213 - jornal integração - nov/2009 - paróquia são domingos - americana - sp

8
Descobrindo o sentido da Vida Ninho de Ninho de Ninho de Ninho de Ninho de sa sa sa sa sabiás em um biás em um biás em um biás em um biás em um vaso de f aso de f aso de f aso de f aso de flor de antúrio lor de antúrio lor de antúrio lor de antúrio lor de antúrio (V (V (V (V (Vila K ila K ila K ila K ila Kostka em Itaici) ostka em Itaici) ostka em Itaici) ostka em Itaici) ostka em Itaici) Ó Pai querido, como é grande a nossa alegria em vos agradecer. Vós nos amais tanto que fizestes para nós este mundo tão grande e tão bonito.

Upload: paroquia-sao-domingos

Post on 16-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

TRANSCRIPT

Page 1: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

Descobrindo o sentido da Vida

Ninho deNinho deNinho deNinho deNinho desasasasasabiás em umbiás em umbiás em umbiás em umbiás em umvvvvvaso de faso de faso de faso de faso de flor de antúriolor de antúriolor de antúriolor de antúriolor de antúrio(V(V(V(V(Vila Kila Kila Kila Kila Kostka em Itaici)ostka em Itaici)ostka em Itaici)ostka em Itaici)ostka em Itaici)

Ó Pai querido, como é grande a nossa alegria em vos agradecer.Vós nos amais tanto que fizestes para nós este mundo tão grande e tão bonito.

Page 2: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

2

Celebrações

Jornalista FundadorJC Nascimento

Jornalista ResponsávelSabrina Furlan - MTB 30880

RevisãoMaria Ignez Worschech (Inezita)

Departamento ComercialDirson Zerbeto Júnior

ImpressãoO Liberal

Tiragem7.000 exemplares

DiagramaçãoEliane Deliberali

ColaboraçãoAntonio A. C. Lima (Toninho)Divina M. BertaliaLuciana TeixeiraMagda LohrRogéria Fogaça

PUBLICAÇÃO MENSALAv. Nove de Julho, 1205 - Americana - SP

(19) 3461-2865 - paroquiasaodomingos.com.br

IGREJA MATRIZ DE SÃO DOMINGOS:- sábado - 18h - transmissão pela Rádio VocêAM 580 (uma vez por mês - aleatório)- domingo - 11h - transmissão pela RádioVocê AM 580- domingo - 18h - sem transmissão- domingo - 20h - transmissão pela Rádio AzulCeleste AM 1440- terça-feira - 19h15 - pelos falecidos (logoapós, Encontro de Formação Bíblica)- quarta-feira - 8h - pelas vocações e doentes- sexta-feira - 19h30 - pelos aniversariantesda semana* Toda 1ª sexta-feira do mês - Dia de Oraçãodiante do Santíssimo Sacramento5h - Logo após a Celebração da Eucaristia haveráexposição do Santíssimo, quando todos sãoconvidados ao momento de oração.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DEFÁTIMA (Jd. Guanabara):- domingo - 7h30- quinta-feira - 19h15 - pelos falecidos*Toda 1ª sexta-feira do mês - Dia de Oraçãodiante do Santíssimo Sacramento.14h - Celebração da Eucaristia19h30 - Celebração de encerramento daAdoração ao Santíssimo*Todo dia 13 do mês15h - Oração do Terço e Celebração daEucaristia

ASILO SÃO VICENTE DE PAULA:- 2ª e 4ª quintas-feiras do mês15h - Celebração na Capela do Asilo - 12/11 - 15h30

Novembro CartasAgradecimento 1Agradeço, em nome da minha família, todo

o seu carinho por ocasião do falecimento domeu pai, Orlando Márcio. Numa das missas eno jornal Integração de julho, recebemos pa-lavras de conforto e meu pai foi lembrado tam-bém pelo seu trabalho na paróquia como pe-dreiro. Pode ter certeza de que esse trabalhoe toda a convivência com você (pe. Itamar),Dona Isabel, Santo Cometti, Augusto e commuitas outras pessoas da paróquia marcaramsignificativamente a sua vida. Grande abraçoe muito obrigado por tudo. Marcos RobertoMárcio

Agradecimento 2Muito obrigada pelo jornal e que Deus con-

tinue abençoando os trabalhos de todos e to-das desta paróquia. Irmã Cleomar Cordeiro

Agradecimento 3Agradecemos ao pe. Itamar pela belíssi-

ma cerimônia realizada no dia 19 de setem-bro, por ocasião do nosso casamento. Forampalavras que nos emocionaram e que marca-ram nossa vida pessoal e religiosa. Agradece-mos a Deus pelo sacramento do matrimônio eque Ele possa ser sempre o elo que liga nossas

Pe. Itamar GonçalvesPe. Itamar GonçalvesPe. Itamar GonçalvesPe. Itamar GonçalvesPe. Itamar Gonçalves

Agenda Paroquial

Saber abraçaré uma arte

Mês de novembro inicia-se pen-sando na santidade a que somos cha-mados a viver dia a dia, enquanto pal-milhamos esta terra; e, dia 02, já pen-samos no fim: a morte. Morte é algoinevitável. Só uma coisa não permitemorrer definitivamente: o abraço. Essegesto de sentir o calor do outro, o afe-to, o carinho, a ternura, faz um bemenorme, imensurável. Só conseguimosguardar o sentido do abraço, mas nãoconseguimos “medir” o tamanho, obem que um abraço provoca.

Uma pessoa abraçada é outra pes-soa! Por isso é uma arte saber abraçare - sinal de liberdade interior - saberser abraçado. Esses dois gestos sãosinais de pessoas que superaram umasérie de preconceitos...

Pessoas que souberam vencer bar-reiras, pois construção de barreirascomeça pelo não abraçar mais. Depoisque deixou de se abraçar já não seolha, não se cumprimenta e perde odesejo de se ver etc.

Nosso corpo necessita de abraço.Dizem que é um bom tratamento paraa depressão: ser abraçado e abraçar!Muitas enfermidades são curadas apartir do abraço. O abraço oxigena océrebro, o coração e todo o corpo.O abraço devolve a felicidade.

Pense na vida que você deseja.Vida com qualidade! Deixemos delado o preconceito e a malícia e faça-mos do abraço nosso aliado. Saiba-mos receber um abra-ço! Aprendamosabraçar... Que assaudades sejamamenizadas peloabraço.

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Os artigos são de responsabilidade de seus autores.

Sugestões de pautas, críticas ou artigos envie para o e-mail:[email protected] ou ligue na secretaria

da paróquia - (19) 3461-2865 - e fale com Sabrina.

vidas e nos mantêm ativos na fé da Igreja. De-sejamos que o pe. Itamar, firme na sua fé, sigasempre o propósito de cuidar e conduzir o seupovo. Ana Paula e Diogo

SaudadesAgradeço por receber as edições do jor-

nal da paróquia por e-mail. É um jornalrico em notícias. Lamento com saudadesa morte do querido pe. Isaias Baptistella.Deus o tenha e recompense. Pe. AlfredoBortolini SDB

NotíciaRecebi a triste noticia do falecimento do

pe. José Valdir pelo jornal Integração envia-do por e-mail. Creio que chocou a todos. IrmãZita, África

IntegraçãoComo é gostoso receber o jornal Integração.

Você (pe. Itamar) não faz idéia de como eu adororeceber para saber o que aconteceu e o que iráacontecer na paróquia. Mesmo estando longe (emFortaleza), sinto-me muito próximo da comuni-dade através das notícias do Integração. Um for-te, muito carinhoso e demorado abraço em você!Fábio Zancan

Page 3: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

3GRATIDÃO

1º SACRAMENTO

Catequese batismal: uma das primeiras etapas na vida cristãHá aproximadamente dois anos pe. Itamar

Gonçalves convidou-me para coordenar, junto comos catequistas, a catequese batismal. Com muitaalegria e satisfação, aceitei esse novo desafio.

O objetivo da catequese é acolher e desen-volver, com os pais e padrinhos, a participação nacomunidade, proporcionando um crescimentopessoal e espiritual, incentivando a vivência de

uma vida cristã continuada, não se limitando ape-nas a quatro encontros.

Não há idade recomendada para ser batiza-do. Quando se batiza uma criança, preparamosos pais e padrinhos, para que cuidem, vivam eorientem a criança para a vida religiosa recebidano sacramento. Quando adulto, orientamos opróprio batizando.

Os encontros acontecem por quatro domin-gos, em meses ímpares alternados. A reflexãoinicia com uma acolhida, um “seja bem-vindo”,com o pe. Itamar.

Nos próximos três encontros, a preparaçãoe a orientação são realizadas pelos catequistas,desenvolvendo os temas:

1. “Creio”: o símbolo da fé.2. Mandamentos e Sacramentos.3. Oração do Pai-Nosso e a missão dos pais

e padrinhos no mundo, na Igreja, na vida dos fi-lhos e afilhados.

Os catequistas preparam-se com encontrosespecíficos deste trabalho. No mês passado, por

Dia de Ação de Graças é celebraçãomundial que marca novembro

exemplo foi feito um estudo sobre o tema “Mis-tagogia do Batismo”, um aperfeiçoamento sobrea mística da catequese, com texto de São Cirilode Jerusalém.

Uma frase que sempre refletimos e me cha-ma a atenção é: “Se fomosplantados com ele pela se-melhança da sua morte,também o seremos pelasemelhança de sua ressur-reição”.

RRRRReunião Reunião Reunião Reunião Reunião Reeeeegional dosgional dosgional dosgional dosgional dosCatequistas do Batismo -Catequistas do Batismo -Catequistas do Batismo -Catequistas do Batismo -Catequistas do Batismo -PPPPParóquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingos deos deos deos deos deAmericana (20/10).Americana (20/10).Americana (20/10).Americana (20/10).Americana (20/10).

Roanes TRoanes TRoanes TRoanes TRoanes ToledooledooledooledooledoCoordenador daCoordenador daCoordenador daCoordenador daCoordenador da

Catequese BatismalCatequese BatismalCatequese BatismalCatequese BatismalCatequese Batismal

O dia de Ação de Graças tem sua origem na festa da colheita, que era comemorada desdeos primórdios dos tempos bíblicos, conforme Levítico (27, 30), onde lemos: “A décima parte dascolheitas, tanto dos cereais como das frutas, pertence a Deus, o Senhor, e será dada a ele”.

Na Igreja Matriz de São Domingos, este momento de agradecimento será marcado por umagrande celebração de Ação de Graças no dia 26 de novembro, às 19h30. Cada pessoa deverátrazer um gesto concreto de gratidão.

A data de Ação de Graças não é fixa, sendo que a cada ano acontece em um dia diferente,sempre comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidadesconfessionais metodistas e cursos de inglês.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças em 17 deagosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco; mas, apenas em 1966, foi esta-belecida a comemoração de Ação de Graças, que se daria na quarta quinta-feira do mês denovembro.

São muitas as formas de agradecer e cada um o deve fazer conforme manda o seu coração,pois este é o ensinamento que a palavra de Deus nos dá. E, os dons que Deus no dá, devem serusados para fazer com que a Igreja cresça espiritualmente (1Cor. 14, 12).

Em 1939, o presidente Franklin Roosevelt instituiu que o dia de Ação de Graças seria cele-brado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempodisponível para propagandas e compras antes do Natal. No entanto, foi o congresso norte-americanoque instituiu que a data seria comemorada definitivamente na quinta-feira da quarta semana de no-vembro, e se tornaria um feriado nacional.

Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, Ação de Graças é geralmente um dia em que aspessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares.É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviçosna igreja e orações.

Vamos parar paradar Graças aoSenhor! Agradecernão custa e mudamuito o gosto deviver... Pe. ItamarGonçalves

Os americanos foram os primeiros atornarem a data feriado nacional

Assista ao programa e mande sugestões através do endereço eletrônico - [email protected] ao programa e mande sugestões através do endereço eletrônico - [email protected] ao programa e mande sugestões através do endereço eletrônico - [email protected] ao programa e mande sugestões através do endereço eletrônico - [email protected] ao programa e mande sugestões através do endereço eletrônico - [email protected]

Page 4: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

4

1- Ótimo texto para dinamizar os encontros deCatequese é o novo livro do pe. Miguel Lucas. Cate-quese com Humor (Paulus - 112 págs.) destaca-se pelalinguagem fácil e por vir recheado de breves anedotas epiadinhas que ilustram o conteúdo catequético. Elabo-rado a partir da estrutura do Catecismo da Igreja Ca-tólica, o texto é bastante atraente e visa tornar a refle-xão sobre a doutrina católica mais dinâmica e alegre.Para escrever essa obra, o autor buscou inspiração nosideais de Santo Agostinho que dizia que a maior difi-culdade para o educador ou catequista refere-se nãoao que ensinar, mas como ensiná-la. Nele, certamentecatequistas e educadores encontrarão valioso apoio.

Como fazíamos sem professorNa Pré-História, a tarefa de educar cabia a todos os adultos

Desde que a linguagem surgiu, a educação ajuda o homem a garantir a sobrevivência.Ela permite que as habilidades e os conhecimentos adquiridos com a experiência sejam repas-sados para as gerações seguintes. Por muitos séculos, porém, não existiam professores e todosos adultos transmitiam informações aos jovens. Isso acontecia de forma oral e espontânea.

Com o desenvolvimento da escrita, apareceu a necessidade de que pessoas especializadasgarantissem a formação, realizada de diferentes formas, dependendo da cultura local. Em Es-parta, por exemplo, era priorizado o treinamento físico. Todo menino tinha um tutor, queexercia a função por amizade, sem nenhuma remuneração. Já os atenienses foram os primei-ros a cobrar para transmitir conhecimentos, inaugurando, assim, a profissão docente. Para

eles, a educação era constituída pela parte física, com professoreschamados de kitharistés, e pela intelectual, ministrada pelos paidotri-bés. Mais tarde, surgiu outro tipo de cargo, o grammatistés, cuja fun-ção era ensinar a ler e a escrever.

Durante a Idade Média, a educação ficou a cargo da Igreja, que arestringia a membros do clero. A partir do ano de 789, todo mostei-

ro tinha uma escola. Os professores não faziam cursos para mi-nistrar aulas, situação que só mudou a partir do século 19.

No Brasil, os jesuítas dominaram o sistema de ensino de 1549até 1759, quando foram expulsos do país. Ainda no século 18,

surgiram os educadores profissionais. Nossa primeira escola deformação de educadores foi fundada no século seguinte, em 1835,na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

2- Os encontros de formação litúrgica estão ótimos.E como os participantes têm procurado indicações delivros e textos, destacamos a Coleção Série Litúrgi-ca, lançada recentemente pela Paulinas, com quatro óti-mos títulos, todos de autoria do pe. Enio José Rigo:Celebração da Missa, Ministérios na Liturgia, For-mação Litúrgica e Tempo Litúrgico. Os textos, emlinguagem popular e objetiva, destacam-se pelo con-teúdo prático e destinam-se aos membros das equipesde celebração, aos que trabalham com formação litúr-gica nas comunidades e aos que querem conhecer me-lhor a Liturgia... Conhecer, para celebrar melhor!

3- Os catequistas da Paróquia São Domingos têm, desde outubro, uma publicação volta-da só para eles. Trata-se do Semeando... (Comunicação e Ideias na Catequese), um

folhetinho elaborado em nossa Secretaria de Pastoral, com dicas paraos encontros, notícias da Catequese, curiosidades, dinâmicas etc. In-teressante é a coluna Sementinhas, com breve explicação catequéticasobre gestos e palavras que usamos na Liturgia. Muito bom!

Escolhemos algumas dessas Sementinhas, para você, leitor doIntegração, também tomar conhecimento. Veja a seguir:

Beijo do altar: é um gesto de adoração. Feito pelo quepreside a celebração, logo à chegada, costuma ser um ges-to significativo. O altar representa o próprio Jesus Cristo,pedra angular, rocha espiritual. Beijando o altar, o que pre-side expressa sua relação íntima com o senhor, pois é emnome dele que irá presidir a Liturgia.

Imposição das mãos: na celebração da Crisma é umdos gestos mais significativos. Ao impor as mãos, o bispo reza a oração de consagração, naqual se pede para que Deus envie o Espírito Santo e seus dons aos confirmados. É um gestoque tem o significado de bênção, de comunicação do Espírito. É um gesto bíblico que revelauma escolha por parte de Deus. O outro gesto da celebração da Confirmação é a unção como óleo do crisma.

FORMAÇÃO

Leigos da Diocese discutem opapel do laicato

A Diocese de Limeira promoveu, no dia 18 de outubro, na Paróquia São Vito, em Americana,um encontro do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), para os leigos das regiões Centro eSul, com o objetivo de articular o Documento de Aparecida. Uma das prioridades do CNLB -Diocese de Limeira é tornar o conselho mais conhecido, através de encontros de formação para osleigos em todas as regiões pastorais.

Todos os participantes deste encontro - leigos do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), coordena-dores e agentes das pastorais, movimentos e serviços - puderam compreender que, a partir da Confe-rência de Aparecida, leigos não são mais apenas “leigos”, mas, sim, “protagonistas”, são “discípulosmissionários”. Para se ter uma ideia, a palavra “leigo” aparece 42 vezes no Documento de Aparecida.

Isto faz com que esta temática tenha um aprofundamento teológico do que significa a vocaçãodos leigos na Igreja e no mundo. Desta forma, os pastores precisam ter uma maior abertura dementalidade para que entendam o ser e fazer do leigo na Igreja.

Assim, está destacada no DA a evidência do caráter particular e especial que caracteriza a missãodos leigos e leigas que, desta forma, devem passar a ter um olhar diferente sobre a realidade “comodiscípulos missionários de Jesus Cristo”.

Em outras palavras, o DA demonstracomo deve ser a ação pastoral do laicato ecomo devem ser propostas as reflexões:“Se queremos que as paróquias sejam cen-tros de irradiação missionária emseus próprios territórios, elas devem sertambém lugares de formação permanen-te”, enfatiza o assessor do encontro, Toni-nho Lima.

O Dia Nacional do Laicato no Brasil écomemorado no dia 22 de novembro. Estadata será celebrada com diferentes ativida-des em todas as Dioceses do Brasil.

Page 5: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

5ACONTECIMENTOS

02 - Manhã de F02 - Manhã de F02 - Manhã de F02 - Manhã de F02 - Manhã de Fororororormação e Espiritualidademação e Espiritualidademação e Espiritualidademação e Espiritualidademação e Espiritualidadeparparparparpara os Ministra os Ministra os Ministra os Ministra os Ministros da Eucaristia (04/10).os da Eucaristia (04/10).os da Eucaristia (04/10).os da Eucaristia (04/10).os da Eucaristia (04/10).

03 - 03 - 03 - 03 - 03 - TTTTTríduo Solenidade de Nossa Senhorríduo Solenidade de Nossa Senhorríduo Solenidade de Nossa Senhorríduo Solenidade de Nossa Senhorríduo Solenidade de Nossa Senhora a a a a AAAAAparparparparparecida (9,ecida (9,ecida (9,ecida (9,ecida (9, 10, 10, 10, 10, 10, 11 e 12/10). 11 e 12/10). 11 e 12/10). 11 e 12/10). 11 e 12/10). 04 - 04 - 04 - 04 - 04 - Almoço Missionário prAlmoço Missionário prAlmoço Missionário prAlmoço Missionário prAlmoço Missionário promoomoomoomoomovidovidovidovidovidopela Comissão Missionária (18/10).pela Comissão Missionária (18/10).pela Comissão Missionária (18/10).pela Comissão Missionária (18/10).pela Comissão Missionária (18/10).

05 - R05 - R05 - R05 - R05 - Reunião com zeunião com zeunião com zeunião com zeunião com zeladoreladoreladoreladoreladoras da Mãe Ras da Mãe Ras da Mãe Ras da Mãe Ras da Mãe Rainha e coorainha e coorainha e coorainha e coorainha e coorde-de-de-de-de-nadornadornadornadornadores dos Gres dos Gres dos Gres dos Gres dos Grupos de Rupos de Rupos de Rupos de Rupos de Rua (26/10).ua (26/10).ua (26/10).ua (26/10).ua (26/10). 06 - R06 - R06 - R06 - R06 - Renoenoenoenoenovvvvvação dos compração dos compração dos compração dos compração dos compromissos do Baomissos do Baomissos do Baomissos do Baomissos do Batismo e celetismo e celetismo e celetismo e celetismo e celebrbrbrbrbração da 1ª Eucaristia da turação da 1ª Eucaristia da turação da 1ª Eucaristia da turação da 1ª Eucaristia da turação da 1ª Eucaristia da turma da cama da cama da cama da cama da catequista Letícia (30/10).tequista Letícia (30/10).tequista Letícia (30/10).tequista Letícia (30/10).tequista Letícia (30/10).

01 - Encontr01 - Encontr01 - Encontr01 - Encontr01 - Encontros de Fos de Fos de Fos de Fos de Fororororormação Litúrmação Litúrmação Litúrmação Litúrmação Litúrgica rgica rgica rgica rgica realizadosealizadosealizadosealizadosealizadospor pepor pepor pepor pepor pe..... Itamar Gonçalv Itamar Gonçalv Itamar Gonçalv Itamar Gonçalv Itamar Gonçalves e es e es e es e es e TTTTToninho Lima àsoninho Lima àsoninho Lima àsoninho Lima àsoninho Lima àsquintas-fquintas-fquintas-fquintas-fquintas-feireireireireiras (01 e 15/10).as (01 e 15/10).as (01 e 15/10).as (01 e 15/10).as (01 e 15/10). Começar Começar Começar Começar Começaram emam emam emam emam emoutubroutubroutubroutubroutubro e tero e tero e tero e tero e terminam em nominam em nominam em nominam em nominam em novvvvvembrembrembrembrembrooooo.....

Page 6: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

6

Rogéria Fogaç[email protected]

Olá galera!Estamos no mês de Ação de Graças.Vamos nos lembrar de agradecer a Deus portantas bênçãos que Ele nós dá no dia a dia.Agradeça a vida, o alimento, a família, os amigos,a escola, a natureza, as alegrias e as tristezas.E não se esqueça de fazer o bem e ajudar aopróximo!

Dicas para toda hora!

Vamos

colorir

1ª Entrevistada: Paula Isadora

- Qual a sua cor predileta?

Roxo.

- Qual a sua comida predileta?

Lasanha.

- O que gosta de fazer

quando está com a família?

Me divertir e aproveitar ao

máximo o momento.

- Qual a matéria que mais gosta na escola?

História.

- O que você acha da catequese?

Gosto muito, porque aprendo tudo sobre a Vida Litúrgica,

a Vida de Deus e a Vida Cristã.

- Quem é Deus para você?

Deus é tudo para mim. Agradeço a Ele por tudo o

que tenho, minha vida, minha família, meu alimento...

PARABÉNS, PAULA, E MUITO OBRIGADA!

Você pode ser o nosso próximo entrevistado. Mande e-mail

para [email protected] e conversaremos. Abraços!

Page 7: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

7TRABALHO

Pastoral da Pessoa Idosa está recrutando voluntáriosA Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da

Paróquia São Domingos, com mais de um anode existência, capacitou 23 líderes, sendo que,atualmente, apenas quatro (dois da Matriz edois da Comunidade Nossa Senhora de Fáti-ma, do Guanabara) exercem a missão, aten-dendo a 29 idosos e 23 famílias.

Por esta razão, a coordenadora paroquialda PPI, Rosângela Vilares, enfatiza a importân-cia de mais líderes conhecerem e participarem

“Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem...” João Paulo II (27/01/2005).

Esta pastoral foi criada pela CNBB,com atuação nacional, possuindo um tra-balho de solidariedade e partilha. A meto-dologia desta pastoral é identificar e for-mar os líderes através de capacitação, pro-mover a mística cristã de fé e de vida. Oslíderes devem multiplicar o saber e a soli-dariedade junto às pessoas idosas, suas fa-mílias e à comunidade. Esta análise é base-ada em Marcos (6, 34-44) sobre a multipli-cação dos pães e peixes.

Cada líder capacitado visita mensalmen-te uma média de 10 pessoas idosas (a partirde 60 anos), acompanhando-as através deoito indicadores próprios: atividades físicas;ingestão de líquidos; vacina anual contra gri-pe; vacina contra pneumonia a cada cinco

No dia 18 de julho de 2008,No dia 18 de julho de 2008,No dia 18 de julho de 2008,No dia 18 de julho de 2008,No dia 18 de julho de 2008, f f f f foioioioioirrrrrealizada a “Missa do Enealizada a “Missa do Enealizada a “Missa do Enealizada a “Missa do Enealizada a “Missa do Envio”,vio”,vio”,vio”,vio”, na na na na naqual estiqual estiqual estiqual estiqual estivvvvverererereram pram pram pram pram presentes osesentes osesentes osesentes osesentes osnononononovvvvvos líderos líderos líderos líderos líderes da PPI daes da PPI daes da PPI daes da PPI daes da PPI daPPPPParóquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingaróquia São Domingososososos.....

Como é o trabalho daPastoral da Pessoa Idosa?

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

15º Encontro Regional da PASCOMdebate Segurança Pública

O 15º Encontro Regional de Comuni-cação, realizado de 30 de outubro a 1º de no-vembro, na cidade de Barretos (SP), organiza-do pela Pastoral da Comunicação do RegionalSul 1 da CNBB, debateu o tema “Os Meios deComunicação e a Segurança Pública”.

A primeira palestra foi do jornalista Lindol-fo Alexandre de Souza, atualmente professor daPUC-Campinas. De acordo com ele, não é pos-sível fazer evangelização da maneira antiga, “AIgreja, a religião atual, deve usufruir de maneirapositiva das mídias, para aprofundar e adequaros conteúdos sobre violência e segurança públi-ca, com o objetivo de evangelizar e não apenasanunciar”, reflete o professor Lindolfo.

A segunda pales-tra foi apresentadapelo jornalista Clo-ves Costa e pela pu-blicitária Marlise daSilveira Costa, am-bos atuam como as-sessores voluntáriosda Pastoral Carcerá-ria Nacional.

Na opinião dojornal ista ClovesCosta, a sociedadeatual vive em umacultura de violência.“Hoje são mais de450 mil presos e osistema carcerário virou um negócio lucrati-vo, inclusive para os meios de comunicação,que se empenham em criar uma forma deinsegurança para alimentar a indústria domedo”, enfatiza Costa.

Neste momento, surge o papel importan-

O evento refletiu sobre violência e paz no mundo de hoje.

te da Igreja Católica, de utilizar seus própriosmecanismos - meios de comunicação (jornaisparoquiais, televisões católicas e rádios comu-nitárias) - para proporcionar conhecimento ecriar um aspecto crítico, não apenas em suacomunidade, mas no público em geral.

deste trabalho pastoral, exercendo o volunta-riado. “Precisamos de mais voluntários, inte-grando a equipe; mas, para tanto, é importan-te que primeiro a pessoa interessada venhaconhecer como funciona a pastoral e, depois,faça uma preparação, passe por uma capacita-ção e, por fim, exerça o papel de líder da PPI”,explica a líder.

Para que este processo se concretize, a PPIconvida a todos que queiram trabalhar na Pas-

toral do Idoso a participarem, nodia 11 de novembro, às 19h30, doEncontro sobre a Pastoral da Pes-soa Idosa. Mais informações po-dem ser obtidas com ToninhoLima, na Secretaria de Pastoral,pelo telefone 3461-2865 (ramal15) ou pelo e-mail: pastoral @paroquiasaodomingos.com.br.

anos; prevenção de quedas; identificação deincontinência urinária; encaminhamento aosserviços de saúde; identificação da pessoaidosa dependente.

Mensalmente, os líderes de cada comu-nidade se reúnem para avaliar e refletir so-bre sua missão para a continuidade do tra-balho. Nesta reunião é preenchida a FADI(Folha de Acompanhamento Domiciliar dosIdosos) que, depois, é enviada à CNBB paraque, junto aos dados obtidos em todo o Bra-sil, seja avaliado como está vivendo o idosona sociedade atual.

Conheça mais sobre o trabalho da Pas-toral da Pessoa Idosa no Brasil.

Acesse:www.pastoraldapessoaidosa.org.br.

“O objetivo é assegurar a dignidade e a valorização da pessoa idosa,sem distinção de raça, cor, profissão, sexo e credo religioso...”

Page 8: 213 - Jornal Integração - Nov/2009 - Paróquia São Domingos - Americana - SP

8

BASTIDORES

Decisão rápidaNa sexta-feira, Magda, Toninho e pe. Ita-

mar conversavam sobre um curso de liturgia.A Magda pensou que a idéia ia amadurecer; mas,bem ao estilo de Itamar, no sábado a notícia jáestava sendo dada nas missas.

Filme de terror?Valeu a pena chamar a atenção sobre as

condições das paredes da escadaria que leva àsala da confecção. As providências já foram to-madas.

Que horário?!- A Sabrina está?- Não, está fazendo o programa.- A esta hora? São duas da tarde.- É o horário do programa dela na rádio.

TransporteOs dois Fernandos estavam carregando

pelo salão um embrulho muito bem feito e comtodo o cuidado possível. Um curioso pergun-tou: “O que vocês levam com tanto cuidado?”.“O Jesus Ressuscitado”, foi a resposta.

CristoA parede de fundo do presbitério está sen-

do modernizada.Algumas pessoas perguntavam: “Mas o pa-

dre não vai colocar mais o Jesus na parede?”.Resposta: “Agora será outro Jesus - O Res-

suscitado”.Ainda faltam alguns detalhes para terminar o

tão comentado painel com Cristo Ressuscitado.Aguarde na próxima edição do jornal...

Participe das atividades sociais realizadas em novembropela Paróquia São Domingos!

A “Noite Dançante” será organizada pela Pastoral Familiar, nodia 7 de novembro, ao som da banda Rádio Vitrine, a partir das20h30, no Salão de Eventos da Matriz.

Já o tradicional “Jantar Festivo” em comemoração ao aniversárionatalício do pároco, pe. Itamar Gonçalves, será no dia 17 de novem-bro, logo pós a celebração às 19h15, também no Salão Paroquial. Pe.Itamar celebrará 63 anos de idade, sendo 30 anos dedicados ao mi-nistério sacerdotal. Por isso, em dezembro pe. Itamar comemoraoutra data importante em sua vida - aniversário de ordenação.

Os convites podem ser adquiridos na secretaria ou na livraria daparóquia. Mais informações pelo telefone 3461-2865.

Noite Dançante e Jantar Festivomovimentam novembro

CONVITE

InternetA Graciele Marchetto, “aluna” de arte-

sanato, fotografa os trabalhos ali aprendi-dos e coloca-os na sua página de relaciona-mento (Orkut) para que outras pessoas seinspirem.

SilêncioEncontro de oração, ambiente propício,

pouca luz, velas acesas, silêncio, música sua-ve e a reflexão sobre “ruídos que atrapalhamas orações”. Entra no local um senhor, apos-sa-se de uma cadeira, coloca-a bem na fren-te e “puxa o ronco”. Quando o encontro ter-mina, o Luiz Carlos Rodegher vai acordá-lopara tomar o café que foi oferecido aos pre-sentes.

PeculiaridadesMuitas vezes deparamo-nos com situa-

ções surpreendentes, mas bastante comuns:“Quem não rouba, não vai ser feliz”, é a ex-plicação de jovens que “roubam” as moçaspara serem suas esposas. Um lugar aconche-gante, no meio do seringal, é preparado pelonoivo que leva a noiva para lá. A partir dessaação passam a ser marido e mulher. É co-mum a maioria dos casais justificarem essasatitudes assim: “Não casamos na Igreja, por-que o casamento da Igreja não pode ser des-manchado. Então, casamos só no civil, quepode separar”.

PadreParabéns! Mais um ano de vida festejado

junto à comunidade. Felicidades pe. Itamar!

VISITA

Comunidade São Domingos acolhe irmãs e leiga do Amazonas e do AcreA Paróquia São Domingos recebeu

em sua comunidade duas irmãs religiosas:Ir. Nair Mucelini, 63 anos, de Rio Branco,capital do Acre; e Ir. Adila Imig, 68, de Cru-

zeiro do Sul, também do Acre; além de umaleiga de Manaus (AM), Rosângela Pereira daSilva, de 41 anos.

São três “jovens” senhoras que dedicamsuas vidas à catequese e visitaram Americanaantes de participarem da 3a Semana Brasileirade Catequese sobre o tema “Iniciação Cris-tã”, realizada de 6 a 11 de outubro, em Itaici.

O encontro teve a iniciativa da ComissãoEpiscopal para a Animação Bíblico-Catequéti-ca, da Conferência Nacional dos Bispos do Bra-sil (CNBB). Segundo a assessoria do Encontro,mais de 460 pessoas, entre especialistas e co-ordenadores de catequese das 271 dioceses doBrasil, participaram do evento.

As três visitantes somente conheciamAmericana através do jornal Integração, querecebem todos os meses e aceitaram convitepara visitar a cidade, feito pelo pe. Itamar Gon-çalves, com quem fizeram o Curso de Pós-Graduação sobre Pedagogia Catequética, emGoiás.

O jornal Integração aproveitou a opor-tunidade para registrar depoimentos delas emostrar aos seus leitores como a Igreja se de-senvolve em outros lugares do Brasil.

Nair é coordenadora Diocesana da Cate-quese em Rio Branco, no Acre. Dentre tantosfatos, evidenciou as dificuldades em razão dadistância para se chegar às comunidades: “Élogo ali, umas cinco horas a pé”, é a informa-ção mais acalentadora. Seringueiros, 35 comu-nidades, batizados, formação, viagem pelo rio(quando está cheio), 450 famílias católicas... Éa realidade desta freira simpática e muito bemhumorada.

Adila é freira há 20 anos no Acre, na Dio-cese de Cruzeiro do Sul, a 780 km da capital,Rio Branco. “Temos 14 paróquias, as distân-cias chegam a precisar de uma semana dentrode barcas (com rio cheio) para chegarmos aalgumas delas. Pastoral Familiar, Pastoral Car-

cerária, Pastoral da Saúde, esses são alguns dosmeus trabalhos. Ah! Gosto muito de rádio, ummeio de comunicação muito usado nessas re-giões. Temos uma missa aos sábados e outraaos domingos. Aproveitamos essas transmis-sões para levar informações, formação. Algu-mas comunidades são tão isoladas, que se reú-nem para ouvir a missa pelo rádio, depois fa-zem encontros sobre o que ouviram”.

Rosângela é Coordenadora da Cateque-se da Diocese de Manaus. É voluntária, adorao que faz e procura sempre participar de cur-sos para se atualizar. Formação é o principalobjetivo. Lidera uma equipe que cuida dos 12setores religiosos, como é dividida Manaus. São52 paróquias e 73 áreas missionárias espalha-das pelo centro da cidade, periferia, estradas erios. Pastoral do Menor é a menina dos olhos.Educação e saúde são prioridades. O grandenúmero de jovens, precocemente grávidas, éo centro dos cuidados com saúde e escola.

IrIrIrIrIrmãs Nair e mãs Nair e mãs Nair e mãs Nair e mãs Nair e Adila na 3ª SemanaAdila na 3ª SemanaAdila na 3ª SemanaAdila na 3ª SemanaAdila na 3ª SemanaBrBrBrBrBrasileirasileirasileirasileirasileira de Caa de Caa de Caa de Caa de Catequesetequesetequesetequesetequese