212508409 gawacwin br 2 0 guia para elaboracao de projetos do gawac

16
 Guia para elaboração de Projetos G G A AW W A AC C W W I I N N  B B R R     2 2 . . 0 0  G G a a b b i i o o n ns s  W W a a l l l l s s  C C a a l l c c u u l l a a t t i i o o n n 

Upload: joseph-mulambo

Post on 13-Oct-2015

268 views

Category:

Documents


24 download

TRANSCRIPT

  • Guia para elaborao de Projetos

    GGAAWWAACCWWIINN BBRR 22..00 GGaabbiioonnss WWaallllss CCaallccuullaattiioonn

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 2/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    O programa GawacWin O programa GawacWin BR 2.0 um sistema de anlise da estabilidade de muros de arrimo de gabies sujeitos s mais diversas situaes. Utiliza o mtodo do "Equilibrio Limite", s teorias de Rankine, Coulomb, Meyerhof, Hansen e Bishop (otimizado atravs do algoritmo minimizador Simplex) para a verificao da estabilidade global do conjunto solo/estrutura. O programa leva em considerao as caractersticas mecnicas dos gabies, produzidos pelo Grupo MACCAFERRI IMPORTANTE: Os resultados dos clculos e anlises no sero realsticos no caso da utilizao de outros tipos de materiais. A primeira hiptese de clculo adotada pelo programa a que considera o problema com uma configurao plana. Por isso so necessrios nada mais que as dimenses do problema no plano da seo. Outro fator que deve ser ressaltado que a anlise plana mais pessimista que uma anlise tridimensional, conduzindo o usurio a resultados a favor da segurana. Para utilizar o programa o usurio precisa apenas fornecer os dados do problema e em seguida acionar os comandos de anlises. Ao final deste processo o programa emite um relatrio com os dados do problema e os resultados dessas anlises. medida que o usurio fornece os dados, a janela principal do programa apresenta uma viso da geometria do problema. Esta viso pode ser ampliada, diminuda ou deslocada utilizando os comandos do menu visualizar ou os comandos da barra de ferramentas. O usurio tem ainda a opo de interagir com o desenho apresentado na janela principal, como num programa de CAD, utilizando o mouse para alterar a geometria. Finalizando necessrio esclarecer que, como todas as teorias, aquelas anteriormente descritas tm limitaes quanto ao seu uso em algumas situaes especiais. Embora o programa seja capaz de lidar com uma grande variedade de situaes, em alguns casos, devido tais limitaes, comparaes e anlises complementares talvez sejam necessrias. Nestas situaes solicitamos que os usurios contatem a MACCAFERRI informando o problema, desta forma ser possvel considerar tais observaes no desenvolvimento das novas verses do programa.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 3/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    1.0 Interface do programa O ambiente utilizado pelo Gawacwin um ambiente windows, amigvel e de fcil manuseio, onde apresenta um menu principal similar aos programas do office (word, excel, powerpoint, etc) que dar as opes de partida ao usurio.

    2.0 Inserindo dados O primeiro passo na modelagem da estrutura a insero dos dados gerais do muro.

    O quadro Dados Gerais solicita as informaes referentes aos materiais a serem utilizados na confeco do muro, alm da inclinao em que este ser construdo. Importante ressaltar que as informaes peso especifico e porosidade, so referentes aos gabies, e no somente aos materiais de preenchimento.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 4/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    Dentro do quadro Camadas sero inseridas as informaes referentes geometria da soluo, sendo o dado deslocamento referente distncia que a camada se encontra da linha base que compe a face da estrutura, e se igual a zero, resultar em um paramento frontal alinhado.

    O prximo passo a insero dos dados referentes s camadas de solo. Primeiramente so solicitados os dados referentes camada de fundao, sendo eles a geometria da camada, propriedades do solo, tenso admissvel (opcional) e altura do nvel dgua caso esse exista no local.

    Em seguida se inserem os dados referentes s camadas de terrapleno (camada de solo contida pelo muro), seguindo sempre a mesma seqncia lgica, comeando pela geometria e seguindo para as propriedades do solo.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 5/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    A adio de uma camada ao terrapleno, permiti ao usurio simular o que acontece em campo quando as estruturas em gabies so construdas como contenes de corte, onde existe a necessidade de se realizar um corte no talude para permitir a construo do muro, sendo realizado posteriormente o re-aterro dessa rea.

    A qualquer momento podero ser realizadas adequaes geomtricas s camadas inseridas, apenas clicando sobre as mesmas. No caso da camada adicional do terrapleno, pode-se modifica-la movimentando-se os pontos vermelhos existentes sobre a linha.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 6/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    A ltima informao a ser adicionada modelagem da estrutura so as cargas que a conteno estar submetida, podendo estas serem distribudas ou pontuais, que podem ser aplicadas sobre o terrapleno ou sobre a prpria estrutura em gabies. Pode ser considerada ainda que a conteno esteja sujeita a ao ssmica.

    3.0 Realizando as anlises Depois de realizada a modelagem da estrutura, se inicia o processo de verificao de sua estabilidade.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 7/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    Aps realizada todas as anlises, o programa ir gerar um relatrio contendo os dados inseridos na modelagem da estrutura e os coeficientes de segurana alcanados por ela.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 8/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 9/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

    4.0 Modificando os dados Caso seja necessrio a realizao de alteraes e adequaes para com a estrutura, as mesmas podero ser realizadas sem a necessidade de se criar um novo projeto, bastando se modificar os dados de entrada.

    Essas modificaes so ideais no s para corrigir informaes que tenham sido consideradas de maneira errada, mas tambm para se encontrar o equilbrio entre estruturas seguras e econmicas.

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 10/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 11/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 12/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 13/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 14/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 15/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin

  • MACCAFERRI DO BRASIL LTDA. 16/16

    Desenvolvimento de Projetos com Gawacwin