e a resistência de dosagem correspondente, tira-se a/c no diagrama de dosagem, bem como o teor de aditivo plastificante.Podem ser necessários pequenos ajustes no campo.

Métodos de Dosagem – Via Úmida

Page 43: 2151 – CONCRETOS ESPECIAIS CONCRETO PROJETADO Prof.  Dr. PAULO SÉRGIO DOS SANTOS BASTOS

43

Revestimentos em túneis na segunda pista da Imigrantes;Túnel sob a Av. Faria Lima;Vários outros.

Obras e Pesquisas